edição do dia 10/09/2010

8
www.oquartopoder.com SÃO LUÍS - MA, SEXTA-FEIRA, 10 DE SETEMBRO DE 2010 / ANO IV / N° 459/ DIRETOR: UDES CRUZ FILHO O QUARTO PODER * ESTE JORNAL É DISTRIBUÍDO GRATUITAMENTE, TODOS OS DIAS, NOS TERMINAIS DE INTEGRAÇÃO E EM OUTROS PONTOS DA CIDADE * Polícia prende homicida que chocou população em Bacuri PÁGINA 4 Um crime bárbaro foi registrado, na madrugada de quarta-feira (8), no Bairro Piquizeiro, na cidade de Bacuri, 483 km de São Luís. Na noite de terça-feira (7), Joanderson Ferreira, conheci- do por ‘Jack’ e Josenilton Furtado Ferreira, conhecido como ‘gato’ iniciaram uma briga que resul- tou em morte. Segundo informações da polícia eles já tinham uma rixa antiga, e nessa noite, du- rante a briga ‘gato’ atingiu ‘Jack’ a golpes de faca. Ainda de acordo com a polícia, no hospital, ‘Jack’ gritava a todos que iria se vingar em qualquer um que fosse da família de ‘gato’. Logo após receber atendimento médico, ele foi à procura de ‘gato’ em sua residência. SENAI abre 37 vagas de emprego para cinco cidades Sampaio define equipe para jogo em Alagoas PÁGINA 8 Você votaria para reeleição de Castelo? PÁGINA 5 SANTOS DUMONT É SÓ FACHADA Acesse e vote na mais nova enquete de OQUARTOPODER.COM MORADORES ALERTAM: ENQUETE O QUARTO PODER O Sistema Fiema por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está com inscri- ções abertas até dia 16 de setembro, para 37 vagas de emprego. Estão sendo contratados profissionais para Bacabal, Balsas, Caxias, Imperatriz e São Luís. Nem Diones e muito menos Johildo, o substituto de Edson, na improvisação na lateral-direita do time do Sampaio para o jogo contra o CSA, domingo. PÁGINA 2 Lizzi Benites Lizzi Benites Lizzi Benites Lizzi Benites Lizzi Benites confirmada em confirmada em confirmada em confirmada em confirmada em "A Fazenda 3" "A Fazenda 3" "A Fazenda 3" "A Fazenda 3" "A Fazenda 3" Larissa Riquelme Larissa Riquelme Larissa Riquelme Larissa Riquelme Larissa Riquelme está com a ‘panchula’ está com a ‘panchula’ está com a ‘panchula’ está com a ‘panchula’ está com a ‘panchula’ depilada na ‘Playboy’ depilada na ‘Playboy’ depilada na ‘Playboy’ depilada na ‘Playboy’ depilada na ‘Playboy’ PÁGINA 7 Moradores do bairro São Cristóvão estão indignados com a forma em que a Avenida Santos Dumont foi aberta ao tráfego como um "presente" à cidade de São Luís, pelos 398 anos de sua fundação. Tudo porque a tal obra, inaugurada neste 8 de setembro está muito aquém dos requisitos básicos de estrutura, segurança e principalmente, saneamento básico. Tudo porque a chamada "nova" Avenida Santos Dumont, com seus 2.700 metros de extensão não dispõe de divisão central das pistas com blocos de concreto (gelo baiano), estando dotada somente com tachão.

Upload: o-quarto-poder

Post on 09-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Jornal O Quarto Poder

TRANSCRIPT

Page 1: Edição do dia 10/09/2010

www.oquartopoder.com

SÃO LUÍS - MA, SEXTA-FEIRA, 10 DE SETEMBRO DE 2010 / ANO IV / N° 459/ DIRETOR: UDES CRUZ FILHO

O QUARTOPODER

* ESTE JORNAL É DISTRIBUÍDO GRATUITAMENTE, TODOS OS DIAS, NOS TERMINAIS DE INTEGRAÇÃO E EM OUTROS PONTOS DA CIDADE *

Polícia prende homicida quechocou população em Bacuri

PÁGINA 4

Um crime bárbaro foi registrado, na madrugada de quarta-feira (8), no Bairro Piquizeiro, nacidade de Bacuri, 483 km de São Luís. Na noite de terça-feira (7), Joanderson Ferreira, conheci-do por ‘Jack’ e Josenilton Furtado Ferreira, conhecido como ‘gato’ iniciaram uma briga que resul-tou em morte. Segundo informações da polícia eles já tinham uma rixa antiga, e nessa noite, du-rante a briga ‘gato’ atingiu ‘Jack’ a golpes de faca. Ainda de acordo com a polícia, no hospital,‘Jack’ gritava a todos que iria se vingar em qualquer um que fosse da família de ‘gato’. Logo apósreceber atendimento médico, ele foi à procura de ‘gato’ em sua residência.

SENAI abre 37vagas de empregopara cinco cidades

Sampaio defineequipe para jogo

em Alagoas

PÁGINA 8

Você votaria parareeleição de Castelo?

PÁGINA 5

SANTOS DUMONTÉ SÓ FACHADA

Acesse e vote na mais nova enquete de OQUARTOPODER.COM

MORADORES ALERTAM:

ENQUETE O QUARTO PODER

O Sistema Fiema por meio do Serviço Nacionalde Aprendizagem Industrial (SENAI) está com inscri-ções abertas até dia 16 de setembro, para 37 vagasde emprego. Estão sendo contratados profissionaispara Bacabal, Balsas, Caxias, Imperatriz e São Luís.

Nem Diones e muito menos Johildo, o substitutode Edson, na improvisação na lateral-direita do timedo Sampaio para o jogo contra o CSA, domingo.

PÁGINA 2

Lizzi BenitesLizzi BenitesLizzi BenitesLizzi BenitesLizzi Benitesconfirmada emconfirmada emconfirmada emconfirmada emconfirmada em "A Fazenda 3" "A Fazenda 3" "A Fazenda 3" "A Fazenda 3" "A Fazenda 3"

Larissa RiquelmeLarissa RiquelmeLarissa RiquelmeLarissa RiquelmeLarissa Riquelmeestá com a ‘panchula’está com a ‘panchula’está com a ‘panchula’está com a ‘panchula’está com a ‘panchula’depilada na ‘Playboy’depilada na ‘Playboy’depilada na ‘Playboy’depilada na ‘Playboy’depilada na ‘Playboy’

PÁGINA 7

Moradores do bairro São Cristóvão estão indignados com a forma em que a Avenida SantosDumont foi aberta ao tráfego como um "presente" à cidade de São Luís, pelos 398 anos de suafundação. Tudo porque a tal obra, inaugurada neste 8 de setembro está muito aquém dos requisitosbásicos de estrutura, segurança e principalmente, saneamento básico. Tudo porque a chamada"nova" Avenida Santos Dumont, com seus 2.700 metros de extensão não dispõe de divisão central daspistas com blocos de concreto (gelo baiano), estando dotada somente com tachão.

Page 2: Edição do dia 10/09/2010

JORNAL O QUARTO PODER

Endereço : Av. Od i lo Cos ta F i lho , N° 55 , Parque. Un ive rs i tá r io – Cep 65059-810 - São Lu ís -MA.

Diretor GeralUdes Cruz Filho

Diretora FinanceiraRosário Azevêdo da Cruz

Diretora AdministrativaTereza Freire

SuperintendenteMarcia Freire

Consultores JurídicosDrª. Saíle Azevêdo da Cruz

DiagramaçãoCris Almeida

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28 - Telefone: (98) 4141-0891 E-mail: [email protected]

GERAL2 SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 10 DE SETEMBRO DE 2010O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

Moradores dizem que a "nova"Av. Santos Dumont é só fachada

Moradores do bairro SãoCristóvão estão indignadoscom a forma em que a Ave-nida Santos Dumont foi aber-ta ao tráfego como um "pre-sente" à cidade de São Luís,pelos 398 anos de sua funda-ção. Tudo porque a tal obra,inaugurada neste 8 de setem-bro está muito aquém dos re-quisitos básicos de estrutu-ra, segurança e principalmen-

te, saneamento básico.Tudo porque a chamada

"nova" Avenida Santos Du-mont, com seus 2.700 metrosde extensão não dispõe dedivisão central das pistascom blocos de concreto (gelobaiano), estando dotada so-mente com tachão. Faltamtambém na via pública, semá-foros para orientar pedestrese disciplinar o trânsito de ve-

ículos, ciclovia para usuáriostrafegarem com segurança eo fechamento dos terrenosbaldios, através da aplicaçãoda Lei de Muros e Calçadas.

Outra situação repudiadapelos moradores da região éo não-retorno de todas as li-nhas de ônibus que passavamna avenida antes da obra e es-tudo técnico para melhorar aqualidade dos ônibus e a frequ-ência por linha, assim como aInclusão de uma linha que tra-fegue pelo bairro São Francis-co, a exemplo do circular. Osmoradores do São Cristóvãoreclamam também das para-das de ônibus em intervalosnão superiores a 300 metros,para facilitar a mobilidade deidosos e pessoas portadorasde necessidades especiais.

Entre outras preocupa-ções por parte da comunida-de está a questão de comoficará a situação desta viapública e transversais e qualserá a posição da Prefeituraquando a Caema voltar a in-tervir na avenida e nas ruasdos bairros para reiniciar asobras de construção do sis-

CASTELO DE AREIA

tema de esgotamento sanitá-rio que envolve o Coletor, es-tações elevatórias e de trata-mento e das redes de esgo-tamento sanitário dos bairros,tão importantes quanto à ave-nida para as comunidades.

