edição nº 01 - jornal gazeta de carambeí - (ainda "folha de carambeí")

16
Ano I - Nº 01 - Edição Semanal Carambeí, 25 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013 Tiragem: 2.000 exemplares - Distribuição Gratuita Novos ventos soprando na vida carambeiense Em todos os setores que envolvem a comunidade, Carambeí vem sentindo desde o início deste ano de 2013 “novos ventos” soprando, todos visando o crescimento do Município como um todo. Nova administração municipal, novos vereadores e, agora, uma nova voz em prol da comunidade. Surge a Folha de Carambeí, um jornal que chega para somar e trazer através de um jornalismo pautado na seriedade espaço para que os carambeinses tragam à tona seus anseios e necessidades. EDITORIAL - Página 2 Página 3 Osmar Blum apresentará situação do Município nos próximos dias ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL Empresários da região trarão investimentos para Carambeí Página 4 Página 10 VBP terá renda recorde

Upload: aroldo-schwab

Post on 26-Mar-2016

240 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Primeira edição do Gazeta de Carambeí, com o título "Folha de Carambeí", que foi alterado posteriormente.

TRANSCRIPT

Page 1: Edição nº 01 - Jornal Gazeta de Carambeí - (ainda "Folha de Carambeí")

Ano I - Nº 01 - Edição Semanal Carambeí, 25 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013 Tiragem: 2.000 exemplares - Distribuição Gratuita

Novos ventos soprandona vida carambeiense

Em todos os setores que envolvem a comunidade, Carambeí vem sentindo desde o início deste anode 2013 “novos ventos” soprando, todos visando o crescimento do Município como um todo.

Nova administração municipal, novos vereadores e, agora, uma nova voz em prol da comunidade.Surge a Folha de Carambeí, um jornal que chega para somar e trazer através de um jornalismo

pautado na seriedade espaço para que os carambeinses tragam à tona seus anseios e necessidades.EDITORIAL - Página 2

Página 3

Osmar Blum apresentará situaçãodo Município nos próximos dias

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPALEmpresários da região trarãoinvestimentos para Carambeí

Página 4

Página 10

VBP terá renda recorde

Page 2: Edição nº 01 - Jornal Gazeta de Carambeí - (ainda "Folha de Carambeí")

02 Carambeí, 25 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013OPINIÃO

Jornalismo de verdade

A G SOUZA EDIÇÕESAv. das Flores, 1241 - Jardim Bela Vista IIICarambeí - PR - Fone: (42) 3231-5634CEP: [email protected]

Diretor: Tony SouzaEditor: Aroldo Schwabfolhadecarambeí@hotmail.comDep. Comercial: Tony Souza - (42) [email protected] de Redação: Aroldo Schwab

Os artigos e matérias assinadas não representam ne-cessariamente a opinião do Jornal Folha de Carambeí,

sendo de total responsabilidade de seus autores.

Impressão: Grafinorte - Apucarana - PRTiragem: 2.000 exemplares

EXPEDIENTE

Folha de Carambeí

SERVIÇOS PÚBLICOS

Ciretran- (42) 3231-5978Copel- 0800-10-0116Correios- (42) 3231-1853Agência do Trabalhador- (42) 3231-4824Câmara Municipal- (42) 3231-1668

Sanepar - Emergência115 - (42) 3231-1236Emater- (42) 3231-4124Força Verde- 0800-64-30304Polícia Civil- (42) 3231-1738Polícia Militar- (42) 3231-1877Cartório- (42) 3231-1399

TELEFONES ÚTEIS

A motivação do aluno para os estudos é considerada um fator de suma importância para o êxito escolar. Podemos definir motivação como a for-ça propulsora interior a cada pessoa que estimula, dirige e mobiliza, ou seja, conduz o sujeito à ação com empenho e entusiasmo.

Na literatura, encontram-se dois tipos de motivação: a) Motivação intrínseca: basea-da em um interesse pessoal. Possui como características a autonomia e o autocontrole. Por exemplo: o aluno estuda História da África para en-tender sua condição de ne-gro. b) Motivação extrínseca: baseada em recompensas materiais e sociais. Quando o sujeito se dirige a um de-terminado objetivo estimu-lado por aspectos correlatos que dele podem resultar. Por exemplo: o aluno estuda His-tória da África para ser apro-vado no vestibular. Destaca-mos três fatores que podem influenciar significativamente a motivação:

O significado que o con-teúdo e a disciplina têm para o aluno

O significado do conteúdo e da disciplina varia de acor-do com as metas e os ob-jetivos de vida de cada um. Caso não se perceba a utili-dade, o interesse e o esforço tendem a diminuir à medida que o aluno se pergunta que serventia tem aquilo que o professor lhe ensina. Colocar problemas ou interrogações, despertar a curiosidade dos alunos, mostrando a relevân-cia que pode ter para os mes-mos a realização da tarefa, é essencial.

É imperativo que o pro-fessor conheça o aluno e sua história de vida. Assim, o educador poderá ficar próxi-mo dele, saber seus interes-

ses e sonhos para, a partir daí, preparar aulas atrativas e significativas que atende-rão às necessidades e aos interesses da turma.As im-plicações da autoestima para a motivação

A elevada autoestima es-timula o aprendizado. O es-tudante que goza de eleva-da autoestima aprende com mais alegria e facilidade. Quem se julga incompetente e incapaz de aprender, apro-ximase de toda nova tarefa de aprendizagem com uma sensação de desesperança e medo.

Alunos desmotivados, com baixa autoestima, cos-tumam desenvolver atitu-des como “não sei fazer, não adianta tentar, não vou con-seguir...”. Eles necessitam de uma orientação educa-cional que inclua estímulos socioafetivos que favoreçam o desenvolvimento do auto-conhecimento, da identidade pessoal e com ela a elevação da autoestima, para recons-truir seus projetos de estudo e de vida.

A motivação do professorTendo em vista que a ati-

vidade acadêmica se realiza de forma coletiva e em um contexto social, o profes-sor deve criar um “ambien-te motivador”. Isto significa desenvolver em sala de aula situações de aprendizagem em que o aluno tenha papel ativo na construção do co-nhecimento, usando adequa-damente os recursos didáti-cos, a avaliação formativa, as estratégias de ensino e o conteúdo, proporcionando atividades desafiadoras etc.

Entretanto o professor é, por excelência, o principal agente motivador. Precisa estar motivado, ter compro-misso pessoal com a educa-ção, demonstrar dedicação,

entusiasmo, amor e prazer no que faz.O educador deve ser aquele que estabelece uma relação de afetividade com o aluno, que busca mo-bilizar a energia interna do mesmo. Se o clima de calor humano, desenvolvido pelo professor, é percebido no processo de interação, pas-sando a imagem de pessoa digna de confiança, amis-tosa, é provável que os es-tudantes se esforcem para corresponder às suas expec-tativas. Comentários do tipo “você não aprende mesmo!” ou “você não quer nada, não tem jeito!” danificam a auto-estima do aluno e reforçam o sentimento de incompetên-cia.

A qualidade das relações que se estabelecem no inte-rior da sala de aula tem im-plicações na motivação do aluno. As pessoas procuram sentir-se aceitas pelos ou-tros. Podemos chamar isso de motivação de filiação, ou seja, a necessidade que a pessoa tem de se sentir acei-ta e valorizada.

É preciso levar em con-sideração que fatores so-cioeconômicos e biológicos também condicionam a moti-vação. O professor não pode considerar o problema do de-sinteresse do aluno apenas como uma questão psicológi-ca. A falta de motivação pode ocorrer, também, pela não satisfação de necessidades como fome, cansaço e afeto. O importante é avaliar cada caso e procurar resolvê-lo na medida do possível.

*Niusarte VirginiaPinheiro - pedagoga,

mestre em Ciências daEducação, professora na

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e

Mucuri, Teófilo Otoni, MG.

