edicao 21-12-12

12
www.tribunafeirense.com.br R$ 1 ANO XIV - Nº 2.407 FEIRA DE SANTANA, SEXTA-FEIRA 21 DE DEZEMBRO DE 2012 [email protected] ATENDIMENTO (75)3225-7500 3, 4, 5 Os “novos” secretários A despeito de algumas concessões condicionadas pelos arranjos políticos e uma pequena pitada de novidades, ficou patente no anúncio do secretariado de Ronaldo a fidelidade a muitos dos nomes que fizeram parte de seus bem sucedidos mandatos anteriores (alguns dos quais estiveram também no primeiro escalão de Tarcízio Pimenta). Poucos nomes ficaram para definição posterior, mas devem ser anunciados até o final do ano. Foto: Sílvio Tito 10 6 7 Parque ameaçado UEFS mal no Enade Matança: 400 vítimas em 2012 O parque da antiga Lagoa do Geladinho, que nunca foi muito bem cuidado, corre risco de desaparecer. Grande parte de sua área é tomada por um lago, mas a nascente é propriedade privada. As notas de diversos cursos ficaram com conceito 2 na avaliação do MEC, onde o máximo é 5. Alunos acham que a universidade tem deixado a desejar, mas a direção da UEFS acredita que vem formando estudantes com qualidade. Quatro centenas de pessoas foram assassinadas de janeiro até a metade de dezembro de 2012 em Feira de Santana. Feliz Natal e próspero Ano Novo a todos os assinantes e amigos da TRIBUNA FEIRENSE, o jornal que tem compromisso com a verdade Ao lado do vice-prefeito Luciano Ribeiro, Ronaldo chamou um a um os secretários. Sentado de camisa azul, o delegado Mauro Moraes, uma das poucas surpresas

Upload: tribuna-feirense

Post on 11-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Tribuna Feirense, Feira de Santana, Bahia

TRANSCRIPT

Page 1: Edicao 21-12-12

www.tribunafeirense.com.br R$ 1ANO XIV - Nº 2.407FeIRA de SANtANA, SeXtA-FeIRA 21 de dezembRO de 2012

[email protected] (75)3225-7500

3, 4, 5

Os “novos” secretáriosA despeito de algumas

concessões condicionadas pelos arranjos políticos e uma pequena pitada de novidades, ficou patente no anúncio do secretariado de Ronaldo a fidelidade a muitos dos nomes que fizeram parte de seus bem sucedidos mandatos anteriores (alguns dos quais estiveram também no primeiro escalão de Tarcízio Pimenta). Poucos nomes ficaram para definição posterior, mas devem ser anunciados até o final do ano.

Foto: Sílvio Tito

10 6 7

Parque ameaçado UeFS mal no enade matança: 400 vítimas em 2012O parque da antiga Lagoa do

Geladinho, que nunca foi muito bem cuidado, corre risco de desaparecer. Grande parte de sua área é tomada por um lago, mas a nascente é propriedade privada.

As notas de diversos cursos ficaram com conceito 2 na avaliação do MEC, onde o máximo é 5. Alunos acham que a universidade tem deixado a desejar, mas a direção da UEFS acredita que vem formando estudantes com qualidade.

Quatro centenas de pessoas foram assassinadas de janeiro até a metade de dezembro de 2012 em Feira de Santana.

Feliz Natal e próspero Ano Novo a todos os assinantes e amigos da TRIBUNA FEIRENSE, o jornal que tem compromisso com a verdade

Ao lado do vice-prefeito Luciano Ribeiro, Ronaldo chamou um a um os secretários. Sentado de camisa azul, o delegado Mauro Moraes, uma das poucas surpresas

Page 2: Edicao 21-12-12

2 Feira de Santana, sexta-feira 21 de dezembro de 2012 política

[email protected]

Zé Neto

Em contato com este colunista o deputadofez um reparo à nota que fizemos semanapassada sobre as obras do governo, emandamento, em Feira. Ele acrescentou queas obras do Centro de Convenções estãoem andamento e, com um pouco menos deentusiasmo, falou da Lagoa Grande. E,sobre deixar a liderança do governo parauma Secretaria, disse que não está pensan-do nisso. Como já disse, o deputado temseus méritos pelas obras que estão aconte-cendo na cidade.

Violência

A taxa de homicídios, na Bahia, cresceu264% em nove anos. Saímos do 23ª posiçãopara a 5ª em 2009. É o maior problema,porque afeta o fluxo econômico do turismo ea qualidade de vida dos baianos. É, também,o maior fracasso do governo Wagner, quenunca foi capaz de mostrar um enfrentamen-to duro, sistemático, objetivo, da situação.

Natal

Cercado de ofertas, reajustede preços, lojas cheias,mercantilização, chegou oNatal. Sim, andamos exageran-do na troca do sentido peloobjeto, na expressão sentimentalatravés de mercadorias, mas,afinal, é Natal. Atravessamos oano, expostos e lutadores e chegamosao momento em que retiramos as defesas denossos sentimentos e, de alguma forma, fazemos um movimento em direção aooutro. De certa forma, nos sentimos livres e libertos para o agradar, o acariciar, odizer de nossos afetos, que deveria ser diário, mas que se garante pelo menosnesta festa. A Tribuna, como todos, agradece a cada leitor, cada navegante dainternet, assinantes, anunciantes, e, em especial a toda equipe que faz o jornal. Obom jornalismo, a independência, a pluralidade, tem sido nossa marca. Desejamosa todos uma festa cheia de paz, afeto e solidariedade. E que continuem conoscopor mais um período.

Lula

O ex-presidente Lula deseja ser colocadocomo inimputável, acima de críticas, da leie códigos. Por isso emite desculpas que seaproximam do achincalhe com a sociedade.O discurso de “culpa da grande mídia” e“fui traído”, já deu o que tinha de dar. Nadadiz, porque nada pode dizer, sobre sua,digamos, amiga, Rose, que montou umaquadrilha de tráfico de influência, e estásendo acusada de formação de quadrilha,peculato, falsidade ideológica. Foi cúmplice. De cama, mas foi. E as demais acusa-ções - de Valério do mensalão - vão corroendo sua biografia continuamente, atéporque, nem as pedras da calçada acreditam que tamanha ousadia fosse cometida semseu conhecimento. O papel de vítima é discurso para alimentar os partidários. Traído,de verdade, foi o povo brasileiro.

Fragilidade

A série de apagões está virando marcaregistrada do governo. O número excessi-vo sugere fragilidade de manutenção dosistema elétrico, equipamentos obsoletos,má organização e pouco investimento. Istoem um país que cresce a 1%. Há muitomarketing e pouca ação.

Oposição

A oposição brasileira é objeto difícil deestudo. Não tem forma, sentido, nemdiscurso. Não busca os movimentossociais, as instituições, nem construiruma plataforma para nova classe, dita,média. Não é capaz de explicar ao eleitorque o responsável pelos índices deinsatisfação administrativa que demons-tra é o governo, nem mostrar que omesmo é corrupto. Conformada em ser oque é, não o que se espera que ela seja,ainda gasta tempo, doze anos depois, adiscutir o sexo dos anjos do partido.Deprimente.

