edição 46

16
www.avozdacomunidade.com.br | [email protected] | @avozsc | fb.com/AVozDaComunidadeSC GRANDE FLORIANÓPOLIS, FEVEREIRO DE 2014 - ANO 5 - EDIÇÃO 46 R$ 3,00 Moradores do Loteamento Benjamim reivindicam melhoras no bairro página 02 páginas 10 e 11 página 13 página 06 bela da comunidade RETRATOS DA CIDADE biguaçu página 11 Junkes Clean Limpeza e Impermeabilização de Estofados - Poltronas - Carpetes e Tapetes - Cama Box e Sofás - Limpeza de estofados - Impermeabilização de Tecidos /JunkesClean junkesclean.com.br (48) 3341 3228 [email protected] (48) 3341 3228 Projeto de lei que cria a Região Metropolitana é enviado para Alesc Gente que faz a diferença Chaunna Casagrande a Bela da Comunicade dessa edição forquilhinhas e região comércio forte DJ JOMAR RUI GUIMARÃES Paulo l. cordeiro página 04 página 12 página 15 CAJAÍBA página 14 Mobilidade Humana Música e Eventos Comentarista Esportivo Jornalista e fotógrafo cláudia gomes página 08 Colunista Social página 03

Upload: jornal-a-voz-da-comunidade

Post on 26-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal A Voz da Comunidade - Edição 46 / FEV 14.

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 46

www.avozdacomunidade.com.br | [email protected] | @avozsc | fb.com/AVozDaComunidadeSC

GRANDE FLORIANÓPOLIS, FEVEREIRO DE 2014 - ANO 5 - EDIÇÃO 46 R$ 3,00

Moradores do Loteamento Benjamim reivindicam melhoras no bairro

página 02

páginas 10 e 11

página 13 página 06

bela da comunidade

RETRATOS DA CIDADEbiguaçu

página 11

Junkes CleanLimpeza e Impermeabilização de Estofados

- Poltronas- Carpetes e Tapetes- Cama Box e Sofás- Limpeza de estofados- Impermeabilização de Tecidos

/JunkesClean

junkesclean.com.br

(48) 3341 [email protected]

(48) 3341 3228

Projeto de lei que cria a Região Metropolitana é enviado para Alesc

Gente que faz a diferença

Chaunna Casagrande a Bela da Comunicade dessa edição

forquilhinhas e região comércio forte

DJ JOMAR

RUI GUIMARÃES

Paulo l. cordeiro

página 04

página 12

página 15

CAJAÍBA

página 14Mobilidade Humana

Música e Eventos

Comentarista Esportivo

Jornalista efotógrafo

cláudia gomes

página 08

ColunistaSocial

página 03

Page 2: Edição 46

2 FEVEREIRO 2014 - EDIÇÃO 46

Jorge Faleiro

GERAL

Gente que faz a diferença

TIO JOÃO

Valécio é um pacato cidadão nascido e criado no município de An-tônio Carlos. Faz parte de das famílias mais tradicionais, os Hofffmann. É cantor, compositor e toca violão e gai-ta com muita competência e talento. É sempre convidado para os principais eventos da região.

Além disso, Valécio também é artista plástico. Ele pinta suas telas com muita dedicação e diz ser inspi-rado pela natureza, tão rica nas paisa-gens de sua terra amada, Antônio Car-los. Valécio é também um apaixonado pelos animais. Em sua fazenda ele tem vários animais de estimação aos quais

trata com muito carinho e atenção. Re-almente uma pessoa do bem e super ta-lentosa em tudo que faz. Tem um gran-de círculo de amigos e admiradores de suas atividades, sempre a disposição para ajudar quem quer que seja. Valé-cio Hoffmann é o meu homenageado ilustre desta edição.