O professor pode ser fonte de motivação para o aluno?*Niusarte Virginia Pinheiro

EDITORIAL

NOVOS TEMPOSCarambeí respira no-

vos tempos... não apenas pelo recente início de um novo ano mas em vários aspectos que atingem di-retamente a vida de toda a comunidade.

A comunicação social em si não poderia estar de fora de toda essa mu-dança e recolocação de horizontes nesse pujante município, visto que pode ser vista sempre como uma das grandes forças que movimentam as comunidades e trazem crescimento para toda a população.

Desta forma e com este pensamento surge o jornal Folha de Carambeí, que chega com o intuito de so-mar esforços com todo o povo carambeiense em busca de progresso e dias melhores para todos.

Já em sua logomarca o jornal traz a sua diferença: uma tartaruga.

Porque?O nome Carambeí significa “rio das tartarugas” e é a

junção de carambé (carumbé) que significa tartaruga e y que significa rio na língua guarani.

Uma somatória de pensamentos e considerações trouxeram a necessidade de um novo nome e uma nova vida para o então existente “Carambeí Notícias”.

Cara nova, vida nova...Esse é o pensamento de uma equipe que está traba-

lhando para proporcionar a Carambeí e toda sua popu-lação um jornalismo sério, dinâmico e verdadeiro, que terá como ideal informar tudo o que acontece no Muni-cípio, destacando também as notícias e fatos que são destaque em âmbito regional, estadual e até mesmo nacional, quando a importância do assunto merecer.

As notícias terão na verdade o seu foco, indepen-dente dos personagens, ou seja, se tornou notícia, es-tará presente em nossas páginas, sem favoritismos e muito menos acobertando o que se faz de errado.

O Folha de Carambeí nasce para servir a comuni-dade carambeiense e estará, sempre, de portas aber-tas para atender a todos, sempre aberto a sugestões e críticas e abrindo espaço sempre que a notícia for de interesse da comunidade.

Page 3: Edição nº 01 - Jornal Gazeta de Carambeí - (ainda "Folha de Carambeí")

Fato que merece desta-que neste início de gestão está sendo a grande ami-zade e sintonia existente entre o prefeito Osmar Blum (DEM)e seu vice, Barth Janssen (PMDB). Sempre acompanhando todos os trabalhos e le-vantamentos que vem sendo feitos, o vice-pre-feito é presença constan-te no gabinete do prefei-to. “Inclusive quando eu tenho que me ausentar - por um motivo ou outro - deixo a Prefeitura com tranquilidade, pois sei que meu amigo Barth Janssen estará ocupando meu ga-binete e trabalhando pela nossa comunidade” des-tacou Osmar Blum. Por sua vez, o vice-prefeito enalteceu que o que está sendo visto agora, neste primeiros dias de manda-to, será uma tônica desta

03Carambeí, 25 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013 POLÍTICA Folha de Carambeí

DIAS DE TRABALHO

Osmar Blum e equipe com muito trabalho pela frente

Prefeito Municipal Os-mar Blum (DEM) vem trabalhando incansavel-mente nesse início de mandato, procurando ter uma noção mais perfeita da real situação do Muni-cípio em todos os setores.

Juntamente com toda sua equipe (Blum não dis-tingue nenhum funcioná-rio, chamando todos os escalões para participar ativamente da administra-ção) o chefe do Executivo vem intensificando os tra-balhos no que diz respeito a um levantamento da si-tuação atual.

“Temos encontrado vá-rios problemas, mas te-nho que salientar que são bem menores do que po-deria se imaginar” desta-ca Blum.

Realidade

Sem falar ainda em nú-meros ou porcentagens de sucateamento e endi-vidamento do Município de Carambeí, herdados da administração ante-rior, Osmar Blum destaca apenas que essa situação existe “e estamos, junta-mente com toda a equi-pe, desde os secretários do Município a diretores e funcionários de todos os departamentos, fa-zendo um levantamento aprimorado da situação e nos próximos dias já po-deremos falar com mais precisão sobre o assunto, passando para o conheci-mento da comunidade os números dessa situação de endividamento e suca-teamento de materiais e maquinários que servem ao Município”, ressalta

Blum.

Trabalho

“A hora agora, e desde o primeiro dia do nosso mandato, é de trabalho, muito trabalho, para po-der andamento nos proje-tos já existentes e poder-mos fazer as obras que a cidade precisa e que toda a comunidade necessita”, afirma, ao mesmo tempo em que anuncia que “tec-nicamente, a situação do Município é muito boa, não havendo necessidade de paralisação de nenhu-ma obra”.

As demoras em al-guns empreendimentos são vistas como normais, uma vez que o orçamento do Município ainda não foi aberto, o que deve acon-tecer somente nos próxi-mos dias e, a partir daí, a situação tende a melhorar significamente.

Parcerias

“Temos buscado par-cerias com empresários ´amigos´ de Carambeí, que estão trazendo seu apoio e proporcionando obras como, por exemplo, a limpeza urbana, onde

uma empresa de Ponta Grossa cedeu - sem cus-tos ao Município - cinco trabalhadores que viabili-zaram a limpeza nas ruas do centro da cidade, uma vez que a Prefeitura en-contra-se com uma defa-sagem significativa no que diz respeito a material para esse trabalho, como as roçadeiras manuais, por exemplo”, enaltece Osmar Blum.

Realizando reuniões semanais, sempre com início às 7:20 horas com todo seu secretariado, o prefeito vem tomando ci-ência dos problemas que atingem a comunidade e buscando as soluções mais viáveis e rápidas “que venham de encon-tro com o anseio da nos-sa população e possamos transformar o Município de Carambeí na cida-de que todos queremos, onde exista o progresso e o crescimento em todos os setores”.

“Qualquer transição apresenta suas dificulda-des, mas estamos traba-lhando incansavelmente e nos próximos dias já te-remos boas novas a dar a toda nossa comunidade”, finaliza Osmar Blum.

Jeverson Gomes da SilvaPresidente

Bauke Dykstra de Geus (Baukinho)Vereador

Henrique G. HarmsVereador

Elisangela Pedroso VereadoraFone (42) 9159 1744

Inácio Povaz FilhoVereador

Ilson Hegler (Caninana) Vereador

Anderson VenturaVereador

Jussara TononVereadora

Joel A. Costa RosaVereador

Neguinho da DeromaqVereador

Elio RatinhoVereador

Formação das Comissões Permanentes daCasa de Leis

Comissão de Justiça e Re-dação presidente vereador Inácio Povaz Filho (DEM) e membros os vereadores Jussara Tonon (PTN) e Eli-sangela Pedroso de Oliveira (PRP).

Comissão de Finanças e Or-çamento presidente verea-dor Ilson Hegler Pedroso de

Oliveira (PSC) Henrique Ge-raldo Harms (PP) e Elio A. Cardoso (PT).

Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social presidente vereadora Eli-sangela Pedroso de Oliveira (PRP) Elio A. Cardoso (PT) e Joel A.C. Rosa (DEM).

Comissão de Obras e ser-viços sociais presidente ve-reador Juraci Ribeiro (PPS) Anderson Ventura (PSDB) e Ilson Hegler Pedroso de Oli-veira (PSC).

Comissão de Agricultura, Pecuária e Interior presi-dente Bauke Dykstra de Geus (DEM) Juraci Ribeiro (PPS) e Anderson Ventura (PSDB).

Relação de vereadores que compõem a Câmara e a formação das Comissões Permanentes

NOVA FASEIniciando uma nova fase no jornalismo de Caram-

beí, o Folha de Carambeí chega para somar a toda a comunidade, sendo a voz a levar aos administradores e classe política os problemas que afetam a cidade, sem deixar - jamais - de lado o compromisso primei-ro que é o de informar de forma clara e imparcial os fatos e acontecimentos. Na política (que será a tônica desta coluna) todos os fatos estarão sendo levantados e divulgados, buscando desta forma proporcionar aos leitores uma visão mais clara da realidade do que vem acontecendo no universo político que envolve Caram-beí.

