edital concurso de professores 2022

13
EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL I DO MATRIZ EDUCAÇÃO O Diretor Geral do Matriz Educação, no uso de suas atribuições, torna público que estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo destinado à contratação de Professores para o Ensino Fundamental I do Matriz Educação (Matriz). 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1 O Concurso Público será regido por este edital e será executado segundo o cronograma previsto, apresentado no Anexo I. 1.2 As datas que constam no Cronograma constituem uma previsão e, portanto, podem sofrer eventuais alterações. 1.3 O Concurso Público tem como finalidade selecionar candidatos para prover os cargos de professor do Ensino Fundamental I das unidades escolares do Matriz Educação. 1.4 Este Edital contém os seguintes anexos: Anexo I - Período, Local de Inscrição e Cronograma do Processo Seletivo Anexo II - Conteúdos Programáticos e informações sobre a Prova 2. DA PARTICIPAÇÃO DOS CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA 2.1 Nosso compromisso com a diversidade: além do que está estabelecido em lei, mas também para oferecer oportunidades para todos, a melhoria de resultados também é motivo para investir na contratação de pessoas com deficiência PCDs. Os profissionais capacitados e dotados de diversas habilidades, têm espaço no time Matriz Educação. 3. DOS REQUISITOS PARA A CONTRATAÇÃO 3.1 O candidato deverá atender aos seguintes requisitos, de forma cumulativa, para estar apto à contratação: a) ser aprovado no processo seletivo, de acordo com as regras que são estabelecidas neste Edital, em seus anexos e retificações; 1

Upload: others

Post on 23-Nov-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EDITAL CONCURSO DE PROFESSORES 2022

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR DOENSINO FUNDAMENTAL I DO MATRIZ EDUCAÇÃO

O Diretor Geral do Matriz Educação, no uso de suas atribuições, torna público que estarãoabertas as inscrições para o Processo Seletivo destinado à contratação de Professores para oEnsino Fundamental I do Matriz Educação (Matriz).

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Concurso Público será regido por este edital e será executado segundo o cronogramaprevisto, apresentado no Anexo I.

1.2 As datas que constam no Cronograma constituem uma previsão e, portanto, podem sofrereventuais alterações.

1.3 O Concurso Público tem como finalidade selecionar candidatos para prover os cargos deprofessor do Ensino Fundamental I das unidades escolares do Matriz Educação.

1.4 Este Edital contém os seguintes anexos:

Anexo I - Período, Local de Inscrição e Cronograma do Processo SeletivoAnexo II - Conteúdos Programáticos e informações sobre a Prova

2. DA PARTICIPAÇÃO DOS CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

2.1 Nosso compromisso com a diversidade: além do que está estabelecido em lei, mastambém para oferecer oportunidades para todos, a melhoria de resultados também é motivopara investir na contratação de pessoas com deficiência PCDs. Os profissionais capacitados edotados de diversas habilidades, têm espaço no time Matriz Educação.

3. DOS REQUISITOS PARA A CONTRATAÇÃO

3.1 O candidato deverá atender aos seguintes requisitos, de forma cumulativa, para estar aptoà contratação:

a) ser aprovado no processo seletivo, de acordo com as regras que são estabelecidas nesteEdital, em seus anexos e retificações;

1

Page 2: EDITAL CONCURSO DE PROFESSORES 2022

b) ser brasileiro nato ou ser estrangeiro, quando este apresentar visto de acordo com alegislação em vigor, ou ainda ser beneficiário de acordos ou convênios internacionais;c) ter idade mínima de 18 anos completos;d) estar quite com as obrigações militares e eleitorais;e) gozar dos direitos políticos.

3.2 O Candidato deverá possuir a qualificação mínima exigida, na data da contratação, emconformidade com o disposto no Anexo;

3.3 A falsificação ou a não entrega de qualquer documento eliminará o candidato doConcurso, anulando todos os atos decorrentes da inscrição.

