edição 182

16
GERAL | Pág 06 SÁBADO , 12/11/2011 | DIÁRIO | ANO 1 | N° 182 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL R$ 1,00 www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao » RAPUNZEL DE CALÇADO NÃO CORTA CABELO HÁ 5 ANOS SÉRGIO OLIVEIRA LEANDRO MOREIRA SEGURANÇA | Pág 13 POLÍCIA APREENDE 155 G DE CRACK O ACIDENTE ACONTECEU EM ALEGRE E » NINGUÉM FICOU FERIDO ALÉM DA DROGA, TAMBÉM FORAM ENCONTRADAS UMA PISTOLA E » PÁSSAROS SEM LICENÇA AMBIENTAL NO BAIRRO RECANTO ECONOMIA | Pág 05 SEGURANÇA | Pág 13 INAUGURAÇÃO DO LICEU COMOVE EX- ALUNOS E EX-DIRETORES EMPRÉSTIMOS DO NOSSOCRÉDITO JÁ SUPERAM OS DE 2010 CAMINHÃO NÃO SUPORTA A CARGA RECORTE E GANHE >> >> MEIA-ENTRADA PARA OS CINEMAS DE CACHOEIRO WWW.AQUIES.COM.BR >> PÁG 03 | AQUI/TEM MAIS POLÍTICA | Pág 04 ALISSANDRA MENDES JULIANA SANCHES

Upload: jornal-aqui-noticias

Post on 23-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal Aqui Notícias Folha do Caparao

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 182

GERAL | Pág 06

sÁBADO, 12/11/2011 | DIÁRIO | ANO 1 | N° 182 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO sULR$ 1,00

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao » RAPUNZEL DE CALÇADO NÃO CORTA CABELO HÁ 5 ANOs

SÉRGIO OLIVEIRA

LEAN

DRO

MOR

EIRA

SEGURANÇA | Pág 13

POLÍCIA APREENDE 155 G DE CRACK

O ACIDENTE ACONTECEU EM ALEGRE E »NINGUÉM FICOU FERIDO

ALÉM DA DROGA, TAMBÉM FORAM ENCONTRADAS UMA PISTOLA E »PÁSSAROS SEM LICENÇA AMBIENTAL NO BAIRRO RECANTO

ECONOMIA | Pág 05

SEGURANÇA | Pág 13

INAUGURAÇÃO DO LICEU COMOVE EX- ALUNOS E EX-DIRETORES

EMPRÉSTIMOS DO NOSSOCRÉDITO JÁ

SUPERAM OS DE 2010

CAMINHÃO NÃO sUPORTA A CARGA

RECORTE E GANHE >> >>MEIA-ENTRADA PARA Os

CINEMAs DE CACHOEIRO WWW.AQUIEs.COM.BR>> PÁG 03 | AQUI/TEM MAIs

POLÍTICA | Pág 04

ALIS

SAN

DRA

MEN

DES

JULIANA SANCHES

Page 2: Edição 182

EXPEDIENTEDIRETOR GERAL: Elias CarvalhoEDITOR CHEFE: Leandro MoreiraEDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Luan Ola

REPóRTEREs: Alissandra Mendes, Gustavo Ribeiro, Filipe Rodrigues,Leandro Moreira e Marcos Freire

E-mails: [email protected]@gmail.com; [email protected]@gmail.com

Circulação: Es - Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo

DIAGRAmADORA: Suheley Garcia SuhettDEPARTAmENTO COmERCIAL: Joana Campos (28) 3521 7726COLAbORADOREs: Sérgio Oliveira, Wellington Santiago, José Montoni, Sérgio Garschagen, Luiz Trevisan, Adilson Conti, Antônio Fernando de Souza, Maurílio Carvalho, Gilvan Rodolpho, Sérgio Neves, Wagner Medeiros Junior, Daniel Diirr, Edison ZardiniDPTO. JuRíDICO: JC ASSAD - ADVOCACIADR VICTOR CERQUEIRA ASSAD - OAB/ES 16.776

Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante.

Editora e Jornal Sul Capixaba Ltda - ME | CNPJ: 10.916.216.0001-55. Rua Resk Salim Carone, S/N º - Ed. Ibisa - Loja 03 - Bairro Gilberto Machado. Cachoeiro de Itapemirim-ES (Próximo à rodoviária) . Tel: (28) 3521 7726

SÁBADO, » 12/11/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br02 OPINIÃO

As matérias assinadas publicadas neste jornal, necessariamente não traduzem a opinião do próprio jornal. A veracidade das informações publicitárias veiculadas é de responsabilidade de quem as patrocina (anunciante). A legislação não impõe ao órgão que veicula o anúncio (jornal) a obrigatoriedade de verificação e comprovação da fidedignidade e correção destes anúncios. Fonte: STJ (Superior Tribunal de Justiça).

THIAGO [email protected] »

Acontece nesse feriadão em Brasília, o II Congresso Nacional da Juventude do PT, evento de suma importância à democracia brasileira por variados fatores. Serão 1500 delegados que foram eleitos democrati-camente em todos estados da federação e distrito federal, debatendo e votando os diversos temas conexos à política geral brasileira e, consequentemente, também à JPT, de olho no futuro. Ainda em relação ao público estimado, soma-se ao resultado final número igual ou superior de obser-vadores e convidados, de todo o país e de fora dele. Em 31 anos de história, será a se-gunda vez que os jovens filiados ao Partido dos Trabalhadores se reunirão em formato deliberativo e independente de tamanha magnitude e autonomia.

Embora os eixos de discussão sejam tão plurais quanto às nossas juventudes, heterogêneas por definição, sejam elas di-ferenciadas pelos aspectos étnico, cultural ou sócio-econômico, a temática central fatalmente gravitará no que tange ao pa-pel tático de cada um hoje e o estratégi-co pensando no amanhã. Trata-se de uma nova geração instruída e qualificada, um-bilicalmente ligada às recentes tecnologias de comunicação e informação, desejosa em injetar gás suficiente para oxigenar o Parti-do e suas estruturas ora desatualizadas, sem desrespeitar antigas lideranças dignas de ode, mas também sem fazê-lo com o atual contexto que a realidade impõe. A renova-ção de quadros é uma exigência do tempo, e faz parte da ordem natural das coisas.

Nesse sentido, o Partido dos Trabalha-dores tem se comportado com grau de amadurecimento exemplar. Em seu 4º Congresso Nacional, promovido esse ano, o PT avançou muito nessa questão, saindo novamente à frente das demais legendas existentes. Regulamentou-se uma cota de 20 % em todas as comissões executivas de-cisórias do partido, por exemplo, tanto nas esferas municipal, estadual como nacional, a serem ocupadas por pessoas com idade entre 16 e 29 anos, que serão escolhidos mediante aos processos eleitorais inter-nos vindouros. Outra iniciativa louvável foi a de aprovar no estatuto vermelho, a impossibilidade de reeleições para cadei-ras legislativas por mais de três mandatos consecutivos, combatendo assim o profis-sionalismo inerte daqueles que se julgam politicamente eternos, abrindo caminho para outros nomes promissores.

Além disso, dissociaram-se as instâncias. A JPT, antes submetida diretamente ao bu-reau do Partido, como mero setorial sem destaque, passar agora a ter uma direção própria com poder suficiente para estabele-

Juventude, democracia e o exemplo petista

Hoje, temos depósitos de gás em quase todos os bair-ros, sem contar os clandestinos. Mas já tivemos os de-pósitos de lenha, as estâncias, onde se adquiria lenha já rachada, em vários tamanhos. Para quem morava “na pedra”, ou seja, o perímetro urbano ou no suburbano mais leve, não havia a facilidade de abastecer com galhos secos, restos de árvores podadas ou derrubadas, como faziam os moradores da periferia, das chácaras, da zona já considerada rural.

Lembro que tínhamos de comprar as achas – uma dúzia, duas dúzias... Em Baiminas tínhamos a estância do “seu” Altino, na beira da rua, com a lenha sempre cortada e empilhada sob o telheiro, adredemente preparada para a freguesia. Ir comprar a lenha e levá-la para casa, enrolada em sacos de estopa (que nos livravam das farpas nos braços) era o serviço das crianças. Obriga-ção semanal, andar alguns quilômetros com aquela car-ga. Por isso eram benvindos os presentes do tio Firmo, foguista da E. F. Itapemirim. A ferrovia era próxima de nossa casa, quase mesmo no quintal, sempre assustando o cachorro Tarugo, quando o tio nos jogava, da locomo-tiva, cocos, canas e alguns pranchões velhos, para lenha.

