carambeÍ notÍcias

16
CARAMBEÍ, 21 A 28 DE SETEMBRO DE 2012 EDIÇÃO Nº 37 - ANO 1 - CIRCULAÇÃO SEMANAL - GRATUITO TIRAGEM: 2 MIL EXEMPLARES Como se prevenir na hora do voto A partir desta edição, o Carambeí Notícias estará divulgando matérias que ajudarão o eleitor a visualizar possíveis fraudes nas eleições que se aproximam e, também, maneiras para uma maior conscientização na hora do voto. Acompanhem... Páginas 3 e 6 Contas de telefone da Prefeitura ultrapassam todos os limites O Carambeí Notícias teve acesso ao relatório de despesas telefônicas do Executivo Municipal e vem compartilhar com seus leitores essa informação. Com uma conta anual beirando o meio milhão de reais dá para ter uma ideia do custo da gestão pública. Página 3 O carteiro de Carambeí além de enfrentar os costu- meiros “cães” que implicam com os homens de roupa amarela, tiveram que enfrentar a fúria de um grupo político que se sentiu ofendido com o teor de uma carta que estava sendo entregue na cidade. Página 4 Caça à carta Rede Feminina promove palestras sobre câncer Página 5 Onda de violência atinge a cidade Página 5 Carambeí campeão geral na Liga Sul Norte Página 5

Upload: paulo-cesar

Post on 09-Mar-2016

245 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

Edição 37 / ano 1

TRANSCRIPT

Page 1: CARAMBEÍ  NOTÍCIAS

CARAMBEÍ, 21 A 28 DE SETEMBRO DE 2012 EDIÇÃO Nº 37 - ANO 1 - CIRCULAÇÃO SEMANAL - GRATUITO TIRAGEM: 2 MIL EXEMPLARES

Como se prevenir na hora do voto

A partir desta edição, o Carambeí Notícias estará divulgando matérias que ajudarão o eleitor a visualizar possíveis fraudes

nas eleições que se aproximam e, também, maneiras para uma maior conscientização na hora do voto. Acompanhem...

Páginas 3 e 6

Contas de telefone da Prefeitura ultrapassam todos os limites

O Carambeí Notícias teve acesso ao relatório de despesas telefônicas do Executivo Municipal e vem compartilhar com seus leitores essa informação.

Com uma conta anual beirando o meio milhão de reais dápara ter uma ideia do custo da gestão pública.

Página 3

O carteiro de Carambeí além de enfrentar os costu-meiros “cães” que implicam com os homens de roupa amarela, tiveram que enfrentar a fúria de um grupo político que se sentiu ofendido com o teor de uma carta que estava sendo entregue na cidade.

Página 4

Caça à carta Rede Feminina promove palestras sobre câncer

Página 5

Onda de violência atinge a cidade

Página 5

Carambeí campeãogeral na Liga

Sul NortePágina 5

Page 2: CARAMBEÍ  NOTÍCIAS

02 OPINIÃO 21 A 28 DE SETEMBRO DE 2012

EDITORIAL

VIOLÊNCIA EM ALTAInfelizmente esta semana

uma notícia daquelas que nun-ca gostaríamos de ter que dar destaque.

A violência atingiu mais uma família carambeienese, um casal de idosos teve sua residência invadida por ban-didos e foram gravemente feridos num assalto em plena luz do dia. Isto é lamentável e inconcebível numa cidade pa-cata e de gente ordeira.

Temos que nos conscienti-zar que a violência é um indi-cio do rumo que a sociedade dita moderna está tomando. Onde os valores morais, so-ciais e humanos estão sendo preteridos em favor dos valo-res de consumo tais como arti-gos de luxo, roupas de marcas exclusivas, etc.

A desigualdade social é um agravante que está contribuin-do para o aumento da violên-cia urbana, onde os jovens estão cada vez mais ociosos e são impedidos por lei de tra-balhar antes de completar de-

zesseis anos.A mesma sociedade que

proíbe o jovem de trabalhar não oferece uma opção saudá-vel de ocupação desse tempo livre como a pratica de esporte ou capacitação para o traba-lho. Então só resta ao jovem fi car pelas ruas “aprendendo” a malandragem da vida ganha sem esforço e na base da vio-lência.

O jovem de baixa renda tem os mesmos sonhos do “fi -lhinho de papai”, ele também quer um tênis bacana, celular de última geração... a diferen-ça é que para eles a vida ensi-na a dura lição dessa diferen-ça social o que nem sempre é bem aceito e a revolta passa a ser o combustível para os pri-meiros erros de conduta.

E todos sabemos onde isso vai dar. Sem falar que os jo-vens estão se envolvendo cada vez mais cedo com o consumo de bebidas alcóolicas e dro-gas e este é o fator preponde-rante para desencadear uma

verdadeira onde de violência. É preciso uma ação conjunta de toda a sociedade para dar condições desses “órfãos de oportunidade” ter ao menos a esperança de uma vida dig-na através da educação e do trabalho. Essas oportunidades se tornam viáveis a partir dos esforços dos pais, professores, do poder público e sociedade civil.

Cada um tem que fazer a parte que lhe toca senão vai sempre existir uma lacuna por onde a criminalidade se infi ltra e adota os sonhos dos jovens tornando-os reféns de um sis-tema falido onde a vida desses deles vira moeda de troca en-tre bandido.

Sentimos muitíssimo pelo casal de idosos que passou por essa difícil situação. E sentimos ainda mais pelas vi-das daqueles que já perdemos para a criminalidade, por que pior do que ser vitima da vio-lência é ser o praticante dela.

Cléo Pereira

NA MIRA

EXPEDIENTEwww.carambeinews.com

http://issuu.com/carambeinoticias

PC EDIÇÕES LTDALOC. POVOADO DE CATANDUVAS DE FORACNPJ: 14.760.665/0001-08Caixa Postal 1049 - CEP: 84.145-970Carambeí - PR - Fone: (42) [email protected]

Editora: Cléo [email protected]. Comercial: Paulo Pereira (42) [email protected] de Redação: Aroldo [email protected]

Os artigos e matérias assinadas não representam ne-cessariamente a opinião do Jornal Carambeí Notícias,

sendo de total responsabilidade de seus autores.

Impressão: Grafi norte - Apucarana - PRTiragem: 2.000 exemplares

Distribuição Gratuita

Serviços PúblicosCiretran- (42) 3231-5978Copel- 0800-10-0116Correios - (42) 3231-1853Agência do Trabalhador- (42) 3231-4824Câmara Municipal- (42) 3231-1668Sanepar - Emergência - 115- (42) 3231-1236Emater- (42) 3231-4124Força Verde- 0800-64-30304Polícia Civil- (42) 3231-1738Polícia Militar- (42) 3231-1877Cartório- (42) 3231-1399

TELEFONES ÚTEIS

PET SHOPBANHO E TOSA

RUA ÔNIX - PRAÇA CÍVICA - TEL: 3231 1576 / PLANTÃO: 8812 9233

PISCINA PÚBLICA???A Praça Cívica (ou Pra-

ça dos Vereadores, como querem alguns) está se mostrando como “multi-função”.

Com as últimas chuvas verifi cou-se um fato anti-go: uma verdadeira “pisci-na pública” fi ca à disposi-ção de toda a comunidade, no que deveria ser uma área de esportes, menos de natação. Quem sabe aproveitam a ideia e cons-troem de vez uma piscina para o lazer de toda a po-pulação.

