edição 381

20
GINO & GENO E BONDE DO FORRÓ NA FESTA DE MUNIZ FREIRE MUQUI TEM 41 IMPUGNAÇÕES POLÍTICA | Pág 04 0,50 R$ APENAS MELHOR ATÉ NO PREÇO SEXTA -FEIRA, 20/07/2012 | DIÁRIO | ANO 2 | N° 381 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao » O HOMEM DE 6 MILHÕES DE REAIS DO CAPARAÓ O PATRIMÔNIO DO CANDIDATO A VICE-PREFEITO DE IBATIBA É UM DOS MAIORES DA REGIÃO » O ACIDENTE ACONTECEU NA BR-101/SUL, NA MANHÃ DE ONTEM » POLÍTICA | Pág 03 MULHER MORRE APÓS BATER EM CAMINHÃO DIVULGAÇÃO DEPUTADA DO PT CULPA HARTUNG PELO FIM DO FUNDAP ESTRELA, JÁ ESCALADO, VAI COM TUDO PARA CIMA DA TIVA AS ATRAÇÕES SE APRESENTAM NO PRÓXIMO FINAL DE SEMANA ILUSTRAÇÃO LEANDRO MOREIRA GERAL | Pág 17 TELEFONIA CELULAR LIDERA RECLAMAÇÕES DE CONSUMIDORES HOMEM É ASSASSINADO COM TRÊS TIROS NA CABEÇA O CRIME ACONTECEU NO SANTA HELENA. É A SEGUNDA MORTE EM MENOS DE UMA SEMANA NO MESMO BAIRRO ENTRE OS CANDIDATOS COM RISCO DE NÃO DISPUTAR AS ELEIÇÕES DESTE ANO ESTÁ O EX- PREFEITO FREI PAULÃO SEGURANÇA | Pág 19 MAIOR TRAFICANTE DE GUAÇUÍ É PRESO DIVULGAÇÃO PC DIVULGAÇÃO SEGURANÇA | Pág 19 SEGURANÇA | Pág 19 ESPORTES | Pág 20 POLÍTICA | Pág 03 DIVULGAÇÃO

Upload: jornal-aqui-noticias

Post on 21-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

jornal Aqui Notícias

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 381

GiNO & GENO E BONDE DO FORRÓ NA FESTA DE MUNiZ FREiRE

MUQUi TEM 41 iMPUGNAÇÕES

POLÍTICA | Pág 04

0,50R$

APENAS

MELHOR ATÉ NO PREÇO

SEXTA-FEIRA, 20/07/2012 | DIÁRIO | ANO 2 | N° 381 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao »

O HOMEM DE 6 MILHÕES DE REAIS DO CAPARAÓ

O PATRIMÔNIO DO CANDIDATO A VICE-PREFEITO DE IBATIBA É UM DOS MAIORES DA REGIÃO »

O ACIDENTE ACONTECEU NA BR-101/SUL, NA MANHÃ DE ONTEM »

POLÍTICA | Pág 03

MULHER MORRE APÓS BATER EM CAMiNHÃO

divu

lgaç

ão

DEPUTADA DO PT CULPA

HARTUNG PELO FiM DO

FUNDAP

ESTRELA, JÁ ESCALADO, VAi COM

TUDO PARA CiMA DA TiVA

AS ATRAÇÕES SE APRESENTAM NO PRÓXIMO FINAL DE SEMANA

ILUSTRAÇÃO

LEANDRO MOREIRA

GERAL | Pág 17

TELEFONiA CELULAR LiDERA RECLAMAÇÕES DE CONSUMiDORES

HOMEM É ASSASSiNADO COM TRÊS TiROS NA CABEÇAO CRIME ACONTECEU NO SANTA HELENA. É A SEGUNDA MORTE EM MENOS DE UMA SEMANA NO MESMO BAIRRO

ENTRE OS CANDIDATOS COM RISCO DE NÃO DISPUTAR AS ELEIÇÕES DESTE ANO ESTÁ O EX-PREFEITO FREI PAULÃO

SEGURANÇA | Pág 19

MAIOR TRAFICANTE DE GUAÇUÍ É PRESO

DIVU

LGAÇ

ÃO PC

DIVU

LGAÇ

ÃO

SEGURANÇA | Pág 19

SEGURANÇA | Pág 19

ESPORTES | Pág 20

POLÍTICA | Pág 03

DIVU

LGAÇ

ÃO

Page 2: Edição 381

sexta-FeIRa, » 20/07/2012 CaCHOeIRO De ItaPeMIRIM e ReGIÃO sUL

www.aQUIes.com.br02 OPINIÃO

aLbeRtO DINesObservatório da Imprensa »

A Imprensa e a ilusão que não pode ser perdida

EXPEDIENTEDIRETOR GERAL: Elias CarvalhoEDITOR CHEFE: Ilauro OliveiraEDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Luan Ola GERENTE COMERCIAL: Marcela Paganotti REPóRTEREs: Alissandra Mendes, Filipe Rodrigues,Leandro Moreira e Marcos Freire e Olívia MariaDIAGRAMADOREs: Carlos Guilherme Gomes e Marcelo Lopes Mothé

E-mails: [email protected]@gmail.com; [email protected]; [email protected]; [email protected]

Circulação: Es - Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma,

DEPARTAMENTO COMERCIAL: Diego Gomes (28) 3521 [email protected]: Jane Cruz (28) 3036 2960 / 3521 [email protected]

COLAbORADOREs: Sérgio Oliveira, Sérgio Garschagen, Sérgio Neves, Wagner Medeiros Junior, Ruy Guedes, Luciana Fernandes, Ricardo Lemos, Lucas Oliveira, Jussan Silva e Silva, Ramon Barros, Marcelo Soncino, Ewerton M. Tréggia, Alexandre Garcia

As matérias assinadas publicadas neste jornal, necessariamente não traduzem a opinião do próprio jornal. A veracidade das informações publicitárias veiculadas é de responsabilidade de quem as patrocina (anunciante). A legislação não impõe ao órgão que veicula o anúncio (jornal) a obrigatoriedade de verificação e comprovação da fidedignidade e correção destes anúncios. Fonte: STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Editora e Jornal Sul Capixaba Ltda - ME | CNPJ: 10.916.216.0001-55. AV. GOVERNADOR CRISTIANO DIAS LOPES FILHO, 75, bairro GILBERTO MACHADO, CEP 29.303-320, Cachoeiro de Itapemirim-ES.Anexo a GrafBand. Tel: (28) 3521 7726

Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante.

FALE COM A REDAÇÃO: (28) 3521 7726 ANUNCIE / AssINE: (28) 3521 7726 / 3036 [email protected] [email protected]

O Instituto Paulo Montenegro (IPAM) e a ONG Ação Educativa publicaram nesta semana os resulta-dos de pesquisa que avalia a situação do analfabetismo funcional no Bra-sil na última década. Dois fatos cha-mam muito a atenção: O primeiro é o indicador que mede a alfabetiza-ção funcional plena, que se manteve inalterado em 26% da população.

Isto quer dizer, de acordo com as classificações e os conceitos atribuí-dos às categorias consideradas pelo IPAM, que somente 1 em cada 4 bra-sileiros tem habilidade plena, no gru-po daqueles que “não mais impõem restrições para compreender e inter-pretar textos usuais: lêem textos mais longos, analisam e relacionam suas partes, comparam e avaliam infor-mações, distinguem fato de opinião, realizam inferências e sínteses...”.

O segundo ponto é que 38% dos estudantes do ensino superior – mais de um terço dos alunos do terceiro grau - apresentam dificuldades gra-ves para escrever e realizar leitura.

Ambos indicadores revelam que a realidade brasileira, quando se con-sidera a qualidade da educação, está muito distante de padrões aceitáveis. Também desmistificam o que tem anunciado os gestores públicos, mui-tas vezes de forma ufanista, de que temos evoluído na educação “como nunca antes na história deste país”.

É fato inquestionável, com uma simples interpretação dos dados da pesquisa em questão, que a última década pode ser considerada como uma década perdida, quando o en-foque é a qualidade da educação. Não cabe no mundo competitivo de hoje comemorar apenas a redu-ção do analfabetismo absoluto! O avanço tecnológico exige pessoas qualificadas e com capacidade para execução de processos produtivos mais complexos e sofisticados.

Por isto, a ineficiência da mão de obra é considerada como uma das va-riáveis impactantes no chamado cus-to Brasil, haja vista o custo adicional

que têm as empresas para melhoria da qualidade de seus quadros e a bai-xa produtividade em função disso.

E não estamos falando em alcan-çar o “pleno domínio de habilidades que hoje é condição imprescindível para a inserção plena na sociedade letrada”, conforme comentário do IPAM, por ser uma questão muito mais abrangente.

Para a doutora Vera Masagão Ri-beiro, coordenadora da ONG Ação Educativa, “a chegada de novos es-tratos sociais às etapas educacionais mais elevadas vem, muitas vezes, acompanhada da falta de condições adequadas para que estes estratos al-cancem níveis mais altos de alfabe-tismo, o que reforça a necessidade de uma nova qualidade para edu-cação escolar”. Daí a necessidade de investimento e inovações para transformar a realidade do nosso sistema de ensino, principalmente no âmbito público.

No Brasil existem muitas pesso-as capacitadas a promover as mu-danças necessárias. No entanto, “a educação não tem sido vista como uma prioridade”, da maneira como tem dito o senador Cristovam Bu-arque (PDT-DF), reiteradamente. Contudo, indo ainda mais longe, a educação tem sido vista apenas como um instrumento para proje-ção e manipulação política, e não como uma política de estado.

Os países do grupo chamado “Ti-gres Asiáticos”, entre eles a Coréia do Sul são exemplos da capacidade de transformação que tem a edu-cação, quando direcionada como uma política prioritária.

Aqui no Brasil, continuada a atual política, estamos fadados a permanecer patinando. E conti-nuaremos a comemorar apenas números, sem qualidade. Infe-lizmente, o último ministro que quis trabalhar seriamente em be-nefício da transformação brasilei-ra - o próprio Cristovam Buarque - foi demitido pelo telefone.