A quem não conhece os segredos, explico: a via férrea constituía-se de trilhos em pedaços uniformes, unidos por arrebites ou grandes parafusos e pregados com fortes grampos aos “dormentes” (assim se chamavam os pran-chões novos) já colocados simetricamente, de metro em metro, no terreno, semi-enterrados. Eram eles a susten-ção da via férrea. Os guarda-linhas vistoriavam todo o material, regularmente, substituindo-se o pedaço de tri-lho irregular ou já muito enferrujado e, principalmente, os dormentes enfraquecidos, carcomidos pela umidade, pelas brocas. E, sendo madeira de boa estirpe, eram co-biçados como lenha boa, de braseiro forte, duradoiro, tanto no fogão quanto nos engomadores das lavadeiras/passadeiras.

Sim, as madeiras da ferrovia eram compradas conforme edital público, que exigia, para os dormentes, madeira nobre – angelim pedra, óleo vermelho, pau brasil, braú-na parda ou preta, pau ferro, cabiúna, ipê rosa, gurubu amarelo, peroba rosa, roxinho e similares. Para alimentar a fornalha de sua força motriz, não serviam paus tortos (já viu que muitos políticos não serviriam nem para o fogo das máquinas...), bichados ou do gênero andaussu ou cutiera, araticum, figueira branca, caixeta, qualquer tipo de coqueiro, guararema ou pau-d´alho. Matas fo-ram dizimadas em nome desse progresso.

Também os vapores, que funcionaram no trecho Ca-choeiro-Itapemirim, por mais de cinquenta anos, tam-bém queimavam as madeiras cortadas nas margens do rio Itapemirim, dando início à destruição das matas ci-liares.

Enfim, o progresso destruiu parte da natureza, como acontece até hoje.

NOs TEmPOs DO TIÇÃO

EVANDRO MOREIRA

cer suas diretrizes, afirmar suas convicções e seus interesses políticos transparentes e legítimos. Vale ressaltar que esse protago-nismo, embora baseado numa visão par-ticular de determinado segmento, não se apresenta em nada distinto do programa base que tem viabilizado o Projeto de es-querda no Brasil, capitaneado pelo PT e iniciado pelo Governo Lula, tendo sua continuidade garantida na gestão da pre-sidenta Dilma Rousseff.

Nesse sentido, genericamente, conce-bemos tal ideia na exitosa fórmula que soma de forma ininterrupta crescimento econômico e distribuição efetiva de ren-da. Atualmente, nosso mercado interno se enrobusteceu, nos tornando livres das volatilidades externas. Com peso simbó-lico fundamental, o fato de a nação hoje emprestar dinheiro aos países europeus em crise, tornando-se credor de um FMI que na triste década de 90 nos colocava de joelhos e fundava condições humilhantes ao povo local, reflete o positivo momento vivido por nossa economia apesar da tur-bulenta conjuntura internacional.

Como fruto dessa política, claramen-te intensificada a partir de 2002, surge a Nova Classe C, a mais brilhante e útil invenção do presidente Lula (resultado do seu conjunto de ações), que já corresponde praticamente à metade da população bra-sileira. São mais de cem milhões de almas que antes não consumiam, não tinham crédito, emprego formal e eram preteridas de qualquer esperança relativa à própria as-censão social. Defender essas conquistas e ampliá-las é um compromisso inalienável e prioritário à toda juventude esclarecida que ojeriza a desigualdade social, enxergando nela o gênese de todas as outras mazelas pertinentes à coletividade.

Com o PT na vanguarda desse processo, uma nova safra de militantes segue arando o terreno visando ocupar os espaços, pau-latinamente, ainda hegemonizados pelos fundadores da sigla. Trata-se de uma reci-clagem ideológica que só acrescenta ao par-tido, reforçando suas principais bandeiras sob uma perspectiva de ordem juvenil mais contemporânea. E é justamente essa linha de raciocínio que está predominando na versão oficial, demonstrando toda unidade e condescendência da máquina partidária para com o óbvio irrevogável.

Em suma, construir e fortalecer uma alternativa política real, palpável e objeti-va, deve ser o norte da transformação de quem despreza a verborragia hipócrita. E a consolidação de um Partido dos Trabalha-dores socialista, democrático e de massas, é premissa dessa utopia.

Page 3: Edição 182

aQUItemA União Cachoeirense de Negros (Uninegros),

em parceria com a Ouvidoria de Igualdade Racial da Câmara Municipal, realiza no dia 22 deste mês a entrega do ‘Troféu Consciência Negra’. O evento acontecerá no Jaraguá Tênis Clube, a partir das 19h00. Haverá show com a cantora Rita Dessaune.

Os servidores da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim vão receber o tíquete alimentação mais cedo neste mês. Em vez de fazer o depósito para liberar as compras a partir do dia 15, a administração antecipou o repasse e, hoje já será possível fazer as compras do mês. O adiantamento ocorre em virtude de uma preocupação da administração municipal com o servidor. Como o dia 15 de novembro é feriado, em comemoração à Proclamação da República, os estabelecimentos comerciais preferidos pelo servidor poderão fechar as portas.

A prefeitura de Marataízes realiza contratação temporária de profissionais para o cargo de auxiliar de serviços de limpeza e conservação. As inscrições estão abertas e vão até o dia 17 deste mês. Os interessados devem ir à prefeitura entre as 12h00 e 17h00.

Os três principais nomes que irão figurar as eleições de 2012 em Cachoeiro estiveram presentes na inauguração do Liceu Muniz Freire ontem. São eles os deputados Theodorico Ferraço (DEM) e Glauber Coelho (PR) e o prefeito Carlos Casteglione (PT).

Sem dúvida a cerimônia no Liceu foi marcada pela emoção, uma vez que o colégio tem a sua importância reconhecida na formação de inúmeros profissionais de destaque, mas faltou mobilização para ter mais pessoas no evento. O feito merecia.

A orla da avenida Carlos Lindemberg, que corta os bairros Rubem Braga, Fé e Raça e Village da Luz vai ser urbanizada. A licitação para contratar a empresa que realizará a obra será no dia 15 de dezembro. Três dias antes, a prefeitura vai contratar serviços de pavimentação asfáltica e infraestrutura nesses três bairros.

O consultor da Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim, Pedro Paulo Alves Corrêa, foi convidado pela Confederação Brasileira de Judô para integrar a comissão técnica da delegação brasileira durante o Campeonato Sul-Americano sub 13 e sub 15. Os jogos acontecem no período de 21 a 26 de novembro em Buenos Aires, na Argentina.

O pagode do Ronaldo, que acontece todos os sábados na área externa da The One, não ocorrerá hoje em virtude de evento dos sócios do Jaraguá. Na próxima semana, o samba está garantido.

Consciência negra

tíquete adiantado

Prefeitura contrata

todos lá

mobilização

Urbanização

Na delegação brasileiraPagode adiado

eSPaÇO POPULaR

SábadO, 12/11/2011 CaCHOeIRO de ItaPemRIm e ReGIÃO SUL 03OPINIÃOwww.aQUIeS.com.br

[email protected]

PaRtICIPe: envie sua foto para [email protected], com crédito e informações

LeaNdRO mOReIRa

@moreira238

tHIa

GO

GUI

maR

ÃeS/

SeCO

m-e

S

@Tá na NET, tá AQUIParticipe das nossas redes sociais e aparaceça aQUI

@folhadocaparao facebook.com/grupofolhadocaparao

facebook.com/leandromoreira23

COmeNtáRIOS dIveRSOS Na Rede SOCIaL

No registro, autoridades e populares na inauguração do Liceu Muniz Freire que aconteceu ontem em Cachoeiro.

Page 4: Edição 182

Além das autoridades presentes, foram muitos os ex-alunos e ex-funcio-nários que optaram em caminhar pelos corredo-res do colégio Liceu Mu-niz Freire no fim da tarde de ontem. Pelo o olhar de cada um era possível ima-ginar o filme que passava na cabeça dessas pessoas e a emoção em ver a esco-la, que marcou suas vidas, completamente repagina-da.

O governo do Estado in-vestiu mais de R$ 3,5 mi-lhões e a obra de ampliação foi à altura da importância do Liceu para o estado e para o Brasil. Durante a cerimônia, que contou com a presença do gover-nador Renato Casagrande e demais políticos, foi su-blinhada a quantidade de profissionais hoje ilustres que receberam os seus pri-meiros ensinamentos no educandário.

O secretário estadual de Educação, Klinger Marcos Barbosa Alves, que tam-

Foi realizado na tarde de quinta-feira, o II Fórum Ca-pixaba de Inclusão Social e Produtiva, realizado pela Rá-dio Gazeta AM (1.250 AM)

e pelo portal gazeta online, em parceria com a Secretaria de Estado Assistência Social, Trabalho e Direitos Huma-nos (SEASTDH), onde foi

bém estudou no Liceu Mu-niz Freire, foi um dos que enalteceu a importância da escola localizada no bairro Independência.

