edição 49

12
Edição mensal de Junho de 2010 Ano IV - Edição 49 | R$ 0,50 www.opedregulho.com.br Noroeste do Espírito Santo O evento reuniu centenas de adolescentes e jovens em Pancas durante os dias 23 e 26 de junho. Diversas oficinas ajudaram os participantes a compreenderem um pouco mais sobre vídeo e também das possibilidades que eles têm para divulgar a cidade onde moram com uma câmera de vídeo na mão e uma ideia na cabeça. Mostra Capixaba Audiovisual Etnográfica lota ginásio em Pancas PDM será alterado EVENTO CIDADES, PÁGINA 4 A cidade de 15 mil habitantes é a primeira do Espírito Santo a oferecer internet gratuita à população. Tecnologia surge como oportunidade de negócio. Jovem de Vila Pavão ajuda a divulgar as tradições da cultura pomerana através de desenhos que preservam um pouco mais de sua arquitetura Dia 7 de julho acontece reunião para eleger os membros de Pancas no Conselho Regional de Desenvolvimento - Instância Doce Pontões Capixaba. Qual sua velocidade de internet hoje? Já se imaginou navegando a uma velocidade de 300 Mbps de qualquer lugar da cidade? Saiba que esta tecnologia já existe. O campeonato municipal de futebol de campo já começou e com novidade. Em 2010 foram liberadas partidas em estádios não cercados. São, ao todo, 15 equipes na disputa pelo título municipal. Náutico já goleou na estreia. Depois de anos o Plano Diretor Municipal sofrerá mudanças com o objetivo de favorecer os panquenses que querem investir na cidade. A atual versão, por exemplo, não permite nem a construção de edifícios com mais de dois andares em um grande trecho da Av. 13 de Maio, a principal da cidade. A mudança ocorrerá graças ao apelo populacional e à união de empresários e comerciantes da cidade, que exigem uma nova perspectiva de crescimento para Pancas. Na foto, os membros do Conselho de Desenvolvimento Municipal Urbano de Pancas. VILA VALÉRIO POMERANOS TURISMO INTERNET FUTEBOL CIDADES, PÁGINA 3 CIDADES, PÁGINA 5 CIDADES, PÁGINA 6 VIDA DIGITAL, PÁGINA 7 ESPORTES, PÁGINA 10 CIDADES, PÁGINA 3

Upload: marcio-fernandes

Post on 09-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição mensal de junho de O Pedregulho

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 49

Edição mensal de Junho de 2010

Ano IV - Edição 49 | R$ 0,50 www.opedregulho.com.br

Noroeste do Espírito Santo

O evento reuniu centenas de adolescentes e jovens em Pancas durante os dias 23 e 26 de junho. Diversas oficinas ajudaram os participantes a compreenderem um pouco mais sobre vídeo e também das possibilidades que eles têm para divulgar a cidade onde moram com uma câmera de vídeo na mão e uma ideia na cabeça.

Mostra Capixaba Audiovisual Etnográfica lota ginásio em Pancas

PDM será alterado

EVENTO

CIDADES, PágINA 4

A cidade de 15 mil habitantes é a primeira do Espírito Santo a oferecer internet gratuita à população. Tecnologia surge como oportunidade de negócio.

Jovem de Vila Pavão ajuda a divulgar as tradições da cultura pomerana através de desenhos que preservam um pouco mais de sua arquitetura

Dia 7 de julho acontece reunião para eleger os membros de Pancas no Conselho Regional de Desenvolvimento - Instância Doce Pontões Capixaba.

Qual sua velocidade de internet hoje? Já se imaginou navegando a uma velocidade de 300 Mbps de qualquer lugar da cidade? Saiba que esta tecnologia já existe.

O campeonato municipal de futebol de campo já começou e com novidade. Em 2010 foram liberadas partidas em estádios não cercados. São, ao todo, 15 equipes na disputa pelo título municipal. Náutico já goleou na estreia.

Depois de anos o Plano Diretor Municipal sofrerá mudanças com o objetivo de favorecer os panquenses que querem investir na cidade. A atual versão, por exemplo, não permite nem a

construção de edifícios com mais de dois andares em um grande trecho da Av. 13 de Maio, a principal da cidade. A mudança ocorrerá graças ao apelo populacional e à união de empresários e comerciantes

da cidade, que exigem uma nova perspectiva de crescimento para Pancas. Na foto, os membros do Conselho de Desenvolvimento Municipal Urbano de Pancas.

VILA VALÉRIO

POMERANOS

TURISMO

INTERNET

FUTEBOL

CIDADES, PágINA 3

CIDADES, PágINA 5

CIDADES, PágINA 6

VIDA DIgITAL, PágINA 7

ESPORTES, PágINA 10

CIDADES, PágINA 3

Page 2: Edição 49

2 o pedregulho - JuNho de 2010

EDITORIAL

AMOPANCAS.COM

EXPEDIENTE

BRONCA DO LEITOR

A cidade de Pancas pos-sui enorme potencial turís-tico ainda inexplorado. Isso é inegável. Mas aos poucos vem despertando sua po-tencialidade a nível esta-dual e também nacional.

Pancas já organiza di-versos eventos ao longo do ano, como cavalgadas, torneios de voo livre, es-portes radicais, festas, se-restas, entre outros. Estes eventos, tantos os esporti-vos quanto os festivos, são fundamentais para divul-gar a cidade em âmbito re-gional. Através da divul-gação regional, é possível chegar ao público vizinho,

que ajuda a levar o nome da cidade para lugares mais longínquos.

Recentemente, na cida-de, foi realizada a I Mostra Capixaba de Audiovisual Etnográfica, evento que reu-niu centenas de adolescen-tes e jovens de toda a região noroeste do Espírito Santo. E estes levaram para a cidade pais, professores e profissio-nais formadores de opinião.

Tudo ocorreu bem no evento, que foi muito bem organizado. Porém, a cida-de precisa se alertar para um ponto crucial para o turismo: a infraestrutu-ra. Enquanto o Estado, a

Prefeitura ou a iniciati-va privada organiza even-tos, os empresários dos ra-mos ligados diretamente ao turismo precisam in-vestir. Principalmente o setor hoteleiro.

Restaurantes, bares, pa-darias e o comércio em geral precisam se preparar para receber os turistas. Os hoteis e pousadas, em geral, são os primeiros a serem procu-rados pelos turistas. E em Pancas, hoje, são menos de 100 leitos, o que inviabiliza a realização de eventos de maior porte.

O poder público até po-de fomentar o turismo

promovendo palestras, ca-pacitação, cursos, e outros. Mas depende muito mais dos empresários locais in-vestirem do que dos ór-gãos públicos. Porém, es-tes precisam ser sempre ativos e criar mecanismos para conscientizar empre-sários e a população sobre a importância do turismo.

Pancas hoje não pode mais depender apenas da monocultura cafeeira. O comércio enfraquece junto com a colheita ruim e pre-judica todo o ano da cidade.

É preciso que o legislativo municipal aprove leis de in-centivo fiscal e levem para a

cidade empresas com o ob-jetivo de gerar empregos di-retos e indiretos, pois assim naturalmente o turismo terá uma base mais sólida para se desenvolver e levar jun-to com ele a cidade.

Recentemente, foram inseridas placas de sina-lização no município, um ponto fundamental para uma cidade turística. Isso mostra organização. Mas a população precisa cuidar desses bens e de forma al-guma destruí-los. Todos na cidade sabem onde fica a igreja, praça, órgãos públi-cos, propriedades rurais, mas o turista não conhece.

Ele se sente mais a vonta-de quando vê uma cidade em ordem.

Em breve, o mapa do tu-rismo rural municipal deve-rá ficar pronto. Essa é mais uma atração para o turista. Mas, para tudo dar certo, é bom reforçar: é preciso in-vestir em infraestrutura, tan-to na zona urbana quanto na rural. Enquanto os donos de hoteis e pousadas melho-ram seus leitos e novas va-gas são criadas as estradas da zona rural precisam estar sem buracos, as ruas da ci-dade precisam estar limpas, entre outros. Só assim o tu-rismo decola de vez.

O jornal O Pedregulho re-serva um espaço para que você leitor possa entrar em contato direto com o jornal e deixar sua mensagem so-bre alguma reportagem do jornal, elogiando, critican-do ou até mesmo sugerin-do pauta. Sua opinião é muito importante para fa-zer um jornal cada vez mais com a cara da região. Entre no site www.opedregulho.com.br e deixe seu recado.

VANDALISMONo dia 8 de junho, por

volta das 10h40 da manhã

de terça, estava eu de re-torno de Colatina junta-mente com minha irmã e meu cunhado quando ao aproximarmos do trevo do Frechiani obervei que por algum motivo fútil e vân-dalo alguém havia destru-ído aquilo que a muitos orientava e a outros orgu-lhava. Parei e pude cons-tatar que uma maneira fria e sem motivo alguém des-truira a placa de mármo-re que trazia consigo o no-me Pancas. Confesso que fiquei muito triste pois não entendia o porquê de tanta

covardia com aquela que dava nome a nossa bela ci-dade poesia. Espero que esse jornal chegue até às mãos desse que destruiu nossa placa, e que ele sinta que não só eu mas a todos os panquenses ficamos muito tristes não só em sa-ber que destruira um bem público tão importante pa-ra todos nós, mas em saber também que existem pes-soas tão covardes como você, morador de Pancas.

Adilso de OliveiraPancas - ES

Manter uma cidade lim-pa não é fácil. Pior ain-da quando existe na cida-de pessoas que não tem hábitos de higiene e pen-sam que todas as pesso-as da cidade são iguais a eles, isto é, vão vê-los su-jando e se calam, mostran-do assim que é um fato co-mum. Na Av. José Nunes de Miranda, próximo onde es-tudam muitas crianças e jo-vens, diariamente um mo-rador coloca o seu lixo na rua. Pior ainda, é o papel higiênico, já usado, cla-ro. Quando ele acorda ce-do, as servidoras públicas que varrem as ruas retiram o lixo. Contudo, quando ele se dá ao luxo de dormir um pouquinho mais, o li-xo fica até o dia seguinte.