Sempre amigáveis com as demais artes, a literatura, o teatro e o cinema têm sido implacáveis quando tratam do jornalismo. Não o consideram da mes-ma família, jamais ousariam classificá-lo como a 8ª Arte, filha espúria do casa-mento com a História.

A imprensa começou a ser maltratada a partir do momento em que ganhou escala e institucionalizou-se. Espécie de vingança contra a sua capacidade de multiplicar informações e idéias, castigo contra o seu crescente e imbatível poder. Ilusões Perdidas, que o próprio Honoré de Balzac considerava a obra capital na sua Comédia Humana, começou a ser publicada em 1836, poucas décadas de-pois da incorporação da palavra journa-lisme aos principais idiomas europeus e do salto dos quotidiens, diários, para tiragens massivas. [A palavra teria sido criada nos anos 80 do século XVIII; Hi-pólito da Costa, poliglota com veleida-des de linguista, chama os jornalistas de “redatores das folhas públicas”].

É arrasador o percurso do protago-nista Lucien de Rubempré, que deixa a província honrada para buscar a glória numa Paris viciada. O jornalismo apa-rece como destruidor das ilusões. Não há idealismo, não há arte nesta escrita diária.

O prussiano antissemita Gustav Freytag inventou em 1853 um perso-nagem chamado Schmok na comedia Die Journalisten; protótipo do joão-ninguém, rastejante e venal, encontra no jornalismo uma forma de sobreviver. O nome foi fartamente empregado pelo satirista e crítico de mídia vienense Karl Kraus, passou para o inglês e nos EUA entrou no jargão jornalístico. Na mes-ma Viena e certamente inspirado pelo mesmo Karl Kraus, o médico e escritor Arthur Schnitzler lançou em 1917, no auge da 1ª Guerra Mundial, uma comé-dia alegórica sobre jornalistas e censura, Merlo e Mimosa. Na Inglaterra, onde a imprensa ganhou a batalha pela liberda-de, Anthony Trollope e John Stuart Mill também deram suas contribuições para a desmoralização do jornalismo.

Pedestal• Na Sétima Arte – o cinema –, a im-

prensa encontrou um pedestal para ser glorificada e satanizada. Foi na telona dos cinemas que o jornalismo apareceu como “a última profissão romântica” e, em simultâneo, como abrigo dos crápu-las. A biografia de Émile Zola (produzi-da pela Warner Brothers e dirigida pelo refugiado do nazismo William Dieterle,

em 1937) trata do famoso romancista que tirou o capitão Alfred Dreyfus do degredo na “Ilha do Diabo”, mas não se detém na manchete mais impactante e importante da história do jornalismo, “J’Accuse” (Eu acuso), tirada de uma carta aberta do escritor ao presidente francês.

O trabalho investigativo dos repór-teres Woodward & Bernstein derrubou Richard Nixon, o presidente da maior superpotência mundial, mas seu feito maior foi transformar-se em paradigma do jornalismo militante e audaz graças à adaptação cinematográfica do seu livro Todos os homens do Presidente.

O sueco Stieg Larsson, autor da tri-logia “Millenium”, morreu prematura-mente antes de ver sua obra transfor-mada em best seller mundial e já trans-formada em dois filmes. Era jornalista e o jornalismo é o pano de fundo para os seus intrigantes e irresistíveis relatos. Os imperfeccionistas, de Tom Rachman, e Exclusiva, de Annalena McAfee, mer-gulham neste mesmo mundo, devora-dos não propriamente pelos profissio-nais de imprensa ou pelos jovens que desejam seguir a profissão, mas por uma legião mundial fascinada pela máquina de celebrar e destruir, entreter e enganar chamada mídia. A recém-lançada série The Newsroom (Redação), da HBO, com apenas quatro episódios, já é tópi-co de debates, interpretações e execra-ções. Viva elas!

Meta-jornalismo• A imprensa é uma rede social, orgâni-

ca e natural, que antecede a criação for-mal das redes sociais. Imperiosamente protagonista, abomina os holofotes que ela própria acende, prefere apontá-los em outras direções. Isso explica, em parte, a pauleira a que é submetida des-de Balzac a Aaron Sorkin (o autor de Newsroom).

O jornalismo é inevitavelmente meta-jornalismo, a forma de noticiar passou a ser notícia. Uma nova pergunta foi adi-cionada às clássicas questões que orga-nizam o relato – “que? quem? quando? onde? por que?”. Agora importa saber como o fato está sendo informado. A salvação da imprensa está na manuten-ção plena da sua pulsação crítica, con-trolar o seu inconformismo é suicidar-se. A grande virtude do jornalismo está na sua capacidade de ser efêmero e vital, de encarar os seus vícios e escancarar as infâmias que transmite.

Esta derradeira ilusão não pode ser perdida.

Oportunidades Perdidas

waGNeR MeDeIROs [email protected] / www.wagnermedeirosjr.blogspot.com »

Page 3: Edição 381

sexta-FeIRa, 20/07/2012 CaCHOeIRO De ItaPeMIRIM e ReGIÃO sUL 03POLítICawww.aQUIes.com.br

divulgação

Candidato a vice-prefeito tem patrimônio superior a R$ 6 milhões

CLOves (Pv) Faz PaRte Da CHaPa DO CanDIDatO a PReFeItO JOsé aLCURe (PP), eM IbatIba »

ibatiba

nacional

O comerciante Cloves Freitas Ferreira (PV) é candidato a vice-prefeito de Ibatiba na chapa de José Alcure (PP). Numa breve sondagem, perce-be-se que o patrimônio dele é o maior entre os que concorrem às elei-ções majoritárias na re-gião do Caparaó. Ele declarou à Justiça Eleito-ral bens no valor de R$ 6.863.000,00.

Cloves e José Alcure fazem parte da coliga-ção ‘Por Amor a Ibatiba’, onde fazem parte o PP, PV, DEM, PR, PMN e PTN. Na declaração de Alcure consta uma pro-priedade de 205,2 al-queires no valor de R$

100 mil (embora conste R$ 100,00 no site, o que presume-se erro).

Quem também concor-re no município é Simião Dias (PDT) da coligação ‘Ibatiba do Futuro’. Ele declarou bens no valor de R$ 742.632,07 e seu vice Fabinho (PSB) de R$ 228.500,00. O can-didato Zenilton (PHS), sem coligação, declarou R$ 100 mil e seu vice Zé Eduardo (PHS), R$ 700 mil.

Em Iúna, a maior de-claração foi do candidato a prefeito Rogério Cruz (PDT): R$ 570 mil. O seu vice Walfride A. Ce-zar (PSDB) declarou R$ 513.748,10. Os dois fa-zem parte da coligação ‘Iúna Feliz de Novo’.

Renatinho (PSC) tam-

bém está na disputa para a prefeitura e informou ter bens no valor de R$ 363 mil; seu vice Ro-mário (PSB) declarou 538.036,10. Zé Ramos (DEM) afirmou ter bens no valor de R$ 138 mil e seu vice Gumercino Vinand (PMDB) não de-clarou.

O candidato Zé Rober-to do Café (PV) infor-mou ter patrimônio de R$ 162.016,96 e seu vice Zé Luiz (PV), R$ 85 mil. Matusalém (PPS) decla-rou R$ 96,7 mil e Vagner Bretz (PPS), o vice, R$ 197,5 mil.

Em Guaçuí, José Luiz Caversan (PMDB), cabe-ça de chapa da coligação ‘Coragem pra Mudar’, declarou bens no valor de R$ 24.193,27 à Justiça

LEANDRO [email protected]

Eleitoral e seu vice pastor Valentin (PRB) informou não ter bens.

O candidato a prefeito Luiz Moulin (PSDB) afir-mou ter R$ 206.951,63 e sua vice Rosana Boechat (PSDB) não declarou. Agora é Nóis, candida-to do PRP, tem em seu nome patrimônio no va-lor de R$ 5 mil e o seu vice Judney (PRP), R$ 4,5 mil.

A vereadora Vera Costa (PDT), candidata a pre-feita da coligação ‘Juntos Podemos Mais’, informou ter R$ 93,5 mil em bens e Miguel Riva (PSD), seu vice, declarou R$ 102.766,63. Na próxima edição, serão divulgados os bens de candidatos dos demais municípios da região.

Deputada do Pt culpa Paulo Hartung pelo fim do FundapBRASÍLIA - AGENCIA

CONGRESSO - A deputa-da federal e candidata do PT a prefeitura de Vitória, Iriny Lopes, culpa o ex- governa-dor Paulo Hartung (PMDB) pelo fim do Fundap.

Para ela, durante os oito anos do governo Hartung, deveriam ter sido criadas alternativas para enfrentar as consequências que já se sabiam que viriam com o fim do Fundo de Desen-volvimento de Atividades Portuárias.

Iriny lembra que desde o primeiro mandato do presidente Lula, já se falava em combate a guerra fiscal no país e fim de incentivos: “Ele teve tempo para pre-parar o estado mas preferiu cruzar os braços”, disse.

A deputada falou sobre

o tema, semana passada, na Câmara, após ter sido provocada por uma even-tual cobrança que poderia ocorrer durante a campa-nha municipal, já que ela é do partido do governo Dilma, responsável pela mudança da lei que acabou com o Fundap.

Durante o governo Har-tung, o ES se colocou em posição de vítima da cir-cunstância e em vez de criar alternativas para a economia local. Preferiu lutar contra um destino que já estava tra-çado para o Fundap há mais de uma década.

Com a extinção do incen-tivo, até 40 mil postos de trabalho no Estado podem desaparcer, ano que vem - quando o Fundap deixa de existir - segundo estimativa

do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo.

O Sindiex calcula que o volume de empregos perdidos representa 2,7% das vagas ocupadas no Es-tado. Entre os principais setores atingidos estão aqueles que atuam com comércio exterior, além de empregados nas áreas aduaneiras e portuárias.

O Fundap existe há 40 anos. Ele vai acabar me ja-neiro de 2013. Os municí-pios capixabas serão os mais atingidos. Vão deixar de arrecadar R$ 600 milhões enquanto os cofres estadu-ais deixarão de arrecadar R$ 450 milhões a menos. O ex-governador foi procurado para falar sobre sua omissão mas referiu o silêncio.