PREFEITURA PARA O POVOEm entrevista concedida pelo prefeito Osmar Blum

durante a semana à reportagem do Folha de Carambeí, ficou clara a intenção da administração municipal em abrir as portas da Prefeitura para a população, pro-porcionando o trânsito de pessoas de todas as esferas pelos corredores do Paço Municipal e aproximando o poder público da comunidade. Segundo Blum, esta é a nova forma de fazer política na cidade, pois acredita ele que é o povo quem sabe o que está precisando e que pode dar uma noção mais exata do que o Município quer e necessita em termos de obras e realizações. Fato marcante é que, durante a entrevista, essa proximida-de com a circulação de munícipes nos corredores da Prefeitura já pode ser vista, como realidade paupável.

PREFEITURA PARA O POVO

administração municipal durante os quatro anos de mandato. “Estaremos tra-balhando lado a lado para proporcionar o melhor atendimento possível para nossa população, desta-cou o vice-prefeito BArth Janssen.

Vereador Caninana anunciou durante a se-mana que estará entran-do com vários projetos na Câmara Municipal buscan-do viabilizar melhorias no sistema viário de Caram-beí. A instalação de “mão única” em praticamente todas as vias da cidade e melhores condições de tráfego para que a popu-lação possa andar com mais tranquilidade, prin-cipalmente pelo centro da cidade, vão ser a óti-ca central das matérias do vereador.

PROJETO VIÁRIO

Page 4: Edição nº 01 - Jornal Gazeta de Carambeí - (ainda "Folha de Carambeí")

04 Carambeí, 25 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013CIDADEFolha de Carambeí

Empresários da região querem trazermais investimentos para Carambeí

Empresários da região estiveram visitando Ca-rambeí na quarta-feira (23) buscando oportuni-dades para investimentos no Município.

Acompanhados pelos vereadores Ilson Hegler (Caninana) e Jussara To-non, o grupo esteve com o prefeito Osmar Blum na Prefeitura Municipal onde ouviram do chefe do Executivo do interesse da cidade em contar com novos investimentos no comércio e indústria local, havendo a possibilidade de estudos para que haja contrapartida da Prefeitu-ra para instalação de no-vas atividades econômicas em Carambeí.

Os empresários des-tacaram que a proximi-dade com Ponta Grossa e a futura inauguração da fábrica de caminhões Pacar traz o real interes-se do empresariado para o Município de Carambeí, que passaria a agasalhar grande parte das empre-sas que estariam sendo terceirizadas pela Pacar, aumentando a oferta de empregos e proporcionan-

do uma nova realidade no Município no que diz res-peito ao aproveitamento da mão de obra local.

Segundo o vereador “Caninana”, deve-se levar em consideração, neste momento, “o real inte-resse do poder público em trazer benefícios para toda a população, sendo um deles a oferta de mais empregos principalmente os jovens da cidade”.

De acordo com o ve-reador foi falado na ins-talação em Carambeí de fábrica de tinta, empre-sas de transporte e na área da construção civil, “sempre tendo em mente o aproveitamento dessas novas empresas pela fá-brica de caminhões Pacar. Devemos aproveitar este momento e fazer todo o possível para garantir a instalação dessas novas empresas em nosso Muni-cípio”.

Qualificação

Seguindo o mesmo pensamento, “Caninana” destaca que deve haver o comprometimento por

parte da Prefeitura em es-tudar as formas de bene-ficiar o empresariado que está procurando nossa ci-dade, pois estarão trazen-do novos horizontes para toda a comunidade”.

Por outro lado - além da geração de empregos para os jovens carambein-ses - existirá a necessida-de de qualificação desses jovens para que possam ocupar esses novos es-paços que estarão sendo criados.

Caninana ressaltou que esta primeira reunião ser-viu para trazer boas novas para o Município “e, ao mesmo tempo, fazer com que nossa juventude seja vista com outros olhos, deixando de ir buscar em-prego e sustento em ou-tros centros e permane-cendo em nossa cidade, onde é seu lugar, gerando riqueza e intensificando o nosso comércio”.

“Estivemos, mais uma vez, analisando o que é

melhor para Carambeí e certamente outras encon-tros desse tipo estarão sendo realizados, sempre com os olhos em propor-cionar maiores e melhores investimentos para nossa cidade, o que não deve demorar para se tornar realidade”.

Nos próximos dias de-verão ser anunciados os resultados, quando a co-munidade saberá quais e quantas novas empresas estarão sendo instaladas.

O prefeito Osmar Blum , nestas primeiras semanas a frente da administração municipal, vem com sua equipe realizando conta-tos junto ao governo do Estado para a viabilização de projetos em benefício de Carambeí. Em recente reunião com o diretor ge-

Blum assegura reforma e ampliação de pontes em parceria com o DERral do Departamento de Estradas de Rodagem-PR, Nelson Leal, recebeu a garantia da execução de obras de reforma e am-pliação de todas as pon-tes rurais do município. O acordo foi firmado, dia 17, na sede do DER/PR, em Curitiba.

De acordo com Blum, todo trabalho de recupe-ração e ampliação será realizado em parceria entre o DER e Prefeitura Municipal. “Nós faremos a preparação das cabecei-ras e o DER entrará com a construção das estrutu-ras. Dessa forma vamos garantir a total reestru-turação das pontes, as-segurando o transporte da safra e também das comunidades rurais”, pon-tua.

O prefeito declarou que a manutenção e conser-vação das estradas rurais é uma das prioridades da administração, um com-promisso assumido ainda em campanha eleitoral. Disse que Carambeí tem a sua economia voltada à agropecuária e as estra-das são prioritárias para o segmento. ”A manutenção e promoção de melhorias serão efetivas e contínuas para evitar transtorno aos usuários”, garante.

Você quer realizar seus sonhos de consumo ou

necessidades?

Nós ajudaremos...

Em breve aqui, omelhor classificado da cidade, com a oferta

que vocêvem buscando.

AGUARDE...

Page 5: Edição nº 01 - Jornal Gazeta de Carambeí - (ainda "Folha de Carambeí")

05Carambeí, 25 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013 GERAL Folha de Carambeí

Carambeí esteve pre-sente junto aos demais municípios dos Campos Gerais na solenidade em que o governador Beto Richa inaugurou a nova pista do Aeropor-to Major Neodo Pereira, em Castro.

Na ocasião foram anunciados investimen-tos que irão beneficiar outras cidades da re-gião, sendo que Caram-beí foi beneficiada com o Programa Patrulha do Campo.

O prefeito Osmar Blum, junto aos prefei-tos dos municípios de Castro e Piraí do Sul, as-sinou adesão ao progra-ma que irá proporcionar melhorias e moderni-zação nas estradas ru-rais com equipamentos e máquinas fornecidas pelo Estado. O Patrulha

Carambeí terá Patrulha do Campodo Campo será em for-mato de consórcio entre os três municípios e en-trará em funcionamento a partir - possivelmente - neste primeiro semes-tre.

Em Carambeí a ex-tensão de estradas ru-rais ultrapassa três mil quilômetros, sendo que as principais fazem li-gação às localidades de Santo André, Balsa e região do Alagados.

As secundárias que dão acesso a dezenas de propriedades agro-pecuárias se encontram atualmente em condi-ções precárias e deve-rão a partir do mês de março sofrer as devidas manutenções, informou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Regi-naldo Pontes.

O secretário explica

que a Patrulha do Cam-po será composta por uma retro escavadeira, uma moto nivelado-ra, um rolo compacta-dor, uma caminhoneta, um caminhão comboio e cinco caminhões ca-çamba.