Por tudo isso, foi realiza-do no último dia 30 de agos-to, na sede da antiga associ-ação da Telma, situada naAvenida Santos Dumont, o"IX Fórum de Acompanha-mento dos Projetos e Obrasda Avenida Santos Dumont",presenciada por coordenado-res do evento e vários mora-dores, ocasião em que os par-ticipantes assinaram nota derepúdio sobre a inauguraçãoda referida via pública. (leia aNota na coluna ao lado).

Além do mais, no dia 8 desetembro, ocasião da inaugura-ção da "nova" Avenida SantosDumont, moradores foram ao lo-cal destinado à solenidade e exi-biram faixas e cartazes com pa-lavras de ordem questionando oprefeito sobre a maneira comoforam conduzidas e "concluídas"as obras de recuperação e re-construção da referida avenida.

IX FÓRUM DE ACOMPANHAMENTODOS PROJETOS E OBRAS DAAVENIDA SANTOS DUMONT

CARTA DE REPÚDIOAoPrefeito de São Luis;CAEMA – Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão;CAIXA - CAIXA ECONÔMICA FEDERAL;SEMOSP – Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos;SEMURH – Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação;SEMMAM – Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Nós, coordenadores e participantes do “IX FÓRUM DE ACOMPANHA-MENTO DOS PROJETOS E OBRAS DA AVENIDA SANTOS DUMONT”, realiza-do no dia 30/08/2010, na sede da ARCET, sito na avenida Santos Dumont, Nº28, abaixo-assinados, vimos por meio desta, manifestar o nosso vee-mente REPÚDIO contra a Prefeitura de São Luís, nas pessoas do PrefeitoJoão Castelo, do secretário da SEMOSP - Marcos Aurélio AlvesFurtado, do Secretário da SEMMAM – Afonso Henrique de JesusLopes, e do secretário da SEMURH – Domingos José Soares deBrito; contra a CAEMA, na pessoa do Presidente João Reis MoreiraLima; e contra a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, na pessoa da Sra.Flávia Alexandrina Coelho Almeida Moreira, pelo não comparecimentoao IX FÓRUM, caracterizando total desrespeito com a sociedade civil organi-zada e os movimentos sociais, que ficaram sem resposta e sem esclareci-mento, quanto às indagações e necessidade de aprofundamento feitas pre-viamente, através de convite por ofício a cada uma da partes citadas.

Este ato de omissão, falta de transparência e falta de ética demonstracomo o poder público, nossos governantes eleitos e gestores públicos indi-cados, contratados ou concursados, enxergam a população e tratam a“coisa pública”. É preciso que as obras, em andamento conclusivo, de “recu-peração emergencial” da Avenida Santos Dumont pela Prefeitura e a cons-trução, PARALISADA, do sistema de esgotamento sanitário pelo Governo doEstado - CAEMA, com recurso do PAC - Governo Federal e contrapartida doGoverno do Estado, continue sendo fiscalizada pelas comunidades, de for-ma inteligente, responsável e organizada, como estamos tentando fazer.

Foi considerando o histórico de décadas de abandono da AvenidaSantos Dumont que foi criado o “Fórum de Acompanhamento dos Projetose das Obras da Avenida Santos Dumont”, o qual já se encontra na sua IXEdição, a partir de uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores,realizada em 30/04/2007, intitulada “Avenida Santos Dumont uma HistóriaEsquecida e Maltratada pelos Governantes”, de autoria do então Verea-dor Joberval Carvalho Bertoldo. E, deste o seu início vem sendo umespaço de mobilização, organização, discussão e orientação das comu-nidades da área no entorno da Avenida para dialogarem e apresentaremàs autoridades gestoras dos projetos de “RECONSTRUÇÃO” da mesma,as idéias que melhor atendam às necessidades de segurança e qualida-de de vida, da maioria da população residente nessas comunidades.

Por considerar a Avenida Santos Dumont uma via majoritariamenteresidencial e que atende diretamente a mais de 10 (dez) bairros e conjun-tos habitacionais, a exemplo do: Conjunto Santos Dumont, Rancho DomLuís, São Paulo, Sial, Sielândia, Jaguarema, Bom Clima, Alvorada, Parquedas Mangueiras, Canaã, Alameda dos Sonhos I, II e III; e bairros como:João de Deus, Vila Lobão, Pirapora, Santo Antonio, Vila Conceição, SãoCristóvão e outros, dando um indicativo de milhares de famílias residen-tes, que não é justo colocar-se para trás todos estes elementos.

É por tudo isso que o FÓRUM, de acordo com os resultados dasdiscussões e encaminhamentos havidos até agora, se coloca vee-mentemente contrário a inauguração da Avenida Santos Dumontprevista pela Prefeitura de São Luís para o mês de setembro,sem que a obra esteja totalmente concluída. E, para isto alertamose chamamos a atenção dos moradores e usuários da avenida, de toda apopulação de São Luís, do Governo do Estado – CAEMA, do Prefeito JoãoCastelo e do seu Secretariado, responsável pela obra, para observar osseguintes aspectos faltantes ou em desacordo com as necessidadesdiscutidas e propostas pelas comunidades representadas no FÓRUM:

1. Construção de calçada regular, uniforme e normalizada de acor-do com o meio-fio, dos dois lados da avenida, para que possa ser utiliza-da por pessoas idosas, pessoas portadoras de necessidades especiais,cadeirantes e transeuntes;

2. Redutores de velocidade ao longo da avenida; sinalização sema-fórica nas vias de entroncamento com a avenida, de tráfego mais com-plexo; Sinalização vertical e horizontal para pedestres nas paradas deônibus ou vias de entroncamento com a avenida nas saídas dos bairros;

3. Pontos de ônibus resistentes, confortáveis e não atrativos ao vandalismo;4. Divisão central da avenida com blocos de concreto (gelo baiano),

podendo ter tachão intercalado e não somente com tachão;5. Ciclovia para os trabalhadores usuários de bicicletas trafegarem

com segurança;6. Fechamento dos terrenos baldios, através da aplicação da Lei de

Muros e Calçadas;7. O material da sub-base e base que suporta a pavimentação nas

duas laterais da avenida, próxima à sarjeta, não foi substituído, portantoé solo saturado e vai permitir a criação de “borrachudos” tão logo osveículos pesados (ônibus e caminhões) sejam liberados para trafegar;

8. Retorno de todas as linhas de ônibus que passavam na avenidaantes da obra e estudo técnico para melhorar a qualidade dos ônibus e afreqüência por linha; Inclusão de uma linha que passe pelo bairro de SãoFrancisco, a exemplo do circular;

9. Paradas de ônibus em intervalos não superiores a 300 metros,para facilitar a mobilidade de idosos e pessoas portadoras de necessida-des especiais;

10. Como ficará a situação e qual será a posição da Prefeitura quando aCAEMA voltar a intervir na avenida e nas ruas dos bairros para reiniciar asobras de construção do sistema de esgotamento sanitário que envolve oColetor, estações elevatórias e de tratamento e das redes de esgotamentosanitário dos bairros, tão importantes quanto à avenida para as comunidades?;

11. Qual a proposta ambiental do Governo Municipal (SEMMAM) paraprojetos de sustentabilidade e ampliação da ARIE – Jaguarema, envolven-do as comunidades da área do entorno?

12. Como a Prefeitura vai tratar a situação das ruas dos bairros ondea CAEMA já implantou algumas tubulações para coleta de esgoto residen-cial e deixou tudo esburacado, sem pavimentação?

13. Qual o valor detalhado e global da obra de Recuperação Emergencialda Avenida Santos Dumont que está sendo feita pela Prefeitura de São Luís?

Pelo exposto, é inadmissível o retrocesso e o desrespeito praticado peloPoder Público contra a Coordenação e as pessoas das comunidades presen-tes no IX FÓRUM, onde estes ferem frontalmente princípios básicos de direitoe de cidadania – Gestão democrática e participativa - constantes na Constitui-ção Federal e Estatuto da Cidade, na busca da construção de uma cidadesustentável. Portanto, reiteramos o nosso veemente REPÚDIO.

São Luís, 30 de agosto de 2010

A Coordenação do FórumParticipantes do IX Fórum de Acompanhamento dos Projetos e

Obras da Avenida Santos Dumont

João Castelo abandona São Luís enão cumpre promessas de campanha

Leitor deste jornal, quepreferiu não se identificar, en-caminhou correspondênciade protesto contra a adminis-tração do prefeito de São Luis,Sr. João Castelo. Leia , abai-xo, o que diz o leitor:

São Luís completou 398anos na terça-feira (08/09) eainda falta muito para a capi-tal do Maranhão se tornar umagrande metrópole, nos mol-des de vizinhas como Forta-leza, por exemplo. Isso sedeve uma série de problemasque poderiam consumir pági-nas do jornal, sendo explica-do em reportagens. Trânsitocaótico, atendimento em saú-de precário, paradas de ôni-bus ruins, buracos nas ruase avenidas são alguns dosmuitos problemas que a po-pulação sofrida enfrenta..

Que tal o problema maisrecente para lembrar das pro-messas não cumpridas, queimpedem o bom crescimen-to de São Luís?! Na últimaterça-feira, data dos 398anos da cidade, todos espe-ravam que o maior presentepara a capital maranhensefosse a concretização daspromessas do prefeito JoãoCastelo, prometido duranteas eleições de 2008.

Isto mesmo dois anos

depois, até hoje se esperapelas promessas de campa-nha que até hoje não saíramdo papel. Quando foi eleito,João Castelo prometeu priori-zar a saúde em sua gestãocomo prefeito de São Luís. Aintenção, segundo o tucano,seria construir um hospital degrande porte e fazer com queos postos de saúde nos bair-ros funcionassem com maisagilidade. Ele também prome-teu acabar com todas as mo-radias de palafita e desenvol-ver um abrangente projeto deturismo para a cidade.

