carambeí notícias edição 49

16
Em 1995, o então distrito de Castro contava com pouco mais de 5 mil eleitores, número suficiente para a realização do plebiscito, conforme prevê a Lei Estadual n.º 56 de 18 de fevereiro de 1991. Precisamente, no dia 13 de dezembro daquele ano dos 4.292 eleitores aptos a votar, 4.104 compareceram às urnas e 3.844 votaram a favor da criação do município de Carambeí. A instalação se deu em 1º de janeiro de 1997. N o último dia 13 de dezembro nossa amada e queri- da Carambeí completou seus 17 anos de emancipa- ção política. Temos algo a comemorar? Não muito. Porém uma data tão especial não poderia ser esquecida no calendário como se não tivesse a menor importância. Esse “esquecimento” foi instituído por questões comerciais (3 feriados em dezembro) o que geraria muitos custos e mui- tas perdas para o comércio. E com isso Carambeí ficou sem festa de aniversário, que é comemorado de forma secundá- ria no dia 04 de abril junto das festividades da imigração. Queremos externar nossos parabéns a esta bela cidade 17 anos desde a emancipação política e dizer que apesar de ser tão jovem politicamente Carambeí já possui uma prodigiosa história. Tivemos conquistas, mas infelizmente nossa breve história em sua maior parte não é motivo de orgulho e sim uma desconfortável e conturbada história de escândalos envolvendo os políticos locais. Esta- mos a alguns dias de começar uma nova etapa com o início de um novo mandato no Executivo e Legislativo, queira Deus que a história comece a ter novos rumos e que tenhamos encerrado este ciclo de (afastamento e cassação de prefeitos e de escândalos envolvendo vereadores). Carambeí tem um potencial, humano e de riquezas incon- testável, só precisamos de gente comprometida com os reais interesses de toda a comunidade no comando das Leis e na Execução das mesmas. A todos os Carambeienses nasci- dos, ou por opção nosso muito obrigado por seus esforços em tornarem esta cidade cada dia mais bela e próspera! É o trabalho de cada um de vocês que possibilita o sonho de um futuro onde possamos compartilhar riquezas, co- nhecimento e nos tornar uma grande família, unidos num único objetivo, o de tornar esta cidade um lugar perfeito para se viver, trabalhar e ser feliz! Parabéns Carambeí pelos seus (17) dezessete anos de emancipação política! CARAMBEÍ CARAMBEÍ Do Pitangui ao Iapó Carambeí Notícias Quem lê, sabe! Fotos: Arquivo Prefeitura Municipal ESPECIAL

Upload: paulo-cesar

Post on 10-Mar-2016

256 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Carambeí Notícias edição 49

TRANSCRIPT

Page 1: Carambeí Notícias edição 49

Em 1995, o então distrito de Castro contava com pouco mais de 5 mil eleitores, número suficiente para a realização do plebiscito, conforme prevê a Lei Estadual n.º 56 de 18 de fevereiro de 1991. Precisamente, no dia 13 de dezembro daquele ano dos 4.292 eleitores aptos a votar, 4.104 compareceram às urnas e 3.844 votaram a favor da criação do município de Carambeí. A instalação se deu em 1º de janeiro de 1997.

No último dia 13 de dezembro nossa amada e queri-da Carambeí completou seus 17 anos de emancipa-ção política. Temos algo a comemorar? Não muito.

Porém uma data tão especial não poderia ser esquecida no calendário como se não tivesse a menor importância. Esse “esquecimento” foi instituído por questões comerciais (3 feriados em dezembro) o que geraria muitos custos e mui-tas perdas para o comércio. E com isso Carambeí ficou sem festa de aniversário, que é comemorado de forma secundá-ria no dia 04 de abril junto das festividades da imigração.

Queremos externar nossos parabéns a esta bela cidade

17 anos desde a emancipação políticae dizer que apesar de ser tão jovem politicamente Carambeí já possui uma prodigiosa história. Tivemos conquistas, mas infelizmente nossa breve história em sua maior parte não é motivo de orgulho e sim uma desconfortável e conturbada história de escândalos envolvendo os políticos locais. Esta-mos a alguns dias de começar uma nova etapa com o início de um novo mandato no Executivo e Legislativo, queira Deus que a história comece a ter novos rumos e que tenhamos encerrado este ciclo de (afastamento e cassação de prefeitos e de escândalos envolvendo vereadores).

Carambeí tem um potencial, humano e de riquezas incon-testável, só precisamos de gente comprometida com os reais

interesses de toda a comunidade no comando das Leis e na Execução das mesmas. A todos os Carambeienses nasci-dos, ou por opção nosso muito obrigado por seus esforços em tornarem esta cidade cada dia mais bela e próspera!

É o trabalho de cada um de vocês que possibilita o sonho de um futuro onde possamos compartilhar riquezas, co-nhecimento e nos tornar uma grande família, unidos num único objetivo, o de tornar esta cidade um lugar perfeito para se viver, trabalhar e ser feliz!

Parabéns Carambeí pelos seus (17) dezessete anos de emancipação política!

CARAMBEÍCARAMBEÍDo Pitangui ao IapóCarambeí Notícias

Quem lê, sabe!

Foto

s: Ar

quiv

o Pr

efei

tura

Mun

icip

al

ESPE

CIA

L

Page 2: Carambeí Notícias edição 49

* TIRAGEM: 2 MIL EXEMPLARES

Carambeí NotíciasQuem lê, sabe!

