edição do dia 09/01/2013

8
oquartopoder.com [email protected] Twitter - oquartopoder4# face - Jornal O Quarto Poder Orkut - O Quarto Poder Jornal Gmail - [email protected] ANO 7 NÚMERO 1121 SÃO LUÍS - MA, QUARTA-FEIRA, 09 DE JANEIRO DE 2013 PREÇO - R$ 2,00 Gil Cutrim é candidato único à presidência da FAMEM Biênio 2013/14 O prefeito reeleito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), é o candidato único à presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) para o biênio 2013/14. O registro da chapa, cujo nome é “Futuro em Foco”, aconteceu na manhã desta terça-feira (08) na sede da entidade, no Calhau, e foi feito por volta das 11h30 – dez minutos antes do prazo final para inscrição dos interessados em participar do pleito, conforme determinou edital divulgado pela entidade no dia 18 de dezembro. Página 6 Classificatório Dos 11.658 estudantes que se inscreveram para ingressar na 1ª série do ensino médio nas escolas da rede estadual da Unidade Regional de Educação de São Luís, um total de 6.837 fará as provas do processo classificatório, que acontecerão no próximo dia 20. Realizarão os testes alunos que escolheram como primeira opção escolas onde o número de inscritos su- perou o número de vagas ofertadas.Página 3 Mais de 6 mil farão as provas para ingresso na rede estadual A população do município de Raposa, distante 24 km da capital São Luís, reclama da falta de atenção do poder público, após o fim das eleições de 7 de outubro de 2012. Moradores da cidade turística afirmam que a coleta regular do lixo não é realizada de maneira eficiente há, aproximadamente, dois meses, o que vem causando uma série de transtor- nos em vários bairros do município. O mau cheiro e proliferação de ratos, baratas e mosquitos preocupam a os morado- res, que já vivem em condições precárias de infraestrutura e saúde pública. Blog do Udes Filho - Página 2 P ODER Redes Sociais Lixo e falta de água na cidade de Raposa Moradores atormentados Governo entrega sementes a agricultores de 17 municípios Regional de Pinheiro Para dar prosseguimento ao calendá- rio de plantio de grãos no Maranhão para a safra 2012/2013, o Governo do Estado distri- buiu, na manhã desta terça-feira (8), 120 to- neladas de sementes selecionadas de arroz e milho (sendo 60 toneladas de cada) a seis mil agricultores familiares de 17 muni- cípios da Regional de Pinheiro. Página 6 Prefeitura de São Luís e Fiema firmam parceria Acordo Página 7

Upload: o-quarto-poder

Post on 30-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

O Quarto Poder

TRANSCRIPT

Page 1: Edição do dia 09/01/2013

oquartopoder.com

[email protected]

Twitter - oquartopoder4#

face - Jornal O Quarto Poder

Orkut - O Quarto Poder Jornal

Gmail - [email protected]

ANO 7 NÚMERO 1121 SÃO LUÍS - MA, QUARTA-FEIRA, 09 DE JANEIRO DE 2013 PREÇO - R$ 2,00

Gil Cutrim é candidato único

à presidência da FAMEM

Biênio 2013/14

O prefeito reeleito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB),

é o candidato único à presidência da Federação dos Municípios do

Estado do Maranhão (FAMEM) para o biênio 2013/14. O registro da

chapa, cujo nome é “Futuro em Foco”, aconteceu na manhã desta

terça-feira (08) na sede da entidade, no Calhau, e foi feito por volta

das 11h30 – dez minutos antes do prazo final para inscrição dos

interessados em participar do pleito, conforme determinou edital

divulgado pela entidade no dia 18 de dezembro. Página 6

Classificatório

Dos 11.658 estudantes que se inscreveram

para ingressar na 1ª série do ensino médio nas

escolas da rede estadual da Unidade Regional

de Educação de São Luís, um total de 6.837

fará as provas do processo classificatório, que

acontecerão no próximo dia 20. Realizarão os

testes alunos que escolheram como primeira

opção escolas onde o número de inscritos su-

perou o número de vagas ofertadas.Página 3

Mais de 6 mil farão as provas

para ingresso na rede estadual

A população do município de Raposa, distante 24 km da capital São Luís, reclama da falta de atenção do poder

público, após o fim das eleições de 7 de outubro de 2012. Moradores da cidade turística afirmam que a coleta regular do

lixo não é realizada de maneira eficiente há, aproximadamente, dois meses, o que vem causando uma série de transtor-

nos em vários bairros do município. O mau cheiro e proliferação de ratos, baratas e mosquitos preocupam a os morado-

res, que já vivem em condições precárias de infraestrutura e saúde pública. Blog do Udes Filho - Página 2

PODER

Redes Sociais

Lixo e falta de águana cidade de Raposa

Moradores atormentados

Governo entregasementes a agricultoresde 17 municípios

Regional de Pinheiro

Para dar prosseguimento ao calendá-

rio de plantio de grãos no Maranhão para asafra 2012/2013, o Governo do Estado distri-

buiu, na manhã desta terça-feira (8), 120 to-

neladas de sementes selecionadas de arroze milho (sendo 60 toneladas de cada) a

seis mil agricultores familiares de 17 muni-

cípios da Regional de Pinheiro. Página 6

Prefeitura deSão Luís e Fiemafirmam parceria

Acordo

Página 7

Page 2: Edição do dia 09/01/2013

2 O QUARTO PODER - São Luís, quarta-feira, 09 de janeiro de 2013- Geral

Blog do

Udes Filho

[email protected]

www.udesfilho.com.br

Coluna publicada simultaneamentenos jornais ATOS E FATOS e 4º PODER

Raposa vive caos sem coletade lixo e abastecimento de água

Por Udes Filho

Da Redação

A população do muni-cípio de Raposa, distante24 km da capital São Luís,reclama da falta de aten-ção do poder públ ico,após o fim das eleições de7 de outubro de 2012. Mo-radores da cidade turísti-ca afirmam que a coletaregular do lixo não é reali-zada de maneira eficientehá, aproximadamente,dois meses, o que vemcausando uma série detranstornos em vários bair-ros do município.

O mau cheiro e proli-feração de ratos, baratase mosquitos preocupam aos moradores, que já vi-vem em condições precá-rias de infraestrutura esaúde pública.

A população de Rapo-sa culpa o ex-prefe i toOnacy Paraíba, que termi-nou o mandato no dia 1ºde janeiro deste ano, peloestado de abandono emque a cidade se encontra.No entanto, acreditam queo atual prefeito, ClodomirOliveira (PRTB), estejasendo negligente em rela-ção à eficácia da coleta dolixo.

O Mega Blog do UdesFilho visitou os bairros VilaBom Viver, Vila Maresia eVila Nova, constatando agravidade do problema dolixo. A situação foi regis-

trada em fotos e vídeo.Na Vila Maresia, ani-

mais criados para o con-sumo humano se alimen-tam do lixo que se deteri-ora há meses, ao ar livre.

Na Rua Padre Xavier,no bairro Vila Nova, ondefica localizada a residên-cia do atual prefeito, a si-tuação é de total abando-no. O lixo se acumula echega a formar uma mon-tanha de odor insuportável,repleta de ratos, baratase outros insetos nocivosaos seres humanos.

Além do mau cheirocaracterístico, o acumu-

lo do lixo na cidade deRaposa, contr ibui paraa proliferação de doen-ças como dengue, téta-no, leptospirose e febretifóide.

Os raposenses co-bram da administraçãopúbl ica munic ipal umaação eficaz para solucio-nar o problema.

Falta de águaA fa l ta de fo rnec i -

mento de água, também,vem sendo duramentecriticada em vários bair-ros do município.

A rádio União FM(106,3MHz), única emis-

Senado pode aprovarfundo para qualificação

da pessoa com deficiênciaAs pessoas com defici-

ência poderão contar com umfundo nacional de apoio des-tinado a financiar sua qualifi-cação para melhor participa-ção no mercado de trabalho.O projeto, aprovado na Co-missão de Direitos Humanose Legislação Participativa(CDH), está pronto para servotado na Comissão de As-suntos Econômicos (CAE),onde conta com parecer pelaaprovação.

O PLS 587/2011, de au-toria da senadora Lídice daMata (PSB-BA), cria o Fun-do Nacional de Apoio à Pes-soa com Deficiência e prevêa criação de um cadastro deinstituições de formação ecapacitação das pessoascom deficiência. De acordocom o projeto, terão priorida-de de financiamento treina-mentos dirigidos aos setoresdo mercado de trabalho comdificuldades de cumprir cotasde contratação de pessoascom deficiência.

Para a autora, as cotas,previstas na legislação traba-lhista, não estariam sendorespeitadas devido à falta detrabalhadores capacitados.Ela sugere como fontes derecursos para o fundo dota-ções do Orçamento daUnião; contribuições, doa-

ções e empréstimos de enti-dades públicas e privadas,nacionais ou internacionais;e recursos oriundos de mul-tas trabalhistas pelodescumprimento da lei (Lei8.213/1991) que trata dascotas de pessoas com defi-ciência nas empresas.

O relator da matéria naCAE, senador Cyro Miranda(PSDB-GO), afirmou que oprojeto atende às exigênciasconstitucionais ao indicar asreceitas que comporão o fun-do. No entanto, Miranda afir-mou que faltou ao projetoautorizar a criação uma es-trutura administrativa neces-sária à implementação e àgestão do fundo, que deve serfeita pelo Executivo.

