ediÇÃo: 172 - sru...chego ao fi nal de minha segunda gestão (2013-2016/2016-2019) e só tenho a...

12
25/04 08h às 17h Eleições Eleições 2019 - 2021 EDIÇÃO: 172 ABRIL/MAIO - 2019 Confi ra as últimas novidades sobre o Funrural Pág. 06 ABCZ completa 100 anos na ExpoZebu 2019 Pág. 04 Febre Aftosa: a dosagem mudou de 5 ml para 2 ml Pág. 11

Upload: others

Post on 26-Mar-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: EDIÇÃO: 172 - SRU...Chego ao fi nal de minha segunda gestão (2013-2016/2016-2019) e só tenho a agra-decer a confi ança dos mais de 3 mil produtores rurais de Uberaba e, em especial,

25/04 08h às 17h

EleiçõesEleições

2019 - 2021

EDIÇÃO: 172ABRIL/MAIO - 2019

Confi ra as últimas novidades sobre o

FunruralPág. 06

ABCZ completa 100 anos na ExpoZebu

2019Pág. 04

Febre Aftosa: a dosagem mudou de 5 ml para 2 ml

Pág. 11

Page 2: EDIÇÃO: 172 - SRU...Chego ao fi nal de minha segunda gestão (2013-2016/2016-2019) e só tenho a agra-decer a confi ança dos mais de 3 mil produtores rurais de Uberaba e, em especial,

Informativo do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba02

TEL.: (34) 3334.6500RUA MANOEL BRANDÃO, 160 MERCÊS/UNIVERDECIDADE

UBERABA-MG

PALAVRA DOPRESIDENTE

PRESTAÇÃODE CONTASFEVEREIRO/MARÇO 2019

• VETERINÁRIA: 132 atendimentos• JURÍDICO: 122 atendimentos• SENAR: 37 eventos, 837 participantes• DEPARTAMENTO FISCAL: Notas Fiscais: 1650/ DAE de Mercadorias: 29 / DAE Fretes: 29/ GTAs: 324• CONTABILIDADE: 288 produtores associados atendidos, em média, com folha de pagamento em Fevereiro e Março de 2019, com 525 funcionários.

NOVOSSÓCIOS

BEMVINDOSAO SRU

ANELISE MARAJÓ FERNANDES CORREA, CLAUDIO FURLAN JUNIOR, DAVI JOSE RIBEIRO NETO, FRANCISCO JOSE CARVALHO PRATA, GARIBALDE PRATA JUNIOR, HERMANY SANGIOVANI FERREIRA, JOÃO PAULO CAMPOS PEREIRA, LUIZ MASAO

MATSUDA, MARCIO SEBASTIÃO PEREIRA, MARIA INÊS PRATA OLIVEIRA, MARLENE SALETE SILVA AFONSO, NAMILHA CECÍLIO ACHCAR, RAUL DUARTE ANDRADE

BORGES, RENATO SOUZA GOMES, RODRIGO CAETANO BORGES, SILVÉRIO GOMES CAETANO, LUIZ FERNANDO ORLANDO, WALDEMAR FILMIANO NETO

DIRETORIA EXECUTIVA: Presidente Romeu Borges de Araújo Júnior - 1º Vice-presidente- Gilberto de Oliveira Dias; 2º Vice-presidente Vinícius José Rios Rodrigues; 3º Vice-presidente - Ione Aparecida Galvão; 1º Secretário - Marco Túlio Machado Borges Prata; 2º Secretário - Gustavo Laterza de Deus; 1º Tesoureiro - Ana Lúcia Nogueira Borges; 2º Tesoureiro - Wagner de Lourenço MendesDIRETORIA SUPLENTE: José dos Reis Ferreira, Alexandre Cavalcanti de Melo Bernardi, Alcides Borges de Oliveira, Juliano Severino, Luciano Vieira Vallim, Frederico Ferreira CONSELHO FISCAL EFETIVO: Eduardo Rodrigues da Cunha, Marcelo Machado Borges, Antônio Augusto Musa de Barros

CONSELHO FISCAL SUPLENTE: Maria Inez Cruvinel Rezende, Dorvalino Foscarini, Raul César Cabral ArchangeloDELEGADO REPRESENTANTE EFETIVO: Romeu Borges de Araujo Júnior, Luiz Carlos Fernandes SaadDELEGADO REPRESENTANTE SUPLENTE: Ana Lúcia Nogueira Borges, Renato Wellington CarneiroASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO: Viviane Carla Santana - Reg. MTB/SP: 42.784

COMERCIALIZAÇÃO E DIAGRAMAÇÃO:P&A Comunicação - (34) 3338-5343www.peacomunicacao.com.br

BEMVINDOSAO SRU

Chego ao fi nal de minha segunda gestão (2013-2016/2016-2019) e só tenho a agra-decer a confi ança dos mais de 3 mil produtores rurais de Uberaba e, em especial, aos quase mil associados do SRU. Nestes 6 anos de gestão procuramos fazer tudo que fosse possível para representar bem o setor, a região e especialmente, os produtores rurais no que diz respeito à representatividade política nas esferas municipal, estadual e federal e na defesa dos interesses da classe.

