edição 22466 - 13 de março de 2015

20
4 “VOCÊ JAMAIS SERÁ LIVRE SEM UMA IMPRENSA LIVRE.” — VENELOUIS XAVIER PEREIRA 97 71809 304002 51 ISSN1809-3043 NESTA EDIÇÃO 28 páginas ON-LINE www.oestadoce.com.br ASSISTA AOS VÍDEOS DA TV O ESTADO twitter @oestadoce facebook jornaloestado

Upload: jornal-o-estado-ceara

Post on 08-Apr-2016

261 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal O Estado (Ceará)

TRANSCRIPT

  • 4VOC JAMAIS SER LIVRE SEM UMA IMPRENSA LIVRE. VENELOUIS XAVIER PEREIRA

    97 71809 304002 51

    ISSN 1809-3043

    NESTA EDIO28 pginas

    ON-LINE www.oestadoce.com.brASSISTA AOS VDEOSDA TV O ESTADO

    twitter @oestadocefacebook jornaloestado

  • OPINIO

    PESIDENTE Wanda Palhano SUPERINTENDENTE Ricardo Augusto Palhano Xavier 3033.7501 DIRETORA

    FINANCEIRA Soraya Palhano 3033.7512 - DIRETORAINSTITUCIONAL Solange Palhano 3033.7502 - DIRETORA DE

    MARKETING Rebeca Ferrer Xavier EDITOR-GERAL Carlos Alberto Alencar 3033.7506

    Telefones (Redao): 3033.7504, 3033.7505, 3033.7507 e 3033.7510

    l Comercial: 3033.7513 e 3033.7519 FAX: 3454.1034 l Assinatura: 3033.7508 e 3033.7509 l e-mail: [email protected]. br l Redao e Ofi cinas: Rua Baro de Aracati, 1320 Aldeota, Fortaleza, Cear. Cep: 60.115-08 l Somos assinantes da agncia Folha. O Estado no se responsabiliza pelo contedo das matrias,

    artigos e colunas assinados. PABX: (85) 3033.7500

    Fundado em 24 de setembro de 1936 por Jos Martins Rodrigues

    Venelouis Xavier Pereira (1964 -1996)

    CHARGE

    DEMTRIO ANDRADE

    JORNALISTA

    MAURO BENEVIDES

    JORNALISTA

    PROFESSOR TEODORO

    DEP. ESTADUALJOS G. MONTEIRO

    ADVOGADO

  • POLTICA

    3

    Nas redes sociais, Tasso diz que mentiram para os cearenses

    O senador Tasso Jereissati (PSDB) reproduziu no Facebook as declaraes da diretora geral da Agncia Nacional do Petrleo, Magda Chambiard, de que o rgo nunca recebeu nenhum

    pedido de autorizao para a construo da Re naria Premium II, no Cear. Para Tasso, a declarao da diretora da Agncia mais uma prova de que o Governo Federal jamais teve a real inteno de constru-la, disse, acrescentando que, aos poucos, vo se revelando novos captulos da grandiosa fraude de que todo o povo do Cear foi vtima.

    Tasso, anteriormente, j havia solicitando abertura de investigao para as responsabilidades sobre o cancelamento da re naria. Que a re naria no passava de uma farsa, est cada vez mais evidente. At agora, est claro que Lula, Dilma e a prpria Petrobras mentiram para os cearenses. Resta saber se o prprio Governo do Cear foi vtima ou omisso nesta fraude, destacou.

  • POLTICAMACRIO BATISTA

    POLTICA

    4

  • POLTICA

    O presidente da Cma-ra dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou ontem(12), em depoimento na Comisso Parlamentar de Inqurito (CPI) da Petro-bras, que houve motivao poltica para a citao de seu nome na lista com pedido de abertura de inqurito, enca-minhada ao Supremo Tribu-nal Federal (STF,) pelo pro-curador-geral da Repblica, Rodrigo Janot, com base nas investigaes da Operao Lava Jato, da Polcia Federal.

    O Ministrio Pblico escolheu a quem investi-gar; no investigou a todos, no teve um critrio nico para todos e, por motiva-es de natureza poltica, ele escolheu aqueles que eram alvo de investigao, disse Cunha durante o seu depoimento, citando como exemplo o pedido de arqui-vamento da investigao sobre o senador Delcdio Amaral (PT-MS).

    O petista foi citado pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, nos depoimentos de sua delao premiada. Costa disse que, quando o senador era diretor de Gs e Energia da Petrobras, entre 2000 e 2002, recebeu valores supos-tamente ilcitos da empresa francesa Alstom. No estou fazendo nenhuma denncia contra o Delcdio, s estou fazendo um embasamento a respeito da petio, concluiu.

    No depoimento, prestado de forma espontnea, Cunha criticou a petio encami-nhada por Janot, na qual pedida a abertura de inquri-to contra ele, pelos crimes de corrupo passiva e lavagem de dinheiro, classificando-a de piada. Cunha tambm desmentiu as acusaes fei-tas a partir dos depoimen-tos do policial federal Jayme Alves de Oliveira Filho, o Careca, preso em novem-bro, e que disse ter entregue dinheiro de propina na casa do deputado.

    Cunha mostrou que a casa apontada pelo delator per-tence ao advogado Francisco Jos Reis. Ele [Janot] insiste em querer aprofundar a in-vestigao, mas se ele teve a chance de pegar o delator preso [Youssef] e pegou o ter-mo [da delao] no dia 11 de fevereiro, porque ele no inti-mou o policial, porque ele fez essa omisso?, questionou.

    Cunha negou que o lo-bista Fernando Soares, o Baiano, tenha sido operador do PMDB no esquema de desvios na Petrobras e que

    Eduardo Cunha critica critrios do relatrio de JanotPresidente da Cmara dos Deputados, Eduardo Cunha, prestou depoimento na CPI da Petrobras

    Pr-Dilma Em todo o Pas, a Central nica dos Trabalhadores realizar ato contra as manifestaes que defendem o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Em Fortaleza, a concentrao ser na Praa da Imprensa, a partir das 8h.

    5O ESTADO Fortaleza, Cear, Brasil Sexta-feira, 13 de maro de 2015

    FOTO FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGNCIA BRASIL

    Dilma ameniza efeito de protestos

    A presidente Dilma Rous-seff voltou a afirmar, on-tem (12), que manifestaes so parte da democracia e devem ser recebidas com absoluta tranquilidade, referindo-se aos protestos marcados para domingo (15), contra o governo, em vrias cidades do Pas.

    Dilma participou, na ma-nh de ontem da inaugu-rao de obras no terminal porturio no Rio de Janeiro.

    Manifestao, no Brasil, a gente tem que olhar com absoluta tranquilidade. To-das as pessoas tm direito de se manifestar e criticar quem quer que seja, declarou a pre-sidenta, condenando eventu-ais atos violentos em protes-tos. S [h] uma coisa que nenhum de ns pode aceitar, que isso se transforme em violncia contra pessoas ou contra o patrimnio pblico ou privado, completou.

    ViolnciaDilma lembrou que a

    violncia em manifestaes deixou vtimas como o ci-negrafista da Band, Santiago Andrade, morto por rojo disparado, em meio a um protesto, no centro do Rio de Janeiro, em 2013. Foi um momento muito triste em um ciclo de manifestaes importantes e pacficas at determinado momento.

    Pode se manifestar, deve se manifestar, faz parte do crescimento do pas, do apri-moramento da cidadania. Agora, sem violncia, frisou.

    Em depoimento, Cunha negou todas as acusaes

    Insatisfao, se mal administrada, pode enfraquecer a democracia

    A insatisfao da socieda-de, se negada ou mal admi-nistrada, pode enfraquecer a democracia no Pas e, por isso, preciso estabelecer um dilogo que supere os ra-dicalismos e impede o dio e a diviso. O tom cautelo-so, em relao aos protestos previstos para este domingo (15), est em nota divulgada, ontem (12), pela CNBB (Con-ferncia Nacional dos Bispos do Brasil). O presidente da entidade, cardeal Raymundo Damasceno, destacou ser le-gtimo o direito da populao em reivindicar seus direitos e manifestar seus desejos, mas ponderou que, at o momento, no h motivao concreta para um eventual impeachment da presidente Dilma Rousseff, como defen-de parte dos manifestantes.

    No h nenhum indcio de algum ato que possa jus-tificar qualquer denncia contra a presidente da Rep-blica, disse Damasceno, ar-cebispo de Aparecida (SP).

    A Cmara de Deputados acionou, ontem (12), o Su-premo Tribunal Federal con-tra o ministro da Educao, Cid Gomes (Pros). Segundo informaes que circulam nos bastidores, os deputados no se convenceram com as explicaes de Cid Gomes para sua ausncia na Casa na ltima quarta-feira (11), e pe-diram que ele seja notificado por sua ausncia.

    Ontem, a comisso forma-da pelos deputados Manoel Junior (PMDB-PB), Andr Fufuca (PEN-MA) e Jusceli-no Filho (PRP-MA), os trs mdicos, foram, por orien-tao de Eduardo Cunha, verificar in loco o estado

    de sade de Cid Gomes. Os trs foram barrados e deixa-ram a unidade sem ter acesso aos exames e sem visitar o ministro. Cid foi internado no Hospital Srio-Libans na noite da tera-feira (10). Se-gundo o hospital, o ministro foi diagnosticado com sinu-site, traqueobronquite aguda (inflamao dos canais que levam o ar para os pulmes) e pneumopatia.

    A Secretaria da Mesa, da Cmara Federal, confirmou o recebimento de atestado e o presidente da Casa, Eduar-do Cunha, remarcou a data do encontro com Cid Go-mes para o prximo dia 18 de maro.

    Cmara Federal pede que STF notifique Cid

    Clima O depoimento do presidente da Cmara durou

    cerca de quatro horas e foi marcado por crticas ao procurador-geral da Repblica, Rodrigo Janot, a quem Cunha acusou de escolher politicamente os nomes de polticos citados na lista encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF). Depois de ouvirem Cunha, os deputados da CPI, colhem, agora, o depoimento do ex-presidente da Petrobras, Jos Srgio Gabrielli.

    o partido tenha indicado o ex-diretor da rea Interna-cional da Petrobras Nestor Cerver. O PMDB no in-dicou em momento nenhum Nestor Cerver.

    SigiloAinda em depoimento na

    Comisso Parlamentar de Inqurito (CPI) da Petrobras, Eduardo Cunha disse que que a comisso pode pedir a quebra de seus sigilos banc-rio e telefnico, se tiver dvi-das sobre sua inocncia.

    Se a comisso entender que deva proceder a abertura dos meus sigilos telefnico, bancrio ou financeiro, deve faz-lo. Se a comisso enten-der faa, mas faa dentro de um processo investigativo, afirmou Cunha.

    Ao finalizar o depoimento, Cunha disse, referindo-se ao Palcio do Planalto, que o pe-dido de abertura de inqurito uma tentativa de transferir a

    crise para o outro lado da rua: Dizer que o pedido de aber-tura de inqurito no cons-trange; constrange principal-mente quem est no exerccio de chefia do Poder. Colocar de uma forma irresponsvel e leviana por escolha poltica de algum para investigao criar um constrangimento para transferir a crise do ou-tro lado da rua para c e ns no vamos aceitar.

    PTO lder do PT na Cmara,

    Sib Machado (AC), rebateu, a afirmao do presidente da Casa. Para Sib, a CPI no pode se deixar contaminar pela disputa poltica, pois essa questo de um lado da rua e de outro lado da rua re-mete a isso [disputa poltica]. No ajuda o momento que o Brasil precisa passar.

    AVISO DE REVOGAOPROCESSO: CONCORRNCIA PBLICA INTERNACIONAL N 001/2015. ORIGEM: SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO E MEIO AMBIENTE SEUMA. OBJETO: CONSTITUI OBJETO DO PRESENTE A CONTRATAO DE EMPRESA PARA A IDENTIFICAO DE REAS DE INTERESSE PARA O DESENVOLVIMENTO DE OPERAES URBANAS CONSORCIADAS, OU SEJA, IDENTIFICAR, DELIMITAR E DEFINIR REAS PRIORITRIAS, ATRAVS DE CRITRIOS PR-DEFINIDOS, QUE SEJAM PASSVEIS DA APLICAO DESTE INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO URBANO. TIPO DE LICITAO: TCNICA E PREO. REGIME DE EXECUO: EXECUO INDIRETA. A Presidente da COMISSO PERMANENTE DE LICITAES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE/CPL torna pblico, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que a Secretria da SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO E MEIO AMBIENTE SEUMA, a Senhora MARIA GUEDA PONTES CAMINHA MUNIZ, determinou a REVOGAO do certame licitatrio em epgrafe. A referida Revogao se d por razes de interesse pblico, decorrente de fato superveniente, mediante justificativa que integra o processo. Maiores informaes encontram-se disposio em sua sede situada na Rua do Rosrio, 77, Centro Ed. Comte. Vital Rolim Sobreloja e Terrao Fortaleza-CE ou atravs do telefone: (85) 3452-3477 | CPL.

