edição do dia 12/04/2011

8
www.oquartopoder.com PODER SÃO LUÍS - MA, TERÇA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2011 / ANO 5 / N° 510 / DIRETOR: UDES FILHO - PREÇO R$ 1,00 E-mail: [email protected] Fones: (98) 4141-0891 / 3245-3809 / 8129-3749 ELE É O “CARA” , DIZEM POLÍTICOS Preocupados com a situação desastrosa na qual se encontra a administração pública de São Luís, várias personalidades políticas, aliadas do grupo Sarney acreditam que o senador João Alberto de- tém todos os requisitos para ser o candidato do gru- po, nas próximas eleições para prefeito da capital. "O senador João Alberto é dos poucos políti- cos que tem condições de montar as bases de uma São Luis do futuro. E isso precisa ser feito imediatamente, sob pena dos nossos filhos e netos não terem condições de sobreviver ao caos". A afirmação é do presidente em exercí- cio do PMDB, ex-deputado Remi Ribeiro. "O grupo político da governadora Roseana Sar- ney não pode ficar fora do processo eleitoral em 2012. Principalmente porque tem nomes, como o do senador João Alberto, com capacidade para ven- cer a disputa. O que não pode acontecer é esco- lher um nome para ser trabalhado somente há pou- cos meses das eleições." Este é o pensamento de políticos experientes, como os empresários Se- bastião Murad e Raimundo Assub, ex-deputado e ex-vereador, ou do professor Alberto Franco. página 2 Rádio Comunitária proíbe a leitura de notícias em Rosário página 3 Senador João Alberto

Upload: o-quarto-poder

Post on 24-Mar-2016

241 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal O Quarto Poder

TRANSCRIPT

Page 1: Edição do dia 12/04/2011

www.oquartopoder.com

PODERSÃO LUÍS - MA, TERÇA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2011 / ANO 5 / N° 510 / DIRETOR: UDES FILHO - PREÇO R$ 1,00

E-mail: [email protected] Fones: (98) 4141-0891 / 3245-3809 / 8129-3749

ELE É O “CARA”,DIZEM POLÍTICOS

Preocupados com a situação desastrosa na qualse encontra a administração pública de São Luís,várias personalidades políticas, aliadas do grupoSarney acreditam que o senador João Alberto de-tém todos os requisitos para ser o candidato do gru-po, nas próximas eleições para prefeito da capital.

"O senador João Alberto é dos poucos políti-cos que tem condições de montar as bases deuma São Luis do futuro. E isso precisa ser feitoimediatamente, sob pena dos nossos filhos enetos não terem condições de sobreviver aocaos". A afirmação é do presidente em exercí-cio do PMDB, ex-deputado Remi Ribeiro.

"O grupo político da governadora Roseana Sar-ney não pode ficar fora do processo eleitoral em2012. Principalmente porque tem nomes, como odo senador João Alberto, com capacidade para ven-cer a disputa. O que não pode acontecer é esco-lher um nome para ser trabalhado somente há pou-cos meses das eleições." Este é o pensamentode políticos experientes, como os empresários Se-bastião Murad e Raimundo Assub, ex-deputado eex-vereador, ou do professor Alberto Franco.

página 2

Rádio Comunitáriaproíbe a leitura denotícias em Rosário

página 3Senador João Alberto

Page 2: Edição do dia 12/04/2011

JORNAL O QUARTO PODER

Endereço : Av. Od i lo Cos ta F i lho , N° 55 , Parque. Un ive rs i tá r io – Cep 65059-810 - São Lu ís -MA.

Diretor GeralUdes Cruz Filho

Diretora FinanceiraRosário Azevêdo da Cruz

Diretora AdministrativaTereza Freire

SuperintendenteMarcia Freire

Consultores JurídicosDrª. Saíle Azevêdo da Cruz

DiagramaçãoCris Almeida

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28 - Telefone: (98) 4141-0891 / 8826-7875 / 8129-3749 E-mail: [email protected]

GERAL2 SÃO LUÍS, TERÇA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2011O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

João Alberto pode prepararSão Luís para o futuro

“O senador João Albertoé dos poucos políticos quetem condições de montar asbases de uma São Luis dofuturo. E isso precisa ser fei-to imediatamente, sob penados nossos filhos e netosnão terem condições de so-

breviver ao caos”. A afirma-ção é do presidente em exer-cício do PMDB, ex-deputa-do Remi Ribeiro. Para ele,o município de São Luis viveproblemas sociais da maiorgravidade, que aumentamassustadoramente, a cadadia, demonstrando que o gru-po político que está no po-der municipal está ultrapas-sado e não alcança a evolu-ção da sociedade.

No entendimento de RemiRibeiro, “São Luis precisa serplanejada para os próximos25 anos. Somos um munici-pio que só tem um Plano Di-retor no papel e que não funci-ona há muito tempo. E temoscerteza de que um Plano Di-retor funciona bem com umadministrador que tenha visãode futuro, que discuta com osdiversos segmentos da soci-edade os problemas da cida-de. É preciso ter capacidadede ouvir a voz do povo”.

Para sair do caos, segun-

do Remi Ribeiro, São Luisprecisa de um mutirão.”E ocaos é representado por pro-blemas como a falta de in-fra-estrutura, de saneamento,de um trânsito regular, deuma ocupação do solo urba-no regular e de políticas so-ciais que atendam os inte-resses populares.”

Elegendo o senador JoãoAlberto, conforme Remi Ribei-ro, “a população de São Luisvai ter um político de estatu-ra e com experiência de ges-tão, acumulada como prefei-to e como governador do Es-tado, sem contar o seu bomrelacionamento com as auto-ridades que dirigem o País,o que facilita e dá rapidez àliberação de recursos paraajudar no desenvolvimento dacapital maranhense.”

Remi Ribeiro lembra queé importante que se estabe-leça uma política ambientalcorreta, um sistema de abas-tecimento d’água e um esgo-

tamento sanitário que aten-dam às necessidade das po-pulações que habitam os di-versos bairros.”São setoresque estão mais diretamenteligados ao Governo do Esta-do, mas a Prefeitura devemanter vigília e apresentarsugestões , de modo a que,com parcerias, os problemassejam resolvidos”, disse o pre-sidente em exercício doPMDB maranhense.

“O senador João Albertoreúne as condições de enfren-tar todos os problemas queSão Luis enfrenta, pois temconhecimentos, experiência ecapacidade de ouvir a socie-dade, além de um bom relaci-onamento, em Brasilia, o quedará agilidade aos nossos plei-tos junto ao Governo Federal,tirando São Luis da situaçãode caos em que vive e que setornará muito pior se a popu-lação não souber escolherbem o seu futuro prefeito.” Foio que disse Remi Ribeiro.

Governo decide anteciparcampanha pelo desarmamentoO ministro da Justiça,

José Eduardo Cardozo, afir-mou nesta terça-feira (11) queo governo decidiu, em parce-ria com entidades da socie-dade civil, antecipar para maioo lançamento da campanhado desarmamento. A previsãoinicial do ministério era darinício à campanha em junho.

Por sugestão do governo,a campanha deverá começarno próximo dia 6 de maio,quase um mês depois da tra-gédia na escola de Realengo,no Rio de Janeiro, que resul-tou nas mortes de 12 crian-ças e do atirador. A campa-nha vai durar até o final do ano,segundo o ministro.

Um conselho, formadopor integrantes do governo fe-deral e de representantes dasociedade civil vai coordenara implementação da campa-nha no país. O conselho se

reunirá na próxima segunda.Nessa reunião, deverá oficia-lizar o dia 6 de maio comodata de início da campanha.

“Vamos sugerir ao conse-lho que a data de lançamentoseja dia 6 de maio, 30 diasdepois da tragédia do Rio deJaneiro. É ideia fazer um con-curso para a nova logomarca

do programa. Vamos trabalhartambém na publicidade ofici-al, e vamos também dialogarcom órgãos de comunicaçãona obtenção de mídia gratui-ta”, disse o ministro.

Na tarde desta segunda(11), Cardozo esteve reuni-do com representes do Ins-tituto Sou da Paz e da Or-

“O grupo político da governadora Roseana Sarney não podeficar fora do processo eleitoral em 2012. Principalmente porquetem nomes, como o do senador João Alberto, com capacidadepara vencer a disputa. O que não pode acontecer é escolher umnome para ser trabalhado somente há poucos meses das elei-ções.” Este é o pensamento de políticos experientes, como o sempresários Sebastião Murad e Raimundo Assub, ex-deputado eex-vereador, ou d o professor Alberto Franco, que deverá assumirvaga de deputado, nos próximos dias.

Há, no grupo Sarney, outros nomes capazes de enfrentar osgovernistas que certamente apoiarão o atual prefeito João Caste-lo, desgastado com o povo, em razão da péssima administraçaoque faz, mas se articulando junto as direções dos partidos. Caste-lo tem contra sua candidatura, o lixo nas ruas, as vias públicasesburacadas, hospitais em que crianças e adultos morrem cons-tantemente, o trânsito caótico e tantas outras mazelas, além daspromessas não cumpridas, das quais o povo não esquece.