“É no espírito da normaconstitucional, portanto, queapresentamos emendaacrescentando ao projeto aprevisão de autorização doParlamento à criação, peloExecutivo, da estrutura admi-nistrativa necessária ao fun-cionamento do fundo”, afirmao senador no relatório.

O relator fixou ainda adata de início da vigência dalei proposta no primeiro diado ano subsequente ao desua aplicação, para que aadministração pública se pre-pare para executar a lei.

Trabalho aprova criação

de programa de residência

para recém-formados

Avenida Carajás, na Vila Maresia

sora de Raposa, tem rece-bido centenas de ligaçõestelefônicas diárias, recla-mando pela falta do líqui-do precioso nos bairrosGarrancho, Inhaúma,Carcarape e, até mesmo,no Centro da cidade. Emalgumas residências, afalta de água é uma reali-dade há quase dois me-ses.

O Blog do Udes Filhotentou contato com o pre-feito Clodomir Oliveira,para os devidos esclareci-mentos, mas, até o finaldesta matéria, não obteveêxito.

Rua Pirapemas, na Vila Maresia

Lixo amontoado por semanas,

na Vila Bom Viver

A Comissão de Traba-lho, de Administração eServiço Público aprovou oProjeto de Lei 2814/11, dodeputado Nelson Pellegrino(PT-BA), que institui progra-ma de formação profissionalem nível de pós-graduaçãomediante treinamento emserviço, semelhante às re-sidências médicas.

O programa se destina-rá aos profissionais de ní-vel superior recém-gradua-dos, que participarão decursos sob a responsabili-dade de instituições previ-amente credenciadas, res-ponsáveis também peloprocesso seletivo.

O relator, deputadoAndré Figueiredo (PDT-CE), recomendou a aprova-ção. Segundo ele, o proje-to é um benefício para oprofissional recém-forma-do, que tem a oportunida-de de adquirir experiênciana sua área de atuação,

mediante treinamento equalificação, além do títulode especialista.

“Sem dúvida, tais pro-fissionais, praticando o queaprenderam ao longo dagraduação, sob a orienta-ção e avaliação de profissi-onais experientes, agrega-rão valor à sua formação eterão mais oportunidadesde inserção no mercado detrabalho”, afirmou.

Regras - Se admitidono programa, o recém-gra-duado terá anotado em suamatrícula a condição de pro-fissional de nível superiorem cumprimento de cursode pós-graduação median-te treinamento em serviço;o nome da instituição res-ponsável pelo desenvolvi-mento do programa; a datade início e a de término docurso (estabelecida em nomáximo dois anos); e o va-lor da bolsa paga pela ins-tituição.

Page 3: Edição do dia 09/01/2013

O QUARTO PODER - São Luís, quarta-feira, 09 de janeiro de 2013 Geral - 3

1ª série do ensino médio

Mais de seis mil farão asprovas do classificatório

para ingresso na rede estadual

4º PODER PODER PODER PODER PODER

Diretor GeralUdes Cruz Filho

(Licenciado)

FinanceiraRosário A.Cruz

AdministrativoCélia Lima Ferreira

JurídicoSaíle Azevêdo da Cruz

José Silva Junior

EditoraçãoCris Almeida

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28 -Telefone: (98) 4141-0891 / 3229 1560 / 8129-3749

E-mai l : [email protected]

Endereço : Av. Odilo Costa Filho, N° 55, Parque. Univer-sitário – Cep 65059-810 - São Luís-MA.

Saúde

Ministério da Saúde libera R$ 67,7 mi

para Rede de Urgência do MaranhãoO Ministério da Saúde li-

berou R$ 67,7 milhões paraque seja investido namelhoria da Rede de Urgên-cia do Maranhão (MA). Des-te total, R$ 9,4 milhões se-rão aplicados de imediato. Oinvestimento integra a pri-meira etapa do Plano deAção da Rede de Atençãoàs Urgências e Emergênci-as do Estado (RUE), defini-do pela Portaria 3.101. Amedida tem objetivo depotencializar a organizaçãodo setor de urgência paraqualificar o atendimento aosusuários do Sistema Únicode Saúde (SUS).

Com este novo recurso,assegurado pelo Ministérioda Saúde, Estado e municí-pios poderão melhorar a ma-nutenção de diversos seto-res como o Serviço de Aten-dimento Móvel de Urgência(SAMU 192) e a habilitaçãoe a qualificação das Unida-des de Pronto-Atendimento(UPAs 24 horas). Está pre-visto ainda o custeio de sa-las de estabilização, além deleitos clínicos e de Unidadede Terapia Intensiva (UTI).

ESTRUTURADo total de investimen-

tos do Ministério da Saúdeno Maranhão, R$ 51,5 mi-

lhões serão direcionadospara habilitar 325 novos lei-tos, sendo 208 leitos pararetaguarda, 60 para longapermanência, 20 de UTIadulto Tipo II, 17 de UTIpediátrico Tipo II, 10 leitosde UTI coronariana e 10 paraAcidente Vascular Cerebral(AVC). O recurso prevê ain-da a qualificação de 155 lei-tos no Estado.

Outros R$ 15,6 milhõesde investimento do Ministé-rio da Saúde vão ser utiliza-dos na ampliação e qualifi-cação das Unidades dePronto-Atendimento 24h(UPA). O recurso possibili-

tará a criação de uma uni-dade e qualificação de ou-tras quatro. Estas unidadessão equipadas para realizaratendimentos de complexi-dade intermediária. As UPAs24h conseguem resolver até97% dos problemas dosusuários que as procuramsem necessidade de enca-minhamento a um hospital.

Além disso, R$ 600 milserão investidos em duas sa-las de estabilização na regiãometropolitana de São Luís,que possibilitará o acolhimen-to e continuidade do atendi-mento aos usuários do Siste-ma Único de Saúde (SUS).

Dos 11.658 estudantesque se inscreveram para in-gressar na 1ª série do ensi-no médio nas escolas darede estadual da UnidadeRegional de Educação deSão Luís, um total de 6.837fará as provas do processoclassificatório, que acontece-rão no próximo dia 20. Reali-zarão os testes alunos queescolheram como primeiraopção escolas onde o núme-ro de inscritos superou o nú-mero de vagas ofertadas.

O Governo do Estado,por meio da Secretaria deEstado de Educação (Se-duc), ofertou 24.071 vagas.Todos os alunos inscritos noprocesso terão vagas asse-guradas nas escolas da redeestadual de ensino de SãoLuís.

As provas do processoclassificatório serão realiza-das entre 13h e 17h, no dia20 deste mês. A divulgaçãodos locais acontecerá até odia 14, por meio do endere-ço eletrônico da Seduc(www.educacao.ma.gov.br/matricula2013). Os testesserão compostos de 40 ques-tões de múltipla escolha (20de Matemática e 20 de Por-tuguês), com cinco alternati-vas cada uma. Os resultadosserão divulgados no dia 30 dejaneiro no mesmo endereçona internet.

Não precisarão fazer asprovas para ingressar nasescolas da rede estadual daunidade regional de educa-ção de São Luís 4.821 alu-nos. As vagas no primeiroano do ensino médio e no EJAsão ofertadas à comunidadeescolar para o ano letivo de

2013.O Centro de Ensino Liceu

Maranhense lidera o rankingcom demanda maior que aoferta. As 240 vagas ofereci-das no turno matutino serãodisputadas por 3.765 alunos,registrando a concorrência de15,69. A segunda maior de-manda, também no Liceu, épara as 280 vagas no turnovespertino. A concorrência éde 6,62 disputadas por 1.853alunos.

Mais cinco escolas darede estadual de ensino re-gistraram demanda maiorque a oferta. São os Centrosde Ensino Paulo VI - turnomatutino (2,56 por vaga); JoséFrança de Sousa - matutino(2,41); Mário Martins Meire-les - matutino (2,26); Domin-gos Vieira Filho - matutino(1,59); Estado da Guanaba-ra (1,47 e 1,40), respectiva-mente, para os turnos ves-pertino e matutino.

Somente poderá partici-par do processo classificató-rio para a 1ª série do ensinomédio regular diurno o can-didato com idade menor ouigual a 18 anos, completadosaté 06/02/2013. Os candida-tos maiores de 18 anos so-mente deverão concorrer parao turno noturno.

O candidato que comple-tar 18 anos ou mais, a partirde 06/02/2013, terá comoopção de matrícula, no turnonoturno, cursar o ensino mé-dio regular ou a modalidadeEducação de Jovens e Adul-tos. Os candidatos com de-ficiência poderão optar peloturno de sua preferência, con-siderando suas necessida-des educacionais especiais.

A retirada de 16,4 milhões de pessoas da pobrezaextrema e a consolidação da Lei Maria da Penhaforam dois dos assuntos tratados pela presidenta

Dilma Rousseff na coluna Conversa com a Presidenta destaterça-feira (8). Em resposta ao professor carioca Claudio J.da Silva, de 31 anos, Dilma lembrou que mais de 32 milescolas com a maioria de alunos atendidos pelo Bolsa Fa-mília já conta com ensino em período integral.

