edição 1594 - 22/09/2012

32
C M A P Vargem Grande do Sul, 22 de setembro de 2012 • Nº 1594 • Rua José Bonifácio, 507 • Fone: (0xx19) 3641-3328 • site: www.gazetavg.com.br • e-mail: [email protected] ECT/DR/SPI IMPRESSO ESPECIAL 1.74.18.1982-0 EDITORA GAZETA DE VARGEM LTDA. UP - VARGEM GDE. SUL R$ 2,50 Sábado, dia 15 Máxima: 30ºC Mínima: 15°C Não chove Domingo, dia 16 Máxima: 33ºC Mínima: 16ºC Não chove Segunda, dia 17 Máxima: 31ºC Mínima: 17ºC Não chove Previsão do Tempo Especial Acidente deixa um morto e 6 feridos na SP-344 Uma pessoa morreu e seis ficaram feridas em acidente na tarde de domingo, dia 16, na rodovia que liga Vargem Grande do Sul a São Sebas- tião da Grama. A batida en- volveu uma moto, uma Savei- ro e um Fiesta. Pág. 11 Gazeta publica relação dos candidatos A Gazeta de Vargem Grande publica nesta edição a listagem completa com os candidatos que concorrem a 13 vagas para vereador na Câmara Municipal. Pedrinho da Cadeira de Rodas tenta eleição para seu segundo mandato. Págs. 4 e 5 Cetesb autoriza atividades no aterro Pág. 12 Domingo tem SuperAção A Banda Gênese se apresenta neste domingo na festa Surto de gripe H3N2 mata idoso em Casa Branca Pág. B-6 Literatura Gazeta circula com Edição Especial de aniversário da cidade Sá Totonha conta histórias nesta segunda Pág. C-8 As eleições munici- pais serão realizadas daqui 15 dias e o cli- ma de campanha es- quenta na cidade. Candidatos inten- sificam comícios, vi- sitas a empresas e escolas, levando seus projetos aos eleitores. Enquanto isso, as ruas foram tomadas por cabos eleitorais com placas, balões e cartazes (foto). Pág. 3 Pág. C-1 Foto: Motorista que passava pelo local Literatura Jéssica Zweet é uma das vencedoras do Prêmio Literário Lygia de Freitas Pág. C-4 Esquenta a campanha eleitoral

Upload: jonathan-domingues

Post on 26-Mar-2016

359 views

Category:

Documents


48 download

DESCRIPTION

Edição 1594 - 22/09/2012

TRANSCRIPT

Page 1: Edição 1594 - 22/09/2012

Gazeta de Vargem Grande, 22 de setembro de 2012PÁG. 1

C M A P

Vargem Grande do Sul, 22 de setembro de 2012 • Nº 1594 • Rua José Bonifácio, 507 • Fone: (0xx19) 3641-3328 • site: www.gazetavg.com.br • e-mail: [email protected]

ECT/DR/SPIIMPRESSO ESPECIAL

1.74.18.1982-0EDITORA GAZETA DE

VARGEM LTDA.UP - VARGEM GDE. SUL

R$ 2,50

Sábado, dia 15Máxima: 30ºCMínima: 15°CNão chove

Domingo, dia 16Máxima: 33ºCMínima: 16ºCNão choveSegunda, dia 17Máxima: 31ºCMínima: 17ºCNão chove

Previsão do Tempo

Especial

Acidente deixa um mortoe 6 feridos na SP-344

Uma pessoa morreu e seisficaram feridas em acidentena tarde de domingo, dia 16,na rodovia que liga Vargem

Grande do Sul a São Sebas-tião da Grama. A batida en-volveu uma moto, uma Savei-ro e um Fiesta.

Pág. 11

Gazeta publica relaçãodos candidatos

A Gazeta de VargemGrande publica nesta ediçãoa listagem completa com oscandidatos que concorrem a13 vagas para vereador naCâmara Municipal. Pedrinhoda Cadeira de Rodas tentaeleição para seu segundomandato.

Págs. 4 e 5

Cetesbautoriza

atividades noaterro

Pág. 12

Domingo tem SuperAção

A Banda Gênese se apresenta neste domingo na festa

Surto degripe H3N2mata idosoem CasaBranca

Pág. B-6

Literatura

Gazeta circulacom EdiçãoEspecial de

aniversário dacidade

Sá Totonhaconta históriasnesta segunda

Pág. C-8

As eleições munici-pais serão realizadasdaqui 15 dias e o cli-ma de campanha es-quenta na cidade.

Candidatos inten-sificam comícios, vi-sitas a empresas eescolas, levando seusprojetos aos eleitores.

Enquanto isso, asruas foram tomadaspor cabos eleitoraiscom placas, balões ecartazes (foto).

Pág. 3

Pág. C-1

Foto: Motorista que passava pelo local

Literatura

Jéssica Zweet é uma dasvencedoras do Prêmio

Literário Lygia de FreitasPág. C-4

Esquenta a campanha eleitoral

Page 2: Edição 1594 - 22/09/2012

Gazeta de Vargem Grande, 22 de setembro de 2012 PÁG.2

C M A P

POLÍTICA

PainelPainelPainelPainelPainel

EDITALPARA CONHECIMENTO DE TERCEIROS

KAZUYOSHI UEMURA, também conhecido como JÚLIOUEMURA, brasileiro, solteiro, comerciante, portador daCarteira de Identidade RG nº 056.287-SSP/MT, residen-te e domiciliado na Avenida Beira Rio, nº 238, BairroPorto, Cuiabá, Estado do Mato Grosso, FAZ SABER, atodos quantos o presente edital virem, ou dele conheci-mento tiverem que, RENÊ SANTOS OLIVEIRA, filho deJosé Everaldo de Oliveira e de Edith Lucinda dos San-tos Oliveira, ELISETE DE PAULA OLIVEIRA, portadorado RG. 447757808-SSP/SC e CPF/MF nº 614.559.977-49 e FILIPI MANOEL DOS SANTOS, portador do RG nº23809512-9-SSP/SP e CPF/MF nº 130.412.807-52, NÃOsão seus empregados, NÃO representam de qualquerforma as suas empresas, NÃO são seus compradores eque também NÃO mantém qualquer relação comercial epessoal com os mesmos, NÃO se responsabilizando porqualquer negócio comercial que vierem a realizar. E paraque chegue ao conhecimento de todos e ninguém possaalegar ignorância, é que publiquei o presente edital nosjornais de grande circulação.

Cuiabá, 24 de agosto de 2012KAZUYOSHI UEMURA

(JÚLIO UEMURA)

A Gazeta de Vargem Grande é umapublicação semanal da proprie-dade da Editora e Gráfica LigabueLtda., CNPJ nº 05.857.481/0001-70, editada à Rua José Bonifácio,507 (em frente a Galeria OJC) Var-gem Grande do Sul - SP.Diretor Responsável: TadeuFernando LigabueDiretora Comercial: FátimaLigabueEditora: Lígia de PaivaLigabuePublicidade: Fernando W.FrancoImpressão: Marcelo TrevisanDiagramadores:Lar issaVelozo Sabiá e MailtonGonçalves da SilvaColaboradores: Bruno deSouza, Letícia Asnaldo,RafaelaCaio,Gregório Pasquini, MárioPoggio Jr., Marilena Pedrosa,Alfredo Bastos e GabrielaLourenço.Circulação: Vargem Grandedo Sul, São João da BoaVista, São Sebastião daGrama, Itobi, Casa Branca,Divinolândia.

EXPEDIENTE

Será fato ou boato“Comenta-se a boca-pequena, que Vargem Grande do Sul,dentro em breve, contará com a sua primeira escola de en-sino superior. Este é o comentário que ouvíamos na últimareunião festiva do Rotary Club, quando o assunto em pautanas diversas rodas de amigos, era a criação de “Uma esco-la de Enfermagem”. Já se dizia, inclusive, que faltava so-mente o sr. prefeito municipal tomar a iniciativa para o lan-çamento de um projeto de lei, que a egrégia Câmara dosVereadores já, de pronto, aprovaria sem pestanejar.Sem dúvida, uma iniciativa da municipalidade, seria commaior rapidez e quase certo, a aprovação do governo federalpara a sua instalação. Também dizia-se que a comissão jáestaria organizada para liderarem essa organização, entreoutros, os que mais se destacavam eram: dr. Antônio Car-los Ranzani, Nestor Bolonha, Zimis de Magalhães e dr. La-ércio Milan.Que tal se o Sr. Prefeito procurasse obter maiores informa-ções com essas pessoas, como nós o iremos fazer?! Va-mos torcer para que seja um fato e não um boato, para ummaior engrandecimento da nossa cidade”.

Sonho antigoComo se vê na reportagem publicada no jornal A Pérola, avinda de uma entidade de ensino superior para Vargem Gran-de do Sul já era um sonho em dezembro de 1973. Em todasas eleições, o pedido volta a ser debatido entre os candida-tos. Na edição da semana passada da Gazeta, Celso Itaroti(PTB) e Celso Ribeiro (PSDB) se posicionaram a respeito.

ItarotiO candidato do PTB afirmou que a vinda de uma faculdadeparticular é viável, pois cidades da região com populaçãomenor já possuem faculdades. Ele garantiu que se fosseeleito, dará todas as condições e incentivos para a instala-ção de unidades de ensino superior em Vargem Grande doSul. “Pois quero que os jovens da região também venhamestudar em nosso município, afinal os cursos superioresoferecidos aqui poderão ser diferenciados dos que tem naregião”, disse.

RibeiroPor sua vez, o tucano ressaltou que sempre assumiu com-promissos que poderia cumprir. Ele ponderou que com achegada de cursos da Unesp em São João, certamente sóteria a opção de faculdades particulares para a cidade. Eleafirmou que acredita nos cursos técnicos que iria trabalharpara aumentar a oferta na Etec. “É claro que não descarta-remos jamais a possibilidade de trazer uma faculdade parao município, mas acredito que a melhor opção é lutarmospara conseguir uma Faculdade de Tecnologia (Fatec), liga-da ao governo estadual, do qual temos grande ligação”.

Cadê os candidatos?Na penúltima sessão dos vereadores antes das eleições,não havia nenhum dos candidatos a vereador que disputamuma das vagas do legislativo acompanhando a reunião daCâmara Municipal.

Dilma em AguaíA presidente Dilma Rousseff fez no último domingo, dia 16,uma rápida visita a Aguaí, para prestar homenagem a Divada Silva Rosa, de 87 anos, uma das suas tias. Diva morreuno sábado à noite de falência múltipla dos órgãos. Segundoparentes e amigos da presidenta, nos anos de 1970 a 1972,quando Dilma esteve presa, recebia semanalmente a visitada tia Diva, que tentava reconfortá-la.

InconstitucionalO candidato Celso Itaroti tem afirmado que foi o autor dodipositivo na Lei Orgânica Municipal (LOM) que determina àprefeitura o pagamento de 100% do reembolso estudantil.Porém, esse ponto já não consta mais da LOM por ser in-constitucional. O Legislativo não pode elaborar leis que cri-em gastos ao Executivo. Isso é competência do prefeito.

Parabéns Vargem Grande do SulDe setembro de 2011 até agora, muita coisa mudou na

cidade. Reconstruções de postos de saúde foram inaugu-radas, escolas foram ampliadas e outras unidades educa-cionais começaram a ser construídas, como a Escola Pro-fessor Flávio Iared, que será a maior do município. Tam-bém teve início a construção de novas casas populares ede um novo pólo de Cultura, no Jardim Paulista. Além dis-so, houve o recapeamento de várias vias e o asfaltamentode dois bairros em Vargem.

No entanto, alguns problemas persistem, sendo neces-sário mais investimentos em áreas como o de abasteci-mento de água - troca dos antigos canos; a busca para ainstalação de novas empresas no Parque Industrial e nasaúde, mesmo com novas unidades, adequar o númerode médicos às necessidades da população.

O novo ano de Vargem Grande do Sul se inicia com achegada de uma nova Vara Judicial e a perspectiva doinício das atividades do aterro sanitário. Porém, a grandeexpectativa da população é referente às eleições que seaproximam. Esse é o presente que o próprio vargengran-denses dará à cidade.

O eleitor irá escolher nas urnas quem irá administrar omunicípio pelos próximos quatro anos. É um presente demuita responsabilidade e é preciso muito discernimentopara que ele não se torne um presente de grego.

Em tempo, a Gazeta também comemora mais um anode atividades, completando 31 anos, cumprindo a missãode contar a história de Vargem Grande do Sul. Para feste-jar a data, o jornal promoveu mais uma edição do PrêmioLiterário Lygia de Freitas, em homenagem a uma dasmaiores colaboradoras deste semanário.

Quem sabe entre os jovens que participaram do concur-so, não esteja outro talento da cidade? Revelar mais um gran-de nome de Vargem seria nosso presente para o município.

Após consultar algunsinstitutos de estatística, aGazeta de Vargem Grandedecidiu que não contrataráempresas para fazer pesqui-sa eleitoral em VargemGrande do Sul neste ano. Ospreços cobrados por essasempresas especializadas su-biram muito em relação aoque o jornal custeou naseleições de 2008. O altovalor exigido pelos institutosde estatística somado aocusto de ações judiciais quecertamente irão surgir, tor-naram o custo da publica-ção de uma pesquisa eleito-ral inviável para a Gazeta.

O jornal consultou algunsinstitutos de pesquisa e es-tatística para orçar uma pes-quisa eleitoral para divulgar

Alto custo inviabiliza contratar pesquisaa seus leitores. No entanto,os preços cobrados entreR$ 10 mil a R$ 20 mil tor-naram a contratação de umapesquisa proibitiva. Alémdisso, ao longo dos anos, aGazeta acumulou experiên-cia para saber que antes dese publicar uma pesquisaeleitoral, o jornal é alvo deuma série de ações na Justi-ça na tentativa de impedir apublicação dos resultados.

Assim, além do custo coma pesquisa, a empresa tambémterá que arcar com as despe-sas judiciais que certamenteprecederão a publicação des-ses levantamentos estatísticos.

Os vargengrandenses têmtodo o direito de saber a evo-lução das campanhas de seuscandidatos, infelizmente o

jornal não poderá arcar comesse levantamento.

Na última eleição, as duaspesquisas contratadas pelaGazeta somaram R$ 5 mil. Deacordo com um dos institutosouvidos pelo jornal, a eleva-ção de preço foi justificadapelo aumento da exigência le-gal impostas às empresas e ovalor a ser gasto com o paga-mento de advogados.

Ao longo dos anos, a Ga-zeta de Vargem Grandesempre realizou pesquisaspróprias nas eleições muni-cipais e as publicava com umgrande acerto nos índices.Porém, após a Justiça Elei-toral regulamentar a publica-ção de pesquisas em órgãode divulgação, só o permi-tindo através de institutos

devidamente regulamenta-dos, levou a direção do jor-nal a tomar a decisão de nãoefetuar a pesquisa.

O jornal poderia até op-tar para realizar uma enque-te, mas como não há nadacientífico na enquete que pos-sa transmitir com segurançaaos leitores a posição doscandidatos, a opção é tam-bém de não usar deste mé-todo para não incorrer noerro de passar uma informa-ção falsa aos seus leitores.

Porém, nada impede quealguma coligação política oualguém interessado contrateuma pesquisa eleitoral, façao registro conforme determi-na a Justiça Eleitoral e deci-da publicar nos órgãos de in-formação da cidade.

De acordo com o regis-trado no tribunal SuperiorEleitoral, até a sexta-feira, 21de setembro, tinham sido re-alizadas quatro pesquisaseleitorais na cidade. Trêspelo Instituto de PesquisaRealidade em agosto e umapelo Ibope Inteligência Pes-quisa e Consultoria Ltda.

A pesquisa do Ibope foiregistrada no dia 20 de setem-bro para divulgação no dia 25.Conforme consta no TSE, ocontratante foi a empresa S.Masirevic Júnior V. G. do SulEPP, ligada a Serginho Masi-revic, aliado político de CelsoItaroti. A empresa pagou R$24 mil pela pesquisa que foi

Pesquisas eleitorais estão sendo feitas na cidadefeita entre 17 e 22 de setem-bro com 406 pessoas.

No questionário aplica-do, o Ibope faz a perguntaespontânea ao entrevistadose a eleição fosse hoje, emquem ele votaria. Em segui-da, faz a pergunta citandocomo opção Celso itaroti,Celso Ribeiro, nenhum/bran-co/nulo, não sabe e não res-pondeu. Também perguntouem quem a pessoa não vo-taria de jeito nenhum.

A pesquisa também per-guntou sobre o trabalho dosentrevistados e sobre a ava-liação da administração atu-al, além de questionar seaprova a forma como Ama-

rildo vem administrando a ci-dade. O levantamento abor-dou também as áreas em queas pessoas mais vêm enfren-tando problemas.

Por fim, questionou a res-peito da avaliação do entrevis-tado a respeito da administra-ção da presidente Dilma Rous-sef e do governador Alckmin

Já a última pesquisa feitapelo Instituto Realidade foiregistrada no dia 21 de se-tembro. E como contratanteconsta o próprio instituto. Ovalor do levantamento foi re-gistrado em R$ 10 mil. Apesquisa foi realizada entre19 e 20 de setembro, numuniverso de 400 pessoas. A

única pergunta era “Se a elei-ção para prefeito fosse hoje,em qual o Sr. (a) votaria?”,com as opções para seremmarcadas: Celso Itaroti, Cel-so Ribeiro, Indeciso e bran-co/nulo. Porém, não houve apublicação das duas pesqui-sas realizadas.

As outras duas pesquisasdo Instituto Realidade foramfeitas em agosto. Também oscandidatos contratam pesqui-sas independentes, não as re-gistram e assim procedempara saber com andam suascampanhas. Geralmente osresultados ficam de posse dospolíticos, que os usam paradirecionar suas campanhas.

COMUNICADODevido ao feriado

do dia 26, as fotospara as colunas Gente& Fatos e Eventos se-rão recebidos até as12h de segunda-feira,dia 24. Enquanto as re-portagens de Esportespoderão ser encami-nhadas até terça-feira,dia 25, às 12h.

Page 3: Edição 1594 - 22/09/2012

Gazeta de Vargem Grande, 22 de setembro de 2012PÁG. 3

C M A P

ELEIÇÕES

Faltando poucos dias paraa realização das eleições mu-nicipais que acontecerão nopróximo dia 7 de outubro,domingo, os debates dos can-didatos começam a inflamar,tanto nos programas de rá-dio, como também nos co-mícios e nas empresas queeles visitam pedindo votos.

Se de um lado o candida-to Celso Ribeiro do PSDBprocura enfatizar as obrasrealizadas nos oito anos emque governou Vargem Gran-de do Sul, o candidato Cel-so Itaroti do PTB caprichanas promessas do que irá re-alizar se for eleito.

Como tática de campanha,Itaroti tenta desconstruir o queRibeiro fez no seu mandato,além de também atacar a atu-al administração do prefeitoAmarildo, que apoia CelsoRibeiro e é do mesmo parti-do. Um dos principais ataquesde Itaroti é com relação à saú-de, denunciando que não hámédicos nos postinhos e noPPA, que há grande falta deremédios e o número insufici-ente para ele dos exames quesão colocados para a popu-lação. Delegado da PolíciaCivil, a segurança da cidadepreocupa o candidato do PTBque tem como um dos proje-tos para resolver o problema,armar a Guarda Municipal.

No seu programa de rá-dio, Itaroti também questio-nou o desenvolvimento da ci-dade, criticando a construçãodo novo distrito industrial, umaobra da gestão de Celso Ri-beiro. Para ele, a cidade estáparada, estagnada, é comumouvir dos candidatos que apoi-

am Itaroti que Vargem parouno tempo e que nos últimos12 anos, nada foi feito. Semfalar dos seus comentáriossobre a qualidade da água,

que segundo suas observa-ções falta em grande parte dacidade e afirmar que não exis-te tratamento de esgoto.

Dentre as muitas pro-

messas, está a vinda já noseu primeiro ano de gover-no de uma faculdade parti-cular para a cidade; a con-tratação de vários médicos;

Esquenta a campanha política na cidadeEnquanto Celso Itaroti promete dentre outras coisas trazer faculdade e armar guarda municipal, Celso Ribeiro foca no quanto Vargem cresceu em sua gestão

Celso Itaroti e Celso Ribeiro falaram aos guardas municipais na tarde de quarta-feira

o pagamento de 100% dotransporte para os estudan-tes; aumento para os funci-onários da prefeitura; a vin-da de várias empresas coma ajuda do BNDES; resol-ver o problema de água dacidade; asfaltamento da es-trada que liga Vargem aAguai (feita pelo seu vice);construção de um grandenúmero de casas populares;medicamentos e exames paraos doentes; dentre outras quetem empolgado um grandenúmero de eleitores. Celso Ita-roti ainda usa o bordão “Mu-dança já”, pedindo nos seusprogramas uma oportunidadepara governar a cidade.

Pelo que se escuta nosprogramas de rádio do can-didato Celso Ribeiro, eletem se concentrado nasobras que realizou, mostran-do trabalhos como a cons-

trução da ETEC, EscolaTécnica; a Barragem do RioVerde, a construção da Es-tação de Tratamento deÁgua, a construção da novacaptação e as adutoras, le-vando água para vários bair-ros da cidade onde a mes-ma não chegava. Cita aconstrução de várias cre-ches; escolas como a NairBolonha no novo conjuntohabitacional; a construção donovo distrito industrial quehoje já abriga algumas em-presas e outras estão se ins-talando; o tratamento de maisde 80% do esgoto da cida-de na ETE; a vinda de cen-tenas de casas popularespara a cidade; além da com-pra de dezenas de veículose o asfaltamento em bairroscomo o Jd. Santa Marta e orecapeamento de muitas ruasda cidade.Falando a um grupo de

pessoas recentemente, o can-didato do PSDB disse queItaroti tem explorado muitoque se for eleito vai mandarfazer os uniformes que a pre-feitura doa aos alunos em fá-bricas de Vargem. Celso dis-se aos presentes que primei-ramente, a compra dos uni-formes é colocada em licita-ção e todas as empresas po-dem participar. Lembra quesão milhares de peças e temum tempo para serem confec-cionadas e pelo menor preçoapresentado.

Dando um exemplo con-creto de como é difícil pro-meter e cumprir, Celso Ribei-ro falou aos presentes queenquanto a maior parte dotrabalho gráfico de sua cam-panha é feita em empresas de

Projetos difíceis de se cumprirVargem Grande do Sul, ga-rantindo empregos e geran-do impostos, seu adversáriopaga para empresas de ou-tra cidade fazer seus santi-nhos e outros serviços. Dis-se que enquanto ele usa mar-cenaria de Vargem e traba-lhadores daqui para fazerseus cartazes, o do adversá-rio, que promete trazer indús-trias para cá e gerar mais em-pregos, usa material fabrica-do fora. “Até o programa derádio de Celso Itaroti é feitocom técnicos de outra cida-de. Isso é um pequeno deta-lhe que demonstra o quantoé fácil prometer e difícil cum-prir”, falou Ribeiro.