O lixo se espalha e além do mau aspecto coloca em ris-co toda a cidade. Sem falar do exemplo ruim, que este morador dá às crianças que estão chegando à escola e diariamente são obrigados a assistirem este ato de de-samor à cidade, desrespei-to às leis e aos funcionários

da Prefeitura que fazem a limpeza da cidade. O pior é que existem dois pontos de coleta de lixo a menos de 30 metros da casa do cidadão.

Esta foi uma sugestão de pauta do leitor de O Pedregulho. Se desejar fazer sua sugestão, entre no site www.opedregulho.com.br.

Investimentos no turismo

Cidadão dá mal exemplo

O Pedregulho LtdaRua Jade, nº 5, Lírio dos Vales CEP 29.750-000 - Pancas - ES

CNPJ: 08.239.237/0001-31

Diretor-geralWilson [email protected]

Editor-chefeMárcio Carreiro [email protected]

ComercialAugusto [email protected](27) 9900.1760

Colaboração Antônio Cláudio Marchesini

[email protected]

Edição onlinewww.opedregulho.com.br

Circulação: Pancas, Alto Rio Novo, Mantenópolis, Águia Branca, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Colatina, Governador Lindemberg, Marilândia, Baixo Guandu e Cuparaque-MG.

Impressão: Gráfica Cricaré: Rua Santa Cruz, 148, Centro, Nova Venécia - ES

Tiragem: 2 mil exemplares

Envie elogios, críticas e sugestões e ajude a fazer um jornal cada vez mais com a cara da cidade

O morador joga o lixo onde há grande circulação de pessoas

Errata

Na edição do mês pas-sado, no anúncio do Consultório Odontológico Drª Michela Alcure, página

16, foi divulgado que o Dr. Leonardo G. Becalli é espe-cialista em ortodontia. O o correto seria dizer que ele

é cirurgião-dentista e mes-trando em Ortodontia.

o pedregulhonotícia com qualidade

@opedregulho@opedregulho

Siga já o jornal O Pedregulho no twittere fique por dentro das novidades que

acontecem em Pancas e região.

Aproveite e siga também o @amopancas.

Page 3: Edição 49

3o pedregulho - JuNho de 2010

n Em reunião extra-ordinária, o Conselho de Desenvolvimento Municipal Urbano de Pancas, atendendo aos anseios da sociedade civil organizada, resolveu enca-minhar ao Poder Executivo

pedido para que sejam to-madas as medidas no sen-tido de alterar alguns pon-tos conflitantes no Plano Diretor Municipal.

O PDM de Pancas, que está em vigor desde 2004, gerou diversas polêmicas e

contrariou muitos interes-ses. Contudo é bom lem-brar que este foi elabora-do com aval da sociedade, que poucas ou nenhuma vez compareceu às oficinas para elaboração do mes-mo. Vêm aí as alterações

que vão atender de imedia-to os pontos mais polêmi-cos e que por lei podem ser feito de imediato. Porém as mudanças mais abrangen-tes precisam de mais tempo, pois são necessários profis-sionais de engenharia e es-pecialistas em urbanismo e isto demanda tempo e gran-des gastos.

Um dos pontos mais dis-cutidos e que vem impe-dindo o desenvolvimen-to de setores do comércio local é o afastamento de três metros em relação a ruas. O proprietário de um terreno de esquina medindo 12x25m, ou seja 300m², teria seu imóvel re-duzido mais de 1/3, o que com certeza não agrada a ninguém.

Outro ponto é o cresci-mento vertical, que limi-ta as construções em no

máximo dois pavimen-tos, no trecho que vai da Câmara a Rua Jovino Nonato da Cunha (Rua do Beco). Neste aspecto já foi elaborada uma proposta e logos seja elaborado pe-lo Executivo o projeto de lei, este será encaminhado a Câmara dos Vereadores para aprovação. Novas reu-niões serão realizadas pe-lo CDMU ainda no mês de

julho/2010 visando as alte-rações que atendam a po-pulação. Em breve aconte-cerão audiências públicas e é bom que a sociedade compareça a estas audiên-cias para que ele tenha a cidade que deseja. E você pode e deve se manifestar. Mas para isso têm de com-parecer as audiências pú-blicas que são anunciadas com antecedência.

nVila Valério, localizada a 238km de Vitória, tornou-se a primeira cidade do Estado com acesso gratuito a inter-net. A cidade foi incluída no programa “Cidade Digital” após cumprir às exigências técnicas do processo de se-leção. Ao todo, 15 mil mo-radores das áreas urbana e rural são beneficiados.

As cidades digitais ofere-cem internet gratuita para a população. Ou seja, são as cidades globalizadas, conectadas ao mundo por meio das novas tecnologias

e com acesso público.O evento de inauguração,

acontecido dia 4 de junho, contou com a presença de diversas autoridades, den-tre elas o senador Renato Casagrande, que explicou a importância da ampliação do projeto. “Precisamos ex-pandir o projeto para ou-tros municípios e democra-tizar o acesso à informação em todo o Estado”, avaliou o parlamentar.

“Com internet gratuita é possível interligar os ór-gãos públicos, aumentando

a eficiência dos serviços prestados. Pode, por exem-plo, montar uma rede de vídeomonitoramento para proteger as instalações pú-blicas e os cidadãos”, expli-cou ele. “É possível, ainda, disponibilizar centros de inclusão digital, telecentros e até mesmo ministrar cur-sos de educação à distância para a população”, concluiu Casagrande.

O senador disse, ain-da, que o programa per-mite outros benefícios co-mo aprimoramento das

atividades escolares; bara-teamento do serviço pres-tado pelas lan houses, já que não terão que repas-sar os custos de internet; além de possibilitar que os órgãos públicos disponibi-lizem serviços como certi-dões, alvarás, orientações técnicas e administrativas.

A cidadeVila Valério foi loteada

por uma companhia po-lonesa, contratada pelo Governo Federal, em 1943. O engenheiro chefe era o

polonês Esteves Bonislau Rochisk, que programou a demarcação para um ter-reno de dois mil alqueires, com divisas com Colatina e Linhares.

Entretanto, devido à fe-bre amarela que atin-giu diversos imigrantes, a companhia polonesa não terminou o trabalho. Com a desistência, o Governo acabou empreendendo novas demarcações, res-peitando, porém, as anti-gas. Hoje, o município tem uma área de 471,3 km2 e

13.865 habitantes. As primeiras casas eram

de palmito roliço e cober-tas por folhas de palmei-ras amarradas com cipó. A cidade recebeu o nome de Vila Valério em homenagem ao primeiro médico, um po-lonês que era conhecido na região como Dr. Valério e que teria se empenhado em combater a febre amarela na região. Com a emancipação política em 28 de março de 94, acrescentou-se a palavra Vila ao nome Valério.

nEm seção extra ordiná-ria a Câmara Municipal de Pancas aprovou a Lei nº 1089/2009, Sancionada pelo Prefeito Municipal,

que cria o dia da Imigração Pomerana do Município de Pancas-ES. Em seu Artigo 1º a Lei estabe-lece que, fica criado, no

Calendário de Eventos do Município o 4º (quarto), domingo do mês de junho de cada ano como o dia da Imigração Pomerano do Município. A seção ocor-reu no Córrego de São Bento, em Laginha, onde se concentra a comuni-dade pomerana, e contou com a presença de inú-meras autoridades, entre elas a deputada estadu-al Luzia Toledo, Norberto Quirino, representan-do o Deputado Estadual Josias da Vitória, encarre-gado do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional), que fez a en-trega de diplomas que comprovam a origem dos

imigrantes desta comuni-dade; além de autoridades eclesiásticas e a Senhora Vanilda Haese Dettmann, Presidente Presidente da Associação Pomerana, que falou sobre a impor-tância da Lei e a força que pode ter uma comunida-de quando unida em uma associação, conclamando a todos pomeranos e não pomeranos para fazer par-te desta associação, que apesar do nome congre-ga todos.

Ao final da cerimônia, a festa foi animada com churrasco e muita ale-gria, característica des-te povo tenaz, alegre e trabalhador.

nOs moradores do distrito de Laginha, há 22km de Pancas, estão muito insatisfeitos com a falta de cobertura de celular. Tanto que na entrada do distrito há uma placa que faz uma reclamação. Moradores disseram que diversos políticos já prometeram, mas nenhum cumpriu.

CIDADES

Esquinas como a da Praça João XXIII com a Av. 13 de Maio não são aproveitadas com o atual PDM

A comunidade luterana compareceu em massa para o evento

PROGRESSO)) O município de Pancas irá adequar o Plano de Desenvolvimento Municipal às suas realidades para impulsionar o crescimento

INTEGRAÇÃO)) A partir de agora, com a internet gratuita, é possível interligar órgãos públicos e melhorar a eficiência nos serviços prestados

SINAL)) Moradores estão fora da área de coberturaDOMINGO)) A lei 1089 estabelece o quarto domingo de julho como o dia da imigração

Enfim, o PDM será modificado

Vila Valério implanta Cidadania Digital

Lei cria o Dia da Imigração Pomerana em Pancas

Laginhenses querem sinal de celular

Conselho de desenvolvimento urbano de Pancas reunido

WILSON CARIOCA

MÁRCIO CARREIRO

WILSON CARIOCA

WILSON CARIOCA

Page 4: Edição 49

4 o pedregulho - JuNho de 2010

Mostra reúne 13 cidades em PancasnRepresentantes da juven-tude rural dos 13 municí-pios participantes da pri-meira ‘Mostra Capixaba de Audiovisual Ednográfica’ apresentaram seus víde-os entre os dias 23 e 26 de junho na mostra compe-titiva que foi realizada em uma tenda cultural monta-da em Pancas. O evento, que é realizado pela Secretaria de Estado da Cu lt ura (Secult) em parceira com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), é organiza-do pelo Instituto Parceiros do Bem.

