ediÇÃo 07 - ago.set.out - 2005

12

Upload: viver-melhor-pro-vida

Post on 28-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Estética - Vaidade ou bem estar?

TRANSCRIPT

Page 1: EDIÇÃO 07 - AGO.SET.OUT - 2005
Page 2: EDIÇÃO 07 - AGO.SET.OUT - 2005

02 - AGO/SET/OUT - 2005 - Informativo Pró-Vida

Sempre focada no atendimento das neces-sidades dos clientes, a Clínica Pró-vida está ramificando a sua área de atuação e agora também realiza além de cirurgias plásticas, outros procedimentos na área de estética.

A atuação de clínicas médicas nesse campo vem crescendo nos últimos anos no mundo inteiro, tendo em vista a necessidade cada vez maior do ser humano em melhorar a sua apresentação pessoal e assim conse-qüentemente, aumentar a sua auto-estima.

A Pró-vida a partir de agora conta com diversos procedimentos em estética, pron-tamente qualificada para lhe atender com segurança e agilidade, contando sempre com profissionais capacitados. Entre em contato com o nosso centro de estética e avalie o nosso trabalho.

Novos Serviços

Campanha de Prevenção e Controle do Diabetes Mellitus.Maria Rocha, SESC e Praça Shopping.

O que é Diabetes? / Sintomas / Fatores de RiscoConseqüências / Palestra Educativa

Divulgação da Ação Comunitária para levantamento de casos suspeitos de Diabetes e orientações de saúde para prevenção e controle da doença

Datas: 31/Agosto; 28/Setembro; 26/Outubro; 30/Novembro. Local: Praça Shopping Horário da Ação: 08:00 às 19:00h

Informativo “Viver Melhor”Publicação Trimestral de Responsabilidade da Pró-Vida

Dr. Jaime César Souza - Diretor PresidenteDr. Nei E. Fava - Diretor AdministrativoDr. Varne Viana - Diretor FinanceiroFábio Vandresen - Gerente

RedaçãoDenilson Simerman - Jornalista - SC 02158-JP

FotografiaPâmella Souza dos Santos

Projeto visualAdriano Fernandes da Silva - Designer Gráficowww.adriano.fernandes.nom.br

Tentarei sintetizar o que percebi na evolu ção da profissão médica e fatos marcantes acontecendo em paralelo. Este último século que vivemos foi sem dúvidas o de maior desenvolvimento tecno lógico que a humanidade conheceu. A medicina desde seus primórdios sempre foi dinâmica. Grandes centros médicos sur giram e cientistas alargaram os limites da pesquisa em todos os sentidos. Iniciamos a profissão médica, na década de sessenta, num momento difícil do país, que adotou um governo de exceção. O arrocho atingiu profissionais e instituições médicas.

Por outro lado a década foi pródiga no des pertar da evolução médica até então pouco evidente. Os avanços gradativamente fo ram sendo introduzidos. Muitos de nós fo mos pioneiros na melhoria dos serviços médico-hospitalares em nossas áreas de atuação. A facilitação dos deslocamentos, pelo nú mero crescente de veículos e abertura de novas estradas, fez com que clientes fos sem em busca de novos Serviços Mé-dicos. Agimos no sentido de segurá-los em seu meio, ao não descuidar de nosso aprimo ramento.

A Medicina do estetoscópio e pal-pação feita em consultórios individuais cedeu lugar ao trabalho de equipes em grandes clínicas. Foi fantástica a evolução em pesquisas la boratoriais e equipamentos médicos. Hoje se pratica uma Medicina cara, mas efetiva. Quem de nós, nos idos de sessenta, imagi naria estar hoje convivendo com tomógra fos, ressonância magnética, ultra-sono grafia, hemo e uro-dinâmicas, sondas que penetram por vasos e orifícios em busca de órgãos antes não atingidos e tantos outros exames e métodos terapêuticos?

Nós médicos do interior, em sua maioria clínicos, fomos testemunhas de patologias que hoje já não se vê. Algumas tinham no diagnóstico clínico a quase certeza do óbi to. Assim foi com o tétano neonatal, dos partos domiciliares ou de crianças maiores até então não imunizadas. A coqueluche e a difteria [crupe] matavam. Hoje, já não se diagnostica mais.

