edição nº 3905 terça-feira - smabc.org.br38eff728-a2b6-48b1-80dc... · sindicato/senai. as...

4
Terça-feira 14 DE JUNHO DE 2016 Edição nº 3905 WWW.SMABC.ORG.BR Não à terceirização e à perda de direitos Valorização dos pisos estabilidade e geração de empregos reposição da iNflação e aumeNto real págiNa 3 JorNada de 40 horas semaNais

Upload: ngonhan

Post on 18-Jan-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Terça-feira14 de junho de 2016

edição nº 3905

www.smabc.org.br

• Não à terceirização e à perda de direitos

• Valorização dos pisos • estabilidade e geração de empregos

• reposição da iNflação e aumeNto real

págiNa 3

• JorNada de 40 horas semaNais

Privatização – 1A oposição na Alesp, formada por PT, Psol e PC do B recorreu ao STF para tentar reverter o projeto que privatiza 25 par-ques estaduais.

Privatização – 2O projeto de Alckmin infringe a Constituição, que determina a obrigação do poder público de preservar e restaurar processos ecológicos.

Prazo final

Os alunos que foram selecio-nados no Sistema Único de educação, o Sisu, têm até hoje para realizarem matrícula nas instituições de ensino.

Peru conservador – 1Keiko Fujimori, filha do ditador peruano Alberto Fujimori, foi derrotada no segundo turno das eleições no país.

Peru conservador – 2O presidente eleito, Pedro Pablo Kuczynski (foto), é liberal e ex-banqueiro. Para tentar der-rubar a esquerda de Ollanta Humala, ele apoiou Keiko, em 2011.

edu guimarães

fotos: divulgação

Notas e Recados

hoJe, às 20h

canal 8.1 hd

smabc.org.br2 Tribuna Metalúrgica – Terça-feira, 14 de Junho de 2016

adonis guerra

A Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”, na Regional Diadema, abre as inscrições para três cursos do convênio Sindicato/Senai. As matrículas para Auto-Cad 2D, Eletricista Instalador e Inspetor de Qualidade poderão ser feitas até o dia 23, das 10h às 20h.

No curso de AutoCad 2D, serão elabo-

rados desenhos técnicos de peças e conjun-tos. Nas aulas de Eletricista Instalador, serão ensinados os princípios e leis que regem o funcionamento de instalações elétricas. Já o curso de Inspetor de Qualidade abordará o controle de medidas de peças.

Sócios devem levar carteirinha, CPF, RG e comprovante de endereço original.

O trabalhador desempregado precisa apre-sentar CPF, RG e comprovante de endereço original. Quem já fez algum curso deve levar o diploma do Sindicato e Cidadania.

A Regional Diadema fica na Av. En-carnação, 290, próximo ao terminal de trólebus Piraporinha. Tel. 4061-1048.

escola “doNa liNdu” abre iNscrições para os cursos de junho

O companheiro João Alves Cordeiro Neto, representante eleito para a CIPA na Aperam, em Ribeirão Pires, agradece o voto de confiança dos trabalhadores na fábrica.

AgRAdecimeNto de cipA NA ApeRAm

smabc.org.br 3Tribuna Metalúrgica – Terça-feira, 14 de junho de 2016fotos: adonis guerra

metalúrgicos da fem-cut aproVam eixos da campaNha salarial 2016

Os Metalúrgicos do ABC e representan-tes dos demais 12 sindicatos filiados à Federação Estadual dos Metalúrgicos

da CUT, a FEM-CUT, aprovaram os eixos e o tema da Campanha Salarial 2016, durante Ple-nária Estatutária realizada no último sábado, dia 11, na sede da Federação, em São Bernardo. A reunião contou com a presença do ex-presi-dente Lula.

Com o tema “Sem golpe, sem pato, por mais emprego e direitos”, a Campanha engloba cinco eixos: não a terceirização e a perda de direitos; estabilidade e geração de empregos; reposição integral da inflação e aumento real, valorização dos pisos e jornada semanal de 40 horas.

O ex-presidente Lula falou sobre a situação econômica e política do Brasil e reforçou o

discurso da esperança. "Eu tenho crença neste País, é só a gente voltar a acreditar no nosso mercado interno”, defendeu.

“Os metalúrgicos na indústria automobilísti-ca têm que saber que nós não precisamos produ-zir mais carros para o mercado brasileiro, temos que convencer as matrizes que a empresa que quiser vir pra cá, será para exportar", avaliou.

O coordenador da Regional Diadema, David Carvalho, apresentou a situação da região e destacou a importância da mobilização. “Nós vamos viver momentos difíceis nesta Campanha Salarial, mais ainda do que no ano passado. Mas eu acredito na criatividade, no poder de organização e de mobilização dos trabalhadores para que, mais uma vez, faça uma Campanha forte que não tenha perda para os trabalhado-

res”, destacou.O presidente da Federação, Luiz Carlos da

Silva Dias, o Luizão também reforçou a impor-tância da esperança para iniciar a discussão. “Com esse espírito de esperança, vamos ter que assumir papéis importantes nesta Campanha. O primeiro eixo, em função de tudo o que está acontecendo, vai ser não à terceirização e à perda de direitos”, disse.