Esquizofrenia

Bem, 74% desaprovam a Saúde, 68%desaprovam segurança pública, 65%desaprovam carga tributária, 56%desaprovam educação, 51% desapro-vam juros, 50% desaprovam combate àinflação e quase 50% estão escandaliza-dos com notícias sobre corrupção, masDilma tem 78% de aprovação. Ou seja,Presidência é uma coisa, realidade éoutra.

Inadequada

Depois delonga negocia-ção foi indica-do para o TCUo deputadoGildásioPenedo, doPSC. A presen-ça da filiaçãopartidária e anecessidade daindicaçãopolítica mostram o quanto é inadequado eaberrante este modelo de escola deConselheiros de Tribunais de Contas.Sem duvidar previamente do comporta-mento ético do escolhido, mas é evidenteque ele fica sujeito a pressões de quem onomeou. A sociedade não pode abrir mãode ter uma fiscalização isenta, mas,enquanto persistir este modelo teremosmais faz de conta que tribunais.

Marcha da Insensatez

São tantas e tão estúpidas, deslocadas,excessivas, as declarações de nossosdirigentes que é difícil escolher a pior.Quando Gilberto Carvalho, em mensa-gem, diz que a Nação se prepareporque “o bicho vai pegar” ano quevem, falta com o decoro ou com avergonha, ao ameaçar o país. QuandoMarco Maia, usa de sua verborréiavazia, para dizer que a Câmara não vaiobedecer ao Supremo, perdemos orespeito institucional. Chamado deirresponsável, indiretamente, pelosempre brilhante Ministro Celso deMelo, ele devia enfiar a viola no saco eir contar caroço de areia na praia.

Faculdades

O MEC acaba de tomar uma atitudecorreta, suspendendo o vestibular dediversos cursos de algumas faculdades.O ato, no entanto, é uma gota no oceanodo desastre educacional do país. Tivessemais critérios e estivesse menos sujeito afatores influenciadores não se abririamtantas escolas para depois serem fecha-das, o que caba prejudicando os alunos.A Uefs teve um desempenho 3, atrás deoutra faculdade do estado. A Nobre tevenota 2 e a FAT teve cancelado o vestibu-lar de um curso. É preciso mais atençãona liberação e na vigilância dos cursospor parte do MEC.

Page 3: Edicao 21-12-12

3Feira de Santana, sexta-feira 21 de dezembro de 2012 opinião

Observató[email protected]

Valdomiro Silva

Secretaria de Comunicação, o próximo desafioCaminhando para

completar 29 anos de trabalho ininterrupto na imprensa local, estarei, nos próximos dias, dando uma pausa nessa atividade. A partir de 1º de janeiro, precisamente, me afasto dos comentários no rádio, da coluna política do Tribuna Feirense e do blog no site deste jornal. Pela primeira vez nessas quases três décadas, deixo de atuar no jornalismo, no sentido de observar os problemas da cidade, especialmente no campo do governo, discutir soluções, analisar os fatos políticos.

Convidado pelo

prefeito eleito José Ronaldo, aceitei ocupar o cargo de secretário municipal de Comunicação Social. É um momento especial, por diversos motivos. Sair do jornalismo no sentido da atuação direta na imprensa é algo que, certamente, me fará falta. Me dediquei durante todo esse período a denúncias, críticas, propostas, elogios também, diante cotidiano da nossa cidade.

Conquistei, modéstia à parte, mais simpatizantes do que contrários, nessa longa jornada. Me orgulho de ter tantos amigos, dentro da minha categoria, e alguma credibilidade junto a ouvintes e leitores que

sempre prestigiaram o meu trabalho, aos quais dedico os êxitos dessa trajetória.

Do dia 2 de maio de 1984, quando minha Carteira de Trabalho foi assinada pela primeira vez por um veículo de comunicação, o jornal “Feira Hoje”, lamentavelmente extinto, até esta data de 21 de dezembro de 2012, foram milhares de artigos e reportagens, nos diversos meios de comunicação. Muito me honra ter atuado, nesta terra, em rádio, jornal, televisão, assessoria de imprensa política e mais recentemente na internet.

Serei eternamente grato às diversas emissoras e

jornais que me acolheram no curso desta jornada - além do “Feira Hoje”, o jornal “Tribuna da Bahia”, a TV Subaé, as rádios Sociedade, Povo, Cultura e Subaé AM, onde atualmente me encontro e da qual me afasto agora, além desta Tribuna, da qual fui um dos fundadores. Como servidor efetivo da Câmara Municipal, estarei me licenciando do cargo de redator de notícias para que possa cumprir essa missão no Poder Executivo.

Comemoro o fato de que mesmo os cidadãos que, em algum momento, foram alvo de reportagens ou opiniões que lhes tenham negativas, me

mantenham o respeito – mesmo que não aprovem algo que tenha sido escrito ou falado, e acho mesmo que devo ter falhado várias vezes, ainda que jamais de forma deliberada.

Sinto-me realizado pelo bom transito e pela consideração dos diversos segmentos sociais e políticos da minha terra – me atrevo a considera-la assim em vista de que aqui cheguei ainda adolescente, constitui família e me assentei profissionalmente, não bastasse o título de Cidadão Feirense que me foi conferido este ano pela Câmara e que devo oficializa-lo em breve.

E assim, leitores, me

despeço temporariamente dos senhores.

Nada definitivo, é claro. Cargo de confiança em governo, todos sabem, pertence a quem tem o poder da caneta que nomeia e exonera a qualquer tempo. Assim, inicio este novo desafio, de integrar uma equipe de governo, com a pretensão de cumprir todo o período previsto de quatro anos e realizar um bom trabalho em benefício da sociedade, facilitando o acesso às informações de seu interesse emanadas das ações governamentais, mas“o futuro a Deus pertence”.

É cedo para falar em metas e estratégias mas as temos

É cedo, muito cedo, para falar em metas e estratégias de trabalho na Secretaria de Comunicação. Posso dizer, neste momento, que cada jornalista, como em outras profissões, têm características que são comuns uns aos outros, mas há também as peculiaridades. E são as características próprias que fazem as pessoas

se diferenciarem umas das outras.

Em um órgão público, existem prioridades que são imediatas, mas há também aquelas que devem, por prudência e necessidade de planejamento, esperar o momento certo de serem colocadas em prática. Teremos, portanto, algumas ações que por sua natureza devem ser implementadas logo, e outras que vão ser aplicadas ao longo dos

Convite diretoAgradeço ao prefeito eleito

José Ronaldo a deferência, entre tantos outros bons nomes do nosso jornalismo para ocupar tão nobre cargo público. Sei que minha escolha é eminentemente técnica, posto que meus únicos padrinhos se encontram a quase duas centenas de quilômetros daqui – alguns já partiram desta vida - e nada têm a ver com a política. Mesmo que houvesse sido fruto da indicação de algum amigo, padrinho ou não, isto não diminuiria a minha responsabilidade na nova missão, ao contrário, pois teria que responder por mim e por meu avalista.

Aceitei o desafio por algumas convicções. Há algum tempo, resultado de amadurecimento que a idade proporciona, me habituei a acatar os desafios que a vida nos impõe. Obviamente, tem considerável peso o fato de se tratar o futuro prefeito de um político bem avaliado, que já realizou duas boas gestões municipais e tido como homem que honra a palavra. Com a experiência acumulada durante tanto tempo na imprensa e conhecimento razoável dos problemas do município, creio que posso ser útil no novo projeto de governo.