Na educação, o prefeitodisse que iria investir naconstrução de creches e nacapacitação de jovens e adul-tos. Outro projeto de JoãoCastelo para a habitação se-ria promover a regularizaçãofundiária, através da criaçãode um órgão público própriopara cuidar da questão.

FALTA URBANIZAÇÃO ESOBRA POBREZA - Funda-da num espaço geográficoprivilegiado, São Luís tembelezas naturais que encan-tam turistas e mesmo ospróprios maranhenses quese reservam ao direito deadmirar a cidade.

Entre as questões, engar-rafamentos cada vez mais

constantes, ocupação de en-costas, deslizamento de ter-ra, favelização e má distribui-ção de renda. Veja compila-do, abaixo, alguns dos pro-blemas que afligem os mora-dores da cidade.

CAPITAL SOFRE COMFALTA DE URBANIZAÇÃO -Quando se trata das questõesurbanísticas de São Luís, osproblemas podem ser resumi-dos em uma palavra: acessi-bilidade. Para o arquiteto eurbanista Armando Branco, acidade sofre hoje as conse-qüências de uma falta de pla-nejamento de crescimentopensado no pedestre, na po-pulação que não tem veículoparticular e nos cidadãos queapresentam alguma dificulda-de de locomoção. "Se vocêparar para pensar, vai ver queessa questão está no centrode vários outros problemasda cidade", afirma.

A solução apontada pelosespecialistas passa pela va-lorização do transporte públi-co e a utilização de veículosalternativos, como as bicicle-tas, em lugar dos veículosparticulares. O problema sãoas limitações do transporteurbano, que não oferece oconforto e a conveniência su-ficientes para convencer as

pessoas a abrirem mão doveículo próprio para utilizar ocoletivo. Associado a issoestá a cultura de valorizaçãodo automóvel e as dificulda-des de deslocamento a pépela cidade.

SUJEIRA NAS RUAS EAVENIDAS - Lixo nas ruas setransformou em paisagem nacapital maranhense. O hábi-to de jogar resíduos sólidosem via pública é apontado porespecialistas como um dos fa-tores que contribuem paraagravar problemas como adrenagem precária e entupi-mento dos canais de escoa-mento. Além disso, lixeirasmal projetadas e montanhasde sacos plásticos estão portoda a cidade, mesmo embairros considerados nobres,como o Renascença.

CHUVAS E DRENAGEM-Um dos problemas mais dra-máticos da ocupação desor-denada de São Luís são osalagamentos e deslizamentosde terra nos períodos de chu-va. Ano passado, no bairro doCoroadinho e na área ItaquiBacanga, quatro pessoas fo-ram vítimas de deslizamentosprovocados pelas águas. Nototal, foram mais de mil regis-tros, com mais de 300 casascondenadas pela Defesa Civil.

Participantes do "IX Fórum de Acompanhamento dos Projetose Obras da Avenida Santos Dumont", assinam Nota de Repúdio

Page 3: Edição do dia 10/09/2010

3GERALSÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 10 DE SETEMBRO DE 2010O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Edson Vidigal é condenadopor propaganda irregular

A pedido da ProcuradoriaRegional Eleitoral no Mara-nhão (PRE/MA), o TribunalRegional Eleitoral do Mara-nhão (TRE/MA) condenouEdson de Carvalho Vidigal apagar multa de R$ 1 mil porutilizar a coluna que possui noJornal Pequeno para fazer pro-paganda eleitoral. O candida-to publicou um artigo no dia 7de agosto com a finalidade decaptar recursos financeirospara sua campanha e objeti-vando os votos do eleitorado.

Segundo a PRE a propa-ganda estava irregular, pois deacordo com a lei, o espaçodestinado à propaganda elei-toral, em jornal impresso, deveser pago e ocupar no máximo

um oitavo da página de umjornal tamanho padrão e atéum quarto de página de revis-ta ou tabloide. O valor pagopela inserção deverá constar,de forma visível, no anúncioeleitoral.

Tendo em vista que a pro-paganda foi feita em espaçodestinado à coluna do própriocandidato e não havendo nenhu-ma referência ao valor pago porela, a Comissão de Propagan-da Eleitoral do Tribunal Regio-nal Eleitoral (TRE-MA) concluiuque a propaganda eleitoral foigratuita. Além disso, o espaçoocupado pelo artigo supera olimite permitido, de um oitavode página de jornal padrão,para o anúcio eleitoral. Edson de Carvalho Vidigal, candidato ao Senado

A equipe de campanha dodeputado federal Sarney Fi-lho (PV-MA) desenvolveu umaferramenta de interatividadeentre eleitor e candidato.Chamada “Fala Maranhão”,servirá como uma forma de oeleitor dar sugestões, opinarsobre os projetos necessári-os à melhoria do estado.

Colocada na página oficialde Sarney Filho, candidato àreeleição pelo Partido Verde(PV), a ferramenta tem porobjetivo ampliar o processodemocrático. De forma inova-dora, dá voz ao eleitor, mos-trando os anseios e neces-sidades da população mara-

Seduc adia simulado doEnem para o dia 19

A Secretaria de Estadode Educação adiou para o dia19, o simulado do ExameNacional do Ensino Médio(Enem). A partir desta sexta-feira (10), os alunos do 3º anodo ensino médio da rede es-tadual de ensino poderão con-sultar os locais de prova nosite da educação(www.educacao.ma.gov.br).Todas as sedes das 19 Uni-dades Regionais de Educaçãodo Estado aplicarão o teste.

As provas terão início às13h e término às 18h30. Oaluno deverá chegar com umahora de antecedência e levardocumento de identidade.

A Seduc possui hoje maisde 36 mil estudantes matri-culados no 3º ano do Ensi-no Médio, mas apenas 16 milse inscreveram no simulado.Segundo a supervisora deAvaliação Escolar, Vera Lú-cia Pires, o estado está in-vestindo bastante para queos alunos da rede públicaobtenham êxito no Enem,mas, para isso, é necessá-

rio que haja um maior inte-resse da parte deles.

“Esta sendo feito todoum investimento na educa-ção dos alunos do ensinomédio para que eles obte-nham ótimos resultados noExame Nacional e assimpossam ingressar em facul-dades públicas. Mas, é fun-damental que os própriosalunos percebam a importân-cia das nossas ações”, res-saltou a supervisora.

Ela afirmou ainda que o si-mulado do Enem é uma ma-neira dos alunos avaliaremcomo está sua preparação parao exame, quais disciplinas pre-cisam estudar mais e assim sepreparem melhor para que pos-sam obter um ótimo desempe-nho nas provas.

O simulado, assim comoo Enem, será dividido em cin-co áreas: Matemática e suastecnologias; Ciências da Na-tureza; Linguagem, Códigos esuas tecnologias e; CiênciasHumanas e suas tecnologias.O simulado terá 92 questões.

Sarney Filho dá vozao eleitor lançandoo "Fala Maranhão"

Vitorino Freire recebe Jacksoncom grande festa nas ruas

O candidato ao governodo Estado pela coligação OPovo é Maior (PDT/PSDB/PTC0), Jackson Lago, dissenesta quinta-feira, 9, pelamanhã, em Vitorino Freire queno contato direto com a popu-lação tem obtido cada vezmais a convicção da existên-cia de uma esperança, pela viapolítica, de o Maranhão se re-encontrar com o trabalho e averdade. Jackson chegou àcidade acompanhado dos can-didatos ao Senado, Edson Vi-digal (PSDB), e à Câmara Fe-deral, Simplício Araújo (PPS).

“Buscamos a vitória nasurnas mais uma vez para dar-mos continuidade a um traba-lhado que havíamos iniciadona saúde, na educação e emoutros diferentes setores”,disse Jackson Lagos às cen-tenas de pessoas que oaplaudiram na Praça JoséSarney. Depois de ter partici-pado de uma grande carreataque percorrer várias ruas deVitorino Freire, ele falou ao

público em cima de um trioelétrico.

De maneira enfática, Ja-ckson comentou os motivosque levaram o grupo que do-mina há décadas política doMaranhão a destituí-lo do car-go para que foi eleito pelavontade de mais de 1 milhão e300 mil maranhenses. Um des-ses motivos foi o fato de priori-zar ações com as prefeituras,imprimindo, assim, o modomunicipalista de governar.

No próprio município deVitorino Freire, assinalou Ja-ckson, foi feito asfaltamentonos bairros Pedra do Sal, Ju-çaral do Saraiva, Renascen-ça entre outras obras. Tam-bém registrou a construção deduas escolas de ensino mé-dio, sendo uma delas consi-derada das maiores da região.

“São ações dessa magni-tude que nos faz crer que apopulação deseja nosso retor-no ao governo, para dar conti-nuidade a um plano de gover-no que privilegia, sobretudo,

dois setores dramáticos noestado, quais sejam a saúdepública e a educação”, afir-mou Jackson. Entre as lide-ranças políticas de VitorinoFreire presentes ao ato públi-co, estavam o padre Fábio eMurilo Mesquita, ex-candida-to a prefeito.

“No Maranhão, aquelesque não possuem plano desaúde têm que enfrentar hu-milhações no Piauí ou se des-locar até São Luís em buscade atendimento por um siste-ma que está estranguladodevido à concentração de ser-viços”, observou o candidatoao governo.

Após a conversa com apopulação de Vitorino Freire,Jackson Lago e sua comitivase deslocaram para o municí-pio de São Luís Gonzaga, ondeJackson participou de grandeencontro no Momentu´s BarClube. Ao meio-dia ensolara-do do sertão, o público lotou oclube para ouvir o candidato.