Os documentários exibi-dos na Mostra foram pro-duzidos por estudantes de escolas públicas, na faixa de 14 a 24 anos de idade, durante as oficinas de ca-pacitação em audiovisu-al realizadas nos municí-pios participantes: Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Colatina, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Nova Venécia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha e Vila Pavão.

Dentre os alunos par-ticipantes estão os da Escola Família Agrícola ‘Jacyra de Paula Miniguiti’, de Barra de São Francisco, que por meio do Programa Valorização da Juventude Rural tiveram um incentivo

para entrar no mundo do audiovisual.

“Por meio do progra-ma estamos beneficiando a vários jovens do meio ru-ral que antes não tinham o contato com vários assun-tos do meio urbano. O im-portante é que eles pas-sam a ter uma boa visão cultural”, afirmou Paulo Sarmento, um dos coorde-nadores do Programa da Juventude Rural.

“Nós fizemos o curta ‘Sentinela Capixaba’, que

conta como surgiu esse apelido para Barra de São Francisco. Foi muito bom para nós. Adquirimos vários conhecimentos, entramos em contato com equipa-mentos que nunca tínhamos visto de perto. Se tiver mais oportunidades nos próxi-mos anos eu estou dentro”, avisa Natan de Souza Silva, aluno da Escola Família Agrícola do município.

Eu acompanhei todas as etapas, desde a seleção dos jovens até o projeto final, e

falo com convicção que ele é surpreendente. O talen-to não está só na Grande Vitória, mas em todo o in-terior do Estado, tenho cer-teza que eles vão longe”, aponta Renata Vial, coorde-nadora da equipe de Barra de São Francisco.

A Mostra contou também com a parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Re curs os Hídr icos (Seama), do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema),

do Instituto Sincades, do Sebrae-ES, com o apoio do Consórcio Intermunicipal do Caparaó, Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), Associação Diacônica Luterana (ADL), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Espírito Santo (Fetaes) e dos municípios capixabas envolvidos.

ValorO objetivo principal do

Programa ‘Valorização da Juventude Rural’ é promo-ver a criação de oportuni-dades para o crescimento do jovem que reside em co-munidades rurais, por meio de ações como a facilitação do acesso desse público à terra, aos meios de produ-ção, à educação tradicional e profissional e às tecnolo-gias e informações.

O programa é divi-dido em: Qualificação Social e Profissional; Fo r t a l e c i m e n t o d o s Núcleos de Jovens Rurais; Arte do Saber; Cinema Rural; ‘Plantando Árvores, Colhendo Vida’ e Processos Produtivos Sustentáveis.

Novo PedeagAs estratégias de infra-

estrutura no meio rural, no que diz respeito à juven-tude rural, estão previstas no Novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Novo Pedeag) para o período de 2007-2025. O documento delineia o futuro desejável para a sociedade capixaba, com indicadores e metas setoriais a serem alcança-das nas próximas duas dé-cadas, e nas orientações de Governo 2007/2010.

O documento está dis-ponível na íntegra para a consulta no site www.seag.es.gov.br e www.redeagri-cultura.com.br.

Jovens de Colatina marcaram presença no evento Adolescentes e jovens recebendo prêmios

A EMEF Carlos Dalmásio, de Boapaba, Distrito de Colatina, foi a grande atração entre os participantes da 1ª Mostra Capixaba de Audiovisual Etnográfica, ocorrida em Pancas. O aluno Carlos Henrique S. Conradi , com seu acordeon comandou o espetáculo e fez o público emudecer para ouvir sua música. Tocando diversos ritmos, de acordo com os pedidos da plateia, Conradi mostrou que entende do assunto. Ele foi o compositor da trilha sonora do vídeos “História de Pescador”, que representou Colatina.

Evento lotou o ginásio José Moreira dos Santos, em Pancas

4 DIAS)) Adolescentes e jovens de 14 a 24 anos foram os responsáveis pela produção de vídeo durante oficinas de capacitação audiovisual

Cartões de visita | Folderes | CartazesMapas | Calendários | Impressos em geral.

FOTOS WILSON CARIOCA

Page 5: Edição 49

5o pedregulho - JuNho de 2010

nMorador do municí-pio de Vila Pavão, Rafael Schultz, de apenas 21

anos de idade, busca preservar o Patrimônio Arquitetônico Pomerano

através de seus vários tra-balhos. Atualmente traba-lha na prefeitura de Vila

Pavão na área de projetos e tem como hobby dese-nhar os traços da arquite-tura pomerana.

Segundo o jovem, para melhorar a cada dia seus desenhos, nos finais de semana vai ao interior do município fazer pesquisas, entrevistas e registro foto-gráfico das construções tí-picas. Seu objetivo não é apenas desenhar e guardar para si, mas sim repassar a todos e principalmente aos moradores destas ca-sas pomeranas sobre a im-portância de se preservar o patrimônio cultural.

No dia 29 de maio, após realização de uma soleni-dade na prefeitura de Vila Pavão, o jovem presenteou

o Deputado Federal Jurandy Loureiro com uma de suas obras, um desenho em tela sobre a arquitetu-ra pomerana. “Acho que a iniciativa do jovem em pre-servar a arquitetura pome-rana é muito importante não só para o município de Vila Pavão mas para to-da a comunidade pomera-na do Espírito Santo, pois esse registro histórico tem um grande valor e eu me sinto honrado em receber esse presente”, agradeceu o deputado Jurandy.

O patrimônio arqui-tetônico pomerano do

Espírito Santo esta sendo ameaçada pelo mercado de movelaria desde a dé-cada de 80. Muitas das ca-sas foram demolidas pa-ra se transformarem em móveis de demolição, al-gumas das peças depois de prontas chegam a cus-tar mais do valor pago pe-la edificação toda.

Atualmente várias pes-soas, a exemplo do jovem Rafael Schultz, buscam in-centivar o resgate e a pre-servação desse bem ma-terial, importante para a cultura pomerana e a his-tória de nosso estado.

nO Proepo (Programa de Educação Escolar Pomerana) é um programa pedagógico que tem como objetivo valorizar e fortale-cer a cultura e a língua oral e escrita pomerana, uma vez que para os pomeranos, a língua é o símbolo de sua identidade étnica e sócio-cultural, ou seja, seu modo de vida camponês.

Foi implementado em 2004 em cinco municípios que foram colonizados por descendentes pome-ranos (Pancas, Laranja da Terra, Domingos Martins, Vila Pavão e Santa Maria de Jetibá) e na época foi firmado com um contrato de parceria assinado pelos prefeitos e secretários de educação dos municípios.

Para a satisfação dos po-meranos, em 2007 foi pu-blicada a Lei Municipal nº 987/2007 de 27 de julho de 2007 – “dispõe sobre a

Co-Oficialização da Língua Pomerana no município de Pancas e a inclusão da dis-ciplina de estudo da língua no currículo escolar, nas es-colas da rede municipal de

ensino localizadas nas regi-ões em que predominam a população descendente no município”.

No m u n i c í p i o d e Pancas, o Programa é

desenvolvido inicialmen-te em seis escolas muni-cipais de 1º ao 5º ano, e em um Centro Educação Infantil Municipal. As es-colas foram selecionadas a

partir de visitas diagnosti-cadas com levantamentos dos aspectos da identidade culturais, que reafirmam a proposta do programa em questão e o que enfatiza a Cultura Pomerana em regi-ões do município cujos mo-radores são descendentes pomeranos.

As escolas municipais de 1º ao 5º ano envolvi-das possuem em seu total uma clientela de 113 alu-nos, dos quais 93 são des-cendentes pomeranos e o CEIM envolvido possui um total de 100 alunos, sendo 70 descendentes.

O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Educação. Essa parceria se refere à contratação da professora itinerante Érica Kempim Holander e do Assessor Ismael Tressmann, residen-te em Santa Maria de Jetibá.

Em 2010 foi adquirida uma motocicleta para o transporte da professora.Como dizem as palavras do assessor Ismael Tressmann: “aprender e estudar não se restringe, porém, para os pomeranos, à simples al-fabetização ou a aquisição de conhecimentos sobre o mundo dos citadinos. A escola deve estar a serviço também da própria valori-zação da cultura pomera-na, isto é, valorização à di-nâmica constituição de sua identidade étnica e social. A educação escolar priori-zará – além das necessárias informações a respeito dos conhecimentos universais – aspectos da cultura pome-rana e a transmissão de sua história num aspecto de en-sino formalizado – a escola”.

-------------------------------------------Sônia Soave Schumacher SchramCoordenadora do PROEPO no município de Pancas

nO Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), assinou em Alto Rio Novo a ordem de serviço para a constru-ção de mais um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Na obra serão investidos R$ 400 mil, sendo R$ 350 mil para construção e R$ 50 mil para aquisição de equi-pamentos. O Centro será entregue à população com laboratório de informática, auditório, brinquedoteca, sala de atendimento psi-cossocial e atuará com fa-mílias e indivíduos, visan-do a orientação e o convívio

sociofamiliar e comunitá-rio. No local também ha-verá espaço para atendi-mento aos beneficiários do Programa Bolsa Família.

No CRAS de Alto Rio Novo serão desenvolvidas atividades como: palestras; recepção e acolhida; acom-panhamento de famílias e indivíduos; grupo ou ofici-na de convivência (jovens e idosos); atividades so-cioeducativas com famí-lias; visitas domiciliares; atividades de inclusão di-gital, encaminhamento de famílias ou indivíduos pa-ra a rede de serviço socioas-sistencial e outras políticas públicas; encaminhamen-to para inserção de famílias

no Cadastro Único; e arti-culação e fortalecimento de grupos sociais locais.

Atualmente, o municí-pio de Alto Rio Novo pos-sui 689 famílias com o perfil do Programa Bolsa Família, além de aproximadamente 98 assistidos pelo Benefício de Prestação Continuada, entre idosos e pessoas com deficiência.