“Essa inauguração é um dos momentos mais emo-cionantes da minha vida. Vivi um dos períodos mais importantes e marcantes aqui no Liceu, que é a mar-ca do desenvolvimento da região e do Espírito Santo”, disse.

Os funcionários do co-légio fizeram uma home-nagem ao ex-diretor João Pinto, que foi um dos que

debatido as tendências e perspectivas para o desenvol-vimento capixaba com uma política pública para geração de trabalho e renda com in-clusão social.

Gestores públicos, empre-sários, pesquisadores, enti-dades de classe, entre outros, lotaram o auditório, onde ocorreram as discussões de novos conceitos e alternati-vas de inclusão sócio-produ-tiva no Estado do Espírito Santo.

Para o secretário de Es-tado de Assistência Social,

SÁBADO, 12/11/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br04 POLÍTICA

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

EsTADuAl

Emoção dá o tom na inauguração do Liceu

TODOS QUE ESTUDARAM OU TRABALHARAM nO COLéGIO SE EMOCIOnARAM COM O RESULTADO DA OBRA »

LEANDRO [email protected]

LEANDRO MOREIRA

DIvuLgAçãO

“O Espírito santo foi o estado que mais se destacou no combate à pobreza”

lutaram incansavelmente para conseguir a reforma. Erguendo a bandeira do Liceu, todos os presentes cantaram o hino da escola, proporcionando o princi-pal momento do evento. Casagrande, com a camisa do Liceu, também partici-pou do coro.

lICEuFundada em 1936, a

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Li-ceu Muniz Freire é uma das mais tradicionais unidades de ensino de Cachoeiro de

Trabalho e Direitos Hu-manos, Rodrigo Coelho, o Fórum foi um importante canal de discussão para a melhoria de políticas pú-blicas de assistência. “Foi muito importante esse es-paço, tivemos agregados ao nosso conhecimento experiências valiosas do professor Leonardo Boff, que é uma referência para todos nós. Outro ponto significativo foi a partici-pação das pessoas em todos os temas abordados, com-partilhando experiências e

fomentando perspectivas”, afirmou o secretário.

Para Leonardo Boff, a atual crise financeira mun-dial, por exemplo, mostra a necessidade de que o pensa-mento econômico seja mo-dificado. O professor sugere que a produção seja em fun-ção da vida, e não somente em função da riqueza.

“No mundo temos 1,2 bi-lhão de pessoas que passam fome. O Brasil era um dos países com maior número de excluídos, mas com as políticas adotadas a partir do

Itapemirim. A unidade foi reformada e com as obras ganhou ainda mais espaço e modernidade.

Com mais de sete mil metros quadrados de área construída, a escola passou a contar com uma área to-tal de aproximadamente 11.700 metros quadrados. A unidade passa a contar com laboratórios de infor-mática e de ciências, audi-

tório, camarim, piscina/ves-tuário, pátio coberto, dentre outros. A obra contou com um investimento de mais de R$ 3,5 milhões.

OuTRAs ObRAsNo mesmo dia, Casa-

grande inaugurou outras obras: a subestação da EDP, no bairro Vila Rica, e a reforma e ampliação da escola Wilson Resende.

governo Lula tivemos um salto de muita qualidade, e que atribuo de uma magni-tude histórica. Porém, por mais que saudemos o avanço conquistado, temos que re-conhecer que temos muito o que fazer, que a inclusão é um grande desafio, e que o Estado não pode fugir do foco, que é cuidar do seu ci-dadão, por isso quero dizer que entre todos os Estados da Fedração,o Espírito San-to foi o que mais se destacou no combate à pobreza”, con-cluiu.

Page 5: Edição 182

A procura pelo micro-crédito cresceu em Cacho-eiro de Itapemirim. De ja-neiro a outubro deste ano, as agências do programa Nossocrédito do municí-pio realizaram 469 ope-rações de crédito, número superior ao registrado em todo o ano passado. O va-lor total dos contratos fei-tos nesses dez meses chega a R$ 1.967.904 e já supera em R$ 200 mil o dos 12 meses de 2010.

Só em outubro foram fechados 52 contratos de crédito para micro e pe-quenos empresários do município, o equivalente a R$ 230,7 mil em emprésti-mos. O Nossocrédito em-presta de R$ 200,00 a R$ 7,5 mil, com taxa de juros de 0,9% ao mês, uma das menores do mercado.

“Esse aquecimento da demanda por microcrédi-to é reflexo do bom mo-mento econômico vivido por Cachoeiro. Os micro e pequenos empresários encontram no município condições favoráveis e in-centivo da prefeitura para investir em seus negócios.

SÁBADO, 12/11/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL 05ECOnOMIAwww.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Nossocrédito: empréstimos já superam os de 2010

EM SETEMBRO, O nOSSOCRéDITO ATInGIU A MARCA HISTóRICA DE R$ 10 MILHõES EM fInAnCIAMEnTOS »ilustração

Valores: de R$ 200 a R$ 7,5 mil Taxa de juros: 0,9% ao mêsPrazos: até 12 meses para capital de giro; ou

até 24 meses para investimento fixoPrazo de carência: até 3 meses

- Nova BrasíliaOnde: no ginásio de esportes Nello Vola Borelli,

localizado no bairro Nova Brasília.Funcionamento: das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.Telefone: 3521-4201.

- CentroOnde: junto à Agência do Trabalhador (Sine),

na Rua 25 de março, 71, no Centro.Funcionamento: das 8h00 às 17h00.Telefone: 3155-5236.

COnfIRA AS COnDIçõES OPERACIOnAIS DO nOSSOCRéDITO:

AGênCIAS DO nOSSOCRéDITO EM CACHOEIRO

E o programa Nossocré-dito coloca à disposição desses empreendedores o capital que precisam para crescer. Desse processo resultam o aumento da formalização de empresas, o fortalecimento do setor de serviços, além de mais empregos e aumento de renda”, explica o secretário municipal de Desenvolvi-

mento Econômico, Ricar-do Coelho.

Em setembro, o Nosso-crédito de Cachoeiro atin-giu a marca histórica de R$ 10 milhões em finan-ciamentos, resultado dos oito anos de atuação do programa no município. A unidade é a que mais emprestou entre todas as instaladas no Estado.

InvEsTIMEnTOs Com a chegada do fim

do Natal, a procura pelo microcrédito deve crescer ainda mais. É que nesse pe-ríodo as pequenas empresas – principalmente as do co-mércio – precisam recorrer a empréstimos para renovar e aumentar seus estoques de produtos para atender à grande demanda.

“A expectativa é de que os empresários comecem a buscar o microcrédito com mais intensidade a partir deste mês”, afir-ma a gerente de fomento econômico da prefeitura e coordenadora das agências do Nossocrédito, Cristia-ne Jussim.

Para conseguir o crédito Para obter o financia-

mento, basta estar pro-duzindo no município há mais de seis meses, no setor formal ou informal; residir há mais de dois anos no município, em endereço

fixo, ou ter seu negócio es-tabelecido há mais de dois anos no local; ter o nome limpo no Serasa e no SPC; ter renda bruta menor que R$ 240 mil nos 12 meses anteriores à data da solici-tação do financiamento e apresentar avalista.

O programa Nossocré-dito é operado por meio de uma parceria entre a prefeitura de Cachoeiro, o Bandes, a Secretaria de Estado de Assistência So-cial, Trabalho e Direitos Humanos (SEASTDH), Banestes e o Sebrae-ES.

REPÚBLICA FEDERATIvA DO BRAsILARMAs DA REPÚBLICA EDITAL DE PROCLAMAsMATRÍCULA: LIGIA FIGUEIREDO DE ALMEIDA,Oficiala do Registro Civil de Ibatiba, Estado do Espírito Santo, por nomeação na forma da lei. Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1525 nºs I,III,IV do Código Civil Brasileiro: WILIAN PEREIRA DE OLIVEIRA e LAIS ZANÃO DOS SANTOS.

