edição 863

12
1,00 R$: APENAS SEXTA-FEIRA , 19/04/2013 | ANO 9 | N° 863 | REGIÃO DO CAPARAÓ HARTUNG: “MEU DISCURSO É OTIMISTA” O EX-GOVERNADOR CONVERSOU COM A FOLHA DO CAPARAÓ SOBRE A CONJUNTURA DO ESTADO E DISSE QUE » AO INVÉS DE RECLAMAR É PRECISO TRABALHAR E CUIDAR DOS PROBLEMAS PREFEITO DE MUNIZ FREIRE PRESTA CONTAS DOS 100 DIAS GOVERNO DO ESTADO REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO ORÇAMENTO DE 2014 POLÍTICA | Pág 08 POLÍTICA - Pág 09 REQUERIMENTOS DA CÂMARA LOTAM MESA DE PREFEITA DE DORES DO RIO PRETO POLÍTICA | Pág 09 GUAÇUÍ TEM COMUNIDADE TERAPÊUTICA PARA DEPENDENTES QUÍMICOS COMUNIDADES | Pág 04 GERAL | Pág 10 A Música Clássica no Caparaó capixaba FOLHA DO CAPARAÓ O nosso jornal O EVENTO REUNIU CENTENAS DE PESSOAS QUE REPRESENTARAM » OS MUNICÍPIOS QUE COMPÕEM O CAPARAÓ CAPIXABA FOLHA DOIS MARCOS FREIRE DIVULGAÇÃO MARCOS FREIRE INAUGURADA PRAÇA SAUDÁVEL EM DORES DIVULGAÇÃO GERAL | Pág 02 PREFEITA DE GUAÇUÍ ANUNCIA MUDANÇAS NO SECRETARIADO COMUNIDADES | Pág 04

Upload: jornal-aqui-noticias

Post on 11-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Folha do Caparaó

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 863

1,00R$:APENAS

sexta-feira, 19/04/2013 | aNO 9 | N° 863 | reGiÃO DO CaParaÓ

Hartung: “meu discurso é otimista”O Ex-gOvERNAdOR cONvERSOu cOm A FOlhA dO cAPARAó SObRE A cONjuNtuRA dO EStAdO E diSSE quE »

AO iNvéS dE REclAmAR é PREciSO tRAbAlhAR E cuidAR dOS PROblEmAS

Prefeito de Muniz freire

Presta contas dos 100 dias

Governo do estado realiza audiência Pública do orçaMento de 2014

POlíticA | Pág 08

POlíticA - Pág 09

requeriMentos da câMara lotaM Mesa

de Prefeita de dores do rio

Preto

POlíticA | Pág 09

Guaçuí teM coMunidade teraPêutica

Para dePendentes

quíMicos

cOmuNidAdES | Pág 04

gERAl | Pág 10

a Música Clássica no Caparaó capixaba folHa

do caParaÓo nosso jornal

O EvENtO REuNiu cENtENAS dE PESSOAS quE REPRESENtARAm »OS muNicíPiOS quE cOmPõEm O cAPARAó cAPixAbA

FOlhA dOiS

mARcOS FREiRE

divulgAçãO

mARcOS FREiRE

inauGurada Praça saudável eM dores

divulgAçãO

gERAl | Pág 02

Prefeita de Guaçuí anuncia Mudanças no secretariado

cOmuNidAdES | Pág 04

Page 2: Edição 863

SEXTA-FEIRA, » 19/04/2013 REGIÃO DO CAPARAÓ02 GERAL www.AQUIES.com.br

Divulgação

DIRETOR GERAL: Elias CarvalhoEDITOR CHEFE: Marcos FreireEDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: João Paulo

REpORTAGEns: Marcos Freire e Serrana FilettiDIAGRAmADOR: João Paulo

DEpARTAmEnTO COmERCIAL: (28)3553-0517 / (28)9946-2062COLAbORADOREs: MÁRCIO JOSÉ FURTADO.

DpTO. JuRíDICO:DpTO. COnTábIL:E-mails: [email protected]

Circulação: Es - Alegre, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto,

Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado.

Endereço:Rua Irmãos Fernandes, Nº 52 - bairro Bela Vista. Guaçuí-ES. Cep: 29.560-000 - Tel: (28)3553-0517

» EXpEDIEnTE

Em seu discurso e nas entrevistas que concedeu à imprensa, enquan-to esteve na região do Caparaó, para a audiência pública do Or-çamento Estadual, o governador Renato Casagrande fez questão de destacar a facilidade em promover tal mobilização na região do Capa-raó, porque ela já existe, devido à organização dos municípios dentro do Consórcio Caparaó. Realmente, essa tradição fortalecida pelo Con-sórcio é um característica de muitas das populações de municípios desta região – uns mais do que outros, mas ela está presente.

Agora, acredito que isso deveria ser visto com mais importância por todos os segmentos organizados da sociedade caparaoense, porque se o mandatário estadual destaca o Caparaó Capixaba como, talvez, o mais organizado do Estado, pelo menos do sul, é preciso que os seus agentes façam valer essa realidade. Os novos prefeitos têm demonstra-do iniciativa para discutirem ques-tões em comum, e isto é muito im-portante para cada cidade, porque a água que corre cá, também passou por lá e vai desaguar acolá – como diria, mais ou menos assim, o poeta iunense Gilberto Pagani de Freitas – Bill.

Precisamos levar mais a sério nos-sas potencialidades, porque elas são muitas. Precisamos acreditar que pertencer à região do Caparaó é algo mais positivo do que imaginamos, quando nos colocamos a apontar apenas os pontos negativos. Como me falou o ex-governador Paulo Hartung: “o meu discurso é otimis-ta”. E o meu também. Concordo com ele, quando diz que devemos cuidar dos problemas todos os dias, não podemos apenas dar opiniões, sugestões e depois deixar acontecer, como se tudo tivesse vida própria. Como se as ideias fossem se mate-rializar, sem qualquer gota de suor.

Como já dizem, o sucesso é re-sultado de 10% de inspiração e 90% de transpiração. Não sei se a estatística é essa, mas não deve ser

muito distante disso. Quem não corre, nem ao menos caminha em alguma direção, não consegue che-gar a lugar nenhum. E o Caparaó Capixaba estava parado, aprendeu a engatinhar e começa a dar passos maiores. Só que a luta não acaba e nem pode parar.

Foi realizada a audiência pública, muita gente comemorou nas re-des sociais a inclusão de propostas no orçamento, mas é preciso ficar atento, porque senão vêm os depu-tados e modificam tudo, na hora de encaixar suas emendas parlamenta-res. Já vi isso acontecer mais de uma vez e depois o Caparaó ficar com míseros 0,9% do Orçamento, pre-cisando ter que mendigar emendas, para poder conseguir algum recur-so extra. Isso não pode acontecer. Se houve audiência e as pessoa saíram de suas casas para dar sua colaboração, sua vontade participa-tiva precisa ser respeitada. Senão, o Orçamento não será participativo, mas apenas ilustrativo.

Alguém já deve estar dizendo que afirmei acima que meu discurso é otimista e que, nesta altura do tex-to, estou receoso com o que pode acontecer com as propostas popu-lares. Mas não estou sendo pessi-mista. Apenas, incisivo e ácido, como costumo ser, o que me rende algumas antipatias. Mas é sendo incisivo o único jeito que conheço de apontar aquilo que acho justo ou injusto, certo ou errado – den-tro das minhas concepções, é claro, sem querer ser o dono da verdade.

Ah, e para não perder o costume. O governador teve o cuidado de fa-lar, mais uma vez, que vai asfaltar o trecho da rodovia que liga Iúna a Muniz Freire, depois de lembrar que já está em andamento o pro-cesso para o asfaltamento de Mu-niz Freire a Castelo. Esperamos que isso realmente aconteça, por-que Muniz Freire é do Caparaó e precisa estar integrado a ele, e não sendo distanciado da região. Vamos aguardar. Otimistas. Sem duvidar. Porque somos otimistas.

OTImIsmO

MARCOS [email protected] »

A prefeita de Guaçuí Vera Costa (PDT) anun-ciou mudanças no primeiro escalão da gestão munici-pal. Alguns nomes foram transferidos para outras Secretarias e existem dois novos nomes. Na Secreta-ria de Saúde, Josélia Rita da Silva deixa o comando para assumir a Secretaria de Planejamento. Já quem assume a pasta da Saúde é William Pires Nunes, que atuava como presidente do Conselho Municipal de Saúde. Josélia Rita assume o planejamento no lugar de Simone Biondo, que passa a assinar pela Secretaria de Administração.