Enquanto Castelo definha diante de sua fraquérrima admi-nistração, a figura mais forte para disputar a Prefeitura de SãoLuis, no grupo Sarney, o senador João Alberto, vem de uma elei-ção em que, apesar de gastar pouco, foi o grande vitorioso. Bastacomparar o que ele gastou nas eleições de 2010 com o que foiinvestido pelo senador Edison Lobão que, além de tudo, tinhasido ministro de Minas e Energia, com todo o poder de fogo.

É assim que João Alberto se torna a mais forte das opçõesque o grupo Sarney dispõe, com chances de vencer o pleito mu-nicipal de 2012.

Conversei com Sebastião Murad, Alberto Franco e Raimun-do Assub sobre uma candidatura apoiada por Roseana Sarney.Veja o que eles disseram.

Empresário Sebastião Murad: “A trajetória de João Alberto ésignificativa. Foi deputado estadual, federal, senador, governador,duas vezes vice-governador e mais uma vez senador. Seu slogan,quando governador era “Segurança e Produção” e os bandidoschegaram a fugir do Maranhão com medo de João Alberto.

Ele é, também, um grande estrategista. Na eleição de Lobão,para governador, João Castelo ganhou as eleições no 1º turnocom 100 mil votos de diferença. No 2º turno, João Alberto foi ogrande responsável pela virada, pois Edison Lobão venceu opleito com 100 mil votos de diferença contra Castelo, É assimque, neste momento , ele é o melhor nome que dispomos paravencer as eleiçoes municipais que se avizinham”.

Empresário Raimundo Assub: “Além de trabalhar pelasegurança da população, em todos os cargos que exerceu, osenador João Alberto foi e é sempre um grande defensor dosinteresses dos maranhenses. A governadora Roseana Sarneyprestará um grande serviço aos maranhenses se levar seugrupo a apoiar o senador João Alberto para disputar as eleiçõesmunicipais em São Luis. Ele é um administrador competentee que vive em contato com o povo, como fez quando trabalhoua vala da Macauba . Nos 9 meses em que foi governador, elechamava ao Palácio dos Leões as lideranças políticas e comu-nitárias para conversar com todos. A partir dali, articulava o pla-nejamento das ações governamentais.

João Alberto é, no grupo Sarney, o melhor candidato a prefei-to de São Luis.”

Político Alberto Franco: “Não adianta querer colocarcandidatos de última hora. O grupo da governadora RoseanaSarney não pode ficar de fora na disputa eleitoral que seaproxima. Tem nomes de sobra para apresentar à sociedade.Nomes como João Alberto, Gastão Vieira, Max Barros PedroFernandes podem se tornar imbatíveis. O que o grupo precisaé definir suas estratégias bem mais cedo, escolhendo umnome para trabalhar. A oposição já tem seus candidatos. Ogoverno precisa apontar o seu. Nada de deixar tudo para aúltima hora. Afinal não podemos esquecer a capacidade dearticulação do prefeito João Castelo, hoje um forte candidatopara 2012. Vejo o dr. João Alberto como um dos nomes maisconhecidos do eleitorado, portanto um dos mais credencia-dos para ser o candidato do nosso grupo a prefeito de São Luis.”

Presidente do PMDB afirma:

Senador João Alberto

ARTIGO

Por Udes Cruz

João Alberto é apontadopara vencer Eleição 2012

Uema realiza Seminário de Ciência PolíticaCom o tema “Inovações,

Desafios e Problemas” foiaberto, nesta segunda-feira(11), no auditório do Centro deCiências Sociais Aplicadas(CSSA), o I Seminário de Ci-ência Política. O evento, quese estende até quarta-feira(13), é promovido pelo grupode pesquisa "Responsabilida-de, Transparência e PoderPolítico Local".

O objetivo do Seminário éconstituir um espaço de análi-se e discussão das inovações,desafios e problemas envolven-do a ciência política, bemcomo as questões de relevân-cia dentro do cenário políticonacional, possibilitando ampli-ar e dinamizar as reflexõessobre essas problemáticas.

Na ocasião, compuse-ram a mesa de abertura o di-

retor do CCSA, José AntônioRibeiro de Carvalho; a direto-ra do Curso de Ciências So-ciais, Vera Lúcia Bezerra dosSantos; a chefa do Departa-mento de Ciências Sociais,Marivânia Leonor Furtado; ocoordenador do evento, Fran-cisco José Araújo; o profes-sor da Universidade EstadualPaulista (Unesp), Milton Lahu-erta; e o aluno de Ciências

Sociais, Sandro Henrique Mei-reles Almeida.

Segundo a professoraMarivânia Furtado, o seminá-rio é de extrema relevância emrazão de que "essas iniciati-vas dinamizam as atividadesdo curso, uma vez que as te-máticas discutidas possibili-tam reflexões profundas sobreas questões políticas vivenci-adas em nosso estado".

ganização Não-Governa-mental Viva Rio.

Após mais de três horasde reunião, eles decidiram darinício ao processo de organi-zação da campanha.

Além de ONGs, devemser convidados Ordem dos Ad-vogados do Brasil, ConselhoNacional do Ministério Públi-co, entre outras organizações.

“Estamos muito felizes -tristes pela tragédia -, mas fe-lizes em poder colaborar coma campanha que vai ser me-lhor que a de 2004. Ninguémpode ser contra uma campa-nha voluntária. Estamos feli-zes com essa atitude e confi-antes em uma campanha ain-da maior. Estamos otimistasque esta tragédia não foi emvão. Ela vai nos ajudar a cons-truir um país sem armas”, dis-se Antônio Rangel, represen-tante do Viva Rio.

Page 3: Edição do dia 12/04/2011

Rádio Comunitáriaproíbe leitura de notícias

O município de Rosário,distante 70 km de São Luís,mais uma vez se destacacomo um exemplo a não serseguido pela sociedade ma-ranhense. Na quinta-feira (7),o radialista Jerffeson de Je-sus, apresentador do progra-ma informativo "A Voz de Ro-sário", na emissora comuni-tária Rosário FM, foi surpre-endido ao entrar na emissorae receber um comunicadoproibindo a divulgação detoda e qualquer matéria jor-nalística relacionada a assun-tos políticos de qualquer na-tureza. A proibição se esten-de à leitura de matérias pu-blicadas e todos os jornais doEstado do Maranhão. A ati-tude da direção da rádio Co-munitária Rosário FM, co-mandada pela ex-vereadora

do município, Graça Boten-tuit, vai contra a verdadeirafunção de uma emissora deradio comunitária e deve seralvo de denúncia no Ministé-rio das Comunicações.

Até a semana passada, arádio comunitária de Rosáriotrabalhava de maneira séria,através do programa "A Vozde Rosário", que divulgavaassuntos de interesse da po-pulação rosariense, comoabusos de autoridade come-tidos por personalidades po-líticas do município; recla-mações dos ouvintes sobreo descaso da administraçãopública rosariense nos seto-res da infra-estrutura, saú-de e educação. Na segunda-feira (4), após acordo fecha-do com o prefeito de Rosá-rio, Marconi Bimba, onde

3GERALSÃO LUÍS, TERÇA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2011O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

três horas da programaçãoda emissora Comunitária fo-ram arrendados, os morado-res do município já comen-tavam a possível mudançana linha editorial da emisso-ra e, inclusive, especulavamsobre o fim do programaapresentado por Jerffeson deJesus ( A Voz de Rosário).

Ao ser proibido de lermatérias jornalísticas e abor-dar problemas relativos aosdescasos da Prefeitura deRosário, o radialista Jerffesonde Jesus decidiu entregar oprograma à emissora, por se-gundo ele, não aceitar que aimprensa seja amordaçada demaneira tão descarada, comoaconteceu em Rosário.

"Eu faço um programapara que o povo fique informa-do e possa reclamar; denun-

ciar a falta de compromissodas autoridades políticas deRosário, para com seus bair-ros. Não posso mais continu-ar aqui, amordaçado. Não soujumento para aceitar cabres-to", desabafou o radialista.

O fato vergonhoso quefere os princípios de uma so-ciedade democrática, é deconhecimento público, nomunicípio. O radialista Jer-ffeson de Jesus vem rece-bendo a solidariedade da po-pulação rosariense, empre-sários e personalidades po-líticas da região.

MINISTÉRIO DAS CO-MUNICAÇÕES - Diante dedenúncias de "desvio de fun-ção" das rádios comunitárias,o ministério está revendo osprocedimentos de fiscaliza-ção, a fim de evitar que elassejam usadas como palanquepolítico ou para atender exclu-sivamente interesses de igre-jas e grupos empresariais.

A Anatel já foi notificada ecomeçará a fazer o acompa-nhamento da programação daRádio Comunitária de Rosá-rio. Em caso de comprovaçãodessas irregularidades, podehaver cassação da outorga.Não há cobrança de nenhumvalor nas outorgas de rádioscomunitárias, mas quem re-cebe a concessão não podeaferir nenhum lucro em decor-rência da atividade e nem deveusar a emissora para benefi-ciar políticos, como estáacontecendo em Rosário.

ABaeta

DEBASTIDORESRIBAMAR

em Rosário

Ex-vereadora do município de Rosário, Graça Botentuit,o radialista Jerffeson de Jesus e o prefeito de Rosário, Marconi Bimba

Dilma diz que vai tirar mais 500 miltrabalhadores da informalidade

A presidente Dilma Rous-seff disse nesta segunda-fei-ra, durante o seu programa derádio “ Café com a presiden-ta”, que pretende tirar da in-formalidade 500 mil pessoas

até o final deste ano, ao afir-mar que vai reduzir de 11%para 5% a alíquota de contri-buição para o INSS.