Em São Luís Gonzaga,Jackson Lago foi recebido porlideranças comunitárias, sin-dicais e políticas. O líder co-munitário e ex-candidato aprefeito, Quincas, ressaltou osmalefícios da chamada Lei daTerra que abriram as porteiraspara a grilagem e expulsão dohomem maranhense do cam-po. “O pedetista Jackson Lagoé um legítimo representanteda boa política. Aquela quenão enxerga a atividade polí-tica como um balcão de ne-gócios”, argumentou Quincas.

MP denunciaex-presidenteda CâmaraMunicipal

O titular da 1ª Promotoriade Justiça de Estreito, LuísSamarone Batalha Carvalho,ofereceu denúncia contra oex-presidente da CâmaraMunicipal, Albertino Lopes deSousa Neto. O Tribunal deContas do Estado (TCE) jul-gou irregulares as contas daCâmara no exercício de 2004,sob a responsabilidade de Al-bertino Neto.

Entre as irregularidadesencontradas estão a inexigi-bilidade e dispensa indevidasde licitações, irregularidadesna locação de veículos e nacontratação de serviços deadvogados e contadores.

De acordo com o promo-tor de Justiça, serviços advo-catícios, contábeis e de loca-ção de veículos são de neces-sidade constante à câmara,não justificando a dispensa ouinexigibilidade de licitação.Para Samarone Carvalho, oscargos de advogado e conta-dor deveriam ser efetivos, nãocomissionados. No caso deinexistência do cargo deveriaser feita a terceirização, comlei reguladora e processo lici-tatório.

O Ministério Público, nadenúncia, requer a condena-ção de Albertino Lopes deSousa de acordo com o arti-go 89 da Lei 8.666/93, queprevê detenção de três a cin-co anos e multa pela dispen-sa ou inexigibilidade ilegal deprocesso licitatório.

Professores contratados receberão seus vencimentos hojeOs professores da rede

estadual de ensino contratadospela Secretaria de Estado deEducação (Seduc) receberãoseus salários referente ao mêsde agosto, nesta sexta-feira(10). Conforme determinaçãodo secretário de Educação,Anselmo Raposo, a partir des-ta folha, os docentes recebe-rão seus vencimentos até o dia10 de cada mês subsequente.

De acordo com a superin-tendência de Administraçãode Recursos Humanos da Se-

duc serão pagos, nesta sex-ta-feira, os professores con-tratados que atuam nas 19

www.oquartopoder.comwww.oquartopoder.comwww.oquartopoder.comwww.oquartopoder.comwww.oquartopoder.comE Fique por dentro

de todas as notícias!

Acesse nossoAcesse nossoAcesse nossoAcesse nossoAcesse nosso PORTALPORTALPORTALPORTALPORTALPORTALPORTALPORTALPORTALPORTAL

Unidades Regionais de Edu-cação em todas as modalida-des de ensino.

Na Rádio TNa Rádio TNa Rádio TNa Rádio TNa Rádio Timbira AM 1290imbira AM 1290imbira AM 1290imbira AM 1290imbira AM 1290das 20h30 às 21h30. Tdas 20h30 às 21h30. Tdas 20h30 às 21h30. Tdas 20h30 às 21h30. Tdas 20h30 às 21h30. Todos os sábadosodos os sábadosodos os sábadosodos os sábadosodos os sábados

PPPPPrrrrrograma A Hora da Vograma A Hora da Vograma A Hora da Vograma A Hora da Vograma A Hora da Verdadeerdadeerdadeerdadeerdadecom Rildo Azevedocom Rildo Azevedocom Rildo Azevedocom Rildo Azevedocom Rildo Azevedo

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filhounigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha avida eterna.

João 3:16

nhense.As sugestões ficarão ex-

postas, tornando transparen-te e direta a relação entre opolítico e o eleitorado. A fer-ramenta também possibilitaque a população escolha en-tre diferentes propostas, vo-tando nas mais adequadasao bem comum maranhense.

Defensor do meio ambi-ente e das pessoas portado-ras de necessidades especi-ais na Câmara, Sarney Filhoespera estreitar os laços coma população, priorizando osapelos dos cidadãos, quevotam e escolhem os repre-sentantes.

Sarney Filho, candidato à reeleição pelo Partido Verde (PV),

Page 4: Edição do dia 10/09/2010

GERAL4 SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 10 DE SETEMBRO DE 2010O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

Bolinho de Batata

PIADA

Dois loucos tomavam sol na beira da piscina do ma-nicômio até que um deles se jogou na água e afundou.Mais do que depressa o seu amigo, num ato heróico,pulou para salvá-lo.

No dia seguinte o diretor do manicômio foi falarcom o "louco salva-vidas":- Meu rapaz, eu tenho duas notícias para lhe dar!

Uma boa e outra ruim: A boa é que você finalmente vaiter alta! Você salvou uma vida e então nós concluímosque você está curado!

O louco deu um sorriso de agradecimento.- A notícia ruim é que o rapaz que você salvouontem se enforcou!- Não Doutor, ele não se enforcou...- Como não? Nós o encontramos enforcado como seu próprio cinto, hoje de manhã!- Ah, mas fui eu que pendurei ele pra secar!

****No consultório, paciente recebe a notícia quetem apenas mais cincominutos de vida e diz, desesperadamente:- Doutor, o que o senhor pode fazer por mim???E o médico responde:- Um Miojo...

SENAI abre 37 vagas deemprego para cinco cidades

O Sistema Fiema pormeio do Serviço Nacional deAprendizagem Industrial (SE-NAI) está com inscriçõesabertas até dia 16 de setem-bro, para 37 vagas de empre-go. Estão sendo contratadosprofissionais para Bacabal,Balsas, Caxias, Imperatriz eSão Luís. Os salários variamde R$ 775,29 a R$ 1.938,82.Há vagas também para está-gio através do Instituto Euval-do Lodi (IEL).

Para o Senai de Caxias,há vagas para Graduados em

Pedagogia, com Especializa-ção em Gestão e/ou Adminis-tração (1 vaga) e Instrutor Ní-vel Médio em Eletricidade(01vaga). Em Imperatriz, precisa-se de Graduado em Pedago-gia, com habilitação em Ori-entação Educacional (1vaga), Instrutor Nível Médio naárea de vestuário (1 vaga) epara Instrutor de Aprendiza-gem Industrial (1 vaga).

Para o Município de SãoLuis, serão contratados ins-trutores Nível Médio nas áre-as de Eletroeletrônica(2 va-

gas), Mecânica de Automó-veis (1 vaga), Eletrotécnica (1vaga), Construção Civil (03vagas), Eletroeletrônica e/ouEletromecânica (2 vagas).Precisa-se também de instru-tores de Aprendizagem Indus-trial graduado em Administra-ção e/ou Engenharia de Pro-dução (1 vaga) , graduado emLetras com habilitação eminglês(01 vaga) e com licen-ciatura em Mecânica ou En-genharia Mecânica(1 vaga).

Serão contratados tambéminstrutores com Curso de forma-ção contínua em Libras (2 va-gas), com Licenciatura Plenaem Mecânica e/ou EngenhariaMecânica e/ou Metal Mecâni-ca (1 vaga) e ainda em Eletro-eletrônica(1 vaga). Há vagasainda para instrutor de trânsi-to (3 vagas) e para instrutoresde Aprendizagem Industrialnas áreas de Administração ePedagógica (1 vaga), Designerde Moda (1 vaga), Higiene emSegurança do Trabalho (02 va-gas) e ainda para Motorista Ca-tegoria C (3 vagas).

Para o Município de Balsas,

SERVI PORTOFERRY BOATS

São Luís/Cajupe08:0012:3015:0017:00

Cajupe/São Luís 10:20 14:30 17:05 19:20

Telefones: (98)3232.5590/ (98) 3231.2216

Ingredientes5 unidade(s) de batata

ralada(s) grossa(s), 2 colher(es)(sopa) de farinha de trigo, 2unidade(s) de ovo, quanto bastede salsinha picada(s), quanto bas-te de cebolinha verde picada(s),

quanto baste de sal, 1 colher(es)(chá) de fermento químico em pó.

Modo de PreparoEm uma bacia grande ralar

as 5 batatas cruas, misturar as 2colheres de farinha de trigo, os 2ovos inteiros, a salsa e cebolinha

Quina - 2392 - 08/09/2010 19 30 31 43 52

verde picadas, o sal e 1 colher defermento até ficar uma massahomogênea. Com uma colher desopa colocar uma quantidade damassa na fritadeira e fritar com azei-te não muito quente até ficaremdouradinhos. Servir em porções.

serão contratados AssistenteAdministrativo (01 vaga), Super-visor Escolar (1 vaga) e Instru-tor Nível Médio na área de infor-mática( 1 vaga). Para o Municí-pio de Bacabal, precisa-se deInstrutor de Aprendizagem In-dustrial na área de Administra-ção e Pedagógica (1 vaga) eInstrutor Nível Médio na área deconstrução civil (1 vaga).

Por meio do IEL, estãoabertas vagas para as áreasde Secretariado Executivo eTécnico em Gestão Ambien-tal. Os estudantes deverãoestar cadastrados no site doIEL: www.fiema.org.br/iel. Asbolsas são no valor de R$385,00 e R$ 435,00.

Os interessados em par-ticipar dos processos seleti-vos deverão observar os requi-sitos, documentos e perfil pro-fissional exigidos no Edital nº49/2010 disponível no site daFIEMA: www2.fiema.org.br/licitacoes.kmf. Mais informa-ções podem ser obtidas nasunidades do Senai nos muni-cípios citados ou pelo telefo-ne 2109-1869/1880.