    Fortaleza-CE, 13 de maro de 2015Geovnia Sabino Machado

    PRESIDENTE DA CPL

    AVISO DE CONVOCAOPROCESSO: PREGO ELETRNICO N 035/2014. ORIGEM: SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA SEINF. OBJETO: CONSTITUI OBJETO DA PRESENTE LICITAO A AQUISIO DE MATERIAL DE LIMPEZA PARA USO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA SEINF, CONFORME ESPECIFICAES E QUANTITATIVOS CONSTANTES NESTE EDITAL. TIPO DE LICITAO: MENOR PREO. DA FORMA DE FORNECIMENTO: PARCELADO. O Pregoeiro da CENTRAL DE LICITAES DA PREFEITURA DE FORTALEZA CLFOR torna pblico, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que do dia 13 de maro de 2015 a 31 de maro de 2015, at as 9h (horrio de Braslia), estar recebendo as Propostas de Preos referentes a este Prego no Endereo Eletrnico www.licitacoes-e.com.br. A Abertura das Propostas acontecer no dia 31 de maro de 2015, s 9h (horrio de Braslia), e o incio da Sesso de Disputa de Lances ocorrer a partir das 14h do dia 31 de maro de 2015 (horrio de Braslia). O edital na ntegra encontra-se disposio dos interessados, para consulta e aquisio, na Central de Licitaes | Rua do Rosrio, 77, Centro Ed. Comte. Vital Rolim Sobreloja e Terrao Fortaleza-CE, no E-compras: http://compras.fortaleza.ce.gov.br/publico/index.asp, assim como no Portal de Licitaes do TCM-CE: http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/. Maiores informaes pelo telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

    Fortaleza-CE, 12 de maro de 2015Carlos Henrique Rocha Almeida

    PREGOEIRO DA CLFOR

    AVISO DE CONVOCAOPROCESSO: PREGO PRESENCIAL N 023/2015. ORIGEM: SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO SEGOV. OBJETO: CONTRATAO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA PRESTAO DE SERVIOS DE FINALIZAO E VEICULAO DE EDITAIS, CONVNIOS, AVISOS, EXTRATOS, CONTRATOS, BALANOS E SIMILARES RELATIVOS PUBLICIDADE LEGAL, ATRAVS DE JORNAIS COM BOA CIRCULAO NO ESTADO DO CEAR E NACIONAL E DIRIOS OFICIAIS DO ESTADO DO CEAR E DA UNIO, DE INTERESSE DO MUNICPIO DE FORTALEZA POR UM PERODO DE 12 (DOZE) MESES, EM CONFORMIDADE COM O ANEXO I TERMO DE REFERNCIA E DEMAIS EXIGNCIAS DESTE EDITAL. DO TIPO: MENOR PREO. DO REGIME DE EXECUO: EMPREITADA POR PREO GLOBAL. A Pregoeira da CENTRAL DE LICITAES DA PREFEITURA DE FORTALEZA CLFOR torna pblico, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que, para o Credenciamento, os Envelopes contendo as Propostas de Preos e Documentao de Habilitao sero recebidos no dia 06 de abril de 2015, no horrio compreendido entre 13h30 e 13h45 (horrio local), na Central de Licitaes | Rua do Rosrio, 77, Centro Ed. Comte. Vital Rolim Sobreloja e Terrao Fortaleza-CE, e iniciada a Abertura dos Envelopes de Propostas de Preos no dia 06 de abril de 2015, s 13h45 (horrio local). O edital, na ntegra, encontra-se disposio dos interessados, para consulta e aquisio, na Central de Licitaes | Rua do Rosrio, 77, Centro Ed. Comte. Vital Rolim Sobreloja e Terrao Fortaleza-CE, no E-compras: http://compras.fortaleza.ce.gov.br/publico/index.asp, assim como no Portal de Licitaes do TCM-CE: http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/. Maiores informaes pelo telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

    Fortaleza-CE, 12 de maro de 2015Geovnia Sabino Machado

    PREGOEIRA DA CLFOR

    AVISO DE CONVOCAOPROCESSO: RDC PRESENCIAL N 007/2015. ORIGEM: SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA SEINF. OBJETO: A PRESENTE LICITAO TEM COMO OBJETO A CONTRATAO DE EMPRESA PARA CONSTRUO DE 03 (TRS) CENTROS DE INICIAO AO ESPORTE CIES, LOCALIZADOS NOS BAIRROS DE FTIMA, PICI E PARQUE DOIS IRMOS, NO MUNICPIO DE FORTALEZA, DE ACORDO COM AS ESPECIFICAES CONTIDAS NESTE EDITAL E SEUS ANEXOS. CRITRIO DE JULGAMENTO: MAIOR DESCONTO (POR LOTE). MODO DE DISPUTA: ABERTO. REGIME DE EXECUO: EMPREITADA POR PREO UNITRIO. INFORMAES IMPORTANTES: RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS: 14/04/2015, s 9h15. ABERTURA DAS PROPOSTAS: 14/04/2015, s 9h30. INCIO DA DISPUTA DE PREOS: 14/04/2015, s 9h45. FORMALIZAO DE CONSULTAS (informando o n da licitao): At 05 (cinco) dias teis anteriores data fixada para abertura das propostas. E-mail: [email protected]. Fax: (85) 3252-1630. Fone: (85) 3452-3477. REFERNCIA DE TEMPO: Para todas as referncias de tempo ser observado o horrio local (Fortaleza-CE). ENDEREO PARA ENTREGA (PROTOCOLO) DE DOCUMENTOS: Central de Licitaes da Prefeitura de Fortaleza CLFOR Rua do Rosrio, 77, Terrao e Sobreloja, Centro, Fortaleza-CE - CEP 60055-090. HOME PAGE: http://compras.fortaleza.ce.gov.br/publico/index.asp.

    Fortaleza-CE, 12 de maro de 2015Geovnia Sabino Machado

    PRESIDENTE DA CPL

    AVISO DE NOVA CONVOCAOPROCESSO: RDC PRESENCIAL N 009/2014. ORIGEM: SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAO SME. OBJETO: REGISTRO DE PREOS PARA EVENTUAL E FUTURA CONTRATAO DE EMPRESA(S) ESPECIALIZADA(S) EM OBRAS COM FINS CONSTRUO DE COBERTAS DE 02 (DUAS) QUADRAS ESPORTIVAS GRANDES, PADRO FNDE, EM UNIDADES EDUCACIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICPIO DE FORTALEZA, COM FUNDAMENTO NO ART. 1, 3, DA LEI N 12.462/2011, DE 04 DE AGOSTO DE 2011, DE ACORDO COM AS ESPECIFICAES CONTIDAS NO EDITAL E SEUS ANEXOS. CRITRIO DE JULGAMENTO: MAIOR DESCONTO (POR LOTE). MODO DE DISPUTA: ABERTO. REGIME DE EXECUO: EMPREITADA POR PREO UNITRIO. INFORMAES IMPORTANTES: RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS: 16 de abril de 2015, s 9h15. ABERTURA DAS PROPOSTAS: 16 de abril de 2015, s 9h30. INCIO DA DISPUTA DE PREOS: 16 de abril de 2015, s 9h45. FORMALIZAO DE CONSULTAS (informando o n da licitao): At 05 (cinco) dias teis anteriores data fixada para abertura das propostas. E-mail: [email protected]. Fax: (85) 3252-1630. Fone: (85) 3452-3477. REFERNCIA DE TEMPO: Para todas as referncias de tempo, ser observado o horrio local (Fortaleza-CE). ENDEREO PARA ENTREGA (PROTOCOLO) DE DOCUMENTOS: Central de Licitaes da Prefeitura Municipal de Fortaleza Rua do Rosrio, 77, Terrao e Sobreloja, Centro, Fortaleza-CE CEP 60.055-090. HOME PAGE: http://compras.fortaleza.ce.gov.br/publico/index.asp. O novo edital na ntegra encontra-se disposio dos interessados, para consulta e aquisio, na Central de Licitaes | Rua do Rosrio, 77, Centro Ed. Comte. Vital Rolim Sobreloja e Terrao Fortaleza-CE, assim como no Portal de Licitaes do TCM-CE. Maiores informaes pelo telefone: (85) 3452-3477 | CPL.

    Fortaleza-CE, 12 de maro de 2015Geovnia Sabino Machado

    PRESIDENTE DA CPL

    AVISO DE CONVOCAOPROCESSO: TOMADA DE PREOS N 002/2015. ORIGEM: SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA SEINF. OBJETO: A PRESENTE LICITAO TEM COMO OBJETO A CONTRATAO DE EMPRESA PARA REFORMA DE 04 (QUATRO) PISCINAS, SENDO 03 (TRS) LOCALIZADAS NO CENTRO SOCIAL URBANO CSU DO JOS WALTER E 01 (UMA) LOCALIZADA NO CENTRO SOCIAL URBANO CSU DO PICI, NO MUNICPIO DE FORTALEZA, CONFORME ESPECIFICADO NOS ANEXOS DESTE EDITAL. TIPO DE LICITAO: MENOR PREO GLOBAL. REGIME DE EXECUO: EMPREITADA POR PREO UNITRIO. A Presidente da COMISSO PERMANENTE DE LICITAES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE/CPL torna pblico, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que os envelopes contendo a Documentao de Habilitao e Propostas de Preos sero recebidos no horrio compreendido entre 9h30 e 9h45 do dia 15 de abril de 2015, e a Sesso de Abertura dos envelopes contendo a Documentao de Habilitao e Propostas de Preos ocorrer no dia 15 de abril de 2015, s 9h45, em sua sede situada na Rua do Rosrio, 77, Centro Ed. Comte. Vital Rolim Sobreloja e Terrao Fortaleza-CE. O Edital em seu texto integral poder ser lido e obtido no endereo eletrnico http://compras.fortaleza.ce.gov.br/publico/index.asp, assim como no Portal de Licitaes do TCM-CE. Maiores informaes atravs do telefone: (85) 3452-3477 | CPL

    Fortaleza-CE, 12 de maro de 2015Geovnia Sabino Machado

    PRESIDENTE DA CPL

  • NACIONAL

  • GERALAVISO DE CONVOCAO

    PROCESSO: PREGO PRESENCIAL N 021/2015. ORIGEM: SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE FOME SETRA. OBJETO: CONSTITUI OBJETO DA PRESENTE LICITAO A CONTRATAO DE EMPRESA PARA PRESTAO DE SERVIOS DE MANUTENO CORRETIVA E PREVENTIVA, COM REPOSIO DE TODAS AS PEAS SEM NUS PARA A CONTRATANTE, DOS APARELHOS DE AR-CONDICIONADO TIPO SPLIT HI-WALL E TIPO SPLIT PISO TETO DAS UNIDADES DO CADNICO E SINES MUNICIPAIS, DE ACORDO COM AS ESPECIFICAES E QUANTITATIVOS CONSTANTES NO TERMO DE REFERNCIA ANEXO I DESTE EDITAL, PARA O PERODO DE 12 (DOZE) MESES. DO TIPO: MENOR PREO. DA FORMA DE FORNECIMENTO: POR DEMANDA. O Pregoeiro da CENTRAL DE LICITAES DA PREFEITURA DE FORTALEZA CLFOR torna pblico, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que, para o Credenciamento, os Envelopes contendo as Propostas de Preos e Documentao de Habilitao sero recebidos no dia 31 de maro de 2015, no horrio compreendido entre 9h30 e 9h45 (horrio local), na Central de Licitaes | Rua do Rosrio, 77, Centro Ed. Comte. Vital Rolim Sobreloja e Terrao Fortaleza-CE, e iniciada a Abertura dos Envelopes de Propostas de Preos no dia 31 de maro de 2015, s 9h45 (horrio local). O edital, na ntegra, encontra-se disposio dos interessados, para consulta e aquisio, na Central de Licitaes | Rua do Rosrio, 77, Centro Ed. Comte. Vital Rolim Sobreloja e Terrao Fortaleza-CE, no E-compras: http://compras.fortaleza.ce.gov.br/publico/index.asp, assim como no Portal de Licitaes do TCM-CE: http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/. Maiores informaes pelo telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

    Fortaleza-CE, 12 de maro de 2015Eduardo Macrio Melo da Costa

    PREGOEIRO DA CLFOR

    AVISO DE CONVOCAOPROCESSO: PREGO PRESENCIAL N 022/2015. ORIGEM: SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO SEGOV. OBJETO: CONTRATAO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA PRESTAO DE SERVIOS DE MANUTENO PREVENTIVA E CORRETIVA, A SER EXECUTADA EM TRS ELEVADORES, MARCA GMV, NOS PRDIOS LOCALIZADOS NO PAO MUNICIPAL, COM FORNECIMENTO INTEGRAL DE PEAS E MATERIAIS, POR UM PERODO DE 12 (DOZE) MESES, EM CONFORMIDADE COM O ANEXO I TERMO DE REFERNCIA E DEMAIS EXIGNCIAS DESTE EDITAL. DO TIPO: MENOR PREO. DO REGIME DE EXECUO INDIRETA: EMPREITADA POR PREO UNITRIO. A Pregoeira da CENTRAL DE LICITAES DA PREFEITURA DE FORTALEZA CLFOR torna pblico, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que, para o Credenciamento, os Envelopes contendo as Propostas de Preos e Documentao de Habilitao sero recebidos no dia 06 de abril de 2015, no horrio compreendido entre 9h30 e 9h45 (horrio local), na Central de Licitaes | Rua do Rosrio, 77, Centro Ed. Comte. Vital Rolim Sobreloja e Terrao Fortaleza-CE, e iniciada a Abertura dos Envelopes de Propostas de Preos no dia 06 de abril de 2015, s 9h45 (horrio local). O edital, na ntegra, encontra-se disposio dos interessados, para consulta e aquisio, na Central de Licitaes | Rua do Rosrio, 77, Centro Ed. Comte. Vital Rolim Sobreloja e Terrao Fortaleza-CE, no E-compras: http://compras.fortaleza.ce.gov.br/publico/index.asp, assim como no Portal de Licitaes do TCM-CE: http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/. Maiores informaes pelo telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

    Fortaleza-CE, 12 de maro de 2015Geovnia Sabino Machado

    PREGOEIRA DA CLFOR

    AVISO DE NOVA CONVOCAOPROCESSO: PREGO PRESENCIAL N 030/2014. ORIGEM: SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE FORTALEZA SECULTFOR. OBJETO: A PRESENTE LICITAO TEM POR OBJETO A CONTRATAO DE EMPRESA PESSOA JURDICA PARA A PRESTAO DE SERVIOS DE REVISO DE TEXTO, PROJETO GRFICO, DIAGRAMAO, TRATAMENTO DE IMAGENS, ILUSTRAO, EDIO E IMPRESSO COLORIDA DE MIL EXEMPLARES COM OS TEXTOS PREMIADOS DO EDITAL DE DRAMATURGIAS FEMININAS DE ACORDO COM AS ESPECIFICAES E QUANTITATIVOS PREVISTOS NO ANEXO I TERMO DE REFERNCIA DESTE EDITAL. LICITAO DO TIPO: MENOR PREO. DA FORMA DE FORNECIMENTO: INTEGRAL. O Pregoeiro da CENTRAL DE LICITAES DA PREFEITURA DE FORTALEZA CLFOR torna pblico, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que, para o Credenciamento, os Envelopes contendo as Propostas de Preos e Documentao de Habilitao sero recebidos no dia 30 de maro de 2015, no horrio compreendido entre 9h30 e 9h45 (horrio local), na Central de Licitaes | Rua do Rosrio, 77, Centro Ed. Comte. Vital Rolim Sobreloja e Terrao Fortaleza-CE, e iniciada a Abertura dos Envelopes de Propostas de Preos no dia 30 de maro de 2015, s 9h45 (horrio local). O edital na ntegra encontra-se disposio dos interessados, para consulta e aquisio, na Central de Licitaes | Rua do Rosrio, 77, Centro Ed. Comte. Vital Rolim Sobreloja e Terrao Fortaleza-CE, no E-compras: http://compras.fortaleza.ce.gov.br/publico/index.asp, assim como no Portal de Licitaes do TCM-CE: http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/. Maiores informaes pelo telefone: (85) 3452-3477 | CLFOR.