“A educação é prioritária nessas ações. No Bolsa Família,por exemplo, os alunos beneficiários precisam ter frequênciaescolar superior a 85% na faixa etária dos 6 aos 15 anos e de75% para 16 e 17 anos, e 97% dos matriculados frequentamregularmente a escola. (…) O Programa Mais Educação –Escola Integral prioriza o período integral nas escolas commaioria de alunos atendidos pelo Bolsa Família e já contacom a adesão de mais de 32 mil escolas”, explicou.

Dilma ainda destacou que o Programa Nacional de Aces-so ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) teve mais de260 mil matrículas entre os beneficiários do Brasil Sem Mi-

séria, em 356 tipos de cursos. A presidenta, respondendo apergunta de Inês Santana Braz, professora de 55 anos deSanto Antonio de Jesus (BA), enumerou as políticas públi-cas para apoiar as mulheres brasileiras na luta por maiscidadania e autonomia.

“Continuaremos, por exemplo, consolidando a Lei Ma-ria da Penha, lutando para julgar os agressores. A rede deproteção já conta com 975 serviços de atendimento à mu-lher em situação de violência. As mulheres são titulares de93% dos cartões do Bolsa Família. (…) E os contratos noMinha Casa Minha Vida são feitos preferencialmente emseus nomes. (…) O Rede Cegonha tem adesão de todos osestados e de 4,9 mil municípios, cobrindo 2 milhões de ges-tantes, 90% das que são atendidas pelo SUS”, detalhou.

A presidenta também respondeu a Joanna Rebelo, pro-fessora de Curitiba (PR) de 41 anos, sobre o Plano Nacio-nal de Combate à Pirataria. Em 2012, apenas a PolíciaRodoviária Federal já apreendeu mais de 2 milhões de DVDse CDs nas estradas.

Dilma fala de combate à pobrezae defesa dos direitos da mulher

Política

PSDB protocola pedido de convocação de Mantega e Belchior

O vice-líder do PSDBna Câmara , depu tadoCar los Sampaio (SP) ,protocolou nesta terça-fe i ra (8) requer imentoque pede a convocaçãodos ministros da Fazen-da, Guido Mantega, e doP lane jamen to , MiriamBelchior, para prestaremexplicações no Congresso,ainda durante o recesso do

Legislativo, sobre as medi-das utilizadas pelo governono fim do ano passado paraaumentar o superávit primá-rio de 2012 (economia feitapara pagar juros da dívidapública).

Mais cedo, ainda nes-ta terça, o presidente daCâmara, deputado MarcoMaia (PT-RS) havia afirma-do que não considerava ne-

cessária a convocação.O requerimento do

PSDB foi protocolado jun-to à Mesa do CongressoNacional. O partido querouvir os ministros em ses-são da Comissão Repre-sentativa do Congresso,formada por 19 deputadose senadores que trabalhamem esquema de "plantão"no recesso, que termina

em fevereiro.“É importante que haja

uma explicação sobre isso[superávit] porque essesuperávit primário, que foifruto de uma manipulação,tem conseqüências drásti-cas na economia do país.Demonstra que o tema nãotratado de forma séria,transparente”, disse CarlosSampaio.

Page 4: Edição do dia 09/01/2013

4 O QUARTO PODER - São Luís, quarta-feira, 09 de janeiro de 2013- Variedades

Célia Lima

Ferreira

[email protected]

www.oquartopoder.com

Resumo

das NovelasSalve Jorge

Lado a LadoConstância demonstra inte-resse em descobrir comoGilda conseguiu as roupasde Laura. O time de Fernan-do perde o jogo. Diva acusaIsabel de se importar ape-nas com dinheiro. Elias dizpara Madá que a mãe nãogosta dele. Gisele insultaLaura. Celinha conta a Aliceque Carlota quer que elaconquiste Gustavo, e sugereà sobrinha que faça tudo quea mãe quiser. Fernando en-contra um bilhete anônimona gaveta de Bonifácio. ZéMaria analisa o processo decompra do jornal de Guerrae aconselha o jornalista adiminuir a tiragem das edi-ções. Laura, Isabel e Divaenfrentam Catarina e Oswal-do. Laura conta a Isabel quePaulo Lima conseguiu em-prego no jornal de Guerra, eavisa que pedirá demissãodo escritório de Laranjeiras.Constância repreende Alber-tinho por ter dado as roupasde Laura a Gilda.

Lucimar acha estranho ocomportamento da filha. Mo-rena chora ao saber do inqu-érito a que terá de respon-der. Helô comenta com Ste-nio sobre a doação que Mus-tafa fez a Lívia. Isaurinha avi-sa a Celso que Antonia foiembora de casa com Raís-sa. Morena não reage àsprovocações de Vanúbia.Morena e Jéssica seguemRusso. Ayla fala para Sarilaque um joalheiro do GrandBazar está interessado nela.Bianca pede a Zyah para ir aoBrasil com ela. Morena acre-dita que Nunes faz parte daquadrilha de Wanda. Théo eÉrica voltam a namorar. Mo-rena se emociona quandoLucimar fala de Théo. Antoniadescobre que terá que devol-ver Raíssa para Celso e re-solve fugir. Jô reconhece Jés-sica ao vê-la na delegacia.

Carolina se defende dasacusações de Charlô e dei-xa a empresária mais intri-gada. Felipe discute comFábio, e Ciça ouve a briga.Juliana conversa com Ana-lu. Roberta convence Nan-do a ir ao jantar com ela.Analú incentiva Juliana a vi-sitar Ciça. Roberta explicacomo Nando deve se portarno jantar. Felipe expulsaVânia de sua casa. Caroli-na destrata Frô e Zenon.Ciça se desespera quandoJuliana entra em seu quar-to no hospital. Charlô e Otá-vio se preocupam com Feli-pe. Nieta e Lucilene acredi-tam que o homem descritopor Nenê seja Otávio. Julia-na suspeita que Nando te-nha contado seu caso comFábio para Manoela. Ve-ruska se encontra com Otá-vio. Charlô concorda em al-terar o contrato com a Posi-tano. Roberta se preocupacom o nervosismo de Nan-do durante o jantar. Nenêconfirma que Otávio é o ho-mem que estava com Ve-ruska. Juliana termina seuromance com Fábio.

HoróscopoÁries21/3 a 20/4O dia requer cautela com pessoasque podem abusar da sua boa-fé.Não tome decisões enquanto nãoestiver seguro(a) do que deseja.

Touro21/4 a 20/5Hoje, você pode se dar conta de quefez uma avaliação equivocada dassuas relações e alguém que julgavada sua confiança pode se revelar umadecepção.

Gêmeos21/5 a 20/6

Bom dia para dividir tarefas e partilharprojetos com os colegas de trabalho,mas cuidado com a concorrência!

Câncer21/6 a 21/7Dúvidas ou incertezas podem sur-g i r no decor rer do d ia . Por i sso ,não tome nenhuma decisão impor-t an te no se r v i ço . À no i t e , ap ro -v e i t e p a r a m o v i m e n t a r s u a v i d asoc ia l .

Leão22/7 a 22/8À tarde, tenha cautela com negóciosde risco ou situações que podem fugir

Como cuidar doumbigo do seu bebê

Guerra dos Sexos

Por mais que o pediatra forneça todas asinstruções necessárias, é impossível nãosentir um certo receio ao chegar em casa

e ter que enfrentar sozinha a limpeza do umbigo dobebê. Ele é apenas um pedaço do que restou docordão umbilical, que liga o feto à placenta dentrodo útero e é responsável por manter a circulaçãosanguínea entre ele e a mãe, com transporte denutrientes e oxigênio, durante toda a gestação. Logoque a criança nasce, o cordão umbilical é cortado,num procedimento indolor, e um pedacinho de 2 a 3centímetros, mais conhecido como coto, ainda ficaligado à barriga do recém-nascido. De acordo coma médica pediatra Cláudia Tanuri, do Hospital e Ma-ternidade Santa Joana, em São Paulo, o processode cicatrização desse coto exige cuidados. “É preci-so fazer uma higienização perfeita do local, comauxílio de haste de algodão e álcool 70%, três ve-zes ao dia, para evitar traumas, dores esangramento”, explica. Apesar de assustar, a limpeza é simples, deve ser feita após o banho e acada troca de fraldas, para o cordão não ficar molhado de urina. “O coto resseca e cai após aprimeira semana de vida. A cicatriz que fica no local deverá receber os mesmos cuidados até quetambém ela seque totalmente”, alerta a profissional. Selecionamos outras dúvidas frequentes ebuscamos informações com quem entende do assunto.

1 – Qual o procedimento adequado para cuidar do umbigo logo após o nascimen-to do bebê?

Logo após o parto, o cordão umbilical é pinçado e cortado pelo obstetra, ainda na sala departo. Uma parte de aproximadamente 3 centímetros permanece na criança e é chamada de cotoumbilical. Ainda na sala de parto, o neonatologista e a enfermeira avaliam o bebê, dão conta doscuidados iniciais e colocam um clamp (uma espécie de grampo) no coto umbilical.

2 – Como é o aspecto do coto umbilical?Nas primeiras horas de vida do bebê, o coto umbilical tem aspecto gelatinoso, amolecido e

de cor branca–azulada. Depois, com o processo de ressecamento, o coto torna-se gradativamenteescuro e seco.