O programa iniciou com oapresentador informando queDilma está na China e que oprograma foi gravado com an-tecedência. Em seguida, a pre-sidente foi perguntada sobre omercado informal de trabalha-dores. Ela disse que vai criarum novo incentivo para atrairmais gente para a formalidade.

“Desde que o presidenteLula lançou o programa Micro-empreendedor Individual, emfevereiro do ano passado, tive-mos grandes avanços. Mais de1 milhão de pessoas, que tra-

balhavam por conta própria,como costureiras, pipoqueiros,pintores, gente batalhadora,que vivia na absoluta informali-dade, agora têm o seu negó-cio. E queremos mais. Até ofinal deste ano pretendemostrazer mais 500 mil pessoaspara o mercado formal. E parachegar lá, enviei ao CongressoNacional uma medida provisó-ria que corta pela metade acontribuição do empreendedorindividual ao INSS”, afirmou.

Dilma explicou como o in-centivo vai ajudar a legalizar umtrabalhador informal. “Hoje, apessoa que formaliza o seu ne-gócio paga ao INSS 11% dosalário mínimo. Isso significa

quase R$ 60,00. Agora vai pa-gar 5%, isso representa umaeconomia de R$ 32,70 por mês”.

VANTAGENS - Segundo apresidente, há outras vanta-gens que um trabalhador infor-mal tem ao se legalizar. “Oempreendedor individual temAuxílio-Doença, Salário-Mater-nidade e aposentadoria por ida-de. Por exemplo, essa pessoatambém passa a emitir nota fis-cal. Quem não dá nota fiscalperde clientes”, disse. “Vamoscriar linhas de crédito própriaspara os empreendedores indi-viduais nos bancos públicos.Esse apoio financeiro é funda-mental para quem quer expan-dir ou melhorar o seu negócio”.

Presidente Dilma Rousseff

FRASE DO DIA “A única maneira de dar um passo à frente na beira do abismo

é dar um passo atrás”. (Montaigne).

FATO CONSUMADOA disputa na cidade Balneária se desenha como fato consumado.

Recondução do prefeito Gil Cutrim é vista pelos analistas como um pas-seio, como se diz na gíria do futebol. Ele conta com apoio fechado dosecretário da Casa Civil, Luis Fernando, a quem sucedeu.

PEDINDO MELHORIASOs vereadores Nonato Lima, Hipólito Lindoso e Beto das Vilas,

presidente da Câmara, de São José de Ribamar, juntamente com oprefeito Gil Cutrim, participaram de uma reunião na tarde da últimaquinta-feira, no bairro da Vila Kiola para tratar sobre as obras de me-lhoria na infraestrutura do bairro. A reunião foi marcada em decorrênciade uma manifestação realizada pela comunidade no último dia 4.

ATUALIZAÇÃO CADASTRALPor exigência da Caixa Econômica Federal, todos os inscritos no Programa

Minha Casa, Minha Vida, que moram em São José de Ribamar, devem realizaruma atualização cadastral obrigatória para participar do sorteio dos imóveis.

DEPUTADO VISITA CÂMARAO vereador Beto das Vilas, presidente da Câmara de São José de Riba-

mar, recebeu em seu gabinete, na última segunda-feira, 31 de março, a visita dodeputado estadual Jota Pinto (PR), acompanhado do vereador Negão. Naoportunidade, o parlamentar aproveitou para falar sobre alguns projetos quepretende apresentar na Assembléia Legislativa para a cidade balneária.

DISTRITO INDUSTRIALJá que tocamos no assunto, o deputado Jota Pinto (PR) pediu apoio

dos colegas de plenário à proposta dele que cria o Distrito Industrial de SãoJosé de Ribamar. O parlamentar disse que já havia tratado do tema emoutras ocasiões, mas somente na terça-feira (29) apresentou o requeri-mento junto à Mesa Diretora sugerindo à governadora Roseana Sarney(PMDB), ao secretário de Indústria e Comércio, Sérgio Macedo e ao pre-feito de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), a criação do Distrito Industrial.

DE CASA NOVAApós anos de espera, a Câmara de São José de Ribamar poderá ganhar

nova sede em 2013, para acomodar os vereadores eleitos no ano anterior. Opresidente do Legislativo, Beto das Vilas (PMDB), afirmou que pretende prepa-rar o projeto arquitetônico de construção do novo prédio do Legislativo.

SONHO ANTIGOSegundo Beto, a construção depende da liberação do local pelo pre-

feito Gil Cutrim, para que tenham início os estudos relativos à construção. “Ésonho antigo. Agora aguardamos autorização para começar a trabalhar noprojeto,” disse Beto informando ainda que o novo prédio, que irá abrigar apartir de janeiro de 2013, 21 vereadores, seja edificado numa área domunicípio que fica em frente a Prefeitura do município, no Centro.

PESQUISA ‘ENTOCADA’Saiu uma pesquisa sobre a temperatura eleitoral em São José de Riba-

mar. Os números estão escondidos, mas, segundo os que tiveram acesso,vem ai muitas surpresas. Sondagem foi encomendada por um grupo deempresários, sem compromisso com nomes.

OS PRETENDENTESComeça a crescer e a ser definido o número de pretendentes a sentar

na cadeira do prefeito Gil Cutrim(PMDB) na cidade de São José de Ribamar.Por enquanto, a lista tem três nomes, mas que poderá aumentar ou até caircom o passar dos dias.

MAIS EDUCAÇÃOA Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, na manhã do dia

1º de abril, a reunião técnica do Comitê Metropolitanodo Programa Mais Educação. O encontro contou com a participação derepresentantes da Seduc; das secretarias de educação dos municípiosde São Luís, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar, Alcântara;da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Universidade Esta-dual do Maranhão (Uema) e do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

PEIXE NA ESCOLALevantamento feito pelo Ministério da Pesca com base em questio-

nários respondidos por 1.718 prefeituras de todo o País constatou queapenas 10,6% dos municípios (183 do total) incluem peixe na alimenta-ção escolar. Os dados foram colhidos em 2009 pelo Fundo Nacional deDesenvolvimento da Educação (FNDE), que, entre outros temas, pes-quisou a composição da merenda. Só 5,3% dos municípios (92) colo-cam pescados ao menos uma vez por semana no cardápio.

PLANO NACIONALA pesquisa servirá de base para as primeiras medidas de um plano

nacional para ampliar a presença de pescados nas escolas. Oito muni-cípios - Mundo Novo (MS), São José do Ribamar (MA), Palmas (TO),Itanhaém (SP), Linhares (ES), Morada Nova de Minas (MG), Gravataí(RS) e Concórdia (SC) - receberão neste semestre equipamentos paraoficinas de treinamento para pescadores e merendeiras.

MIUDINHAS DOS BASTIDORES******O vereador Zé Lima (PSB) disse em pronunciamento na Câmara de

São José de Ribamar que o time do São José virou um 'sumidouro do dinheiro'.

***** Município de Ribamar será transformado em pólo regional de saú-de. Objetivo do governo do Estado é oferecer condições à cidade paraatender a demanda de outros municípios da Ilha e também do interior.

****** A informação foi confirmada pelo secretário estadual deSaúde, Ricardo Murad, durante encontro com o prefeito Gil Cutrim(PMDB) nesta segunda-feira (11). Murad visitou São José de Ri-bamar, terceira maior cidade do Maranhão em número de habitan-tes, segundo dados recentes do IBGE.

OAB quer entendimento definitivosobre a Lei da Ficha Limpa no STF

O Conselho Federal daOrdem dos Advogados do Bra-sil decidiu, nesta segunda-fei-ra (11), ajuizar ação declara-tória de constitucionalidade(ADC) para que o Supremo

Tribunal Federal (STF) tomeuma decisão definitiva sobrea validade da Lei da Ficha Lim-pa. O objetivo é evitar que, naseleições de 2012, candidatosque venham a ser considera-

dos inelegíveis tentem invali-dar pontos específicos da leicom ações individuais.

De acordo com o presidenteda OAB, Ophir Cavalcante, o Su-premo deve se manifestar rapida-

mente para evitar “insegurança ju-rídica” a respeito de candidatosnas próximas eleições. A reda-ção da ADC será definida por umacomissão formada por quatro con-selheiros federais da entidade.

Page 4: Edição do dia 12/04/2011

O médico diz para o paciente:- Não vejo motivos para as suas dores meu caro. Só

pode ser da bebida.O paciente responde:- Não tem problema, doutor. Volto outro dia quando o

senhor estiver sóbrio!!!

********

Um homem entra em sua casa correndo e grita para asua mulher:

- Marta, arrume as suas coisas. Eu acabei de ganhar na loteria!Marta responde:- Você acha melhor que eu leve roupas para frio ou calor?O homem responde:- Leve tudo, você vai embora...

********

O português chega a uma casa de prostituição e pergunta:- Quanto custa para levar pra cama uma de suas "moças"?- Depende do tempo - responde prontamente a mulher.O Manuel pensa um pouquinho e diz:- Suponhamos que chova...