- São José começa a acon-tecer.- Biguaçu é a cidade Bola da Vez. Com a ACIBIG agora sob nova direção, o município ganha muitos projetos e promete cresci-mento para este ano.- Prefeito de Palhoça, Ca-milo Martins, está se ben-zendo com sal grosso.- Presidente da Câmara de Vereadores de Palhoça, o popular Pitanta, está com o pé na porta da Prefei-tura. Tem um ditado que é verdadeiro: “Parente o diabo da gente”.- Estou na Rádio Guara-rema AM das 17:00h às 18:00h de segunda a sexta e aos sábados e domingos das 6:00h às 7:00h. Só pra rir eu e meu sobrinho Val-deci Motta!- Forquilhinhas e região estão na luta pela emanci-pação! Boa sorte a comu-nidade unida!- Volta às aulas e a insegu-rança da região de Floria-nópolis está cada vez mais preocupante. - Esse Cabeção do Jornal Palavra Palhocense é o cara. Olha, nunca vi um colunista saber tanta coi-sa! Sou teu fã!- Rubinho da Rádio Gua-rarema, a risada mais gos-tosa que já ouvi! Este é meu amigo, comunicador e jornalista. A Rádio como sempre está de Parabéns pela equipe.

Page 3: Edição 46

3FEVEREIRO 2014 - EDIÇÃO 46GERAL

Retratos daCIDADECIDADE

Fazendo divisa a oeste com o município de Antônio Carlos, a leste com o oceano Atlântico e Governador Celso Ramos, ao norte com Tijucas e ao sul com São José, Biguaçu é um dos municípios mais antigos de Santa Catarina. Com mais de 60.000 habitantes, as etnias que fizeram o município são de ori-gem basicamente luso-açoriana, com expressivas minorias negra e alemã. Há ainda no município uma pequena comunidade indí-gena de base guarani que che-gou de migrações ao longo do sul do país por volta de fins da década de 1970. A economia do mu-nicípio até a década de 1970 dependia principalmente da agricultura, pecuária e pesca. Atualmente, a indústria res-ponde pela maior parte dos empregos gerados no municí-pio, junto com um comércio em expansão. O município dispõe de boas áreas para ins-talação de plantas industriais e conta com acesso ao gás natu-ral, pois possui uma distribui-dora da Petrobrás. O município de Bigua-çu conta com boa rede de ensi-no fundamental e médio (antiga primária e secundária). A pre-feitura tem por hábito garantir o transporte escolar no interior do município e praticamente 100% das crianças em idade escolar estão na escola. O município nos últimos anos teve uma boa

expansão da oferta de cursos profissionalizantes destinado ao mercado de trabalho regional. Possui ainda um campus univer-sitário, com mais de uma dezena de cursos tradicionais, mantido pela UNIVALI, particular. A origem de Biguaçu bem da Vila de São Miguel da Terra Firme, a criação da Pó-voa de São Miguel, com a che-gada dos primeiros açorianos. Iniciaram-se logo os trabalhos de construção da igreja matriz, feita de pau-a-pique e coberta de telhas, que foi dedicada a São Miguel Arcanjo. Achava--se edificada no mesmo lugar onde hoje ainda se encontra a centenária igreja. Durante al-guns meses no final do século XVIII, foi capital da província de Santa Catarina, quando da invasão espanhola à ilha de Santa Catarina e sua Capital, Desterro (atual Florianópolis). Em 1886 a sede do município sai da vila de São Miguel e vai para a sede atual, às margens do Rio Biguaçu. Em 1910 o nome é mudado para Biguaçu. Hoje o município vem mostrando a cada dia que está acompanhando o desenvolvi-mento do restante da Grande Florianópolis. Com mais in-vestimentos no ramo imobili-ário e industrial, Biguaçu vem atraindo moradores e empre-sários de todo o estado que começam a valorizar as carac-terísticas desse município.

Biguaçu

Uma cidade de terra e mar

Curiosidade: Segundo um artigo publicado pelo Jornalista Ozias Alves Jr em Janeiro deste ano, O verdadeiro significado do nome “Biguaçu” não é “Biguá Grande” como conhecido na região. A prova encontra-se no primeiro registro de terras da região, da-tado de 1753. “GUAMBÝGOASU” era o nome original da região conhecida por “Bi-guaçu”, significa “Grande Cerca de Paus” ou “ Cerca Grande” na língua indígena guarani. Tendendo o povo a não pronunciar o “EM” inicial, a palavra “Embigoasu” ficou reduzida para “BIGOASÚ”, ou Biguaçu como é escrito hoje.

Page 4: Edição 46

4 FEVEREIRO 2014 - EDIÇÃO 46

Dj e FotógrafoDJ Jomar

Camila Piva 26anos - Natural de Bela Vista – MSJá participou de vá-rios concursos, e foi a 1ª colocada no con-curso da Garota Ver Mais de 2012 pela Ric TV, e ta em frente na caminhada de ou-tros concursos, muito Top ... Sucesso Gata.