São DomingosAcompanhado do de-

putado estadual Givaldo Vieira (PT), o presiden-te da Câmara Municipal de São Domingos do Norte, Emerson Grobério (PPS) e o prefeito Élison C a m p o s t r i n e ( P S B ) ,

estiveram no dia 23 de ju-nho, na Sedurb, onde foram recebidos pela Secretária daquela pasta, Regina Curitiba Silva. De acordo com o prefeito e o verea-dor, eles conseguiram jun-to a Sedurb, com o apoio do deputado, uma verba no valor de R$ 400 mil re-ais para pavimentação da Praça dos Três Poderes.

Emerson informou ain-da que a verba servirá tam-bém para construir uma praça no mesmo local. “A pavimentação e a praça é uma antiga reivindica-ção dos moradores de São Domingos do Norte”, afirma Emerson. O prefeito Élison também ficou feliz com a

conquista de mais bene-fícios para São Domingos do Norte. A outra boa noti-cia passada pelo presidente Grobério é que a Seag está licitando a compra de dois tratores agrícola para se-rem entregues a Associação de Pequenos Produtores Rurais do Córrego do Catete e o outro para a Associação do Córrego Dumer.

Emerson também es-teve reunido no dia 27 de maio com a Associação de Pequenos Produtores Rurais da comunidade de Rancho Fundo, interior do município. Foi acom-panhado do deputado es-tadual Luciano pereira (DEM), do prefeito Élison

Campostrine (PSB) e dos moradores da localidade.

De acordo com o vere-ador Emerson, a finalida-de da reunião foi para so-licitar do deputado o seu empenho no sentido de conseguir para a comuni-dade de Rancho Fundo, uma máquina de pilar café, um secador de ca-fé e um resfriador de lei-te. Graças ao empenho de Emerson Grobério e do pre-feito Élison Campostrine, já conseguiram junto ao de-putado Luciano Pereira, através de emenda parla-mentar, um trator agríco-la que se encontra a dispo-sição da comunidade de Montes Claros.

Proepo educa 163 estudantes em Pancas

CRAS será construído em Alto Rio Novo

Jovem busca preservação da Arquitetura Pomerana

Entrega da motocicleta à professora Érica Kempim Holander: Secretária Municipal de Educação Divina Leila, Coordenadora Pedagógica Maria Helena, Professores e alunos envolvidos no Proepo

Desenho do Museu Pomerano de Vila Pavão

Desenho de Casa Típica Pomerana, feito por Rafael Schultz.

TALENTO)) O jovem Rafael Schultz, de Vila Pavão, mostra suas habilidades e ajuda a resgatar a cultura pomerana divulgando seus trabalhos

AJUDA)) O Proepo de Pancas conta com apoio do professor Ismael Tressmann, de Santa Maria de Jetibá

VERBA)) Serão investidos R$ 400 mil reais com o Centro de Referência em Assistência Social

DIVuLGAçãO

Page 6: Edição 49

6 o pedregulho - JuNho de 2010

nNos dias 17 e 18 de ju-nho Pancas recebeu a vi-sita do Secretário Estadual de Educação, Sr. Haroldo Corrêa. No primeiro dia de sua visita a Pancas, a secretária municipal de Educação, Srª Divina Leila, com outros membros da Prefeitura Municipal pro-moveram uma recepção no auditório da secretaria, com a presença de várias autoridades locais, dentre elas o prefeito municipal Luiz Schumacher.

Em seu discurso, o se-cretário estadual abor-dou temas como o “Novo Regimento”, “O atual mo-delo de Gestão Escolar” para a direção das es-colas estaduais, citando que esse novo modelo já está sendo implantado no município de Pancas e que vai ser adotado em todo o Estado, pois segundo o secretário é uma forma de tirar a

mão da política da edu-cação. Falou ainda sobre a novidade do “Processo Seletivo”, esclarecendo eventuais dúvidas exis-tentes entre os interessa-dos. Salientou que a dire-tora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Sebastiana Grilo”, Srª Cristiane Alice Pontes Estevão, e a Srª Mariceles Caetano Engelhardt, su-perintendente regional de educação, têm sido

pioneiras nesse processo educacional.

Segundo diaNo dia seguinte visitou

as Escolas Estaduais on-de teve a oportunidade de ver de perto à prática do-cente. Na Sebastiana Grilo a recepção ficou por con-ta da Srª Luiza Saller, que lhe deu as boas vindas em Pomerano. Seguindo o ritual, reuniu-se com a equipe gestora, para ouvir

deles suas queixas e tro-car idéias. Em seguida o Sr. Marcelino Schwntz deu um show de concerti-na. Após foi a vez do gru-po de dança pomerana emocionar o secretário com uma linda apresen-tação daquilo que é parte da cultura local da comu-nidade onde esta inserida a escola. Encerrando a vi-sita foi servido um almoço ao secretario e os gestores da Sebastiana Grilo.

A empresa usa um caminhão para transportar lixo compactado

O secretário Haroldo Corrêa entre professores da Escola Sebastiana Grilo, em Laginha

Os adolescentes do EAC realizarão sua "V Caminhada Ecológica" do em Pancas. O tema deste ano será “A natureza pede socorro. Preserve-a”. A caminhada será no dia 4 de julho e a venda das camisas será revertida em alimentos que serão doados ao Projeto Espaço da Alegria.

A cidade de Pancas, assim como quase todas no Brasil, se enfeito para a Copa do Mundo. Porém, este ano, os enfeites tiveram menos destaque do que na copa de 2006. A foto acima foi tirada no antigo Beco, na copa da Alemanha, e reuniu centenas de pessoas nas comemorações das vitórias.

O Sr. Daniel José dos Santos, brasileiro, casado com Sr. Ana Lúcia de Oliveira Santos, residente no Município de Pancas, nascido em 03/01/1960, filho de José Basilio dos Santos e Alcides de Souza Santos, está desaparecido desde 1988. Quem souber de seu paradeiro favor comunicar com o Jornal O Pedregulho.

BRITAS

Caminhada ecológica enfeites da Copa desaparecimento

Secretário de Educação visita Pancas

Conselho de Turismo elege membros regionais

Reciclando vidas e aquecendo a economia

AmoPancas.com reúnirá amigos na grande Vitória

ATRAÇÕES)) Os panquenses receberam calorasamente o secretário Haroldo Corrêa

PANCAS)) A eleição na cidade acontecerá na quarta-feira, dia sete de julho LIXO)) Toneladas já foram arrecadadas

AMIZADE)) AmoPancas promove encontro

nA Associação Reciclando Vidas de Catadores de Materiais Reciclaveis - Revicamare - vem fazen-do desde março de 2010 a coleta de materiais reciclá-veis nos bairros do municí-pio de Pancas e os resulta-dos, segundo o presidente da associação, Sr. Waldecyr Iazzarin, estão satisfatórios. “Geramos empregos, lim-pamos terrenos, quintais, passamos todos os dias no centro da cidade catando materiais nas lojas do co-mercio em geral, nas re-partições públicas, nos es-critórios, e o resultado fala por si só: a cidade está re-almente mais limpa, mas temos muito ainda por fa-zer, e vamos fazer”, ressalta Waldecyr lazzarin.

“A associação já está en-viando os materiais reci-cláveis para as indústrias de reciclagem e, portanto, já estamos contribuindo para que nossos recursos

naturais sejam poupados e tenham uma vida útil bem maior, o que para o meio ambiente é uma alternati-va ecologicamente corre-ta”, explicou.

“Com a colaboração da população e dos comer-ciantes da cidade em um curto espaço de tempo ti-raremos do meio ambien-te em torno de duas tonela-das de materiais recicláveis por dia, e isso refletirá di-retamente no dia-a-dia das pessoas, ou seja, menos po-luição e mais qualidade de vida” concluiu Waldecyr.

SERVIÇOPara saber melhor como funciona a Associação Reciclando Vidas entre em contato.

Telefone(27) 9978.7891

Veja quanto é possível econonizar na natureza:Mil Kg de papelão reciclado = 20 árvores poupadas.

Mil Kg de vidro reciclado = 1.300 Kg de areia extraídos poupados.

Mil Kg de plástico reciclado = milhares de litros de petróleo poupados.

Mil Kg de alumínio reciclado = 5 mil Kg de minério extraídos poupados.

Vencedores

nAcontece em Pancas, no dia 7 de julho, quin-ta-feira, uma reunião pa-ra a eleição com objeti-vo de definir os membros do município que serão representantes da cida-de no Conselho Regional de Desenvolvimento – Instância de Governança Doce Pontões Capixaba. Cada município terá o di-reito de eleger seus re-presentantes que parti-ciparão dos debates e do planejamento regional do Turismo.

O convite é feito pela Secretaria de Estado de Turismo, pelo SEBRAE/ES e pela Região Turística Doce Pontões Capixaba, composta por: Águia Branca, Alto Rio Novo,

Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindemberg, Marilândia, Mantenópolis, São Domingos do Norte e Pancas, aos empresários, representantes da entida-de civil organizada ou em-preendedor do turismo da cidade.

PautaA reunião começa-

rá com a apresentação da Região Doce Pontões Capixaba, fei ta pe-lo Sr. Elson Augusto do Nascimento, Subsecretário de Turismo e Cultura de Pancas, Presidente do

Fórum de Secretários e Dirigentes de Turismo do Espírito Santo e Coordenador da Região Doce Pontões Capixaba.

Logo em seguida have-rá uma apresentação feita pela Sr ª. Márcia Abrahão, Gerente de Gestão e Turismo da Secretaria de Estado de Turismo, com o tema “Turismo Regionalizado: uma opor-tunidade de desenvolvi-mento integrado da ini-ciativa privada e do poder público. Turismo só se faz com integração!”.

