edição 43

16

Upload: thiago-keller

Post on 06-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição 43 Jornal Dinâmico

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 43
Page 2: Edição 43

Quarta-feira | 12 de janeiro de 201102| GERAL

EXPEDIENTE

Jornal DinâmicoCNPJ: 11.632.499/0001-76

Fundado em 17 de março de 2010.

Depto. Comercial:Thiago Keller

[email protected](38) 8837-9161

Redação:Tiago dos Reis Manique

[email protected](38) 3671-6451

Diagramação e Arte Final:Alysson Keidi Sassaki

[email protected]

Tiragem:5.000 exemplares.

Periodicidade:Semanal: Quartas-feiras.

Impressão:Imprima Editora & Gráfica Ltda.

Uberaba/MG

Os artigos e textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores. Não expressam, necessariamente, a opinião do Jornal e não são remunerados.

CONTOS PROIBIDOSPor Tarzan Leão.

[email protected]

www.jornaldinamicoparacatu.blogspot.com (CONTINUA...)

O segredo de Fausto

Que Freud que nada! Fausto, todos sabiam, era a própria personificação do desejo mimético. E não escondia isso de ninguém.

“Tai uma coisa que eu gosto: mulher casada! Você pensa que essas mocinhas solteiras exercem algum fascínio sobre mim? De jeito nenhum. Não sinto nem tesão por elas. Mas, quando vejo uma mulher de aliança no dedo esquerdo, uma comichão toma conta do meu corpo. Fico doido, não posso negar. Aliás, pra ser mesmo verdadeiro devo confessar que desejo tudo aquilo que não me pertence.”

“Você é doente, Fausto”, disse Erasmo, seu colega de trabalho.

“Doente, eu? Claro que não! Eu sou normal”, res-pondeu, olhando para Isabel, que ficava numa mesa em frente à sua, separada apenas por uma divisória de vidro. “Veja”, continuou, “olhe bem para Isabel. Antes, ninguém aqui nessa repartição olhava para a coitadinha. Agora todos só faltam comer a mulher com os olhos. Também não é pra menos, depois que ela casou se transformou completamente. Eu diria que virou outra mulher: engordou um pouquinho, cresceram-lhe as ancas, usa cada decote que falta pouco para os peitos pularem fora do sutiã; sem contar que agora fica olhando para mim com olhos de mulher safada. Vou acabar levando ela para a cama.”

“Quem, a Isabel? Duvido. A mulher, de tão discreta, quando nos dá bom dia baixa a vista. Você só pode estar delirando, Fausto. Caia na real! Quando que ela trocaria o Cláudio por você? Nunquinha. O marido é engenheiro, tem um bom salário. Quanto a você, não passa de um reles funcionário público”, completou rindo.

“Sei não, Erasmo. Para falar a verdade, quem foi que disse que eu quero que ela troque o trouxa do Cláudio por mim? Quero que ela acumule, amigo, me adicione, entendeu? Afinal,” continuou suspirando, “já falei que mi-nha tara é pelas casadas. Separou, é porque existe algo de errado. Aí perco o tesão.”

“Um dia você vai acabar se estrepando. Sua alegria vai terminar quando encontrar um marido valente. Aliás, já vou logo avisando: se um dia você olhar para a minha mulher do jeito que você olha para Isabel, te arrebento a cara.”

“Fique tranquilo. Não olho para mulher de amigo meu”, respondeu erguendo a mão direita, em forma de juramento.

“É bom mesmo que seja assim, Fausto. Não nasci para ser corno. Homem que me chifrar, eu arrebento a cara dele.”

“Sabe mesmo o que você devia fazer? Arranjar uma mulher e se casar!”

“Mas como, se as solteiras não me interessam? Minha maior atração é o desafio da conquista. E quando sinto que uma mulher está louca por mim, logo perco o interesse.”

“Mesmo pelas casadas?”“Sim! Essa foi a razão pela qual terminei o meu roman-

ce com a Raquel. Bastou ela falar que estava me amando, que ia largar o marido pra viver comigo, e logo fui perdendo o interesse por ela. E, quanto mais se mostrar apaixonada pelo marido, maior é o meu desejo.”

“Você precisa mesmo é de tratamento. Já passou da hora de consultar um psicanalista.”

“Que nada, meu amigo. Vai me dizer que você nunca desejou nada que não fosse seu? Ninguém chuta cachorro morto, Erasmo. A gente só deseja de verdade aquilo que os outros gostam. Vai por mim. E sabe por que essas mulheres sempre se rendem aos meus encantos? Porque sabem que sou disputado entre elas.”

Carioca de Campos dos Goytacazes, Fausto mudara para Paracatu depois de ser aprovado num concurso público. Solteiro por vocação, 42 anos, em pouco tempo ganhou fama de galanteador entre os colegas. Mas sua fama, todavia, não era nada boa, e os seus dias de glória estavam chegando ao fim.

Campanha Show de Prêmios sorteia carro 0 KMParacatu - Uma ação inovadora da ACIPA em parceria

com seus associados movimentou o comércio durante todo o ano. Dando ênfase as principais datas comemorativas usadas pelos empresários no desenvolvimento de estratégias de venda, a ACIPA procurou englobar o maior número de empresas possível, oferecendo um maior leque de opções e o diferencial de poder ser premiado ao consumidor com a promoção do Show de Prêmios.

Esta ação encerrou com um saldo de 27 prêmios distribu-ídos a 21 consumidores que acreditaram e deram preferência às lojas participantes da campanha.

Só no mês de dezembro, quando a campanha entrou em sua reta final, foram 13 prêmios inclusive um Ford Ka zero quilômetro, sorteado na última semana tendo como vencedor José Maria Alves Nascimento que comprou na loja Terceira Onda o que deu o direito de receber o cupom e concorrer aos prêmios.Confira os ganhadores de dezembro:

José Maria Alves NascimentoPrêmio: 01 Ford Ka 0KmEmpresa que comprou: Terceira OndaMaria da ConceiçãoPrêmio: 01 TVEmpresa que comprou: Comercial Nossa Senhora da LapaClarice SantanaPrêmio: 01 máquina de lavarEmpresa que comprou: Casarão da ConstruçãoDalton Rubens NeivaPrêmio: 01 aparelho de som portátilEmpresa que comprou: Básico e ChicMaria Helena Gonçalves Genuína

Prêmio: 01 BatedeiraEmpresa que comprou: Essência Farmácia de Ma-nipulaçãoMaria Angélica UlhoaPrêmio: 01 CelularEmpresa que comprou: CoopervapWellington Monteiro dos SantosPrêmio: 01 MicroondasEmpresa que comprou: Tem Tudo Materiais de ConstruçãoJosé Rocha MoraisPrêmio: 01 DVDEmpresa que comprou: Mercearia SouzaMichele Faria LimaPrêmio: 01 Secador de cabeloEmpresa que comprou: Casa Suely

Ailton B. GonzagaPrêmio: 01 FogãoEmpresa que comprou: Companhia da ModaJosimar Barbosa FerreiraPrêmio: 01 Chapa para cabeloEmpresa que comprou: CoopervapGregório Faria de OliveiraPrêmio: 01 ComputadorEmpresa que comprou: CoopervapMauro GomesPrêmio: 01 GeladeiraEmpresa que comprou: CoopervapFernanda (vendedora que preencheu o cupom do ganhador do carro) Prêmio: 01 Máquina fotográfica digital

José Maria Alves Nascimento estava presente no momento que ocorreu o sorteio do carro zero quilômetro

Unimontes amplia projeto que oferece aulas de reforço para alunos do ensino médio

Estado - O Núcleo de Atividades para Promoção da Ci-dadania (NAP) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) ampliará suas ações em 2011, com o intuito de reforçar a relação da instituição com as escolas de ensino médio de sua área de abrangência.

A coordenação faz estudos para que, ainda neste semestre, sejam estendidas as atividades em outros campi da UNI-MONTES no Norte e Noroeste de Minas, além do Vale do Jequitinhonha. Atualmente, a UNIMONTES possui unidades do NAP em Montes Claros e São Francisco.