No domingo, 16, aconteceu a segunda edição do Sunset Festival Continen-te, Continente Park Shopping. Teve a apresentação da banda Dazaranha.

Erika Vitoria, 12 Anos, natural de San-to Amaro da Imperatriz – SC, canta desde dos 3 aninhos essa linda gatinha vem com talento para a musica. Sucesso Sempre.

No sábado, dia 15 de fevereiro, o Grupo RPM fez show no P12. A banda fez o lançamento do álbum Elektra. tocaram rock dançante, eletrônico, com letras instigantes, orgulho de Paulo Ricardo e banda.

Foi realizado nos dias 6,7,8 e 9 de fevereiro de 2014, Os Dias Insanos no Shopping Via Ca-tarina, empalhoça, onde teve muita gente o trabalho das modelos e manequis do Curso do Professor Helio Puig, as Vitrines Vivas e um show de beleza e sensualidade na passarela....

No dia 02 de fevereiro de 2014, o aniversariante Reinaldo comemorou mais um aninho de vida, junto de seu pai Ronaldo, sua mãe Karla, seu imão Ruan, amigos e felimiares. Foi uma festa linda Realizada pela Rapha Personalizados que contou com a presença do DJ Jomar.

Monique Helena Car-doso dos Santos18 anos - Natural de Palhoça –SCParticipou dos concur-sos Garota Ver mais de 2012, Garota ver mais de 2014 e Musa viva Verão e foi a 3ª Coloca-da na Paria da Pinhei-ra e Garota Sol e Mar... lindissima .

Pryscila da silva Soares26 anos - Natural de Florianopolis -SCParticipou do gata da praia 2014, de Governa-dor Celso Ramos – SC, já fui dançarina e atriz atuo no teatro Adolfo Melo – São José - ScE tem o objetivo de par-ticipar de outros eventos, muito Gata... Sucesso

Suzana kviatkoski, 23 anos, natural de Nova Erechim – RS, Casada com Renato Mat-tos de Paula, onde tem uma linda filha, Anna Julia Kvia-tkoski de Paula de 3 aninhos. Já participou da Gata Band 201º, Garota Ver Mais 2013, Gata da Praia 2013 e Garita Viva Verão 2013. E esta Bela Gata, esta se preparando para outros concursos, desejo mui-to sucesso e felicidades com sua linda família....

VARIEDADE

MANGUEIRASE CORREIAS

Automotias eI n d i s t r i a i s

BORRACHAS

ANÉIS DE BORRACHA

CORTIÇA EMBORRACHADA

PERFIS ESPONJOSOS

EVA COLORIDO (ESCOLAR)

FELTRO LENÇÓIS DE BORRACHA

Fone: (48) 3346-2222

Rua Águas Mornas, 98 - Bela Vista I - São José - SC

Page 5: Edição 46

5FEVEREIRO 2014 - EDIÇÃO 46

Page 6: Edição 46

6 FEVEREIRO 2014 - EDIÇÃO 46CIDADE

Projeto de lei que cria a Região Metropolitana é enviado para Alesc

O Prefeito de Bi-guaçu, José Castelo Des-champs, esteve reunido na manhã desta quinta-feira (13/02) com o Secretário de Estado da Casa Civil, Nel-son Serpa, e prefeitos dos demais municípios que in-tegram a região da Grande Florianópolis para formali-zar o envio do projeto de lei complementar que institui a Região Metropolitana à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Enviado em regi-me de urgência, o projeto de lei também estabelece a implantação da Supe-

rintendência de Desen-volvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf). O órgão será uma autarquia de regime especial, vincu-lada à Secretaria de Estado do Planejamento, dispon-do de autonomia adminis-trativa e financeira. O objetivo, segun-do o Secretário Nelson Serpa, é buscar soluções integradas aos proble-mas comuns que atingem os municípios da região, como mobilidade urbana, transporte coletivo, sane-amento básico, coleta de

resíduos sólidos, abaste-cimento de água e rede de esgoto. Em um primeiro momento, a Região Me-tropolitana será composta por oito municípios: Bi-guaçu, Águas Mornas, An-tônio Carlos, Florianópo-lis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José e São Pedro de Alcântara. A soma da população dos municípios supera 923 mil habitantes. “A criação da Re-gião Metropolitana irá be-neficiar a população dos municípios que a com-

põem, pois será possível a ela-boração de um planejamento regional, que garanta desenvol-

vimento sustentável e prestação de serviços públicos integra-dos”, destacou Castelo.