Page 4: Edição 381

sexta-FeIRa, 20/07/2012 CaCHOeIRO De ItaPeMIRIM e ReGIÃO sUL

www.aQUIes.com.br04 POLÍtICa

Eleições: município tem 41 impugnações

O ex-PReFeItO FReI PaULÃO (PsB) e O ex-PResIDente Da CâMaRa »JOsé MaRCOs (PsD) tIveRaM IRReGULaRIDaDes eM sUas COntas. Os

DOIs COMPõeM CHaPa COMO CanDIDatO a PReFeItO e vICe

MUQUI

O Ministério Público Eleitoral impugnou 41 can-didaturas até ontem em Mu-qui. Entre os desfavorecidos, estão seis que pertencem à chapa majoritária. Os moti-vos são contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas (TCES) e falta de comprovante de escolaridade.

O ex-prefeito frei Paulão (PSB), que pretende retor-nar à prefeitura, engorda a lista dos impugnados em Muqui. De acordo com o Cartório Eleitoral, Paulão e o seu vice José Marcos (PSD), que já foi presiden-te da Câmara Municipal, tiveram irregularidades em suas contas na averiguação do TCES durante as res-pectivas gestões.

A defesa do socialista e de José Marcos, da coligação ‘Muqui pode Mais’, com-posta por PT, PR, PSB, PV, PSD, PC do B e PT do B, foi apresentada na quarta-feira; eles aguardam a apreciação.

Outro candidato a prefeito com impugnação é José Spo-sito (PDT), o Short. Con-

forme informou o Cartório, faltava Short apresentar do-cumento que comprovasse sua escolaridade – item que foi atendido ontem.

Na mesma situação de Short estão o seu vice Mocyr (PDT); Salvador Batista Inacio (PRB), o Dodo, vice-prefeito na chapa de Clau-diomar (PHS) da coligação

‘Muqui quem Ama Cuida’ com PRB e PHS; e o can-didato a prefeito Ronie Von (PSDC) da coligação ‘De Mãos Unidas para um Fu-turo Melhor’, a qual fazem parte PSL e PSDC. Todos esses já se manifestaram. As demais impugnações são em desfavor dos candidatos a vereador.

LEANDRO [email protected]

[email protected] »

POR » LeanDRO MOReIRawww.facebook.com/leandromoreira23 »

Ainda sobre os planos de governo, são muitos os que não apresentam propostas específicas para cada setor do município. Muitos candidatos a prefeito se limitaram a anunciar ações vazias, de tão amplas e generalizadas, sem ficar claro como o objetivo traçado será alcançado.

Em alguns municípios do sul do estado, ainda há candidatos elaborando o plano de governo. Isso leva a crer que o compromisso em apresentar propostas em prol do desenvolvimento de suas cidades não foi levado em conta antes, quando o documento poderia ser elaborado com cautela e participação popular e da sociedade civil organizada.

Vazias

Planos

Não pode?

A vida do ex-prefeito de Muqui, frei Paulão (PSB), já não estava fácil a partir da união da oposição no município. Agora, com a impugnação de sua candidatura por parte do Ministério Público Eleitoral a situação ficou mais nebulosa. Ele já apresentou defesa e, agora, a ansiedade deve imperar na coligação ‘Muqui pode Mais’.

Impugnação

O entendimento no mercado político é de que o deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM) teria desistido de concorrer as eleições em Cachoeiro por uma garantia de que os seus companheiros de plenário iriam alterar o regime interno da Assembleia Legislativa permitindo a reeleição do presidente da Casa, que é ele. Tal votação foi adiada para depois do pleito. Caso o suposto combinado não ocorra, a conhecida ira ferracista pode despertar.

Após o registro de candidaturas, foram muitos os deputados que reclamaram de uma interferência do governador Renato Casagrande (PSB) na composição de chapas e indicação de nomes para as disputas eleitorais no estado. O que não dá pra entender é onde está o erro nisso. Afinal, além de gestor, o socialista é um agente político e precisa ter território para a manutenção de seu mandato. Os contrários deveriam ‘peitar’ o que se construía a exemplo do próprio Casagrande no período pré-eleitoral de 2010. Talvez, faltou coragem.

Rasteira

* Corredores- Assim como no jogo que levou o Estrela à final da segundona, neste sábado o estádio do

Sumaré será palco dos candidatos;- Muita gente aparecendo nas redes sociais para propagar as suas candidatu-

ras. A expectativa é que, após eleitos, permaneçam na rede para interagir com os eleitores, já que muita gente ‘dá no pé’;

- Tem gráfica em Cachoeiro que vai utilizar 100 toneladas de papel nestes três meses de campanha; em breve mais informações nas páginas no Aqui;

- Itaoca Pedra é o foco de muitos candidatos a vereador;- A quantidade de impugnações no sul do estado é volumosa. Agora é ficar de olho na

atuação da lei da Ficha Limpa.

FOTO

S: LE

ANDR

O MO

REIR

A

Page 5: Edição 381

O mês de julho é um dos períodos especiais do ano em que as famílias conse-guem programar alguns dias de lazer e divertimento em conjunto. Pensando nesse momento Iriri, balneário de Anchieta (ES), preparou uma programação especial com o evento Forró Bobó, para atender a todas as ida-des nos próximos dias.

O balneário será palco de muito forró e gastronomia de qualidade a partir de hoje indo até o próximo domin-go. O tradicional evento

Forró Bobó de Iriri já está na sua 6º edição. E durante os três dias haverá oferta do prato principal da festa o bobó de camarão e de ou-tros, produzidos à base de

frutos do mar.O evento é realizado pela

Associação IririVivo, com apoio da Prefeitura de An-chieta. O chef Gilson Sur-rage fará uma aula show

amanhã, a partir das 20h00, com a finalidade de ensinar o preparo do bobó de cama-rão. Também irá acontecer o concurso de forró, com premiação.

sexTA-FeIRA, 20/07/2012 DIÁRIO | Ano 2 | n° 381

Cachoeiro de Itapemirim e Região sul

Forró BoBó em Iriri, uma boa opção de destino para as férias de julho

Tem IníCIO nA nOITe De hOje O FORRó BOBó em IRIRI, BAlneÁRIO De AnChIeTA »

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao »

OLÍVIA [email protected]

ILUSTRAÇÃO

Hoje20h00- Abertura oficial21h30- Banda Bem-ti-vi

Amanhã19h00- Concurso do Forró20h00- Aula show com

o chef Gilson Surrage21h30- Forró Raízes Domingo11h00- Almoço

counitárioApós, Banda Atol

COnFIRA A pROgRAmAçãO:

IRIRIeS.cOm.bR

Page 6: Edição 381

sexta-FeIRa, 20/07/2012 CaCHOeIRO De ItaPeMIRIM e ReGIÃO sUL02 www.aquies.com.br

Amanhã e domin-go tem festa em Mãe-Bá, em Anchieta. É o tradicional “Arraiá do Baiacu, com introme-tido Tatuí, a sumida Piritima, o assanhado Guruçá e a desolhuda Maria Sapeba”. A comu-nidade faz irreverência aos pescados com muita dança, comida típica e gincanas.

Baiacu é tema de festa e torneio em Mãe-Bá

DURante a FestIvIDaDe HaveRá taMbéM tORneIO De PesCa InDIvIDUaL e eM DUPLas COM PReMIaçÃO »

OLÍVIA [email protected]

HOJE NA TV

Sinopse: Muita confusão é o que acontece quando Lilo, uma solitária havaiana, encontra Stich, o alienígena mais mal comportado de toda a galáxia e resolve adotá-lo como seu bichinho de estimação, sem saber que, em outra galáxia, ele é um criminoso procurado.

Rede Globo. Sessão da Tarde, 16h15LiLo & STiTch

Sinopse: Massie Block, uma rica e esnobe garota, líder das “ beldades” na escola, fica irritadíssima quando seus pais a obrigam a conviver com a boa Claire, filha de um casal de amigos simples que está hospedada na sua mansão. Com valores muito diferentes, Claire encara o desprezo e as humilhações de Massie a seu modo, e até elabora uma estratégia que parece funcionar!

SBT, Tela de Sucessos, 22h45GaRoTaS S.a.

MiriaM conver-sa coM rodri-go. Teresa estranha o comportamento de Elisa. Kléber pede para Rodrigo assinar um contrato pré-nupcial antes de se casar com Elisa. Clara conta para Kátia sobre o homem que viu perto de Melissa.

rosário tenta se aproxiMar de inácio, mas ele resis-te. Sarmento confessa a Sônia que vendeu as joias da família. Cida conta para Valda que comprou o apartamento para elas morarem. Penha ameaça colocar Sandro na justiça.

pedro e alice se desentendeM por causa de Miguel. Miguel fica surpreso com a visita de Lucy. Jonas e Leila ficam surpresos ao ouvir de Pilar que Miguel não é o culpado pelo sequestro. Vicente continua preocu-pado com o casamento.

eneida prepara o seu rifle e olha para o local onde o presidente vai discursar. Em outro escritó-rio no Centro, Fausto ob-serva as pessoas pela mira te-lescópica. Edu reclama com Sotero, pois não entende sua recusa em ir ao médico e ressalta que acha Elvira e seu chá são muito suspeitos.

lucinda aconse-lha nina a ter cui-dado. Nilo confirma para Carminha que Nina é Rita. A família de Tufão viaja para Cabo Frio com Jorgi-nho e convida Nina. Car-minha decide que não irá para Cabo Frio e convence todos de que Nina deve ficar com ela. Carminha dá folga para Janaína. Cadinho vai à casa de Verônica e os dois ficam juntos. Noêmia marca um novo encontro com Cadinho. Carminha conta para Max o que descobriu sobre Nina. Roni não aceita a aproxima-ção de Dolores. Max fica dividido entre Carminha e Nina. Nilo avisa a Lucinda que Carminha descobriu a verdade sobre Nina.

aMoR ETERNo aMoR REBELdE

MÁScaRaS

aVENida BRaSiL

chEiaS dE chaRME

Globo, 18h00 Record, 19h00

Record, 22h15

Globo, 21h00

Globo, 19h15

dia: 21/07 (Sábado)13h00 - 5º Torneio de Tatui (Dupla)15h00 - 2º Torneio de Guaruçá (individual)20h00 – Gincana:- Corrida de Saco - Corrida de ovo na colher- Corrida de carrinho de mão- Concurso quem mais come

mingau de mandioca e fubá.-Após: Arraiá do Baiacú com casamento da

roça cantado e Show com banda Tropical Brasil. dia: 22/07 domingo8h00 às 12h00 - 8º Torneio de

Pesca ou Baiacú (individual)Logo após, premiação dos

torneios, confraternização entre os participantes e música ao vivo.

informações: (27) 9929-8427.

