edição 863

8
PILHAS PODEM SER DESCARTADAS NOS SALÕES DE BELEZA DE ALEGRE SEMANAL | Ano 7 | n° 863 | Região do Caparaó | www.aquies.com.br SEXTA-FEIRA 31/08/2012 Distribuição GRATUITA JUSTIÇA ANULA PROJETO QUE GARANTIA 50% DE REMANEJAMENTO A PREFEITO CAMPEONATO MUNICIPAL DE ALEGRE COMEÇA NESTE SÁBADO CANAL ABERTO | Pág 02 FOLHEANDO | Pág 02 Palmeirinha: formando atletas e cidadãos em Guaçuí ESPORTES | Pág 07 CIDADES | Pág 03 O TIME NASCEU DA INICIATIVA DE UMA PESSOA E AGORA ESTÁ SENDO » ESTRUTURADO POR UMA DIRETORIA QUE QUER LEVAR O TRABALHO ADIANTE LEANDRO MOREIRA POLÍTICA | Págs 06 JULIANA SANCHES JULIANA SANCHES ESPECIAL | Págs 04 e 05 MARCOS FREIRE

Upload: jornal-aqui-noticias

Post on 17-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Folha do Caparaó

TRANSCRIPT

Pilhas Podem ser descartadas nos salões de beleza de alegre

SEMANAL | Ano 7 | n° 863 | Região do Caparaó | www.aquies.com.br

SEXTA-FEIRA 31/08/2012

DistribuiçãoGRATUITA

Justiça anula ProJeto que garantia 50% de remaneJamento a Prefeito camPeonato municiPal de

alegre começa neste sábado

canal aberto | Pág 02folheando | Pág 02

Palmeirinha: formando atletas e cidadãos em Guaçuí

esPortes | Pág 07cidades | Pág 03

O TIME NASCEU DA INICIATIvA DE UMA pESSOA E AGORA ESTá SENDO »ESTRUTURADO pOR UMA DIRETORIA qUE qUER LEvAR O TRAbALhO ADIANTE

LEANDRO MOREIRAPolítica | Págs 06 JuLIANA SANchES

JuLIANA SANchES

esPecial | Págs 04 e 05

MARcOS FREIRE

Voto consciente

SEXTA-FEIRA, » 31/08/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ02 OPINIÃO

EXPEDIENTEDIRETOR GERAL: Elias CarvalhoEDITOR CHEFE: Marcos FreireEDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Luan Ola

DPTO. JuRíDICO: Cleber Vagner de Oliveira - Advocacia - ConsultoriaDpto. Contábil: ACAD ContabilidadeE-mails: [email protected]@gmail.com; [email protected]@gmail.com

REPóRTERER: Marcos FreireDIAGRAmADORA: Guilherme Gomes e Marcelo Mothé DEPARTAmENTO COmERCIAL: (28) 3521 7726 / 99761113COLAbORADOREs: SérGiO OLiVEirA, JOSé MOntOni, JurACy DE ALMEiDA - tiGrinhO, ADiLSOn SALOtO E VitOr MOrAES.

Circulação: Es - Alegre, Apiacá, Bom Jesus do norte, Divino de São Lourenço, Dores do rio Preto, Guaçuí, ibatiba, ibitirama, irupi, iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado.

Editora e Jornal sul Capixaba Ltda - mE | CNPJ: 10.916.216.0001-55. rua resk Salim Carone, S/n º - Ed. ibisa - Loja 03 - Bairro Gilberto Machado. Cachoeiro de itapemirim-ES (Próximo à rodoviária) . Tel: (28) 3521 7726

»

FOLHEANDO

Em junho, após solicitação da Prefeitura de Alegre, o Governo do Estado, por meio do Detran, iniciou uma ação de recuperação das faixas sinalizadoras e de pedes-tres nas ruas do município, principalmente, no centro e nos trechos de maior tráfego. A ação se estendeu neste mês de agosto, na tentativa de promover mais seguran-ça aos motoristas e pedestres. De acordo com a Secreta-ria de Obras e Serviços Públicos, a ação ainda será con-cluída, pois faltam alguns pontos a serem visitados.

