edição 2250

16
Meriane Jeffreys Denúncias de Dirceu finalmente encontraram eco E agora Sêo Nicolau? Ricardão vai ter que se coçar pra se explicar No embalo do Kid Mahal Cem Dias de Solidão Muni discute juta e malva Genocídio indígena discutido na Ufam ANO 15 - Nº 2.245 - MANAUS/AM - 13/04/2013 - www.maskate.com.br Lojistas do Cecomiz agoniados Eles podem pegar o beco a qualquer momento. Federal na luta diária Delegacia de Crimes Financeiros encarregada das diligências FEDERAL VAI INVESTIGAR LULA SOBRE MENSALÃO Dupla comemora armistício sorrindo de orelha a orelha Tudo zen entre Mazoca e Ex-my love Maria Vanubia, atriz de Salve Jorge SEGURANÇA

Upload: jornal-maskate

Post on 17-Mar-2016

242 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Edição 2250

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 2250

Meriane Jeffreys

Denúncias de Dirceu finalmente encontraram eco

E agora Sêo Nicolau?

Ricardão vai ter que se coçar pra se explicar

No embalo do Kid Mahal

Cem Dias de Solidão

Muni discute juta e malva Genocídio indígena discutido na Ufam

ANO 15 - Nº 2.245 - MANAUS/AM - 13/04/2013 - www.maskate.com.br

Lojistas do Cecomiz agoniados

Eles podem pegar o beco a qualquer momento.

Federal na luta diária

Delegacia de Crimes Financeiros encarregada das diligências

FEDERAL VAIINVESTIGARLULA SOBREMENSALÃO

Dupla comemora armistício sorrindo de orelha a orelha

Tudo zen entre Mazoca e Ex-my love

Maria Vanubia, atriz de Salve JorgeSEGURANÇA

Page 2: Edição 2250

FALA

SÉRI

O!

|02|

reda

cao@

mas

kate

.com

.br

MaskateManaus, 13 de abril de 2013

maskate.com.br

Cem anos de solidãoA obra prima de Gabriel Garcia

Marquez, Cem Anos de Solidão, foi lembrada por alguns raros observado-res da cena em que Arthur Neto relatou seus primeiros 100 dias de governo. E Manaus, num rasgo de comparação, vi-rou Macondo, o título original da obra que rendeu ao colombiano o Prêmio Nobel de Literatura, uma cidade cons-truída por José Arcadio Buendía na sua juventude, quando com os homens dele, mulheres e crianças e animais, atraves-saram a serra procurando uma saída para conquistar o mar.

Transparêcia dos sonhosAssim como Buendia, após 100

dias, vinte e seis meses de luta, ou toda a vida, Arthur se percebeu sozi-nho, sem amparo ou guarida de todos aqueles que poderiam e deveriam, com ele, arregaçar as mangas em fa-vor de Macondo ou Manaus. Buendia desistiu o caminho e fundou a fitícia Macondo no lugar onde havia sonha-do uma cidade onde as casas tinham paredes de espelho.

Ás águas vão rolar...O sonho de Arthur - que não é Jesus pra resolver a ques-

tão da água - poderá afogá-lo nos esquemas sórdidos sobre os quais estao estribados os acertos e arranjos da turma do Ne-gão. Se Braga demorou dois mandatos e não conseguiu desfa-zer a tramóia portuária montada com a família Di Carli, essa encrenca é bem maior.

... e afogar o prefeitoArthur será vítima de uma estrategia armada pelos tuca-

nos, na ordem e na onda do Consenso de Washington para privatizar todos os sistemas de água do continente Sul Ameri-cano. A Cosama, vendida por R$ 1 real, por Amazonino, é só um exemplo da casa do sem jeito que a tucanalha inventou.

Buchada vulcanizadoO mesmo imbroglio está detec-

tado na caótica situação dos trans-portes públicos. Arthur já sabe que a tramoia já estava ensaiada em seu primeiro mandato de prefeito, desde quando Alfredo Buchada de Bode foi nomeado interventor no lugar de Mané Pracinha, por ordem do Negão. Ali começou a vulcanização, lembra, Negão?

E agora, José?Espera-se que Manaus, a exemplo de Macondo, não

acabe em um turbilhão destruidor, como no romance de ‘Gabo’ e que Arthur consiga, ao menos, reescrever uma nova história para nossa cidade... nem que sejam necessá-rios outros cem anos.

NINGUÉM MERECE!• Os sites de oposição a tudo que quer se tornar direito,

estamparam que a administração de Arthur foi um fracasso. Era de se esperar que, nesses casos, a gana por dinheiro fácil empanasse a visão jornalística e a realidade dos fatos...

• ...Mas, o morador de Manaus, que vem sofrendo esses anos todos com as administrações que se passaram – pródigas em gastanças e populismo, mas realizações, necas – sabe que o prefeito está fazendo um esforço titânico para sanar, pelo menos, os problemas mais emergentes.

• É claro, também, que o Zé Povinho sabe que tem mutreta por detrás das acusações e torcida pelo caos que se vê estapa-das em notícias de sites cujos donos ninguém sabe quem são.

• Como dizia o saudoso Boto Navegador: o político pensa na próxima eleição e o estadista pensa na próxima geração. A história do Amazonas dirá, no futuro, quem é quem.

Versículo do Dia

Santo do Dia - Santo Ermenegildo

Ótimo - Aleam realiza hoje audiência para discutir ICMS da cesta básica. Pelo menos 50 repre-sentantes do ramo do atacado e varejo participarão.

“Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Se-nhor nosso Deus.” — Salmos 20:7

O santo de hoje era filho de um rei cristão ariano, ou seja, que acredita-

va em Jesus Cristo como verdadeiro homem, mas não como verdadeiro Deus. Por graça de Deus, através

de sua esposa, Ermenegildo pôde tornar-se um autên-tico cristão. Seu pai não o acolheu, porque este não aceitava o Arianismo. Então o ameaçou e combateu em guerra. Desprezando o perdão de seu filho, o

rei mandou prendê-lo e o entregou aos algozes. Santo Ermenegildo, pai de família, cristão católico, teve sua cabeça cortada segundo a ordem de seu próprio pai.

Santo Ermenegildo, rogai por nós!

Bom - Governo do Amazonas anuncia a readequação de mais dez áreas com erosões em Ma-naus. Está ampliando seu campo de atuação na recuperação das erosões listadas.

Péssimo - Amazonas está entre os três estados da região norte com mais casos de den-gue. Balanço do MS revela que 11 estados brasileiros concentram 74,5% dos casos.

O dia 13 de abril na História

1986 – Ayrton Senna ga-nha o GP da Espanha, em Jerez de La Frontera. Senna pilotava um Lo-tus-Renault e ganhou a disputa com uma margem de 0.014s em relação a Nigel Mansell, da Willaims.

1743 - Nasce Thomas Jeffer-son, terceiro presidente dos Esta-dos Unidos.

1742 - É feita a primeira inter-pretação de O Messias, de Haen-del, em Dublin.

1813 - A Assembléia Geral

Constituinte do Rio da Plata decre-ta um novo cunho para a moeda, sustituindo os bustos dos reis da Espanha pelas armas das Provín-cias Unidas do Rio da Plata.

1813 - O general José Gervasio Artigas envia a Buenos Aires suas famosas Instruções, um programa que representava uma interpreta-ção do movimento revolucioná-rio que queria a independência da América.

1829 - O Parlamento Inglês concede liberdade religiosa aos católicos.

1831 - O imperador do Brasil, Dom Pedro I, embarca em uma viagem para a Europa, após firmar sua abdicação ao trono brasileiro.

1919 - O exército britânico destrói uma cidade sagrada da Ín-dia e executa pessoas que protesta-vam contra as novas leis impostas pelo império.

1924 - Nasce Stanley Donen, cineasta norte-americano.

1941 - Durante a Segunda Guerra Mundial, o Japão e a União Soviética assinam um pacto de não agressão.