COnFIRa a PROGRaMaçÃO:

Ainda, haverá torneio de pesca individual e em duplas, com premiação e

show com a Banda Tropi-cal Brasil, no sábado. No domingo, a programação

será encerrada com muito forró, após o 8º Torneio de Pesca do Baiacu.

anchietaes.com.br

Page 7: Edição 381

ciências e meio ambiente para estudantes de guaçuí

SEMANAL | Ano 7 | n° 860 | Região do Caparaó | www.aquies.com.br

SEXTA-FEIRA 20/07/2012

opinião: “para conter a gula de poder do pt os peemedebistas devem ressuscitar o velho mdb”. opinião | pág 02

DistribuiçãoGRATUITA

dupla joão bosco & vinícius anima festa de alegre no mês que vem

muniz freire: campanha de vacinação anti-rábica supera a meta estabelecida

Arqu

ivo Fo

lhA d

o CA

pArA

ó

Festa em Muniz Freire tem Gino & Geno e Bonde do Forró

cidades | pág 04

geral | pág 07

A pRoGRAMAção FESTIvA DE EMANCIpAção Do MUNICípIo TRAz váRIoS ShowS NACIoNAIS, ALéM DE ATRAçõES LoCAIS »

divulgAção cidades | págs 03divulgAção

divulgAção

geral | pág 05

Page 8: Edição 381

O velho MDB como antídoto ao PT

>> SEXTA-FEIRA, » 20/07/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ02 OPINIÃO

EXPEDIENTEDIRETOR GERAL: Elias CarvalhoEDITOR CHEFE: Marcos FreireEDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Luan Ola

DPTO. JuRíDICO: Cleber Vagner de Oliveira - Advocacia - ConsultoriaDpto. Contábil: ACAD ContabilidadeE-mails: [email protected]@gmail.com; [email protected]@gmail.com

REPóRTER: Marcos FreireDIAGRAMADORA: Carlos Guilherme GomesDEPARTAMENTO COMERCIAL: (28) 3521 7726 / 99761113COLABORADOREs: SérGiO OLiVEirA, JOSé MOntOni, JurACy DE ALMEiDA - tiGrinhO, ADiLSOn SALOtO E VitOr MOrAES.

Circulação: Es - Alegre, Apiacá, Bom Jesus do norte, Divino de São Lourenço, Dores do rio Preto, Guaçuí, ibatiba, ibitirama, irupi, iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado.

Editora e Jornal sul Capixaba Ltda - ME | CNPJ: 10.916.216.0001-55. rua resk Salim Carone, S/n º - Ed. ibisa - Loja 03 - Bairro Gilberto Machado. Cachoeiro de itapemirim-ES (Próximo à rodoviária) . Tel: (28) 3521 7726

»

www.AQUIES.com.br

Para quem acha que já viu tudo em política, prepare-se para ver mais uma: o velho MDB (Movimento Democrático Brasileiro), atual PMDB, pode estar de volta ao cenário polí-tico nacional, numa espécie de velha roupa colorida com um objetivo claro: deter a gula de poder do Partido dos Trabalhadores.

O senador Valdir Raupp, presidente Nacio-nal do PMDB, já falou da intenção do seu partido que é juntar-se a mais seis, incluindo aí o DEM, e formar um novo blocão de si-glas tão fortes quanto o PT, PSDB e PSD. Só ainda não disse o nome. Mas o sabiá de Tom Jobim desceu de Brasília e cantou dia desses no quintal do colunista anunciando que a nova marca pode ser MDB, simbolizando os velhos tempos de política bipartidária, quan-do, bem menos complicado do que hoje, os confrontos se resumiam a apenas dois par-tidos.

Essa nova fusão de siglas parece ser a única salvação para o PMDB. Porque o caso é o seguinte: ninguém em Brasília agüenta mais esse joguinho barato dos peemedebistas que dividem-se em vários grupos (o do Renan

Calheiros, o do Sarney, o do Henrique Alves e o do Michel Temer) para melhor confundir os detentores do poder e terem mais benes-ses. Ao fim, quem já deu tudo que tinha, ob-serva que nem assim conseguiu ter o partido inteiro. Isso já deu o que tinha que dar.

O PT nacional ensaia uma nova linha de po-lítica independente do PMDB, onde o PSB, de Eduardo Campos, passa a ser a noiva co-biçada, incluindo a indicação do futuro vice-presidente da República. O terceiro elemento dessa nova pirâmide seria o PR. As demais si-glas continuam orbitando no poder, mas sem-pre em torno desse novo eixo PT/PSB/PR. É a tendência nacional, onde o super poderoso PMDB começaria a perder espaço.

Para quem tem dúvidas, não precisa ir lon-ge buscar respostas. Basta ver o alinhamento que o nosso governador Renato Casagrande (PSB) fez aqui no estado, numa clara aproxi-mação com o PT e PR. Isso nada mais é que a tendência nacional que passa a se repetir já nos estados brasileiros para essa eleição de 2012. Em 2014 pode ser a consolidação de tudo isso.

Mas e o PMDB? Bem, aos peemedebistas resta isso: juntar as forças a outros partidos, se tornando maior do que são, e se torna-rem uma espécie de antídoto ao poderio do PT que já assombra as outras siglas que pou-co podem fazer para conter a gula de poder estabelecida pelos petistas após os governos Lula.

E nesse cenário se desenha essa inacreditá-vel recriação do velho MDB, que já existiu, morreu, nasceu PMDB e que agora pode res-suscitar novamente, com uma nova roupa-gem e bem mais forte.

Como bem disse o senador Collor de Mello (PTB) dia desses, em política só não vimos ainda boi voar.

*******************************************“

Um país que é doente e não se cura / Quer ficar sempre no terceiro mundo / Que do poço fatal che-gou ao fundo / Sem saber emergir da noite escura / Um país que engoliu a compostura / Atendendo a políticos sutis / Que dividem o brasil em mil brasis / Pra melhor assaltar de ponta a ponta / Pode ser o país do faz-de-conta / Mas não é com certeza o meu país” – O Meu País (Zé Ramalho)

ILAURO [email protected] »

ESPAÇO POPULAR PARTICIPE: envie sua foto para [email protected], com crédito e informações »

DIV

ULG

ÃO

O colunista »abre espaço para abraçar a incansável deputada Federal Rose de Freitas (PMDB) que esta semana esteve reunida com o Ministro do Tribunal de Contas da união, Raimundo Carreiro buscando soluções para que as obras do aeroporto do Es sejam retomadas.

O Futsal de Ibatiba vem com ótima campanha no ano. Já são três taças conquistadas. São elas: na categoria Infantil, a Taça Afijusama que foi disputada em Ibitirama; as olimpíadas escolares em Iúna.; e a mesma categoria conseguiu classi-ficação para as finais do Estadual, ganhando o Regional Sul, que foi Disputado em Guaçui; e a categoria Juvenil venceu as olimpíadas escolares que foram disputadas em Iúna e vão para o Regional, que será em Guaçui, buscando uma vaga para as finais do Estado.

Com objetivo de lembrar o Dia de Proteção às Florestas - 17 de julho, e de reciclar garrafas pet, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente entregou em todas as Secretarias e seto-res da prefeitura mudas de hortaliças. Segundo a secretaria, 26 mudas que darão vidas a uma horta foram distribuídas. As mudas foram doadas pela horta do hotel Vovozinho e as se-mentes foi doação dos próprios funcionários da secretaria.

Bom de bola

Dia da floresta

Page 9: Edição 381

>> SEXTA-FEIRA, 20/07/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ 03CIDADES

alegre

Prefeitura divulga programação da festa da cidade divulgação

www.AQUIES.com.br

ATRAçõES nACIOnAIS E vAlORIzAçÃO DE múSICOS REGIOnAIS mARCAm AS COmEmORAçõES »

A Prefeitura de Alegre, através das Secretarias de Agricultura e Meio Am-biente, Turismo, Cultura e Esporte e Comunica-ção, divulgou na última terça-feira, a programa-ção oficial da Festa de Alegre 2012 e 40ª Expo-sição Agropecuária, a ser realizada entre os dias 15 a 18 de agosto. A expec-tativa é de que mais de 70 mil pessoas circulem pela cidade e pelo Parque de Exposições “Geraldo Santos” nos quatro dias do evento.

A Festa é organizada pela Prefeitura, através da Comissão de Festa, e tem o apoio de instituições públicas e privadas. Entre as principais atrações des-tacamos a realização de Rodeio Profissional, com locução do internacional “Marco Brasil”, o já tradi-cional Concurso Leiteiro, a exposição de bovinos e equinos, e a programa-ção cultural representada pelos shows de nível na-cional. “A Festa de Alegre cresceu muito nos últimos dois anos e a expectativa

em 2012 é a melhor pos-sível”, destaca o secretário de Turismo, Cultura e Es-porte, Marcinho Duarte. “Procuramos fazer uma programação que agra-dasse a todos os estilos, além de prestigiar o artista alegrense”, conclui.

A festa tem início na quarta-feira, dia 15, que é o Dia de Nossa Senho-ra da Penha, Padroeira do Município. Em parceria com a Igreja Católica, a Prefeitura realiza gran-dioso show com o Padre Joãozinho na Praça 06 de Janeiro, às 19 horas. An-tes disso, haverá realização de Procissão, Coroação, Missa e queima de fogos na Igreja Matriz. Ainda na quarta, às 21 horas, haverá a abertura da Mos-tra Cultural da Agricultu-ra Familiar, que nos dois últimos anos ficou conhe-cido como Pavilhão da Agricultura Familiar.

