edição 1 ano 2019 3 a 9 de janeiro - frisia.coop.br - informe frisia em foco.pdf · a taxa mensal...

4
Edição 1 – Ano 2019 – 3 a 9 de janeiro 1 Calendário da Semana REUNIÕES E EVENTOS Acompanhe os próximos eventos e/ou reuniões que a Frísia participa ou realiza. de janeiro (3ª-feira) Comitê de Crédito 08 de janeiro (4ª-feira) Comitê Agrícola 09 Palavras da Governança Não tem como negar que 2018 foi um ano desafiador. Enfrentamos a greve dos caminhoneiros e isso afetou diretamente os nossos negócios. Mas situações como essa só servem para mostrar a força do cooperativismo e que com trabalho, união e persistência conseguimos vencer qualquer obstáculo e continuar crescendo. Mas não apenas de dificuldades foi feito o ano que passou. Em um momento de tantas opiniões e divergências políticas, nós abrimos espaço para te ouvir, através da pesquisa de satisfação. Foi através desse exercício que tiramos novas ideias e inspirações para fazer mais e melhor. Agora um novo ano começa e, com ele, vem um clima de renovação. Nosso país encara uma nova gestão, que consequentemente chega com novas ideias e novos desafios. A Frísia embarca nessa jornada tendo clara sua missão: disponibilizar produtos e serviços de excelência de forma a gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. E você, como sempre, é essencial. Por isso, continue participando e estimulando nossos eventos, projetos e produtos para que possamos colher grandes frutos nesse ano que se inicia. Afinal, nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos. Feliz Ano Novo! EMERSON MOURA - SUPERINTENDENTE “COM TRABALHO, UNIÃO E PERSISTÊNCIA, CONSEGUIMOS VENCER QUALQUER DESAFIO” Emerson Moura

Upload: dinhthuy

Post on 08-Feb-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Edição 1 – Ano 2019 – 3 a 9 de janeiro

1

Calendário da Semana

REUNIÕES E EVENTOSAcompanhe os próximos eventos e/ou reuniões que a Frísia participa ou realiza.

de janeiro (3ª-feira)Comitê de Crédito08 de janeiro (4ª-feira)

Comitê Agrícola09

Palavras da Governança

Não tem como negar que 2018 foi um ano desafiador. Enfrentamos a greve dos caminhoneiros e isso afetou diretamente os nossos negócios. Mas situações como essa só servem para mostrar a força do cooperativismo e que com trabalho, união e persistência conseguimos vencer qualquer obstáculo e continuar crescendo.

Mas não apenas de dificuldades foi feito o ano que passou. Em um momento de tantas opiniões e divergências políticas, nós abrimos espaço para te ouvir, através da pesquisa de satisfação. Foi através desse exercício que tiramos novas ideias e inspirações para fazer mais e melhor.

Agora um novo ano começa e, com ele, vem um clima de renovação. Nosso país encara uma nova gestão, que consequentemente chega com novas ideias e novos desafios. A Frísia embarca nessa jornada tendo clara suamissão: disponibilizar produtos e serviços de excelência de forma a gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. E você, como sempre, é essencial. Por isso, continue participando e estimulando nossos eventos, projetos e produtos para que possamos colher grandes frutos nesse ano que se inicia. Afinal, nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos.

Feliz Ano Novo!

EMERSON MOURA - SUPERINTENDENTE

“COM TRABALHO, UNIÃO

E PERSISTÊNCIA,

CONSEGUIMOS VENCER

QUALQUER DESAFIO”

Emerson Moura

2

PLANO DENTAL UNI: PRAZO PRORROGADOJá pensou contar com uma rede de dentistas por um preço bem acessível? A Dental Uni, em parceira com as cooperativas pertencentes a Unium está oferecendo plano odontológico feito especialmente para cooperados, familiares e funcionários das propriedades. Confira um pouco mais sobre o plano:

- O plano odontológico da Dental Uni tem abrangência nacional e atua em mais de 800 cidades com rede de atendimento. A cooperativa oferece duas opções que cobrem cerca de 234 procedimentos. A taxa mensal para o plano básico é de R$ 9,90 por pessoa. Caso queira inserir a opção de ortodontia e implantes, o plano aumenta para R$ 49,90 por pessoa.

O prazo foi prorrogado! Para aderir os planos, entre em contato com Jamile através do telefone: 42 3231-9039, até 31 de janeiro.

Comunicados

Agriwin

Você controla seus custos de mecanização agrícola?Com o Sistema Gestor Agrícola Agriwin, disponível pela cooperativa, você pode ter esse controle que permite:

VAMOS FALAR SOBRE O

AGRIWIN?

Para saber mais, conhecer ou testar o programa, entre em contato com Marcelo, naMatriz ou pelotelefone 42-3231-9362 para entrar na próxima turma para o treinamento.

Gerenciar custos de manutenção;

Criar seu próprio check-list;

Criar “alertas” visuais indicativos de revisões;

Ter o cálculo de depreciação da sua frota;

Controlar por hora, km ou número de dias;

Controlar duração de custos de cada operação no campo

Outra opção disponível no sistema é a gestão financeira que conta com as ferramentas:

Fluxo de caixa Contas a pagar e receber

Conciliação bancária com importação de extratos, etc.

Com o Agriwin, é possível obter o custo de produção de uma forma simples, intuitivo e

100% online. Suas informações estarão disponíveis em tempo real, em qualquer lugar e

com total sigilo e segurança. Por estar integrado com a cooperativa, o cooperado tem a

sincronização automática de suas movimentações financeiras. As outras informações

realizadas fora da cooperativa podem ser inseridas manualmente.