Ele, natural de Ibatiba, -ES, nascido em 10 de março de 1989, estado civil solteiro, profissão Lavrador, residente e domiciliado Córrego Santa Maria s/n° Centro em Ibatiba-ES, filho de Autelino Altair Pereira e Tereza de Oliveira Pereira .Ela, natural de Venda Nova do Imigrante, -ES, nascida em 02 de novembro de 1995, estado civil solteira, profissão Lavradora, residente e domiciliada Córrego Santa Maria s/n° Centro em Ibatiba-ES, filha de Roberto Carlos Pereira dos Santos e Maria de Lourdes Zanão Pereira dos Santos .Se alguem souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei, lavro o presente para ser afixado em Cartório, no lugar de costume e publicado no jornal.Ibatiba, ES, 08 de novembro de 2011.__________________________________________LIGIA FIGUEIREDO DE ALMEIDAOFICIALA do Registro Civil

Page 6: Edição 182

SÁBADO, 12/11/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br06 GERAL

Glamour é unívoco de madeixas longas e finas – estilo Rapunzel que in-dubitavelmente aos olhos do público masculino são bem mais femininas. Toda mocinha fecha os olhos e sonha em acordar com os cabelos longos e lisos, sem precisar apelar para as esco-vas progressivas modernas, que, de acordo com pes-quisas recentes, trazem ma-lefícios à saúde, sem contar aos ‘bolsos’.

Quando um homem de-para com uma mulher de cabeleira longa, lisa e boni-ta, automaticamente o mes-mo pensa: “Jogas as tranças ‘Rapunzel’”. O homem, na maioria, acha mais sexy as mulheres de melena longa. Raramente uma mulher de cabelo curtinho, aquele ‘na nuca’, vai fazer sucesso.

Lindos pra cá, lindos pra lá, no entanto, para que as candidatas à Rapunzel te-nham cabelo liso, longo e sedutor, da cor do pecado, requer cuidados em dobro, pois o cabelo longo carece de tratamentos para ficar perfeito e saudável. Es-pecialistas explanam que diversos fatores danificam a qualidade dos cabelos: o vento, a umidade, o sol, ali-samentos, tinturas, além de hormônios, stress, alimen-tação e achaques de dis-túrbios alimentares, bem como a inapetência.

A cabeleireira/professo-ra do Cras de São José do Calçado, Lucinete Duarte, recomenda que os cabelos, ou pelo menos as pontas,

sejam cortados no espaço de 45 ou 60 dias no máximo, já que é preciso restaurar a vida das pontas, pois uma vez com o tempo as mes-mas ressecam, tornando-se pontas duplas, aniquilando a aparência dos fios.

“Para manter o cabelo saudável é preciso hidratá-lo a cada 15 dias. Use óleos artificiais ou de silicone. Mas, só passe óleos nas pontas, pois a oleosidade adequada do cabelo é a melhor alternativa”, disse, reforçando que aqueles que têm cabelos longos saem em desvantagem, logo que a oleosidade não chega até as pontas.

Conforme Lucinete, o corte curtinho – na nuca é prático e moderno, mas sem dúvida que as longas madeixas sejam extrema-mente femininas, pois é da natureza do homem, que aprecia muito mais. Em suas dicas, aconselha para que os cabelos fi-quem belos e saudáveis, o corte deve ser sempre renovado, frisando que cortar o cabelo traz be-nefícios às madeixas, aju-dando no crescimento de cabelos tingidos ou que receberam algum outro tipo de química.

“Use xampu específico. É bom usar xampu anti-resí-

Sérgio [email protected]

são josé do calçado

Madeixas longas que encantamAS MADEIxAS DE JéSSICA MEDEM CERCA DE 1,22 METRO. ELA nÃO CORTA OS CABELOS DESDE OS 10 AnOS »

jéssica a Rapunzel de alto calçado

jéssica exibe seu longo cabelo

SÉRGIO OLIVEIRA

duos uma vez por semana. Quando aplicar o condi-cionador, certifique-se de aproximadamente 02 cm de distância da raiz. Não deixe excesso, enxugando bem com a toalha. Desem-barace com um pente de madeira antiestético com atenção, começando pelas pontas. Depois tire o ex-

cesso da água antes de se-car com o secador, para que o calor não possa danificar os fios. Não deite com os cabelos molhados.”, expli-cou.

Finalizando, disse que quem usa cremes de pen-tear específicos para o cabelo obterá um ótimo resultado.

“Esse creme proporciona uma boa textura protegen-do os fios contra as agres-sões do dia a dia. Já a hi-dratação serve para desen-volver o brilho dos cabelos, que sejam as hidratações térmicas, feitas com touca ou toalha quente, que pro-movem o fluxo das prote-ínas das máscaras que são formuladas com vitamina A (melhora a elasticidade), sódio (auxilia no controle e balanceamento da umi-dade) silicones, glicerina e ácidos graxos, que forta-lecem e dão suavidade aos fios”, concluiu.

Rapunzel de alto calçadoEm Alto Calçado, distri-

to de São José do Calçado, quem faz sucesso com as madeixas longas é a estu-dante Jéssica Caroline Pa-checo Vieira, de 15 anos. Ela, que cursa a 8ª Série da E.M.E.F Ercílio Cordeiro, orgulha-se de seus cabelos longos e sedosos.

As madeixas de Jéssica medem cerca de 1,22 me-tro. Ela, que não corta os cabelos desde os 10 anos, e que tem uma vida sim-ples, disse que cuida de seus cabelos usando xam-pus naturais, lavando-os duas vezes por semana, usando pentes e escovas adequados.

“Aos 10 anos parei de cortar os cabelos. Para que ele não fique com fios que-brados, tenho todo cuida-do, lavando-os apenas duas vezes na semana. É bonito ter os cabelos assim, mas requer força de vontade e paciência”, ponderou a Menina-Rapunzel.

Page 7: Edição 182

Hoje e amanhã tem apre-sentação do grupo teatral “Conosco Flui”, em Mu-qui. Eles irão representar a peça “Vamos ao Teatro”. O evento será às 20h00, nos dois dias, no teatro Neném Paiva. O valor do ingresso é R$ 5,00. A peça terá a par-ticipação de Wander Polate e com os mais novos atores do grupo: Arghos Assad Rodrigues, Breno Azarias e Christina Vianna, parti-

cipantes da última oficina do cultural ETC.

O grupo nasceu em 2005, quando Charles Souza con-vidou os amigos Wander Po-lati, José Venâncio e Jussan Silva e Silva para escreverem alguma peça e apresentarem na festa de formatura de sua turma. O combinado foi que todos se reuniriam na praça da cidade.

Durante a reunião, com outros amigos como Shir-ley Werneck e Shayenne, ti-veram a ideia de promover uma peça de comédia onde

os três atores principais fos-sem mulheres, porque teria uma apelação bem diverti-da. “Wander, José e Jussan sempre gostavam de atuar na Igreja e já eram conhe-cidos por conta disso, mas a nossa peça precisava ser algo cômico, pois o públi-co era jovem e adolescente, por isso, precisávamos ape-lar um pouco. Vestir os três de mulher foi sensacional.” diz Charles.

Os detalhes para forma-ção foram acertados no intervalo das aulas. “Foi

Sábado, 12/11/2011 dIáRIo| ano 1 | n° 182

Cachoeiro de Itapemirim e Região Sul

Grupo “ConosCo Flui” faz apresentação em Muqui

ElES SE apRESEntam hojE E amanhã, no tEatRo nEném paIva, ÀS 20h00 »

Parte do grupo Conosco Flui em uma de suas apresentações

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao »

Gustavo [email protected]

divulgação

divulgaçãoEssa dica é para quem gos-

ta de boa música. O Teatro Municipal Fernando recebe-rá hoje e amanhã, às 19h00, o Movimento Cultural Celso Montoni com apresentações musicais.

De acordo com a pro-gramação, hoje haverá 18 apresentações e amanhã 12, incluindo músicas de lou-vor, rock, Música Popular Brasileira (MPB), sertanejo

universitário e internacio-nal.

O destaque do primeiro dia do evento é a apresentação da Camerata da Escola de Música Saint’Clair de Pinheiro, da ci-dade de Alegre, e no segundo dia, a apresentação da cantora mirim do Raul Gil, Daniele Vali.Sobre o público, haverá restrições. Segundo a organiza-ção, não será permitida a entra-da de crianças de 0 a 6 anos.

Teatro Fernando Torres recebe Movimento Cultural Celso Montoni

um dia mágico, pois tudo se resolveu ali. Texto, equi-pe técnica, material para a apresentação, nome do grupo. Tudo foi muito bem discutido com todos e me recordo que fizemos até vo-tação pra isso tudo. O Jus-san trouxe o texto e nós fi-zemos algumas adaptações e tudo se encaixou muito bem”, lembra Wander.

O grupo desde então tem feito diversas apresentações em Muqui. levando de for-ma significativa a cultura teatral para a cidade.

Page 8: Edição 182

Amanhã tem apresentação da Cia de Dança Mítzi Mar-zzuti, em Rio Novo do Sul. Eles irão apresentar o espetácu-lo “A Wonderful Geekness”,’ às 17h00, no teatro Municipal.A entrada é franca.