Nas primeiras linhas deste emaranhado, disse que esse é um momento especial por algumas razões. Já expliquei sobre a abrupta mudança que ocorrerá em minha vida profissional, deixando de ser repórter e articulista para ocupar um cargo público de outro nível. Sinto-me, por outro lado, otimista com as perspectivas.

Sei dos rincões de onde saí, no paupérrimo

Nesse período em que estiver entre os auxiliares diretos do prefeito eleito José Ronaldo, aos que apreciam os meus textos nem sempre agradáveis, peço que continuem me tolerando. Devo estrear semana que vem uma nova coluna, agora com escritos que vão tratar não rotineiramente de política, nem de

próximos quatro anos. Posso afirmar que, à

frente da Secom, estarei sempre aberto ao diálogo, especialmente com os veículos de comunicação e colegas de profissão, transparente em todos os atos, procurando o máximo de correção e justiça. O foco da Secretaria será o cidadão. É ele quem mais necessita do serviço público e deve ser sempre o objetivo final.

Convicções

povoado de Queimadas do Curral, município de Valente na Região do Sisal, das dificuldades enfrentadas desde que aqui cheguei, em 1982, para estudar: um caderno debaixo do braço, nenhum livro – por absoluta falta de condição financeira da minha família, que já fazia esforço extraordinário para me colocar em uma das turmas do curso de Técnico em Redação - e duas pernas para percorrer algo em torno de 10 quilômetros

entre ida e volta ao Colégio Estadual diariamente, uma vez que também faltava dinheiro para o ônibus.

Justamente por conhecer o lado mais duro da vida, valorizo cada centímetro de espaço conquistado e busco corresponder, com afinco e seriedade no meu trabalho, em todas as missões e desafios que me são apresentados.

Valorizar as conquistas

Agora, crônicasgoverno – salvo em situações especiais. São histórias que pretendo contar, nesse espaço, vinculadas a fatos e situações que considero curiosas e que, em meu ponto de vista, podem trazer algum entretenimento, quem sabe até ajudar a pessoas que estejam interessadas, como eu, a tentar decifrar alguns dos mistérios dessa nossa existência.

Devo, de antemão, avisar que não esperem nada parecido com as brilhantes e imperdíveis crônicas com as quais somos brindados neste mesmo periódico pelo poeta, articulista e cronista César Oliveira, mestre do ofício e grande baluarte do jornalismo, por manter heroicamente estas páginas semanais.

Page 4: Edicao 21-12-12

4 Feira de Santana, sexta-feira 21 de dezembro de 2012

ASSIM FALOU

opinião cidade

[email protected]

Glauco Wanderley

JOÃO HENRIQUE, prefeito de Salvador

“Seremos candidato em 2014. É a vontade do povo”a ameaça foi feita logo depois da rejeição de suas contas pela Câmara, o que segundo João, não o torna inelegível por oito anos

MARIALVO BARRETO, vereador do PT

“Tenho vergonha de olhar na cara de alguns membros do meu partido por terem fugido dos padrões ideológicos”despedindo-se da Câmara, sem dar nome aos bois

JOSÉ GUIMARÃES (PT-CE), vice-líder do governo na Câmara Federal

“Não são apenas ataques a Lula, mas à democracia e ao país. Lula é um construtor de sonhos e da ética na política”

BRUNO ARAÚJO (PE), líder do PSDB na Câmara

“É estranho falar em golpismo da oposição quando o PT é que faz campanha para desmoralizar o Supremo Tribunal Federal. Por que o ex-presidente Lula não fez nem menção de processar o publicitário Marcos Valério por calúnia e difamação?”

Na edição da semana passada, em que tratamos dos números do PIB divulgados pelo IBGE, a tabela com os 20 maiores PIBs da Bahia saiu errada, com dados de 2008, ao invés de 2010, que é o dado novo divulgado pelo IBGE e que constava corretamente em outras duas tabelas na página.

Segue abaixo a lista correta, que sofreu poucas alterações nestes dois anos. Apenas Mucuri saiu da lista de

Correções sobre o PIb20 maiores, cedendo lugar para Teixeira de Freitas. Entre os municípios restantes houve algumas trocas de posição no ranking.

Houve ainda o que considero um erro conceitual, quando fiz menção à expansão observada em cinco anos (de 92%), mas não registrei o avanço de 2009 para 2010, de 13,5%, um número quase duas vezes maior que o crescimento do PIB nacional naquele ano, de 7,5%.

20 maiores PIBs baianos em 2010 (1 000 R$)

1 - Salvador 36 744 670

2 - Camaçari 13 379 554

3 - São Francisco do Conde 9 848 259

4 - Feira de Santana 7 433 139

5 - Candeias 4 204 817

6 - Simões Filho 3 690 063

7 - Vitória da Conquista 3 469 179

8 - Lauro de Freitas 3 156 015

9 - Itabuna 2 582 489

10 - Ilhéus 2 241 975

11 - Dias d’Ávila 2 172 583

12 - Paulo Afonso 2 111 521

13 - Luís Eduardo Magalhães 2 101 470

14 - Juazeiro 1 927 198

15 - Barreiras 1 874 212

16 - Jequié 1 675 164

17 - Alagoinhas 1 616 466

18 - Eunápolis 1 284 837

19 - Teixeira de Freitas 1 272 166

20 - Pojuca 1 009 945

Não haveria razão para supor que seria diferente. Afinal, Ronaldo governou oito anos com uma equipe que recebeu elevada aprovação popular e nunca deu sinais de desincompatibilização com nenhuma destas pessoas. Portanto, em sua quase totalidade, o anúncio do secretariado não trouxe surpresas.

Os nomes mais identificados com o prefeito que vai para seu terceiro mandato, foram secretários também de Tarcízio. Alguns ficaram até bem perto do fim, outros saíram antes. De Carlos Brito, José Pinheiro e João Marinho Gomes Júnior, pode-se dizer que estão indo para o quarto mandato.

Antônio Carlos Borges Jr. (que serviu ao governo Tarcízio na Habitação), além de vice-prefeito, ocupou várias secretarias enquanto Ronaldo governou. Entre elas a mesma (Desenvolvimento Econômico) para a qual foi escalado agora.

Ozeny Moraes, secretário durante

Quarto mandatoquase todo o governo de Tarcízio, volta ao mesmo posto. Mário Borges retorna, ainda que em outra pasta.

A lista de nomes previsíveis é maior, mas justamente por isso não citarei todos. Um retorno não previsível é o de Denise Mascarenhas na Saúde, já que no governo Tarcízio foram lançadas suspeitas sobre sua gestão, no episódio das pulseirinhas para identificação de recém-nascidos, compradas em excesso no Hospital da Mulher. O caso não chegou a um desfecho conclusivo. Porém Ronaldo sempre se mostrou muito cioso em relação a suspeitas de irregularidade e portanto surpreende a escolha. No próprio evento de apresentação do primeiro escalão, Ronaldo enfatizou a honestidade “até a alma” como virtude de pelo menos três dos nomeados.

A Saúde teve uma grande expansão de serviços e da rede física nos mandatos de Ronaldo. Mesmo assim, a insatisfação popular não diminuiu e ele mesmo considera que está entre as três maiores queixas da

comunidade (ao lado de trânsito e transporte coletivo).

