edição 205

24
Richa cumpre promessa e anuncia medida para conter criminalidade Curitiba perde a Copa das Confederações Página 24 Acidente mata três da mesma família Página 16 Quatro Barras é contemplada com o Projeto Cozinha Comunitária do governo federal Página 07 Atlético tenta vencer pressão dentro e fora de campo Página 24 Os jogadores do Atlético ga- nharam um problema a mais para administrar na semana em que o time tem um jogo decisivo para se manter na Série A, diante do Cea- rá, neste domingo, às 16 horas na Arena. Além da pressão pelo resul- tado, os jogadores terão que admi- nistrar uma eventual cobrança das arquibancadas em relação aos sa- lários que eles recebem. Grupo Leblon recebe prêmio nacional Página 05 Governador Beto Richa anunciou nesta semana, uma medida prevista no plano de seu governo, de ampliar as ações na área de segurança para re- duzir os índices de violência no Estado. Richa determinou a no- meação imediata de 2000 poli- ciais militares, aprovados em concurso público. Página 03 Inaugurada fábrica que investirá 170 milhões em Campo Largo Página 06 Estradas rurais recebem melhorias em Tijucas do Sul Página 10 Empresa fazendense de transporte ur- bano é reconhecida como uma das melho- res do Brasil.

Upload: asemana-news

Post on 23-Mar-2016

236 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

De 21 a 27 de outubro

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 205

Richa cumpre promessa e anunciamedida para conter criminalidade

Curitiba perde aCopa das Confederações

Página 24

Acidentemata trêsda mesma

famíliaPágina 16

Quatro Barras é contempladacom o Projeto Cozinha

Comunitária do governo federal

Página 07

Atlético tentavencer pressãodentro e fora

de campo

Página 24

Os jogadores do Atlético ga-nharam um problema a mais paraadministrar na semana em que otime tem um jogo decisivo para semanter na Série A, diante do Cea-rá, neste domingo, às 16 horas naArena. Além da pressão pelo resul-tado, os jogadores terão que admi-nistrar uma eventual cobrança dasarquibancadas em relação aos sa-lários que eles recebem.

Grupo Leblonrecebe prêmio

nacional

Página 05

Governador Beto Richa

anunciou nesta semana, uma

medida prevista no plano de seu

governo, de ampliar as ações

na área de segurança para re-

duzir os índices de violência no

Estado. Richa determinou a no-

meação imediata de 2000 poli-

ciais militares, aprovados em

concurso público. Página 03

Inaugurada fábricaque investirá

170 milhões emCampo Largo

Página 06

Estradas ruraisrecebem

melhorias emTijucas do Sul

Página 10

Empresa fazendense de transporte ur-bano é reconhecida como uma das melho-res do Brasil.

Page 2: Edição 205

21 a 27 de outubro de 20112 - /GERAL

Diretor: Sérgio Dal GalloJornalista Responsável: Dimas Rodrigues DRT 3023-PR

Departamento Jurídico: Dra. Daniele Silvia de Oliveira - OAB-PR 44453

Jornal A SEMANAAv. Brasil, 1890 - Sobrado 01

Eucaliptos - Fazenda Rio GrandeFone: (41) 3627-1997 / 9162-6192

[email protected]

www.asemananews.com.br

Os artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade de seus autores.O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

Fonte: www.simepar.br

Jornal A SEMANA LtdaCNPJ: 08.707.885/0001-75

Tiragem: 25 mil/mêsImpressão: Editora O Estado do Paraná S/A

O jornal é distribuído na RMC

Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim”. (João 14:6)

Sexta Sábado Domingo Segunda Terça

Fazenda Rio Grande, Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais,Piraquara, Pinhais, Quatro Barras, Mandirituba, Quitandinha, Campo do

Tenente, Agudos do Sul, Piên, Tijucas do Sul, Campo Largo, CampoMagro, Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Almirante Tamandaré e Colombo

DATAS

EXPEDIENTE

www.asemananews.com.br

Muitas nuvens

Máx.22º - Mín. 11º

Alfabeto do AmigoREFLEXÃO

Participe desta página, enviando sua piada ou meditação

para o e-mail: [email protected]

CURIOSIDADE

De quem será a Xepa?EDITORIAL

FATOSENEN acontece este final de semana

Nebulosidade variável

Máx.22º - Mín. 12º

Nebulosidade variável

Máx.23º - Mín. 11º

Nebulosidade variável

Máx.25º - Mín. 12º

Nebulosidade variável

Máx.24º - Mín. 12º

PIADAS

Curioso não?

Aceita você como você éBota fé em vocêChama-o ao telefone só pra dizer “OI”Dá-lhe amor incondicionalEnsina-lhe o que sabe de bomFaz-lhe favores que outros não fariamGrava na memória bons momentos passados com vocêHumor não lhe falta pra fazer você sorrirInterpreta com bondade tudo o que você dizJamais o julga, esteja você certo ou erradoLivra-o da solidãoManda-lhe pensamentos de ternura e gratidãoNunca o deixa em abandonoOferece ajuda quando vê sua necessidadePerdoa e compreende suas falhas humanasQuer vê-lo sempre felizRi com você e chora quando você choraSempre se faz presente nos momentos de afliçãoToma suas dores e evita que o maltratemUm sorriso seu basta para fazê-lo felizVence o inimigo invencível junto com vocêXinga e briga por vocêZela, enfim, pela jóia que você representa!Amizade é o sentimento mais precioso do mundo, pois

não se compra, não se pede, se conquista!

Pense nos outros esqueça-se um pouco de si mesmo .Nestas poucas palavras está encerrado o maior segredo da

felicidade.Quando nos preocupamos demasiado com nossa pessoa,

nossos problemas crescem desmesuradamente.Mas quando esquecemos de nós um pouco para cuidar dos

outros, esquecemos nossos problemas que se vão resolvendopor si mesmos.

Então, esqueça de si mesmo, e pense nos outros, e achará afelicidade.

Sabe por que os biscoitos de água e sal não são feitos só deágua e sal? Porque senão o mar seria um enorme biscoito!!!

***Perguntaram para um espermatozóide porque ele queria se

suicidar. E ele respondeu: Minha casa é um saco, meus vizinhossão uns pentelhos, e toda vez que meu pai fica duro quer me botarpra fora...

***Uma senhora bastante idosa, mas bem velha mesmo, estava

de mal com a vida e estava pensando numa maneira de se suici-dar. Não demorou muito e a velha, numa de suas rotineiras visitasao medico, disse: - Doutor, eu não agüento mais! Quero me suici-dar, mas não sei como! O doutor logo lhe disse: - Olha minhasenhora, e só você dar um tiro bem abaixo do peito. Desse jeitonão tem erro. No outro dia, a principal manchete dos jornais era:"Velha tenta suicídio com tiro no joelho”...

***Um caipira confessa a outro matuto: - Comprei um cavalo por

500 mil e vendi por 900 mil e não ganhei nem perdi. - Como? Simece comprou por 500 e vendeu por 900 ganho 400. - Nemganhei nem perdi. - Mas cumpadre, não é possível. - Como não.Comprei por 500 e não paguei. Vendi por 900 e não recebi, portantonão ganhei nem perdi.

***Dois garotinhos que não se conheciam começam a conversar:-Meu nome é André. Como você se chama? - Pergunta um deles.-Roberto. - Responde o outro.-Meu pai é contador. - Diz André - O que é que seu pai faz?-Meu pai é advogado. - Responde Roberto.-Sério?-Não. Do tipo comum, mesmo!

Após o término de uma feira, quando os feirantes se reti-ram do local, logo chegam os garis e tornam limpo o lugar paraoutras atividades até que ocorra a próxima feira. Mas antesque isto tudo aconteça existem aqueles menos favorecidos,desprovidos da fé no Criador, que jazem de resto em resto,catam o que ainda dá para se aproveitar, deixando para trásapenas aquilo que não serve mais para nada, o que acaba indopara os porcos ou para o popular lixão. Contudo, a minhapergunta é: e quando acabar a feira no nosso país, que é sus-tentado pela vastidão de impostos arrecadados e pagos pornós brasileiros, a quem caberá a Xepa, vale dizer, quandoacabar a Copa e as Olimpíadas quem é que terá que suportara devassa de roubalheira que passará sobre nossas vidas?

Clamo pela sua atenção desde agora, pois o chefe maior,aquele que paga ou pelo menos autoriza o pagamento da con-ta, já está sob suspeitas de envolvimento em falcatruas antesmesmo de o baile começar. Parem a música! É que OrlandoSilva (PC do B), ministro dos Esportes teve que voltar de suasférias quando estava curtindo os jogos Pan-americanos noMéxico, para dar explicações sobre as acusações de corrup-ção feitas contra ele na última semana. É claro que veio paraarticular sua defesa diante dos holofotes que terá que enfrentarnos próximos dias, antes de assentar-se a mesa do alto co-mando brasileiro e participar de mais uma rodada de pizza.

Como já é de conhecimento de muitos, o policial militarJoão Dias Ferreira, em reportagem a uma certa revista, acu-sou o ministro de participação direta em um esquema de des-vio de dinheiro dos cofres públicos no programa Segundo Tem-po, que destina verba a ONGs para incentivar jovens a práticado esporte. Segundo o relato, o ministro teria recebido dinheirovivo na garagem do edifício de seu ministério.

Ora senhor Orlando Silva, será Vossa Excelência maisum aluno do governo do partidinho de duas letras que foi doutri-nado a dizer não sei de nada, não fiz nada e quem paga a contano final são vocês que nos elegeram? Realmente cada naçãotem o governante que merece! E o pior é que ainda tem gentedizendo que o Lula colocou a país nos eixos! Pode até ser, masno eixo da corrupção, pois nunca se viu pronunciar tanto estapalavra em nossa nação...

Mas diante destas denúncias de desvio de verbas públi-cas, isto antes mesmo do início das construções para a Copade 2014 realmente começar, fica a dúvida: após o fim da copae das olimpíadas de quem será a Xepa??? Quem irá limpar olixo que será deixado por aqueles que curtiram o evento e danossa cara? Pois é, mas quem pagará por tudo isto certamen-te seremos nós trabalhadores, que ainda pagamos impostosque são destinados de maneira equivocada por aqueles quedeveriam administrar o dinheiro público para garantir melhorescondições de vida para os cidadãos brasileiros. Caros políti-cos, por favor entendam que o povo precisa de saúde, segu-rança, casa para morar, comida e não estádios voluptuosos oucoisas deste gênero.

No governo Lula os cofres públicos foram devastados e emsua sucessão não está sendo diferente. Foram mensalões,mensalões e mais mensalões. Agora no governo Dilma o negó-cio é outro, são desvios em ministérios, ministérios e mais minis-térios... E você ficará inerte até quando? Espero que não passeda próxima eleição, pois chegou a hora de dar um basta! Aliás,acho que a hora chegou, pois o povo começou a pintar a cara eir para as ruas. Vamos nesta Brasil, este é o caminho!

Quanto a nós continuaremos velando por aquele trabalha-dor que doa um tempinho para nos acompanhar. Você que nãodispõe de tempo para ladear diuturnamente aqueles que sefazem de santos quando precisam do seu voto, mas depois deeleitos mostram a sua verdadeira cara. Digo-lhes que comausteridade apresentaremos todos que querem entrar em suavida de uma forma ou de outra. Continuem disponibilizando onorte de sua leitura para este espaço, pois prosseguiremos lhealertando com um só intuito: o de levá-lo a vitória.

Se você não tem a mesma coragem de ir para as ruas, derevelar a sua verdadeira identidade, diga o seu não nas urnasnas próximas eleições, pois estará só você e Deus dentro deum espaço no qual você decidirá como será seus próximosquatro anos. Tenha uma sábia direção! E enquanto ainda pu-deres diga comigo “Viva o Senhor Jesus”.

21/10/1879 - O americano Thomas Edison inventou a lâmpa-da elétrica.

22/10/1909 - A aviadora francesa Élise Deroche foi a primeiramulher a fazer um vôo sozinha.

23/10/1906 - Santos-Dumont realizou o vôo com o 14-Bis, oprimeiro num aparelho mais pesado que o ar.

24/10/1983 - Cerca de 5 mil pessoas depredaram a estaçãode trem Ermelino Matarazzo, na zona leste de São Paulo, porcausa de um atraso de 26 minutos.

25/10/1920 - O rei Alexander, da Grécia, morreu envenenadodepois de ter sido mordido por um macaquinho.

26/10/1994 - O bicheiro Castor de Andrade, foragido da polí-cia do Rio de Janeiro, foi reconhecido e preso em São Paulodurante o Salão do Automóvel.

27/10/1904 - O metrô de Nova York foi inaugurado. No pri-meiro dia, 100 mil pessoas usaram o transporte.

O Enem (ExameNacional do EnsinoMédio) deste ano iráacontecer no próximofinal de semana, nosdias 22 e 23 de outu-bro. A participação noexame eleva as chan-ces de ingresso em universidades públicas de todo país. Este anoos estudantes poderão concorrer a várias vagas em universidadesfederais que adotam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para oprimeiro semestre de 2012. O número de vagas, se comparado aoprimeiro semestre deste ano, já representa um crescimento de37%. Entre as universidades do Paraná que aderiram ao ENEMestá a Universidade Federal do Paraná.

O Enem deste ano tem 5,4 milhões de candidatos habilitadospara fazer a prova.

Criado em 1999 para medir a qualidade do ensino médio, oexame hoje é utilizado também como parte de processos seletivosde instituições de ensino superior de todo o país – geralmente,como nota da primeira fase -, pelo ProUni (Programa Universidadepara Todos), além de ser a única forma de avaliação do Sisu (Sis-tema de Seleção Unificada) – programa do governo para ingressoem universidades federais.

Apesar da adoção em massa do exame pelas instituições, oexame possui um histórico recente de problemas e falhas. No anopassado, a troca das questões no cartão de resposta causou polê-mica e, o quase cancelamento do exame.

Page 3: Edição 205

21 a 27 de outubro de 2011 DESTAQUE / - 3www.asemananews.com.br

Resíduos sólidos

Beto Richa anuncia nomeação imediatade 2000 policiais para reforçar segurança

A meta de aumentar asensação de segurança emmeio a índices alarmantes decriminalidade no Paraná, es-pecialmente na fronteira como Paraguai e em Curitiba, bemcomo toda a RMC é um dosmaiores desafios da adminis-tração do governador Beto Ri-cha desde que ele assumiu ocargo, no início deste ano. Ri-cha herdou uma situação ca-ótica na segurança e nessasemana, anunciou uma me-dida prevista no plano de seugoverno, de ampliar as açõesna área para reduzir os índi-ces de violência no Estado: ogovernador determinou a no-meação imediata de 2000 po-liciais militares, aprovados emconcurso público.

''É inadmissível que oParaná tenha índices de cri-minalidade e violência maio-res que estados como SãoPaulo e Rio de Janeiro. Va-

presenta o grau de prioridadeque as questões de seguran-ça pública têm para o gover-no estadual. "O governadorestá cumprindo os compro-missos assumidos com apopulação e assim inicia arecomposição dos quadrosda Polícia Militar, que há vári-os anos estão defasados", afir-mou o secretário.

O comandante da PolíciaMilitar, coronel Marcos The-odoro Scheremeta, disse quenos próximos dias o primeirogrupo de aprovados em con-curso poderá iniciar o cursode formação de soldados."Com essas contratações, emalguns meses poderemos ati-var duas unidades estratégicaspara a melhoria da segurançano Paraná, que são o Batalhãode Fronteira, na região Oeste,e o 22º Batalhão da RegiãoMetropolitana de Curitiba", ex-plica Scheremeta.

O Batalhão de Fronteiraterá duas companhias, umaem Santo Antônio do Sudoes-te e a outra em Guaíra, e o 22ºBatalhão, que terá sede emColombo, se somará ao 17ºBatalhão nas operações naRegião Metropolitana.

No final de setembro, go-vernador Beto Richa assinoudecreto de nomeação de 652policiais civis (631 investiga-dores, 19 escrivães e doispapiloscopistas) aprovadosem concurso público realiza-do em 2010. As contrataçõesrepresentam 20% do efetivoatual da corporação, formadoatualmente por 3.563 policiais.

O governador Beto Richa determinou nesta quarta-feira (19) que o comando da Polícia Militar do Paranáinicie imediatamente a nomeação de dois mil policiais militares, que foram aprovados em concurso público

Os resíduos sólidos nes-te ano, tanto na esfera estadu-al quanto na esfera federal,viraram tema de discussãofreqüente tendo como princi-pal objetivo a troca de ideiaspara se encontrar uma formaou, mecanismos que sejampropulsores e sobretudo efi-cientes para uma solução efe-tiva para o tema.

O Paraná, conta comdois deputados estaduais naAssembléia Legislativa e um

Fernando Camargo - VicePresidente do Partido Verde de

Fazenda Rio Grande/Pr.

deputado Federal em Brasíliadiretamente ligados a questãoambiental, além de vereadorese prefeitos, que lutam para con-seguir mostrar aos demais re-presentantes a importância damatéria. Tem que se ter umcomprometimento dos demaispolíticos integrantes do poderlegislativo e executivo para queconsigamos ter uma políticanacional dos resíduos sólidos omais rápido possível e que re-almente funcione.

Não é possível um paísque, de subdesenvolvido queera, e agora podendo chegar auma sexta potência mundial emtermos de crescimento econô-mico em poucos anos, paíssede da Copa do Mundo e dasOlimpíadas, onde todo o cená-rio mundial está voltado paranós, e ainda não conseguimostratar o tema resíduos sólidoscom mais responsabilidade.

Devemos ter a noção deque podemos sim ser eco-ca-

pitalista, na medida, que políti-cas públicas, sejam feitas paraque todo o processo que hojeestá colocado, seja adequado,reformulado, que as medidasmitigadoras sejam realmenteaplicáveis, que haja mais com-prometimento da indústria, nopapel reverso de seus produ-tos e, acima de tudo, exista umaparceria e comprometimento detodos.

Falar de resíduos sólidosé, sobretudo, estarmos tratan-

do aqui de inúmeros temas en-volvidos em uma cadeia, diretaou indireta, mais que sempre,estão relacionados a nos sereshumanos.

Educação ambiental temque ter um papel importante nocontexto escolar. Não podemostratar de resíduos sólidos semantes termos políticas públicasna área da educação, para for-marmos pessoas que vão sa-ber valorizar o meio ambienteem que se vive e, acima de

tudo, garantir o equilíbrio paraas futuras gerações.

Tenha uma ótima semanae pense " Preservar é Viver".

mos fazer o esforço neces-sário para ampliar as açõesde segurança em todo o Pa-raná", disse Richa, que tam-bém autorizou a prorrogação,por mais 12 meses, do con-trato de 335 auxiliares de car-ceragem.