O nome A Wonderful Geekiness vem do inglês que significa ‘uma cafonice ma-ravilhosa’. Segundo a coreó-grafa, a ideia da dança surgiu em um momento de nostal-gia entre pessoas que fizeram parte da mesma história de adolescência e que tiveram a graça de viver a essência dos anos 60/70. “O espetáculo foi todo moldurado com músicas dessa época que tocavam nas rádios e foram escolhidas a dedo”, disse.

A apresentação já passou por mais de 20 cidades, e em todos eles há uma gran-de interação da platéia, pois

Hoje tem lançamento de CD no teatro Rubem Braga. O músico Fábio Coelho irá lançar o álbum “Cheiro de Chuva”, que re-cebeu apoio da Lei Rubem Braga. São 10 músicas au-torais que caminham entre os gêneros alternativos, pop e reggae. O evento é as 20h00 e a entrada custa R$ 10,00.

ShowDividirão com Fábio

Coelho o palco do Rubem

o público se identifica com as músicas tocadas durante a dança. “Achávamos que es-sas músicas que tocavam nas rádios muito cafonas. Trinta anos depois, ao escutá-las, nos emocionamos com canções de Led Zeppelim, The Who,

SÁBADO, 12/11/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL02

EspEtáculo de dança em Rio novo

www.aquies.com.br

O ESPETÁCULO TRAz UMA MISTURA DE DAnçA COnTEMPORânEA COM MúSICA DOS AnOS 60 »

É hoje lançamento do CD “Cheiro de Chuva”

Divulgação

Divulgação

Casagrande cumprindo extensa agenda...Ontem na capital secreta#De manhã passou na FDCI...E falou sobre a duplicação da BR 482 e os roylaties do petróleo#Depois foi a Burarama e no começo da noite...Inaugurou a reforma do Liceu Muniz Freire#Casteglione sempre ...Ao seu lado como bom anfitrião#Turma da esquadrilha da fumaça...Quer trocar de exame para ingressar em universidade pública#Ao invés do

Enem...Querem agora o exame do Nem#Conhecido personagem da elite branca...Da terra de Neném Doido#Foi assistir a uma sessão em um terreiro...onde iria encomendar um trabalho#Só que durante a sessão...O “bicho pegou” no personagem#E foi preciso a interferência dos cambonos...Para o “encosto” cantar pra subir#A Fábrica de Cimento Itabira...Do Grupo Nassau e mais outras empresas do setor...Foram condenadas por

realizarem cartel no preço do cimento#Decisão da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Econômico...Foi publicada no Diário oficial da União...De quinta-feira#Vale lembrar que o cimento...Custa entre 7 % a 9% de uma obra#Delegada Ancila Zanol...É uma tremenda vovó coruja#Hoje é sábado...Dia de descanso#Vou lá pra Gruta...Pegar traíras...Com os camarões do laboratório do Pedro Turini.

FRASE Do PIPoQUEIRo FRASE Do SoRVETEIRo

“VoCê VAI A SEmANA ToDINhA PRA ESColA E Não SE VICIA A IR... FAlTA Um Só DIA E já FICA VICIADo Em FAlTAR.”

“SUjEIRA DE ChoColATE Não SE lImPA, SE lAmBE!”

Dia como este diaEm toda a vidaTerás este somenteRecorda issoE atende todo o bem que desejes fazerPrestação de serviço em socorro de alguémAtenção no deverFelicidade e pazEsperança e carinhoQue aspires a plantar em lances do cami-

nhoAlegria, favor,Dádivas que pretenda ofertarRelações que precisa recompor

PATUlEIA

“Gordo do Village” igual ao Eike Batista e sai na frente no mundo dos negócios. montou a primeira oficina espacial ao lado de sua casa na lauro lemos. A oVNI Space Center

Gentilezas no larTrabalho, o mais singelo e aquele que mais custe

revisão, reajuste, corrigenda, perdão, provas de es-tima e consideração

Apoio espiritual em simples frases nas tarefas que abraces e abençoes

Que nada disso atrases, nem deixes que fazer para depois

Por que o tempo não voltaContando sempre aquilo que se fezE dia igual a hoje, só terás uma vez“Não vos inquieteis pelo dia de amanhã, porque

o dia de amanhã a si mesmo trará seu cuidado. Bas-ta a cada dia a sua própria aflição” (Mateus, 6:34)

Rolling Stones, Yes, Pink Floyd entre outras”, revelou a coreógrafa.

São cinco dançarinos, que ora dançam juntos, ora não. A Wonderful Geekiness tem 50 minutos de duração. Os bai-larinos são: Nerdin Montene-

gro Alvarez, Maitê Bumachar, Carolina Mattedi, Paloma Tauffer, e Marcos Saleme. Um espetáculo para ver, sentir sau-dade e cantar. Esse espetáculo faz parte do projeto Circula-ção Cultural da Secretaria de Cultura do Estado.

Braga o flautista Ronaldo Castro, Douglas Gonçal-ves (baixo), Niumar San-tiago (Guitarra), Romildo (Chico Doido) Neves San-tana (Bateria) e Giovanni Rodrigues (percussão). O corpo de dançarinos será composto por Karina Xa-vier, Maria Clara Marins e Shophia Marins, enquan-to o quarteto de piadores será integrado por Gustavo Coelho, Arildo Santos Oli-veira. Jonathan Clarindo e Luciana Pinheiro.

Page 9: Edição 182

SÁBADO, 12/11/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 03www.aquies.com.br

Áries Touro Gêmeos20/0320/04

21/0420/05

21/0520/06

Marte transita Virgem até julho de 2012; neste período longo, você será chamado a rever muitos aspectos de sua vida pessoal, no que tange a cotidiano, ao funcionamento da rotina e a relação com os empregados. Aprenderá a humildade.

Novidades no seu de novembro fazem você se mexer, ir atrás também do que anima, estimula e garante o prazer de viver. Marte em Virgem acende desejo de viajar, e Vênus, transitando Sagitário até 26/11, pede mais entusiasmo no amor!

Virgem é o signo que tem tudo a ver com sua vida familiar, o pai, o imóvel - isso, para você, geminiano. A chegada de Marte, o dínamo celeste, neste setor, ativa decisões e escolhas importantes. Será imprescindível ser bem discriminativo.

Irritada, Ex-BBB Anamara faz gesto obsceno em cima do palco durante ensaio de banda

A ex-BBB Anamara não pareceu muito à vontade em cima do palco durante o ensaio da banda Chica fé, em Salvador. Anamara, que dividiu o palco com Kelly, ex-Hipertensão, fez um gesto obsceno quando o cinegrafista tentou filmar sua calcinha.

‘Vai ser mais fácil beijar o Caio porque a gente já se conhece’, revela Alfradique

Quem está acostumado a ver o jeito recatado de Monique Alfradique em “Fina estampa”, ficará boquiaberto com a estreia da loura à frente da bateria da Viradouro, trono já ocupado por Luma de Oliveira e Juliana Paes. “O carnaval tem uma pegada sensual pelos corpos esculturais e quem estará na Avenida não será a filha da Dona Erenice. Vou ousar e encarnar um personagem”, promete a atriz, que posou com o belo cartão-postal da cidade de Niterói ao fundo.

Grávida, ex-BBB Priscila Pires posta foto de biquíni no Twitter

Grávida de 4 meses, a ex-BBB Priscila Pires postou uma foto de biquíni na noite desta quinta-feira no Twitter. “Eu e meu bebe... guardado aqui dentro de mim!! Esperei 29 anos para sentir essa felicidade única.To curtindo tudo”, escreveu a morena na sua página pessoal.

Câncer leão Virgem21/0621/07

22/0722/08

23/0822/09

Que tal começar um curso novo? Marte traz agora aquela vontade de encontrar respostas, o desejo de ser mais habilidoso na sua arte e adquirir pericia no trato com instrumentos ligados a sua comunicação e expressão. Vale até julho de 2012!

A noticia de impacto hoje é entrada de Marte no critico Virgem. Signo de instabilidade e nervosismo, requer mais flexibilidade nas lutas, e sagacidade nos seus posicionamentos. A semana termina bem com Vênus a favor de muito amor!

Alguém já disse que você é egoísta e so pensa em você mesmo e em seus interesses? Pois você pode começar a ouvir isso mais vezes daqui em diante. A longa passagem de Marte em seu signo vai ajudar você a se impor, mas irá trazer mais confrontos.

libra Escorpião Sagitário23/0922/10

23/1021/11

22/1121/12

Tem sempre uma época em que se percebe claramente que a luta pessoal de cada um pode se tornar mais efetiva se somada a lutas coletivas. É o caso do libriano, que agora tem de enganchar as suas batalhas ás de seus pares.. Vale até julho de 2012.