Tenho o sentimento de dever cumprido, pois várias foram nossas ações. Neste pe-ríodo vimos à materialização do Novo Código Florestal Brasileiro e Mineiro, assunto que começou a ser discutido em nossa entidade. Consolidamos a indicação do Secretário de Desenvolvimento do Agronegócio de Uberaba – Luiz Carlos Saad e também contamos com o secretário adjunto de Meio Ambiente – Marco Túlio Prata, ambos diretores do SRU. Nosso sindicato está inserido em diversos órgãos como: COMAM, APA do Rio Grande, COMTUR, AMITAM, dentre outros. Promovemos vários encontros e eventos para orientar e deixar o produtor rural associado bem informado sobre tudo que vem acontecendo na agricultura e pecuária de nossa região.

Fizemos inúmeras parcerias e convênios com instituições de ensino para barate-ar os custos de graduação e pós-graduação dos fi lhos de associados, fl exibilizamos o Departamento Contábil - com folha de pagamento rural e de empregados domésticos, implantamos serviços de assessoria ambiental e emissão de GTA. Também oferecemos benefícios no setor de saúde, com planos da UNIMED e Uniodonto e outros serviços que podem ser conferidos em nosso site: www.sru.com.br

Todos os desafi os do agronegócio nestes anos: como a seca, problemas na colheita em relação aos armazéns; interferimos de forma direta para encontrar caminhos e so-luções para as difi culdades no cultivo das culturas. Somos conhecidos e reconhecidos pelo trabalho desenvolvido e por estar sempre de portas abertas para o produtor.

2018 foi um ano de muitas mudanças na vida política. Tivemos renovação nos Go-vernos Federal e Estadual e fi co tranquilo em dizer que fi z parte desta história, assumin-do a responsabilidade de lutar por transformações e esperamos que elas se consolidem em prosperidade para nosso povo. Estou encerrando meu segundo mandato e acredito que as mudanças são importantes para oxigenar e impulsionar novas lideranças para o setor.

Finalizo, desejando ao Gilberto Dias, futuro presidente, boa sorte e prosperidade nesta caminhada à frente do SRU.

Foi um prazer trabalhar com este setor tão sério e dedicado. Sei que a gente nunca agrada a todos, mas, com certeza, eu e nossa diretoria fomos aprovados pela maioria dos associados, o que me satisfaz e me enche de orgulho por fazer parte da história dos mais de 50 anos do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba.

Estarei sempre à disposição de todo setor para lutar pelos interesses de nossa clas-se.

Fiquem com Deus! Um grande abraço a todos!!!

Despedida aos associados,

Romeu Borges de Araújo JúniorPRESIDENTE DO SINDICATO DOS PRODUTORES

RURAIS DE UBERABA

GESTÃO 2016 / 2019

Page 3: EDIÇÃO: 172 - SRU...Chego ao fi nal de minha segunda gestão (2013-2016/2016-2019) e só tenho a agra-decer a confi ança dos mais de 3 mil produtores rurais de Uberaba e, em especial,

Informativo do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba 03

Para o proximos três anos, foi apresentado um único requerimento de registro de chapa, que é encabeçada pelo atual vice-presidente do SRU – Gilberto Dias.

A nova diretoria que representará da entidade até 2022 é composta por:

CHAPA INSCRITA PARA O TRIÊNIO 2016/2019

Presidente: Gilberto de Oliveira Dias; 1º Vice-presidente: Luiz Carlos Fernandes Saad; 2º Vice-presidente: Wagner de Lourenço Mendes; 1º Secretário: José dos Reis Ferreira; 2º Secretário: Ione Aparecida Galvão; 1º Tesoureiro: Ana Lúcia Nogueira Borges; 2º Tesoureiro: Eduardo Rodrigues da Cunha; Diretoria Suplente: Gilvan Antonio Junior; Guilherme Sandrini Del Arco; Juliano Severino; Marcelo Cunha Farah; Mario José Caetano Afonso; Ricardo Moreira de Mendonça; Saulo José Prata de Oliveira Júnior;Conselho Fiscal Efetivo: Alexandre Cavalcanti de Melo Bernardi; Antônio Augusto Musa de Barros; Marco Túlio Machado Borges Prata; Conselho Fiscal Suplente: Luciano Vieira Vallim; Frederico Ferreira; Renato Wellington Carneiro;Delegado Representante Efetivo: Gilberto de Oli-veira Dias; Adílio Camargo Junior;Delegado Representante Suplente: Frederico Fer-reira; Gustavo Laterza de Deus.