Em entrevista recente,Richa se dizia "envergonha-do como paranaense" emsaber que há cidades no Pa-raná sem delegado. Segundodados da Secretaria de Se-gurança, cerca de 70% dosmunicípios do Paraná não temsequer um policial civil. "A si-tuação prisional, a pior do Bra-

sil, está no Paraná", apontou.A nomeação dos novos

policiais atende ao programaParaná Seguro, que prevê,até 2014, a contratação de 8mil novos soldados e 500bombeiros para a PM; con-tratação de 2.200 policiais ci-vis, entre investigadores, de-legados e escrivães; comprade 3.200 viaturas e outrosequipamentos; implantaçãode 400 módulos policiais econstrução de 95 delegacias,entre outras medidas.

Para o secretário de Se-gurança Pública, Reinaldo deAlmeida César, a medida re-

Foto: PMPR

Foto

: O

rlan

do K

issn

er

Políciais serão contratados para reformar a segurança

Page 4: Edição 205

21 a 27 de outubro de 2011www.asemananews.com.br4 - / FAZENDA RIO GRANDE

Feira do Livro de FRGdeve atrair centenas de estudantes

ANTENADOEspaço do leitor. Participe: [email protected]

IrritadaA presidente da Câmara de Vereadores de Fazenda Rio

Grande, Ana Miranda ao subir na tribuna na sessão destasemana, vociferou e atacou a organização da Festa do Para-ná. Disse que foi humilhada por alguns membros da organi-zação e que teve que retirar seu carro do estacionamentodestinado as autoridades e que de agora em diante será ou-tra. "Agora vocês vão conhecer quem é a vereadora Ana!".Pelo visto, Ana Miranda vai mostrar o seu lado "ruim". Pelomenos foi o que deu a entender.

AlgazarraEm meio a discussão de projeto do Executivo, que

visa a equiparação salarial dos servidores municipais, noplenário da Câmara fazendense, compareceu meia dúziade funcionários ligados ao setor de educação. O grupo pro-movia algazarras, quando vereadores da situação mostra-vam a importância da aprovação de forma urgente do pro-jeto, que tem prazo até dia 31 do corrente para ser colocadoem prática. O pior é que Ana Miranda permitiu que o grupopromovesse baderna no recinto, o que é terminantementeproibido. A ordem precisa ser mantida na casa pela mesadiretora.

OrquestradosNo pedido feito pelo vereador Caio Szadkoski sobre o

quanto custou a Festa do Paraná, não houve unanimidadena aprovação de requerimento, como de costume. Instruí-dos ou não nos bastidores, seis vereadores se erguerampara votar contrário à solicitação. Espera-se que os custossejam publicados posteriormente no Portal da Transparên-cia, senão...

Ninho tucanoMuito embora tivesse declarado a um jornalista de plan-

tão que permaneceria no nanico Partido Republicano Brasi-leiro - PRB, o vereador Pedro Paulo Pedroski, o Pepaki, naúltima volta do ponteiro e dentro do prazo estipulado peloTribunal Superior Eleitoral - TSE, decidiu se bandear para oninho tucano, ou seja o PSDB, do prefeito Chico Santos.Pepaki, não explicou o motivo da mudança. Só recebeu asboas vindas do vereador Márcio Wozniack, líder do prefeitono Legislativo.

A Associação Comercial eIndustrial de Fazenda Rio Gran-de (ACINFAZ) começa a emitircertificados digitais para empre-sas e pessoas físicas, a partirde outubro.

A decisão da entidade deatuar em parceria com a Sera-sa, responsável pela emissãode certificados digitais, reflete acrescente demanda de seus400 associados e do mercado,explica o presidente da institui-ção, João Antonio Munaro. "Acertificação digital existe desde2002, mas sua exigência temsido cada vez mais ampla nosúltimos anos", afirma.

Atualmente, as empresasnecessitam da certificação di-gital para diversas emissões,como a Declaração de Imposto

ACINFAZ e SERASA oferecem Certificado Digitalde Renda, Nota Fiscal Eletrô-nica (NF-e), Conectividade So-cial, CPF e CNPJ eletrônicos(e-CPF e e-CNPJ). "Em feve-reiro, por exemplo, o certifica-do será obrigatório na entregada Declaração de ServiçosMédicos (DMED)", apontaMunaro.

O certificado digital atesta aidentidade de uma pessoa ouempresa na internet. Trata-sede uma tecnologia reconhecidapor lei que atribui um nível mai-or de segurança nas transa-ções eletrônicas, garantia jurí-dica e a confiabilidade dos do-cumentos.

Tipos de certificados:Os certificados A1 e A3

são os mais utilizados, sendo

que o primeiro é geralmentearmazenado no computador dosolicitante, enquanto que o se-gundo é guardado em cartõesinteligentes (smartcards) outokens protegidos por senha.A categoria A é direcionadapara fins de identificação e au-tenticação.

O valor do certificado de-pende do perfil de uso e davalidade, por exemplo: Um e-CNPJ válido por três anos,emitido em cartão com chip eleitor, custa R$ 465,00. Já ume-CPF no formato de softwa-re, que deve ser instalado emum computador, é vendido porR$ 120,00 e tem duração deum ano.

A parceria com a SERA-SA traz mais comodidade aos

empresários de Fazenda RioGrande. De acordo com o ge-rente da Associação, GiuliannoGomes, "A ACINFAZ usará suaestrutura como posto de atendi-mento para validar os certifica-dos e a expectativa é atenderempresas e pessoas físicas deFazenda Rio Grande, Mandiri-tuba e região, evitando o deslo-camento para Curitiba ou outrascidades. Em todo o país, a pro-jeção está em torno de 300 milemissões no próximo ano", re-lata Gomes.

A ACINFAZ está localiza-da na Rua César Carelli, n° 90,no bairro Pioneiros, em Fazen-da Rio Grande. Para maioresinformações 3627-1958 ou en-vie suas dúvidas [email protected].

Em 80 dias serão lança-dos editais de licitações para27 obras e investimentos parao município. Essa é a meta doprefeito de Fazenda Rio Gran-de, Chico Santos para os pró-ximos meses. O pacote de in-vestimentos soma aproxima-damente R$ 32 milhões e aten-derá os mais diversos bair-ros fazendenses.

De acordo com o prefei-to, esses são investimentosque atenderão a população fa-zendense nos quesitos edu-cação, saúde, infraestrutura,cultura, esporte, entre outros,e que fazem parte do Progra-ma de Aceleração do Desen-

A Prefeitura de FazendaRio Grande, por meio da Se-cretaria de Educação, pro-move entre os dias 20 e 21de outubro a 2ª Feira do Li-vro. O evento acontecerá noGinásio da Escola MunicipalMarlene Barbosa, no BairroPioneiros.

Durante o evento serãorealizadas exposições e vendade livros com preços maisacessíveis, oficinas, palestras,cantinho da criança, contaçãode histórias, além de apresen-tações artísticas.

A 2ª Feira do Livro aconte-cerá nesta quinta-feira, das 9hàs 12h, das 13h às 17h30 e das

O projeto de lei nº. 05/2011, de autoria do poder exe-cutivo, merece atenção espe-cial da população fazendenseprincipalmente pelo funciona-lismo público, já que visa re-organizar a estrutura adminis-trativa para atender a atualrealidade. O projeto tramita naCâmara e tem a defesa do lí-der do governo Márcio Woz-niack, principalmente do pon-to de vista em que visa extin-guir com as OSCIPS e con-tratar mais médicos para aten-der a população, através deconcurso público. O projetotem que ser deliberado e vo-tado até o final deste mês paraque o Executivo possa homo-logar os concursos necessá-

Líder do governo defende projeto que reorganizaa estrutura administrativa do município

rios dentro dos prazos legais".“Esse projeto é fruto de

um avanço na política muni-cipal, é notório o crescimen-to e desenvolvimento do mu-nicípio por isso é precisomodificar para acompanhare evoluir no atendimento aos

18h30 às 21h. Já na sexta-feira(21), o evento acontece das 9hàs 12h e das 13h às 17h30.

A Escola Municipal Mar-lene Barbosa está localizada narua Professor Alfredo Goncho-rovski, número 337 e a entradaé franca.

volvimento (PAD), este outroconceito para as centenas deobras e ações fundamentaisque estão acontecendo emtodos os bairros do município.

Entre as obras que se-rão licitadas nos próximosdias, segundo Chico Santos,está à construção de seis no-vas creches, da Unidade dePronto Atendimento 24 horas,de uma escola municipal com20 modernas salas de aula,da Praça da Juventude, redesde esgoto, aquisição de cami-nhões e retro escavadeira,ampliação de escola e obrasde pavimentações para osmais diversos bairros.

Fazenda Rio Grande cres-ce a cada dia e entre os bairrosque terão um boom populacio-nal estão os bairros Gralha Azule Estados. Tal crescimento fazcom que desde já a cidade co-mece a receber infra-estruturacapaz de atender seus morado-res e, por essa razão, o verea-dor Ricardo Miranda enfatizasobre a necessidade da cons-trução de uma nova escola mu-nicipal no bairro Gralha Azul.

Ricardo Miranda projeta rápido crescimento deFazenda Rio Grande e solicita mais escolas

"Muitas pessoas que atéentão pagavam aluguel em Cu-

fazendenses mas sem pre-judicar o funcionalismo pú-blico que é a força motriz danossa cidade", comenta overeador Márcio. O projetoainda não foi à votação, masisso deverá acontecer embreve.

ritiba estão vindo morar em Fa-zenda Rio Grande e isso é fá-cil comprovar pelo grande nú-mero de novas casas que es-tão sendo construídas. Esti-ma-se que só no Gralha Azultenhamos 3 mil novas unida-des habitacionais e hoje asvagas nas escolas existentespara o ensino fundamental, jánão são suficientes para a nu-merosa população que sócresce ao passar dos anos",afirmou Miranda.

O vereador questiona apossibilidade de efetuar estu-dos quanto à viabilidade a cons-trução de uma nova unidadeeducacional no bairro, casoeste projeto ainda não estejanos planos do Executivo.

JardimPalmeira noGralha Azul

Vereador Márcio Wozniack

Vereador Ricardo Miranda

Page 5: Edição 205

21 a 27 de outubro de 2011 www.asemananews.com.br RMC / - 5

Empresa do Grupo Leblon recebereconhecimento da ANTP como

uma das melhores do País

Inscrições para casamentocoletivo vão até 31 de outubro

Premiação foi nesta quarta-feira no Rio de Janeiro e é reconhecimento

do trabalho da Viação Nobel para oferecer o melhor serviço à população

Durante o 18º CongressoBrasileiro de Transporte e Trân-sito da ANTP - Associação Na-cional dos Transportes Públicos- evento que reúne as princi-pais experiências e propostaspara o setor de mobilidade epara a melhoria dos transpor-tes no País, a entidade entre-gou as certificações para os fi-nalistas do Prêmio ANTP deQualidade referente a 2011.

E a Viação Nobel, empre-sa do Grupo Leblon Transportede passageiros, que atende omunicípio de Fazenda Rio Gran-de, no Paraná, foi finalista e estáentre as cinco melhores empre-sas de transportes urbanos doPaís, de acordo com a ANTP.

O prêmio é um dos maisreconhecidos e respeitador dosetor.

Para a diretoria da Leblon -Nobel, ele é resultado da dedi-cação de todos os funcionários,a quem a empresa agradecepor mais esta conquista, e resul-ta também da valorização dadaao ser humano para a presta-ção de serviços de transportes.

Transportar é lidar com oser humano e fazer esse servi-ço com qualidade é respeitar aspessoas, na visão do GrupoLeblon, que inclui a Viação No-bel, a Leblon do Paraná e a Le-blon do ABC Paulista.

Todas as empresas doGrupo estão voltadas para estemesmo compromisso.

A entrega da premiaçãoocorreu no Rio de Janeiro, ondeé realizado o Congresso, que

debate temas como apresentara melhor forma de mobilidadefrente ao crescimento econômi-co, das cidades, diante de de-safios como a Copa do Mundode 2014 e as Olimpíadas de2016.

Já é a segunda vez con-secutiva que a Nobel conquistaa posição. O prêmio é realiza-do de dois em dois anos e temo objetivo destacar as ações dasempresas que desenvolvemum trabalhão de qualidade.

Além da prestação de ser-viços em si, os técnicos queavaliam a empresa verificam oambiente de trabalho, o cum-primento de normas de segu-rança, a forma de gestão e orelacionamento que elas man-

tém com a comunidade e como meio ambiente.

Tanto em Fazenda RioGrande, Curitiba e Mauá, oGrupo Leblon mantém açõesjunto a comunidade de auxílio apessoas necessitadas, de in-centivo à educação, geração deemprego e renda. Quanto aomeio ambiente, o Grupo Leblonnão se limita a somente seguirnormas do poder público, masvai além, e toma iniciativas pró-prias como projetos de apoio areciclagem e melhor aproveita-mento da água, o que preservaeste líquido precioso que sofreameaças por conta da poluiçãoe também poupa os cofres pú-blicos e os sistemas de trata-mento municipais ao gerar boa

parte da água usada em servi-ços como lavação de ônibus.

A avaliação que levou aViação Noel à finalista do prê-mio teve várias etapas, desdea análise de um questionáriorespondido pela empresa atéuma rigorosa visita técnica nagaragem em Fazenda RioGrande. Nesta visita, os técni-cos elaboraram relatórios queforam examinados por umaoutra banca julgadora.

A Viação Nobel não parapor ai e promete aperfeiçoarainda mais seus serviços sa-bendo que isso é um mereci-mento da população que é par-ceira e usa diariamente seusônibus.

Adamo Bazani - CBN

Moradores do empreendi-mento Moradias Laguna, no Ta-tuquara, participaram de umaoficina onde aprenderam a fa-bricar sabão em barra a partirde óleo de cozinha usado. A ati-vidade reuniu participantes doprograma Família Curitibana,cadastrados pelo Centro de Re-ferência em Assistência Social(CRAS) Laguna.

"A Prefeitura de Curitibavaloriza bastante a questãoambiental. Óleo descartado demaneira incorreta acaba polu-indo os rios. Para evitar isto, nós

Moradores fazem sabão com óleo de cozinha usadojá temos o programa CâmbioVerde, no qual a população podetrocar 2 litros de óleo de cozinhausado por 1 quilo de alimento.Com o uso das sobras de óleopara fazer sabão, diminuiremosainda mais o descarte incorreto,além de possibilitar economiapara as famílias", diz o prefeitoLuciano Ducci.

O Moradias Laguna é umconjunto de 479 casas, cons-truído pela Companhia de Habi-tação Popular de Curitiba (Co-hab) para reassentar famíliasque viviam em situação de ris-

co social na Vila Terra Santa,também no Tatuquara.

Já totalmente ocupado, oconjunto ainda está recebendoacompanhamento do serviço

social da Companhia."Além de entregar as ca-

sas, a Cohab permanece naárea após a ocupação para darsuporte e orientações a estasfamílias que iniciam uma novavida. Cada projeto conta comassistentes sociais e técnicosambientais que atendem a co-munidade. Iniciativas como estada produção de sabão caseiroauxiliam na integração dos mo-radores, preservam o meioambiente e reduzem os gastosdas famílias", afirma o presiden-te da Cohab, Ibson Campos.

O programa Justiça noBairro promoverá mais umcasamento coletivo, no dia26 de novembro, às 18 ho-ras, no ginásio da Rua daCidadania do Tatuquara. Oscasais interessados em par-ticipar devem se inscreveraté 31 de outubro, nos Cen-tros de Referência da Assis-tência Social (CRAS), admi-nistrados pela Fundação deAção Social (FAS).

O casamento coletivoé uma parceria do progra-ma Justiça no Bairro com aPrefeitura de Curitiba e oSESC. Para participar oscasais devem apresentarcertidão de nascimento ori-ginal, RG, CPF, comprovan-te de residência e compro-vante de renda (até 3 salári-

os mínimos). A documentaçãoé encaminhada aos cartóriospelos CRAS.

"O casamento coletivo foicriado para facilitar a vida demuita gente, que não teriaacesso a este serviço. Esta-mos realizando o sonho demuitos casais", explica a co-ordenadora do Justiça no Bair-ro, desembargadora JoeciMachado Camargo ".

420 casaisNo início de julho, o pre-

feito Luciano Ducci, a presi-dente da FAS, Marry Ducci, ea secretária de Estado da Fa-mília e do DesenvolvimentoSocial, Fernanda Richa, fo-ram padrinhos do casamentocoletivo de 420 casais, no gi-násio de esportes do Sest/Senat, no Boqueirão.

O programa Justiça no Bairro promoverá mais um casamentocoletivo, no dia 26 de novembro, às 18 horas, no ginásio

da Rua da Cidadania do Tatuquara

Linha Verde está naBolsa de Valores

O prefeito Luciano Duc-ci lançou na última quarta-feira a Operação UrbanaConsorciada Linha Verdeque prevê o lançamento detítulos na Bolsa de Valorespara investimento no desen-volvimento e na mudançado perfil urbano do eixo viá-rio que vai desde o Contor-no Sul até o Atuba.

"A Operação Urbana éum marco na história do Pla-nejamento de Curitiba. Muitose fala em Curitiba, desde otempo da antiga BR 116, danecessidade da integraçãodos dois lados da cidade quemargeiam a rodovia. Comesta operação urbana issovai acontecer na prática. Va-mos investir os recursos davenda de certificados de po-tencial construtivo em obrasna região de forma a des-centralizar o desenvolvimen-

to da cidade para o eixo daLinha Verde", afirmou.

Luciano Ducci destacouque os benefícios serão dire-tos na melhoria das condiçõesde moradia, comércio, servi-ços, com a possibilidade daconstrução de edifícios comaltura livre, limitada ao cone daaeronáutica, e com compo-nentes de preservação ambi-ental.

"A Operação Urbana terágarantia de investimentos e deexecução. O recurso entraráno Banco do Brasil e o con-trole da aplicação será feitopela Caixa Econômica Fede-ral. Aguardamos a aprovaçãoda lei na Câmara de Vereado-res e esperamos que emmarço do ano que vem oscertificados de potencial cons-trutivo da Linha Verde sejamlançados na Bolsa de Valo-res", disse Luciano Ducci.

Haroldo Isak diretor do grupo Leblon em premiaçãoque reconheceu as cinco melhores empresas de ônibus urganos do país

Page 6: Edição 205

21 a 27 de outubro de 2011www.asemananews.com.br6 - / PARANÁ

Richa participa de inauguração de fábricaque vai gerar 1000 empregos em Campo Largo

O governador Beto Richaparticipou nesta terça-feira (18)da inauguração da nova fábri-ca da Caterpillar Brasil no mu-nicípio de Campo Largo, Re-gião Metropolitana de Curitiba.A unidade está enquadrada noprograma Paraná Competitivoe, com um investimento decerca de R$ 170 milhões, vaicriar mil postos de trabalho até2013, quando a fábrica estiveroperando com plena capaci-dade.

Fabricante mundial demáquinas para construção emineração, a Caterpillar come-ça a operação na nova unida-de paranaense com as linhasde produção de retroescava-deira e carregadeira. "Essanova indústria representa omomento de desenvolvimentoeconômico que vive o Para-ná. Temos um governo par-ceiro do setor produtivo, paraa geração de riquezas e em-pregos", disse o governador.