Um tempo grande, mais de seis meses, pra rever planos de vida, garimpar bem as amizades, testar crenças e ideais e com eles definir rumos mais amplos - Marte, seu regente, esta entrando em Virgem - signo amigo do seu, o que facilita tudo.

Sensibilidade é um problema - quando é você, espera paciência dos outros; quando são os outros, você pode se irritar. Olhe a balança, com dois pesos e duas medidas! Agora que Marte entra em Virgem, discrimine, seja rigoroso, mais exato com tudo.

Capricórnio 22/1221/01 Aquário 21/01

18/02 Peixes 19/0219/03

O desafio é manter o jogo de cintura e continuar batalhando pelo que importa de verdade pra você; Marte é que dá o caminho, libera a estrada, abre as comportas - viagens, contatos importantes, desejo de ir além do conhecido.

Cenário astral muda um pouco mais hoje e sinaliza meses adiante em que terá de se esforçar mais pra não se endividar, perder clientes, sócios ou uma fonte de renda. Marte, o planeta da competição, lança desafios nessa área pra você até julho de 2012.

Prepare o seu coração, pisciano: tumultos na vida afetiva nos próximos meses são resultado de cobranças, criticas e suscetibilidades maiores de seu parceiro. Tudo o que ele não expressou antes virá pra mesa de negociações, até julho de 2012.

HORÓSCOPO

BABADOS DO DIA FILMES DO DIA

Papai Bate um BolãoCine Aventura, Rede Record, 15h30Sinopse: Quando o elegante Phil (Will

Ferrell) se torna o técnico do time de futebol de seu filho de 10 anos, sua filosofia é “não importa o resultado, o importante é competir”. Porém, ele não contava que encontraria pelo caminho seu rabugento e competitivo pai, Buck (Robert Duvall), treinando um time rival. Agora, Phil tem duas tarefas: provar para seu pai que ele se tornou um vencedor e conquistar o time de seu filho.

Eu Sou a LendaCine Família, SBT, 21h15Sinopse: O virologista militar Robert

Neville é o único sobrevivente da cidade de N.Y depois que um terrível vírus, criado pelo homem, dizima toda a população do planeta. Mas ele não está exatamente sozinho. Vítimas mutantes do vírus espreitam nas sombras esperando o melhor momento para atacá-lo. Inexplicavelmente imune a essa praga, Neville busca encontrar um meio de reverter os efeitos do vírus.

SelenaTela de Sucessos, SBT, 23h00Sinopse: Filme apresenta a dramática vida de Selena, uma jovem de origem hispânica

que desde pequena, pela força do pai, se dedica a desenvolver sua potente voz. Aos 23 anos, a já premiada Selena, conquista o México e vive um grande amor.

Page 10: Edição 182

GENTE & NEGÓCIOS DE PAPA JOÃO PAULO II: O futuro da humanidade está nas mãos daqueles que são capazes de transmitir às gerações do amanhã, razões de vida e de esperança.

Sábado, 12/11/2011 CaCHoEIRo dE ITaPEMRIM E REGIÃo SUL

www.aQUIES.com.br04

@ramonbarros [email protected] RamON BaRROS

IntelIgentes, chIques, bem sucedIdas e atualIzadas, cada uma na sua área: dra. suelI alVes lIma, a empresárIa cláudIa abIlIO, dra. rOselY de almeIda FreIXO e dra. KatIa mara de cassIa turra perrOne, recebem O bOm dIa da cOluna

FOTO RAMON BARROS

FOTO CINTIA CAMPAGNA

REVEILLON 2012 já é o comentário de todo mundo que deseja entrar no ano novo com o pé direito, com boa companhia e alto astral, para garantir felicida-de e sucesso durante os 365 dias.

UMA NOVIDADE vai agitar a contagem regressiva deste ano. Eu prometo contar tudo, nas próximas Colunas.

DESFILE DE MODA Show Musical e Gente que movimenta Mimoso do Sul: Prêmio Destaque foi um grande sucesso.

SABINO trabalhando em jorna-da tripla: Salão, Jaraguá e Família: haja disposição! Mas ele é jovem e bem humorado, tira de letra.

ROBERTO CARLOS & RAUL SAMPAIO já estudaram no Liceu, que foi totalmente remodelado e entregue à sociedade sul capixa-

ba, com investimentos de R$3,9 milhões.

2.000 ESTUDANTES poderão ser recebidos no nosso espaço to-talmente remodelado e que foi o berço escolar de grandes profis-sionais que exportam o nome de Cachoeiro para todo o Mundo.

FECHOU EM ALTA

FECHOU EM BAIXA

O Café capixaba fechou o mês de outubro com marcas históricas: foram exportados 326 mil sacas de café arábica, 215 mil de conillon e 15 mil de café solúvel. As sacas de 60 kg foram negociadas a US$ 239,02 o valor médio da saca de arábica, US$ 135,66 de conillon e US$ 179,78 o café solúvel.

Todo ano, as mesmas músicas de Natal, que deixam as compras de fim de ano uma grande mo-notonia. Pelo menos novas versões poderiam ser feitas, mais modernas, com cara do Brasil, pois a data é muito mais que comércio. Ou será que teremos outro ano do famoso e chato bordão “...então, é Natal...”?

Marilha Fraga, José Carlos

landeiro Fraga,

leonardo Monteiro e

elson laCerda eM noite de Festa,

aniMados CoM o booM

iMobiliário de CaChoeiro de

itapeMiriM

Page 11: Edição 182

SÁBADO, 12/11/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL 11www.AQUIES.com.br

Page 12: Edição 182

Divulgamos na Edição passada o 3º CONGRESSO DE MULHERES DA IGREJA HEBROM.

Vamos hoje concluir divulgando mais algumas fotos do Evento mostrando as preletoras e a cantora FERNANDA BRUM. Estão aí, podem conferir. Foi Bom Demais!

No sábado passado dia 05 a Igreja Assembléia de Deus Chilena realizou um grande Culto de Louvor, Adoração e Evangelismo na Praça de Fátima, no Circo da Cultura.

Onde estiveram presente entre os outros convidados o Ministério de Louvor Som Angelical, Ministério verda-deiros Adoradores, o cantor

ACONTECEU

VALE APENA DIVULGAR

Pr.Jairo R Silva

MSN: [email protected]

Cel.: (28)99789268

PartiCiPe

SÁBADO, 12/11/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br12 ESPAÇO GOSPEL

REFLETInDOPr.Robson Silva - www.verdadeirosadordores.org »

“...Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda”.Atos 3:6

Na passagem bíblica acima citada, narra a história de um paralítico de nascença que vivia a mendigar. Sua limitação física e sua condição de pedinte, fa-ziam com que sua vida fosse bastante limitada. Sua realidade não permitia que sonhasse ou planejasse uma vida melhor, vivia pensando no desafio de so-breviver naquele dia. Em mais uma jornada diária, ele fora levado até a porta do templo para pedir es-molas, mas ao

deparar-se com dois homens de Deus, ele rece-beu muito mais do que esmolas, na expectativa de mais uma mísera esmola ele recebeu uma Palavra de autoridade e poder “...Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda”o esta palavra gerou o grande milagre da sua vida.

Existem muitas pessoas que embora sejam per-feitas fisicamente, estão espiritualmente paralisa-das, estão abatidas por causa das circunstâncias e problemas. Alguns vivem “mendigando” as bên-çãos, vivem das esmolas de Deus. Deus quer te dar uma vida Abundante, Ele põe um banquete diante de você e não migalhas, basta que tome uma atitude de assumi-lo como seu Salvador. Em Jesus Cristo sempre há uma saída para qualquer tipo de proble-ma, você só precisa crer. Essa mesma palavra que gerou o grande milagre na vida daquele jovem, pode gerar o grande milagre da sua vida, creia nisso, se libere das “amarras” da incredulidade e prossiga em uma caminhada com cristo, com certeza isso vai fazer a diferença em sua vida. Seja Abençoado.

RESPOnDA SE QUIzER!

*Quem foi o primeiro músico?R: Gênesis 4:21*Qual foi a primeira maldição?R: Gênesis 3:14*Qual a primeira torre construida?R: Gênesis 11:4*A quem Jesus chamou raposa?R: Lucas 13:31-32*Que mulher matou um general?R: Juízes 4:18-21

Rua Samuel Levy, 98, Aquidaban. Participação louvor: Simplício, Hér-cules, Banda Átrios, Proj. Verdadeiros Adorado-res, Mauricío Paes” Min. Apascentar”(RJ), e outros.