Foto: James Tavares / SECOM Governo do Estado

Livro ilustrado da história de Biguaçu disponível aos empresários

Resgatar um pouco da me-mória de Biguaçu através de foto-grafias e textos de pessoas ligadas à cultura, literatura e cotidiano da ci-dade. Esse foi o objetivo da fotógra-

fa biguaçuense Catarina Rüdiger ao organizar o livro “Biguaçu – A Terra dos Biguás”. O livro foi lançado em outubro passado e está disponível na sede da Acibig e CDL de Biguaçu, com desconto aos empresários asso-ciados. “É um livro lindo, ilustrado e rico em informações. Acredito que toda empresa deve ter um livro des-te, principalmente para valorizar a nossa cidade”, observa a presidente da Acibig, Sandra Molinaro. Na manhã dessa terça-feira, 4 de fevereiro, a escritora se reuniu na sede das entidades, a fim de tra-

var a parceria. “Me ative em resga-tar um pouco da memória da cidade através de fotos e textos, que tornou a obra mais rica e interessante. Ela é composta por 16 textos sobre Bi-guaçu”, antecipa a fotógrafa, que já viajou e fotografou vários paí-ses do mundo. Concretizado o so-nho da organizadora, a obra inclui o estímulo à arte de escrever com a luz destacando o olhar, o ver e o contemplar, aguçando a percepção, sensibilidade e a reflexão. Sobre o título do livro, a autora esclarece. “Primeiramente

porque é a primeira versão da ori-gem do nome Biguaçu, do pássaro biguá. E também porque fui cria-da e vivo ao lado do rio Biguaçu, onde até hoje observo os biguás”, diz Rüdiger. Na obra, o leitor será surpreendido por textos de ricos autores e atores culturais, como Salim Miguel, Elvira Faria da Sil-va, Ana Lúcia Coutinho, Dalvina de Jesus Siqueira e Carlos Ronald Schmidt. Aos associados, o livro é comercializado a R$ 35,00. Mais informações através do e-mail [email protected]

Presidente Sandra Molinaro recebe a fotógrafa Catarina Rudiger

Foto: Açor Multicomunicação

Carol Ramos, Sandra, Rosa, Carol Tregnago e Valdeci Motta fechando parceria entre Band FM e ACIBIG para o evento do Dia da Mulher de Bigua-çu, que será um sucesso na Praça Nereu Ramos dia 08 de março.

Valdeci Motta chimarreando com Francisco de Oliveira geren-te de vendas da imobiliária San-dri de Oliveira.

Page 7: Edição 46

7FEVEREIRO 2014 - EDIÇÃO 46

O extrapesadoda Ford chegou.

Fleet Service (contrato de manutenção de fábrica).

Freio ABS comEBD.

Controle eletrônico de estabilidade(ESP).

Motor FPT 10.3 L com 420 cv e 1.900 Nm.

Capacidade máxima de tração de 56 toneladas.

Câmbio automatizado de série com 12 velocidades.

Novo Cargo 2842. Força paracarregar mais do que você imagina.