O setor de Administra-ção tinha, como secretário, José Maria de Oliveira, que

GuAÇuí

JERÔnImO mOnTEIRO

A PREFEITA VERA COSTA FEz VáRIAS MUDAnçAS EM SEU SECRETARIADO, »COM nOMES SAInDO DE UMA PASTA PARA OUTRA

Prefeitura anuncia mudanças no secretariado

I Copa de Marcha do município é neste sábado

Willian Pires é o novo Secretário de Saúde de Guaçuí

assumiu a direção do Saae, já que o ex-diretor, Marcial Valois, pediu exoneração para cuidar de projetos pes-soais. A Secretaria de Obras, que não tinha secretário, desde que a nova gestão as-sumiu, passa agora a ter um secretário. Hermes Afonso

No sábado (20), às 10h30, no Parque de Exposições de Jerônimo Monteiro, acontece a I Copa de Marcha. O even-to é uma realização da Pre-feitura e conta com o apoio da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo, Secre-taria de Desenvolvimento Rural, Clube do Cavalo e Instituto de Defesa Agro-pecuária Florestal do Espí-rito Santo (Idaf ).

Rodney Costa, orga-nizador do evento, afir-

Guimarães é quem ficará à frente da pasta.

A prefeita disse que o rit-mo de gestão não será alte-rado. “Feliz é Guaçuí que tem tantos homens honra-dos, com tantas característi-cas públicas para assumir as funções técnicas”, afirmou.

ma que o objetivo da Copa Marcha é divul-gar o cavalo mestiço e o mangalarga marchador, e também promover a cidade. Sobre a expec-tativa de público, o co-ordenador informa que espera que duas mil pes-soas passem, durante o dia, pelo Parque de Ex-posições. “Acreditamos que muitas pessoas passa-rão pelo parque”, afirma. Em relação ao número de competidores, o organiza-dor informa que 120 ani-mais estão confirmados. “Temos competidores dos

Estados do Espírito e Rio de Janeiro, muitas pessoas nos procuraram para par-ticipar”, acrescenta.

O evento é divido nas categorias de égua mes-tiça e controlada, cavalo mestiço e controlado, égua registrada manga-larga marchador, cavalo registrado mangalarga marchador e muares. Todas as categorias terão premiação em dinheiro. Após a Copa de Marcha, a organização do even-to informa que haverá show regional.

Serrana [email protected]

Page 3: Edição 863

[email protected] »

FOLHEANDO- Teve vereador da região do Caparaó que, durante

esta semana, reclamou, na sessão da Câmara, da atua-ção da Polícia Militar durante uma blitz na área rural do município. É isso mesmo vereador?! Não pode dar blitz lá?!

- Outro vereador “encarnou” o líder do governo na Câmara e defendeu o Executivo com “unhas e dentes”, mesmo não sendo mais líder, durante apresentação de um projeto que estava em discussão. Meu Deus, ô von-tade de ficar na liderança, sô!

- Em outro município, tem vereador que sobe na tribuna para bater no peito e dizer que tem imunidade parlamentar, achando que pode falar co-bras e lagartos de quem bem entender, enquanto está vereador. Cuidado! Existe uma coisa chamada decoro parlamentar e direitos do cidadão que não podem ser esquecidos. Falta de decoro também dá cassação de man-dato, hein.

- E um prefeito comemorava os resultados de seus 100 dias de governo, mas também estava indignado com certo setor que apresentou números pífios. “Em 100 dias, não conseguiram fazer nada, assim não dá, temos que resolver isso”, disse. Será que cabeças vão rolar?

- E enquanto uma prefeita sofre com uma montanha de requerimentos para responder, tem prefeito que já conseguiu conquistar a Câmara, nadan-do de braçada na maioria. Eh, vida boa, todo mundo amiguinho...

No dia 9, o presidente da Câmara de Vereadores de Guaçuí, Wagner Duffrayer, e os vereadores Sandra Machado e Edielson de Souza se reuniram com o subsecre-tário de Segurança Pública do Estado do Espírito Santo, coronel Fronzio Calheira, em Vitória, para apresentarem propostas de redução da criminalidade em nossa região. Eles reivindicaram o aumento de policiais nas ruas e viaturas, buscando enfrentar os danos que poderiam acontecer contra o patrimônio público e assim atender os anseios da sociedade, além de oferecer esperança de um futuro me-lhor para os nossos jovens e crianças.

A prefeita de Dores do Rio Preto, Cláudia Bastos, em solenidade realizada em seu município, na noite de quarta-feira (17), aproveitou a oportunidade para desabafar. Falando sobre o Caparaó, disse que é preciso pensar em toda a re-gião e mandou um recado para que é bom entendedor, dentro de seu município: “precisamos de pessoas que venham somar e não atrapalhar o desenvolvimento de Dores do Rio Preto”.

Recado

Em solenidade realizada em Dores do Rio Preto, na noite de quarta-feira (17), o secretário estadual de Esportes, Vandinho Leite, destacou que o governador Renato Casagrande assumiu num momento em que outros estados tentam tirar receita do Espírito Santo. “Por isso, ele segurou nos dois primeiros anos e, agora, vai fazer um dos maiores investimentos da história capixaba”, disse.

Investimentos

Depois de passar pelo período de implantação, com a nova administração da Santa Casa de Guaçuí, agora o Pronto Socorro volta a atender com dois médicos 24 horas por dia, a partir do dia 1º de maio. A iniciativa vai auxiliar na grande demanda de atendimento no serviço de emergência da região. Os profissionais que atuam no Pronto Socorro também vão passar por uma capacitação, para facilitar o trabalho e dar mais atenção aos pacientes.

Dois médicos 24 horas

A Santa Casa de Misericórdia de Guaçuí está contratando médicos socorristas, para trabalharem no Pronto Socorro do hospital, que possam atuar em plantões de 24 horas. A média salarial é de R$ 1.500,00 por plantão. Mais informações é só entrar em contato pelos telefones (28)3553-0644, (28)9914-4149 e (28)9941-4388.

Contratação de médicos

No domingo (21), acontece em Guaçuí o II Encontro de Tiro de Guerra. O evento começa a partir das 9h30, no Ginásio Municipal de Esportes, e após a solenidade, haverá competição no Complexo CAIC-Ginásio, com a participação de equipes de Guaçuí, Bom Jesus do Itabapoana, Santo Antônio de Pádua, Alegre, Castelo, Itaperuna, Miracema, Cachoeiro de Itapemirim, Porciúncula e Carangola. A rea-lização é da Prefeitura de Guaçuí.

II Encontro de Tiro de Guerra

Começou na quinta-feira (18) e continua nesta sexta (19) a ação do Hemocentro da Secretaria de Estado da Saúde (Hemoes) em Guaçui. Quem quiser contribuir com o estoque de sangue do Hemoes, a equipe estará em frente à Prefeitura, das 8 às 16 horas. Quem quiser também poderá se cadastrar como possível doador de medula óssea. Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 67 anos, ou 16 e 17 anos de idade, desde que possua autorização do responsável legal e apresente documento original do mesmo. Não há peso mínimo.

Hemoes em Guaçuí

A Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Assembleia Legislativa (Ales) vai organizar audiência pública, proposta pelo deputado Glauber Coelho (PR), para discutir o abastecimento de água na região do Caparaó, no sul do Estado. O debate será no município de Iúna e deve acontecer na primeira quinzena de maio. O objetivo, de acordo com o parlamentar, é discutir o abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e o tratamento de esgoto nos municípios. Além de Iúna, a audiência vai contemplar os municípios de Bom Je-sus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Irupi, Muniz Freire, São José do Calçado e Conceição de Castelo.

Audiência em Iúna

SEXTA-FEIRA, » 19/04/2013 REGIÃO DO CAPARAÓ 03OPINIÃOwww.AQUIES.com.br

O SANTO

DIVULGAÇÃO

Page 4: Edição 863

Marcos [email protected]

Serrana [email protected]

A comunidade oferece programa terapêutico para dependentes químicos, com vagas para todo o país.

Autoridades no momento da inauguração da Praça Saudável.