De acordo com Ro-drigo Vargas Ribeiro, se-cretário de Agricultura e Meio Ambiente, a mu-dança do nome se deve ao fato da variedade de ações

neste evento. Além dos já tradicionais produtos da Agricultura Familiar, estarão agregados outras atrações que representam a identidade cultural do povo Alegrense, entre elas o artesanato e o folclore. A festa continua na quin-ta-feira, com a abertura dos trabalhos no Concur-so Leiteiro, Sessão Solene na Câmara Municipal e, às 21 horas, abertura da Etapa Sul Capixaba de Rodeio Profissional.

Este ano uma grande novidade no Rodeio será a participação do locutor “Marco Brasil” durante os três dias de festa. Em seguida, show de uma das maiores duplas sertanejas da atualidade: João Bosco & Vinícius, que promete agitar o público com seus grandes sucessos, como “Chora, Me Liga” e “Cur-tição”. Ainda na quinta, show com o cantor Bu-checha, também uma atração de nível nacional. A festa continua na sexta e sábado, com shows dos artistas: Grupo Molejo, Vinícius & Daniel, Bi-

quíni Cavadão e Banda AM5.

Além dos shows apro-gramação conta com Desfile Escolar, futebol, manhã de lazer para a criançada e o Rock da Tarde. Aliás, como nos últimos dois anos, a Pre-feitura prestigia o artista alegrense tanto no palco principal da Festa como no Rock da Tarde, com a inclusão de vários artistas alegrenses para se apre-sentar.

Este ano, além da ban-da AM5, que tem músicos de Alegre, se apresentarão as bandas Alldeia, Jubi-la Não e Polifonia, todas com integrantes da cida-de. “É uma forma de pres-tigiar o nosso artista e dar a oportunidade dele mos-trar seu trabalho para o grande público”, comenta Marcinho.

atrações para todas as idades

Na 40ª Exposição Agro-pecuária e Festa de Alegre, a Prefeitura planeja ainda a inclusão de eventos di-recionados às crianças e a

terceira idade. No sábado pela manhã será realizada a “Manhã da Criança”, com muita diversão no Parque de Exposições.

“Estamos planejando ainda a realização de um grande baile da Terceira Idade, no domingo, dia 19 de agosto”, destaca o secretário. O evento ain-

da não foi confirmado e por enquanto não está na programação da Festa porque estão faltando al-guns acertos com o grupo da terceira idade de Alegre sobre o local do baile. Mas no próximo material de divulgação (propaganda na rádio e folder) o evento será anunciado.

João Bosco & Vinícius vai agitar o público com seus grandes sucessos, como “Chora, Me liga” e “Curtição”

Page 10: Edição 381

CIDADES >> SEXTA-FEIRA, 20/07/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ04 www.AQUIES.com.br

vacinação. A previsão era imunizar 3.852 animais no município de Muniz Freire.

A transmissão da raiva para seres humanos pode ocorrer por meio da mor-dida do animal ou con-tato da saliva do cão ou gato com a pele ferida da pessoa. Arranhão de cães ou gatos contaminados pela raiva também pode transmitir a doença para humanos.

Durante os últimos meses, a equipe utilizou a estratégia de disponi-bilizar pontos de vacina-ção em todo o município para que todos pudessem

levar seus cães. Em busca de efetividade, a vigilân-cia ambiental realizou uma parceria com os ACS (Agentes Comunitários de Saúde), que têm um papel fundamental neste processo. O ACS possui um vinculo com a comu-nidade e assim facilita o trabalho e garante a vaci-nação em loco.

A equipe, no final da campanha, vacinou 3.500 cães e 500 gatos, ultrapassando a meta pactuada, alcançando assim um percentual de 104%.

Ao contrario da ultima vacinação, em 2010 não

ocorreu nenhuma reação da vacina nos animais vacinados.

A adesão da popula-ção à Campanha de Va-cinação Contra Raiva é importante para que a doença permaneça sob controle. Donos res-ponsáveis devem levar seus animais para serem vacinados, que é tam-bém uma demonstração de carinho e proteção. Cães e gatos, quando bem cuidados e vacina-dos, refletem melhores condições de vida, tan-to para o homem como para o animal, prevenin-do doenças.

Vigilância Ambiental encerra campanha de vacinação anti-rábica

A ImUnIzAçÃO é mUITO ImPORTAnTE PORQUE A RAIvA nÃO TEm CURA E PODE »mATAR TAnTO O AnImAl QUAnTO OS hUmAnOS QUE FOREm InFECTADOS POR ElA

MUNIZ FREIRE

Durante os meses de Maio, Junho e início de Julho, a equipe da Vigi-lância Ambiental reali-zou a campanha de vaci-nação contra a raiva em todo o território do mu-nicípio de Muniz Freire,

além da realização do “dia D” da campanha, no dia 19 de maio, em todos os distritos do mu-nicípio.

A imunização é mui-to importante porque a raiva não tem cura e

pode matar tanto o ani-mal, que é vítima dessa doença, quanto os hu-manos que forem infec-tados por ela. Portanto, a melhor maneira de se ver livre desse problema é a prevenção, através da

divulgação

Page 11: Edição 381

www.AQUIES.com.br

Comemorando 121 anos de Emancipação, o evento que acontecerá no Parque de Exposição Dyerceo Santos no próximo fim de semana, contará com alguns canto-res nacionais como a banda Bonde do Forró que irá se apresentar na quinta-feira (27) e a dupla sertaneja Gino e Geno no sábado (28).

Na quinta-feira (26), será realizada a abertura oficial da festa, marcado para 21h00, seguido dos shows do cantor Daniel Caon e a da Banda AM5.

Na sexta (27) vai acontecer a primeira apresentação do Rodeio, a partir das 20h30, seguido da atração nacional Bonde do Forró e encerran-

do a noite com apresentação da banda Lady Lux.

No sábado (28), a pro-gramação vai começar mais cedo, a partir das 14h00, com o Rock da tarde. A noi-te vai começar com rodeio no mesmo horário e depois terá um dos shows mais es-perados o da dupla Gino e Geno, seguido do show com Flavinha Mendonça.

No domingo (29), a pro-gramação começa a partir das 7h00, com Alvorada da Lyra Munizfreirense seguida com banda Marcial com a Lyra Munizfreirense. A partir das 16h00, será realizado o show de prêmios em benefício da Santa Casa de Muniz Freire e APAE, e logo após terá o

Show com os Amigos do Forró. Depois haverá rodeio

e shows com Luana Souza e Mulekes Travessos.

Gino e Geno e Bonde do Forró na Festa de Muniz Freire

A dUplA GIno E GEno E A bAndA bondE do Forró vão AnImAr A 32 » º FEStA AGropEcUárIA dE mUnIz FrEIrE

muniz freire

>> SEXtA-FEIrA, 20/07/2012 rEGIão do cApArAó 05GErAl

Page 12: Edição 381

Gastronomia e tapiocaNa última quarta-feira, a Secretaria de Turismo e Cultura de Itapemirim realizou no balneário de Itaoca um delicioso curso de gastronomia. O prato escolhido para usar a criatividade foi a Tapioca, que agrada cada vez mais o paladar dos turistas que visitam o nosso litoral. As aulas foram ministradas pelos renomados Chefs Alessandro Eller e Gilson Surrage, que apresentarão vários pratos no Festival de Inverno, que acontecerá nos dias 27 e 28 de julho.

Feliz aniversário!Esta linda moça é Maurene Temporim, filha do querido amigo, professor Alcenyr Temporim. Maurene é uma pessoa encatadora e muito educada, dedicada à arte da Dança desde os primeiros passos de criança, também aos estudos e a tudo que se propõe a fazer. Um grande orgulho para toda a família, pois todos que a conhecem se apaixonam por ela. Amanhã comemora seu aniversário de 15 anos, com uma festa badaladíssima! Parabéns Maurene!

SEXTA-FEIRA, 20/07/201206

poR MARcElo SoncIno | (28) 9945 4927 | [email protected]

Vip’s do LiToRAL

tratamento e tabaGismoEm Marataízes, a Secretaria Municipal de Saúde realiza o programa de ações para combater a dependência do Tabagismo. Além da distribuição de medicação, os pacientes do programa recebem acompanhamento médico que estimulam os fumantes a deixar o vício. As inscrições para o segundo grupo de tratamento começam no mês de setembro. Vamos todos incentivar esta luta de enfrentamento à dependência de nicotina, uma doença que mata 23 pessoas por hora em nosso país segundo a Organização Mundial de Saúde.

academia ao ar livreEm Piuma, a Prefeitura Municipal e a Secretaria Estadual de Esportes deram início às obras de uma academia de ginástica ao ar livre denominada como projeto “Praça Saudável”. Uma excelente iniciativa que oferecerá acesso gratuito às pessoas de todas as idades incentivando a prática de exercícios físicos. Além da linda vista para o mar da Praça Dona Carmem, o mais legal é que a proposta será instalar equipamentos próprios para pessoas com deficiência física, desenvolvidos especialmente para cadeirantes, com atividades similares aos aparelhos convencionais.

meio ambienteEm Anchieta, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente desenvolve um bom projeto de coleta seletiva de lixo em três etapas diferentes. O projeto piloto de coleta seletiva de Resíduos Sólidos Domiciliares e Comerciais Urbanos será implantado nas comunidades de Nova Esperança, Nova Jerusalém e Morro da Caixa D’Água. A coleta de Óleo de Cozinha Usado terá a parceria do comércio local e das empresas privadas Samarco Mineração e Recóleo. Já a coleta seletiva de Pilhas e Baterias Inservíveis será implantada na sede do município e nas comunidades de Jabaquara, Mãe-Bá e Iriri. A prefeitura fará seu recolhimento periódico e enviará para Vitória, onde a empresa G & M CLO Logística e Transportes dará destinação ambiental adequada. São parcerias entre Poder Público e empresas privadas como estas que trarão grandes benefícios ao nosso Meio Ambiente.

www.AQUIES.com.br

Page 13: Edição 381

>> SEXTA-FEIRA, 20/07/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ 07GERAlwww.AQUIES.com.br

divulgação

GUAÇUÍ

nAcionAl

Estudantes aprendem sobre ciências e meio ambiente

A PREFEITURA DE GUAçUI DESEnvOlvEU nESSA SEmAnA AçõES DE COnSCIEnTIzAçÃO E InFORmAçÃO PARA OS ESTUDAnTES DA REDE PúblICA mUnICIPAl DE EnSInO. »

Com estande e em praça pública, servidores da Se-cretaria de Meio Ambiente apresentaram diversos ma-teriais envolvendo os temas ciência e meio ambiente.