A previsibilidade do secretariado é certeza de que teremos mais do mesmo nessa terceira gestão de Ronaldo? Não. Depende do comandante. Basta ver que parte desta equipe estava no governo que acaba no próximo dia 31 sob reprovação recorde.

No campo das novidades, a maior é Wilson Couto. Fora ele, estão aqueles que entram em função das alianças políticas (como Ildes Ferreira, indicado de Colbert e Sandro Ricardo, ex-presidente do PSDB) ou que ocupam pastas onde Ronaldo nunca encontrou o nome ideal, como a Educação, entregue agora a uma funcionária da secretaria.

O delegado Mauro Moraes é novidade, porque a própria pasta que ocupa é, pois foi criada no governo Tarcízio Pimenta. Pasta que, a propósito, a despeito de algumas iniciativas no âmbito da Guarda Municipal e da boa intenção de monitorar a cidade com câmeras de vigilância, mostrou resultado

zero no que diz respeito à redução da medonha, assombrosa e vergonhosa taxa de homicídios. A nomeação de alguém do ramo indica que pode-se ter alguma efetividade desta vez, já que Mizael Freitas, portador de uma farda da PRF, entrou para o governo por razão política e não profissional.

Na Comunicação, Anchieta Nery sempre fez parte daquele grupo de confiança de Ronaldo, mas como já se tinha como certo que não seria secretário, Ronaldo foi em busca de uma escolha técnica. Como Tarcízio que no começo escolheu Edson Borges, Ronaldo optou pelo irrepreensível colega Valdomiro Silva, que como editor e proprietário desta Tribuna Feirense, por tantas vezes cobrou, cutucou e incomodou seu governo durante oito anos. Vai para o cargo, portanto, por competência e não por afinidade política (a propósito, pelo que conversei com ele na véspera da revelação dos nomes, não há, a princípio, aquela ideia que andaram ventilando, de trabalhar a Comunicação como mecanismo de trampolim estadual do nome de Ronaldo).

Page 5: Edicao 21-12-12

5Feira de Santana, sexta-feira 21 de dezembro de 2012 cidade

[email protected]

Adilson SimasFeIRA ONtem

Secretário de Serviços Públicos nomeado pelo prefeito João Durval e mantido no cargo quando José Raimundo Azevedo assumiu a prefeitura, o suplente de vereador Maurício Carvalho foi o alvo da primeira sessão do mês de novembro por conta da precariedade da iluminação pública nos quatro cantos da cidade.

Segundo o decano jornal Folha do Norte que circulou no dia 5, naquela sessão o vereador Tarcízio Pimenta (PMDB) já eleito deputado disse que a iluminação “está sendo feita por vaga-lume e faróis dos

Poesia mercantilista

A grande descoberta de Josué

Só não vê quem não quer

O prefeito Colbert Martins já havia mandado publicar o edital para as obras de restauração transformando em “Mercado de Arte Popular”, o velho mercado municipal desativado pelo ex-prefeito José Falcão em janeiro de 1977, quando a feira-livre passou a ser realizada no Centro de Abastecimento.

Diante das notícias que voltaram a circular pela cidade dando conta que o Banco do Brasil estava interessado na compra do imóvel, encerrada a sessão de

quarta-feira, 5 de julho de 1978, os repórteres procuraram o governista Otaviano Campos, que não pensou duas vezes para opinar:

- O sol nasce para quem compra e se põe para quem vende...

Sem a presença da candidata laranja Cristiane Fernandes, (PSN/PTB) foram muitos os debates nas eleições municipais de 1996 e inesquecíveis os duelos entre os prefeituráveis Everaldo Soledade (PPS) e Josué da Silva Mello (PFL).

Num deles, após exaltar o modelo cubano de saúde, e garantir que, se eleito, no seu governo o feirense teria a mesma assistência médica, Josué, “o magnífico reitor” continuou sua fala como que dando

automóveis”; Messias Gonzaga (PCdoB) considerou a situação insustentável; ficando o tiro certeiro a cargo de José Dias (PFL) que subiu à tribuna e denunciou:

- Até em frente à sede da secretaria, na cara do secretário, existem postes sem lâmpada...

aula: “a importância das cidades do mundo moderno passa pela atenção que deve ser dada ao homem, pois é na cidade que o homem mora”. Foi interrompido por Everaldo, o candidato “ preto e branco” que levantou a plateia:

- Gente, o Josué descobriu que homem mora na cidade; Tarzan deve estar insatisfeito...

BATISTA CRUZ

Os nomes que ocuparão as secretarias de Cultura, Esporte e Lazer, da Fundação Cultural Egberto Costa, da Superintendência Municipal de Trânsito e do Instituto de Previdência do Município ainda serão alvo de especulação nos próximos dias. Ao anunciar o secretariado na manhã desta quinta-feira (20), o prefeito José Ronaldo deixou de fora estes cargos.

Ele afirmou que os nomes serão divulgados até o dia 1º de janeiro, quando toma posse. Estuda, no caso da Secel e da Fundação Egberto Costa, uma maior sincronia entre ambas. Com relação à SMT, espera indicar uma pessoa com larga experiência no setor, preferencialmente que já tenha divulgado estudos na área.

A novidade no primeiro escalão foi o anúncio do cargo que vai ser ocupado pelo arquiteto Arcênio Oliveira. O futuro prefeito admitiu que ainda não sabe se o órgão, que atuará nas áreas de gestão e convênios, vai ser uma secretaria ou superintendência.

Ronaldo afirmou estar consciente do trabalho que o espera e classificou como “assustadores” os relatórios que está recebendo. Citou o caso de um débito grande com a Embasa (vou procurar a empresa para conversar) e que 62 automóveis da Secretaria de Saúde estão com problemas

mecânicos.Ele acrescentou

que procurou a UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) em busca de orientação técnica para elaboração do Plano Diretor da cidade.

Além dos secretários, alguns nomes foram anunciados para compor o segundo escalão, como o do cadeirante Carlos Lacerda, que vai ser nomeado para uma diretoria na Secretaria de Desenvolvimento Social. Revelou que ainda não definiu quem vai ser o chefe da Guarda Municipal, mas que o subchefe vai ser um servidor do quadro.

O futuro prefeito confirmou que os cargos intermediários serão ocupados paulatinamente. Primeiro, argumenta, pretende observar as condições financeiras da prefeitura, para depois viabilizar as nomeações. Mas os chefes de gabinetes, e os titulares de algumas diretorias, como a do Centro de Abastecimento, serão nomeados no primeiro dia do governo. O salão do Espaço JR Eventos ficou pequeno para tanta gente. Curiosos, políticos eleitos e derrotados no último pleito e jornalistas ficaram atentos para cada nome anunciado.

Entre os políticos, destaque para os discretos três vereadores eleitos pelo PT, Beldes, Alberto Nery

e Pablo Roberto. Não se tem notícia de que antes petistas participassem de um evento realizado pela oposição. Deram uma lição de cidadania. “Foi um gesto simbólico e elegante. Mostraram que estão preparados para a causa pública”, registrou Ronaldo de público.