POLAQUINHA

Mande seu ´´fl agra´´ para [email protected]

HUMOR

CARTA DO LEITOR

[email protected]

MUITA SUJEIRA

Charles Silva

Sempre os mesmos problemas, infelizmente. Sempre que chegamos a um ano eleitoral, já podemos nos pre-parar para a sujeirada na cidade e muita, mas muita poluição visual e sonora. Todos os candidatos - sem exceção alguma - não se preocupam se estão ou não atingindo a população com suas propagandas, esque-cendo-se que esta ação se torna, na verdade, um ponto negativo para todos eles. Sejam candidatos a prefeito ou vereador deveriam ter mais cuidado em demonstrar, em suas campanhas, que são contra sujeira, de qual-quer tipo. Quem sabe em um futuro próximo eles “se to-cam” e passam a fazer campanhas limpas, sem ataques e sem toda essa sujeirada que fazem em nossas ruas, emporcalhando a vida de toda uma comunidade.

Page 3: CARAMBEÍ  NOTÍCIAS

03POLÍTICA21 A 28 DE SETEMBRO DE 2012

ERROS DE CAMPANHATem candidato que deveria fazer reciclagem daquelas

do tipo que os o motoristas que cometem erros graves pre-cisam fazer para não perder a carteira, no caso dos polí-ticos para não perder as eleições, e os que reprovassem deveriam ser impedidos de se candidatar por incompetên-cia. As eleições em Carambeí chegam na reta fi nal e as forças e ânimos estão exacerbadas e os erros são cada vez mais frequentes, exemplo: certo candidato em campanha pelas fazendas cometeu a gafe de chegar na porteira de uma fazenda e encontrar dois peões envolvidos nas suas lidas com o gado e sem sequer cumprimenta-los pergun-tou pelo Sr. Fulano de Tal (dono da fazenda), recebida a informação de onde se encontrava o Patrão o candidato dirigiu-se imediatamente a “casa grande”. Ao retornar da conversa e passar pelos peões ofereceu um “santinho” que foi prontamente amassado na sua frente. Este peão como se diz na gíria do campo “tem pêlo nas ventas”. Ah, só para constar o outro peão era o fi lho do patrão. E o peão ofendido tem uma família enorme, ao menos uns 12 votos que foram desprezados pelo candidato engomadinho que só trata como iguais os “patrões”.

NÃO COMPARECEUNão dá para entender como um candidato recusa

tempo gratuito de mídia na reta fi nal de campanha. Foi exatamente isso que fez Sérgio Spinardi (PPS) ao não comparecer na rádio MZ, que havia cedido horário e perguntas idênticas aos três candidatos á prefeitura de Carambeí. Quem aproveitou se deu bem por que teve mais uma oportunidade de mostrar aos eleitores as suas propostas para governar o município. Esta não foi a primeira vez que Sérgio Spinardi se recusa a fa-lar com os eleitores, aqui mesmo no Carambeí Notícias ele se negou a falar na Série Prefeituráveis promovi-da pelo Jornal no início do ano. E depois ao longo da campanha sua assessoria não enviou os releases para publicação, espaços estes cedidos gratuitamente. Sem dúvida esta é uma forma um tanto quanto esdrúxula de fazer campanha. Parece que não aprenderam a lição básica da política, mídia até negativa é boa por que pior que mídia ruim é nem ser lembrado. Será que de tanto se esconder o povo vai lembrar que ele é candidato? Em sete de outubro teremos a resposta. Pela imprensa!

DESISTIU?Enquanto dois dos candidatos a prefeito estão gastando

saliva e sola dos sapatos, em busca de votos. O terceiro está usando o sábado para fazer compras no shopping. Será que isso signifi ca que está seguro da vitória ou que já desistiu? Quem viver verá.... Outro fato envolvendo este candidato é que um dos seus diretórios no centro está fe-chado e no outro pouco ou nenhum movimento. Um dos seus candidatos a vereador está tão chateado que andou falado demais. Afi rmou que no último acerto de contas com as “formiguinhas” o fulano mandou metade do dinheiro e um recado: “façam um rateio do restante”. Isso deixou al-guns candidatos a vereadores em fúria e até ameaçam fa-zer uma denúncia de campanha, será que vão em frente? Aguardem cenas dos próximos capítulos.

CIDADÃOTem candidato que leva uma comitiva para fazer a

abordagem junto a população. Chegam nas casas e anunciam a presença do ilustre candidato ( que fi ca no carro) e perguntam se o dono da casa quer ouvir as pro-postas. Até que é de boa índole não ser abusado, mas daí a fazer um ritual desse é um pouco demais. Numa des-sa investidas no bairro boqueirão aconteceu uma cena para lá de inusitada. Ao ser abordado pela “comissão de frente” um cidadão chamou a fi lha e perguntou, fi lha veja aí na minha agenda se tenho um tempo livre para receber este nobre político? E terminou a ironia dizendo: “desculpem avisem este Senhor que só terei tempo na próxima encarnação, passar muito bem”. Não está fácil ser político em Carambeí, ou será que é a qualidade dos candidatos que está deixando o povo revoltado?

1. VOTE EM CANDIDATOS FICHA LIMPA

Não perdoe os escândalos e crimes envolvendo os candidatos. É preciso ter seus processos na justiça resolvido antes de se can-didatarem – FICHA LIMPA. Con-sulte em seu estado os locais que o TSE irá destinar para mostrar a fi cha dos candidatos. Tenha cer-teza que ele é detentor de fi cha limpa realmente.

2. CONHEÇA OS CANDIDA-TOS

Conheça os compromissos dos candidatos em relação aos problemas de nossas cidades e de nosso País. O que eles falam sobre cada problema e como se comprometem a resolvê-los. Veja também a história de vida de cada um. Um candidato de uma cidade está mais inclinado a re-solver os problemas dessa cida-de, já um candidato ligado a um tema em especial (meio ambien-te, por exemplo) tende trabalhar esse segmento e pode ser cobra-do para resolver os problemas desse tema.

3. CONHEÇA E COBRE OS PARTIDOS: O SEU VOTO VAI PARA ELES PRIMEIRO

Não se deixe infl uenciar, faça uma análise dos vários candida-tos e escolha após uma refl exão. Se você vota na pessoa, saiba que o seu voto é do PARTIDO. Não se deixe enganar, você vota em pes-soas para eleger PARTIDOS. Não basta escolher a pessoa apenas, fi que atento no partido do can-didato. Será este partido que irá nortear as regras que este polí-tico após eleito irá cumprir. Se o seu candidato tem um site, BLOG ou twitter e ESCONDE o partido do qual ele é fi liado, NÃO VOTE NELE.

4. FAÇA A DIFERENÇA NO LOCAL ONDE VOCÊ MORA

Não se sinta pressionado por líder religioso, político ou agente

comunitário, patrões, parentes, grupo ou instituição: cada um tem o direito de decidir como exercer sua cidadania e escolher com responsabilidade o seu voto. Preste atenção durante os 4 anos em suas ruas, praças, hospitais, creches, postos de saúde e veja quem realmente está trabalhando neste período. Não deixe pra fi car analisando candidatos somente em épocas eleitorais.