CIDADE DOS MALUCOS

FALTA FISCALIZAÇÃO - Lotação e comida fria na viagem da ‘cabucada’

Felicitações da SuframaO superintende da Suframa, Thomaz Nogueira enviou fax

de parabenização pela passagem do aniversário do diretor--geral deste jornal, Miguel Mourão. Na nota, Nogueira cum-primenta Mourão e almeja saúde e vitórias. “Saúde e vitória na sua trajetória jornalística”, encerra a nota.

Diretor: Miguel Jorge Mourão | [email protected] executivo: Mário Bakunin | [email protected] adm.: Joyce Tavares | [email protected]. de redes sociais: |[email protected]

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião deste jornal. O Maskate não aceita matéria redacional em forma de publicidade.

[email protected]ção: (092) 3673-6333 | [email protected]: (092) 3673-9333 | [email protected].: (092) 3673-7445 | [email protected] São João, 13 - São Jorge | CEP: 69.033-240 | Manaus | AM

Propriedade da Editora Crata Ltda / CGC-MF: 05.925.020/0001-97

Page 3: Edição 2250

maskate.com.br |03|MaskateManaus, 13 de abril de 2013

A Polícia Federal instaurou na noite desta quinta-feira, se-gundo a Folha, um inquérito para investigar se o ex-presi-dente Luiz Inácio Lula da Silva teve participação no escândalo do mensalão. A investigação ficará a cargo da delegacia de crimes financeiros. A PF fez uma análise da documentação enviada antes de abrir o inqué-rito, cuja portaria de instaura-ção foi assinada ontem. O pra-zo inicial da investigação é de 30 dias. Se for necessário mais tempo, a Justiça terá que autori-zar a prorrogação. É a primeira vez que será aberto inquérito criminal para investigar se Lula atuou no mensalão.

Fisgaram o Lula!Polícia Federal promove diligência na LagoaqChega pra lá no Sapo Barbudo tem fedor eleitoral Indícios incômodos

Depoimentos decisivos

Escapou por um triz

Dilmista e carteirinha

As provas são sugestivas e múltiplas e ultrapassam os da-dos revelados ao procurador Roberto Gurgel por Marcos Valério. Numa de suas reve-lações afirmou que o ex-pre-sidente e Palocci reuniram-se com Horta no Palácio do Pla-

nalto e combinaram que uma fornecedora da Portugal Te-lecom em Macau, na China, transferiria o valor combinado para o PT. O dinheiro seria usado em campanhas petistas e para comprar deputados, se-gundo Valério.

No pedido enviado à PF, a Procuradoria solicitou “diligências” para averiguar até a exata data do encontro citado por Valério. Não há ainda previsão de quando depoimentos serão tomados, segundo a Folha. O depoi-mento foi enviado para a primeira instância já que ne-nhum dos citados têm foro

privilegiado. A Procuradoria da Republica do DF analisou o depoimento de Valério e, a partir daí, abriu seis procedi-mentos criminais. Um desses procedimentos foi, agora, transformado em inquérito. Os outros são preliminares e podem ou não ser trans-formados em investigações policiais.

No processo principal do escândalo, julgado no ano pas-sado pelo Supremo, Lula não foi investigado. Ele prestou depoimento, por ofício, ape-nas na condição de testemu-nha chamada por diferentes réus do processo. O depoi-mento de Valério foi dado à Procuradoria-Geral da Repú-blica em setembro do ano pas-sado, no meio do julgamento do mensalão. Entre outras acu-sações, o publicitário afirmou que Lula, o ex-ministro An-tonio Palocci e Miguel Horta, então presidente da Portugal Telecom, negociaram repasse de US$ 7 milhões para o PT.

Tudo indica que decisão da Polícia Federal não é casual nem rotineira. Para cair em cam-po, os tiras federais precisam de um sinal verde do ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, advogado, Dilmista de carteirinha, pouco alinhado com o pelotão de choque do PT. Em 2003 era deputado federal do partido mas não se envolveu com a camarilha de Zé Dirceu e Genoino. Com Mercadante, Eduardo integrou-se muito dire-tamente ao núcleo duro e íntimo do Planalto e mantém conexão direta, diária e ininterrupta com a Dona Dilma, à quem devota apreço e a fidelidade de um cão de guarda.

Page 4: Edição 2250

|04|MaskateManaus, 13 de abril de 2013

maskate.com.br

Golpe do vigárioToda essa prosopopéia ou

prolegômenos conjunturais tem o fito e o veto de descre-ver encontros quase secretos e, porque não dizer conjugais, no sentido, é claro, gramatical e vernacular, entre Mazoca e Ca-deirudo no sábado que se pas-sou. Um encontro muito espe-rado de intimidade e quem sabe promiscuidade eleitoral, de tão engraçadas as combinações e de tantas risadas no desfecho final seis horas depois, quando os dois resolveram comemo-rar com os próprios umbigos a certeza de um golpe hilário de quem conseguiu dar no outro o golpe do vigário.

JOAN

A GA

LANT

Ere

daca

o@m

aska

te.c

om.b

r

Num Estado em que boi dança, canta, chifra e voa... nada acontece à-toa pondera Dona Joana, dos altos de suas bendições e maledicências. Justo ela, faceira, brejeira e manhosa, entre Caprichoso e

Garantido, ela prefere o Boi Tira Prosa, mais coerente com as chifradas habituais, neste e nos vizinhos arraiais, de Ori-ximiná a Alenquer, passando por Santarém, a terra do Mo-corongo, meu bem. Ali tudo

pode acontecer e adquirir o mais sutil estatuto de natura-lidade, e se espalhar por ou-tras verdades da relação entre Mazoca e Bocão, o senador parente, Ex-my love que se recusa ao valor de R$ 1,99.

Mazoca faz as pazes com Ex-my love por R$ 1,99qE saem do reencontro rindo de orelha a orelha!

Aturdido e mofinoTudo isso aconteceu de-

pois do susto Santa Etelvina que fez Bocão passar por todo corpo uma dose cavalar de parafina antes de mergulhar pra meditar e se esconder das próprias fantasias e assom-brações presidiais. O golpe o deixou aturdido e mofino, falando pianinho que nas pró-ximas eleições, e em nome de

sincera comunhão, sai ele e o Negão pra encarar o candidato de Omar, seja ele Zé Merenda ou Rebecca ou qualquer um enxeridinho que venha a se apresentar. Com a promessa que fez a dupla rir à beça de que irão se juntar no segundo round da refrega, tenha ou não cada um mantido na íntegra a região das pregas.

Cachoeira das almas

• Quem conhece bem a ética, estética e poética de Bocão e Mazoca, sabe que juntos e sorridentes eles são motivos mais do que suficientes pra todo mundo se arrepiar.

• Um diante do outro com a bagagem de estripulia que um ensinou e o outro sofisticou nos limites da exaustão ou figura-ção, é parada que faz até Belzebu desconfiar e recuar.

• E se “...O Amazonas precisa de mim”, como choramin-gou Negão ao Jeferson, que se diz coronel, o almirante Bocão está se achando essencial. Resta saber nessa chuveirada pro-fana...

• ...Saravá, Dona Joana, quem é que vai primeiro –sob o olhar irônico e sorrateiro do Ganso - agachar pra juntar o sa-bonete fatal.

Page 5: Edição 2250

maskate.com.br |05|MaskateManaus, 13 de abril de 2013

Na semana em que a Jus-tiça Eleitoral confere mais três vagas para a Assembleia Legis-lativa do Amazonas, deixando o cidadão atônito pra entender quando virão os benefícios de tanto custo, o Ministério Pú-blico Eleitoral flagra indícios de presepadas na gestão de Ricardo Sarmento Nicolau, ex--presidente da Casa e Wander Motta, seu fiel escudeiro, o di-retor da Casa. Eles são acusa-dos daqueles velhos esquemas de pagamentos sem obras com-provadas.

É claro que Wander negou e Ricardo, usando uma gravata vermelha cardinalícia, em tem-pos de Francisco de Assis, não admitiu qualquer adoção com a solução Luiz Inácio, a de que de nada tinha conhecimento. Disse apenas que tudo estava dentro dos conformes da legis-lação, só esqueceu de mencio-nar o Código a que se referia.