CRUZADA DOS MILAGRES

1º MEGA VIGILHÃO DO POVO DE DEUS DE CACHOEIROBom Som

Sonorização

De bilhantismo ao Evento de sua Igreja.Cel.: 99789268 - Irmão JairoPreço de (Irmão p/ irmão)

Elias Domingos e Banda, cantor Renato Wingles, can-tora Laysa Athayde, Gédison e Eliza.

A Ministração da Palavra exposta pelo Pastor Robson Silva do Projéto Verdadeiros Adoradores. Nesse período de pregação a mensagem trouxe vários momentos de reflexão para os crentes e também para os ouvintes á parte que

por ali estavam e chegaram mais perto para ouvir.

Concerteza Deus se fez pre-sente neste evento. Amém!

Page 13: Edição 182

No fim da tarde de ontem, policiais militares do Grupo Tático de Motopatrulha-mento (GTAM) e Grupo de Apoio Operacional (GAO) apreenderam crack e arma e prenderam uma pessoa durante operação no bairro Recanto. A ação aconteceu por volta das 17h00.

Segundo informações po-liciais, o GTAM abordou dois homens que seguiam em uma moto em atitu-des suspeitas. Com eles os policiais encontraram uma pedra grande de crack, o suficiente para endolar 50 pedras da droga para venda. Eles informaram que havia

A equipe de policiais civis da Delegacia de Conceição do Castelo prendeu, em flagrante, na tarde de quin-ta-feira, U.C.S., 22 anos, acusado de receptação de veículo roubado. Na ação, uma motocicleta foi apre-endida.

Na tarde de ontem, um caminhão, placa MSU 9474, de Venda Nova do Imigrante, carregado de to-mate, tombou na Rodovia 482, dentro da área urbana de Alegre, próximo à loja Casa & Campo Casabella. O acidente aconteceu por volta das 16h00.

Segundo informações po-liciais, parte da carga ficou

comprado no bairro Recan-to por R$ 100,00.

Os policiais seguiram até o Beco do Recanto, onde localizaram e prenderam Antônio César Oliveira e na residência dele, a po-lícia encontrou várias pe-dras de crack, totalizando

No fim da tarde de quin-ta-feira, uma carreta trans-portando um trator ficou agarrada na ponte que liga o distrito de Rive a Santa Angélica, zona rural de

Alegre. Ao fazer a curva, o motorista fechou demais e passou com as rodas sobre a parte externa da ponte que não suportou o peso do ve-ículo.

Segundo informações, U.C.S. foi preso, por meio de denúncias, no bairro Ni-colau Vargas. Com ele foi apreendida uma motocicleta fruto de um roubo ocorrido no dia 24 do mês passado em Cariacica. Em depoimento, o acusado disse ter comprado a

sobre a calçada. Muito óleo se espalhou pela pista, e foi preciso que a Polícia Mili-tar sinalizasse o trânsito no local.

De acordo com teste-munhas, ao fazer a curva, a carga do caminhão pesou e acabou tombando o cami-nhão. O motorista não so-freu ferimentos e o trânsito fluiu normalmente.

155 gramas da droga, uma pistola 7.65, munições de 7.65, duas balanças de precisão, ácido bórico, farto material para emba-lar a droga, vários pássaros sem licença ambiental, a quantia de R$ 150,00 em dinheiro, aparelhos celu-

Segundo a polícia, a ponte arriou e o caminhão ficou com as rodas traseiras pen-duradas. Um guincho de Vitória foi até o distrito para fazer a retirada do caminhão e liberar a ponte que, que ficou interditada até a tarde de ontem, impossibilitando assim a passagem de veículos pelo local.

Os moradores e os cami-nhões que precisavam da ponte para fazer o transporte de pedras da pedreira de San-ta Angélica tiveram que utili-zar caminhos alternativos.

motocicleta de outra pessoa, ainda não identificada.

O proprietário da moto-cicleta já foi localizado e o veículo devolvido. U.C.S. foi autuado por crime de receptação, pagou fiança e responderá ao inquérito em liberdade.

SÁBADO, 12/11/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL 13SEGURANÇAwww.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM ALEGRE

ALEGRE

CONCEIÇÃO DO CASTELO

GTAM e GAO apreendem crack e arma no Recanto

UM HOMEM fOI PRESO E ENCAMINHADO AO DPJ, ONDE fOI AUTUADO EM fLAGRANTE POR TRÁfICO DE DROGAS »

O caminhão carregado com tomate tombou após fazer a curva

Com o acusado, a polícia encontrou crack, uma pistola 7.65, pássaros sem licença ambiental e dinheiro

Uma carreta transportando um trator ficou agarrada na ponte que liga o distrito de Rive a Santa Angélica

ALISSANDRA [email protected]

alissandra mendes

Juliana sanches

dioener Pires/secom/Pma

Caminhão tomba e derrama óleo na pista

Caminhão interrompe passagem em ponte

Polícia Civil prende acusado de receptação

lares, câmera fotográfica e um notebook.

Antônio foi preso e enca-minhado ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Cachoeiro de Itapemi-rim, onde foi autuado em flagrante por tráfico de dro-gas.

Page 14: Edição 182

O Campeonato Munici-pal de Futebol Amador de Atílio Vivácqua está a uma rodada de definir os finalistas e a briga entre os times está acirrada. Hoje acontecem dois jogos da fase semifinal pelas categorias Aspirante e Principal.

Pela categoria Aspirante, o Beira Rio enfrenta o Boa Vista, e pela categoria Prin-cipal, o Praça do Oriente enfrenta o Beira Rio. O ven-

cedor do confronto garante vaga na final.

Na semana passada, pela categoria Aspirante, o Boa Vista venceu o Beira Rio por 3 x 0, e o Praça do Oriente empatou em 1 x 1 com o São Pedro. O artilheiro da com-petição é Leonardo (Boa Vista) com 10 gols, seguido de Kayan (Beira Rio) com sete gols.

Já pela categoria Principal, o Beira Rio venceu o Praça do Oriente por 3 x 0, e o Boa Vista empatou em 0 x 0 com o São Pedro. O artilheiro é Pelica (Beira Rio) com nove gols; Vitor (Praça do Orien-te) e Zé Márcio (São Pedro) com sete gols cada.

Amanhã acontecem ou-tros dois jogos. Pela catego-

ria Aspirante, o São Pedro enfrenta o Praça do Oriente, e pela categoria Principal, o São Pedro enfrenta o Boa Vista. Os dois primeiros co-locados têm a vantagem do empate.

Os jogos acontecem no está José Valentim Lopes a partir das 14h00.

Neste final de semana vai rolar a segunda partida da semifinal do Cam-peonato Munici-pal de Futebol de Campo 2011. Os confrontos come-çam hoje, a partir das 14h00, com a disputa das cate-gorias Aspirante e Principal.

O município de Itapemi-rim é reconhecido nacional-mente pela forte potencia-lidade no setor pesqueiro e com objetivo de homenage-ar os pescadores e seus fami-liares, a Secretaria Municipal de Esportes promoverá no feriado da Proclamação da República, a 1º Copa de Futebol de Areia dos Pesca-dores.

O evento terá início às 08h00, na arena instalada no balneário de Itaipava. Segun-

do informações da Secretaria de Esportes, oito equipes participarão da competição, nas categorias masculino e feminino.

“Pela primeira vez no Bra-sil, um município promove-rá uma copa de futebol des-tinada especialmente para pescadores e seus familiares. Em parceria com a Secretaria Municipal de Pesca estabele-cemos que somente partici-parão da Copa, pescadores devidamente identificados.

Tenho certeza que o evento será um sucesso”, disse a se-cretária Márcia Salles.

A Copa homenageará Aldemiro Gomes do Nasci-mento, antigo pescador local conhecido por toda comu-nidade pela sua dedicação e amor à pesca. Representan-tes do Ministério da Pesca e da Secretaria de Estado de Agricultura, Aquicultura e Pesca, prestigiarão a compe-tição.