Município tem Comunidade Terapêutica para dependentes

Governo do Estado e município inauguram Praça Saudável

A ComunidAde TerApêuTiCA Filhos de deus oFereCe um progrAmA de reCuperAção Ao dependenTe químiCo e Apoio à FAmíliA. »

GUAÇUÍ

DORES DO RIO PRETO

seXTA-FeirA, 19/04/2013 região do CApArAÓ04 ComunidAdes www.Aquies.com.br

Divulgação

Marcos Freire

Criada pela Associa-ção Monsenhor Miguel de Sanctis (Ammigu´s), a Comunidade Terapêutica Filhos de Deus veio com a proposta de oferecer um programa terapêutico aos dependentes químicos. A comunidade possui uma área de 5 mil metros qua-drados e fica localizada na Fazenda Poço Fundo, área rural de Guaçuí. Ela conta com dormitórios, cozinha, refeitório, capela para ora-ções, salas para atividades terapêuticas, sala de TV e leitura, academia de gi-nástica e musculação, área de hortifrutigranjeiros, bi-blioteca e criação de ani-mais de pequeno porte.

De acordo com o presi-dente da Ammigu´s, Sér-gio Vianna, o local tem capacidade para receber 20 internos do sexo mas-culino, com idade de 16 a 45 anos. Sérgio, que também é coordenador técnico e psicanalista, diz que o programa terapêuti-

co é voltado para pessoas carentes de todas as partes do país. “Estamos abertos para receber pessoas de todos os lugares. Atual-mente, temos oito pessoas de fora e duas de Guaçuí. Estamos aqui oferecendo ajuda”, acrescenta.

Em relação ao programa terapêutico, Sérgio explica que a proposta é pensar no indivíduo como um todo. “Seguimos o mo-delo Village-Davtop, dos Estados Unidos, voltado à conscientização da doença da dependência do álcool e outras drogas, bem como o crescimento individual e social do dependente quí-mico, onde ele é o principal responsável pelo processo de recuperação”, diz.

O trabalho com o de-pendente tem duração de seis meses e oferece terapia cognitiva comportamen-tal, terapia motivacional, prevenção da recaída e aconselhamento familiar. “A nossa base é a espiritu-alidade, terapia de apoio, laborterapia, disciplina voltada para hábitos sau-

dáveis, recuperação de habilidades pessoais, emo-cionais e sociais”, afirma Sérgio Vianna.

Para que a pessoa seja aceita na comunidade é preciso que ela queira participar. “Além de ter idade de 16 a 45 anos, o indivíduo precisa querer participar do trabalho, fazer avaliação psicosso-cial, avaliação psiquiátrica (quando precisar), exames laboratoriais e está acom-panhado de um membro da família ou responsável”, diz o coordenador técnico. A Comunidade oferece um programa de reinserção sócio-familiar que integra residentes e familiares. No local, também funciona o Núcleo de Apoio aos Fa-miliares Toxicômanose e Alcoólatras (Nafta).

CustosEm relação ao custo

para que o residente pos-sa ficar no local e receber o tratamento, Sérgio in-forma que há uma taxa de contribuição. “Comos temos que pagar o alu-

guel do local, pedimos uma pequena contribui-ção às famílias”, enfa-tiza. “O povo da nossa cidade é muito solidário, recebemos doações de roupas, alimentos, mas o que mais precisamos no momento é de ajuda financeira. Nosso aluguel é muito caro. Por isso, precisamos do apoio de empresários ou pessoas que queiram colaborar conosco”, afirma.

AjudePara ajudar é fácil. Quem

quiser pode colaborar na própria sede da comunidade. Também existe o Projeto Bom Samaritano, voltado às empresas privadas para o tratamento de funcionários e familiares com dependência química de álcool e outras drogas,

ou ainda a possibilidade da empresa “apadrinhar” o tratamento de pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Outro projeto é o Associado Comprometido. O voluntário realiza um cadastro e contribui com uma quantia mensal todos os meses, por meio de um carnê.

Na noite de quarta-feira (17), o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Estado de Esportes (Sesport), e a Prefeitura de Dores do

Rio Preto inauguraram a Praça Saudável, onde fo-ram instalados diversos equipamentos de ginás-tica, para todas as ida-des, inclusive um play ground para as crianças. Além disso, a Sesport também fez a entrega

de uniformes e material esportivo para o projeto Campeões de Futuro, nas duas modalidades existentes no município: Ginástica Rítmica e Fu-tebol.

Estavam presentes à solenidade, realizada ao lado da praça inaugura-da, o secretário estadual de Esportes, Vandinho Leite – que estava acom-panhado do ex-prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga e de sua equipe, a prefeita de Dores do Rio Preto, Cláudia Bastos, o vice-prefeito Eder Poli-do, o secretário munici-pal de Esportes, Gleidson Faqueri dos Anjos, o pre-sidente da Câmara, Julio Amaral, e os ex-prefeitos Carloman Bastos, Ju-quinha e Zé Miguel. As

autoridades foram sau-dadas pela Banda Mar-cial do município e uma multidão tomou cota da praça, principalmente as crianças, que parecem ter aprovado os equipa-mentos instalados.

O secretário Vandinho Leite elogiou o inves-timento feito pela Pre-feitura na praça cons-truída para receber os equipamentos da Praça Saudável, que recebeu o nome do avô da prefeita Cláudia Bastos – Otávio Carrillo Bastos. Ele des-tacou que essa foi a 12ª praça inaugurada no Es-tado, de um total de 115 previstas no projeto. “E nesta praça, temos dois equipamentos para ca-deirantes, quatro são do playgrounds para crian-

ças e os outros 11 para jovens, adultos e melhor idade”, explicou, ressal-tando que um dos obje-tivos é promover a con-vivência familiar, num espaço de produção de vida saudável, não dan-do espaço para as drogas. “E isso também diminui os custos com o atendi-mento na saúde”, enfa-tizou. Os usuários re-ceberão a orientação de professores de Educação Física e a Prefeitura alu-gou um ponto próximo, onde será feita avaliação para que as pessoas fa-çam os exercícios com segurança.

ContraturnoSobre os outros proje-

tos implantados pela sua Secretaria no município,

como o Campo Bom de Bola, Vandinho Leite destacou a importância do projeto Campeões de Futuro funcionar como contraturno escolar, para que crianças e jo-vens tenham atividades em tempo integral, ocu-pando o tempo de for-ma positiva. “Isso é uma forma de evitar o mundo das drogas”, afirmou. O município de Dores do Rio Preto está atenden-do a 400 crianças dentro do projeto. “E será um sucesso se professores trabalharem com o co-ração”, colocou. Vandi-nho Leite fez a entrega simbólica do material ao menino Mateus, que usou da palavra e des-tacou a importância da prática de esportes.

Page 5: Edição 863

FOLHA DOIS

Marcos [email protected]

O iunense que um dia tOcOu numa banda trash metal, estudOu em cOnservatóriO, se fOrmOu em »cOmpOsiçãO e regência e tem prOjetOs para gravar cd e expandir hOrizOntes

A MúsicA clássicA do cApArAó coM dAnilo lAMAs

Danilo é exemplo de que no Caparaó Capixaba também tem música clássica.

sexta-feira, 19/04/2013 regiãO dO caparaó 05

DIVULGAçÃO

A região do Caparaó tam-bém produz música clássica. E produz é a palavra certa, porque Danilo Lamas, 28 anos, de Iúna, é formado em composição e regência, e além de tocar músicas de outros compositores, tam-bém compõe seus próprios trabalhos. Filho de Edmar Lamas e Eliana Henriques Lamas, ele saiu de Iúna aos 17 anos, para estudar em um conservatório de músi-ca em Juiz de Fora (MG), onde permaneceu por três anos. Depois se mudou para São Paulo, onde permane-

ceu por dois anos, também estudando em um conserva-tório, até chegar à faculdade de música.

De volta à sua cidade na-tal, um dos seus sonhos é trabalhar na formação de novos músicos. Desta forma, está dando aulas de violão e teclados, além de divulgar seu trabalho pela internet. “No futuro, a intenção é montar oficinas”, contando com o apoio do grupo que faz parte, o Iúnacult – que reúne artistas, músicos, es-critores e amantes das artes da cidade – e, provavelmen-te, do poder público. “Tento fazer minha parte como edu-cador, mas ainda considero

pouco”, afirma.Danilo Lamas conta que

começou no rock, quando tinha uma banda de trash metal, em Iúna. Agora, de-pois de muitos anos de es-tudo, vem trabalhando mais com música clássica, mas também toca música popu-lar, priorizando os composi-tores brasileiros, desde Chi-co Buarque até Edu Lobo, passando por Radamés Gui-natali e Vila Lobos. “Sempre fui interessado por música e decidi estudar à fundo”, conta.

SoloTudo indica que o músi-

co iunense seja um pionei-

ro, porque não há registro de alguém tocando violão clássico solo, no interior, principalmente na região do Caparaó e até no sul do Esta-do. “Isso acaba chamando a atenção das pessoas que pre-cisam ter mais contato com esse estilo musical e, por isso, pretendo trabalhar com edu-cação musical, para expandir esse trabalho cada vez mais”, destaca.