Vimos surtos de febre tifóide e malária em nossa mata atlântica. As vacinações em massa e repetidas aboliram a varíola, poli omielite e por último o sa-rampo. O obituário pediátrico de então, assustador, foi esmaecendo e hoje é reduzidíssimo. Graças, entre outras, a duas medidas muito simples: a redescoberta do aleitamento ma terno e o soro caseiro. Nossa ex-pectativa de vida vem subindo gradativamente. Se em cinco décadas atrás era pouco mais de quarenta, hoje alcança os setenta e um anos. Não alcançou índi ces maiores devido a desenfreada mortan dade de jovens e adultos-jovens determi nada por violência e acidentes

40 anos de profissão médicaem rodovias.

Houve uma corrida do ambiente rural para o urba-no. Ao iniciar a década de sessenta, a população rural sobrepujava a urbana. In felizmente hoje a realidade é outra, aconte cendo a inversão em mais de quatro ve-zes. Nós médicos fazemos parte intrínseca da melhoria da evolução do nosso povo. A a ção da medicina, ao lado do sanitário, a ções sociais e culturais levaram a popula ção a melhoria do padrão, embora ainda longe do desejável, que um dia alcançare mos.

Assistimos o homem ir a lua e comunicar se via satélite. Os raros e caríssimos tele fones de antes, declarado na relação de bens do imposto de renda, generalizou-se e hoje faz com que controlemos nossos paci entes em tratamento domiciliar a grandes distân-

cias como ocorre em nosso interior. O telefone refletiu na queda de internações hospitalares.

A família, como conhecíamos, transformou -se. As mudanças refletiram-se em nossos serviços.

Há quarenta anos iniciamos a pro-fissão como dos últimos a conviver com assistên cia personalizada e privativa, estendendo a ação aos domicílios. Ron-davam indícios da previdência oficial. Esta ao chegar, mais tarde, modificou a sistemática assistencial. O cliente pri-

vado que transacionava direta mente com seu médico desapareceu. Foi substituído pelos portadores de cartões de consultas. A massa buscou cada vez mais o serviço público.

Em quarenta anos casamos, tivemos filhos e agora netos. Nossos cabelos rarearam e branquearam. As lentes fazem parte per manente de nossas fisionomias. O trabalho diuturno ensinou-nos a dormir menos e dei-xar um tanto de lado o lazer e os cuidados pela nossa sobrevivência. Somos o próprio provérbio: “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”.

Agradecemos ao Conselho Regional de Medicina, em nome de seus atuais dirigen tes, a oportunidade de mostrar ao sul cata rinense o zelo da entidade pelos seus afili ados. Quatro décadas de trabalho não é para qualquer profissional, é coisa de Médico.

Pronunciamento feito em Araranguá, por ocasi ão em que o Conselho Regional de Medicina homenageou seis médicos do sul catarinense com o Diploma de Mérito Médico pelos quarenta anos de profissão. São eles os doutores:

HENRIQUE PACKTER de Criciúma, AROLDO DUARTE SCHMITZ de Turvo, CIRILO AUGUS TO VIEIRA DE CASTRO FARIA de Urussanga, AIRES ANTÔNIO DE SOUZA de Imbituba, 0 LEGÁRIO MAINIERI e

ARARY CARDOZO BITTENCOURT de Tubarão.

Dr. Arary C.Bittencourt I Médico Pediatra

EditorialEditorial

Page 3: EDIÇÃO 07 - AGO.SET.OUT - 2005

AGO/SET/OUT - 2005 - Informativo Pró-Vida - 03

Sem medo de retirar as gordurinhas indesejadas

A drenagem linfática é outra técnica dispo-nível no Centro de Estética da Pró-Vida. Ela é utilizada tanto de forma estética quanto clínica no complemento de lipoaspiração ou quando da retirada do excesso de pele do abdômen.

O procedimento resume-se a uma mas-sagem suave com o objetivo de drenar o excesso de líquido acumulado numa certa região do corpo, levando esse líquido de volta à circulação sanguínea. Além de estimular a circulação a drenagem linfática também elimina toxinas, facilitando o escoamento do líquido linfático (que fica entre as células e é rico em gordura). Com isso limpa, regula e nutre os tecidos, renovando a capacidade de auto-defesa e auto-purificação do organismo. A pressão das mãos na massagem também faz com que os nódulos de celulite e gordura sejam dissolvidos e eliminados na urina e na transpiração.

Segundo o cirurgião plástico André de

A cirurgia de lipoaspiração é um dos pro-cedimentos realizados no Centro Cirúrgico da Pró-Vida. Para saber mais sobre este assunto entrevistamos o cirurgião plástico Carlos Teske.

VM - O que é o procedimento de Lipoaspiração e qual sua indicação?