Ele também criticou a fa-cilidade como seu adversáriofala em prometer tanto, semdizer da onde vai tirar o di-

nheiro para pagar a conta.Celso Itaroti fala com con-

vicção de que seus projetosserão cumpridas, dizendo quevai priorizar e cita que ao in-vés de gastar dinheiro cons-truindo prédios novos comoo prefeito Amarildo fez na saú-de, vai usar o dinheiro paracontratar mais médicos ecomprar mais medicamentos.

Enquanto promessas emudanças têm sido os termosmais usados pelo candidatoCelso Itaroti, responsabilida-de e experiência têm sido osmais citados por Celso Ri-beiro. A disputa começa aatrair mais a atenção dos elei-tores da cidade que terãopouco mais de 10 dias paradecidirem o que querem parao futuro de Vargem Grandedo Sul.

Page 4: Edição 1594 - 22/09/2012

Gazeta de Vargem Grande, 22 de setembro de 2012 PÁG.4

C M A P

CONHEÇA OS CANDIDATOS A VEREADORColigação: “Mudança com Competência” - PTB, DEM, PSD, PV

Candidato a prefeito: Celso Itaroti. Candidato a vice-prefeito: Zé da Kibon

Chico Sanfoneiro14.666(PTB)

Felipe Gadiani14.610(PTB)

Fernando Corretor14.444(PTB)

Gabé14.500(PTB)

Iolanda Locateli14.400(PTB)

Ivone14.567(PTB)

Juninho14.314(PTB)

Maizena14.000(PTB)

Marielza Cardoso14.100(PTB)

Marquinho RabeloAdvogado - 14.777

(PTB)

Moisés14.171(PTB)

Parafuso14.222(PTB)

Pastor Nilson14.111(PTB)

Ratinho do Morango14.555(PTB)

Ronaldo Herculano14.333(PTB)

Abençoado daCaixa d'Água25.259 (DEM)

Globeleza25.999(DEM)

Pastor Antônio25.000(DEM)

Paulo Botejara25.250(DEM)

Rosa Lourenço25.666(DEM)

Wilsinho Fermoselli25.111(DEM)

Pedro Ranzani55.555(PSD)

Lucia Elena Freire43.333

(PV)

Coligação: “Unidos para Mudar” - PSB, PT, PSOLCandidato a prefeito: Celso Itaroti. Candidato a vice-prefeito: Zé da Kibon

Candinho40.999(PSB)

Célio Gordo40.300(PSB)

Denilson Fracari40.789(PSB)

Eli da Dança Country40.500(PSB)

Gilson do Sindicato40.400(PSB)

Neide Massagista40.888(PSB)

Olecio40.333(PSB)

Paulinho da Prefeitura40.200(PSB)

Professor André Luis40.555(PSB)

Professor Fernando40.000(PSB)

Professor Odair40.100(PSB)

Robertão40.601(PSB)

Sandra Horácio40.777(PSB)

Toninho Cossolin40.123(PSB)

Xuxa40.222(PSB)

Zorro40.444(PSB)

Edna13.100

(PT)

Eliseu do Icegurt13.222

(PT)

Teixerinha13.013

(PT)

Zé Pretinho13.017

(PT)

Zoraide Barbosa13.777

(PT)

Cristiane Zanqueta50.990(PSOL)

Rita Thomaz50.105(PSOL)

Ronaldo Balestra50.000(PSOL)

Diogo Rodrigues 40.666(PSB)

Cidinha da Verdura14.014(PTB)

Page 5: Edição 1594 - 22/09/2012

Gazeta de Vargem Grande, 22 de setembro de 2012PÁG. 5

C M A P

JUSTIÇAColigação: “Mudar para Melhor ” - PP, PRB

Candidato a prefeito: Celso Itaroti. Candidato a vice-prefeito: Zé da Kibon

Bocamino11.111(PP)

Dudu do Panfleto10.099(PRB)

Jani10.200(PRB)

Mauricio da Guarda10.444(PRB)

Roberval10.900(PRB)

Sabonete10.000(PRB)

Tatiene Barion10.555(PRB)

Zé do moto taxi10.777(PRB)

Raquelzinha11.222

(PP)

Coligação: “Vargem: Juntos Podemos Mais” - PSDB, PMDB, PPS, PDTCandidato a prefeito: Celso Ribeiro. Candidato a vice-prefeito: Zé Carlos Buscariolli

Berê45.100(PSDB)

Bia Mazarini45.045(PSDB)

Marcão Cavalheiro45.789(PSDB)

Márcia Iared45.500(PSDB)

Ramazotti45.999(PSDB)

Sérginho da Farmácia45.000(PSDB)

Charles Xaleco15.555(PMDB)

Casca da Prefeitura45.555(PSDB)

Luciano Tapi45.600(PSDB)

Professor Valdir45.455(PSDB)

Reinaldo Salera 45.123(PSDB)

Pastor Sidney45.050(PSDB)

Rubens Ronchi 45.111(PSDB)

Sandra da Mão Amiga - 45.222

(PSDB)

Vera Buscariolli45.018(PSDB)

Simoni45.333(PSDB)

Bertoleti45.678(PSDB)

Toco23.051(PPS)

Pedrinho da Cadeirade Rodas - 45.700

(PSDB)

Dr. Alex MegloriniMineli - 12.500

(PDT)

Adriana da Saúde23.000(PPS)

Toninho Pierim12.333(PDT)

Rotta15.000(PMDB)

Zé Luís da Prefeitura23.123(PPS)

Patrícia Aliende15.155(PMDB)

Na edição do último sá-bado, a Gazeta trouxe repor-tagem sobre denúncia feitapor um grupo de servidoresmunicipais à promotoria. Aprefeitura se manifestou nes-ta semana sobre o caso eafirmou que já prestou às in-formações ao Ministério Pú-blico e no seu entender, asdenúncias não procedem.

Conforme o advogado

Prefeitura rebate denúncias sobre PPARodrigo Molina, que atua nocaso, a Administração vemutilizando técnicos de enfer-magem, enfermeiros e auxi-liares de enfermagem paraexercer tarefas de cargos ad-ministrativos, o que seria ir-regular. Outra queixa dos fun-cionários é a falta de segu-rança do PPA no período danoite, pela necessidade deGuarda Civil Municipal, fal-

ta de funcionários e ainda ine-ficiência do Conselho Muni-cipal de Saúde.

Na quinta-feira, dia 20,a prefeitura enviou respostaà Gazeta relatando que asinformações necessárias jáforam prestadas ao MP.“Aliás, a solicitação dos ser-vidores através do Ministé-rio se deu no mês de marçoe a resposta da prefeitura nomês de maio, portanto háquase cinco meses”, ressal-tou o Executivo.

A prefeitura também afi-mrou que no seu entendi-mento não ocorre desvio defunção, uma vez que duran-te os dias, são mantidos ser-vidores no PPA para servi-ços administrativos, postoque neste horário funcionamvárias divisões - como ad-

ministrativo, fisioterapia eortopedia - como, também,são realizados o agenda-mento de ambulância, aten-dimento assistencial, etc.

No período noturno, aprefitura diz que estas divi-sões estão fechadas, funci-onando somente o ambula-tório. O Executivo observouque a característica da uni-dade neste horário é de ur-gência, o qual exige a atua-ção específica dos profissi-onais da saúde. “A prefeitu-ra entende que disponibili-zar telefonista apenas paraatender ligações durante operíodo noturno oneraria oscofres públicos, com gastosdesnecessários”, afirmou oExecutivo.

A prefeitura avaliou quedisponibilizar escriturários/

auxiliares administrativos noperíodo noturno para auxili-ar no atendimento de emer-gência seria temerário, poiseles não possuem qualifica-ção técnica em saúde paraos primeiros antendimentos.“Para a realização de aten-dimento em plantão noturnoé necessário o preenchimen-to de ficha de AtendimentoAmbulatorial, que é bastan-te simplificado e demais da-dos pertinentes ao estado desaúde do mesmo, que obri-gatoriamente deve ser reali-zado pelos profissionais dasaúde”, destacou.

Para o Executivo, o pre-enchimento do formulário eo atendimento de telefonesemergenciais faz parte darotina de trabalho dos pro-fissionais que atuam à noite

no PPA, visando atender aointeresse público, e que nãoafetam de forma alguma odesempenho das suas ativi-dades ou mesmo resta carac-terizado o desvio de função.

A prefeitura designa guar-da municipal para o PPA per-manentemente, pois ele é res-ponsável por zelar bens e ser-viços do patrimônio público.Ainda conforme o Executivo,não é de conhecimento daAdministração quaisquerocorrências envolvendo pa-cientes ou transeuntes quecolocassem em risco a segu-rança dos servidores no PPA.Finalizando, o Executivo res-saltou que não tem conheci-mento de ajuizamento deação dos referidos servido-res por danos morais ou ma-teriais.

Page 6: Edição 1594 - 22/09/2012

Gazeta de Vargem Grande, 22 de setembro de 2012 PÁG.6

C M A P

CIDADE

Nas próximas semanasterá início as obras de maisuma nova creche para a ci-dade. Ela será construída noJardim Fortaleza, na RuaMato Grosso, próximo àescola Flávio Iared que tam-bém está em obras.

Com o objetivo de ofe-recer mais vagas em crechespara as crianças do municí-pio – atualmente o déficit nacidade é de 350 vagas nasunidades -, o prefeito Ama-rildo Duzi Moraes (PSDB)reivindicou junto ao Gover-no do Estado a destinaçãoda obra para o município erecebeu o benefício durantereunião realizada com o

Nova creche começa a ser construída neste mês

governador Geraldo Alck-min, os secretários HermanVoorwald de Educação; Ju-

lio Semeghini, de Planeja-mento e DesenvolvimentoRegional e o secretário-ad-junto Nelson Baeta, do De-senvolvimento Social, querepresentou o secretário Ro-drigo Garcia.

De acordo com informa-ções do Executivo, Vargemfoi o único município da re-gião que foi beneficiada como programa que destinarácerca de R$ 1,8 milhão paraa construção da nova crechee também o mobiliário danova unidade.

A creche faz parte doPrograma de Ação Educa-ção Estado-Município(Paem) Educação Infantil.

Para construir e mobiliara nova creche, o programairá utilizar R$ 1.829.867,57,

sendo a contrapartida da pre-feitura, a cessão do terrenopara a construção da obra.

De acordo com infor-mações da arquiteta Patrí-cia Cavalheiro Andrade,responsável pelo acompa-nhamento da obra, a em-presa vencedora da licita-ção foi a Azevedo Mar-ques Engenharia Ltda. quenos próximos dias iniciaráa construção.

Conforme o projeto, anova creche terá 733,53 me-tros quadrados de constru-ção e contará com dois ber-çários, seis salas de ativida-des, uma sala de múltiplo uso,almoxarifado, serviços decozinha, dispensa, lavanderiae vestiários para funcionári-os, secretaria e área adminis-

trativa com sanitários, amplaárea externa para recreaçãoe para estacionamento.

Em maio a prefeitura ti-nha informado que o déficitde vagas nas creches era de500 crianças. No entanto, oDepartamento Municipal deEducação informou que atu-almente a lista de espera éde cerca e 350 crianças.

“O trabalho para ofere-cer mais vagas em crechesno município é grande. Alémda conquista desta crechedo Paem, também consegui-mos mais uma unidade doPró Infância, que irá ofere-cer 150 novas vagas. Esta-mos terminando a ampliação

da creche Virgínia na SantaTerezinha, que oferecerámais 50 vagas e em breve,estaremos inaugurando a PróInfância na Cohab IV, sen-do mais 150 vagas. Este ano,serão 200 novas vagas e vi-abilizadas mais 300 com asduas creches que serãoconstruídas. É uma impor-tante conquista para o mu-nicípio, especialmente paraas mães que necessitamcomplementar a renda decasa ou às vezes, são as res-ponsáveis por manter o lar;que poderão contar comamparo, educação e assis-tência às crianças”, disse oprefeito.

Unidade será construída e terá mais de 700 metros quadrados

Page 7: Edição 1594 - 22/09/2012

Gazeta de Vargem Grande, 22 de setembro de 2012PÁG. 7

C M A P

Implementado em feverei-ro deste ano, o serviço de en-trega de medicamentos nascasas de pacientes completaseis meses de atendimentocom 200 pessoas cadastra-das entre hipertensos, idosos,diabéticos que recebem osmedicamentos, além dosatendimentos emergenciais.

O projeto, uma iniciativado Executivo, foi aprovadopelos usuários. “É uma ma-ravilha, uma beleza. Facili-tou muito a minha vida.Pode estar chovendo ounão que esta moça vem tra-zer os remédios aqui na por-ta da minha casa. A gentefica agradecido ao prefeitopor isso. Desejo tudo de

Serviço de entrega de medicamentos completou 6 mesesCOMUNIDADE

bom pra ele porque pra gen- te é uma beleza, evita de daressa caminhada até o postopra ir buscar”, disse JoséBatista, morador do JardimPaulista.

Marina Morgado, funci-onária que trabalha com amotoentrega, falou de suarotina. “São pessoas caren-tes, acamados, deficientes,idosos e pessoas com difi-culdades de locomoção.Pego a receita na casa dapessoa e depois levo o me-dicamento”, disse.

Levando o medicamen-to todo o mês na casa dospacientes, Marina acabacriando vínculo com os pa-cientes. “É muito gratifican-te poder realizar este traba-lho para essas pessoas.

Muitas delas chamam paratomar um café, conversar. Émuito bom ver a felicidadedas pessoas em poder re-ceber seu medicamentoem casa, principalmente osidosos que têm muita difi-culdade de ir buscar ounão tem ninguém para fa-zer isso por eles”, contouMarina.

Para a implantação doprograma, os agentes desaúde fizeram o cadastrodas pessoas que tinham di-ficuldades em buscar o re-médio, e quem aderiu aoprojeto, está sendo atendi-do pelo serviço de moto-entrega. Segundo a direto-ra de saúde, Maria HelenaZan, o projeto começouem fevereiro e os agentescomunitários estarão atua-lizando e realizando novos

cadastros mensalmente, vi-sando aumentar o númerode atendidos pela motoen-trega gradativamente emanter o atendimento a to-dos que precisam.

“É um projeto que de-senvolvemos e pusemosem prática no início desteano. É uma atenção espe-cial às pessoas que preci-sam do medicamento e,além disso, garantir quecontinuem seu tratamento.

Às vezes por alguma difi-culdade ou outra, ou porfalta de alguém para fazereste favor, as pessoas po-dem deixar de tomar o re-médio o que acarreta maisproblemas de saúde. Comesse projeto, a saúde dáuma atenção especial às pes-soas, especialmente aos ido-sos, deficientes e pessoascom dificuldades de loco-moção”, disse o prefeitoAmarildo Duzi Moraes.

Marina entrega medicamento a paciente no Centro

Page 8: Edição 1594 - 22/09/2012

Gazeta de Vargem Grande, 22 de setembro de 2012 PÁG.8

C M A P

ELEIÇÕESA Gazeta encerra nesta semana a série de entrevistas com os candidatos ao Executivo de Vargem. Ao longo das últimas edições, Celso Itaroti (PTB) e Celso Ribeiro (PSDB) puderam expor seus

projetos para esporte, cultura, saúde, assistência social, segurança, meio ambiente, obras e educação. Nesta semana, os candidatos falarão de seus projetos para o desenvolvimento da cidade.

Como vê o funcionamento do atual parque industrial e como pretende dinamizá-lo?

Celso Itaroti: A questão é que não eu não vejo funciona-mento nenhum do parque industrial. O local é ruim e nãohouve geração de emprego. Se não houve nada em oitoanos, por que haveria de acontecer agora? A área, além derestrita, ainda esbarra na questão ambiental. Só permite ainstalação de empresas de nível I e II, que são atividades debaixo impacto ambiental. Lá, por exemplo, não pode funcio-

nar uma empresa como a Thebe, que é nível III, ou umafundição, que é considerada nível IV. Minha proposta

é comprar uma nova área de no mínimo 20 al-queires regulamentada pelo Plano Diretor dacidade. Isto é um jeito diferente de implantarum parque industrial sem criar problemas naJustiça. O atual parque foi praticamente con-

fiscado dos antigos proprietários. Isto não é justo. Do jeito que eu proponho, vai funcionar deverdade e proporcionar a vinda das tão esperadas empresas. Esta é uma visão moderna de incen-tivar o desenvolvimento econômico com respeito às pessoas e ao meio ambiente.

Qual é o seu projeto para atrair mais empresas para a cidade? Como você vaiimplantá-lo? Quais são suas metas ao longo dos quatro anos de governo?

Celso Itaroti: A criação de um novo parque industrial mais adequado às necessidades deVargem Grande do Sul é a minha proposta para, de fato, atrair novas empresas e gerar novosempregos. A compra de uma área, com respeito às pessoas e ao meio ambiente, é o primeiropasso. O segundo é mostrar aos empresários do estado e do país que o nosso município temuma gente trabalhadora, dedicada e que quer progredir. Nesse sentido, vou buscar junto aosgovernos do estado e federal os recursos necessários para a implantação desse novo parqueindustrial. Para isto vamos contar com o apoio da bancada paulista e do BNDES. Com isto,pretendo cumprir meu mandato com a geração do maior número de empregos de toda a históriade Vargem Grande do Sul.

Gazeta: A estrutura da prefeitura dedicada ao desenvolvimento econômico é muitopequena. Como o senhor pretende estruturar o Executivo para torná-lo mais eficientenesse ponto?

Celso Itaroti: Em meu primeiro dia de mandato vou buscar todos os setores produtivos dacidade e criar o Conselho de Desenvolvimento Econômico para, juntos, planejar o futuro danossa cidade visando a geração de empregos, a vinda de novas empresas e a qualificaçãoprofissional. Essa proposta vem acompanhada de um forte investimento na educação, principal-mente para os nossos jovens.

Gazeta: Muito se avançou em qualificação profissional na cidade. Porém, aindatemos apenas cursos pontuais oferecidos através de parcerias com entidades como

Senai e Senac. Quais sãoseus planos para expandira formação de mão de obrana cidade?

Celso Itaroti: Não concor-do que houve avanço e a pro-va disso é a quantidade de jo-vens que não tem emprego nacidade. Vou dar um exemplo:a Thebe precisa de torneirosmecânicos, soldadores e ele-tricistas. Para ocupar essasvagas, os candidatos tem que

se qualificar em São João da Boa Vista, Poços de Caldas e outras cidades vizinhas. Vamosfazer com que a ETEC tenha cursos necessários para a nossa realidade, que ajude o nossojovem a ter uma profissão que combine com o mercado de trabalho da cidade. De que adiantaoferecer curso que não se vai aproveitar? Com isso vamos iniciar um grande processo de quali-ficação profissional para atender as empresas que irão se instalar em Vargem Grande do Sul.

Gazeta: Vargem tem uma mão de obra rural muito grande. Com a inevitável meca-nização da lavoura, tanto da batata e da cana-de-açúcar, quais são os seus planos paraatender essa demanda futura?

Celso Itaroti: A mecanização do campo é uma realidade. Mas nós não podemos abandonaro trabalhador rural. Em minha gestão vou realizar cursos de qualificação profissional para queeste trabalhador rural mantenha seu emprego. Ele poderá ser aproveitado neste novo processode mecanização.

Gazeta: É grande a queixa de jovens que não conseguem inserção no mercado detrabalho. Quais são os seus projetos em relação ao primeiro emprego? Como pretendeexecutá-los?

Celso Itaroti: Para o jovem de 14 a 17 anos vou criar o Projeto Aprendiz, que consiste emum conjunto de atividades que proporcionam a aprendizagem profissional e a integração aomercado de trabalho. Assim quando ele completar 18 anos, já terá uma qualificação e consegui-rá mais rapidamente seu primeiro emprego. Para ampliar o acesso do jovem ao emprego, alémda vinda de novas empresas, também vamos criar as condições para a instalação da primeirafaculdade da história de Vargem Grande do Sul.

Gazeta: Dados do Sebrae apontam que as micro e pequenas empresas correspon-dem a 99% dos negócios formais no Brasil e empregam mais da metade da populaçãobrasileira. Apesar de já aprovada, a lei das microempresas em Vargem ainda não foicolocada em prática. Assim, quais são os seus planos para incentivar as empresas jáinstaladas na cidade?

Celso Itaroti: Tenho grande respeito pela pequena e microempresa, que representam amaior força empreendedora do país. Precisamos dar incentivos reais para que essas empre-sas possam crescer e ampliar seus negócios. Para que Vargem Grande do Sul aumente asua capacidade de captar recursos, gerar empregos e melhorar a distribuição de renda, todasas iniciativas referentes ao desenvolvimento das MPEs seguirão as orientações do PlanoDiretor e priorizam cinco áreas de atuação: 1 - indústria (tecnologia da informação e comuni-cação, confecção, bijuterias, marcenaria) 2 - comércio (gastronomia, empresas constituídas,feira agroindustrial; 3 - serviços (profissionais liberais, construção civil e salões de beleza); 4- turismo e suas ramificações; 5 - agricultura (orgânicos, agricultura familiar e agroindústria).Nesse sentido, teremos um papel fundamental a cumprir para promover os valores da culturaempreendedora e da competitividade, bases fundamentais para o desenvolvimento econômicoe social. Nesse sentido, a lei será colocada em prática e teremos a parceria do Sebrae.

Gazeta: Quais as suas considerações finais sobre desenvolvimento?

Celso Itaroti: Quando falamos de “Mudança Já”, não falamos só de mudança política,mas principalmente de mudança das políticas públicas. O aprimoramento das políticas pú-blicas significa, por um lado, disponibilizar serviços de qualidade na saúde, educação, se-gurança, moradia e infraestrutura, e, por outro, estimular a economia, criando um ambientepropício para que a atividade empreendedora torne-se robusta o suficiente para gerar empre-go e renda. Assim, os pequenos negócios podem desempenhar um papel ainda mais impor-tante no desenvolvimento de Vargem Grande do Sul. O empreendedor não está no País ouno Estado. Ele está aqui. Daí a necessidade do executivo e legislativo e da comunidadeatravés do Conselho de Desenvolvimento Econômico na implementação de medidas e açõesque contribuam efetivamente para facilitar o desenvolvimento das micro e pequenas empre-sas. Quanto maior for a evolução dos pequenos negócios, maior será o número de postosde trabalho, empregos e renda no município.

Page 9: Edição 1594 - 22/09/2012

Gazeta de Vargem Grande, 22 de setembro de 2012PÁG. 9

C M A P

ELEIÇÕESComo vê o funcionamento do atual parque industrial e como pretende dinamizá-lo?