CARAMBEÍ, 14 A 21 DE DEZEMBRO DE 2012*EDIÇÃO 49 - ANO I

WWW.CARAMBEINEWS.COM * CIRCULAÇÃO SEMANAL - GRATUITO

Pág. 05

Pág. 05

Pág. 06

Pág. 03

GREVE PODE SER DEFLAGRADA NA

SEGUNDA

Lei que altera a forma de fi xação dos salários é aprovada

‘Proerd’ forma mais alunos

Atleta vence prova em Londrina

Ao todo, 393 crianças que foram diplomadas com o certifi cado de conclusão. Na ocasião a soldado Pâmela Wetting instrutora do progra-ma na cidade comandou a solenidade junto aos policiais da região que participaram ativa-mente do PROERD.

Em primeira discussão, o projeto de emenda a Lei Orgânica Municipal (LOA), que dispõe so-bre a alteração na forma de fi xação dos salários do prefeito, vice-prefeito e secretários foi apro-vado por seis votos contra três em uma sessão extraordinária na última segunda-feira (10).

Foto/Arquivo CN

Page 3: Carambeí Notícias edição 49

POLÍTICA | 03Carambeí NotíciasQuem lê, sabe!

Emenda a LOA passa com três votos contrários

Gleydson Carlos

GLEYDSON CARLOS

Em primeira discussão, o projeto de emenda a Lei Orgânica Muni-

cipal (LOA), que dispõe so-bre a alteração na forma de fi xação dos salários do pre-feito, vice-prefeito e secre-tários foi aprovado por seis votos contra três em uma sessão extraordinária na úl-tima segunda-feira (10). No entanto, a modifi cação tem gerado opiniões divergen-tes entre os parlamentares.

Para o vereador Pedro Ivo Bueno (PSD), o projeto pode não ter sido conside-rado inconstitucional, mas esbarra na imoralidade. “No meu ponto de vista é uma usurpação, um roubo do di-nheiro público. Eu diria que é uma artimanha porque nesta altura do campeona-to já sabemos quem serão os benefi ciados”, assinalou.

A vereadora Lourdes Fer-reira (PDT) também se diz contrária à emenda por en-tender que os subsídios dos vereadores somente pode-riam ser alterados antes das eleições. “Querem mudar a lei agora que já sabemos quem é o prefeito, porque não votaram antes das elei-

Foto/Arquivo CN

CARAMBEÍ, 14 A 21 DE DEZEMBRO DE 2012

Os servidores municipais não terão recesso de fi m de ano. A informação foi publi-cada na última quarta-feira na edição extraordinária do Diário do Município. O decreto, assinado pelo pre-feito Leon Larocca (PSDB), estabelece ‘folga’ apenas na semana de natal e ano novo. Na opinião de Laroc-

O DETRAN-PR decidiu acatar uma recomendação do Mi-nistério Público e vai proibir que órgãos da administração pública possam escolher as placas dos veículos ofi ciais. Em muitas cidades, os prefeitos usam as placas dos carros ofi -ciais com letras e números que fazem menção a siglas e números de partidos políticos. O capricho custa, possivel-mente para os cofres públicos, R$ 100 por veículo, taxa co-brada pelo Detran. Em Carambeí, o carro ofi cial adquirido e emplacado pelo ex-prefeito Osmar Rickli (PSDB), um Azera possui (não coincidentemente) o número 45, o mesmo do PSDB. Se o próximo prefeito se importar em circular por aí com a placa do 45 terá se desfazer do carro e não poderá optar, por exemplo, por um fi nal 25, do seu partido.

A solenidade de diploma-ção dos eleitos de Caram-beí acontecerá no próximo dia 18, no salão do júri no Fórum de Castro. Poste-riormente, em primeiro de janeiro acontece a pos-se do prefeito municipal e

Certo vereador e vereadora, ambos estreantes, foram fl a-grados tomando um cházinho da tarde. Na pauta da con-versa, possivelmente, a composição da chapa para concor-rer à presidência da Câmara. O vereador Ilson Caninana (PSC) é um pretenso candidato a encabeçar a chapa do governo. A indicação do nome de Caninana pode estar ligado a uma pequena pressão dos demais partidos que apoiam Osmar Blum (DEM), evitando assim que o coman-do da Casa também fi que sob o poder dos Democratas. A informação foi confi dênciada por alguém próximo a Cani-nana, que afi rmou: “do contrário ele poderá sair candidato [á presidência] pela oposição. Apoio ele tem,” afi rmou. Apontados desde já como

principais rivais da eleição para o governo do Estado em 2014, a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT) e o governador Beto Richa (PSDB), protagoniza-ram na última quarta-feira, na cerimônia de inaugura-ção da usina hidrelétrica de Mauá, uma espécie de pré-

ca “não é justo que alguns funcionários trabalhem e outros fi quem em casa sem fazer nada, enquanto está ocorrendo o fechamento da administração que depen-de da presença de todos”, declarou o prefeito ao con-fi rmar que ofi cialmente no dia 17 inicia o processo de transição entre os governos.

Sem recesso!

Propaganda política?

Richa e Gleisi se confrontam

Diplomação

Cházinho

ções?”, questionou Lourdes ao apontar o vereador Bart Janssen (PMDB). “Eu acho inclusive que o vereador Bart [eleito vice-prefeito] deveria abster-se de votar porque senão estará legis-lando em causa própria”, opinou.