CANAL AbERTOPOR MARCOS FREIRE - [email protected] »

www.AQUIES.com.br

Sinalização em Alegre

A Escolinha do Projeto Campeões de Futuro, do núcleo de Ginástica Rítmica, coordenada pela Superintendência Municipal de Esportes, iniciou suas atividades na quarta-feira (29), no Ginásio Municipal de Esportes. O Projeto Campeões de Futuro é uma parceria do Governo do Es-tado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado Esporte e Lazer com a Prefeitura Municipal de Guaçuí.

A partir desta sexta-feira (31), o distrito de São Tiago, em Guaçuí, está em festa. E a programação traz shows e outras atrações. Na primeira noite, a festa será animada pela dupla Adilson e Paulinho, às 22h, seguido da banda Beijo Apimen-tado. Já no sábado (01), os shows serão com Roni e Maicon (22h) e com a banda Furrupaê (00h). E no domingo (02), a programação começará cedo, às 8h da manhã, com um tor-neio de futebol, seguido de uma corrida de tartaruga, às 13h, e festa será encerrada com Camilo Show, a partir das 20h.

Escolinha de Ginástica

Festa de São Tiago

Um fenômeno tem sido ob-servado na região do Caparaó, neste ano de eleições, com algu-mas exceções. O período eleitoral já começou há algum tempo, os candidatos estão com as campa-nhas nas ruas, mas não existe o entusiasmo que já houve em anos passados. No entanto, não se sabe se isso acontece porque os candi-datos estão deixando para intensi-ficar as campanhas em setembro, nos últimos trinta dias, ou se vem da parte dos eleitores, que não es-tão muito entusiasmados com as opções apresentadas.

Na região, uma das exceções tem sido Irupi, onde a campanha entrou pelo mês de agosto como se já estivesse nas últimas semanas antes do dia das eleições. As ban-deiras e cartazes dos candidatos se multiplicam por todos os lugares e carreatas são realizadas frequen-temente, além de reuniões e até discussões sobre possíveis irregu-laridades eleitorais já apareceram. Ou seja, em Irupi, as eleições mu-nicipais podem ser consideradas uma das mais acirradas da região do Caparaó.

Já em Iúna, a campanha vem correndo de forma fria e sem qualquer interesse demonstra-do pelos eleitores, também com exceção daqueles que tem uma ligação mais direta com algum dos candidatos. Mesmo assim, são poucas as bandeiras levan-tadas e cartazes fixados, assim como os carros adesivados. E um dos motivos apontados seria a indefinição do quadro político, até este momento, o que pode mudar na hora em que o TRE decidir se deve ou não indeferir a candidatura de Rogério Cruz Silva. Enquanto existem aqueles que dizem estar desanimados por falta de opções. Bom, isso é uma questão de opinião, porque tam-bém são muitos os que possuem seus candidatos. Mesmo assim, a animação não tem sido grande.

Em Ibatiba, por exemplo, o rit-mo da campanha também estava um pouco frio e alguns diziam que seria pela indefinição da con-firmação ou não da candidatura de José Alcure de Oliveira, que havia sido indeferida, mas foi confirmada pelo TRE. Com o quadro político decidido, a luta pelo voto entre José Alcure e Si-

mião Dias de Carvalho – candi-dato apoiado pelo atual prefeito Lindon Jonhson – parece ter co-meçado a esquentar, mas só deve se intensificar mesmo a partir des-te mês de setembro.

Contudo, as eleições na região do Caparaó já foram bem mais animadas, em seus diversos muni-cípios e esta mudança – acredito, eu – tem muito a ver com a mu-dança de postura de uma boa parte dos eleitores, que têm se mostrado menos ingênuos do que em anos passados. Atualmente, a preocu-pação com o voto consciente tem aumentado, apesar de muita gen-te ainda procurar levar vantagem com o ato de votar, vendendo aquilo que não devia ter preço: sua dignidade. E candidato para comprar sempre tem, porque falta de dignidade se compra com falta de vergonha na cara.