Estudantes de escolas mu-

Brasília – A formalização entre empregados domés-ticos não chega a 40% em nenhum dos estados brasi-leiros. Apesar dos dados do relatório Perfil do Traba-lho Decente no Brasil: um Olhar sobre as Unidades da Federação, divulgado ontem pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), indicar que houve avanços na formalização dos trabalhadores do país – que chegou a 53,6% entre 2003 e 2010 –, o acesso à proteção social, a benefícios e à Previdência não atingiu os trabalhadores domésti-cos – ocupação que inclui empregadas, diaristas, jar-dineiros, motoristas, entre outras funções.

São Paulo é o estado onde há o maior índice de formalização, com 38,9% dos trabalhadores domés-ticos com carteira assinada, seguido por Santa Catarina (37,6%) e Distrito Federal

nicipais e curiosos passaram pela praça João Acacinho, em Guaçui, na tarde do úl-timo dia 17, e viram a Feira de Ciências preparada pela equipe da Secretaria Muni-cipal de Meio Ambiente.

(37%). No Amazonas, no Ceará e no Piauí, o índice de formalização não atinge 10% dos empregados do-mésticos – 8,5%, 9,3% e 9,7%, respectivamente.

Segundo dados da Pes-quisa Nacional por Amos-tra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), usados pela OIT no estudo, há 6,9 milhões de trabalhadores domésti-cos entre 16 e 64 anos no Brasil, dos quais cerca de 93% são mulheres – o que corresponde a 6,4 milhões de pessoas. Desse total, 61,9% são negras.

De acordo com a dire-tora da OIT no Brasil, Laís Abramo, constata-se que os trabalhadores domésticos não têm os mesmos direitos que o conjunto dos outros trabalhadores assalariados do país. “Houve aumento de formalização entre es-ses empregados, mas em

A primeira turma que vi-sitou o estande da Secretaria foi a da Escola Municipal de Ensino Funtamental Anísio Teixeira. Curiosos com as experiências, os alunos fize-ram perguntas e se diverti-ram ao ver que com mate-riais simples é possível fazer o que aprenderam em casa.

A atividade desenvolvida na praça serviu para lembrar do Dia Nacional da Ciên-cia que foi comemorado no dia (08) de julho. Como os alunos estavam de férias, a Secretaria de Meio Am-biente não pôde realizar a atividade antes, deixando a oportunidade para a volta às aulas.

ritmo inferior ao restante do mercado de trabalho”, informou Laís.

Desde 2010, tramita no Congresso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 478/10, a PEC das Domésticas, que tem o objetivo de reduzir a informalidade no setor e ampliar o direito dessas trabalhadoras.

De acordo com a pro-posta, os empregados de-verão ter direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), limitação de jornada de trabalho, re-cebimento de hora extra e adicional noturno, férias, décimo terceiro salário, entre outros benefícios. A PEC ainda não foi apro-vada porque não houve definição quanto ao núme-ro de dias de trabalho que caracterizarão o vínculo empregatício, o que atinge especialmente os emprega-dos diaristas.

Empregados domésticos com carteira assinada não chegam a 40% em todos os estados do Brasil

Page 14: Edição 381

>> SEXTA-FEIRA, 20/07/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ08 www.AQUIES.com.br

Page 15: Edição 381

sexta-FeIRa, 20/07/2012 CaCHOeIRO De ItaPeMIRIM e ReGIÃO sUL 03www.aquies.com.br

Áries

Libra Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes

Touro Gêmeos Câncer Leão Virgem20/0320/04

23/0922/10

23/1021/11

22/1121/12

22/1221/01

21/0118/02

19/0219/03

21/0420/05

21/0520/06

21/0621/07

22/0722/08

23/0822/09

Hoje é dia de Lua nova, portan-to é dia de semear projetos! Desta vez ela ocorre em Câncer e ativa sonhos e desejos poderosos. Mer-gulhe em um deles, aquele que mais o embala; será o combustível perfeito para o presente.

A Lua nova em Câncer dá a partida para todo um novo movi-mento de renovação na área pro-fissional. Você será reconectado aos seus sonhos iniciais e saberá incluir aspirações de muitos gru-pos. Cultura, arte, sentimento.

A intuição do futuro é um dom do seu signo, e agora se torna uma força maior, por algumas semanas, sob a vibração da Lua nova em Câncer. Com ela surgem desejos do longínquo, das viagens espiri-tuais e geográficas também.

Acompanhe os eventos ao seu redor, a configuração astral anda turbulenta e com a lunação em Câncer de hoje aumentam as chan-ces de que novos rumos surjam, para você também. A vida pratica pede mais adesão das emoções.

As obrigações pesam, mas a partir de hoje a Lua nova em Câncer atrai você para relacio-namentos, pessoas, envolvimen-tos, ligações, vínculos. Todo um assunto que evoca temores. Mas ninguém vive só, vive?

Saúde e bem-estar: temas em primeiro planos nas próximas se-manas. Quem dá o sinal disso é a lunação em Câncer. Um bom canal de aferição do estado de saúde são as emoções, o que dizem elas, e como se manifestam em seu corpo.

Um período de grande fertili-dade e imaginação começa hoje, tornando você um ser mais criati-vo e assim mais poderoso e cheio de recursos. É o encontro mensal da Lua e do Sol, agora no signo irmão de Câncer. Amor e alegria!

Mais um período novo que começa hoje, sob as auspícios do sentimento e da emoção, nortea-dos pelo signo de Câncer, que é amigo do seu. Até 6ª feira, astral ótimo pra captar novos rumos e conhecer gente nova também.

O dia amanhece já sob nova vi-bração com a Lua nova em Câncer. Ela fertiliza seus dons e talentos, promissora de inspirações novas e um forte sentido de sobrevivência. Um bom período para renovar suas finanças também.

Momento de poder e de forta-lecimento! Lua nova em seu signo revela e destaca seus dotes e pode-res, os quais poderão se desdobrar em varias direções, nas próximas semanas, a bem de sua dignidade e integridade. Saúde e beleza.

Você, que agora atravessa aque-la fase introspectiva de revisão in-terna, em que mais vale se refugiar numa caverninha do que desfilar por ai nas altas rodas, recebe hoje força nova. A lunação em Câncer aprofunda percepções.

Um relacionamento amigável novo pode ser a boa noticia que traz o pacote astral da Lua nova em Cân-cer. E tem mais: planos de futuro ca-pazes de fazer você sonhar de novo com um mundo mais acolhedor. Ligação com raízes é o segredo.

A latinete Joyce Pinheiro mostrou sua boa forma ao posar para o o catálogo de verão da marca de moda praia Santa Areia. As fotos com a dançarina, que faz perfor-mances com fogo nos shows do cantor Latino, tiveram como cenário a praia do Recreio, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Miley Cyrus postou fotos bem inusitadas em seu Twitter. Com uma cabeça de uni-córnio, ela posou para fotos e tuitou para uma amiga: “Por que unicór-nios e Spice Girls são as melhores coisas da vida?”

Mesmo sem citar nomes, Nívea Stelmann vol-tou a falar de seu ex-namorado, o

jogador Elano, em sua página no Twitter. “Então vamos esclarecer as coisas. Primeiro eu não falei mal de time nenhum. Nem vejo fute-bol. Apenas me defendi de uma pessoa que não tem porque mais falar meu nome”.

A cantora Alanis Morissette escolheu a Itália para abrir sua nova turnê, baseada em canções de seu mais recente CD, “Havoc and bright lights” (“Destruição e luzes brilhantes” em livre tradução). O show aconteceu em Milão, na Itália. Em setembro, a cantora desembarca no Brasil para oito shows.

O elenco de “Avenida Brasil” segue em Cabo Frio, Região dos Lagos, no Rio, gravando em um praia. On-tem, Débora Nascimento, que faz a Tessália, foi clicada em um momento indiscreto, dando uma ajeitadinha no biquíni. Eliane Giardini, Juliano Cazarré, Marcos Caruso e Ana Karolina Lanes também participavam da cena.

LatineteJoyCE PinhEiro PoSA

PArA CAmPAnhA dE modA PrAiA

miLEy CyruS posa com cabeça de unicórnio

níVEA STELmAnn volta a falar de elano: ‘cansei de ouvir mentiras’

ALAniS moriSSETTE abre nova turnê com show em milão, na itália

déborA nASCimEnTo é clicada em momento indiscreto

horóscopo

Page 16: Edição 381

DE CLARICE LISPECTOR : “QuAnDO SE AmA nãO é PRECISO EnTEnDER O QuE SE PASSA Lá fORA, POIS TuDO PASSA A ACOnTECER DEnTRO DE nóS!”

www.AQUIES.com.brSEXTA-FEIRA, 20/07/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL04

Samuel Fraga além de produtor e editor de TV (atuando na Rede Sim e Record News) está fazendo o maior sucesso com carreira musical solo.

O abraço dos amigos PAULA FERREIRA DOS SANTOS e TERIS HENRIQUE durante degustação de comida Japonesa.

SIM TUPI na transmissão a partir de 14h00 na frequên-cia 1590 AM.

JOSÉ CINOTO planeja deixar de operar em São Paulo para se dedicar exclu-sivamente aos Clientes capi-xabas.

A CIRURGIA PLÁSTICA está cada vez mais moderna e se-gura, sendo possível realizar todos os procedimentos em Cachoeiro de Itapemirim.

ESTRELA DO NORTE joga amanhã contra a Desportiva a partir das 15h00 no Sumaré

Ramon BaRRos @ramonbarros

www.facebook.com/ramonbarros.tv

[email protected](28) 9882 8981

SHOPPING SUL será o palco de Roupa Nova no dia 27. Ingressos a venda no local. Reserve o seu.