Gara

ntia

prom

ocion

al, v

álid

a at

é 28/

02/2

014,

send

o 12

mes

es d

e gar

antia

tota

l, m

ais 2

4 m

eses

par

a co

mpo

nent

es d

e in

jeção

e 3

6 m

eses

par

a m

otor

, câm

bio

e Ga

rant

ia pr

omoc

ional

, vál

ida

até 2

8/02

/201

4, se

ndo

12 m

eses

de g

aran

tia to

tal,

mais

24

mes

es p

ara

com

pone

ntes

de

injeç

ão e

36

mes

es p

ara

mot

or, c

âmbi

o e

Gara

ntia

prom

ocion

al, v

álid

a at

é 28/

02/2

014,

send

o 12

mes

es d

e gar

antia

tota

l, di

fere

ncial

, sem

limite

de qu

ilom

etra

gem

.m

ais 2

4 m

eses

par

a co

mpo

nent

es d

e in

jeção

e 3

6 m

eses

par

a m

otor

, câm

bio

e di

fere

ncial

, sem

limite

de qu

ilom

etra

gem

.m

ais 2

4 m

eses

par

a co

mpo

nent

es d

e in

jeção

e 3

6 m

eses

par

a m

otor

, câm

bio

e

ww

w.fo

rdex

trap

esad

o.co

m.b

r

DIMAS COMÉRCIO CAMINHÕESRODOVIA BR 101 - KM 208 AO 209PICADAS DO SUL - SÃO JOSÉ/ SC.FONE: (48) 3381-1419

Page 8: Edição 46

8 JANEIRO 2014 - EDIÇÃO 46 SOCIAL

Colunista [email protected]

Cláudia Gomes

Aniversário Equipe nota 10

Talentosas

Programa destaque - SC

Palhocenses noTinguá

Dinâmico

Móveis Planejadosem até 14x sem entrada.

Page 9: Edição 46

9JANEIRO 2014 - EDIÇÃO 46

R

Visite uma de nossas �liais e descubracomo concorrer a prêmios mensais e um

CRUZEIRO COM ACOMPANHANTE NO FINAL DO ANO!

PARTICIPE!

AP0690

AP1285

01

PALHOÇA • BARRA DO ARIRIÚ

02 E 03 DORMITÓRIOS

Residencial Costão da Barra

ELEVADOR • PORTARIA C/ GUARITA • SALA DE JOGOSCHURRASQUEIRA • ESPAÇO GOURMET • PISCINASALA DE CINEMA • SALÃO DE FESTAS

01

PALHOÇA• GUARDA DO CUBATÃO

02 DORM.

Residencial Recanto da Guarda II

PORTARIA C/ GUARITA 24H • QUIOSQUE C/ CHURRASQUEIRARUA CALÇADA • GÁS INDIVIDUAL • SALA E COZINHA CONJUGADA

Inc. n

º R6/

23.90

1 - Pa

lhoça

.Inc

orpora

ção:

R.8/6

4.574

.

R$ 140.000,00a partirde

R$a partirde 96.000,00

Incorp

oraçã

o nº R

.8/54

.289 -

Reg.

Imóv

eis Pa

lhoça

PALHOÇA • PEDRA BRANCA

02 DORMITÓRIOS

Residencial Pérola da Pedra

AP1044

R$ 297.508,74a partirde

01

Prêmi o s Show

CRECI 2985J

Correspondente Imobiliário

3240 3131PEDRA BRANCAVENDAS leandroimoveis.com.br

BRINQUEDOTECA • COLETA DE LIXO SELETIVO • HOME BOX • SALAS COMERCIAIS • ZELADORIABICICLETÁRIO • CAPTAÇÃO DE ÁGUA PLUVIAL • PISCINA C/ HIDROMASSAGEMPORTARIA C/ GUARITA • SOLARIUM PANORÂMICO • SNOOKER BARSACADA C/ CHURRASQUEIRA • CAPTAÇÃO ÁGUA DA CHUVATRITURADOR ORGÂNICO LIXO COZINHA

Page 10: Edição 46

10 FEVEREIRO 2014 - EDIÇÃO 46

Forquilhinhas e Região Tem Negócios e OportunidadesValorize seu Bairro

Fones: 3039-6222Rua Arthur Manoel Mariano, 930 - Sala 4 - Forquilhinhas - São José - SC

CortesMasculinosFemininosEscovasTinturas e Outros Serviços

Page 11: Edição 46

11FEVEREIRO 2014 - EDIÇÃO 46

Forquilhinhas e Região Tem Negócios e OportunidadesValorize seu Bairro

Av. Lisboa, QD 4, LT 6, SALA 1

(48) 3039 2075(48) 8410 7497

ROSE (Distribuidora Independente)Sala nº 06 e, cima da Lotérica - Forquilhinhas

Fone: (48) 8422-7016

CONTROLE DE PESO

MELHORE SUA DISPOSIÇÃO

A PRENDA MAIS SOBREBEM-ESTAR E QUALIDADE

DE VIDA

TENHA UMA VIDAMAIS SAUDÁVEL

Moradores do Loteamento Benjamim reivindicam melhoras no bairro

Ruas que parecem terem sido esquecidas. Falta de água en-canada. Barro e buracos na estrada. Esta é a situação dos moradores do Loteamento Benjamim no Bair-ro Forquilhinhas, São José. Desde 2010 algumas obras para pavimen-tação das ruas Marcos Melo e fo-