Celso Ribeiro: Quando fomos prefeito pela primeiravez, idealizamos um amplo projeto de desenvolvimentopara o município, que abrangia a construção de um novoDistrito Industrial e sua ocupação de maneira ordenadae responsável, oferecendo novas vagas, propiciando tra-balho e renda para nossa população. Desapropriamosa área para o novo Distrito Industrial e devido a pesso-as com interesses contrários aos da população, inclu-sive vereadores da época, que entraram com diversas

ações contra a instalação do Distrito, não pude-mos vê-lo em funcionamento na nossa admi-

nistração. Vencemos todas as açõesperante a Justiça. O Distrito Industrialestá totalmente regularizado e hoje jáexistem empresas instaladas no local eoutras em fase de instalação. Um dos

motivos que nos fez disputar as eleições para voltar à Prefeitura é dar continuidade ao projetoque idealizamos para o desenvolvimento de Vargem e vamos fazê-lo dinamizando a vinda dasempresas, investindo na capacitação de mão de obra necessária para as novas e tambémpara as empresas já existentes; trazendo novos cursos técnicos para Etec e cursos da Fatec,de acordo com a necessidade do município.

Qual é o seu projeto para atrair mais empresas para a cidade? Como você vaiimplantá-lo? Quais são suas metas ao longo dos quatro anos de governo?

Celso Ribeiro: Vamos estudar a viabilização de uma agência de Desenvolvimento, ver se aestrutura da cidade comporta, através de uma parceria com a Associação Comercial e Industrial.Vamos buscar modelos que estão dando certo, inclusive na nossa região. Nosso novo distritoindustrial, como dissemos, está pronto para receber novas empresas. Vamos divulgar isso em todosos meios de comunicação. A vinda de novas empresas é do interesse de todos nós, vamos trabalharem conjunto com empresários da cidade neste sentido. Enxugar o Conselho de DesenvolvimentoEconômico, composto por nossos empresários, tornando-o mais dinâmico, moderno, é algo queprecisamos fazer. Buscar mais parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento do governodo Estado, com o Sebrae e outras entidades do setor, vai ajudar.Quando fomos prefeito, criamos asestruturas, água, esgoto, novo distrito industrial, escola técnica. Agora, temos de usar isso a nossofavor para atrair novas empresas. Nestes quatro anos, vamos traçar uma meta a ser atingida peloDepartamento de Desenvolvimento que deverá fazer todo o esforço possível para trazer um númeroa ser estipulado de novas empresas para a cidade e vamos cobrar este resultado.

Gazeta: A estrutura da prefeitura dedicada ao desenvolvimento econômico é muitopequena. Como o senhor pretende estruturar o Executivo para torná-lo mais eficientenesse ponto?

Celso Ribeiro: Vamos repensar o departamento ligado ao Desenvolvimento, certamenteenvolvendo mais funcionários nele, buscando dentro dos quadros da prefeitura, pessoas comaptidão para desenvolver este papel. Nesta estrutura precisamos de pessoas que possam sededicar em tempo integral na busca de novas empresas, visitando outros municípios; vamos terque usar muito a mídia, a internet, enfim os meios de comunicação para divulgar nosso novodistrito industrial e os incentivos que o município proporciona a quem nele queira se instalar.Temos de ter também funcionário para realizar toda a burocracia que a lei exige na aprovação dedoação de lotes às empresas, como também a fiscalização durante sua implantação e funcio-namento, agilizando o processo. O departamento de Desenvolvimento, como já acontece, deve-rá se ocupar também da criação de uma incubadora de empresa, da parte relacionada a capa-citação do trabalhador e do PAT, da desburocratização e aperfeiçoamento de novas leis para

incentivar as micro e peque-nas empresas, daí a neces-sidade do prefeito estruturarde fato o departamento deDesenvolvimento Econômicae do Trabalho.

Gazeta: Muito se avan-çou em qualificação profis-sional na cidade. Porém,ainda temos apenas cursospontuais oferecidos atravésde parcerias com entida-des como Senai e Senac.Quais são seus planos paraexpandir a formação demão de obra na cidade?

Celso Ribeiro: Os inves-timentos na capacitação demão de obra têm que conti-nuar e aumentar ainda mais.É necessário um estudo dedemanda para saber quais oscursos necessários e queexistem mais interesse e pro-cura para que possamos aten-der às necessidades do mer-cado de trabalho. Ampliar asparcerias com Senai, Senac,

Senar, ACI e investir também em novas parcerias também são nossos objetivos. Conseguimostrazer para o município a ETEC e realizar um grande sonho. A Etec hoje oferece o ensino médioe quatro cursos técnicos e vamos ampliar o número de cursos técnicos oferecidos. Dado nossaligação com o governo do Estado, vamos buscar a instalação de cursos da Fatec – Faculdadede Tecnologia também do Centro Paula Souza.

Gazeta: Vargem tem uma mão de obra rural muito grande. Com a inevitável meca-nização da lavoura, tanto da batata e da cana-de-açúcar, quais são os seus planospara atender essa demanda futura?

Celso Ribeiro: Passamos mais de 30 anos sem um novo distrito industrial, isso certamentecontribuiu para que nossos trabalhadores fossem buscar trabalho no meio rural. Por isso lutamospara construí-lo. Também a cidade precisava de infraestrutura para atrair investimentos. Construí-mos a Etec, fizemos a remodelação completa do sistema de abastecimento de água, aterro sanitá-rio, Estação de Tratamento de Esgoto, lutamos pela remodelação da SP 215 que passa em frenteao Distrito Industrial, para dar maior escoamento dos produtos e serviços do município valorizandoainda mais o Distrito. Com os investimentos feitos, muitas empresas se instalaram no comércio ena indústria oferecendo vagas; mas muito ainda tem que ser feito e é por isso que buscamos voltarà prefeitura. É importante também incentivar jovens e adultos a retomar os estudos e fizemos issocom muito empenho na nossa administração, inclusive trazendo o Ação Jovem que oferece auxíliomensal para quem quer continuar ou retomar os estudos. Vamos incentivar essa volta aos estudos,além de oferecer mais cursos técnicos para maior capacitação de mão de obra, com o objetivo dedar oportunidades para que possam concorrer no mercado de trabalho.

Gazeta: É grande a queixa de jovens que não conseguem inserção no mercado detrabalho. Quais são os seus projetos em relação ao primeiro emprego? Como pretendeexecutá-los?

Celso Ribeiro: Na nossa administração trouxemos para o município o PET – Programa deEducação para o Trabalho, ministrado pelo Senac que prepara o jovem para o mercado detrabalho através de módulos de ensino que dão a ele uma grande vivência e, através desteprograma muitos jovens ingressaram no mercado de trabalho. Vamos retomar este programano município para que mais jovens tenham essa oportunidade. Também fizemos um intensotrabalho com o Senai que faz cursos técnicos e oferece uma excelente capacitação para jovense vamos voltar e intensificar esta parceria na cidade. Além disso, também vamos criar nomunicípio o Jovem Aprendiz em parceria com órgãos ligados à indústria e comércio, para queestes jovens tenham a oportunidade de estagiar, aprender e obter experiências recebendo porisso e se preparando para enfrentar o mercado de trabalho. Vamos retornar os estudos juntocom a Associação Comercial e Industrial para numa parceria, ver o que podemos avançar noprojeto Jovem Aprendiz, incentivando nossas empresas a empregar adolescentes que buscamseu primeiro emprego.

Gazeta: Dados do Sebrae apontam que as micro e pequenas empresas correspon-dem a 99% dos negócios formais no Brasil e empregam mais da metade da populaçãobrasileira. Apesar de já aprovada, a lei das microempresas em Vargem ainda não foicolocada em prática. Assim, quais são os seus planos para incentivar as empresas jáinstaladas na cidade?

Celso Ribeiro: Trouxemos para Vargem Grande do Sul o Banco do Povo que com jurosbaixos beneficia aos micro e pequenos empresários e ajudam a muitos a sair da informalidade.Fortalecer mais a agência do Banco do Povo em Vargem é um dos objetivos. Vamos colocarem prática as leis da micro e pequena empresa já aprovada pelos vereadores na gestão doprefeito Amarildo e buscar maior participação do SEBRAE para que seja desburocratizado aregularização e abertura de microempresas; oferecendo informações e apoio. A incubadora deempresas é outro projeto idealizado que iremos colocar em prática, ajudando a formação demais empresas e socorrer as que já existem e precisam de apoio para se fortalecer.

Gazeta: Quais as suas considerações finais sobre desenvolvimento?Celso Ribeiro: Todos os investimentos que fizemos para o desenvolvimento foram planeja-

dos, feitos de maneira responsável. Todas as demandas judiciais e acusações contra nós caírampor terra. Hoje Vargem tem um sistema de abastecimento de água capaz de suportar a demanda;uma ETE que trata e devolve água limpa ao Rio Verde; investimentos que aumentaram o índice dequalidade da água de acordo com a Cestesb. Temos uma Etec que pode perfeitamente ampliar oscursos técnicos e trazer ainda cursos da Fatec, a faculdade do governo para atender aos jovensgratuitamente.Na educação, investimos em prédios, capacitações de professores, material esco-lar e uniformes; a Ação Socialdeixou de ser assistencialistapara trabalhar as famílias e asaúde recebeu inúmeros in-vestimentos dos recursos pró-prios da prefeitura.A rodoviaque corta Vargem foi total-mente remodelada, atrativo amais para trazer novas indús-trias. O Aterro Sanitário es-tará em breve em funciona-mento. Pense nisso, você lei-tor, que acompanhou todoeste trabalho e sabe que as-sumimos compromissos sé-rios que podem ser realiza-dos de maneira ordenada eresponsável e temos experi-ência para realizar muitomais para que Vargem pos-sa continuar avançando.

Page 10: Edição 1594 - 22/09/2012

Gazeta de Vargem Grande, 22 de setembro de 2012 PÁG.10

C M A P

ECONOMIACentenas de estudantes recebem reembolso do transporte escolar

Na última quinta-feira, dia20, a prefeitura fez o paga-mento do reembolso do trans-porte aos estudantes, referenteao primeiro semestre de 2012.De acordo com informaçãodo Departamento de Finan-ças, seriam beneficiados 499estudantes que receberiam oreembolso no valor aproxima-do de R$189.708,72.

Em entrevista ao jornal, oprefeito Amarildo Duzi Mora-

es (PSDB) disse que a Pre-feitura Municipal paga porano quase meio milhão de re-ais aos estudantes, dinheiroque sai do caixa geral e nãoda verba da educação.

O prefeito também expli-cou que se aumentasse de55% do valor do reembolsopara 100%, o município iriagastar quase um milhão dereais por ano, não importan-do se o estudante é rico ou

pobre, pois a Constituiçãonão permite diferenciação.Ou seja, mesmo que o uni-versitário tenha condições fi-nanceiras de arcar com seutransporte, se ele solicitar oreembolso, a prefeitura temque pagar.

Amarildo disse que quan-do assumiu a administração,subiu o percentual de paga-mento do reembolso de 40%para 55% e avaliou que seria

uma temeridade para os co-fres municipais atualmente pa-gar mais que isso. “Seria mui-to bom eu poder pagar, mascomo sai do caixa geral, é domesmo dinheiro usado parapagar os médicos, comprarremédios, exames para quemestá precisando”, afirmou.

Para ele, um prefeito res-ponsável precisa priorizar.Ou paga 100% para otransporte dos alunos ricosou pobres que estudam fora,ou gasta com a saúde, porexemplo.

Os estudantes que nãopuderão comparecer na Pro-moção social no dia 20, po-dem enviar um responsávelmunido de instrumento parti-cular de procuração, RG eCartão de Protocolo para re-

tirar o reembolso. Após essadata, o pagamento será feitono Setor de Tesouraria daprefeitura, das 15h às 17h30.

Prefeito Amarildo fala da dificuldade do município em pagar 100% do auxílio aos universitários

O estudante também deverácomparecer neste local mu-nido da Cédula de Identida-de e Cartão de Protocolo.

Estudantes compareceram na Promoção Social na tarde de ontem para receber o auxílio

Page 11: Edição 1594 - 22/09/2012

Gazeta de Vargem Grande, 22 de setembro de 2012PÁG. 11

C M A P

POLICIAIS

ROMUALDO ZANI MARQUESINIOAB/SP 113.245

Escritório: Rua Rio Grande do Sul, 623 - Jd. Fortaleza Fone: (19)3641-6468 - Celular: 9727-5552 - E-mail: [email protected]

Ajuizamento de Ações de Revisão de ContratosBancários com Auditoria nos extratos bancários

referentes aos últimos 05 anos. Revisão dePrestações de Financiamento de Imóveis, Veículos,Motos, Cartões de Crédito, Crédito educativo, etc.

Causas Cíveis, Criminais, Trabalhista, Cobranças emGeral e Revisão de Aposentadoria.

Esta coluna publica os falecimentos gratuitamente.As pessoas interessadas em comunicar a morte de seusentes queridos, favor entrar em contato pelos telefones:

3641-3328 ou 3641-2663, ou à rua José Bonifácio, 507.

FALECIMENTOS

ROMUALDO ZANI MARQUESINIOAB/SP 113.245

Escritório: Rua Rio Grande do Sul, 623 - Jd. Fortaleza Fone: (19)3641-6468 - Celular: 9727-5552 - E-mail: [email protected]

Ajuizamento de Ações de Revisão de ContratosBancários com Auditoria nos extratos bancários

referentes aos últimos 05 anos. Revisão dePrestações de Financiamento de Imóveis, Veículos,Motos, Cartões de Crédito, Crédito educativo, etc.

Causas Cíveis, Criminais, Trabalhista, Cobranças emGeral e Revisão de Aposentadoria.

CONSORCIO DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃODE GOVERNO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA

O Consórcio de Desenvolvimento da Região de Governo de SãoJoão da Boa Vista fará realizar no dia 05/10/2012 às 09h00min, nasala de reuniões do AME, sito a Rua Pedro de Toledo, 48-Centro-Casa Branca/SP Licitação na Modalidade PREGÃO PRESENCIAL– REGISTRO DE PREÇOS – MENOR PREÇO POR ITEM – OBJETI-VANDO O FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS para o AMEDE CASA BRANCA. O edital nº 013/2012 - AME, encontra-se àdisposição dos interessados no site: www.amecasabranca.org.br,na unidade do AME-Casa Branca e pelo telefone (19) 3671-8000 –Lucas ou Verônica.

COMUNICADOComunicamos a toda população que a Prefei-tura Municipal de Vargem Grande do Sul, farárealizar no dia 28 de setembro de 2012, das09:30 às 10:00 horas, nas dependências daCâmara Municipal, Audiência Pública paraapresentação da LOA – Lei Orçamentária Anu-al, referente ao exercício de 2013.

Vargem Grande do Sul, 20 de setembro de2012

Amarildo Duzi MoraesPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE VARGEM GRANDE DO SUL -SP

PREFEITURA MUNICIPAL DE VARGEM GRANDE DO SUL -SP

COMUNICADOComunicamos a toda população que a Prefei-tura Municipal de Vargem Grande do Sul, farárealizar no dia 28 de setembro de 2012, das09:00 às 09:30 horas, nas dependências daCâmara Municipal, Audiência Pública paraPrestação de Contas relativas ao 2º Quadri-mestre de 2012, em atendimento ao previsto noartigo 9º , § 4º, da Lei Complementar 101 , de04 de maio de 2000.

Vargem Grande do Sul, 20 de setembro de 2012

Amarildo Duzi MoraesPrefeito Municipal

Faleceu o sr. João Martins, no dia 16 de setembro, aos 79 anos, viúvo deFrancisca Rodrigues da Cunha. Deixa os filhos Luís, Celina e Luís Donizete.Foi sepultado no dia 17, no Cemitério da Saudade.

Faleceu a sra. Neusa Pedrilho Morgado, no dia 16 de setembro, aos 63anos, casada com Domingos Morgado. Deixa os filhos Celso, Sérgio,Selma e Marcelo. Foi sepultada no dia 17, no Cemitério Parque das Acácias.

Faleceu o sr. Francisco Simão da Silva, no dia 15 de setembro,aos 29 anos, solteiro. Foi sepultado no dia 16, no Cemitério Par-que das Acácias.

Faleceu Laine Mineli Silva, no dia 15 de setembro, aos 8 meses. Era filha deSamuel Lapa da Silva e Laís Mineli Silva. Foi sepultada no dia 16, no Cemi-tério Parque das Acácias.

Faleceu a sra. Aurora da Costa Hayashi, no dia 15 de setembro. Era viúvado sr. Pedro Cândido Hayashi. Deixa os filhos Rose, Pedro e Sandra. Foisepultada no dia 16, no Cemitério da Saudade.

Faleceu o sr. Marcílio Lino, no dia 17 de setembro, aos 79 anos, viúvo deMaria Ignes Lino. Deixa os filhos Vera e Sérgio. Foi sepultado no dia 17, noCemitério da Saudade.

Faleceu o sr. Rubens Contini, no dia 18 de setembro, aos 68 anos,casado com Joaquina Basílio Contini. Deixa os filhos Regiane, Eliza-bete, Márcia, Regina e Rosângela. Foi sepultado no dia 19, no Cemi-tério Parque das Acácias.

Faleceu a sra. Santina Almeida Prudente, no dia 20 de setembro, aos 55anos, viúva de Vicente Antônio Prudente. Deixa os filhos André, Adriano eAnderson. Foi sepultada no dia 21, no Cemitério da Saudade.

Faleceu o sr. Marcelo Fornari Rotta, no dia 21 de setembro, aos 44 anos,solteiro. Era filho de Gláucia Fornari Rotta e Antônio Rotta. Deixa asirmãs Rita e Paul Foi sepultado no dia 21, no Cemitério da Saudade.

Uma pessoa morre e seis ficam feridas em acidente na SP-344Um grave acidente de

trânsito tirou a vida de umapessoa e deixou outras seisferidas na rodovia LourivalLindório de Faria (SP-344),que liga Vargem Grande doSul a São Sebastião da Gra-ma, por volta das 18h de do-mingo, dia 16. Segundo apu-rado pelo jornal, cinco vítimasjá receberam alta e uma per-manece internada na UTI.

De acordo com a PolíciaRodoviária de Casa Branca,um veículo Fiat Strada trafe-gava pela rodovia com senti-do a São Sebastião da Gra-ma, e no sentido contrário se-guia uma moto Honda CG125 Fan e um Fiesta Sedan.Ao atingirem o km 255 +500m da pista, houve umacolisão frontal seguida de co-lisão transversal, ocasionan-do a queda da moto em umaribanceira. O condutor Car-los Augusto Fernandes Ma-chado, 35 anos, de São Se-bastião de Grama, não resis-

tiu e faleceu na hora. As cau-sas do acidente estão sendoapuradas.

Conforme relatos, no FiatStrada estavam Nathan Za-botto e Raissa, ambos de 18anos e moradores de São Se-bastião da Grama, enquantono Fiesta seguiam os vargen-grandenses Fábio Henrique

Bovo, 33 anos, e André Bo-naldo, 25 anos, e duas mulhe-res de São José do Rio Par-do, Aline Amaral, 27 anos, eJuliane Amaral, 30 anos.

Informações obtidas juntoa unidades de saúde da regiãodão conta de que Nathan,Raissa, Fábio, André e Alinereceberam alta durante a se-mana. Até o fechamento daedição, Juliane permanecia in-ternada na Unidade de Tera-pia Intensiva (UTI) do Hospi-tal São Vicente, de São José.

As seis vítimas socorridaspelas equipes do Samu e doCorpo de Bombeiros foramencaminhadas ao Hospital deCaridade e, em seguida,transferidas à Santa Casa deSão João e aos hospitais deSão José do Rio Pardo e SãoSebastião da Grama.

O sepultamento de Car-

los Augusto ocorreu na se-gunda-feira, dia 17, no Ce-mitério Municipal de SãoSebastião da Grama. Ele eracasado e tinha uma filha.

ObrasEm julho, técnicos da em-

presa vencedora da licitaçãopara a reforma estiveram emVargem. A obra irá envolvero trecho do quilômetro 242a 262 da rodovia, está orça-

CONSORCIO DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DEGOVERNO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA

O Consórcio de Desenvolvimento da Região de Governo deSão João da Boa Vista fará realizar no dia 04/10/12 às09h00min, na Avenida Leonor Mendes de Barros, 626, cen-tro, Divinolândia-SP, Licitação na Modalidade PREGÃO PRE-SENCIAL PARA REGISTRO DE PREÇOS TIPO MENOR PREÇOUNITÁRIO DO ITEM PARA AQUISIÇÃO DE CADEIRA DE RO-DAS para o Conderg Hospital Regional de Divinolândia-SP.O edital n. 078/12, encontra-se à disposição dos interes-sados no Conderg Hospital Regional, telefone 19 36638020 (Edna).

da em R$ 35 milhões e en-globa serviços de recapea-mento da pista, pavimentaçãodos acostamentos e outrasmelhorias, como a remode-lação do trevo de acesso àVia Hernani Parada Otero(trevo da Grama) que ligaVargem Grande do Sul à SP-215, conforme declarou odiretor regional do DER, Da-nilo Luiz Dezan.

Procurado pela Gazeta,

Lucas Emerson de Mello,20 anos, foi preso em fla-grante após esfaquear o la-vrador Cristiano Roque, 37anos, na noite de segunda-feira, dia 17, na Vila Espe-rança. A vítima sofreu feri-mento na região lombar e foisocorrida ao Hospital deCaridade.

Em depoimento à polícia,o lavrador contou que estavaem sua casa, que fica na ruaOsvaldo Garcia Leal, na com-panhia do rapaz, o qual na-mora sua enteada. Os doisestariam conversando nor-malmente, quando um vizinhochamou a vítima e pediu umapanela emprestada. No mo-mento em que o lavrador es-tava no quintal indo em dire-ção ao portão sentiu um im-pacto em suas costas e ao vi-rar-se, viu o rapaz com umafaca na mão. Relatou aindaque Lucas tentou esfaqueá-lo,porém conseguiu desvenci-lhar-se e correr para a rua,onde o acusado lhe perseguiu,

Rapaz esfaqueia morador da Vila Esperançamas não conseguiu alcançá-lo. Quando a esposa de Cris-tiano chegou na casa, o jovemestava no quintal e avisou quehavia esfaqueado a vítima.

A Polícia Militar foi acio-nada e conseguiu localizar oacusado a partir das carac-terísticas que foram informa-das. Ele estava em uma ruade terra batida próxima à VilaEsperança e ao ser questio-nado sobre o motivo de tercometido o crime, disse quehavia se dirigido ao bairrocom o intuito de matar Cris-tiano. Informou também olocal onde a faca utilizada foi

dispensada, no entanto o ob-jeto não foi encontrado. Ospoliciais conduziram Lucas àDelegacia de Polícia, ondeele repetiu que foi à Vila Es-perança para matar uma pes-soa que estaria maltratandopessoas que ele gosta. Dian-te dos fatos, o rapaz foi pre-so em flagrante delito e re-colhido na cadeia pública dacidade.

De acordo com a GuardaCivil Municipal, que socorreuo lavrador ao hospital, a víti-ma apresentava um ferimen-to de aproximadamente 5 cmde largura na região lombar.

o prefeito Amarildo DuziMoraes (PSDB) ressaltouque vem cobrando insisten-temente o início da obras daSP-344, e em contato coma Assessoria Parlamentar doDER foi informado que asobras terão início em apro-ximadamente 15 dias, con-forme edital nº 58 publicadona página 122 do Diário Ofi-cial do Estado no dia 20 desetembro.