O objeto da tramela, que fechou a porta da transpa-rência, segundo o MPE, foi aquele conjunto de obras que marcaram o inicio apocalípti-co de sua gestão. Um festival

muito citado em várias loas e boas deste jornal indagando a necessidade de se fazer uma universidade do legislativo e uma policlínica pra servido-res da Casa.

Ricardo coração de leão e cabeça de bom menino queria ficar na história mas esqueceu o agá, que confere densidade aos feitos dos ho-mens públicos em direção ao

bem comum. Enfiou os pés pelas mãos e deixou de lado as atribuições essenciais de sua instituição, fiscalizar o executivo e legislar em favor do cidadão.

O procurador geral do MPE, o bem apessoado e mo-ralmente apetrechado Chicão, que pisa na folha seca ela não chia, mandou seus meninos verificar as estripulias e rega-lias em profusão, cujas miga-lhas sobraram até pro servidor pra fazer inveja aos colegas que sequer sabem o que é hi-droterapia na hora de pegar no

batente. Que é isso, gente? Por essas e por outras, desde o tem-po de Belão e seu antecessor, Lupércio Ramos, o cargo de presidente da Casa virou an-dorinha de muitas asas a fazer verão pro patrão, obras mira-culosas, generosas e incessan-tes, com grana do contribuinte a sair literalmente pelo ladrão, alto lá, meu irmão!

Trem legislativo e o Código da gravata

qRicardão vai ter que se coçar pra se explicar

Pra bom entendedor...

Cesta Básica discutida na Aleam

Governo adequa áreas de erosões

Tramela da transparência

Estória sem agá

Que é isso, gente?

• A Universidade do Ricardão, apesar de ser necessária à vista do despreparo generalizado da classe política, não implica em função do poder legislativo.

• Mas permanece válida na constatação do vazio de estudos e propostas para o interesse do cidadão, tendo em conta que grande parte dos parlamentares saiu do banco da escola há muito tempo.

• O que é marco-regulatório da aquicultura, como atualizar e adaptar o PPB dos cosméticos à diversidade do banco genético tropical. Assuntos que deveriam povoar o cotidiano parlamentar.

• Estamos às vésperas da discussão final da Reforma Fiscal, um debate que põe em risco a ZFM. Quem estu-dou e é capaz de debater a questão na Assembleia Estadu-al, sêo Nicolau?

Pelo menos 50 represen-tantes do ramo do atacado e varejo participarão, nesta sexta-feira (12), de uma au-diência pública na Assem-bleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) para tratar sobre a Lei nº 2.826, que reduz de 17% para 1% o Imposto de Circulação so-bre Mercadorias e Serviços (ICMS) de 16 produtos da cesta básica.

A audiência — que tam-bém contará com a presen-ça de técnicos e do titular da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Afonso Lobo — foi convocada pela Comissão Especial da Ale-am, criada para estudar os mecanismos de fiscalização sobre os incentivos fiscais da cesta básica. O evento acontecerá às 9h, no auditó-rio Beth Azize, no 4º andar da Casa Legislativa.

A Comissão Especial é formada pelos deputados

estaduais Marcos Rotta (PMDB), Adjuto Afonso (PP), Luiz Castro (PPS), Marcelo Ramos (PSB), Conceição Sampaio (PP) e Ricardo Nicolau (PSD). Rotta explicou que, em parceria com a Sefaz e os empresários do setor, serão discutidas alterna-tivas para que, de fato, o incentivo fiscal beneficie o consumidor. “A comissão especial, em parceria com a Sefaz, deverá realizar um estudo e formular uma proposta a ser apresentada ao governador com os me-canismos de fiscalização e garantias de que esse be-nefício chegue ao consu-midor final”, explicou o deputado, ao acrescentar que o governador Omar Aziz quer garantias de que essa renúncia fiscal do Es-tado, cerca de R$ 100 mi-lhões por ano, beneficie o consumidor final.

O Governo do Estado do Amazonas está amplian-do seu campo de atuação na recuperação das erosões lis-tadas no Plano de Combate às Erosões e Áreas de Risco do Município de Manaus, apresentado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) durante a 5ª Reu-nião Ordinária do Comitê Interinstitucional de Con-trole de Áreas de Risco (Ci-car), realizada no ano passa-do, e que serve de base para as ações nessa área.

Com base nesse docu-mento, a Seinfra realizará obras de contenção de dez novos processos erosivos graves identificados nos

bairros do Jorge Teixeira, Santa Inês, Cidade de Deus e Nova Cidade. Cada um desses bairros apresenta apenas um processo erosi-vo, enquanto que Mauazi-nho, Nova Floresta e Co-lônia Antônio Aleixo têm duas erosões, perfazendo um total de dez erosões.

As intervenções com o maior número de imóveis desapropriados e de famí-lias que deverão ser rea-locadas estão no bairro do Mauazinho, na zona leste de Manaus, com obras pre-vistas em dois processos erosivos distintos. O pro-cesso de desapropriação já está em andamento.

Page 6: Edição 2250

AMAZ

ONAS

|06|

reda

cao@

mas

kate

.com

.br

MaskateManaus, 13 de abril de 2013

maskate.com.br

Todos os lojistas do Sho-pping Cecomiz, Zona Cen-tro Sul, podem pegar o beco a qualquer momento. Eles escaparam do incêndio, mas podem não escapar do despe-jo, tudo porque devem cerca de R$ 2 milhões à Suframa. Eles estão apreensivos com o julgamento da ação de despe-jo que deve ser decidida nos próximos dias pela Justiça

Federal, em Brasília, mas ao mesmo tempo estão otimistas em resolver a questão e reto-mar o movimento no centro comercial.

A Suframa informou em nota que não há mais o que fazer, além de esperar o re-sultado da ação, já que dívi-das que ultrapassam R$ 500 mil são decididas pela Justi-ça, apesar o superintendente

Thomaz Nogueira ter sido procurada na semana passa-da Associação de Lojistas do Cecomiz (Alomiz). Ele suge-riu aos empresários apresen-tar as propostas nos autos do processo judicial. A primeira opção é pagar R$ 2.026 mi-lhões em até 12 anos. Já na segunda, a ideia é pagar R$ 1.675 milhão divididos em 10 anos.

Lojistas do Cecomiz vão pegar o becoqEles podem ser despejados por causa de dívidas avaliadas em

R$ 2 milhões. Os comerciantes estão com alugueis atrasados

Tribunal alega prazo perdido

Genocídio indígena

Na quarta-feira (10), o Tribunal Regional Federal (TRF1) considerou fora de prazo a inclusão da proposta de parcelamento da dívida, mas ainda falta ser julgado o mérito da questão. A Alo-miz também buscou apoio de alguns deputados . “Eles têm nosso apoio político. Esse é um momento de mobilizar-mos todos os instrumentos políticos para reestruturação do shopping que tem um va-lor emocional e histórico para Manaus”, disse Marcos Rotta.

De acordo com a presi-dente da Alomiz, Rosângela Lima, os empresários estão

dispostos a pagar a dívida - referente ao aluguel do local. “Creio com o superintendente Thomaz está se mostrando in-teressado para que a questão seja resolvida e possamos continuar trabalhando”, dis-se. Rosângela informou que os advogados da Alomiz já ingressaram com um novo pedido de negociação via União. A Suframa informou que tem uma série de suges-tões para melhorar a infraes-trutura do centro comercial, informou Thomaz Nogueira, mas nada será feito sem que, primeiro, haja uma solução legal.

Indigenistas, jornalistas e cientistas sociais debatem a questão indígena desde a úl-tima quarta-feira, na Ufam, uma atividade do Comitê do Direito à Verdade e à Memó-ria do Amazonas, em par-ceria com o Departamento de História da universidade. Uma das maiores discussões é sobre o PL da Mineração, que foi classificado como uma nova versão do geno-cídio indígenas, caso seja aprovado pelo Congresso

Nacional.O “PL da Mineração” tra-

mita em Brasília desde 1996. Atualmente, aguarda parecer da comissão especial da Câ-mara dos Deputados. Se for aprovado, vai permitir que empresas explorem recursos minerais em terras indígenas hoje protegidas. Mapeamen-tos nessas áreas realizados desde os anos de 1970 reve-lam que nela estão concen-tradas as maiores reservas de minérios.