A FEM-CUT recebe até o dia 4 de julho as su-gestões e contribuições referentes às cláusulas sociais para incluir na pauta. Estão em Cam-panha Salarial este ano, 202.213 metalúrgicos nos Grupos 2, 3, 8, 10, Estamparia e Fundição.

Nas montadoras, os companheiros já têm acordos, com garantias de investimentos, mas participam da luta solidariamente.

2 – máquinas e eletrônicos 3 – autopeças, forjaria, parafusos

8 – trefilação, laminação de metais ferrosos, refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros10 – lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros

estampariafundição

Dados da Subseção do Dieese na FEM-CUT

campanha salarial 2016 – fem-cutdata base: 1º de setembro

grupos

Após perder de 1X0 para o Peru, o técnico Dunga criticou a arbitragem: “passou no telão, foi mão clara, não tem como lutar contra isso”.

Renato Augusto, volante da Seleção, afirmou que não é o momento para falar de uma possível saída do treinador. “Temos que nos juntar”, disse.

Após as especulações, o zaguei-ro Felipe confirmou sua ida para o Porto. A negociação do jogador renderá R$ 24 milhões para o Timão.

O atacante do Palmeiras, Ale-csandro, se defendeu após ser pego no exame antidoping. O atleta garantiu que nunca fez nada de errado.

O técnico do Peixe, Dorival Júnior, elogiou o time e afirmou que a vitória do Santos sobre o Santa Cruz é resultado de “uma partida muito inteligente”.

Redação: Rua João Basso, 231 – Centro – São Bernardo – CEP: 09721-100 – Fone: 4128-4200 – Fax: 4127-3244 – Site: www.smabc.org.br – E-mail: [email protected]. Regional Diadema: Av. Encarnação, 290 – Piraporinha – Fone: 4061-1040 – CEP: 09960-010. Regional Ribeirão Pires: Rua Felipe Sabbag, 149 – Centro – Fone: 4823-6898 – CEP: 09400-130. Diretor Responsável: Wagner Santana. Coordenadora: Rossana Lana. Repórteres: Luciana Yamashita e Olga Defavari. Estagiária: Girrana Rodrigues. Arte e Editoração Eletrônica: Rogério Bregaida. CTP e Impressão: Simetal ABC Gráfica e Editora – Fone: 4341-5810. Os anúncios publicados na Tribuna Metalúrgica são de responsabilidade dos próprios anunciantes. O jornal não responde em nenhuma circunstância pela oferta e venda de produtos e serviços.

Publicação diária do Sindicatodos Metalúrgicos do ABC

smabc.org.br4 Tribuna Metalúrgica – Terça-feira, 14 de junho de 2016

Tribuna Esportivafotos: divulgação

edu guimarães

raquel camargo

Os companheiros na Unitec, em Ribei-rão Pires, aprovaram por unanimidade a disposição de luta em defesa dos direitos, durante assembleia na sexta-feira, dia 10.

O coordenador da Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Marcos Pau-lo Lourenço, o Marquinhos, explicou que algumas empresas têm se utilizado da cri-se para retirar direitos dos trabalhadores.

“O alerta é para ficar atento e evitar que a empresa tente diminuir ou cortar

direitos, aproveitando o momento eco-nômico como desculpa”, afirmou.

“Os trabalhadores deram a demons-tração de unidade para enfrentar a situa-ção e mostraram que estão empenhados na luta se os patrões chegarem com a ideia de mexer nos direitos”, prosseguiu.

Durante a assembleia, Marquinhos também destacou o início da Campa-nha Salarial deste ano e os problemas internos na fábrica. “É a organização, a

mobilização e o comprometimento dos trabalhadores que vão garantir as con-quistas”, ressaltou.

“O CSE na fábrica, Valdir Gomes da Silva, está empenhado na defesa dos com-panheiros. É importante o trabalhador estar junto, se sindicalizar e participar fortemente da luta”, concluiu.

São 130 trabalhadores na Unitec, em-presa do Grupo 3, que produzem freios e embreagens.

trabalhadores Na uNitec uNidos em defesa dos direitos

O companheiro Claudemir Rodrigues Gomes, o Chumbinho, ex-in-tegrante da Comissão de Fábrica e trabalhador na Estamparia na Volks, morreu aos 52 anos de infarto na noite de domingo, dia 12. O enterro será hoje, às 9h15, no Cemitério do Curuçá, em Santo André.

“A categoria metalúrgica e os amigos perdem um grande companheiro de luta e de vida. Recebemos a notícia com muita tristeza. Os nossos sen-timentos aos seus familiares”, disse o secretário-geral do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão.

Chumbinho foi representante dos trabalhadores por quatro mandatos desde 2001. Ele se aposentou em janeiro de 2014. Deixa esposa, três filhos e dois netos.

Morre o coMpanheiro claudeMir rodrigues goMes, o chuMbinho