Anote na agenda e participe!

A eleição acontecerá em 25 de abril, das 8 às 17 horas. Tem direito a voto os associados do SRU que estiverem em dia com a anuidade.

A participação do associado é importante para for-talecer a diretoria que chega. Participe!

Na manhã do dia 09/04 mais uma reunião do projeto ‘GTAgro Ecossistema de Uberaba’ foi realizada na FAZU.

A iniciativa tem como objetivo reunir empresas e entida-des ligadas ao agronegócio para discutir assuntos relacio-nados a tecnologias, inovações e oportunidades no agro na região e principalmente no município de Uberaba.

Na prática, o GTAgro está criando novos caminhos de or-ganização das empresas, para as instituições tenham mais visibilidade no mercado nacional e internacional.

Também participaram da reunião representantes do Se-brae, Fazu, Epamig, Emater, Sindicato Rural de Uberaba, Prefeitura de Uberaba, além de diversas instituições de en-sino da cidade.

SRU têm eleição para

próximo triênio em 25 Abril

SRU participa de reunião do ‘GTAgro

Ecossistema de Uberaba’

Page 4: EDIÇÃO: 172 - SRU...Chego ao fi nal de minha segunda gestão (2013-2016/2016-2019) e só tenho a agra-decer a confi ança dos mais de 3 mil produtores rurais de Uberaba e, em especial,

Informativo do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba04

Esta será 85ª edição da ExpoZebu e em 2019, a feira irá celebrar os 100 anos da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Com uma programação ainda maior, o evento será realizado de 27 de abril a 5 de maio, no Parque Fernan-do Costa, em Uberaba (MG). A expectativa é de que nes-se período, mais de 280 mil pessoas passem pelo local, um crescimento de aproxi-madamente 20% em relação ao público da edição passa-da.

Uma grande programa-ção de entretenimento e cul-tura também está prevista, com cinco shows nacionais, várias opções gastronômi-cas e uma nova mostra no Museu do Zebu.

Os tradicionais eventos: Concurso Leiteiro, ABCZ Jovem e Mulher, Equishow, Dias de Campo, dentre ou-tros continuarão movimen-tando a ExpoZebu 2019.

A Feira de Gastronomia & Alimentos de Minas Gerais, sucesso em 2018, mais uma vez está programada, tra-zendo o melhor da culinária e produtos mineiros. Será do dia 27/04 a 01/05, no Pavi-lhão Multiuso da ABCZ, com novo horário: das 10h às 22h.

HOMENAGEM

Todos os anos, durante a Expozebu, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu homenageia pro-dutores e entidades que se destacam e são parceiras da Associação.

Em 2019, ao comple-tar um século, o SRU será uma das entidades agra-ciadas com a moção “Re-conhecimento ABCZ 100 anos”.

O Sindicato dos Produ-tores Rurais tem uma his-tória de parcerias com a ABCZ e se sente honrada por esta homenagem.

O QUE TEM DE NOVO!

Nova raça. A lista de ra-ças registradas pela ABCZ vai ganhar uma nova cate-goria nesta edição da Expo-Zebu. É que durante a feira a entidade fará os primeiros registros da raça Punganur. Os animais são conhecidos por possuírem pelagem, for-mato de cabeça e rusticida-de muito parecidas com os de outras raças zebuínas já difundidas no Brasil, mas apresenta grande diferença no porte físico já que mesmo

depois de adultos, normal-mente, não passam de um metro de altura. A primeira marcação está prevista para o dia 2 de maio, às 8h, no Recinto de Avaliação do Par-que Fernando Costa.

Guiness Book. Da Expo-Zebu direto para o livro de recordes. Trata-se do ‘Zebu para Todos’, onde serão pre-paradas seis toneladas de carne. A Zebuiada será de-senvolvida pelo Chef Allan Vila, e feita com base de acém e coxão duro de Zebu. A receita será preparada ao vivo, no último dia da feira (05/05), no Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa. Todo preparo será acompa-nhado por fi scais do Guiness Book, já que a quantida-de deve quebrar o recorde mundial e colocar a feira no livro dos recordes, que é de 4,770.52 toneladas e foi re-gistrado nos Emirados Ára-bes. Para ter acesso ao lo-cal, o visitante deverá doar 1 litro de leite, que dará direito a degustar a receita. As arre-cadações serão encaminha-das para o ‘Zebu do Bem’.

‘Zebu 100 Fronteiras – O Churrasco’. O evento re-alizado na tarde de sábado (4), logo após o anúncio dos Grandes Campeões da Ex-poZebu, oferecerá um super churrasco com acompanha-mentos da alta gastronomia. Para esse evento será co-brado ingresso no valor de R$100 (lote promocional), com bebidas a parte.