    Fortaleza-CE, 12 de maro de 2015Eduardo Macrio Melo da Costa

    PREGOEIRO DA CLFOR

    INFORMATIVOPROCESSO: PREGO PRESENCIAL N 112/2014. ORIGEM: SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, ORAMENTO E GESTO SEPOG. OBJETO: CONSTITUI OBJETO DESTA LICITAO O REGISTRO DE PREOS PARA FUTURAS E EVENTUAIS CONTRATAES DE SEGURO CONTRA ACIDENTES PESSOAIS, MORTE ACIDENTAL, INVALIDEZ PERMANENTE TOTAL OU PARCIAL POR ACIDENTE, DESPESAS MDICAS HOSPITALARES, DO TIPO COLETIVO, PARA 2000 ESTAGIRIOS EM PLENA ATIVIDADE NO MBITO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA, CONFORME CONDIES ESTABELECIDAS NO ANEXO I TERMO DE REFERNCIA DESTE EDITAL. DO TIPO: MENOR PREO. DA FORMA DE FORNECIMENTO: PARCELADO. A Pregoeira da CENTRAL DE LICITAES DA PREFEITURA DE FORTALEZA CLFOR torna pblico, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que no Edital do referido PREGO PRESENCIAL N 112/2014 SEPOG, publicado no dia 27 de fevereiro de 2015 nos meios de comunicao legais: Dirio Oficial do Municpio (DOM) e Jornal Local, ocorreram atecnias, motivos pelos quais se faz necessria a publicao de um INFORMATIVO corrigindo, nos mesmos meios de publicidade, que: No Edital Licitatrio, FL. 18: ONDE SE L: Marcos Cavalcanti. SECRETRIO EXECUTIVO MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, ORAMENTO E GESTO, EM EXERCCIO. LEIA-SE: Renan Ehrich Colares. SECRETRIO EXECUTIVO MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, ORAMENTO E GESTO. Maiores informaes encontram-se disposio dos licitantes em sua sede situada na Rua do Rosrio, 77, Centro Ed. Comte. Vital Rolim Sobreloja e Terrao Fortaleza-CE ou atravs do telefone: (85) 3452-3477 | CPL.

    Fortaleza-CE, 12 de maro de 2015Alays Andrade Madeira Barros

    PREGOEIRA DA CLFOR

    INFORMATIVOPROCESSO: RDC PRESENCIAL N 001/2015. ORIGEM: SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA SEINF. OBJETO: A PRESENTE LICITAO TEM COMO OBJETO A CONTRATAO DE EMPRESA PARA A EXECUO DAS OBRAS DE DUPLICAES E RESTAURAES DE VIAS DIVERSAS NO MUNICPIO DE FORTALEZA, DE ACORDO COM AS ESPECIFICAES CONTIDAS NESTE EDITAL E SEUS ANEXOS. CRITRIO DE JULGAMENTO: MAIOR DESCONTO. MODO DE DISPUTA: ABERTO. REGIME DE EXECUO: EMPREITADA POR PREO UNITRIO. A Presidente da COMISSO PERMANENTE DE LICITAES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE/CPL torna pblico, para conhecimento dos licitantes e demais interessados, que no Edital do referido RDC PRESENCIAL N 001/2015 SEINF, publicado no dia 26 de fevereiro de 2015 nos meios de comunicao legais: Dirio Oficial do Municpio (DOM), Jornal Local, Jornal de Circulao Nacional e Dirio Oficial da Unio (DOU), ocorreram atecnias, motivos pelos quais se faz necessria a publicao de um INFORMATIVO corrigindo, nos mesmos meios de publicidade, que: No Edital Licitatrio, FL. 11: 1 - No item 7.4 do Edital Licitatrio. ONDE SE L: 7.4 - Encerrada a fase de lances, a COMISSO ordenar as propostas por ordem decrescente de vantajosidade e convocar a licitante que apresentou a proposta/lance mais vantajosa para reelaborar e apresentar, por meio eletrnico, os documentos elencados a seguir, com os respectivos valores adequados ao lance vencedor, nos prazos de 1 (um) dia til, para os documentos referenciados nas alneas a a d, e 3 (trs) dias teis para o documento da alnea e do presente subitem: LEIA-SE: 7.4 - Encerrada a fase de lances, a COMISSO ordenar as propostas por ordem decrescente de vantajosidade e convocar a licitante que apresentou a proposta/lance mais vantajosa para reelaborar e apresentar, por meio eletrnico, os documentos elencados a seguir, com os respectivos valores adequados ao lance vencedor, nos prazos de 1 (um) dia til, para os documentos referenciados nos subitens 7.4.1. a 7.4.4., e 3 (trs) dias teis para o documento do subitem 7.4.5. Maiores informaes encontram-se disposio dos licitantes em sua sede situada na Rua do Rosrio, 77, Centro Ed. Comte. Vital Rolim Sobreloja e Terrao Fortaleza-CE ou atravs do telefone: (85) 3452-3477 | CPL.

    Fortaleza-CE, 12 de maro de 2015Geovnia Sabino Machado

    PRESIDENTE DA CPL

  • 8 Fortaleza, Cear, Brasil Sexta-feira, 13 de maro de 2015

    jornaloestado

    @oestadoce

    [email protected]

    oestadoce

    oestado

    TEMPO EM FORTALEZA TEMPO NO BRASIL (Mxima)Fechamento

    desta edio:

    MARS ALTA 18h23m BAIXA 0h02m

    www.oestadoce.com.br

  • 9O ESTADO l Fortaleza, Cear, Brasil l Sexta-feira, 13 de maro de 2015 l

    CONVITE MISSA 7 DIA

    o

    Agradecem aos que comparecerem a este ato de f crist

    Luiz Ximenes Filho

    Rozrio Ximenes (esposa), Amsterdam Ximenes,

    Washington Ximenes, Anislai Ximenes, Apoenna

    Ximenes, Shara Ximenes, Dayane Ximenes (filhos) e

    demais parentes, profundamente saudosos, comunicam

    o falecimento do seu inesquecvel Ximenes Filho e

    convidam para a Missa de 7 Dia que mandaro celebrar

    em sufrgio da sua alma s 18:00 horas de hoje

    (13/03/15) na Baslica de Canind.

  • ECONOMIA

    Objetivo que os

    eusebienses no precisem se deslocar para Fortaleza ou outro municpio para realizar suas compras. Arimatia Jnior, prefeito municipal de Eusbio

    O municpio de Eusbio vem apresentado um cres-cimento diferenciado, nos ltimos anos e, at o ms que vem, receber mais dois grandes empreendimentos no corredor comercial da CE-040 - o Supermercado Guar e a Concessionria Guarautos, que comercializa os veculos da Fiat. Ambos esto com suas obras pratica-mente nalizadas, sendo re-alizada a montagem interna das lojas com equipamentos, matrias de o cina e escri-trios. Eles cam logo aps o Centro Educacional Santa Ceclia e devero, juntos, ge-rar 110 empregos diretos. O controlador do grupo, Mi-guel Filomeno Figueiredo Gomes, destaca que o cen-tro comercial ainda contar com um banco e uma far-mcia, que esto ainda sen-do negociados.

    O centro comercial possui com 9.900 m de rea cons-truda, com dois estaciona-mentos, sendo um em frente s lojas e outro subterrneo, com capacidade para 170 veculos, alm de banheiros e sala de espera para clien-tes. O Supermercado Guar contar com equipamentos de ltima gerao e oferece-

    r um mix de servios, que vo de mercearia a restau-rante self-service, padaria e hortifrutigranjeiros. Pri-mamos por uma estrutura que oferea luxo e conforto, aliados a uma gama de servi-os. A loja car aberta das 7 s 21 horas, de segunda a domingo, e nosso servio de restaurante oferecer caf da manh, almoo e lanches, visando tambm s pessoas que buscam as praias do Li-toral Leste, ressaltou Miguel Filomeno.

    Quem entra num super-mercado para fazer suas compras, no tem dimenso da estrutura de apoio que ca na retaguarda. O setor conta com cmaras frigor -cas, cozinha, grupo gerador, salas de treinamento, de monitoramento, do CPD, de gesto, de estocagem e plataforma de recebimento de mercadorias. O Guar tambm ter uma usina de reciclagem de papelo, que ser prensado e revendido, evitando o acmulo de lixo.

    AutomotivoJ a concessionria de ve-

    culos Guarautos chega ao Eu-sbio, atrada pelo crescimen-to do municpio. A empresa tem 37 anos de fundao sendo a mais antiga do Norte e Nordeste , e comercializar veculos da marca Fiat, geran-do 35 empregos diretos. A loja tambm ser toda automati-zada, contar com ampla o -cina, ptio para 180 veculos, loja para comercializao de peas e sala de atendimento aos clientes. Miguel Filomeno destaca que as pessoas interes-sadas em trabalhar tanto nos dois estabelecimentos podem deixar seus currculos no Si-ne-Eusbio, pois j est em an-damento a seleo de pessoal pelas empresas, disse.

    O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econ-mico (SDE), Eilson Gurgel, observa que o Eusbio o municpio que mais gerou oportunidades de emprego na Regio Metropolitana nos ltimos 12 meses, aps For-

    taleza e Caucaia, mostrando o potencial do municpio, que tem 50 mil habitantes. Ele destaca a qualidade dos empreendimentos que ali es-to se instalando. Isso tudo fruto do trabalho de capta-o da secretaria, no sentido de atrair empresas de grande porte que possam gerar em-prego, renda e impostos para o nosso municpio.

    J o prefeito Arimatia Jnior destaca que o muni-cpio, em menos de um ano, car com trs grandes su-permercados: o Frangoln-dia, que ca no shopping Eu-sbio Open Mall, o Atacado e, agora, o SuperGuar, que atendero demanda cres-cente da cidade. O objetivo que os cidados eusebien-ses no precisem se deslo-car para Fortaleza ou, outro municpio, para realizar suas compras. Muito em breve te-remos mais novidades na re-gio, tornando a CE-040 um verdadeiro corredor comer-cial e residencial de nosso municpio, frisou.

    Novo supermercado e revenda de veculos chegam a EusbioSero dois novos empreendimentos que traro ainda mais comodidade e autonomia para os moradores do municpio e que abriro at nal do ms

    IPVA A segunda parcela do IPVA 2015 vence hoje. Os boletos encontram-se disponveis no site www.sefaz.ce.gov.br, e o pagamento poder ser feito atravs de carto de crdito. Alm disso, o tributo pode ser pago no Banco do Brasil, CEF, BNB, Bradesco, lotricas e farmcias Pague Menos.

    RUBENS FROTA

    ECONOMIA

    10 Fortaleza, Cear, Brasil Sexta-feira, 13 de maro de 2015 O ESTADO

    O aumentoO preo da energia eltrica deve subir 38,3% neste ano,

    segundo uma estimativa do Banco Central. Em janeiro deste ano, o BC previa uma alta menor para a energia eltrica: de 27,6%.A previso faz parte da ata da ltima reunio do Copom do BC, ocorrida na semana passa-da,quando a taxa bsica de juros da economia avanou para 12,75% ao ano o maior patamar em seis anos. De acordo com o Banco Central, a estimativa de alta no preo da energia eltrica re exo do repasse s tarifas do custo de operaes de nanciamento que foram contratadas em 2014. Como o governo anunciou, no incio deste ano, que no pretende mais fazer repasses Conta de Desenvolvi-mento Energtico um fundo do setor que nancia aes pblicas em 2015, os custos passam para os consumido-res. As contas de luz podem sofrer neste ano, ao todo, au-mentos bem superiores aos registrados em 2014. O aporte do governo estava estimado em R$ 9 bilhes. No incio deste ms,as contas de luz dos brasileiros j subiram, em mdia, 23,4%. A alta foi resultado da reviso extraordin-ria das tarifas aprovada pela Aneel. Ao todo, a Aneel auto-rizou o reajuste das tarifas de 58 das 63 distribuidoras de energia do Pas. Os cerca de 1,2 milho de consumidores da AES Sul, que atende em 118 cidades do Rio Grande do Sul, tero o maior reajuste, de 39,5%.