Ufma oferece especialização em EngenhariaElétrica/Instrumentação e de Campo

A Pró-Reitoria de Pesqui-sa e Pós-Graduação (PPPG)informa aos interessados aabertura de inscrições parapreenchimento de vagas docurso de Especialização emEngenharia Elétrica/Instru-mentação e Engenharia deCampo- SMS - conforme oEdital Promimp.

No Maranhão, inicialmen-te, foi contemplado com aoferta de 634 vagas. Até 2016,deverão ser qualificados 26mil profissionais em todo oEstado para atender a deman-da de emprego que será ge-

rada com a instalação da Re-finaria Premium I da Petro-bras, em Bacabeira.

As inscrições para o pro-cesso seletivo de qualificaçãodo Prominp poderão ser reali-zadas até o dia 12 de setem-bro com a oferta de 27.915vagas, em 13 estados, paracursos gratuitos em categori-as profissionais de nível bási-co, médio, técnico e superior.

Das 634 vagas ofertadaspara o Maranhão, todas inici-almente para São Luís, 208são para áreas de nível bási-co (encanador industrial e pin-

tor); 336 para nível médio (ele-tricista força e controle, ele-tricista montador, topógrafo,assistente de logística e pro-fissional de suprimento); alémde 90 vagas para profissionaisde nível superior (engenheirode campo, engenheiro elétri-co/instrumentação e enge-nheiro de planejamento).

Nos cursos de nível Supe-rior, a UFMA estará oferecen-do os cursos de Engenheirode Campo (SMS) com 30 va-gas no turno da noite e Enge-nharia Elétrica- Instrumenta-ção com o mesmo número de

Receita Federal libera a consulta a lote do IRA Receita Federal liberou

nesta quinta-feira (9) a consultaao 4º lote de restituições doImposto de Renda Pessoa Fí-sica (IRPF) 2010. Para saber seestá incluído, o contribuintepode acessar o site da Receita( h t t p : / /www.receita.fazenda.gov.br/) ouligar para o Receitafone, no 146.É preciso informar o número doCPF. O pagamento será feito nodia 15 de setembro.

De acordo com a Recei-ta, De acordo com a Receita,1.092.555 contribuintes rece-

Mega Sena - 1212 - 08/09/201002 23 33 35 40 50

LotoMania - 1069 - 08/09/201010 13 14 17 19 28 33 34 41 4251 58 70 75 77 78 86 91 92 93

Dupla Sena - 0896 - 08/09/201004 28 29 35 43 4501 09 17 27 38 47

TimeMania - 0139 - 08/09/2010 01 11 27 31 35 44 61

NO MARANHÃO

berão a restituição no valortotal de cerca de R$ 940 mi-lhões, com correção pela va-riação da taxa Selic no perío-do, de 4,29%. Desse total,11.037 são contribuintes commais de 60 anos, cujas de-clarações foram priorizadosde acordo com o Estatuto doIdoso. Eles receberão, juntos,R$ 26.363.485,44.

Lotes residuaisTambém nesta quinta fo-

ram liberadas as consultas aum lote residual de 2009. Se-rão creditadas restituições

para 24.427 contribuintes.Juntos, receberão R$41.155.177,71, com correçãopela Selic, de 12,75%.

Nesse 4º lote multi-exer-cício, foi liberado ainda umlote residual do exercício de2008. Receberão a restituição8.235 contribuintes, que terãorestituídos R$ 18.152.091,23,já atualizados pela taxa Se-lic de 24,82%.

As restituições referentesa esses lotes serão deposi-tadas também no dia 15 desetembro na conta bancária

informada pelo contribuinte nadeclaração. Se o depósito nãofor feito, o contribuinte poderáprocurar uma agência do Ban-co do Brasil ou ligar para aCentral de Atendimento BB4004-0001 (capitais – clientesdo Banco do Brasil S.A), 0800-729-0001 (demais localidades- clientes do Banco do BrasilS.A), 0800-729-0722 (capitaise demais localidades – clien-tes e não clientes do Bancodo Brasil S.A) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos),para agendar o crédito.

vagas e turno de realização.Para se inscrever, basta aces-sar o site www.prominp.com.bre a inscrição custa R$ 60.

O público alvo do curso deEngenharia do Campo são gra-duados em Geologia, Enge-nharias, Arquitetura e Urbanis-mo, Química, Química Indus-trial, Biologia e Oceanografia,enquanto no curso de Enge-nharia Elétrica – Instrumenta-ção o público alvo são gradua-dos em Engenharia Elétricaque pretendam fazer parte dasdemandas futuras da indústrianacional de petróleo e gás.

Page 5: Edição do dia 10/09/2010

5ESPORTESSÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 10 DE SETEMBRO DE 2010O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Sampaio define equipepara jogo em Alagoas

Nem Diones e muito me-nos Johildo, o substituto deEdson, na improvisação na la-teral-direita do time do Sampaiopara o jogo contra o CSA, do-mingo, em Maceió, será o za-gueiro Lucas. Ele foi o escolhi-do pelo técnico Flávio Campose já treinou na posição no timetitular por ocasião do coletivode ontem à tarde, realizado noCT José Carlos Macieira.

O técnico está sendo co-erente na escolha de Lucaspelo fato de tê-lo usado naprópria equipe do Sampaioem situação semelhante,quando da Copa União. “Lu-cas já jogou comigo de late-ral-esquerdo, quando da CopaUnião, na primeira vez quedirigi o Sampaio este ano.Jogou bem e, por confiar nele,sua escalação está confirma-da na equipe que enfrentará oCSA”, justificou o treinador.

Satisfeito com a oportuni-dade, Lucas disse que não vêproblema em jogar de lateral.Lembra também que já atuoude volante e lateral-esquerdo.“O professor Flávio Camposconversou comigo. Pediu queme preocupasse mais com amarcação e que somente saiapara o ataque numa boa. Vou

aproveitar a chance e será óti-mo entrar nessa partida”, dis-se o atleta.

Lucas frisou ainda que jo-gar no Estádio Rei Pelé serámuito bom. “Jogar em um es-tádio que tem o nome do mai-or jogador do mundo, sem dú-vida, será ótimo. Vou fazer detudo para corresponder à ex-pectativa do treinador, dos com-panheiros e da torcida. Esperosair de Maceió com uma vitó-ria e a classificação do Sam-paio confirmada”, disse.

O técnico Flávio Camposnem esperou o coletivo desexta-feira (amanhã) para con-firmar o time. A escalação foiantecipada desde o fim dotreino de ontem. A equipe doSampaio, com Lucas, estáconfirmada: Rodrigo Ramos,Lucas, Sílvio, Robinho eDeca; Eloir, Robson Simplí-cio, Diones e Léo; Célio Codóe Thiago Miracema.

O Sampaio treina nestaquinta-feira nos dois expedi-entes e realiza o coletivo deapronto na sexta-feira, pelamanhã, possivelmente noEstádio Nhozinho Santos.

O time do Sampaio man-terá a tradição de se hospe-dar em hotel de boa catego-ria sempre que vai jogar emoutra capital. Em Maceió, o

presidente Sérgio Frota con-centrará o time boliviano emum hotel cinco estrelas. OSampaio ficará concentradoem hotel no Centro da cida-de. “Mesmo sem ajuda finan-ceira de ninguém, vamos le-var nosso time de avião e con-centrá-lo no melhor hotel deAlagoas”, comentou o dirigen-te. A viagem para Maceió serásexta-feira, às 16h pela TAM.

O volante Elanardo nãoestá mesmo levando sorte.Depois de perder a posição nomeio-de-campo do time doSampaio, por causa de umacontusão no dorso do pé di-reito, depois do tratamentovoltou a treinar e era uma dasopções do técnico FlávioCampos para retornar na equi-pe que enfrentará o CSA. Po-

rém, no treino de hoje, o atle-ta voltou a sentir a lesão, paratristeza geral dos companhei-ros, que torcem por sua recu-peração.

O técnico Flávio Campostambém lamentou o problema.“Vamos conversar com Elanar-do, com os nossos dirigentese com o médico. Vamos dei-xá-lo de fora do time, em tra-tamento, para que somentevolte quando estiver totalmen-te curado”, disse o treinador.

A Comissão Nacional deArbitragem de Futebol, porsorteio, escalou os árbitrospara o jogo CSA-AL x Sam-paio Corrêa, domingo, na vol-ta do mata-mata da segundafase da Série D do Campeo-nato Brasileiro. O sorteio foifeito ontem na sede da CBF.

Por Henrique NolaskoDa Redação

Robinho admite que está devendo naEuropa, mas espera temporada feliz

Robinho sabe que pou-cos jogadores têm o privilégiode receber três chances navida. Ele é um deles. Após

passagens nada empolgantespela Espanha (Real Madrid) eInglaterra (Manchester City),o atacante do Milan foi apre-sentado oficialmente nestaquinta-feira, ao lado do suecoZlatan Ibrahimovic, outro refor-ço para a temporada, e dovice-presidente Adriano Galli-ani, em um hotel no centro deMilão.

Na Itália, Robinho esperaenfim mostrar o futebol que oconsagrou no Santos quandoadolescente e em sua últimapassagem, já adulto e líder deuma jovem e vencedora equi-pe. Os primeiros passos jáforam dados: admitiu que ain-da está devendo no VelhoMundo e prometeu "se cuidar

bastante" para levar o Rubro-Negro ao topo de todas ascompetições.

- Com certeza ainda nãofiz o meu melhor. Estou mui-to feliz de estar no Milan eespero que nessa temporadaa Europa possa ver não só oRobinho, mas o time muitobem também. O Milan mon-tou uma equipe excelente e,com todo o respeito aos ad-versários, a gente vai brigarpara ser campeão de tudo.Vou me cuidar bastante nes-sa temporada porque esperoestar no meu melhor - disse.