GERAL4 SÃO LUÍS, TERÇA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2011O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

I n g r e d i e n t e s : 1 caixa decreme de leite, 1 copo de iogurtenatural, 1 sachê de tempero parasalada, 1/2 l imão, sa l a gos to ,coent ro se dese jar, al face lava-da de sua pre fe rênc ia , 200g depresunto ou pei to de peru, 200gde queijo mussarela.

Modo de preparo: Misture ocreme de leite, o iogurte, o temperode salada, o limão, o sal, e o coen-tro e reserve. Espalhe em camadasno refratário de vidro: o creme deleite, as folhas de alface, presunto equeijo. Faça isso até acabar, sendoo creme a última camada.

SERVI PORTOFERRY BOATS

São Luís/Cajupe08:0012:3015:0017:00

Cajupe/São Luís 10:20 14:30 17:05 19:20

Telefones: (98)3232.5590/ (98) 3231.2216

LASANHA DE ALFACE

Ribamar será transformadoem pólo regional de saúde

Como parte das açõesde regionalização e moder-nização da rede estadual desaúde, o município de SãoJosé de Ribamar será sedede um dos pólos regionaisde atendimento à saúde demédia complexidade, queestão sendo implantados pelogoverno Roseana Sarney.

A informação foi confirma-da pelo secretário estadual deSaúde, Ricardo Murad, duran-te encontro com o prefeito GilCutrim (PMDB) nesta segun-da-feira (11). Murad visitou SãoJosé de Ribamar, terceiramaior cidade do Maranhãoem número de habitantes,segundo dados recentes doIBGE, atendendo convite dopróprio Cutrim e do ex-prefei-to e atual secretário-chefe daCasa Civil do governo do Es-tado, Luis Fernando Silva.

Acompanhado de GilCutrim e Luis Fernando, osecretário conheceu o fun-cionamento do Hospital Mu-nicipal e as dependênciasda primeira MaternidadeMunicipal da cidade, cons-truída com recursos própri-os da Prefeitura e que seráinaugurada ainda este ano.

Ricardo Murad classificoua sua ida à cidade como umavisita inicial para conhecimen-to da estrutura da rede muni-cipal de saúde. “Em seguida,iremos dimensionar o volumede recursos necessários paraa ampliação do atendimento.São José de Ribamar reúnetodas as condições para setornar um pólo regional demédia complexidade com ca-pacidade de oferecer assis-tência médica para cerca de300 mil pessoas, demandaque inclui, além dos ribama-renses, moradores de SãoLuís e de municípios comoPaço do Lumiar, Raposa,Humberto de Campos, Icatue Morros”, afirmou o secretá-rio, acrescentando que a ela-boração do levantamentopara identificar os municípi-os com potencial para trans-formar-se em pólos regionaisfoi determinado pela própriagovernadora Roseana.

Gil Cutrim ressaltou quea rede de saúde do municípioé uma das melhores do Ma-ranhão e, com a ajuda do go-verno do Estado, os ribama-renses serão ainda mais be-neficiados. “Nós agradece-

mos ao governo estadual porescolher São José de Riba-mar para ser pólo regional desaúde. Vamos montar um gru-po de trabalho, formado por téc-nicos das Secretarias Estadu-al e Municipal de Saúde, queirá elaborar as estratégias ne-cessárias para pôr em práticaessa decisão”, explicou.

Luis Fernando disse que,por determinação da governa-dora Roseana, participou davisita com o objetivo assegu-rar soluções a todas as difi-culdades que possam existirno processo de transformar

São José de Ribamar em umpólo regional de saúde.

Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, as con-dições para ampliação darede de saúde do municípiosão as melhores possíveis,uma vez que há vontade polí-tica das autoridades, a estru-tura tem espaço para cresci-mento e os profissionais sãocomprometidos. “Como riba-marense e ex-prefeito, ficomuito feliz em constatar quea rede municipal de saúdevoltará a ter investimento dogoverno do Estado”, frisou.

Semana do Livro Infantil e Juvenilserá aberta nesta quarta-feira

Gastrite infantilé cada vez maiscomum no país

Oswaldo Ceará/ASSCOM PMSJR

Um evento feito na medi-da para os amantes da boaleitura. A II Semana do LivroInfantil e Juvenil movimentaráespaços de cultura de SãoLuís com vasta programação.A abertura será nesta quarta-feira (13), das 15h às 19h, naPraça Gonçalves Dias (Cen-tro), e o encerramento acon-tecerá no Teatro Artur Azeve-do (Centro), no mesmo horá-rio, na segunda-feira (18), DiaNacional do Livro Infantil.

As atividades tambémacontecerão no Viva Vinhais,na quinta-feira (14), das 15hàs 19h; no Viva Renascença,na sexta-feira (15), das 8h30às 12h; no Largo do Dester-ro, no sábado (16), das 15hàs 19h; e na Lagoa da Jan-sen, no domingo (17), das 15hàs 19h. A II Semana do LivroInfantil e Juvenil é uma promo-

ção da Secretaria de Estadoda Cultura, por meio da Bibli-oteca Pública Benedito Leite.

A programação inclui ati-vidades como Hora do Conto,exposição de livros, perfor-mances, dramatização, jogosliterários, concursos literáriose animação cultural. O even-to terá o reforço do Carro Bi-blioteca, que dispõe de acer-vo com mais de mil livros.

Entre os destaques do ro-teiro, estão a Oficina de Cri-atividade, ministrada pela ar-tista plástica Babula e na qualas crianças confeccionam li-vros, brinquedos e jogos compapel reciclado; e a OficinaGeopoética de Primavera,com a arte-educadora e am-bientalista Kátia Dias. Na ati-vidade, os participantes terãoinformações cartográficas ehistóricas sobre aspectos da

identidade cultural da Estô-nia, país de Oskar Luts, au-tor do livro “Kevade”, que ins-pirou Kátia Dias no desenvol-vimento da oficina.

Haverá ainda a apresenta-ção do espetáculo teatral “Fiode Histórias”, baseado namensagem do Dia Internacio-nal do Livro Infantil de 2011 (2de abril), O Livro Recorda. Apeça é encenada pela atriz epedagoga Silvana Cartágenese promove interação do públi-co com o mundo da literatura.

DATA - O encerramento daII Semana do Livro Infantil e Ju-venil acontecerá no Dia Nacio-nal do Livro Infantil. Para mar-car a data, a programação doevento incluirá ainda uma per-formance com o ator LauandeAires e entrega de kits de li-vros aos estudantes premiadosem concursos de histórias.

Ricardo Murad, acompanhado por Luis Fernando e Gil Cutrim,conheceu o Hospital e a Maternidade Municipal de Ribamar

Mega Sena - 1273 - 09/04/201113 19 26 40 58 60

LotoMania - 1130 - 09/04/2011 05 14 17 18 22 23 34 39 44 5060 65 66 76 79 81 86 93 94 98

Quina - 2568- 09/04/201107 19 46 69 73

Doces, balas, chocola-tes e outros produtos indus-trializados podem ser umadas causas da gastrite in-fantil. Os médicos alertamque a doença é cada vezmais comum no Brasil e aestimativa é de que cercade 10% das crianças que sequeixam de dores na barri-ga tenham a doença.

Esse, no entanto, não éo único sintoma da doença.A gastrite infantil tambémpode causar falta de apetite,além de vômitos e enjôosapós as refeições. Para pre-venir, os pais devem ficaratentos à alimentação da cri-ança e também com o usoincorreto de antiinflamatóriose antibióticos.

Aos seis anos, Pedro foiparar no hospital com doresna barriga, na cabeça e nobraço e dificuldade para co-mer. A mãe, Gildete Figueire-do, ficou surpresa quando osmédicos deram o diagnósti-co de gastrite.

- Você acha que é uma viro-se, você acha que é uma gripe,você acha que é outra coisa...

Hoje, aos sete, Pedrotem uma alimentação maiscontrolada e está bem me-lhor. Ao invés dos doces erefrigerantes, ele faz refei-ções saudáveis, com leitedesnatado, carnes grelha-das e frango.

A especialista Izaura As-sunção explica que a criançaprecisa fazer refeições bembalanceadas para evitar o de-senvolvimento da gastrite.

SES capacita técnicos da área de saúdede Unidade de Terapia IntensivaMédicos, fisioterapeutas,

residentes, enfermeiros e téc-nicos de enfermagem que tra-balham na Unidade de Tera-pia Intensiva (UTI) do Hospi-tal Tarquínio Lopes Filho (Ge-ral) participam, a partir das 8h,desta quinta-feira (14), noCampus do Uniceuma, deuma capacitação sobre con-dutas de atendimento em si-tuações graves e classifica-ção de risco dos pacientes.

A qualificação é fruto de

uma parceria entre Governodo Estado, Instituto de En-sino e Pesquisa (IEP) doHospital do Coração (HCOR)em São Paulo, Secretaria deSaúde de São Luís e CentroUniversitário do Maranhão.Profissionais que trabalhamna UTI Adulto do Socorrão II,também, participarão do trei-namento, que será realizadoaté domingo (17).