E o esforço do TSE em tentar conscientizar sobre o voto limpo, votando em quem não tem ficha suja, pode ser considerado válido, mas não sei se vai alcançar o ob-jetivo desejado. Até porque, têm acontecido certas decisões, no pró-prio Judiciário Eleitoral, que não condizem com a campanha da fi-cha limpa, porque estão liberando candidatos que têm a ficha bem suja. Então, parece que a limpeza fica dependendo dos eleitores mes-mo, o que é muito relativo e frágil, porque a maioria nem sempre tem a clarividência necessária para dar um voto totalmente consciente.

Desta forma, talvez tenhamos que conviver, por muito tempo ainda, com políticos que não podem abrir suas fichas, devido o risco de muita coisa suja sair de lá, e com eleitores reclaman-do que os benefícios não chegam às suas comunidades depois das eleições. Mas reclamar de que, se o voto já foi vendido? Ninguém paga duas vezes pela mesma mer-cadoria e, quando o candidato compra o voto, já pagou por ele e passa a não ter nenhuma obri-gação em buscar benefícios para o eleitor. Logo, vender o voto é dar de graça o posto de saúde, a nova escola, mais remédios, melhores estradas e muitas outras obras e serviços que iriam beneficiar toda a comunidade e melhorar a qua-lidade de vida de todos, inclusive, a sua e de sua família.

DiONER PiRES

>> SEXTA-FEIRA, 31/08/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ 03CIDADES

ALEGRE

Pilhas podem ser descartadas nos salões de beleza

Secretaria de Saúde comemora alto índice de vacinação

www.AQUIES.com.br

AGORA, OS mORADORES DO mUnICíPIO PODEm FAzER O DESCARTE DE »PIlhAS E bATERIAS PORTáTEIS USADAS nOS SAlõES DE bElEzA DA CIDADE

Dentro do projeto da coleta seletiva e destina-ção adequada de pilhas e baterias portáteis usadas, em Alegre, uma nova par-ceria visa melhorar ainda mais os resultados conse-guidos até agora. Foram instalados coletores con-feccionados de garrafa pet em 17 salões de beleza da cidade, onde os morado-res do município podem fazer o descarte do ma-terial usado. Na última coleta feita em junho, fo-ram recolhidos 200 kg de pilhas e baterias portáteis, que deixaram de contami-nar o solo, a água, a fauna e a flora.

Os novo coletores ins-talados nos salões de be-leza foram idealizados pela professora do De-partamento de Farmácia

e Nutrição do Caufes, Marli Lourdes de Olivei-ra. “Essa é uma maneira de inserir, de forma mais direta, a participação da população alegrense no projeto, tendo em vista que os salões de beleza são bastante frequenta-dos periodicamente pelas mesmas pessoas”, destaca a professora.

Os coletores estarão disponíveis nos estabele-cimentos durante quatro meses, funcionando como uma etapa experimental. Se após o período, houver êxito no recolhimento, os estabelecimentos que qui-serem poderão continuar colaborando no projeto.

CompRomEtimEntoEm alguns Salões da

cidade, pôde-se notar o

grau de sensibilidade e comprometimento com o projeto. Prova disso é que José Pereira (Salão do Pe-reira) e Mauricio Leal Gil (Salão Dois Irmãos) acre-ditam no projeto “Pilhas e Baterias”. “Esse é um programa bacana, possi-bilitando a participação direta da população e a não exposição desses resí-duos no meio ambiente”, destacam. Os profissio-nais estão sensibilizando seus clientes diretamente e o trabalho está dando resultado, já que os cole-tores implantados em seus estabelecimentos já apre-sentam volume de mate-rial considerável. Essa foi uma maneira encontrada pelos coordenadores de aproximar ainda mais a comunidade do projeto,

As Campanhas realiza-das até agora superaram as expectativas da equipe de vacinação da Secreta-ria Municipal de Saúde de Guaçuí, devido o alto índice de cobertura alcan-

çado este ano. Os maio-res índices ocorreram nas campanhas voltadas para a prevenção da paralisia infantil, difteria, coque-luche, tétano, meningite, pneumonia e hepatite B,

onde o índice atingido foi de 117,04% de cobertura vacinal. Em seguida, veio a vacinação contra tuber-culose – 113%; menin-gite tipo C – 105,83%; sarampo, rubéola e ca-

xumba – 104,04%; e por último, diarréias por ví-rus – 86,55%.