Page 7: Edição 2250

maskate.com.br |07|MaskateManaus, 13 de abril de 2013

Nesta quinta-feira (11/04), foi sediada pela primeira vez em Manaus, a reunião da Câ-mara Setorial Nacional da Cadeia Produtiva de Fibras Naturais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abas-tecimento - MAPA. O evento vai ocorrer no Auditório do Centro Cultural dos Povos da Amazônia, no horário das 09h às 16h, com exposição, palestras, painéis e debates.

Para debater o setor vi-sando estimular a ativida-de no Amazonas, estará na pauta uma apresentação do segmento de fibras no Ama-zonas; Medidas importantes para o desenvolvimento da cadeia produtiva de fibras; Apresentação sobre a experi-ência da Bahia com a instala-ção da Câmara Estadual.

Amazonas discute safra de juta e malvaqMembros da Câmara Setorial Nacional farão visita técnica a comunidade do Supiá em Manacapuru, para verificar in loco o processo produtivo primário da fibra

Produção local de 90%

Sefaz registra redução

Crescimento real e nominal

Condições de trabalho

No final da programação do dia (11) os membros da Câmara visitarão a fábri-ca Brasjuta, em Manaus. O Brasil produz 14 mil tonela-das de juta anualmente. De todo cultivo, o Amazonas é responsável por 90%. Nesta sexta-feira (12/04) os mem-bros da Câmara Setorial Na-cional farão visita técnica a comunidade do Supiá em Manacapuru, para verificar in loco o processo produtivo primário da fibra. Entre as autoridades convidadas para o evento estão o presidente, Wilson Andrade, do Ministé-rio da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Companhia Nacional de Abastecimento – Conab; o presidente, Ru-bens Rodrigues dos Santos; o governador do Amazonas, Omar Aziz; representante da secretaria de Produção Rural, Eron Bezerra; Câma-

ra Legislativa do Estado do Amazonas, deputado Orlan-do Cidade.

Presente também o pre-sidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Amazonas, de-putado Luiz Castro; presiden-te da Comissão de Meio Am-biente, Secretaria Executiva das Câmaras Setoriais e Te-máticas do MAPA, Secretá-rio Executivo - Sr. Ayrton Jun Ussami, da Superintendência Federal do MAPA no Ama-zonas, Superintendente João Ferdinando Barreto; Federa-ção da Agricultura e Pecuá-ria do Estado do Amazonas, Muni Lourenço Silva Junior, Cooperativa Mista Agrope-cuária dos produtores de Ma-nacapuru (COOMAPEM) e a presidente, Eliana Medeiro do Carmo e o presidente do Sistema OCB-Sescoop/AM, Petrucio Magalhães Junior.

Dados da Secretaria do Estado da Fazenda do Es-tado (Sefaz) apontam que o Amazonas registrou queda na receita tributária em mar-ço. Em relação a fevereiro deste ano, a diminuição foi de 8,11%, com ganhos soma-dos de R$ 542,05 milhões. Segundo o órgão, a redução se deve, principalmente, ao decréscimo do ICMS, o qual

representa aproximadamen-te 92% da receita tributária.

No primeiro trimestre deste ano, porém, a recei-ta acumulada foi de R$ 1.707,50 milhões, repre-sentando uma alta real de 4,90%. Entre os números apontados pela Sefaz como destaques estão as altas su-periores de 10% registradas no ICMS e IPVA.

A arrecadação de ICMS em março foi de R$ 497,30 milhões. A comparação com o mesmo mês de 2012 reve-la crescimento nominal de 8,65% e crescimento real de 1,93%. Já em relação ao mês anterior, as variações nomi-nais e reais foram negativas em -8,10% e -8,53%, res-pectivamente. O setor co-mercial apresentou elevação nominal de 7,46% quando comparado ao mesmo mês do ano anterior. Já o setor in-dustrial revelou elevação de

8,09%, desempenho positi-vo frente ao constante recuo que vem sendo divulgado na produção industrial nacio-nal, divulgada pela Pesquisa Industrial Mensal do IBGE.

A receita de ICMS no trimestre foi de R$ 1.567,70 milhões. Em termos reais, o avanço foi de 3,61%, na comparação com 2012. O resultado do índice acumula-do em três meses representa uma trajetória ascendente da série ante ao mesmo período do ano anterior.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lou-renço, representa a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na Câmara, ressaltou que um dos temas a ser debatido já foi mencionado na última reunião, so-bre a solicitação de equipamentos para o descortiçamento da juta e da malva, visando a melhoria das condições de trabalho dos produ-tores de fibras vegetais.

Lourenço destacou, também, que a expectativa é de que deter-minadas demandas da cadeia pro-dutiva de fibras do Amazonas, que

envolve um quantitativo de 20 mil pessoas, possam ser assimiladas pela Câmara Setorial Nacional e tornadas pleitos da própria Câma-ra, o que dá força no tocante ao atendimento pelos órgãos federais, como foi o caso da substituição dos sacos plásticos pelos de fibras vegetais nos estoques públicos da CONAB, demanda apoiada pela Câmara Setorial, a partir da propo-sição dos representantes da CNA (Muni Lourenço) e OCB (Eliana Medeiro) no colegiado e que se-gundo informações da CONAB se tornará realidade muito breve-mente.

Page 8: Edição 2250

DEPOSITE SEU CUPOM EM QUALQUER UMA DE NOSSAS LOJAS.

Preço à vista para pagamento em dinheiro. No plano de 1+3 não haverá acrescimo de juros com entrada de 25%. Para o plano 1+4 a entrada será de 20%. O plano de 1+11 será acrescido de 7% de juros ao mês. Para retirar seu cartão TV Lar dirigir-se às lojas TV Lar, Setor Crediário. O cartão TV Lar está sujeito à análise de crédito. Ofertas válidas de 12/04/2013 a 13/04/2013. Fotos meramente ilustrativas, garantimos um estoque de duas peças por produtos anunciado. Este anúncio é feito com antecedência, podendo em alguns casos faltar produtos anunciados. Para possíveis erros de digitação, erratas estarão disponíveis nas lojas TV Lar. Não jogar este anúncio em via pública. Convênios TV Lar: CÂMERA - ASSALE - ASTC - ASSESI - PRODASA - SESC - SMARJ - SEBRAE - MANAUSTRANS - SMTU (GREMIO) - SEDUC.

www.tvlar.com.br | Twitter: @lojastvlar | Facebook: Lojas TV Lar

GARANTIAESTENDIDA

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 53,12

R$ 74,78COND AR ELECTROLUX 7500BTUS MAXI EC07F 110V Cód. 57434-1À Vista R$ 635,00 ou 1+3x R$ 158,75 s/juros

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 44,00

R$ 46,99

FOGÃO CONTINENTAL ASTRA 4BFGCT004PCód. 67656-2À Vista R$ 399,00 ou 1+3x R$ 99,75 s/ juros

FOGÃO CONTINENTAL ASTRA 4BFGCT004PCód. À ou

R$ 26,50FORNO MICRO-ONDAS ELECTROLUX 18L MEF28 BR - Cód. 63400-0À Vista R$ 225,00ou 1+3x R$ 56,25 s/juros

• 18 litros• Menu Faça-Fácil / Kids• Menu Descongelar• Trava de segurança

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 43,15

R$ 15,78

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 19,00

VENTILADOR MONDIAL COLUNA 40CM NV-06Cód. 66282-8À Vista R$ 134,00ou 1+3x R$ 33,50 s/juros

ROUPEIRO MOVAL AREZZO 2P CORRER 791 79172 PT CZCód. 67688-5 À Vista R$ 1.350,00 ou 1+3x R$ 337,50 s/juros

R$ 158,98

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 138,95

R$ 35,21

• Altura: 0,97 m / Largura: 0,85 m/ Profund.: 0,47 m / Peso: 37,19Kg

CÔMODA MOVAL GUATEMALA 4G 76827 PT/CZ Cód. 67688-4À Vista R$ 299,00ou 1+3x R$ 74,75 s/juros

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 30,85

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 14,51CAFETEIRA MONDIAL BELLA AROME 14XC09 Cód. 67504-1À Vista R$ 54,00ou 1+3x R$ 13,50 s/juros