Shows. Desta vez se-rão cinco atrações: Marília Mendonça (30/04), Ferru-gem (02/05), Gusttavo Lima (03/05) e Gustavo Mioto e Diego & Victor Hugo (04/05).

Lançamentos. Duran-te a feira serão lançadas 4 obras: a terceira edição do livro ‘ABCZ: 100 anos de História e Histórias’; a ver-são imprensa do livro ‘Leite Cru: A verdade nua e crua que vai mudar sua vida’; a obra ‘Fazenda Guarita 100 anos – Memória da Noroes-te Paulista’; e o livro ‘Ongole (Nelore) de 1885 a 2016’.

Confi ra todos os detalhes

na contra capa do jornal e em: https://bit.ly/2WHK-P0a.

Programação completa em: http://www.expozebu.org.br/Home/Programacao

Parabéns ABCZ pelos100 anos de existênciaParabéns ABCZ pelos100 anos de existênciaExpoZebu tem várias novidades em 2019ExpoZebu tem várias novidades em 2019

Page 5: EDIÇÃO: 172 - SRU...Chego ao fi nal de minha segunda gestão (2013-2016/2016-2019) e só tenho a agra-decer a confi ança dos mais de 3 mil produtores rurais de Uberaba e, em especial,

Informativo do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba 05

O curso híbrido que tem 20% das aulas presenciais e os outros 80% à distân-cia, reuniu pela primeira vez a turma do Polo Uberaba - FAZU (Faculdades Asso-ciadas de Uberaba) no dia 23/03.

A cidade que é referência no setor agropecuário, sur-preendeu também com altos índices de procura pelo cur-so Técnico em Agronegócio.

A abertura foi feita pelo Gerente Regional do Senar Minas em Uberaba – Flávio Henrique Silveira.

“A primeira atividade pre-sencial, além de conhecer o perfi l de cada participante é a o momento para esclare-cer dúvidas e explicar como será o andamento do curso. Em Uberaba tivemos 5,5 candidatos/vaga, a cidade com maior número de pro-cura dentre os Polos. Neste sentido, dizemos a eles o quanto é importante o empe-nho e o comprometimento, para que novas turmas se-jam abertas e mais pessoas se benefi ciem com este cur-so.”, explica Flávio.

SONHOS VARIADOS

O Técnico em Agronegó-cio é reconhecido pelo MEC – Ministério da Educação e também pelo CREA - Conse-lho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Ge-rais. Oferecido pelo Sistema FAEMG/SENAR MINAS, em parceria com o SRU e FAZU,

o curso reuniu em Uberaba produtores, fi lhos de produ-tores, pessoas envolvidas com o setor agropecuário nos mais de 10 municípios do Triângulo e Alto Parana-íba.

Com turma heterogênea, observa-se também sonhos variados, que vão desde o ingresso como técnico ao mercado de trabalho, até a sucessão familiar. De todos estes desejos, algo em co-mum: aprender, se qualifi car, para poder melhorar a qua-lidade de vida profi ssional e pessoal, das famílias e dos que estão ao entorno.

É o caso da Érika Cristina Peres Rodrigues, veterinária de Coromandel. A distância superior aos mais de 200 km não foi empecilho.

“Presto assistência à di-versos produtores de leite do noroeste de Minas e espero que seja um aprendizado muito bom e que eu consiga agregar mais valor e benefí-

cios aos meus clientes, à mi-nha empresa e para o meu pai, já que ajudarei a tomar conta da propriedade. Meu irmão também se inscreveu e juntos temos tido incentivo de nossa família e sei que teremos ótimos resultados.”, comentou Érika.

“Cuido de minha proprie-dade e a ideia é otimizar a gestão para poder perpetuar nosso empreendimento. Se-rei uma multiplicadora das informações coletadas aqui para meus fi lhos, o que trará uma tranquilidade maior no futuro, na hora que tivermos que fazer a sucessão de nosso negócio rural.”, Már-cia Rotelli - produtora rural, criadora de gado de corte em Uberaba

“Meu sonho sempre foi ser produtor rural. Depois de vários anos trabalhan-do em outros setores, voltei para Perdizes, minha cidade natal, comprei uma proprie-

dade e vou começar a rea-lizá-lo com a piscicultura. O curso veio no momento ide-al e com ele vou conseguir realizar meu sonho de ser um fazendeiro grande.”, Luiz Otávio Jacinto - Produtor Rural, futuro piscicultor em Perdizes