4 - DA INSCRIÇÃO

4.1 Antes de efetivar a inscrição, o Candidato deverá certificar-se de que preenche osrequisitos existentes neste Edital;

4.2 A inscrição para o concurso não possui taxa de inscrição, ou seja, nenhum valor serácobrado do candidato;

4.3 Não serão aceitas inscrições fora do período de inscrição;

4.4 A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas econdições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar odesconhecimento;

4.5 A Inscrição será realizada pela internet no endereçohttps://captacao.raizeducacao.com.br/concursomatriz

4.6 A confirmação da inscrição será enviada pelo e-mail informado no momento da inscrição.Caso não receba, cheque a sua caixa de spam. Em caso de dúvidas, envie uma mensagempara o endereço eletrônico [email protected].

4.7 O período de inscrição encontra-se no Anexo I

2

Page 3: EDITAL CONCURSO DE PROFESSORES 2022

5 - DA REMUNERAÇÃO

5.1 A remuneração do professor selecionado será divulgada aos aprovados neste Concurso.

5.2 A contratação será efetivada mediante contrato administrativo segundo a CLT em que sãoassegurados os seguintes direitos:I - licença maternidade;

II - licença paternidade;

III – férias, inclusive proporcionais;

IV – 13º salário, inclusive proporcionais;

6. DA SELEÇÃO

6.1 O processo seletivo será realizada em 2 (duas) etapas:

6.1.1 A primeira etapa será constituída por uma prova escrita, que ocorrerá na dataregistrada no Anexo I. O conteúdo programático desta prova encontra-se descrito no AnexoII;

6.1.2 A segunda etapa será constituída por uma prova de aula e de uma entrevista. Osdetalhes desta etapa serão divulgados para os aprovados na primeira etapa, de acordo com oAnexo I.

6.2 Serão considerados aprovados na primeira fase os 20% dos candidatos com as maioresnotas, limitando-se ao número absoluto de 100 candidatos na primeira chamada.

6.3 Caso as vagas não sejam preenchidas por estes candidatos, serão chamados os próximoscandidatos em ordem decrescente de notas, da maior para a menor, até as vagas serempreenchidas;

6.4 No dia da entrevista/prova de aula o candidato deverá levar uma cópia impressa do seucurriculum vitae;

7. DA PROVA OBJETIVA - 1ª FASE

7.1 A estrutura da Prova Objetiva, incluindo as disciplinas e a quantidade de questões,encontram-se no Anexo II deste Edital.

3

Page 4: EDITAL CONCURSO DE PROFESSORES 2022

7.2 O candidato deverá assinalar, em cada questão da Prova Objetiva, somente uma dasopções.

7.3 Será atribuída NOTA ZERO à questão da Prova Objetiva que não corresponder aogabarito oficial ou que contiver emenda, rasura ou mais de uma ou nenhuma respostaassinalada.

7.4 As questões serão elaboradas com base no Conteúdo Programático constante do Anexo II.

8. DO RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO

8.1 Após findado o processo seletivo, o resultado final será divulgado para os aprovados, deacordo com o previsto no Anexo I.

8.2 Este Concurso será utilizado para preencher futuras vagas que possam surgir, pelo prazode 2(dois) anos.

Rio de Janeiro, 20 de setembro de 2021.

Hugo CarvalhoDiretor Geral

4

Page 5: EDITAL CONCURSO DE PROFESSORES 2022

ANEXO I

O Período de inscrição no concurso público de professores do Matriz Educação é de22/09/2021 até 10/10/2021.

As inscrições devem ser realizadas em https://captacao.raizeducacao.com.br/concursomatriz

Atividade Data Prevista

Período de Inscrições 22/09 a 10/10

Comunicação do local de prova 18/10 e 19/10

Aplicação da prova 24/10

Divulgação do gabarito preliminar das provas objetivas 25/10

Convocação dos aprovados para a 2ª fase 9/11

Início das entrevistas 15/11

Divulgação do resultado final Após o términodas entrevistas

5

Page 6: EDITAL CONCURSO DE PROFESSORES 2022

ANEXO II

A prova é composta por 10 questões objetivas de matemática, 10 questões objetivas deportuguês, 15 questões objetivas de conhecimentos pedagógicos e 1 questão discursiva deconhecimentos pedagógicos.