Foto: Motorista que passava pela rodovia

Page 12: Edição 1594 - 22/09/2012

Gazeta de Vargem Grande, 22 de setembro de 2012 PÁG.12

C M A P

COMUNIDADE

A Companhia de Tecno-logia de Saneamento Ambi-ental do Estado de São Pau-lo (Cetesb) emitiu licença deoperação autorizando a pre-feitura municipal a iniciar asatividades do novo AterroSanitário.

Segundo o prefeito Ama-rildo Duzi Moraes (PSDB),duas das trinta trincheiras es-tão aptas a receber o lixo dacidade. Cada trincheiracomporta seis meses de lixoproduzido, e a única exigên-cia da Cetesb para início deoperação é que seja feita aadequação das vias de aces-so às trincheiras para que oscaminhões possam descar-regar o lixo de forma segurae correta.

A prefeitura está licitando

Cetesb emite licença parafuncionamento do Aterro Sanitário

a pedra britada necessáriapara adequação desta via deacesso devendo estar con-cluída em aproximadamente15 dias, quando então, se-rão iniciadas as atividades doAterro Sanitário.

“O lixo produzido pela cida-de já era para estar sendo de-positado no aterro sanitário hátrês anos, infelizmente uma açãojudicial impediu que isso acon-tecesse. Tivemos que esperartodo esse tempo para que a jus-

tiça se pronunciasse e, felizmen-te, nos próximos dias, finalmen-te as atividades serão encerra-das no antigo lixão que durantemais de 40 anos, recebeu todoo lixo produzido em Vargem”,disse o prefeito.

Bruno de SouzaA temperatura voltou a se

equilibrar com a chuva que caiunesta quinta-feira, dia 19. Deacordo com informações daGuarda Civil Municipal, a chu-va acumulada chegou a 2,5 mi-límetros. Assim, já foi possívelsentir uma melhora no clima.

Na madrugada de sexta-feira, dia 21, a chuva caiu commaior intensidade. Foram 12,5mm registrados pelo pluviôme-tro da GCM, dando uma tré-gua ao intenso calor que atingiaa cidade. Até então, fazia 64

Após 64 dias, chuva põe fim ao calor intensodias que não chovia no municí-pio. A última vez que choveu foino dia 17 de julho, quando caiu47 mm de água. Com todo estetempo de seca, a estiagem veiocom maior força, causando pro-blemas de saúde e propiciandoo aparecimento de incêndiosem vegetação.

De acordo com dados daGuarda Civil Municipal, du-rante o mês de julho foram 12focos debelados pela GCM,enquanto que em agosto fo-ram 28 ocorrências. Já nestemês foram 31 casos registra-

dos até agora. “É comum estaestiagem nesta época do ano.A população sofre muito de-vido a baixa umidade do ar ecom os incêndios. O temposeco causa danos à saúde, porisso é aconselhável que aspessoas utilizem vaporizado-res ou que coloquem toalhas

molhadas para ajudar na umi-dificação do ar e facilitar arespiração, isso principalmen-te nas residências em que hácrianças, idosos ou pessoascom problemas respiratórios”,orienta o comandante FlávioDei Agnoli, responsável pelaGuarda Civil Municipal.

De acordo com o Institutode Pesquisas Meteorológicas(IPMet) da Unesp, neste sá-bado, dia 22, haverá variaçãode nebulosidade, com perío-

Previsão do tempodos curtos de sol intercala-dos com períodos de nuvens.A previsão é que a tempera-tura máxima seja de 30ºC emínima de 14ºC. No domin-go, dia 23, o tempo ficaráparcialmente nublado, comsol entre poucas nuvens. Atemperatura máxima será de30ºC e a mínima 13ºC. Emambos os dias, a probabili-dade de chuva é de 5% .

Prefeitura precisa ainda concluir via de acesso

Page 13: Edição 1594 - 22/09/2012

C M A P

Gazeta de Vargem Grande, 22 de setembro de 2012PÁG. 1

Festa para Maria Luizade Pádua Bortoloto

A estudante de psicologia no Unifae, MarianaBertoli Monteiro, e seu namorado, o músicoe farmacêutico Davi Urbano, brindam aosseus aniversários. Neste domingo, dia 23,Mariana completa 22 anos e ganha o abraçoespecial dos pais Cláudia e Paulo e do irmãoVinícius. Davi registrou 25 anos na sexta-fei-ra, dia 21, recebendo os cumprimentos dospais Maria José e Carlos.

Os 15 anos de CarolinaCoracini Innarelli

A advogada e professora da escola D. Pedro II,Priscila Rodrigues de Melo, renova a idadenesta quarta-feira, dia 26. O abraço especialchega dos pais Célia e Clóvis, da irmã Vanes-sa, do cunhado Thel e do noivo Marcelo.

A idade dos 5 aninhos chega nesta quinta-fei-ra, dia 27, para Otávio Pereira Cachola, quan-do ganha os parabéns dos pais Roberta eLucas, da irmã Júlia, das avós Vera e Cidi-nha, dos familiares e amiguinhos dabrinquedoteca Levado da Breca.

O servidor da diretoria desaúde de Vargem Grande doSul, Mário Merlin, brindou achegada de idade nova nasegunda-feira, dia 17, rece-bendo os cumprimentos danamorada Patrícia, dos fami-liares e amigos.

Rodeada de paparicos, Maria Júlia Olarti festejaseu 1º aninho neste domingo, dia 23, quando seuspais Marli e Luiz Carlos, seu irmão Juninho e asavós Célia e Cida registram os parabéns.

Pág. 2

Pág. 2

Fernando Wagner Franco comemorou a mu-dança de idade na sexta-feira, dia 21. À fren-te dos parabéns ficou sua esposa Lilia, seusfilhos Patrick e Emily, demais familiares, ami-gos e o pessoal da Gazeta.

Foto Calixto Curtaaqui

Page 14: Edição 1594 - 22/09/2012

C M A P

Gazeta de Vargem Grande, 22 de setembro de 2012 PÁG.2

GENTE & FATOS

Neste sábado, dia 22, Ricardo Menossi Júni-or brinda ao seu aniversário, recebendo oscumprimentos da esposa Marlene, do filhoHenrique, dos pais Vera Lúcia e Ricardo, deseus familiares e amigos.

Festa para Maria Luizade Pádua Bortoloto

Com o tema “Galinha Pintadinha”, Maria Lu-iza de Pádua Bortoloto soprou sua velinha de2 anos no último domingo, dia 16, em festaque aconteceu no Play Fest. Liderando osparabéns à pequena estavam seus pais Lí-via e Diego, os avós Fátima, João Pedro, Sil-via e João Batista e demais familiares.

Carolina Coracini Innarelli celebrou a idade dos 15 anos no último sábado, dia 15, com umafesta na Sociedade Beneficente Brasileira (SBB) junto aos familiares e amigos. Durante acomemoração, a aniversariante usou dois vestidos, um rosa e outro lilás, que foram confecci-onados por Eli Regina Martins Ângelo. Com o cerimonial de Loryane e Alessandra, a debutan-te dançou a valsa Cinderela com seu pai e seus tios Laércio Rosseto e José Luiz Morandin nosalão principal, decorado em tons de lilás por Estilo e Arte Decorações. A equipe do PauloPirola Buffet serviu os convidados, enquanto o DJ Dema animou a noite com seu som. Caro-lina é filha do casal Cláudia e Hélio e cursa o 1º ano do colégio Anglo - São João.

Curtaaqui

Os 15 anos de Carolina Coracini Innarelli

Os professores do colégio Novaera e Espelho Mágico participaram do Encontro de Atualiza-ção para Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, realizado no último sába-do, dia 15, no Quality Resort & Convention Center, na cidade de Itupeva - SP. Na ocasião,houve uma palestra sobre “Infância e Adolescência Hoje”, a qual foi ministrada pelo médicohebiatra do Hospital Sírio Libanês, Maurício de Souza Lima. Em seguida, os educadoresseguiram para a capacitação oferecida pelo sistema Etapa.

Professores do Novaera e Espelho Mágico recebem capacitação

Na quarta-feira, dia 19, Maria Helena come-morou o dom da vida, recebendo as felicita-ções do marido Fernando, dos filhos e dascolegas de trabalho Marcinha, dona Luzia, Bel,Naiara e Kely.

Vargengrandenses ficam entreos semifinalistas do EPTV na Escola

Quatro estudantes de Vargem Grande do Sul ficaram entreos semifinalistas do concurso de redação EPTV na Escola,promovido pela emissora entre todos os alunos do último anodo ensino fundamental. Com o tema “Redes sociais: cami-nhos para um mundo novo?”, foram classificados os jovens:Eduarda Lodi Rodrigues, do colégio Novaera; Heitor Rudoi Ba-tista, da escola Benjamin Bastos; Mariana Ramazoti, da institui-ção Alexandre Fleming e Sara Ester Barbosa, do Achiles Rodri-gues. No final do concurso, são escolhidos os dez melhores tra-balhos da região, onde os autores ganham prêmios e produzemuma série de reportagens, baseadas no texto das redações queescreveram, que será exibida no telejornal.

Devido ao feriadode aniversário da ci-dade nesta quarta-feira, dia 26, a colu-na Gente & Fatos

terá seu fechamentoantecipado. As fotos

podem ser entre-gues na redação daGazeta ou enviadas

pelo emailgenteefatos@

gazetavg.com.br,até as 12h de

segunda-feira, dia 24.

A princesinha Yasmim Anacleto Costa apagasua velinha nesta segunda-feira, dia 24, as-sessorada pelos paparicos dos pais Débora eFábio, dos avós, tios e primos.

Nesta quinta-feira, dia 27, a partir das 20h, será apresentada noClube de Campo de Aguaí a peça Gálatas. Segundo os organi-zadores, o espetáculo é uma produção que mostra uma adapta-ção da epístola de Gálatas de uma forma contemporânea e tra-duzida para os dias atuais. Os ingressos são gratuitos e devemser retirados antecipadamente na Associação Comercial, na rua15 de Novembro, 853. A peça é livre para todas as idades e temduração de 50 min. O Clube de Campo de Aguaí fica na estradado Cantinho, 345.

Peça Gálatas estará em cartaz em Aguaí

Foto Calixto

Ideal Color

Feriado

Page 15: Edição 1594 - 22/09/2012

C M A P

Gazeta de Vargem Grande, 22 de setembro de 2012PÁG. 3

EVENTOSHoje tem show de LuanaMarques e Juliano na SBB

A organização está de-finindo os últimos detalhespara o show da dupla Lua-na Marques e Juliano, pro-gramado para este sábado,dia 22, na Sociedade Bene-ficente Brasileira (SBB) emVargem Grande do Sul.

Segundos os organiza-dores, a festa terá dois am-bientes distintos e doublebar de vodka até à 1h. Nosalão principal da SBB a dupla Luana Marques e Ju-

liano promete tocar o me-lhor do sertanejo universi-tário. O DJ Alan Magalhãestocará os hits das pistas noespaço dois, montado naLife Club.

Os ingressos antecipa-dos estão disponíveis na se-cretaria do clube, pelo va-lor de R$ 20,00 o primeirolote, o segundo lote custaR$ 25,00. Informações pelotelefone 3641-1083.

Quermesse de São Joaquimtermina neste sábado

Neste sábado, dia 22, éo último dia para partici-par da quermesse em lou-vor a São Joaquim, reali-zada no barracão ao ladoda igreja, no Jardim Dolo-res. Segundo os organiza-

dores, o evento acontece-rá após a missa das 19h30e toda renda obtida será emprol das obras que a igrejarealiza na comunidade.

O padre Adilson Pi-menta, pároco da igreja de

São Joaquim, convida acomunidade vargengran-dense para participar doevento, prestigiar os tradi-cionais jogos e saborearos pratos na praça de ali-mentação.

Etec visitou a Pedra do ElefanteUm grupo de alunos da

Escola Técnica do CentroPaula Souza de VargemGrande do Sul, acompa-nhado de familiares e doprofessor Marcos CésarBoratto, visitou a Pedra doElefante, em Andradas(MG), no domingo dia 26,durante a 11ª caminhadapromovida pela instituição.

Segundo a diretoria daescola, os jovens tiveramoportunidade de apreciar anatureza com uma vista

panorâmica, além de cons-cientizarem sobre a impor-tância de preservar o meio

ambiente. Mais fotos estãodisponíveis no sitewww.etecvgs.com.br

Continua a exposiçãona Biblioteca Municipal

Neste mês, os escritoresde Vargem Grande do Sulque têm livros publicadosestão sendo homenageadosna Biblioteca Municipal“Victor Lima Barreto”.

Segundo os organizado-res, está disponível para osvisitantes obras de váriostemas escritas por mais de15 autores da cidade, juntocom suas biografias e fotos.

A equipe da bibliotecainformou que quem tiver li-vros ou textos publicados,pode procurar os organiza-dores para que as obras se-jam inseridas na mostra.

A biblioteca “VictorLima Barreto” está localiza-da à rua Batista Figueiredo,235, no Centro. Mais infor-mações pelo telefone 3641-7614.

Ed Motta encerra a 35ªSemana Guiomar Novaes

Continua neste sábado edomingo a 35ª edição daSemana Guiomar Novaesde São João da Boa Vista.O evento é um dos mais tra-dicionais do município econta com várias atividadesculturais destinada paratodo tipo de público.

Neste sábado, dia 22, apartir das 21h, está marca-

da a apresentação de dançaCisne Negro, no TheatroMunicipal. Já no domingo,dia 23, o cantor Ed Mottafará um show no Fonteatro.As apresentações são gra-tuitas.

O Theatro Municipalfica na Praça da Catedral eo Fonteatro Emílio Casline,na Praça Cel. Joaquim José.

Nando Guimarães faráshow em Casa Branca

Está programado paraeste sábado, dia 22, a par-

tir das 22h o baile da esco-lha da rainha da Festa da Ja-buticaba em Casa Branca. Oevento será na ACCPE, naAvenida Coronel Castro,538.

Segundo os organizado-res, a animação será feitapelo cantor Nando Guima-rães que promete colocar opúblico para dançar comsucessos sertanejos.

Os ingressos estão à ven-da em Casa Branca,na De-likata Bijoux pelo valor deR$ 10,00, já o coquetelopen bar custa R$ 50,00.

Exposição Jack RoncAinda há tempo de visitara mostra de quadros doart ista plást ico JackRonc, na Casa da Cultu-ra de Vargem Grande doSul. Com entrada gratui-ta, a exposição pode servista até o final de setem-bro, de terça a sexta, das8h às 11h e 13h às 17h.Aos sábados a visitaçãoé das 14h30 às 17h. ACasa da Cultura está lo-calizada à rua Major Cor-rêa, 505, no Centro. Infor-mações pelo telefone(19) 3641-6199.

Show comEduardo Araújo

O cantor Eduardo Araújoestará no Theatro Munici-pal de São João da BoaVista, na sexta-feira, dia28, a partir das 21h, paraapresentar uma releiturade sucessos de sua car-reira. De acordo com a or-ganização, estão confir-madas composições deRenato Teixeira e AlmirSater, além da aberturado canto Marcos Pirajá.Os ingressos estão à ven-da em São João, na livra-ria Papyrus, padaria Cas-telo e bar do Russo. Infor-mações 9457-7661.

Festival de dançaEstá marcado para domin-go, dia 30, o Festival daPrimavera “Som, Luz eDança”, no Theatro Muni-cipal, em São João da BoaVista. As inscrições estãoabertas até o dia 21 e bai-larinos de qualquer idadepodem participar, em diver-sos estilos de dança. In-formações pelo e-mail:[email protected] (19) 9758-5935 e 3702-5935.

Festa da JabuticabaA programação para a 4ªedição da Festa da Jabu-ticaba já foi definida pelaprefeitura de Casa Bran-ca. O evento será em ou-tubro no Recinto de Expo-sições “Marechal GeraldoMeirelles” e a organizaçãoconfirmou shows com adupla César e Paulinho,no dia 24, Ricardo e JoãoFernando, no dia 25, Mi-chel Teló, no dia 26 e Mu-nhoz e Mariano, no dia 27.Mais informações pelo te-lefone (19) 3671-4659.

Festa do CaféA 35ª edição da Festa doCafé de Espírito Santo doPinhal já tem data marca-da. Segundo a programa-ção, no dia 25 de outubro,Rio Negro e Solimões so-bem ao palco. Luan San-tana será atração do dia26, enquanto João Carrei-ro e Capataz devem ani-mar a noite do dia 27.Para encerrar a festa des-te ano, está marcadaapresentação de Munhoze Mariano.

Page 16: Edição 1594 - 22/09/2012

C M A P

Gazeta de Vargem Grande, 22 de setembro de 2012 PÁG.4

GENTE & FATOS

Neste sábado, dia 22, as felicitações chegampara Fátima Finelli Vanço, quando comemoraa nova idade ao lado do marido Valtencir edas filhas Karina e Kátia.

Motivo de comemoração não faltou para Pe-dro Rosa no dia 14, quando aniversariou. Oscumprimentos seguiram dos filhos Paulo, Fá-bio, Donizete e Fátima, dos netos Kennedy,Maykon e João Lucas e do genro Flávio. Com-partilhando a foto estão Kennedy e Maykon.

Comemoração em alta para Maria AngélicaDella Torre Ribeiro neste domingo, dia 23,quando celebra seu aniversário junto ao ma-rido Ronaldo, aos filhos Bruno e Bárbara, anora Juliana, ao neto João Pedro, demaisfamiliares e amigos.

O casal Simone Buzato Fortunato e TiagoAbrahão Fortunato comemorou no domingo,dia 16, o 1º ano de matrimônio, data emque os pais Neide, Edélcio, Maria Amélia eEridelto, os familiares e amigos registraramas felicitações.

Daniela Mello festejou a mudança de idadeno último dia 13, quando ganhou o abraço dosfamiliares, amigos e do namorado Leandro.

As gêmeas Murieli e Andrielicelebraram 15 anos na quinta-feira, dia 20. Registrando oscumprimentos estava a mãePreta, o irmão Renan Felipe,que está na foto, a avó Zita,seus familiares e amigos.No maior pique, Luan da Silva Espósito apa-

gou sua 1ª velinha. Os paparicos ficaram porconta dos pais Elaine e Jean, da irmã Larae dos avós Idalina, Izabel e Rubens. Dom da vida

O fotógrafo Petronilho dosSantos, o Nilo, será felicitado

neste sábado, dia 22, pelachegada de seu aniversário.À frente dos cumprimentosestá a filha Regina, seus fa-

miliares e amigos.

Page 17: Edição 1594 - 22/09/2012

C M A P

Gazeta de Vargem Grande, 22 de setembro de 2012PÁG. 5

GENTE&FATOS

Renova a idade nesta quarta-feira, dia 26,Fabiana Teixeira, data em que recebe o cari-nho especial dos filhos Maicon Douglas, Ma-teus Henrique e Gabriele Cristina. Seus fami-liares e o pessoal da gráfica Gazeta tambémregistram os cumprimentos.

A canção do “parabéns a você” chegou paraMiriam na quarta-feira, dia 19, quando com-pletou 6 anos. Garantindo o carinho especialestavam os pais Débora e Leandro, a irmãMarister, junto no click, os avós Elizabeth eClóvis e os tios Gisele e Douglas.

Nesta segunda-feira, dia 24, quem estreia ida-de nova é Patrícia da Cunha Querino, quan-do recebe as felicitações da filha Gabriele, dosfamiliares e amigos.

Os gêmeos Marcelo e Mateus Fiorini come-moram nesta quarta-feira, dia 26, a chegadados 21 anos, recebendo os cumprimentos dosfamiliares, amigos e de toda a galera do gru-po Kadosh. Marcelo também ganha os para-béns da namorada Raine.

Curtiu a chegada dos 12 anosna quarta-feira, dia 19, Kau-an Alex Costa. Os parabénschegaram dos pais Daniela eAlex, dos irmãos Kaylane eKayky, que está para nascerno próximo mês, demais fa-miliares e amigos.

O gatinho João VictorMartinelli Dutra apaga sua

2ª velinha neste sábado,dia 22, recebendo os pa-

rabéns dos pais Kelly eJosé Paulo, dos avós Elia-

na, Clóvis, Rosely e JoséPaulo, dos bisavós Fran-cisca Luiza e Luzia, dos

tios Tiago, Fernando,Alan, Alex e Daniela, dos

primos Luís Gustavo eLuís Henryqui e demais

familiares.

Devido ao feriado de ani-versário da cidade nestaquarta-feira, dia 26, a co-luna Gente & Fatos terá

seu fechamento antecipa-do. As fotos podem ser

entregues na redação daGazeta ou enviadas pelo

email [email protected], até as

12h de segunda-feira, dia 24.

FelicitaçõesNesta sexta-feira, dia 28, é a vez de Maria Jacira TavaresRanzani renovar a idade, data em que ganha o abraçoespecial do marido Américo, dos filhos Otávio, Olívia eAmérico, do genro Oberdan, de seus familiares e amigos.

Dia especialHildebrando Cossi Filho tem motivo para co-memorar nesta quinta-feira, dia 27, quandomodifica a idade e recebe as felicitações daesposa Selma, dos filhos Fábio e André, dasnoras Luciane e Kelly e de todos os familiares.

Feriado

Studio Volpi

Page 18: Edição 1594 - 22/09/2012

C M A P

Gazeta de Vargem Grande, 22 de setembro de 2012 PÁG.6

Em São Sebastião da Grama:Av. Cap. Joaquim Rabelo de Andrade, 467 - CentroFones: (19) 3646-1628 (19) 9130-7003

Pdga. Vanderléia F. OliveiraTécnica em Podologia

PodologiaPodologia

Em Vargem:Rua Quinzinho Otávio, 128 - Fone 3641-7474 | (19) 9130-7003

Reuniões todas assegundas-feiras,

das 20h às 22h, noCentro Pastoral

São Benedito à ruaPrudente de

Moraes no Centro.

SAÚDE

Plantão no domingo, dia 23 e no feriado, 26UTILIDADE PÚBLICA

DROGARIA PAULISTAAv. Teotônio Vilela (próximo ao Cemitério Novo) Disk Entregas: 3641-6277

Plantão todos os domingos e feriados das 8h às 12h30

Ambulância ............................................................... 160ACI ................................................................. 3641-5811Câmara Municipal ......................................... 3641-1763Casa da Agricultura ....................................... 3641-1077Centro de Saúde ........................................... 3641-1040Delegacia de Polícia ..................................... 3641-1030Disque Denúncia: ..................................................... 181Elektro ................................................... 0800-701-0102Fórum ................................................ 3641-1019 / 2004

Funerária ....................................................... 3641-1063Guarda Municipal .......................................... 3641-5877Hospital .......................................................... 3641-5333Hora Certa ................................................................ 130OAB ............................................................... 3641-2234PPA ................................................................ 3641-5600Polícia Militar ........................................ 190 / 3641-1419Prefeitura ....................................................... 3641-9000Procon ........................................................... 3641-1276

Resgate .................................................................... 199Rodoviária ......................................... 3641-1231 / 2048Trânsito Demutran ......................................... 3641-4003Auxílio à lista ............................................................ 102Pedidos serviços p/ telefone ................................... 10315Samu............................................................................192

Rafaela CaioA Vigilância Epidemi-

ológica de Casa Brancaconfirmou a primeira mor-te por gripe H3N2 no Cen-tro de Reabilitação do Co-cais. De acordo com Fer-nanda Menegatti, respon-sável pelo órgão de saúdeda cidade, a vítima foi umidoso de 64 anos.