Todo maquinário per-manecerá de uma se-mana a quinze dias, dependendo da neces-sidade e acordo entre os municípios perten-centes ao consórcio. “Através desse progra-ma toda manutenção dessas vias estarão ga-rantidas e serão perma-nentes”, pontua.

Reinaldo Pontes dis-se ainda que os opera-dores e o combustível serão custeados pelo município, bem como o gerenciamento dos tra-balhos executados.

Com o retorno das aulas, no mês de feve-reiro, a Prefeitura Mu-nicipal está realizando a revitalização das si-nalizações viárias ho-rizontais e verticais próximas a todos os es-tabelecimentos de en-sino do Município, que totalizam 16 unidades.

O trabalho que é re-alizado pela equipe do Detransede consiste no reforço da pintura de sinalização horizontal, troca de placas e colo-cação de novas. O obje-tivo é proporcionar mais segurança tanto para os estudantes como tam-bém para a comunidade que reside nas proximi-dades.

De acordo com o diretor do Detranse-de, Antonio Joel Coza, essa primeira fase vai totalizar em aproxi-madamente 20 placas substituídas por má conservação e também aquelas irregulares. A

Reforço de sinalização das vias urbanaspintura de faixas de segurança e sinaliza-ções está sendo reali-zadas em 12 vias. Ele afirmou que as aveni-das do Ouro, Pioneiros e Das Flores também estão tendo reforço na sinalização. “Inclusive estaremos retirando al-gumas sinalizações que estão em desacordo com o Código de Transi-to Brasileiro, substituin-do-as pelas regulamen-tadas, tornando dessa maneira as vias mais seguras e favorecendo a mobilidade urbana dos usuários” , explica.

A intenção é grada-tivamente substituir as placas e reforçar a sina-lização de todas as vias da cidade e reformu-lar todo sistema viário. “Para isso será desen-volvido um projeto que envolve também a co-locação de semáforos e tachões em pontos es-tratégicos”, comentou Coza.

VOLTA ÀS AULAS

Acontece neste sábado (26), a partir das 21h na Praça 18 de Março, a eleição da rainha do Carnaval de Tibagi, que vai representar o município durante os cinco dias de folia que agitam a cidade entre 8 e 12 de fevereiro. São nove candidatas, representando diversas localidades de Tibagi, que disputam os títulos de rainha, 1ª princesa e 2ª princesa, e acom-panhadas pelo Rei Momo, recebem a chave da cidade no tradicional carnaval tibagiano.

O corpo de jurados, composto por 5 membros convidados pela administração munici-pal, vai escolher as vencedoras tendo como critérios a beleza, simpatia, desembaraço e o domínio da arte de sambar apresentados pelas participantes. Após o concurso, haverá show com a Banda Sirinho e Cia, de Telêmaco Borba, que também já confirmou presença nas cinco noites de carnaval com apresentações na Tenda do Samba, dentro da progra-mação oficial da festa.

AGROPECUÁRIA E

DISTRIBUIDORA DE MUDAS

CANINANA

10 ANOS DE TRADIÇÃOEM CARAMBEÍ

Av. das Flores, 987 - Jardim Novo HorizonteCarambeí - Paraná

(42) 3231-2207

Tibagi realiza concurso paraescolha da Rainha do Carnaval

CARNAVAL

Page 6: Edição nº 01 - Jornal Gazeta de Carambeí - (ainda "Folha de Carambeí")

06 Carambeí, 25 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013GERALFolha de Carambeí

Com o objetivo voltado a promover ainda mais a qualidade do ensino públi-co elevando a auto-estima dos alunos, professores e comunidade escolar a titular da secretaria Mu-nicipal de Educação e Cultura, Ana Wieslava Kaspchak, inicia sua tra-jetória e já define a nova sede da secretaria que vai reunir num mesmo local os departamentos de Cul-tura, educação especial e secretaria de Esportes. A Vila da Cidadania, edifi-cada no bairro Boqueirão, irá abrigar neste primeiro momento toda secretaria e ainda atender a comuni-dade estudantil.

A professora Ana es-clarece que a Vila da Ci-dadania, é um projeto de extrema importância, mas que ainda necessita de cumprir várias etapas

Vila da Cidadania abrigará vários órgãospara atender os seus re-ais objetivos. “As edifica-ções estão prontas, mas não temos os moveis e o principal para o seu fun-cionamento que são os professores , técnicos, au-xiliares de serviços gerais entre outros profissionais necessários. Sendo as-sim usaremos o local para abrigar a secretaria e to-dos os seus departamen-tos” , disse a secretária. O local também atenderá a Escola Municipal Profes-sora Tonia Harms cedendo espaço para o laboratório de Informática, biblioteca e sala de apoio.

Ela explica que com a mudança da sede da se-cretaria, que esta planeja-da para o mês de fevereiro, o andamento das ativida-des e projetos das áreas abrangidas pela educa-ção acontecerão de for-

ma mais integrada, tendo seus trabalhos acompa-nhados e fiscalizados pela comunidade. A intenção é facilitar e possibilitar mais qualidade no desempe-nho das funções dos ser-vidores da educação, que atualmente trabalham em locais diversos, tendo muitas vezes que se des-locar de um lugar ao ou-tro. Na nova cede todo o andamento das atividades terá uma melhor fluência e transparência.

A secretária argumenta ainda, que toda essa mu-dança vai gerar uma eco-nomia de mais de R$ 50 mil por ano em alugueis, atualmente o setor ocupa três imóveis, esses recur-sos poderão ser aplicados na execução de projetos voltados a Educação.

Com o foco direcionado a elevar o nível educacio-

nal do município, a profes-sora Ana, vai direcionar o seu trabalho na melhoria escolar dos educandos, fortalecimento das Asso-ciações de Pais e Mestres e Conselhos Escolares para que todos possam desenvolver suas ações efetivamente.

“Queremos, também, a inclusão da família nas

escolas para que possa-mos ter uma ligação mais ampliada com os nossos alunos e fazê-los compre-ender a importância de estarem inseridos nesse processo que definirá as suas vidas o seu futuro. Queremos estimular os alunos a sonhar, traçar metas e desejar um futuro promissor”, finaliza.

O prefeito de Carambeí Osmar Blum (DEM), no úl-timo dia 03, participou de solenidade na Casa Padre-Theodorus Koppe, localizada no bairro do Boqueirão em Carambeí, juntamente com o deputado federal, Sandro Alex de Oliveira (PPS), para a ofi-cialização da entrega de uma Kombi para uso da entidade. O veículo foi doado pela Se-cretaria Estadual da Família e do Desenvolvimento Social. O deputado federal Sandro Alex (PPS), esteve em Ca-rambeí também representan-do seu irmão Marcelo Rangel (PPS), ex- deputado estadual, hoje prefeito de Ponta Gros-sa, que é o autor da emenda parlamentar que possibilitou a

Blum visita Casa Padre Theodorus

A Casa Padre Theodorus Koppe recebeuveículo fruto de emenda parlamentar

vinda do veículo. Sandro Alex aproveitou o momento para reiterar apoio para o municí-pio e destacou que o veículo é fruto de uma emenda parla-mentar de 2012.

ParceriaO prefeito agradeceu a aju-

da do deputado Sandro Alex para a entidade, como os ou-tros investimentos previstos para o município, e lembrou ainda do apoio do irmão Ran-gel. “A parceria com Caram-beí certamente trará muitos outros investimentos para o município, pois as lideranças políticas dos Campos Gerais beneficiam toda a região”, dis-se o prefeito Blum.