SÁBADO, 12/11/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br14 ESPORTES

ATÍLIO VIVÁCQUA ALEGRE

ITAPEMIRIM

Beira Rio briga hoje por vaga na final

AMAnHÃ SERÃO »COnHECIDOS AS EQUIPES

fInALISTAS DA CATEGORIA

ASPIRAnTE E PRInCIPAL

PRóxIMOS jOGOS

Categoria Aspirante12/11 – Beira Rio

x Boa Vista

Categoria Principal12/11 – Praça do

Oriente x Beira Rio

Os confrontos começam hoje com a disputa das categorias Aspirante e Principal

O Beira Rio pode garantir hoje sua vaga na final do campeonato

ALISSANDRA [email protected]

Juliana SancheS

divulgação

Categoria Aspirante, às 14h00, no campo do Comercial:- Boa Vista X Clério MoulimE às 16h00, pela categoria principal:- Raul Moulim X Guararema Amanhã, a disputa será em Santa Angélica, com as seguintes partidas:Categoria Aspirante, às 14h00:- Santa Angélica X Raul MoulimE às 16h00, pela categoria principal:- Santa Angélica X Monte Castelo

COnfIRA OS jOGOS

Segunda partida da semifinal começa hoje

1º Copa de Futebol de Areia dos Pescadores acontece no feriado

Page 15: Edição 182

O meia Diego Souza não quer saber de descanso no momento mais importan-te da temporada. Na reta final e disputando os títu-los do Brasileiro e da Copa Sul-Americana, o camisa 10 vascaíno destaca aquele gás a mais para sair vitorioso.

“Claro que tem o desgaste, mas falta tão pouco, estamos tão perto de chegar nas duas competições. O sacrifício é válido, temos que nos pou-par de algumas coisas. A re-compensa será válida”, disse.

Para Diego Souza, a união entre os companheiros será fundamental. E isso, segun-do ele, não falta na Colina:

Que o Vasco venha con-fiante, pois é assim que o Botafogo gosta de ganhar o rival. O Glorioso tem gran-de histórico em atrapalhar bons momentos do Cruz-Maltino. De Nilton Santos a Loco Abreu, entrar no clássico como azarão e sair vencedor não é novidade. E o grupo atual sabe que atuar mordido faz a diferença.

A saga de contrariar o fa-voritismo vascaíno começou em 1948, quando o Botafo-go pegou o temido Expres-so da Vitória na decisão do Estadual e foi campeão. Daí em diante, o Glorioso pegou gosto em atormentar fases áureas do Vasco. No último clássico, o Cruzmaltino esta-va há um mês invicto, vindo do título da Copa do Brasil, mas deu Fogão: 4 a 0, fora o baile dado.

O Botafogo sofre nos pés do Vasco em relação a con-frontos diretos. São 134 vi-tórias do rival contra 82 a fa-vor, além de 92 empates. No

“Foi o gol que alavancou minha carreira. Depois dele, me levaram para treinar e, a partir dos treinos, comecei a me destacar e ganhar meu espaço entre os profissionais. Eu estava para sair do Amé-rica-MG, mas ganhei uma nova chance.”

Hoje, Fred reencontra o time em que despontou para o futebol, pelo Brasi-leiro. Algo que poderia não acontecer. Um reencontro só possível graças a um lance de três segundos na pequena Indaiatuba.

Dia 11 de janeiro de 2003. Nos corredores do hotel na cidade paulista, a resenha en-tre os jogadores do Vila Nova (GO) dava conta de que um atacante do Coelho seria dispensado após a Copa São

“O mais importante nessa fase final é o grupo. Estamos bem, focados, sabemos o que temos que fazer dentro de campo nas horas decisi-vas. É preciso ter bagagem no futebol, ninguém joga sozinho”.

Mas, além da ajuda dos companheiros, tem que ha-ver também uma atenção dos juízes. Por vezes preju-dicado pela arbitragem neste Brasileiro, o meia espera que dê tudo certo daqui para frente.

“Acho que sou o artilheiro dos gols anulados. Na últi-ma vez fui sorteado para ser expulso. Mas isso não tem

entanto, o retrospecto em jo-gos decisivos é amplamente favorável ao Glorioso, o que dá uma apimentada para o clássico de ama por conta de o duelo ter a dimensão de uma decisão.

Em oito finais, o Botafogo venceu sete e perdeu apenas uma, a Taça Guanabara de 65. O troco alvinegro veio 32 anos depois, com nova conquista sobre o rival no primeiro turno do Carioca, além da taça de 2010. O Fo-gão ganhou ainda os Cario-cas de 48, 68, 90 e 97, além de um torneio amistoso, a Copa Rio-Brasília de 96.

Os números jogam a favor do Fogão, até porque o mo-mento é semelhante ao do primeiro turno do Brasilei-ro – o Vasco vivendo grande fase, com o Botafogo vindo de uma derrota para o Fi-gueirense. Além do exemplo recente, o histórico favorável na hora decisiva pode ser um incentivo a mais para o Alvi-negro nesta reta final.

Paulo de Juniores. Fred era o nome dele. Hospedados no mesmo hotel, as equipes do Grupo C se enfrentariam no dia seguinte.

A decisão dos mineiros era, basicamente, discipli-nar e técnica. O jogador era visto como “desajuizado” e pouco comprometido com a carreira. Além disso, os resultados em campo não agradavam. Na estreia, con-tra a Ponte Preta, foi expul-so e, com isso, não atuou no jogo seguinte, contra o Primavera (SP). A parti-da contra os goianos seria apenas para ratificar a esco-lha dos dirigentes. Aos 20 anos, já estourava a idade li-mite para atuar nos juniores e não seria aproveitado nos profissionais.

A goleada por 5 a 1 sobre o Cruzeiro, domingo pas-sado, colocou o Flamengo novamente como o time que mais marcou gols no Brasileiro, com 57. Apesar do bom momento ofen-sivo, o grande craque da equipe, Ronaldinho, não sabe o que é marcar um gol há cinco rodadas, desde o empate em 1 a 1 com o Atlético-MG, no dia 21 de setembro.

Esta é a pior sequência do astro desde que foi con-

tratado pelo Flamengo, em janeiro deste ano. Ele já chegou a ficar dez partidas sem marcar entre jogos do Campeonato Carioca e da Copa do Brasil.

Durante um bom tempo ele figurou entre os princi-pais artilheiros do Brasilei-ro, com 13 gols, mas agora chegou a ser ultrapassado por Deivid, que já tem 15 e é o segundo maior goleador da competição, atrás apenas de Borges. O meia Thiago Neves vem na cola, com

como voltar atrás, agora é pensar no Botafogo, time de muita força e tomar cui-

12 gols, três deles contra o Cruzeiro.

Mesmo sem marcar, Ro-naldinho vem tendo boas atuações. Contra o time mi-neiro, ele fez o cruzamento para o gol da virada, marca-do por Deivid, e depois fez outras boas jogadas. Num lance em que fingiu olhar para um lado e chutou para o outro, ele desperdiçou a chance de acabar com o je-jum.

Se por um lado não vem fazendo gols, o camisa 10 se tornou o jogador que mais deu assistências, ao lado de Léo Moura. São sete nos 26 jogos que disputou até agora.

Um dos motivos para que Ronaldinho não esteja mar-cando gols e privilegiando os passes é que com a en-trada de Thomás ele passa a ter uma função diferente em campo.

Neste novo esquema, R10 tem uma movimentação maior pelo campo e aparece menos dentro da área. Pela

SÁBADO, 12/11/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL 15ESPORTE NACIONALwww.AQUIES.com.br

VASCO BOTAFOGO

FLUMINENSE

FLAMENGO

Diego Souza destaca superação: ‘Falta tão pouco’

MEIA NÃO QUER SABER DE DESCANSO E GARANTE QUE »ELE E OS COMPANHEIROS SERÃO RECOMPENSADOS NO

fINAL DA TEMPORADA

Diego destacou que a experiência dos jogadores no elenco será importante

Ronaldinho não marca desde o empate em 1 a 1 com o Galo

Cleber Mendes

Paulo sérgio

R10 tenta voltar a marcar contra o CoxaSeleção Brasileira, ele con-seguiu marcar um gol, de falta, o primeiro na vitória por 2 a 1 sobre o México, de virada. O amistoso foi no dia 11 de outubro.

Se o jejum de gols de Ro-naldinho Gaúcho é grande neste Campeonato Brasi-leiro, se forem colocados os números de partidas em que o craque não marca atu-ando em casa, a seca cresce bastante.

A última vez que o camisa 10 rubro-negro marcou no Rio de Janeiro foi contra o Grêmio, na distante 14° ro-dada do Brasileirão. Naque-la oportunidade, o Flamen-go venceu o time gaúcho por 2 a 0, no Engenhão e Gaúcho fez o segundo gol, após falha do goleiro Victor, na saída de bola.

Depois, Ronaldinho só voltou a balançar as redes no estádio, diante do Atlé-tico-PR, em cobrança de pênalti, no entanto, o jogo era válido pela Copa Sul-Americana.

Especialista em derrotar o Vasco em alta

Fred lembra gol-relâmpago: ‘Salvou minha carreira’

dado com o Loco Abreu porque ele é decisivo”, com-pletou.

Page 16: Edição 182

sábado, 12/11/2011 CaCHoEIRo dE ITaPEMRIM E REGIÃo sUL

www.aQUIEs.com.br16