ram prometidas mas sem nenhum resultado. Com mais de 560 mora-dores, o Loteamento Benjamim já é um lugar bastante movimentado há mais de 20 anos. “Estamos com o IPTU em dia a mais de dois anos sem receber nenhum benefício pelo que pagamos” diz Jandir da Rosa,

líder comunitário que está na frente das reivindicações do loteamento. Um abaixo assinado com mais de 300 nomes foi organizado no mês de janeiro pelos moradores e encami-nhado para o Secretário de Obras de São José, José Natal. “Fomos bem atendidos e depois de nossa visita já estamos vendo sinais de obras para pavimentação das ruas”, comenta Jandir alegre pelo resultado de sua luta. A promessa é de que até julho de 2014 as obras de pavimentação já tenham sido concluídas. Depois da resposta da Prefei-tura com relação à pavimentação das ruas os moradores ainda querem sa-ber sobre a falta de encanamento de água que ainda prejudica a comuni-dade. “A maioria dos moradores foi obrigada a fazer um ‘rabicho’ pra po-der ter água em casa”, conta Jandir

que diz já ter entrado em contato com a Prefeitura sendo que esta passou a responsabilidade para a CASAN que por sua vez transferiu novamente a culpa para a prefeitura. Jandir que há algum tempo tem se disponibilizado a ajudar a comunidade está buscando a solução desse problema que afeta várias famílias. Seja de qual institui-ção for a responsabilidade pela fal-ta de água encanada no Loteamento Benjamim, os moradores estão es-perando por respostas e estão deter-minados a reivindicarem seu direito como cidadãos que pagam honesta-mente seus impostos acreditando no retorno com benefícios para a comu-nidade. O Jandir da Rosa tem o apoio de Mário Marcondes, de João do Su-permercado Baratão, do Gentil da Telinco e da Auto Peças Falcão.

Page 12: Edição 46

12 FEVEREIRO 2014 - EDIÇÃO 46ARTIGOS

Comentarista Esportivoda RICTV RecordRui Guimarães

Repórter anula gol Moro na Grande Flo-rianópolis desde 2003. De-pois de abdicar da função de treinador de futebol em 2002, meio sem querer, voltando da Arábia Saudita, recebi o convite do diretor presidente da Radio Guarujá, Fábio da Silva Comelli, para exercer a função de comentarista espor-tivo na emissora. Meio desconfiado, no primeiro momento relutei. Como eventualmente eu fa-zia alguns comentários para as TVs e algumas rádios do interior mineiro quando es-tava no Mineirão, me senti seguro para conversar com o Fabio Comelli. Acerto defi-nido, iniciei meu novo ofício em fevereiro de 2003. Ao lado de Nilton Cesar Viegas, for-mamos a dupla de comenta-ristas e nos tornamos grandes amigos. Os narradores eram o Miguel Livramento, Sergio

Murilo e Claudionir Miranda. Aliás, por questão de justiça, o Claudionir foi quem suge-riu ao Fábio Comelli para que eu fosse contratado. Os re-pórteres Rogério Luiz, Eval-do Luiz, Américo Vargas e o competente e bem informado Edson Curcio completavam a equipe de esportes. No jornalismo, fazia parte da equipe o comunica-dor polêmico e irreverente Hélio Costa. Além da rádio, Hélio também comanda o ”Jornal do Meio Dia”, na RIC Record no mesmo feitio e o sucesso da audiência é fantás-tico. O presidente da empresa Marcelo Petrelli, e o diretor operacional, Paulo Hoeller, acreditaram nesse projeto e o retorno é altamente positivo. Também faço parte da RIC Record, tendo uma participa-ção no programa com análises do esporte local e nacional.