“Venho de uma família de trabalhadores rurais e sem-pre presto serviço no setor rural, junto com meu tio. Desde pequeno tive interes-se neste ramo e quero apri-morar meus estudos na área agrícola. Como sou o mais jovem da turma vou conse-guir pegar várias informa-ções e conhecimentos dos meus colegas. Já estou co-meçando certo, porque este curso será o primeiro passo para me formar como agrô-nomo.”, Kessyller Luigi Car-doso, 17 anos - Pedrinópolis

Turma do Curso Técnico em Agronegócio - Polo Uberaba

tem o primeiro contato com as atividades presenciais

Page 6: EDIÇÃO: 172 - SRU...Chego ao fi nal de minha segunda gestão (2013-2016/2016-2019) e só tenho a agra-decer a confi ança dos mais de 3 mil produtores rurais de Uberaba e, em especial,

Informativo do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba06

O presidente Jair Bolsona-ro decidiu mandar para o Con-gresso um projeto de lei para pôr fi m a uma dívida bilionária do setor agropecuário. A me-dida foi negociada entre de-putados e Poder Executivo, em decorrência de decisões contraditórias do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a cobrança do Fundo de As-sistência ao Trabalhador Ru-ral (Funrural). O assunto foi discutido em 09 de abril, em audiência pública da Comis-são de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvi-mento Rural da Câmara.

Um projeto de lei (PL 9252/17) do deputado Jerô-nimo Goergen (PP-RS), que

propôs o debate, deverá ser adaptado para solucionar a questão. “A partir da manifes-tação da ministra Tereza Cris-tina [da Agricultura], nesta tar-de, dizendo que o presidente Bolsonaro determinou a so-lução do problema, eu entrei em contato com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que, vindo esse ok do Exe-cutivo, coloca em votação o PL 9252. O que falta agora é adequação da questão orça-mentária”, disse o deputado.

O representante da Asso-ciação Nacional de Defesa dos Agricultores, Pecuaristas e Produtores da Terra (Anda-terra), Jéferson Rocha, expli-cou que a dívida surgiu em

decorrência de uma mudança de entendimento do STF.

“Por quase uma década, a Suprema Corte, em dois julgamentos, por 11 a 0, ha-via dito que o Funrural era inconstitucional e não preci-sava ser recolhido, em 2010 e 2011. A partir daí, em uma série de ações, ou mesmo espontaneamente, os reco-lhimentos passaram a não ser mais feitos. Não que isso implicasse em não recolher a Previdência, porque os pro-dutores passaram a recolher sobre folha de salário, e não mais sobre a receita bruta”, disse Rocha. “No entanto, em 2017, o Supremo volta a jul-gar o caso e, numa guinada

jurisprudencial, por 6 a 5, en-tende que o tributo é constitu-cional.”

Para equacionar o proble-ma, foi criado o Programa de Regularização Tributária Ru-ral (Lei 13.606/18), mas isso não acabou com as dívidas relacionadas ao Funrural. O valor total da dívida ainda não está consolidado, mas o coordenador de Arrecadação e Cobrança da Receita Fe-deral, Marcos Hubner Flores, calcula que o montante esteja entre R$ 34 bilhões e R$ 40 bilhões.

Fonte: site da Exame em 11/04

FUNRURAL: SRU continua na luta contra passivo do Funrural

Bolsonaro aprovou o envio de projeto que faça justiça à dívida bilionária criada pela decisão do STF no tema Funrural. A Frente Parlamentar da Agropecuária discute, desde o dia 16/04, como vai ser a tramitação do projeto de lei que deve fazer

a remissão do passivo do Funrural

Page 7: EDIÇÃO: 172 - SRU...Chego ao fi nal de minha segunda gestão (2013-2016/2016-2019) e só tenho a agra-decer a confi ança dos mais de 3 mil produtores rurais de Uberaba e, em especial,

Informativo do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba 07

Muitos estudiosos concor-dam que ela pode não ser a melhor em sua totalidade, mas precisa ser feita.

Desde quando o governo Bolsonaro apresentou sua PEC (proposta de emenda constitucional) para mudar as regras da Previdência e ou-tros assuntos, as discussões tomaram conta da vida das pessoas. É boa, é ruim, aten-de ao povo, a classe baixa ou alta?

Batizada de PEC 06/19 na Câmara dos Deputados, a proposta do governo é a maior mudança estrutural em questões fi scais desde a Constituição Federal de 1988 e em linhas gerais a Reforma da Previdência é necessária por três motivos principais: excessos de privilégios, cres-cimento da expectativa de vida e demografi a.

As mudanças demográfi -cas exigem ajustes do tempo de contribuição e do valor dos benefícios de aposentadoria para manter nosso sistema de Previdência Social em ba-ses sustentáveis. A proposta do governo é uma das diver-sas formas possíveis de fazer esse tipo de ajuste, e precisa ser debatida.