5. TENHA CORAGEM E NÃO ACEITE BLÁ BLÁ DE OPORTU-NISTAS DE OCASIÃO

Se o eleitor receber qualquer tipo de pressão, ameaça, chanta-gem, coação, deve denunciar. A sua denúncia para ter efeito legal deve ser identifi ca no ministério público e eles devem garantir o seu anonimato.

6. NÃO VENDA SEU VOTOSe alguém lhe oferecer di-

nheiro, emprego, qualquer tipo de benefício em troca do voto, deve reunir provas contra quem tentou fazer isso, que se confi gura como crime eleitoral - Lei 9840.

7. PESQUISAS ELEITORAIS NÃO GARANTE OS MELHORES

As pesquisas mostram quem está na frente, e quem está na frente não é necessariamente o melhor candidato. Não se dei-xe infl uenciar pelo voto útil. O seu voto só é bom para o Brasil se VOCÊ opitar pela sua cons-ciência e propostas e trabalhos conhecidos. É sabido que várias pesquisas podem ser forjadas e compradas, não se deixe levar pelo que os marketeiros tentam lhe vender.

8. FIQUE DE OLHO NAS PROMESSAS ABSURDAS

Preste atenção nas promessas de campanha. Os candidatos pre-cisam dizer com que dinheiro e COMO vão realizar seus projetos.

9. GOVERNAR O BRASIL E OS ESTADOS NÃO SE RESOLVE EM 4 ANOS.

Os candidatos à governador e presidente devem apresentar um programa de prioridades, com recursos previstos e metas con-cretas a serem alcançadas. Nunca acredite em quem promete solu-cionar os problemas do Brasil em 4 anos. NINGUÉM tem este po-der, quando muito, poderão sim, dar continuidade no que é bom e aplicar novos projetos de médio e longo prazo. Não existe projeto de curto prazo em GOVERNOS.

10. VALORIZE COM CUIDA-DO SEUS REPRESENTANTES DO LEGISLATIVO

Os Deputados e Senadores serão os representantes da po-pulação, vão fazer leis, aprovar o orçamento, fi scalizar os atos do Executivo e não podem prome-ter nada que envolva gastos, pois não é de sua competência fazer obras. Procure saber quem será o suplente do seu SENADOR, este detalhe poderá fazer a diferen-ça no seu voto. Para deputados federais e estaduais, veja quem MUDOU de partido e procure evi-tar este candidato. Ele traiu o seu voto no passado durante o man-dato e poderá fazer novamente. Para os candidatos a reeleição, veja e confi ra os projetos de lei que ele elaborou. Conferir as vo-tações e presença nas casas le-gislativas é ponto fundamental também. Se ele não cumpre o seu horário e falta em votações (seu trabalho), não merece ter o seu voto.

Fonte:www.cidadedemocratica.org.br

10 Cuidados para um Voto Consciente

Telefonia é campeã de gastos na Prefeitura Municipal

O Carambeí Notícias teve acesso ao relatório de despesas telefônicas do Executivo Munici-pal e vem compartilhar com seus leitores essa informação. Com uma conta anual beirando o meio

milhão de reais dá para ter uma ideia do custo da gestão pública. Algumas secretarias - como no caso da Secretaria da Adminis-tração - gasta mais de cem mil reais por ano. Somando a con-

ta da telefonia fi xa mais a móvel podemos calcular algo em torno de quarenta mil reais por mês em contas telefônicas. Os cálculos fo-ram feitos tomando-se por base o ano de 2011.

Page 4: CARAMBEÍ  NOTÍCIAS

04 GERAL 21 A 28 DE SETEMBRO DE 2012

ANUNCIE AQUI(42)

9901-2237

O carteiro de Carambeí além de enfrentar os cos-tumeiros “cães” que im-plicam com os homens de roupa amarela, tiveram que enfrentar a fúria de um grupo político que se sentiu ofendido com o teor de uma carta que estava sendo entregue na cidade.

Ao que se sabe uma mala direta com rumo cer-teiro contendo a cópia de processo e algo mais. Che-garam ao cúmulo de abor-dar o carteiro querendo “ver” as cartas e falaram com o gerente do correio tentando impedir que as cartas fossem entregues. Será que estas pessoas

CAÇA À CARTAnão sabem que violação de correspondência é crime?– Artigo 151 do CP

Tutela ao sigilo das cor-respondências. A regra é a não violação.

Vide artigo 5º, inciso XII da CF: Liberdade de comunicação.

“É inviolável o sigilo da correspondência e das co-municações telegráfi cas, de dados e das comuni-cações telefônicas, salvo, no ultimo caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fi ns de investigação criminal ou instrução pro-cessual penal”.

LEGISLAÇÃO

Leis especiais que regu-laram a matéria:

• Lei 6.538/78: Ser-viços Postais

• Lei 4.117/62: Códi-go Brasileiro de Telecomu-nicações

• Lei 9.296/96: Re-gulamentou o inciso XII do artigo 5º da CF

Além do mais todo aquele que almeje um car-go público precisa estar ciente de que sua vida es-tará sujeita a todo tipo de exposição por isso o acon-selhável é que estejam imaculados ou terão que arcar com as consequên-

cias de seus atos: passa-dos, presentes e futuros.

Na politica vale um dita-do “ tudo que você faz, um dia se volta contra você” trocando em miúdos: sua vida deixa de ser priva-da e passa a ser pública e

tudo e todos que estiverem envolvidos em escândalos terão suas vidas expostas em praça pública.

Este é o ônus pago por quem pretende o bônus inerente ao cargo pleitea-do.

No último sábado (15), Osmar Blum(DEM) rece-beu em seu comitê de campanha, os alunos e repre-sentantes da ASSEC (Associação de Estudantes de Carambeí). Dentre, os assuntos discutidos estavam o transporte dos estudantes à Ponta Grossa e a im-plantação de extensões dos cursos universitários em Carambeí.

Osmar Blum comprometeu-se em lutar para solu-cionar os problemas em parceria com a Associação e os estudantes e trabalhar em conjunto. Somente através da união as melhorias podem acontecer a contento de todos.

Também, segundo a assessoria do candidato, em sua agenda está programada para sábado dia 22, a caminha nos bairros, que contará com a presença do Deputado Estadual Plauto Miró Guimarães (DEM).

Blum recebe visita de alunos da ASSEC “Não haverá prejuízo nem

em quantidade nem em qua-lidade das sessões plenárias. Cada sessão não realizada será reposta com sessão ex-traordinária. Nenhum pro-jeto foi ou será prejudica-do com este breve recesso parlamentar por causa das eleições municipais.” A ga-rantia foi dada pelo presi-dente da Assembleia Legisla-tiva, deputado Valdir Rossoni (PSDB), nesta quarta-feira. De acordo com o deputa-do, já foram realizadas seis sessões extraordinárias nas duas últimas semanas e pe-los menos outras três acon-tecerão na volta dos traba-lhos legislativos no dia 8 de outubro. “Os deputados pa-ranaenses são exemplo para parlamentares de todo o Brasil exatamente pela pos-tura ética e fi rme no traba-lho que desenvolvemos. As sessões têm quórum de 50 deputados e quem falta tem desconto no salário. E não pagamos pelas sessões ex-traordinárias”, afi rmou.