• Tampa basculante• Sistema corta pingos• Colher dosadora

R$ 46,99

MÁQUINA DE LAVAR ROUPA ARNO DUPPLA SUP ML71 / Cód. 67598-9À Vista 399,00 ou 1+3x 99,75 s/juros

MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 43,97

FREEZER ELECTROLUX HORIZ 385L 2P H400C BR Cód. 2087-7À Vista R$ 1.520,00 ou 1+3x R$ 380,00 s/ juros MAXMAXMAXMAXMAXMAX 1 ANO R$ 55,57

R$ 179,00

R$ 380,00 s/ juros

Page 9: Edição 2250

ANO 15 - Nº 2.250 - MANAUS/AM - 13/04/2013 - www.maskate.com.br

Amigos prestigiam aniversário do Mourão

Nesta sexta-feira a alegria foi coroada – já que ela reina diariamente nesta empresa – com o aniversário de Miguel Mourão, diretor-presidente do jornal. Amigos, admira-

dores e fãs, moradores do bairro de São Jorge, onde está localizado o bunker do Maskate, fizeram questão de felicitar o homem do “Allah Sallam”. A data foi co-

memorada, também, pelos familiares de Mourão, com um almoço árabe que reu-niu todos os funcionários e amigos do Maskate, o jornal que é a cara do dono.

Guilherme Aluízio, do JC, Mourão e Petrônio, do Hotel Da Vince

Celso Rezende, Mourão e Antônio Silva, da Fieam

Geraldo Torres, Mourão, Lúcio Paiva e Nelson Men-donça, em momento de descontração

A Primeira Dama do Município, Goreth Garcia

Murilo Rayol e Baby O Presidente do TCE, Érico DesterroCarlos Dias, Mourão, Baby Rizzato e H. Dias, da LACC Kid, Alfredo Lopes e o aniversariante

Mourão, Gedeão Amorim e Júlio Pinheiro, do TCE

Page 10: Edição 2250

|10|MaskateManaus, 13 de Abril de 2013

maskate.com.br

A segunda edição do pro-jeto ” Louvarei” acontece no próximo dia 19 de abril na capital amazonense. O even-to, que abre o calendário de shows gospel em Manaus, reunirá nomes consagra-dos como Aline Barros, Fer-nanda Brum e Oficina G3. A programação ainda inclui as atrações locais Beto e Érica e o DJ Marcelo D12. O diretor do evento, Nailton Campos, conta que após participar da

primeira edição do musical, em 2011, Aline retorna para apresentar o repertório que reúne os principais sucessos da carreira. “Ela é considera-da como o maior ícone do segmento musical gospel”, comenta.

Um dos diferenciais da noite é o Red Carpet (tapete vermelho), que vai permi-tir ao público presente na área vip, o acesso ao que rola por tras dos bastidores

e ainda ao camarim dos ar-tistas. “Não vai haver confu-são porque haverá uma área delimitada para o acesso”, informa. O show terá a mes-ma estrutura de som e ilu-minação utilizada no Samba Manaus. A sonorização será realizada pelo ex-engenhei-ro de som do grupo Diante do Trono, André Espíndola. No palco, 12 telões de led auxiliam a visualização do público.

‘Louvarei’ reúne artistas da música gospel em Manaus

REDE

S SOC

IAIS

jorn

al@

mas

kate

.com

.br

Museu do Seringal é aposta para visitações

A zona rural da capital amazonense abriga o Mu-seu do Seringal Vila Para-íso. O local está aberto para visitações de terça--feira a domingo, das 8h às 16h. A vila é localizada no Igarapé São João, na margem esquerda do rio Negro. Museu é resulta-do do polo de cinema do Amazonas, atraindo visi-tantes que desejam co-nhecer de perto o modo de ser e viver do homem

do seringal. O local é for-mado por ambientações de época – ciclo da borra-cha – com móveis e uten-sílios que testemunham a riqueza dos seringais no Ciclo da Borracha.

O acesso é feito por meio de lanchas lotação que saem da Marina do Davi, no final da estrada, ao lado do Hotel Tropical, no bairro da Ponta Negra. No retorno, um funcio-nário do próprio museu

comunica às embarca-ções por rádio. O preço da passagem nas lanchas é de R$ 7 (R$ 14 ida e vol-ta) e o ingresso ao museu custa R$ 5, com meia--entrada para estudan-tes, e recursos totalmente revertidos para a manu-tenção. Roupas leves e tênis são as recomenda-ções aos visitantes, assim como levar garrafas de água e lanches para as crianças.

Marcelo Augusto Correia

Susan @susan_kelly_lf

Analia Cristina Enis

Isac da silva lima@Isacslima1

Francisco Sales

juciney souza@JucineySouza

Elso Correia

(∩`-´)````.*```@Karanmelo

Page 11: Edição 2250

maskate.com.br |11|MaskateManaus, 13 de Abril de 2013

Thammy Miranda pos-tou uma foto em seu Insta-gram nesta sexta-feira, 12, onde aparece sem blusa. “Paz e boa noite ou bom dia né? Obrigado meu Deus por tudo... Força, Foco e Fé sempre!”, escre-veu na legenda da imagem compartilhada no início da manhã. Atualmente, a atriz está no elenco de Salve Jorge, onde interpreta a policial Jô.

Nos recentes capítulos da novela de 21h da Rede Globo, Thammy vem ga-nhando destaque com a nova fase de sua persona-gem, que está infiltrada em uma das boates da quadri-lha de Livia Marini (Cláudia Raia) para descobrir mais detalhes sobre a máfia do tráfico de pessoas. A poli-cial está difarçada de dan-çarina no local e pretende desmascar os bandidos da trama. Thammy, que é filha da cantora Gretchen, su-biu no palco e fez sucesso dançando “Conga, la con-ga”.

A ex-BBB Marien Carretero posou com Gusttavo Lima e sua noiva, An-dressa Suita, e incentivou: “Casal mais

top do planeta! Casa logo!”, escreveu a ex-participante do “Big Brother Bra-sil” na legenda da foto postada no

Instagram. O também ex-BBB Yuri foi outro que tietou o cantor sertanejo na noite desta quinta-feira, 11.

Usando um vestido de-cotado, Bruna Marquezine jantou com o namorado, o jogador de futebol Ney-mar, no Rio Na noite desta quinta-feira, 11, o casal es-teve em um restaurante na Barra da Tijuca, Zona Oes-te da cidade.

Acompanhados de amigos, Bruna e Neymar se divertiram acompanha-dos de amigos. O jogador foi assediado por fãs e dis-tribuiu autógrafos.

Thammy Miranda posta foto sem blusa em rede social

Marien posa com Gusttavo Lima e Andressa Suita e incentiva: ‘Casa logo!’

Bruna Marquezine se diverte com Neymar em jantar

Gabriel Braga Nunes curte apresentação de Caetano Veloso

Gabriel Braga Nunes curtiu a apresentação de Caetano Veloso em São Paulo. Viviane Pasmanter e Bia Antony, ex-mulher de Ronaldo Fenômeno, também assistiram ao show “Abraçaço” na noite desta quinta-feira, 11, no HSBC Brasil, na Chácara Santo Antônio.

Bruno Gissoni prestigia evento de moda

Bruno Gissoni prestigiou um evento de moda na noite desta quinta-feira, 11, no Rio. Famosos como os atores Johnny Massaro e Amanda Richter e o cantor Tony Garrido também estiveram no co-quetel de lançamento da coleção inverno 2013 de uma marca de roupas em Ipanema, Zona Sul da cidade.

Shakira compartilha foto do filhinho

Filho de estrela precisa se acostumar com os holofotes desde cedo. Milan, o bebê da cantora Shakira com o jogador de futebol Gerard Piqué, já marcou presença no programa americano ‘’The Voice’’, que tem a colombiana na bancada de jura-dos. ‘’Parece que Milan está muito intrigado com esse jurado’’, brincou ela na legenda da imagem compartilhada com seus seguidores do Instagram nesta quinta-feira, 11. O pequeno nasceu em ja-neiro deste ano.