Através do NAP, a UNIMONTES oferece gratuitamente aos estudantes do ensino médio as aulas de reforço de Ma-temática, Português, Redação, Informática e Artes Visuais. As demandas por área são detectadas pelas próprias escolas de origem, que são responsáveis pelo encaminhamento dos estudantes.

Outro objetivo para este semestre é a criação de um por-tal eletrônico do NAP para que os alunos possam realizar consultas em tempo real (online) a respeito dos conteúdos aplicados nas aulas de reforço.

Números de 2010No ano passado, as aulas de reforço escolar atenderam 550

alunos de ensino médio de 35 escolas públicas de Montes Cla-ros. As atividades do NAP acontecem no prédio 3 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro. Em São Francisco, foram beneficiados outros 120 estudantes. De acordo com o coordenador do Núcleo, professor João Barbosa, o objetivo é ampliar o número de atendidos para 600 em Montes Claros e 150 em São Francisco.

MetasO Núcleo de Atividades para Promoção da Cidadania

(NAP) tem como principal proposta auxiliar estudantes do ensino médio na melhoria do desempenho escolar, ao mesmo, envolvendo acadêmicos dos diversos cursos de graduação nas ações relacionadas ao estágio curricular. Os próprios universitários atuam como monitores das aulas de reforço. Ainda em 2010, além das aulas de reforço, foram promovidos diversos cursos de capacitação e oficinas para os professores e acadêmicos envolvidos no projeto.

FoTo: TiAGo MAniQUe/JD

Page 3: Edição 43

Quarta-feira | 12 de janeiro de 2011 |03GERAL

ACIPA/CDL tem novo presidenteParacatu - Clima de despedida, calorosos discursos novos

desafios e metas, marcaram a posse da nova diretoria da ACI-PA/CDL na noite da última quinta-feira, 6. A nova diretoria eleita ainda me outubro passado, assinaram o termo de posse e logo em seguida iniciaram os discursos.

Após oito anos na presidência da entidade, Ignácio Garcia agradeceu o empenho de toda diretoria que o acompanhou durante o período de sua gestão, assim como dos colabora-dores da ACIPA/CDL.

Ignacinho falou das dificuldades enfrentadas quando as-sumiu a presidência, da adesão de associados que conseguiu dobrar na sua gestão.

“Além disto, (dobrar os número de associados) conse-guimos arrumar a casa, modernizamos os equipamentos e precisamos dar continuidade e que os associados participem mais das atividades”, discursou.

Presidente da CDL, Lindarci Memlack, segui o mesmo tom de Ignacinho. Para ela, é necessário a “força de todos associados” para fortalecer a entidade. Linda aproveitou ainda para falar das benfeitorias da gestão que trouxe para qualificar as necessidades do associado as parcerias como SEBRAE, Crediparnor, ADESP, entre outros.

Após assinar como o novo presidente da ACIPA/CDL para gestão 2011/2012, o empresário diretor da Auto Escola Maia, Manoel Paulo Pereira Maia, falou do orgulho em presidir “a maior entidade de classe de Paracatu”, assim como dos desa-fios que terá pela frente.

Ele pontuou metas ousadas, como a necessidade de promo-ver debates técnico, empresarial e social atrelado a entidade com o objetivo de fortalecer sua representatividade política.

O presidente ressalta a importância de ações e do objetivo no interesse da coletividade.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Para-catu, Roberto Von Doornick, informou no final do cerimonial sobre o processo de homologação do Sindicato que já foi publicada no Diário Oficial da União e que o processo de sua concretização demanda 30 dias.

Nova diretoria da ACIPA/CDL na noite que foram empossados

Evento ocorreu no salão social da entidade contando com boa presença do público

Ignácio Garcia no seu último discurso como presidente

Paulo Pereira Maia eleito para os anos de 2011/2012

Fotos: MaurIcIo KELLEr/JD

Page 4: Edição 43

Quarta-feira | 12 de janeiro de 201104|GERAL

Contratos assinados somam mais de R$ 6 milhões

TOTAL: EMENDAS DEP. ANTÔNIO ANDRADE 1.743.565,86TOTAL: EMENDA DEP. SILAS BRASILEIRO 111.843,33TOTAL: EMENDA DEP. JAIME MARTINS 107.500,00EMENDA DE BANCADA: JOEDES 540.000,00TOTAL: OUTROS 312.500,00TOTAL GERAL: 2.815.409,19

Paracatu - Assinatura de oito contratos e mais a confirmação por parte do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão da instalação da Praça do PAC no município, foram às novidades apresentadas pelo prefeito Vasco Praça Filho na primeira semana de trabalho neste ano.

Em evento realizado no seu gabinete, Vasquinho reuniu diversas lideranças da comunidade para anunciar os investimentos e a assinatura de contratos.

No inicio da coletiva que reuniu a imprensa local, trouxe uma surpresa agradável do anúncio da “Praça da Juventude”, apelidada de “Praça do PAC”, por ser parte dos investi-mentos do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal.

A confirmação da praça elevou o valor do pacote de investimentos de R$ 2,81 milhões

para cerca de R$ 6 milhões. A obra terá mais de 3000 metros quadrados e será instalada entre o Bairro Paracatuzinho e o Bairro Bom Pastor.

Vasquinho destacou o trabalho em conjunto com o legislativo, deputados estadual e federal por terem alcançado os investimentos propostos nos contratos.

Além disso, ele voltou a falar da Praça do PAC dizendo ser uma obra não somente para juventude, mas para “todos os paracatuenses”.

Relação boa com o governo federal para Vasquinho, auxiliou na vinda dos recursos. Outro anúncio realizado foi o recapeamento de toda extensão da Avenida Olegário Maciel e a solicitação de R$ 15 milhões para o anel viário e viaduto do bairro Alto do Açude, desa-fogando o trânsito no centro.

Nº PROPOSTA/CONVÊNIOP-025603/2010 C-739310/2010

P-074042/2010 C-747020/2010

P-071150/2010 C-746887/2010

P-069570/2010 C-742627/2010

P-073157/2010 C-747387/2010

P-043244/2010 C-739265/2010

073022/2010

071428/2009

ÓRGÃO

Ministério do Turismo

MAPA

MAPA

MCidades

MAPA

Ministério do Esporte

MAPA

Ministério da Saúde

OBJETO

Restauração dos imóveis, Museu de Arte Sacra e Museu Histórico.

Aquisição de patrulha mecanizada (trator e grade aradora).

Aquisição de Patrulha Mecani-zada .

Pavimentação, calçadas, meio fio e recapeamento.

Aquisição de Patrulha Mecaniza-da (trator e grade aradora).

Construção de quadra poliespor-tiva no Santana.

Aquisição de Patrulha Mecaniza-da - patrol.

Construção do Centro de zoo-noses.

EMENDA

247.300.10Dep. Antº Andrade

-Apoio Antº Andrade71140013Dep. Antº Andrade-Apoio Dep. Antº Andrade71140013Silas Brasileiro -Dep. Jaime Martins71140013Joedes Emenda de bancada-MSaude

390.000,00 34.000,00

97.500,00 14.343,33

487.500,00 75.833,33

592.000,00 52.389,20

97.500,00 14.343,33

97.500,00 10.000,00

487.500,00 52.500,00

300.000,00 12.500,00

424.000,00

111.843,33

563.333,33

644.389,20

111.843,33

107.500,00

540.000,00

312.500,00

REPASSE CONTRAPAR-TIDA

SITUAÇÃO

Assinar contrato

Assinar contrato

Assinar contrato

Assinar contrato

Assinar contrato

Assinar contrato

Assinar contrato

Assinar contrato

Prefeito Vasco Praça Filho efetuou a assinatura dos contratos e anunciou novos investimentos

Maquete da futura Praça do PAC que será construída no bairro Bom Pastor

Foto: GEraLDo EvanDo

Page 5: Edição 43

Quarta-feira | 12 de janeiro de 2011

Recorde falso: 35 mil carros foram licenciados em nome de laranjas

Pais - Se você for comprar um carro zero numa con-cessionária e lhe oferecerem um já emplacado, não se assuste, não se trata de um carro usado. Você vai observar que o hodômetro está zerado e que ninguém sequer sentou no banco do motorista. São os carros frutos do "rapel", o termo usado na relação entre montadora e concessionária

para indicar que o carro foi licenciado em nome de um terceiro.