No entanto, Danilo não pretende se limitar à edu-cação. Ele está escrevendo suas próprias composições, apesar de saber que, no Brasil, trabalhar com música clássica não é fácil. Mas tem projetos de gravar um CD,

com obras de sua autoria e de demais compo-sitores, além do interesse em tra-balhar com outros músicos, em duo ou trio. “E também es-crever peças musicais para a interpretação de quartetos e or-questras”, con-clui o músico iunense, que se coloca à

disposição

das pessoas que querem saber mais sobre seu estilo musical,

se informar sobre aulas e ti-rar dúvidas de como seguir caminho parecido. O seu email é [email protected].

Page 6: Edição 863

Serrana [email protected]

Serrana Filetti

Cerca de 20 crianças, de 6 a 12 anos, participam do “Coralito”.

O Nhoque Cultural do Iúnacult acontecerá na próxima sexta-feira.

Crianças alegrenses participam de projeto social voltado à música

Iúnacult realiza seu segundo evento: o Nhoque Cultural

>> SEXTA-FEIRA, 19/04 /2013 REGIÃO DO CAPARAÓ06 www.AQUIES.com.br

FOLHA DOIS

iluStração Kael KaSabian

O “CORAlITO” é COmPOSTO POR CRIAnçAS DO mUnICÍPIO E TEm A PROPOSTA DE PRIORIzAR A mPB E »RESGATAR A múSICA DE SERESTA

Um coral para os “pe-quenos”. Assim é o “Co-ralito”, grupo criado há menos de um ano na ci-dade de Alegre. Conside-rado um projeto social, o coral tem a participação de 20 crianças, de 6 a 12 anos, e é um trabalho desenvolvido pela Esco-la de Música Saint´Clair Pinheiro.

De acordo com a pre-sidente da escola, Olga Maria Gama Barreto, o trabalho com as crianças começou no ano passa-do. “Tivemos a ideia de formar o coral para as crianças. Nossa primeira apresentação foi no final do ano passado, prepa-ramos uma cantata de Natal e resolvemos então dar continuidade ao tra-balho”, explica Olga.

Segundo ela, o objetivo do coral é “apresentar” às crianças a Música Popu-lar Brasileira (MPB) e resgatar a música de se-resta. “Priorizamos, em nossas apresentações, a MPB e as músicas que são tocadas em serestas”, enfatiza a presidente.

Em relação a como mantém o trabalho, Olga

diz que tem o apoio da Prefeitura Municipal de Alegre e que ela, como presidente, também aju-da. Na quarta-feira (17), o coral fez uma apre-sentação durante a Au-diência Pública do Or-çamento Participativo, promovida pelo Gover-no do Estado, na cidade de Alegre.

Escola de MúsicaO trabalho com o so-

cial vai além do “Corali-

to”. A Escola de Música Saint´Clair Pinheiro é uma entidade sem fins lucrativos, concebi-da como um processo contínuo de educação, tendo como finalida-de social apresentar-se como agente formador e multiplicador da cida-dania, por meio de seus objetivos institucionais. Fundada em 23 de junho de 1983 e instalada 26 de agosto de 1983, foi considerada de utilidade pública em 10 de março

de 1994.A escola desenvolve

projetos de arte musical e, como estratégia peda-gógica, oferece ensino teórico e prático de mú-sica, em nível básico, nas modalidades de canto, sopro, corda e percus-são; além de embasar co-nhecimentos, construir competências, desenvol-ver habilidades e solidi-ficar o desenvolvimento cognitivo, por meio da teoria e das práticas mu-sicais.

Agenda CulturalConfira os eventos do final de semana nos municípios do Caparaó Capixaba

ALEGREBoate ExcentrikaDia: 19 de abril (sexta-feira)Local: Chácara ClubeHora: 23hAtrações: DJ Iltinho Martins, DJ Barbosa

+ espaço alternativo com Arrocha e Sertane-jo, e Trio 51.

Ingressos nos seguintes locais: Barba Ne-gra, Verdinho, Danzai Acessórios e Essencial Boutique.

Classificação: 16 anos com documento com foto.

GUAÇUÍFesta Pré-cafonaDia: 19 de abril (sexta-feira) Local: Imperium GrillHora: 21h Show com Luana SouzaEntrada: Franca

5ª Festa do CafonaDia: 20 de abril (sábado)Local: OpostoHora: 22h57Atrações: Banda Unpakada e MC Jefinho

FaraóIngressos antecipados: R$ 15,00Ingressos do segundo lote: R$ 20,00Venda de ingressos nos seguintes locais:

Let´s Play, Oposto e Mano´s Lanches.

Abertura da Temporada do Ballet GuaçuíDia: 20 de abril (sábado)Local: Teatro Municipal Fernando TorresHora: 20hIngressos antecipados: R$ 7,00Ingressos na hora:R$ 10,00

IBATIBA9ª Caminhada do Circuito Turístico Ca-

minhos dos TropeirosDia: 21de abril (domingo)Hora: 7hSaída: Museu dos TropeirosInscrição: R$ 20,00 (com direito a um kit

– camisa do evento, café da manhã, almoço e transporte de volta).

As inscrições podem ser feitas no Museu dos Tropeiros ou pelo e-mail: [email protected].

JERÔNIMO MONTEIROI Copa de Marcha de Jerônimo MonteiroDia: 20 de abril (sábado)Local: Parque de ExposiçõesHora: 10h30Após a Copa de Marcha haverá show re-

gional

Na próxima sexta-feira (26), o Iúnacult – grupo cultural de Iúna – vai pro-mover seu segundo even-to: O Nhoque Cultural. A iniciativa vai acontecer no Restaurante Passione, a partir das 20 horas. O restaurante fica localizado às margens da Rodovia Mikeil Chequer, próximo ao Lar dos Velhinhos do Caparaó.

De acordo com os orga-nizadores, além do prato principal da noite, quem for prestigiar o evento vai ser brindado com uma programação eclética e

original, sempre apresen-tada por membros do Iú-nacult e por convidados que trabalham com ini-ciativas culturais iunenses. Na noite da próxima sexta, o show musical ficará por conta de Emmanuel Mo-raes, Danilo Lamas, Mar-cos Freire e Wilson.

Também haverá expo-sição de trabalhos de 10 artesãs do município de Iúna. E na parte da lite-ratura e teatro, a iunense Aline Dias irá apresentar textos de forma performá-tica. Além disso, poderá haver a presença de outros

escritores e artistas iunen-ses. Quem quiser conferir, a entrada é franca.

Aluga-se uma Quitinete

Av. José Alexandre,

Rua Waldemar Emery, n5

Guaçuí - Centro

Tel: (28) 9983-4431

Aluga-se um Apartamento

1 qto c/ suite

Av. José Alexandre,

Rua Waldemar Emery, n5

Guaçuí - Centro

Tel: (28) 9983-4431

Page 7: Edição 863

>> SEXTA-FEIRA, 19/04/2013 REGIÃO DO CAPARAÓ 07www.AQUIES.com.br

FOLHA DOIS

Serrana Filetti

[email protected]

Mais um talento descoberto no Projeto Ballet Guaçuí, Amanda se prepara para estágio na Cia. Brasileira de Ballet.

COm vIAGEm mARCADA PARA DOmInGO (21), AO RIO DE JAnEIRO, A ESTUDAnTE E bAIlARInA AmAnDA bARROS SOUzA, 19 AnOS, lEvA nA bAGAGEm A ESPERAnçA DE »FICAR Em UmA DAS mAIORES COmPAnhIAS DE bAlé DO bRASIl.

Serrana Filetti

Jovem do Ballet Guaçuí fará estágio em uma das maiores companhias do Brasil

Um acaso que deu certo. Assim começou a história da estudante Amanda Barros Souza, 19 anos, com o balé. Há quatro anos, ela entrou na academia onde hoje funciona a Companhia Ballet Guaçuí, para praticar luta, mas com o incentivo do diretor artístico da mesma companhia, foi levada a fazer balé. “Sempre gostei de dançar, mas quan-do entrei vim para fazer ou-tra coisa. Aí, o coreógrafo do balé me viu e eu não parei mais”, conta a estudante, que é bolsista e entrou no Projeto Ballet Guaçuí, por meio do Programa Projovem Adoles-cente.