Ronaldo apresenta equipe da nova gestão

Administração – João Marinho Gomes Júnior

Agricultura – Ozeny Moraes

Chefe de Gabinete – Mário Borges

Comunicação Social – Valdomiro Silva

Desenvolvimento Econômico – Antônio

Carlos Borges Júnior

Desenvolvimento Social – Ildes Ferreira

Desenvolvimento Urbano – José Pinheiro

Educação – Jayana Ribeiro

Fazenda – Expedito Eloi

Governo – Paulo Aquino

Habitação – Sandro Ricardo

Meio Ambiente – Roberto Tourinho

Planejamento – Carlos Brito

Prevenção à Violência – Mauro Moraes

Saúde – Denise Mascarenhas

Serviços Públicos – Wilson Couto

Transportes e Trânsito – Major Ebenezer Tuy

Presidência da Fundação Hospitalar –

Gilbert Lucas

Direção do Hospital da Mulher – Charline

Portugal

Superintendência do Procon – Suzana

Mendes

Foi uma solenidade descontraída. José Ronaldo lembrou as coincidências da trajetória pessoal e política com o vice-prefeito Luciano Ribeiro. Ambos nasceram em Paripiranga, moraram em Cícero Dantas e foram eleitos em Feira como vereador e deputado estadual.

Primeiro escalão

Major Ebenezer Tuy, que vai para a secretaria de Transportes e Trânsito, cumprimenta o prefeito eleito

Foto: Sílvio Tito

Page 6: Edicao 21-12-12

6 Feira de Santana, sexta-feira 21 de dezembro de 2012 cidade

BATISTA CRUZ

Oito cursos oferecidos pela UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) não foram bem no último Exame Nacional do Ensino Superior (Enade). Ficaram com nota 2 no CPC (Conceito Preliminar de Curso) – que varia de 1 a 5. A média é considerada insatisfatória pelo Ministério da Educação.

Devem participar obrigatoriamente do exame estudantes que estão se formando. Os cursos com nota baixa foram os seguintes: bacharelados de Física e Biologia; Engenharia Civil e licenciaturas de Letras, Educação Física, Biologia, Geografia, História e Matemática.

A avaliação em questão foi realizada em 2011 e levou em consideração o desempenho dos estudantes no Enade, mas não só isso. A prova representa 55% do índice, que também avalia a infraestrutura (15%) e o corpo docente (30%).

Notas do Enade das

UeFS mal avaliada pelo meC

instituições podem ser usadas como critério de contratação dos profissionais que saem de uma universidade, por ser um dos parâmetros de aferição de qualidade. Estudantes afirmam que a responsabilidade das notas baixas devem ser divididas entre eles e a instituição. Apontam que os cursos têm deficiências que vêm se agravando ao longo dos

anos e que muitos não respondem os testes, como forma de protesto.

Entretando nenhum dos cursos sofreu intervenção do Ministério da Educação, que determinou, na quarta-feira, a suspensão dos vestibulares para 207 cursos superiores de todo país. De Feira apenas um, da FAT (Tecnologia em Rede de Computadores).

Para as estudantes de

Letras com Espanhol, Letícia Marinho e Taíse Souza, o curso pelo qual optaram não está correspondendo às expectativas. “Falta compromisso do Departamento para com o curso”, avalia Letícia. Além de professores, afirma Taíse, faltam livros e a grade curricular está defasada.

Não são poucos os

estudantes que defendem abertamente a ausência no Enade – comportamento nascido desde a primeira edição, quando era conhecido como Provão. “Não atesta nada em termos de conhecimento. Por isso defendo o boicote”, diz o estudante de Biologia, Eduardo Freitas.

Matriculada no quarto semestre de História, Karoliny Matos diz que o curso enfrenta alguns problemas, mas que sempre há uma conotação política com relação à não participação do Enade. “Eles pregam o boicote mas a gente não sabe realmente por quê”, admite.

Gilberto Martins, que estuda Engenharia Civil, reconhece que mesmo sendo a UEFS uma instituição de referência tem seus problemas. Mas credita parte da nota à decisão dos estudantes, de não responder à prova do Enade. “Mas deve-se fazer alguma coisa para melhorar”, defende.

Aluna do sexto semestre de História, Silmara

Pereira afirma que os resultados não refletem completamente a realidade do curso, porque boa parte dos estudantes apenas assinou a prova. “Eles boicotaram e fizeram a parte que lhes garantiu o diploma, que foi apenas assinar”.

Para o coordenador do curso de história, Rodrigo Osório, os estudantes defendem erroneamente a tese de que para melhorar é necessário que haja uma queda no conceito. “Quanto melhor o curso, mais recursos serão disponibilizados para ele”.

A administração da UEFS distribuiu nota questionando os resultados e assegurando que a instituição oferece cursos de boa qualidade, o que pode ser atestado pela aprovação acima da média de alunos de Direito na OAB e de Medicina em residências, além do desempenho dos alunos de Engenharia, que conseguem empregos antes de concluir o curso.

Taíse: currículo defasado Gilberto critica o boicote Silmara: alunos só assinaram

BATISTA CRUZ

Page 7: Edicao 21-12-12

7Feira de Santana, sexta-feira 21 de dezembro de 2012 cidade

Esta semana, faltando duas para o fim do ano, Feira de Santana, alcançou a marca de 400 homicídios. Um novo recorde (em 2011 foram 366), que curiosamente não causa comoção, protestos, nem preocupação.

Em Feira, a taxa de homicídios por grupo de 100 mil habitantes em 2010 já estava em 61,4, de acordo com o Mapa da Violência, levantamento nacional feito pelo Instituto Sangari. Mais do que Salvador (taxa de 55,5, segundo a mesma fonte) e muito mais do que Rio de Janeiro (24,3) e São Paulo (13,0).

Como se fosse desculpa, polícia e governantes dizem que a violência é causada quase na sua totalidade pelo tráfico de drogas. Uma maneira sutil de culpar as vítimas pela própria morte. A polícia diz que elucida metade dos crimes (o que já não é muito) e a Justiça faz menos ainda. Em 2012, foram julgados no Fórum Filinto Bastos 22 homicidas. Alguns cometeram crimes em outra cidade e vieram ao fórum feirense

Novo recorde: 400 homicídios no ano

apenas para o julgamento. E o número ainda foi comemorado no Judiciário, porque em 2011 os júris não chegaram a 10.

“A certeza da impunidade impulsiona as atividades criminosas”, analisa o secretário de Prevenção à Violência, Mizael Freitas. Ele contabiliza mais de 2,5 mil pessoas assassinadas em Feira de Santana nos últimos sete anos.

A violência não escolhe idade ou gênero, mas se instala com toda força e

perversidade em bairros onde se concentram os mais pobres. Mizael observa que a forma como os assassinos matam suas vítimas, “mais parece execução”, o que o leva a concluir que um esquadrão da morte opera na cidade. “As vítimas não têm chances de defesa. Além disso, os tiros atingem áreas letais, como o tórax e a cabeça”. Muitas vezes estes assassinos usam pistolas de alto poder de letalidade, cujo uso legal é exclusivo da polícia e praticam

o crime valendo-se da agilidade das motos e do anonimato proporcionado pelos capacetes.

Mizael corrobora a interpretação de que a violência está centrada no submundo das drogas, seja por acerto de contas entre grupos rivais, pagamento – com a vida – por dívidas contraídas com traficantes ou disputa pelos pontos considerados mais rentáveis pelo tráfico.

O secretário argumenta que combater a violência e prevenir um comportamento violento não é atividade das mais fáceis. Para ele, deve-se aliar ações sociais do estado com ONGs parceiras e iniciativas de segurança pública, pois reprimir apenas não resolve. Em Feira, há o Protejo, projeto do governo federal operados pelos municípios, que tem 200 inscritos. O projeto oferece a jovens em situação de risco, formação profissional e uma ajuda de custo mensal. Em contrapartida, ele deve participar de 70% das atividades oferecidas.