Em todo fim de mês, mas especialmente no último mês do ano, as montadoras pressionam as concessionárias para vender mais, esvaziar o estoque, a fim de fechar o ano com maior participação possível no mercado. O recorde histórico de vendas em dezembro, de 361.197 unidades de carros e comerciais leves anunciado pelo RENAVAM, é, portanto, "falso".

A prática não é nova. Foi usada de forma descarada pela GM em 2004, quando o presidente da filial brasileira na época, Ray Young, tinha a missão de fazer a empresa líder de mercado naquele ano, quando se comemorava os 80 anos da marca no Brasil. A GM de fato foi líder em 2004.

A prática, condenada pela General Motors Corporation, foi desmentida pela filial brasileira, mas confirmada pela imprensa e pelos números de vendas desastrosos em ja-neiro do ano seguinte (2005): a empresa caiu do primeiro para o quatro lugar no ranking, perdendo até para a Ford, pois os carros vendidos em janeiro foram licenciados antecipadamente e entraram na "conta" de dezembro.

Sérgio Reze, presidente da FENABRAVE, a federação

que reúne os distribuidores de veículos, condenou essa prática que, segundo ele, voltou a ser feita (referindo-se ao caso da GM - sem citar a marca - em 2004) em dezembro de 2010.

"A diferença (em relação a 2004), disse Sérgio, é que desta vez quase todas as montadoras usaram a mesma estratégia, fizeram licenciamentos em nome de terceiros, de modo que nenhuma acabou se beneficiando. As vendas explodiram, mas nenhuma marca se destacou".

Não há outro motivo, segundo o presidente da FENA-BRAVE, para que o mercado tenha crescido tanto em de-zembro, batendo o recorde histórico. Segundo estimativa da entidade, 35 mil carros foram licenciados antecipada-mente e estão nas concessionárias já emplacados.

Certamente serão oferecidos ao cliente como uma grande oportunidade, pois o carro já vem lacrado e com pelo menos a primeira parcela do IPVA paga. Não deixa de ser uma situação atrativa para o consumidor, que, no entanto, será o "segundo dono" do veículo. Sérgio Reze diz que o resultado dessa prática - que ele promete elimi-nar - virá agora em janeiro, quando oficialmente as vendas serão um desastre.

Kia divulga seu crescimento de 125%País - A Kia Motors está come-

morando o crescimento de 125% em vendas em 2010 com 54.445 veículos vendidos em relação a 2009. No atacado – venda direta da distribuidora para as revendas – a

elevação foi de 121,1%, totalizan-do 57.626 unidades.

Segundo José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors destaca que este resultado se deu graças a inúmeros fatores, tais como a

inauguração de 142 lojas em 2010, por exemplo. “Design,

tecnologia e qualidade de nossos produtos garantiram, ao lado da força da Rede Autorizada de Con-cessionárias Kia Motors, o recorde de vendas em 2010”.

A fabricante anunciou que até março vai inaugurar mais 25 autorizadas.

Kia soul

Foto: DIvLGação

Sérgio Reze diz que o resultado dessa prática, que ele promete eliminar, virá agora em janeiro, quando oficialmente as vendas

serão um desastre.

Foto: DIvuLGação

Page 6: Edição 43

Quarta-feira | 12 de janeiro de 201106|cLAss if icAdos

JIPE vErDE, GasoLIna, 1974/1974, BÁsIco, r$ 15.000,00 (38)3672-4060

F75 aZuL, GasoLIna, 1973/1973 BasIco 15.000,00 (38)3672-4060

Brava cInZa, GasoLIna, 1999/2000, ar/DH, r$ 14.500,00 (38)3672-4060

KoMBI 12 GLs, Branco, GasoLIna, 00/01, BÁsI-co, r$ 20.000,00 (38)3672-4060

s10 caB. DuPLa, Prata, DIEsEL, 2001, coMPLEto/EXEcutIvE r$ 41.900,00 (38)3672-4060

corsa sD, GL, 1.6, vErMELHo, GasoLIna, 1998/1999, BÁsIco r$ 14.000,00 (38)3672-4060

HonDa cIvIc sD Prata GasoLIna 2006/2007 coMPLEto+autoM/couro r$47.000,00 (38)3672-4060

EcosPort XLs 1.6 PrEto GasoLIna 2004/2005 coMPLEta rs 27.900,00 (38)3672-4060

KoMBI 12 LGs Branco GasoLIna 2002/2003 BasIco r$ 22.500,00 (38)3672-4060

PaLIo ELX aZuL GasoLIna 1999/2000 coMPLEto r$ 14.500,00 (38)3672-4060

vErona GLX 1.8 cInZa GasoLIna 1994/1994 BasIco r$ 7.500,00 (38)3672-4060

LInEa 16vLs cInZa FLEX 2008/2009 coMPLEto r$

uno 1.0, vErMELHo, 95/96, 4 Pts, aLarME, roDa, r$ 9.500,00 tEL: (38) 3671-5120

cELta 1.0, PrEto, 4 Pts, 2003 trava, roDa, vIDro ELÉt. r$ 16.500,00 tEL: (38) 3671-5120

GoL vErMELHo, 98, MI r$ 11.00,00 tEL: (38) 3671-5120

ParatI cInZa, 89, aP., roDa r$ 7.000,00 tEL: (38) 3671-5120

corsa sEDaM, Branco, 1.6, 4 Pts, roDa , MPFI, r$ 13.000,00 tEL: (38) 3671-5120

GoL 93, aP, r$ 7.000,00 tEL: (38) 3671-5120

45.000,00 (38)3672-4060

s10 caB. DuPLa PrEto DIEsEL 2009/2010 EXEcutIvE 4X4 coMPLEta r$ 79.900,00 (38)3672-4060

PaLIo ELX 1.4 4Pts Prata FLEX 2008/2009 MEnos ar r$ 28.000,00 (38)3672-4060

GoL 1.0 16vLs 2Pts Prata GasoLIna 1998/1998 BasIco r$ 9.500,00 (38)3672-4060

IDEa ELX FLEX Prata FLEX 2006/2006 coMPLEto r$ 26.900,00 (38)3672-4060

D20, 96, carrocErIa DE MaDEIra, r$ 37.000,00, tEL: (38) 3671-5120

uno 1.0, aZuL, 97, trava E vIDro ELÉt., aLarME, r$ 9.500,00 tEL: (38) 3671-5120

KaDEttE 1.8, GsI, vErMELHo, 94, DIrEção HID., r$ 10.500,00 tEL: (38) 3671-5120

savEIro 1.6, Branco, 97, aL r$ 9.500,00 tEL: (38) 3671-5120

straDa 1.5, Branco, 2000 r$ 14.000,00 tEL: (38) 3671-5120

uno 96, vInHo, coMPLEto r$ 10.000,00 tEL: (38) 3671-5120

uno 96, aZuL, coMPLEto r$ 9.000,00 tEL: (38) 3671-5120

GoL Prata 1.0 95/96 soM cD r$ 8.500

GoL vErMELHo 1.0 07/08 r$ 24.000,00

PaLIo 1.0 4Pts vErMELHo r$ 12.000,00

BELIna 83 1.6 aZuL r$ 4.000,00

voYaGE 89/89 1.6 r$ 5.000,00

D20 96 carrocE. MaDEIra r$ 37.000,00

EstraDa 1.5 Branco 00/00r$ 14.000,00

BELIna 1.6 Prata 88/88 r$ 5.000,00

GoL Prata 94/94 1.8 Motor a.P r$ 10.000,00

CARLÃO VEÍCULOSS FONE: 3671-

9422

ParatI, ano 83, r$ 3.000,00

BELIna 83, r$ 4.000,00, ÓtIMa consErvação.

s10, 98, r$ 35.000,00, Prata.