Por fim, haverá a eleição e composição dos membros locais que representação o município no Colegiado Regional – Instância de Governança Municipal.Membros do Conselho Regional de Turismo

nAtenção panquenses que moram na Grande Vitória: o site AmoPancas.com e o jornal O Pedregulho pro-moverão em breve um en-contro dos panquenses da Grande Vitória.

O evento ainda não tem data nem local mar-cados, mas todos os deta-lhes serão divulgados no site AmoPancas.com. É provável que o encontro aconteça no final do mês de julho ou ainda no de-correr do mês de agosto. Quanto o local, a organi-zação do evento está aber-ta a sugestões enviadas pe-los interessados.

O objetivo desse evento é promover a integração entre os panquenses que estão afastados da cida-de. Hoje centenas de pan-quenses vivem na região metropolitana.

O site já divulgou várias reuniões dos panquenses, entre elas nos anos de 2007 (Vitória), 2008 (Meaípe - Anchieta) e 2009 (Vila Velha.

Os interessados em sa-ber mais sobre o evento devem enviar e-mail para [email protected]. ou então siga o site através do twitter @amopancas.

FOTOS WILSON CARIOCA

Page 7: Edição 49

7o pedregulho - JuNho de 2010

gAME DO MÊS

VIDA DIgITAL @

nEm abril, a Intel anun-ciou a colaboração com empresas como Samsung e Motorola, no desenvol-vimento da próxima gera-ção da tecnologia WiMax de banda larga móvel.

As empresas fazem par-te do grupo WiMax 2 Collaboration Initiative, criado para acelerar o de-senvolvimento de padrões para a tecnologia WiMax 2. A tecnologia, que tem sido adotada na Europa Ocidental, nos países em desenvolvimento e também por algumas operadoras dos

EUA, poderá oferecer taxas de transferência superiores a 300 megabits por segun-do (em momentos de pico).

A transferência típica das redes WiMax atuais variam entre 4 Mbps e 6 Mbps para downloads, e entre 1 Mbps e 2 Mbps para uploads e de acordo com a Intel, o desempenho pode ser até melhor, dependendo da distância do usuário à torre.

O novo padrão WiMax 2 baseia-se no padrão IEEE 802.16m, que traz avan-ços em relação ao 802.16e (WiMax) e é compatível

com os padrões anteriores.De acordo com as em-

presas, há uma demanda crescente por aplicações ricas em mídia em apare-lhos móveis e as melhorias ajudarão os operadores do WiMax a fornecer a banda larga necessária. Entre es-ses aperfeiçoamentos estão menor latência e maior ca-pacidade para serviços de voz sobre internet (VoIP).

Como funcionaAparelhos habilitados

ao WiMax em sua casa – ou em seu bolso – recebem os

sinais e estão na internet. A partir daí, os aparelhos WiMax podem irradiar o si-nal via Wi-Fi para conectar eletrônicos que ainda não suportam a nova tecnolo-gia. Mas, nessa transferên-cia, a velocidade nominal máxima do WiMax não po-de ser alcançada; é limita-da aos 54 megabits por se-gundo que o Wi-Fi suporta em condições ideais.

Redes WiMax apresentam ainda vantagens sobre o cus-to de instalação de redes ca-beadas ou mesmo 3G. Elas podem prover tanto acesso à

internet banda larga quanto a serviços VoIP (transmissão de voz pela rede) e não exi-gem a quebra de prédios ou a perfuração do solo para a instalação de cabos. Por isso são adequadas para cobrir áreas de risco – como fave-las –, de patrimônio históri-co, de difícil acesso ou mes-mo extensas áreas rurais. Caso um governo opte por prover banda larga sem fio a toda a população de gra-ça, o WiMax é a opção.

3G e 4GO 3G mal começou a

se popularizar no Brasil e sucessor, 4G, já está em uso na Europa, com velo-cidades bem melhores. Mas essas tecnologias são defendidas por espe-cialistas como a terceira e quarta geração do celu-lar. Já o WiMax é tecnolo-gia de internet móvel, ou seja, atinge celulares, no-tebooks e outros. Mas no Brasil ainda não são ven-didos muitos aparelhos compatíveis e o país ain-da não conta com leis es-pecíficas para implanta-ção do WiMax.

EVOLUÇÃO)) Com o avanço tecnológico em breve será possível o usuário doméstico ter velocidades de conexão fora dos padrões atuais

NATUREZA)) Tecnologia é ecológica

WiMax: velocidade de tirar o fôlego

Refrescância com luz solar

Fifa 2010

Optar por adquirir um ar-condicionado para a ca-sa é um passo importante quando se leva em conta os gastos de energia do apare-lho. Se a grana estiver curta, talvez o melhor passo seja aguentar o calor - pelo me-nos até o momento. A LG lançou um ar-condiciona-do ecologicamente correto que diminui o consumo de energia através da luz solar.

O aparelho é uma cria-ção híbrida, sendo abaste-cido tanto por rede elétrica

quanto por energia solar. Isso é possível por conta da presença de painéis solares com localização estratégica para captação da luz.

Os painéis são capazes de gerar 70W/h durante a exposição solar, o equiva-lente à energia gasta por um refrigerador. Além dis-so, reduzem 212kg de emis-são de dióxido de carbono na atmosfera em 10 anos, o que poderia ser comparado ao plantio de 780 pinheiros no mesmo período.

VELOCIDADE BRASIL COREIA DO SUL

300 1,9 19,8Mbps é a velocidade nominal da tecnologia WiMax

Mbps é a velocidade média da conexão no Brasil

Mbps é a velocidade média da conexão no país asiático

Em época de Copa do Mundo o assunto é só futebol. FIFA 10 é o mais recente capítulo da franquia de simuladores de futebol da Electronic Arts. Continuando na linha de realismo com uma jogabilidade precisa, desta vez a grande aposta da empresa é ter ouvido os seus fãs na hora de desenvolver o game. Com isto, inúmeras sugestões foram aplicadas diretamente no título, que traz melhorias consideráveis.

A jogabilidade ganha muito com o novo sistema de controle de bola em 360º, muito mais preciso em relação ao anterior de seis eixos. Além disso, a inteligência artificial está

muito mais adequada às diversas situações encontradas através das partidas. Do goleiro até os atacantes, todos estão mais adaptados a reagir de uma forma similar ao que vemos na realidade, o que deve eliminar muitas frustrações.

De resto, o jogo com um todo ganhou um bom polimento. O modo carreira, os elementos de física, os gráficos, tudo foi retocado de forma a tentar manter a franquia no topo da competição pelo mercado de jogos de futebol - a diversão virou o nome do jogo, para poder bater o concorrente Pro Evolution Soccer.

A

Associação Pomerana de

Pancas – APOP sente-se honrada

em convidá-lo para a POMERFEST, no distrito de

Laginha – Pancas, ES, nos dias 24 e 25 de julho de 2010.

Programação:24/07 – Sábado:: 9 às 16 h – Arquivo Público (Emissão de certidões de imigração):: 18:00 h – Passeata Cultural:: 20 h – Festival de Danças Tradicionais (Quadra de Esportes):: 22 h – Baile Típico Pomerano com a banda “Os Germanos” (Quadra de Esportes)

:: 25/07 – Domingo8 às 17 h – Festival de Concertina com vários tocadores do estado com Júnior de Jesus. (Quadra de Esportes- Laginha).

“Hijr is uk pomerland!”

Page 8: Edição 49

8 o pedregulho - JuNho de 2010

PORTARIA Nº 014/2010De 30 de Março de 2010.

Cícero Quedevez Grobério, Presidente da Câmara Municipal de Pancas, Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais,

RESOLVE: Art. 1º- Decretar ponto facultativo no dia 01 de abril em virtude da Sexta-Feira da Paixão..

Art. 2º- Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação

Gabinete do Presidente, em 30 de março de 2010.

REGISTRE-SE, PuBLICA-SE E CuMPRA-SE.

-Cícero Quedevez Grobério--Presidente -

Registrada e publicada nesta secretaria na data supra.

-Juarez Carlos Giles- 1° Secretário

PORTARIA DE Nº 015/2010De 03 de Maio de 2010.

Cícero Quedevez Grobério, Presidente da Câmara Municipal de Pancas, Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais,

RESOLVE: Art. 1º- Exonerar o Sr. Sebastião Lourenço da Silva, do Cargo em Comissão de Assessor Parlamentar – CC I da Câmara Municipal de Pancas.

Art. 2º- Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete do Presidente, em 03 de Maio de 2010.

REGISTRE-SE, PuBLICA-SE E CuMPRA-SE.

-Cícero Quedevez Grobério--Presidente -

Registrada e publicada nesta secretaria na data supra.

-Juarez Carlos Giles--1º Secretário-

PORTARIA Nº 016/2010De 03 de Maio de 2010.

Cícero Quedevez Grobério, Presidente da Câmara Municipal de Pancas, Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais,

RESOLVE:

Art. 1º- Nomear o Sr. Divino de Souza, para exercer o Cargo em Comissão de Assessor Parlamentar – CC I da Câmara Municipal de Pancas.

Art. 2º- Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete do Presidente, em 03 de Maio de 2010.

REGISTRE-SE, PuBLICA-SE E CuMPRA-SE.

-Cícero Quedevez Grobério--Presidente -

Registrada e publicada nesta secretaria na data supra.

-Juarez Carlos Giles--1º Secretário-

PORTARIA Nº 017/2010De 12 de Maio de 2010.

Marcos Alexandre Mataveli de Morais, Presidente da Câmara Municipal de Pancas, Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais,

RESOLVE:

Art. 1º- Decretar ponto facultativo no dia 14 de maio em virtude do feriado de Emancipação Político-Administrativa de Aniversário de Pancas.

Art. 2º- Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação

Gabinete do Presidente, em 12 de Maio de 2010.

REGISTRE-SE, PuBLICA-SE E CuMPRA-SE.

-Marcos Alexandre Mataveli de Morais--Presidente -

Registrada e publicada nesta secretaria na data supra.

-Juarez Carlos Giles- -1° Secretário-

PORTARIA DE Nº 018/2010De 17 de Maio de 2010.