Como a pauta é a in-terferência do repórter na in-validação de um gol, vamos ao causo. Em 1982, o grande palco dos jogos do Avaí era o estadiozinho Adolfo Konder, no Centro da capital, onde hoje se localiza o Shopping Beira Mar. Naquele ano, ali se realizou a semifinal da Copa Santa Catarina, que daria ao ganhador uma vaga para o campeonato nacional do ano seguinte. O jogo era Avaí e Carlos Renaux, de Brusque. O empate classificaria o Avaí. Faltavam poucos mi-nutos para o encerramento da partida e o placar de 1 x 1 favorecia o time da capital. Eis que, num contragolpe da equipe brusquense, o ponta Bizu entra pela direita e, qua-se sem ângulo, bate cruzado; bola no fundo das redes. Ale-gria incontida dos jogadores de Brusque e reclamações dos

jogadores avaianos numa su-posta irregularidade no lance. Só tem um porém, diante da indecisão do “ban-deira” para confirmar o gol, dos protestos dos defensores avaianos e com a visão enco-berta, o árbitro Valdir Lodetti, numa rápida presença de es-pírito, solicitou por flexão la-bial o depoimento do repórter Hélio Costa, da Rádio Guaru-já, bem posicionado atrás da meta avaiana, sobre se o gol foi legítimo ou não. O Hélio, malandramente, não disse nada, mas sinalizou negativa-mente com o dedo indicador. Ato contínuo, o Lodetti apon-tou tiro de meta. Aí, meus amigos, o pau pegou e como sempre, houve teorias e mais teorias para explicar o que aconte-ceu naquele jogo de futebol. Versões distintas do mesmo fato foram o que mais se

sucederam. A dúvida seria elucidada no dia seguinte no programa “Bola em Jogo”, na TV Cultura, comandado por Roberto Alves. Como naquela épo-ca não existiam todos esses recursos tecnológicos, as imagens da TV também não dissiparam a veracidade do lance. Até hoje não se sabe se a bola entrou por fora ou por dentro. O que todos sa-bem é que o Avaí disputou a final contra o Joinville, foi campeão e ganhou a vaga para o campeonato nacional do ano seguinte. A mão do tempo aplacou a memória dos avaianos, mas segura-mente aquele lance continua sendo remoído nas lembran-ças dos torcedores do extinto Carlos Renaux. Do livro Santa Bola (Crônicas e Contos do Fu-tebol)

Evelise OliveiraF o t o g r a f i a s

- Books;

- Formaturas; - Festas;

- Aniversários.

* ( Com tratamento de imagem)

Fone: (48) 9662-5533 Tim(48) 8465-0866 Oi

Email:[email protected]

Page 13: Edição 46

13FEVEREIRO 2014 - EDIÇÃO 46GERAL

Page 14: Edição 46

14 FEVEREIRO 2014 - EDIÇÃO 46

Coach com certificação internacional,palestrante e autor de textos e crônicas.Coaching - Palestras - Textos(48) 9152-3770 | (48) [email protected]

Mobilidade Humana por José Cajaíba

ARTIGOS

Marina é a história da história que não aconte-ceu, não existiu, não viveu. Marina é a história da histó-ria que acontece, que existe, que vive. Se não aconteceu, não existiu e não viveu como era pra ser, acontece, existe e vive como é para real e leal-mente ser. Marina é a histó-ria dum sentimento profun-do, virtuoso e inexplicável. Sentimento bonito, acolhido, admirado e nutrido. Marina é a história da amizade, do carinho, do amor. Marina é a

história da beleza, da alegria, da felicidade! Marina, aque-la que vem do mar!

Mar, uma imensidão d’água! Águas serenas, tran-quilas, límpidas, cristalinas. Águas que deságuam em ou-tro mar. Mar de sensibilidade e amorosidade. Mar que abra-ça o encontro de sublimes vir-tudes com ricas preciosidades. Mar com entusiástica energia, que de tão jovem ainda fará a mais terna idade. Mar de revi-gorante verão a caminhar para

o outono. Mar, fortaleza de es-plendor e vitalidade. Mar com águas vibrantes, dançantes, verdes, azuis. Mar azul, um azul que é um sonho. Um so-nho da cor do mar. Um lindo sonho todo azul!

Marina! De onde ela veio? Quando começou? Ou será que sempre existiu? Ma-rina veio do sonho, o lindo sonho azul. Sonho infantoju-venil, puro, romântico. Veio em forma de valioso presen-te, que é bem mais valioso

do que um lindo colar para uma elegante garganta e uma coroa de bondades com gri-nalda de encantos para uma bela cabeça. Presente de fina harmonia, inestimável va-lor e mais precioso do que os corais. Presente e fruto da árvore viva da fascinante namorada sonhada. Marina, que é rica, terna e singular!