Ao contrário dos cole-gas, o vereador Antônio Joel Coza (PSDB) ressal-tou que sempre concordou com o aumento de salário, principalmente do prefei-to e secretários. “O salário do prefeito de Carambeí é o menor dos Campos Ge-rais. E qual profi ssional, por exemplo, um engenheiro, com conhecimento técni-co vem trabalhar por R$ 4 mil reais? Além disso, este projeto iria mesmo pas-sar antes das eleições, mas muitos vereadores fi caram com medo. Faltou vontade política. Estamos falando em ajustes, não em grandes salários”, revelou.

O presidente da Comis-são de Justiça e Redação, vereador Inácio Povaz Filho (DEM) explica que a matéria trata apenas de uma adap-tação da legislação muni-

cipal com a Constituição Federal. “O que estamos votando é apenas a ade-quação da lei municipal que está ocorrendo em todos os estados. Não estamos fi xan-do o salário de ninguém”, argumentou o vereador dizendo que possivelmen-te um projeto de fi ação de salários [com valores] não deve vir nesta legislatura. “Mas se vier, também con-cordo que o vereador Bart abstenha-se de votar, para que não esteja legislando em causa própria”, disse.

A proposição possui as assinaturas dos vereadores Inácio Povaz Filho (DEM), Antônio Joel Coza (PSDB), Ilson Caninana (PSC), João Esmael Penteado (DEM), Bart Janssen (PMDB) e Al-cindo Valenga (PTN) e os votos contrários dos verea-dores Patrícia Kremer (PHS), Lourdes Ferreira (PDT) e Pe-dro Ivo Bueno (PSD).

A segunda votação deve acontecer no prazo de dez dias em sessão extraordiná-ria, já que o calendário de sessões ordinárias se encer-rou no último dia 11.

A modifi cação tem gerado opiniões divergentes entre os parlamentares.

dos onze vereadores. Neste mesmo dia, está marcada ainda a eleição para a esco-lha da nova composição da Mesa Diretora que irá co-mandar a Câmara de Vere-adores pelo próximo biênio (2013-2014).

via antecipada da disputa pelo poder político no Para-ná. Gleisi criticou a decisão do governo paranaense e da Copel de não aderirem à proposta do governo fede-ral de redução das tarifas de energia elétrica. O gover-nador reagiu classifi cando a iniciativa de “demagógi-ca e populista”. A polêmi-

ca é motivada pela Medida Provisória baixada pelo go-verno federal, que prevê a prorrogação de concessões do setor elétrico, em tro-ca da redução da margem de lucro das empresas de geração e transmissão de energia. Fonte: Site Bem PR

Page 4: Carambeí Notícias edição 49

04 | POLÍTICA Carambeí NotíciasQuem lê, sabe!

Blum mantém mistério em torno dos nomes que irão compor sua equipe de governo

Prefeitura quer responsabilizar Câmara pelo descumprimento do TAC

Câmara difi culta entrega de documentos

Gleydson Carlos

CARAMBEÍ, 14 A 21 DE DEZEMBRO DE 2012

As especulações es-tão cada vez maio-res em torno dos

nomes que irão compor o primeiro escalão do go-verno Osmar Blum (DEM). No entanto, a lista defi ni-tiva com os nomes e seus respectivos cargos seguem em mistério, guardados a sete chaves pelo prefeito e sua equipe de confi ança que deverá ser a mesma a ocupar os principais cargos no novo governo. Apesar disso, o novo prefeito diz que vai esperar, para anun-ciar ofi cialmente os nomes, até a solenidade de diplo-mação dos eleitos, marcada para acontecer no próximo dia 18 dezembro, no Teatro Bento Mussurunga em Cas-tro.

A indicação dos nomes atende de certa forma aos partidos que compõe a base do novo governo (PTB / PMDB / PTN / PSC / PR / DEM), mas depende tam-bém da confi ança do pre-feito e de seu vice, vereador Bart Janssen (PMDB) que assim como os demais par-tidos integrantes teve sua oportunidade de indicar al-guns nomes.

Nos bastidores, não há in-formações concretas e tão

PREFEITO MUNICIPAL OSMAR BLUM

CHEFE DE GABINTE MÁRCIO TAQUES

SEC. ADMINISTRAÇÃO SÉRGIO DA LUZ

SEC. FINANÇAS ROSANE DEFINSKI

SEC. DESENVOLVIMENTO ROSNEI RIBEIRO

SEC. EDUCAÇÃO ANA WIESLA

SEC. SAÚDE FABÍOLA VIOL

SEC. OBRAS EMANOEL TEIXEIRA BUENO

SEC. PLANEJAMENTO JOSÉ QUEIROZ

PROCURADOR GERAL DAVI ARTERO

ASSESSOR ESPECIAL OLIVIR DE PAULA

ASSESSOR ESPECIAL LUIZ CARLOS PESTANA

ASSESSOR ESPECIAL MARCOS MOREIRA

ASSESSOR ESPECIAL SAMIR CHUERY

SEC. MEIO AMBIENTE ALINE VALER

SEC. ASSISTÊNCIA SOCIAL FÁTIMA POVAZ

SEC. ESPORTES SANDRO DE OLIVEIRA

pouco pessoas próximas a Osmar Blum que queiram arriscar algum palpite sobre a composição de sua equi-pe que assumirá a Prefeitu-ra de Carambeí no primeiro dia de janeiro de 2013.