Page 12: Edição 2250

|12|MaskateManaus, 13 de Abril de 2013

maskate.com.br

Grupo com histórico de mortes preso na Zona Leste

Policiais Civis da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) autuaram quatro pessoas pelos crimes de formação de quadrilha, porte ilegal de armas e corrupção de menores e crimes de homicídio. O grupo foi preso por tiras da Polícia Militar militares quando estava em um táxi na avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, bairro Jorge Teixeira 3, Zona Leste de Manaus.

Thiago Lima dos Santos, 19, Luiz Carlos San-tos Pacheco, 18, Rodrigo Souza Fernandes, 21, e Kamile Lima dos Santos, 21, irmã de Thiago, esta-vam sendo investigados há três meses por Policiais da DEHS. Durante a prisão do grupo, também foi apreendido um adolescente que estava na compa-nhia deles. Duas armas calibre 380 foram apreen-didas com o grupo.

De acordo com a Delegada Geórgia Cavalcan-ti, da DEHS, Thiago vinha sendo procurado com maior intensidade pela Polícia Civil. Ela afirmou que a operação só conseguiu ser desenvolvida por meio de uma parceria entre Policiais Civis da DEHS, dos Distritos Integrados de Polícia (DIPs) de várias zonas de Manaus e de equipes do “Ronda no Bair-ro”.

“Há cinco meses as investigações de homicídios e sequestros estão sendo desenvolvidas de ma-neira interligada nas várias zonas da cidade. Nós reestruturamos nossas ações para aumentar a co-municação entre as equipes do “Ronda no Bairro” e dos DIPs. As prisões dessas quatro pessoas só fo-ram possíveis devido essa estratégia de ação, onde constatamos a existência de um grupo responsável por diversos homicídios naquela área”, disse a De-legada Geórgia.

Histórico de crimesThiago e Luiz Carlos eram adolescentes quando

tiveram envolvimento em homicídio. Aldevan da Silva Mota, o “Deva”, foi morto em 2011 na rua Ma-pixi, no Valparaíso, Zona Leste de Manaus. Por esse homicídio, Luiz chegou a ser encaminhado para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos In-fracionais (DEAAI) e Thiago confessou ter sido um dos executores.

Toda a execução da morte de Aldevan, o “Deva”, foi registrada por uma câmera de segurança do lo-cal. Thiago e Luiz puderam ser reconhecidos nas imagens do vídeo. Após completar 18 anos, ainda em 2011, Thiago teria cometido mais um homicí-dio. A vítima dessa vez foi Rudson dos Santos Al-faia, morto na rua Jutaí, bairro Jorge Teixeira, Zona Leste. Pela morte de Rudson, Thiago chegou a ser preso na Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa e foi solto ainda em 2011.

Thiago é acusado também de ser o mandante da morte de Wangles Félix Cardoso, em fevereiro desse ano, na avenida Itaúba, bairro Jorge Teixeira, também na Zona Leste. O adolescente apreendido pelos PMs na segunda (8) teria sido o executor da morte de Wangles.

Rodrigo e Kamile não têm histórico de inqué-ritos policiais nem de processos na Justiça. Os quatro: Thiago, Luiz, Rodrigo e Kamile, já foram encaminhados para a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, onde ficarão à disposição da Jus-tiça.

“Fico extrema-mente triste ao ver policiais envolvidos com o crime”. Assim se expressou o supe-rintendente da Polícia Federal no Amazo-nas, Sérgio Fontes, ao se reportar sobre o envolvimento de PMs com o tráfico de drogas. Ele reco-nheceu que é difícil combater o crime or-ganizado, já que ele se infiltra nas insti-tuições, conseguindo corromper os maus policiais. “Isso entris-tece. É um mal neces-sário, cortar na carne, para dar o exemplo. Se a polícia não tem essa firmeza de atitu-de, não pode cobrar do cidadão”, disse ele, sobre a expulsão dos policiais.

Sérgio Fontes deu de pri-meira mão a notícia de que, muito em breve, o agenda-mento para a expedição de passaportes será realizada

em um shopping. O prazo para agendamento, que atu-almente é de 10 a 20 dias, cairá para 5 minutos. “Mes-mo com o prazo de vinte

dias, muita coisa já melho-rou. Quando eu assumi as filas para agendar passapor-te eram quilométricas”, ava-liou.

Sérgio Fontes disse come-morou o resultado da opera-ção conjunta entre a Polícia Federal, Receita Federal, Guar-

da Municipal e Inmetro, que apreendeu mercadorias pira-tas no valor de R$ 4 milhões, sendo necessários 21 cami-

nhões do Exército para reco-lher a mercadoria. Para ele, o cidadão quer ter segurança, não importando que faz isso.

O superintendente regional da Polícia Federal, delegado Sérgio Fontes, foi o convidado desta quinta-feira para Falar Sério sobre vários assuntos e responder questionamentos do povo

Papo sério e federal no Fala Mourão

Novidades na área de passaporte

A união faz a força

POLÍC

IAre

daca

o@m

aska

te.c

om.b

r

Área de fronteiraUm dos grandes

problemas enfren-tados pela Polícia Federal diz respeito às áreas de fronteira. “Nós fazemos fron-teira com o maior produtor de cocaína do mundo, então só isso já diz tudo”, dis-se ele, referindo-se

à Tríplice Frontei-ra (Colômbia, Peru e Brasil) e nosso destacamento é re-duzido”, salientou, lembrando que só a Polícia Federal faz sozinha o que nos Estados Unidos é feito por mais de cinco órgãos.

Porte de armaNa ocasião, Fontes

falou sobre a proble-mática da população andar armada, lem-brando que foi a pró-pria população quem resolveu que o povo tem direito a ter arma. Comprada a arma, o re-gistro é feito então pas-sa para a parte técnica,

ou seja, a pessoa passa por exame psicotécni-co, tem que apresentar uma Certidão Negativa e aprender a atirar. O registro dá direito ao ci-dadão ter uma arma no trabalho ou em casa. Já para s eobter um porte de arma, é muito mais complicado.

Page 13: Edição 2250

maskate.com.br |13|MaskateManaus, 13 de Abril de 2013

PENTEADO INFELIZ

O pai do chapeiro, Denis Gonçalves Gamboa, 23, morador do Nova Floresta, bem que tentou impedir o filho de usar um corte de cabelo galeri-to (raspado nas laterais e em cima pintado de ala-ranjado), mas ele insistiu e acabou pegando uma terçadada bem no meio da moitinha sobre a sua cabeça, por ser confundido com um galeroso que usava o mesmo corte. O triste fato ocorreu na rua Pingo D`água no referido bairro. Ele saiu de casa alegremente para encontrar com a namorada, mas tudo o que encontrou foi uma lâmina de terçado que veio por trás e o atingiu no crânio. Quando os galerosos viram que não era o alvo que eles acha-vam que fosse, fugiram. Denis deu entrada no nos-so hospital referência da zona Leste, o João Lúcio. Se escapar dessa, Denis irá usar um corte com um partido bem no meio, devido à cicatriz que vai ficar.

QUANDO A NEGOCIAÇÃO FALHA

O terçado rolou solto, no bairro do São José 3, zona Leste, na madrugada de ontem. Principal-mente nas costas do dito autônomo Josimar Ba-tista de Souza, 22, mas que suspeita-se que seja um mini-traficante. Ele foi brutalmente detonado por uma curriola de galerosos. Ele foi intercepta-do pelo bando quando se dirigia a um boteco de-primente, onde pretendia entorpecer ainda mais a sua mente já tão atrofiada e maltratada. Josimar tentou negociar com a moçada, dizendo que iria pagar uma rodada de gelada para os galerosos, mas não teve brecha. Tinha mágoa na parada. Por volta das 23h Josimar foi visto já nos corredores do pronto-socorro João Lúcio Pereira, ou pelo menos o que sobrou dele em um leito. O bichinho ainda estava bêbado e nem sabia direito o que estava acontecendo. Ninguém foi preso.