Mar singular! Mar de águas coloridas e relaxantes. Mar de ricas profundezas e torrentes borbulhantes. Tor-

rentes que se transformam em caminhos na direção do coração abundante em bele-zas. Caminhos de sabedoria que valem mais do que as mais valiosas pérolas. Sabe-doria como fruto da alma da vida, como maçãs de ouro presenteadas em escultu-ras de prata. Mar repleto de vida, de vivacidade. Mar derramando-se em integri-dade, em sinceridade. Mar transbordante de purezas vindas do coração. É brilhar o mar, é amar!

Marina, o Sonho!

ANUNCIE AQUI (48) 3034-3821

Page 15: Edição 46

15FEVEREIRO 2014 - EDIÇÃO 46

Jornalista, fotógrafo, empresá[email protected] no twitter: @pauloluizou facebook: fb.com/portaldailhaSugestão de pautas: (48) 8400-5752

Paulo Luís Cordeiro

PONTO DE VISTA

Nova Bio

Celebridades

Beira-mar Barreiros

Twitter Revigorado

Carnaval

Aulas de Música Paulo Luís Cordeiro, jornalista, fotógrafo e em-presário. Aposta forte no uso da tecnologia como forma de melhorar a vida das pessoas. Telefone (48) 9622-3213 – e -ma i l : pau loco rde i ro@por t a lda i l ha . com.b r | site: www.bemgata.com.br

Paris Hilton desembarca em Florianópolis (SC) no dia 28 de fevereiro para se apresentar como DJ e comemorar seu aniversário em festa super exclusiva na Posh Club, em Jurerê Internacional.

A noite batizada de “Save The Cake” será regada a muito champa-nhe, além de ganhar de-coração temática e bolo especial.

O projeto de cons-trução da Beira-Mar de Barreiros foi a principal pauta da viagem da pre-feita Adeliana Dal Pont a Brasília. A prefeita parti-

cipou de uma audiência com o ministro das Cida-des, Aguinaldo Ribeiro, para reforçar o pedido de liberação de emendas par-lamentares para a cons-

trução da Beira-Mar de Barreiros e ligação com a Beira-Mar Continental de Florianópolis, criando mais uma alternativa de acesso à BR 101.

O Twitter come-çou a testar na quarta-feira (12/02) um novo layout que transforma o perfil do usu-ário em uma página muito parecida com a do Face-

book. A página leva para o lado esquerdo o avatar — exatamente como acontece no Facebook — e inclui sob a foto a sua biografia e localização geográfica. Os

recursos “Quem Seguir” e “Trending Topics” perma-necerão na mesma posição da versão atual do Twitter. Saiba mais emwww.rese-nhadigital.com.br

Marianna Flor, clicada em um belo ensaio pinup no Hotel Caldas da Imperatriz.

A Prefeitura de Florianópolis prepa-rou uma extensa pro-gramação para o Car-naval na cidade. Os tradicionais Marchó-dromos já foram ini-

ciados, passando pelo Ribeirão da Ilha, San-tinho e segue por di-versos bairros da ci-dade levando o clima carnavalesco às comu-nidades.

A Escola Livre de Música de Florianópolis abriu 126 vagas para cur-sos gratuitos de musicali-zação e de instrumentos. As inscrições para o pro-

cesso seletivo de ingresso podem ser feitas até 21 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas, na Rua Alves de Brito nº 334, no prédio da

Escola Silveira de Souza, onde vai funcionar o nú-cleo musical do Centro. As aulas iniciam no dia 10 de março.

Paulo Luís Cordeiro

Dia da MulherSábado dia 08 de Março

Transformação Antes e Depois(Maquiagem, cabelo, pedicure, manicure e limpeza de pele)

Sorteio de Brindes

CoquetelADQUIRA SEU

INGRESSO!

Dia da Mulher

(48) 3247-1227 / [email protected]

ANUNCIE AQUI (48) 3034-3821

Page 16: Edição 46

16 FEVEREIRO 2014 - EDIÇÃO 46

Pedra lascada e Pedra detonada

para muro.

Aluguel de máquinasescavadeiras e

retroescavadeiras.

Serviços dedrenagem.

Barro para aterro.

Rua Luiz Fagundes, 1077 - Picadas do Sul - São José / SC