Diante disso, o Carambeí Notícias formulou um orga-nograma com a simulação

Na tentativa de responsa-bilizar a Câmara de Verea-dores de Carambeí pelo não cumprimento [de parte] do Termo de Ajuste de Condu-ta (TAC) - assinado em 2008, pelo ex-prefeito Osmar Ri-ckli (PSDB), que na época se comprometeu a cumprir dez ações ambientais, entre elas, o funcionamento prá-tico do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos (CTR), esta semana, o Procurador Geral do Município, Marce-lo Greskiv acionou o Minis-tério Público da Comarca de Castro.

Segundo Marcelo Greskiv, a documentação a cerca da reprovação do projeto lei pela Câmara de Vereadores, que con-sequentemente gera o descumprimento do TAC, já deveria estar no Minis-tério Público (MP), mas o Legislativo Municipal teria protelado em pelo menos quarenta dias a entrega da documenta-ção. “E ainda estão fal-

de nomes próximos, que compõem a nova conjuntu-ra política e tem chances de assumir cargos no primeiro escalão do governo Blum.

Para a chefi a de Gabinete é dado como certo o nome do ex-coordenador de cam-panha de Blum e presidente do diretório municipal De-

mocratas, Márcio Taques. Para a secretária de Admi-nistração cogita-se o nome do advogado Sérgio Rodri-gues da Luz (PSC). Na secre-taria de Finanças, o nome é da atual controladora da Prefeitura, a servidora Ro-sane Defi nski. O empresário Rosnei Ribeiro poderá assu-

mir a secretaria de Desen-volvimento. A professora Ana Wiesla possivelmente fi cará a frente da Educação. Na Saúde, a farmacêutica Fabíola Viol.

O nome de Emanoel Tei-xeira Bueno pode estar em meio aos nomes para o car-go de secretário de Obras e Serviços Públicos. O em-presário José Queiroz no Planejamento e Urbanismo. Para a secretaria de Meio Ambiente espera-se a per-manência de Aline Teixeira Valer de Macedo. Fátima Povaz (DEM) é uma das mais cotadas para à Assistência Social e Sandro Marcelo de Oliveira no Esporte comple-tariam a lista de ‘supostos’ secretários de Blum.

No rol das assessorias es-peciais, outro nome defi ni-tivo da lista é o advogado Davi Artero para a Procu-radoria Geral do Município. As outras quatro vagas po-derão ser assumidas pelo contador Olivir de Paula, o ex-vereador Luiz Carlos da Silva Gomes (Pestana), Mar-cos Moreira e o ex-coorde-nador de marketing Samir Chuery, outro remanescen-te que poderia ser apro-veitado na equipe do novo prefeito.

Foto/Simulação

tando às atas da sessão de reprovação do projeto e a gravação de áudio da sessão. Inclusive fi z pe-didos verbalmente para próprio Penteado [verea-dor e presidente da Casa, João Esmael] , pois preci-sava dar uma justifi cativa ao MP. Mas nãos ei o que acontece, ultimamente retirar documentos [na Câmara] está muito len-to”, comentou.

Na documentação envia-da à promotoria, o advoga-do destacou que a prefei-tura de Carambeí “efetuou todos os procedimentos necessários para cumprir o TAC, que a gestão anterior não respeitou, mas que a mesma teve barreiras quan-do do enviou do projeto de lei em anexo, o qual foi le-vado à Câmara para a apre-ciação, a qual por motivos desconhecidos e com base em fundamentos ilógicos votaram pela não aprova-ção do projeto”, diz o texto.

O ofício em anexo ressalta

ainda que a desaprovação do projeto de lei que outor-garia a concessão do servi-ço de coleta de lixo urbano e administração do CTR ‘colocou em xeque’ todo o processo efetuado pelo po-der Executivo. “[...] Optando este órgão, de que seja res-ponsabilizada a Câmara de Veadores de Carambeí (PR) caso não seja atingido pelo Executivo, os itens do TAC em sua totalidade, pois face procedimento infundado, os mesmo não aprovaram o projeto que consta (em anexo)”, fi naliza.

A lista defi nitiva com os no-mes e seus respectivos cargos seguem em mistério, guarda-dos a sete chaves pelo prefeito e sua equipe de confi ança que deverá ser a mesma a ocupar os principais cargos no novo governo.

A indicação dos nomes aten-de de certa forma aos partidos que compõe a base do novo go-verno (PTB / PMDB / PTN / PSC / PR / DEM), mas depende tam-bém da confi ança do prefeito e de seu vice, vereador Bart Jans-sen (PMDB)

Page 5: Carambeí Notícias edição 49

COTIDIANO | 05Carambeí NotíciasQuem lê, sabe!

Proerd forma 393 em Carambeí

Sem proposta, trabalhadores da BRF ameaçam cruzar os braços

Ana Paula Inácio

CARAMBEÍ, 14 A 21 DE DEZEMBRO DE 2012

No último dia 7 aconte-ceu em Carambeí, no gi-násio municipal Art Jan de Geus mais uma cerimônia de formatura dos alunos do PROERD - Programa Edu-cacional de Resistência às Drogas. Nesta edição 393 alunos dos quintos anos das escolas do município receberam seus certifi cados de formação no curso PRO-ERD. Várias autoridades civis e militares acompanharam a solenidade. O programa já existe a nove anos em Carambeí, em parceria da Polícia Militar e a prefeitura através da SMEC – Secreta-ria Municipal de Educação e Cultura.