O prefeito Osmar Blum

já fazia parte da diretoria da Casa Padre Theodorus Koppe e conhece de perto a realidade da entidade e do atendimen-to feito no Boqueirão. Hoje a entidade é presidida por Cel-so Zececki que estava presen-te na solenidade, bem como nas diretorias Lili Parizotto e Josélia Dal Pita e demais cola-boradores. A entidade atende 104 crianças de seis a quinze anos, em vulnerabilidade so-cial. A Casa realizou a soleni-dade também para agradecer o apoio para o projeto “Seme-ando Esperança” que desde 2008 vem pedindo doações para as obras e atividades da entidade, com a presença de colaboradores e empresários da cidade.

Gabriel Fly Miranda fará sua segunda luta no MMA profissional, a primeira neste ano de 2013 em busca da primeira vitória na modalidade.

O combate tem data marcada, será no dia 23 de fevereiro.

Para Gabriel é mais uma conquista impor-tante na carreira. “É mais um sonho lutar na Arena, considerada o Coliseu curitibano o Cir-culo Militar, onde várias feras que hoje estão no UFC passaram no inicio de suas carreiras como Wanderlei Silva, Cristiano Marcello, Anderson Silva, Mauricio Shogum entre outros grandes nomes do MMA mundial”, orgulha-se Fly.

Ainda não está definido o adversário, porém o lutador está focado se preparando para fazer uma grande luta.

O mestre Cristiano Marcello irá lutar no UFC Japão dia 03 de março o que mobilizou o exér-cito da CM System que está todo na ativa trei-nando pesado, também tem a luta do seu pro-fessor de Muay Thai Bruno Carvalho no GP do Bellator que é o segundo maior evento de MMA do mundo.

“Como estamos todos com lutas marcadas na mesma época eu estou aproveitando muito os treinos. Dessa vez me sinto pronto para de-senrolar a luta seja no chão onde é minha es-pecialidade como em pé, pois estou treinando muito muay thai. A qualidade dos treinos está em altíssimo nível, tendo dois atletas nossos nos dois maiores eventos do Mundo que é o UFC e o Bellator”, explica Miranda.

Gabriel conta com a torcida de todos e con-fiança em Deus, os patrocinadores Nutrilati-na AGE, Seralle Calçados, Clínica Dr. Marcelo Eckermam, a família que tem me dado suporte fundamental na caminhada rumo à vitória e to-dos que tem acompanhado a sua carreira.

A estreia de Gabriel no MMA profissional ocorreu em Curitiba, dia 21 de outubro do ano passado, no FC Empire, quando foi derrotado pelo oponente, Renato Rasta, nos pontos.

Gabriel Fly Miranda buscaprimeira vitória noMMA profissional

TELÊMACO BORBA

Page 7: Edição nº 01 - Jornal Gazeta de Carambeí - (ainda "Folha de Carambeí")

07Carambeí, 25 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013 REGIÃO Folha de Carambeí

Em busca de parcerias. Com esta intenção o pre-sidente do Rotary Clube Telêmaco Borba, Emerson Luiz Nass e seus diretores, estiveram na manhã da terça-feira (22) no Paço das Araucárias em audiência com o prefeito Luiz Carlos Gibson.

Emerson explicou que o Rotary possui uma série de projetos que ao encontro com os propósitos da Administração. Projetos como Aluno nota 10, Mara-tona Intelectual, programa Boa Visão e fazer valer principalmente o lema rotaryano: “Paz através do servir”.

“Apresentamos ao novo prefeito o que é o Rotary, seus objetivos e fortalecer os laços para parcerias que atendam principalmente a comunidade carente”, relata Nassar.

Para o prefeito Gibson tudo que estiver em bene-fício da população, especialmente aos mais necessi-tados, terá o apoio da Prefeitura.

“Fomos eleitos pelo povo e para ele trabalhamos incansavelmente e pretendemos fazer parcerias que atendam à comunidade”, conclui o chefe do Executi-vo Municipal.

Telêmaco BorbaRotary Clube busca parceria

e expõe novos projetosO deputado Plauto Miró (DEM), 1º secretário da Assembleia Legislativa, recebeu nesta quarta-feira (23), a visita dos prefeitos de Ortigueira, Lourdes Ba-nach (PPS), de Telêmaco Borba, Luiz Carlos Gibson (PPS), e de Piraí do Sul, Valentim Milléo (PSD), que estava acompanhado de seu vice, Helder Tito Avais de Mello (PSDB). A visita aconteceu no gabi-nete do parlamentar, em Curitiba.

Lourdes e Gibson con-versaram com o deputado sobre o programa estadu-al Patrulha do Campo, que coloca à disposição dos consórcios intermunicipais patrulhas rurais que fa-zem a readequação e me-lhoria de estradas rurais. O programa foi lançado pelo governador Beto Ri-cha no dia 12 de novem-bro do ano passado, mas os prefeitos têm dúvidas sobre o funcionamento do consórcio.

Plauto destacou a im-portância do Patrulha do Campo para os municípios dos Campos Gerais e já solicitou a realização de uma reunião, ainda sem data marcada, com a di-reção da Companhia de Desenvolvimento Agro-pecuário do Paraná (Co-

Plauto recebe visita dos prefeitos deOrtigueira, Telêmaco Borba e Piraí do Sul

dapar), responsável pela execução do programa.

Depois da reunião, Plauto acompanhou o pre-feito e o vice-prefeito de Piraí do Sul, em uma reu-nião com o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. Milléo e Helder solicitaram a implantação de asfal-to na estrada que corta a localidade de Vassouras, numa extensão de oito quilômetros.

A obra trará benefícios para o município que é um grande produtor de frango e ovos.

Ainda nesta quarta-fei-ra, os prefeitos de Orti-gueira e Telêmaco Borba se reuniram com o vice-governador, Flávio Arns, para tratar sobre os im-pactos causados nos mu-nicípios com a construção da nova fábrica da Klabin Papel e Celulose, que será sediada em Ortigueira.

Page 8: Edição nº 01 - Jornal Gazeta de Carambeí - (ainda "Folha de Carambeí")

08 Carambeí, 25 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013ESTADUALFolha de Carambeí

O governador Beto Ri-cha anunciou na quarta-feira (24/01) mudanças na equipe a na direção da Copel e Sanepar. A data de posse dos novos mem-bros da equipe de governo será anunciada nos próxi-mos dias.

NovosNa Casa Civil, o depu-

tado federal Reinhold Ste-phanes ocupará o lugar de Luiz Eduardo Sebastiani, que assumirá a Diretoria Financeira da Copel.

Beto Richa anuncia mudanças no secretariadoO deputado federal

Cezar Silvestri assume a nova Secretaria de Gover-no.

O deputado federal Ra-tinho Jr assume a Secre-taria do Desenvolvimento Urbano.

Cria-se a Secretaria Es-pecial dos Direitos da Pes-soa com Deficiência. Ela será ocupada pelo verea-dor José Maria Alves Pe-reira, de Curitiba.

A Secretaria Especial de Relações com a Comu-

nidade será ocupada por Ubirajara Schreiber.

Na Secretaria da Admi-nistração, Dinorah Portu-gal Nogara substituirá Jor-ge Sebastião de Bem, que assumirá a presidência da Paraná Previdência.

Na Copel, Fernando Ghignone substituirá Lin-dolfo Zimmer na presi-dência da companhia.

Antonio Hallage, atual diretor administrativo da Sanepar, assume a presi-dência da empresa.

O Gabinete da Vice-Go-vernadoria coordenou na quarta-feira (23), em Curi-tiba, a primeira reunião do Governo com prefeitos elei-tos da região de dois dos 12 municípios participantes do projeto da nova unidade da fábrica da Klabin, a ser insta-lada em Ortigueira, na região dos Campos Gerais.

Segundo o vice-governa-dor Flávio Arns, a nova fábri-ca será o maior investimento privado da história do Para-ná e deverá contribuir para o desenvolvimento social e econômico da região. A pre-visão é da geração de 10 mil empregos e beneficiar direta-mente 12 municípios de uma das regiões com o menor Ín-dice de Desenvolvimento Hu-mano (IDH) do Paraná.