    Desa os da Indstria Brasileira para um Futuro Com-petitivo e Sustentvel o tema do Frum Internacional da Indstria que a Fiec, a UFC e o Sebrae realizaro dia 17 de maro no auditrio Waldyr Diogo da Casa da Indstria, em Fortaleza. O evento vai engajar lideranas internacionais, nacionais e cearenses para promover um debate em torno do futuro da indstria, na perspectiva da sustentabilidade e da competitividade, estabelecendo estratgias de colabora-o entre universidade, indstria e governo.

    ImpostosOs produtos mais

    consumidos pelas famlias na Pscoa chegam a ter mais de 50% de imposto, segundo o levantamento que o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributrio realizou. A maior alquota, de 54,73%, encontrada nos vinhos.

    Da PscoaOs impostos so

    pesados para o bacalhau, com 43,78%. Nos ovos de Pscoa, os impostos alcanam 38,53%.

    RiscoEm pouco mais de dois

    meses, mais de 20 empresas brasileiras j tiveram as suas notas de crdito rebaixadas pelas agncias de classi cao de risco. Um levantamento feito identi cou 24 companhias e coligadas que tiveram o chamado rating cortado pelas trs grandes agncias Fitch, Moodys ou Standard & Poors , incluindo Petrobras eVale.

    DlarO dlar fechou em alta.

    A moeda norte-americana subiu 1,08%, cotada a R$ 3,1615. Este o maior valore desde 14 de junho 2004, quando o dlar fechou a R$ 3,1651, segundo dados do Banco Central.

    DesempregoA taxa de desemprego

    no Brasil cou em 6,8% em janeiro, de acordo com dados da Pesquisa Nacional

    por Amostra de Domiclios Contnua. Em dezembro, havia cado em 6,5%. E, em janeiro do ano passado, em 6,4%.

    AeroportosO governo pretende

    conceder ao setor privado ainda este ano mais trs aeroportos internacionais: Salvador, Porto Alegre e Florianpolis, considerados atraentes ao setor privado. Segundo tcnicos envolvidos nas discusses, nessa rodada, a Infraero dever car com uma participao menor no negcio.

    Nova identidadeA Pardal, indstria

    de picols e sorvetes do Cear, apresenta uma comunicao mais atual e interativa, resultado de uma nova estratgia de marca desenvolvida com a consultoria de Branding e Design Abracadabra. A agncia cearense prope o reposicionamento da marca, a partir da segmentao dos produtos, da criao de uma nova identidade visual e de novas embalagens.

    CE em destaqueA unidade de Belgo

    Pronto da Coopercon-CE, em Maracana, foi a vencedora da Gesto Premiada da ArcelorMittal 2014, programa de incentivo qualidade e gesto de resultados elaborado pela empresa, que uma das maiores produtoras de ao do mundo.

    Mais informaes de Rubens Frota: e-mail: [email protected]

    O centro comercial contar com equipamentos de ltima gerao e oferecer um mix de servios

    FOTO DIVULGAO

    Desafi os da indstria

    SERVIO REGISTRAL DE MESSEJANARua Cel. Joaquim Bezerra, n 79FONE: 3229.1911 e 3474.0510

    EDITAL DE CASAMENTOFao saber que pretendem casar-se neste CARTRIO (as)(os) nuben-tes: 24.821 Sbastio Bezerra da Silva e Francisca Candido de Oliveira. 24.822 Pedro Alves de Lima e Andressa Masseno da Silva. 24.823 Francisco Cristiano Anjos de Lima e Cleane Herculano de Abreu. 24.824 Jos Eneilton Aguiar Silveira e Edilene Freire de Oliveira. 24.825 Edney Luiz Lima Martins e Sirley Almeida da Camara. 24.826 Claudio Jos Lima de Castro e Julianne Lima da Silva. 24.827 Antonio Leandro Cavalcante de Souza e Silvana Martins Barros. 24.828 Clenio Jansey Chaves Mon-te e Barabara Assuno dos Santos. 24.829 Tiago Coelho Belo e Ana Gomes de Freitas. 24.830 Francisco David Angelo Luz e Fatima Helen de Castro Praciano. 24.831 Igor Menona de Souza e Sara Lima da Sil-va. 24.832 Fernando Correia de Freitas Jnior e Karla Mirelle Campelo Martins. 24.833 Roberto de Morais Pinheiro e Raimunda Ozaneide Vidal Aguiar. 24.834 Antonio Mrio Reis de Sousa e Isadora Souza dos Santos. 24.835 Diego Natanael Lima de Jesus e Antonia Andrea da Silva Alves. 24.836 Francisco Lima de Jesus e Maria Leiliana da Silva.

    Messejana, 12 de maro de 2015Bel SILVANA MARY FARIAS GOMES

    OFICIAL

    SERVIO REGISTRAL DA 4a ZONA - FORTALEZA-CE(CARTRIO NORES MILFONT)

    Rua Castro e Silva, no 38 - CentroFone: 3226.4172 - Fax: 3253.2448

    EDITAL DE PROCLAMASFao saber que pretendem casar-se neste Cartrio os nubentes: 53057 - Margelo Rodrigues Lima e Edineide Alexandre da Silva53058 - Alan Derby Verosa Martins e Maria Lumara Loiola Duarte53059 - Jose Wilton de Sousa Albuquerque e Kamyla Juca Magalhaes53060 - Francisco Denys de Lima Sousa e Maria Edna do Nascimento53061 - Raimundo Walison Teixeira e Jarcielle Rejane da Silva53062 - Marcos Andre Moreira Santana e Joyce Patricia do Nascimento53063 - Francisco Dasc Chagas Teixeira Filho e Mirlane Silva Rodrigues53064 - Paulo Ricardo Lima da Silva e Maria Izabel Silva dos Santos53065 - Ricardo da Silva Lucio e Maria Adrielle Batista da Silva53066 - Jose Firmino Batista e Antonia Gomes Ferreira53067 - Francisco Leonardo Alves da Silva e Valdenira Ferreira da Silva53068 - Jose Leoclecio Teixeira e Gilmaria da Silva Gomes53069 - Jose Francisco Chaves Ferreira e Maria Aldeirta da Silva Oliveira53070 - Kelton Martins do Nascimento e Macia Batista da Silva53071 - Joabe Ferreira do Nascimento e Eldevania Barbosa de Souza53072 - Antonio Marcos Brioso Alves e Maria Patricia Cunha do Nas-cimento53073 - Alberto Carlos Viana Barroso e Ruth Dantas Silva de Andrade53074 - Fabio Augusto Simoes Paim e Cyntia Brasil Reis53075 - Joao Cipriano Sousa e Maria Clotilde Pedro do Nascimento53076 - Diego Lima Sousa e Bruna Costa dos Santos53077 - Ricardo Antonio Farias Brasil e Leidiane Tomaz de Sousa53078 - Wandemberg Evangelista Filho e Elly Costa Bastos Paixao53079 - Jose Cicero Alves de Souza e Cristiane Pereira de Oliveira53080 - Dommas Alves de Souza e Marlete de Morais Silva53081 - Jason Stone Martins Filho e Niadja Frota Magalhaes53082 - Pedro Braga Magalhaes Junior e Ana Maria Rodrigues Braga

    Fortaleza, 12 de maro de 2015ANTNIO TOMS DE NORES MILFONT

    OFICIAL DO REGISTRO CIVIL

    JAIME ARARIPE SERVIO REGISTRALAv. Mister Hull, no 4965, Fone: 3235.3301

    e-mail: [email protected] DE CASAMENTOS

    Fao saber que pretendem casar-se neste Cartrio os nubentes: 59.110 Paulo Antonio Silva Martins e Rosiane Andr da Silva. 59.111 Francisco Glauber de Oliveira do Nascimento e Maria Mar-garida Ricardo. 59.112 Raimundo Flvio Ferreira Frana Filho e In-grid Portela Rios. 59.113 Jos Marcio da Silva Dias e Marcia Cristina Cavalcanti Bastos. 59.114 Lucas dos Santos Costa e Leyliane Cruz de Souza. 59.115 Cilfarnei Roque do Nascimento Junior e Andrezze da Costa Andrade. 59.116 James Teodosio Ramos e Juliana Farias Vasconcelos da Costa. 59.117 Francisco Luis Nogueira Carneiro e Francisca Daniele Rodrigues Rocha.

    Fortaleza, 12 de maro de 2015Bel. Jaime de Alencar Araripe Jnior

    O cial Titular

    SERVIO REGISTRAL DO DISTRITO MUCURIPEAv. Sem Virglio Tvora, 318 loja 01/02

    Esquina com Av. Antnio Justa Meireles Fortaleza - CEFone: (85) 3242.2232 Fax: (85)3242.2235

    eMail: [email protected] DE PROCLAMAS

    FAO SABER a todos; que pretendem casar-se e apresentaram os do-cumentos exigidos pelo Artigo 1.525, do Cdigo Civil Brasileiro, os con-traentes: 18945 - Handrei Ponte Sales e Inah Calado Castro. 18946 - Srgio Jereissati Filho e Mnica da Costa Claudino. 18947 - Edson Hideharu Yano e Eliene Maria Soares Monteiro. 18948 - Francisco Ra-fael Freire Ramos e Melina Cristino de Menezes Frota. 18949 - Michael de Sousa Reis e Ingrid Caroline Arajo Pereira. Se algum souber de algum impedimento que oponha-o na forma da lei.

    Fortaleza, 12 de Maro de 2015Maria Elenir Lima Sales Liberato

    O ciala do Registro Civil Distrito Mucuripe

    Publicao no Jornal O Estado em 13.03.2015CARTRIO JOO DE DEUS

    Rua Major Facundo, 705 - CentroFortaleza - CE - 3226.8330 - 3221.3838

    EDITAL DE PROCLAMASFao saber que pretendem casar-se neste Cartrio os nubentes:No 24644 Julibert Rodrigues de Sousa e Ana Clara da Silva Neves. No 24645 Dario Silva Filgueira e Eugenia Rocha Rodrigues. No 24646 Mar-cos Antonio de Souza Lima e Juliana Rodrigues de Queiroz. No 24647 Francisco Benedito Damasceno da Silva e Beatriz Pereira Freitas. No 24648 Cassius Mesquita de Carvalho e Alexandra da Silva Nascimento.

    Fortaleza, 12 de maro de 2015Bela. MARISAURA NOGUEIRA DIGENES BEUTENMULLER

    Substituta do 1o Ofcio do Registro Civil

    Vim do cho de fbrica. Aprendi tudo na empresa e na universidade da vida. IVENS DIAS BRANCO, empresrio e presi-dente do Conselho de Administra-

    o da M. Dias Branco

  • ECONOMIA Imposto de Renda At s 17h de ontem, a Receita Federal j contabilizou o recebimento de 2,2 milhes de declaraes do Imposto de Renda. O prazo de entrega termina em 30 de abril e so esperadas 27,5 milhes de declaraes. Quem perder o prazo paga multa de R$ 165,74.

    11O ESTADO Fortaleza, Cear, Brasil Sexta-feira, 13 de maro de 2015

    A Federao das Inds-trias do Estado do Cear (Fiec), a Universidade Fe-deral do Cear (UFC) e o Sebrae-CE realizam, no prximo dia 17, o Frum Internacional da Indstria, que debater os desafios da indstria brasileira para um futuro competitivo e susten-tvel. O evento acontecer no auditrio Waldyr Diogo, da Casa da Indstria, e engaja-r lideranas internacionais, nacionais e cearenses para promover um debate em tor-no do futuro da indstria, na perspectiva da sustentabili-dade e da competitividade, estabelecendo estratgias de colaborao entre universi-dade, indstria e governo.

    Dentre os nomes de rele-vncia mundial que estaro em Fortaleza destacam-se: os professores Steve Evans, da University of Cambrid-ge (diretor do Centro para a Sustentabilidade Industrial no Instituto para Manufatu-ra - IFM); Glenn Morgan, da

    Cardiff University, que tem entre as suas linhas de estudo a ascenso dos Brics, espe-cialmente o Brasil; e Robson Rocha, da Universidade de Aarhus (Dinamarca), PhD em Economia e Negcios, professor adjunto na Escola de Negcio de Copenhagen e mestre em Cincias Ambien-

    tais da Universidade de So Paulo (USP).

    ProgramaoA programao do f-

    rum inclui uma palestra magna e trs painis com os temas-chave para o desen-volvimento industrial: pro-dutividade, inovao e sus-tentabilidade. Em seu mapa estratgico (2014 2022), a Confederao Nacional da Indstria (CNI) demonstra preocupao e esforo em propor estratgias relaciona-das a esses trs temas.

    Para o presidente da Fiec, Beto Studart, a indstria pre-cisa atualizar seus mtodos de gesto, processos e de-senvolvimento de produtos, garantindo sua competitivi-dade e sustentabilidade nas dimenses econmica, am-biental e social. O Frum Internacional vai fazer o apro-fundamento destes desa-fios, disse. Interessados em participar do evento devem fazer a inscrio pelos telefo-nes: (85)-3421-5474/3264-0738 ou pelo e-mail [email protected].