O diretor do Hospital Ge-ral, Luís Alfredo Guterres, ex-

plicou que a qualificação dosprofissionais de saúde é umprocesso que está sendo im-plantado pelo secretário deEstado de Saúde, RicardoMurad, em todas as unidades.“Os profissionais que traba-lham nas UTIs neonatal dasMaternidades Benedito Leite eMarly Sarney já foram capaci-tados e agora vamos iniciar aqualificação dos 86 profissio-nais que trabalham na UTI Adul-to do Hospital Geral”, informou.

Page 5: Edição do dia 12/04/2011

Adriano é liberado a beberuma vez por semana

5ESPORTESSÃO LUÍS, TERÇA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2011O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Sem atuar desde 21 dejaneiro por conta da lesão noombro direito, Adriano deu iní-cio nesta segunda-feira a umabatalha contra a balança. OImperador, porém, não preci-sará sofrer tanto para recupe-rar a forma e ficar pronto parajogar. Em uma primeira avali-ação visual, os médicos doCorinthians acreditam que eleprecisará perder, no máximo,seis quilos, o que lhe permiteaté consumir bebida alcoóli-ca uma vez por semana.

Adriano recebeu do clubeuma orientação nutricional.Nada de dieta radical. O car-boidrato, considerado o gran-de vilão para quem quer man-ter a forma, está mantido,sempre acompanhado de fi-bras (saladas verdes) e pro-teínas (carnes e ovos). Ape-sar do processo, o goleadorestá liberado para cometeralguns deslizes, incluindo um

Juventus vence CopaSão José de Ribamar

de Beach Soccer

A equipe do Juventus II foia campeã da 1ª Copa SãoJosé de Ribamar de BeachSoccer, competição promovi-da pela administração do pre-feito Gil Cutrim (PMDB), emparceria com a FederaçãoMaranhense da modalidade.

A expectativa, a partir deagora, é pela apresentaçãoda seleção brasileira de Be-ach Soccer que, no dia 26de maio, jogará contra a se-leção ribamarense escolhidadurante a Copa.

O título do Juventus II foiconquistado na tarde do últi-mo sábado (09). O time en-frentou a equipe do Juventus Ie goleou pelo placar de 4 a 1.

A 1ª Copa São José deRibamar de Beach Soccer foidisputada por 21 times e, du-rante toda a semana passa-da, levou centenas de torce-dores à praia de Banho dasede do município, onde foimontada uma quadra dentrodos padrões internacionais,inclusive com arquibancadas.

Representando o prefei-to Gil Cutrim na solenidadede premiação, o secretáriomunicipal José Eudes Sam-paio (Receita e PatrimônioPúblico Imobiliário) ressaltou

que apoiar competiçõescomo a Copa de Beach Soc-cer, por exemplo, faz parteda política de valorização dajuventude ribamarense, queé uma das prioridades dogoverno Gil Cutrim.

“A administração GilCutrim se sente muito felizem poder apoiar este even-to e continuará participandode todas as atividades vol-tadas para o desenvolvimen-to do esporte ribamarense”,afirmou Sampaio.

O presidente da Federa-ção Maranhense de BeachSoccer, Eurico Pacífico, elo-giou o nível dos atletas e dis-se que a competição serviupara consolidar o municípiocomo um dos mais importan-tes centros fomentadores doesporte em geral e, de modoparticular, do futebol de areia.

Eurico Pacífico ressal-tou o apoio da Prefeiturapara a realização do even-to, sem o qual, segundo ele,não teria sido possível tor-ná-lo realidade. “Agradeçoao prefeito Gil Cutrim que,mais uma vez, mostrou quetrabalha o esporte com se-riedade e como forte instru-mento de inclusão social”.

choppinho, com certa mode-ração. Pouco depois de seroperado, o jogador foi flagra-do bebendo cerveja no Rio deJaneiro, o que irritou os diri-gentes do Roma. Logo de-pois, o contrato foi rompido.

- Nesta fase inicial, elepode beber uma cervejinhauma vez por semana. É o quenós chamamos de dia do lixo,em que os atletas podem co-mer o que quiserem. Depois,isso pode aumentar para doisdias na semana. Tudo vai de-pender – explicou o fisiotera-peuta Bruno Mazziotti.

O departamento físico doCorinthians entende que a car-ga pesada de exercícios físicosseja suficiente para fazer Adri-ano perder peso. A previsão éde que ele queime o excessoem dez dias. Depois disso, jápoderá trabalhar com o grupono gramado, desde que tam-bém esteja sem restrições por

Muricy vai conversar com Gansopara pedir foco total na recuperação

A enrolada situação domeia Paulo Henrique Gansoque, apesar de ter contratoem vigência com o Peixepode ser negociado com ofutebol europeu, está cha-mando a atenção do técnicoMuricy Ramalho. Nos próxi-mos dias, o treinador terá umaconversa com o camisa 10

para fazer um pedido em par-ticular: ele quer ver o jogadorpensando apenas no seu re-torno aos gramados.

- A grande verdade é queo Ganso ainda está trabalhan-do a recuperação para che-gar aos 100%. Clinicamente,ele está recuperado, mas sócom o passar dos treinos ejogos é que você recuperatodos os movimentos. Seriaimportante agora ele focarapenas no trabalho de cam-po. Enquanto isso, o seu re-presentante cuida do seu fu-turo do lado de fora. Vou con-versar com ele nos próximosdias – avisou o treinador.

Muricy disse que nãoquer tirar de Ganso o poderde decisão sobre o futuro.

- Eu tenho que entenderque, principalmente após amudança da lei, o jogador

escolhe onde vai jogar.Mas, como treinador, eutenho a obrigação de dizero que eu acho sobre essasituação. Eu sempre tratoas coisas de maneira mui-to direta. E é o que vou fa-zer dessa vez – ressaltouo comandante alvinegro.

Ganso tem contrato como Peixe até dezembro de 2015e sua multa rescisória é de €50 milhões (R$ 115 milhões).O Peixe busca um novo acor-do e ofereceu um aumento ajogador que não aceitou aoferta santista. Especula-seque Milan e Internazionale têminteresse na joia santista,que voltou aos gramados apósficar seis meses em recupe-ração de uma grave lesão nojoelho, sofrida em duelo con-tra o Grêmio, pelo Campeo-nato Brasileiro de 2010.

Um dos principais res-ponsáveis pela vitória de 2 a1 do Milan sobre a Fiorenti-na, no último domingo, peloCampeonato Italiano, o meiaClarence Seedorf voltou a fa-lar sobre o seu futuro na Ve-lha Bota. O jogador, que estána mira do Corinthians,aguarda uma proposta de re-novação de contrato dos diri-gentes rossoneri.

- Já escutei um monte derumores. Estou esperandouma oferta do Milan, apesarde já ter recebido propostasconcretas do Brasil e de ou-tros clubes. Mas, antes detudo, estou pensando primei-ro em conquistar o Scudetto- salientou Seedorf, em entre-vista à emisssora “SkySports”. O jogador tem con-trato com o Milan até o finalda atual temporada.

Com 68 pontos, o Milanlidera o Calcio com três devantagem para o segundo co-locado Napoli.

Ronaldinho Gaúcho faz papel deescudo para os 'perseguidos' do Fla

Ronaldinho Gaúcho fezjus ao papel de capitão doFlamengo e armou seu escu-do para defender alguns joga-dores das vaias e críticas datorcida. Ao mesmo tempo emque o camisa 10 saiu em de-fesa dos seus companheiros,também foi defendido por Van-derlei Luxemburgo.

- A vitória foi maravilhosa,o time jogou bem, com tran-quilidade e alegria. Temos jo-gadores que estão sendomuito contestados. As vaiaspara o Rodrigo Alvim são parao Flamengo também, poisnós lutamos juntos. A vitóriaé boa para dar confiança paratodos jogadores. O Alvim e oDeivid entraram e jogarambem - defendeu Ronaldinho.

Na vitória por 2 a 0 so-bre o Botafogo neste domin-go, Deivid teve atuação apa-gada, não finalizou uma úni-ca fez e foi substituído porDiego Maurício no início dosegundo tempo. Rodrigo Al-vim apareceu bem apenasquando fez um cruzamentona medida para Ronaldinho,que cabeceou mal. O cami-sa 10 é amigo de longa datado lateral-esquerdo.

Mesmo servindo de escu-do para o grupo, RonaldinhoGaúcho também é alvo dequestionamentos pelas suasatuações. A torcida ainda es-pera uma apresentação degala do camisa 10.

- Existe uma preocupa-ção exacerbada sobre o Ro-

naldinho, que ele tem que darmais. Muita gente quer que ojogador se readapte ao fute-bol brasileiro em dois ou trêsmeses. Neste jogo (contra oBotafogo), alguns lances delederam certo, outros não. Elefez uma jogada maravilhosa edeu de letra para o Alvim. ORonaldinho está progredindo- analisou Luxemburgo.

Nesta segunda-feira, Ro-naldinho Gaúcho, VanderleiLuxemburgo e Patrícia Amo-rim vão às 13h na AcademiaBrasileira de Letras para umalmoço que marca a celebra-ção dos cem anos de nasci-mento do escritor José Linsdo Rego, "o mais rubro-negrodos escritores", como descre-ve comunicado da ABL.

Seedorf aguardao Milan paradefinir futuro

Kaká desmente saída doReal: 'A verdade é quequero ficar no clube'

Destaque da vitória do RealMadrid por 3 a 0 no último fimde semana, com dois gols so-bre o Athletic Bilbao, o brasilei-ro Kaká negou que esteja desaída do clube a partir de junho.