No Milan, Robinho atuaráao lado de três brasileiros,todos idolatrados pela torcida:Thiago Silva, Ronaldinho Ga-

úcho e Alexandre Pato. Ca-minho natural para o atacan-te, na sua visão.

- Estou confiante de quevou dar certo no Milan porqueo clube tem um histórico mui-to bom de brasileiros. É umclube que sempre quis jogar,nos acolhe muito bem, ondemuitos fizeram história. Espe-ro que aconteça o mesmocomigo - afirmou.

Mas Robinho também teráde lidar com a desconfiança.Marcar apenas 16 gols empouco menos de duas tempo-radas pelo Manchester Citynão foi um feito dos mais in-vejáveis. O atacante se defen-deu das críticas que sofreu naInglaterra.

Robinho segura acamisa rubro-negra

CSA-AL faz promoçãopara partida decisivaA vida do CSA-AL não

está fácil no Campeonato Bra-sileiro da Série D. Após per-der por 5 a 0 para o SampaioCorrêa, em São Luís, em par-tida válida pela segunda faseda competição nacional, otime alagoano tentará um mi-lagre neste domingo, no Es-tádio Rei Pelé. Mas para queo milagre aconteça, o CSAespera casa cheia contra oSampaio.

Para isso, a diretoria doclube alagoano anunciou pro-moção na compra de ingres-sos. Quem comprar um in-gresso do setor das arquiban-cadas leva outro de graça.Tudo para fazer com que atorcida azulina lote o Estádio

Rei Pelé e incentive o CSA.O site oficial do CSA con-

voca a torcida para a decisãode domingo. Apesar de teremconsciência da dificuldadeque será vencer o Sampaiopor mais de cinco gols de di-ferença, os alagoanos acredi-tam que podem fazer históriadiante do time maranhense.

“Vamos lotar o Rei Pelé efazer do dia 12 de Setembrouma data histórica para o CSA.São 90 minutos para reverter àsituação, e os guerreiros doazulão precisam de sua ajuda.Compareça, faça a diferença evamos dar a volta por cima.PRA CIMA DELES CSA. PRACIMA DELES FANÁTICA NA-ÇÃO AZULINA”, diz o site.

4141-0891 / 3245-3809

ANUNCIEANUNCIEANUNCIEANUNCIEANUNCIEAAAAAQQQQQUIUIUIUIUI

Page 6: Edição do dia 10/09/2010

Inauguração da EducareEducação Infantil

SOCIAL6 SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 10 DE SETEMBRO DE 2010O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

clipping@oquartopoder.comCLIPPINGCLIPPINGCLIPPINGCLIPPINGCLIPPING

PPPPPenteado torenteado torenteado torenteado torenteado torcidinhocidinhocidinhocidinhocidinho

CLIPPINGCLIPPINGCLIPPINGCLIPPINGCLIPPING

FemininasFemininasFemininasFemininasFemininasDicasDicasDicasDicasDicasDIDIDIDIDICASCASCASCASCASFEMININFEMININFEMININFEMININFEMININASASASASAS

Espaço Diferenciado PrometeMovimentar São Luís

Com uma nova concepção de balada, o Bar Chinelo de Dedochegará a São Luís para ofere-

cer um diferencial nas noites de final de se-mana. Ao melhor estilo happy hour o bar éo primeiro temático da capital maranhensee contará com um clima exclusivo na Ave-nida Itapiracó, no Cohatrac. Idealizado pe-los sócios Diêgo Gaspar e Elton Monteiro aambientação do espaço conta com uma vilasertaneja super aconchegante, elementosnordestinos como a cahaça, palhas, man-dacaru, coqueiros e imagens de Santo An-tonio e Padre Cícero valorizam o clima dobar que funcionará de Sexta a Domingo.

Com uma estrutura de primeira o barpossui palco próprio, iluminação cinema-tógrafica e todo seu espaço de 1300 m2foi desenvolvido para o fácil acesso de ca-deirantes. Outro diferencial do bar são osatendentes, que receberão uma caracteri-zação personalizada, permitindo que osfrequentadores transportem-se para a di-mensão do sertão, o ritmo gastronômicoda casa será também regado com menuespecial elaborado a partir de um cardápiocom petiscos tipicamente nordestinos.

O novo point de São Luís terá suas por-tas abertas para o público em geral no dia

Por Deborah Busko Busko

Você precisa se arrumar para umaocasião especial ou até mesmo parao dia-a-dia e quer fazer um pentea-

do diferente, mas não tem tanta habilidadepara lidar com as madeixas e nem imagina poronde começar. Tudo bem, sem desespero. Dápara ficar bonita mesmo sem ter todo aquelejeito de uma profissional pra lidar com os fios.Duvida?

O penteado torcidinho é uma ótima opção.Ele é diferente, prático, rápido e pode ser feitoem qualquer tipo de cabelo. Com apenas duasmechas presas nas laterais ou apenas em um

dos lados da cabeça, o torcidinho combinacom qualquer ocasião. Muitas celebridadesjá adotaram este penteado como o preferidoe estão usando o cabelo torcidinho de váriasmaneiras.

Como fazer penteado torcidinhoPara fazer o penteado torcidinho é muito

simples. Você só precisa separar algunsgrampos e spray fixador ou mousse para ca-belo. Este penteado pode ser feito nas ma-deixas ao natural, mas caso queira investirno baby liss ou na escova modeladora, façaantes de começar.

Primeiramente, é preciso dividir o cabe-lo ao meio, separar uma mecha larga paracada lado ou em somente um, aplicar umpouco de spray e ir torcendo firmementepara trás. Após fazer o torcidinho no cabe-lo, prenda com um grampo na lateral da ca-beça e aplique novamente o spray para que openteado fique bem firme.

Espaço Diferenciado PrometeMovimentar São Luís

17 de setembro, a partir das 18h ao som da MPB e toda musicalidade sertanejada dupla Stanley e Caio. O bar possui capacidade para 400 pessoas sentadas e1200 pessoas em pé. A entrada é franca, a casa cobra o couver artistico no valorde R$ 5,00. O Bar Chinelo de Dedo será uma excelênte opção para quem gostade boa musica, ambiente selecionado, conforto e qualidade. Quem quiser ficarpor dentro das informações da casa, pode seguir o bar no microblog Twitter:http://twitter.com/ochinelodededo

O espaço terá a musicalidade sertaneja da dupla Stanley e Caio

Cine Ceste leva emoção do cinema paramais de sete mil pessoas no MA e Tocantins

Os moradores de Goiatins e Filadélfia, no Tocantins, e de Carolina, no Maranhão, foram os quemais recentemente descobriram ou reviveram

a emoção do cinema, por meio do Cine Ceste, ação promo-vida pelo Consórcio Estreito Energia - Ceste, nos municípi-os da área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito -UHE Estreito. Promovido em parceria com as PrefeiturasMunicipais e a Cepar Cultural, empresa de assessoria cul-tural, o projeto contabilizou a exibição de 91 sessões gra-tuitas com 7.162 expectadores. O Cine Ceste fez a diferen-ça paras as comunidades dos 12 municípios abrangidospela UHE Estreito, já que os cinemas mais próximos ficamem Araguaína e Imperatriz, cidades pólos dos estados doTocantins e Maranhão, respectivamente.

De acordo com o último Anuário de Estatísticas Culturaisrealizado pelo Ministério da Cultura, somente 8,7% dos muni-cípios brasileiros possuem cinema e a região Norte é a quereúne o menor número de salas de exibição no país: apenas60 cinemas. Para a diretora de Socioeconomia do Ceste, Nor-ma Villela, não há dúvidas da importância de um projeto sociale cultural como o Cine Ceste. “Esta é mais uma, das muitasações realizadas na ótica do compromisso e da responsabili-dade social do Ceste com a região onde a UHE Estreito estáinserida. Foi um belo projeto. Cultura e arte também são es-senciais no dia a dia das pessoas”, avaliou.

Realizado durante todo o mês de agosto, além do público emgeral, o Cine Ceste mobilizou 41 estabelecimentos de ensino pú-blico e particular e teve como palco o Cinetransformer, um cami-nhão com toda a estrutura de um bom cinema, que ficou estacio-nado em locais públicos de cada município, onde foram realiza-das até cinco sessões diárias. A estrutura ofereceu aos expecta-dores uma sala climatizada com capacidade de acomodar 92 pes-soas, banheiros, rampa para acesso às pessoas com deficiênciae balcão para distribuição de pipoca e refrigerante. Na lista defilmes, sucessos do cinema nacional e mundial, como “Cristinaquer casar”, “Ratatouille”, “Happy Feet: O Pinguim”, “Transformers2”, “A Batalha dos Vegetais”, “X-Men Origens: Wolverine”, “Alvime os Esquilos 2” e “Exterminador do Futuro – A Salvação”.

Antes dos filmes, o Ceste apresentou um vídeo com informa-ções sobre as obras e as ações ambientais e sociais realizadaspelo Consórcio. Durante as sessões matinais o mascote Usininhaesteve presente, interagindo com as crianças e aproximando acomunidade do empreendimento. Ao longo de todo dia, a equipedo Ceste Móvel, o Centro de Informação Itinerante, acompanhouas sessões e esteve à disposição da comunidade para continuarprestando informações sobre a Usina de Estreito e o Cine Ceste.