A prova terá duração de 3h.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

01. Leitura, interpretação e análise de textos

02. Acentuação gráfica

03. O fenômeno da crase

04. Ortografia;

05. Pontuação;

06. Classificação e flexão das palavras (substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome,

verbo, advérbio, preposição, conjunção, interjeição, conectivos e formas variantes);

07. Colocação pronominal (próclise, ênclise, mesóclise);

08. Termos essenciais e integrantes da oração;

09. Tipos de sujeito e suas classificações;

09. Concordância nominal e verbal;

10. Vozes verbais;

11. Verbos (emprego dos modos e dos tempos);

12. Conjunção integrante e pronome relativo;

13. Classificação e circunstâncias das conjunções;

14. Orações subordinadas (substantivas, adjetivas e adverbiais);

15. Figuras de linguagem.

6

Page 7: EDITAL CONCURSO DE PROFESSORES 2022

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:AZEREDO, José Carlos. Gramática Houaiss da língua portuguesa. 4ª ed. rev. e ampl. SãoPaulo: Publifolha, 2018.BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 38ª ed. Rio de Janeiro: NovaFronteira, 2015. BERNARDO, G. Redação inquieta. São Paulo: Rocco, 2010.CUNHA, Celso e Lindley Cintra, L. F. Nova gramática do português contemporâneo. 7ª ed.reimp. Rio de Janeiro: Lexikon, 2017.Follha 100. Manual de Redação. São Paulo: Publifolha, 2020.GARCIA, O. M. Comunicação em Prosa Moderna. 27ª. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010.HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. São Paulo: Objetiva; InstitutoAntônio Houaiss, 2009.KOCH, Ingedore G. V.; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. São Paulo:Contexto, 2003.KOCH, Ingedore G. V. A coesão textual. 3ª. Ed. São Paulo: Contexto, 1989.MAINGUENEAU, D. Análise de Textos de Comunicação. 6ª. ed. ampl. São Paulo: Cortez,2013.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE MATEMÁTICA

Números naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais e complexos; Sistema de medidas

legais; Sistema monetário brasileiro; Razão e Proporção; Grandezas diretamente e

inversamente proporcionais; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros

simples e compostos; Potenciação; Raciocínio lógico; Sequências; Progressões aritméticas

e geométricas; Análise combinatória; Probabilidade; Resolução de situações problemas;

Cálculo de áreas e volumes. Tendências Atuais em Educação Matemática – a utilização da

História da Matemática no processo ensino aprendizagem, Etnomatemática, Modelagem

Matemática e Resolução de Problemas. Seleção, Organização e Avaliação da

Aprendizagem de Conteúdos Matemáticos. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as

especificações no currículo de Matemática.

7

Page 8: EDITAL CONCURSO DE PROFESSORES 2022

Referências Bibliográficas

1. BIANCHINI, Edwaldo – Matemática – 8º edição – Editora Moderna – 2016.

2. D'AMBROSIO, Ubiratan. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. -

São Paulo: Summus; Campinas: Ed. da Universidade Estadual de Campinas, 1986.

3. D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. São Paulo; Campinas:

Papirus, 1996.

4. D'AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. São

Paulo: Ática, 1990

5. DANTE, Luiz Roberto, Projeto Ápis - Matemática - 3a ed. 2018.

6. DANTE, Luiz Roberto – Didática da Resolução de Problemas de Matemática – 12a edição

– Editora Ática – 2000.

7. IEZZI, G. & Dolce, O. & Machado, A. Matemática e Realidade. 9a ed. 2018.

8. NETO, Ernesto Rosa – Didática Matemática – 11ª edição – Editora Ática.

9. NUNES, Terezinha; BRYANT, Peter. Crianças fazendo matemática. Tradução: Sandra

Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

10. SÁ, Ilydio Pereira de – A Magia da Matemática – 4ª edição – Editora Ciência Moderna –

2018

11. SILVEIRA E. & Marques C. Compreensão e Prática - Editora Moderna - 4a ed. 2017.

12. SMOLE, Katia Cristina Stocco. A matemática na Educação Infantil: a teoria das

inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

13. SMOLE, Katia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas:

habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

14. SMOLE, Kátia Stocco; Diniz, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Resolução de problemas:

matemática de 0 a 6. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

15. SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Figuras e formas:

matemática de 0 a 6. Porto Alegre: Artemed, 2003

16. TAHAN, Malba - O homem que calculava - 100ª edição - Editora Record - 2001.

8

Page 9: EDITAL CONCURSO DE PROFESSORES 2022

17. TAHAN, Malba - Os melhores contos - 27ª edição - Editora Record - 2002.

18. TAHAN, Malba - Lendas do Deserto - Editora Record - 2013.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Sociedade e cultura brasileira; Relação educação, escola e sociedade; Concepções