No caso de privilégios, são várias as distorções. É fato que nosso sistema pre-videnciário é repleto de injus-tiças. Com base na mesma contribuição, os mais ricos se aposentam mais cedo e com benefícios relativamente maiores do que os mais po-bres. Os servidores públicos também se aposentam mais cedo em condições bem mais favoráveis do que trabalha-dores do setor privado para o mesmo tempo e valor de con-

tribuição. E do lado da assis-tência social, critérios frágeis ou ambíguos de elegibilidade acabam por gerar conces-são de benefícios a quem não precisa, tirando recursos de outras áreas sociais com maior carência, como saúde e educação.

Vários pontos estão sen-do discutidos, mas a grande maioria dos estudiosos e mui-tos brasileiros já compreen-deram que se a Reforma da Previdencia não for feita o Brasil vai quebrar e as futu-ras gerações sofrerão com isso.

O SRU É A FAVOR DA REFORMA

Segundo Romeu Borges Júnior – presidente do SRU,

"já estamos formando um corpo técnico para discutir os pontos que estão ligados di-retamente com o setor rural e iremos formatar parecer para ser encaminhado ao Con-gresso."

Vamos debater, argumen-tar e mostrar às pessoas que mudanças são necessárias para evolução de nosso povo e de nosso país.

O texto foi baseado em ar-tigo de Nelson Barbosa - Pro-fessor Titular da EESP/FGV, publicado em 10/04/2019 em https://blogdoibre.fgv.br/posts/analisando-reforma-da-previ-dencia-uma-pec-varias-refor-mas. Nele o leitor consegue ar-gumentos mais aprofundados, além de 12 temas que foram ponderados em “Analisando a reforma da Previdência: uma PEC, várias reformas”.

Apoio à Reforma da PrevidênciaAo analisar a Reforma da Previdência é possivel entender por que é tão importante que ela seja aprovada

Com uma história tão rica e signifi cativa para o desenvolvimento do agro-negócio de Uberaba, re-gião, estado e até do país, começou a proposta de se criar a Revista 50 anos do SRU.

Foram meses de pes-quisa, redação, diagra-mação e impressão para que ela fi casse pronta. Em suas quase 80 páginas o leitor conhecerá como foi à criação da entidade, sua importância para o setor e como o Sindicato dos Pro-dutores Rurais de Uberaba se tornou referência e aju-dou o município a conquis-

tar os excelentes números que carrega com a agrope-cuária uberabense.

Para o lançamento da revista comemorativa foi promovido um café da manhã que contou com a presença de autoridades, diretores, funcionários, as-sociados, produtores rurais e comunidade de Uberaba.

Agradecemos a todos que fazem parte da história de trabalho e conquistas do SRU.

Retire a sua na sede do Sindicato ou leia on-line em: www.sru.com.br

SRU fi naliza comemorações dos 50 anos com Lançamento

de Revista

Page 8: EDIÇÃO: 172 - SRU...Chego ao fi nal de minha segunda gestão (2013-2016/2016-2019) e só tenho a agra-decer a confi ança dos mais de 3 mil produtores rurais de Uberaba e, em especial,

Reinado Baechtold Filho veio de Campo Alegre - SC. Produtor de pitaya e mirtilo, os mais de 800 quilometros não foram empecillho para ele vir a Uberaba aprimo-rar os conhecimentos nesta cultura que é nova no país e tem muito espaço para ser expandida.

“Já tenho 1500 pés plan-tados e vou introduzir mais 3600 pés em minha lavoura. Acredito na cultura. Gostaria de um dia ver a pitaya ter es-paço igual ao da banana. As pessoas merecem consumir essa fruta em casa, pelos di-versos benefícios que ela dá à saúde. Vim de longe porque acho importante essa dissemi-nação de informação. Nestes dois dias interagimos, troca-mos conhecimento, aprendi e tenho novas perspectivas para a cultura. Foi excelente!”.

Promovido pelo Sindicato Rural de Uberaba, Produto-res de Pitaya, Vereador Kaká Carneiro e Fazu, o encontro contou com a presença de produtores, agrônomos, es-tudantes e pessoas interes-sadas em aprender sobre as curiosidades e a viabilidade econômica de implantação de lavouras desta fruta.

“Começamos a plantar a Pitaya em Goianésia-GO”, disse o advogado Gabriel Ri-beiro. Segundo ele, o encon-tro foi importante para que ele tirasse dúvidas e se apri-morasse no plantio, colheita e comercialização da ‘fruta dragão’. “Temos que difundir essa cultura que traz bom re-torno ao produtor. Com isso ganha também o consumidor que poderá comprar a fruta mais barata.”

No primeiro dia (16/03),

especialistas/pesquisado-res do assunto palestraram e trouxeram as novidades, a viabilidade da produção e de negócio da pitayas, fala-ram sobre os nutrientes, as variedades e os entraves da cultura, conhecimentos valio-sos para quem já é produtor ou quer investir nesta cultura.