Em entrevista ao jornal es-panhol "AS", o meia disseque não tem vontade de dei-xar o Real ao término da atu-al temporada.

- Alguns falaram que que-ro ir embora. Outros dizemque não tenho vontade de jo-gar no Real Madrid. Isso nãoé verdade. A verdade é quequero ficar no clube. Tenhoque jogar, isso é o que quero.Para isso, trabalho muito. Ain-da que digam muitas coisassobre mim, sei qual é a ver-dade - disse Kaká, que aindaafirmou que não tem proble-ma com José Mourinho.

De acordo com imprensaeuropeia, Mourinho teria fica-

do irritado com a dificuldadede Kaká recuperar a parte fí-sica. Alguns meios de comu-nicação da Espanha aponta-ram que o treinador portuguêspediu para a diretoria meren-gue negociar o meia brasileirono meio deste ano. O Milanseria o destino do brasuca.

Em entrevista no mês demarço, o chefão do clube itali-ano, Silvio Berlusconi, declarouque as portas estariam aber-tas para o retorno de Kaká.

- Se tiver a possibilidade deum retorno, nós o receberemosde braços abertos. É um gran-de homem, uma grande pes-soa - disse o dirigente, em en-trevista à Sky Sport, na época.

Kaká deixou o Milan em2009 e assinou contrato por seisanos com o Real Madrid. Paracontar com o jogador, os espa-nhóis desembolsaram € 65 mi-lhões (cerca de R$ 150 milhões).

causa do ombro lesionado.- Olhando, ele deve ter uns

cinco ou seis quilos acima. Eleé um atleta muito forte. Vocênão pode fazer um atleta per-der peso de forma rápida. Temque reforçar a musculatura paradepois perder peso. O atletasabe o que precisa para perderpeso. Como são seis quilos,em dez dias ele perde tudo ten-do uma vida normal. Dieta paraatleta é balela. Ele tem quecomer ou então vai faltar com-bustível para o treino – disse omédico Joaquim Grava.

Adriano fará trabalhos di-ários no centro de treinamen-tos alvinegro. Nesta segunda-feira, ele realizou uma ativida-de de manutenção no ombrodireito e depois se exercitouem uma aparelho que simulaa corrida, sem o impacto con-tra o solo. A tarde foi livre, coma reapresentação marcadapara terça, às 16h.

Adriano sorri no primeirodia de trabalho no Timão

Jogadores do Juventus comemoram o títuloda 1ª Copa de Beach Soccer de Ribamar

Oswaldo Ceará/ASCOM PMSJR

Page 6: Edição do dia 12/04/2011

Como acaComo acaComo acaComo acaComo acabar com abar com abar com abar com abar com acaspcaspcaspcaspcaspa de uma va de uma va de uma va de uma va de uma vezezezezez

por todaspor todaspor todaspor todaspor todas

Todo dia é aquela mesma coisa: caspas insistemem sujar a roupa e gritam diante de camisas maisescuras. A saia justa diminui a auto-estima e traz

dúvidas na hora de decidir pelo melhor tratamento.“Caspa, seborréia e oleosidade são a mesma coisa. Há

um aumento da produção de óleo pela glândula sebácea econseqüente descamação do couro cabeludo, o que gera osfloquinhos caídos na roupa”, diz o tricologista e diretor mé-dico do Instituto do Cabelo, Luciano Barsanti.

O excesso de oleosidade causa, além da descamação,o risco da proliferação de fungos, que piora a caspa. “Os fun-gos são um agravante e tornam a caspa um problema crônico.Além deles, estresse, alimentação inadequada, com a ingestãode muito açúcar e gordura animal, e água quente durante obanho desencadeiam o problema de quem já tem a genéticafavorável ao couro cabeludo oleoso”, diz o tricologista.

Não adianta correr para uma loja de xampus e procurarversões especiais para combater a caspa. “OS xampus dis-poníveis ressecam o couro cabeludo e estimulam a produçãode mais óleo. Isso cria um círculo vicioso”, alerta o médico.

A chave do sucesso no tratamento está em conseguiruma sebo-regulagem, ou seja, controlar a produção do óleodo couro cabeludo para acabar com a caspa através da aná-lise de um especialista, que vai fazer exames para diagnos-ticar as causas e a possibilidade da presença de fungos.

“O médico faz dois exames e, a partir dai, determina otratamento. Se não há fungos, é feito um peeling no courocabeludo, aplicação de soluções tópicas e o uso do laser,novidade no tratamento contra a caspa porque desinflama aárea. Se os fungos estão presentes, além deste tratamento,é feito o uso de fungicidas”, diz o médico.

Uma das conseqüências mais indesejáveis da caspa éinflamação do couro cabeludo, a dermatite seborréica, que trazcoceira e a temida queda de cabelos. Já imaginou perder seuspreciosos fios por causa da oleosidade do cabelo não controla-da? O negócio é procurar a ajuda de um profissional se notarque a caspa está se tornando um problema constante.

VARIEDADES6 SÃO LUÍS, TERÇA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2011

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Semana do Jovem EmpreendedorSemana do Jovem EmpreendedorSemana do Jovem EmpreendedorSemana do Jovem EmpreendedorSemana do Jovem EmpreendedorA semana de 28 de Março a

01 de Abril da capital foimarcada pela Semana do

Jovem Empreendedor, projeto idea-lizado pela Associação dos JovensEmpresários do Maranhão (AJE-MA) que superou as expectativas elevou cerca de dois mil estudantesde graduação ao ciclo de palestrasproposto pela entidade.

Jovens empresários, especialis-tas e palestrantes fomentaram e es-timularam junto aos alunos, o em-preendedorismo e realizaram apre-sentação de cases de sucesso deempresários locais, afim de inspi-rar os estudantes que sonham emmontar seu próprio negócio.

Haroldo Padilha, Fabrizio Duailibe, Laura Sá, OPresidente da AJE-MA, Rafael Sombra, Michele

Godinho, Pâmella Rocha,Felipe Mussalém,JaquelineMoucherek e Joseane Fortaleza na Universidade

Estadual do Maranhão (UEMA) onde foi realizado oquarto dia da Semana do Jovem Empreendedor

O empresário Ubaldo Da Silva que apresentou aos alunos o case de sucesso daBus Transportes e o Presidente da AJE-MA, Rafael Sombra durante encerarra-

mento da Semana do Jovem Empreendedor na Faculdade UVA/IDEM.

Haroldo Padilha, Márcio Arouche, Joseane Fortaleza, O Presidente daAJE-MA, Rafael Sombra, Henrique Monteiro, Coordenador do Curso de

Administração da Faculdade São Luís e Profª. Rosemary Midori Coorde-nadora Adjunta, Fillipe Lima e Felipe Mussalém.

Raquel Souza,Haroldo Padinha,

Joseane Fortaleza,Felipe Mussalém,Wladmir Teobaldo

da K2 Engenharia,oPresidente da AJE-MA, Rafael Sombrae Marcelino 'Macha-do durante o tercei-ro dia da Semana doJovem Empreende-

dor realizado naFaculdade São Luís.

Na abertura da Semana do Jovem Empreendedor realizada na Faculdade FAMA,Felipe Mussalém, o coching Helcio Santiago, Tacito Griecco, Lula Fylho, Walter Nunes,

O Presidente da AJE-MA, Rafael Sombra e Erisvaldo Filho

Por: Sandra Miguel

Fonte: Portalangels

Page 7: Edição do dia 12/04/2011

7TELEVISÃOO QUARTO PODERwww.oquartopoder.com SÃO LUÍS, TERÇA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2011

Áries21/3 a 20/4Os astros enviam boas energias para você con-quistar sua independência na área profissio-nal. A dois, o entusiasmo com a alma gêmeaserá perceptível.

Touro21/4 a 20/5Hoje, você estará motivado(a) a fazer trabalhossociais que envolvam ajudar as pessoas queprecisam. É momento de refletir sobre seusobjetivos de vida.

Gêmeos21/5 a 20/6É tempo de aceitar auxilio de pessoas influen-tes em sua vida profissional. Não tenha receiode contar com esse apoio. O clima é de felici-dade na vida a dois.

Câncer21/6 a 21/7Pode receber auxílio de pessoa importante nasua carreira. Contatos profissionais e grandesprojetos estão favorecidos. No amor, a atraçãofísica vai ser importante.

Leão22/7 a 22/8O dia é favorável para ampliar seus horizontesprofissionais e viver novas experiências. A dois,você estará mais confiante, terá uma sensaçãode felicidade muito grande.

Virgem23/8 a 22/9No trabalho, é hora de finalizar etapas para queoutras possam começar. Aproveite para solucio-nar alguns problemas. Ótima fase no relaciona-mento a dois.

Libra23/9 a 22/10No trabalho, as parcerias contam com boas ener-gias astrais. Na vida pessoal, seu momento éde felicidade, compartilhe-o com a pessoa ama-da!

Escorpião23/10 a 21/11Novas oportunidades podem surgir no campoprofissional, fique atento(a)! Seu alto-astral vaiaumentar sua dedicação a sua alma gêmea.