Em entrevista à Gaze-ta de Vargem Grande, Fer-nanda confirmou que 138pacientes estão isolados eoutras três pessoas comidade acima de 70 anos,entraram em óbito comsuspeita da doença. “Re-gistramos o surto da doen-ça, porém estamos toman-do as medidas básicas dehigiene e todos os suspei-tos estão medicados e iso-lados”, disse.

Segundo Fernanda, naúltima semana de agostoforam notificados comsuspeita de H1N1 três pa-cientes do Centro de Rea-bilitação do Cocais de

Casa Branca confirmou primeira morte por gripe H3N2Segundo responsável pela Vigilância Epidemiológica, 138 pacientes estão isolados e outras três pessoas morreram com suspeita da doença

Casa Branca, porém 119pessoas foram isoladas emum pavilhão por apresen-taram sinais e sintomas desíndrome gripal.

“No dia 10 de setembroconfirmamos o diagnósti-

co para H3N2, descartan-do a H1N1. Vale destacarque todos os pacientescom sintomas de gripe eque estão no período dequarentena foram medica-dos com o Oseltamivir co-

nhecido popularmente porTamiflu e todas as medi-das de prevenção foramorientadas e tomadas aospacientes e profissionaisda saúde”, explicou.

Fernanda ressaltou que

Segundo o Departa-mento de Saúde de CasaBranca, cada tipo de gripeé nomeado de acordo coma combinação e quantida-de de proteínas que eleapresenta. A gripe causa-da pelo H1N1 é um tipoderivada do vírus influen-za, causador da gripe. Ainfluenza apresenta as va-riações A, B e C, que po-dem sofrer mutações,transformações nas estru-turas genéticas, e são alta-mente transmissíveis. OH1N1 é do tipo A, maiorcausador de epidemias.

Enquanto o H1N1 pos-sui uma proteína chamadahemoaglutinina, que tem acapacidade de se replicar,e uma neuroaminidaze,com a função de ligar ascélulas, o H3N2 possuiuma quantidade maior deproteínas: duas hemoaglu-tininas e três neuroamini-dazes, modificando a for-ma de infecção do vírus.

Diferença entre os vírusPrevenção

A transmissão do vírus Anão é pelo ar, mas atravésdo contato com superfíciescontaminadas. Em amboscasos os sintomas febre re-pentina, tosse, dor de cabe-ça, dores musculares, doresnas articulações e coriza,costumam aparecer após 24horas. Além disso, é comuma pessoa infectada apresen-tar dificuldade respiratória,ou dor de garganta.

VacinaçãoDe acordo com a Vigilân-

cia epidemiológica de CasaBranca, a Campanha Nacio-nal contra a Influenza foi re-alizada no mês de maio e avacina continua disponívelpara os idosos, crianças de 6meses até 2 anos de idade,gestantes, profissionais dasaúde, e portadores de doen-ças crônicas. A sala de vaci-na é localizada na rua SantoAntônio atrás da Santa Casa,em Casa Branca.

a população deve se cons-cientizar sobre as medidasbásicas de controle e pre-venção contra a Influenza.“Lavar as mãos, utilizarlenços ao tossir e espirrar,evitar locais fechados comaglomerações de pessoas

são cuidados fundamen-tais. Outra dica é limparsempre as superfícies dasmesas, telefones, maçane-tas e objetos de uso cole-tivo, além de evitar com-partilhar objetos de usopessoal”, enfatizou.

Segundo Vigilância Epidemiológica de Casa Branca, 138 pacientesdo Centro de Reabilitação estão isolados

Foto: EPTV

PROBLEMASCOM DROGAS?

RRRRReuniões às segundas, quareuniões às segundas, quareuniões às segundas, quareuniões às segundas, quareuniões às segundas, quartas etas etas etas etas esesesesesextas, das 20h às 2xtas, das 20h às 2xtas, das 20h às 2xtas, das 20h às 2xtas, das 20h às 21h30. Local: R1h30. Local: R1h30. Local: R1h30. Local: R1h30. Local: Ruauauauaua

Saldanha Marinho, 553 - CentrSaldanha Marinho, 553 - CentrSaldanha Marinho, 553 - CentrSaldanha Marinho, 553 - CentrSaldanha Marinho, 553 - Centrooooo

NarcóticosAnônimos

Page 19: Edição 1594 - 22/09/2012

C M A P

Gazeta de Vargem Grande, 22 de setembro de 2012PÁG. 7

VARIEDADEShttp://ofuxico.com.br

Ajustes no cotidiano, nas atividades profissionais,na condução do dia a dia e nas questões vincula-das à qualidade de vida e de saúde chamam a aten-ção dos taurinos nesta semana. É também ummomento muito importante de um novo ciclo rela-cionado à vida afetiva e aos seus vínculos emoci-onais.

Ao longo desta semana decisões podem ser to-madas relativas ao lar, a imóveis, a vida familiar eaos relacionamentos. Estas questões vem se de-senvolvendo ao longo dos últimos meses, maschegam agora a um momento crucial,canceriano.

Conhecimentos, contatos, criatividade, habilidadee recursos pessoais estão enfatizados agora paraos cancerianos. É uma semana muito interessantepara expressar os seus potenciais criativos, geran-do valorização e, inclusive, resultados financeiros.É o momento de acreditar mais em seus potenci-ais, canceriano.

Este é um período de conscientização sobre osseus recursos, valores, talentos, sobre o que vocêpode contar e como melhor aprimorar as suashabilidades. É o momento também de perceberque a saúde é o bem mais precioso, e por isso épreciso transformar seus hábitos e valorizar a qua-lidade de vida, leonino.

Você percebe que está em um novo ciclo de vida,virginiano, e nesta semana há questões importan-tes para serem resolvidas na esfera financeira, nasparcerias e alianças. É o momento em que vocêredescobre seus valores essenciais. É tambémuma fase importante para perceber o que deve sermodificado, virginiano.

Esta é a ultima semana em que ocorre a conjun-ção entre Lua e Saturno em seu signo, pois daqui aalguns dias Saturno deixará o signo de Libra. É por-tanto uma semana de definições, de resoluções,que marcam esse limiar entre uma velha e umanova vida, libriano.

Você sente intensamente os processos de aprendi-zado emocional e nos relacionamentos que vêmacontecendo ao longo dos últimos meses e que che-gam nesta semana a um momento muito especial,escorpiano. É uma fase que indica a importânciado trabalho em equipe, dos projetos em comum,com cada pessoa utilizando seus talentos e fazen-do a sua parte.

Esta é uma semana importante para as questõesprofissionais, onde você pode dar o seu toque deaprimoramento. É um toque artesanal de cuidadoe atenção aos detalhes, às pequenas coisas quefazem muita diferença, sagitariano. É também ummomento importante para se conscientizar de suasemoções.

Importantes questionamentos têm sido feitos aolongo dos últimos meses e chegam nesta semanaa um momento especial. Definições em questõesrelacionadas a viagens, a estudos e a esta amplia-ção de mentalidade e de horizontes que você vembuscando em sua vida. É também uma fase deimportante renascimento, de eliminação e trans-formação de situações, aquariano.

Questões muito importantes que vêm se desenvol-vendo nos últimos anos, relacionadas à carreira,ao desenvolvimento profissional, a alianças, par-cerias e associações, chegam agora a um momentode definições, capricorniano. Esta semana é muitoimportante para você tomar as decisões finais re-lacionadas a estes assuntos.

Este é um momento decisivo para questões queenvolvem parcerias, acordos, contratos, finançase emoções. É a semana em que ocorre a conjun-ção entre a Lua e Saturno, indicando a consciênciade como você vem sendo instigado a amadureceremocionalmente e o que precisa ainda ser elimina-do e transformado para que gere uma intimidademais positiva, pisciano.

Este é um momento muito especial para ques-tões vinculadas à saúde, ao trabalho, ao aprimo-ramento, à cura, à capacidade de restauração dasenergias. É também uma semana muito impor-tante para questões vinculadas a relacionamen-tos e parcerias, onde certas decisões devem sertomadas, ariano.

Aniversariantes

Se você é assinante da Gazeta e quer incluir ou excluiralguém na coluna de aniversariantes,

ligue: 3641-3328 / 3641-7112 / 3641-2663.

N o v e l aSegunda-feira: Carminha convence a família a chamar a polícia para prender Nina. Nilo expulsa Jerônimo de casa por esconderdinheiro. Jorginho revela para Tufão que foi Carminha quem armou o próprio sequestro.Jerônimo desmaia de fome e Picolé o leva até Lucinda. Tessália reclama da insegurançade Darkson. Leleco conversa com Ivana e descobre que Max tem sonhos com o depósitode lixo. Roni conta sobre sua separação para seus pais. Leandro usa Suelen para sevingar de Wallerson. Nina e Jorginho se despedem de Lucinda. Carminha pede paraLúcio adulterar a mala de Nina. Tufão vai ao aeroporto ao saber que sua esposa denun-ciou Nina. Tufão encontra Zenon e pede que ele impeça a operação contra Nina. Lúcioconsegue trocar as malas. A polícia encontra dinheiro na mala de Nina e ela é presa.Terça-feira: Nina e Jorginho são presos e percebem que caíram em uma cilada. Lelecoprocura Nilo no lixão. Janaína ameaça Max na frente de Zulmira. Jerônimo confirma aLeleco que Max vivia no depósito de lixo. Jorginho tenta convencer Tufão de que Carmi-nha é má. A família Tufão especula que Jorginho seja cúmplice de Nina no seques-

tro de Carminha. Noêmia, Verônica e Alexia compram roupas na loja de Diógenes. Tufão recebe a confirmação de quealgumas notas que estavam com Nina foram usadas no pagamento do sequestro. Leleco aconselha o filho aconversar com Jorginho, antes de denunciar Nina. Leandro se surpreende com a dedicação de Suelen. Betâniae Lucinda visitam Nina. Lucinda pede para Santiago ajudar Nina. Leleco pergunta a Max por que ele não contouque vivia no depósito de lixo com Carminha. Jorginho conta para Tufão que é filho de Max.Quarta-feira: Tufão passa mal com a revelação de Jorginho. Max desmente as acusações de Leleco. Jorginhoaconselha Tufão a procurar um dos sequestradores de Carminha. Leandro faz um gol no jogo e o dedica aSuelen. Lucinda avisa a Débora que Jorginho foi preso. Suelen troca olhares com Wallerson. Tufão conta para a família que Max é pai biológico de Ágata e de Jorginho.Verônica, Noêmia e Alexia reclamam por não ter comida em casa. Muricy conta para Carminha que Tufão foi atrás de Serjão e ela se desespera. Wallerson chama Suelen parair a sua cobertura. Max fala com Serjão na favela. Tufão, Leleco e Zenon perseguem o sequestrador. Carminha visita Nina.Quinta-feira: Carminha ameaça mostrar para Ivana e Tufão o vídeo em que Nina aparece com Max. Serjão consegue fugir. Suelen olha para Wallerson enquanto beijaLeandro. Leleco e Tufão questionam Max por suas mentiras e as de Carminha. Suelen leva Leandro ao shopping e muda seu visual. Pilar conta para Cadinho que suasmulheres sabem que ele tem dinheiro guardado na Suíça. Tufão liberta Jorginho, mas os dois acabam discutindo seriamente por causa de Nina. Leleco sugere ir com o filhoao depósito de lixo. Carminha manda Lúcio enviar o filme que fez de Nina e Max para Ivana. Jorginho visita Nina. Lucinda se esconde de Tufão e Leleco. A família Tufão ficaindignada ao ver o vídeo de Max com Nina.Sexta-feira: Ivana se enfurece com Nina e Tufão fica perturbado. Jorginho liberta Nina da cadeia. Santiago diz a Lucinda que não deporá contra Carminha para ajudar Nina.Ivana confronta Max e vai à casa de Jorginho para falar com Nina. Cadinho fala para Alexia sobre a conta que tem na Suíça e afirma que ela precisa provar que o ama deverdade. Verônica, Noêmia e Pilar levam água para casa em baldes. Suelen garante a Leandro que vai transformá-lo em um astro. Max se enfurece com Carminha, persegueLúcio e acaba causando um acidente. Jorginho e Nina vão conversar com Tufão.Sábado: Max e Carminha brigam e Ivana flagra os dois. Nilo descobre que Nina e Jorginho vão viajar. Zezé implica com Janaína por pensar em conquistar Tufão. Nina ficaarrasada ao saber que Carminha voltou para a mansão. Leandro expulsa Suelen de sua casa.Cadinho fala para suas mulheres que elas terão que trabalhar. Verônica diz quevai ajudar Monalisa a ser refinada. Débora elogia Iran. Leandro fala para Roni que não quer perder sua amizade. Roni e Suelen e desentendem. Verônica cobra de Monalisapor sua ajuda.Adauto deixa a reunião de diretoria do Divino ao ouvir que ele precisa voltar a jogar no clube. Jorginho conta para Tufão que Carminha o trai. Nilo falapara Carminha que Jorginho e Nina vão viajar. Leleco encontra Max no barco. Carminha fala para Tufão que Nina armou o seu sequestro.

Dia 22: José Eduardo de Araújo, Rita Silveira, José Ru-bens Gilioli, Silvana Mara Rui, Renata Teixeira, Fábio Au-gusto de Carvalho, Terezinha Aparecida da Silva Pirola, Ro-simeire da Fonseca, Laércio Bernardo, Fábio Luís ChiachiriMello, Antônia S. da Silva, Maria Barros Fernandes, Emer-son Leandro Lindolfo.

Dia 23: Luzia Helena G. Leal, Tarcísio Bonvento, Maria deLourdes Lopes, Lúcia Helena Gilioli, Elza da Cunha Ronqui,Erika P. da Cunha, Juliana Gomes, Maria Alice de Marcos eSouza, Glauber Fortini, Juliana Garcia, Alaf R. R. dos Santos,Camila Lopes Fioreti, Vera Lúcia Aparecida Bartichotti, PedroTomaz Bisco, dr. Gláucio Milan de Andrade, Juliana Bernar-des Barticioti.

Dia 24: Gina Maria Sbardellini, Juliana Ferrari, SandraRegina Inácio, Sandra Beloni, Henrique Coracini Morandin,Antônio Davis Pereira, Cláudio Ap. Corsi Lemos, Márcio JoséSagiorato.

Dia 25: Francisco Gutierrez Lopes Neto, Luiza CipollaGabriolli, Silvia Abdalla Ferreira, Coriolano Antônio Cachola,Leonardo Ribeiro, Rita de Cássia Zanqueta, Lourdes Carva-lho Ronqui, Carina Ribeiro, Juliana Ap. Luiz, Karine Marcon-des Valentin, Pe. Egberto Pereira dos Reis, Joice Strazza,Aline Cecília de Melo.

Dia 26: Antônio José de Paula Braga, Elenir MoscardiniGeneroso, Maria A. Marrusso, Édson Luís Gambaroto, Ge-raldo Tadeu Teixeira, Gilberto Tarcísio Teixeira, Welington Sil-va, João B. da Cunha, Felipe Chiachiri de Melo, FranciscoCarda, Fernando Bernardes, Gisele A. Pereira, Maria Ap. Fir-mino, André Luís Ferreira, Guilherme Henrique dos Santos,Ângela Maria da Silva, João Batista Feliciano de Oliveira, Sid-nei Dias, Tiago Ap. da Silva, Kátia Maria Mizurini Vieira.

Dia 27: Silvana Leandrin Gabriel Silvestre, Antônio Car-los Miqueleto, Alexandre Francisco Vitulo Bedin, CharlesCristian Pereira, Ezequiel Guimarães, Terezinha de Andra-de Zago, Izabel da Silva, Maria Helena de Oliveira, JoãoLucas Nhola, Adeuseli R. da Silva.

Dia 28: Vilson Umberto Scacabarozi, Juliana Gilioli Go-mes, Eloísa Helena Guimarães, Júlia Margoto Fagan, Marí-lia de Souza Dias, Antônio Roque Ventura, Décio Luis daLoca Júnior, Adriana P. Pereira, Breno Marti, Karoline Mar-condes Valentin.

Para dar vidaà delegada He-loisa, em SalveJorge, próximanovela do horá-rio nobre da Glo-bo, GiovannaAntonelli refor-çou os cuidadoscom o corpo. Hádois anos eladeu a luz suas fi-lhas gêmeas An-tônia e Sofia e,embora já tenharecuperado aforma, a atrizaderiu a onda doDetox alimentar,

tipo de dieta - sem glúten e lactose - que elimina as toxinas docorpo e melhora o funcionamento do intestino. Resultado: se-cou 5 kg com a ajuda de um serviço home spa da chef e ex-pert no assunto, Andrea Henrique, além de muito exercíciofísico.

Cuidados com o corpo

Michel Teló e Thaís Fersoza chegaram juntos ao PrêmioMultishow na terça-feira, dia 18, no HSBC Arena, no Rio deJaneiro. O casal, que fez sua primeira aparição pública ofici-al, não se importou com os flashes e o cantor falou rapida-mente sobre a relação. “Está tudo bem com a gente”, afir-mou. Além disso, Teló revelou uma surpresa para Thais. “Es-tou preparando uma música para ela”, disse o cantor que tam-bém brincou, afirmando que o hit “Ai se eu te pego”, tambémé para a namorada.

LoveT a l k

that Talké o últi-mo ál-bum dacantoraRihanna,e segun-do ume s t u d orealizadopelo sitede esta-tísticas,M u s i c -Metric, éo disco

mais pirateado de 2012. De acordo com a publicação, o CD,que contém o hit We Found Love, já foi baixado quase 1.3milhão de vezes, contabilizando os primeiros seis meses doano. Ainda segundo o MusicMetric, os Estados Unidos sãoos reis da pirataria, com 96.681.133 downloads ilegais nosúltimos seis meses, seguido de longe pelo Reino Unido, com43.263.582 downloads de músicas, no mesmo período.

Recorde de downloads ilegais

Papo de CozinhaSolange Souzawww.solangesouza.tumblr.com

Ingredientes: Massa: 200 g de farinha de trigo, 100 g de manteiga, 1 gema, 30 g de açúcar, 1 pitada de sal, 2 colheres(sobremesa) de água fria,

Recheio: 1 kg de maçãs pequenas, 2 colheres (sobremesa) de suco de limão, Creme, 100 g de açúcar, 3 ovos,125 ml decreme de leite fresco,1 colher (chá) de essência de baunilha.

Preparo:1. Massa: misture bem todos os ingredientes e deixe a massa enrolada e envolvida em filme-plástico durante 2 horas na

geladeira.2. Recheio: descasque as maçãs e elimine o caroço e as sementes. Corte-as ao meio e faça pequenos cortes nosentido do comprimento. Regue com o suco de maçã para não escurecer.

3. Coloque a massa em uma forma (de 24 cm a 26 cm de diâmetro) untada com manteiga. Fure a massa com um garfo,distribua as maçãs e leve ao forno por 25 minutos.

4. Creme: misture o açúcar e os ovos e bata, acrescentando o creme de leite e a essência de baunilha.5. Retire a torta do forno, regue com o creme e deixe assar por mais 20 a 30 minutos. Retire da forma depois de esfriar

um pouco. Sirva a torta morna ou aqueça no momento de servir, acompanhada de sorvete.

Sobremesas quentes com sorveteOutro dia, fazendo uma matéria, uma cozinheira famosa comentou sobre a preferência dos clien-

tes por doces quentes, combinados com sorvete. Mesmo que seja uma simples calda aquecida, ocontraste de temperatura é delicioso. Se você incluir um ingrediente crocante, fica ainda melhor.Imagine um sorvete de creme, regado com uma calda quente de caramelo ou de chocolate (eu prefiroa primeira) e um crocante de pé de moleque? Para fazer o crocante, basta comprar o pé de moleque(aquele bem firme) e quebrar em pedaços pequenos. Fica divino! Outra ideia bacana é prepararpanqueca com um recheio de doce de leite ou de geleia e servir quentinha com o sorvete. A seguir, uma receita de torta demaçãs que pode ser servida da mesma forma.

Torta de Maçã

Page 20: Edição 1594 - 22/09/2012

C M A P

Gazeta de Vargem Grande, 22 de setembro de 2012 PÁG.8

GENTE & FATOS

O presidente do Sindicato Rural de Vargem,João Batista Machado do Amaral, se reúne coma família neste domingo, dia 23, para celebrarseu aniversário. A esposa Leda, seus filhos,as noras e os netos registram o carinho.

Curtaaqui

O alô segue para Anna Carolina Torres Agui-lar Cortez, que neste domingo, dia 23, cele-bra a nova idade, recebendo o carinho dospais Ana Maria e Antônio Celso, dos irmãosMaria Eugênia e Luiz Paulo, da sobrinhaChloe, do cunhado Chris e do noivo FábioMaluf. De Vargem, sua avó Rosa Aguilar Cor-tez e seus tios Rosa Elena e João Batistaenviam as felicitações.

Não faltou motivo para a gati-nha Júlia de Oliveira comemo-rar no dia 5, quando completou6 anos. Sua mãe Letícia deOliveira, seus familiares, ami-gos e, em especial, seu irmão-zinho Arthur H. de Oliveira Mar-tins, que divide a foto, ficaramà frente dos parabéns.

O presidente do Rotary Club, Carlos RobertoTapis, modifica a idade nesta terça-feira, dia 25,quando será cumprimentado pela esposa Ma-ria Cândida, os filhos André Felipe, João Vítor eCarla Maria, demais familiares e amigos.

Na quinta-feira, dia20, KaiqueIrineu Tobi-as Cacholicomemo-rou seu 7ºaniversá-rio, rece-bendo osmimos damãe Loui-se e dairmã Kaua-

ne. À frente dos parabéns também ficaram osavós Dalva, Irineu e Vera, demais familiarese amiguinhos da escola Nair Bolonha.

Janaína Aparecida Carossi e Felipe Gil Camaro-zano trocaram alianças de casamento no dia 8,em cerimônia celebrada na capela Nossa Senho-ra Aparecida, na Vila Xavier em Araraquara. Apósa celebração, os convidados foram recepciona-dos na chácara Recanto Feliz. Janaína, de famí-lia de Vargem, é filha de Ivone Ap. Carossi e LuísCelso Carossi, e Felipe, filho de Maria Cristina GilCamarozano e Mário Camarozano.

Casamento de Janaína AparecidaCarossi e Felipe Gil Camarozano

Andreza Ramalho de Oliveira casou-se comJúlio César Spósito no último dia 14, em ceri-mônia que aconteceu no Cartório de RegistroCivil da cidade. Em seguida, houve recepçãono restaurante Caipirão. Andreza é filha deRosani Ramalho de Oliveira e João Ramalhode Oliveira, e Júlio, filho de Benedita de Fáti-ma Spósito e Osmar Spósito.