Para o prefeito de Filadélfia, Cleber Gomes, o projeto foiuma ótima oportunidade de despertar nos jovens o espírito devalorização à cultura e também de conhecer um cinema. “O pro-jeto me fez lembrar o Cine Coimbra que funcionou há muito tem-po em Carolina e como era bom ir até lá. O Ceste está de para-béns”, afirmou.

Em Carolina, o funcionário público federal, Francisco Mar-ques, foi com esposa, filhos e netos assistir a uma das sessõesdo Cine Ceste. Ele não economizou elogios ao projeto. “Esta éuma ação muito boa, que proporciona a alegria das crianças eprovoca até mudança no comportamento delas pra melhor. Elestêm aqui um aprendizado para a vida toda”, disse.

Na entrada o expectadores recebiam guarana e pipocaA gerente deProjetos Economicos do Ceste

Cassandra Gelsomino com professoras de Carolina em sessao para escola do municipio

Page 7: Edição do dia 10/09/2010

7TELEVISÃOO QUARTO PODERwww.oquartopoder.com SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 10 DE SETEMBRO DE 2010

Participação de Lizzi Benites emParticipação de Lizzi Benites emParticipação de Lizzi Benites emParticipação de Lizzi Benites emParticipação de Lizzi Benites em"A Fazenda 3" está confirmada"A Fazenda 3" está confirmada"A Fazenda 3" está confirmada"A Fazenda 3" está confirmada"A Fazenda 3" está confirmada

Áries21/3 a 20/4Alguns contratempos podem atrapalhar a sua roti-na. Não se prenda demais às questões familiaresou isso poderá impedir o seu progresso. No amor,tente esquecer as mágoas do passado.

Touro21/4 a 20/5Procure dar vazão à sua criatividade e poderáreverter uma situação adversa. Saturno vai dei-xá-lo(a) mais consciente de suas limitações.No romance, o astral indica grande satisfação.

Gêmeos21/5 a 20/6Tenha cuidado com a sua ansiedade. A Luapede cautela com gastos, devendo disciplinarmelhor o seu orçamento. Na área afetiva, vocêterá o apoio e a lealdade que sempre desejou.

Câncer21/6 a 21/7Não faça nada na dúvida ou na incerteza. Ne-nhum vento é favorável quando não se sabeaonde quer chegar. Problemas familiares po-dem trazer preocupação. Ótimo entrosamentono amor.

Leão22/7 a 22/8Evite delegar aos outros o que é de sua respon-sabilidade. O trabalho de rotina pode ser esta-fante, mas em compensação, poderá optar pormais privacidade ao lado do seu amor à noite.

Virgem23/8 a 22/9Tenha cuidado com o clima de competição quepode se instalar no ambiente de trabalho. Con-vém ficar esperto(a) com falsos amigos. Faça umpouco mais de economia. Bom astral no amor.

Libra23/9 a 22/10Não convém depender de terceiros. Há perigode criar expectativas que talvez não sejam aten-didas. Quanto mais discreta for a sua atuação,melhor será, inclusive, para a paixão.

Escorpião23/10 a 21/11Não corra riscos desnecessários hoje! Poderásentir necessidade de buscar aperfeiçoamentopara enfrentar a concorrência. Na área afetiva,há sinal de lealdade e companheirismo!

Sagitário22/11 a 21/12Há uma certa tensão no ar! Tenha cuidado como excesso de otimismo. Por outro lado, seu pres-tígio social vai surtir reflexos positivos sobre avida familiar e afetiva: aproveite!

Capricórnio22/12 a 20/1Não há porque satisfazer os outros mais do quea si mesmo(a). Diversas áreas da sua vida es-tão em conflito, mas você não deve perder asesperanças. Já na paixão, sintonia plena.

Aquário21/1 a 19/2Não tente apressar os fatos no trabalho, lem-bre-se de que a pressa é inimiga da perfeição.Atenção com seu senso crítico: ele está muitoapurado. A dois, a estabilidade vai prevalecer.

Peixes20/2 a 20/3Não faça nada na dúvida. A Lua ingressa em seuparaíso astral, mas nem por isso você deve abu-sar da sorte. As parcerias estão favorecidas, sejano trabalho ou na área afetiva.

Ti Ti Ti

PassioneMelina conta para Fred que foi humilhada portoda a sua família. Danilo tenta confortar Cla-ra. Dr. Calux avisa Totó que Clara vai sair dacadeia e Gemma afirma que seu irmão nãoestará presente quando ela for libertada. Fredaceita a proposta de Melina. Mauro conver-sa com Diana e desconfia que ela escondealguma coisa sobre Gerson. Bete tenta con-vencer Gerson a ir à sua consulta com opsiquiatra. Bete se preocupa com Melina eBrígida implica com ela. Totó avisa a sua mãeque vai voltar para a Itália. Gemma diz a Al-fredo que vai convencer Agostina e Berilo avoltarem para a Itália com eles. Jéssica en-contra o passaporte de Berilo e fica furiosaao concluir que ele não viajou para a Itália.Mônica se impressiona com Sinval e o con-vida para ir ao cinema. Danilo rejeita Fátima.Chulepa estimula Sinval a investir em Môni-ca. Fred se reúne com os acionistas da me-talúrgica e os convence a continuarem a seulado. Bete comunica a Mauro que vai reuniros acionistas para empossá-lo como presi-dente da metalúrgica. Mimi coloca um soní-fero no chá que faz para Benedetto.

Jacques diz que não pode se casar com Ja-queline por causa dos filhos e ela ameaçaabandoná-lo. Rebeca fica arrasada quandoo falso representante revela que Orlando che-fiava o esquema de desvio de dinheiro da fá-brica. Breno propõe um acordo para recupe-rar o dinheiro roubado. Fabinho se insinuapara Gabriela e Luti não liga. Clotilde evitaJacques. Jaqueline encontra Thaísa em umbar. Rebeca conta que Orlando estava desvi-ando dinheiro da fábrica para fugir com suaamante, mas Jorgito desconfia. Jaqueline éreconhecida por um fã de sua antiga banda ecanta no bar. Dorinha aterroriza as modeloscom suas regras de convívio. Luisa menos-preza o trabalho de Edgar como fotógrafo.Gustavo repara no interesse de Marcela porEdgar. Ariclenes pede ajuda a Suzana parafazer um desfile para apresentar a coleção deVictor Valentim. Jaqueline descobre que Bre-no armou contra Rebeca. Valquíria perguntaa Luti se ele é seu admirador secreto.

Na tarde desta quinta-feira (9), Lizzi Benites deu os últimos retoques em suas madeixas antes de entrar em "AFazenda 3". A confirmação que a panicat vai ingressar no reality show veio da assessoria do Studio Michel

Vidal, onde Piu-Piu vai cuidar dos fios. "Ela disse que quer ficar loirona e radicalizar para a Fazenda", contoua assessora Deborah Benetti.

Quem vai transformar Lizzi na mais nova loira do pedaço será Michel Vidal. Ele é especializado em cabelos loiros ecuida de outras panicats. "Ela foi indicada por amigas para tratar dos cabelos com o Michel. Chegou a fazer algu-

mas mechas, adorou e por isso voltará ao salão ontem", completou Deborah.

Escrito nas EstrelasRicardo explica para Vitória/Viviane a histó-ria do retrato de Valentina. Judite tenta seinsinuar para Guilherme. Guilherme confortaTadeu, que se sente culpado pelo aborto damãe. Vitória/Viviane e Ricardo se beijam eDaniel chora. Yasmin encontra Afonso naportaria do prédio e o ignora. Sofia conseguefalar com Vicente, mas ele se recusa a aju-dá-la a sair da casa de Magali. Gilmar pedeLeninha em casamento e sua mãe lhe dá oanel que ganhou de Velho. Yasmin conversacom Guilherme e hesita ao falar do abortoque Judite sofreu. Vanessa conversa comMauro sobre Jardel. Mauro descobre queconseguiu a bolsa de estudos na escola debalé internacional. Rute repreende Calixtopela forma como ele trata o filho. Guilhermeavisa a Mariana que ficará com os filhos eadia o jantar com Marcelo e Luciana.

MalhaçãoPedro tira satisfações com Catarina e se ir-rita quando ela diz que o DJ trabalhará paraela. Fred vê Júlia se aproximar de Arthur efica furioso. Lúcio incentiva a raiva de Fredcontra Júlia. Pedro discute com Catarina eHélio repreende os dois. Maicon afirma aDona Zica que não vai se envolver com ne-nhuma garota. Josiane consegue entrar nocentro de treinamento e aborda Maicon. Te-reza e Antônio se divertem no restaurante.Farnel expulsa Josiane do alojamento e re-preende Maicon. Ângela afirma a Pedro quenão irá ajudá-lo com as festas se ele aceitartrabalhar com Catarina. Juvenal entra na casade Pedro com um possível comprador e dei-xa a família constrangida. Seu Pintinho seirrita com Lorelai e Dodói. Eric pede paravoltar a namorar Catarina. Pedro mostra osalão da caldeira para Geraldo.

Participação de Lizzi Benites emParticipação de Lizzi Benites emParticipação de Lizzi Benites emParticipação de Lizzi Benites emParticipação de Lizzi Benites em"A Fazenda 3" está confirmada"A Fazenda 3" está confirmada"A Fazenda 3" está confirmada"A Fazenda 3" está confirmada"A Fazenda 3" está confirmada

Carolina Dieckmann conta comoo marido a ajudou a emagrecer

Carolina Dieckmann está com um corposupersequinho, graças a dietas, exercíciose a ajuda do marido Tiago Worcman. Ementrevista à revista “Boa Forma”, ela vaicontra o mito de que casamento engorda e

conta como o marido, que é diretor doprograma “Alternativa Saúde”, a ajuda a

ficar em forma.“É ele que faz as compras de supermercadoe sempre traz legume, verdura e fruta para

casa”, contou a atriz. “Desde que noscasamos, estou me alimentando bem

melhor. O recheio da lasanha, por exemplo,antes de queijo e carne, passou a ser

berinjela e queijo cottage”, conta a atriz.Não é só na alimentação que Tiago

influencia Carol. “Ele é esportista, corretodo dia de manhã. Esse pique me faz

querer acompanhar o ritmo dele”, fala.Quando conseguem ir juntos à praia, ela

não fica só deitada na areia. “Agora entromais no mar, pego uma onda, me alongo na

areia. Não é malhação, mas dá aquelasensação gostosa de mexer o corpo.”