Teske - É um procedimento cirúrgico no qual são retirados excessos de gordura de determinadas partes do corpo, através de pe-quenas incisões que dão entrada às cânulas de lipoaspiração. A melhor indicação desta técnica é quando existe gordura excedente em áreas localizadas do corpo.

VM - Quais os requisitos necessários à pessoa que deseja se submeter a uma lipoaspiração?

Teske - Em primeiro lugar é imprescindível que o paciente encontre-se em perfeitas condi-ções clínicas e laboratoriais de saúde, ou seja, deve ser uma pessoa saudável. Em seguida

é necessário que existam áreas localizadas de excessos de gordura; e por último deve a paciente estar com seu peso o mais próximo possível do normal.

VM - Quais os riscos da cirurgia?

Teske - Quando o paciente estiver com todos os exames normais, com boas condições de saúde e tendo uma indicação precisa do procedimento, os riscos são baixos, semelhantes a riscos do dia a dia, nas estradas, no trabalho, nos esportes.

VM - O que, sobre lipoaspiração, é mito?

Teske - Algumas pessoas acreditam que uma lipoaspiração possa emagrecer alguém. Isto não é verdade. Outras acreditam que de-pois de uma lipoaspiração nunca mais poderão engordar e isto também não é verdade. Outras ainda acham que uma lipoaspiração poderá fazer com que seus corpos ou sua pele voltem a ter a elasticidade e a textura de quando eram

adolescentes ou pré-adolescentes, e isto também não é verdade.

VM - Quanto tempo dura o procedimento?

Teske - Uma lipoaspiração de porte médio dura em torno de 90 minutos e normalmente é realizada sob anestesia peridural. As lipoaspi-rações com anestesia local, de pequeno porte e de porte médio, que não necessitem internação hospitalar, são quase todas realizadas no Centro Cirúrgico da Pró-Vida. Aqui dispomos de toda infra-estrutura necessária para qualquer tipo de anestesia, semelhante aos outros Hospitais.

VM - Quais os cuidados no pós-operatório?

Teske - Os maiores cuidados são: usar compressas frias nas primeiras 48 horas, usar um modelador compressivo por um mês e fazer drenagens linfáticas manuais durante um a dois meses, com profissionais habilitados além de seguir outras orientações complementares do médico assistente.

Miranda Gomes, que atende na Pró-Vida, a drenagem linfática, quando feita após a cirur-gia de lipoaspiração, acelera a recuperação do paciente diminuindo o inchaço e desfazendo nódulos cicatriciais. “Com a massagem ma-nual a circulação linfática vai sendo reativada provocando a reabsorção do edema”, explica.

Além disso, a drenagem linfática promove relaxamento e bem-estar. “O toque da mão provoca liberação de endorfina, o que faz a pessoa se sentir melhor. Tanto é verdade que algumas pacientes, após o fim do tratamento, continuam fazendo a drenagem por se sentirem bem”, afirma André.

A técnica é indicada também para pessoas com problemas de pele irritada, musculatura tensa, sistema nervoso abalado, além de auxi-liar no tratamento de alguns tipos de celulite. Todos esses aspectos fazem da Drenagem Linfática uma massagem de altíssimo nível, e a coloca no rol das melhores técnicas do mundo.

Drenagem Linfática: mais saúde e bem-estar

Além da drenagem linfática ma-nual existe também

a massagem feita através de aparelho (endermo).

Dr. Carlos TeskeCirurgião Plástico

LipoaspiraçãoLipoaspiração

Page 4: EDIÇÃO 07 - AGO.SET.OUT - 2005

A n t e s D e p o i s

04 - AGO/SET/OUT - 2005 - Informativo Pró-Vida

Diz o ditado que “de graça, vale tudo - até injeção na testa”. Não é o que mostra a reali-dade das clínicas de estética em todo o país. Tem muita gente pagando caro para receber agulhadas não só na testa como no nariz, no queixo, nas têmporas, nas sobrancelhas, nos lábios e nas bochechas.

A cada ano, mais brasileiros se submetem a aplicações da toxina botulínica, conhecida popularmente como Botox, para conseguir uma aparência mais jovem. A ponto do país ser o segundo no ranking mundial do uso cosmético dessa substância. Em número de aplicações, só perde para os Estados Unidos. Pois agora esse poderoso aliado da beleza e juventude pode ser encontrado também no Centro de Estética da Pró-Vida.

No começo o Botox era conhecido apenas como rejuvenescedor facial capaz de passar a ferro os famosos “pés de galinha” ao redor dos olhos, bem como aquelas rugas na testa que dei-xam a pessoa com expressão sisuda e envelhe-

Quem quer

Injeção na Testa?