Outro ponto apontado por Mizael como positivo é a entrega voluntária de armas de fogo,

Mizael afirma que mais câmeras estão garantidas

desenvolvida na cidade pela ONG Movpaz. O posto de entrega já recebeu mais de três mil revólveres, pistolas, rifles e outros tipos de arma. “Em dois anos recolhemos mais armas do que Pernambuco inteiro”, comemora o secretário. O procedimento é feito na Casa da Paz, no conjunto ACM, na avenida de Contorno.

Em Feira de Santana há 72 câmeras de segurança instaladas nos últimos anos pela prefeitura. Apenas 18 estão direcionadas às ruas. O restante foi

colocado em órgãos públicos. De acordo com Mizael Freitas, a cidade vai ganhar um reforço neste sistema de vigilância. Diz o secretário, que deixa o cargo dentro de 11 dias, que serão instaladas mais 196 câmeras em pontos considerados estratégicos, como distritos, bairros mais violentos, parques, no centro, estações de transbordo e nas entradas da cidade.

(com reportagem de Batista Cruz)

Page 8: Edicao 21-12-12

8 Feira de Santana, sexta-feira 21 de dezembro de 2012 cultura

[email protected]

Sandro Penelu Cultura e Lazer

ATRAÇÃO LOCAL HORA ENDEREÇO

Net Bahia Quiosque do Mazinho 21 Praça de Alimentação - Centro

Sandro Penelú O Biongo 21 Rua Edelvira de Oliveira – Pt. Central

Banda New Beatles Brazil Antiquário Pub 22 Rua Gal. J. Pedra – Pt. CentralWillian Dicastro, Gabriela Moraes , Banda Seleta e Rafael Leal Kabanas 22 Capuchinhos

Banda Negra Cor e Rafael Leal Johnnie Club 22 Rua S. Domingos

Luciano dos Anjos Cidade da Cultura 21 Conj. João Paulo

Atração LOCAL HORA ENDEREÇO

Banda New Beatles Brazil Antiquário Pub 22 R. Gal. J. Pedra – Pt. Central

Alan Oliveira Quiosque do Mazinho 21 Praça de Alimentação

Marizelya e os coisinho Botekim Tematic Bar 22 Av. João Durval

Zelitágua Cidade da Cultura 21 Conj. João Paulo

Banda Pra Casar e Gabriela Morais Johnnie Club 22 Rua São Domingos

Os Meninos de Seu Zé The King 22 Av. Getúlio Vargas

Willian de Castro The House 22 Av. João Durval

SHOWS AO VIVO

SÁBADO 22/12

Fazendo parte das comemorações dos seus quinze anos de atuação, a Academia Arte de Dançar promove o espetáculo de dança “A história da arte de dançar”, nesta sexta e sábado, 21 e 22, no Teatro Margarida Ribeiro, a partir das 19 horas.

O espetáculo faz um resgate da história da dança: como o homem dançou nas várias épocas e em diferentes sociedades; como os diferentes estilos nasceram e se propagaram, mostrando como a história do homem colaborou para a formação da dança e suas modificações.

A entrada é um quilo de alimento não perecível.

A história da dança

Gemicrê lança livroO escritor Gemicrê Nascimento acaba de lançar o seu

mais recente trabalho, intitulado “As aventuras de Piteco e os grafismos primitivos de Iraquara”.

O livro aborda um levantamento de figuras rupestres, localizadas em alguns dos sítios arqueológicos da cidade de Iraquara, na Chapada Diamantina e ainda um estudo sobre o protagonista infantil Piteco, uma alusão ao homem primitivo brasileiro, criado pelo desenhista Maurício de Sousa.

Um bom público prestigiou a noite do lançamento, que aconteceu na Livraria Nobel, em Feira de Santana, no último dia 13. A obra representa um recurso didático-pedagógico para atividades de educação ambiental, que, sem sombra de dúvidas irá colaborar e muito no conhecimento e nas práticas pedagógicas acerca do assunto. Mais dicas culturais em: www.infcultural.blogspot.com

SEXTA-FEIRA 21/12

Page 9: Edicao 21-12-12

9Feira de Santana, sexta-feira 21 de dezembro de 2012 opinião

15 TAREFAS PRODUTIVAS, EM ÁGUA FRIA. TERRA BOA, PLANA.

R$ 2.500,00 A TAREFA.VENDO TOTAL OU PARCIAL.

(75) 8125-3011/(75) 9196-0092/(75) 9935-2751

VENDEM-SE

Roquinho do carburador e injeção eletrônica deseja aos seus clientes e amigos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

[email protected]

Itamar VianArcebispo metropolitano

Luzes no Caminho

Invista R$ 1.000,00Lucro garantido R$ 315 -

Semestre, R$ 630,00 - Anual. Outros valores consulte-nos.

FONES: 75 – 8125-3011/ 9196-0092/ 9935-2751

Agropecuária Estrela de Davi S.A. ( Em formação)

O menino e o mendigoO MENINO ficou feliz com a vista de seu amigo e num gesto

significativo estendeu os braços na direção do velho. Antes que a mãe pudesse impedir, Maurício jogou-se nos braços do amigo. Suas velhas mãos maltratadas o acolheram com ternura infinita. O velho homem, com o menino nos braços, olhou para os pais e disse com voz segura: cuidem deste menino! E continuou: Deus vos abençoe; vocês me deram um grande presente!

O CARRO partiu silenciosamente e para disfarçar a emoção foi ligada uma música, por ironia, uma música natalina. Rompendo o silêncio, o pai disse: que Deus nos perdoe! Ele havia acabado de perceber e entender o amor de Cristo através da inocência de uma criança que não viu a sujeira, que não fizera nenhum juízo. Onde os adultos viram apenas um monte de roupas sujas e uma vida indigna, o menino viu um irmão. Era véspera de Natal.

O NATAL provoca o milagre do renascimento humano e espiritual porque, para além de todos os aspectos visíveis e materiais, nele contemplamos o grande milagre da história: Jesus veio morar entre nós. O povo, que andava na escuridão viu uma grande Luz (j 1,14). Nesse dia, cada criança é o rosto de Deus e a face de Deus é a de uma criança.

PEÇAMOS aos pastores que nos ajudem a ter ouvidos para ouvir cantos de anjos, a recuperar a sensibilidade a nós concedida por Deus quando nos criou à sua imagem e semelhança. Vamos pedir a Jesus menino um coração de criança para reconhecer em cada pessoa um irmão, uma irmã e dizer com toda a verdade de nossa vida: Feliz Natal!

O casal instalou-se numa das únicas mesas livres do restaurante. Para o pequeno Maurício foi providenciada uma cadeira especial. O almoço nem havia começado e Maurício batia palmas animado: já conseguira um amigo. Tratava-se de um mendigo, velho esfarrapado e sujo.

MAURICIO estava encantado com seu novo amigo. Cada um deles, em intervalos regulares, fazia algumas micagens e criancices e ambos riam felizes. Os frequentadores do restaurante, discretamente, acompanhavam a cena insólita. Só os garçons fingiam não perceber. O casal estava constrangido. Era possível que logo, logo, o mendigo tocasse no filho, tamanha era a familiaridade.