3 - Quanto dias após o nascimento o umbigo costuma cair? Pode haver algumavariação no prazo?

Em geral, o processo leva de 7 a 15 dias de vida. Em alguns casos, esse prazo podeaumentar ou diminuir, sem que isso represente um problema. E também é normal que ocorra umpequeno sangramento, seguido da queda do coto umbilical.

4 - Como limpar o umbigo em casa?Os cuidados com o coto realizados no hospital devem continuar em casa, até a queda do

coto. Deixe a caixa de cotonete e o frasco de álcool a 70% próximos ao pacote de fraldas. Issoajuda a lembrar de realizar procedimento a cada troca.

5 - Quais os cuidados para evitar traumas? (Existe alguma especificação para otipo de roupinha, tecido, alguma precaução na hora de colocar o pequeno no berço ouno carrinho?)

A orientação é proteger o coto umbilical por dentro da fralda e não apertar para fechá-la.Pode ser usado qualquer tipo de roupinha, de acordo com a estação climática. Seque a umidadeda pele do bebê ao redor do umbigo. O pequeno pode ser colocado no berço ou no carrinho, emqualquer posição, sem prejuízo para o coto umbilical--normalmente, não acontecem traumas sehouver uma boa cicatrização.

6 - É necessário fazer curativo? Como?

Alessandra Bedin

A tarefa costuma deixar as mamães de primeira viagem apreensivas. Mas, não tem mistério! Leia todas as informações de que você precisa para garantir uma cicatrização adequada

O cuidado mais importante é manter a regiãolimpa e seca. No banho, ela deve ser lavada comágua e sabonete líquido neutro. Em seguida, sequedelicadamente. É recomendado aplicar umantisséptico local como, por exemplo, álcool a 70%,para evitar infecção. E não se preocupe: essa lim-peza não é dolorosa, mas alguns bebês não gos-tam. devido ao contato com o líquido frio. Nesse caso,eles podem chorar.

7 - De que maneira deve ser feita ahigienização e com que periodicidade?

É recomendado fazer a limpeza do coto a cadatroca de fralda e após o banho. É importante estarcom as mãos limpas. A dica é lavar as mãos ou pas-sar álcool em gel. E para fazer a limpeza na regiãodo umbigo, umedeça o cotonete com o álcool a 70%e aplique na base do coto umbilical (entre o coto e apele), circundado toda a área. Após limpar a base,passe também o cotonete com álcool a 70% no res-

tante do coto umbilical.8 - O que deve ser evitado?Deve ser evitada a aplicação de qualquer produto não prescrito pelo médico. A

crença de que o uso de faixas ou moedas evita que o umbigo fique saltado não temrespaldo científico e o uso destes recursos pode ser prejudicial à saúde do bebê,representando risco de infecção, lesões e irritações na pele. Sem contar que inco-modam o bebê, atrapalhando o sono e a amamentação. Se o coto ficar exposto ao ar,irá secar e cair mais rapidamente. Por isso, não se deve cobrir a área com a fralda.

9 - Que intercorrências podem ocorrer? (Infecção?Inflamação?Sangramento?)

Pode acontecer de sair pus ou sangue na fralda, se ela estiver em contato como umbigo. A região também pode exalar um mau odor, sem que isso seja, necessa-riamente, indício de infecção. Se a criança apresentar febre, mamar menos, apre-sentar inchaço ou vermelhidão em torno do umbigo, leve ao médico imediatamente.É sinal de que a área pode estar inflamada ou infeccionada.

10 - O que deve ser observado, em relação ao aspecto do umbigo?Quando a mãe deve recorrer ao pediatra?

A presença de secreção, alteração de odor ou vermelhidão na pele próxima aocoto é um sinal de alerta e, se isso acontecer, procure o pediatra. Em alguns casos,após a queda do coto, o tecido local fica granuloso. Se isso acontecer, o pediatrapoderá aplicar um bastão de nitrato de prata para favorecer a cicatrização.

11 -Pode haver alguma alteração na apresentação estética?Quando a pele do abdômen do bebê se prolonga por cerca de 1 a 2 centíme-

tros, cobrindo o início do coto umbilical, ela é chamada de “umbigo cutâneo”. Éimportante destacar que isso não representa qualquer prejuízo a saúde do bebê.Alguns apresentam uma pequena saliência (hérnia umbilical) que, em geral, regrideentre o primeiro e o segundo anos de vida do bebê, sem acarretar nenhum proble-ma.

12 -Alguma receita caseira funciona?Qual?Não é recomendado o emprego de qualquer receita caseira devido ao risco de

infecção local. Lembre-se de que o bebê é um ser frágil e que tem dificuldade emcombater infecções, portanto, o uso de qualquer medicamento ou produtos deve sersempre orientado pelo médico.

ao seu controle. Não deixe que abu-sem da sua boa-fé. Noite estimulantea dois.

Virgem23/8 a 22/9O astral revela um conflito entre osseus mais íntimos desejos e o que osoutros esperam que faça. Priorize assuas vontades neste dia!

Libra23/9 a 22/10Pense antes de falar ou suas palavraspodem ser mal-interpretadas por cole-gas de trabalho. Concentre-se emsuas tarefas e evite distrações.

Escorpião23/10 a 21/11Tente ser mais realista ao lidar comdinheiro, do contrário terá arrependi-mentos tardios.

Sagitário22/11 a 21/12Hoje, você pode estar um pouco maisnostálgico(a) que o normal, mas nempor isso convém se prender a ressen-timentos.

Capricórnio22/12 a 20/1Tenha cuidado com possíveis contra-tempos ou situações que podem fugir

ao seu controle no serviço. Mas nãodesanime diante dos obstáculos quesurgirem.

Aquário21/1 a 19/2Não se envolva nos problemas dosoutros, principalmente quando o assun-to for dinheiro. O dia pede cautela comfalsos amigos e gente oportunista.

Peixes20/2 a 20/3Há um nítido desejo de se destacarprofissionalmente, mas nem por issovocê deve perder o foco de suas ne-cessidades afetivas.

Page 5: Edição do dia 09/01/2013

O QUARTO PODER - São Luís, quarta-feira, 09 de janeiro de 2013 Cidade e Esportes - 5

Felipão diz título de2013 não é obrigação

Copa das Confederações Futebol

Clubes receberão diária deR$ 5,7 mil por cada atleta

convocado para Copa

Vice do Peixe desconheceoferta do Corinthianspor Neymar em 2010

Proposta

Quando assumiu a Sele-ção no final de novembro, otécnico Luiz Felipe Scolariafirmou que a conquista daCopa do Mundo de 2014 éobrigação. Mas o pensamen-to do treinador para a Copadas Confederações é diferen-te. Em entrevista ao jornal"Estao de S. Paulo", em Zu-rique, Felipão disse que nãohá pressão pelo título no tor-neio deste ano.

- Não. Em 2001, na CopaAmérica, levamos um grupoque achávamos que faria par-te de nosso time no Mundialde 2002. E não foi. AquelaCopa América definiu cinconomes de jogadores que nãoforam conosco em 2002. ACopa das Confederaçõesserá a mesma coisa e mar-cará muito isso. É um tor-neio oficial e precisamosmostrar qualidade. Tambémserá um evento que nosdará uma amostra de comovamos nos comportar emum evento oficial. Para mime para os jogadores, é im-portante para traçar um rumoaté a Copa do Mundo. Nãoquer dizer que se alguém nãofor bem já não será mais cha-mado, mas é sempre uma

amostra oficial - afirmou.Em Zurique, o treinador

participou da Festa de Galada Fifa e entrou o prêmio demelhor técnico do ano aVicente del Bosque, coman-dante da seleção espanhola.Questionado se já existeuma base na Seleção,Felipão afirmou que preten-de manter boa parte do timeque vinha sendo usado comMano Menezes:

- Já existe sim. Elavem sendo t raba lhadadesde 2010. Não possoquantificar, mas 70% ou80% da Seleção já está or-

O vice-presidente do San-tos, Odílio Rodrigues, dissedesconhecer a proposta queo ex-presidente do Corinthi-ans, Andrés Sanches, disseter feito em 2010 para levarNeymar ao Timão. A oferta,de acordo com Sanches, ementrevista ao "Arena SporTV",superava os R$ 120 milhões.

- Se ele fez proposta, agente (Santos) não ficou sa-bendo. Até onde sei, o Co-rinthians não procurou o San-tos. Se procurou o Neymardiretamente, é outra coisa -disse Odílio, que, devido à li-cença médica de Luis Alvarode Oliveira Ribeiro, é o man-datário em exercício do clube.

Em sua biografia, San-ches já havia feito referênciaà tentativa de contatar Ney-mar. De acordo com o ex-di-rigente do Corinthians, o san-tista rejeitou a proposta por"medo de comprometer suaimagem e ser chamado demercenário". No "Arena",Sanches destacou a "hom-bridade" do alvinegro ao di-zer que não poderia deixar aVila Belmiro, afirmando ain-

da que o salário oferecido aoastro era superior às propos-tas dos espanhois Barcelo-na e Real Madrid.