Arns lembrou que desde agosto do ano passado o go-vernador Beto Richa deter-

Governo faz primeira reunião com prefeitos sobre unidade da Klabin

minou a instalação de uma unidade de gerenciamento de projetos, envolvendo se-cretários de Estado e presi-dentes de empresas públicas, para garantir as condições necessárias para a instalação da nova unidade da Klabin.

A unidade de gerencia-mento da Klabin é formada por técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento e representações municipais. A primeira reunião contou com a participação do prefeito de Telêmaco Borba, Luiz Gib-son, a prefeita de Ortigueira, Lourdes Banach, represen-tantes da Secretaria de Pla-nejamento, da Secretaria da Educação e da Vice-Governa-doria.

“Esse trabalho sintoniza-do do Estado com os muni-cípios garantirá a consolida-ção da implantação da nova unidade da fábrica e garantir

que todas as demandas téc-nicas e sociais dos municípios contemplados sejam atendi-das”, disse o vice-governador Flávio Arns.

Nova Unidade

A indústria Klabin já man-tém uma unidade no Paraná, no município de Telêmaco Borba, onde produz papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão on-dulado, sacos industriais e também comercializa madei-ra em toras.

A construção da nova uni-dade tem investimento pre-visto de R$ 6,8 bilhões, e o empreendimento está en-quadrado no programa de in-centivos fiscais Paraná Com-petitivo. A nova unidade tem produção projetada de 1,5 milhão de toneladas de celu-lose por ano.

Page 9: Edição nº 01 - Jornal Gazeta de Carambeí - (ainda "Folha de Carambeí")

09Carambeí, 25 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013 Folha de Carambeí

Page 10: Edição nº 01 - Jornal Gazeta de Carambeí - (ainda "Folha de Carambeí")

10 Carambeí, 25 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013AGROPECUÁRIAFolha de Carambeí

A agricultura paranaense poderá atingir o valor recorde de R$ 52 bilhões em Valor Bruto da Produção (VBP) em 2012, refe-rente à comercialização da safra agrícola e pecuária 2011/12. Esta é a primeira estima-tiva do VBP de 2012 divulgado nesta quar-ta-feira (09) pelo Departamento de Econo-mia Rural (Deral), da Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento.

A estimativa do VBP de 2012 poderá re-presentar um acréscimo de 3% sobre o VBP de 2011, que teve um faturamento bruto de R$ 50,4 bilhões, que também foi recorde. A estimativa atual reflete o aumento signifi-cativo das cotações de soja e milho, grãos em que o Paraná se destaca como grande produtor e que foram responsáveis por boa parte da pauta de exportações do Estado.

O aumento de preços dos grãos no mer-cado externo compensou, em parte, a que-bra de produção registrada na safra 11/12 em função de severa estiagem que atingiu o Paraná no início do ano passado.

Para o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, apesar do clima que dizimou boa parte da produção de grãos no primeiro semestre de 2012, o VBP indica que a renda no campo conseguiu crescer impulsionada pela posição compra-dora de commodities no mundo, face à que-bra da safra agrícola nos Estados Unidos, Argentina, Brasil, que são grandes países produtores de grãos.

Ortigara ressaltou que esse quadro de-monstra mais uma vez o vigor e a importân-cia da Agricultura na economia paranaense. Ele disse que o setor respondeu imediata-mente ao reposicionamento do mercado, embora nem todos os produtores se bene-ficiaram do aumento de preços porque a maior parte já havia vendido sua produção.

Essa é a primeira versão do VBP 2012, calculado pelo Departamento de Economia Rural (Deral). Resultados mais consolidados ainda serão enviados à Secretaria da Fazen-da e às prefeituras até o final de junho. As prefeituras terão um prazo para entrar com recursos caso achem necessário questionar a estimativa final que ainda será apresen-tada.

O Deral faz a estimativa de faturamento bruto da produção agropecuária de aproxi-madamente 500 itens em todo o Estado. O

Valor Bruto da Produçãoagropecuária aponta rendarecorde de R$ 52 bilhões

Valor Bruto da Produçãoagropecuária aponta rendarecorde de R$ 52 bilhões

A agricultura paranaense poderá atingir o valor recorde deR$ 52 bilhões em Valor Bruto da Produção (VBP)

em 2012, referente à comercialização dasafra agrícola e pecuária 2011/12.

Foto: Jonas Oliveira

resultado é utilizado pela Secretaria da Fa-zenda para compor a cesta de índices que forma o Fundo de Participação dos Municí-pios (FPM).Agricultura

O Valor Bruto da Produção da Agricultura de 2012 reflete a quebra de produção na primeira safra de grãos por causa da estia-gem e a compensação com o aumento de preços durante o ciclo da segunda safra de grãos plantada no Estado. Outras culturas plantadas em larga escala no Paraná como mandioca, fumo, cebola e tomate também contribuem com o incremento do VBP agrí-cola.

A soja continua a liderar o ranking de renda no campo, com um faturamento bruto de R$ 9 bilhões em 2012. Esse re-

sultado representa uma redução de quase R$ 2 bilhões em relação a 2011 quando o faturamento bruto da soja atingiu R$ 10,8 bilhões. A economista do Deral, Fernanda Yonamini, atribuiu a queda na renda da soja à quebra de 30% na produção em função da estiagem.

Em compensação, a renda obtida com a comercialização de milho aumentou em R$ 1,5 bilhão, principalmente em função da co-mercialização da segunda safra que foi be-neficiada pelo aumento de preços do mer-cado externo. Com isso as duas safras de milho deverão apresentar um faturamento recorde de R$ 6,4 bilhões, um aumento de 34% sobre o resultado do VBP anterior, cujo faturamento do milho foi de R$ 4,8 bilhões, também referente às duas safras plantadas no Estado.

A estimativa do Deral para a primeira sa-

fra de milho 2011/12 aponta para um fa-turamento bruto similar ao da safra ante-rior, quando atingiu R$ 2,4 bilhões, apesar da quebra de 10% na produção. Porém, a segunda safra de milho teve recorde de área plantada e produtividade, levando a um aumento na produção superior a 50%. Com o aumento ainda maior na renda ob-tida com a comercialização, o faturamento bruto do milho deve se elevar para apro-ximadamente R$ 4 bilhões na segunda sa-fra.

Feijão e trigo, grãos onde o Paraná se destaca como líder na produção, apresen-taram queda na produção e aumento de preço, o que manteve o VBP para essas duas culturas em torno de R$ 1 bilhão.

O faturamento bruto com a comerciali-zação da cana-de-açúcar aponta para bons resultados com aumento na produção e nos preços. O VBP de 2012 para o setor poderá atingir R$ 2,664 bilhões, um au-mento de quase R$ 500 milhões sobre o período anterior.

O setor florestal, correspondente à pro-dução das serrarias e laminadoras, apre-senta tendência para melhores resultados em 2012, em função do aumento de pre-ços dos produtos. Em 2011, a renda deste grupo ficou em R$ 2 bilhões.Pecuária

A pecuária apresenta tendência de ele-vação na renda em função do aumento de preços dos principais produtos criados no Estado como aves e suínos, mas também no número de abates. Segundo Fernanda Yonamini, em função do aumento de cus-tos com os preços dos grãos, a avicultura teve de reajustar seus preços, levando a uma renda de praticamente R$ 8 bilhões, que corresponde a um aumento de 25% sobre a renda de 2011.

Com a suinocultura aconteceu a mes-ma coisa, destaca Yonamini. Houve incre-mento nos abates em função do descarte de matrizes acarretado pela elevação dos custos, sem uma correção proporcional dos preços pagos aos suinocultores. O VBP da suinocultura aponta para um fatura-mento de R$ 2,3 bilhões, podendo superar em R$ 500 milhões o VBP anterior que foi de R$ 1,8 bilhão.