Richa afirmou que o pro-grama de incentivos do go-verno do Estado já atraiu cer-ca de R$ 8 bilhões em novosinvestimentos para o Paranáe tem outros R$ 15 bilhõesem negociação. "Queremosque o Paraná seja um esta-do promissor. Temos umprograma inovador que iráatrair cada vez mais empre-

sas para nosso Estado", dis-se Richa, destacando o in-vestimento de R$ 1,5 bilhãoda Renault no Paraná.

A unidade de Campo Lar-go terá 50 mil metros quadra-dos de área construída e focono mercado nacional e daAmérica Latina. A Caterpillarfará investimentos na preser-vação ambiental e na forma-ção e qualificação dos traba-lhadores, por meio de parce-ria com escolas profissionali-zantes e institutos de pesqui-sa. Como parte da contraparti-da social, a empresa também

instalará uma biblioteca públi-ca no município.

O presidente da multina-cional americana, Luiz CarlosCalil, explica que a Caterpillaré, atualmente, líder no merca-do interno e a 20ª maior expor-tadora brasileira. "Aproveita-mos o bom momento econô-mico do Brasil para investir emmais uma unidade. Com o iní-cio de entendimento com ogoverno estadual decidimosque o melhor lugar seria o Pa-raná, pela infraestrutura e con-dições ofertadas pelo gover-no", destacou Calil. Ele infor-

Governador Beto Richa inaugura fábrica da Caterpillar emCampo Largo acompanhado pelo Presidente Caterpillar Brasil, Luiz Carlos Calil

mou ainda que 90% dos em-pregos criados serão destina-dos a trabalhadores de Cam-po Largo e região.

A unidade fica na área quefoi ocupada pela montadoraChrysler, desativada em 2001,e adquirida pela Caterpillar em2010. O prefeito de CampoLargo, Edson Basso, come-morou o empreendimento. "Acidade tem boa infraestrutura ea Caterpillar tem um grandeplano de investimento social,ambiental e cultural. O municí-pio de Campo Largo está fe-liz", disse.

Integrantes da Federa-ção dos Trabalhadores naAgricultura do Paraná (Fe-taep) e do movimento Gritoda Terra entregaram na úl-tima quinta-feira para o go-vernador Beto Richa umdocumento com 80 açõesconsideradas prioritáriaspara o desenvolvimento efortalecimento da agricultu-ra familiar no Estado. Ri-cha disse que o governoanalisará todas as reivin-dicações - boa parte delasjá incluída no plano de go-verno - e assegurou que aagricultura familiar recebe-rá atenção especial no Pa-raná.

Os principais pontosdiscutidos na reunião, rea-lizada no Palácio das Arau-cárias, foram regularizaçãofundiária, assistência técni-ca, habitação rural e edu-cação no campo. "Todas asreivindicações são justas emerecerão atenção da nos-sa administração. Não va-mos medir esforços parabuscar um entendimento eas melhores condiçõespara o desenvolvimentodos nossos agricultores",

Richa se reúne com integrantesda Federação dos

Trabalhadores na Agriculturae analisa reivindicações

disse o governador. Ele rea-firmou a disposição do gover-no estadual para dialogarcom as entidades sindicais."Queremos a Fetaep nos au-xiliando e que a sociedadeacompanhe as ações do go-verno", disse.

No Paraná, 80% dos es-tabelecimentos econômicosda área rural são da agricul-tura familiar, que tem expres-siva participação na produ-ção de arroz, feijão, mandi-oca, milho e trigo, além deovos, leite e aves. O seg-mento responde pela maiorparte dos postos de trabalhono campo e tem grande im-portância para a geração derenda no meio rural. O pre-sidente da Fetaep, AdemirMueller, reconheceu que ogoverno estadual tem toma-do medidas importantes parao fortalecimento da agricul-tura familiar. "Neste ano avan-çamos significativamente e ogoverno já está atendendo al-gumas das nossas suges-tões", disse Mueller, desta-cando a ampliação do progra-ma Leite das Crianças comoexemplo de incentivo ao ho-mem do campo.

Page 7: Edição 205

21 a 27 de outubro de 2011 www.asemananews.com.br QUATRO BARRAS / - 7

Quatro Barras foi contemplada como Projeto Cozinha Comunitária

Quase concluindo as obras do Cmeino Jardim Patrícia, Quatro Barrasem breve dará início à construção

do novo Cmei no Santa Luzia

Quatro Barras está entreas 33 cidades de todo o país e aúnica do Paraná que foram con-templadas nesta fase com oProjeto Cozinha Comunitária, doMinistério do DesenvolvimentoSocial e Combate à Fome(MDS). A notícia foi divulgadana última semana, quando omunicípio foi convidado a parti-cipar da capacitação para im-plantação do projeto, realizadana sexta-feira (14) em Brasília.

A cidade foi contempladadepois que se inscreveu no pro-grama pelo Sistema de Gestãode Convênios e Contratos deRepasse (Sincov), da Secre-taria de Programas Estratégi-cos e Captação de Recursos.Com a adesão confirmada,Quatro Barras receberá umrepasse de R$ 450 mil do go-verno federal, para execução doprojeto, construção, aquisiçãode equipamentos e materiais deconsumo. A Prefeitura tambémdará contrapartida no valor deR$ 36 mil.

A Cozinha Comunitáriaterá refeitório, uma cozinha es-cola e expedição, além de ves-tiários e banheiros, em umaárea de 250 metros quadrados.A meta é oferecer inicialmente150 refeições gratuitas por dia.Entre os beneficiados estarãomoradores em situação de in-

Estimativa inicial é beneficiar mais de 3.500 famílias.

Cidade é a única contemplada até o momento em todo o Paraná

segurança alimentar, usuáriosdo Centro de Referência emAssistência Social (CRAS) efamílias indicadas pelo Progra-ma Saúde da Família (PSF).

"O projeto é interessanteem vários aspectos, porqueoferece refeições gratuitas àsfamílias que mais precisam eabre um espaço voltado à ca-pacitação e qualificação, melho-rando as condições de vida dacomunidade", disse o prefeitoLoreno Tolardo.

Os programas de capaci-tação a que o prefeito se referediz respeito a outra abrangên-cia do projeto. Além de ofereceratendimento social e nutricional,ele vai funcionar como umaCozinha Escola Comunitária -um local de profissionalizaçãoque vai capacitar moradores,

permitindo a inserção no mer-cado de trabalho e a melhoriada renda familiar.

Outro leque do projeto é oapoio à captação e distribuiçãode produtos do Programa deAquisição de Alimentos (PAA),que fornece gêneros alimentíci-os para a merenda escolar eentidades sociais, através daCooperativa Agropecuária deQuatro Barras. Por isso, sualocalização também será estra-tégica. A proposta da Prefeitura

é implantar a Cozinha Comuni-tária no Conjunto Itapira, próxi-mo da cooperativa e de outrosserviços já oferecidos, comoUnidade de Saúde, Cmei e es-cola municipal.

CronogramaNa capacitação realizada

em Brasília, da qual participa-ram as servidoras do Siconv,Silvia Regina Rosa, e da AçãoSocial, Denilza Mianes Sacer-dote, também foi estabelecido ocronograma de execução doprojeto e das obras.

A elaboração do projetotécnico de arquitetura e enge-nharia deve começar no iníciode dezembro e o começo daobra está previsto para maio doano que vem. Para acelerar oprocesso, a Prefeitura já previua contrapartida no orçamento daSecretaria de Ação Social, queserá gestora do programa, eagora vai formar o Conselho deSegurança Alimentar, uma eta-pa essencial para implantaçãodo projeto.

Quatro Barras está entre as 33 cidades do Brasila receber o projeto e a única do Paraná, nesta primeira fase

Perspectiva da obra: CozinhaComunitária terá 250 metros quadrados

Duas importantes obrasna área da Educação estãoem fase de término e início.No Jardim Patrícia, o novoCentro Municipal de Educa-ção Infantil (Cmei) - que vaiabrir aproximadamente 100novas vagas para criançasentre 4 meses e 5 anos - estácom 90% das obras conclu-ídas. Etapas como coloca-ção de pisos, portas, janelase construção de muros já fo-ram finalizadas.

As equipes agora inici-am a pintura do prédio, queterá 643 metros quadrados,abrigando quatro salas parao Pré, dois berçários, doismaternais, fraldário, sala deaudiovisual, biblioteca, salados professores, diretoria,sala de pedagogia, recepção,refeitório e cozinha. Nestaobra, a Prefeitura está inves-tindo cerca de R$ 700 mil,com recursos próprios, inclu-indo a aquisição do terreno.

Em paralelo, outra obratambém começa a sair dopapel. O Cmei do Santa Lu-zia - que também abrirámais de 100 novas vagaspara crianças da região - jáfoi licitado. A empresa ven-cedora, a Tecvia, estevenesta semana em reuniãocom a Secretaria de Plane-jamento Urbano e Obras,para definir alguns pontos

como a parte de aterros.O Cmei será constru-

ído na esquina entre as ruasLídio Andreatta e Luiz Gaspa-rin, próximo ao Ginásio JorgeAndreatta. Na estrutura de564,5 metros quadrados es-tarão instaladas uma sala mul-tiuso e informática, pré-esco-la, creches I, II e III (todas comsanitários e solarium), lactário,sala de higienização, refeitório,cozinha, pátio coberto, admi-nistração, copa e almoxarifa-do. Além disso, o projeto ain-da prevê a construção de umparquinho, com ampla áreaexterna. A obra será construí-da com repasse do PAC, peloFundo Nacional de Desenvol-vimento da Educação(FNDE), no valor de R$619.996,55.

Dentro de alguns dias, oprefeito Loreno Tolardo deveassinar a ordem de serviçoque autoriza as obras no bair-ro. "Estamos satisfeitos empoder realizar duas obras es-senciais como a construçãodos Cmeis no Jardim Patríciae no Santa Luzia. Sabemos ademanda por vagas e a im-portância deste atendimentopara as famílias, principalmentepara os pais que trabalham eprecisam de um local adequa-do para os filhos, que dê todoo suporte educacional", disseTolardo.

Page 8: Edição 205

21 a 27 de outubro de 2011www.asemananews.com.br8 - / SJP

Prefeitura recupera quatroquilômetros de ruas no Jardim Suíça

Curso obrigatório paraambulantes garante segurança

ao consumidor em SJPO programa RevitalizaSão José, que já levou a di-versos bairros de São Josédos Pinhais asfalto definitivo,antipó e o superantipó, pas-sou nos últimos dias pelo Jar-dim Suíça, no bairro Quissi-sana. Onze ruas da região re-ceberam melhorias como an-tipó, tapa-buracos e/ou pintu-ras, somando 4,2 quilômetrosrecuperados.

Silvio dos Reis Mauricio,morador do Jardim Suíça, co-mentou as mudanças após otrabalho da Prefeitura. “Tinhabastante buraco nas ruas, ago-ra aliviou bastante”, disse. Mes-ma opinião de outra moradora,Catarina Maria Ponte. “Não estámais aquela buraqueira de an-tes. Melhorou para nós quemoramos aqui”, acrescenta.

Rua Silvestre Skodowsk

Segundo o prefeito IvanRodrigues, as melhorias na ci-dade serão feitas em todas asáreas necessárias, com avan-ços em obras, segurança, saú-de, educação, entre outras. “Éassim que pretendemos agir,identificando quais os principaisproblemas e agindo pronta-

mente para que a populaçãopossa ter orgulho de morar emSão José dos Pinhais”, disse oprefeito.

“A manutenção das ruasda cidade é permanente. ORevitaliza faz todo serviço derecuperação das vias, massem deixar de lado a manuten-

ção. Esse tipo de revitalizaçãoé esperado pela população eseguiremos com as obras emvários locais de São José dosPinhais”, reforçou o secretáriomunicipal de Viação e ObrasPúblicas, Nivaldo Carneiro.

Revitaliza São JoséO Revitaliza São José,

programa da atual gestão, re-cuperou nestes quase três anosmais de 360 quilômetros deruas no município. São obrasde asfalto definitivo, paralelepí-pedo, antipó e superantipó quemelhoraram a vida da popula-ção são-joseense. Bairroscomo Guatupê, São Marcos,Xingu, Borda do Campo eCampo Largo da Roseira sãoapenas alguns que já recebe-ram estes avanços.

Foto

: Se

rgio

Sab

ino

A Prefeitura de São Josédos Pinhais mantém uma bata-lha constante para melhorar oatendimento público de saúdeno município e, para isso, nãopoupa esforços nem investi-mentos. Durante a administra-ção do prefeito Ivan Rodrigues,o setor foi priorizado na distri-buição de recursos do orça-mento municipal.

Os dados do DATASUS,do Ministério da Saúde, apon-

Prefeitura duplica investimento em Saúde desde 2009tam que nos últimos anos a des-pesa total com saúde por habi-tante, sob a responsabilidade domunicípio, mais do que dobrouem São José dos Pinhais.

Em 2008, o valor gasto foide R$231,17 por habitante; jáem 2009, primeiro ano da ges-tão do prefeito Ivan Rodrigues,a quantia saltou para R$318,28.E no ano passado, a Prefeiturainvestiu R$ 450,53 por habitan-te no setor - valor nunca antes

aplicado no município. O au-mento no investimento por ha-bitante neste prazo de apenasdois anos foi de 94,9%.

Estes investimentos foramaplicados, principalmente, namelhoria do atendimento do Hos-pital e Maternidade São José, quedobrou a quantidade de atendi-mentos e de internações.

A fatia destinada à Saúdedentro da receita própria domunicípio também tem aumen-

tado. Em 2010, o custeio daSaúde representou 28,51% dototal do orçamento, quase o do-bro do que é exigido pela Cons-tituição – de acordo com aEmenda Constitucional nº 29/2000 a aplicação mínima queo município deve efetuar naárea é de 15%. A aplicação em2009 representou 26,74%,contra os 18,97% do orça-mento investidos em 2008, naadministração anterior.

Vendedores ambulan-tes de São José dos Pinhaisque irão trabalhar no dia 2de novembro, próximos aoscemitérios, estão recebendoorientações sobre higieniza-ção do ambiente de traba-lho, prevenção de infecçõescausadas por alimentos e ascausas da proliferação demicróbios. O objetivo do cur-so de atualização de mani-pulação de alimentos, ofere-cido pela Prefeitura Munici-pal, é garantir a segurançaalimentar da população.

O curso foi organizadoatravés de uma parceriaentre as secretarias munici-pais de Saúde, por meio daDivisão de Ensino e Pesqui-sa e Vigilância Sanitária etambém da Secretaria Mu-nicipal de Urbanismo. Nestaterça-feira (18) foi realizadaaula de abertura, e a outraetapa será feita no dia 27 deoutubro. O médico veteriná-rio José Edivaldo Bonacinministrou a palestra na sededa regional de saúde da

Costeira.“São 50 vagas para os

ambulantes que quiserem co-mercializar seus produtos noDia de Finados. A atualizaçãoserá obrigatória para obter au-torização para isso junto à Se-cretaria de Urbanismo”, afir-ma a chefe da Divisão da Vigi-lância Sanitária, Natasha Con-dessa Machado Braga.

Clarice Terezinha Piresvende cocada e maçã-do-amor e está achando as ori-entações muito úteis. “Eu pre-paro e vendo há muito tempoos meus produtos e nunca tivea oportunidade de aprender oscuidados que devemos tercom os alimentos. Com isso,o local onde trabalho vai ficarmais atraente, conseguireimais clientes e consequente-mente terei mais lucro”, des-taca a ambulante.

Serviço:Inscrições - 3299-8207,

agendar com Elis.Regional Costeira

Rua: Alameda BomPastor, 875

Page 9: Edição 205

Machadinho inaugura maisuma unidade do Armazém da Família

Abertas as inscrições parao 3º Festival Intermunicipal de

Dança de Mandirituba

21 a 27 de outubro de 2011 www.asemananews.com.br MANDIRITUBA / - 9

Nesta quinta feira, dia 20,mais uma grande conquistapara a população mandirituben-se foi alcançada, com a inau-guração da nova unidade doArmazém da Família em AreiaBranca dos Assis, onde maisde 2.500 famílias serão benefi-ciadas, a somar com os 4.000cadastros já efetivados na uni-dade central em Mandirituba.

Inaugurado dia 30 de outu-bro de 2009 em Mandirituba, oArmazém da Família vem aten-dendo uma das propostas doprefeito Machadinho em parce-ria com a prefeitura de Curitiba,

de melhorar a qualidade de vidada população de baixa renda ga-rantindo o acesso a uma alimen-

tação saudável e de qualidade.Com a ampliação do Pro-

grama em Areia Branca dos

Assis, pretende-se facilitar ain-da mais o acesso aos usuári-os, uma vez que está sendoinstalado em um ponto estraté-gico em uma região beneficia-da com outras obras realizadaspela prefeitura.

O prefeito Machadinho fa-lou da importância do progra-ma que é de interesse social eque beneficia os menos favore-cidos e agradeceu ao secretá-rio do Abastecimento de Curiti-ba, Humberto Malucelli Neto,pela parceria firmada. "É com-promisso que assumimos comnossa população e com muitaalegria que inauguramos maisuma unidade do Armazém daFamília", relata o prefeito.

A 2ª Conferência Estadual dePolíticas Públicas de Juventude,que terminou no domingo (16) emMaringá, definiu os 75 delegadosque irão representar o Paraná naconferência nacional, no mês dedezembro em Brasília. Durantetrês dias, quase mil participantesdiscutiram propostas para implan-tação de políticas voltadas aos jo-vens, tendo a participação de jo-vens eleitos pela conferência mu-nicipal, realizada pela secretaria deEducação de Mandirituba.

O jovem Rodrigo Rodriguesda cidade de Mandirituba foi o úni-co eleito para representar a Asso-ciação dos Municípios da RegiãoSuleste do Paraná - Amsulep. To-

Mandirituba terá representante naconferência nacional de juventude

das as propostas que serão apre-sentadas pelos delegados do Pa-raná foram elaboradas nas confe-rências regionais, municipais, ter-ritoriais e livres, e selecionadas noencontro estadual. A construção depolíticas públicas para a juventudeenvolveu vários segmentos jovensdo Estado.

Segundo Rodrigo, uma daspropostas mais aplaudidas,aprovada para a conferência na-cional, foi a de garantir vaga ex-clusiva para jovens em todos osconselhos deliberativos no âm-bito municipal e estadual. "A Con-ferência Estadual de PolíticasPúblicas de Juventude funcionoucomo um espaço democrático,

no qual jovens de todo o Estadopuderam apresentar seu pontode vista e demonstrar as espe-cificidades vividas pela popula-ção paranaense". Completou odelegado eleito para representara cultura jovem do Paraná, Ro-drigo Rodrigues.

O evento foi uma realiza-ção da Secretaria da Educação,em parceria com as secretariasestaduais da Saúde, da Cultura,da Família e DesenvolvimentoSocial, de Relações com a Co-munidade e da Ciência, Tecno-logia e Ensino Superior. Partici-param representantes de diver-sos movimentos sociais, povose comunidades tradicionais.