O ALMOÇO foi abreviado e com um sentimento de alívio, dirigiram-se ao caixa, já com o menino no colo. O mendigo, felizmente, desapareceu. A mãe, mentalmente, rezou a Deus: ajuda-me a sair daqui antes que ele apareça! A oração foi inútil, pois o mendigo estava na porta do restaurante. Evidentemente, queria despedir-se.

Esgotados nossos recursos de localização e tendo em vista encontrar-se em local não sabido, convidamos a Sra. VIVIANE MASCARENHAS SERRA a retornar ao emprego na função de empregada doméstica na casa de KEILLA MASCARENHAS SANTOS DALTRO e JOÃO DALTRO FILHO, ou justificar as faltas desde 07/12/2012, sob pena de ficar rescincido, automaticamente, o contrato de trabalho.

Feira de Santana, 18 de dezembro de 2012.

Page 10: Edicao 21-12-12

10 Feira de Santana, sexta-feira 21 de dezembro de 2012 cidade

BATISTA CRUZ

Os olhos d’água que surgem em meio à densa e variada vegetação mantêm cheio o lago do Parque Erivaldo Cerqueira, na avenida José Falcão. A água chega ao parque por uma manilha. O problema é que o terreno de onde brota não pertence ao município. Se o proprietário interromper o fluxo, o equipamento público perde a razão de existir.

Discretamente o aterramento da área vizinha ao parque vem estreitando o espaço,

Um parque eternamente incompleto

CARtA de AGRAdeCImeNtONa certeza de que a unidade e o compromisso norteiam

o bom desenvolvimento de um trabalho eficiente, devendo ser a gestão pública um ambiente ainda mais perseguidor da competência e de bons resultados, agradeço à equipe que caminhou comigo durante o período em que estive na Secretaria municipal de Saúde de Feira de Santana. trilhamos a busca pela excelência no atendimento da saúde pública da nossa cidade, tendo conquistado avanços consideráveis. O empenho de todos foi essencial nesta construção, que gerou uma das experiências pessoais mais marcantes, criando um elo entre a medicina e a vida pública. Por esta oportunidade, agradeço ao prefeito Tarcizio Pimenta, que me confiou a desafiante função de Secretário Municipal de Saúde.

Oportunamente, reverencio o povo feirense que, por repetidas vezes, confiou no meu trabalho e elegeu-me legislador desta cidade. Foram seis anos de busca por uma Feira de Santana sempre melhor, comprometido com cada um que me escolheu como representante na Casa Legislativa.

A todos, até breve.

Getúlio barbosa

que mede cerca de dois hectares. Entulhos são despejados em dois pontos e preparam o terreno para novas construções.

São as mesmas nascentes que no passado abasteciam a Lagoa do Geladinho, onde o parque foi construído, e que era usada como espaço de lazer pelos moradores da região, bem como para dar banho em animais.

Uma placa informa que o local é impróprio para o banho e para a retirada de água e ainda que a área está em estudo para preservação ambiental. Mas o que se vê

é o descarte de lixo, com muitos sacos plásticos jogados. A água que sai do terreno encharcado é clara, parece limpa, mas o lago é escuro.

De acordo com um vigilante do parque, o terreno vem sendo usado com frequência para práticas como o consumo de drogas e relações sexuais. Em uma destas trilhas pode-se ver uma lona plástica estendida, denotando que fora usada para proteger corpos da vegetação ou da umidade do solo.

“Para que este parque

tenha vida longa é preciso que a prefeitura desaproprie este terreno”, opina a professora Maricélia Nonato, que frequenta o parque regularmente.

Para o engenheiro civil

Marcelo Porto, quanto mais cedo o terreno vizinho for desapropriado, melhor vai ser para o parque. “Quando mais demora, mais lixo vai ser jogado nestes olhos d’água, mais pessoas vão

perambular naquela área e mais entulho será jogado para preparar o terreno para novas construções. O certo é a prefeitura procurar os donos antes que seja tarde”, avisa.

O lago tem vários moradores permanentes. São gansos africanos, gansos brancos e muita galinha d’água. Os vigilantes afirmam que a quantidade de peixe é grande. Dizem que alguns têm mais de 40 centímetros. Eles os vêem quando os visitantes jogam pão ou ração. Um casal de pato selvagem esporadicamente frequenta o local.

Pesca e banho são proibidos. Quando ainda estava em construção, um adolescente morreu afogado. Depois do acidente, não mais foi permitida a entrada no lago, sob nenhuma justificativa. Em alguns pontos pode-se observar que o lixo já se acumula dentro da água. Além das folhas de capim, garrafas pet, sacos e copos plásticos

Aves povoam o lago e as taboasjogados na água.

A taboa vem crescendo. É uma vegetação relacionada à poluição. Porém no meio dela os pássaros constroem ninhos. A cantoria é longa e alta durante todo dia. Galinhas d’água e gansos, juntos, procuram comida na grama. As primeiras, geralmente desconfiadas com humanos, já se habituaram com a presença das pessoas e se aproximam para pedir comida.

Ainda de acordo com os vigilantes, quando a rede de esgotamento sanitário da região transborda, nos períodos de chuva mais intensa, a água com alto nível de poluição corre para o lago, que perde oxigênio, o que resulta numa grande mortandade de peixes.

O fluxo no Parque Erivaldo Cerqueira é maior aos finais de semana, quando aparecem adultos

e crianças. Mas todos os dias dezenas de pessoas fazem caminhadas e outras atividades físicas nas pistas de cooper, tanto pela manhã como pela tarde.

Para atrair mais gente, o parque precisaria, além de ser melhor cuidado, ter mais equipamentos de lazer, como os pedalinhos que existem no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho.

O Parque Erivaldo Cerqueira tem um parque infantil e dois quiosques, que ainda não foram oficialmente ocupados. Um vigilante afirmou que uma pessoa vende lanches e doces, mas o problema é que a baixa frequência de visitantes desestimula. “Teve um dia que ele gastou sete reais com o motoboy e no final do dia tinha vendido apenas dois reais”, contabiliza.

A placa da prefeitura fica na entrada da área, que ainda é propriedade particular. No lago já dentro do parque, a sujeira despejada por pessoas que fazem mau uso do espaço de lazer

BATISTA CRUZ

Page 11: Edicao 21-12-12

11Feira de Santana, sexta-feira 21 de dezembro de 2012 esporte

Fundado em 10.04.1999www.tribunafeirense.com.br / [email protected]: Valdomiro Silva - Batista Cruz - Denivaldo Santos - Gildarte RamosEditor - Glauco Wanderley Diretor - César OliveiraDiretora Financeira - Márcia de Abreu SilvaEditoração eletrônica - Maria da Piedade dos Santos

Rua Quintino Bocaiuva - 701 - Ponto Central - CEP 44075-002 - Feira de Santana - PABX (75)3225.7500/3223.6180

OS teXtOS ASSINAdOS NeSte JORNAL SÃO de ReSPONSAbILIdAde de SeUS AUtOReS.

Está confirmado. O meio de campo Raylan está de volta para defender o Bahia de Feira no Campeonato Baiano 2013. O presidente do Conselho Deliberativo, Jodilton Souza, afirmou que Raylan se apresenta na próxima segunda-feira.