Após três anos fazendo apresentações, por intermé-dio de um contato do pro-

fessor, coreógrafo e diretor artístico da companhia gua-çuiense, Glheison Reis, com diretores de outras compa-nhias, a bailarina foi chamada para participar de um estágio na Companhia Brasileira de Ballet, no Rio de Janeiro. Para Glheison, uma grande oportunidade. “Passar uma semana na Lapa, fazendo um estágio em uma das compa-nhias mais viajadas do Brasil e mais importantes da América Latina, já é uma vitória”, enfa-tiza. Ele destaca que Amanda terá contato com bailarinos conhecidos mundialmente. “Esse estágio é muito difícil conseguir e, para nós, é uma grande alegria”, afirma.

Amanda viaja no próximo domingo (21) e leva na baga-gem a esperança de ficar na companhia e a chance de ser descoberta por outros coreó-

grafos. “Essa é a chance que ela tem de ser descoberta por outras pessoas, e é isso que queremos, que nossos baila-rinos saiam daqui com uma grande oportunidade pela frente”, destaca Glheison. “Existem bailarinos profissio-nais que, através do seu tra-balho, conseguiram realizar outros sonhos, como fazer uma faculdade, e estamos tentando encaminhar mais bailarinos para outras com-panhias”, conta.

Sobre o sucesso da Cia Bal-let Guaçuí, o diretor artístico afirmou que isso é resultado do trabalho realizado em equipe. “Se não tivéssemos a parceria da empresária Rita de Cássia, se não tivéssemos uma equipe forte, não estarí-amos encaminhando nossos jovens”, destaca Glheison, lembrando o jovem bailarino

João Pedro, que está na esco-la do Ballet Bolshoi, aqui no Brasil. “Temos a Gabriela que também é outro talento, e fa-zemos tudo isso sem apoio financeiro fixo de órgão pú-blico ou privado, e sim com apoio de pessoas que gostam do projeto”, revela.

PatrocínioUma das maiores dificul-

dades de Amanda para con-seguir ficar no Rio de Janeiro é a questão financeira. “No sábado (20), a Companhia

Ballet Guaçuí fará a abertu-ra da temporada 2013, com a participação de cerca de 100 crianças que vão se apre-sentar no Teatro Municipal Fernando Torres, a partir das 20 horas, e parte do que for arrecado será para ajudar a Amanda”, conta Glheison. “Então, pedimos que quem puder nos prestigiar, para dar uma força, e quem quiser aju-dar de outra forma, também pode, porque às vezes a pes-soa não pode ajudar finan-ceiramente, e sim dar uma

sapatilha, uma roupa, um uniforme”, sugere.

O Projeto Ballet Guaçuí surgiu há três anos. Atual-mente, 130 crianças e adoles-centes participam das aulas de dança. Além de oferecer uma oportunidade de aprender a dança de forma profissional, o projeto tem uma caracterís-tica social, pois há crianças e adolescentes da rede pública que têm 60% de desconto na mensalidade e a oportunida-de de aprender arte e desco-brir uma profissão.

Page 8: Edição 863

Marcos [email protected]

Serrana [email protected]

Paulo Mignone apresentou relatório sobre seu governo para prestar contas à população.

Prefeito apresenta prestação de contas dos 100 dias

Câmara aprova projeto que cria cargos no Saae

Paulo Mignone realizou uMa audiência Pública, na câMara MuniciPal, onde aPresentou os dados dos PriMeiros 100 dias de seu governo frente ao MunicíPio »

MUNIZ FREIRE

GUAÇUÍ

seXta-feira, 19/04/2013 regiÃo do caParaÓ08 Política www.aQuies.com.br

Marcos freire

Por nove votos a favor e dois contra, os vereadores de Guaçuí aprovaram, na segunda-feira (15), o projeto de lei de autoria do Executi-vo Municipal que cria cargos de provimento em comissão e funções de confiança no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). O projeto visa reorganizar a estrutura administrativa que existe na autarquia municipal desde

1991, definindo novas atri-buições e descentralizando o serviço. A matéria autori-za ainda a abertura de cinco cargos comissionados: um para a diretoria, três para su-perintendente e um gerente, todos nomeados por meio da relação de confiança.

O projeto provocou polê-mica entre os vereadores, já que o parecer do procurador da Câmara Municipal apon-tou impacto financeiro e in-constitucionalidade, sendo a proposta considerada uma Lei Complementar. Mesmo com o parecer, a maioria

dos vereadores foi a favor da matéria, mas Thayro Zini (PMDB) e Sandra Eliene Machado (PPS) foram con-tra a proposta e pediram que ela fosse retirada da votação para ser analisada pelos vere-adores.

O atual líder do governo na Câmara, Paulo Couzi Rosa (PT), afirmou que não há impacto financeiro no projeto. Segundo o vereador, as mudanças estão dentro da Lei Orçamentária. Paulo acrescentou também que a nova lei prioriza a nomea-ção dos efetivos nos cargos

comissionados. Outro que defendeu a matéria foi o ve-reador Edielson Souza (PSB). “Pelo parecer do procurador, o ideal é passar o projeto de lei complementar para lei ordinária. Não seria legal se fosse lei complementar, por isso fizemos emenda modifi-cativa. Assim, o projeto é to-talmente legal”, acrescentou.

OposiçãoCom opinião contrária em

relação à proposta do Execu-tivo, o vereador Thayro Zini (PMDB) questionou várias vezes o parecer jurídico da

Câmara. “O parecer do pro-curador dá ideia que o proje-to é ilegal. Ele não afirma por escrito que tudo é legal, e nós estamos aqui para fazer a le-galidade e a moralidade”, dis-se. Quanto à questão do im-pacto financeiro, o vereador do PMDB afirmou que será de R$ 7 mil por ano. “Não tem como negar, isso está no projeto. Mesmo sendo pe-queno há impacto financeiro sim”, acrescentou. Thayro também falou a respeito da falta de tempo para os vere-adores estudarem a matéria. “Não entendo o porquê de

tanta pressa para aprovar essa lei. Penso que a matéria de-veria ser retirada de votação para ser melhor estudada, pois não tivemos tempo para analisá-la e observamos que ela contraria a própria insti-tuição”, enfatizou.

A vereadora Sandra Ma-chado também se opôs à proposta. Segundo ela, a de-cisão foi por causa do parecer apresentado pelo procurador. “Precisávamos de mais tem-po para estudar. Não posso votar a favor, porque nosso jurídico fala em inconstitu-cionalidade”, finalizou.

O prefeito de Muniz Freire Paulo Mignone (PSB), junto com sua equipe de governo, realizou uma audiência pú-blica para apresentar uma prestação de contas dos 100 primeiros dias de sua admi-nistração frente ao municí-pio. A reunião aconteceu no plenário da Câmara Munici-pal, na manhã de terça-feira (16), e contou com a presen-ça do vice-prefeito Mário Ce-sar Spadetti e dos ex-prefeitos Delson de Oliveira e Zaedis Thezolin, além dos secretá-rios municipais e represen-tantes de vários segmentos da sociedade. Depois, na mesma manhã, quem também esteve no município foi o governa-dor Paulo Hartung, que pa-lestrou sobre a conjuntura estadual, no mesmo plenário (veja matéria na página 9).

Na prestação de contas, o prefeito Paulo Mignone destacou que a maior difi-culdade foi enfrentar a queda da receita, que apresentou um déficit superior a R$ 1,7 milhão, representando uma grande diferença entre o que era previsto e o que foi arrecadado. Houve que-da do FPM, ICMS-Fundap e ICMS, baixa de receitas próprias (IPTU, ISS, IRRF, Dívida Ativa e taxas, e difi-culdade em elevar o Índice de Participação do Município no ICMS. Com isso, o per-centual de gasto com pessoal

ultrapassou os limites de-terminados pela Lei de Res-ponsabilidade Fiscal (LRF), impedindo a contratação de servidores para suprir necessidades de secretarias, principalmente serventes e merendeiras. Isto somado à obrigação constitucional de conceder revisão geral anual aos servidores municipais e à dificuldade em reduzir o gas-to com a folha de pagamen-to, diante da necessidade de manter os serviços públicos.

Contudo, o prefeito des-tacou que, com o esforço de toda a equipe de governo, foi possível realizar ações im-portantes, começando pela realização do Carnaval, com o resgate das culturas locais e da volta da Escola de Samba Deixa Falar. Na Educação, ele destacou a implantação do programa Mais Educa-ção, a realização do Dia da Poesia – como incentivo à leitura, a reforma do Jardim de Infância Ademar Vieria da Cunha. Além de aquisição de equipamentos, ampliação do transporte escolar, restaura-ção do acervo audiovisual da Casa da Cultura, realização da Pedalada do Bem, início da Escolinha de Futebol e capacitação de professores.