KaDEtE GL, 1.8, 95, GasoLIna r$ 8.300,00

GoL BoLa, 96, r$ 9.500,00

GoL BoLa, 99, 1.0, MI, 16v r$ 10.000,00

cHEvEtE vErMELHo, 93, r$ 6.0000,00

TEL: (38) 3672-4060

TEL: (38) 3671-5120

VENDO CAMINHÃO WM CAÇAMBA VERMELHO TOCO 11130 ANO 86 EM PERFEITO ESTADO, TRATAR PELO TELEFONE: 9961-0467

Page 7: Edição 43

Quarta-feira | 12 de janeiro de 2011 |07cLAss if icAdos

vende – se uma casa, com 03 quartos, sala, cozinha, banheiro social, área de serviço, espaço p/ gara-gem, cerâmica, laje no Bairro Paracatuzinhova-lor: r$ 60.000,00 TEL: 38 3671 6134

vende – se um aparta-mento com 03 quartos, ste, sala, cozinha, banhei-ro social, área de serviço, garagem, cerâmica for-rado de laje, no Bairro vila Marianavalor: r$ 107.000,00 Escriturado TEL: 38 3671 6134

vende –se uma casa com 03 quartos, sala, cozinha, banheiro social, área de serviço, garagem, laje, cerâmica, no Bairro Bela vista valor: r$ 120.000,00 escriturada TEL: 38 3671 6134

vende –se uma casa com 03 quartos, sala,cozinha, banheiro social, área de serviço, garagem, não e forrada, cerâmica e piso com lote gran-

de 572,00m2 valor: r$ 130.000,00 Escriturado TEL: 38 3671 6134

vende – se uma casa com 03 quartos, (ste), sala, copa / cozinha, banheiro social, área de serviço, garagem, cerâmica, laje, no Bairro Esplanada va-lor: r$ 145.000,00 TEL: 38 3671 6134

vende – se uma casa com 03 quartos, (ste), sala, copa / cozinha, banheiro social, área de serviço, garagem, cerâmica, laje, no Bairro cidade nova valor: r$ 160.000,00 TEL: 38 3671 6134

vende – se uma casa com 03 quartos, (ste), sala, cozinha, banheiro social, área de serviço, depen-dência de empregada, garagem, cerâmica, laje, no Bairro cidade nova valor: r$ 210.000,00 TEL: 38 3671 6134

vende – se um sobrado com 02 aptos de 01 quar-to, (ste), sala, cozinha, área de serviço, sacada e garagem. Em baixo 02 kit.

Banco para jardim. va-Lor r$290,00 tEL: 3671-0551/9964-0439

cama de solteiro no vaLor de r$ 280,00. tEL:3671-0551/9964-0439

cômoda, vaLor r$ 680,00 tEL: 3671-0551/9964-0439

Mesa com 04 cadeiras. va-Lor r$ 580,00 tEL: 3671-0551/9964-0439

aparador, vaLor r$ 380,00 tEL: 3671-0551/9964-0439

Cadeira espreguiçadeira. vaLor r$ 190,00 tEL: 3671-0551/9964-0439

cristaleira. vaLor r$ 780,00 tEL: 3671-0551/9964-0439

sofá em Madeira. vaLor r$ 480,00 tEL: 3671-0551/9964-0439

cama de solteiro r$ 190,00 tEL: 3671-0551/9964-0439

VAGAS DE EMPREGO DISPONÍVEIS NO SINE

Interessados deverão procurar o SINE - Sistema Nacional de Emprego - à Praça Adelmar Silva Neiva, 147 - Centro - na UAI Paracatu portando carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho.

Vende-se uma casa 2 quar-tos sala cozinha banheiro Bairro Alto da Colina R$ 20.000 TEL: 9836-8441

Vende-se Fiat Prémio 92 2 portas em otima con-versação R$ 4.000,00 TEL: 9836-8441

CASEIRO. Precisa-se para Chácara em Americana-SP, à 2km da cidade. Salário R$ 1.500,00 + cesta básica. pode ligar à cobrar. F: (19) 9839.8274

Mesa com 04 tamburetes. vaLor r$ 380,00 tEL: 3671-0551/9964-0439

aparador, vaLor r$ 280,00. tEL: 3671-0551/9964-0439

no Bairro Bela vista valor: r$ 230.000,00 Escritura-do TEL: 38 3671 6134

vende – se uma casa com 03 quartos, ste, sala/copa, cozinha, banheiro social, área de serviço, forrada de laje, cerâmica, no Bairro alto do córre-go valor: r$ 270.000,00 escriturada TEL: 38 3671 6134

vende – se uma casa com 03 quartos, ste, sala, copa, cozinha, banheiro social, área de serviço, forrada de laje, cerâmica, no Bairro arraial D’angola valor: r$ 270.000,00 Lote escriturado TEL: 38 3671 6134

vende – se uma casa 03 quartos, ste, sala, copa, cozinha, banheiro social, área de serviço, área de churrasco, garagem , cerâmica e laje, no Bairro cidade nova valor: r$ 340.000,00 Escriturada TEL: 38 3671 6134

vende – se uma casa 03 quartos, ste, sala, copa, cozinha, banheiro social,

área de serviço e gara-gem, cerâmica e laje, no Bairro centro valor: r$ 400.000,00 Escriturada TEL: 38 3671 6134

vende – se uma casa com 03 quartos, ste, sala, copa, cozinha, banheiro social, área de serviço, garagem, laje, cerâmica, no Bairro vila Mariana valor: r$ 450.000,00

casa: 04 quartos, ste, 02 salas, cozinha, banheiro social, área de serviço, dependência de empre-gada e garagem para 02 carros, Lote: 600,00 m2, no Bairro centro valor: r$ 450.000,00 Escriturada TEL: 38 3671 6134

vende –se chácara no são Domingos com 1,5 hectares com galinheiro, criação de peixes e sede valor: r$ 150.000,00 TEL: 38 3671 6134

vEnDE-sE FaZEnDa 25Ha A 10KM De PARACATU ToDA FoRMADA

vEnDE-sE FaZEnDa 40Ha A 10KM De PARACATU

ToDA FoRMADA

950 HÁ toDa InFraEs-TRUTURA PRonTA PARA PeCUARiA

02 vaGas Para EMPrEGaDa Do-MEstIca EXIGE: traBaLHar EM BrasILIa

02 vaGas Para ProFEssor DE inFoRMATiCA eXiGe: FoRMACAo SUPeRioR nA AReA

01 vaGa Para ProFEssor DFE GEs-tao aDMInIstratIva EXIGE: ForMa-CAo SUPeRioR nA AReA

01 vaGa Para casEIro EXIGE: casaL,

iDADe ACiMA De 50 AnoS.

02 vaGas Para MEcanIco DE vEIcu-Los LEvEs EXIGE: EXPErIEncIa

01 vaGa Para tEcnIco EM Manu-TenCAo De eQUiPAMenToS De inFo-raMtIca EXIGE: EnsIno MEDIo, EX-PErIEncIa E cnH catEGorIa “aB”

01 vaGa Para MEcanIco DE Ma-QuInas HIDrauLIcas EXIGE: EnsIno MEDIo, EXPErIEncIa E cnH catEGo-

rIa “B”

01 vaGa Para tEcnIco EM Instru-MEntação. EXIGE: EnsIno MEDIo E eXPeRienCiA

05 vaGas Para MEcanIco DE tra-tor EXIGE: traBaLHar EM BrasI-LanDIa

04 vaGas Para MEcanIco DE co-LHEDoura EXIGE: traBaLHar EM BrasILanDIa

05 vaGas Para oPEraDor DE Mo-tonIvELaDora EXIGE: traBaLHar EM BrasILanDIa

04 vaGas Para soLDaDor EXIGE: traBaLHar EM BrasILanDIa

02 vaGas Para BorracHEIro EXIGE: traBaLHar EM BrasILanDIa

03 vaGas Para ELEtrIcIsta EXIGE: traBaLHar EM BrasILanDIa

E n v e l o p a d o r e Etiquetador:Trabalhe em casa, ambos os sexos, acima de 18 anos, enve-lopando e etiquetando malas diretas com nos-so impressos informati-vos, ganhos iniciais de R$ 800,00 por produção, des-pachamos o serviço até a sua porta via correios. Única empresa nacional no segmento há 5 anos. Ótimo trabalho (2° fonte de renda, aposentados, estudantes, aprendizes etc..) envie 03 selos de R$ 0,65 a cx postal N. 3 CEP: 38600000 e receba ficha de inscrição via correios.