Rossoni ressaltou que a atuação dos deputados não se limita às sessões plená-rias, que faz parte do tra-balho dos deputados estar junto às suas bases. “Não há como participar do processo político sem estar nos mu-nicípios neste momento. O

“Excluir os deputados das eleições municipais é não querer entender a democracia”, diz Rossoni

debate no interior é salutar nesse período de eleições. É quando o deputado vai ela-borar seu projeto de trabalho nos municípios. E é discutin-do saúde, educação, segu-rança, obras nos municípios, que o deputado poderá apro-var projetos para atender melhor o paranaense”, afi r-mou.

PRESSÃOO presidente da Assem-

bleia reforçou que não hou-ve qualquer tipo de pressão. “Não adianta nós enclausu-rarmos os deputados aqui e não fazermos nada. Te-mos que ser muito transpa-rentes nas nossas ações. O Congresso Nacional já está em recesso. Assembleias de

vários estados estão em re-cesso há mais de um mês. Aqui vamos suspender os trabalhos só agora. E o mais importante: com a pauta em dia e sem que qualquer pro-jeto seja prejudicado”, afi r-mou.

Para Rossoni, prejuízo ha-veria se os deputados para-naenses fossem excluídos do processo eleitoral. “Querer que os deputados não par-ticipem das eleições munici-pais é não querer entender a democracia. Nós somos frutos do voto e temos que estar no debate político que está sendo travado em todo o estado na eleição mais importante, que é a eleição municipal. Por isso decidi-mos pelo recesso”, concluiu.

Page 5: CARAMBEÍ  NOTÍCIAS

05GERAL21 A 28 DE SETEMBRO DE 2012

ANUNCIE AQUI(42)

9901-2237

A rede feminina de Combate ao Câncer de Ca-rambeí iniciou uma série de palestras sobre a doen-ça e a sua prevenção para a comunidade. Conforme a presidente Jane Mara Nava Pires, as palestras são fru-to do trabalho do Depar-tamento de Educação, en-cabeçado pela professora voluntária Patrícia Laginski Putcha. O evento desta se-mana contou com a pre-sença da médica geriatra Margareth Bumiller que falou sobre os diversos ti-pos de câncer, os mais co-muns e principalmente so-bre uma prevenção que é possível em alguns casos. A atividade foi no salão de eventos da entidade ES-COLAR e reuniu pais e pro-fessores da entidade.

A médica deu destaque a todos os tipos de Câncer, bem como a sua evidência também nos homens. Um destaque especial foi dado

Rede feminina promove palestras sobre câncer“Uma das metas é divulgar o tema em pequenos grupos de multiplicadores de informação”

ao câncer do colo do úte-ro, onde a principal causa é uma infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV - Papiloma Vírus Hu-mano. A médica enfatizou principalmente os fatores de contágio com o início precoce da atividade se-xual, a diversidade de par-ceiros, o fumo e a má hi-giene íntima, que podem, em alguns casos facilitar a infecção. Ela lembrou que este é um tipo de câncer que demora muitos anos para se desenvolver, e as alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero são facilmen-te descobertas no exame preventivo. Conforme a doença avança, os princi-pais sintomas são sangra-mento, corrimento e dor. O colo do útero é a parte do útero localizada no fi nal da vagina. Por localizar-se entre os órgãos externos e internos, fi ca mais expos-

to ao risco de contrair do-enças. Sobre a prevenção Margareth destacou que a melhor maneira de se pre-venir é fazendo o exame preventivo “papanicolau”. As lesões que precedem o câncer do colo do útero não têm sintomas, mas podem ser descobertas por meio deste exame, quan-do diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%, destacou a médica. O câncer de mama também foi enfatizado pela médica, bem como a im-portância do auto-exame na prevenção deste tipo de câncer.

Para agendar uma pa-lestra da rede feminina de combate ao câncer, basta procurar uma das volun-tárias da rede, na secreta-ria municipal de saúde ou a Biblioteca Cidadã, atra-vés dos telefones: saúde 3231-1122 ou Biblioteca 3915-1065.(JANE)

As equipes de futebol de Carambeí da fi zeram bonito na Liga Sul Norte de Desportes, que congrega 17 Municípios associados e reúne mais de 2.500 atle-tas.

O futebol sub 13 con-

Futebol de Carambeí Campeão Geralquistou o título máximo, se tornando campeão geral da competição, enquanto que o futebol sub 15 conquis-tou a terceira colocação.

JOGOSEstiveram em Carambeí

participando do campeo-nato representantes de 7 municípios, com os jogos tendo sido realizados no período de 14 a 16 de se-tembro, em quatro moda-lidades.

Parabéns aos atletas.

Na foto, alguns dos grandes campeões da Liga Sul Norte, que reúnemais de 2.500 atletas de dezessete municípios paranaenses.

Surto de violência atingiu cidade

Um surto de violência está assolando Carambeí. No dia 9 ocorreu furto na Metalúrgica Impacto, nas proximidades do Clube Triângulo, quando dois indi-víduos roubaram mais de 10 mil reais em maquiná-rios.

Após investigações realizadas em conjunto en-tre as Polícias Militar e Civil, chegou-se ao nome de Wendel Damião do Nascimento (Damiãozinho) e Léo Correia, este último residente em Ponta Grossa (ex-funcionário da empresa). Os dois indivíduos furta-ram a caminhote da empresa para levar os equipa-mentos, ateando fogo no veículo nas proximidades de Ponta Grossa.

A ação conjunta resultou na recuperação de mais de 8 mil reais em equipamentos, sendo que os in-divíduos não puderam ser presos em fl agrante. In-diciados, aguardarão agora a decisão da justiça em liberdade.

CASAL DE IDOSOSOutro caso de muita gravidade também foi re-

gistrados, como o assalto a uma residência onde se encontrava o casal Ilsa Kock e Willen Eikelenboom (78 e 79 anos, respectivamente).

Segundo relato das vítimas, dois elementos in-vadiram sua residência e deram voz de assalto, ar-mados com arma de fogo. O casal foi agredido com coronhadas na cabeça e braços, tendo sido furtado aproximadamente R$ 5 mil em dinheiro, além de vá-rios outros aparelhos.

O veículo utilizado pela dupla foi encontrado no bairro da Nova Rússia, em Ponta Grossa.

Investigações estão sendo realizadas pela polícia e o caso segue em segredo de Justiça.

Page 6: CARAMBEÍ  NOTÍCIAS

06 EDUCAÇÃO 21 A 28 DE SETEMBRO DE 2012

Em todas as eleições, alguns nomes e termos eleitorais são comuns no momento da esco-lha dos candidatos e candidatas. Voto nulo, voto em branco, quo-ciente eleitoral, voto de legenda, etc.

Para facilitar a compreensão destes termos, foi feita pesquisa e montado este texto baseado na publicação “Perguntas e Respos-tas - Guia do Eleitor”, do Tribunal Superior Eleitoral. Fique ligado e informado para votar de forma consciente nestas eleições.

Nas próximas edições, atra-vés deste “Guia do Eleitor” es-taremos abordando outras infor-mações importantes para todo o eleitorado.

1) Quem é obrigado a votar?Os maiores de 18 anos. O

voto é facultativo para os maio-res de 16 e menores de 18 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos (art. 14, § 1º, da CF/1988).

2) Quem faz 16 anos no dia ou na véspera da eleição pode votar?