Sagitário22/11 a 21/12O dia é ótimo para unir trabalho e lazer. Ativida-des que envolvam entretenimento e criatividadeestão favorecidas. No amor, o clima está tudo debom.

Capricórnio22/12 a 20/1Sua sensação de bem-estar estará ligada aosassuntos de sua responsabilidade. A dois, in-vista em sua intimidade. Viagens e reencontroscontam com boas energias.

Aquário21/1 a 19/2Ótimo dia para divulgar suas ideias e seu traba-lho. No setor afetivo, a comunicação está emalta com sua cara-metade. Aproveite para sedeclarar.

Peixes20/2 a 20/3Fique mais atento(a) e poderá encontrar ótimasoportunidades de negócios. No setor afetivo,demonstre a toda a generosidade que tem nocoração.

Insensato Coração

Cordel EncantadoAugusto decide voltar ao sertão nordestinopara procurar Aurora. Açucena/Aurora temeque Timóteo volte do Rio de Janeiro e Jesuí-no tenta acalmá-la. Timóteo foge de um agi-ota e afirma que vai voltar para a fazenda deseu pai. Augusto prepara sua partida para oBrasil e Úrsula exige acompanhá-lo. Felipefala para Helena que vai encontrar seu gran-de amor durante a viagem. Açucena e Jesu-íno se arrumam para o noivado. Timóteo via-ja com Dora. Cândida convence Herculano abuscar seu filho. Jesuíno vai à casa de Açu-cena sozinho. Timóteo fica desapontado aosaber que Açucena vai se casar. Euzébioconcede a mão de sua filha para Jesuíno.Timóteo invade a festa de noivado de Açuce-na. Miguézim pede para Batoré avisar ao pre-feito sobre a vinda do rei. Patácio, Ternuri-nha e o delegado se surpreendem com a li-gação de Zenóbio informando sobre a viagemdo rei de Seráfia para Brogodó.

Pedro decide não entrar no coquetel. Léoteme ser descoberto pela polícia e fica alivi-ado ao saber da morte de Carmem. Sueli dáo seu depoimento para o investigador. Gise-la e Teodoro terminam seu relacionamento.Henrique leva os papéis da auditoria feita porGonzalez para Cortez. Natalie afirma que vaise casar com Cortez. Nando repreende Pe-dro por não dar nenhuma explicação a Mari-na de sua ausência no coquetel. André abor-da uma mulher na boate onde está comCarol. Carol sente uma contração, vê An-dré com Vera e pede para Nelson levá-laao hospital. Clarice comenta com André ojeito com que Carol saiu da boate e ele cor-re para encontrá-la. Marina sofre por causade Pedro. Wagner diz para Henrique queBibi é muito rica e ele considera a ideia deficar com ela. André fica emocionado quan-do pega Antônio no colo. Gabino ajuda a di-vulgar o show de Fabíola e ela fica radiante.

Abner vê Júlia conversando com Tonica ese desentende com a paleontóloga. Abnerdescobre que Tonica mentiu para ganhar olaptop e briga com Celeste. Cristiano loca-liza mais uma vértebra do titanossauro. Ali-ce diz que está apaixonada por Guilhermee Minerva pede para Everton investigar o na-morado da filha. Akira e Keiko se conhe-cem. Keiko diz para Hoshi que não gostoude Akira. Cleonice aconselha Celeste acontar que gosta de Abner. Guilherme con-vida Márcia para visitar sua mãe e Evertonsegue o casal. Akira fala para Ícaro que estáencantado com sua noiva. Ícaro revela aoassistente que Naomi descobriu o que é osentimento com a ajuda de Leandro. Laracomenta com Elaine/Élcio que foi convidadapara o casamento do pai de Fernando. Cleo-nice avisa que viu Abner no café e Celeste vaiatrás dele. Duda vê Pink e Dorival comendoos bombons levados por Efraim. Dulce seemociona com a gentileza do filho. Ever-ton vê Guilherme beijando Márcia.

MalhaçãoTheo repreende Lorelai por lhe trazer umacarta de Railda. Maicon desafia Babi a fazeruma aula de ioga com ele. Catarina fica semgraça quando Guilherme pensa que Pedro éseu namorado. Babi sai calma e relaxadada aula de ioga. Guilherme oferece caronapara Catarina e Duda. Maicon e Babi se bei-jam. Sara Lee obriga Maicon a trocar o trei-no pela aula de ioga. Raquel fica furiosa aover Pedro e Catarina juntos. Milena não gos-ta de saber que João remarcou o almoço comTereza e arma outro plano para afastá-los.Theo reclama de Lorelai para Dodói. Rober-to avisa a Cláudia que ela terá um novo inter-no. Lurdes encontra a carta de Railda nospertences de Theo. Duda e Eric se beijamna frente de Josiane. Theo diz aos pais quequer conversar com eles antes de falar comRailda. Catarina descobre que o novo inter-no de Cláudia é Guilherme.

Mostrando o seu lado sensual, deixando a lolita de vez para trás, Mel Lisboa estampa acapa e o recheio da revista Inked, que chega às bancas esta semana.

Clicada em cenários mais cleans pelo fotógrafo Christian Gaul, Mel aparece seminua em algumasfotos, com muito glamour e sofisticação. Negando que ficou ‘mais careta’ depois da maternidade,

ela revela que ainda curte algumas noitadas, só não tem mais tempo para a ressaca.“Eu não encaretei, só fico mais cansada que antes, então, às vezes, tenho preguiça pra sair.

Com filho pequeno, não dá pra ficar na cama curtindo uma ressaca”.Apaixonada por tatuagens, Mel, que tem sete desenhos espalhados pelo corpo, revela que

contém um pouco a vontade de se tatuar mais pela sua profissão.“Se eu não fosse atriz, teria mangas cobrindo os braços”.

Mel Lisboa mostraMel Lisboa mostraMel Lisboa mostraMel Lisboa mostraMel Lisboa mostratoda a sua sensualidadetoda a sua sensualidadetoda a sua sensualidadetoda a sua sensualidadetoda a sua sensualidade

em ensaio seminuem ensaio seminuem ensaio seminuem ensaio seminuem ensaio seminu

Morde e Assopra

Apesar de ter decidido assumir namoro com aMulher Samambaia, depois de muito esconder a

moça, Dentinho não está levando essa relação tão asério assim. Segundo comentários no mundinho do

futebol e das baladas, o jogador continua pegador...Se a Samambaia pensa que Dentinho é exclusivo

dela, está enganada, tadinha.Essas maria-chuteiras não dão sossego.

Dentinho não dáexclusividade para a

Samambaia…

Paloma Bernardi linda ePaloma Bernardi linda ePaloma Bernardi linda ePaloma Bernardi linda ePaloma Bernardi linda eprovocante na capa de revistaprovocante na capa de revistaprovocante na capa de revistaprovocante na capa de revistaprovocante na capa de revista

Paloma Bernardi, a Alice de "Insensatocoração", aparece provocante na capada revista "Boa forma" depois de passar

pelas mãos de Marco Antonio deBiaggi. A bela atriz prova que sabe

muito bem ser sexy quando quer.

Angela Bismarchi vaiimplantar um terceiro seio

Angela Bismar-chi, modelo e “can-tora” conhecidapelas inúmeras ci-rurgias plásticasque realizou, essasemana foi alvo deuma polêmica.

Ela deu umaentrevista, anunci-ando que iria implantar um terceiro seio.

Para a pergunta que não quer calar: “qual a utili-dade e a necessidade de um terceiro seio?”. AngelaBismarchi responde que, primeiro porque gosta de ino-var e, segundo por achar que não seria justo, caso vi-esse a engravidar de trigêmeos, que um dos bebês fi-

casse esperando na hora da amamentação.primeiro porque gosta de inovar e segun-do por achar que não seria justo, caso viesse a engravidar de trigêmeos, que um dosbebês ficasse esperando na hora da amamentação.

Mas, para que estava acreditando que Angela Bismarchi pirou de vez, não foi dessa vez.Acontece que tudo isso não passa de um viral de divulgação da nova série do canal Multishow,chamada “Sensacionalista”. O telejornal humorístico, o “JS”, que estreiou no dia 11 de abril.

Page 8: Edição do dia 12/04/2011

oquartopoder.com/rosario - oquartopoder.com/ribamar

SÃO LUÍS, TERÇA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 20118ÚLTIMAS www.oquartopoder.com

O QUARTO PODER

Sine recruta profissionaisA Secretaria de Trabalho,

através do Sine de São Luís,convoca profissionais das se-guintes ocupações: Técnicoem Fibra Ótica; Técnico emSplicing; Encarregado ClasseL; Oficial Classe L; Auxiliar deRede e Analista Operacionalde Logística. É exigida expe-riência mínima de seis me-ses registrada na carteira detrabalho. Todas as funçõesoferecem, além do salário, oadicional de 30% de pericu-losidade, vale-alimentação evale-transporte. Os interessa-dos podem se dirigir ao Sinepara recrutamento e seleçãoa partir desta terça-feira, emcaráter de urgência.