Page 8: Edição 43

Quarta-feira | 12 de janeiro de 201108| GERAL

A corrida do ouro na última grande mina descoberta no Brasil

Desde o ano passado, todos os dias, pontualmente às 16 horas, 180 buracos são detonados com explosivos, desmontando 180 mil toneladas de uma só vez

Foto: DIvuLGação

Fonte: Patrícia Cançado - O Estado de S.Paulo

Paracatu - Sob um sol quente e um ar seco, a paisagem da mina de ouro de Paracatu (Minas Gerais, a 488 quilômetros de Belo Horizonte) choca ainda mais. A imagem é de terra arrasada, cenário de um filme apocalíptico. Quase não há homens em campo. Apenas retroescavadeiras abastecendo caminhões gigantes, que vão e vêm abarrotados de minério. Pepitas de ouro, não se vê ali desde os tempos do Império. Só montanhas de pedras e muita poeira. A mina, hoje a maior do País em movimentação de minério, não para de crescer para atender à corrida mundial pelo ouro.

Desde o ano passado, todos os dias, pontual-mente às 16 horas, 180 buracos são detonados com explosivos, desmontando 180 mil toneladas de uma só vez. Até 2040, prazo para o fim da exploração da Rio Paracatu, a parte noroeste terá "mergulhado" cerca de 200 metros de profundidade, cinco vezes mais do que hoje. Na última grande reserva de ouro descoberta no País e com o menor teor do mundo, nenhum grama pode ser desperdiçado.

A cada tonelada de minério extraída, sobra apenas 0,4 gramas de ouro. Nas minas subterrâneas do Chile e dos Estados Unidos, por exemplo, essa relação pode chegar a 15 gramas por tonelada. "Para tirar ouro nesse teor, é só movendo terra daqui para ali e desmontando montanha. O ouro de Paracatu é muito fino, não é simples recuperá-lo", explica o engenheiro de minas Aldo Ferreira, sócio da consultoria Metal Data.

Explorada pela canadense Kinross desde 2005 - quando foi comprada da anglo-australiana Rio Tinto, a mina saiu de uma produção de 5 toneladas por ano para as atuais 14,8 toneladas. Neste ano, deve chegar ao pico de 17 toneladas e depois variar entre 15 e 16 por ano até o fim da vida útil da mina,

segundo as previsões do presidente da Kinross no Brasil, José Roberto Freire. O projeto de expansão, iniciado em 2008, consumiu investimentos de US$ 570 milhões.

Todo esse esforço tem muito sentido econômico. Apesar das condições adversas, a mina é lucrativa. O ouro atingiu no ano passado um patamar histórico e não para de bater recordes. Na última semana, a cotação da onça (medida usada internacionalmente, que equivale a 31,1 gramas de ouro) rondou US$ 1,4 mil, cinco vezes mais que no fim da década de 90, quando a mina de Paracatu sofreu a sua pior crise.

"Mesmo que caísse a um patamar de US$ 700, a mina ainda seria lucrativa. Mas não cai mais porque as minas pequenas fechariam e, com a produção menor, o ouro voltaria a subir", afirma Freire. "Isso dá uma situação muito estável financeiramente à mina."

Crise - A recente escalada do ouro foi provocada por diversos fatores - alguns mais e outros menos determinantes. Na segunda categoria está a ascensão da classe média na Índia, que passou a consumir mais joias em ouro e a redução da oferta do metal - está cada vez mais difícil encontrar novas reservas; nas que existem, os teores só caem.

Mas o que empurrou o ouro para patamares aci-ma de US$ 1 mil foi a crise financeira mundial. O economista Nathan Blanche, sócio da Tendências Consultoria, gosta de dizer que o valor do ouro é a soma das inseguranças do mundo. "Durante crises, há fortes distorções de preços, porque os investidores fogem de outras aplicações e buscam o ouro para se proteger. A alta do ouro tem pouco a ver com o aumento real da demanda", diz Blanche.

A corrida do ouro começou em 2006, quando o banco central americano baixou a taxa de juros. "Na-

quela época, os investidores viram que o ouro poderia render mais do que os títulos do Tesouro", explica Blanche. Com o acirramento da crise e a desvalori-zação do dólar e do euro, mais e mais investidores passaram a comprar ouro para se proteger. Bancos centrais de países emergentes decidiram diversificar suas reservas comprando ouro, tornando-se alguns dos principais compradores do metal.

Há também um quarto fator, menos conhecido, ajudando a semear a alta do ouro. Trata-se de um fundo criado em novembro de 2004 pelo Conselho Mundial do Ouro (World Gold Council), quando o interesse pelo metal estava começando a aumentar. Composta por mineradoras internacionais, até então a entidade lutava para sobreviver. Ao transformar as barras em instrumentos negociáveis na Bolsa de Nova York, o fundo acabou democratizando o mercado de ouro. Hoje é o maior proprietário privado mundial do metal, com um estoque diário de US$ 30 milhões, segundo reportagem recente do Wall Street Journal. A sua reserva atual é maior que a do Banco Central da Suíça. O megainvestidor americano George Soros é um de seus cotistas mais famosos, com centenas de milhões de dólares investidos.

O ouro, na visão de Blanche, não voltará mais à casa dos US$ 300, mas, assim que a economia americana voltar a crescer e a taxa de juros subir, haverá uma corrida no sentido contrário, para ven-der o ouro e realizar os lucros desses últimos quatro anos. "Esses movimentos especulativos são muito rápidos. Eu não me preocupo com as mineradoras, porque elas fazem planos de longo prazo, mas com uma legião de pequenos e médios investidores", diz o economista.

Page 9: Edição 43

|09GERAL Quarta-feira | 12 de janeiro de 2011

Maioria dos cafezais do Brasil se recupera da estiagem de 2010País - Boa parte das regiões produtoras de

café no Brasil deverá colher na safra 2011/12 um volume normal para um período de ciclo de baixa de produção do arábica, mas outras áreas como o norte de São Paulo sentirão os efeitos de uma estiagem que afetou os cafe-zais durante 2010, disseram integrantes de cooperativas à Reuters esta semana.

O Brasil certamente terá uma safra menor que as 48,1 milhões de sacas de 60 kg do ano passado, uma vez que as árvores estão no ciclo bianual de baixa. Mas os agrônomos dizem que deve ser um ano típico, de uma maneira geral.

Na safra 2009/10, também de baixa, a produção foi de 39,5 milhões de sacas, a maior para tal período na última década.

"Parece normal. 2011 será bem menor que em 2010, mas nada extraordinário. Tem chovido bastante", disse Mario Ferraz de Araújo, agrônomo da Cooxupé, a maior cooperativa do mundo, em Minas Gerais, principal produtor brasileiro.

Os preços futuros do arábica, do qual o Brasil é o maior produtor, dispararam no se-gundo semestre de 2010, em meio às expec-tativas de oferta ajustada neste ano, subindo para cerca de 2,30 dólares por libra-peso no início de janeiro.

Araújo disse que as fazendas na região de Guaxupé, onde está a sede da cooperativa, apresentaram poucos problemas depois da longa estiagem que durou mais semanas que o normal em 2010, e deixou as árvores com pouca umidade justo no início da florada.

O presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa, disse que considerando a queda bianual e o clima mais seco, a coope-rativa espera que a produção em sua região recue para cerca de 6 milhões de sacas em 2011, contra 9,3 milhões de sacas do ano passado.

O Ministério da Agricultura divulgará sua primeira estimativa oficial para produção na quinta-feira pela manhã.Com a Colômbia caminhando para a terceira queda conse-cutiva na produção e expectativa de que os problemas climáticos reduzam a safra de robusta do Vietnã, a dependência do produto brasileiro vai aumentar pelo menos até o próximo ano.

A menor safra do Brasil já registrada em um ciclo de baixa na última década foi a de 2003/04, com dados oficiais que apontam 28,8 milhões de sacas. Ela foi afetada por uma combinação de excesso de chuvas, estiagem e uso inadequado de insumos quí-micos, logo após uma safra recorde de 48,48 milhões de sacas.