Na área de Obras, a pres-tação de contas destacou a construção de pontes em Águas Claras e Meia Quarta, e a construção e recuperação de bueiros em diversas loca-lidades. Foi mostrado, ainda, a recuperação do asfalto das

ruas da sede, reparos e ma-nutenção em veículos e má-quinas pesadas, na oficina da Secretaria e a implantação e manutenção do novo sistema limpeza pública. Também foram feitas a retirada de deslizamentos de barreiras, ensaibramentos, reparos na rede de esgoto e drenagem de águas pluviais, em diversas localidades, além de reparos e manutenção da Praça Risole-ta de Assis Soares e no siste-ma de iluminação pública, na sede e no distrito de Piaçu.

Saúde e SocialA prestação de contas da

atual administração de Mu-niz Freire também destacou um aumento no atendimento na área de saúde, nas consul-tas especializadas, chegando a 2.222, e nos exames especia-lizados – eletrocardiograma e ultrassonografia (791), além da produção na Atenção Bá-sica, com 41.505 atendimen-tos, com destaque para as vi-sitas de agentes comunitárias (12.041), consultas médicas (7.118), procedimentos em Saúde Bucal (7.285) e atendimento de Nível Mé-dio (7.533), entre outros. O relatório mostra, ainda, a produção da Vigilância em Saúde (3.392), atendimen-to de receitas na Assistência Farmacêutica (10.263) e o Transporte Sanitário (1.541) – número considerado baixo pelo próprio prefeito Paulo Mignone. Além dos servi-ços terceirizados, como exa-

mes laboratoriais (7.346), internação hospitalar (220), consultas médicas no Pronto Atendimento da Santa Casa (3.861), pequenas cirurgias (138), exames de apoio a diagnósticos na Santa Casa (1.080), fisioterapia na Apae (219) e atendimento a paciente especial na Apae (452). A prestação de con-tas destaca, ainda, na área da saúde, a implantação do ser-viço endodontia (canal), do Programa de Saúde Mental, da assistência domiciliar e a reestruturação do Setor de Agendamento.

Enquanto na Secretaria de Assistência Social, foram im-plantados dois telecentros, foi implantado o programa Incluir – que acompanhou 169 familias e fez 561 visitas domiciliares, do Governo do Estado, e foi feita a manuten-ção de três brinquedotecas. Também foram realizados 89 atendimentos a famílias

em situação de violação de direitos e outros 800 atendi-mentos individuais, por mês, no Cras, além da adesão ao programa Minha Casa, Mi-nha Vida, com a aquisição de uma área para construção de 40 casas, e a realização de uma audiência pública sobre segurança, em Piaçu.

Produtor e convêniosNa agricultura, o relató-

rio destaca o atendimento a 50 produtores rurais com transporte de ração, mudas de café, mourão para cer-ca e manilhas. Além de 28 produtores atendidos com serviço de trator, para fazer silos, aragem e gradeação de solo. Outros 43 agricultores foram atendidos com serviço de máquinas para limpeza e abertura de estradas, constru-ção de terreiros e caixas secas. Já a Secretaria de Meio Am-biente, de acordo com o rela-tório, implantou o programa

de Educação Ambiental e realizou 20 notificações am-bientais, 20 vistorias e libe-rou 23 licenças ambientais.

Por último, o prefeito apresentou os dados da Se-cretaria de Planejamento e Desenvolvimento que de-senvolveu o Plano Plurianual (PPA), reativou a Comissão de Regularização Fundiária e reativou o Comdur. Também liberou a autorização para a licitação de equipamentos, por meio de convênios (mo-toniveladora, caminhão ca-çamba, caminhão truck e se-cador de café), num total de R$ 1.130.000,00, e estão em fase final os projetos para lici-tação da cobertura do Parque de Exposições, reforma do Ginásio de Esportes e para pavimentação e drenagem de ruas, num total estimado em R$ 1 milhão, além da assina-tura de quatro novos convê-nios, com valor aproximado de R$ 800 mil.

Page 9: Edição 863

>> SEXTA-FEIRA, 19/04/2013 REGIÃO DO CAPARAÓ 09POlíTICAwww.AQUIES.com.br

Marcos [email protected]

Marcos [email protected]

marcos freire

marcos freire

Por nove votos a favor e dois contra, os vereadores aprovaram o projeto.

Hartung: é preciso cuidar dos problemas todos os dias.

Cláudia não sabe se vai conseguir responder a todos os requerimentos dentro do prazo.

Hartung: “meu discurso é otimista”

Requerimentos da Câmara lotam mesa de prefeita

O EX-GOvERnADOR COnvERSOU COm A FOlhA DO CAPARAÓ SObRE A COnjUnTURA E DISSE QUE AO InvéS DE REClAmAR é PRECISO TRAbAlhAR »

dores do rio Preto

estAdo

O ex-governador Paulo Hartung esteve em Mu-niz Freire, na manhã de terça-feira (16), quando ministrou uma palestra sobre a conjuntura capi-xaba, dentro da sua vivên-cia de mundo. A palestra aconteceu no plenário da Câmara Municipal, depois da prestação de contas dos 100 dias de governo do prefeito Paulo Mignone. Autoridades e represen-tantes da sociedade as-sistiram à explanação do ex-governador e depois puderam fazer perguntas e debater com ele sobre vá-rias questões.

Antes de iniciar a pales-tra, Paulo Hartung con-versou com a reportagem da Folha do Caparaó e falou o que pensa sobre a situação do Espírito San-to, frente ao fim do Fun-dap e a ameaça de redução dos royalties do petróleo, E também disse, diante do questionamento sobre o

eterno discurso de crise e falta de recursos, que seu discurso é otimista e que é preciso trabalhar para manter o Estado equili-brado.

Segundo ele, o Espíri-to Santo teve um avanço extraordinário, se compa-rado a antes do ano 2000, quando o Estado ficou um período grande à deri-va, sem pagar a servidores e praticamente sem fazer qualquer investimento. “Muitas vezes dava che-que e o cheque não tinha sequer fundos”, lembra. “Nós conseguimos reorga-nizar a máquina pública, recompor as receitas, vol-tando a ter dinheiro, não só para pagar custeio e pessoal, mas também para investir, fazer escola, uni-dade de saúde, estradas, melhorar a vida do povo”, ressaltou.

Ele coloca que, além de pagar as contas e fazer mais de R$ 1 bilhão de investimentos, foi deixa-do dinheiro em caixa, o que era raro na história

do Espírito Santo. “Pas-sei o Governo, com R$ 1.633.000,00 em caixa, dinheiro de uma reserva para qualquer momento de adversidade”, conta. Além disso, continua Hartung, o Estado conseguiu com que empresas do Brasil e do mundo viessem para o Espírito Santo, gerando oportunidades, empregos. “São muitos investimentos no Estado, projetos sendo implantados de norte a sul”, destaca.

FuturoPara ele, o Estado está

com o futuro pratica-mente garantido. “Prati-camente, porque a vida é tomar conta todo dia do problema, e não dá para subestimar as adversida-des”, afirma o ex-gover-nador que concorda que não foi bom ter perdido o Fundap. “Isso afeta prin-cipalmente as prefeituras, porque os municípios mais de R$ 300 milhões por ano, e isso é muito dinheiro para um estado

que tem 78 municípios”, coloca. E sobre a ameaça dos royalties, espera que o Estado ganhe no Su-premo Tribunal Federal, em relação às áreas que já estão em produção, para não haver um avanço so-bre uma riqueza que já está no Rio e no Espírito Santo, “o que seria uma brutalidade”.

E falando sobre a exis-tência de um discurso pessimista, em que se fala o tempo todo em crise, Paulo Hartung res-pondeu com uma excla-mação: “Eu, não!”. “Eu falo das coisas boas do Estado, das potencialida-des que o Espírito Santo tem, porque é bacana demais, um povo bom, e dificuldades todos têm na vida, só é preciso su-perar”, disse, lembrando que pegou “uma barra pesada danada, quando assumi o Estado, mas ao invés de reclamar, eu fui trabalhar para resolver, e resolvemos”, afirmou, lembrando que deixou

o Espírito Santo numa situação melhor do que aquela que encontrou.

“Eu vejo as potenciali-dades e acho que o Estado tem tudo para continuar bombando, mas tem que tomar conta, e repor o que for perdido, vendo qual outra atividade eco-

nômica posso trazer para Espírito Santo, que gere emprego para nossos jo-vens”, enfatizou. “Mas também não adianta fin-gir que não está havendo problemas, é preciso ver e procurar a saída. E tem saída. Meu discurso é oti-mista”, finalizou.