Cícero Quedevez Grobério, Presidente da Câmara Municipal de Pancas, Estado do

Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais,

RESOLVE:

Art. 1º- Exonerar a Srª. Maria Cirlene Vieira Costa Pereira, Assistente de Liderança – CC IV, ocupante do cargo Comissionado da Câmara Municipal de Pancas.

Art. 2º- Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete do Presidente, em 17 de Maio de 2010.

REGISTRE-SE, PuBLICA-SE E CuMPRA-SE.

-Marcos Alexandre Mataveli de Morais--Presidente -

Registrada e publicada nesta secretaria na data supra.

-Juarez Carlos Giles--1º Secretário-

PORTARIA Nº 019/2010De 17 de Maio de 2010.

Marcos Alexandre Mataveli de Morais, Presidente da Câmara Municipal de Pancas, Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais,

RESOLVE: Art. 1º- Nomear o Sr. Vereador Adelcio Bento Coffler para fazer parte da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e Nomear o Vereador Juarez Carlos Giles para substituir o Presidente Marcos Alexandre Mataveli de Morais, temporariamente, em virtude do Presidente da Comissão está assumindo o Cargo de Presidente da Câmara.

Art. 2º- Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação

Gabinete do Presidente, em 17 de Maio de 2010.

REGISTRE-SE, PuBLICA-SE E CuMPRA-SE.

-Marcos Alexandre Mataveli de Morais--Presidente -

Registrada e publicada nesta secretaria na data supra.

-Juarez Carlos Giles- -1° Secretário -

PORTARIA DE Nº 020/2010De 17 de Maio de 2010.

Marcos Alexandre Mataveli de Morais, Presidente da Câmara Municipal de Pancas, Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais,

RESOLVE:

Art. 1º- Fica fixado em R$ 120,00 (CENTO E VINTE REAIS) mensais o valor do Auxílio de Alimentação que será concedido aos Servidores Públicos da Câmara Municipal de Pancas, na forma da Lei Municipal nº 827/2004, de 26 de Março de 2004, com relação dada pela Lei nº 1154/2010, de 04 de Maio de 2010.

Art. 2º- Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete do Presidente, em 17 de Maio de 2010.

REGISTRE-SE, PuBLICA-SE E CuMPRA-SE.

-Marcos Alexandre Mataveli de Morais--Presidente -

Registrada e publicada nesta secretaria na data supra.

-Juarez Carlos Giles--1º Secretário-

PORTARIA Nº 021/2010De 28 de Maio de 2010.

Cícero Quedevez Grobério, Presidente da Câmara Municipal de Pancas, Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais,

RESOLVE:

Art. 1º- Nomear a Srtª. Maria Aparecida Prudêncio, para exercer o Cargo em Comissão de Assistente de Liderança – CC - IV da Câmara Municipal de Pancas.

Art. 2º- Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos retroativos a partir de 18/05/2010.

Gabinete do Presidente, em 28 de maio de 2010.

REGISTRE-SE, PuBLICA-SE E CuMPRA-SE.

Cícero Quedevez GroberioPresidente

Registrada e publicada nesta secretaria na data supra.

Juarez Carlos Giles1º Secretário

PORTARIA Nº 022/2010De 01 de Junho de 2010.

Cícero Quedevez Grobério, Presidente da Câmara Municipal de Pancas, Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais,

RESOLVE: Art. 1º- Decretar ponto facultativo no dia 04 de junho em virtude do feriado de Corpus Christi.

Art. 2º- Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação

Gabinete do Presidente, em 01 de junho de 2010.

REGISTRE-SE, PuBLICA-SE E CuMPRA-SE.

-Cícero Quedevez Grobério--Presidente -

Registrada e publicada nesta secretaria na data supra.

-Juarez Carlos Giles- 1° Secretário

PORTARIA Nº 023/2010De 09 de Junho de 2010.

Cícero Quedevez Grobério, Presidente da Câmara Municipal de Pancas, Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais,

Considerando que a Seleção Brasileira estará participando da Copa do Mundo de 2010, como favorita ao hexacampeonato Mundial.

Considerando que compete ao Presidente da Câmara Municipal estabelecer nos termos da Lei o horário de funcionamento do serviço.

RESOLVE: Art. 1º- Fica estabelecido que o expediente interno da Câmara Municipal de Pancas, no dia 15 de junho de 2010 terá início às 07:30 (sete horas e trinta minutos) e encerramento às 13:30 (treze horas e trinta minutos), e no dia 25 de junho de 2010 terá início às 07:00 (sete) horas e encerramento às 10:30 (dez horas e trinta minutos), em virtude do jogo da COPA DO MuNDO.

Art. 2º- Esta portaria entra em vigor na

data de sua publicação

Gabinete do Presidente, em 09 de junho de 2010. REGISTRE-SE, PuBLICA-SE E CuMPRA-SE.

-Cícero Quedevez Grobério--Presidente -

Registrada e publicada nesta secretaria na data supra.

-Juarez Carlos Giles- 1° Secretário

PORTARIA Nº 024/2010De 24 de Junho de 2010.

Cícero Quedevez Grobério, Presidente da Câmara Municipal de Pancas, Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais,

Considerando que a Seleção Brasileira estará participando da Copa do Mundo de 2010.

Considerando que compete ao Presidente da Câmara Municipal estabelecer nos termos da Lei o horário de funcionamento do serviço.

RESOLVE: Art. 1º- Fica estabelecido que o expediente interno da Câmara Municipal de Pancas, caso o Brasil jogue no dia 28 de junho de 2010 terá início às 07:30 (sete horas e trinta minutos) e encerramento às 13:30 (treze horas e trinta minutos), sendo transferido para o dia 29 de junho de 2010 a reunião ordinária que ocorreria no dia 28, e se o jogo ocorrer no dia 29 de junho de 2010 terá início às 07:30 (sete horas e trinta minutos) e encerramento às 13:30 (treze horas e trinta minutos), em virtude do jogo da COPA DO MuNDO.

Art. 2º- Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação

Gabinete do Presidente, em 24 de junho de 2010. REGISTRE-SE, PuBLICA-SE E CuMPRA-SE.

-Cícero Quedevez Grobério--Presidente -

Registrada e publicada nesta secretaria na data supra.

-Juarez Carlos Giles- 1° Secretário

publicidade oficialO jornal O Pedregulho conta com preços especiais para Prefeituras, Câmaras Municipais, Sindicatos, Fóruns, Ministério Público e diversos órgãos públicos para publicação de editais, portarias, atos, balancetes e outros documentos.

Empresas privadas que também quiserem publicar documentos, O Pedregulho é uma excelente opção.

Antes de fazer sua publicação, entre em contato com O Pedregulho e consulte nossa tabela de preços.

http://www.opedregulho.com.br

Page 9: Edição 49

9o pedregulho - JuNho de 2010

VARIEDADESVARIEDADES

FERIADOS E DATAS COMEMORATIVAS - julho

ANIVERSARIANTES DO MÊS

PiadinhasAntônio Cláudio [email protected]

AJUDANDO O BÊBADOA mulher acorda o mari-

do no meio da madrugada:- Amor, estão batendo à

porta. Vai ver o que é...O sujeito vai atender e

ao abrir a porta, dá de cara com um bêbado:

- Será que dá para você dar uma empurradinha? - diz o bêbado com voz pastosa.

O sujeito reclama, revoltado:

- Você acha que eu vou sair uma hora dessas para ajudá-lo a empurrar o car-ro? Nem morto!

E bate a porta na cara do bêbado. Voltando para a cama, a mulher pergun-ta quem era:

- Só um bêbado queren-do que eu o ajude a empur-rar o carro.

- E por que você não

ajudou? - indaga a esposa.- Ah... ele está bêbado...

- balbucia o sujeito.Pouco depois, a consciência co-meça a pesar e ele muda de idéia. Ao abrir a porta, ele não consegue ver nada além da escuridão e grita:

- Ei, você ainda quer a minha ajuda?

- Quero sim! - responde o bêbado.

- Mas onde é que você está?

- Estou aqui.. . no balanço!

LOIRA NO ZOOLÓGICOA loira está passeando

no zoológico. Ela passa em frente à jaula do leão e lê numa plaquinha, pregada na grade:

LEÃO AFRICANOEla continua e passa em

frente à jaula de um tigre.

Lá ela lê:TIGRE DA ÍNDIAProssegue o passeio e vê

uma jaula vazia. Na gran-de há uma plaquinha on-de a loira lê:

C U I D A D O, T I N TA FRESCA

Histérica, ela sai corren-do, abanando os braços e gritando:

- CORRAM, GENTE! CORRAM! TINTA FRESCA FUGIU! TINTA FRESCA FUGIU!!!!

A FRASE CERTAO marido chega bêba-

do em casa tarde da noite, derruba um vaso de flo-res, vomita no tapete, der-ruba a TV e vai se deitar, já de manha ele acorda com café na cama e um bilhe-te de sua mulher que dizia: Meu amor fiz seu café com

torradas que eu sei que vo-cê adora, te amo.

apos ler o bilhete ele fi-ca espantado pois avia che-gado bêbado em casa que-brado tudo e vomitado no tapete, apos tomar o café ele vai até a sala onde es-ta seu filho e lhe pergunta:

O filho me respon-de uma coisa, o que deu na tua mãe em? Eu che-guei bêbado tarde da noi-te quebrei tudo aqui e ela me dá café na cama e dei-xa um bilhetinho dizen-do que me ama, o que ou-ve em? o filho responde: Olha pai,quando o senhor chegou apos quebrar tudo e vomitado o tapete o se-nhor foi se deitar de calça e tudo, ai a mãe resolveu ti-rar a sua calça só que nesse momento o senhor falou: não moça não faça isso eu

sou casado.... Resumo da historia:

Vaso de flores, 50 reaisTapete, 200 reais TV, 350 reaisFalar a frase certa na ho-

ra certa,não tem preço.....