Segundo informações da equipe de vacina, o re-sultado alcançado deve-se a conscientização dos

pais e responsáveis sobre a importância de vacinar seus filhos, o que garan-te a proteção das crian-ças contra doenças que podem ser prevenidas. Mas também alerta aos

pais que ainda não va-cinaram seus filhos para comparecerem à sala de vacina, que funciona na Policlínica Municipal, de segunda a sexta-feira, de 7h às 16h.

GUAÇUÍ

que já possui grande força dentro das escolas.

Os resultados já estão sen-do percebidos e o esperado é que as pessoas continuem participando cada vez mais. O projeto de Pilhas e Baterias é fruto de uma parceria do Caufes com a Prefeitura de Alegre, por meio da Secretaria Munici-pal de Agricultura e Meio Ambiente, e teve início em outubro de 2010. Além do trabalho de divulgação e distribuição dos pontos de coleta, todos os parceiros receberam uma capacita-ção, por meio de palestras de sensibilização ambiental e cuidados quanto à dispo-sição em locais inadequa-dos de resíduos que conte-nham elementos químicos pesados (chumbo, cadmio, mercúrio, etc). pilhas e baterias usadas podem ser descartadas nos salões de beleza

Juliana SancheS

ESPECIAL >> SEXTA-FEIRA, 31/08/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ04 www.AQUIES.com.br

MARCOS [email protected]

Palmeirinha forma atletas e cidadãos

O TImE nASCEU DA InICIATIvA »DE UmA PESSOA E AGORA ESTá SEnDO ESTRUTURADO POR UmA DIRETORIA QUE QUER LEvAR O TRAbALhO ADIAnTE

GUAÇUÍ

A iniciativa de uma pes-soa está se transformando em uma oportunidade para crianças e jovens de Guaçuí, principalmente, aqueles que gostam de futebol. O Palmeirinha Futebol Clube começou em 2007, numa competi-ção no município, e hoje, está sendo regularizado, com direito a diretoria e projetos para participar de competições regionais e estaduais, tendo sempre

na frente como técnico, seu idealizador, Valdecir Alves Marques.

Ele conta que o trabalho começou quando foi or-ganizado um campeonato infanto-juvenil de bairros, em Guaçuí, e resolveu formar a equipe, que cha-mou de Palmeirinha, para dar uma opção a meninos que ele via perambulando pelas ruas. Desta forma, a equipe participou de sua primeira competição, com times das categorias 10/11, 12/13 e 14/15 anos – ca-tegorias mantidas até hoje.

O nome Palmeirinha é por causa do bairro Palmeiras e já existiu, mas era forma-do por adultos.

Segundo Valdecir, o trabalho continuou com muita dificuldade, por-que não recebia qualquer apoio, nem mesmo da comunidade. “Até 2010, toquei o trabalho prati-camente sozinho”, conta. E, partir daquele ano, um grupo de pessoas chegou a montar uma diretoria, que não decolou. “Então, con-tinuamos o trabalho com os meninos, mas ainda

precisávamos de ajuda”, lembra.

Com muitas dificulda-des, em maio deste ano, Valdecir realizou uma reunião com os pais dos meninos que participam das equipes, onde come-çou a ser pensada uma re-estruturação do time. Foi então formada uma nova diretoria – na qual Val-decir é presidente – e um conselho fiscal. A direto-ria resolveu sair em cam-po, na busca de apoio. A equipe também está sendo regularizada, com CNPJ e

outras documentações ne-cessárias.