Em Dores do Rio Pre-to, a prefeita Cláudia Bastos tem repetido em seus discursos e conver-sas de que é preciso que todos somem forças pelo desenvolvimento do mu-nicípio e que é preciso tempo para sentar e pre-parar projetos, que pos-sam garantir recursos e benefícios para a popula-ção. Em solenidade reali-zada em Dores, na noite de quarta-feira (17), ela voltou a tocar no assunto e disse que existe dinhei-ro no Governo do Esta-do e Federal, mas que é preciso apresentar bons

projetos.Ela ressalta que o Es-

tado está preparado para atender os municípios e destaca que só seu mu-nicípio vai receber R$ 5 milhões em saneamento básico. “Oportunida-de e recursos existem, mas precisamos de tem-po para planejar e fazer nossos projetos, para conseguir esses recur-sos”, afirma. No entan-to, segundo ela, isso tem sido difícil, porque seu secretariado e servidores, neste começo de ano, es-tão sendo obrigados a responder a frequentes requerimentos de verea-dores, o que toma tem-po, devido à quantidade de indicações.

Na mesa da prefeita, estão 76 requerimentos feitos pelos vereadores, inclusive, segundo ela, pedido de informações sobre obras que nem co-meçaram ainda. “E eu estou cumprindo com minha obrigação de res-ponder a todos, mas exis-tem requerimentos so-bre processos com mais de 180 páginas, o que toma tempo de toda uma equipe”, conta Cláudia Bastos. Segundo ela, por causa dessa quantidade de requerimento, todos os secretários têm se ocu-pado apenas com isso e não tem sobrado tempo para preparar projetos que tragam recursos para o município.

A prefeita esclarece que não quer entrar em con-flito com o Legislativo e que conhece seus deveres como prefeita, mas tam-bém espera que possa prevalecer o bom senso. “Já pedi uma dilatação dos prazos para respon-der os requerimentos, o que foi concedido pela Câmara, mas não sei se vou conseguir”, afirma Cláudia. Caso não res-ponda aos requerimentos dentro dos prazos legais, a prefeita corre o risco de responder por impro-bidade administrativa, o que pode terminar em cassação de mandato, como têm afirmado al-guns vereadores de opo-sição.

Page 10: Edição 863

Serrana [email protected]

Givaldo e demais autoridades visitaram obras da Unidade Frigorífica

Centenas de pessoas e também autoridades participaram da audiência em Alegre.

Estado realiza audiência pública para o Orçamento

Obras de Unidade Frigorífica Regional serão retomadas

O eventO reuniu centenas de pessOas que representaram Os municípiOs que cOmpõem O caparaó capixaba »

AleGre

GUAçUí

sexta-Feira, 19/04/2013 reGiÃO dO caparaó10 GeraL www.aquies.com.br

divulgação

marcos freire

O vice-governador do Estado, Givaldo Viei-ra, esteve em Guaçuí na quinta-feira (18), em uma visita oficial para anunciar publicamente diversas ações na cida-de. Entre as novidades, a retomada estão as obras da Unidade Frigorífica Regional, popularmente conhecida como mata-douro, que foi o anúncio mais esperado. O vice-governador Givaldo, a prefeita de Guaçuí Vera Costa, vereadores e lide-ranças foram até o local vistoriar a obra.

A Prefeitura foi autori-zada pelo Governo Esta-dual a retomar os traba-lhos e a expectativa é que em 120 dias a unidade frigorífica seja inaugura-

da. “Queremos logo ver essa unidade regional em funcionamento. Os pro-dutores de suínos e bovi-nos precisam desse mata-douro e vamos finalizar essa obra”, disse Givaldo Vieira.

Agora, o setor jurídico da Prefeitura de Guaçuí vai organizar a documen-tação para que a emprei-teira responsável pela obra execute o trabalho. O processo para a com-pra dos equipamentos já está em andamento para que as máquinas e equi-pamentos sejam adquiri-dos assim que a obra for encerrada. O vice-gover-nador ainda pediu que a Prefeitura informe ao Es-tado qual será o modelo de gestão do matadouro.

Centenas de pessoas, representando os 11 mu-nicípios que compõem o Consórcio Caparaó Ca-pixaba, além Bom Jesus do Norte, participaram da audiência pública que discutiu o Orçamento do Estado. O evento foi realizado na quarta-feira (17) pelo Governo do Es-pírito Santo, por meio da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), no pátio da Escola Profes-sor Lellis, em Alegre. Na oportunidade, os partici-pantes puderam apresen-tar e defender projetos a serem incluídos no Orça-mento do Estado para o ano que vem, nas diversas áreas do governo.

De acordo com o secre-tário de Estado de Eco-nomia e Planejamento, Robson Leite, o evento teve como proposta dis-cutir o orçamento junto

Outras açõesAproveitando a vinda

a Guaçuí, o vice-gover-nador Givaldo Vieira fez várias visitas. Na ponte que cedeu, devido às chu-vas, na estrada de acesso à localidade de São Tiago, Givaldo disse que vai so-licitar aos demais órgãos do estado que reparem o local que hoje opera em

meia pista. Na Santa Casa, foi reiterada a vontade de fazer de Guaçuí um pólo de saúde na região. E na Escola Estadual Antonio Carneiro Ribeiro foi pas-sada a informação de que o Governo do Estado já autorizou fazer um projeto para uma nova e moderna escola no local.

Por fim, Givaldo anun-ciou que, em 2014, mais

de R$ 2 bilhões serão in-vestidos no Estado e que o Caparaó vai receber inves-timentos que ultrapassam a casa dos R$ 600 milhões. Desse valor, serão constru-ídas 120 casas populares

com a sociedade civil, procurando informar, discutir, tirar dúvidas e ouvir opiniões e deman-das da população em geral. Seis grupos foram formados para debater temas, como Inovação, Desenvolvimento e Me-lhoria da Gestão Pública, Infraestrutura Urbana e Integração Logística, Pre-venção e Redução da Cri-minalidade, Agricultura, Meio Ambiente, Educa-ção, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Saúde e Proteção Social.

A audiência também foi a oportunidade do governador do Estado, Renato Casagrande, falar sobre o que o Governo quer para 2030 e prestar contas à população do que foi feito em 2012. Segundo o governador, o Estado precisa de um planejamento sério e as ações devem ser realizadas regionalmente. Em rela-ção aos investimentos do ano passado em diversas

áreas, o Governo realizou mais de R$ 1bilhão de in-vestimentos. “Para 2013 e 2014 vamos investir R$ 2 bilhões. Somente em áreas de pavimentação e drenagem, a proposta é investir R$ 800 milhões nos próximos quatro anos, e também serão fei-tas reformas, ampliações, construções de escolas, mais 70 Campos Bom de Bola, 45 praças saudá-veis, entre outras ações”, disse.

ImportanteHá ainda a proposta de

pavimentar estradas no entorno do Caparaó Ca-pixaba, dentro do Proje-to Caminhos do Campo, ligando localidades como Santa Marta, distrito de Ibitirama, a Pedra Roxa, pertencente ao mesmo município. Além de pa-vimentação de estradas rurais que desenvolvem o turismo da região, o Es-tado vai investir em tele-fonia móvel. “O Caparaó

é uma das mais impor-tantes regiões turísticas e para que o turismo se desenvolva, há necessida-de de comunicação. Por isso, investiremos em te-lefonia móvel e, pelo me-nos, oito municípios se-rão contemplados e seus

distritos”, acrescentou.Um dos maiores inves-

timentos para a Região do Caparaó será para o saneamento básico dos 12 municípios. “Através de um recurso do Banco Mundial, R$ 58 milhões serão destinados ao sane-

amento e cada município vai receber sua parcela para poder aplicar”, afir-mou. Após a fala do Go-vernador, os participantes se dividiram em grupos para discutir os temas e deixar suas propostas para o próximo ano.

em Guaçuí, criando um novo bairro no município. A Prefeitura já estuda o lo-cal para as novas unidades habitacionais, por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

Page 11: Edição 863

As equipes agora vão representar Guaçuí na fase regional dos jogos

Os Jogos Escolares de Guaçuí termina-ram no sábado passado (13), em quatro dias de competição, que reu-niu atletas das escolas do município. Os jogos aconteceram no Giná-sio Municipal Zilton Vicente Vasconcelos e as equipes vencedoras agora vão disputar a fase regional dos jogos, que também vão acon-tecer em Guaçuí, de 26 a 29 de maio, contando com a presença de vá-

rios municípios do sul do Estado.