LOBO MAU ESTRESSADO Chapeuzinho viu uma

movimentação num arbus-to e foi ver o que era.

E lá estava ele, o Lobo.Então perguntou:- Seu Lobo, o senhor por

aqui?- Sim, Chapeuzinho...- Mas Seu Lobo, pra que

esses olhos tão grandes?- É para te ver melhor!E o Lobo correu sumin-

do pela mata.Logo ali Chapeuzinho

Vermelho percebe outra mo-vimentação em uma moita e vai verificar.

Lá estava novamente o Lobo.

- Seu Lobo! O senhor por aqui novamente?

-Pois é, Chapeuzinho.- Mas Seu Lobo, pra que

essas orelhas tão grandes??- É para te ouvir melhor!E o Lobo correu sumin-

do mata adentro... Mais adiante, novamente uma

movimentação em uma moita.

Chapeuzinho vai verifi-car e encontra novamente o Lobo Mau.

- Seu Lobo, outra vez o senhor por aqui?

- É, né, Chapeuzinho...- Mas me diga: para que

essa boca tão grande?- É para te mandar ca-

tar coquinho porque eu tô querendo cagar faz um tempão e você não deixa.

Livia 21/7 e Mayana 4/7 Juliano, 6/7 José Ronaldo, 7/7Karine 14/7 José Lucas, 20/7 Nina Alice, 11/7

01 • Dia da vacina BCG02 • Dia do Hospital02 • Dia do Bombeiro Brasileiro 04 • Dia Internacional do Cooperativismo04 • dia do Operador de Telemarketing06 • Dia da criação do IBGE

08 • Dia do Panificador09 • Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista10 • Dia da Pizza12 • Dia do engenheiro Florestal13 • Dia do Engenheiro de Saneamento 13 • Dia do Cantor

13 • Dia Mundial do Rock14 • Dia do Propagandista de Laboratório 14 • Dia da Liberdade de Pensamento15 • Dia Nacional dos Clubes16 • Dia do Comerciante17 • Dia de Proteção às Florestas

19 • Dia da Caridade 19 • Dia Nacional do Futebol20 • Dia do Amigo e Internacional da Amizade20 • Dia da 1ª Viagem à Lua (1969)23 • Dia do Guarda Rodoviário25 • Dia de São Cristóvão 25 • Dia do Colono

25 • Dia do Escritor 25 • Dia do Motorista26 • Dia da Vovó27 • Dia do Motociclista28 • Dia do Agricultor

Panquense na copa Festa junina

Campeões

Quem nasceu ou viveu por pelo menos um dia em Pancas já deve ter ouvido que em todos os lugares do mundo há pelo menos um panquense. E na Copa do Mundo da África não poderia faltar um. E quem marca presença é o Nílton Antônio Grobério Filho (2° da direita), que há cinco anos mora em Moçambique, vizinha à África do Sul, país sede do mundial. Niltinho, como é conhecido, está com seus amigos entre os jornalistas e comentaristas Paulo César Vasconcelos, da Sportv, e Alex Escobar, da Globo. E como bom panquense, levou uma faixa especial ao estádio no empate em 0x0 com Portugal.

A festa do Projeto Espaço da Alegria esteve boa na Obra Social na tarde/noite do dia 26 de junho. O evento reuniu centenas de pessoas em frente à Obra Social, no Centro da cidade. Houve muitas comidas típicas: bolos, tortas, canjicão, entre outras delícias das festas juninas. As crianças do projeto fizeram a dança que animou todos os presentes. As barracas venderam todos os produtos e o dinheiro arrecadado será revestido em benfeitorias para o projeto. Quem quiser fazer doações de alimentos, roupas, entre outros, basta entrar em contato com a secretaria do Projeto Espaço da Alegria, que fica na Av. José Nunes de Miranda, ao lado do prédio da rádio. FOTO: PEDRO CyPRIANO.

Lucas Dutra (zagueiro) e Wesley azevedo (atacante)foram campeões da 3ª Taça Cidade de Colatina, na categoria sub 12. Os jovens panquenses disputaram o torneio pela equipe Colatina Sede. A categoria sub 12 é a base da Copa A Gazetinha e os pequenos atletas foram destaque no torneio.

Page 10: Edição 49

10 o pedregulho - JuNho de 2010

nO tradicional Campeonato Municipal de Futebol 2010 está envolvente. Afinal, as regras este ano muda-ram em relação às últimas competições.

Desta vez, foi permitida a realização de partidas em campos onde não há cerca nem vestiário, regra impos-ta nas edições anteriores, o que limitava jogos ape-nas no Estádio Laurindo Barbosa, Bairro Operário, Laginha e Vila Verde.

Com a abertura, o núme-ro de participantes aumen-tou consideravelmente pa-ra 15 equipes. E o torneio foi dividido em três gru-pos, definidos por localida-de: Região A (União, Nílton Sá, Náutico, Pratinha, Novo Progresso); Região B (Juventus, Palmeiras, Sumidouro, Mataveli, Juventude); e Região C (Aldeamento, Luterana, Nacional, Pedra Bonita e São Bento).

E a regra de classifi-cação também mudou. Classificam-se os dois me-lhores de cada região mais os dois melhores terceiros colocados. As equipes dis-putarão as quartas-de-final e semi-final em jogos de ida e volta. A grande final será em jogo único, dia 19 de se-tembro, às 18h, no Estádio Laurindo Barbosa.

A primeira rodada já aconteceu, com desta-que nos titulares para a vitória do Náutico sobre o Pratinha por 8x0. A equi-pe do Náutico vem este

ano com sede de título e montou uma forte equipe. Mas os adversários tam-bém se reforçaram. O Novo Progresso vem em busca do bicampeonato e União e Nílton Sá também monta-ram equipes competitivas para o torneio.

Entre os aspiras, des-taque para a goleada do Nacional sobre o Pedra Bonita: 5x0. Jogando em casa, a equipe do Nacional não encontrou dificuldades em vencer o São Bento. Veja a lista completa de resulta-dos abaixo.

ASPIRAS TITULARunião 1x1 Nílton SáNáutico 2x1 PratinhaMataveli 3x0 JuventudeJuventus 1x2 PalmeirasAldeamento 2x0 LuteranaNacional 5x0 Pedra Bonita

união 1x1 Nílton SáNáutico 8x0 PratinhaMataveli 2x2 JuventudeJuventus 0x0 PalmeirasAldeamento 0x2 LuteranaNacional 2x3 Pedra Bonita

RESULTADOS

nPressão alta, ou hiper-tensão arterial, é aque-la de 140/90 mmHg ou superior. Ambos os nú-meros são importantes. Uma vez que a pressão al-ta aparece ela geralmen-te dura por toda a vida. A boa notícia é que a pres-são alta pode ser tratada e controlada.

Hipertensão é chama-da de "assassina silen-ciosa" porque geralmen-te não tem sintomas. Alguma pessoas podem não descobrir que têm

pressão alta até que apre-sentem problemas no co-ração, cérebro ou rins.

Quando a pressão alta não for descoberta e tra-tada ela pode causar di-versos sintomas: aumen-to do coração, o qual pode ocasionar a falha deste; aneurismas nos va-sos sanguíneos, mais co-mumente na aorta e arté-rias no cérebro, pernas e intestinos; estreitamen-to dos vasos sanguíne-os nos rins, o que po-de causar a falha destes;

“endurecimento” preco-ce de artérias pelo corpo, especialmente aquelas no coração, cérebro, rins e pernas. Isso pode causar ataque cardíaco, infarto, falha nos rins ou ampu-tação de parte da perna; sangramento ou ruptura de vasos sangüíneos nos olhos, o que causa altera-ções na visão e pode re-sultar em cegueira.

O sangue é levado do coração para todas as partes do corpo em va-sos chamados artérias.

Pressão arterial é a força do sangue contra as pa-redes das artérias. Cada vez que o coração bate, ele bombeia sangue pelas artérias. Sua pressão arte-rial é mais elevada quan-do o coração bate bom-beando o sangue. Isso é chamado pressão sistóli-ca. Quando o coração es-tá descansando entre os batimentos, sua pressão arterial cai. Essa é a pres-são diastólica.

Pressão arterial é sem-pre dada por esses dois

números, as pressões sistólica e diastólica. Ambas são importantes. Geralmente elas são es-critas uma acima ou an-tes da outra, como 120/80 mmHg. O primeiro nú-mero é a pressão sistóli-ca e o último a diastólica

A pressão arterial muda durante o dia. Ela é me-nor quando você dorme e aumenta quando acorda. A pressão também se ele-va quando você está ativo fisicamente ou nervoso.

Ainda, na maioria das

suas horas caminhan-do, sua pressão arterial permanece bem pareci-da com a de quando está sentado ou parado em pé. Esse nível deve ser me-nor que 120/80. Quando o nível da pressão fica al-to, 140/90 ou mais, você tem hipertensão. Com a pressão alta, o coração trabalha mais forte, suas artérias são surradas e as chances de infarto, ata-que cardíaco ou proble-ma nos rins são maiores.

nnUma pressão arterial abaixo de 120/80 é consi-derada normal. Em geral, quando mais baixo me-lhor. Porém, pressão ar-terial muito baixa pode algumas vezes causar in-quietações e deve ser che-cada por um médico.

O médicos classificam a pressão arterial abaixo de 140/90 e acima de 120/80, ou como “normal”, ou co-mo “pré-hipertensão”. Caso sua pressão este-ja na faixa da “pré-hiper-tensão”, então é provável

que acabe com pressão al-ta a menos que tome pro-vidências para preveni-la.

Pressão alta é aquela de 140/90 mmHg ou su-perior. Ambos os núme-ros são importantes. Se um ou ambos os núme-ros são consistentemen-te altos, então você tem pressão alta. Se você está sendo tratado para hiper-tensão, ainda assim tem pressão alta mesmo que obtenha repetidas medi-das de pressão na faixa normal.