político-filosóficas de educação; O papel político, ético e social do professor; Psicologia da

educação desenvolvimento e aprendizagem: concepções e teorias; Desenvolvimento

Infantil e aprendizagem; A relação professor, aluno e escola; Educação Infantil – Cotidiano:

currículo, planejamento, execução e avaliação; Cotidiano escolar: Desenvolvimento e

aprendizagem; O processo de ensino-aprendizagem; Instrumentos metodológicos da

aprendizagem. Didática; Planejamento (o papel dos objetivos educacionais; conteúdos de

aprendizagem; aprendizagem dos conteúdos segundo a sua tipologia); Avaliação da

aprendizagem; Transversalidade. Transdisciplinaridade. Interdisciplinaridade;

Multidisciplinaridade, Intradisciplinaridade; Pluridisciplinaridade; Tendências pedagógicas

da educação. Construtivismo. Inteligências Múltiplas. Neurociências e educação.

Pedagogia de Projetos. Meio ambiente e qualidade de vida; Ética e cidadania; Bullying.

Inclusão escolar: Educação inclusiva. Estatuto da Pessoa com Deficiência; A importância do

lúdico na sala de aula. EJA – Educação de Jovens e Adultos. BNCC - Base Nacional Comum

Curricular (Ensino Fundamental – anos iniciais) Legislação: Constituição Federal de 1988 –

artigo 208. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBEN 9394/96 atualizada. Lei

8069/1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente atualizado. Leis, Decretos, Resoluções e

Pareceres que tratam da educação nacional emitidos pelo Conselho Nacional de

Educação/ Câmara de Educação Básica - CNE/CEB e outros órgãos. Conhecimentos sobre a

legislação nacional em vigor relacionada à educação. BNCC – Base Nacional Comum

Curricular (Ensino Fundamental - anos iniciais). Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da

Educação Básica (Ensino Fundamental - anos iniciais) Educação Inclusiva. Estatuto da

9

Page 10: EDITAL CONCURSO DE PROFESSORES 2022

Pessoa com Deficiência. PNE – Plano Nacional de Educação. Direitos e Deveres da criança e

do adolescente. Constituição Federal de 1988 – artigo 208. Lei de Diretrizes e Bases da

Educação Nacional LDBEN 9394/96 atualizada. Lei 8069/1990 - Estatuto da Criança e do

Adolescente atualizado. Leis, Decretos, Resoluções e Pareceres que tratam da educação

nacional emitidos pelo Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Básica -

CNE/CEB e outros órgãos.

Referências Bibliográficas

1. ARROYO, M. G. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

2. AUSUBEL, D. P.; Novak, J. D. & Hanesian, H. (1980). Psicologia Educacional. Rio de

Janeiro: Interamericana

3. BACICH, L; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (Org.). Ensino híbrido: personalização e

tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

4. BERGMANN J; SAMS, A. Flip Your Classroom: Reach Every Student in Every Class Every

Day, USA, International Society for Technology in Education. 2012.

5. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e suas alterações.

Artigos: 5º.; 6º.; 205 ao 214 e 226 ao 230. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

6. BRASIL. Direitos da Criança e do Adolescente – Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei

8.069, de 13 de julho de l990. Do artigo 1º. ao 6º.; 13; do 15 ao 18; 18A; 18B; do 53 ao 73 e

do 83 ao 85, 136 e 137. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L8069.htm

7. BRASIL. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996

e suas alterações. Artigos: do 1º ao 34; 37 e 38; do 58 ao 60; do 68 ao 71 e 79B. Disponível

em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm

10

Page 11: EDITAL CONCURSO DE PROFESSORES 2022

8. BRASIL. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Lei nº

13.005, de 25 de junho de 2014. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2014/lei/l13005.htm

9. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.

Resolução CNE/CEB nº 02, de 11 de setembro de 2001. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf

10. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Resolução

CNB/CEB nº 04/2010. Do artigo 1º ao 10, 21 ao 25, do 27 ao 29, do 43 ao 45 e 54 e 55.