    Aspectos da indstria brasileira sero tema de debate na Fiec Especialistas comandam as discusses dos painis, com os temas produtividade, inovao e sustentabilidade

    CNDL aponta consumocontido

    Apesar de a inadimpln-cia registrar 1,81%, no ms de fevereiro nvel um pouco menor do que o re-gistrado em igual perodo do ano passado , isso no significa dizer que seja algo de positivo, porque deveria ser menor. A avaliao do presidente da Confedera-o Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), empres-rio Honrio Pinheiro. Ele acrescenta que o clima de o consumidor segurar os seus consumos continua, o que representa, realmente, o ar-rocho que os bancos esto concedendo nos crditos. Ns no temos como pre-ver nenhum tipo de movi-mentao de aumento, por conta, exatamente, do cen-rio macroeconmico, que no bom, avalia.

    O empresrio, que atua no ramo supermercadista, observa que o seu setor (va-rejo) o que mais responde no atual momento da eco-nomia. Por outro lado, disse que espera que as medidas do governo federal que es-to sendo aplicadas na eco-nomia respondam para que o ano possa seguir em fren-te numa melhor perspectiva de crescimento.

    ExpectativasO empresrio acrescenta,

    ainda, que o comrcio torce para que a situao no fi-que pior para poder pensar em crescimento. Ele obser-va que os setores mais atin-gidos na atual crise econ-mica so aqueles de maiores volumes, como o caso da linha branca e, dentre ou-tros, automveis. O setor de alimento, o que pode responder alguma coisa, opinou o dirigente. Isso, segundo ele, com a expecta-tiva da chegada da Semana da Pscoa, mas no dando para acreditar em grandes reaes. Estamos acredi-tando que, com a Pscoa, a questo possa se manter, o que j muita coisa, porque o cenrio do momento no bom, porque tudo apon-ta para baixo, finalizou Pinheiro que, mesmo no muito otimista, acredita em pequeno crescimento este ano. (Com informaes de Tarcsio Colares).

    Para o presidente da Fiec, Beto Studart, a indstria precisa atualizar seus mtodos de gesto

    O frumvai fazer o

    aprofundamento destes desafios, visando atualizar os mtodosde gesto e processos produtivos. Beto Studart, presidentedo Sistema Fiec

    Loja de materiais de construo chega a Fortaleza

    Durante visita realizada ao jornal O Estado, na ma-nh de ontem, a analista de comunicao da rede de lo-jas de materiais de constru-o Leroy Merlin, Isabela de Sousa Ferreira, e o diretor do Escritrio de Consulto-ria e Comunicao (Ecco), Mauro Rocha, falaram so-bre a inaugurao da nova filial, marcada para o dia 15 de abril. Esta ser a primei-ra na regio Nordeste e For-taleza foi escolhida devido ao grande potencial verifi-cado pela equipe de anlise de mercado. Trata-se da 33 unidade no Pas, cuja matriz est situada em So Paulo, mas contando com lojas em diversos estados das regies Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No total, so cerca de 24,1 mil metros quadrados (m) de rea, envolvendo loja, es-toque, setores administrati-vos e estacionamento.

    A filial cearense da Leroy Merlin ter ambientes espa-osos para receber melhor seus clientes, uma vez que somente de rea de vendas so 9.000m, onde estaro expostos cerca de 80 mil itens, desde simples parafu-sos, at materiais mais so-fisticados para qualquer tipo de obras. Ser especializada em construo, acabamen-to, bricolagem, decorao e jardinagem, divididos em 14 setores: materiais de construo, madeiras, el-trica, ferramentas, tapetes, cermica, sanitrios, enca-namentos, jardinagem, fer-ragens, organizao, pintu-ra, decorao e iluminao. Teremos, inclusive, banhei-ros totalmente montados, para que nossos clientes possam ver o resultado final

    da aplicao correta de cer-tos materiais, disse Isabela.

    SustentabilidadeAlm disso, a loja possui

    uma caracterstica sustent-vel, pois alm de comercia-lizar diversos produtos que so positivos para a sustenta-bilidade de nosso planeta, j inaugura com a certificao Acqua. Trata-se de um selo internacional, muito impor-tante, uma vez que temos v-rios itens que levam econo-mia de gua, especialmente num momento de escassez deste importante recurso na-tural. Est faltando apenas definir o horrio de funcio-namento da filial, que deve-r ser de 8 s 22 horas, a fim de proporcionar s pessoas a oportunidade de realizar suas compras aps sarem do tra-balho. Sero 210 empregos di-retos e cerca de 150 indiretos, envolvendo pessoal de limpe-za, segurana e promotores das marcas que ser comer-cializadas, destacou Mauro.

    Ambos lembraram que o estudo realizado pelo setor de desenvolvimento de mer-cado da Leroy Merlin j sina-lizou que a capital cearense tem capacidade para abrigar outras duas unidades da rede de lojas, nos prximos anos. Mas ainda preciso um es-tudo mais aprofundado, uma vez que tratam-se de lojas grandes, sendo necessrio observar os resultados. preciso lembrar que temos 32 lojas em funcionamento do Distrito Federal a Porto Alegre, Fortaleza ser a 33 e, no segundo semestre va-mos inaugurar outras quatro lojas, sendo trs na Grande So Paulo e uma em Campo Grande, finalizaram.

    Conforme Isabela de Sousa e Mauro Rocha, capital cearense tem capacidade para abrigar outras duas unidades da rede

    FOTO LUIS CARLOS MOREIRA

    FOTO NAYANA MELO

  • MUNDO

    PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO CEAR. Comarca de Fortaleza. 1a Vara de Registros Pblicos. Rua Desembargador Floriano Benevides Magalhaes, n 220, gua Fria - CEP 60811-690, Fone: (85) 3492 8822, Fortaleza-CE - E-mail: [email protected]. EDITAL DE CITAO COM PRAZO 20 DIAS. Processo n: 0920623-30.2014.8.06.0001. Classe: Consignao Em Pagamento. As-sunto: Enfiteuse. Consignante: Cida-Cear Industrial de Alimentos Ltda. Valor da Causa: R$ 1.000,00. A Dra. Slvia Soares de S Nbrega, Juza de Direito da 2a Vara de Registros Pblicos da Comarca de Fortaleza, por nomeao legal, etc. FAZ SABER a todos quanto virem presente EDITAL de citao com prazo de 20 (vinte) dias, com fulcro no art. 232, inciso III, 1 do Cdigo de Processo Civil, ou dele conhecimento tiverem que tem curso perante este Juzo, uma ao RESGATE DE AFORAMENTO C/C CONSIGNAO EM PAGAMENTO, de um terreno, situado nesta capital, no Bairro Joaquim Tvora, Avenida Visconde do Rio Branco, medindo 24,00m de frente, por 55,00m de fundo, constitudo pelo lote n 17 da quadra n 16, da planta respectiva do Parque Santa Terezinha, limitando-se ao nascente: com a dita Avenida Visconde do Rio Branco; ao poente: com o lote n 08, propriedade dos outorgantes; ao norte, com Maria Costa de Oliveira e ao sul: com o lote n 16, pertencente a Ester Coelho Costa. Objeto da transcrio n 4.801, do Cartrio de Registro de Imveis da 2a Zona da Comarca de Fortaleza-CE. Pelo presente edital ficam citados: RAIMUNDO NONATO COELHO e sua mulher, BERENICE FAANHA COELHO e herdeiros ou sucessores, todos com qualificao ignorada, com endereo em lugar incerto e no sabido, para responder a todos os atos do processo, inclusive contestao, dentro do prazo de 10 (dez) dias, sob pena de serem consi-derados os fatos articulados pela parte autora na inicial. E para dar publicidade ao ato, determinou a M.M. Juza, Slvia Soares de S Nbrega, Juza de Direito da 2a Vara de Registros Pblicos, a expedio deste. Publique-se. Dado e passado nesta cidade e Comarca de Fortaleza, Estado do Cear aos vinte e nove de janeiro de 2015. Eu, Francisco Srgio Cavalcante Duavy (matrcula 600085), Apoio a Gesto IV, o digitei. E eu, Nilton Gurgel Figueiredo, Diretor de Secretaria- respondendo (matrcula 200558), o subscrevi. Silvia Soares de S Nbrega - Juza de Direito.

    PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO CEAR Comarca de Fortaleza 24a Vara Cvel Rua Desembargador Floriano Benevides Magalhes, no 220, gua Fria - CEP 60811-690, Fone: (85) 3492- 8424, Fortaleza-CE - E-mail: [email protected] Fortaleza. EDITAL DE CITAO (PRAZO DE 20 DIAS) - Processo no: 0045766-90.2007.8.06.0001. Classe: Usucapio. Requerente: Fbio Ferreira Rocha. Valor da Causa: R$ 25.000,00. A autoridade judicial, que abaixo subscreve, FAZ SABER AOS INTERESSADOS, que o presente edital virem ou dele tiverem conhecimento que, por este Juzo, tramita a ao acima referida, com o objetivo de que lhe declare o domnio do imvel que adquiriu hs de dez (10) anos, que segue descrito: Um terreno de propriedade de Fbio Ferreira Rocha, medindo 4.77 de frente e 31,60m de fundos, onde se encontra encravada uma casa, em rea urbana de Fortaleza-CE, sito Rua Guilherme Rocha, no 947, Centro, limitando-se e confrontando-se: ao Norte, com a Rua Guilherme Rocha; ao Sul com a lateral direita da casa que tem frente para a Rua Princesa Isabel, 467 de pro-priedade Jos Maria Aguiar Silveira; ao Leste, limitando-se com a casa que tem frente para a Rua Guilherme Rocha, no 941, de propriedade de Francisco Nacelio Rocha e ao Oeste, com a casa que tem frente para a Rua Guilherme Rocha, n 951, de propriedade de Maria do Socorro Rodrigues Macedo. O terreno possui rea total de 150,73m2 e a casa onde reside o suplicante tem rea construda igual a 124,97m2. Mandou o MM. Juiz expedir estes para querendo, em quinze (15) dias, a contar do vencimento do prazo deste edital, contestarem a presente ao, sob pena de se presumirem aceitos como verdadeiros os fatos articulados pelo autor. Fortaleza/CE, em 23 de fevereiro de 2015. Adayde Monteiro Pimentel-Juza de Direito

    A empresa Saber Inovar Educao, Empreendedorismo e Consul-toria Ltda., CNPJ 02.541.572/0001-03, Insc. Municipal 207737-0, situada na rua Canuto de Aguiar, 1119-A, Aldeota, Fortaleza, Cear, comunica o extravio das notas fiscais de servio srie A de nmeros 18 a 25, todas em branco.

    REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL - PODER JUDICIRIO - CARTRIO PAULO WILTON MIRANDA BENICIO - BACHAREL PAULO CHRISTIANNO XAVIER BEN-CIO - OFICIAL. TANMARA DE CASTRO BEZERRA TABELI SUBSTITUTA. 2 Ofcio de Notas, Protestos, Registro de Imveis, Registro de Pessoas Jurdicas, Registro de Ttulos e Documentos de Chorozinho/CE. Av. Praa da Matriz, s/n, Centro comercial Salustiano Cavalcante, loja 01, bairro Centro Chorozinho/CE. Fone: (085) 3319.1209. Email:[email protected]. EDITAL DE LOTEAMENTO. EDITAL DE LOTEAMEN-TO - 2 Ofcio de Notas e Registros Pblicos - Registro de Imveis da Comarca de Cho-rozinho, Cear, sito na Avenida Praa da Matriz, Loja 01, Centro Comercial Salustiano Cavalcanti, Centro, Chorozinho, Cear, CEP: 62875-000 Tel: 85-33191209, Email: [email protected] Oficial Registrador: Bel. Paulo Christianno Xavier Bencio, Substituta: Tanmara de Castro Bezerra; O 2 Ofcio de Notas e Registros Pblicos - Re-gistro de Imveis da Comarca de Chorozinho, Cear, representado neste ato por seu Oficial Registrador, abaixo firmado, faz pblico, para cincia dos interessados, em cum-primento ao disposto nos arts. 18/19 da Lei 6.766/79, que por parte de IMOBILIRIA F C EMPREENDIMENTOS LTDA ME, CNPJ n. 08.544.277/0001-97, foram depositados neste ofcio imobilirio os documentos necessrios ao registro do loteamento do imvel objeto da matrcula 1.119 deste Ofcio Imobilirio, sob a solicitao em prenotao n. 1.071, o qual ter a denominao de LOTEAMENTO VILLAGE CHOROZINHO, composto por 06 (seis) Quadras, e 206 (duzentos e seis) Lotes, com uma rea total de quadra e lotes de 32.222,30m2; rea Institucional com 2.777,62m2 dividida em duas reas distintas, sen-do: rea Institucional 01 com 2.777,62m2 e rea Institucional 02 com 986,59m2; rea Verde com 8.383,60m2 dividida em duas reas distintas denominadas rea Verde 01 com 417,65m2 e rea Verde 02 com 7.965,95m2; reas de circulao com 12.084,51m2 com-posta de 08 (oito) ruas e rea de Alargamento da Avenida Luis Alexandre; Estando o pre-sente imvel at a presente data livre e desembaraado de nus de qualquer natureza; As impugnaes de quem se julgar prejudicado quanto ao domnio do referido terreno devero ser apresentadas ao Oficial do Registro de Imveis do 2o Oficio da Co-marca de Chorozinho, Cear, por escrito, dentro dos 15 (quinze) dias, a contar da data da publicao do presente edital no rgo oficial do Estado e em 01 (um) dos jornais de maior circulao do Estado do Cear. Findo o prazo deste e no haven-do impugnao, ser efetuado o regis-tro, estando os documentos disposio dos interessados neste Cartrio, durante as horas regulamentares. O loteamento em referncia encontra-se com o Projeto Municipal aprovado pela Prefeitura Muni-cipal de Chorozinho, Cear sob o nmero 001/2015 em 12 de Fevereiro de 2015, com validade de 24 meses contados da data da aprovao. Licena de Instala-o emitida pela SEMACE n. 217/2014 DICOP GECON, vlida at 17/08/2018. Chorozinho/CE, 04 de Maro de 2015. Bel. Paulo Christianno Xavier Benicio, Oficial Registrador do 2 Ofcio de Notas e Registros Pblicos - Registro de Im-veis da Comarca de Chorozinho - Cear. Chorozinho/CE, 09 de Maro de 2015. 2 OFCIO DE NOTAS E REGISTROS PBLICOS DE CHOROZINHO-CE. BEL. PAULO CHRISTIANNO XAVIER BENCIO - OFICIAL REGISTRADOR.