Sim. É facultado o alistamen-to, no ano em que se realizarem eleições, do menor que comple-tar 16 anos até a data do plei-to, inclusive. Esse alistamento poderá ser solicitado até o en-cerramento do prazo fi xado para requerimento de inscrição elei-toral ou transferência (150 dias anteriores à data das eleições). O título emitido nessas condições surtirá efeito somente com o im-plemento da idade de 16 anos (art. 14, §§ 1º e 2º, da Resolu-ção-TSE nº 21.538/2003).

3) Como saber se o eleitor está com a situação regular ou irregular perante a Justiça Elei-toral?

Por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – www.tse.jus.br, Serviço ao Eleitor, Si-tuação Eleitoral. A consulta pode ser feita pelo nome do eleitor ou pelo número do título. O eleitor também pode procurar direta-mente o cartório da zona eleito-ral em que é inscrito.

4) Deixei de votar em três eleições consecutivas. Como re-gularizar a minha situação?

Dirija-se ao seu cartório elei-toral e solicite a regularização. Será cobrada uma multa, arbi-trada pelo juiz eleitoral, referente a cada turno de eleição em que você deixou de votar e, após a apresentação do comprovante do pagamento, você receberá a Cer-tidão de Quitação Eleitoral (art. 82 da Resolução-TSE nº 21.538).

5) Qual o valor da multa por não comparecer à eleição?

Ela pode variar entre 3% e 10% do valor de 33,02 Ufi rs, ou seja, de R$1,06 a R$3,51. O juiz eleitoral, no entanto, poderá aumentar até dez vezes o valor, quando considerado inefi caz, em virtude da situação econômica do infrator (arts. 80, § 4º, e 85 da Resolução-TSE nº 21.538/2003).

6) Como faço para pagar a multa por não ter votado?

Você deve comparecer a qualquer cartório eleitoral, onde será gerada a Guia de Recolhi-

mento da União (GRU), com a discriminação do valor da multa (arts. 80 e 85 da Resolução-TSE nº 21.538/2003).

7) Quais os documentos que devo apresentar para regularizar minha situação eleitoral?

Você deverá procurar o car-tório eleitoral munido de um do-cumento ofi cial de identifi cação com foto, título eleitoral, compro-vante(s) de votação e/ou justifi -cativa eleitoral que possuir.

8) Como proceder se não possuo comprovante de votação nem justifi cativa eleitoral?

Compareça ao seu cartório eleitoral. Lá será feita uma pes-quisa no cadastro eleitoral para verifi car sua atual situação. Se você estiver em débito com a Justiça Eleitoral, ou seja, não vo-tou e não justifi cou, será cobra-da uma multa, imposta pelo juiz eleitoral.

9) Perdi meus comprovantes. Como comprovar que votei?

Solicite a qualquer cartório eleitoral uma Certidão de Quita-ção Eleitoral, que será emitida na hora, por meio do acesso direto ao cadastro eleitoral. A certi-dão de quitação eleitoral tam-bém pode ser impressa por meio da página do TSE na Internet – www.tse.jus.br, Eleitor, Certi-dões, Quitação Eleitoral.

10) Cidadãos naturalizados brasileiros que ainda não têm tí-tulo são obrigados a votar?

O brasileiro naturalizado que não se alistar até um ano depois de adquirida a nacionalidade bra-sileira incorrerá em multa impos-ta pelo juiz eleitoral e cobrada no ato da inscrição (art. 8º do Códi-go Eleitoral).

11) Fiz 70 anos e não sou mais obrigado a votar. Preciso retirar algum documento que comprove que estou isento dessa obrigação para que possa receber minha aposentadoria ou pensão?

Não. De acordo com a Consti-tuição da República, o eleitor, ao completar 70 anos de idade, não é mais obrigado a votar e, por isso, não necessita de nenhum comprovante de isenção em re-lação ao voto (art. 14, § 1º, alí-nea b, inciso II, da Constituição Federal).

12) Alguém pode obrigar o eleitor a contar em quem votou?

Não, o voto é secreto, nin-guém é obrigado a revelá-lo. Se alguém quiser forçá-lo a isso ou disser que tem meios de saber em quem você votou, denuncie-o à Justiça Eleitoral.

13. Maioria de voto nulo anu-la a eleição?

Não. A confusão que se faz a este respeito é devido ao arti-go do Código Eleitoral Brasileiro, nº224, que diz que se a nulida-de da eleição atingir mais que 50%, haverá outra eleição com todos os candidatos diferentes. O que ocorre é que a “nulidade” da eleição não acontece com o eleitor votando nulo, e sim, com fraudes eleitorais, que deverão ser apuradas após as eleições pela Justiça Eleitoral. Se em mais da metade dos votos for com-

provado alguma fraude, aí sim haverá outra eleição com todos os candidatos diferentes. Votos nulos são considerados inváli-dos pela Justiça Eleitoral, e não são contabilizados para defi nir uma eleição. Se a maioria votar nulo, ou seja, digitar o número de um candidato que não existe e apertar a tecla “Confi rma”, ga-nha a eleição quem tiver o maior número dos votos válidos. Se o candidato vencedor das eleições for cassado, por exemplo, e tiver sido eleito com mais de 50% dos votos válidos, deverá ser convo-cada uma nova eleição. Se ele ti-ver sido eleito no segundo turno, assume o posto o candidato que fi cou em segundo lugar. Para dei-xar bem claro, a eleição só pode-rá ser anulada caso o candidato que tiver ganhado a maioria dos votos, for condenado após o tér-mino da apuração, por ter com-prado votos, por

ter feito abuso do poder eco-nômico ou por interferência do poder político.

14. Se a maioria não for vo-tar, a eleição é anulada?

Não. Caso a maioria dos elei-tores não for votar, e não justifi -car o seu voto, a eleição será de-fi nida pela quantidade de votos válidos que forem contabilizados ao fi nal da votação. Ou seja, se 99% das pessoas não forem vo-tar, ganha o candidato que tiver a maioria dos votos válidos den-tro destes 1% do eleitorado que votou. De acordo com o cientista político, Paulo Henrique Canho-to Alves, apesar da anulação da eleição estar descartada pela atual legislação eleitoral, caso a maioria não vá votar, o fato po-deria estimular um debate so-bre o poder do eleitor de anular uma eleição por vontade própria: “Na situação supracitada, serão contabilizados os votos válidos. Entretanto, como é uma situa-ção não usual, é possível que o debate seja reacendido e novas possibilidades passem a serem tratadas”, afi rma o especialista. O eleitor que não votar nem jus-tifi car sua ausência nos prazos determinados pela Justiça Elei-toral fi cará sujeito ao pagamento de multa, que varia entre 3% e 10% do valor de 33,02 Ufi rs, ou seja, de R$1,06 a R$3,51. Sem a prova de que votou, de que pagou multa ou de que se justi-fi cou devidamente, o eleitor não poderá:

• inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles;

• receber vencimentos, re-muneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como de fundações governa-mentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer nature-za, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, corres-pondentes ao segundo mês sub-sequente ao da eleição;

• obter passaporte ou carteira de identidade;

• renovar matrícula em esta-belecimentos de ensino ofi cial ou fi scalizado pelo governo;

• obter empréstimos em es-tabelecimentos de crédito manti-dos pelo governo, em autarquias,

sociedade de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos e nas caixas de previdência social;

• participar de concorrên-cia pública ou administrativa da União, dos estados, dos territó-rios, do Distrito Federal ou dos municípios, ou das respectivas autarquias;

• praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou do imposto de renda.