Enlace de Andreza Ramalho deOliveira e Júlio César Spósito

Cidinha Guimarães Aliende festeja nesta sex-ta-feira, dia 28, seu aniversário, quando rece-be as felicitações do marido Zé Novo, dos fi-lhos Marcelo, Adriane, Patrícia e Alexander,das noras, do genro e dos netos.

Dupla comemoraçãoO casal Maria Cecília Milane José Roberto Rotta brin-dou aos 15 anos de união naquinta-feira, dia 20. A come-moração continua neste sá-bado, dia 22, para Rotta,quando aniversaria. Oscumprimentos seguem deseus familiares e amigos.

Studio Foto Líder

Page 21: Edição 1594 - 22/09/2012

C M A P

Gazeta de Vargem Grande, 22 de setembro de 2012PÁG. 1

Amanhã tem SuperAção na Barragem Eduíno SbardelliniBruno de SouzaContinua as comemora-

ções dos 138 anos de Var-gem Grande do Sul. Nestedomingo, dia 23, a partirdas 9h, acontece mais umaedição do SuperAção naBarragem Eduíno Sbardelli-ni. O evento terá uma pro-gramação bem diversifica-da, oferecendo desde pres-tações de serviço a ativida-des esportivas e recreativas.

De acordo com a prefei-tura, ao longo do evento opúblico terá acesso a servi-ços gratuitos como corte decabelo e manicure, porexemplo, além de conferirexposições de artesanatos.Além disso, serão realiza-

dos testes de glicemia, afe-rições de pressão arterial eorientações nutricionais,bem como alongamentos ecaminhadas.

O SuperAção contarácom um palco alternativopara as apresentações cu-turais das escolas e institui-ções locais. Paralelamente,

SuperAção terá show da Banda Gênese às 15h

o público poderá participarde esportes radicais e a cri-ançada se divertir nos brin-quedos infláveis que estarãoa disposição.

O evento contará com ospostos de atendimentos daOAB, PAT, Junta Militar eainda com os serviços dasPolícias Civil e Militar,Guarda Civil Municipal,Conselho Tutelar e o De-partamento de Segurança eTrânsito (Desetran). A es-trutura contará ainda comuma praça de alimentação

em benefício das entidadesassistenciais do município.

A programação prosse-guirá com o show da Ban-da Gênese às 15h.

Desfile comemorativoAs comemorações do

aniversário da cidade conti-nuam no próximo domingo,dia 30, quando será realiza-do o tradicional desfile cívi-co. O evento é organizadopelo Departamento de Edu-cação e terá início às 8h30.

Este ano, o tema do des-file será o folclore brasileiroe contará com a participa-ção das escolas municipais,estaduais e particulares,além das entidades assisten-ciais e projetos sociais, clu-bes e fanfarras.

Page 22: Edição 1594 - 22/09/2012

C M A P

Gazeta de Vargem Grande, 22 de setembro de 2012 PÁG.2

ESPORTES

O Campeonato da LigaSanjoanense de Futsal che-gou a sua final tendo comodestaque os times vargen-grandenses. A rodada ocor-reu no sábado, dia 15, noClube Palmeiras de São Joãoda Boa Vista.

Pela categoria Sub 13, oTênis Clube enfrentou o timesanjoanense do Palmeiras. Emum jogo bem acirrado, a equi-pe vargengrandense conseguiuse sobressair e vencer pelo pla-car de 4 a 2, conquistando otítulo de campeã. Em meio aspremiações, Luís FernandoGindro foi eleito o melhor go-leiro da categoria.

Pelo Sub 15, a Escola daFamília do Gilberto Giraldi foi

Times vargengrandenses se destacam noCampeonato da Liga SanjoanenseTênis Clube e Escola da Família do Gilberto Giraldi conquistaram títulos na final da competição

Equipe Sub 15 da Escola da Família foi campeã invicta

Time Sub 17 da Escola da Família do Gilberto Giraldi foi vice-campeão

Tênis Clube venceu na categoria Sub 13

campeã invicta. A equipe en-frentou o Tênis Clube e ven-ceu pelo placar de 5 a 2. De-vido a sua boa atuação, o jo-gador Robson foi considera-do o artilheiro da competição,sendo autor de 20 gols. Outrotalento foi Diego, apontadocomo o goleiro menos vazadodo campeonato, uma vez quelevou apenas 14 gols. O timeé formado por Diego, MarcoAntônio Mantovani, RobsonCosta, Gabriel Moreira, JoãoVictor, Marcos, Marcelo eRonaldo Morgado.

Já no Sub 17, a Escola daFamília do Gilberto Giraldi jo-gou contra Águas da Prata. Apartida foi bem equilibrada,porém, o time vargengranden-

se perdeu pelo placar de 5 a4, ficando com o título de vice-campeão. Com 18 gols mar-cados, o jogador Bruno Ber-nardinelli foi eleito o artilheiro

da categoria. A equipe contoucom David, Leonardo, Bruno,Guilherme, Paulo, João Cor-rêa, João Pedro, Otávio e Da-vid Souza.

8º Hwarang-do Open é no próximo domingoContinuam os preparati-

vos para o 8º Hwarang-doOpen de Taekwondo. Acompetição agora faz partedo calendário anual da Fede-ração de Taekwondo do Es-tado de São Paulo (Fetesp)e será realizada no domingo,dia 30, no Centro E. E. “JoséCortez”.

Organizado pelo professorCarlos Xavier e a equipe Hwa-rang-do juntamente com a pre-feitura e o Departamento de

Evento será realizado no Centro E. E. “José Cortez” e contará com o sorteio de uma moto Yamaha 0 KmEsportes e Lazer, o evento teráeste ano coletes eletrônicospara as lutas de faixas pretas,da mesma forma como ocor-rem nos jogos olímpicos. Alémdisso, haverá premiação espe-cial e muito mais.

Considerado um doseventos do gênero mais bemorganizados do Estado deSão Paulo, o Hwarang-doOpen traz em sua programa-ção a Campanha Taekwon-do Solidário, que consiste em

arrecadar alimentos não pe-recíveis para serem doadosàs entidades sociais e pesso-as necessitadas da cidade.Para participar desta iniciati-va, basta procurar um dospontos de arrecadação naescola D. Pedro II, RadicalSports Academia e C. T.Equipe Hwarang-do ou levaros mantimentos no dia doevento. Para cada quilo dealimento doado, a pessoa re-cebe um cupom para concor-

rer a uma bicicleta doada pelaloja O Bonzão.

Sorteio de moto - Estãoa venda os cupons para osorteio de uma moto Yamaha0 Km. O cupom custa R$5,00 e pode ser adquiridocom os alunos da equipeHwarang-do ou no dia dacompetição. O sorteio acon-tecerá durante a programa-ção do 8º Hwarang-do Opende Taekwondo às 16h30.

Campeonato Veteranos A.G. 2

Prosseguem as partidasdo Campeonato VeteranosA.G. 2 promovido pela esco-linha Bola na Rede. Na sex-ta-feira, dia 14, o Mocas Barvenceu o Palmeirinha por 1 a0, enquanto que Andradasgoleou o Auto Posto São Jo-aquim por 16 a 1. Entre osdestaques da competiçãoestá o artilheiro Márcio L. deFaria, de Divinolândia, que éautor de 12 gols. Já o melhorgoleiro é Carlos H. Júnior, doMocas Bar, que sofreu ape-nas dois gols até agora.

Com este resultado, estãodefinidos os semifinalistas daChave A. A rodada contará com

Mocas Bar e ConstrutoraDiamante estão na semifinal

o Mocas Bar, que se classificoucom 12 pontos em quatro jo-gos, e também com a Constru-tora Diamante, que tem novepontos em quatro partidas.

Pela Chave B, Cruzeiri-nho, Divinolândia e Andradastêm chances de classificação.A rodada decisiva foi agen-dada para sexta-feira, dia 21,porém, devido ao fechamen-to desta editoria, o resultadoserá publicado na próximasemana.

Com a definição dos se-mifinalistas de ambas as cha-ves, os times classificados seconfrontarão na próxima sex-ta-feira, dia 28.

A Escolinha Municipal foiderrotada pela Mocoquense/Somassey durante a rodadada VI Copa Regional de Vo-leibol realizada na manhã desábado, dia 15. A disputa foipela categoria infanto juvenilfeminina e ocorreu no Cen-tro E. E. “José Cortez”. Naocasião, a equipe perdeu por3 sets a 0, com parciais de

VI Copa Regional de Voleibol

Vargem perde paraMocoquense/Somassey

8x25, 8x25 e 21x25.Neste sábado, dia 22, o

time vargengrandense enfren-tará a equipe da GVI/P.M.,a partir das 11h, no GinásioMunicipal de Esportes “JoséValdez Conti”, em Itobi.

Já a categoria infanto mas-culina joga contra Pirassunun-ga no próximo sábado, dia 29,no Centro E. E. “José Cortez”.

Campeonato Regional de Futebol

No sábado, dia 15, a Es-colinha Municipal enfrentouo Nova Geração, de Moco-ca, durante mais uma rodadado Campeonato Regional deFutebol.

Na categoria Sub 12, aequipe vargengrandense der-rotou o adversário por 4 a 0,sendo dois gols marcadospor Otávio das Chagas e orestante do placar completa-do por Guilherme e MateusBenini. Já no Sub 14, Vargemperdeu por 2 a 0, sendo der-

Escolinha vence no Sub 12rotada também no Sub 16por 2 a 1.

A próxima rodada aconte-cerá na sexta-feira, dia 12 deoutubro, quando a escolinhaenfrentará o E. C. Palmeiren-se pelo Sub 14. O jogo seráem Santa Cruz das Palmeirasàs 10h. No sábado, dia 13, arodada ocorrerá em VargemGrande do Sul, no Centro E.E. “José Cortez”. Na ocasião,Vargem jogará contra Tapira-tiba no Sub 12, Sub 14 e Sub16, a partir das 8h30.

Campeonato Regional de Futsal

A Escolinha Municipaljoga neste final de semana emnovas rodadas do Campeo-nato Regional de Futsal.Hoje, os times vargengran-denses jogam na ACCPE,em Casa Branca. Vargemenfrentará a Associação Atlé-tica Riopardense pelo Sub 11às 8h30 e pelo Sub 13 às 9h.Já no Sub 9, o confronto será

Fim de semana terá rodadascontra a Escolinha do Celi-nho às 9h30.

Já amanhã, a rodadaacontecerá no Ginásio SilvioMarques Filho, em PortoFerreira. A Escolinha Muni-cipal jogará contra o MarGirius pelo Sub 9 às 8h30 eenfrentará o Derla/Aguaí peloSub 11, às 9h30 e pelo Sub17, às 10h30.

Campeonato Municipal de Veteranos

Na segunda-feira, dia 17,ocorreu o congresso técnicodo Campeonato Municipalde Veteranos para a defini-ção dos participantes e o sor-teio da primeira rodada. Acompetição terá início nodomingo, dia 30, no CentroE. E. “José Cortez”. A aber-tura será marcada pela parti-

Grupos já estão definidosda entre Juá e Corinthinhasàs 8h e Milionário e Agrovilaàs 10h.

O grupo Pedal Vargempromoveu no domingo, dia16, o 1º Pedal da Calora-da. O evento teve comoponto de partida o CristoRedentor e reuniu 36 ciclis-tas, sendo que o partici-pante mais novo tinha 8anos e o mais velho 60anos. O percurso teve 23quilômetros em estrada deterra.

Agora, o grupo PedalVargem está organizando o2º Pedal da Calorada, pro-gramado para o domingo,dia 7 de outubro. Quemquiser participar ou sabermais informações a respei-to, basta acessar o sitewww.pedalvargem.com.br.

1º Pedal da Calorada reuniu 36 ciclistas

O Departamento de Es-portes e Lazer prosseguecom os exames médicospara os frequentadores daspiscinas públicas. Na terça-feira, dia 25, os atendimen-tos serão no Clube XXI deAbril, na Vila Polar, às 17h.Na sexta-feira, dia 28, asavaliações serão no Giná-

Piscinas públicas: exames médicos ocorrem esta semana

sio Poliesportivo, na Vila Santa Terezinha, às 17h30.

Participantes do Pedal da Calorada tiveram como ponto de partida o Cristo Redentor

Page 23: Edição 1594 - 22/09/2012

C M A P

Gazeta de Vargem Grande, 22 de setembro de 2012PÁG. 3

EVENTOS

Bruno de SouzaA Guarda Civil Municipal

de Vargem Grande do Sulesteve presente no I Fórumde Segurança Pública Muni-cipal realizado em Serra Ne-gra. Organizado pelo Conse-lho de Gestores de Seguran-ça da Baixa Mogiana, oevento ocorreu na terça-fei-ra, dia 4, no Centro de Con-venções Circuito das Águase Balneário Municipal.

A programação foi volta-da especialmente para asGuardas Civis Municipais econtou com várias palestras.

Vargem Grande do Sul foirepresentada pelo comandan-te Flávio Dei Agnoli e os gcmsFrancisco, Júnior e Ismael.“Participar deste evento foi

GCM participa do I Fórumde Segurança Pública Municipal

muito importante, pois pude-mos nos atualizar das novastendências adotadas pelasGCMs com relação a segu-rança pública nos municípios”,comentou Flávio.

Segundo ele, o ponto quemais impressionou foi a es-

Westboys agitou o públicona Praça da Matriz Fotos: Vargem Baladas

Em comemoração aos138 anos de Vargem Gran-de do Sul, a prefeiturapromoveu um show com abanda Westboys no sába-do, dia 15, na Praça daMatriz. A festa reuniu umgrande público, que se di-vertiu a vontade ao som dogrupo.

Com bastante empolga-ção, a banda tocou um re-pertório variado

GCMs conheceram viaturas utilizadas pelas guardas de várias cidadestrutura que as Guardas CivisMunicipais possuem e osgrandes investimentos que asprefeituras têm feito neste se-tor. “As administrações demuitas cidades estão investin-do cada vez mais em suasGCMs para minimizar osproblemas com relação à se-gurança pública. Muitas cor-porações possuem base co-munitária móvel, viaturas no-vas, patrulha rural, canil eoutros investimentos. Para seter ideia, em alguns lugares,as Guardas Civis Municipaistêm muito mais viaturas e efe-tivos que a Polícia Militar”,afirma. “Há cidades que en-traram na Justiça para que osguardas possam ser armados.Além disso, é comum gcmsprestando serviços em dele-gacias, exercendo funçõescomo de escrivão ou investi-gador e até mesmo fazendo asegurança dos prédios dosFóruns e de juízes”, relata ocomandante.

Page 24: Edição 1594 - 22/09/2012

C M A P

Gazeta de Vargem Grande, 22 de setembro de 2012 PÁG.4

LITERATURACriado pela Gazeta de

Vargem Grande em 2011, oPrêmio Literário “Lygia deFreitas” encerrou sua 2ª edi-ção neste ano. Participaramalunos de 6º ao 9º ano do en-sino fundamental e do ensi-no médio tanto da rede pú-blica quanto da privada. Osvencedores foram aponta-dos pelo júri composto pelodiretor municipal de Educa-ção, Dante Bragheto, pelajornalista e escritora DoraAvanzi, pela professora ecolaboradora da Gazeta,Maria Rosa de Andrade epelo também colaboradordo jornal e escritor AlfredoBastos de Sousa.

Na categoria ensino mé-

Gazeta divulga vencedores do Prêmio Literário “Lygia de Freitas”dio, a vencedora foi JéssicaZweet, aluna do 3º C da Es-cola Estadual José Gilbertode Oliveira Souza. Ela obte-ve 39 dos 40 pontos possí-veis com a redação “A polí-tica e o jovem atual”. Em se-gundo lugar, somando 38pontos, ficou Laura FioriniAlves, também do 3º ano doensino médio, da escola D.Pedro II. E a terceira colo-cação ficou para Letícia Car-da Pirola, aluna do 3º colegi-al da Escola Estadual Gilber-to Giraldi, com 36,5 pontos.

Já entre os alunos do ci-clo dois do ensino fundamen-tal, o vencedor foi Jair Osse-ti, aluno do 9º ano do Colé-gio Nova Era. Ele atingiu nota

38,75 com a redação “Polí-tica e Juventude”. Em segun-do lugar, com 37 pontos fi-cou Ana Laura Carossi, alu-na do 7º ano da escola Ben-jamin Bastos. A terceira co-locação foi para Laura Geo-

vanna Sasseron, aluna do 9ºB do Alexandre Fleming.

Os primeiros colocadosde cada categoria receberãoR$ 200,00. Os segundos co-locados, R$ 150,00 e os ter-ceiros, R$ 100,00. Além dis-so, todos os alunos vencedo-res e seus respectivos profes-sores receberão uma assina-tura semestral da Gazeta deVargem Grande.

Menção honrosaA Gazeta decidiu conce-

der um prêmio de mençãohonrosa para a estudanteCaroline Ribeiro Trafane, alu-na do 2º colegial da escolaGilberto Giraldi. Deficientevisual, ela escreveu uma re-dação em braile, que foi en-tregue traduzida para a orga-nização do concurso. Em seutexto, Caroline falou sobre o

meio ambiente a partir da suapercepção.

O prêmioA premiação tem como

objetivo incentivar a litera-tura entre jovens estudantesda rede pública e particularde ensino da cidade. Como Prêmio, a Gazeta preten-de investir e incentivar osjovens escritores vargen-grandenses, descobrir ta-lentos e divulgar a literatu-ra, seguindo os passos deLygia de Freitas.

Neste ano, os alunos ti-veram três temas como op-ção: “Dizem que os jovensnão têm interesse por políti-ca. Na verdade...”, “A coo-perativa de catadores demateriais recicláveis fechou.E agora?” e “Cenário de tan-tas festas, o Clube Vargen-

grandense está abandona-do”.

Natural de Alagoas,Dona Lygia de Freitas che-gou em Vargem Grande doSul na década de 80 juntode seu marido, o jornalistaRenato de Freitas. Colabo-radora da Gazeta de Var-gem Grande durante vinteanos,foi uma das melhorese mais respeitadas cronistasda cidade. Seus textos tra-ziam desde a infância emMaceió até ficções marca-das pelas doces mensagense reflexões.

Com suas crônicas, Ly-gia de Freitas emocionou einspirou uma geração. Emnovembro de 2010, a cro-nista faleceu, aos 85 anos,deixando filha, netos e bis-netos, além de milhares deadmiradores.

Nome: Jéssica E. ZweetSérie: 3º CEscola: E.E. “José Gilberto O. Souza”Professora: Maria Lúcia Braz MilaniTema: “Dizem que os jovens nãotêm interesse por política. Na ver-dade...”

A política e o jovem atual

Na verdade a maioria das pessoas pensa que política ésomente algo que está relacionado aos políticos eleitos, mas,na verdade, todos estão envolvidos e podem interferir, de ma-neira direta ou indireta, nessa questão.

De acordo com o significado do dicionário a palavra estádefinida também como um conjunto de práticas relativas a umasociedade. Ou seja, qualquer pessoa é um político nato comcapacidade de se envolver nos assuntos de seu país, estado,cidade ou comunidade. Todos possuem o direito e o dever deestarem envolvidos em questões políticas, desde que tenhamconhecimentos sobre o que acontece no meio em que vivem.

O jovem atual deveria, mais do que nunca, ter maior partici-pação política, pois, diferentemente dos jovens dos períodosda ditadura, que lutaram e contribuíram para a modificação doregime vigente e também dos cara-pintadas que auxiliarampara varrer a corrupção, esses têm muito mais ferramentaspara mudar os rumos de seu país. Mas, apesar disso, muitosjovens na atualidade estão muito mais preocupados com oconsumismo e paradigmas atuais pregados pela mídia.

Com tamanha falta de participação nos assuntos políticos,os jovens e as pessoas de um modo geral acabam fazendocom que tais assuntos fiquem nas mãos de poucos, como noregime ditatorial que foi tão criticado por impedir a participaçãoda sociedade no contexto político.

Nome: Laura Fiorini AlvesSérie: 3º ColégioEscola: D. Pedro IIProfessora: Magda Aparecida ParússoloTema: A cooperativa de catadores demateriais recicláveis fechou. E agora?

Cooperativas:o início de algo maior

Desde o início da era industrial eda implementação do sistema capitalista como o predomi-nante em nossa sociedade e economia, o lixo é produzidoem larga escala. No século XXI, estes resíduos se tornarammotivo de preocupação da população mundial.

Consumir, esta é a palavra que resume o comportamen-to de aproximadamente 90% de todo o mundo. O problemanão está em praticá-lo, mas sim em o que fazer com aquiloque não se utiliza mais, ou seja, as embalagens de produ-tos, sacolas plásticas e outros materiais que destroem omeio ambiente. A resposta mais adaptável ao estilo de vidade todo o planeta foi a reciclagem: forma sustentável e efi-caz de reduzir os danos à natureza.

Assim como tudo aquilo que é bem sucedido começa domais simples até atingir o perceptível de catadores de ma-teriais recicláveis foram feitas em muitas cidades dentre osmunicípios que receberam apoio e participação da socieda-de e incentivo governamental, hoje, são vistos como exem-plos a serem seguidos, pois se tornaram lugares muito agra-dáveis de viver.

Nas cidades em que as cooperativas fecharam, os cata-dores começaram o trabalho muito otimistas, mas a faltade hábito da população em separar o lixo, a infraestruturainadequada para o reconhecimento e o não incentivo da ad-ministração local, foram requisitos básicos para o insuces-so da implantação. Quem pagou este preço foi o meio am-biente: materiais recicláveis são misturados aos resíduosorgânicos e jogados nos lixões, proporcionando contamina-ção do solo, e em alguns casos, até mesmo da água, inici-ando uma reação em cadeia, onde a natureza é a primeiraatingida, e, o homem, responsável por todo acontecimento.

A reciclagem é algo essencial diante de um mundo glo-balizado e consumista. As cooperativas são o começo dealgo maior. Para elas permanecerem ativas, é necessáriounião entre o indivíduo, a sociedade e o governo, focadosem fazer do mundo um lugar melhor para viver.

Nome: Letícia Carda PirollaSérie: 3º Colégio AEscola: E.E. “Gilberto Giraldi”Professora: Maria Catarina RoquetoTema: Cenário de tantas festas, o Clu-be Vargengrandense está abandonado

Recuperação do nossopatrimônio

Atualmente em nossa cidade mui-tas construções se encontram aban-donadas. Entre elas podemos mencionar uma que seria aomenos inusitada: O Clube Vargengrandense.

Vargem é uma cidade que tem sido palco para muitasfestas. Os cidadãos vargengrandenses são pessoas que tra-zem consigo a alegria. Porém se a cidade é cenário de tan-tas festas e bailes, por que o Clube Vargengrandense per-manece fechado já que no passado serviu de sede para fes-tas assim como a conhecida SBB? O que estaria gerandotamanho descaso?

Talvez o grande problema esteja no fato de não ser “viá-vel” à prefeitura a sua restauração pela possível dificuldadeencontrada na sua administração ou pelo fato de que talveznão fosse possível empregar os recursos necessários paratal reforma.