As inscrições para o 3ºFestival Intermunicipal deDança de Mandirituba terãoinício no próximo dia 21, epodem ser feitas no departa-mento de Cultura ou pelo siteda prefeitura.

O festival acontece nodia 02 de dezembro, no Te-atro Municipal de Mandiritu-ba, onde poderão participar

grupos de 1ª a 8ª série do en-sino fundamental, ensino mé-dio e academias, que concor-rem em diferentes categorias.

Demais informações, re-gulamento e ficha de inscriçãovocê encontra no sitewww.mandirituba.pr.gov.br apartir de sexta-feira ou pelofone (41) 3626 1122 no ramal234.

Prefeito Machadinho durante solenidade de inauguração

Page 10: Edição 205

PIRAQUARAEstradas rurais recebem obras de melhorias Piraquara recebe prêmio

nacional de empregabilidade

TIJUCAS DO SUL

21 a 27 de outubro de 2011www.asemananews.com.br10 - / RMC

Uma dificuldade que todasas prefeituras encontram émanter as estradas rurais emboas condições, principalmen-te em períodos chuvosos. Ogrande volume d'água e o trafe-go intenso acabam favorecen-do a formação de atoleiros emuitos pontos acabam ficandointransitáveis. Grande parte dosmunicípios da região apresen-tam uma extensa malha viáriarural, porém, o maquinário nãosuporta a demanda de serviço,principalmente em virtude dostemporais que causam muitosestragos.

No município de Tijucas doSul o Poder Executivo vem in-vestindo muito em obras destanatureza. Segundo o departa-mento rodoviário, a cidade dis-põe de aproximadamente 1.200quilômetros de estradas rurais.Para se ter uma idéia dessaextensão, uma viajem da cidadede Florianópolis até Rio de Janei-ro são percorridos cerca de 1.180quilômetros. Com estes núme-ros podemos calcular o quantoas prefeituras sofrem para man-ter suas estradas rurais em boascondições de trafego.

Em Tijucas do Sul o pre-feito José Altair Moreira temacompanhado os trabalhos derecuperação de estradas ru-rais de perto. Ele explica que aprefeitura vem adotando uma

medida diferente com o intuitode agilizar os atendimentos nosetor. Todo maquinário se con-centra em uma determinadalocalidade. O prefeito diz queesse método de trabalho temdado certo.

"Além de economizarmosem combustível em virtude dasmaquinas não ficarem se loco-movendo de uma localidadepara outra, passamos a maiorparte do tempo realizando obrase, com isso, estamos amplian-do os trabalhos realizados emum menor espaço de tempo.As máquinas ficam em umadeterminada localidade até que

se concluam os trabalhos", ex-plica o prefeito.

Na semana passada maisduas comunidades tijuquensesforam atendidas, Lagoa e La-goinha. De acordo com o se-tor rodoviário foram readequa-dos longos trechos com a co-locação de saibro e patrolamen-to, além disso, outros trechosforam alargados e receberammanilhas para escoamentod'água.

Segundo o responsávelpelo setor Antenor Dissenha, otempo tem contribuído com arealização dos trabalhos. Naspróximas semanas a prefeitura

irá atender outras comunidadeslembrando que as estradas empiores condições serão atendi-das primeiramente. Dissenhatambém salienta que as rotasdo transporte escolar tambémtem prioridade em casos denecessidade.

"Estamos trabalhando emum bom ritmo e já readequa-mos os trechos que foram maiscastigados pelos temporais dosúltimos meses. O objetivo ago-ra é continuar atendendo ascomunidades e posteriormenterealizar outras obras de melho-rias no quadro urbano de nos-sa cidade", finaliza Disssenha.

Uma parceria entre aPrefeitura de Piraquara e ogoverno do Estado, por meioda Agência do Trabalhador,rendeu ao município umprêmio pelo trabalho desen-volvido e pelo crescimentono número de empregosformais em 2010. A soleni-dade aconteceu no II Encon-tro Nacional de Empregabi-lidade, promovido pelo Cen-tro Brasileiro de Informaçõese Marketing Empresarial(CEBRAIME), realizadonos dias 13 e 14 de outubrona Federação das Indústri-as do Paraná (Fiep). Oevento premiou municípiosde 15 Estados e contou como apoio da Petrobrás - Re-par, do SENAI-PR, do SE-NAC-PR, da Secretaria doTrabalho e Emprego doParaná e dos Ministérios doTrabalho e Emprego, doEsporte e do Turismo.

A abertura do eventocontou com a presença deNeivo Beraldin, superinten-dente Regional do Trabalho.Para ele, "o crescimento donúmero de trabalhadoresformais nestes municípiosmostra investimentos naqualificação da mão-de-obra, que é hoje a missãodo Ministério do Trabalho,além do atendimento aos tra-

balhadores". A coordenadorageral do evento, Solange Mar-tins, afirma que "os municípi-os premiados representam odesenvolvimento da tecnologiano país e o crescimento do tra-balho formal".

Com um crescimento nonúmero de empregados emcomparação com os anos de2009 a 2010, a Agência do Tra-balhador passou a ser consi-derada de médio porte. Este éo resultado de um trabalho de-senvolvido diretamente comos empresários e trabalhado-res e de uma parceria entreos governos municipal e esta-dual. O prêmio recebido refe-re-se às contratações feitasem 2010, representado umacréscimo de 40% com rela-ção ao ano anterior, passandode 1417 para 1997 pessoasempregadas. "Piraquara estáse apresentando como opçãopara indústrias e comércio ins-talarem-se e crescerem. Comessa flexibilidade diversos se-tores estão tendo um cresci-mento significativo, permitindoque a população tenha acessoao emprego", destacou o pre-feito de Piraquara, Gabriel Jor-ge Samaha (Gabão). Açõescomo feirão e mutirão do em-prego também possuem des-taque importante no acesso aosempregos formais.

Page 11: Edição 205

21 a 27 de outubro de 2011 www.asemananews.com.br CLASSI / - 11

PALIO 2008 1.4, Attractive, 4ptmodelo novo, completo, ar/dh, vidro/trava rodas, placa A, branco, exce-lente. R$ 26.200,00 ou FINANCIO100%. Fone: 3329-6601 - Automó-veis Curitiba.

PALIO ED, 1997, azul. R$9.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazen-da Automóveis.

AUTOMÓVEIS PIONEIROSAGORA TAMBÉM TODA LINHAFIAT ZERO KM FONE 3627-2627.

PALIO ED, 1997, verde, gas.R$ 9.500,00. Fone: 3604-6258 - Fa-zenda Automóveis.

PALIO EDX, 1997, gas. Ver-melho. R$ 10.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

PALIO ELX 1.4 flex, preto,2007, completo - ar condicionado,estado de zero. Excelente estado.Financia até 60x sem entrada. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

PALIO ELX, 2000, gas. Com-pleto. R$ 13.500,00. Fone: 3604-6258- Fazenda Automóveis.

PALIO EX fire 4 portas 2002,Placa A, pint. Met., dir. hid., 60 X s/ent., Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PALIO EX fire, 2002, 4 portas,gas, vidro, trava, ar quente, desem-baçador traseiro. R$ 14.800,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

PALIO fire 2006, Placa A, pre-to. 60 X s/ent. Em exc. estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PALIO fire 2003 4 portas, Dir.hid., vd. El., limp., des., rodas.Em exc. estado de conservação.41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PALIO fire 2003, 4p, azul, arquente limpador e desembaçador. Fi-nancia sem entrada até 60x. Confira!Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

PALIO FIRE 2003, azul, 2 por-tas, rodas de liga, vidro e trava elétri-ca. R$ 14.900,00. Fone 3627-2627Automóveis Pioneiros.

PALIO fire 2004, branco, esta-do de zero. Financia até 60x sem en-trada. Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veí-culos.

PALIO FIRE 2009 prata, arcondicionado, direção hidráulica, vi-dro e trava elétrica. R$ 22.900,00.Fone 3627-2627 Automóveis Pionei-ros.

PALIO fire, 2004, 4 portas, mo-delo novo. R$ 19.700,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

PALIO weekend 2000, PlacaA, pint. Met., dir. Hid., vd. El., tr.El. Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PALIO weekend, 99, 1.6, Sport,completo com teto e rodas de liga leve.Sem entrada + 60X. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

SIENA 2003, prata, gasolina, vi-dros elétricos. Carro em excelenteestado. Financia ate 60x, sem entra-da. Confira! Fone: 3608- 1000 Rotta 8Veículos.

SIENA ELX 1.3 fire 2000,Placa A, pint. Met., dir. hid., vd.El. Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

SIENA EX 2002, vidro, trava,desembaçador traseiro e ar quente.Entrada + 60X. Fone: 3604-2428 Ria-le. www.rialeveiculos.com.br

UNO 2008 Flex, prata, KITGNV. R$ 15.900,00 ou 60 X R$ 499,00sem entrada. Fone 3627-2627 Auto-móveis Pioneiros.

UNO Economy Way, 4 portas,2009, Doc. 2011 pago. R$19.900,00.60Xs/ent. Em exc. estado de conser-vação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

UNO fire 2006 verde flex, placaA, ar quente, limpador e desembaça-dor, alarme. Excelente estado. Finan-ciamos até 60x sem entrada. Confira!Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

UNO fire 2008 flex, prata, placaA, único dono, vidros elétricos, arquente, limpador e desembaçador.Sem entrada até 60x. Confira! Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

UNO fire 2008, vermelho, pla-ca a, baixo km em estado de zero.Financia até 60x sem entrada. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

UNO fire, 2003, prata. Entrada+ R$ 392,00 mensais. Fone: 3604-2428 Riale. www.rialeveiculos.com.br

UNO Mille, 2003, álcool. R$11.800,00. Fone: 3604-6258 - Fazen-da Automóveis.

UNO SX 1998, 4p, azul. Carroem excelente estado e super promo-ção. Financiamos até 48x. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

UNO way 4 portas 2006flex, Limp., des. 60X s/ent. Emexc. estado de conservação.41 -3079 -8866 / 3014 -8867www.vancarmultimarcas.com.br

ESCORT Ghia 1993, Di-reção hidráulica. R$ 4.900,00.4 1 - 3 0 7 9 - 8 8 6 6 / 3 0 1 4 - 8 8 6 7www.vancarmultimarcas.com.br

ESCORT GL 1.8, 93, 1.8,álcool, cinza, motor AP. R$6.600,00. Fone 3627-2627 Automó-veis Pioneiros.

ESCORT GL 1997 4 portas,Placa A, pint. Met., dir. hid. R$9.900,00. Em exc. estado de conser-vação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

ESCORT GLX 1996, Pint. Met.Em exc. estado de conservação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

ESCORT SW Gl 1998, Dir.hid., MP3. R$7.990,00. Em ex-celente estado de conservação.4 1 - 3 0 7 9 - 8 8 6 6 / 3 0 1 4 - 8 8 6 7www.vancarmultimarcas.com.br

FIESTA 2002, preto, 4 portas,trava, alarme, ar quente, limpador de-sembaçador traseiro. Sem entrada +60X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

FIESTA 2009 prata, único dono,4 portas, vidro e trava elétrica, lim-pador e desembaçador. R$24.900,00. Fone 3627-2627 Automó-veis Pioneiros.

FIESTA 4 portas 2002, Pla-

CLASSIFICADOS DE LINHA NO BALCÃO DO JORNAL. Avenida Brasil, 1890 - Sobrado 01 - Eucaliptos - FRG - Próx. ao Caic.ca A, prata, ar cond. 60 X s/ent.Em exc. estado de conservação.41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

FIESTA 4 por tas 2003,Placa A, pint. Met. 60 X s/ent.Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

FIESTA hacth 2004, estado de0km, único dono. Financia ate 60xsem entrada. Confira! Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

FIESTA hacth 2006 flex, prata,completo. Carro em excelente esta-do. Financia até 60x sem entrada.Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

KA 2009, branco, placa A, vi-dros elétricos, ar quente, limpador edesembaçador. Financia até 60x sementrada. Fone: 3608- 1000 Rotta 8Veículos.

KA GL 2000, Pint. Met., ro-das. Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

KA GL 2005, prata, ar quente,desembaçador e limpador, placa A.Excelente estado. Confira financia-mento até 60 x sem entrada. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

KA Image 2001, Placa A, pint.Met., dir. hid., vd. El., limp., des. 60X s/ent. Em exc. estado de conser-vação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

ASTRA hatch, GL, 1.8, 1999,gas. completo. R$ 17.500,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

ASTRA sedan advantage2009, Prata, ar cond., dir. hid., vd.El., TR. El., AL., CD. R$32.900,00.60Xs/ent. Em exc. estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867-www.vancarmultimarcas.com.br

ASTRA sedan confort 2005 flex,Pint. Met., rodas, ar cond., dir. hid.,vd. El., pára-choque pers.R$27.900,00,60Xs/ent. Em excelen-te estado de conservação. 41-3079-8 8 6 6 / 3 0 1 4 - 8 8 6 7www.vancarmultimarcas.com.br

ASTRA sedan GL 2000,Placa A, dir. hid., vd. El., rodas.Em exc. estado de conservação.41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

AUTOMÓVEIS PIONEIROSAGORA TAMBÉM TODA LINHACHEVROLET ZERO KM FONE3627-2627.

CELTA prata 2004, Prata,ar q., limp. des., 60 X s/ent.Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CELTA 2001, gas, prata. R$14.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazen-da Automóveis.

CELTA 2008, Placa A. 60 X s/ent. Em exc. estado de conserva-

ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CELTA 2009 GNV, Ar cond.,60 X s/ent. Em exc. estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CELTA 4 p 2003, Prata, vd.El., para choque pers. 60X s/ent.Em exc. estado de conservação.41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CELTA 4 p 2009, Prata,pára-choque pers. 60X s/ent.Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CELTA spirit 2007 prata 2p, arquente, desembaçador e limpador.Veículo de procedência. Financia até60x sem entrada. Fone: 3608- 1000Rotta 8 Veículos.

CELTA vhc, 2005 prata, arquente, desembaçador e limpador,baixo km. Ffinancia até 60 x sementrada. Fone: 3608- 1000 Rotta 8Veículos.

CELTA VHCE 2009, Pla-ca A, ar cond. 60 X s/ent. Emexc. estado de conservação.41 -3079 -8866 / 3014 -8867www.vancarmultimarcas.com.br

CELTA, 2003, 4 portas, gas. R$16.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazen-da Automóveis.

CORSA 1.8. joy, 04/05, 4 por-tas, azul, FLEX, aq, ldt, alarme e te.Entrada + 60X. Fone: 3604-2428 Ria-le. www.rialeveiculos.com.br

CORSA 2001, 1.0, prata, ldt,aq, trava, dh. Sem entrada + 60X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

C O R S A C l a s s i c 2 0 0 4 ,Placa A, pára-choque pers. Emexc. estado de conservação.4 1 - 3 0 7 9 - 8 8 6 6 / 3 0 1 4 - 8 8 6 7www.vancarmultimarcas.com.br

CORSA sedan 2002, Pint.Met., ar cond., dir. hid., vd. El.,para choque pers. 60 X s/ent. Emexc. estado de conservação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CORSA sedan 2003, branco,placa A Excelente estado. Financiaaté 60x sem entrada. Confira! Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

CORSA sedan classic 1.6 su-per 2005, Ar cond., dir. hid., vd. El.60X s/ent. Em exc. estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CORSA Sedan Classic, 1.0,2004/2004, prata, revisado, rodas deliga leve, dt, aq. Sem entrada + 60X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA sedan GL, 97/98, 1.6,completo - ar condicionado. EntradaR$ 800,00 + 60X. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

CORSA sedan super 1998,Placa A, para choque pers. Em

exc. estado de conservação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CORSA sedan, flex, 2010, 4portas, preto. R$ 24.000,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

CORSA Wind, hatch, 2001, 4portas, gas. R$ 14.800,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

MERIVA 2003, Placa A, prata,ar cond., dir. hid., vd. El., TR. El.,pára-choque pers., CD, 60Xs/ent. Emexcelente estado de conservação. 41-3 0 7 9 - 8 8 6 6 / 3 0 1 4 - 8 8 6 7 .www.vancarmultimarcas.com.br

MONZA GLS, 1994, completo,vermelho. R$ 9.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

OMEGA CD 4.1, 1995, azul,completo. R$ 15.800,00. Fone 3627-2627 Automóveis Pioneiros.

PRISMA joy 1.4 econoflex,vermelho, placa A, trio elétrico, arquente e desembaçador, estado dezero. Super oferta R$ 25.800,00. Fi-nancia até 60 x sem entrada. Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

PRISMA MAXX, 2010, 4 por-tas, completo, único dono. R$27.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazen-da Automóveis.

ZAFIRA elegance 2008, com-pleta, airbag, automática. Excelenteestado, top de linha. Financia até 60x.Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

FOX 1.6, Plus, 08, prata, 4pt,placa A, completo, ar/dh, trio elétri-co, air bag duplo, alarme, excelen-te. R$ 27.900,00 ou FINANCIO100%. Fone: 3329-6601 - Automó-veis Curitiba.

GOL 1.0 2002, Placa A, prata.60 X s/ent. Em exc. estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

AUTOMÓVEIS PIONEIROSAGORA TAMBÉM TODA LINHAVOLKSWAGEM ZERO KM FONE3627-2627.

GOL 1.6 4p confor t l ine2001, Placa A, dir. hid., limp.,des., pára-choque pers. 60X s/ent. Em exc. estado de conser-vação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL 1.6 power 2003, cinza, 4portas, direção hidráulica, ar condicio-nado. R$ 19.900,00. Fone 3627-2627Automóveis Pioneiros.

GOL 1.6 power 2008, branco,4 portas, direção hidráulica, ar condi-cionado. R$ 22.900,00. Fone 3627-2627 Automóveis Pioneiros.

GOL 2001, 2p, ar quente limpa-dor e desembaçador, placa A. Finan-cia sem entrada. Confira! Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

GOL 2009 trend flex, branco, arquente limpador e desembaçador, vi-dros elétricos, placa A. Único dono.Super oferta. Confira! Fone: 3608-

ANUNCIE 3627-1997

Page 12: Edição 205

Motor paraautomóvel váriasmarcas, a partir deR$ 1.000,00, com

garantia de 3 mesese km livre. AutoPeças Nações.