• obter certidão de quitação eleitoral;

• obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado (art. 7º, § 1º, do Código Eleitoral). Se o eleitor deixar de votar e de justifi car a ausência em três elei-ções consecutivas, seu título será cancelado.

15. Entenda o que é Ficha Limpa:

A Lei da Ficha Limpa, fruto da iniciativa do população brasilei-ro, determina a inelegibilidade, por oito anos, de políticos con-denados em processo criminais em segunda instância, cassados ou que tenham renunciado para evitar a cassação, entre outros critérios. São considerados inele-gíveis o governador e o prefeito que perderam os cargos eletivos por violação à Constituição Es-tadual e à Lei Orgânica do Mu-nicípio. Também não podem se candidatar quem tenha sido con-denado pela Justiça Eleitoral em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político. A inelegibilidade alcança, ainda, os que forem condenados pelos cri-mes contra a economia popular, a fé pública, a administração públi-ca e o patrimônio público; contra o patrimônio privado, o sistema fi nanceiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência; contra o meio ambien-te e a saúde pública; eleitorais, para os quais a lei determine a pena de prisão; de abuso de au-toridade, nos casos em que hou-ver condenação à perda do cargo ou à inabilitação para o exercício de função pública; de lavagem ou ocultação de bens, direitos e va-lores; de tráfi co de entorpecen-tes e drogas afi ns, racismo, tor-tura, terrorismo e hediondos; de redução à condição análoga à de escravo; contra a vida e a digni-dade sexual; e delitos praticados por organização criminosa, qua-drilha ou bando. A Lei da Ficha Limpa ainda torna inelegíveis os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregulari-dade insanável que confi gure im-probidade administrativa. Estão na mesma condição aqueles de-tentores de cargos públicos que benefi ciarem a si ou a terceiros, pelo abuso do poder econômico ou político. Estão incluídos na

condição de inelegíveis os que forem condenados por corrupção eleitoral, compra de votos, doa-ção, captação ou gastos ilícitos de

recursos de campanha ou por conduta vedada aos agentes pú-blicos em campanhas eleitorais que impliquem cassação do re-gistro ou do diploma. Os políticos que renunciarem a seus man-datos desde o oferecimento de representação ou a abertura de processo por infringência a dis-positivo da Constituição Federal, da

Constituição Estadual, da Lei Orgânica do Distrito Federal ou da Lei Orgânica do Município também são inelegíveis. Estão na mesma condição os que forem condenados à suspensão dos di-reitos políticos, por ato intencio-nal de improbidade administrati-va que cause lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito. Da mesma forma são inelegíveis os que forem excluídos do exer-cício da profi ssão, em decorrên-cia de infração ético-profi ssional, e os que forem condenados em razão de terem desfeito ou simu-lado desfazer vínculo conjugal ou de união estável para evitar ca-racterização de inelegibilidade. A lei inclui os que forem demitidos do serviço público em decorrên-cia de processo administrativo ou judicial, e a pessoa física e os dirigentes de pessoas jurídicas responsáveis por doações eleito-rais tidas por ilegais. São inelegí-veis, também, os magistrados e os membros do Ministério Público que forem aposentados compul-soriamente por sanção, os que tenham perdido o cargo por sen-tença ou que tenham pedido exo-neração ou aposentadoria volun-tária na pendência de processo administrativo disciplinar.

16. O que eu faço se não pu-der comparecer à votação?

R. Se você estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição, terá de justifi car sua au-sência comparecendo aos locais destinados ao recebimento das justifi cativas, entre as 8 horas e as 17 horas, com o formulário Re-querimento de Justifi cativa Elei-toral preenchido, título de eleitor ou documento de identifi cação com foto. O formulário de Re-querimento Justifi cativa Eleitoral será fornecido gratuitamente aos eleitores nos seguintes locais:

• cartórios eleitorais;• postos de atendimento ao

eleitor;• páginas da Internet do TSE

e dos tribunais regionais eleito-rais de cada estado;

• locais de votação ou de jus-tifi cativa, no dia das eleições;

• outros locais, desde que haja prévia autorização do juiz eleitoral.

http://www.tse.jus.br

Conheça um pouco mais sobre eleições

Como “não se perder” na hora do voto

Page 7: CARAMBEÍ  NOTÍCIAS

07GERAL21 A 28 DE SETEMBRO DE 2012

Remédio contra pulgas e carrapatos para cães e gatosINGREDIENTES1 litro de álcool – compre álcool de cereais – é

melhor do que o de supermercado;30 pedras de cânfora ou 60g.1 pacotinho de cravo da índia;1 copo de vinagre branco;Obs: não leva águaMODO DE FAZERMisture tudo e deixe em infusão até dissolver

a cânfora e coloque num borrifador de plantinhas.

Use bastante nos pêlos dos cães e gatos, na casa depois de varrer, nas casinhas de-les. Carrapatos aparecem ás vezes, pois o vento traz, mas morrem na hora!

Quando chega um peludo resgatado da rua, antes do banho eu borrifo esta solu-ção neles e envolvo com uma toalha. As pulgas saem mortas e os carrapatos qua-se morrendo! Depois é só dar o banho, se-car e colocar mais a solução pra garantir.

Page 8: CARAMBEÍ  NOTÍCIAS

08 21 A 28 DE SETEMBRO DE 2012

Page 9: CARAMBEÍ  NOTÍCIAS

0921 A 28 DE SETEMBRO DE 2012

Page 10: CARAMBEÍ  NOTÍCIAS

10 21 A 28 DE SETEMBRO DE 2012

Page 11: CARAMBEÍ  NOTÍCIAS

11VARIEDADES21 A 28 DE SETEMBRO DE 2012

As torteiras de Ca-rambeí estiveram reu-nidas na terça–feira, 18, para defi nição dos preparativos do III Festival de Tortas, que este ano acontece nos dia 12, 13 e 14 de ou-tubro das 12h às 20 horas, no pavilhão de eventos anexo ao Par-que Histórico de Ca-rambeí.

A reunião teve a participação do de-partamento municipal de Turismo, respon-sável pela coordena-ção e organização do evento. Na oportuni-dade, reforçou os cri-térios para participa-ção, sendo defi nido o local para armazena-mento das tortas, va-lores de comercializa-ção, entre outros. As torteiras amadoras e empreendimentos es-tabelecidos somam 16 participantes que irão produzir mais de 40 variedades de tortas doces, diet e salgadas

Torteiras se preparam para o 3º Festival de Tortas de Carambeí

mantendo o mesmo preço da edição de 2011.

As novidades desta terceira edição estão por conta da Exposi-ção de Orquídeas, do Círculo Orquidófi lo de Ponta Grossa, que irá integrar o Festival, sendo um atrativo a mais pela beleza, rari-dade e exoticidade das plantas. Outro atrati-vo será a cozinha in-donésia, que trará ao público uma experiên-cia gastronômica com temperos especiais que serão acompa-nhados pelo chopp e

cerveja da Heineken, citou a turismóloga da Prefeitura Municipal, Suellen Pavanelo da Silva.

O terceiro Festival de Tortas terá tam-bém, parque infl ável, apresentações musi-cais e exposição de quadros, da artista plástica Jacoba Bosch.

O público poderá ainda, passear no Par-que Histórico e se en-cantar com a história e cultura da cidade.

A entrada para o Festival de Tortas e estacionamento é gratuita.