O Sine também convocapara o Programa de Forma-ção Profissional da Vale, comvagas para o Maranhão. Para

Ação policial de Barrado Corda evita assalto

a agência bancáriaAção conjunta das polí-

cias Civil e Militar de Barrado Corda impediu assalto auma agência bancária doBradesco no município deJenipapo dos Vieiras. Naocasião, duas pessoas, ar-madas com pistola 380 eem uma motocicleta Hon-da CG 150 Titan, de cor pre-ta, sem placa, foram abor-dados pelos policiais, masconseguiram se evadir semefetuar o assalto que pre-tendiam fazer ao banco.

A polícia, durante dili-gências para procurar ossuspeitos localizou Donize-te Bastos de Oliveira, de 27anos, na posse da motoci-cleta utilizada na tentativado assalto. Ele foi preso noPovoado de Jacarezinho

Donizete encontra-se naDelegacia Regional de Bar-ra do Corda. Durante inter-rogatório, ele afirmou não terparticipação na ação delitu-osa. Ele foi detido por crimede receptação em função dea moto ter sido roubada nacidade de Eugênio Barros,em janeiro de 2011.

De acordo com o dele-gado de Polícia Civil, Feli-pe Freitas, responsávelpela autuação do elemen-to, o gerente e os funcio-nários do banco não reco-nheceram Donizete comoparticipante na tentativa doassalto. Ainda segundo oDelegado, as investigaçõespoliciais continuam paraelucidar a ação bem comolocalizar os responsáveis.

Polícia prende homemacusado de violênciadoméstica no interiorPoliciais militares da

cidade de Barra do Cordaprenderam Antonio da Con-ceição de Souza, o ‘La-craia’, 24 anos. Ele foi de-tido pelo crime de violênciadoméstica, de acordo coma Lei Maria da Penha.

Segundo informaçõespoliciais, Antonio de Sou-za estava bêbado amea-çando matar a própria mãecom uma faca. Ele estariapedindo dinheiro para con-

sumir mais bebida alcoóli-ca e a mãe teria negado.Ele ainda teria quebradovários objetos da casa.

Após denúncias dospróprios parentes, a viaturada PM localizou Antonio eo encaminhou à DelegaciaRegional de Barra do Cor-da, onde foi autuado pelodelegado de Polícia Civil,Felipe Freitas. Antonio deSouza encontra-se detido,aguardando decisão judicial.

Fuga de presos em Bacabalpreocupa corregedor

Ao tomar conhecimentoda fuga de presos em Baca-bal, neste domingo, 10, o cor-regedor-geral da Justiça, de-sembargador Antonio Guerrei-ro Júnior, contatou de imedia-to o secretário de Segurança,Aluísio Mendes, a quem pe-diu ajuda para captura rápidados detentos e ampliação emelhoria da delegacia muni-cipal – onde ocorreu a ação.

“O fato é preocupante. Acomunidade está em pânicodevido a evasão de criminososde alta periculosidade e por-que as grades do cadeião do1º DP, recuperado há poucosdias, foram serradas facilmen-te e em pouco tempo”, diz ocorregedor, que mantém víncu-lo permanente com o municí-pio. O número de fugitivos éincerto, mas pelo menos seis

presos deixaram a delegaciadurante a madrugada.

Eles saíram para área decontenção dentro do prédio,onde se esconderam e fizerambarulho para chamar o carce-reiro e enganá-lo. Como nãoobservou ninguém na cela, ohomem imaginou uma fuga portrás da delegacia. Foi domina-do assim que entrou na área.

Policiais militares queentregavam um homicidaconseguiram libertar o car-cereiro e abortaram fuga emmassa. Cinco presos sãoapontados como os articu-ladores da operação .

Guerreiro Júnior diz que adelegacia de Bacabal estánovamente com excesso delotação. Haveria cerca de 27homens em duas celas.Quem não conseguiu fugirpassou a noite no “gaiolão”.

“Esse local recém-refor-mado pela Prefeitura tambémnão oferece segurança”, diz.

concorrer, o candidato preci-sa ter idade mínima de 18anos e ter concluído o EnsinoTécnico entre dezembro de2002 e dezembro de 2010 nasseguintes especialidades:Elétrica, Eletrotécnica, Ele-tromecânica, Eletrônica, Lo-gística, Mecânica, Mineraçãoe Portuário. Não é necessá-rio apresentar comprovaçãode experiência no mercadode trabalho. Os interessadospoderão se dirigir ao Sine deSão Luís até o dia 25.

Lembrando que as duasconvocações exigem a realiza-ção do cadastro no Sine. Casoo interessado não tenha, é ne-cessário apresentar: Carteira deIdentidade, CPF, Carteira deTrabalho, comprovante de resi-dência e certificados de qualifi-cação ou escolaridade.

PM prende homemsuspeito de furtar

motocicletaPoliciais militares da cida-

de de Barra do Corda, prende-ram em flagrante, na manhã dedomingo (10), Antonio de Sou-sa Nascimento, de 26 anos.

Ele é suspeito de furtar umamotocicleta Honda Pop 100,Placa NHI 5590, de cor amare-la, na madrugada daquele dia.

Após investigação polici-al, Antonio de Sousa foi en-

contrado com a moto no po-voado Escondido. A motoci-cleta foi localizada e entre-gue ao proprietário.

Antonio de Sousa Nas-cimento foi encaminhado àDelegacia Regional de Barrado Corda, onde foi autuadopelo Delegado de Polícia Ci-vil, Felipe Freitas, e aguardadecisão judicial.

Polícia Militar prendehomem em flagranteA Polícia Militar da ci-

dade de Barra do Cordaprendeu em flagrante Már-cio Cleiton Chaves Silva, de24 anos. Ele foi preso combase no artigo 14 da Lei10.826/03, que trata de por-te ilegal de arma de fogo.

Na ocasião, policiaismilitares encontraram emposse de Márcio Cleitonum revólver calibre 22, da

marca Rossi, municiadocom 6 cartuchos intactos.Ele escondia ainda, den-tro da cueca, mais outros5 cartuchos.

A prisão aconteceu natarde deste domingo (10).Márcio Cleiton Chaves foiautuado pelo Delegado do 2ºDistrito Policial, Felipe Frei-tas, e ficará detido aguardan-do decisão judicial.

Guerreiro Júnior com Aluísio Mendes durante Pauta Zero para abertura de vagas em Pedrinhas

Prorrogadas inscrições do concurso do TJMAO Tribunal de Justiça do

Maranhão (TJMA) divulgou edi-tal de retificação prorrogando asinscrições e alterando as da-tas da realização das provas doconcurso público para servido-res do Poder Judiciário, no qualestão sendo oferecidas 58 va-gas para cargos efetivos e pre-enchimento de cadastro de re-serva para os níveis fundamen-tal, médio e superior. Com aalteração, as inscrições pode-rão efetuadas até o dia 25 deabril. A prova objetiva será apli-cada no dia 29 de maio.

A prorrogação das inscri-ções ocorreu em função doedital do concurso da Empre-

sa Brasileira de Correios eTelégrafos (ECT) que, publica-do em data posterior ao doTJMA, marcou para o dia 15de maio a realização da pri-meira prova, coincidindo coma data da aplicação da provaobjetiva do Tribunal.

Além da separação dedatas de prova – que vai per-mitir o melhor fluxo logísticona sua aplicação – a medidaevita a acumulação de even-tos de grande porte em umamesma data, possibilitandoaos que buscam uma oportu-nidade de trabalho a partici-pação nos dois concursos.

As inscrições para o con-

curso do TJMA continuamsendo feitas no sitewww.servidor.tjma.ieses.org,no valor de R$ 75,00 para car-gos de nível superior, R$60,00 para nível médio e R$45,00 para nível fundamental.

Conforme o novo Edital, 25de abril é a data limite paraos pedidos de corrência àsvagas reservadas à pessoasportadoras de deficiência epara solicitação de condiçõesespeciais de prova.

VAGAS - Para cargos denível superior (analista judi-ciário) estão reservadas 55vagas, sendo 50 para candi-datos com formação em Di-

reito e cinco em Psicologia.Para os candidatos de nívelmédio estão sendo ofereci-das três vagas para o cargode Comissário de Justiça daInfância e Juventude.

O CONCURSO – cujasprovas serão aplicadas nosmunicípios de São Luís, Ca-xias e Imperatriz, pelo Insti-tuto de Estudos Superiores doExtremo Sul – será realizadocom a aplicação de provas ob-jetiva, discursiva, de digitaçãoe de títulos, em que serão ava-liados os conhecimentos e/ouhabilidades dos candidatossobre as matérias relaciona-das a cada cargo.

Adolescentetenta se matar

Uma adolescente de 16anos tentou se matar atean-do fogo no próprio corpo. Amenina está internada emestado grave na UTI do hos-pital Socorrão II, em SãoLuís. Segundo informaçõesnão oficiais, a tentativa desuicídio teria sido motivadapor um relacionamento amo-roso que a adolescente man-tinha com o irmão.

Ela deu entrada no sába-do (9), com queimaduras emgrande parte do corpo. A ado-lescente já passou por umacirurgia e os médicos aguar-dam a evolução do quadro clí-nico. O caso está sendoacompanhado pelo ConselhoTutelar da Cidade Operária.Segundo as informações, oato teria sido motivado pelo fimdo relacionamento amorosoque a adolescente mantinhacom o irmão há quatro anos.O irmão da vítima mora atual-mente em São Paulo, ondeteria ido concluir os estudos.

para redes de telefonia e formação profissional da Vale