O auxiliar de Mecânica com for-tíssimas tendências galeríticas Elie-zio Marques de Albuquerque, 30, era bastante impulsivo e quando queria usar sua boa droga fazia qualquer loucura. A última delas aconteceu ontem, quando ele rou-bou um celular de um cara e logo em seguido, foi pego pela moçada que o exterminou com facadas e pauladas.

O bichinho foi encontrado mor-to, na madrugada de ontem, no Rip Rap da rua Castanho, no São José

1, na fantástica Zona Leste. Parece que o Eliezio deu um azar danado porque foi roubar justamente o ce-lular de um cara que tinha contatos no mundo do tráfico de drogas. O resultado deste roubinho amistoso foi a sua repentina ida para o mun-do espiritual. Eliezio estava rindo que só da cara do maluco, que ele tinha roubado, mas aí quando co-meçaram a aparecer a moçada do cara, ele foi gelando, entristecendo, se angustiando até se desesperar totalmente. Ele entrou na peia boni-

to e foi pegando as suas facadinhas e pauladinhas. Ele ainda tentou cor-rer para pedir ajuda, mas não resis-tiu e morreu na contramão atrapa-lhando o tráfego.

Ontem pela manhã, moradores afirmaram que não conheciam a vítima. Disseram apenas terem ou-vido gritos. O caso está sendo tra-tado como prioridade máxima na Delegacia Especializada em Homicí-dios e Sequestros (DEHS), ninguém está nem dormindo lá, enquanto não prenderem esses caras.

Um adolescente de 15 anos foi apreendido e um manaua-ra da gema, o Gemerson Vieira Rodrigues, 18, foi preso também depois que a duplinha teve bri-lhante de ideia de assaltar passa-geiros em um ônibus coletivo da linha 640. O roubo ocorreu por volta da 0h15, na sinistra avenida Camapuã, na Cidade Nova, Zona Norte. Achando que estava aba-fando assaltando, o adolescente foi surpreendido com uma tapo-na na lata e acabou detido pelo próprios passageiros. Logo em seguida, os passageiros sedentos por justiça conseguiram localizar Gemerson. Com a duplinha a po-lícia encontrou R$ 60, dos R$ 400 que haviam roubado do caixa do coletivo. Eles foram conhecer as belíssimas instalações do xilindró do 15º Distrito Integrado de Polí-cia (15ºDIP).

LADRÃO ROUBA PELA ÚLTIMA VEZ E É MORTO NA RUA

TAPONA DESORIENTADORA

PIABINHAS DO TRÁFICOTrês malucos envolvidos até a alma

com o inebriante mundo do tráfico de droguenhas foram presos pelos tiras da Civil, na rua Morada Nova, no Terra Nova, Zona Norte, na noite de quarta--feira. Entre os presos está o fugitivo do regime semiaberto do Compaj Rogério Aires Ventura, 26, primo distante do Ace Ventura. Os tiras ouviram um bizu de que a casa do fofíssimo Adriano dos Santos Xavier, 20, era uma boquinha de fumo e foram bater lá. Eles acharam lá também o grande Rafael Nunes de Araújo, 22, tam-bém gente muito boa. Os três são prati-camente piabas no mundo do tráfico já

que com eles foram encontradas apenas 60 porções de pasta-base de cocaína e, mas eles vão preso mesmo assim, para conhecer um pouco o nosso sistema pri-sional de primeiro mundo.

Page 14: Edição 2250

|14|MaskateManaus, 13 de Abril de 2013

maskate.com.br

Americano ‘assobia e chupa cana’ ao mesmo tempo

O americano Jeffrey Nash, de 51 anos, brincou de bambolê enquanto se movimentava em argolas na praia de Santa Monica, no estado da Califórnia (EUA), na ten-tativa de entrar para o Guinness, livro dos recordes. Nash se movimentou por 82,9 metros pelas argolas enquanto realizava os movimentos de bambolê, segundo os orga-nizadores.

Zooófilo invade celeiro para fazer sexo com cavalo

Um morador de Manning, no estado do Oregon (EUA) foi acusado de entrar repetidas vezes em um celei-ro próximo a sua casa durante sete meses para consumar atos sexuais com um cavalo castrado. De acordo com o jornal “Oregon Live”, Tony J. Hall-Rivas, de 47 anos, teria feito sexo um pelo menos dois cavalos do celeiro, e esca-pado da polícia em uma das vezes que foi pego no flagra.

Por causa de um chapéu encontrado dentro do local, os oficiais conseguiram identificar o DNA do suspeito e prender Tony, que confessou que entrava pela manhã ou durante as madrugadas para consumar atos sexuais com os equinos. O americano acabou preso por invasão, rou-bo e maus tratos a animais.

Nepalês quer apresentar ‘talk show’ por 60 horas

O apresentador de TV nepalês Rabi Lamichhane ten-ta estabelecer um novo recorde para o mais longo “talk show” do mundo. Ele pretende apresentar o programa durante 60 horas em Katmandu. O presidente do Partido Comunista do Nepal, Jhalnath Khanal, e o líder maoísta Pushpa Kamal Dahal serão alguns dos entrevistados du-rante a tentativa de recorde.

A lituana Rasa Veliute vive há seis meses com três pumas em seu apartamento em Klai-peda, na Lituânia. A jovem,

que trabalha como voluntária em um zoológico particular no porto de Klaipeda, “ado-tou” os animais depois que a

mãe dos felinos se recusou a cuidar deles. Ela pretende de-volver os pumas ao zoológico no meio deste ano.

Para tentar recuperar o di-nheiro devorado por seu cão, o americano Wayne Klinkel recolheu as fezes do animal e, depois de lavar os restos das notas, colou os pedaços e en-viou o material para o setor de impressões do Departamento do Tesouro norte-americano. Na quinta-feira (11), a agência “Associated Press” divulgou

imagem de uma das cédulas “recuperadas” por Klinkel, que mora em Helena, no estado de Montana (EUA).

Segundo ele, seu cachor-ro, um golden retriever de 12 anos, comeu cinco cédulas de US$ 100 durante uma via-gem da família. Wayne Klinkel contou que o cão Sundance abocanhou as notas enquan-

to ele e sua mulher estavam na estrada para visitar a filha. O departamento emitiu uma nota afirmando que um “ex-periente examinador de no-tas mutiladas” irá determinar se pelo menos 51% das notas estão presentes e se são dig-nas de reembolso. O processo para a decisão pode demorar até 2 anos.

Mulher vive com três pumas em apartamento

Dono recolhe pedaços de dólares de fezes

Jovem inventa câncer para comprar drogas

Uma jovem de 21 anos disse ser ino-cente perante um tribunal de Long Is-land, ao leste de Nova York (EUA), após ser acusada de fraude por obter milha-res de dólares para supostamente cobrir um tratamento contra um câncer falso, quando na verdade queria conseguir di-nheiro para comprar drogas, informou na quinta-feira a promotoria. Há dois anos, a acusada Brittany Ozarowski, começou a arrecadar dinheiro entre seus parentes, amigos e desconhecidos após inventar um diagnóstico de câncer nos ovários, estômago, ossos e cérebro e pediu ajuda para financiar seu tratamento médico.

A jovem, que tem 21 anos e proble-mas de dependência de heroína, inven-tou esta história para conseguir dinheiro para poder comprar a droga. “Não havia nem quimioterapia, nem câncer, nem ra-diação. A única coisa que houve foi he-roína e mais heroína”, disse o promotor do condado de Suffolk, Thomas Spota, segundo citam alguns meios de imprensa

locais. Por isso, a jovem foi acusada de 24 delitos, incluindo roubo em grande esca-la, falsificação, fraude e furto. Para arreca-dar o dinheiro, criou um teste, organizou várias atividades como um baile bene-ficente e inclusive colocou vários potes com sua foto em uma cadeira de rodas em diversas empresas, onde ia periodica-mente coletar os donativos.

TABL

ÓIDE

reda

cao@

mas

kate

.com

.br

Page 15: Edição 2250

|15|MaskateManaus, 13 de Abril de 2013

maskate.com.br

ALDEIA GLOBAL A VERDADE DOS SONHOS

PIADAS

Balança - Ver uma balança: suspeitas infunda-das. Usá-la: será chamada(o) a testemunhar proces-so na justiça. Sorte: cabra.