CINEMAS DO SHOPPING SUL são uma excelente opção para as férias. Várias estréias esta se-mana para todos os públicos.

FOTOS E VÍDEOS de eventos acessem www.aquies.com.br

Com Novo Projeto a Guarda Municipal vai se aproximar ainda mais da Sociedade. Destaque para Cristovao Bahiense dos Santos, Edinete Modesto Fraga Mendes e o Secretário Guilherme Thompsom

ARQUIVO PESSOAL

ARQUIVO PESSOAL

FOTO

: RAM

ON B

ARRO

S

Page 17: Edição 381

sexta-FeIRa, 20/07/2012 CaCHOeIRO De ItaPeMIRIM e ReGIÃO sUL 17GeRaLwww.aQUIes.com.br

ilustração

Telefonia celular é campeã nacional de reclamações do consumidor

O núMeRO sUPeRa O vOLUMe De ReCLaMações COntRa OPeRaDORas De CaRtÃO De CRéDItO, banCOs e teLeFOnIa FIxa »

nacional

Agência Brasil – As operadoras de telefonia celular foram as campeãs brasileiras de reclama-ções no primeiro semes-tre deste ano, conforme levantamento do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumi-dor (Sindec), do Mi-nistério da Justiça, que consolida dados de 24 Procons estaduais e mais 146 Procons municipais. Os números foram divul-gados ontem.

Entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2012, fo-ram registradas pelo sis-tema 861.218 demandas. Dessas, 78.604 (9,13%)

foram relativas às opera-doras. O número supera o volume de reclamações contra operadoras de car-tão de crédito, bancos e telefonia fixa, entre outros setores também demanda-dos pelo consumidor.

Segundo o Ministério da Justiça, as três princi-pais reclamações são co-brança indevida/abusiva e dúvidas sobre cobrança/valor/reajuste (54,98% dos registros); rescisão e alteração unilateral dos contratos (11,28%); além de “serviço não for-necido e vícios de quali-dade” (6,94%).

Entre as empresas, a

Claro é a campeã de re-clamações: 26.376 de-mandas nos Procons (37,56%) do total. Em segundo lugar fica a Vivo (15,19%); seguida pela TIM (14,55%) e pela OI (14,44%).

Como divulgado na edição de ontem, a Agência Nacional de Te-lecomunicações (Anatel) determinou que fossem suspensas as vendas das operadoras TIM, Oi e Claro. Para voltar a ven-der os serviços suspensos, as operadoras terão que elaborar um plano de ação de investimento e de qualidade de serviços.

cERaMica iTaPEMiRiM lTDa EPP torna publico que obteve da SEMMa-iTaPEMiRiM, a LMI n 07/2012, para atividade de extração de argila, feldspato e caulim para produção de cerâmicas e outros produtos industriais na Fazenda Colheres, Distrito Itapecoa, Município de Itapemirim-ES. Referente processo SEMMA 13726/2010 em Itapemirim. Processo DNPM 896.513/2003.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASILARMAS DA REPÚBLICAEDITAL DE PROCLAMASMATRÍCULA:LIGIA FIGUEIREDO DE ALMEIDA, Oficiala do Registro Civil de Ibatiba, Estado do Espírito Santo, por nomeação na forma da lei.Faço saber que pretendem casar-se :

o Sr. alESSanDRo Do naSciMEnTo FaGUnDES e ana PaUla aMoRiM DiaS.Ele, Natural de Iúna, -ES, com 25 anos de idade, estado civil solteiro, profissão Lavrador, residente e domiciliado Rua Armindo José, S/N, Bairro Novo Horizonte em Ibatiba-ES, filho de Pedro de Souza Fagundes e de dona Clelia

Maria do Nascimento Fagundes .Ela, Natural de Ibatiba, -ES, com 18 anos de idade, estado civil solteira, profissão Estudante, residente e domiciliada Rua Nacif Alcure, 47, Centro em Ibatiba-ES, filha de Arildo Carvalho Dias e de dona Helena Maria de Amorim Dias .Se alguem souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.Ibatiba, ES, 19 de julho de 2012.

o Sr. JUaREZ ManoEl Do naSciMEnTo e alinE DE JESUS.Ele, Natural de Prata, Lajinha, -MG, com 43 anos de idade, estado civil solteiro, profissão Lavrador, residente e domiciliado Córrego Cafarnaum em Ibatiba-ES, filho de Abel Manoel do Nascimento

Filho, falecido e de dona Jandira Maria do Nascimento .Ela, Natural de Ibatiba, -ES, com 21 anos de idade, estado civil solteira, profissão Lavradora, residente e domiciliada Córrego Cafarnaum em Ibatiba-ES, filha de e de dona Clara Maria de Jesus .Se alguem souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.Ibatiba, ES, 19 de julho de 2012.

o Sr. ValDEiR DiaS DE caRValHo e MaiSa alEXanDRE Da coSTa.Ele, Natural de Ouro Preto do Oeste, -RO, com 29 anos de idade, estado civil solteiro, profissão Lavrador, residente e domiciliado Córrego Santa

Maria s/n° Area Rural em Ibatiba-ES, filho de Servalino Dias de Carvalho e de dona Olilia Maria de Carvalho .Ela, Natural de Guaçui, -ES, com 20 anos de idade, estado civil solteira, profissão Lavradora, residente e domiciliada Córrego Santa Maria s/n° Area Rural em Ibatiba-ES, filha de Deloci Antonio da Costa e de dona Maria Antonia Alexandre da Costa .Se alguem souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

Ibatiba, ES, 19 de julho de 2012.____________________________LIGIA FIGUEIREDO DE ALMEIDAOFICIALA

Page 18: Edição 381

sexta-FeIRa, 20/07/2012 CaCHOeIRO De ItaPeMIRIM e ReGIÃO sUL

www.aQUIes.com.br18 COMUnIDaDes

divulgação/pmci

divulgação/pmci

Bairros e distritos de Cachoeirovão ganhar novos CEPs a MeDIDa vaI tRazeR MaIs CIDaDanIa »

PaRa Os MORaDORes De CaCHOeIRO

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

jERônIMO MOnTEIRO CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Mais cidadania para moradores de bairros e distritos de Cachoeiro de Itapemirim. Um traba-lho feito em parceria en-tre prefeitura e Correios está garantindo endereço completo para pessoas que antes sofriam com a falta deles. Hoje, 51 bairros e comunidades localizadas às margens de sete rodovias que cortam o município já estão em vias de receberem novos Códigos de Endereça-mentos Postais (CEPs).

A medida vai ampliar o número de moradores que recebem correspon-dências em Cachoeiro. Com as alterações, eles vão ter uma localização precisa de sua residência para receber cartas e en-comendas. Além disso, vai melhorar a base de dados usada pelo Cadas-

filipe [email protected]

tro Imobiliário da pre-feitura.

A gerente de Cadastro Imobiliário, Edith Cala-brez Grola, conta que o trabalho inclui a divisão de logradouros (ruas, praças, avenidas, rodo-vias, ente outros) em trechos, respeitando os limites dos novos bairros e dos distritos. Depois, caso exista a necessida-de de um novo CEP, a prefeitura encaminha o pedido para os Correios, responsável por criar os códigos.

Ela conta que, parale-lamente ao trabalho de criação de códigos para as áreas que não têm ou precisam de novos, a pre-feitura está percorrendo as ruas para verificar os logradouros que não têm denominação ou nume-ração correta. No primei-

ro caso, a equipe do setor de Cadastro Imobiliário envia um projeto de lei à Câmara de Vereadores, solicitando a criação de um nome. No segundo, os próprios servidores renumeram o local.

A equipe já concluiu 58% do trabalho inter-

no. Dos 2.562 logra-douros, 1.077 já estão prontos. A maioria dos moradores vai receber o endereço novo ano que vem, no carnê do Impos-to Predial e Territorial Urbano (IPTU). Mas alguns poderão consul-tar seu CEP antes, pois

a expectativa é que, nos próximos meses, eles se-jam inclusos na base de dados do site dos Cor-reios, onde poderá ser consultado.

EMPREsAs TERãO DEsCOnTO

As empresas, coope-

rativas e grupos de so-ciedades cachoeirenses que tiverem que fazer alterações em seus con-tratos sociais em virtude da mudança de endere-ço perante o registro de comércio, terão 50% de desconto. A Junta Co-mercial do Estado do Espírito Santo (Juce-es) publicou resolução na página 21 do Diário Oficial dos Poderes do Estado do último dia 1º de junho, informando a decisão.

O benefício vai ser oferecido, apenas, aos que tiveram mudanças de endereço por ação da prefeitura municipal. Para ter acesso a ele, é necessário protocolar re-querimento de alteração até o dia 30 de junho de 2013, no escritório da Junta, em Cachoeiro.

Comunidade se une para deixar bairro mais limpo

No bairro mais carente de Jerônimo Monteiro, o Boa Esperança, uma iniciativa tomada por uma senhora de 48 anos de idade está mudando a paisagem do bairro.

Quinzenalmente Dona Sebastiana está reunindo as crianças do bairro para coletarem o lixo espa-lhado pelas ruas. A ideia começou em há cerca de dois meses, com aproxi-madamente 15 crianças, que voluntariamente se uniram, a fim de colher todo tipo de lixo deposi-tado em locais indevidos e transportá-los para seus respectivos depósitos.

O trabalho começa bem cedo, às 7 horas dos sábados. O recolhimento vai até às 9h00, horário

em que Dona Sebastiana dispensa as crianças para ir a suas casas tomar ba-nho e voltar para parti-cipar de um lanche. Por ser também uma pessoa muito carente, Dona Sebastiana pede a ajuda dos demais moradores do bairro com doações de mantimentos para que ela mesma possa pre-parar o lanche que serve para as crianças.

A iniciativa está sendo conhecida como ‘Coleta Boa Esperança’. O nome é em alusão ao próprio nome do bairro e tem ainda uma significância de gerar melhor qualida-de de vida para a popula-ção carente na esperança de alcançar um futuro melhor no local.

Bazar do Hospital Evangélico faz campanha para receber doações

O bazar do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim está em campa-nha para arrecadar roupas, sapatos ou artigos de deco-ração para serem vendidos. Os recursos arrecadados são utilizados para a manuten-ção das casas de apoio de on-cologia, abrigo do coração e gestantes de alto risco.