O PROERD é um progra-ma de formação ministrado por policiais militares para as crianças do ensino fun-damental, onde é ensinado o quão prejudicial são as

Em assembleia geral na tarde da última quarta-feira (12), os

funcionários da unidade da Brasil Foods (BRF) em Carambeí rejeitaram a pro-posta de reajuste salarial de 7,5% e um acréscimo de R$ 10 no vale refeição. Mesmo com 95% dos trabalhado-res que votaram contrário a proposta da empresa, o sindicato da categoria (SIN-TAC) espera uma nova pro-posta da BRF que se apro-xime das reivindicações dos trabalhadores, o que poderá evitar a defl agração da paralisação da unidade marcada para acontecer na próxima segunda-feira (17).

De acordo com o diretor geral do SINTAC, Wagner

drogas. Além disto, entra no projeto de forma pedagógi-ca, a descrição de todas as substâncias nocivas a saúde que normalmente “surgem na vida das crianças cada vez mais cedo, como álco-ol, cigarro, inalantes, drogas

entre outras. Além de ser ensinado o mal que as dro-gas podem causar também ensinam estratégias para resistir e aprender a dizer não às drogas.

A formatura contou com a participação de instrutores

do PROERD, o mascote, o leão, que simboliza a força e o domínio que o jovem deve ter perante o perigo das drogas. Ao todo, 393 crianças que foram diplo-madas com o certifi cado de conclusão. Na ocasião

a soldado Pâmela Wetting instrutora do programa na cidade comandou a sole-nidade junto aos policiais da região que participaram ativamente do PROERD. Du-rante a formatura os instru-tores da PM, dançaram com as crianças e fi zeram o jura-mento solene de manter-se distante das drogas.

Estiveram presentes as seguintes autoridades: Ca-pitão Ricardo Barbosa, Te-nente Saulo, Coordenador Estadual do Proerd, Sargen-to Medeiro, Sargento Stad-ler que comandou a soleni-dade. Também o prefeito de Carambeí Leon Dennis La-rocca, a secretária de Educa-ção Solange Maria Spinardi Vieira e demais diretores e professores da rede munici-pal de ensino.

Foto:Lucas Los

Foto:Arquivo CN

do Nascimento a empresa teria oferecido atender as reivindicações salariais so-mente a partir de março de 2013. “É por isso que esta-mos mobilizando a classe, porque é uma proposta in-sufi ciente. Os trabalhadores estão refutando a proposta e dizendo sim a greve”, des-tacou.

Seara

Após duas rodadas de negociações, a Seara acei-tou a proposta salarial (2013/2014). Entre os be-nefícios conquistados pelo sindicato estão o reajuste salarial de 9,5% e os ganhos reais entre 11% e 16% para os funcionários com cin-co, dez e quinze anos de

empresa. “Conseguimos a antecipação da Norma Re-gulamentadora (NR) que estabelece pausas de tra-balho a cada 60 minutos. A melhoria no auxílio esco-lar, insalubridade, liberação para o acompanhamento dos fi lhos [do funcionário] ao médico, auxilio creche, aviso prévio especial e a manutenção das demais clausuras sociais do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) pré-existentes”, completou Nascimento.

Até o fechamento des-ta edição, a BRF não havia apresentado nenhuma nova proposta salarial.

Gleydson Carlos

Page 6: Carambeí Notícias edição 49

06 | COTIDIANO Carambeí NotíciasQuem lê, sabe! CARAMBEÍ, 14 A 21 DE DEZEMBRO DE 2012

A primeira edição do Ca-rambeí Radical atraiu cer-ca de 80 pilotos de BMX e perto de 50 skatistas vindos de Apucarana, Guarapuava, Londrina, Telêmaco Borba, Pirai do Sul, Ponta Grossa, Piraquara, Castro e Itajaí (SC). As manobras radicais chamaram a atenção do público que compareceu à pista na Avenida das Flores.

Na disputa do BMX, que foi dividido em três catego-rias teve como vencedor da mirim o carambeiense Hen-drik Aurélio. Na iniciante outro atleta da casa faturou o primeiro lugar – Maycon Sampaio. Já na categoria Open, que conta com a par-ticipação de pilotos profis-sionais, o primeiro lugar foi para Ponta Grossa, conquis-tado pelo piloto Danilo Bue-

O atleta Valdir Ferreira da Silva venceu, no último do-mingo (09), a 12ª edição da Prova Pedestre Cidade de Londrina. O carambeien-se conquistou o troféu de primeiro lugar na modali-dade 10 km, na categoria que reuniu atletas com ida-des de 35 até 39 anos, com o tempo de 37’42’’. Nilton Ribeiro, também do muni-cípio, ficou em quarto na modalidade 4 km.

Valdir conta que foi o se-gundo ano que participou da competição, “em 2011 fiquei em quinto [lugar], ao longo do ano intensifi-quei os treinos e conquistei o primeiro lugar” relata. A corrida foi dividida em três categorias com percursos

A equipe feminina de vô-lei conquistou o terceiro lugar da Copa Cidade de Ponta Grossa, que encerrou no último final de semana, no ginásio Oscar Pereira. Carambeí venceu a equipe de Climetes pelo placar de 2 sets a 1.

Segundo o técnico da equipe, Luís Otavio “Ne-gão”, esse título é inédito para o voleibol de Caram-beí, “a equipe adulta femi-nina, formada neste ano,

A pesquisa do Procon-PR apontou diferença de quase 100% em preços de alimen-tos natalinos vendidos em dez supermercados de Curi-tiba. É o caso da sidra sem álcool, Cereser, que pode ser encontrada de R$ 5,35 a R$ 10,69. O levantamento de preços, feito de 3 a 7 de dezembro, está disponível no site www.pr.gov.br/pro-conpr, no link “Pesquisas”.