    ESTADO DO CEAR CONSELHO REGIONAL DE ADMINIS-TRAO DO CEAR CRA-CE. A Comisso de Licitao do CRA-CE, torna pblico que no dia 26 de maro de 2015, s 09:00 horas, far licitao na modalidade de Prego Presencial no 03.12.001/2015, para AQUISIO DE COMBUSTVEL E DERIVA-DOS PARA A FROTA DO CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRA-O CRA-CE. Maiores informaes e aquisio do Edital, os inte-ressados devero solicitar pelo e-mail: [email protected], ou dirigir-se a Rua Dona Leopoldina, 935, Centro, Fortaleza-CE, no horrio de 09h00min s 13h00min - Fortaleza, 12 de maro de 2015 FRANCISCO PEREIRA DE ALENCAR Presidente da Comisso Permanente de Licitao.

    PODER JUDICIRIO DO ESTADO DO CEAR. Comarca de Fortaleza 2 Vara de Registros P-blicos. Rua Desembargador Floriano Benevides Magalhes, n 220, gua Fria - CEP 60811-690, Fone: (85) 3492 8830, Fortaleza-CE - E-mail: [email protected]. EDITAL DE CITAO. Processo n: 0920629-37.2014.8.06.0001. Classe: Consignao Em Pagamento. Assun-to: Enfiteuse. Consignante: Cida-Cear Industrial de Alimentos Ltda. Valor da Causa: R$ 1.000,00. A Dra. Silvia Soares de S Nbrega, MM. Juza de Direito da 2 Vara dos Registros P-blicos desta Comarca de Fortaleza, Capital do Estado do Cear, por nomeao legal. FAZ SABER a todos quanto virem o presente Edital de Citao com o prazo de 30 (trinta) dias, com base no art. 232, inc. III, parte final do Cdigo de Processo Civil, ou dele conhecimento tiverem, que tem curso perante este juzo, uma ao de Resgate de Aforamento c/c Consignao em Pagamento, ajuizada por CIDA CEAR INDUSTRIAL DE ALIMENTOS LTDA, do imvel encravado no domnio til de um terreno de inscrio de enfiteuse n 4.237, do CRI do 2 Ofcio desta capital. Pelo presente edital ficam citados a Sra. ESTER COELHO COSTA e seu marido MANOEL ROMO DA COSTA, bem como seus herdeiros ou dependentes, com qualificaes ignoradas, com endereo em lugar incerto e no sabido, para o recebimento da quantia oferecida, ou, contestar o pedido, dentro do prazo de 15 (quinze) dias, sob pena de serem considerados como verdadeiros os fatos articulados pela parte autora na inicial. E para dar publicidade ao ato, determinou a MM. Juza a expedio deste, a ser publicado por 01 (uma) vez no Dirio da Justia e por 02 (duas) vezes em jornal de circulao local. CUMPRA-SE. Fortaleza/CE., em 10 de fevereiro de 2015. Eu, Lina Costa Lima, Estagiria, 10768, o digitei. E eu, Silvana Maria Rla Soares, Diretora de Secretaria, mat.3549, o conferi. Silvia Soares de S Nobrega - Juza de Direito.

  • GERALCLUDIO HUMBERTO PODER,POLTICA&BASTIDORES

    COOBIM-COOPERATIVA CENTRAL AGROPECURIA DO MONDUBIM LTDA. CNPJ: 63.460.737/0001-07. EDITAL DE CONVOCAO - ASSEMBLIA GERAL ORDINRIA. As associadas COOBIM-Cooperativa Central Agropecuria do Mondubim Ltda., ficam con-vocadas para comparecerem Assemblia Geral Ordinria a realizar-se no dia 31.03.2015, na sua sede social na avenida Perimetral, 990, bairro do Mondubim, Fortaleza, Cear, s 16:00 horas em primeira convocao, se presentes, pelo menos 2/3 (dois teros) das asso-ciadas em condies de votar, ou em segunda convocao s 17:00 horas, com a presena de pelo menos metade mais uma das associadas em condies de votar, ou finalmente em terceira convocao s 18:00 horas, se estiverem presentes no mnimo 3 (trs) associadas com direito a voto, para deliberarem sobre a seguinte pauta: a) Prestao de Contas do exerccio encerrado em 31.12.2014; b) Dar destino s sobras e repartir as perdas; c) Fi-xao dos honorrios e cdulas de presena dos membros do Conselho de Administrao e do Conselho Fiscal; d) Eleio para os membros do Conselho de Administrao e Conselho Fiscal. Para efeito de quorum, o quadro social, com direito a voto, constitudo, nesta data, por 5 (cinco) associadas. Priscila Santos Lobo Presidenta.

    FRANCISCO ALVES CAVALCANTI JUNIOR. Torna pblico que requereu a SEUMA, a Licena Ambiental por AUTO DECLARAO, para um Conjunto de Lojas, localizado Rua Bento Gonalves, n 703, bairro Novo Mondubim, Fortaleza-CE. Foi determi-nado o cumprimento das exigncias do Manual de Informaes para o Licenciamento Ambiental na SEUMA.

    ERRATA COOPERMOTOTAXINo Edital publicado neste Jornal dia 12/03/2015, onde se l para a Assemblia Geral Ordinria, leia-se para a Assemblia Geral Ordinria e Extraordinria.

    VASCONPLAST IND. COM E MATERIAL PLSTICO LTDA.Torna pblico que requereu Secretaria de Meio Ambiente de Maracana - SEMAM, a Renovao Licena nica para realizao de moagem de materiais plsticos no galpo, localizado na Travessa Doze s/n, esquina com Rua Vinte e Um, bairro Alto Alegre I, Maracana - CE. A presente publicao parte integrante do procedimento de Licen-ciamento Ambiental junto SEMAM, e seus efeitos s sero validados com a devida emisso da Licena.

    EDITAL DE CONVOCAO - ASSEMBLEIA GERAL ORDINRIA E EXTRAORDIN-RIA. Pelo presente edital de convocao, a presidente da INTERDONTO, no uso de suas atribuies estatutrias, convoca os seus 33 (Trinta e Trs) cooperados, em condies de votar, para se reunirem em Assembleia Geral Ordinria, que ser realizada no dia 31 de MARO de 2015, na sede do SINDCONT-CE, sito a Rua Pero Coelho, N 319, Bairro Centro (Atrs do Banco Central) Fortaleza Cear, s 18;00 horas em 1a.(Primeira) convocao com a presena de 2/3 (dois teros) dos cooperados: s 18:30 horas em 2a (Segunda) convocao com a presena de metade mais um (01) dos cooperados e s 19:00 horas em 3a (terceira) e ltima convocao com a presena mnima de 16 ( DEZESSEIS) cooperados, para deliberarem sobre a seguinte: ORDEM DO DIA: 1 - Pres-tao de Contas referentes ao exerccio de 2014; 2 - Explanao sobre a Gesto Admi-nistrativa e Financeira com nfase ao Resultado Operacional de 2014; 3 - Renovao de 1/3 dos Membros do Conselho Fiscal; 4 - Assuntos Gerais. Fortaleza (CE), 07 de maro de 2015. Abelardo Rangel Parente Filho - Presidente.

    ASSOCIAO DOS EX-DEPUTADOS ESTADUAIS DO CEAR - ASSE-DEC - RUA JOO CORDEIRO, N 881 - ALDEOTA - FORTALEZA - CEA-R. EDITAL DE CONVOCAO - ASSEMBLEIA GERAL ORDINRIA. ELEIO PARA O BINIO 2015/2017. A Associao dos Ex-Deputados Estaduais do Cear (ASSEDEC), na conformidade do que determina o seu Estatuto So-cial e legislao pertinente, convoca todos os seus associados, em gozo dos seus direitos sociais, a se fazerem presentes Assembleia Geral Or-dinria, que se realizar em sua sede social, na Rua Joo Cordeiro, n 881 - Aldeota, nesta Capital, no dia 26 de maro de 2015, a partir das 9 horas em primeira convocao, e, a partir das 10 horas at as 16 ho-ras, em segunda convocao, para apreciao das seguintes matrias: (a) Balano Patrimonial e Relatrio da atual gesto administrativa referente ao exerccio de 2014; (b) Eleio dos membros da administrao para o binio 2015/2017. As chapas concorrentes devero ser apresentadas at o dia 18 de maro de 2015. Fortaleza-CE., 13 de maro de 2015. MOZART GOMES DE LIMA - PRESIDENTE.

  • CEAR

    Deus. Rezemos para que tenhamos um corao que abrace os imigrantes e refugiados. Deus julgar-nos- com base no modo como tivermos tratado os mais necessitados. papa Francisco, no sumrio do livro do padre Jardel

    Voz dos que no tm voz esse o ttulo do livro com o qual o padre Geovane Sarai-

    va (cearense de Capistrano e proco de Santo Afonso, Igreja Redonda, na Parquelndia), homenageia o papa Francisco, que hoje, 13, completa dois anos frente da Igreja Catlica Apostlica Romana, na condio de sucessor de So Pe-dro. Com 126 pginas, o livro conta os grandes avanos da Igreja, graas maneira, simples, peculiar, despojada e sem qualquer preconceito ou discriminao do Sumo Pont ce, em relao a quaisquer que sejam os comportamentos das pessoas. Claro, tem-se que procurar o caminho de Deus e a rmao do ho-mem com a imagem e semelhana de Cristo. Rezemos para que tenhamos um corao que abrace os imigrantes e refugiados. Deus julgar-nos- com base no modo como tivermos tratado os mais necessitados, papa Francisco. Basta o sumrio do livro para se ter uma ideia de sua profunda consta-tao e chamada de re exo a todos. O prefcio do professor Jardel Silveira, que procura mostrar a humildade, a alegria e a sabedoria do padre Geovane, que vem despertando a vocao sacerdotal nos mais jovens. desta forma que ele, diariamente, grita o Evangelho com a prpria vida, sempre disponvel para ser consumido pelas pessoas, sendo de todos para no ser de ningum. Segundo o professor Jardel padre Geova-ne fala com veemncia em seu livro de Francisco, um lder planetrio de coragem inigualvel, ao falar claro das coisas graves praticadas pela cpula da Igreja, l ao seu redor, encaminhando-as com sbias propostas de correes.

    TemasDepois de ter lanado o

    livro Francisco - Um sinal para o mundo, quando abordou a personalidade do argentino que virou Papa, ressaltou aes do Chefe da Igreja, como Uma Igreja despojada, servidora e pobre; O Papa Francisco e a Jornada Mundial da Juventude; Francisco, o papa da esperana e, tantos outros, no seu novo livro Voz dos que no tm voz, Geovane discorre sobre: Francisco longe das heresias; A cidade dos sonhos de Francisco; Um Francisco consternado e dolorido; O time da justia e da solidariedade; Vida e dores da humanidade; Campanha da Fraternidade, mais transparncia; O lugar social do pobre na Igreja e no mundo e, por a vai.

    EntrevistasNesta sexta-feira, 13,

    padre Geovane Saraiva

    participa do programa Tribuna Independente, atravs da Rede Vida de Televiso, a partir das 20h30min. No domingo estar com Lcio Brasileiro, na TV Jangadeiro e toda sexta-feira, por volta das 10h45min participa do Poltica Especial, na Cidade AM 860, sob nosso comando. Ser que teremos sua presena hoje? Faam suas apostas.

    Fim de semanaOs abraos do nal de

    semana, claro, comeam hoje, 13, com muita festa para a ex-prefeita de Camocim, Ana Maria Bevilqua Correia Moreira Veras, o mega executivo (ex-Banfort), Francisco Gomes Coelho, o empresrio Jos Hermeto de Paula, dona Anete Nogueira Aguiar, empresrio Luis Correia de Oliveira e o radialista e advogado Arnaldo Santos.

    1 - Mdico, ex-prefeito de Ocara e ex-presidente do Instituto Agropolos, Leonildo Peixoto Farias, assina cha de liao ao PT, com as bnos do deputado Jos Guimares, do secretrio de Desenvolvimento Agrrio Ded Teixeira e do presidente estadual do partido, De Assis Diniz. O conceituado ex-gestor de Ocara havia se des liado do Partido Verde, por estratgia poltica, mas, continua a contar com o apoio dos Verdes, caso queira novamente enfrentar as urnas em 2016, garante o presidente local da sigla, Ivo Lopes. 2 - Lder do Governo, Evandro Leito (PDT), vem circulando muito bem entre as bancadas. uma pessoa muita educada, prudente, escuta os parlamentares dos vrios partidos coligados e da base do Governo e, mostra-se bastante respeitoso com a oposio, me dizia o deputado Tomaz Holanda, do PPS e que integra o grupo que faz oposio na Assembleia. 3 - Eu falei 2016 j chegou. Em entrevista aos nossos espaos jornalsticos (Rdio Cidade, Jornal O Estado - impresso e internet e ao sistema antonio viana online - www.avol.com.br, disse o deputado Capito Wagner (PR), que vamos trabalhar, alis j estamos trabalhando para termos candidatos prprios a prefeito e a vereador, em Fortaleza e, no interior do Cear.