(AE)

Page 11: Edição nº 01 - Jornal Gazeta de Carambeí - (ainda "Folha de Carambeí")

11Carambeí, 25 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013 SAÚDE Folha de Carambeí

Erosão dental e o consumo de sucos industrializados

Atualmente, a cárie dentária já não é mais perigo para muitas crianças e adultos. O contínuo incentivo à prevenção conscientizou boa parte da população, que agora já sabe prevenir a cárie dental: três escovações diárias, utilização do fio dental e visitas regulares ao dentista são suficientes para evitar esse mal. Entretan-to, existem outras doenças bucais que agora começam a aparecer em maior número. Uma dessas doenças que requer atenção é a erosão dental.

A erosão dental é o desgaste do dente devido à ação de ácidos provenientes da dieta alimentar, como por exemplo refrigerantes, sucos industrializados e até mesmo sucos naturais. Estes alimentos, quando con-sumidos de forma errônea e em excesso podem causar o desgaste progressivo do dente, deixando-o mais fino e mais curto ao longo dos anos, podendo ocorrer sen-sibilidade e até mesmo fratura do dente.

Os sucos industrializados frequentemente fazem parte da dieta de crianças e bebês. Estes produtos tor-naram-se uma opção interessante às mães do mundo moderno, que muitas vezes trabalham fora de casa e não têm tempo de cuidar da alimentação de seus fi-lhos. Estas mães têm a praticidade dos produtos como forte aliada no seu cotidiano. Por serem considerados produtos de origem “natural”, as mães acreditam que não há perigo; os bebês são habituados a consumi-los acondicionados em mamadeiras. Entretanto, é preciso alertar as mães que a ingestão frequente e indiscrimi-nada destes sucos pode causar o desgaste irreversível da estrutura dental.

Quem faz consumo excessivo de sucos e refrigeran-tes deve reavaliar seus hábitos alimentares. Para mini-mizar o efeito do ácido, pode ser feito bochecho com água após o consumo. O uso do “canudinho” também ajuda a proteger os dentes, uma vez que minimiza o contato entre o suco e a estrutura dental. A redução da frequência de consumo também ajuda a garantir a integridade da estrutura dental.

* Carolina Barbosa Schwab

* Carolina Barbosa Schwab - Departamento de Odontologia da Prefeitura de Carambeí

A balança – um dos maiores medos das mu-lheres – às vezes parece não querer colaborar. Nes-ses momentos, mesmo colocando em prática to-dos os seus conhecimen-tos sobre dietas e emagre-cimento, o ponteiro insiste em não descer? Cuidado com os produtos que você consome!

A nutricionista Erica Fu-magali dá a dica para evi-tar esse tipo de problema: sempre checar com aten-

ção o rótulo dos alimentos que serão consumidos. “É muito importante estar-mos atentos às informa-ções, uma vez que é pos-sível fazer comparações em relação às calorias e às gorduras.

Muito cuidado para não cair em pegadinhas, como divergências entre a quan-tidade de referência na ta-bela nutricional e o total existente na embalagem”, alerta.

Outro grande erro acontece com as termino-logias. Por isso, é muito importante saber qual a diferença entre os produ-tos diet, light e zero.

A denominação “diet” diz respeito à ausência de

Cuidado com as armadilhas das dietasaçúcar e vem em produtos destinados a diabéticos, o que não quer dizer que a taxa de gordura seja reco-mendada para quem está de regime. Nesse caso, os “lights” são a escolha certa, pois terão menos calorias do que um produ-to sem essa indicação na embalagem. Já a nomen-clatura “zero” é utilizada quando há restrição ou isenção de algum nutrien-te (em comparação com a versão tradicional).

Sem exageros Quer emagrecer? En-

tão, fique atenta para um grande vilão dos regimes: esquecer o prazer de co-mer.

É comum que, na hora de cortar calorias, sobrem apenas coisas “sem gra-ça”. Isso faz com que, em duas semanas, a vontade de seguir em frente com a dieta vá pelos ares.

“Proibir um alimento não é o melhor caminho. É fundamental avaliar a qualidade do que é inge-rido ao longo do dia e fa-zer uma dieta equilibrada em calorias e nutrientes. Sem dúvida, essa é uma

solução mais acertada!”, comenta Erica.

Ficar longe dos exces-sos – mesmo que sejam frutas e barrinhas de ce-reais – é outro segredo. Programe seis refeições ao longo do dia e procu-re um profissional (médi-co ou nutricionista) para acompanhar o processo de emagrecimento.

“Recomendo estimular metas semanais para per-da de peso e ter paciência para aguardar os resulta-

dos, pois, com a discipli-na, certamente eles virão. Algumas pessoas demo-ram um pouco mais que outras; porém, acima dos objetivos estéticos, a saú-de é o maior dos presen-tes!”, conclui a nutricionis-ta.

A regra de ouro

Não se esqueça de to-mar dois litros de água por dia. A dica da nutricionista Erica Fumagali é consu-mir 300 mililitros de água 30 minutos antes de cada uma das seis refeições ne-cessárias no dia – café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

Page 12: Edição nº 01 - Jornal Gazeta de Carambeí - (ainda "Folha de Carambeí")

12 Carambeí, 25 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013CLASSIFICADOSFolha de Carambeí

Page 13: Edição nº 01 - Jornal Gazeta de Carambeí - (ainda "Folha de Carambeí")

13Carambeí, 25 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013 Folha de Carambeí

Page 14: Edição nº 01 - Jornal Gazeta de Carambeí - (ainda "Folha de Carambeí")

14 Carambeí, 25 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013VARIEDADESFolha de Carambeí

HORÓSCOPODe 25/01/2013 até 01/02/2013

ÁRIES21 de Março a 19 de AbrilRegente: Marte Cor: Vermelho Elemento: Fogo

TOURO20 de Abril a 20 de MaioRegente: Vênus Cor: Verde Elemento: Terra

GÊMEOS21 de Maio a 21 de JunhoRegente: Mercúrio Cor: Amarelo Elemento: Ar

CÂNCER22 de Junho a 22 de JulhoRegente: Lua Cor: Branco Elemento: Água

LEÃO23 de Julho a 22 de AgostoRegente: Sol Cor: Alaranjado Elemento: Fogo

VIRGEM23 de Agosto a 22 de SetembroRegente: Mercúrio Cor: Violeta Elemento: Terra

LIBRA23 de Setembro a 22 de OutubroRegente: Vênus Cor: Azul Elemento: Ar

ESCORPIÃO23 de Outubro a 21 de NovembroRegente: Plutão Cor: Púrpura Elemento: Água

SAGITÁRIO22 de Novembro a 21 de DezembroRegente: Júpiter Cor: Azul Elemento: Fogo

CAPRICÓRNIO22 de Dezembro a 19 de JaneiroRegente: Saturno Cor: Marrom Elemento: Terra

AQUÁRIO20 de Janeiro a 18 de FevereiroRegente: Urano Cor: Azul e cinza Elemento: Ar

PEIXES19 de Fevereiro a 20 de MarçoRegente: Netuno Cor: Violeta Elemento: Água

O Sol ingressando no signo de Aquário e a Lua no signo de Touro abrem a semana trazendo conflitos entre questões ma-terialistas e intenções humanitárias, vai ser preciso se chegar a um ponto de equilíbrio entre elas.

O glamour e a luxúria estão livres para seduzir as pessoas que não podem viver sem elas. Tempo de esbanjar boas so-mas de dinheiro. Um período com muitas reuniões e negocia-ções para que os seus objetivos sejam finalizados.

Em Gêmeos, tudo já foi manifestado. É hora de espalhar a notícia, o momento de entrar em contato com o meio em que o que foi criado se manifestou. Neste contato, algo irá mudar, para dar início a um novo impulso.