O Procon verificou pre-ços de 113 itens mais con-sumidos nesta época do ano, como carnes, bebidas

no, o Ferrugem. A segunda colocação ficou com o pilo-to de Carambeí, Marcelinho Amaral. O terceiro lugar foi conquistado por Paulinho Saçaki, de Apucarana.

O skate, disputado na qua-dra da Apae/Esco Lar nas categorias iniciante e ama-dor, teve como campeão da iniciante o atleta Fábio Cavera, de Ponta Grossa. Já na categoria amador que faturou o troféu de primeiro lugar foi Caio O., o caram-beiense Fábio Iantas ficou em segundo na amador.

O organizador do even-to faz um balanço positivo, ressaltando a presença de atletas locais em todas as premiações. “Objetivo al-cançado, com presença de público em massa, com cer-teza ficará na história, pois

esse campeonato teve um alto nível de competidores e inédito no porte e estru-tura na região dos Campos Gerais e até no Paraná”, co-menta.

Willeandro já anunciou a realização da segunda edi-ção do evento em 2013. “Para o próximo ano, que-remos fazer o 2º Carambeí Radical dividido em quatro fins de semana com compe-tições separadas, skate, bmx - incluindo bike/freeriding, motocross e quadriciclo (enduro)”, anuncia. O even-to contou ainda na progra-mação com a apresentação de três bandas, do MC Ma-goo e as apresentações de street dance.

Carambeí Radical supera expectativas

Carambeiense vence prova em Londrina

Carambeí fica em terceiro na Copa Cidade

Procon encontra variação no preço de produtos para a ceia natalina

Da redaçãoEmerson Teixeira

diferentes para cada uma. Os trajetos foram de 4 Km, 10 Km e 15 Km. De acor-do com o coordenador de eventos da FEL, Eugenio Zaninelli, o número de par-ticipantes superou as ex-pectativas subindo de 1.250 pessoas, no ano passado, para 1.645 neste ano.

O evento que integrou as comemorações do aniver-sário da cidade foi organiza-do pelo Instituto de Esporte e Cultura de Londrina (IECL), em parceria com a Prefeitu-ra de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL). A prova, que começou às 7h30, teve sua largada do Lago Igapó II e percorreu todo o aterro do Lago.

já está trazendo resultado para a nossa cidade, para-béns as nossas atletas”, co-menta o técnico. Ele ressalta que a participação na com-petição serviu também de preparação da equipe que tem como meta a disputa dos jogos abertos do Para-ná, Jogos da Juventude e a Liga de Voleibol do Paraná.

De acordo com o ex--secretário municipal de Esportes, Willeandro Cor-deiro, a equipe feminina é

Foto:Arquivo CN

Foto:Divulgação

O carambeiense con-quistou o troféu de primeiro lugar na mo-dalidade 10 km.

Na disputa do BMX, que foi dividido em três categorias teve como vencedor da mirim o carambeiense Hendrik Aurélio.

resultado do “Projeto vôlei feminino adulto” que teve inicio em fevereiro de 2012 com jogadoras sub 17 e ex--jogadoras da Liga Sul Nor-te Pioneiro de Desportos e de outros campeonatos. “Muitas atletas estavam há muito tempo sem praticar o esporte, através do projeto desenvolvido e coordena-do pela secretaria [munici-pal de Esportes], voltaram a treinar e participar de com-petições”, conta Willeandro.

e panetones nos supermer-cados Angeloni, Big, Carre-four, Condor, Extra, Festval, Kusma, Mercadorama, Su-per Muffato e Walmart. “A pesquisa tem como objeti-vo ajudar o consumidor na hora da compra de produ-tos para a ceia”, comentou Claudia Silvano, diretora do Procon-PR. Claudia explica que o resultado alerta para a importância de pesquisar o preço dos produtos em vários estabelecimentos an-tes de comprá-los.

Além da diferença encon-

trada na sidra, os seguintes produtos apresentaram va-riações: pernil desossado temperado, da Sadia, pode ser encontrado de R$ 16,97 a R$ 29,21 o quilo, e o lom-bo recheado com farofa da Sadia, variou de R$ 21,90 a R$ 35,55 o quilo.

O panetone de frutas da Nutrella, de 500 gramas, teve variação entre R$ 8,98 e R$ 14,09, e o panetone Especial de 500 gramas, da Bauducco, de 54,11%, com menor valor em R$ 12,88 e o maior R$ 19,85. (AEN)

Page 7: Carambeí Notícias edição 49

GERAL| 07Carambeí NotíciasQuem lê, sabe!

-Coleção: As Melhores Histórias de: - Aventuras - Princesas - Reinos - Florestas Autor: adaptação de Lidia Chaib e Mônica Torres da CostaSão na verdade 4 livros vendidos separadamente. Cada um traz 5 histó-rias clássicas infantis, sendo que em cada livro são separadas por tema. No de Princesas temos: Branca de Neve, Rapunzel, A Bela Adormecida, A Pequena Seria, A Gata Borralheira. Destaque também para a página de curiosidades sobre cada história.