Fone: 3627-5218

21 a 27 de outubro de 2011www.asemananews.com.br12 - /CLASSI

ATENÇÃOQuem recebe ou recebeu Auxílio Doença do

INSS pode ter dinheiro a receber.Nos procure: (41) 3022-4503

AÇOUGUEIRO MASAÇOUGUEIRO MASAJUDANTE DE CARGA E DESCARGA MASAJUDANTE DE ELETRICISTA MASAUXILIAR DE ESTOQUE MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO MASAUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS MASCARPINTEIRO MASCARPINTEIRO DE FORMA MASCOBRADOR DE ÔNIBUS MASCOPEIRO MASENCARREGADO DE MONTAGEM MASESTOQUISTA MASFISCAL DE LOJA MASFUNILEIRO DE AUTOMÓVEIS MASJATEADOR MASMARCENEIRO MASMARCENEIRO MASMECANICO DE ISTALAÇÃO DE FREIOSMASMONTADOR DE ESTRUTURAS METÁLICAS MASMONTADOR DE MÓVEIS MASMOTORISTA HABILITAÇÃO C MASOFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS MASOPERADOR DE ESCAVADEIRA MASOPERADOR DE MAQUINAS MASOPERADOR DE MOTO NIVELADORA MASOPERADOR DE MOTONIVELADORA MASOPERADOR DE RETRO ESCAVADEIRAMASOPERADOR DE ROLO COMPACTADORMASOPERADOR DE TRATOR ESTEIRA MASPADEIRO MASPEDREIRO MASPINTOR AUTOMOTIVO MASPINTOR DE VEÍCULOS MASPREPARADOR DE TINTAS MASPROGRAMADOR DE MAQUINA CNC MASSERRALHEIRO MASSERVIÇOS GERAIS MASSOLDADOR MIG/MAG E ELÉTRICA MASTORNEIRO MECÂNICO MASVENDEDOR INTERNO MASVIGIA MASZELADOR MASAJUDANTE DE COZINHA FEMAUXILIAR DE COZINHA FEMAUXILIAR DE COZINHA FEMAUXILIAR DE ESTOQUE FEMCABELEIREIRO UNISEX FEMCAIXA FEMCAIXA FEMCAIXA FEMCAMAREIRA FEMCOSTUREIRA EM GERAL FEMMANICURE FEMOFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS FEMOFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS FEMRECEPCIONISTA ATENDENTE FEMREPOSITOR DE MERCADORIAS FEMSALGADEIRA FEMSERVIÇOS GERAIS FEMVENDEDOR INTERNO FEMAJUDANTE DE COZINHA INDFATENDENTE DE BALCÃO INDFATENDENTE DE BALCÃO INDFATENDENTE DE FARMÁCIA INDFAUXILIAR DE COZINHA INDFAUXILIAR DE COZINHA INDFAUXILIAR DE EXPEDIÇÃO INDFAUXILIAR DE PADEIRO INDFAUXILIAR DE PRODUÇÃO INDFAVALIADOR FÍSICO INDFBALCONISTA INDFBALCONISTA DE AÇOUGUE INDFCABELEIREIRO UNISEX INDFCARTEIRO INDFCONSULTOR DE SERVIÇOS INDFCOZINEHIRA INDFCOZINHEIRA INDFCOZINHEIRA INDFCOZINHEIRO GERAL INDFEMPACOTADOR INDFFARMACÊUTICO INDFFISCAL DE CAIXA INDFFISCAL DE LOJA INDFOPERADOR DE CAIXA INDFOPERADOR DE CNC INDFOPERADOR DE TELEMARKETING INDFPIZZAIOLO INDFREPOSITOR DE MERCADORIAS INDFSECRETÁRIO INDFVENDEDOR INTERNO INDFVIDRACEIRO INDFZELADOR INDF

Interessados comparecer naAgência do Trabalhador de FRG -Rua Cedro, 343 das 8h as 12h - 13has 17h munidos de documentos

1000 Rotta 8 Veículos.

GOL CLI 1.6 1996, Pint. Met.,dir. Hid. Em exc. estado de conser-vação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL G3 4 portas 2001,Pint. Met., limp., des. 60X s/ent.Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL G3 4 portas 2002, PlacaA, prata, pára-choque pers. 60 X s/ent. Em exc. estado de conserva-ção, 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL G3, 2002, gas. R$14.500,00. Fone: 3604-6258 - Fazen-da Automóveis.

GOL G4 2006, Placa A. 60 X s/ent. Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL G4 2007, Placa A, 60Xs/ent. Em excelente estado de conser-vação. 41-3079-8866/3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL G4 4p 2006, branco. Car-ro em excelente estado. Financia até60x sem entrada. Confira! Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

GOL GIV 09, 4pt, prata, ar con-dicionado, vidro/trava limp/des, pla-ca A. R$ 21.600,00 ou Financio 100%.Fone: 3329-6601 - Automóveis Curiti-ba.

GOL GIV 1.0 Flex 2008, bran-co, 4 portas, vidro e trava elétrica. R$19.500,00. Fone 3627-2627 Automó-veis Pioneiros.

GOL GIV 1.0 Flex 2009 bran-co, 4 portas. R$ 21.500,00. Fone3627-2627 Automóveis Pioneiros.

GOL MI 1998, Placa A, rodas.Em exc. estado de conservação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL trend 2008, Prata, pára-choque pers., TR. El. 60 X s/ent.Em exc. estado de conservação.41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PARATI G3 2000, Placa A,branco perola, pára-choque pers. Emexcelente estado de conservação. 41-3 0 7 9 - 8 8 6 6 / 3 0 1 4 - 8 8 6 7 ,www.vancarmultimarcas.com.br

PARATI G3, 1.0, 2001, preta,completa + rodas de liga leve. Sementrada + 60X. Fone: 3604-2428 Ria-le. www.rialeveiculos.com.br

POINTER GTI 1994, Di-reção hidráulica. R$ 4.900,00.41 -3079 -8866 / 3014 -8867www.vancarmultimarcas.com.br

QUANTUM CLI 1.8, gasolina,1996/1996, prata, aq, dlt, dh, tve, Trioelétrico, 4P, Farol de neblina, Manual,Parachoque personalizado, Retrovi-sor elétrico. Entrada 48X. Fone: 3604-2428 Riale. www.rialeveiculos.com.br

SANTANA GL, 2.0, 1991,gas., cinza. R$ 8.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis.

SPACE Fox 2010, 1.6, pre-ta, completa. Sem entrada + 60X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

BMW 540 V8 Touring 1995,Pint. Met., dir. Hid., vd. El.,V8,rodas, manual, chave copia.Em exc. estado de conservação.41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CLIO 2007, bege, hiflex, placaA, conjunto elétrico, ar quente, desem-baçador e limpador. Estado de zerokm. Super oferta. Confira! Financia-mos até 60x sem entrada. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos.

CLIO 4 portas 2001, Placa A,vermelho, ar cond., pára-choque pers.

60 X s/ent. Em exc. estado de con-servação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CLIO 4 portas 2004, PlacaA, pint. Met., ar cond., des.,pára-choque pers. 60 X s/ent.Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CLIO EXP. 1.6, 16v, 2005,Hatch, 4 portas, preto, ar cond. Dir.hidráulica, vidro e trava R$19.900,00. Fone 3627-2627 Auto-móveis Pioneiros.

CLIO RL 1.6 1998 4 por-tas, Placa A, dir. hid., manual.Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

HONDA CIVIC EX, 97/98, pre-to, completo, dh, vidro, trava, alarme,rodas de liga leve. Entrada + 48X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

IBIZA 2001, Pint . Met. ,dir. hid., vd. El. 60 X s/ent.Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

MERCEDES C230K 1997blindado, Pint. Met., ar cond., vd.El., tr. El., rodas, manual, chavecopia. Em exc. estado de conser-vação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PEUGEOT 206 1.6 4 portaspresence, Pint. Met., ar cond., dir.hid., vd. El., tr. El. R$ 14.900,00.41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PEUGEOT 206 2001, Pla-ca A, pint. Met. 60 x s/ent. Emexc. estado de conservação.41 -3079 -8866 / 3014 -8867www.vancarmultimarcas.com.br

PEUGEOT 206 2003, PlacaA, limp., des., vd. El. 60 X s/ent.Em exc. estado de conservação.41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

PEUGEOT 206 4portas 2004,Preto, ar q., limp., des.,60Xs/ent. Emexcelente estado de conservação, 41-3 0 7 9 - 8 8 6 6 / 3 0 1 4 - 8 8 6 7 ,www.vancarmultimarcas.com.br

PEUGEOT 206 sensation 1.4,2008, flex, placa A. Excelente esta-do. Financia até 60x sem entrada.Até 60x. Fone: 3608- 1000 Rotta 8Veículos.

PEUGEOT 306 soleil, 2000/2001, verde, dh, ve, te, rodas 17,bancos em couro, farol de milha, ldt,Entrada + 60X. Fone: 3604-2428 Ria-le. www.rialeveiculos.com.br

TWINGO 1999, Placa A,limp. des., p. ch. pers. 60X s/ent.Em exc. estado de conservação.41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

BLAZER, vermelha, 4.3, DLX,97/97, completa + GNV. Entrada +48X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA Pick-up 1.6 97, cinza,capota marítima. Ótima. R$10.400,00. Fone 3627-2627 Automó-veis Pioneiros.

DOBLO HLX 09, 7 lugares,branca, ar/dh vidro/trava, placa A, ex-celente. R$ 38.900,00 ou Financio100%. Fone: 3329-6601 - Automó-veis Curitiba.

F1000 1988, dupla, vermelha.MWM turbo. R$ 23.900,00. Fone3627-2627 Automóveis Pioneiros.

FIORINO 2002 - Placa A.R$15.900,00. 60X s/ent. Emexc. estado de conservação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

FIORINO 2007 furgão, branca,Fire flex. R$ 21.500,00. Fone 3627-2627 Automóveis Pioneiros.

FIORINO 2009, Fire flex, fur-gão, amarela. R$ 23.900,00. Fone3627-2627 Automóveis Pioneiros.

FIORINO Furgão, 06, branca,placa A, ótima IPVA/11 pago. R$19.500,00 a vista ou FINANCIO100%. Fone: 3329-6601 - Automó-veis Curitiba.

KOMBI 09, envidraçada,

com bancos, placa A, excelenteestado. R$ 27.500,00 ou FINAN-CIO 100%. Fone: 3329-6601 -Automóveis Curitiba.

KOMBI 09, Furgão, branca, pla-ca A, excelente. R$ 23.500,00 ou FI-NANCIO 100%. Fone: 3329-6601 -Automóveis Curitiba.

KOMBI 2008, 1.4, flex, furgão,amarela. R$23.500,00. Fone 3627-2627 Automóveis Pioneiros.

PICK-UP CORSA 2002, PlacaA, rodas. 60X s/ent. Em exc. estadode conservação. 41-3079-8866 /3014-8867 www.vancarmultimarcas.com.br

RANGER, 1999, cabine dupla,gas., completa. R$ 26.500,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

S10 01, prata, dupla, gasolina,ar cond/dh vidro/trava, rodas, stoAntonio, capota, protetor, estribo late-ral, excelente. R$ 29.900,00 ou FI-NANCIO. Fone: 3329-6601 - Auto-móveis Curitiba.

S10 1998 GNV, Ar cond., dir.hid., vd. El. R$17.900,00. 41-3079-8 8 6 6 / 3 0 1 4 - 8 8 6 7 ,www.vancarmultimarcas.com.br

SAVEIRO 09, 1.6, branca, pla-ca A, IPVA/Lic. 2011 pagos, prote-tor. R$ 21.900,00 ou FINANCIO100%. Fone: 3329-6601 - Automó-veis Curitiba.

SAVEIRO 1.6 FLEX 2008 bran-ca, protetor de caçamba. R$20.900,00. Fone 3627-2627 Automó-veis Pioneiros.

SAVEIRO MI, 1.6, 2002, ver-melha, gas. R$ 17.500,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automóveis.

STRADA 08, branca, fire, flex,placa A, IPVA/11 pago. R$ 19.900,00a vista ou 60x565,00 S/ ENTRA-DA. Fone: 3329-6601 - AutomóveisCuritiba.

STRADA ADV Locker2010, Vermelha, ar cond., vd.El., dir. hid., rodas. 60 X s/ent.Em exc. estado de conservação.41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

STRADA CE t reck ing2009, Pint. Met., dir. Hid. 60X s/ent. Em exc. estado de conser-vação. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

STRADA working 1999, Pla-ca A. Em exc. estado de conserva-ção. 41-3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CBX 200, ano 01, preta. R$3.700,00. Naza Moto Fone 3627-6868.

DT 200 - para trilha, preta. R$2.500,00 - Fone 9907-5409, falar comMarco.

ABANDONO DE EMPREGOA empresa Master Mestre Construções LTDA solicita o

comparecimento do Sr. Edson Moreira dos Santos, portador daCTPS. Nº 81516, série 00021-PR, no prazo de 7 dias, sob penade caracterização do abandono de emprego, previsto no artigo482, letra I, da CLT.

SÚMULA DE PEDIDO DE RENOVAÇÃODA LICENÇA DE OPERAÇÂO

A empresa HOTECHANN INDÚSTRIA E COMÉRCIO DEPRODUTOS DE LIMPEZA LTDA, torna público que requereuao IAP, Renovação de Licença de Operação para Regulariza-ção de Indústria de Produtos de Limpeza, implantado na RuaPernambuco, 513, Bairro: Estados, CEP: 83830-287 no Muni-cípio de Fazenda Rio Grande – Estado do Paraná.

RP Auto Center

CONTRATAcontrata mecânico

geometrista com

experiência.

Ligar 3604-0757, falar

com Valter

AVISO DE LICITAÇÃOPregão Presencial n° 001/2011

Processo Administrativo nº. 175/2011OBJETO: Aquisição de Combustível.DATA DE ABERTURA: 03/11/2011 às 10:00 horasLOCAL DE ABERTURA: Sala de Reuniões da Câmara

Municipal de MandiritubaINFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: Poderão ser obti-

das diretamente na Câmara Municipal de Mandirituba, sito à Av.Brasil, 320 - Centro - Mandirituba/PR, no horário comercial oupelo telefone 41-3626-1575.

Mandirituba(PR), 14 de outubro de 2011

Atenção Maiorde 65 anos

Se você ainda nãose aposentou(Mesmo semcontribuição).

Nos procure: (41)3022-4503

CÂMARA MUNICIPAL DE MANDIRITUBAESTADO DO PARANÁ

RESULTADO DO JULGAMENTO E CLASSIFICAÇÃOTOMADA DE PREÇOS n° 003/2011

Tipo: TÉCNICA E PREÇOObjeto: Contratação de empresa ou instituição de ensino superior

especializada em processo de concursos públicos para preenchimento devagas, para cargos de provimento efetivo, com diversas especialidades,para suprir a demanda da Câmara Municipal de Mandirituba, conformeespecificado e detalhado no Termo de Referência e nos anexos que inte-gram o Edital.

Em cumprimento ao disposto no art. 109, da Lei 8.666 de 21 de junhode 1993, torna-se público o resultado da licitação na modalidade Tomada dePreços Tipo Menor Técnica e Preços nº. 003/2011, cujo resultado dá-se daseguinte forma: Empresa INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃOTECNOLOGIA E PESQUISA SABER LTDA, CNPJ nº. 05.128.703/0001-13. Valor da proposta R$ 29.950,00 (Vinte e nove mil, novecentos ecinqüenta reais).

Mandirituba(PR), 22 de junho de 2011.

Luis Fernando KempPresidente da Comissão de Licitação

Page 13: Edição 205

02 a 08 de setembro de 2011 www.asemananews.com.br CLASSI / - 11

Page 14: Edição 205

21 a 27 de outubro de 2011www.asemananews.com.br14 - /CLASSI

Page 15: Edição 205

FGTS). "MINHA CASA, MINHAVIDA". IMÓVEIS CONSULT -3604-7878 / 9686-4699 Creci1 3 . 3 6 3www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA -02 Quartos - 46,00m2 - BairroGRALHA AZUL (Jardim Palmei-ra) - "AVERBADA". R$85.000,00 Quitada ou Ent. + Fi-nanc. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878 / 9986-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA- 02 Quartos, imóvel de ESQUI-NA - 51,00m2 - Bairro IGUA-ÇÚ - "AVERBADA", próximo aoSUPERMERCADO ASSIS. Ápartir de R$ 96.000,00 Quita-da ou Ent. + Financ. CAIXA(Use seu FGTS). "MINHACASA, MINHA VIDA". IMÓ-VEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA -02 Quartos - 51,00m2 - BairroNAÇÕES - "AVERBADA", pró-ximo ao Supermercado BOZA.R$ 93.000,00 Quitada ou Ent. +Financ. CAIXA (Use seu FGTS)."MINHA CASA, MINHA VIDA".IMÓVEIS CONSULT - 3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA -02 e 03 Quartos - á partir de43,00m2 - Bairro GRALHAAZUL - "AVERBADAS", Av. Al-batroz, ônibus na frente. Á partirde R$ 80.000,00 Quitadas, ES-QUINA p/ R$ 99.000,00 Quitadaou Ent. + Financ. CAIXA (Useseu FGTS). "MINHA CASA, MI-NHA VIDA". IMÓVEIS CON-SULT - 3604-7878 / 9686-4699Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA- 02 Quartos - 45,00m2 - Bair-ro SANTA TEREZINHA -"AVERBADAS", próximo aoPosto MIME e Colégio CUNHA

Venezuela - R$290.000,00 - JJAIMÓVEIS - creci 16.499 - Fone:3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br

SANTA TEREZINHA- Áreade 3.600,00 m2,(residencial/co-mercial) em uma região nobre,com asfalto, calçada, já com es-tudo de frações R$380.000,00 –IMOBILIÁRIA PANAKOL LTDA -CRECI- 1564-J FONE: 3627-1002 – 8417-7720 -www.panakol.com.br

GRALHA AZUL - Casascom 52,00m2, 02 dormitorios,sala,coz + dep excelente locali-zação, pequena entrada, utilizeseu FGTS - PLANO MINHACASA MINHA VIDA - Casas apartir de R$85.000,00. IMOBI-LIARIA PANAKOL LTDA - CRE-CI-1564-J - Fone: 3627-1002 -www.panakol.com.br-

RESIDENCIAL GRALHAAZUL - Casa com 50 m², 2 dorm.,sala, coz, bwc, área de serviçoe garagem, próx. Supermerca-dos Boza. Utilize se FGTS-PLA-NO MINHA CASA MINHA VIDA.Casas a partir de R$90.000,00.Imobiliária Panakol LTDA - CRE-CI 1564-J- FONE: 3627-1002 -www.panakol.com.br

NAÇÕES - RESIDENCIALNOVA ERA - Casa com50,00,00m2, 02 dormitorios,sala,coz + área de serviço ex-terna, BWC, excelente localiza-ção. Pequena entrada, utilize seuFGTS - PLANO MINHA CASAMINHA VIDA - R$90.000,00.IMOBILIARIA PANAKOL LTDA -CRECI-1564-J - Fone: 3627-1002 - www.panakol.com.br-

SANTA TEREZINHA -RESIDENCIAL TALINE - Casascom 63,00,00m2, com laje, 03dormitorios, sala,coz + área deserviço externa excelente locali-zação, asfalto, colegio, utilize seuFGTS - PLANO MINHA CASAMINHA VIDA - R$110.000,00IMOBILIARIA PANAKOL LTDA -CRECI-1564-J - Fone: 3627-1002 - www.panakol.com.br-

MMD INCORP. E PAR-TICIPAÇÕES LTDA, CRECIJ 0158, convida você clien-te em situação de inadim-plência ref. ao lote situadono Jd. Santarém I e Santa-rém II, a comparecer emnosso escritório sito a ruaJacarandá, 208, sl 04, paratratarmos sobre a regulari-zação do mesmo. Não po-nha em risco o seu patrimô-nio. Tel: 3627-2037 liguepara agendar um horário.