Independentemente do motivo para que essa reforma nãoaconteça, a realidade continua sendo a pior possível. Umclube que anteriormente fora berço para tantos amores, tan-tas amizades, se encontra abandonado à própria sorte.

Uma possível solução para essa questão seria a utiliza-ção do espaço do Clube Vargengrandense para a criação deum local para a diversão dos jovens, como um salão de jo-gos. Assim eles poderiam se divertir sob supervisão de pes-soas responsáveis e ficariam afastados do mundo das dro-gas e do vandalismo.

Nome: Jair Fiorini OssetiSérie: 9º anoEscola: Colégio NovaeraProfessora: Gislaine Pereira SandriniTema: “Dizem que os jovens não têminteresse por política. Na verdade...”

Política e Juventude

Desde o tempo do império os jo-vens estiveram à frente da política.Alguns fatos mostram que a juventu-de brasileira já foi protagonista demuitas lutas históricas.

Pois, quem estava encabeçando a campanha “O Petró-leo é Nosso?”. Quem resistiu a ditadura militar em 1964? Enas “Diretas Já” em 1984? Também, em 1988, quem garan-tiu uma constituição democrática que dava aos jovens o di-reito de votar aos 16 anos? Quem estava por trás das caras-pintadas na ocasião do “Impeachment” do então presidenteCollor? - os jovens.

A juventude tem sim, interesse pela política está apenasdesmotivada e decepcionada pelos escândalos, pela cor-rupção, pela roubalheira, pela má administração, que aca-bam afastando os jovens do processo político, destinandosua atenção para outras prioridades, consolidando um pre-conceito muito ruim de que a política é negócio sujo.

Precisamos ter novamente a atenção do jovem para apolítica, ele precisa ser motivado com bons exemplos, comhistórias de decência com valores e princípios. Afinal naspróximas eleições municipais teremos nada mais, nadamenos de que 5 milhões de eleitores entre 16 e 24 anos.

Nome: Ana Laura CarossiSérie: 6ª A – 7º ano AEscola: E.E. “Benjamin Bastos” E.F.Professora: Maria Regina Bartici-otti LorenziniTema: A cooperativa de catadoresde materiais recicláveis fechou.E agora?

Até quando?

Os catadores de materiais re-cicláveis de Vargem Grande do Sulparalisaram suas atividades, epedem mais estrutura para voltarem a fazer a coleta. A pre-feitura exige que os catadores montem uma cooperativa, massegundo manifestantes em 2011, os catadores se reuniram,mas o número mínimo de pessoas para montar o grupo nãofoi atingido. “Não conseguimos juntar nem 20 pessoas”, la-mentou o catador Lúcio Donizette Santana. Os trabalhado-res exigem da prefeitura um barracão, uma prensa e umcaminhão. “Dou tudo isso, mas tem que ter uma cooperati-va”, afirmou o prefeito Amarildo Duzi Moraes. Para tentarsolucionar o problema, os trabalhadores fizeram uma parce-ria com uma empresa de coleta de óleo em Campinas queajudou com a estrutura, mas o apoio durou apenas 4 meses,porque, segundo eles, não fizeram a divulgação da campa-nha de arrecadação de óleo que haviam prometido no inícioda parceria.

O lixão de Vargem é considerado pela Cetesb o pior doestado. Numa escala de 0 a 10, a cidade teve nota 1,7 noúltimo levantamento em 2010. Foi construído um aterro sa-nitário e a intenção é usá-lo o mais rápido possível, mas aobra está parada há 2 anos... Até quando a nossa cidadeficará entre os piores lixões do estado? Mesmo porque, se-gundo a Lei Nacional de Resíduos Tóxicos, o prazo para ofim desta triste realidade está esgotando-se.

Até quando ficaremos sem a coleta seletiva? Até quan-do? Cabe às autoridades, aos futuros políticos uma atitudede liderança e também à população que, com certeza, játem consciência da necessidade de mudança desta tristerealidade do destino do lixo vargengrandense. Até quando?

Nome: Laura Geovanna SasseronSérie: 9º BEscola: E.E. “Alexandre Fleming”Professora: Dionísia Ap. Baru-que DezzottiTema: Meio Ambiente

“A cooperativa de catadoresde materiais recicláveis fechou.

E agora?”

O que fazer com o lixo reciclável? Essa era uma dasperguntas mais comuns entre os chefes de governo a al-guns anos atrás. Hoje, o tema é abordado de forma diferen-te, pois a participação das cooperativas de lixo recicláveltem mudado esse cenário nacional... Mas o que faríamosse a cooperativa de lixo reciclável fosse desativada?

No Brasil atual, as cooperativas têm realizado um traba-lho brilhante, transformando lixo reciclável em materiais no-vos, e outros de origem orgânica. Elas têm o intuito de tra-balhar em prol da sociedade e desenvolvimento sustentáveldo país, transformando-o e desenvolvendo mais de 40% das67 mil toneladas diárias de lixo produzidas no país, onde 16mil toneladas são produzidas só em São Paulo, o maiorprodutor, e 2º maior desenvolvedor de cooperativas...

Nos dias atuais o trabalho meramente evidenciado dascooperativas vem se tornando de extrema importância, poismovimenta a economia do país, gera empregos e ajuda acumprir a meta almejada pela ONU quanto ao desenvolvi-mento sustentável. Os maiores “Pólos de reciclagem” dopaís estão concentrados no Rio de Janeiro, onde se encon-tram os maiores aterros sanitários do país e onde se desen-volve a produção de mercadorias a partir desta reciclagem...Essa rotina é retratada pelo documentário “Lixo Extraordi-nário”, produzido em 2009 e indicado ao Oscar... Retrata otrabalho nessas cooperativas, e a arte do artista Vik Muniz,a partir do lixo reciclável...

Porém, o que faríamos se a cooperativa de lixo reciclávelda nossa cidade fosse desativada? Suponho que vista a im-portância, seja difícil responder a questão... Mas é de certaforma, um tanto quanto simples... Todas as iniciativas queforem infligir em nosso convívio com a natureza, devem par-tir de nós mesmos... Reciclar o lixo em casa, é uma tarefasimples, todos nós podemos fazer... Até que se acumule elevemos os mesmos à cooperativa mais próxima, onde se-rão desenvolvidos alguns trabalhos como: camisetas produ-zidas à partir de garrafas pet’s, telhas, cadernos e muitosoutros produtos com o custo abaixo da média e mão-de-obra barata, o que vem ajudando a economia nacional emlarga escala.

É necessário ação, pois tudo o que conhecemos estáentrelaçado a essas e outras questões vigentes a sustenta-bilidade... Portanto, temos que fazer hoje, para construir umfuturo mais correto, amplo e sustentável...

Nome: Caroline Ribeiro TrafaneSérie: 2º A - Ensino MédioEscola: E.E. “Gilberto Giraldi”

Meio Ambiente

Escolhi falar do meio ambiente pelo meu ponto de vis-ta, ou seja, pelo ponto de vista de um deficiente visual.

Eu morei em São Paulo durante 10 anos e o ar de lá émuito poluído porque sai muita fumaça dos carros e o tempo láé muito seco. Não costuma chover e isso prejudica muito arespiração.

As plantas, as árvores estão morrendo por causa desse tempo.Em julho desse ano, me mudei para Vargem Grande do Sul

e percebi que aqui a situação é parecida com a de São Paulo.Aqui também o ar está muito seco e fazem dois meses

que não chove.Além disso, o pessoal joga as coisas no mato e põe

fogo. Isso piora ainda mais a situação do tempo seco.No início desse ano, fez muito frio no verão e agora está

fazendo muito calor em pleno inverno. Ou seja, está haven-do uma mudança climática muito grande.

Daqui a pouco, vamos perder uma das estações do anodevido a esse problema.

Tem muita gente que não separa lixos molhados de lixos secos.Existe uma campanha de reciclagem que seria a solu-

ção para esse problema porque muitas coisas podem serreaproveitadas.

Lygia de Freitas

Page 25: Edição 1594 - 22/09/2012

C M A P

Gazeta de Vargem Grande, 22 de setembro de 2012PÁG. 5

Cooperativa de Crédito deSanta Cruz das Palmeiras

e Região

Page 26: Edição 1594 - 22/09/2012

C M A P

Gazeta de Vargem Grande, 22 de setembro de 2012 PÁG.6

Page 27: Edição 1594 - 22/09/2012

C M A P

Gazeta de Vargem Grande, 22 de setembro de 2012PÁG. 7

CIDADE

A creche Clube das Mãescelebrou o Jubileu de 50 anoscom um jantar realizado nosábado, dia 15, no EspaçoVaranda em Vargem Grandedo Sul.

De acordo com os orga-nizadores, cerca de 150 pes-soas entre familiares dosmembros das antigas direto-rias, funcionários e convida-dos estiveram presentes naconfraternização.

O atual presidente JoãoAdmilson Coracini, em nomedo Clube das Mães, entre-gou uma placa em homena-gem à Maria Tereza SartoriRanzani, que foi uma das fun-dadoras e a primeira presi-dente da creche entre 1962e 1965.

A paróquia de Sant’Anatambém foi homenageada,uma vez que o Monsenhor

Edital Processo de LicitaçãoA EE “Alexandre Fleming” – EFM, situada à Pça. Cap. Fran-cisco Ribeiro da Costa, 240 – Centro – Vargem Grande doSul, informa a quem possa interessar que está aberto Pro-cesso de Licitação para administração dos serviços da can-tina escolar no período de 2/10/2012 a 5/10/2012. As instru-ções para participação no processo de licitação deverão seradquiridas pelos interessados na própria unidade escolar me-diante o recolhimento de R$ 26,6 (2 UFESP) a título de con-tribuição com despesas de expediente em favor da APM,sendo que não haverá devolução da referida importância.

Notícias da CulturaComemorações dos 138 anos de VargemGrande do Sul – Amanhã tem SuperAção

A Prefeitura Municipal junta-mente com os departamen-tos municipais convidam a co-munidade para participar do“SuperAção”, amanhã, naBarragem “Eduíno Sbardelli-ni”. O evento terá início às 9he contará com inúmeras atra-ções culturais, esportivas eprestações de serviços nasáreas sociais e de saúde e encerrar-se-á com apresentação daBanda Gênese, a partir das 15h.Já o Desfile Comemorativo de Aniversário da Cidade realizar-se-áno próximo domingo, dia 30, na Rua do Comércio, a partir das 9h,com o tema “Folclore Brasileiro”.Aproveitando a oportunidade, a Prefeitura Municipal agradece atodos que prestigiaram e auxiliaram na realização do show doúltimo sábado, com a banda Westboys.

Exposição Temporária “Jack Ronc”na Casa da Cultura

Continua a Exposição Temporária “Jack Ronc”, na Casa da Cultu-ra. A mostra, que reúne várias de suas produções artísticas, éuma homenagem ao vargengrandense, afamado em vários paí-ses, e faz parte do circuito de comemorações dos 138 anos dacidade.A Casa da Cultura está aberta a visitações de terça a sexta-feira,das 8h às 11h e das 13h às 17h, bem como aos sábados, das14h30 às 17h. Localiza-se à rua Major Corrêa, 505, Centro. Infor-mações: 3641-6199 ou [email protected].

Programa Viagem Literária - Cia. Sá TotonhaContação de Histórias – dia 24

A Biblioteca Municipal “Victor Lima Barreto” convida a todos paraprestigiarem o 1º Módulo do Programa Viagem Literária nesta se-gunda, 24, às 8h e 14h, a Cia. Sá Totonha, de Contação de Histó-rias.A Cia. homenageará o escritor Ricardo Azevedo, com o número“Um Pé de Maravilha: Contos e Causos de Ricardo Azevedo”,direcionado a crianças de 4 a 7 anos.Mais informações na Biblioteca Municipal, pelo fone 3641-7614ou ainda pelo e-mail [email protected].

Mostra “Alguns destaques vargengrandensesna Literatura” na Biblioteca Municipal

Continua a pequena mostra “Algunsdestaques vargengrandenses na Lite-ratura”, promovida pela BibliotecaMunicipal. Com objetivo de homena-gear tais cidadãos em virtude das co-memorações dos 138 anos de nossacidade, a mostra expõe biografias eobras literárias de vargengrandenses,durante todo este mês de setembro.Posteriormente, todo o material coletado será devidamente arquiva-do e destinado a pesquisas e leituras realizadas pelos usuários dabiblioteca e demais membros da comunidade.A equipe da biblioteca informa que há dados que ainda estãosendo colhidos e com algumas dificuldades, visando um trabalhofinal o mais completo possível. A equipe também está aberta asugestões e visitas, focando acrescentar mais escritores à mos-tra. Mais informações pelo fone 3641-7614 ou [email protected].

Campanha para devolução de livrosA equipe da Biblioteca Municipal “Victor Lima Barreto” solicitamais uma vez aos leitores com obras em atraso que efetuem adevolução das mesmas, em caráter de urgência. Com a inadim-plência de certos leitores gera-se desfalque no acervo, nas pes-quisas e leituras dos frequentadores.Assim, exerça seus direitos e deveres de cidadão: os livros dabiblioteca são bens públicos e, portanto, devem ser usufruídos portodos, não sendo objetos particulares. Não serão cobradas quais-quer multas.Algumas obras em atraso: Chapeuzinho Amarelo, de Chico Bu-arque; Princípios de Administração, de Harold Koontz; A Rainhados Condenados, de Anne Rice; O Elo de Alexandria, de SteveBerry; Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto; BisaBia Bisa Bel, de Ana Maria Machado; As Forças Físicas daMente, de Oscar G. Quevedo; O Cortiço, de Aluisio de Azevedo;Dom Casmurro, de Machado de Assis; A Torre Negra – Lobos deCalla, de Stephen King.

Departamento Municipal de Cultura e Turismo

SINDICATO DA INDÚSTRIA CERÂMICAE OLEIRA DE VARGEM GRANDE DO SUL

Assembléia geral extraordináriaEdital de Convocação

Convocamos todos os associados para a Assembléia ge-ral extraordinária, a realizar-se no dia 24 de Setembro de2012, na sede do Sindicato, à Rua São Jorge, 90 – 1°andar, Jardim São Luís, nesta, em primeira convocaçãoàs 16h00, desde que haja quorum; e em Segunda convo-cação às 16h30, com qualquer número de associados,para tratar do seguinte assunto em pauta: Discussão da pauta de reivindicações do SINDICA-TO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DACONSTRUÇÃO, DO MOBILIÁRIO E DAS CERÂMICASDE TAMBAÚ E REGIÃO. Nomear comissão com poderes para representar a categorianas negociações coletivas e trabalhistas, dissídio coletivo, juntoao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Constru-ção, do Mobiliário e das Cerâmicas de Tambaú e Região.

Marcelo Oliveira TerraPRESIDENTE

Clube das Mães comemorou 50 anos de fundaçãoEvento homenageou fundadores da creche e contou com a presença de convidados e funcionários

Celestino contribuiu para aformação da creche na cida-de. O padre Paulo RobertoValim Santos recebeu a pla-ca em nome da igreja.

A diretoria do Clube dasMães agradeceu a participa-

ção dos convidados, da co-munidade e das empresas queacreditam no trabalho desen-volvido pela instituição e con-tribuem para que ele possacontinuar.

O Clube das Mães aten-

de atualmente 110 criançase quem tiver interesse emcontribuir com os trabalhosda instituição pode entrar emcontato pelos telefones3641-1232, 3641-4560 e3641-3242.

O presidente João Admilson homenageou Maria Tereza Sartori Ranzani

Foto: Curtaaqui

Page 28: Edição 1594 - 22/09/2012

C M A P

Gazeta de Vargem Grande, 22 de setembro de 2012 PÁG.8

EVENTOSCia Sá Totonha estará na Biblioteca MunicipalRafaela Caio

Envolver os pequenos comhistórias populares, incentivara leitura, promover a intera-ção e contribuir para o desen-volvimento da imaginação sãoobjetivos da contação de his-tórias da Companhia Sá To-tonha na Biblioteca Municipal“Victor Lima Barreto” emVargem Grande do Sul. Cri-

anças a partir de 4 anos po-dem participar do projeto esoltar a imaginação nesta se-gunda-feira, dia 24.

A apresentação faz par-te do projeto Viagem Lite-rária, que contempla o mu-nicípio pelo terceiro anoconsecutivo. As exibiçõessão destinadas a crianças apartir de 4 anos, serão às 8h

e às 14h e terão duração de50 minutos. Os contadoresprometem levar os pequenospara o mundo imaginário daobra “Um Pé de Maravilha:Contos e causos de RicardoAzevedo”.

Segundo a organização, anarrativa é acompanhada demúsicas do cancioneiro po-pular e contará a divertidahistória de uma princesa mi-mada que faz de tudo paraque seu pai, o rei, desista de

arranjar-lhe um pretendente.Ela usa de sua astúcia paradesclassificar todos os moçosinteressados no campeonatode esconde-esconde. Até que,certo dia, ela se apaixona porum dos competidores.

O roteiro e a atuação são

de Márcio Maracajá e oacompanhamento musical

com viola e flauta será feitopor Gabriel Moreira.

Page 29: Edição 1594 - 22/09/2012

C M A P

Gazeta de Vargem Grande, 22 de setembro de 2012PÁG. 1

Desenvolvido exclusi-vamente para o Brasil, o Hyundai HB20 começa a ser vendido em outubro, a partir de R$ 31.995,00. Segundo o site da monta-dora, o primeiro Hyundai brasileiro foi apresentado ofi cialmente à mídia es-pecializada no dia 12 de setembro, será produzido na primeira fábrica insta-lada em Piracicaba.

Os modelos podem vir com motores 1.0 e 1.6. A lista de equipamentos

Hyundai HB20 chega a partir de R$ 31.995,00

O Complexo Frigorífi co dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul convoca para a Assembléia Geral Ordinária, que se realizará no dia 30 (Trinta) de Setembro de 2.012 (Dois Mil e Doze), (Domingo) no Complexo Frigorífi co dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul, localizado a estrada municipal Fazenda Campo Vitória, Km 01, nesta cidade de Vargem Grande do Sul/SP. Em primeira convocação as 8:00 hs com maioria absoluta dos condôminos, em segunda convocação as 8:30 hs com qualquer número de presentes.

Ordem do dia- Prestação de Contas do Período (2011/2012)- Assuntos Gerais- Quaisquer Assuntos de Interesse Social- Eleição de Nova Diretoria

PRESENÇA OBRIGATÓRIA DO SÓCIO OU DE SEU REPRESENTANTE LEGAL (ATRAVÉS DE PROCURAÇÃO POR ESCRITO) NÃO TENDO DIREITO A RECLAMAÇÃO FUTURA DAS DECISÕES TOMADAS NA ASSEMBLÉIA.

* AS INSCRIÇÕES DE CHAPAS SERÃO ACEITAS ATÉ DIA 28/09/2012.

Vargem Grande do Sul, 18 de Setembro de 2012.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

2004, prata, 1.0, álcool, original, 4P, alarme/trava elétri-

ca. Tratar pelo fone: 8111-1857.

VENDE-SE GOL CITY G3

VENDE-SE:CELTA 1.0, prata, ano 2001.

PICK UP CORSA 1.6, preta, ano 2003.Tratar pelo fone: 8154-9694.

de série impressiona. A versão “basicona” 1.0 Comfort – que começa em R$ 31.995 – já vem com direção hidráulica, ar-condicionado, airbag duplo, computador de bordo, banco do motor-ista com regulagem de altura, comando interno de abertura da tampa de combustível, spoiler com brake-light incorporado, faróis com máscara negra e limpador dos vidros tra-seiros, entre outros.

VENDE-SE CORSA WAGONA n o 2 0 0 1 , 8 válvulas, cinza. Tratar pelo fone: 9161-7694, com Pacheco.

HB20 foi criado especialmente para os brasileiros

PRECISA-SE DE:VENDEDOR(A)

COM EXPERIÊNCIAFORNEIRO (A)

Interessados comparecer portando curriculum vitae (com foto) à rua Manoel Marta , 123 Bairro Jd. Santa Marta

Vargem Grande do Sul - SP

OFERECEMOS:CUSTEIO MENSAL DE R$ 300,00CUSTEIO DIÁRIO A COMBINAR (pago diariamente) REFEIÇÃO (pago diariamente)COMISSÃO SOBRE AS VENDAS (pago diariamente)CEDEMOS VEÍCULO UTILITÁRIO PARA TRABALHAR GANHO MENSAL R$ 1.250,00 OU MAIS

Page 30: Edição 1594 - 22/09/2012

C M A P

Gazeta de Vargem Grande, 22 de setembro de 2012 PÁG.2

VENDE-SE MONZA

Ano 90, vinho. Tratar pelos fones: 9193-7530 8146-

4284 ou 3641-6248.

VENDE-SE GOL 2004Prata, 4 portas, alarme e trava elétrica, álcool

original. Tratar pelo fone: 8111-1857

VENDE-SE:HONDA CG 150 TITAN MIX

ESD 2009Completa, prata, documentação 2012 paga. Em ótimo estado.

VW FUSCA 15001980, branco, documentação 2012 paga. Em ótimo estado.Tratar pelos fones: 9510-7589

ou 8387-9973 (Clodoaldo)

VENDO:GOL G IV 2011/2011- 30.000 km, prata, 4 portas+Trend+ar+direção. R$ 26.000,00GOL G IV 2012/2013 - 0 km, cinza, 2 portas, R$ 10.000,00 Entrada + 45 parcelas R$ 485,69GOL SPECIAL 2001/2002 - 150.000 km, prata, 2 portas, R$ 13.000,00 CONSÓRCIO NACIONAL GOL GV (não contemplado) R$ 13.500,00 + parcelas R$ 523,99.

Fone: (19) 9296-8886

Ano 67, branco, gasolina, documen-tação em dia. Em ótimo estado de

conservação. Tratar pelo fone:

8288-7908.

VENDE-SE FUSCA

COMUNICADO CETESBMÁQUIS RANZANI JUNIOR, torna público que requereu na CETESB a Licença Prévia para Transporte Rodoviário Revendedor Retalhista de Combustíveis, sito à Rua Virgilio Forlin, nº 1060, Jardim Santo Hélcio Vargem Grande do Sul/SP.

COMUNICADO CETESBMÁQUIS RANZANI JUNIOR, torna público que requereu na CETESB a Licença Prévia para COMÉRCIO VAREJISTA DE COM-BUSTÍVEIS E LUBRIFICANTES, sito à Avenida Teotônio Vilela esq. Rua Américo Gambaroto, s/nº, Jd. Primavera Vargem Grande do Sul/SP.

COMUNICADO CETESBOZINAR CORACINI & CIA LTDA – EPP torna público que solicitou junto à CETESB a Renovação de Licença de Operação para a atividade de “Madeira serrada ou des-dobrada, produção de” localizada à AV. CENTENÁRIO, 479 – PARQUE INDUSTRIAL município de VARGEM GRANDE DO SUL.