Além da dupla espanho-la, os ingleses West Ham eChelsea também fizeram pro-postas oficiais ao Santos porNeymar. Clube e jogador, noentanto, rejeitaram uma ofertaapós a outra. Em novembrode 2011, aliás, o atacanterenovou contrato com o Alvi-negro, garantindo sua perma-nência no Peixe até a Copado Mundo de 2014.

Neymar esteve na Suíçanesta segunda-feira, ondeparticipou da Festa de Galada Fifa. O santista disputouo Prêmio Puskas, pelo golmais belo de 2012 (que ficoucom o eslovaco Miroslav Sto-ch, do Fenerbahçe-TUR), euma vaga no ataque da sele-ção da temporada eleita pelaentidade (Lionel Messi, Cris-tiano Ronaldo e RadamelFalcao Garcia foram os es-colhidos). Acabou sem ne-nhum prêmio. O atacantevolta aos treinos pelo Alvine-gro ainda esta semana.

Fórum de São Luís: mais de 100 milmandados expedidos em 2012

Resultado positivo

A Fifa divulgou nesta ter-ça-feira o valor que será pagoaos clubes que tiverem joga-dores convocados para aCopa do Mundo de 2014, noBrasil: US$ 2.850 (R$ 5.785)por dia por cada atleta con-vocado.

Em 2010, na África doSul, as equipes receberamUS$ 1.600 (R$ 3.250 na co-tação atual). A diária é pagaa partir de duas semanasantes do Mundial, quando

ganizada. Não posso mudardez nomes da noite para odia. Podemos mudar três ouquatro nomes por diferentesrazões, por ideologia de tra-balho, por filosofia de jogo.Mas o restante não.

O técnico comentou tam-bém a eleição dos melhoresdo mundo pela Fifa. Apenasdois brasileiros foram pre-miados em Zurique: os la-terais Daniel Alves, do Bar-celona, e Marcelo, do RealMadrid, na seleção do ano.Mas o país não foi represen-tado na disputa pela Bolade Ouro: o argentino Lionel

Messi superou o portuguêsCristiano Ronaldo e o espa-nhol Andrés Iniesta. ParaFelipão, Neymar, Oscar eLucas estarão na briga embreve.

- É verdade que nos últi-mos dez anos tivemos cin-co ou seis nomeados entreos melhores. Nos últimosdois ou três anos não tínha-mos fora do Brasil um nomecom peso que garantisseessa nomeação. Acreditoque, em 2012, se o Brasilestivesse jogando as Elimi-natórias ou uma competiçãooficial, Neymar já estaria. Apartir de 2013, quando te-mos campeonatos normaise ainda a Copa das Confe-derações, acho que Neymarfará parte desse grupo. Nãoexiste mais entressafra.Além de Neymar, Oscar vaichamar a atenção. Lucas,se no Paris Saint-Germainjogar como vinha jogando,vai chamar a atenção tam-bém. E voltaremos a estarna lista dos melhores. Es-ses jogadores têm 20 ou 21anos. Eles têm, portanto,sete anos para estar no topoe brigando para estar entreos dez do mundo.

começa a preparação dasseleções, até o último dia daparticipação do país no tor-neio.

A primeira partida daCopa do Mundo estámarcada para o dia 12 de ju-nho, em São Paulo, com oBrasil em campo na ArenaCorinthians. A final será em13 de julho, no Maracanã. Operíodo de concentração -que passa a contar para asdiárias da Fifa - começa em29 de maio.

Durante a reunião daComissão de Futebol de Clu-bes da Fifa nesta terça, emZurique, o presidente do Co-mitê Organizador do Mundi-al de Clubes, Chuck Blazer,apresentou um relatório so-bre o sucesso do uso detecnologia na linha do golpara auxiliar a arbitragem.

O secretário-geral daFifa, Jérôme Valcke, comu-nicou que convocará clubes,ligas e federações em feve-reiro ou março para informaros próximos passos sobre atecnologia.

Santos poderá ganhar R$5.785 por dia se Neymarfor para a Copa de 2014

Mais de 100 mil manda-dos foram expedidos pelasvaras do Fórum Des. SarneyCosta, na Comarca de SãoLuís, durante o ano de 2012.O número representa cercade oito mil por mês, com90,5% de mandados cumpri-dos.

A Vara de Cartas Preca-tórias Cíveis e Criminais foi aque emitiu maior número deexpedientes, cerca de novemil em 2012. Esses núme-ros significam também quecada oficial de justiça rece-beu, em média, 4,4 manda-dos por dia.

O diretor do Fórum deSão Luís, juiz Sebastião Jo-aquim Lima Bonfim, destacouque houve o empenho daCentral de Mandados, dossecretários judiciais e dosoficiais de justiça para que oórgão pudesse alcançar esseresultado positivo. O magis-trado afirmou que a meta éaumentar a produtividade nes-te ano de 2013. Ele lembrouque 2012 foi o ano de efetivofuncionamento da Central,extinta em 2006 e reativada

em setembro de 2011.Os expedientes são en-

caminhados pelas 40 varasjudiciais para a Central deMandados, que os distribuipara serem cumpridos pelosoficiais de justiça nos 13 dis-tritos que integram a ilha deSão Luís. São 86 oficiais paraos distritos e quatro para as-sistência às sessões de jul-gamento do Tribunal do Júri.Os oficiais são responsáveispelo cumprimento dos man-dados provenientes das VarasCíveis, das Varas de Entorpe-centes, das Varas Criminais,da Vara de Cartas Precatóri-as, das Varas da FazendaPública, das Varas da Famí-lia, das Varas do Tribunal doJúri e da Vara de Sucessão,Interdição e Alvará.

O chefe da Central deMandados, Daniel Mendesde Morais Sousa, disse queos mais de 100 mil expedi-entes, encaminhados em2012 pelas varas para cum-primento pelos oficiais emSão Luís e demais municípi-os da Ilha (Paço do Lumiar,São José de Ribamar e Ra-

posa), por serem comarcascontíguas, não incluem osmandados relativos aos plan-tões judiciários realizadosnos fins de semana e feria-dos. Ele explicou, também,que, além do seu funciona-mento normal, a Central dis-ponibiliza um sistema deplantão para casos de urgên-cia, funcionando de segundaa sexta-feira, de 8h às 18h,na sede do Fórum Des. Sar-ney Costa (Avenida CarlosCunha, s/n, Calhau).

De acordo com o Provi-mento nº 18/2011, da Corre-

gedoria Geral de Justiça doMaranhão, o oficial tem atédez dias para cumprir ummandado, prazo que pode serreduzido conforme a urgên-cia de cada caso.

Daniel Mendes explicouque a dificuldade para locali-zação da pessoa a ser inti-mada, o que leva, em muitoscasos, a intimação ser apli-cada por hora certa, causademora no cumprimento doexpediente. “Esse tipo de in-timação é corriqueira, princi-palmente na área Criminal”,acrescentou.

Page 6: Edição do dia 09/01/2013

O QUARTO PODER - São Luís, quarta-feira, 09 de janeiro de 20136 - Municípios

Biênio 2013/14

Governo entrega sementes a

agricultores de 17 municípios

Regional de Pinheiro

Em São Luís

MP recebe representantes daSemed e Sindeducação para

debater calendário escolarGil Cutrim é candidato único à presidência da FAMEM

O prefeito reeleito de São

José de Ribamar, Gil Cutrim

(PMDB), é o candidato úni-

co à presidência da Federa-

ção dos Municípios do Esta-

do do Maranhão (FAMEM)

para o biênio 2013/14.

O registro da chapa, cujo

nome é “Futuro em Foco”,

aconteceu na manhã desta

terça-feira (08) na sede da

entidade, no Calhau, e foi fei-

to por volta das 11h30 – dez

minutos antes do prazo final

para inscrição dos interessa-

dos em participar do pleito,

conforme determinou edital

divulgado pela entidade no dia

18 de dezembro.

Gil Cutrim, que exerce o

cargo de vice-presidente da

Federação, terá a sua elei-

ção aclamada no próximo dia

20 de fevereiro. “O lança-

mento de uma chapa de con-

senso só ratifica o sentimen-

to de união dos prefeitos

maranhenses. Nossa gestão

à frente da FAMEM, a exem-

plo do que foi praticado pelo

prefeito Júnior Marreca, não

terá coloração partidária.

Defenderemos, tão somente,

o fortalecimento do municipa-

lismo”, declarou Cutrim, que

registrou a candidatura acom-

panhado dos prefeitos Sérgio

Ricardo Bogéa (Primeira

Cruz), Hernando Dias de

Macedo (Dom Pedro), Juran

Carvalho de Sousa (Presiden-

te Dutra), Germano Martins

Coelho (Loreto) e Augusto

Inácio Pinheiro Júnior (Poção

de Pedras), todos integran-

tes da chapa única.

A chapa “Futuro em Foco”

reúne prefeitos, entre eleitos

e reeleitos, de todas as regi-

ões do Maranhão e, de acor-

do com Gil Cutrim, foi cons-

truída a partir de um senti-

mento que une todos os ges-

tores municipais maranhen-

ses. “Não existe Estado for-

te sem municípios fortes.