ROBUSTA

Surpreendentemente, a safra do Espírito Santos, segundo maior produtor do Brasil, principalmente de robusta, parece muito me-lhor que o inicialmente esperado, depois da seca severa que secou mesmo algumas repre-sas que alimentam sistemas de irrigação.

O Estado foi o último a receber chuvas, quando elas finalmente retornaram, mas

desde então recebeu amplos volumes, e os dados da Somar Meteorologia mostram que a região produtora de robusta teve 25 por cento mais chuvas que o normal para dezembro.

"O desenvolvimento da safra está muito bom. Os grãos estão sendo preenchidos e os frutos têm um bom tamanho", disse Cristiano Cezena, agrônomo da cooperativa Cooabriel. O principal risco para a safra agora, disse ele, são os dias muito quentes típicos do Estado em janeiro. "Se o sol for muito intenso, po-derá queimar o café", disse.

SÃO PAULO

Cafezais do norte do Estado de São Paulo ou próximos da divisa com Minas Gerais não estão tão bons, entretanto, e duas cooperativas na região disseram que a safra pode ser menor que a do último ciclo de baixa há dois anos.

"As flores não cresceram. O sol as quei-mou", disse Roberto Maegawa, agrônomo da Cocapec, cooperativo no norte de São Paulo.

Ele disse que as flores saíram, mas muitas não formaram o fruto do café quando abriram

e logo murcharam. Maegawa contou que está trabalhando com uma estimativa de queda de 15 por cento na safra, em relação a anos de baixa.

As regiões produtoras do norte de São Paulo receberam apenas 30 a 50 por cento do volume médio de chuvas em outubro e novembro.

A safra de café de São Paulo, que é cul-tivado principalmente no norte do Estado, corresponde a cerca de 10 por cento da produção total do país.

"As chuvas em nossa região não foram muito bem distribuídas. A florada foi excelen-te mas o número que se manteve foi terrível", disse ele. Novas plantações sucumbiram muito facilmente à seca, porque as raízes das árvores não atingiram partes profundas para pegar mais umidade do solo.

Marcelo de Moura Almeida, do depar-tamento de comercialização da Cooparaíso, disse que espera um declínio da produção. "Estamos começando a trabalhar em nossa primeira previsão agora e, pelos números iniciais que tenho visto, eu acredito que será menor", ele disse, referindo-se à produção do norte de São Paulo.

O Brasil certamente terá uma safra menor que as 48,1 milhões de sacas de 60 kg do ano passado, uma vez que as árvores estão no ciclo bianual de baixa

Foto: DIvuLGação

Page 10: Edição 43
Page 11: Edição 43

GERAL |11Quarta-feira | 12 de janeiro de 2011

Criada entidade que visa preservação ambiental

Associados na primeira reunião de criação da entidade

FoTo: TiAGo MAniQUe/JD

Comerciantes de agrotóxicos tem até o dia 31 de janeiro para enviar relatório ao IMA

Estado - Os revendedores de agrotóxicos de Mi-nas Gerais devem enviar até o dia 31 deste mês, o relatório de controle do produto referente ao segundo semestre de 2010, através do Sistema de Controle Semestral de Agrotóxicos (SISAGRO), disponível no site do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Com a página do SISAGRO aberta na internet, o revendedor deve preencher todos os campos solicita-dos. Após clicar em enviar é emitido automaticamen-te um comprovante de envio das informações. O não cumprimento do prazo de envio gera multa ao dono do estabelecimento que revende os defensivos.

O SISAGRO possibilita uma prestação de contas detalhada da comercialização de agrotóxicos, anali-

sando dados referentes às vendas desses produtos. Através dele é possível fazer um mapeamento con-tendo informações sobre a quantidade de vendas, os tipos de produtos vendidos e as cidades que os adquiriram.

Atualmente, existem 929 estabelecimentos co-merciais de agrotóxicos em Minas Gerais. Todos eles devem encaminhar o relatório de suas vendas e do estoque duas vezes ao ano (janeiro e julho).

Registro

O IMA é a instituição responsável pela fiscali-zação do comércio, do armazenamento e do uso de

agrotóxicos para uso na agricultura e proteção de florestas plantadas.

Todo estabelecimento comercial e prestador de serviço de aplicação de agrotóxico no estado, tem que obter o registro, obrigatório, no IMA e o certificado deve ser afixado em local visível. Para se registrar o proprietário precisa procurar uma unidade do Ins-tituto próxima ao estabelecimento comercial. Por se tratar de produto tóxico para o homem, animais e meio ambiente, o agrotóxico exige cuidados espe-ciais na sua armazenagem, comercialização e uso, podendo ser adquirido, somente, com a apresentação da receita agronômica, emitida por profissional le-galmente habilitado.

Paracatu - Preservação ambiental, orientação da importância em conservar as belezas naturais do meio ambiente e promover debates de conscientização ambiental. Com este intuito, foi assinada na noite da última sexta-feira, 7, a ata de criação da ACPNM (Associação de Criadores de Pássaros do Noroeste Mineiro).

A entidade recém criada tem como meta realizar torneios de pássaros integrando a comunidade passarinheira e defender o meio ambiente do Noroeste de Minas, promovendo ações, junto à comu-nidade, voltadas à preservação e manutenção dos ambientes naturais e da rica fauna existente em nossa região.

Além disso, conforme explicou o presidente da ACPNM, Lincoln Cappae, a Associação terá a tarefa de trabalhar forte na preservação ambiental com palestras em escolas e ações pelo município.

Cappae disse que ainda ocorre de pessoas adquirirem pássaros com caçadores ou traficantes de animas, por isso o motivo de criar uma entidade que tenha credibilidade e poder ajudar a combater esta prática.

“Temos uma tarefa importante de orientação ambiental. Pássaros que estão na natureza não serão pegos e a associação vai proporcionar locais de qualidade para realização de torneios”, disse.

A ACPNM tem também um site objetivando criar uma maior interatividade entre os associados e também divulgar a criação lega-lizada de pássaros nativos brasileiros, devidamente regularizada no IBAMA. “Como amantes dos pássaros, somos radicalmente contra a captura e o tráfico de animais silvestres”, finalizou Cappae.

Diretoria (Biênio 2011 / 2012)Presidente: Lincoln dos Santos CappaeVice-presidente: Luciano Oliveira Santos1° Secretário: Ernani Antônio Graff2° Secretário: Antônio Carlos Bonatto1° Diretor Financeiro: Anderson Mendes Melo2° Diretor Financeiro: Antônio Donizete SoaresDiretor de Eventos / Relações Públicas: Edson Borges de OliveiraDiretor Jurídico: Bruno de Oliveira Franco

1° Diretor de Patrimônio: Wender Alves Ribeiro2° Diretor de Patrimônio: Fernando Antônio Cabral de SáConselho FiscalSilvanito Antônio da SilvaGláucia Nogueira CarvalhoAristeu Franco SouzaSuplentesDenis Machado de MoraisAgmar José de Mesquita

Page 12: Edição 43

Quarta-feira | 12 de janeiro de 201112| GERAL

A primeira paracatuense do ano

Os pais com a pequena Ana Luiza, primeira pessoa nascida no ano de 2011 em Paracatu

Com os olhos bem abertos Ana Luiza parece não se importar em ser clicada

FoToS: TiAGo MAniQUe/JDParacatu - Enquanto os céus eram iluminados pelos fogos comemorando a chegada de 2011 e champanhes eram estouradas brindando a chegada deste ano, no Hospital Municipal, uma fa-mília brindava a chegada de sua mais nova integrante.

A comemoração pela chegada da pequena Ana Luiza tem um teor de celebração.

A filha de Daniele Celestino das Dores, 15 anos, e Bruno Pereira Barbo-sa, 17, chegou ao mundo às 00h22min do dia 1º de janeiro, tornando-se a primeira pessoa do ano a nascer em Paracatu.

A vinda de Ana Luiza, que nasceu com 2885 kg e 43 centímetros, trouxe felicidade “sem palavras”, como disse seu pai.

“Nossa, é muito bom! Nem sei o que falar. É o maior presente que já ganhei”, disse o emocionado pai.

Demonstrando timidez, mas com dedicação de zelosa mãe, Daniele contou que tudo ocorreu bem durante a gravidez.