CASAS EM ALVENARIA -03 Quartos - 55,00m2 - BairroIGUAÇÚ - "AVERBADA", pró-ximo a RAIA e ótimo espaçode terreno nos fundos. R$108.000,00 Quitada ou Ent. +Financ. CAIXA (Use seuFGTS). IMÓVEIS CONSULT- 3604-7878 / 9686-4699 Cre-ci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA -02 Quartos - 48,00m2 - BairroESTADOS - "AVERBADA", pró-ximo a BR 116, linhas de ônibus,Supermercado. R$ 85.000,00Quitada ou Ent. + Financ. CAIXA(Use seu FGTS). IMÓVEISCONSULT - 3604-7878 / 9986-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA,com laje - 02 Quartos - 46,00m2- Bairro SANTA TEREZINHA -"AVERBADAS", próximo aoPosto MIME e Colégio CUNHAPEREIRA. R$ 97.000,00 Quita-da ou Ent. + Financ. CAIXA (Useseu FGTS). "MINHA CASA, MI-NHA VIDA". IMÓVEIS CON-SULT - 3604-7878 / 9686-4699Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS EM ALVENARIA -02 Quartos, - á partir de 40,00m2- Bairro JD CANAÃ - "AVERBA-DAS", COM LAJE, ótimo acaba-mento, próximo ao CONDOR, apoucos metros da BR. Á partirde R$ 100.000,00 Quitada ouEnt. + Financ. CAIXA (Use seu

BR 116 - Excelente áreacomercial contendo18.858,00m², localizada na bei-ra da BR 116 centro de Fazen-da Rio Grande - JJA IMÓVEIS -creci 16.499 - Fone: 3608-0347- www.imobiliariajja.com.br

BR 116 - Área localizadaao lado do shopping de Fazen-da Rio Grande, contendo 12 lo-tes, metragem: 4.320,00m² - JJAIMÓVEIS - creci 16.499 - Fone:3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br

SANTA TEREZINHA -Área contendo 7.000,00m² pró-pria para construção de condo-minio - JJA IMÓVEIS - creci16.499 - Fone: 3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br

PIONEIROS - Residênciacontendo 130,00m² e terreno12x40 - R$ 150.000,00 - JJAIMÓVEIS - creci 16.499 - Fone:3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br

GRALHA AZUL - Exce-lente residência contendo300,00m² e terreno com3.313,00m², localizado na Ave-nida Portugal - Condominio dosNobres - R$ 450.000,00 - JJAIMÓVEIS - creci 16.499 - Fone:3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br

PIONEIROS - Terrenocontendo 307,00m² localizado naRua xingu, 260 - Condominio fe-chado MARIA RAQUEL -R$78.000,00 - JJA IMÓVEIS -creci 16.499 - Fone: 3608-0347- www.imobiliariajja.com.br

EUCALIPTOS - Vendemosáreas comerciais e industriais lo-calizadas na Avenida Araucáriacentro de Fazenda Rio Grande- JJA IMÓVEIS - creci 16.499 -Fone: 3608-0347 -www.imobiliariajja.com.br

NAÇÕES - Sobrado con-tendo 230,00m² - 4 quartos sen-do 1 suite - localizada na Rua

21 a 27 de outubro de 2011 www.asemananews.com.br CLASSI / - 15

PEREIRA. R$ 88.000,00 Qui-tada ou Ent. + Financ. CAIXA(Use seu FGTS). "MINHACASA, MINHA VIDA". IMÓ-VEIS CONSULT - 3604-7878/ 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CENTRO/EUCALIPTOS -FAZENDA RIO GRANDE lindacasa 2qts, averbada, condom.fechado sem taxa, semi-nova,estacionamento, rua tranqüila,asfaltada, ótimo p/ investir. Fi-nancia. R$75mil. 3248-3030www.varnierimoveis.com.brc15442.

IMPERDÍVEL: Vendocasa em Fazenda Rio Gran-de, excelente localização,próximo a escola, super-mercado, posto de saúde e

23 milhões demoradias em 20 anos

O Programa MinhaCasa, Minha Vida, desenvol-vido pelo Ministério das Cida-des, vai entregar até o final doano em todo o país mais 120mil moradias. Até dezembrodo ano passado, na primeiraetapa do programa, foram to-talizadas as contratações paraa construção de 1 milhão demoradias. Nos próximosquatro anos, o número de no-vas unidades destinadas àspopulações de baixa rendachegará a 2 milhões. De acor-do com a secretária nacionalde Habitação, Inês Maga-lhães, o Brasil precisará cons-truir nos próximos 20 anos 23

milhões de habitações parasuprir a demanda.

A secretária nega que ha-verá cortes no orçamento doprograma. A previsão total degastos deverá chegar a R$ 105bilhões. Inês Magalhães falousobre o assunto em entrevistaao programa Brasileiras, pro-duzido pela Secretaria de Co-municação Social da Presi-dência da República em par-ceria com a EBC Serviços.

Ligue para a Casa Fácile verifique como você podeparticipar da segunda fasedo programa Minha CasaMinha Vida. Contato: 3627-7800 ou 3627-5656.

linha de ônibus. Rua Peru,697, casa 1, a 800 metros daprefeitura. Valor R$100.000,00. Liberada para fi-nanciamento pela CaixaEconômica Federal. Tratarcom Alysson nos telefones:41- 3627–0423 ou no cel: 41-9601-8298.

FAZENDA RIO GRAN-DE - Vende-se casa alvenariacom 155m2, Rua Rio Negro,no Bairro Iguaçu II, contendo3 quartos, 1 copa, cozinha,sala, 2 banheiros, lavanderia,garagem para 3 carros, comasfalto. Terreno medindo15X30. Valor R$ 130.000,00.Financiamento pela CEF. Acei-ta carro no negócio. Tratar notel: 9183-3469, com Ademir.

Page 16: Edição 205

21 a 27 de outubro de 2011www.asemananews.com.br16 - / SEGURANÇA

Família de Mandirituba morreem trágico acidente na BR-277

Garoto de 15 anos éexecutado em plena luz

do dia em SJPPai, filho e neto morreram

em um acidente trágico pertodas 6 horas da manhã do sá-bado (15), na BR-277, regiãodos Campos Gerais. Todoseram moradores da cidade deMandirituba e de acordo comparentes, os três seguiam comdestino a Prudentópolis para vi-sitar a filha de uma das vítimas.

O Corsa, placa de Mandi-rituba, era dirigido por José Car-los de Souza, 44 anos, que tra-balhava como motorista em ummercado de Fazenda Rio Gran-de. Com ele viaja o pai JoãoOclair Paes de Souza, 64 e o

filho L. A. S., 15 anos. JoséCarlos, de acordo com a polí-cia rodoviária, teria perdido ocontrole do carro e batido defrente com o caminhão Sca-nia de Guaraniaçu, conduzi-do por Adenilson José Mor-bach, que seguia no sentidode Curitiba. A batida foi forte eo Corsa ficou completamentedestruído. A pista estava mo-lhada, pois pouco antes da co-lisão havia chovido. Adenilsonteve ferimentos leves e nãoprecisou ficar internado. A pis-ta não ficou interditada por maisde uma hora.O Corsa ficou completamente destruído na batida com o caminhão

Um crime brutal cho-cou quem passava pelarua Ieda Solange Ribeiro,em São José dos Pinhais.E. C. G., de 15 anos, foiexecutado com dois tirosna cabeça, por volta das14 horas da quarta-feira(19), no meio da via pú-blica.

Uma moradora disseque apesar da cena, nãofica mais assustada. "Hojeem dia é normal, o mundoestá assim. Até estava de-morando pra acontecer, aregião aqui andava calma

Adolescente foi morto perto das 14 horas em plena via pública

demais", relatou. Poucas in-formações foram repassa-das pelos policiais militaresdo 17º Batalhão. "A princípiofoi uma execução, fomoschamados devido a umadiscussão no local. Não te-mos mais informações, aPolícia Civil vai apurar o queaconteceu", disse o sargentoTevas.

O corpo do adoles-cente passou pelo Institu-to Médico Legal de Curiti-ba. A Delegacia de SãoJosé dos Pinhais investi-ga o caso.

O agricultor Sergio Mariolevantou na manhã da terça-fei-ra (18) e foi até sua plantaçãode repolhos. Por volta das 7hele trabalhava na lavoura quan-do encontrou um osso, em se-guida o restante do corpo de umhomem. A chácara de Sergiofica na localidade de Roça Ve-lha, zona rural de São José dosPinhais, região metropolitana deCuritiba.

A patrulha rural da GuardaMunicipal e uma equipe do 17ºBatalhão da Polícia Militar foramaté local onde o corpo foi en-

Corpo de desconhecido éencontrado em plantação de repolhos

Policiais estiveram na plantação e iniciaram investigações

do com as equipes, o corpo es-tava em estado de decomposi-ção e já havia sofrido com aação de animais. "Pelas ves-tes, provavelmente é alguémque vive na zona rural, masqualquer afirmação é prematu-ra ainda", disse o Cabo Mullerda PM. O Instituto de Crimina-lística foi até o local e após peri-ciar o local onde o corpo foi en-contrado, repassou o cadáverao IML que o trouxe até o ne-crotério da capital. A delegaciade São José dos Pinhais deveinvestigar o caso.

contrado. Segundo os policiais,trata-se de um homem de meia

idade, vestindo calça social euma blusa de lã. Ainda de acor-

Moradores da zona ruralde Mandirituba encontraramum homem morto por volta das17h da quinta-feira (13), dentrode um matagal. Eles acionarama Guarda Municipal da cidade,que pediu apoio da equipe deinvestigação da Delegacia de

Homem é morto comcrueldade na zona rural de Mandirituba

Fazenda Rio Grande. A vítima foi atingida por

uma facada na barriga e arras-tada por mais de 30 metros. Oassassino tentou queimar ocorpo, mas o fogo não se alas-trou o suficiente e queimou ape-nas a cabeça e o peito do ho-

mem. A notícia do achado decadáver se espalhou pela vizi-nhança e o irmão da vítima, Dail-son Rodrigues, 48 anos, foi atéo local, na estrada principal dobairro Guapiara, reconhecer ocorpo. A vítima morava nas pro-ximidades e foi assassinada

provavelmente na madrugada.O irmão garante que Dail-

son não recebeu ameaças deninguém e que não tinha inimi-zades. Ele não soube informarum provável motivo para o cri-me. A polícia de Fazenda RioGrande investiga o caso.

Page 17: Edição 205

21 a 27 de outubro de 2011 www.asemananews.com.br SEGURANÇA / - 17

Ladrões tentam arrombarcaixa eletrônico do HSBC

de Mandirituba

Conselhos Comunitários ganham força nocombate à violência em São José dos Pinhais

Cerca de dez homenstentaram arrombar o caixaeletrônico da agência doHSBC de Mandirituba, loca-lizada na Praça Bom Jesus,na madrugada do domingo(16). Um morador que pas-sava pelas imediações, aoperceber a movimentaçãoda quadrilha chamou a Polí-cia Militar, mas o bando con-seguiu se evadir.

De acordo com relatos,

cerca de dez homens, em trêscarros, tentaram entrar nobanco. O morador acionou aPM, que foi até o local, mas obando já tinha se evadido. Umpolicial acredita que um dos la-drões, que fica do lado de foracuidando do movimento exter-no, viu o morador usando otelefone e o roubo acabou sen-do abortado. Buscas forampromovidas pela região, masninguém foi localizado.

À noite, se atirarem um ovo no pára-brisas de seucarro (reconhecível pelo amarelo da gema)

* Mantenha a calma e a VELOCIDADE* Não use o limpador de pára-brisas!* NUNCA coloque água no pára-brisas!* Aumente a velocidade porque os LADRÕES estão

por perto.Explicação: O ovo e a água ao se unirem, formam

uma substância viscosa, tal como o leite, e você vai preci-sar parar, pois bloqueará a sua visão em cerca de 90%.Fuja dali o mais depressa possível! Este é o ultimo méto-do que eles inventaram.

Aviso da PM

Município do Paraná commaior número de ConselhosComunitários de Segurança emrelação à população (um paracada 8,28 mil habitantes), SãoJosé dos Pinhais conta hojecom 32 organizações comuni-tárias em prol da segurança.Todas têm respaldo direto daPrefeitura, que criou núcleo es-pecial para agregar estas enti-dades, e também dos gover-nos federal e estadual.

As entidades comunitáriastêm como função básica preser-var o bom funcionamento dasestruturas fundamentais para asegurança, como iluminaçãopública, colaborar junto às es-colas e demais equipamentossociais do bairro, como unida-des de saúde e regionais da pre-feitura, e também realizar açõesde iniciativa da comunidade, ofe-recendo lazer, conscientizaçãoe serviços básicos.

Um exemplo é o Comun-seg do Jardim Cristal, que emparceria com a Guarda Muni-cipal do município vem realizan-do atividades que envolvem acomunidade, em especial osjovens. Segundo Maria Apare-cida G. Cerqueira, a "DonaCida", presidente do Comunsegdo Jardim Cristal, as duas últi-mas ações realizadas foramfundamentais para a aproxima-ção que ela hoje tem com osjovens. "Hoje eles batem emminha porta e me pedem orien-tações. Conseguimos trazeresses meninos e meninas para

a nossa convivência e quere-mos de fato ajudá-los. Eles jásentem isso, passaram a verno Comunseg uma instância deapoio, de acolhimento e de lutapelos seus direitos", afirma.

Uma das ações do Co-munseg do Jardim Cristal foiuma oficina de pipas, que ofe-receu diversas atividades re-creativas e orientações, alémde confecção e soltura de pi-pas, juntamente com policiais eguardas municipais no últimomês de setembro. Outra açãodo mesmo Comunseg foi umencontro entre 40 jovens comidade entre 15 e 24 anos comos agentes do 17º Batalhão daPolícia Militar, localizado nomunicípio. Os policiais, lidera-dos pelo Comandante Cel.Maurício Tortato, receberam ogrupo com um café da manhãe passaram o período matutinodo sábado (08/10), participan-do de atividades recreativas epalestras sobre as ações dapolícia e direitos e deveres doscidadãos. "Estabelecemos um

vínculo muito grande com aPolícia Militar e com algumassecretarias da prefeitura. A gentetrabalha sério e eles nos dãocredibilidade. Assim temos con-tado uns com os outros em to-das as nossas iniciativas",acrescenta Dona Cida.

Borda do Campo ativaNo Borda do Campo, devi-

do à grande extensão territorial,existem dois Comunsegs. Umdeles no Jardim Nemari, cujapresidente é Isolete dos SantosCarneiro. Desde o início desteano, a comunidade tem um ca-lendário quinzenal de atividades,oferecendo serviços essenciaisque vão de corte de cabelo aconsultas com médicos, dentis-tas e orientação com advoga-dos, além de nutricionistas e pa-lestrantes que orientam a popu-lação sobre hábitos alimentares,segurança e prevenção.

O Comunseg da BordaCentral, que tem como presi-dente Marta Polten, tambémcaminha para a mobilização e

integração da comunidade."Uma ação importante foi a ob-tenção de atendimento da Pre-feitura na melhoria no trecho emque fica entre as ruas ManoelCorrêa e Antônio Batista de Al-meida, que não tinha calçamen-to e os pedestres tinham quecortar caminho por dentro deum terreno baldio", comenta apresidente. Marta também adi-anta que no próximo dia 5 denovembro representantes dediversas secretarias municipaisestarão participando da 1ª Fes-ta da Primavera Cidadã da Bor-da sdo Campo, ação que daráatendimento aos moradores emdiversos segmentos do servi-ço público. "Lutar por melhori-as em nossas comunidades émais que um direito, é um de-ver. E aqueles que não fazemisso ficam apenas no papel decontribuintes. Mas para viraresse jogo é preciso ter interessee fazer parte do processo, nãosó reclamar", observa Marta.

Um levantamento recentefeito pelo Blog Crimes Curitibarevela que, levando em conta otamanho da população (aproxi-madamente 265 mil habitantes),a cidade não está entre as maisviolentas da Região Metropoli-tana de Curitiba. O resultado éatribuído pelo secretário de se-gurança, entre outras razões,às diversas ações que promo-vem a união entre a GuardaMunicipal, as polícias e a soci-edade, dentre elas, as açõesdos Comunsegs.

Page 18: Edição 205

ÁriesNo trabalho, atividades liga-

das ao público são as mais indi-cadas nesta semana. Suas res-ponsabilidades em casa podemincomodar mais que de costume.Use e abuse de sua sensualida-de - curta os momentos ao ladode seu amor. Se procura um par,aproveite para se aproximar.

TouroUse mais diplomacia no

contato com pessoas em seuambiente de trabalho. Passarmais tempo ao lado de familiarese pessoas de sua estima nesteperíodo vai trazer bem-estarpara todos. No romance, apro-veite as boas energias do Solpara fortalecer os vínculos.

GêmeosSe deseja aumentar sua

produtividade no trabalho, deveorganizar seu tempo e focar es-forços. Em seu lar, ótimo períodopara fazer as mudanças quesempre sonhou. No amor, tudode bom! Aproveite a força deVênus para conquistar seu alvo.A dois, nada de ciúme bobo.

CâncerHá uma certa tendência a

levar serviço para a casa nes-te período. Evite conflitos comfamiliares. Seja paciente e evi-te se incomodar com pressões.Tudo indica que sentirá neces-sidade de curtir os pequenosprazeres da vida. A dois, o cli-ma é de envolvimento.

LeãoTrabalhos realizados por

conta própria contam com boasenergias. Use sua criatividade nastarefas profissionais e pode ganharum dinheirinho extra. Se pensa emmudar de casa, os ventos soprama seu favor. No campo afetivo, já étempo de estreitar os vínculos.

VirgemNo campo profissional, o

momento é favorável para ativi-dades que envolvam comunica-ção. Em seu lar, cuidado comdiscussões desnecessárias, émelhor manter a calma. Crie umclima estimulante no contato comseu amor. Se está só, siga asdicas do seu coração.