Estamos [prefeitos] unidos e

iremos buscar, junto aos

Governos do Estado e Fede-

ral, parcerias que possibili-

Minha Casa Minha Vida

Secid e Banco do Brasildiscutem ampliação deparceria do Programa

O promotor de justiça de

Defesa da Educação de São

Luís, Paulo Silvestre Avelar

Silva, se reuniu na manhã

desta terça-feira, 8, na sede

das Promotorias de Justiça

da Capital, com a secretária

adjunta municipal de educa-

ção Kariádine Maia e a pre-

sidente do Sindicato dos Pro-

fissionais do Magistério do

Ensino Público Municipal de

São Luis (Sindeducação),

Elisabeth Ribeiro, para deba-

ter propostas que garantam

o cumprimento do calendá-

rio escolar de 2012 na rede

municipal de ensino. A

vereadora Rose Sales (PC do

B) também participou da reu-

nião, representando o Poder

Legislativo.

“Existem realidades di-

versas dentro do universo das

escolas municipais. Por isso,

é preciso adotar uma recom-

posição curricular que dê

condições ao aluno iniciar o

novo ano letivo e resgatar o

anterior”, destacou Rose

Sales. Na avaliação da pre-

sidente do Sindeducação,

Elizabeth Ribeiro, o principal

desafio é garantir a continui-

dade dos estudos.

A Secretaria Municipal

de Educação (Semed) enca-

minhou ao MPMA proposta

para recuperação dos dias

letivos atrasados. Na próxi-

ma segunda-feira, 14, às

16h, será realizada uma reu-

nião com a Semed e o

Sindeducação que também

vai apresentar uma proposta

para adequação do calendá-

rio escolar.

“Com base nessas pro-

postas, vamos debater as

alternativas para assegurar o

cumprimento dos 200 dias

letivos de aula, conforme de-

termina a Lei de Diretrizes e

Bases da Educação”, infor-

mou Paulo Avelar. O promo-

tor de justiça destaca, ainda,

que o direito à educação dos

alunos será garantido e res-

guardado. “Os pais devem fi-

car tranquilos porque a con-

tinuidade das aulas está ga-

rantida”.

Gil Cutrim e os prefeitos que irão integrar a nova diretoria da FAMEM

tem desenvolver as cidades

maranhenses e levar mais

qualidade de vida para suas

populações”, disse.

O prefeito ribamarense in-

formou que já possui uma sé-

rie de reivindicações dos mu-

nicípios maranhenses catalo-

gadas durante algumas visitas

que ele fez ao interior do Es-

tado. E garantiu que este tra-

balho continuará até o dia 20

de fevereiro. “Já nesta sexta-

feira, realizaremos mais uma

grande reunião com prefeitos

do interior onde ouviremos as

reivindicações dos gestores

e dos munícipes”.

Além de buscar mais par-

cerias institucionais com o

Governo do Estado e Gover-

no Federal, Gil Cutrim afir-

mou que também mobilizará

a bancada federal do Mara-

nhão (formadas por senado-

res e deputados federais)

para que, juntamente com os

prefeitos maranhenses, pos-

sam pressionar o Congresso

Nacional sobre a redistribui-

ção correta e igualitária dos

royalties do petróleo. “Não

iremos admitir que os muni-

cípios do Maranhão, que per-

deram recursos, em 2012,

por conta da queda do FPM,

sejam penalizados com esta

distribuição que aí está”, fi-

nalizou.

Para dar prosseguimen-

to ao calendário de plantio

de grãos no Maranhão para

a safra 2012/2013, o Gover-

no do Estado distribuiu, na

manhã desta terça-feira (8),

120 toneladas de sementes

selecionadas de arroz e mi-

lho (sendo 60 toneladas de

cada) a seis mil agricultores

familiares de 17 municípios

da Regional de Pinheiro. A

entrega foi feita pelos secre-

tários de Estado Luis Fer-

nando Silva (Casa Civil), que

no ato representou a gover-

nadora Roseana Sarney;

Fernando Fialho (Desenvol-

vimento Social e Agricultura

Familiar); Cláudio Azevedo

(Agricultura, Pecuária e Pes-

ca) e Victor Mendes (Meio

Ambiente).

A ação, realizada no au-

ditório do Colégio Pinheiren-

se, tem parceria das Prefei-

turas Municipais. A cerimô-

nia contou com presença de

prefeitos das cidades con-

templadas, incluindo o de

Pinheiro, Filuca Mendes,

que participou do ato de en-

trega.

Desta vez, foram benefi-

ciados os agricultores fami-

liares dos municípios de Api-

cum-Açu, Bacuri, Bequimão,

Cedral, Central do Mara-

nhão, Cururupu, Guimarães,

Mirinzal, Pedro do Rosário,

Peri-Mirim, Pinheiro, Porto

Rico do Maranhão, Presi-

dente Sarney, Santa Helena,

Serrano do Maranhão, Turi-

açu e Turilândia.

“A entrega de sementes

é uma das ações que mar-

cam a presença do Governo

do Estado na Baixada Ma-

ranhense. Ainda em Pinhei-

ro, serão construídas barra-

gens, estradas vicinais e sis-

temas de abastecimento

d’água, além de um hospital

que atenderá aos municípi-

os da região”, ressaltou o

secretário Luís Fernando Sil-

va. Ele lembrou ainda a im-

portância do engajamento

dos prefeitos para o desen-

volvimento da agricultura fa-

miliar nos municípios da re-

gião, para aquecer a econo-

mia local e aumentar a pro-

dução.

ProduçãoO secretário Fernando

Fialho afirmou que o progra-

ma de distribuição de se-

mentes é uma ação forte do

Governo do Estado em todo

o Maranhão. “A distribuição

de sementes contribui para

o crescimento da produção

e da produtividade do arroz

e do milho plantados pelos

agricultores familiares mara-

nhenses”, assinalou.

Secretário Luis Fernando Silva entrega sementes a agricultor da regional de Pinheiro

Reuniao discutiu calendario escolar

Ações do Programa Mi-

nha Casa Minha Vida,

gerenciadas pelo Banco do

Brasil em parceria com o

Governo do Estado, benefici-

ará até 2014, um total de 15

mil de famílias com moradi-

as habitacionais, na área ur-

bana e rural. A informação foi

dada pelo secretário de Es-

tado das Cidades e Desen-

volvimento Urbano, Hildo Ro-

cha, em reunião com o su-

perintendente do Banco do

Brasil, Pio Gomes. O encon-

tro foi realizado nesta segun-

da-feira (7), na Secid, e teve

a finalidade de discutir e for-

mular parcerias, bem como

definir as demandas que se-

rão priorizadas.

Segundo o secretário Hildo

Rocha, a parceria com o Ban-

co do Brasil teve início em ju-

nho de 2012, por meio de cha-

mamento público para a cons-

trução de 320 (trezentas e vin-

te) unidades habitacionais na

localidade Piancó, área Itaqui

Bacanga. De acordo com o

secretário, uma das priorida-

des do Governo do Estado é

a implementação de uma po-

lítica habitacional, no que se

refere não somente a cons-

truções de moradias, mas

em melhorias habitacionais e

regularização fundiária.

"Por determinação da

governadora Roseana

Sarney, além dos projetos

habitacionais, será executa-

da política de desenvolvi-

mento econômico nas áre-

as beneficiadas, em parce-

ria com a Secretaria de De-

senvolvimento Social e Agri-

cultura Familiar (Sedes), en-

volvendo as especificidades

da população maranhense,

composta por quilombolas,

indígenas, quebradeiras de

coco, trabalhadores rurais e

ribeirinhos. Com essa parce-

ria, ressalta o secretário, o

Maranhão dá um passo sig-

nificativo e possibilita aces-

so a moradia a todos os seg-

mentos da sociedade." de-

clarou.

Page 7: Edição do dia 09/01/2013

O QUARTO PODER - São Luís, quarta-feira, 09 de janeiro de 2013 Geral - 7

Prefeitura de São Luís eFiema firmam parceria

Consultoria na gestão municipal

Embratur faz novo bancode imagens do Brasil e MA

Turismo

André Campos toma posse como novo diretor

geral do Detran-MA

Solenidade

A Embratur está captan-

do imagens das cinco re-giões do Brasil. O objeti-

vo é renovar o banco de

imagens dos pontos turís-ticos brasileiros, com foco

nos segmentos Sol e Praia,

Ecoturismo, Esporte, Cultu-ra, Negócios e Eventos. Ao

todo, serão 25 mil novas ima-

gens, que poderão ser utili-zadas gratuitamente em ini-

ciativas de promoção do país

como destino turístico.O Maranhão, que possui

grande potencial de atra-

ções turísticas, tambémserá beneficiado por essa

ampliação da divulgação do

Brasil no exterior, que inclu-em desde atrações ecológi-

cas, expressões culturais

até imagens do cotidiano. Asfotos maranhenses serão

captadas no primeiro semes-

tre de 2013, assim como de-mais estados do Nordeste.

"O principal objetivo do

governo da presidenta Dilmaé garantir megaexposição de

todo o país e o Maranhão não

poderia ficar de fora. Se to-dos os cidadãos brasileiros

estão pagando, por meio de

impostos, as obras que irão

garantir os megaeventos,

nada mais natural que todospossam usufruir dos benefíci-

os do aumento do fluxo de

turistas," informou FlávioDino, presidente da Embratur.

O Maranhão foi incluído

pela Embratur entre os rotei-ros turísticos indicados aos

visitantes estrangeiros que

passarem pelo Brasil durantea Copa do Mundo, em 2014.