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf

11. BRASIL. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da

Pessoa com Deficiência). Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Capítulo IV – Do Direito a

Educação. Disponível em

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

12. BRASIL. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e

dá outras providências. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Disponível em

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm

13. BRASIL. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove)

anos. RESOLUÇÃO Nº 7, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2010 (*). Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf

14. BRASIL. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser

respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da

Educação Básica. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2017. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/RESOLUCAOCNE_CP222DEDEZE

MBRODE2 017.pdf

15. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC – versão

final. Brasília, DF, Dez./2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

16. COLL, Cesar, Palacios, J. e Marchesi, A. (org) Desenvolvimento Psicológico e Educação.

Psicologia da Educação. Vol.2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

11

Page 12: EDITAL CONCURSO DE PROFESSORES 2022

17. FARIA, W. Teorias de Ensino e Planejamento Pedagógico. São Paulo: EPU, 1987

18. FAZENDA, I. C. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus,

1994.

19. FREIRE, P. (1997). Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa.

Rio de Janeiro: Paz e Terra.

20. FREIRE, P. (1998). Pedagogia do Oprimido. 25 ª ed. (1ª edición: 1970). Rio de Janeiro:

Paz e Terra

21. GADOTTI, M. A escola como Projeto sociocultural. In: GADOTTI, M. Pedagogia e Práxis.

São Paulo: Cortez, 2004.

22. GADOTTI, Moacir, 1941- História das ideias pedagógicas 8 Ed. São Paulo. Ática, 1999.

23. LAGAR, Fabiana; SANTANA, Bárbara Beatriz de; DUTRA, Rosimeire. Conhecimentos

Pedagógicos para Concursos Públicos. 3. Ed. – Brasília: Gran Cursos, 2013.

24. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2° edição – São Paulo: Cortez, (Coleção magistério

Série Formação do professor). 2013.

25. LIBANEO, José Carlos. Educação escolar: Políticas, estrutura e organização – 10° edição.

São Paulo: Cortez 2012 (Coleção docência em formação: Saberes pedagógicos /

coordenação Selma Garrido Pimenta)

26. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 5ed. Goiânia:

Alternativa, 2004.

27. LUCKESI, Cipriano C. Planejamento, Execução e Avaliação no Ensino: a busca de um

desejo.

In: Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 1995.

28. LUCKESI, C. Y COLS. (1991). Fazer Universidad: Uma proposta metodológica. São Paulo:

Cortez.

29. MATTAR, J. Metodologias Ativas: para a educação presencial, blended e a distância.

São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

12

Page 13: EDITAL CONCURSO DE PROFESSORES 2022

30. MOREIRA, M. A. (2012, 2013). Aprendizagem Significativa, Organizadores Prévios,

Mapas Conceituais, Diagramas v e Unidades de Ensino Potencialmente Significativas.

UFRGS, Porto Alegre, RS. PUCPR.

31. MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. (Org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e

práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008.

32. MORIN, Edgar. Epistemologia da complexidade. In: SCHNITMAN, Dora Fried (Org.).

Novos Paradigmas, Cultura e Subjetividade. Porto Alegre: Artmed, 1996.

33. MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 3ª edição. Porto Alegre: Sulina,

2007.

34. NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Transdisciplinaridade. Triom : São Paulo, 1999

35. PIAGET, Jean. O desenvolvimento do pensamento: equilibração das estruturas

cognitivas. Lisboa: Dom Quixote, 1977.

36. PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imitação e

representação. Rio de Janeiro: LTC, 1990.

37. PIAGET, Jean. A equilibração das Estruturas Cognitivas-Problema Central do

Desenvolvimento. Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1976.

38. ROGERS, C. Liberdade para Aprender. Belo Horizonte: Ed. Interlivros, 1973

39. SANTOS, B. S. A Construção multicultural da igualdade e da diferença. Coimbra: Centro

de Estudos Sociais, 1999.

40. SAVIANI, D. A natureza e especificidade do trabalho educativo. In: Pedagogia

Sócio-histórica: primeiras aproximações. São Paulo: Autores Associados, 1991

41. VYGOTSKY, L.S. (1977). Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Cortez.

42. VYGOTSKY, L.S. (1984). A formação Social da mente. São Paulo: Martins Cortez.

43. WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

44. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

13