DICAS DE LIVROINFANTIL

CARAMBEÍ, 14 A 21 DE DEZEMBRO DE 2012

Page 8: Carambeí Notícias edição 49

08 | PUBLICIDADE Carambeí NotíciasQuem lê, sabe! CARAMBEÍ, 14 A 21 DE DEZEMBRO DE 2012

Page 9: Carambeí Notícias edição 49

PUBLICIDADE | 09Carambeí NotíciasQuem lê, sabe!CARAMBEÍ, 14 A 21 DE DEZEMBRO DE 2012

Page 10: Carambeí Notícias edição 49

10| PUBLICIDADE Carambeí NotíciasQuem lê, sabe!

CARAMBEÍ, 14 A 21 DE DEZEMBRO DE 2012

Page 11: Carambeí Notícias edição 49

GERAL 11Carambeí NotíciasQuem lê, sabe!

Da redação

Câncer da pele é o cres-cimento anormal e des-controlado das células da pele. Qualquer célula que compõe a pele pode origi-nar um câncer, logo existem diversos tipos de câncer de pele.

O câncer de pele é o cân-cer mais comum do ser hu-mano, responsável por 1/3 de todos os casos de cân-cer do mundo. Entretanto, apesar das altas taxas de incidência, observamos ele-vados índices de cura, prin-cipalmente devido ao diag-nóstico precoce.

Como reconhecer um câncer de pele?

Como reconhecer um me-lanoma:

O melanoma é geralmen-te uma lesão enegrecida, escura. Pode ser plana (so-mente mancha) ou formar nódulos ou feridas. Pode

CARAMBEÍ, 14 A 21 DE DEZEMBRO DE 2012

As dúvidas mais frequentes sobre o câncer de pele?

surgir de lesões pré existen-tes (pintas ou sinais). Toda lesão pré-existente que so-frer alguma alteração deve ser prontamente examina-da por um médico derma-tologista. Existe uma regra mnemônica, a regra do AB-CDE.

Assimetria: Os melanomas tendem a exibir uma assi-metria de cores e forma.

Bordas: Os melanomas apresentam bordas irregu-lares, com fi nal abrupto da pigmentação

Cores: Nos melanomas, predominam as cores escu-ras e/ou a presença de vá-rias cores em uma mesma lesão (preto, marrom claro, marrom escuro, cinza-azu-lado, vermelho e branco).

Diâmetro: O crescimento rápido é uma das principais características do melano-ma, o que leva a lesões de

diâmetros maiores. Como regra diâmetros maiores que 6 milímetros levam a uma suspeita maior de le-são maligna.. Lembrando sempre que existem mela-nomas de diâmetro menor e quanto mais precoce o diagnóstico melhor.

Evolução: Toda pinta que mudar (mudança de cor, formato, relevo) em curto período de tempo (1 a 3 meses) deve ser examinada por um dermatologista.

Como reconhecer um car-cinoma basocelular:

O carcinoma basocelular é geralmente uma lesão avermelhada e brilhante, tendo um brilho perolado.Pode apresentar na sua su-perfície pequenos vasos de sangue conhecidos como teleangiectasias. É um tu-mor friável, com freqüência se ulcera, causando uma fe-

rida que não cicatriza. Pode haver formas pigmentadas, que são escuras. Existem di-versos tipos de carcinoma basocelulares e cada um tem características próprias. O carcinoma basocelular esclerodermiforme pode se parecer com uma cicatriz. Já o carcinoma basocelular su-perfi cial pode lembrar ou-tras doenças de pele como alergias e até psoríase.

Quais os fatores de risco para câncer de pele?

O principal fator de ris-co no desenvolvimento de câncer de pele é a exposi-ção à radiação ultravioleta do sol. O risco de câncer de pele em indivíduos brancos dobra a cada 8-10º de de-créscimo de latitude, mos-trando que quanto mais próximo do equador, maior a exposição solar, maior o

risco de câncer de pele. A exposição solar crônica é o fator mais importante na gênese de um câncer de pele. O risco de desenvolver um carcinoma basocelular é 5 vezes maior aos 75 anos se comparado a um indivi-duo de mesma cor de pele com 50 anos. Isto mostra a importância do efeito cumulativo da exposição à radiação solar. Contudo, a exposição aguda, as quei-maduras solares que geram bolhas, também são fatores de risco no desenvolvimen-to de câncer de pele. Pes-soas com história de quei-maduras solares na infância têm um risco maior de de-senvolver melanoma.

O câncer de pele pode surgir em qualquer tipo de pele, porém, é extrema-mente mais freqüente nos indivíduos de pele clara.

Page 12: Carambeí Notícias edição 49

12 | SERVIÇO

Faltou ao Enade? Saiba o que fazerDa redação

Carambeí NotíciasQuem lê, sabe! CARAMBEÍ, 14 A 21 DE DEZEMBRO DE 2012

Mais de 118 mil alunos de cursos de graduação faltaram à prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), apli-cada em 25 de novembro. A prova obrigatória e os faltosos têm que apresen-tar uma justifi cativa para ausência para conseguirem colar grau e receber o di-ploma. O prazo termina em um mês, no dia 11 de janei-ro.