Entre os destinos apontados

pela Embratur estão São Luíse Barreirinhas, pela proximi-

dade que têm com Fortaleza,

uma das sedes da Copa.A Embratur acredita que

este esteja sendo o maior

esforço de captação de ima-gens realizado no Brasil com

esse objetivo. “Neste perío-

do de megaexposição dopaís, a produção de um

novo banco de fotografias

tem o propósito de suprir asdemandas do mundo intei-

ro por imagens do Brasil.

Queremos mostrar, pormeio desse novo material,

toda a diversidade que o

turista pode encontrar emnossos destinos turísti-

cos”, explicou o presidente

da Embratur, Flávio Dino.

Cultura

Secma encerra festejos natalinoscom Queimação de Palhinhas

O prefeito de São Luís,

Edivaldo Holanda Júnior, e opresidente da Federação das

Indústrias do Maranhão

(Fiema), Edílson Baldez dasNeves, selaram acordo de

cooperação técnica entre as

duas instituições, em encon-tro ocorrido na manhã des-

ta terça-feira (8) no Palácio

La Ravardière. Por meio deparceria institucional, a

Fiema financiará a contração

da empresa MacroplanProspectiva Estratégia &

Gestão, que atuará na im-

plantação da gestão estraté-gica de curto prazo da Pre-

feitura de São Luís.

A reunião e parceria en-tre a Prefeitura de São Luís

e a Fiema é parte do proces-

so de construção do Pactopor São Luís, envolvendo go-

vernos municipal, estadual,

federal e sociedade civil, pro-posto pelo prefeito Edivaldo

Holanda Júnior, ainda duran-

te seu discurso de posse, nodia 1º de janeiro.

Ao agradecer à Fiema e

ao presidente Edílson Badezpela parceria, o prefeito ex-

plicou que a Federação das

Indústrias do Maranhão iráfomentar a primeira fase do

projeto da Macroplan de aju-

dar a administração munici-pal no plano de ações dos

primeiros 120 dias de gover-

no, que será anunciado namanhã desta quarta-feira.

“A Macroplan irá nos dar

esse suporte, uma empresaque já tem expertise em ou-

tros trabalhos exitosos e,

aqui, será responsável porimplementar um alinhamento

estratégico de curto prazo para

início de um modelo de ges-tão orientado a obter resulta-

dos e metas”, afirmou Edivaldo.

Acompanhando do dire-tor regional do Senai, Marco

Antonio Moura e de asses-

sores, o presidente da insti-tuição destacou a excelência

dos serviços prestados pela

Macroplan. “A Fiema já tra-balhou com a Macroplan na

elaboração do planejamento

da federação e também doPlano de Desenvolvimento

Industrial do Maranhão, tra-

balhos estes de grande qua-lidade e que contribuíram

bastante com o estado”, afir-

mou Edílson Baldez.Depois de consolidar a

parceria com a Fiema, o pre-

feito disse que executará ummodelo de gestão dentro das

melhores práticas de admi-

nistração existentes, nosmoldes das outras cidades

ao qual a Macroplan atuou,

a exemplo das gestões dogovernador Eduardo Campos,

em Pernambuco, Aécio Ne-

ves, em Minas Gerais, e doprefeito Márcio Lacerda, em

Belo Horizonte, para os quais

a empresa desenvolveu im-portantes projetos.

“Faremos com a ajuda de

Deus uma boa gestão, umagestão moderna, democráti-

ca e transparente. Seremos

um exemplo de boa adminis-tração e construiremos isso

em conjunto com toda a po-

pulação”, garantiu Edivaldo.O secretário de Governo,

Rodrigo Marques, disse que

a Macroplan Prospectiva Es-tratégia & Gestão trabalhará

alinhada a toda equipe de go-

verno, sob a liderança do pre-feito Edivaldo Holanda Júnior.

“Haverá reuniões perma-

nentes, acompanhamentodas ações, ou seja, será de-

senvolvido um planejamento

estratégico focado em metase resultados, tudo sob a mai-

or transparência. A socieda-

de poderá fiscalizar e cobrar.Será estabelecido um foco

em prol de toda São Luís e,

aproveito o ensejo, paraconclamarmos todos a dar

as mãos com o objetivo úni-

co de reconstruir essa cida-de’, enfatizou o prefeito.

O Governo do Maranhão,

por meio da Secretaria deEstado de Cultura (Secma)

promoveu, na segunda-feira

(7) e na terça-feira (8), em SãoLuís, duas cerimônias de

Queimação de Palhinhas. A

primeira aconteceu no Cen-tro de Cultura Popular Domin-

gos Vieira Filho e a outra no

Museu Histórico e Artísticodo Maranhão (MHAM). As

duas tradicionais festividades

que enceram o ciclo das fes-tas natalinas, com o desmon-

te das árvores de Natal e dos

presépios, contou com a par-ticipação de cerca de 1.500

pessoas nos dois dias.

A secretária de Estadode Cultura, Olga Simão, ex-

plicou que com a Queimação

de Palhinhas o Governo doEstado concluiu a programa-

ção dos festejos natalinos

que teve, entre outras atra-

ções, a abertura dos Presé-pios de Natal, Cortejos e

Cantata Natalina. "A

Queimação da Palhinha fazparte da tradição do Natal e

conta com apoio do Governo

do Maranhão. Com esta pro-gramação se encerra o ciclo

de programação natalina no

estado", disse.A Queimação de

Palhinha do Centro de Cul-

tura Popular deste ano tevecomo madrinha a secretá-

ria Olga Simão e como pa-

drinho o diretor do TeatroArthur Azevedo (TAA),

Roberto Brandão. A tradição

da queima consiste em co-locar a murta, planta que

recobre o Presépio no foga-

reiro ao som de cânticos re-ligiosos populares. Também

é comum servir chocolate

com bolo aos convidados.No Centro de Cultura

Popular Domingos Vieira Fi-

lho, a ladainha foi puxadapelo diretor do órgão, Sebas-

tião Cardoso e acompanha-

da por rezadeiras e músicospopulares, com participação

do Reis Pastoril do Oriente

(São José de Ribamar) e doPastor Estrela de Belém (de

Dona Elzita), do Bairro do

Sacavém. A programação foiaberta com uma procissão

que percorreu as Ruas da

Palma, Direita, Beco daPacotilha e Afonso Pena.

Nos Paços da Quaresma

os fiéis fizeram apresentaçãoda ladainha e depois houve a

queima das palhinhas, segui-

do da apresentação dos gru-pos. No Museu Histórico tam-

bém teve ladainha acompa-

nhada pelo grupo de Câmarada Escola de Música do Es-

tado do Maranhão Lilah Lis-

boa (EMEM) e apresentaçãodo grupo Pastor do SESC

(terceira idade).

Secretária, integrantes do Pastor e Reis e convidados em frente ao presépio

O economista e advoga-

do André Campos assumiu,

na tarde desta terça-feira (8),a direção geral do Departa-

mento Estadual de Trânsito

do Maranhão (Detran-MA).A solenidade de posse

aconteceu no auditório da

sede do departamento, naVila Palmeira, com a presen-

ça do vice-governador do Es-

tado, Washington Luiz de Oli-veira, que representou a go-

vernadora Roseana Sarney;

do secretário de Estado deSegurança Pública, Aluísio

Mendes; o ex-diretor Geral do

Detran-MA, Flávio Trindade; ochefe do Gabinete Militar do

Governo do Estado, coronel

Vieira; o deputado estadualRoberto Costa; os vereadores

de São Luís, Helena Duailibe

e Pedro Lucas Fernandes,além do diretor Operacional

do Detran-MA, coronel Bene-

dito Batista, da diretora Ad-ministrativa Financeira do De-

partamento, Marília Mendon-

ça e servidores.O vice-governador Wa-

shington Luiz abriu a solenida-

de, destacando o poder jovemde André Campos. “Conheço

o André há muito tempo e sei

que ele é um jovem competen-te, que vai trabalhar para me-

lhorar, ainda mais, o Detran.

Desejo sorte a ele e digo quepode contar com o Governo do

Estado para tudo que precisar”,

salientou o vice-governador.O secretário de Estado da

Segurança Pública, Aluísio

Mendes, ressaltou a missãodo novo diretor de dar uma

continuidade nessa nova filo-

sofia de trabalho no Detrancolocada em prática pelo ex-

diretor Flávio Trindade e do

apoio da Secretaria de Segu-rança nas ações do departa-

mento. “Você pode contar

com a parceria da Secretariade Segurança em sua ges-

tão!”, destacou o secretário.

Novo diretor do Detran, entre o vice-governador WashingtonLuiz e a diretora Marília Mendonça, assina ato de posse

Page 8: Edição do dia 09/01/2013

Em Açailândia

oquartopoder.com

8 Últimas Fones fixos: (98) 4141 0891 / 3229 1560/

Celulares: (98) 9911 8325 / 8129 3749/

Fale conosco

Polícia

Ação das polícias resultana prisão de acusado de

assalto em Timon

Policiais civis do 3º DPde Timon e militares do 15ºBatalhão de Polícia Militarprenderam, em cumprimen-to a mandado, GustavoMateus de Carvalho, vulgo“Pé de pato”, de 19 anos.Segundo a polícia, ele tempedido de prisão preventivaexpedido pela 2ª Vara Crimi-nal de Timon, por vários fur-tos contra moradores naque-la cidade.