No dia 17/03 as atividades aconteceram na FAZU. Os palestrantes responderam as dúvidas dos participantes, com debate e troca de infor-mações. O evento foi encer-rado com a degustação de diversas espécies in natura e também desidratada. Cerca de 60 pessoas ainda fi zeram uma avaliação sensorial de novas variedades e híbridos de pitayas, dando nota e co-locando suas impressões so-bre o que foi provado.

A ABERTURA

A abertura ofi cial do I En-contro Nacional de Produto-res de Pitaya contou com a presença do Presidente do SRU – Romeu Borges Júnior e diretores da entidade; Luiz Carlos Saad – SAGRI; os Ve-readores Kaká Carneiro e Ag-naldo Silva, Sebastião Almei-da – idealizador do Encontro, Jorge Volkweis – Pitayas do Brasil e Sérgio Antônio Nepo-muceno – Horvagra.

Todas as autoridades res-saltaram a importância do evento para estimular a pro-dução da fruta, proporcio-nando renda aos produtores e pessoas envolvidas com o setor, aumentando o produto no mercado, o que dará mais acesso aos consumidores para “fruta do bem”.

I Encontro Nacional de Produtores de Pitaya realizado

em Uberaba é um sucesso!Foram dois dias de eventos (16 e 17/03) com mais de 200 participantes

de todas as regiões do Brasil.

Informativo do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba08

Page 9: EDIÇÃO: 172 - SRU...Chego ao fi nal de minha segunda gestão (2013-2016/2016-2019) e só tenho a agra-decer a confi ança dos mais de 3 mil produtores rurais de Uberaba e, em especial,

PALESTRAS NO FACEBOOK OU

YOUTUBE

Durante os 2 dias os parti-cipantes conferiram 6 pales-tras, sobre a pitaya e suas particularidades e também

debateram o assunto com especialistas e pesquisado-res do setor.

Todas as apresentações podem ser assistidas no fa-cebook do SRU - https://www.facebook.com/sruberaba/ ou no canal do youtube Produ-tores de Pitaya - https://bit.ly/2HDCPsU

O I Encontro Nacional de Produtores de Pitaya é uma realização do Sindicato Rural de Uberaba, do Grupo de Produtores de Pitaya do Brasil e vereador Kaká Carneiro e FAZU e contou com a parceria da Satis, Pitaya do Brasil, Agrofrutas, o Boticário e o apoio das Universidades Federais de Lavras (UFLA), Pelotas (UFPEL) e Rural da Amazônia (UFRA), Horvagra, Prefeitura Municipal de Uberaba, EMATER-MG, Núcleo dos Sindicatos Rurais do Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Informativo do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba 09

Page 10: EDIÇÃO: 172 - SRU...Chego ao fi nal de minha segunda gestão (2013-2016/2016-2019) e só tenho a agra-decer a confi ança dos mais de 3 mil produtores rurais de Uberaba e, em especial,

Informativo do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba10

REUNIÃO DO NÚCLEO DOS SINDICATOS

RURAIS

Tradicionalmente, presi-dentes dos Sindicatos Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba que integram o Núcleo, se reúnem na Feira do Agronegócio Mineiro, que acontece no fi nal do mês de março em Uberlândia.

O Presidente do SRU – Romeu Borges Júnior esteve presente na reunião e tam-bém na visita do governador de Minas Gerais – Romeu Zema, no último dia da feira (29/03).

"Além de confi rmar a pre-sença na ExpoZebu 2019, sugerimos ao governador criar um projeto de desone-ração fi scal de máquinas e equipamentos em Minas Ge-rais. Hoje a nossa carga de ICMS é cerca de 7% maior que o nosso vizinho SP e um programa gradual de deso-neração fará justiça fi scal e deverá fortalecer a moderni-zação do agronegócio minei-ro.", comentou o presidente do SRU – Romeu Borges Júnior

Durante o encontro dos presidentes, a secretária de Estado de Agricultura Pecu-ária e Abastecimento, Ana Valentini participou rapida-mente. Com o presidente Roberto Simões (FAEMG), superintendente Christiano Nascif (SENAR MINAS) e equipe das entidades, foram tratados diversos assuntos. Simões explanou sobre as novidades que cercam o Sis-tema Patronal Rural e o Agro-negócio Brasileiro e houve debate com os presidentes do Núcleo. Foi falado sobre a nova fase por que passam as entidades, as difi culdades e possíveis soluções para manter ativos a Federação e Sindicatos Rurais.