O Enade é utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a quali-dade de cursos e institui-ções de ensino públicas e particulares de todo o país, por isso é considera-do “componente curricular obrigatório”. Se o estudan-te não enviar a justifi cativa da ausência, ou se ela não for aceita pelo Instituto Na-cional de Estudos e Pesqui-sas Educacionais (Inep), ele pode ter que esperar pela

próxima aplicação do Ena-de, no ano seguinte, para participar da prova e então poder receber o diploma. A portaria que estabele-ce as regras do exame não deixa claro em quais casos o Inep acataria a justifi ca-tiva do aluno e concederia a dispensa ao aluno. Essa análise será feita pela ins-tituição de ensino ou, em última análise, pelo próprio Inep. O texto da diz apenas que os estudantes que não participaram da prova se-rão dispensados “por mo-tivos de saúde, mobilidade acadêmica ou outros impe-dimentos relevantes de ca-ráter pessoal, devida e for-malmente justifi cados”.

Confi ra um passo a passo para saber como justifi car a falta e conseguir a dispensa da prova:

1 – O estudante deve, pri-meiramente, apresentar a

justifi cativa formal direta-mente à instituição de en-sino onde está matriculado. Caberá a ela analisar os pe-didos de dispensa e divul-

gar os resultados.

2 – O coordenador de curso irá registrar as solici-tações de dispensa no sis-

tema do Inep até 11 de ja-neiro.

3 – Se a justifi cativa do aluno não for aceita pela instituição de ensino, ele poderá solicitar a dispensa diretamente ao Inep entre 12 e 31 de janeiro. Essa jus-tifi cativa será feita por meio do site do Inep, em um sis-tema específi co.

4 - Neste caso, o estudan-te irá enviar ao Inep um re-querimento de dispensa e uma declaração assinada pela instituição de ensino - ambos estarão disponí-veis para preenchimento no portal do instituto. Todos os documentos devem ser digitalizados e enviados ao órgão por meio eletrôni-co, em formato PDF, junto com a cópia autenticada de documento que com-prove o impedimento de participação no exame. Fonte: EBC

O Enade é utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade de cursos e instituições de ensino públicas e particula-res de todo o país

Foto:Arquivo CN

Page 13: Carambeí Notícias edição 49

VARIEDADES| 13Carambeí NotíciasQuem lê, sabe!

FONES:

Oferecendo refeições com preço comparativo de um lanche, onde o cliente se serve à vontade com 8 opções de PRATOS QUENTES e 6 de SALADAS, podendo optar ou não por consumir no balcão de carnes e peixes de 1ª QUALIDADE, que é vendido por quilo.

Com este conceito, qualquer pessoa que aprecia o sabor da COMIDA CASEIRA, pode perfeitamente acumular a quantia necessária para se alimentar dignamente em ambiente agradável, estruturado, higiênico e pagando o preço justo! APENAS R$4,50 o buffet livre e R$1,99 100g o kilo da carne!

Atento às necessidades básicas e essenciais da população, uma alimentação NUTRITIVA, BALANCEADA, SABOROSA e com PREÇOJUSTO, o Restaurante Fogão a Lenha coloca em prática o conceitode Restaurante Popular.

PALAVRAS CRUZADASBanana com Creme

Ingredientesbananas nanica em rodelas1 lata de leite condensado1½ litro de leitecanela em póamido de milho (maisena)coco ralado1 ovoaçúcarModo de PreparoQueime o açúcar, quando derretido coloca-se um pouquinho de leite e coco ralado, retire do fogo e junte rodelas de banana nanica.

A parte, faça um creme com 1 litro de leite, uma lata de leite conden-sado, maizena e o ovo.

Despeje este creme na calda e polvilhe com canela em pó.

CARAMBEÍ, 14 A 21 DE DEZEMBRO DE 2012

Page 14: Carambeí Notícias edição 49

14 | CLASSIFICADOS Carambeí NotíciasQuem lê, sabe! CARAMBEÍ, 14 A 21 DE DEZEMBRO DE 2012

Page 15: Carambeí Notícias edição 49

PUBLICIDADE | 15Carambeí NotíciasQuem lê, sabe!CARAMBEÍ, 14 A 21 DE DEZEMBRO DE 2012

Page 16: Carambeí Notícias edição 49

16 | VARIEDADES Carambeí NotíciasQuem lê, sabe!

SocialSocial POR: NICINHA POMPEO

[email protected]

CARAMBEÍ, 14 A 21 DE DEZEMBRO DE 2012

Isabella completou 1 aninho dia 12/12 a alegria dos pais Ariana Duarte e

Sérgio Zagrobelnya alegria dos pais Ariana Duarte e a alegria dos pais Ariana Duarte e

WILLEANDRO CORDEIRO AO LADO DO

CAMPEÃO DO 1° CARAMBEÍ RADICAL

NA CATEGORIA OPEN DANILO BUENO.

WILLEANDRO CORDEIRO AO LADO DO

CAMPEÃO DO 1° CARAMBEÍ RADICAL

NA CATEGORIA OPEN DANILO BUENO.

LURDES TEIXEIRA PARABÉNS PELO SEU ANIVERSARIO AMAMOS VOCÊ DOS FILHOS, NETOS E BISNETOS (FOTO) OS NETOS PAULO E THAYS.

OS ALUNOS DO 5°ANO DA ESC. MUNICIPAL FATIMA AUGUSTA BOSA DESEJAM 1 FELIZ NATAL A TODOS.

DIRCELIA E ANTONIO IANTAS, ELA FEZ NIVER ESSA SEMANA FELICIDADES.

A LINDA MAELY GONÇALVES

Equipe feminina de vôlei conquistou o terceiro lugar na Copa Cidade de Ponta Grossa. Equipe (foto) Aline, Ana, Daiane e Luis Otávio (técnico do time). Caroline, Jenifer, Ianka e Carla.