A prisão de Gustavo Car-valho ocorreu, no início danoite desta segunda-feira (7),após levantamentos apon-tarem o paradeiro do acu-sado no bairro São Fran-cisco. Equipes policiaisdeslocaram-se até a resi-dência deste, na rua 110,onde deram voz de prisão.

Em seguida, ele foi con-duzido para o 3º Distrito Po-licial onde foi ouvido pelo de-

Em Carolina

PM desarticula quadrilha

de assaltantes no interior

Aluno cotista de baixarenda receberá bolsa de R$ 400, diz Mercadante

Policiais militares prendem assaltantes

legado Michel Sampaio. Deacordo com o delegado, aprisão de Gustavo Mateus deCarvalho já foi comunicada àjustiça. “Ele permanecerádetido nesta sede até delibe-ração judicial”, frisou.

Com base nos levanta-mentos da Polícia, GustavoMateus é responsável por inú-meros furtos na região dobairro do São Francisco, emTimon. “Nessa circunscrição,ele responde a mais de 15inquéritos policiais”, ressal-tou o delegado Sampaio.

Ainda com base nasinformações do delegado,a maior parte dos crimescometidos pelo acusadosão roubos a residências.Entre os objetos levados,estão eletrodomésticos,roupas, comidas, utensíli-os domésticos e ferramen-tas, além de dinheiro. Policiais militares da 5ª

Companhia Independente deAçailândia desarticularam, nasegunda-feira (7), uma quadri-lha de assaltantes que esta-va atuando naquela cidade.

A ação resultou nas pri-sões de Antônio EduardoPereira da Silva (19); IsalmanGomes da Silva (23); Raul doVale (19); Antonio da SilvaAguiar (19); Maycon Ro-deryck Silva Lacerda (22);Joel Pinto Mota (19); Marce-lo Moura Lemos (20); LucasCarvalho (21) e na apreensãode cinco adolescentes.

De acordo com informa-

Policiais militareslotados na 2ª Companhia In-dependente, pertencente ao4º BPM, em Balsas, prende-ram João Oliveira de AlencarNeto (34) e um homem, iden-tificado apenas por Hilário eapreenderam, ainda, um ado-lescente de 16 anos. Eles fo-ram detidos na cidade deCarolina pelo crime de roubo.

João Oliveira em conjun-to com seu comparsa,Valbertt Maier Martins Alves,assaltaram, na segunda-fei-ra (7), um funcionário do AutoPosto Santa Cruz em frenteao Banco do Brasil, localiza-da no Centro da cidade,quando este ia fazer um de-pósito na agência bancária.

A quantia roubada pela

dupla foi de aproximadamen-te R$ 14 mil. Os assaltantesestavam em uma motoHonda Tornado preta sem pla-ca. Após a ação criminosa,empreenderam fuga.

A Polícia Militar foi aciona-da e, de imediato, a guarniçãoiniciou diligências. Os policiaisconseguiram localizar os assal-tantes em uma chácara, loca-lizada em uma região conheci-da como Lagoa Preta.

Na ação, a equipe polici-al conseguiu prender JoãoOliveira. Com ele, foi apreen-dido um revólver calibre 38;duas espingardas; um veícu-lo Corsa branco, de placaLVV-4180 de Teresina-PI; amoto usada no assalto e umamoto Dafra Kansas, placa

O ministro da Educa-ção, Aloizio Mercadante,afirmou nesta terça-feira (8)que alunos de baixa rendaaprovados por meio de co-tas em universidades fede-rais receberão uma bolsade R$ 400 por mês parapagar despesas do curso.A medida foi inserida, se-gundo Mercadante, numamedida provisória editadapela presidente DilmaRousseff e que tramita noCongresso Nacional.

Este ano, o Sistema deSeleção Unificada (Sisu) jádisponibiliza cotas nas uni-versidades e institutos fe-derais de ensino superiorpara alunos de escolas pú-blicas.

Para entrar em vigor, abolsa depende da aprovaçãodo Orçamento de 2013, quedeve ser votado no início defevereiro. De acordo com oMEC, a expectativa é de queo benefício já seja distribuí-do no início do ano letivo.

De acordo com o minis-tro, serão beneficiados alu-nos com renda familiar percapta igual ou inferior a 1,5salário mínimo que optarempor cursos com carga ho-rária diária superior a 5 ho-ras. Os R$ 400 serão pa-gos por meio de um cartãomagnético entregue pelo

MEC, semelhante ao queocorre no programa BolsaFamília.

Segundo o ministro, oobjetivo da bolsa é garantirque o estudante não aban-done a universidade. “Jáencaminhamos a MP parao Congresso. Esses estu-dantes que recebem rendafamiliar igual ou inferior a 1,5salário mínimo e que opta-rem por cursos com mais de5 horas de jornada terão di-reito a uma bolsa de R$ 400por mês assim que entra-rem na universidade e du-rante todo o curso”, afirmou.

Em agosto, entrou emvigor a lei que determinaque até 2016, 50% das va-gas das instituições fede-rais sejam para alunos quefizeram todo o ensino mé-dio em escola pública.

Além disso, metadedeste índice será para alu-nos com renda familiar até1,5 salário mínimo. Há ain-da um percentual para es-tudantes autodeclaradospretos, pardos e indígenasde acordo com a proporçãodesta população no estadoda instituição, segundo oIBGE. Em 2013, pelo me-nos 30% do total de vagasofertadas pelas universida-des serão preenchidas nes-tes critérios.

as motocicletas.Na localidade, foi realiza-

do cerco policial. Houve ten-tativa de fuga, com troca detiros que resultou em quatrointegrantes do bando feridos.

Os assaltantes baleadosforam socorridos e conduzi-dos ao Hospital Municipal deImperatriz. Os demais foramconduzidos ao 1º DistritoPolicial e autuados em fla-grante delito pelos crimes deroubo qualificado e formaçãode quadrilha, pelo delegadoJosé Rocha, titular do 1º DP.

Em relação aos adoles-centes, foi lavrado auto deapreensão em flagrante. Elesdevem ser encaminhadospara a Funac de Imperatriz.Os adultos permanecem de-tidos à disposição da Justi-ça.

Com a quadrilha, os poli-ciais apreenderam: 11 apare-lhos celulares; cinco cordõesde ouro; dois anéis; váriosbrincos de ouro; 10 bolsasfemininas; a quantia de R$300,00; uma folha de che-que; cinco motocicletas rou-badas, Honda Fan placa NIH9669, Honda BIZ placa NNC335, Honda Fan placa NWZ6801, Honda Fan OIR 0427,Honda BROS 150 placa OIU8630; além do veículo usadonos assaltos.

NMZ-0184-Balsas-MA e, ain-da, a quantia de R$ 4.420,00.Ele foi conduzido à delegaciae autuado em flagrante delitopelo crime de roubo, pelo de-legado Sidney Sampaio, titu-lar da delegacia de Carolina.

De acordo com informa-ções policiais, quatro pesso-as conseguiram fugir pelomatagal; Valbertt Maier,Rodrigo Macarrão, Hilário,proprietário da chácara, e oadolescente. Os policiaiscontinuaram em diligências efizeram campana nas redon-dezas.

Durante a noite, os poli-ciais militares localizaram oadolescente, que tentou fu-gir, e acabou baleado no joe-lho. Ele foi conduzido ao hos-

pital na cidade de Imperatriz,mas passa bem. Assim quetiver alta, o delegado tomaráas providências cabíveis.Com ele, foi apreendida aquantia de R$ 2.800, 00.

No início da manhã des-ta terça-feira (8), a equipepolicial conseguiu prender oHilário em uma chácara. Elefoi encaminhado à delegaciae autuado em flagrante deli-to pelo crime de roubo. Comele foi apreendido R$ 50,00e uma moto roubada, mode-lo Titan preta sem placa.

João Oliveira e Hilárioestão custodiados na Dele-gacia de Carolina à disposi-ção da Justiça. A Polícia con-tinua no encalço de ValberttMaier e Rodrigo Macarrão.

ções policiais, há dias a qua-drilha tem praticado diversosassaltos a pessoas, residên-cias e estabelecimentos co-merciais. No dia 3, eles as-saltaram uma casa lotérica,localizada na Avenida TácitoCaldas.

Na noite da prisão, elesteriam invadido uma residên-cia na Vila Bom Jardim, ren-dido os moradores e rouba-do vários objetos pessoais,dentre eles, uma TV LCD de42 polegadas. No dia anteri-or haviam tomado de assaltouma motocicleta modeloHonda Bros.

Ainda de acordo com in-formações policiais, a quadri-lha agia alternando os inte-grantes, a fim de dificultar aidentificação do bando. Usa-vam uma motocicleta e umveículo Corsa Sedan branco,placas HPL-1105, para darsuporte na fuga.

O Serviço de Inteligênciada 5ª CI da PM há dias vemrealizando trabalho investiga-tivo, colhendo informações,que levaram os policiais auma residência no Bairro doJacu. Neste endereço, a qua-drilha se reunia e guardava osobjetos roubados, inclusive

Produtos que estavam em poder dos acusados e apreendidos pela polícia

Educação

www.udesfilho.com