A Controladoria Interna do município promo-veu esta semana mais uma reunião com gesto-res internos e fi scais de convênios com entidades do município para falar do SIT-Sistema Integrado de Transferências. O Sit é um instrumento dis-ponibilizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná pela internet para fi ns de registro e acompanhamento das informações, prestação de contas das transferências voluntárias dos convê-nios. A secretária municipal de Assistência So-cial Arina Kuippers Aardoon, também convidou contadores e representantes de entidades para o primeiro de uma série de encontros para sanar dúvidas do SIT.

Conforme a controladora, Rosane Defi nski, desde o ano passado o Tribunal de Contas do Estado já cobra a formalização, execução, fi sca-lização e a prestação de contas das transferên-cias de recursos fi nanceiros no âmbito estadual e municipal pela internet, para dar mais trans-parências aos trâmites. Ariana destaca que ser-vidores de carreiras do município são os fi scais, bem como engenheiros e técnicos da prefeitura, pois é o município que informa os dados ao TC. Sua utilização é obrigatória para todos os órgãos públicos e entidades privadas sujeitas à jurisdi-ção deste Tribunal de Contas, na condição de re-passadores ou tomadores de recursos públicos oriundos de transferências. O SIT poderá será acessado clicando-se no ícone específi co na pá-gina do Tribunal na internet. Basta digitar o login e a chave-senha.

O aumento da efi ciência do controle dos re-cursos públicos é apenas um dos seus benefí-cios. Ele vai permitir, também, a construção de um banco de dados preciso sobre as transferên-cias. Entre as entidades tomadoras de recursos públicos, incluem-se os municípios (quando re-cebem recursos estaduais), as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips), as Organizações Sociais (OS), as Associações de Proteção à Maternidade e à Infância (APMIs) e as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), e demais entidades. Ainda em setem-bro, conforme Arina e Rosane, nova reunião para tratar do SIT deve ser convocada em Carambeí.

Carambeí organiza reunião com fi scais e gestores do SITSistema Integrado de Transferências

gera estudos e reuniões

Page 12: CARAMBEÍ  NOTÍCIAS

12 BEM ESTAR E SAÚDE 21 A 28 DE SETEMBRO DE 2012

. Suco de beterraba acaba com anemia?Não. Uma xícara de beter-raba ralada possui, pas-me, apenas 0,8 miligrama de ferro. “A criança anê-mica tem que consumir todo santo dia 5 miligra-mas do mineral para cada quilo de peso, durante três meses”, explica o pe-diatra Ary Lopes Cardoso, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, de São Paulo. Já um bife pe-queno de fígado tem, em média, 8,5 miligramas desse nutriente.

. Posso colocar todos os dias um bolinho desses comprados prontos na lancheira do meu fi lho?Se for sem recheio nem cobertura, vá em frente. “Eles são ótimas fontes de carboidratos”, afi rma a nutricionista Priscila Ma-ximino, da Nutrociência, em São Paulo. Mas, se

ALIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS

MITOS E VERDADESReunimos algumas das dúvidas mais frequentes sobre alimentação da garotada e, para acabar de vez com

elas, pediu ajuda a alguns dos melhores especialistas no assunto. por Beth Fernandes

pertencer à categoria dos recheados, a coisa muda de fi gura. Para obter a consistência cremosa, os recheios são produzidos com gordura hidrogena-da, verdadeiro veneno. Em altas quantidades, leva à obesidade e ao au-mento do colesterol (sim, criança também pode acumular essa substância nas artérias). Para variar, experimente substituir os bolos por bolachas salga-das ou um sanduíche.

. Crianças de qualquer idade podem comer fru-tos do mar?“De jeito nenhum. Por uma questão de seguran-ça, espere que complete 2 anos”, orienta Priscila Maximino. Os principais riscos são a intoxicação alimentar e as alergias. É bem verdade que cozi-nhar ou assar esse tipo de

alimento diminui o perigo, mas, como seguro morreu de velho, é melhor evitar.

. Café faz mal para os bai-xinhos?A bebida não é das mais indicadas, porque a cafe-ína pode deixar a crian-ça agitada. “Porém, uma xícara pequena de café puro por dia não faz mal a ninguém”, afi rma Ary Lo-pes, para alívio das mães que não abrem mão do pretinho misturado com o leite. Se você já ouviu dizer que ele prejudica a absorção de cálcio, saiba que não há razão para se preocupar. “A quantidade de cafeína presente em um copo de café com lei-te é tão pequena que não interfere na retenção do mineral pelo organismo”, esclarece o nutrólogo e pediatra Mauro Fisberg, da Universidade São Mar-cos, em São Paulo.

. O leite de soja pode substituir o de vaca?“Sim, se o proble-ma for in-tolerância à lacto-se”, expli-ca Renata Cocco, pe-diatra da Un i ve r s i -dade Fede-ral de São Paulo (Uni-fesp). “Se

não, o de vaca é melhor, porque tem mais cálcio.” É bom saber, ainda, que um grupo de proteínas do leite de vaca, as caseínas, pode provocar reações como urticária. Por isso, em caso de dúvida, con-sulte o pediatra. Só ele pode pode recomendar o tipo de leite mais adequa-do para a sua criança.

. Meu fi lho adora peixe cru. Tudo bem?Acima de 2 anos, tudo bem. “Para não arriscar, só vá a restaurantes im-pecáveis no que se refe-re à higiene”, recomenda Ary Lopes. Caso a pre-ferência recaia sobre o salmão — que andou na berlinda como agente da difi lobotríase (doença que provoca dor abdominal, náuseas e vômitos) —, cheque se foi previamente congelado a 21 graus e se o estabelecimento tem o certifi cado sanitário, que garante a procedência e a qualidade do pescado.

. A carne vermelha é es-sencial para a criança crescer saudável?“Sim, ela é uma impor-tante fonte de proteínas, gordura, ferro e zinco”, confi rma a médica Ro-seli Sarni, presidente do departamento científi co de nutrologia da Socie-dade Brasileira de Pedia-tria. Contra anemia, ela é imbatível. Está lotada

do chamado ferro-heme, ou ferro orgânico, que é muito mais bem aprovei-tado pelo corpo do que o mineral presente nos ve-getais. Segundo a espe-cialista, a anemia afeta mais de 40% das crian-ças em idade pré-escolar no Brasil. Por isso a carne vermelha deve ser consu-mida ao menos três ve-zes por semana, de pre-ferência acompanhado de uma fonte de vitamina C, como a laranja, para au-mentar a absorção do fer-ro. O frango e o peixe são bons substitutos, mas, fi -que sabendo, não contêm a mesma concentração do tal ferro-heme.

. Gemada é capaz de dar pique?Ela foi a queridinha das mães zelosas até alguns anos atrás. Não é mais, até porque nem mes-mo os especialistas a re-comendam. “O ovo cru pode estar contaminado com salmonela”, adver-te a nutricionista infantil Suzy Graff, de São Pau-lo. “A bactéria pode pro-vocar diarréia, vômito ou até levar à morte.” Infe-lizmente, ovos de diver-sas marcas podem estar contaminados por causa de higiene e refrigeração defi cientes. Como é qua-se impossível saber quais têm condições de consu-mo, o mais seguro é fri-tá-los ou, melhor ainda, cozinhá-los.