CINEMA

Fernando e Sorocaba

Cinemark Shopping São JoséAmizade Colorida (Dub) – Sala 1 – 18:00 – 20:40 – 23:10Winter, O Golfinho (Dub) – Sala 1 – 12:30 – 15:00O Zelador Animal (Dub) – Sala 2 – 11:30 – 13:50 – 16:10 – 18:30– 21:00 – 23:40Gigantes de Aço(Dub) – Sala 3 – 13:10 – 16:00 – 19:00 – 21:45Diário de um banana 2: Rodrick é o Cara (Dub) – Sala 4 – 13:00Atividade Paranormal 3 – Sala 4 – 15:20 – 17:25 – 19:25 – 21:30– 23:30The Ultimate Wave Tahiti 3D – Sala 5 – 20:00Palavra Cantada 3D – Sala 5 – 11:10Os Três Mosqueteiros (Dub) – Sala 5 – 12:45 – 17:35Os Três Mosqueteiros 3D (Dub) – Sala 5 – 15:10 – 21:40

Cinesystem – Shopping CuritibaAmizade Colorida (Leg) – Sala 3 – 14:20 – 16:50 – 19:20 – 21:50Atividade Paranormal 3 (Leg) – Sala 1 – 14:00 – 16:00 – 18:00 –20:00 – 22:00

Eu Queria Ter a Sua Vida (Leg) – Sala 2 – 21:40Gigantes de Aço (Dub) – Sala 5 – 14:15 – 16:45 – 19:15 – 21:45O Zelador Animal (Dub) – Sala 4 – 14:10 – 16:40 – 19:10 – 21:40Os Três Mosqueteiros 3D – Sala 6 - (Dub) – 14:00 – 16:30 – (Leg)19:00 – 21:30Qual o seu Número (Leg) – Sala 2 –19:10Winter, O Golfinho (Dub) – Sala 2 – 14:10 – 16:40

Cinesystem – Shopping TotalAmizade Colorida (Dub) – Sala 5 – 16:45 - 19:15 – 21:45Capitães da Areia – Sala 5 – 14:15Eu queria ter a sua vida (Leg) – Sala 3 – 21:20Gigantes de Aço (Dub) - Sala 4 – 14:10 – 16:40 – 19:10 – 21:40Não Tenha Medo do Escuro (Leg) – Sala 1 – 19:20 – 21:50O Zelador Animal (Dub) – Sala 3 – 14:20 – 16:50 – 19:10Os Três Mosqueteiros 3D (Dub) – Sala 2 – 14:00 – 16:30 – 19:00– 21:30Winter, O Golfinho (Dub) – Sala 1 – 14:30 – 17:00

LibraUse seus talentos no ambi-

ente profissional e poderá fatu-rar mais. Os assuntos de famíliacontam com boas energias, apro-veite para resolver pendências.Neste período, há uma tendên-cia a se sentir só, mesmo se tiverum relacionamento estável.

EscorpiãoTudo indica que suas ativi-

dades de rotina vão te desgas-tar mais que de costume. Masnão desanime – pode serrecompensado(a). Em casa, oentrosamento com familiares seráinvejável. Cuidado com ciúme noromance! Ótimo momento paraquem procura um amor.

SagitárioO período favorece a ob-

servação, a análise e o planeja-mento de novos projetos profis-sionais. Dê mais atenção ao pes-soal de casa, é tempo de estrei-tar os vínculos afetivos com seusfamiliares. No amor, compartilhesuas dúvidas com seu par – issopode aproximá-los ainda mais.

CapricórnioDemonstre mais interesse

por seu trabalho e seus esforçostendem a ser reconhecidos. Suasfinanças pessoais e familiaresmerecem mais atenção. Tudoazul nos assuntos do coração.Caso procure um par, alguémpróximo pode despertar seu in-teresse.

AquárioHá uma tendência a se sen-

tir sobrecarregado(a) com o tra-balho. Use sua criatividade parafazer novos projetos e ganharmais. Uma viagem em famíliapode trazer mais felicidade parasua vida. Organize melhor seutempo, assim não deixa suacara-metade em segundo plano.

PeixesFique de olho nas oportu-

nidades profissionais que surgemà sua volta. O astral em família éde harmonia. É tempo de reverparentes distantes ou colocar asconversas em dia. Nos assuntosdo coração, a afinidade entre ocasal terá papel fundamentalpara o romance.

HORÓSCOPO

Estréia sexta-feiraGigantes de Aço

21 a 27 de outubro de 2011www.asemananews.com.br18 - / DIVERSÃO

Gigantes de Aço' se pas-sa em um futuro próximo, eacompanha Charlie Kenton(Jackman), um lutador de boxefrustrado após o esporte se tor-nar uma modalidade de alta-tecnologia, sendo comandadopor robôs altamente desenvol-

vidos. Ele abandona a profis-são e começa a viver da ven-da de restos de robôs para oferro velho. Quando sua vidaparece ter encerrado, ele sereúne com seu filho para cons-truir e treinar uma nova gera-ção de robôs.

Considerados comoumas das duplas de maiorsucesso da música sertanejada atualidade, Fernando eSorocaba desembarcam napróxima semana em Curiti-ba para gravação do segun-do DVD acústico da carreira.

A gravação acontecerána Ópera de Arame nos dias25, 26 e 27 de outubro e con-tará apenas com músicasinéditas. A dupla têm cons-tantemente entrado em estú-

dio para aprimorar os arran-jos e detalhes das canções.

Diferentemente da pri-meira edição do Acústico,feito sem grandes preten-sões, essa nova gravaçãoconta com um bom investi-mento em tecnologia. O ce-nário do DVD contará com atécnica “3D Projection Map-ping“, que cria diversas ilu-sões de ótica através da uti-lização de computadores, lu-zes e sombras.

desembarcam em Curitiba paragravação do segundo DVD Acústico

Page 19: Edição 205

"A felicidade não está no fim dajornada, e sim em cada curva docaminho que percorremos para

encontrá-la."

21 a 27 de outubro de 2011 www.asemananews.com.br SOCIAL / - 19

Aniversariantesda semana

Colégio DOMBOSCO FRG

Alunos Data

Alita Aparecida Barabach Rodrigues ...... 17

Profº Alexandre Costa Boikvski ............ 18

Alex Bruno Jubanski Peixó ................... 22

Moshe Dayan Inacio Guedes ................ 22

Gabrielle de Oliveira .............................. 23

Ryann Justi ........................................... 23

A homenagem do jornal A SEMANA vai para o Jornalista Silva Jr,que faz parte da equipe de colaboradores deste periódico, que no

último dia 20 completou mais um ano de vida. Parabéns e sucesso!

Rafaela Sardá - 23 de outubro

Parabéns aos aniversariantes da redesocial Orkut do jornal A SEMANA

Carol - 22 de outubro Leandro Meira - 23 de outubroAndré Pinheiro 23 de outubro

w w w . a s e m a n a n e w s . c o m . b rA C E S S E

Danilo Tozo - 23 de outubro

Dona AlandirMachado éprofessoraaposentada efezaniversario nodia 14 deoutubro.Recebe osparabéns doFilho MarcioWozniack efamilia.

O vereador Márcio Wozniack e sua esposa Cintia comemoraramaniversario de casamento no dia 03 de outubro, junto com os filhos

Maria Luiza e João Marcio

Page 20: Edição 205

Deputado pede apoio da bancada federalao projeto de Integração da Linha Verde

21 a 27 de outubro de 2011www.asemananews.com.br20 - / POLÍTICA

CPI dos Leitos apontasuperlotação em hospitais

paranaensesMais uma vez, o deputado

estadual Toninho Wandscheer(PT) está buscando apoio juntoao Governo Federal para incluiro Projeto de Integração de Trans-porte Coletivo: Linha Verde à Fa-zenda Rio Grande no Plano Plu-rianual para o período de 2012/2015 e LOA 2012 da União.

Vale lembrar que a Con-cessionária OHL, responsávelpelas obras da duplicação naBR-116, trecho que liga Curiti-ba à Fazenda Rio Grande, dei-xará todos os espaços neces-sários para receber a LinhaVerde. Porém, não há recursoprevisto para execução da obra,orçada em R$ 48 milhões.

O deputado já havia entre-gado cópia do projeto ao presi-dente da Comissão de Orça-mento, senador Vital do Rego,numa recente visita do senadorà Assembleia.

Foto

: N

aniG

oes/

ALEP

Agora, o deputado enca-minha requerimento a todos ossenadores do Paraná, aos de-putados federais e ao presiden-te da Bancada Federal, Fernan-do Giacobo e um documento àministra-chefe da Casa Civil,Gleisi Hoffmann.

Para Toninho, a união deforças políticas é decisiva paraa viabilização de recursos para

esse projeto."Esse corredor metropoli-

tano visa melhorar a vida dosusuários do transporte coletivo,diminuindo o tempo de percur-so até a Capital. Essa nova eta-pa tão importante para a Fazen-da Rio Grande e região metro-politana envolvem recursos naordem de R$ 48 milhões de re-ais", disse Toninho.

Segundo o deputado, pordia passam por esse trecho narodovia, cerca de 80 mil usuá-rios. "A obra de duplicação narodovia BR-116 que teve iníciono dia 10 de outubro, sob a res-ponsabilidade da concessioná-ria OHL, irá atenuar o gargalode integração regional, porémnão o solucionará", explicouWandscheer.

RiscosOutro ponto destacado

pelo deputado Toninho foi o ris-co que os ônibus sofrerão aotrafegar pela rodovia duplica-da. A velocidade dos ônibusestá limitada por lei em 60 kmpor hora. Entretanto, os ônibusdividirão espaço com veículosnão limitados pela mesma le-gislação, elevando o risco decolisões letais, lembrando queos ônibus não oferecem cintosde segurança.

"Há necessidade de instituição de Central de Regulaçãode Leitos Estadual online, disponibilizando em tempo real ainformação de ocupação a todas as unidades de saúde e àpopulação" é uma das conclusões do relatório final da Comis-são Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Leitos do SUS, apre-sentado ao Plenário da Assembleia Legislativa na sessão daúltima terça-feira (18). O documento aponta casos graves demá gestão, falta de humanização no atendimento, superlota-ção, ausência de vagas de UTIs infantis e até o descumpri-mento das determinações de fiscalizações da Vigilância Sani-tária verificados nos 32 hospitais visitados.

Outro aspecto identificado pela CPI foi o "excesso de funci-onários em todos os hospitais públicos quando comparadoscom hospitais privados, se observada à relação funcionários-servidores-empregados/leitos". "São problemas graves queexigem soluções urgentes", declarou o deputado Marcelo Ran-gel (PPS), relator da comissão.

A opinião é compartilhada pelo deputado Leonaldo Para-nhos (PSC), presidente da Comissão, que se emocionou aofalar sobre as conclusões: "Não é possível continuar conviven-do com os casos de negligência que identificamos, com essecontínuo desvio de recursos que deveriam ser aplicados nobem estar do cidadão", desabafou.

Além do relatório, a CPI exibiu no Plenário um vídeo comimagens dos hospitais visitados e depoimentos de pacientes efamiliares. O resultado do trabalho recebeu elogios de parlamen-tares e do presidente Valdir Rossoni (PSDB). "Esse trabalho éexcepcional, um exemplo para os demais", sublinhou. Rossonideterminou que o vídeo seja apresentado durante a programa-ção da TV Sinal, para que todos os cidadãos tenham conheci-mento do diagnóstico elaborado pela CPI: "Não tenho dúvida deque foi um dos melhores trabalhos realizados nesta Casa.

Cartão saúdeNa mesma semana, o ministro da Saúde, Alexandre

Padilha esteve em Curitiba e participou do ato de distribuiçãodo Cartão Nacional de Saúde, registro eletrônico para atendi-mento dos usuários do SUS. "Nós estamos implantando emCuritiba um novo instrumento que busca melhorar o atendi-mento à população. O cartão permite que as informações decada paciente estejam guardadas para cada profissional desaúde, além de aumentar o controle dos recursos de saúde",explicou Padilha.

"Ou acabamos com asações trabalhistas ou as açõestrabalhistas acabam com osportos paranaenses", declarounesta quarta-feira (19) o depu-tado Douglas Fabrício (PPS),presidente da Comissão Parla-mentar de Inquérito (CPI) queinvestiga irregularidades nos

CPI dos Portos confirma dívidastrabalhistas da APPA de mais de R$ 700 milhões

portos do estado. A afirmaçãodo parlamentar foi provocadapelas informações apresenta-das por Maurício Sá de Fer-rante, diretor jurídico da Admi-nistração dos Portos de Para-naguá e Antonina (APPA), du-rante reunião da comissão naAssembleia Legislativa.

Segundo Ferrante, queassumiu o cargo há cerca deoito meses, "existem aproxima-damente três mil ações traba-lhistas tramitando na Justiça,representando um passivo decerca de R$ 700 milhões. Sóneste ano foram ajuizadas emtorno de 200 novas ações",

acrescentou. Ele revelou quea atual administração está rea-lizando um minucioso levanta-mento da questão e pretendepropor a transformação da au-tarquia, levando os funcionári-os à condição de estatutários.Hoje a APPA tem 680 funcio-nários.

Deputado Toninho Wandscheer

Page 21: Edição 205

O que mantém o Brasil de pé21 a 27 de outubro de 2011 www.asemananews.com.br BRASIL / - 21

O metrô

ECONOMIA

César Graça - Economista

Na semana passada a presidenta Dilma veio a Curitibapara assinar o contrato de financiamento do Metrô de Curitiba.Toda a solenidade era um ambiente de campanha eleitoral,como as eleições fossem no mês que vem. É só olhar paraCuritiba para ver que essa é mais uma promessa de palanque,que não resiste à manhã do dia seguinte após as eleições.

As ruas de Curitiba estão esburacadas. As vias de tráficopesado estão com o asfalto muito desgastado, precisando deuma recapagem há anos. É verdade que algumas vias estãosendo recuperadas, com trabalho de excelente qualidade. Oproblema é a velocidade dessas obras é baixa e a necessida-de da cidade é enorme.

Não dá para transformar essa promessa de palanque emcoisas reais? Por exemplo, recuperar todas as vias que estãoesburacadas em Curitiba? Terminar as obras da Linha Verde,que se arrastam há anos?

A Linha Verde é um ótimo exemplo de como as coisasandam em Curitiba. Ela era meta prioritária da campanha aprefeito do Cássio Taniguchi, em 1996. Passaram 15 anos eela ainda está pela metade.

O primeiro pedaço da rede de metrô vai do Pinheirinho atéo centro da cidade. O custo está estimado em 2,5 bilhões dereais, e a previsão é para estar pronta em 2016. O custo esti-mado da Linha Verde é dez vezes menor, e por que demoroutanto tempo para ser construída só a metade?

A realidade não se ajusta aos anúncios feitos. Obras bemmenores, que ainda não estão terminadas, demoram décadaspara serem feitas. Obras bem mais complexas e caras sãoanunciadas que serão realizadas em curto prazo. Quem nãoconsegue fazer bem o pequeno, se lança a fazer grandesprojetos, em prazos curtos?

Que tal, ao invés de projetos grandiosos, fazer coisas me-nores bem feitas? Vamos recuperar as vias de tráfico intensocom asfalto de boa qualidade. Integrar a gestão dos semáforoscom a condução dos ônibus visando reduzir os tempos dedeslocamento e os custos operacionais do sistema de trans-porte. São projetos bem mais baratos que o metrô, e melhora-riam a qualidade do trânsito em Curitiba, num prazo bem maiscurto.

Finalmente, por que não pensar em soluções bem maisbaratas e mais eficientes que o metrô. O VLT (Veículo Levesobre Trilhos) é uma solução de transporte de massa quecusta de duas a três vezes menos que o metrô. Como elesfuncionam na superfície não precisam de obras civis muitocaras e demoradas.

Implantar os VLT nas canaletas do expresso e na LinhaVerde seria uma obra muito mais barata e rápida. Com o custodesse primeiro trecho do metrô, Pinheirinho-Centro, seria pos-sível implantar duas linhas de VLT, da Santa Cândida até oPinheirinho. Uma passando pelo centro da cidade, outra se-gundo o traçado da Linha Verde. O que daria um trajeto quatrovezes maior, e atenderia uma maior parte da população.

Uma rede complementar poderia ser implementada como uso das linhas férreas que atravessam Curitiba. Muitas estãocom muito pouco uso, por exemplo: Vila Oficinas-Boqueirão.Outras são muito usadas por trens cargueiros, Piraquara-Cu-ritiba e Tamandaré-Curitiba.

A integração dessas duas malhas poderia ser um ótimoponto de partida para uma solução barata de transporte públicode massa, que poderia ser implantada em um prazo de 3 a 4anos. Os custos seriam muito mais baixos que a implantaçãode uma rede de metrô equivalente, e o custo operacional seriamuito mais baixo.

Outra variável da implantação de uma pequena linha dometrô é o custo operacional, que seria bem mais alto que oatual dos ônibus, o que levaria a um aumento do custo dotransporte e muito provavelmente a um aumento da tarifa dosônibus.

Os LVT poderiam ter motores híbridos, diesel e elétrico, oque implicaria em baixos custos operacionais. Com uma boamalha eles teriam custos operacionais bem mais baixos queos ônibus atuais. O que poderia levar a uma redução do preçoda tarifa.

A implantação da linha de metrô, da forma que foi anunci-ada, é uma solução muito cara e de poucos benefícios para otransporte público de Curitiba.

Esse mundo dá voltas.Antes eram os planos do Fun-do Monetário Internacional(FMI) que provocavam crisesno Brasil, agora o Brasil em-presta dinheiro ao FMI parasalvar os países da periferia daEuropa de uma grave criseeconômica.

Mas qual é o motivo des-sa mudança? As exportaçõesda nossa agricultura. Nos últi-mos 12 meses, o saldo dasexportações menos as impor-tações agrícolas rendeu 75 bi-lhões de dólares. É a entradadesse dinheiro que mantém oBrasil de pé.

Outro setor que gera gran-des superávits é a exportaçãode minério de ferro, em funçãodos preços internacionais mui-to altos, algo em torno de 40 bi-lhões de dólares.

Se esses dois setores ge-ram grandes superávits, por

que o saldo da nossa balançacomercial, nos últimos 12 me-ses, não chega a 30 bilhões dedólares? Porque os outros se-tores geram um grande déficit.

O governo fala muito dopré-sal, que é uma bela pro-messa, mas hoje a conta pe-tróleo é deficitária em 5 bilhõesde dólares anuais, isso semcontar com a importação de gásda Bolívia. Além disso, temosque importar derivados de pe-tróleo para atender o mercadointerno, pois a refinarias da Pe-trobras não tem capacidade deatender o mercado interno.

O déficit do setor industrialé muito maior, que o do setor deenergia. As exportações deprodutos manufaturados estãocrescendo bem abaixo que ados produtos agrícolas, por ou-tro lado, a importação de pro-dutos manufaturados crescema uma taxa bem maior. Exis-

tem outras contas que devemser pagas, como os juros dosempréstimos e tem também aremessa dos lucros dos inves-timentos estrangeiros.

Resultado final, um déficitna conta de pagamentos emdólares que deve chegar pertode 50 bilhões de dólares, quesão cobertos pelos novos in-vestimentos dos estrangeiros.Comparado com a Europa e osEstados Unidos estamos muitobem, mas ainda não temos umsuperávit na conta de paga-mentos, como tem a China.

É preciso aproveitar essaoportunidade que a estabilidadedas exportações de produtosprimários nos dá, e desenvol-ver de forma mais eficiente, paraque possamos ter também su-perávits no setor industrial.

Temos bons exemplos, aEmbraer é um deles, ela é lídermundial na classe de aviões

comerciais de 100 lugares eque está num bom momento dedesenvolvimento de novos pro-jetos. Ela está preste a lançarum novo projeto de um aviãode 150 a 200 lugares, que vaicompetir diretamente com aBoeing e a Airbus, no segmen-to que representa 70% dos avi-ões comerciais.