    Transporte inadequado de estudantes, escolas ame-aadas de fechamento e sem infraestrutura adequada, merenda estragada. Estes e outros problemas da rede pblica de ensino do munic-pio de Itapipoca (localizado a cerca de 150 quilmetros de Fortaleza), foram apontados por pais, educadores, gesto-res escolares e moradores da cidade durante a audincia pblica do Projeto Minist-rio Pblico pela Educao (MPEduc), realizada ontem.

    Eventos semelhantes esto sendo promovidos nacional-mente pelo Ministrio Pbli-co Federal (MPF) e Minist-rio Pblico dos estados com o objetivo de melhorar o ensino bsico em todo pas, garan-tindo assim um dos direitos fundamentais dos cidados. As informaes colhidas na audincia de hoje vo em-basar inqurito civil pblico instaurado pelo MPF para apurar o motivo do baixo n-dice de Desenvolvimento da Educao Bsica (Ideb) obti-do pelo municpio cearense.

    Para o procurador da Re-pblica Ricardo Magalhes de Mendona, problemas graves como o transporte de estudantes em caminhes do tipo pau de arara deveriam j ter sido extintos. Com a

    quantidade de recursos que os municpios recebem no concebvel que se transporte crianas em caminhes aber-tos expondo elas a riscos, a rmou o procurador ao mesmo tempo em que desta-cou que o MP est empenha-do na melhoria da Educao.

    Como prxima fase dos trabalhos, o procurador da Repblica e a promotora de Justia Aspzia Regina Mo-reira Figueira anunciaram que vo realizar inspees nas cinco escolas com me-nor desempenho no Ideb. As datas no sero previamente divulgadas estrategicamente para evitar a maquiagem de falhas na prestao de servi-os. As escolas tambm rece-bero a visita de engenheiros e arquitetos do MP que ava-liaro a estrutura fsica das unidades, analisando, entre outros aspectos, a acessibili-dade e segurana dos prdios e situao de quadras.

    SoluesAntes da audincia em

    Itapipoca, diretores das es-colas do municpio recebe-ram um questionrio sobre a qualidade da Educao no municpio. Depois de con-cludas todas as etapas, o MP pretende se reunir com prefeitura e secretaria de

    Educao para apresentar os problemas identificados e cobrar solues, como ex-plica a procuradora de Jus-tia Vanja Fontenele Pontes, que coordena, pelo Minis-trio Pblico do Estado (MPCE), o MPEduc no Ce-ar. Alm de representantes

    do MP, a audincia realizada no auditrio da Universida-de Aberta do Brasil (UAB) contou ainda com a partici-pao do prefeito Dagmauro Moreira, da secretria de Educao Maria Nair Soa-res e da juza estadual Sama-ra de Almeida Cabral.

    Audincia discute problemas na educao em ItapipocaEvento pblico faz parte do Projeto Ministrio Pblico pela Educao (MPEduc), que visa melhorar qualidade do ensino em todo o Pas

    Fortaleza, Cear, Brasil Sexta-feira, 13 de maro de 2015 O ESTADO

    Sade Uma me disse ter recebido remdio vencido na Secretaria da Sade de Barbalha. O medicamento serviria para tratar o fi lho dela que medicado diariamente com a Respiridona 1mg/mL. O rtulo registra fabricao em novembro de 2012 e vencimento em novembro de 2014.

    Camilo quer aumentar parcelas do Garantia Safrapara produtor rural cearense

    O governador Camilo San-tana vai propor ao Ministrio do Desenvolvimento Agrrio aumentar de sete para doze o nmero de parcelas do pro-grama Garantia Safra. A ideia do governador que o pe-queno produtor rural tenha, durante todo o ano, dinheiro do programa Garantia Safra. A informao do secretrio

    do Desenvolvimento Agrrio, Ded Teixeira, lembrando que, at hoje, o produtor rural tem por ano apenas cinco parcelas de R$ 150,00 cada uma. Se-gundo ele, o Cear o estado do Nordeste que tem o maior nmero de trabalhadores in-cludos no Garantia Safra, sendo que neste ano j foram cadastradas 350 pessoas.

    MP recomenda pagamento corretode salrios em Tau

    A Promotoria de Justia do Juizado Especial de Tau expediu, ontem, uma reco-mendao prefeita de Tau e ao presidente da Cmara Municipal para que sejam adotadas as medidas cabveis para garantir que todos os agentes pblicos municipais re-cebam remunerao no infe-rior ao salrio mnimo vigente.

    CDA 30614009522 R$ 1.553,42 CONS ESCOLAR DO NUCLEO DE EDU-CA INFANTIL MARIA 09/03/2015. CDA 30614009528 R$ 1.550,69 RBO INDUSTRIA E COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA. 09/03/2015. CDA 30614009530 R$ 1.629,76 REVA INDUSTRIA DE CONFECCOES LTDA 09/03/2015. CDA 30614009538 R$ 1.431,34 N D ARAUJO 09/03/2015. CDA 30614009540 R$ 1.195,39 INSTITUTO BENEFICIENTE DE ACAO COMUNITARIA - 1 09/03/2015. CDA 30614009551 R$ 2.623,52 CAPIVA-RA INDUSTRIA E COMERCIO LTDA - ME 09/03/2015. DMI 01 R$ 444,09 ANSILAS DE OLIVEIRA SILVA ITA

    UNIBANCO S.A. 09/03/2015. DMI 4011 R$ 5.200,00 CESBASI COM VAREJO DE GEN ALIM ITA UNI-BANCO 09/03/2015. DMI 219600/01 R$ 464,85 SEBASTIAO MATEUS DO NASCIMENTO JUNIOR BANCO DO BRASIL S.A. 09/03/2015. DMI 233/03 R$ 890,00 LILIANA COR-REIA LIMA BANCO DO BRASIL S.A. 09/03/2015. DMI 09-10/2519 R$ 250,00 EDILEUDA ASSUNCAO DO NASCIMENTO BANCO DO BRASIL S.A. 09/03/2015. DMI 45-B 1.400,00 JKX2P LTDA BANCO DO BRASILS S.A. 09/03/2015. DMI 45 - C R$ 1.400 JKX2P LTDA BANCO DO BRA-SIL S.A. 09/03/2015.

    CARTRIO PIO RAMOS - 2o OFCIO. TABELIONATO DE NOTAS E DE PROTESTO DE TTULOS, OFCIO DE REGISTROS DE TTULOS E DOCUMENTOS E CIVIS DAS PESSOAS NATURAIS E JURDICAS - CNPJ: 02.601.428/0001-15. Titular: APARECIDA ILKA FREITAS RAMOS. EDITAL DE PROTESTO. TORNA PBLICO que se encontra(m) apontado(s) neste Cartrio para protesto, o(s) seguinte(s) ttulo(s) abaixo relacionado(s), que poder(o) ser pago(s) at o dia 16 de maro de 2015.

    E, como no tendo sido encontrado(s) o(s) devedore(s) acima relacionado(s) no(s) endereo(s) indicado(s) no(s) ttulo(s), o(s) noti co pelo presente Edital, na forma da Lei e por falta de paga-mento pagar(em) o(s) ttulo(s) em apreo ou apresentar(em) o(s) motivo(s) de sua(s) recusa(s). Horizonte/CE, 11 de maro de 2014. Aparecida Ilze Freitas - Substituta.

    ESTADO DO CEAR - PODER JUDICIRIO - COMARCA DE MARACANA - JUZO DE DIREITO DA 3a VARA CVEL - EDITAL DE CITAO COM PRAZO DE 45 DIAS. A Dra. Carla Susiany Alves de Moura, MMa. Juza de Direito Titular da 3a Vara Cvel desta Comarca de Maracana (CE.), na forma da Lei. etc.. FAZ SABER a todos quantos o presente Edital de Citao com prazo de trinta dias virem, ou dele notcia tiverem, que por este Juzo e Secretaria de Vara, tramita uma ao de ADJUDICAO COMPULSORIA sob o n 27347-23.2011.8.06.0117/0, que tem como requerente ADRIANO DE SOUSA SANTIAGO, brasileiro, casado, professor, inscrito no CPF n 218573693-00 e portador do RG 93027002268 SSP/CE, residente e domiciliado na Rua Professor Costa Mendes, 391, Montese, Fortaleza-CE, em face do ESPLIO DE NAPOLEO BONAPARTE VIANA, sendo requerida a CIT-AO por Edital, determinou a MM. Juza expedir este Edital de Citao, com o objetivo de CITAR os HERDEIROS DO SR. NAPOLEO BONAPARTE, de todo o contedo da petio inicial ( s. 02/10), para apresentar resposta, no prazo de 15 (quinze) dias, a partir do vencimento deste Edital, bem assim INTIMAR para comparecer audincia de conciliao designada para 23 de junho de 2015, s 09:30 horas, cando advertido(s) de que deixando injusti cadamente de comparecer a audincia, reputar-se-o verdadeiros os fatos alegados na petio inicial (art. 319), salvo se o contrrio resultar da prova dos autos, proferindo o juiz, desde logo, a sentena (art. 277, 2, CPC), e ainda, de que, por ocasio da realizao da audincia de conciliao, dever ser apresentado o rol de testemunhas e demais provas, na forma dos artigos 276 e 278 do CPC. Dado e passado nesta cidade e comarca de Maracana-CE, aos vinte e cinco (25) dias do ms de fevereiro do ano de dois mil e quinze (2015). Eu, Maria Jecileide da Rocha Moreira, Tcnica Judiciria o digitei e eu, Fernanda Nunes Brando, Diretora de Secretaria, o subscrevi. Carla Susiany Alves de Moura - Juza de Direito Titular da 3a Vara Cvel.

    Acidenteem Juazeiro

    Um nibus super-lotado com cerca de 100 alunos, em sua maioria crianas, quebrou o eixo traseiro, na manh de ontem, prximo a um supermercado da Avenida Padre Cicero, na cidade de Juazeiro do Norte, localizada a

    cerca de 490 quilmetros de Fortaleza. Segundo informaes de quem o presenciou, o veculo trafegava com dificul-dade devido ao peso das pessoas. A quebra do eixo gerou pnico entre os passageiros do cole-tivo. O eixo traseiro se desprendeu do veculo e, com o impacto, vidros de janelas quebraram.

    Polcia apreende cocana e notas falsas em operao

    Em duas operaes distin-tas de combate ao tr co de drogas, a polcia apreendeu 1 kg de cocana em Caririau, junto com cdulas falsas e mais cerca de meio quilo de droga em Crato nesta quarta-feira. Por volta do meio dia, milita-res do Servio de Inteligncia estiveram em um imvel que j vinham monitorando.

    FOTO AGNCIA MISRIA

  • 15O ESTADO Fortaleza, Cear, Brasil Sexta-feira, 13 de maro de 2015

    e-mail: [email protected]

    DMI 245,88 6047 - PRATES COLCHOES LTDA ME 19672065000101 BANCO SA-FRA SA 0018 DMI 200,66 ADRIANO PEREIRA - ME 17426935000137 BANCO DO BRASIL SA DMI 270,00 ANA MAURA DE ARAUJO 68443374349 CAIXA ECONOMICA FEDERAL DMI 541,26 AUTO TINTAS GUARUJA LTDA ME 4146162000193 BANCO BRA-DESCO S A DMI 1.100,00 C.G.L. CONSTRUCOES LTDA 7557438000114 BANCO DO BRASIL SA DMI 4.789,30 CONSORCIO METRO SER-VICE 20063949000148 MIL MADEIRAS--COMERCIAL DE MADEIRAS LTDA. DMI 550,21 DIGITAL EXTRA COPY CO-

    MERCIO E SERVICO 4309935000105 BANCO DO BRASIL SA DMI 592,30 ENFERMED COM.DE MAT.MED.HOSP.LTDA ME. 3967966000190 BANCO BRADESCO S A DMI 632,00 FABIANA VIEGAS DE OLI-VEIRA ME 2579699000111 BANCO DO BRASIL SA DMI 372,14 FRANCISCO AZEVEDO MELO FILHO 14743042000127 DIA COMERCIO DE MAQUINAS E FERRAMENTAS LTDA SJ 2.066,22 FRANCISCO REUDER VILA-ROUCA DA SILVA 22359249304 PODER JUDICIARIO/ 7A. REGIAO TRT DMI 126,68 FRANCISCO VALMIR PE-REIRA DA SILVA 75512890387 BANCO DO BRASIL SA DMI 829,13 JB DA SILVA MOVEIS

    14954686000164 BANCO DO BRASIL SA DMI 316,50 L2 LOCACAO PARA EVEN-TOS EIRELI 20665484000103 ITAU UNIBANCO SA DMI 120,00 MARIA DE NAZARE LIMA MENDONCA 16876055000108 CAIXA ECONOMICA FEDERAL CH 1.154,71 MARILIA PRATA MORAES 1177768313 COLCHOES DUBOM CO-MERCIO LTDA - ME DMI 2.990,00 MIXIE PACK DISTRIBUI-DORA E ENSACADORA 18132626000117 BANCO DO BRASIL SA DMI 233,28 MLC COMERCIODE ALI-MENTOS LTDA 9042147000119 BANCO DO BRASIL SA DMI 862,60 MV COMERCIO DE TE-CIDOS 4565493000168 BANCO DO

    BRASIL SA DMI 1.805,56 NAIR CANDIDO ROCHA BARBOSA - ME 15589594000195 BANCO BRADESCO S A DMI 206,42 PEDRO ACACIO DE SOUZA FILHO ME 818023000108 BANCO DO BRASIL SA DMI 371,87 PROLUMI COMUNICA O VISUAL LTDA 3743227000115 CAIXA ECONOMICA FEDERAL DMI 776,80 SIMIAO ALVES DE CASTRO 92099000107 ITAU UNIBANCO SA DMI 415,50 THIAGO DE SOUZA COLLA-RES MAIA ME 13197662000145 BANCO BRADESCO S A SJ 2.066,22 VILLAROUCA CONSTRU-TORA LTDA 5366871000147 PODER JUDICIARIO/ 7A. REGIAO TRT

    E D I T A L - CARTORIO: JOO MACHADO 7o OFICIO. RUA FLORIANO PEIXOTO, 818 FONE: 3201-1100 - FAX: 3201.1115. TORNO PBLICO QUE SE ENCONTRAM NESTE CARTORIO PARA PROTESTO OS SEGUINTES TITULOS:

    E COMO NO TENDO ENCONTRADO OS DEVEDORES NOS ENDEREOS INDICADOS, OS INTIMO PELO PRESENTE EDITAL, NA FORMA DA LEI, E POR FALTA DE PAGAMENTO, A PAGAREM OS TTULOS EM APREO, NO DIA 12/03/2015 de 08:00h as 12:00h e de 13:00h as 16:00h OU APRESENTAREM OS MOTIVOS DE SUAS RECUSAS. FORTALEZA, 11 de maro de 2015. DRA. Maria Salma Onofre Machado (Tabeli substituta)

  • 16 Fortaleza, Cear, Brasil Sexta-feira, 13 de maro de 2015 O ESTADO

    EQUIPES P J V E D GP GC SG

    EQUIPES P J V E D GP GC SG

    1 Cear 7 4 2 1 1 7 5 22 Guarani-J 3 4 1 0 3 2 5 -33 Maranguape 1 4 0 1 3 4 10 -6

  • SIGNOSEU

  • Star Wars - Rogue One o ttulo do primeiro fi lme derivado da franquia. Na conferncia anual com acionistas, o presidente da Disney, Bob Iger, ofi cializou o nome e confi rmou que Felicity Jones ser a protagonista do longa escrito por Chris Weitz e dirigido por Gareth Edwards.