A partir daí, o Palmei-rinha começou a entrar em competições, como a Copa Sudeste deste ano, pela Liga de Carangola (MG). O vice-presidente do time e diretor de es-portes, Afrânio Renato Mendonça, conta que entraram na competição com as três categorias que chegaram até as oi-tavas de final. E a catego-ria 12/13 anos estava nas quartas de final.

Ele explica que também

está sendo aberta uma sociedade, para angariar sócios que paguem men-salidades que servirão para custear as despesas. “Precisamos buscar for-mas de conseguir recur-sos, porque não cobra-mos nada dos meninos, já que muitos não têm condições”, explica Afrâ-nio. Segundo ele, alguns pais ajudam de forma espontânea e esporádica. “E o nosso trabalho é fei-to de forma transparente, com prestação de contas bimestral”, afirma.

Marcos Freire

Os meninos, com Valdecir e Afrânio, no campo treino na Escola Polivalente

Segundo o presidente e técnico do Palmeirinha do Futebol Clube, Valdecir Al-ves Marques, o maior obje-tivo do projeto é o de tirar os meninos da rua, já que 80% deles é carente. “Eles

não têm chuteiras e tenho que pedir ajuda para que possam treinar, e também passam de um para o outro”, destaca. “O importante é que estamos tirando os me-ninos do mundo das drogas,

formando cidadãos e buscar valores”, afirma.

Ele conta que a escolinha está crescendo e pretende levar o Palmeirinha para disputar novas competições, inclusive, pensando em ou-

tras, como a 16/17 anos. “Temos meninos de futuro no time e quatro, inclusi-ve, foram selecionados para fazer teste no Cruzeiro, de Belo Horizonte, este ano ainda”, conta. Com a regu-

larização, a diretoria pensa em federalizar a equipe. A equipe treina no campo da Escola Polivalente.

E qualquer pessoas que quiser, pode ajudar no tra-balho realizado pelo Pal-

meirinha. Para isso, basta se tornar um sócio ou colabo-rar da forma que considerar melhor. Os telefones para contato são: (28)9977-1529 (Valdecir) ou (28)9255-6998 (Afrânio).

O maior objetivo é tirar os meninos da rua e a maioria é carente

www.AQUIES.com.br

GUAÇUÍ

>> SEXTA-FEIRA, 31/08/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ 05ESPECIAL

DIVULGAçÃO

Um dos times do Palmeirinha em uma dos competições de que participou

POLÍTICA >> SEXTA-FEIRA, 31/08/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ06 www.AQUIES.com.br

Justiça anula projeto que garantia 50% de remanejamento a prefeito

Câmara aprova 15% de suplementação do orçamento

ALEGRE

MUNIZ FREIRE

LEANDRO [email protected]

DE ACORDO COm A jUÍzA, hOUvE vÍCIO FORmAL nA APROvAçÃO DA mATéRIA »

A juíza Graciene Pereira Pinto decidiu pela nulida-de da votação que aprovou projeto que concedia 50% de poder de remanejamen-to ao prefeito de Alegre, José Guilherme (PSB), que jus-tificou ser para o andamen-to de obras. A denúncia era de que os aditivos aos con-tratos atuais poderiam ser utilizados indevidamente para o financiamento de campanhas eleitorais.

Além disso, a aprecia-ção da matéria na Câma-ra Municipal teve o voto do presidente da Casa, o que fere o regimento in-terno do legislativo nestes casos. “... em virtude de faltar um voto para que se

completasse a quantidade de votos favoráveis à apro-vação do Projeto de Lei, o presidente da sessão, mes-mo advertido de que, em razão do disposto no Regi-mento Interno, não pode-ria votar, insistiu em fazê-lo para que se obtivessem os 5 (cinco) votos exigidos pela Lei Orgânica Munici-pal”, consta na ação.

Conforme registrado no instrumento judicial, a câ-mara já havia concedido li-mite de 20% para o prefei-to remanejar valores entre as rubricas orçamentárias. A solicitação de mais 30%, meses antes das eleições, causou alarde entre os ve-readores. A ação anulatória de ato jurídico foi impetra-da por Newrod Emerick, Romário Brasil Magalhães

e Carlos Renato Viana.Segundo os autores da

denúncia, a apresentação do projeto, em junho deste ano, “teve o condão de faci-litar, por vias transversas, o uso “invisível” do dinheiro público com a campanha eleitoral”.