3

Acontece na Frísia

FRÍSIA APOIA PROJETO QUE TRANSFORMA UNIFORMES DOS COLABORADORES EM PRODUTOS ARTESANAIS

A Frísia é parceira da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tibagi. A associação, inclusive, é um exemplo de empreendedorismo ao transformar um desafio em 2.500 produtos altamente rentáveis em quatro anos. Voluntários da entidade reciclam uniformes e os transformam em itens para o lar, como o kit churrasco formado por avental e luva. O dinheiro das vendas é repassado para a Escola Especial Nilse Terezinha Brandalise Romel, responsável por atender 85 alunos, jovens e adultos, portadores de alguma necessidade especial.

O apoio da Frísia tem um ano. A cooperativa doa mochilas e uniformes recolhidos dos colaboradores. A própria Frísia comprou 80 kits churrasco. “Esse é um projeto sócio-sustentável que recicla, transforma e gera renda. Muito importante porque tem qualidade e mostra a força da união das pessoas”, afirma Luciano Tonon, coordenador de Comunicação e Marketing da Frísia.

Com início em agosto de 2015, o projeto Virando a Camisa surgiu a partir da doação de uniformes para o bazar da Apae. A associação já vendia roupas doadas em bazares e quermesses, porém, apesar da boa qualidade desses uniformes, não houve procura pelos clientes. Na churrasqueira de uma das voluntárias, então, tiveram a ideia de desmanchar as camisas e transformá-las em outra peça, que fosse vendável. O primeiro produto foi o kit churrasco.

A partir disso, começaram a vender as peças em todos os eventos que participam. Atualmente, os uniformes doados, inclusive pela Frísia, se tornam bolsas de viagem, suporte de utensílios domésticos, tapetes, porta ferramentas e sacolas para o Natal.

São 15 mulheres voluntárias na confecção dos produtos, que trabalham, como explica Cristina Roorda, membro da diretoria da APAE Tibagi, “em linha de montagem”. “Recebemos as doações, lavamos, desmanchamos, desenhamos, cortamos e costuramos. Quem não sabe costurar, lava. Quem não lava, desmancha. Todos participam de alguma forma. Nós aproveitamos tudo, nada se joga fora”.

O “desmanche” dos uniformes gera subprodutos -como bolsos, colarinhos, botões etc. -, que servem para a confecção de pesos de porta, pequenas bolsas, nécessaires, entre outros.

Com os recursos do projeto, as voluntárias puderam investir no negócio, comprando máquinas de costura industriais e materiais de acabamento para a produção de novas peças. Os resultados do bazar e do projeto, após pagamento do custeio do imóvel alugado, são destinados para a escola.

Os produtos são vendidos também em um hotel, uma loja de calçados e na Associação Comercial e Industrial de Tibagi. Nenhum desses pontos, no entanto, lucra com os produtos, sendo todo o valor integramente revertido à escola.

“MUITO IMPORTANTE

PORQUE TEM QUALIDADE

E MOSTRA A FORÇA DA

UNIÃO DAS PESSOAS”

Luciano Tonon, coordenador de Comunicação e Marketing.

Informe Frísia em FocoRedação: Igor Leal; Silvia RoordaDiagramação: Igor LealFale conosco! – [email protected] ou 42 3231-9176 4

Pauta Cultural

O QUE VISITAR NO PARQUE HISTÓRICO DE CARAMBEÍ?

Começou o ano novo com o objetivo de visitar o Parque Histórico de Carambeí? Conhecido como o cantinho mais holandês do Paraná, o espaço foi construído em uma área de 100 mil metros quadrados e une uma vasta área de jardins a construções arquitetônicas. O local é dividido em três alas museais. Confira um pouco das principais atrações:

Parque das Águas é o cenário holandês que fascina os visitantes

No Parque das Águas, reprodução de um parque ambiental holandês, o visitante encanta-se com o

cenário que faz com que este sinta-se na Holanda. Neste ambiente é possível degustar as tradicionais

tortas, porções de petiscos típicos holandeses e indonésios, além de contemplar a exuberante

natureza.

Serviço:O Parque Histórico de Carambeí abre de terça a

domingo, das 11h às 18h. Mais informações pelos telefones 42 3231-5063 e 98433-4639.

Estábulo construído em 1946 abriga a primeira ala do museuA Casa da Memória, fica logo na entrada, ocupa um antigo estábulo construído em 1946 e abriga parte do acervo histórico. Neste mesmo ambiente encontra-se o souvenirs que possui bibelôs importados da Holanda e artesanato local, dividindo o ambiente tem o Koffiehuis Confeitaria e Restaurante do Parque onde são servidos pratos doces e salgados com as tradicionais receitas trazidas pelos imigrantes.

Reprodução da antiga Colônia CarambehyA Vila Histórica, ala museal inaugurada em 2011 para celebrar o centenário da imigração holandesa na região, possui réplicas de construções que datam de 1930 a 1950. Nesta área os visitantes são levados para uma viagem no tempo em um vilarejo que reproduz a história e cultura dos imigrantes que se estabeleceram em Carambeí. Essa volta ao passado encanta o público de diferentes idades: os adultos revivem lembranças, já as crianças ficam impressionadas ao ver a simplicidade da vida na antiga colônia e como era viver em período sem a tecnologia dos dias atuais.

Museu do Trator e Implemento AgrícolaO Museu do Trator integra a ala da Vila Histórica e encanta os apaixonados pela vida no campo. Com máquinas e implementos agrícolas mostra as transformações tecnológicas pelas quais a agricultura passou.

Com informações do site do APHC