Mesmo ainda estando no hospital com Ana Luiza, que sofrera uma pe-quena infecção, a jovem diz que “é uma sensação muito boa de ser mãe” e de constituir uma família.

Page 13: Edição 43

EspoRtEQuarta-feira | 12 de janeiro de 2011 |13

Jogo das estrelas, confraternização entre amigos

Amigos se reuniram em dezembro passado para a tradicional partida realizada há cinco anos

Foto: DIvuLGação

Marta posa com o troféu de melhor do mundo. Cinco vezes não é para qualquer um

Fotos: rEProDução/GLoBoEsPortE.coM

Paracatu - Pelo quinto ano consecu-tivo, amigos se reúnem para uma partida de futebol com lances bonitos, dribles fantásticos e gols. O intuito é reunir co-legas de infância que jogaram juntos em escolinhas de futebol de Paracatu. Alguns hoje jogam em times profissionais do futebol brasileiro, como Alisson Guirra, no Paysandu; Luciano, Grêmio Prudente; Alisson Chupetinha, Rio Preto; Ranner, Três Corações e outros.

Esse ano, alguns não puderam compa-recer por motivo de agenda dos clubes.

A confraternização é organizada por Tiago Boca, Rafael Rocha, Tiago Cueca

e Guilherme Vidal.É um amistoso para encontrar os ami-

gos e rever histórias do passado.O jogo desse ano aconteceu no dia

24, no campo do Ronaldo Planeta. Ar-quibancada cheia para ver os amigos em ação. O amistoso terminou empatado em 1 a 1, gols de Alan e Renê Moreira e nos pênaltis, o time de Tiago Cueca e Guilher-me Vidal levou a melhor, ganhando pelo placar de 9 a 8.

Neste ano já ficou acertado que todos os atletas farão doações de alimentos não perecíveis em prol dos mais neces-sitados.

Os donos da bola: Messi é bi, e Marta é pentaMundo - Os prognósticos de que a

Copa do Mundo seria um fator decisivo falharam. E o título de melhor jogador do mundo é, pela segunda vez consecutiva, de Lionel Messi. O craque argentino não conquistou a Liga dos Campeões nem o Mundial na África do Sul, mas seu desempenho pelo Barcelona o fez superar os amigos espanhóis Xavi Hernández e Andrés Iniesta em eleição divulgada nesta segunda-feira no Teatro Kongresshaus, em Zurique, cidade-sede da Fifa. Entre as mulheres, a brasileira Marta segue soberana ao se sagrar pentacampeã de forma consecutiva. Messi já havia conquistado a mesma premiação em 2009, mas de forma muito mais tranquila, já que havia comandado o Barça em incríveis seis

títulos na temporada. Dessa vez, jornais espanhóis e italianos chegaram até a bancar sem citar fontes que o título ficaria com algum campeão mundial, seja ele Xavi ou Iniesta.

Exceção ao espanhol "Marca", diários também falharam ao apontar o espanhol Vicente del Bosque como melhor técnico. Campeão da tríplice coroa com o Inter de Milão, o português José Mourinho, que chegou atrasado por conta de problemas com o voo, estreou a premiação. O atual treinador do Real Madrid se emocionou no palco e citou os títulos da Copa da Itália, Campeonato Italiano e Liga dos Campeões após abraçar os ex-comandados Lucio, Maicon e Sneijder, além de Casillas.

Fim da novela e Ronaldinho assina com Fla

País - Como não poderia ser diferente, os momentos que sucederam a oficialização da contratação de Ronaldinho Gaúcho pelo Flamengo foram do jeito que o craque gosta: churrasco, música e muita alegria. Na madrugada da última terça-feira, em uma churrascaria da zona Oeste do Rio, o astro, seu irmão e empresário Assis, dirigentes do Flamengo e o vice-presidente do Milan (Adriano Galliani), oficializaram a transação, culminada com a empolgação puxada pela presidente do clube, Patricia Amorim.Ao deixar o local, Ronaldinho Gaúcho deu autógrafos aos poucos torcedores ainda presentes do lado de fora, sempre colocando "Mengão” abaixo de seu nome. “Estou muito feliz. Muita emoção”, limitou-se Ronaldinho Gaúcho, saindo em seguida protegido por forte esquema de segurança.

Page 14: Edição 43

14|poL ic iA Quarta-feira | 12 de janeiro de 2011

Final de semana sem acidentes nas rodovias estaduais

Jovem é preso com pedras de crack

Homem é preso em ponto de tráfico

Carro pega fogo no Paracatuzinho

Carro foi totalmente destruído pelas chamas

FoTo: TiAGo MAniQUe/JD

Pedestre é assaltado na madrugada

Delegado-geral Jairo Lellis assume a chefia da Polícia Civil

Paracatu - A Polícia Rodoviária Estadual passou mais um final de semana sem registrar acidentes de trânsito nas rodovias estaduais que cortam o município. Acredita-se que a redução de acidentes tenha ocorrido devido ao respeito dos condutores às normas de trânsito, e ainda à intensificação nas abordagens aos motoristas.

Além disso, na fiscalização de d o c u m e n t o s e e q u i p a m e n t o s obrigatórios, os policiais rodoviários estão alertando os condutores da necessidade de dirigir com prudência, em especial no controle da velocidade.

O único registro no final de semana foi na noite do último domingo, 9. Durante fiscalização de trânsito na rodovia MG-188, KM 149, no Posto da Polícia Rodoviária Estadual, os policiais abordaram um veículo GOL, com placa de Bonfinópolis de Minas, que era conduzido por P.S.M.N, de 16 anos de idade, residente na cidade Natalândia.

O menor foi apreendido e conduzido à Delegacia de Polícia onde após assinar o Termo Circunstanciado de Ocorrência - TCO - foi liberado e o veículo foi entregue ao seu pai.

Paracatu - Na madrugada do último domingo, 9, durante batida policial no bairro Paracatuzinho, Policiais Militares realizaram abordagem em um bar, momento em que Mateus Pereira de Souza Ribeiro, 22 anos, entrou no banheiro.

Após ser abordado e, em busca pessoal, foram encontrados R$125,50, um aparelho celular LG de cor vermelha e em vistoria no interior do banheiro, cinco pedras de crack no chão e sete dentro do cesto de lixo.

Em seguida, os policiais deslocaram até a residência de Mateus, mas a n t e r i o r m e n t e u m a t e s t e m u n h a informou que havia comprado crack dele para seu marido, que é usuário

da droga. Em da ta an te r io r, o f i lho da

testemunha, de 19 anos, também usuário, havia comprado de Mateus a quantia de R$50,00 em pedras de crack, porém não efetuou o pagamento.

A testemunha informou ainda que se encontrava em sua casa, quando um amigo do seu filho chegou dizendo que Mateus havia matado-o.

Ela saiu à procura dele e constatou que o autor havia efetuado quatro disparos de arma de fogo contra seu filho, tendo um dos disparos atingindo uma das suas pernas. Diante dos fatos, Mateus foi preso e conduzido à delegacia juntamente com as drogas e o dinheiro.

Paracatu - Na madrugada do último domingo, 9, na Avenida Brasília, Bela Vista II, local conhecido como ponto de tráfico de drogas, policiais abordaram Édipo Rodrigues Batista de Souza, 22 anos, que jogou um embrulho em um matagal.

Após varredura no local, foram

local izadas oi to pedras de crack embaladas para o comércio e, em busca pessoal, foram encontrados em seu poder dois aparelhos celulares e a quantia de R$162,00.

Édipo foi preso, a droga apreendida jun tamente com os mater ia i s , e conduzidos à delegacia.

Paracatu - Na madrugada da última sexta-feira, 7, policiais estiveram na rua Joaquim Murtinho, 61, Centro, quando segundo uma vítima, enquanto transitava pela citada rua foi abordada por dois indivíduos em uma bicicleta da marca Monark, ambos morenos, estaturas medianas.

Um dos meliantes armado com uma faca, mediante ameaças, roubou o celular da vítima marca Sansung e após fugiram sentido à Praça Firmina Santana.