    19O ESTADO Fortaleza, Cear, Brasil Sexta-feira, 13 de maro de 2015

    PR-ESTREIAS

    THE MET: A DAMADO LAGO - ROSSINITHE MET: A DAMADO LAGO - ROSSINI(EUA, 2014)Os famosos do Bel canto Joyce DiDonato e Juan Diego Flrez unem foras para esse espet-culo de Rossini de virtuosida-de vocal, ambientada nas ter-ras altas da Esccia e baseada na adorada novela de Sir Wal-ter Scott. DiDonato a dama do lago do ttulo, e Flrez o Rei que a persegue incan-savelmente, a fuso explosiva dos seus vocais ornamentam a trama romntica nessa produ-o de estreia do Met regida por Michele Mariotti. DURAO: 240 min. CEN-SURA: 14 anos. GNERO: Contedo Alternativo. DI-RETOR: Maestro - Michele Mariotti. ELENCO: Michele Mariotti; Joyce DiDonato, Da-niela Barcellona, Juan Diego.SESSES: Iguatemi Sala 02: 13h55. Parangaba Sala 01: 13h55.

    GOLPE DUPLO FOCUS (EUA, 2015)Um trapaceiro pro ssional (Will Smith) comea a trei-nar uma novata na pro sso (Margot Robbie), at os dois se apaixonarem.DURAO: 105 min. CEN-SURA: 14 anos. GNERO: Suspense. DIRETOR: Glenn Ficarra, John Requa. Elenco: Will Smith, Margot Robbie, Rodrigo Santoro.SESSES: Iguatemi Sala 06 (Dub): 12h20 14h35 16h50 19h05 21h25 23h40. Sala 10: 13h00 15h15 17h30 19h45 22h00. Parangaba Sala 02: 13h25 15h40 - 17h30 22h00. Sala 02 (Dub): 13h00 15h15 19h45. Via Sul Sala 04 (Leg): 12h30 14h45 17h00 19h15 21h30. Ben ca Sala 02 (Dub): 17h35. Sala 02 (leg): 20h00. Del Paseo Sala 01 (Leg): 14h30 16h40 19h00 21h10. Iande Sala 14h30 16h30 18h30 20h30. North Joquei Sala 05 (Dub): 14h00 16h30 19h00 21h30. Rio Mar Sala 02 VIP (Leg): 19h50. Sala 06 (Dub): 13h50 18h40. Sala 06 (Leg): 16h20 21h00.

    MEU NOME PAULO MY NAME IS PAUL(EUA, 2013)Em um futuro apocalptico, Paulo (Andrew Roth) um homem cheio de dio que busca unicamente eliminar os seguidores do Caminho, um movimento liderado por Pedro (Elijah Chester).DURAO: 100 min. CEN-SURA: 12 anos. GNERO: Drama. DIRETOR: Trey Ore. ELENCO: Andrew Roth, Eli-jah Chester, Michael Joiner.SESSES: Shopping Iguatemi Sala 03: 13h20. Parangaba Sala 05: 14h45 18h50. Ptio Dom Lus Sala 01 (Dub): 14h00 - 16h00.

    MORTDECAI: A ARTEDA TRAPAADIG DUBMORTDECAI(EUA, 2015)Baseado na obra de Kyrll Bon-

    glioli, o lme relata a histria de Charles Mortdecai, um ne-gociador de arte que procura um quadro roubado, no qual foi escondido um cdigo para um tesouro nazista.DURAO: 107 min. CEN-SURA: 12 anos. GNERO: Comdia. DIRETOR: David Koepp. ELENCO: Johnny Depp, Gwyneth Paltrow, Ewan McGregor.SESSES: Iguatemi Sala 02: 21h15 23h35. Sala 02 (Dub): 13h30. Parangaba Sala 01 (Dub): 13h00 15h15 17h30. Rio mar Sala 02 VIP (Leg): 14h00 22h50. Sala 10 (Leg): 18h50.

    O STIMO FILHO THE SEVENTH SON(EUA, 2014)Passado muito tempo, um mal est prestes a ser desencadea-do e ir reacender, mais uma vez, a guerra entre as foras do sobrenatural e da huma-nidade. Master Gregory (Je Bridges) um cavaleiro que havia aprisionado, sculos an-tes, uma poderosa e malvola bruxa, Mother Malkin (Ju-lianne Moore). Mas agora ela escapou e quer vingana.DURAO: 102 min. CEN-SURA: 12 anos. GNERO: Aventura. DIRETOR: Sergey Bodrov. ELENCO: Je Brid-ges (foto), Julianne Moore, Ben Barnes.SESSES: Iguatemi Sala 08 IMAX 3D: 17h40 19h55 22h10. Sala 08 IMAX 3D (Dub): 13h10 15h25. Pa-rangaba Sala 03 3D (Dub): 15h05 19h35. Sala 03 3D : 17h20 21h50 00h05. Via Sul Sala 03 (Dub): 13h30 16h30 18h50. Sala 03 (leg): 21h15. Ben ca Sala 01 3D (Dub): 14h40 17h30. Sala 01 3D (Leg): 20h00. Aldeo-ta Sala 03 3D (Dub): 15h00 17h00. Sala 03 3D (Leg): 19h10 21h20. North Jquei Sala 03 3D (Dub): 13h45 16h00 18h20 20h45. Rio Mar Sala 01 4DX 3D (Leg): 21h15. Sala 07 3D (Dub): 13h20 18h20. Sala 07 3D (Leg): 15h50 20h45.

    INSURGENTE INSURGENT(EUA, 2014)Depois dos acontecimentos de Divertente, Tris (Shaile-ne Woodley) e Quatro ( eo James) agora so fugitivos e procurados por Jeanine Mat-thews (Kate Winslet), lder da Erudio. Em busca de respostas, o casal ter que en-frentar inimaginveis desa os enquanto tentam descobrir a verdade sobre o mundo em que vivem.DURAO: 119 min. CEN-SURA: 12 anos. GNERO: Aventura. DIRETOR: Robert Schwentke. ELENCO: Shaile-ne Woodley, eo James, Mi-les Teller.SESSES: North Jquei Sala 01 3D (Dub): 22h00. Sala 05 3D (Dub): 00:01. RioMar Sala 05 MACROXE 3D (Leg): 00h00. Sala 07 3D (Dub): 22h00.

    KINGSMAN:SERVIOSECRETO KINGSMAN: THESECRET SERVICE(EUA, 2015)Adaptao da srie de quadri-nhos criada por Mark Millar. O suspense segue um agente veterano que resolve ajudar um jovem recrutado para uma escola britnica de espies.DURAO: 128 min. CEN-SURA: 16 anos. GNERO: Ao. DIRETOR: Matthew Vaughn. ELENCO: Colin Fir-th, Samuel L. Jackson, Micha-el Caine.SESSES: Iguatemi Sala 01: 13h15 18h35 19h20 22h00. Sala 01 (Dub): 14h00 16h40. Parangaba Sala 04 (Dub): 16h35 21h20 23h55Via Sul Sala 02 (Leg): 15h00 17h45 20h30. North Ma-racana Sala 01 (Dub): 18h30 21h00. Ben ca Sala 03 (Dub): 14h20 20h00. Al-deota Sala 01 (leg): 14h00 16h30 19h00 21h30. Iande Sala 01 (Dub): 16h10 20h50. North Joquei Sala 01 (Dub): 13h00 15h45 18h45 21h45. Rio Mar Sala 01 4DX (leg): 15h00 18h10. Sala 05 MACROXE (Dub): 13h00. Sala 05 MACROXE (Leg): 16h10 19h15 - 22h15. PARA SEMPRE ALICE STILL ALICE(EUA, 2014)Alice Howland tem um ca-samento feliz, trs lhos crescidos e uma renomada professora de lingustica, mas comea a esquecer palavras. Quando recebe um terrvel diagnstico, seus laos fami-liares sero testados.DURAO: 101 min. CEN-SURA: 12 anos. GNERO: Drama. DIRETOR: Richard Glatzer, Wash Westmore-land. ELENCO: Julianne Mo-ore, Alec Baldwin, Kristen Stewart.SESSES: Iguatemi Sala 09: 13h20 19h40 - 21h50 23h59. Ben ca Sala 03 (leg): 17h30. Sala 04: 15h00. Patio Dom Luis Sala 02 (Leg): 15h30 17h30 19h30. Rio Mar Sala 04 VIP (Leg): 17h00 20h00 23h0020h20. SALA 09 (Leg): 14h30 16h50 - 21h45. Sala 09 (Leg): 12h00 19h30.

    RENASCIDADO INFERNO THE LAZARUS EFFECT (EUA, 2015)Cientistas fazem uma pes-quisa para trazer pacientes mortos de volta vida, mas acidentalmente matam uma colega. Desesperados com a situao, eles conseguem tra-zer a garota de volta, mas aca-bam despertando uma fora maligna. Tentando se prote-ger, o grupo tambm procura impedir que a amiga saia do laboratrio. DURAO: 83 min. CENSU-RA: 14 anos. GNERO: David Gelb. DIRETOR: David Gelb. ELENCO: Ator Tamras, Bruno Gunn, Donald Glover, Evan Peters, Jennifer Flowrence.SESSES: Iguatemi Sala 09: 17h35. Sala 09 (Dub): 15h35 19h15. Parangaba - Sala

    05 (Dub): 16h55 21h00. Iande Sala 01 (Dub): 13h50 18h30. North Joquei Sala 04 (Dub): 17h30 22h10. Rio Mar Sala 08 (Dub): 20h10 22h20.

    SIMPLESMENTEACONTECE LOVE, ROSIE(Reino Unido,2014)Rosie (Lily Collins) e Alex (Sam Cla in) so amigos in-separveis, at o dia em que a garota se muda com a fa-mlia para os Estados Unidos. Como car o relacionamen-to dos dois?DURAO: 103 min. CEN-SURA: 14 anos. GNERO: Comdia Romntica. DIRE-TOR: Christian Ditter. ELEN-CO: Sam Cla in, Lily Collins, Tamsin Egerton.SESSES: Iguatemi Sala 07 (Dub): 13h00 15h10 17h20 19h30 21h40 23h50. Parangaba Sala 04 (Dub): 12h15 -14h25 19h10. Del paseo Sala 02 (Leg): 13h30 15h30 17h30 19h30 21h30. North Jquei Sala 04 (Dub): 19h45. RioMar Sala 03 VIP (Leg): 12h50 19h00. Sala 10 (Leg): 16h30.

    SUPERPAISUPERPAI(Brasil, 2014)Diogo (Danton Mello) era o garoto mais popular da escola e o rei das festas e da bagun-a. As meninas queriam estar com ele. Agora, vinte anos mais tarde, apenas um ho-mem comum, pai, marido, trabalhador. Uma reunio da turma de colgio sua chance de sair da rotina e a festa acaba levando a rumos inesperados.DURAO: 86 min. CEN-SURA: 16 anos. GNERO: Comdia. DIRETOR: Pedro Amorim. ELENCO: Antonio Pedro Tabet, Dani Calabresa, Danilo Gentili, Danton Mello.SESSES: Iguatemi Sala 04: 15h20. Via Sul Sala 06: 19h40 21h45. Ben ca Sala 02: 15h25. Ptio Dom Luis Sala 01: 17h55 19h40 21h20. Shopping Iande Sala 01: 14h50 18h50.

    TINKER BELLE O MONSTRO DATERRA DO NUNCA LEGEND OF THENEVERBEAST (EUA, 2014)Mais uma aventura de Tinker Bell e suas amigas. Agora, a fadinha e sua turma preci-sam enfrentar um gigantesco monstro, que ca amigo de Fawn, uma fada que sempre teve bom corao.DURAO: 76 min. CENSU-RA: Livre. GNERO: Anima-o. DIRETOR: Steve Loter. ELENCO: Ginnifer Goodwin, Lucy Liu, Mae Whitman, Me-gan Hilty, Melanie Browne.SESSES: Iguatemi Sa