Desta forma, as equi-pes que irão represen-tar o município na fase regional, Monsenhor Miguel de Sanctis – no handebol masculino e feminino juvenil – e o Colégio Israel – hande-bol masculino e femi-nino infantil. Já no vo-leibol, a Escola Monse-nhor Miguel de Sanctis vai representar Guaçuí no masculino e femi-nino juvenil, enquanto

Definidos os vencedores dos Jogos Escolares

Jogos Escolares começam nesta segunda-feira

Moto recuperada em Iúna Homem com mandado é preso Mudas apreendidas em Guaçuí

as equipes que venceram a fase municipal agora vão representar o município na fase regional que acontecerá também em guaçuí »

GUAÇUÍ

AleGre

reGIÃO

segurança/resumo Da semana

Divulgação

>> seXta-feira, 19/04/2013 região Do caparaÓ 11esporteswww.aquies.com.br

no feminino infantil, a representante será a Escola Deocleciano de Oliveira.

E no futsal, mais uma vez deu a Escola Monsenhor Miguel de Sanctis, que vai repre-sentar o município no masculino e feminino juvenil. No infantil, a representante no mas-culino será a Escola Antônio Carneiro e, no feminino, a Escola Deocleciano de Oli-veira.

Começa na segunda-fei-ra (22) e segue até sábado (27), a fase municipal dos Jogos Escolares, em Ale-gre. As equipes das escolas do município vão disputar as vagas para a fase regio-nal da competição, nas modalidades de futsal e handebol, masculino e fe-

minino, juvenil e infantil. Os jogos serão disputados no Ginásio Municipal de Esportes, sempre a partir das 7h30.

No futsal feminino in-fantil, haverá chave única, com a participação das es-colas de Araraí, Celina e Luciano Duarte. Enquan-

to no juvenil, também em chave única, estarão as escolas Luciano Duar-te, Aristeu Aguiar, Araraí, Café e Pedro Simão. Já no masculino infantil e juve-nil, haverá duas chaves. Na chave A, as escolas de Celina, Ceabb, Assenta-mento e Araraí. E na cha-

ve B, Iesc, Aristeu Aguiar, Luciano Duarte, Pedro Si-mão e CTC.

No handebol masculino infantil, foi formada cha-ve única com as escolas Aristeu Aguiar e Luciano Duarte, assim como no ju-venil. No feminino infan-

til, chave única, com Ce-abb, Aristeu Aguiar, Iesc, Luciano Duarte e Pedro Simão. No juvenil, duas chaves. Chave A, Pedro Simão, Araraí, Ceabb e Celina. Na chave B, CTC, Aristeu Aguiar e Luciano Duarte.

As equipes do basquete masculino do Iesc e do vo-leibol feminino e masculi-no juvenil da Escola Sirena Rezende estão automatica-mente classificadas para a fase regional. Isto porque não havia adversários nes-ta fase municipal.

Na quarta-feira (17), du-rante patrulhamento pela Av. Amintas Osório de Ma-tos, no bairro Guanabara, em Iúna, policiais militares, do 14º BPM, abordaram um homem que estava con-duzindo uma motocicleta 125 cilindradas, placa LOS 0693. Josiel Moraci da Sil-va, 51 anos, apresentava si-nais de embriaguez alcoólica

e a moto encontrava-se com restrição de furto e roubo.

O suspeito foi conduzido para a Delegacia de Ven-da Nova do Imigrante e a motocicleta foi apreendida, sendo levada para o pátio credenciado do Detran. Jo-siel e a motocicleta ficaram à disposição do delegado de plantão, para as medidas ca-bíveis

Durante patrulhamento pela obra de asfaltamento “Caminhos do Campo”, da rodovia que liga Mu-niz Freire a Itaici, policiais militares fizeram a aborda-gem a Leandro de Araújo Rosa, 21 anos, residente em Muniz Freire. Durante a abordagem, os policiais verificaram que ele possuía

um mandado de prisão em aberto.

Os policiais conduziram o suspeito até sua casa, onde foram encontrados dois ta-bletes de uma substância pa-recida com maconha, com 10 gramas cada um. Leandro foi conduzido para Delega-cia de Muniz Freire, ficando à disposição da Justiça.

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf ) apreendeu mais de mil mudas de café transpor-tadas de forma irregular, na manhã de quinta-feira (18), em Guaçuí. O enge-nheiro agrônomo do Idaf, Gilson Pinel de Mendonça, explica que o Certificado

Fitossanitário de Origem (CFO) é uma exigência estadual para o transporte de mudas de café dentro do Espírito Santo, atestando a sanidade da carga e evitan-do a introdução de doenças nas lavouras do Estado. As mudas foram destruídas, conforme preconiza a le-gislação.

Page 12: Edição 863

SEXTA-FEIRA, 19/04/2013 REgIão do CApARAó12 www.AQUIES.com.br

Todo o talento de Maria Alice Dias de Araújo Santiago Martins, filha do casal

Roberto Martins e Aninha.

Gilvanzinho e Nubia comandam o Chácara Clube de Alegre.

Na foto, Toninho Viana e sua esposa Graice Couzi, em dia de descanso, pelo litoral capixaba. Gente que faz por Guacuí.

Os amigos Maycom e Luan, em solenidade no Clube de Castores.

BAR do goRdo »pRoCURA novo dono

É com tristeza que anuncio aqui que o Bar mais badalado de Guacui está à venda. Trata-se do Bar do Gordo. É que o nosso amigo Gordo está cansado, depois de mais de 23 anos de trabalho muito intenso e com muito sucesso. A cidade deveria render homenagens a este empresário, porque durante muito tempo foi a única opção de lazer da cidade e foi o único que ousou colocar música ao vivo em plena quinta-feira. Parabéns, Gordo. A coluna é sua fã e eu, que te conheço há mais de 30 anos, sei o quanto você é trabalhador.

RESTAURAnTE »CoISA noSSA Em IúnA

Amigos leitores, indo a Iúna existe um restaurante que deixa qualquer um de água na boca. É bom de

mais. O tropeiro servido lá é tranquilamente o melhor da região do Caparaó. Passando por Iúna, não deixe de experimentar. Meu abraço, aos amigos de longa data, Ecimar e Avair.

AABB dE »gUACUI FAz AnIvERSáRIo

Em comemoração, Ailsom Xavier, o homem show de Guacuí, realizará um baile com o cantor Dinho, de Nova Friburgo, no próximo dia 30. Dinho vem a ser o cantor da Banda LG, que já fez diversas festas pela região, inclusive, a festa em comemoração aos 3 anos da Folha do Caparaó. Uma festa memorável, comemorada na cidade de Muniz Freire. O telefone de contato do Ailsom é (28)9985-6451.

dE volTA A »gUACUI

Depois de 10 anos prestando serviços ao

Estado em várias pastas, Hermes Guimarães está de volta a Guacui, onde assumirá a pasta de Obras. Com sua vasta experiência nas questões públicas, deverá dar, junto com a prefeita Vera Costa, uma nova dinâmica ao Governo Municipal. Uma gestão bem sucedida precisa ter gente nova, mesclada com gente experiente, para assim dar um tom mais profissional à administração. Seja bem vindo e boa sorte, Hermes.

UmA gRACInhA »dE pESSoA

Quem deu nova dinâmica à comunicação, em São Jose do Calçado, é a nossa amiga Adriana Cunha. Mesmo não sendo da área de jornalismo, Adriana é professora e tem se saído muito bem na pasta da Comunicação. E é pessoa de altíssima confiança da prefeita Liliana Bullus. Parabéns, Adriana. Continue assim!

Esta semana, quero abraçar os amigos Luiz Lamas, da Pousada Vovô Zinho, Hercules Kashima, do Labora-tório Kashima, Gilberto Português, o homem que tem o coração do lado di-reito do peito (e só ele e eu sabemos porque), e ao meu amigo Jorginho, da Academia Mais Saúde, gente boa toda vida! Quero abraçar também os amigos

Mário Spadetto, do Carretão Show, e

Wilsinho Mignoni – que já foi sobre-nome Freitas e Coimbra – e ao amigo de longa data Eduardo Soares, todos de Muniz Freire. Quero também abraçar meus amigos Carlinhos da Licitação e o Eliardo, este último, de Divino de São Lourenço, e ao casal mais bonito e divertido também de Divino, prefeito Miguelzinho e sua Aparecida. Enfim, um abraço em todos os nossos leitores.

DIVuLGAção

DIVuLGAção

DIVuLGAção DIVuLGAção

ACONTECE Por: Elias CarvalhoTel: (28)9981-9595Contato: [email protected]