Paracatu - Ainda não sabe ao certo. Ato criminoso ou problemas mecânicos? O fato é que na madrugada de sexta-feira, 7, um Santana estava em chamas sendo totalmente destruído.

Segundo moradores, o veículo se encontrava no local a algum tempo e ninguém soube dizer quem seria o proprietário.

Estado - O delegado-geral Jairo Lellis Filho, empossado como novo Chefe da Polícia Civil, recebeu o cargo, na última semana do ex-chefe da Polícia Marco Antônio Monteiro de Castro, em solenidade realizada no auditório do Edifício Minas, 4º andar. O delegado-geral Jésus Trindade Barreto, que na última gestão ocupava o cargo de chefe de gabinete, é o novo chefe-adjunto da PCMG.

Em seu discurso, Jairo Lellis pediu o esforço de todos para o cumprimento das metas do acordo de resultados, ao receber do antecessor Marco Antônio Monteiro o Relatório de Gestão de 2007- 2010 e o Planejamento Estratégico para 2011- 2014.

Ele agradeceu pela oportunidade de servir à Polícia Civil e fez uma homenagem às pessoas com as quais trabalhou ao longo de sua carreira, ressaltando ter aprendido com elas “ensinamentos que

moldaram sua forma de trabalho e que serão aplicados nesta nova missão”. O novo chefe da Polícia Civil disse ainda que considera importante cada um fazer a sua parte, como em uma orquestra.

“Há muito que fazer, e mesmo não resolvendo tudo é preciso que contribuamos para encontrar as soluções para os desafios a serem enfrentados”.

Page 15: Edição 43

Devido ao seu foco: rápido e voltado mais para a prática da área de atuação, e devido à grande necessidade de mão de obra especializada que o país demanda nos últimos e nos próximos anos, os cursos de nível técnico passam a ser obrigató-rios nos currículos dos jovens que buscam entrar no mercado de trabalho e de profissionais que pretendem mudar a área de atuação. Os cursos técnicos, que até a alguns anos eram destinados principalmente aos que entravam no ensino médio, tornaram-se uma opção para quem já completou

essa etapa. Desde 1997, o ensino técnico não é mais vinculado ao médio.

Com isso o foco passou a ser também os es-tudantes que já completaram o ensino médio. O perfil dos estudantes também mudou. Antes os alunos que buscavam principalmente os cursos técnicos em contabilidade e magistério, hoje já optam pela grande gama de cursos oferecidos

por diversas escolas publicas e privadas, de forma privada, bolsas ou cotas oferecidas por programas do governo.

O técnico acaba viabilizando o primeiro em-

prego, que viabiliza a universidade", segundo o professor Talles Augusto (Coordenador do Curso Técnico em Comunicação Visual da Escola Multi

Tech), o curso técnico não vai substituir a gradua-ção, mas é uma ponte para o aluno conseguir in-gressar no mercado de trabalho e ter condições de bancar a faculdade. Alem disso, as empresas tem uma visão positiva do profissional com formação técnica, já que os cursos são mais voltados para a prática, sendo assim os estudantes já saem com um conhecimento bom da área de estudo. Alem disso, o estágio supervisionado é visto como uma das principais etapas do curso técnico, fazendo com que as escolas junto a empresas parceiras, ofereçam ótimas oportunidades.

Cursos técnicos são o caminho mais rápido

para o mercado de trabalho. Mais da metade dos que se formam em cursos técnicos, sai da escola empregado e muitos já começam ganhando até R$ 2.000. (Jornal da Globo) “A turma ainda está no primeiro semestre, mas quando eles se formarem final do ano, 72% deles vão estar empregados”. Isso é o que revela uma pesquisa do Ministério da Educação feita no país todo sobre os cursos técnicos. Visando a demanda de serviços e neces-sidade de mão de obra em Paracatu e região, a Escola Multi Tech Cursos & Informática esta com

vagas abertas para os cursos:

Curso Técnico em Informática: Forma profissionais para atuar em atividades de imple-mentação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas e de tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações, compre-ender os aspectos organizacionais e humanos, visando à aplicação das competências e habili-dades adquiridas no curso na produção de bens, serviços e conhecimentos. Além da formação técnica em informática, o curso proporciona o desenvolvimento de habilidades como iniciativa, persistência, compromisso, exigência quanto à qualidade e à eficiência, estabelecimento de metas, busca de informações, planejamento e monitoramento sistemático de projetos na área de

informática, persuasão, manutenção de redes de contatos, independência, autoconfiança, além da promoção do relacionamento interpessoal através do trabalho em equipe.

Curso Técnico em Comunicação Visual: For-ma profissionais aptos a atuar na área industrial e comercial, com conhecimento necessário para a execução de projetos auxiliados por computador, para tanto o curso conta com disciplinas rela-cionadas á representação, linguagens, códigos e projetos de produtos, mobilizadas de forma articulada ás diferentes propostas comunicativas aplicadas. É um curso com uma abordagem direta com curta duração, que transmite de forma prática os conhecimentos que o profissional poderá uti-lizar de forma imediata. Os contratos de trabalho desses profissionais trazem títulos variados, como por exemplo: Indústrias automotivas, empresas de tecnologia industrial, escritórios de projetos industriais, gráficas, departamentos de comuni-cação visual, departamentos de desenvolvimento de produto, escritórios de design, agências de propaganda e publicidade, empresas e indústrias em geral;

Curso Técni-co em Agrimen-sura: (HABILITA-DO NO CREA-MG) O Técnico em Agrimensura atua em comple-xos mapeamen-tos de municí-pios, demarca-ção de terras e de glebas urba-nas, com o uso de GPS e outros equipamentos de precisão e senso-riamento remoto. É um profissio-nal que está na frente de obras, construindo ou i m p l a n t a n d o , prestando serviços também na área ambiental, em projetos de irrigação, em terraplenagem, sa-neamento público e mineração. Durante o curso o aluno estuda áreas de importância extrema para o profissional: Desenho topográfico, informática, urbanização de glebas, avaliação e legislação de terras, topografia, cartografia e geodésia, topogra-fia prática, sistemas de informações geográficas e sensoriamento remoto.

Quarta-feira | 12 de janeiro de 2011 coLUNAs |15

Cursos Técnicos e Mercado de Trabalho

Page 16: Edição 43

Música, cultura e arte na inclusão social

Jovens realizaram apresentação com o coral do projeto

FoToS: TiAGo MAniQUe/JDParacatu - Mobilização de entidades públicas e privadas, ONGs e comunidade quando unidas em prol de um bem social, a expectativa de uma conclusão positiva em um trabalho é viável e real.

Esta realidade pode ser vista e na prá-tica, sendo consolidada na última sexta-feira, 7, na Escola Júlia Camargo, no bairro Paracatuzinho.

No local, está em andamento desde 2008 o projeto do professor José Augusto, que atende cerca de 120 crianças a partir dos sete anos, com atividades de dança, música, arte, capoeira, entre outros.

Parcerias são realizadas para o projeto ficar viável e a Agência de Desenvolvi-mento do Vale do Paracatu é uma delas.

Para o coordenador da entidade, Edinon Silva, o foco deste projeto denominado de “Vozes da Infância” vem para desenvolver o convívio dos jovens na sociedade.

“Desenvolver a juventude para que pos-sam participar da sociedade em diversas atividades, além de dar oportunidade para ter acesso à cultura, música e orientações”,

comentou.Silva explicou de que forma os

jovens podem ser inseridos no projeto. Primeiramente tem que estar estudando em alguma escola no bairro Paracatu-zinho e fazer as inscrições no Centro Espírita Bezerra Menezes ou na Agên-cia de Desenvolvimento do Vale do Paracatu, no antigo Girassol, próximo à igreja Bom Jesus.

Fazendo parte desta parceria, o ban-co Sicob Crediparnor esteve representa-do no evento pelo seu diretor presidente, Darci Neiva Filho, que falou que o andamento do projeto é a certeza de um futuro promissor para a juventude.

“Estamos no caminho certo com esta juventude que busca melhorias através da arte, música e cultura. Temos a cer-teza de um belo futuro, vamos sempre acreditar na juventude!”, exclamou.

O evento contou ainda com apresen-tações culturais e os presentes puderam realizar uma confraternização.