Page 13: CARAMBEÍ  NOTÍCIAS

13VARIEDADES21 A 28 DE SETEMBRO DE 2012

Page 14: CARAMBEÍ  NOTÍCIAS

14 CLASSIFICADOS 21 A 28 DE SETEMBRO DE 2012

LOCAÇÃO

Valor: R$ 850,00 mais água, luz e IPTUUma sala comercial em alv. 60m²Av dos Pioneiros, 2.355, sala 06(fd) Colônia. VENDAS

01) Vende Duas áreas rurais em Carambei - no bairro: Pilatos (sen-tido São João) Um imóvel c/ área de 11.000 m² por R$ 132.000,00 e outro c/ área de 15.800 m² por R$ 189.000,00 02) Uma chácara com 5,5 hectares, para lazer c/ casa em alvenaria de 80m, água por gravidade, luz rural, toda cercada a 16 km de cooperativa batavo (mangabeira) em Carambeí, R$ 200.000,00 e aceita proposta. 03) CHÁCARA Valor: R$ 300.000,00 Uma área de 10.000m2 contendo 2 casas, uma em alvenaria 80 m², com 2 quartos, sala, cozinha e banheiro, e a outra de madeira 40 m², com 3 quartos, sala, cozinha, banheiro, ga-ragem e churrasqueira. Um aviário novo medindo 1.200 m², com con-trato de 10 anos (ate 2021) Perdigão. Catanduvas de Fora (em frente ao Campo de futebol, e ao lado do bar do Roque)

04) CHÁCARA - Itaiacoca - Ponta Grossa – R$ 1.500.000,00Chácara a 20 km do Centro de PG, c/ 15 alqueires, c/ luz 45 kv, de frente para asfalto, 2 casas, granja de su-ínos – ciclo completo(até 140 matri-zes c/ aprox. 3000 m² de construção, fabrica da ração, silo 300 ton, 10 mil pés de eucalipto, tanques de peixe. 05) LOTE URBANO - 5.000 m² CO-LÔNIA HOLANDESA(100 metros para frente da Transar-do) Valor: R$ 500 mil

06) TERRENO URBANO (R$100mil) 390 m² (13x30), L 9 Q 9, não aceita fi nanciamento! Rua do Bronze, es-quina com Rua do Cobre. 07) Valor: R$ 380.000,00 Terreno 1.323 m² de forma irregular, com 28 m de frente p/ R. dos Brilhantes e a esquerda 32,60 m² c/ a Sanepar. Atrás da Copel- Centro. 08) Valor: R$ 750.000,00Descrição: UM TERRENO URBANO DE FORMA IRREGULAR, C/ ACES-SO P/ R. DO MOGNO, MEDINDO 5.066 m². Jardim Eldorado.

15 Kg ARROZ15 Kg AÇUCAR10 Kg TRIGO5 ÓLEO DE SOJA5 Kg DE FEIJÃO1 Kg SAL1 Kg FUBÁ1 Kg FARINHA1 Pct BISCOITO1 Kg CAFÉ LONTRINHA1 FERMENTO P/PÃO1 FERMENTO P/BOLO1 EXTRATO 340 Gr500 Gr MARGARINA5 SUCOS WILSONACHOCOLATADO5 Pd SABÃO4 SABONETES

OFERTAVende-se ou Troca Van Tupic 2.7, Diesel, ano 95,

16 lugares Valor R$ 13.500,00 SUPER OFERTATratar 42 9999 0008

Turbinado intercolado reduzido

Ano 2002 BrancoFurgão ( 7,0X2,8m)

Aceitacarro/camionete

no negócioTratar: 91322592

VOLKS 13190

OFERTA DA SEMANARação DOGMais 15 kg = R$ 17,90

(ofertas válidas até 28/09)

8 PAPÉIS HIGIÊNICO1 Pct BOMBRIL1 AMACIANTE 2 Lt1 Q BOA1 Kg SABÃO EM PÓ1 CREME DENTAL1 Kg DE MACARRÃO

VALOR R$ 170,00*Também temos cestasmenores, por R$ 99,00

C. RODRIGO IMOVEIS CRECI J.4487

3231-5882 ou 9819-0004 - AV. DOS PIONEIROS 2855

Chácara em CatanduvasImóvel alv. com aprox. 250 m² - área de 9.000 m²VALOR R$ 190.000,00

Imóvel de 70 m², alv. - área de 250 m² - Rua Canafi stula - Jar-dim EldoradoVALOR R$ 100.000,00

Terreno próximo ao cond. Rachel, com 552 m² e Av. dos Pionei-rosVALOR R$ 100.000,00

Imóvel de 99 m², alv. - área de 250 m² - Todo murado - edícula medindo 44 m² - Rua Girassol, 117 - Jardim Bela VistaVALOR R$ 180.000,00

COMUNICADO DE ABANDONO DE EMPREGOVimos através do presente comunicar a quem interessar que Josmar Rafael Carneiro Kremes – CPF 077376239-65 e CI: 105641818, função “Servente de Obras” trabalhou seu último dia

24/08/2012 e não retornou a essa empresa, nem manifestou aviso.Ademir de Oliveira

AJR Construção Civil Ltda.

YAMAHA YBR 125K , 2005, GAS, PRATA = R$ 2.800,00VW APOLLO VIP 1.8, GAS, BASICO = R$ 4.600,00SIENA ELX 1.8 8V, 2004, BRANCA, 4P , TE, AC, AQ, VE,TE, DH = R$ 17.500,00SANTANA 1.8, 2003, BRANCA, ALC/GNV, AC, AQ, DH, TE, VE = R$ 16.900,00FIAT STILO 1.8, 2006, PRETO, 4P,FLEX,AC,AQ,AL,TE =R$ 26.900,00

Page 15: CARAMBEÍ  NOTÍCIAS

1521 A 28 DE SETEMBRO DE 2012

Page 16: CARAMBEÍ  NOTÍCIAS

16 SOCIAL 21 A 28 DE SETEMBRO DE 2012

Leandra Jacinto de Lara que no dia 21/09 completou 5 anos. Orgulho do papai Leandro e mamãe Renata.

“ Senhor faça com que vivamos um para o outro e ambos para Ti”. Enlace matrimonial em 06/09 de Angélica e

Jonattan FELICIDADES AO CASAL

Professor e técnico Volnei com alguns de nossos atletas campeões da Liga Sul Norte

Pioneiro de Desportes.

Parabéns à equipe que cuidou da alimentação de todos os atletas que participaram da Liga Sul Norte Pioneiro em nossa cidade. Receberam

elogios de todos os participantes, não só pela alimentação, mas também pela atenção e carinho que dedicaram a tudo e a todos.

Na foto com o Secretário de Esportes, Welleandro Cordeiroe a professora Luciane Diniz.

No último sábado a comemoração foi em dose dupla para Luiz Carlos Iung e sua esposa Julinda, que come-moraram 28 anos de casados e ele completou 50 anos

de idade. Felicidades ao casal.

Clic especial da linda Mariana As-sunção, fi lha de Célia R. Iantase Emerson.

Último sábado, a pequena Tafny Jamilly Aardoom comemorou seu aniversário com a

família e amigos. Felicidades.

Aluno da Escola Evangélica Christopher K. Carva-lho conquistou 1º lugar Faixa Branca do IV Torneio de Judô realizado em Jaguariaíva, dia 15/09. Na

foto com sansei Luciano.