Contudo, o julgamento da juíza teve como foco a votação da matéria, ocor-rida em 16 de julho des-te ano. “...houve de fato vício formal na aprova-ção do projeto de lei em escrutínio, pois como se verifica pela leitura da lei orgânica deste município, o tema em discussão deve-ria receber aprovação por maioria absoluta, o que não foi alcançado com o quorum documentado na mencionada data...”.

Em sessão realizada na tarde e noite de quarta-feira (29), a Câmara de Muniz Freire aprovou uma suplementação de 15% ao orçamento do

município, depois de apre-sentação de uma emenda, que reduziu o percentual, já que o Executivo havia solici-tado uma suplementação de

30%. E foi esta emenda que provocou a maior discussão entre os vereadores, sendo aprovada por apenas 5 votos a 4. Já o projeto foi aprova-

LEANDRO MOREIRA

zar mais”, concluiu.Enquanto isso, o vereador

Gesi Antonio da Silva (PSB), disse que votava contra os 15%, porque também acha-va muito, e o vereador Ailton José Vial (PP) afirmou que pretendia a aprovação de 20% de suplementação, mas que 15% estava de bom ta-manho. E o vereador Flavio Antunes Vieira (PTdoB) dis-se que gostaria de uma suple-mentação de 30% e que não havia motivo para desconfiar do prefeito.

do por unanimidade, com o texto contando com a mo-dificação feita pela emenda apresentada.

O vereador Oneísio An-drade Ribeiro (PDT) desta-cou que o prefeito solicitou 30% e que a Câmara, pela primeira vez, estava autori-zando uma suplementação acima de 10%, como acon-teceu em vezes anteriores. “A Câmara, mais uma vez, mostra que está pensando no bem do município”, disse, ressaltando que o percentual

de 15% é suficiente para que o Executivo cumpra com suas obrigações.

Já o vereador Gilberto Barbosa de Souza (PDT) não concordava nem com os 15%, lembrando que a Câmara sempre aprovou suplementações de 5% a 7%, o que sempre teria sido suficiente para fechar o ano. “E justamento num ano de campanha política, vamos aprovar uma suplementação de 15%”, destacou. “Este é um ano que devemos fiscali-

MARcOs FREIRE/ARquIvO

Campeonato Municipal começa neste sábado

>> SEXTA-FEIRA, 31/08/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ 07ESPORTESwww.AQUIES.com.br

ALEGRE

ESTE AnO, 18 EQUIPES, nAS CATEGORIAS »ASPIRAnTE E PRInCIPAl, IRÃO SE EnFREnTAR Em TURnO únICO, nA DISPUTA DO TíTUlO mUnICIPAl DE 2012

Começa neste sábado (01) o Campeonato Municipal de Futebol 2012, em Ale-gre, competição que envolve equipes amadoras da sede e dos distritos. Este ano, serão 18 times distribuídos em duas categorias (aspirante e principal), que disputarão o título em turno único. A previsão é que o campeonato siga até o dia 24 de novem-bro, com as partidas aconte-cendo nos campos do Rio Branco e do Comercial, na sede, além dos campos nos distritos de Rive, Celina e Santa Angélica.

A partida de estreia acon-tece neste sábado, entre as equipes de Lagoa Seca e Meninos da Vila, a partir das 13h, no campo do Rio Branco. Os outros jogos po-dem ser conferidos na tabela divulgada pela organização da competição.

O campeonato Municipal de Futebol é uma promoção da Prefeitura Municipal de Alegre, por meio da Secre-taria Municipal de Turis-mo, Cultura e Esporte, com apoio de diversos segmentos da sociedade alegrense e se-cretarias municipais.As equipes irão se enfrentar em campos localizados na sede e nos distritos

Juliana SancheS

>> SEXTA-FEIRA, 31/08/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ08 www.AQUIES.com.br