Como baixarSe você tem hiperten-

são ou pré-hipertensão deve ser capaz de baixar a pressão arterial ao: ema-grecer se estiver acima do peso ou obeso; fazer por semana um total de pe-lo menos 2h30 de ativi-dade física moderada ou 1h15m de atividade física vigorosa; limitar o consu-mo de álcool a um drink por dia; caso fume, parar de fumar; reduzir o es-tresse; limitar a ingestão de sal na dieta e comer

alimentos saudáveis com frutas, vegetais e laticínios com pouca gordura.

Se essas mudanças no estilo de vida não forem su-ficientes para baixar a pres-são, então o médico pode prescrever medicamentos.

O salEle é um vilão para a

pressão alta. O sódio é uma parte do sal. Ele tam-bém é parte de outras mis-turas usadas para dar sa-bor e preservar alimentos. Você pode fazer algumas

mudanças simples para ajudar a comer menos sal, e deste modo prevenir e abaixar a pressão alta com uma dieta hiposódica.

Quando fizer compras, compre frutas e vegetais para lanche ao invés de bis-coitos e salgadinhos. Fique atento e leia o rótulo dos ali-mentos. Compre alimentos nos quais o rótulo diz “só-dio reduzido”, “baixo teor de sódio”, “sem sódio” ou “sem adição de sal”. Escolha pou-cos alimentos enlatados e processados como salsicha,

salame, presunto sopas en-latadas e picles.

Quando cozinhar, a ca-da dia, corte um pouco a quantidade de sal que adiciona à comida. Em breve você se acostuma-rá a comer menos sal. Use temperos no lugar do sal. Tempere sua comida com ervas e temperos como pimenta, menta, comi-nho ou hortelã. Use alho e cebola em pó ao invés de alho e cebola salgados. Use menos caldo de carne, molhos e ketchup.

ESPORTES

Esquenta a briga no municipal de futebol

Pressão alta: uma inimiga silenciosa

Como saber se minha pressão está normal?

NOVA REGRA)) O campeonato de futebol deste ano será disputado até 19 de setembro, totalizando quase três meses de competição

SAL)) É um alimento perigoso que ajuda a aumentar a pressão. Exercícios físicos, perda de peso e menor consumo de álcool ajudam a diminui-la.

SAÚDE

Dia Horário Equipe A x Equipe B Local

26/6 17h30 união x Nílton Sá Estádio Laurindo Barbosa

27/6 13h

Náutico x Pratinha Estádio Laurindo Barbosa

Juventus x Palmeiras Vila Verde

Mataveli x Juventude Mataveli

Aldeamento x Luterana Aldeamento

Nacional x Pedra Bonita Laginha

3/7 17h30 Novo Progresso x Náutico Estádio Laurindo Barbosa

4/7 13h

Luterana x São Bento Luterana

Palmeiras x Sumidouro Vila Verde

Pedra Bonita x Aldeamento Pedra Bonita

17/7 17h30 Nílton Sá x Novo Progresso Estádio Laurindo Barbosa

18/7 13h

Juventude x Juventus Juventude

Sumidouro x Mataveli Sumidouro

Pratinha x união B. Operário

São Bento x Nacional São Bento

24/7 17h30 Náutico x Nílton Sá Estádio Laurindo Barbosa

25/7 13h

Palmeiras x Mataveli Mataveli

Luterana x Nacional Luterana

Aldeamento x São Bento Aldeamento

1/8 13h

Novo Progresso x união Estádio Laurindo Barbosa

Sumidouro x Juventude Sumidouro

Mataveli x Juventus Vila Verde

São Bento x Pedra Bonita São Bento

8/8 13h

Pratinha x Novo Progresso B. Operário

união x Náutico B. Operário

Nacional x Aldeamento Laginha

Juventus x Sumidouro Vila Verde

15/8 13h

Nílton Sá x Pratinha Estádio Laurindo Barbosa

Pedra Bonita x Luterana Pedra Bonita

Juventude x Palmeiras Juventude

FONTE: DEPARTAMENTO DE ESPORTES E LAZER

Page 11: Edição 49

11o pedregulho - JuNho de 2010

nO feriado de Corpus Christi é marcado pela tradição na confecção dos tapetes.

Em Pancas, essa tradi-ção se estende há mui-tos anos. Neste ano, fo-ram confeccionados mais de 40 tapetes, que ocu-param a praça João XXIII e trechos das Avenidas José Nunes de Miranda e Laurindo Barbosa. Desde 2005 os tapetes não são mais confeccionados na Av. 13 de Maio, para não impedir principalmente o trânsito de carretas.

O coordenador do gru-po ADEC (Adolescentes em Cristo) Francisco Rodrigues de Almeida Filho, disse que che-gou bem cedo ao local. “Cheguei aqui na pra-ça eram 3h da madruga-da. Logo comecei a riscar onde seriam os tapetes, as passarelas e todos os

detalhes. Por volta das 5h a galera do ADEC começou a chegar e eles também já foram trabalhando”, afir-mou Francisco.

EquipesComo é de costume,

várias equipes, pastorais e comunidades se organi-zam para cada uma fazer o seu tapete e contribuir

para a procissão. Há tam-bém pessoas que partici-pam de mais de um gru-po e também ajudam a confeccionar mais de um tapete.

O movimento este ano foi mais intenso entre as 7h e 10h e a maior parte dos tapetes ficou pronta até por volta das 11h.

A missa foi celebrada as 18h pelo Pároco Cremílson Silva Gomes.

Logo após a missa, houve a procissão sobre os tapetes. Mas este ano, Cremílson pediu para que as pessoas não andassem sobre os tapetes durante a procissão. Dessa forma, a cidade ficaria mais limpa e seria mais fácil limpar as ruas ao fim da missa.

Agora faltam mais atra-ções para que o feriadão seja inserido no calendá-rio de eventos e turístico de Pancas.

RELIgIãOFéPr. José Vieira Feitoza

COSTUME)) Muitas cidades brasileiras ainda mantém o hábito da confecção de tapetes

Tradição mantida com os tapetes em Corpus Christi -A vida do povo de Deus

deve ser regida pela Palavra de Deus. Nenhum con-ceito humano, por mais bem construído que se-ja, por mais sadio que se-ja, pode elevar-se acima da Escritura Sagrada. Nós temos que submeter to-dos os nossos conceitos à Escritura Sagrada. Por que?

1. Ela é a nossa única re-gra infalível de fé e prática.

2. Ela é poderosa para iluminar o nosso caminho.

-“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho” – Salmo 119:105.

3. Ela é poderosa para alimentar as nossas almas.

-“Deixando, pois, to-da a malícia, todo o enga-no, e fingimentos, e inve-jas, e toda a maledicência, desejai como meninos re-cém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação” – I Pedro 2:1,2.

4.Ela é poderosa para nos abençoar.

- “ B e m - a v e n t u r a d o aquele que lê e bem-aven-turados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que

nela estão escritas; por-que o tempo está próximo” – Apocalipse 1:3.

5.Ela é poderosa para restaurar a nossa alma.

-“A lei do Senhor é per-feita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos sim-ples” – Salmo 19:7.

6.Ela é poderosa para salvar.

-“Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imun-dícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implanta-da, a qual é poderosa pa-ra salvar as vossas almas”– Tiago 1:21.

-Romanos 1:16; I Coríntios 15:1,2.

7.Ela é poderosa para ge-rar novas criaturas.

-“Não escrevo estas coi-sas para vos envergonhar, mas para vos admoestar, como a filhos meus ama-dos. Porque ainda que te-nhais dez mil aios em Cristo, não tendes contu-do muitos pais; pois eu pe-lo evangelho vos gerei em Cristo Jesus” – I Coríntios 4:14,15;

-Tiago 1:16-18.

A palavra de deus é poderosa

Equipe do distrito de Laginha também fez um belo tapete

A Pastoral da Saúde colaborou com o seu tapete

Diversas equipes trabalharam para manter a tradição

A equipe do Adolescentes em Cristo também fez seu tapete O EJC este ano confeccionou três tapetes

FOTOS MÁRCIO CARREIRO

Page 12: Edição 49

12 o pedregulho - JuNho de 2010

TURISMO

Av. 13 de maio, Centro de PancasTelefax: (27) 3726.1487

Pancas entra na trilhaINVESTIMENTO)) Diversos empresários já começaram a investir na zona rural de Pancas, criando locais agradáveis para quem quer descansar

nAs novas placas de sina-lização em Pancas, inseri-das no mês de junho, mos-tram que Pancas começa a se preparar para o turis-mo. Ao todo, foram insta-ladas 55 placas, desde João Neiva até Pancas, dentro

da cidade para sinalizar pontos importantes da ci-dade (igreja, praça, giná-sio, órgãos públicos e ou-tros) e também na zona rural, indicando córregos.

Além das placas, em breve, deverá ficar pronto

um mapa das proprieda-des do agroturismo ca-dastradas na Secretaria de Turismo. Diversos pro-dutores já estão cientes da importância de como atender bem os turistas.

Alguns proprietários

rurais já investem na ci-dade. É o caso de Fábio Egger t, no Cór rego Palmital. Fábio montou uma área de camping no locao e recebe turistas que querem fugir um pouco da correria do cotidiano, en-trar em contato direto com a natureza e relaxar.

Também no palmital, recentemente foi criada uma pousada que já está em funcionamento e con-ta hoje com oito leitos. No Paranazinho também foi criado um novo bar para atender a demanda dos moradores e hoje eventu-ais turistas.

Além dos proprietários rurais, o poder público também mostra serviço. Dia 7 de julho serão eleitos os membros do conselho de turismo. A governança da região Doce Pontões

será sediada em Pancas e a partir da eleição será esta-belecida uma sede. O ges-tor do conselho continará

sendo o Sr. Elson Augusto do Nascimento, subse-cretário de Turismo da cidade.

No Córrego Palmital a natureza é muito bem conservada55 novas placas de sinalização foram inseridas na cidade

WILSON CARIOCA

MÁRCIO CARREIRO