Diante da ponderação, Câncer dá de ombros: o que importa é o entusiasmo do combate. Vem daí seu estouvamento, sua impaciência e a afirmação de um desejo independente que não obedece regras.

Desafiar o ambiente externo, que pode ser hostil, é algo que precisa ser feito com coragem. Leão é conhecido pela força - até mesmo autoritária e tirânica - com que impõe sua von-tade, para realizar seu próprio destino.

O virginiano possui um temperamento instável e nervoso, pois a própria condição de estar atento ao que precisa ser reformulado e reciclado provoca a sensação de que tudo pode ser melhor.

Libra é um signo mental. Gosta de florescer, fazer arte e equi-librar, daí seu símbolo ser a balança, que procura harmonizar até os elementos mais diversos. Para fazer isso, é preciso julgar e avaliar, mas o libriano teme o julgamento e hesita.

A posse e a propriedade - do corpo, do afeto, dos bens - se manifesta com toda a intensidade neste signo. Quer conhecer o que está além e não se contenta com as aparências. Vem daí sua capacidade de revelar segredos.

Precisa testar as verdades do Escorpião e tem que colocar em prática a propaganda do que acredita. Assim, o sagitariano quer sempre mais e melhor. De quebra, faz tudo com gene-rosidade e alegria.

Como todo signo social (acima do horizonte), este é devotado ao mundo das relações humanas. Os nascidos em capricór-nio são dedicados à sociedade porque desejam realizar obras para a posteridade.

Aquário é o signo que usa a racionalidade e confia na men-talidade das pessoas enquanto coletividade. Seu nativo age mais na coletividade do que em relações pessoais. Quer o fim do poder central, por ser justo e racional.

Em um mar de emoções instáveis, acompanha todos que es-tão se despedindo de um ciclo, daí sua relação com os inter-natos. Os hospitais, onde muitos passam de um plano para outro, também é um lugar relacionado com Peixes.

Um certo homem plantou uma rosa e passou a regá-la constantemente e, antes que ela desabrochasse, ele a examinou.Ele viu o botão que em breve desabrocharia, mas notou espinhos sobre o talo e pensou:“Como pode uma bela flor vir de uma planta rodeada de espinhos tão afiados?”Entristecido por este pensamento, ele se recusou a regar a rosa, e, antes que esti-vesse pronta para desabrochar, ela morreu. Assim é com muitas pessoas.Dentro de cada alma há uma rosa: as qualidades dadas por Deus e plantadas em nós crescendo em meio aos espinhos de nossas faltas. Muitos de nós olhamos para nós mesmos e vemos apenas os espinhos, os defeitos. Nós nos desesperamos, achando que nada de bom pode vir de nosso interior.Nós nos recusamos a regar o bem dentro de nós, e, consequentemente, isso mor-re. Nós nunca percebemos o nosso potencial.Algumas pessoas não veem a rosa dentro delas mesmas;Alguém mais deve mostrá-la a elas. Um dos maiores dons que uma pessoa pode possuir ou compartilhar é ser capaz de passar pelos espinhos e encontrar a rosa dentro de outras pessoas.Esta é a característica do amor - olhar uma pessoa e conhecer suas verdadeiras faltas. Aceitar aquela pessoa em sua vida, enquanto reconhece a beleza em sua alma e ajuda-a a perceber que ela pode superar suas aparentes imperfeições. Se nós mostrarmos a essas pessoas a rosa,Elas superarão seus próprios espinhos.Só assim elas poderão desabrochar muitas e muitas vezes.

Pum, o Calabocae o Respeito

Eram 3 irmãos: o Pum, o Calaboca, e o Respeito. O Pum cometeu um crime e foi preso e o Calaboca e o Respeito foram soltá-lo da cadeia. O Respeito ti-nha medo da delegacia e então ficou na esquina e

o Calaboca entrou. O de-legado logo perguntou… - Qual é o seu nome: - Calaboca. - Uai. Cadê o Respeito? - Ficou na es-quina. - O que você veio fazer aqui? - Soltar o Pum.

O MineiroPreguiçoso

Uma pesquisadora do IBGE bate à porta de um sitiozinho perdido no inte-rior

de Minas.

Tony SouzaPensamento do Dia...

- Essa terra dá mandio-ca?

- Não, senhora. – res-ponde o roceiro.

- Dá batata?- Também não, senho-

ra!- Dá feijão?- Nunca deu!- Arroz?- De jeito nenhum!- Milho?- Nem brincando!- Quer dizer que por

aqui não adianta plantar nada?

- Ah! …Se plantar da !!!

Participe desta página. Envie e-mail [email protected] com piadas ou sugestão de

passatempos que você gostaria de ver publicado aqui.

Page 15: Edição nº 01 - Jornal Gazeta de Carambeí - (ainda "Folha de Carambeí")

15Carambeí, 25 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013 CULINÁRIA Folha de Carambeí

Vamos fazer um cupcake?

Ingredientes• 2 + ¾ xícaras (de chá) de farinha de tri-go• 1 xícara (de chá) de manteiga• 2 xícaras (de chá) de açúcar• 1 xícara (de chá) de leite• 1 colher (de sopa) de fermento em pó• 1 colher (de chá) de essência de baunilha• 4 ovos grandesModo de preparo• Coloque a manteiga na batedeira e bata até ficar cremosa.• Acrescente o açúcar aos poucos com a batedeira ligada até que fique uma mistura fofa.• Acrescente os ovos um por um sem parar de bater.• Tire a mistura da batedeira e acrescente a farinha peneirada, intercalando com o leite.• Acrescente a essência de baunilha e por último o fermento.• Misture levemente.• Pré-aqueça o forno a 180°C.• Coloque a massa nas forminhas.• Asse por aproximadamente 20-25 min.• Recheie e ponha a cobertura que mais te agrada!!!

Ingredientes1 lata de abacaxi escorrida ou 1 abacaxi natural (sem o talo) e pica-doCreme belga:1 lata de leite condensado2 gemas½ xícara de leiteMerengue:4 claras12 colheres de sopa de açúcar

Modo de PreparoLeve ao fogo as gemas peneiradas com o leite e o leite condensado, mexa em fogo baixo até engrossar. Reserve.Misture muito bem as claras com o açúcar e leve ao fogo baixo , mexendo sempre , só para amornar, mas tem que ser muito rápido, a clara líquida.Bata imediatamente na batedeira , até encorpar e virar um meren-gue. Monte um refratário untado com camada de abacaxi , creme belga e o merengue. Leve ao forno bem quente , por aproximada-mente 5 minutos só para dourar o merengue.Sirva quente ou frio.Se preferir monte taças e não é necessário levar ao forno.

Abacaxi com creme de leite condensado

OFERTAS VÁLIDASDE 25/01 A 01/02

Page 16: Edição nº 01 - Jornal Gazeta de Carambeí - (ainda "Folha de Carambeí")

16 Carambeí, 25 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013Folha de Carambeí“Lute com determinação, abrace a vida compaixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante”.

Charles Chaplin

Entre as formandas docurso de Administração

pela Faculdade Uniãodestaque para ascarambeienses

Silmara Waceliko eAmanda Neves.

Parabéns pela conquista.

Da equipe da Loja Friss, Rosemeri, Kétni que éproprietária da loja e Carmem.

Parabéns pela loja linda e extremo bom gosto!!!!

Quem comemorou aniversáriono dia 20/01 foi Angela Pedrollo,na foto com sua mãe Ivone.Felicidades!!!!

Felicitações para a queridaAdelita Kremes pela

passagem de seu aniversário.

Destaque para as primasMariana, Amanda e Emanuelly.

Bodas de Cristal – 15 anos de matrimônio deCris & Everaldo.

[email protected]