Ele ainda tem contrato com o Atlético de Goiás, que vence no dia 31 de dezembro. Para ficar com o atleta, o clube teria que pagar 50% dos direitos federativos, porque por empréstimo o Bahia de Feira não tem mais interesse de ceder o jogador. “O Atlético fez uma proposta que não atendeu a expectativa e o atleta se apresenta segunda-feira”, disse Jodilton.

Segundo o dirigente, a queda do time goianiense para a segunda divisão pesou para o retorno de Raylan. “O Atlético tem uma torcida pequena e com o rebaixamento diminuiu a cota da TV. Isso dificulta a compra. No Bahia de Feira,

Xerife do touro assumiu o posto

Experiência, qualidade técnica e liderança dentro de campo. Foi por estas características que o zagueiro Rogério Sodré, 31 anos, foi indicado pelo técnico Zanata para ser contratado com missão de ser o novo “xerife” do Fluminense de Feira. O jogador chegou esta semana e assumiu o seu posto no time.

Com passagens pela dupla Ba-Vi, Europa e futebol paulista, o atleta é uma das principais apostas do técnico Zanata. Rogério Sodré diz estar motivado para o desafio. Ele será um dos mais experientes no elenco que disputará o Baianão 2013.

Quanto à missão de comandar a garotada do Flu, ele ressalta que é uma grande responsabilidade. “Sei que tem aqui atletas com muita vontade de vencer, que estão buscando espaço. Isso aumenta a

responsabilidade, e no futebol temos que estar prontos para tudo”, declara o zagueiro.

Ele também destacou a satisfação em atuar pela primeira vez no Fluminense de Feira. “Eu gosto muito de encarar desafios e este é mais

um porque sei da grandeza do Fluminense, do carinho da sua torcida e com certeza vou buscar dar o melhor de mim para que o clube seja bem sucedido”.

Quanto à preparação, Rogério acredita que em poucos dias terá recuperado seu condicionamento físico. “Me cuido bastante e só parei com as atividades há duas semanas. Acredito que isso não vai causar

nenhum tipo de prejuízo. Espero logo estar no nível dos demais jogadores”, ressalta.

TRAJETÓRIARogério Ferreira Sodré

nasceu no dia 28 de agosto de 1981, em Cachoeira, no Recôncavo baiano. Iniciou a carreira em 2004 pelo

Ipitanga, onde jogou até 2005. No mesmo ano foi contratado por empréstimo pelo Greuther Fürth, da Alemanha. Em 2006 voltou ao Brasil, onde jogou pelo Vitória.

Depois, em 2007, se transferiu para o Bahia, onde ajudou o time a subir da Série C para a Série B. No Esquadrão de Aço ficou até 2009, quando foi emprestado ao Santo André, onde ficou por pouco tempo, e retornou ao Bahia logo em seguida.

Em 2010 voltou a São Paulo para jogar no Oeste e no ano passado retornou à Bahia, onde ficou durante todo o ano no Vitória da Conquista. Este ano defendeu o Atlético de Alagoinhas no Campeonato Baiano e o seu último clube foi o Ypiranga, onde disputou a 2ª divisão do Campeonato Baiano.

ORDACHSON GONÇALVES

Rogério: experiência internacional

Raylan volta ao bahia de Feira para o baianão

Raylan vai ganhar quase o mesmo salário que ganhava no Atlético”, falou Jodilton.

O presidente do Conselho acrescentou

ainda que Raylan é jovem, tem tudo para fazer um bom campeonato e depois ir para uma grande equipe. O volante Carlos que

também disputou junto com Raylan a série A se apresentou na manhã desta terça-feira e participou do treino físico. (OG)

De volta do rebaixado Atlético Goianiense, Raylan quer fazer do Baianão uma vitrine

E D I T A L CONTRIBUIÇÃO SINDICAL RURAL

PESSOA JURÍDICA EXERCÍCIO DE 2013

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, em conjunto com as

Federações Estaduais de Agricultura e os Sindicatos Rurais e/ou de Produtores

Rurais com base no Decreto-lei nº 1.166, de 15 de abril de 1.971, que dispõe

sobre a Contribuição Sindical Rural - CSR, em atendimento ao princípio da

publicidade e ao espírito do que contém o art. 605 da CLT, vêm NOTIFICAR e

CONVOCAR os produtores rurais, pessoas jurídicas, que possuem imóvel rural

ou empreendem, a qualquer título, atividade econômica rural, enquadrados como

“Empresários” ou “Empregadores Rurais”, nos termos do artigo 1º, inciso II,

alíneas a, b e c do citado Decreto-lei, para realizarem o pagamento das Guias de

Recolhimento da Contribuição Sindical Rural do exercício de 2013, devida por

força do que estabelecem o Decreto-lei 1.166/71 e os artigos 578 e seguintes da

CLT, aplicáveis à espécie. O seu recolhimento deverá ser efetuado

impreterivelmente até o dia 31 de janeiro de 2013, em qualquer estabelecimento

integrante do sistema nacional de compensação bancária. A falta de recolhimento

da Contribuição Sindical Rural até a data de vencimento acima indicada,

constituirá o produtor rural em mora e o sujeitará ao pagamento de juros, multa e

atualização monetária previstos no artigo 600 da CLT. As guias foram emitidas

com base nas informações prestadas pelos contribuintes nas Declarações do

Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural – ITR, repassadas à CNA pela

Secretaria da Receita Federal do Brasil, com amparo no que estabelece o artigo

17 da Lei nº 9.393, de 19 de dezembro de 1.996, remetidas, por via postal, para

os endereços indicados nas respectivas Declarações. Em caso de perda, de

extravio ou de não recebimento da Guia de Recolhimento pela via postal, o

contribuinte deverá solicitar a emissão da 2ª via, diretamente, à Federação da

Agricultura do Estado onde têm domicílio, até 5 (cinco) dias úteis antes da data do

vencimento, podendo optar, ainda, pela sua retirada, diretamente, pela internet,

no site da CNA: www.canaldoprodutor.com.br. Eventuais impugnações

administrativas contra o lançamento e cobrança da contribuição deverão ser

feitas, no prazo de 30 (trinta) dias, contados do recebimento da guia, por escrito,

perante a CNA, situada no SGAN Quadra 601, Módulo K, Edifício CNA, Brasília - Distrito Federal, Cep: 70.830-903. O protocolo das impugnações

poderá ser realizado pelo contribuinte na sede da CNA ou da Federação da

Agricultura do Estado, podendo ainda, a impugnação ser enviada diretamente à

CNA, por correio, no endereço acima mencionado. O sistema sindical rural é

composto pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil–CNA, pelas

Federações Estaduais de Agricultura e/ou Pecuária e pelos Sindicatos Rurais e/ou

de Produtores Rurais.

Brasília, 05 de dezembro de 2012.

Kátia Regina de Abreu Presidente

Page 12: Edicao 21-12-12

12 Feira de Santana, sexta-feira 21 de dezembro de 2012

As edições semanais impressas da tribuna Feirense (a partir de março de 2012) agora podem ser lidas integralmente na internet.O jornal passou a utilizar o serviço do

site Issuu.com. O endereço éhttp://issuu.com/tribunafeirense. A novidade permite não somente a

leitura mas a busca por uma palavra específica dentro das edições.A navegação é fácil e a leitura

confortável, porque é possível dar zoom para visualizar a página em detalhes.

edições integrais na internet