A Ford apresentou no dia 19, a linha 2013 do SUV Edge com novidades no sistema de navegação e três novas cores. O preço inicial é de R$ 142.100 na confi guração Limited, chegando a até R$ 147.450 na top de linha AWD, que leva tração integral de sé-rie. O único item opcional do modelo é o teto solar panorâmico, que acres-centa R$ 9,6 mil no preço do carro.

O sistema SYNC de entretenimento agora pas-

Novo Ford Edge sai a partir de R$ 142 milsa a contar com navegação confi gurada para os mapas do Brasil e texto em por-tuguês. Por meio de uma tela de LCD de 8 polegadas sensível ao toque ou por co-mando de voz, o motorista pode operar o sistema. No visual, o modelo ganhou três novas opções de cores: azul Carmel, vermelho Vermont e marrom Dubai.

A motorização, no en-tanto, continua a mesma para todas as versões do carro: 3.6 V6 a gasolina com 289 cv de potência

acoplado a uma trans-missão automática de seis velocidades com opção de trocas manuais na alavanca de câmbio. De série, o Edge 2013 leva itens como ar-condicionado digital, sensor de estacionamento, ajuste elétrico para o banco do motorista, airbag, con-trole de estabilidade, de tração e anticapotamento, além do assistente de par-

tida em rampa, que mantém o carro parado por alguns segundos numa ladeira

para evitar que o veículo vá para trás na hora de sair da imobilidade.

Page 31: Edição 1594 - 22/09/2012

C M A P

Gazeta de Vargem Grande, 22 de setembro de 2012PÁG. 3

EXCURSÃO PARAAPARECIDA DO NORTE

Saída: 09/11, sexta-feiraVolta: 11/11, domingoFalar com Sônia pelos fones:

8159-3982 ou 9331-7918.

AULAS DE VIOLÃO

9333-0750(Luciana)

REFORÇO ESCOLAR

9333-0750(Luciana)

(de 1ª à 6ª séries)

R. Hélio Belone, 674 Jardim DoloresFone: (019) 9373-1926

NEUSA FESTFesta completa com Bolos Decorativos,

Salgados, etc...Decorações de

casamento

DISK COSTURA

ESTELA ATELIÊConsertos e confecções

em geral. Disk Costura busca em

domicílio Fone: 9448-7065

Rua São Pedro, 365 -Centro.

Tratar com Carlos, à rua 1º de Maio, 665 - Centro ou pelos

fones: 3643-2744 / 9249-2153

CONSERTA-SE MÁQUINA DE COSTURA MÁQUINA EM GERAL E MÁQUINA DE SACARIA

SUPERMERCADO

Temos convênio com a Prefeitura Municipal.

Açougue completo com carnes frescas diariamenteServimos bem para sempre servir.

RUA ROGÉRIO OTERO, 336 JD. DOLORES - FONE: 3641-2326

Aceitamos cartão Visa, Mastercard e cartão DEDINI

- Especializado em calças e bermudas sociais- Consertos e Reformasem geral. Atende-se emdomicílio

Benedito ValérioAv. Monsenhor Celestino

C. Garcia, 28 - Fone 3641-7732 Cohab I

ALFAIATE

REFORMAS, BARRAS, CONSERTOS, ETC.

TRABALHA-SE COM JE-ANS, MALHA, ETC.

Rua Jardinópolis, 225 – Vila Santana – Fones:

3641-6556/9694-7002atelie_raquel_acosta@hot-

mail.com

ATELIÊ DE COSTURA

VAI VIAJAR?PRECISA DE MOTORISTA?Ligue para Luciano

Fones: 3641-5393 8124-3 363 / 8368-3463

- Viagens particulares em geral.- Habilitado classe D.- Curso completo de trans-porte coletivo e direção defensiva.- Ônibus e Micro auto-rizados pela ARTESP e ANTT, e fretamento do município de São Paulo--Capital. Sem problemas de fi scalização. - Sigilo sobre roteiros.- Com referências.- 24 horas.NÃO TENHO PREPOSTO.

Bem Estar Pet Shop & Hotel

Rua Quinzinho Otávio, 135 – CentroAgende seu horário

Fone: 3641-6309

Reserve já um horário de hospe-dagem para o seu cão. Horário de funcionamento de segunda a sábado das 9h às 18h. Estamos com ótimos preços.

Banho - Tosa e Hidratação Profunda - Rações -

VENDO FILHOTES

DE PINSCHER FÊMEA

Tratar à rua Alvino Bedin, 341,

Jd. Ferri.Fone: 9434-5640,

com Idésio.

Fausto Gadiani Júnior, Ofi cial Registrador Interino do Cartório de Registro das Pessoas Naturais da Cidade e Comarca de Vargem Grande do Sul, Estado de São Paulo, faz saber que pretendem casar-se:

EDITAIS DE PROCLAMAS

Foram apresentados os documentos exigidos pelo artigo 1525, do Código Civil Brasileiro, se alguém souber de algum impedimento, que oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente edital para ser afi xado em Cartório e publicado na imprensa local.

FAUSTO GADIANI JÚNIOR

ADAILTON RUBELINE DA SILVA e CRISTIANE ROZALINO; ambos brasileiros, solteiros. Ele, empresário, natural de Caconde, deste Estado, domiciliado e residente nesta cidade, à rua São Braz, n° 184 – Vila Santa Terezinha, nascido no dia 28 de maio de 1976, fi lho de Antonio Manoel da Silva e de dona Antonia Sartori da Silva. Ela, empresária, natural desta cidade, onde é domiciliada e residente nesta cidade, à rua São Braz, n° 184 – Vila Santa Terezinha, nascida em 09 de outubro de 1976, fi lha de Rovilson Rozalino e de dona Maria Aparecida Mangarotti Rozalino;

Em 17 de setembro de 2012.

ALEXANDRE FIGUEIREDO e MARCELA RIBEIRO GERMANO; ambos brasileiros, solteiros. Ele, servente de pedreiro, natural desta ci-dade, onde é domiciliado e residente nesta cidade, à rua Santo Antonio, n° 348 – Vila Santana, nascido no dia 12 de julho de 1988, fi lho de Luis Carlos Figueiredo e de dona Sonia Maria de Freitas. Ela, do lar, natural desta cidade, onde é domiciliada e residente à rua Santo Antonio, n° 348 – Vila Santana, nascida no dia 27 de setembro de 1991, fi lha de Dalmiro Germano e de dona Maria Elisabete Ribeiro Germano;

Em 17 de setembro de 2012.

CLAUDECIR BENEDITO BUENO e CRISTINA ALVES CARDOSO; ambos brasileiros. Ele, solteiro, industriário, natural de Lerroville, estado do Paraná, domiciliado e residente nesta cidade, à rua Altino Gadiani, n° 1096 – Santa Marta, nascido no dia 25 de outubro de 1970, fi lho de Francisco Benedito Bueno e de dona Jandira do Prado Bueno. Ela, viúva, industriária, natural de Tuneiras do Oeste, estado do Paraná, domiciliada e residente nesta cidade, à rua Altino Gadiani, n° 1096 – Santa Marta, nascida no dia 20 de agosto de 1978, fi lha de Euclides Alves Cardozo e de dona Lourdes Alves Cardozo Carvalho;

Em 17 de setembro de 2012.

CLEBER EDUARDO COUTINHO e SABRINA HELENA DE OLIVEIRA DA SILVA; ambos brasileiros, solteiros. Ele, operador de máquinas, natural desta cidade, onde é domiciliado e residente à rua José de Oliveira Santos, n° 460 – Jardim Fortaleza, nascido no dia 01 de dezembro de 1984, fi lho de João Pereira Coutinho e de dona Roselaine Morales Pereira Coutinho. Ela, balconista, natural desta cidade, onde é domiciliada e residente à rua José de Oliveira Santos, n° 460 – Jardim Fortaleza, nascida no dia 09 de janeiro de 1989, fi lha de Benedito Paulino da Silva e de dona Rita de Cássia de Oliveira da Silva;

Em 17 de setembro de 2012.

MARCOS ANTONIO RONQUI e FABÍUCE CRISTIANE MAGAROTTO; ambos brasileiros, solteiros. Ele, administrador, natural desta cidade, onde é domiciliado e residente à rua José Bonifacio, n° 922 – Centro, nascido no dia 22 de agosto de 1983, fi lho de Alcindo Ronqui e de Neusa de Faria Ronqui. Ela, psicóloga, natural de Divinolândia, deste estado, domiciliada e residente nesta cidade, à rua José de Oliveira Santos, n° 671 – Jardim Fortaleza, nascida no dia 26 de março de 1984, fi lha de Hélio Pedro Magarotto e de dona Doralice de Paula Magarotto;

Em 17 de setembro de 2012.

WESLEI PAULO MIGOT e CARINA FERNANDES DE OLIVEIRA; ambos brasileiros, solteiros. Ele, tratorista, natural de Divinolândia, deste estado, onde é domiciliado e residente nesta cidade, à rua Jóia, n° 61 – Vila Santa Terezinha, nascido no dia 26 de outubro de 1989, fi lho de José Paulo Migot e de dona Maria Isabel Barzagli Migot. Ela, estudante, natural desta cidade, onde é domiciliada e residente à rua Luciano Schiavo, n° 235 – Jd. Dolores, nascida no dia 12 de maio de 1996, fi lha de Ângelo Donizete Fernandes e de dona Sônia Cristina da Silva;

Em 17 de setembro de 2012.

ADOLFO BERNARDO NETO e BRUNA MONFERDINI ORCINI; ambos brasileiros, solteiros. Ele, comerciante, natural de São João da Boa Vista, deste Estado, domiciliado e residente nesta cidade, à Avenida Brasil, n° 218 – Jd. Bela Vista, nascido no dia 05 de abril de 1989, fi lho de Sebastião Adolfo Bernardo e de dona Dirce Helena Gomes Breda Ber-nardo. Ela, pedagoga, natural de Espírito Santo do Pinhal, deste Estado, domiciliada e residente em Espírito Santo do Pinhal-SP, à rua Francisco Glicério, n° 08-Centro, nascido no dia 21 de dezembro de 1990, fi lha de Luciano Orcini e de Márcia Monferdini Orcini;

Em 17 de setembro de 2012

PAULO DONIZETE MARTINS e PATRICIA HELENA DA SILVA; ambos brasileiros, solteiros. Ele, auxiliar contábil, natural desta cidade, onde é domiciliado e residente à rua José Elias, n° 100 – Jardim São José, nascido em 25 de março de 1985, fi lho de Luís Carlos Martins e de dona Irene Aparecida Dotta Martins. Ela, auxiliar de escritório, natural desta cidade, onde é domiciliada e residente à Avenida Industrial, n° 1022 – Parque Industrial, nascida no dia 21 de dezembro de 1987, fi lha de João Donizete da Silva e de dona Lucia Helena Gimenes da Silva;

Em 17 de setembro de 2012.

MARCO AURÉLIO DELFINO e ROSIANE CRISTINA SAGIORATO RODRIGUES; ambos brasileiros, solteiros. Ele, pintor de autos, natural de-sta cidade, onde é domiciliado e residente à rua Eliseu Garrido, n° 419 – Jd. Fortaleza, nascido em 03 de janeiro de 1985, fi lho de Luis Antonio Delfi no e de dona Regina do Carmo da Silva Delfi no. Ela, balconista, natural de São João da Boa Vista – SP, domiciliada e residente nesta cidade, à rua Pedro Ferrari, n° 94 – Jd. Dolores, nascida no dia 22 de agosto de 1993, fi lha de Sergio Luis Rodrigues e de dona Eliana Aparecida Sagiorato Rodrigues;

Em 17 de setembro de 2012.

JAIR CARLOS PEREIRA e KELY TATIANA DA SILVA; ambos brasileiros, solteiros. Ele, lavrador, natural desta cidade, onde é domicili-ado e residente na Chácara “Regina”, nascido no dia 11 de julho de 1974, fi lho de Benedicto Carlos Pereira e de dona Margarida Costa Pereira. Ela, industriária, natural de Casa Branca, deste estado, domiciliada e residente nesta cidade, na chácara “Regina”, nascida em 30 de setembro de 1979, fi lha de Luiz Carlos da Silva e de dona Maria Aparecida Pereira da Silva;

Em 17 de setembro de 2012.

SIDNEI DIAS e LARISSA VALIM RABELLO; ambos brasileiros, solteiros. Ele, vendedor, natural desta cidade, onde é domiciliado e resi-dente, à rua Dr. José Gilberto de Oliveira Souza, n° 16, nascido no dia 26 de setembro de 1987, fi lho de Sidnei de Oliveira Dias e de dona Adelina Maria da Silveira Dias. Ela, assistente administrativo, natural de São João da Boa Vista, deste Estado, domiciliada e residente em São João da Boa Vista – SP, à rua Daércio Quero Robles, nº 237, nascida no dia 06 de dezembro de 1994, fi lha de Aguinaldo Rabello da Silva e de dona Eliane Turatti Valim Rabello;

Em 17 de setembro de 2012.

COMUNICADO CETESBPOLIBOR DO BRASIL - INDUSTRIA DE AR-TEFATOS DE BORRACHA LTDA - ME torna público que recebeu da CETESB a Renovação da Licença de Operação N° 63000381, válida até 10/09/2015, para FABRICAÇÃO DE AR-TEFATOS DIVERSOS DE BORRACHA, à RUA ANTONIO ZAMORA, 64 - JARDIM SAO JOSE - VARGEM GRANDE DO SUL/SP.

COMUNICADO CETESBOLARIA DE TIJOLOS BUCCI LTDA ME torna público que recebeu da CETESB a Licença Prévia e de Instalação Nº 63000193 para TIJO-LOS CERÂMICOS OU DE BARRO COZIDO – EXCLUSIVE REFRATÁRIO, FABRICAÇÃO à RUA IVAN VENTURA, 111, JD. SÃO CRIS-TOVÃO, VARGEM GRANDE DO SUL.

VENDE-SE GUITARRA, SALDO DE

BIJUTERIA E ARMARINHO PARA DESOCUPAR PONTOTratar pelo fone: 3641-4195.

VENDE-SE:Berço branco, com colchão Castor novo; andador rosa, Bebê Conforto rosa; Troca-dor Galzerano rosa. Tratar

pelo fone: (019) 9389-2537, com Érika.

VENDE-SE ACESSÓRIOS PARA MONTAGEM DE LOJABalcão, prateleiras, manequins e grades. Interessados

falar com Ricardo pelos fones:(19) 8403-0726 (Tim) 9242-6164

(Claro) 8187-0634 (Tim) 9260-8802 (Claro).

DOAM-SE ESTES CACHORROS

Aceitamos doação de ração e jornais.

Ajude os voluntários. Adote um cachorrinho.

Tratar: 9457-1254 / 9656-7905

Procura-se o dono

Macho, marrom e preto, porte médio

FRETES E MUDANÇASCom caminhão F-4000 baú.Vargem e cidades próximas.

Interessados falar com Branco, fone: 8158-1010 e 3641-6791

Page 32: Edição 1594 - 22/09/2012

C M A P

Gazeta de Vargem Grande, 22 de setembro de 2012 PÁG.4

ALUGA-SE IMÓVEL COMERCIAL COM 6

SALASÓtimo para Clínica, perto do Centro de Saúde. Tratar à rua

Antonio Rodrigues do Prado, nº 30 ou pelo

fone: 3641-4751.

CASA PRÓPRIAVocê quer comprar ou construir sua casa própria, mesmo

fi nanciada pela Caixa? Fale conosco!Roseli/Chiba Telefone:

3641-2504

APARTAMENTO EM UBATUBA

Aluga-se apartamento em Ubatuba, na Praia Grande, a 100 metros da praia. Fa-lar com Bete, do Casarão, pelo fone: 3641-2497.

APARTAMENTO EMUBATUBA

Aluga-se apartamento em Ubatuba, na Praia Grande, a 100 m da praia. Falar com Sueli, pelo fone 3641-1530.

CHÁCARA NO JD FORTALEZA

Aluga-se chácara no Jd. Fortaleza com churrasquei-ra, casa, piscina, campo de futebol para fi ns de semana ou temporada. Tratar pelos

fones: 3641-1530 ou 8168-9072.

VENDE-SE CASA NO CENTRO

Rua Capitão Zeca Ribeiro, 439, 3 quartos, sala, cozi-

nha, lavanderia, 3 garagens e espaço para piscina.

R$ 300.000,00. Tratar com dr. Donizete

pelo fone: 9757-1666.

ALUGA-SE APARTAMENTO

NOVO

3641-2192, falar com Neuza.

ALUGA-SE APARTAMENTO

NOVO

a 100 m da praia. Tratar pelo fone:

PRAIA GRANDEUBATUBA

ALUGA-SECHÁCARACasa com sala, cozinha, 2 banheiros, 2 quartos com 7 beliches

e uma bicama e 2 ventiladores. Quintal com piscina grande, edícula com churrasqueira, fogão, freezer grande + uma caixa térmica, 2 banheiros e salão grande. A 2 Km do centro da cidade Tratar com Schiavo pelo fone: 3641-6738.

ALUGA-SE APARTAMENTO EM SÃO PAULOCom 3 quartos, sendo uma suíte, quarto empregada, 2 garagens, área de lazer com piscina, localizado à Rua Guilherme Cristofel, 414 - Bairro Santana - Edifício Carolina – apto. 11 - Travessa da Av. Voluntários da Pátria. Aluguel: R$ 2.500,00 + R$ 900,00 con-domínio. Tratar pelos fones: 3641-5755 / 3641-2450 / 9775-5654.

VENDE-SE TERRENOS NO JD. SÃO LUIS

Um de fundo para o outro. O primeiro na Rua Carino da Gama Correia, nº 1350 e o outro na Rua São Jorge, ao lado do nº 445. Tratar com o proprietário pelos fones:

(16) 3914-1421 ou (16) 9245-8736.

Precisa-se de:

COSTUREIRAS COM EXPERIÊNCIA

EM MÁQUINA RETAInteressadas ligar

para: 9216-5123 / 3641-8461

Precisa-se de:PESSOA PARA MONTAGEM DE EQUIPAMENTO DE SOM PARA TRABALHAR COM A BANDA

WESTBOYS.Com idade entre 18 e 24 anos. Interessados

enviar currículo com foto para: [email protected]

VENDE-SE TERRENO NO

JD. SÃO PAULORua José Bonifácio,

nº 1.079, medindo 386 m².

Tratar pelos fones: 8231-6070

ou 8263-8085

VENDE-SE TERRENO NO JD. SÃO JOSÉ

Rua Rafael Moreno, lotes 07, 08, área

medindo 1.320 m². Tratar pelos fones:

8231-6070 ou 8119-1514.

ALUGAM-SE 3 CÔMODOS NO

JD. PRIMAVERANos fundos, não tem ga-ragem, localizado na rua Augusto Gadiani, 220. Não pode ter criança, pode ser casal ou uma pes-soa. Tratar com Silvia no mesmo endereço, depois das 17h.

ALUGA-SE CASA NOVA NO JD. SÃO JOSÉ

Com 1 quarto com ventilador teto, banheiro com box e gabinete, cozinha e sala estilo americana. Ideal para 1 ou 2 pessoas. Garagem somente para motos. Valor: R$ 375,00. Requisitos para o contrato: CPF sem restrições e fi ador com imóvel. Tratar pelos fones: 8135-3046 ou 9316-7232.

VENDE-SE CASA NA VILA POLARLocalizada na rua Iletro Cachola, 580, com 2 quar-tos, sala, cozinha, banheiro, lavanderia e quintal, em fase de acabamento. Preço a combinar pelo telefone: 9247-1633, falar com Gilberto.

VENDE-SE LOTES DE 10 X 25 M PARA CONSTRUÇÃO DE SUA CASARua asfaltada, com iluminação e infra-estru-tura pública. Os lotes estão na Rua Emílio

Mazuco, no JD. São Lucas.Restam apenas 6 lotes.

Tratar com Alexandre Dutra (11) 3253-6989 ou Vera Lúcia Lauria Dutra no (11) 3862-8907

CASA E TERRENOVende-se. Tratar pelo fone:

3641-4937.

ALUGA-SE TERRENO NA VILA SANTA TEREZINHA

Rua dos Paulistas, de frente para a Rodoviária, medindo 880 m². Tratar pelos fones: 3641-3013

ou 8103-1314.

PRECISA-SE DE

SOLDADORURGENTE

Tratar à rua Antônio Zamora, 26, falar com Ronaldo

ALUGA-SE SALA PARA CONSULTÓRIO

NO CENTRO

R. Quinzinho Otávio, 128.

Tratar pelo fone: 3641-7474.

ÁREA DE LAZER 240 M² - VILA POLARCom Freezer, geladeira, fogão, 13 jogos de mesa,

piscina, churrasqueira, geladeira, fogão, 13 jogos de mesa, piscina, churrasqueira, quarto.

Reservas: 9820-5592 – Vavá – Diária: R$250,00.

ALUGA-SE CHÁCARA DENTRO DA CIDADE

Com 2 piscinas com aquecedor e 1 hidro, casa mobili-ada, mesa de bilhar, estacionamento interno para 40 carros, ideal para festas de casamento e aniversários, diária ou temporada. Tratar pelos fones: 3641-2566 ou 3641-6046, falar com Maria ou Luis.

PODER JUDICIÁRIO SÃO PAULO

COMARCA DE VARGEM GRANDE DO SUL

PROCESSO nº 79/96

VISTOS.Trata-se de pedido de substituição do encargo de curador

formulado por Carmen Silvia de Carvalho Costa que fi cará como substituta de Antonia Marini Radaelli.

Noticiou o falecimento da curadora juntando documento (fl s. 59).

O Ministério Público concordou com a substituição (fl s. 70).É o relatório.

DECIDIDO.O pedido é procedente.A interdição já foi decretada (fl s. 38/39), sendo de rigor

a substituição do encargo de curador, diante do falecimento do curador anterior.

Ante todo exposto, defi ro o pedido e nomeio Curador do interditado LUZIA FERNANDA RADAELI sua mãe e requerente CARMEN SILVIA DE CARVALHO COSTA, lavrando-se o termo competente.

Em obediência ao disposto no artigo 1.184 do Código de Processo Civil e no artigo 9º, III, do Código Civil, inscreva-se a presente no Registro Civil e publique-se na imprensa local e no Órgão Ofi cial, 3 vezes, com intervalo de 10 dias.

Custas na forma da Lei.

P.R.I.C. Arquivem-se.

Vargem Grande do Sul, 22 de agosto de 2012.

ALUGA-SE CHÁCARA DENTRO DA CIDADE

Com 2 piscinas com aquecedor e 1 hidro, mesa de bilhar, ideal para festas de casamento e ani-versários, diária ou temporada. Tratar pelos fones: 3641-2566 ou 3641-6046, falar com Maria ou Luis.

Precisa-se de:

COSTUREIRA COM EXPERIÊNCIA

Tratar pelo fone: 8318-7777.

VENDE-SE CASA NO CENTRORua Pe. José Valeriano, 90.

TERRENO NO JD. SANTA CRISTINA 2 medindo 252 m², de esquina.

Tratar pelo fone: 9161-7694, com Pacheco.