RECEITA

PUDIM DE PÃO COM AMEIXAS

Ingredientes400 ml de leite quente 2 pães cortados em fatias 1 lata de leite condensado 4 ovos 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado 1 colher (sopa) de manteiga 1 colher (chá) de canela em pó 1 xícara (chá) de ameixa preta picada

Modo de preparoColoque o leite quente sobre as fatias de pão.Deixe descansar até que o pão tenha absorvido

todo o leite.A seguir bata muito bem, juntamente com o leite

condensado, o queijo, a manteiga, os ovos e a canela.Junte a ameixa e envolva bem.Unte muito bem uma forma para pudim com man-

teiga.Coloque o preparado e leve para cozinhar em forno

médio cerca de mais ou menos 1 hora, convém verifi-car se está cozido.

Deixe esfriar um pouco e desenforme.Sirva frio.Se gostar, sirva o pudim com creme pasteleiro.

ComidaUm turista estava bebericando sua tequila em um restau-

rante quando notou uma bandeja fervilhante, com mais co-mida de aparência deliciosa sendo servida na mesa ao lado.

Ele perguntou ao garçom:O que é que você acabou de servir? garçom respondeu:- O senhor tem bom gosto! Estes são chamados “Cojones

de Toro”, os testículos de um touro que combateu na arena esta manhã. Uma delícia.

Cheirava tão bom que o turista disse:- Que diabos, traga-me um prato desses.- Sinto muito, senhor, disse o garçom. Há apenas uma por-

ção por dia, porque há apenas uma luta douro a cada manhã. Se você vier amanhã cedo e fizer o seu pedido, poderemos, com certeza, lhe reservar esta iguaria.

Na manhã seguinte, o turista voltou, e fez a sua reserva. Naquela noite foi-lhe servido aqu ela única e especial iguaria do dia. Depois de algumas mordidas e fiscalizar o seu prato, ele chamou o garçom e disse:

- Estão deliciosos, mas eles são muito, muito menores do que os que eu vi você servindo ontem.

O garçom encolheu os ombros e respondeu:- Sim, senhor. Às vezes o touro vence.

Índio bom de ouvido Certo dia passando pela rua, um cidadão dá de cara com

um índio deitado no chão com um dos ouvidos para o asfal-to. O cidadão chega mais perto, e o índio diz:

- Corsa branco, ano 2006, placa CNQ-3054, modelo flex--power…

Impressionado com as informações do índio, o cidadão diz:

- Nossa Índio, apenas pelo tremor da terra você sabe de tudo isso??

O Índio, com um olhar de revolta, diz ao cidadão:- Claro que não idiota, num ta vendo que eu fui atropela-

do!!!

Troca de emprego e de carro No centro da uma grande cidade, uma mulher toma um

táxi para ir ao hotel onde está hospedada. Por incrível que possa parecer, o taxista não disse nada durante todo o per-curso, até que a mulher resolveu fazer uma pergunta e tocou de leve no ombro dele. Ele gritou, perdeu o controle do carro e, por pouco, não provocou um acidente com um ônibus em que vinha em sentido contrário. O carro foi parar sobre a cal-çada e a mulher, assustadíssima, virou-se para taxista e falou:

- Você estava dirigindo tão bem, como é que pode quase ter um treco por conta de um simples toque no ombro?

- Não me leve a mal, senhora, mas… É que esse é o meu primeiro dia como taxista.

- E o que o senhor fazia antes disso? – perguntou a ela.- Durante 25 anos eu fui motorista e… dirigi carros fune-

rários…

Horóscopo do DiaÁriesBom período para cultivar autoestima e partir para con-quistas. O Sol continua em seu signo e traze brilho e vi-talidade. Marte e Vênus também recarregam suas ener-gias: conte com força para tomar decisões, magnetismo para convencer e conquistar.

TouroSegurança, bem-estar e conforto se tornam prioridades com a Lua em seu signo. Não é tempo para grandes in-vestimentos. Introduza o novo aos poucos em sua vida, com sabedoria e prudência. Em breve, o Sol ingressará em seu signo.

GêmeosOportunidades surgem por meio de amigos, grupos, empresas e organizações. Período ideal para expandir sua rede de contatos, para se atualizar e investir em no-vidades tecnológicas.

CâncerOs passos devem ser mais lentos, porém firmes e cons-tantes. A Lua segue livre em Touro e o convida a dar preferência para o que já for conhecido, para reuniões menores, onde as pessoas já se conheçam ou já tenham o hábito de frequentar aquele local.

CURIOSIDADESCriaturinhas são capazes de coisas que você nem imagina

LeãoPeríodo ativo, cheio de convites, encontros, namo-ro, festas e reuniões. Entusiasmo para se relacionar e aprender. Faça novos contatos, aproveite para expan-dir suas fronteiras e consciência. Cresce o interesse por viagens ao exterior, filosofia, religião, aventuras e estudos superiores.

VirgemImportantes limpezas, mudanças e desintoxicações estão em pauta. O que tem feito para seguir mais leve? Os esforços na transformação e reinvenção pes-soal trazem resultados rápidos.

LibraPeríodo de ápice da vida social, continue a cultivar suas habilidades sociais. Você pode conhecer pesso-as de status elevado, que lhe abrirão novas portas. Sua percepção de oportunidades está grande, seu raciocínio está mais rápido.

EscorpiãoNão deixe que o excesso de compromissos estrague sua saúde. Procure organizar sua rotina e estabeleça horários equilibrados para o trabalho, lazer e descan-so.

SagitárioNovos empreendimentos, projetos, conquistas e amores em pauta. Seu humor se torna mais jovial, entusiasmado e otimista, mas continue a cultivar prudência. A Lua nova em Touro dá o tom do perío-do: praticidade, segurança e comedimento.

CapricórnioTrabalhos independentes ou autônomos estão be-neficiados. Os vínculos em que não há troca equi-librada ou sintonia de interesses se rompem. Seja diplomático, evite cortes violentos e rupturas abrup-tas.

AquárioUrano continua em Áries e indica grande quanti-dade de ideias criativas que o deixam literalmente elétrico. Procure relaxar para canalizar esta energia de forma positiva. Renove suas energias em casa, no contato com a família.

PeixesÉ preciso ousar, mudar e inovar em algum setor de sua vida. Evite a companhia de pessoas acomoda-das. O período é apropriado para atividades estimu-lantes, divirta-se!

Page 16: Edição 2250

|16|MaskateManaus, 13 de Abril de 2013

maskate.com.br

Kid [email protected]

Legal que só

Oba! Domingo, dia 14 de abril, no Morro da Coruja, o Manoel Maneca vai receber os amigos para comemorar mais um aniver-sário, com direito a peixe assado, cerveja gelada e dominó. Mas, de acordo com o coordenador da festa, o Bilu, só pode entrar com convite. Eu ja tô com o meu e quero ficar escangalhado.

Êita Piula

Êita piula! A que ponto chegamos, meu povo. Ter que quebrar o cofre para poder comprar farinha. Aquela mermo de fazer o “pirão escaldado”. O cantor e compositor Valdo Cavalcante (foto) já ta fa-zendo até declaração de amor para“fanhanha”, como ele a chama na intimidade. Tá certo!

Olha Já

Parente! Ela é bonita, cheirosa, amiga, delicada, responsável, carinhosa, gente boa, canta que só e gosta por demais da conta das coisas do nosso Ama-zonas. Hoje eu quero render minhas homenagens a cantora e compositora Karine Aguiar, uma jovem ar-tista digna de todos os aplausos. Palmas!

Janela do Jirau

Natalia Nascimento e Julia Magalhães são apresentadoras do Pre-ograma “Craque na TV”, da TV ACritica. Mano, as meninas estão ficando no prumo para quan-do o programa voltar ao ar para a temporada de 2013. Espiando assim, fica difícil de dizer qual é a mais “pitéu”.

O promoter Fernan-do Salignac vai dar uma alegria para o público fe-minino de Manaus com a realização, dia 27 de abril no Rio Negro Clube do concurso Mister Eco Bra-sil. Felipe Mesquita (foto) vai participar represen-tando a cidade de Jerico-acoara - Ceará.