SISTEMA SINDICAL PATRONAL RURAL REPRESENTADO

O presidente do Sistema FAEMG - Roberto Simões e o superintendente do Senar Minas - Christiano Nascif, participaram da cerimônia ofi cial de abertura, ao lado do vice-governador de Mi-nas Gerais, Paulo Brant, da secretária de Estado de Agri-cultura Pecuária e Abasteci-mento, Ana Valentini, o pre-feito de Uberlândia, Odelmo Leão, do presidente do Sindi-cato Rural, Gustavo Galassi, e de outras autoridades polí-ticas, civis e militares.

Representando o Sistema FAEMG e o SEBRAE, Rober-to Simões ressaltou que: "A cada ano que a gente volta aqui vemos mais presença, mais negócios e mais tec-nologia, sempre procurando estar na vanguarda dos ne-gócios. Este ano, especial-mente, temos uma nova te-mática que é a digitalização

da agropecuária, que é um caminho sem volta e que to-dos temos que percorrer".

O Sistema FAEMG/SE-NAR MINAS é apoiador do evento desde sua primeira edição, em 2012. No estan-de, os visitantes conhece-ram a atuação do Sistema Sindical Patronal Rural e os serviços oferecidos, além de participar da ofi cina sobre a Utilização de Drone na Agri-cultura.

A FEMEC 2019

Em sua 8ª edição, a FE-MEC atraiu 63 mil visitantes nos quatro dias de evento e movimentou R$ 320 mi-lhões em negócios. Ao todo, os 140 expositores, entre fabricantes e revendedores de máquinas, equipamen-tos, implementos e insumos agrícolas, além de veículos utilitários e carros de passeio participaram da feira.

O objetivo do evento é comercializar produtos e ser-viços e capacitar os produ-

tores rurais, trabalhadores e técnicos do setor. O am-biente gera-do pela feira

possibilita o investimento e a renovação de maquinário e serviços destinados à pro-dução agropecuária, com preços e condições de fi nan-ciamentos especiais como os encontrados nas principais feiras do país.

Em 2019 aconteceu, pela primeira vez, o "Encontro de Mulheres Mineiras do Agro-negócio", que teve o papel de trazer a participação efetiva das mulheres no agronegó-cio ao discutir seu papel no setor com apresentação de cases de sucesso.

SRU PRESENTE NA FEMEC 2019A feira se consolida como o principal evento de comercialização de produtos e serviços de MG

ANOTE NA AGENDA!

O SRU estará presen-te no 7º Encontro de Bons Negócios e na 1ª Feira In-ternacional da Certrim.

O evento será de 15 a 17 de maio, no Complexo Armazenador de Grãos da Certrim "Hildo Totti", loca-lizado no Distrito II.

Page 11: EDIÇÃO: 172 - SRU...Chego ao fi nal de minha segunda gestão (2013-2016/2016-2019) e só tenho a agra-decer a confi ança dos mais de 3 mil produtores rurais de Uberaba e, em especial,

Informativo do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba 11

A partir de 1° de maio co-meça em Minas Gerais e ou-tros estados brasileiros a pri-meira etapa de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa de 2019.

Neste ano, a novidade é a redução da dose da vacina de 5ml para 2ml. A expectativa do Ministério da Agricultura é que a diminui-ção do volume aplicado no animal e a retirada da subs-tância Saponina diminuam a ocorrência de reações como nódulos e inchaço no local da aplicação, e a retirada da substância Saponina.

A etapa dura todo o mês de maio e o procedimento in-clui a comunicação da vaci-

nação ao IMA em até 10 dias úteis após o fi m do período de imunização.

Para os produtores é importante salientar que as pistolas de aplicação devem ser reguladas para essa dosagem, evitando a aplicação maior em um ani-mal e deixando outro sem.

A apresentação da vacina agora é em frascos com 15 ou 50 doses.

FIQUE ATENTO!

A mudança faz parte do Programa Nacional de Er-radicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), que preve a retirada completa da

vacinação contra aftosa, em 2021.

Só que para uma imuniza-ção efetiva dos animais, os produtores devem continuar atentos às boas práticas de vacinação.

A vacina contra a febre af-tosa precisa fi car refrigerada até o momento da aplicação. A temperatura ideal gira en-tre 2° e 8° Celsius e para isso é importante que o produto seja transportado em caixas

térmicas e armazenado em refrigerador comum, nunca no congelador ou freezer. A compra das doses deve ser realizada apenas em estabe-lecimentos credenciados.

Com a diminuição da va-cina, a forma de aplicação do produto deve ser preferen-cialmente subcutânea (abai-xo do couro do animal) e não intramuscular, com isso há a maior efi ciência do produto e menos perdas no abate.

Atenção à nova dosagem da Vacina Contra Aftosa,

agora são 2ml

Page 12: EDIÇÃO: 172 - SRU...Chego ao fi nal de minha segunda gestão (2013-2016/2016-2019) e só tenho a agra-decer a confi ança dos mais de 3 mil produtores rurais de Uberaba e, em especial,