Larissa Riquelme estácom a ‘panchula’

depilada na ‘Playboy’Larissa Riquelme fez uma

depilação completa na sua“panchula” (apelidinhoem guarani que deu para

suas partes íntimas) para oensaio da “Playboy”, diz acoluna “Diário da Fama”,do “Diário de São Paulo”.

“Estou completamentedepilada, tirei tudo”, disse

a modelo. A paraguaia,sucesso na Copa, lançou

seu ensaio nu nesta quinta,09, em São Paulo, duranteentrevista aos jornalistas.

Paniquete supervalorizacachê pago pela Playboy

Alguém acreditou quando Nicole Bahls saiu espalhando que ia ganharcachê de R$ 250 mil para tirar a roupa na Playboy?

Tomara que não. A paniquete fez isso para dar uma supervalorizada emseu passe. O verdadeiro valor é de R$ 70 mil mais participação na vendados exemplares da Playboy. Mas ela pode até chegar aos tão sonhados

R$ 250 mil. É só vender bastante revista.

Page 8: Edição do dia 10/09/2010

SÃO LUÍS, SEXTA-FEIRA, 10 DE SETEMBRO DE 20108POLÍCIA O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

Av. 01, Quadra 09, nº 08 - A, Resid. Pinheiros I -São Luis/MAFone/Fax: (98) 3223 - 9958

Polícia prende homicida quechocou população em Bacuri

Um crime bárbaro foi re-gistrado, na madrugada dequarta-feira (8), no Bairro Pi-quizeiro, na cidade de Bacu-ri, 483 km de São Luís. Nanoite de terça-feira (7), Joan-derson Ferreira, conhecido por

‘Jack’ e Josenilton FurtadoFerreira, conhecido como‘gato’ iniciaram uma briga queresultou em morte. Segundoinformações da polícia eles játinham uma rixa antiga, e nes-sa noite, durante a briga ‘gato’

atingiu ‘Jack’ a golpes de faca.Ainda de acordo com a polí-cia, no hospital, ‘Jack’ gritavaa todos que iria se vingar emqualquer um que fosse da fa-mília de ‘gato’. Logo após re-ceber atendimento médico,ele foi à procura de ‘gato’ emsua residência. O autor contaem depoimento que quandochegou a casa, encontrou amãe de Josenilton, a senhoraIsabel Furtado, de 75 anos.‘Jack’, que estava em possede um facão, desferiu contraIsabel um golpe no braço es-querdo, decepando-o, e aindaaplicou dois golpes contra acabeça dela. O autor infor-mou, ainda, só parou de gol-pear a senhora quando o seuesposo chegou e, também,com um facão o atingiu. A víti-ma ainda chegou a ser socor-rida, mas não resistiu aos fe-

Joanderson Ferreira, o ‘Jack’ acusado de homicídio

Mantida sentença de condenadospor tráfico de drogas na Raposa

A 2ª Câmara Criminal doTribunal de Justiça negou pro-vimento, por maioria de votos,a recurso de quatro condena-dos por associação e tráficode drogas no município da Ra-posa. Com a decisão tomadanesta quinta-feira, 9, ficammantidas as penas de Adalber-to Soares (14 anos e 6 mesesde reclusão), Cláudio M. de O.Furtado e João Damasceno B.Serra (13 anos, cada um) eJane G. C. Costa (10 anos).

A sentença pelo improvi-mento do recurso, de acordocom o parecer da Procurado-ria Geral de Justiça, foi nostermos do voto divergente dorevisor, desembargador Rai-mundo Nonato de Souza,com o qual concordou o de-sembargador José BernardoRodrigues, e contrário ao darelatora, desembargadoraMaria dos Remédios Buna,que havia votado pelo provi-mento parcial em relação aos

três homens e provimento to-tal em relação a Jane Costa.

FLAGRANTE – De acor-do com a denúncia do Minis-tério Público, os quatro con-denados foram presos em fla-grante, no dia 12 de junho de2008, numa residência noParque Araçagy. Adalberto,Cláudio e Damasceno teriamsido encontrados em um cô-modo de três casas gemina-das (separadas apenas porparedes), com grande quanti-dade de pasta de cocaína,merla e utensílios utilizadospara a preparação de entorpe-centes. Jane, suposta compa-nheira de Damasceno, esta-ria em outra casa, preparan-do a refeição para o grupo.

A juíza da comarca da Ra-posa condenou os quatro portráfico de drogas e associaçãopara o tráfico. A magistradaconcordou com os elementosapresentados, tanto no inqué-rito policial quanto na denúncia

do órgão ministerial, de que napropriedade de Damasceno eJane funcionava um laboratóriode fabricação de substânciasentorpecentes, e que todos osquatro atuavam associados nocrime de tráfico. Cláudio e Adal-berto haviam alegado que eramapenas usuários de drogas.

Para a relatora do recurso,não houve provas suficientes docrime de associação porquenão ficou claro se havia açãocom efeitos permanentes comdivisão de tarefas. A desembar-gadora também considerouque houve excesso na aplica-ção da pena pelo crime de trá-fico. Maria dos RemédiosBuna votou pelo provimentoparcial, fixando pena de 6anos de reclusão para JoãoDamasceno e Cláudio, e 7anos para Adalberto, por serreincidente. Quanto a JaneCosta, deu provimento total, porentender que não ficou provadasua participação no crime.

Polícia Militarfaz apreensõesde armas defogo em SLDuas armas de fogo foram

apreendidas por policiais mili-tares nesta quarta-feira (8). Aprimeira apreensão aconteceuno Bairro Cohatrac III no inícioda tarde. Os PMs abordaramdois suspeitos e encontraramem poder da dupla um revólvercalibre 38, cano longo, com cin-co tiros e dois projeteis intac-tos. A arma estava em possede Ivo Marques e EmersonGarcez Coelho que foram pre-sos e autuados em flagrantepor porte ilegal de arma de fogo.

Os dois suspeitos sãomoradores do Bairro CohatracIV. No bairro Angelim, policiaismilitares fizeram uma aborda-gem de rotina e apreenderamuma arma calibre 38 em pos-se de Lenilson Costa Mari-nho, 30 anos, morador da Rua03, nº 25, Piquizeiro - Cruzei-ro do Anil. Além da arma fo-ram apreendidas seis muni-ções intactas e dois frascosde uma substância que apa-renta ser cocaína. Lenilson foipreso em flagrante e autuadopor porte ilegal de arma de fogo.

rimentos e faleceu ao chegarao hospital. Joanderson fugiu,após o crime.Os familiares davítima denunciaram o crime,e agentes das Polícias Civil eMilitar iniciaram diligênciaspara capturar ‘Jack’. Após in-formações a Polícia descobriuque ele se escondia na casade parentes. Os agentes cer-caram a residência e o pren-deram pela manhã do dia 8.Joanderson ainda foi bastan-te agredido por populares, queestavam revoltados com o cri-me. Foi necessário reforçopolicial para prendê-lo. Após aprisão ele foi encaminhado àDelegacia de Cururupu, ondefoi autuado pelo crime de ho-micídio qualificado pelo dele-gado Danilo Gonçalves. Elepermanecerá detido na Dele-gacia de Cururupu à disposi-ção da justiça

Divulgação

Estelionatário é preso em BarreirinhasA Polícia Militar de Bar-

reirinhas prendeu na manhãda última quarta-feira (8), oelemento Alcir Gomes Fer-reira da Silva, de 40 anos,natural de Recife (PE), pelocrime de estelionato. Alcir daSilva é acusado de furtar car-tões e senhas de clientes doBanco do Brasil.

Segundo informações dadelegacia de Barreirinhas, Al-

cir ia ao banco com envelo-pes vazios, o que chamou aatenção dos seguranças. Oacusado ficava nas filas a fimde observar os outros clien-tes e roubar suas senhas ecartões. Os seguranças infor-maram que ele oferecia aju-da aos demais clientes.

O golpe foi descoberto,após Alcir tentar ajudar umsenhor a sacar seu benefício,

mas não conseguiu e trocouum cartão com o nome deoutra pessoa. O segurança,notando a troca, abordou Alcire percebeu que ele tinha vári-os cartões inclusive de outrosbancos, senhas, extratos ban-cários e documentos de vári-as pessoas desconhecidas.

A Polícia Militar do Mara-nhão (PM-MA) foi acionada econseguiu efetuar a prisão do

elemento, que foi encaminha-do à Delegacia de barreiri-nhas, onde a delegada Mariade Jesus de Sousa Melo re-gistrou o flagrante.

Até o momento a polícia sóconseguiu localizar a vítima querecebeu o cartão trocado Rai-mundo Nonato Silva Reis. Asinvestigações devem continuara fim de identificar outras pos-síveis vítimas do golpe.

AnuncieAnuncieAnuncieAnuncieAnuncieAquiAquiAquiAquiAqui

4141-08914141-08914141-08914141-08914141-08913245-38093245-38093245-38093245-38093245-3809

AnuncieAnuncieAnuncieAnuncieAnuncieAquiAquiAquiAquiAqui