A campanha é por tem-po indeterminado. “Nossa intenção é ampliar o alcan-ce do bazar. Atualmente, a gente tem contato mais com os funcionários do hospital e moradores da região. Esse público é que participa mais ativamente das nossas ações,

tanto com doações, quanto comprando nossos produ-tos. O objetivo da campa-nha é envolver mais pessoas, de outros lugares de Cacho-eiro”, comentou Patrícia Caretta.

Segundo ela, o bazar exis-te a cerca de quatro anos. “Sempre fazemos campanha com o intuito de melhorar e diversificar nossas ofertas. Recebemos todo o tipo de doação, sempre em bom estado, de roupas, sapatos, roupas de cama, artigos de decoração, enfim, o que pu-der ser comercializado em um bazar”, acrescentou.

Ainda segundo Patrícia, quem não puder ir até o ba-zar, que fica em frente à por-taria administrativa do hos-

pital, é só entrar em contato. “Ligando para o 3526-6175 é possível marcar uma visita que a gente vai até a residên-cia da pessoa e busca o que ela estiver interessada em doar”, acrescentou Patrícia.

O bazar do Hospital Evan-

gélico funciona de 8h00 as 17h00. “Quem quiser fazer uma visita pode vir que será muito bem recebido. Afinal, o bazar funciona para uma causa muito nobre, que é dar mais suporte para as casas de apoio”, finalizou Patrícia.

Page 19: Edição 381

sexta-FeIRa, 20/07/2012 CaCHOeIRO De ItaPeMIRIM e ReGIÃO sUL 19seGURançawww.aQUIes.com.br

divulgação

divulgação/pcdivulgação/pc

Dona de casa morre após acidente na BR-101 Sul UMa eQUIPe Da PRF PResenCIOU O »

aCIDente e a POLíCIa aCReDIta QUe a

vítIMa tenHa DORMIDO aO vOLante

ATÍLIO VIVÁCQUA

CAChOeIrO de ITApemIrIm

gUAçUÍ

mUnIz freIre

Um grave acidente regis-trado na manhã de ontem, na BR-101 Sul, resultou na morte de uma pessoa. A dona de casa Maria Ila-zir Pimentel Oliveira, 59 anos, que residia em Ma-rataízes, morreu após bater em um caminhão, no km 423, na localidade de Água Preta, na altura do municí-pio de Atílio Vivácqua.

De acordo com informa-

ções da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Maria Ila-zir conduzia um Fiat Uno, placa LUV 2820, no senti-do Vitória x Rio de Janei-ro, quando perdeu o con-trole do veículo e bateu de frente com um caminhão Mercedes Benz, carregado com 600 kg de fibra.

Uma equipe da PRF, que seguia pela BR, presenciou o acidente e viu quando o motorista do caminhão tentou desviar do Uno. A polícia acredita que a dona

ALISSANDRA [email protected]

de casa tenha dormindo ao volante. Maria Ilazir mor-reu no local.

Testemunhas contaram que ela tinha perdido o marido há um mês e seguia para Petrópolis, onde residia antes, para buscar alguns do-cumentos. Ela seguia sozinha no veículo. O motorista do caminhão, Luiz Carlos, 44 anos, não sofreu ferimentos.

O corpo de Maria Ilazir foi encaminhado ao Serviço Médico Legal (SML) de Ca-choeiro de Itapemirim. O acidente aconteceu na manhã de ontem, na altura de Atílio Vivácqua

homem é assassinado no bairro Santa helena

Traficante preso pela pC é apontado como principal do município

Comerciante é preso por vender munições ilegalmente

A Polícia Civil de Cachoeiro registrou dois assassinatos no mês de julho no município e os dois no mesmo bairro em menos de uma semana. Na noite de quarta-feira, o ajudan-te de pedreiro Lucas de Oliveira Costa, 41 anos, foi assassinado à tiros na rua João Barbosa, no bairro Santa Helena.

De acordo com informações policiais, Lucas foi morto com três tiros na cabeça, meia hora depois de sair de sua residência. A polícia foi acionada e várias bus-cas foram feitas pelo bairro, mas nenhum suspeito foi localizado.

Lucas já teve passagens

pela polícia por tráfico de drogas e a polícia acredita que esse tenha sido um dos motivos do crime. Nenhum morador do bairro quis co-mentar sobre o assassinato.

O titular da Delegacia de Cri-mes Contra a Vida (DCCV), Guilherme Eugênio instaurou inquérito para apurar o caso. Qualquer informação que aju-de a polícia pode ser passada ao telefone 181 a pessoa não preci-sa se identificar.

O corpo de Lucas foi enca-minhado ao Serviço Médico Legal (SML) de Cachoeiro de Itapemirim.

Na manhã de ontem, po-liciais civis da Delegacia de Guaçuí prenderam o prin-cipal traficante de drogas do município. Adilson José Soares Lino foi preso em casa, onde também foram apreendidos vários frascos de anabolizantes, além de seringas e cachimbo para uso de crack.

De acordo com as inves-tigações comandadas pelo delegado Fábio Teixeira Machado, havia diversas

denúncias de que Adilson comandava o tráfico de drogas em Guaçuí. Baseado nisso, o delegado solicitou a prisão do acusado que esta-va sendo procurado desde junho, quando uma gran-de operação foi realizada no município e o filho de Adilson e o comparsa dele foram presos.

O acusado foi encami-nhado para o Centro de De-tenção Provisória (CDP) de Cachoeiro de Itapemirim. Com o acusado a polícia encontrou anabolizantes e seringasAdilson é apontado como um dos principais traficantes de guaçuí

Policiais Civis da Delega-cia de Muniz Freire pren-deram ontem pela manhã, um comerciante acusado de vender munições ilegalmen-te, comercializar cigarros clandestinos, entre outros crimes. José dos Santos da Silva, 50 anos, conhecido como “Zé da Venda”, com-pareceu à delegacia, acom-panhado por advogados, para prestar esclarecimentos em uma investigação que já havia prendido na semana passada a esposa dele, Arlete Souza da Silva, 48 anos.

A esposa de José, acusada de posse ilegal de arma de

fogo e venda ilegal de mu-nições, foi presa no inte-rior de sua mercearia e, na época, José não estava pre-sente. Após se apresentar à delegacia e prestar depoi-mento, o acusado recebeu voz de prisão, em cumpri-mento a um mandado de prisão preventiva.

“Zé da Venda” foi preso pelos crimes de venda ile-gal de munições, comer-cialização de agrotóxicos e venenos similares sem au-torização, crime de explo-são, já que deixava exposto à venda uma quantidade significativa de fogos de

artifício e pólvora, além de crime de descaminho, por comercializar cigarros introduzidos clandestina-mente no país.

O casal possuía uma mercearia, na localidade de Tombos, em Muniz Freire. Na prisão de Arlete, fo-ram apreendidas, na loja, aproximadamente 1.000 munições de diversos ca-libres, pacotes de cigarros de origem duvidosa, mate-rial pirotécnico, materiais utilizados para recarga de cartucho (pólvora, espole-ta, chumbo) e um revólver calibre 38.

“zé da Venda” foi preso quando compareceu à delegacia com os advogados para prestar esclarecimentos

Page 20: Edição 381

sexta-FeIRa, 20/07/2012 CaCHOeIRO De ItaPeMIRIM e ReGIÃO sUL

www.aQUIes.com.br20 esPORtes

alissandra mendes

Paulo Ferreira escala time ofensivo para encarar a Desportiva O aLvIneGRO CaCHOeIRense PReCIsa »

venCeR PaRa COnQUIstaR O títULO Da séRIe b DO CaMPeOnatO CaPIxaba

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

O técnico Paulo Ferrei-ra já definiu o time que entra em campo amanhã diante da Desportiva Fer-roviária, para o grande confronto da final da Série B do Campeonato Capi-xaba. O jogo acontece às 15h15, no estádio Mário Monteiro, o Sumaré.

Paulo escalou um time que jogará para frente, já que precisa da vitória para conquistar o título. “Esse é um time para frente, ou-sado e mais ofensivo, além de ser mais solto. Sabemos que será um jogo difícil e precisamos da vitória. A empolgação entre os jo-gadores é grande, mas eles sabem que terão um con-

fronto difícil”, contou.O time entrará em

campo com a seguinte formação: Denis, Kinka, João Carlos, Guilherme, Ratinho, Bruno Mineiro, Sandro, Pelica, Magno, Fernando Paulista e Ítalo. “Eles estão conscientes que não vamos encontrar facilidades diante da Des-portiva, mas terão ação e atitude em campo”, con-tinuou o técnico.

Ele ressaltou que os jo-gadores contam com um ingrediente a mais para o jogo: a torcida. “A torcida vai nos dar motivação e apoio”, completou Paulo.

A Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) divulgou a escalação da arbitragem para o jogo:

árbitro - Rudimar Gol-tara (CBF), assistente 1 - Jarbas Aquino Santana (FES), assistente 2 - Ade-mar Berger (FES), 4º ár-bitro: - Gabriel Mendes Pereira (FES).

IngREssOsNo primeiro dia de

venda de ingressos, a di-retoria do Estrela do Nor-te divulgou que foram vendidos mais de 1.300. Ainda na tarde de ontem, a FES divulgou uma nota de esclarecimento infor-mando o motivo de ter disponibilizado 5.000 ingressos para o jogo, e afirmou que mais 1.000 serão colocados à venda no dia do jogo.

“A FES informa que já

ALISSANDRA [email protected]

solicitou uma carga extra de 1.000 ingressos, sendo 500 meia e 500 inteiras, totalizando 6000 ingres-sos, sendo 3000 meia e 3000 inteiras, portanto

não havendo qualquer motivo para o clube vender exclusivamente ingressos inteiras”, afir-mou a nota.

Os ingressos continu-

am sendo vendidos na secretaria do clube. Os primeiros 2.500 serão vendidos a R$ 10,00 e o restante no valor de R$ 20,00.

Paulo Ferreira já definiu a equipe que entra em campo amanhã para enfrentar a Desportiva na final da segundinha