A base desse domínio tec-nológico foi a instalação no Bra-sil do Instituto de Tecnologia Ae-ronáutica (ITA) em 1950. Semo ITA não teríamos o terceiropólo aeronáutico do mundo.Sem boas escolas e projetosde pesquisas não teremos umaindústria competitiva.

É preciso copiar os bonsexemplos e gerar tecnologia,para que as nossas empresassejam competitivas internacio-nalmente e com isso que ge-rem mais empregos. Esse é odesafio atual do Brasil.

Brasília(Abr) - A pedidodo governo pernambucano eda Polícia Federal (PF), agen-tes do FBI (do inglês, Escri-tório Federal de Investigação)já se encontram na últimaquinta-feira em Pernambuco,onde vão ajudar as autorida-des brasileiras a investigar aimportação irregular de tone-ladas de lixo hospitalar poruma empresa do polo têxtilpernambucano.

O chefe do FBI no Brasil,Richard Carvalieros, e osagentes Alvin Medina e PedroMoreira se reuniram com ossuperintendentes da PF emPernambuco, Marlon Jeffer-son, e com a delegada respon-sável pelo inquérito na PolíciaCivil. Também participaram daconversa o superintendente daReceita Federal, Luiz Fernan-do Teixeira, e os secretários

FBI ajuda na investigação de importaçãoirregular de lixo hospitalar no Brasil

estaduais de Defesa Social eda Fazenda.

Além de se inteirar sobreo andamento das investigaçõesconduzidas pela PF e pela Po-lícia Civil do estado, os norte-americanos e as autoridades

brasileiras trataram da formacomo se dará o trabalho de co-operação. À tarde, os agentesdo FBI visitaram o Instituto deCriminalística de Pernambuco,onde parte do material apreen-dido nos dois contêineres reti-

dos no último dia 14, no Portode Suape, e nos três estabele-cimentos comerciais perten-centes à empresa Na Intimi-dade, que funciona com onome fantasia Império do For-ro de Bolso.

Investigação irá apurar o porquê toneladas de lixo hospitalar vieram parar no Brasil

Page 22: Edição 205

21 a 27 de outubro de 2011www.asemananews.com.br22 - / MUNDO

A crise chegou às ruas Khadafi é capturado emorto, informam

agências internacionaisA crise econômica que

começou em 2008 chegou àsruas no mundo inteiro. Agoraé uma crise social. Os ban-cos foram momentaneamen-te salvos em 2008. O dinheiroque os Estados Unidos e aEuropa injetaram nos seusbancos e na sua economianão foi suficiente, agora alémda crise dos bancos, temostambém o problema de endi-vidamento dos países.

A crise foi subavaliada, osimpactos na economia forammuito maiores que foram ini-cialmente pensados. Os paí-ses ricos imaginaram quecom medidas tradicionais,como a redução dos juros eaumento do crédito a econo-mia iria se restabelecer, masisso não ocorreu.

Antes era a dívida doscompradores de casas nosEstados Unidos que preocu-pava, agora são economiasde diversos países. O tama-nho da crise aumentou muito,são países inteiros que estãoafundando.

Resumindo, uma gripeque foi mal cuidada viroupneumonia, o risco de vidaagora é maior e o tratamentodeverá ser mais intenso. Oque significa que medidasmais duras deverão ser toma-das. Essas medidas serãopagas pela população. E otempo de recuperação vai sermuito maior, bastante prová-

vel que essa crise leve maisde 10 anos para passar, tal-vez chegue a 20.

Como toda a crise, umdia ela passará e restará oaprendizado para que outraigual não se repita. O proble-ma é quem paga o custo des-sa crise? O maior peso recaisobre os jovens e os idosos.Os jovens não tem emprego,muitos não vão conseguir es-tudar e muito menos encon-trar bons empregos. Os ve-lhos terão as suas pensõesdiminuídas, viverão com mui-tas dificuldades os seus últi-mos anos de vida.

Essa penalização des-ses dois estratos da popula-ção está levando os jovens ase revoltarem no mundo intei-ro. A manifestação dos indig-nados atinge todos os países

ricos. A tendência é que es-sas revoltas populares au-mentem cada vez mais atéocorrer à troca de todos osgovernos.

Mas o estrago já está fei-to. Consertar os países des-truídos vai levar tempo e darámuito trabalho. A crise foi gera-da pelo descontrole do siste-ma financeiro mundial. Os go-vernos não souberam contro-lar os bancos. Essa foi a cau-sa dessa crise. Agora a ideia écolocar todo o peso dos ajus-tes nos jovens e nos velhos.

É claro que os jovens nãoaceitam essa política. Os ban-cos são salvos, mas os em-pregos não. É necessário mu-dar a ordem econômica mun-dial. Não tem jeito. Os bancosdevem pagar pela sua impre-vidência. Os seus acionistas

Brasília(Abr) - O Con-selho Nacional de Transição(CNT) e uma emissora detelevisão da Líbia confirma-ram que o presidente líbio,Muammar Khadafi, foi cap-turado e morto na manhã daúltima quinta-feira. De acor-do com informações preli-minares, ele está com asduas pernas feridas. Khadafifoi atingido por tiros nas per-nas ao tentar escapar dacaptura, segundo integran-tes da oposição.

Khadafi estava desa-parecido desde que o CNTassumiu o comando dacapital, Trípoli, e das princi-pais cidades líbias. Informa-ções iniciais indicam que opresidente estava escondi-do no deserto, na área defronteira da Líbia com o Ní-ger. A mulher de Khadafi e

três de seis filhos pediramabrigo ao governo do Níger.

Por meio de mensagensde áudio, enviadas a umaemissora síria, Khadafi man-tinha contato com a popula-ção líbia. Nas últimas grava-ções, ele disse que resistiriaà pressão "até o final" e pediuque os líbios fiéis a ele fizes-sem o mesmo. Khadafi infor-mou ainda que não deixaria aLíbia.

Em setembro, o Tribu-nal Penal Internacional (TPI)pediu que a Interpol, a políciainternacional, capturasseKhadafi e seus aliados. Emmarço, o tribunal anunciouque o presidente líbio e seuscolaboradores serão julga-dos por crime contra a hu-manidade, como violaçãoaos direitos humanos, as-sassinatos e estupros.

Muammar Khadafi

devem perder o seu capital, eos aplicadores parte dos seusinvestimentos. Só que a partemais rica da população influimuito nas decisões dos gover-nos. Os jovens para serem ou-vidos precisam ir para as ruas.É o que está acontecendo.

O descontrole financeirolevou a um empobrecimentodos Estados Unidos e da Eu-ropa, esse é o fato. O que estáfaltando é definir quem deverápagar a conta.

Os jovens não querempagar a conta. Estão dispos-tos a protestar e mostrar osdesacertos dos políticos. Osbancos estão com medo dedesaparecerem como institui-ções privadas. Sem o capitaldos governos eles não con-seguem sobreviver. Masquerem esse capital, de for-ma facilitada. Sem cumprirmuitas exigências.

Esse é o ponto da criseatual. Quais serão as condi-ções que os governos dospaíses ricos vão exigir dosbancos para atender as ne-cessidades deles? Não vai seruma negociação fácil. Os jo-vens já demonstraram quenão estão querendo pagar aconta da crise. E eles não temquase nada a perder.

Os atuais governantesestão muito fracos para impo-rem condições duras para osbancos. Essa fase da crise vaidurar um bom tempo ainda.

Protestosnas ruasda Europa

Page 23: Edição 205

Tudo pronto para Caminhadana Natureza em Balsa Nova

21 a 27 de outubro de 2011 www.asemananews.com.br ESPORTE / - 23

Mais três Caminhadasna Natureza estão programa-das para este final de sema-na (22 e 23) no Paraná. Elasvão acontecer no sábado(22) no município de BalsaNova e no domingo (23) ha-verá caminhadas em Missal,região Oeste do Paraná, eem Nova Tebas, região Cen-tral do Estado.

Em Balsa Nova, os cami-nhantes vão percorrer o Circui-to Campos do Tamanduá, umpercurso de 11,3 quilômetros,

Cidade da RMC está incluída na programação

da modalidade que acontecerá nesse fim de semanainiciando na Capela e Cemitériodo Tamanduá, que são tomba-dos pelo Patrimônio Histórico eArtístico do Estado do Paraná.A partir das 8 horas será servi-do um café rural pelo GrupoAssociativo de Turismo Ruralpor R$ 5,00 por pessoa. Masas reservas devem ser feitasantecipadamente.

A caminhada terá início apartir das 9 horas e os cami-nhantes vão percorrer por cam-pos e propriedades rurais, ondeterão oportunidades para obser-

var locais com criação de ove-lhas, bovinos, aves, equinos ecultivo de cereais.

No final da caminhada,próximo à ponte dos Arcos,haverá feira com produtos lo-cais da agricultura familiar e al-moço rural com costela de fogode chão, saladas e pratos quen-tes servidos na propriedadeRecanto dos Arcos, na Cacho-eira do Alemão, por R$ 15,00por pessoa. Também para oalmoço, as reservas devem serantecipadas.

Thiago Pereira já é nome do Brasilna história dos Pan-americanos

Ainda falta mais de umasemana de muita competição edisputa de medalha no Pana-mericano de Guadalajara, doMéxico, mas um nome já en-trou para a história na participa-ção brasileira na competição.Trata-se do nadador ThiagoPereira que na noite da últimaquarta-feira ganhou a prova queele considera da vida dele, ados 200 metros medley e con-quistou mais uma medalha deouro a 10ª da carreira. Ele pas-sa a ser ao lado do mesa-tenis-ta Hugo Hoyama, o atleta do País

com maior número de meda-lhas de ouro no evento, dez aotodo. Também ganhou umaprata no revezamento 4 x 200m livre. Hoyama já encerrousua participação na competiçãoao ser eliminado da competiçãoindividual e saiu com ouro nacompetição por equipe.

O Brasil está bem no qua-dro de medalhas e espera su-perar o desempenho do Pan doRio 2007 quando ficou atrás dosEstados Unidos e Cuba, com56 medalhas de ouro.

Vôlei de praia

A dupla de vôlei de praiaformada pelo paranaenseEmanuel e Alison estão ga-rantidos para as semifinaisdepois de vencer os uruguai-os Williman e Zanotta, por 2sets a 0 (21/16 e 21/13), nes-ta quinta-feira. Nesta sexta-fei-ra, dia 21, a dupla brasileiravolta à quadra para enfrentaros mexicanos Miramontes eVirgen, em busca de umavaga na decisão da medalhade ouro, às 11h (14h de Bra-sília).

Page 24: Edição 205

21 a 27 de outubro de 2011www.asemananews.com.br24 - / ESPORTE

Fonte e fotos: Site Terra

Fifa anuncia sedes e Curitiba estáfora da Copa das Confederações

Fórmula 1:Na semana do 1º título do pai, Nelsinho se diz orgulhosoCom a responsabilidade de carregar um dos sobrenomes mais importantes do

automobilismo mundial, o brasileiro Nelsinho Piquet foi o sexto colocado em sua segun-da corrida na Nascar Truck Series, em Las Vegas, no último sábado. Aos 26 anos, opiloto terminou a prova como o melhor "rookie" (estreante) do dia e deu um importantepasso para se firmar em uma nova categoria do automobilismo depois de, no meio de 2009, ter saídoa Fórmula 1 cercado de desconfiança por ter admitido provocar um acidente para beneficiar a escude-ria Renault. Esse novo capítulo da retomada da carreira de Nelsinho, curiosamente, aconteceu namesma cidade em que Nelson Piquet conquistou o primeiro de três títulos de campeão do mundo daFórmula 1, em 1981 (os outros viriam em 1983 e 1987). Apesar das três décadas que separaram oseventos, o feito do pai foi lembrado durante a prova. "Por coincidência, eu corri em Vegas no final desemana, dois dias antes do aniversário do título de 1981. Foi uma prova emocionante para mim e memotivou mais ainda a buscar a vitória", disse Nelsinho, ao Terra, enfatizando o orgulho de pertencer auma família que é referência no esporte: "é legal ver como o tempo passa rápido e mesmo assim aspessoas não esquecem o que o meu pai fez. Tenho muito orgulho dele e é extremamente gratificantesaber de tudo o que ele fez pelo Brasil nas pistas", comentou.

Vôlei:Musa do vôlei com orgulho, Jaqueline tem carreira de superaçãoDepois de sofrer uma fratura cervical logo no primeiro jogo do Pan de

Guadalajara, contra República Dominicana, Jaqueline desembarcou na últi-ma quarta-feira no Brasil ainda sem saber se terá condições de disputar aCopa do Mundo do Japão, que será realizado no início de novembro.

Futebol:Careca de novo, Luís Fabiano brilha com lembranças do MorumbiO auge de Luís Fabiano em suas primeiras passagens pelo São Paulo foi

marcado por jogos como a vitória por 1 a 0 sobre o Libertad. Confrontos difíceispela Libertadores de 2004, o 1 a 0 sobre a LDU e o 3 a 1 sobre o Cobreloa, porexemplo, tinham um ingrediente que só voltou - e deu certo – na última quarta-feira: a careca doartilheiro. "É o corte do gol", falou o centroavante, passando a mão na cabeça depois de ser heróidiante dos paraguaios. "Cortei o cabelo porque sou meio cabeça dura. Fiz mais gols careca do quecabeludo ou com aquele moicano diferente. Ainda avisei meus companheiros que o ''corte do gol''tinha voltado. Por ironia do destino, fiz o gol".

Futebol Internacional:Fãs de City e United se unem para jogar camisas de Tevez no lixoUma campanha publicitária de empresa de apostas pretende explorar

o descontentamento geral da cidade de Manchester com Carlos Tevez,domingo, no dérbi entre United e City em Old Trafford. Caminhões de lixo

com as cores dos dois clubes serão espalhados ao redor do estádio, que deve receber até 75 milespectadores, com a seguinte mensagem: "jogue sua camisa de Tevez no lixo". Tevez, que deixouo Manchester United por desavenças com o treinador Alex Ferguson, vive dias dificeis no City,sobretudo com o técnico italiano Roberto Mancini. Afastado do grupo por se recusar a ir a campocontra o Bayern de Munique, ele recebeu multa pesada e continua de fora do time, líder do Campe-onato Inglês. Os torcedores que jogarem sua camisa de Tevez no lixo, em troca, irão receber novascamisas dos patrocinadores.

Brasil 2014:Fifa confirma protagonismo de São Paulo em 2014Após uma série de polêmicas, disputas políticas e até troca de ofensas

entre dirigentes, a cidade de São Paulo terá seu protagonismo na Copa doMundo de 2014 confirmado na última quinta-feira. A Fifa apresentou, em suasede na cidade de Zurique, na Suíça, o calendário oficial do Mundial e também a programação paraa Copa das Confederações de 2013. A abertura da Copa de 2014 no futuro estádio do Corinthinas jáé dada como certa em Zurique. Além disso, o "Itaquerão" também deve receber uma das semifinaisdo Mundial, segundo dirigentes da entidade. Dessa forma, São Paulo terá papel de grande relevân-cia em 2014, mesmo tendo sido ameaçada de ficar fora do evento devido aos impasses sobre aconstrução da arena do Corinthians e as propostas de reforma do estádio do Morumbi.

Curitiba está fora da Copadas Confederações e na Copado Mundo irá sediar quatro jo-gos. Assim, de maneira secapode ser resumido o anúnciofeito pela Fifa na última quinta-feira sobre o calendário dosjogos do Mundial. A informa-ção frustrou a expectativa dosorganizadores locais que plei-teavam sediar a Copa dasConfederações em 2013 eainda receber mais jogos du-rante a Copa do Mundo em2014.

Sem o lobby das principaiscidades do Brasil e a demorapara iniciar a remodelação daArena, a capital paranaense foipreterida dos jogos mais bada-lados como a que envolve aSeleção Brasileira e ao lado deCuiabá, Manaus e Natal terá amenor participação no Mundi-al, sediando tão somente qua-tro jogos.

De acordo com o calen-dário apresentado pela Fifa emZurique, o Brasil irá atuar emSão Paulo - com o privilégio dereceber o jogo de abertura -,Brasília e Fortaleza. Caso che-gue às finais, o Brasil ainda jo-

gará no Rio de Janeiro, no Ma-racanã.

Se na primeira fase o Bra-sil se classificar em segundo, oitinerário da delegação brasilei-ra passará primeiro por Forta-leza, depois Salvador e em se-guida São Paulo, nas semifi-nais.

Copa das ConfederaçõesA Copa das Confedera-

ções que acontece entre 15 e30 de junho de 2013 prevê jo-gos em Brasília, na abertura dacompetição, e ainda Fortalezae Belo Horizonte, para as parti-das das semifinais e Rio de Ja-neiro, o jogo decisivo. Recife e

Salvador também podem ter osestádios aprovados para estacompetição, considerada testepara a Copa do Mundo e quereúne os campeões continen-tais. Fontes próximas à organi-zação do Mundial em Curitiba,disseram que se as obras daArena da Baixada que come-çaram no último dia 04 de outu-bro ficarem prontas até dezem-bro de 2012, aliada a uma mo-bilização política no Rio de Ja-neiro, ainda seria possível re-verter o quadro, pois outros es-tádios correm o risco de ter osserviços atrasados, o que pre-judicaria o calendário oficial.

(DR)

Os jogadores do Atléticoganharam um problema amais para administrar na se-mana em que o time tem umjogo decisivo para se manterna Série A, diante do Ceará,neste domingo, às 16 horas naArena. Além da pressão peloresultado, os jogadores terãoque administrar uma eventualcobrança das arquibancadasem relação aos salários queeles recebem e que foram di-vulgados na última quarta-feirapelo ex-presidente Mario Cel-so Petraglia. Candidato à pre-

Ex-presidente divulga salários dos jogadoresdo Atlético e tira paz do time contra o Ceará

sidência nas eleições do fim doano, Petraglia divulgou a su-posta folha salarial da equiperubro-negra, criticando o usodo dinheiro do clube com con-tratações de jogadores que nãoconseguiram justificar seussalários. Segue a lista divulga-da por Petraglia:

Branquinho R$ 70.000,00;Cleber Santana R$ 165.000,00;Deivid R$ 20.000,00

Edigar R$. 2.500,00; Edil-son R$. 35.000,00; El Morro.R$ 120.000,00; Fabricio. R$55.000,00; Guerron. R$

68.000,00; Heracles R$6.000,00; Kleberson. R$210.000,00

Manoel R$ 30.000,00;Marcelo Oliveira R$ 70.000,00;Marcinho. R$ 100.000,00

Nieto. R$ 50.000,00; Pa-blo. R$. 6.000,00; Paulo Baier.R$ 140.000,00

Renan. R$. 7.000,00; Re-nan Rocha R$.10.000,00; Ro-driguinho. R$. 80.000,00

Wagner Diniz. R$85.000,00; Wendel. R$.82.500,00

(DR)

Arena da Baixada não será sede em 2013