O procedimento dura no máximo 20 mi-nutos e pode ser feito no consultório mesmo. Uma hora e meia antes é aplicado uma pomada anestésica. A aplicação da toxina é feita com uma agulha fina, como as de insulina. Cada ponto da face recebe uma gota de 0,1ml.

Segundo a médica Maria Virgínia, o pacien-te pode sentir apenas uma leve ardência, mas nada que o incomode. O procedimento também não deixa seqüelas na pele embora durante a aplicação seja possível que um vaso sanguíneo seja atingido formando um leve hematoma que, na maioria das vezes, se assemelha a uma picada de mosquito. Em peles mais sensíveis pode oca-sionar vermelhidão um pouco mais prolongada que some nos dias seguintes.

Cuidados: O período seguinte a aplicação exige cuidados especiais: nas primeiras seis horas o paciente não deve deitar em 90 graus, no máximo dar uma reclinada. Durante as pri-meiras 24 horas não se deve massagear o local, nem passar cremes ou fazer atividade física. “É que a toxina pode espalhar para locais que não se quer atingir”, explica a dermatologista.

Como é a aplicação?

cida. Mais recentemente passou a ser utilizado também para amenizar “pequenas imperfeições” como lábios assimétricos, sobrancelhas caídas e também o chamado bigode chinês (vincos que se formam entre o nariz e os cantos da boca). Hoje o uso dessa toxina na estética vai desde exterminar por uns tempos as rugas até diminuir o suor das mãos e axilas. O recurso é indicado tanto para homens como para mulheres mas, nos consultórios de estética, o público feminino ainda é maioria.

A dermatologista Maria Virgínia B. Guedes, que atende na Pró-Vida, explica como é feito o tratamento com Botox. A toxina é aplicada com uma injeção no músculo da face atingindo as terminações nervosas que provocam a contra-ção do músculo. O botox bloqueia então essas terminações nervosas impedindo a contração e conseqüentemente a formação das rugas.

A ação começa em cinco dias e completa-se no décimo quinto dia após a aplicação. Por isso retoques eventualmente necessários só podem ser feitos após esse prazo. Ao contrário de outros

procedimentos estéticos, o Botox não tem efeito permanente. “Em no máximo seis meses a toxina vai sendo metabolizada, as terminações nervosas vão se regenerando e o efeito diminuindo trazen-do novamente as rugas”, explica Maria Virgínia.

Resultado - As injeções de Botox não são baratas. Para corrigir as rugas da face, por exem-plo, gasta-se cerca de mil reais para durar de quatro a seis meses. Mesmo assim compensam pela visível melhora que elas produzem. Depois de dez dias de aplicação a pessoa pode sentir-se rejuvenescida cerca de cinco anos, desde que a pele não seja flácida. Além disso, ajuda a aumentar a auto-estima com grande melhoria na qualidade de vida do paciente.

O maior receio de quem recorre ao botox, no entanto, é de que o resultado fique artificial. “Depende muito de como a aplicação é feita. Se for realizada na medida do preconizado e por um profissional qualificado o resultado fica muito satisfatório”, garante a dermatologista.

Toxina é indicada para quem tem excesso de suorOutra indicação do Botox é no tratamento de quem tem excesso de suor nas axilas e nas palmas

das mãos e pés. Ao ser aplicada nas glândulas sudoríparas a toxina faz bloqueio neurológico tirando o estímulo da glândula para produzir o suor. A exemplo da face, porém, a ação do Botox nesse caso também tem prazo de validade: em média 9 meses. Nas mãos, a aplicação é mais dolorida e usa-se uma anestesia que bloqueia os nervos, porque a pomada anestésica não é suficiente. Já nas axilas, o uso da pomada é suficiente.

Onde o Botox pode ser aplicado?Locais da face (nervos musculares) em que a toxina é aplicada Corrugador (olhos - ruga da preocupação) Frontal (testa) Orbicular dos olhos (“pés-de galinha”) Elevador do lábio (sorriso aberto, em que a gengiva aparece) Depressor do ângulo da boca (bigode chinês) Mentoniano (queixo contraído) Sobrancelha (levantá-la para ficar arqueada)

Dra. Maria Virgínia GuedesDermatologista

BotoxBotox

Page 5: EDIÇÃO 07 - AGO.SET.OUT - 2005

Sala de Exames e entrega de resultados

Neste setor funciona a coleta de exames laboratoriais e a entrega dos resultados de todos os exames realizados na Clínica.

Agilidade, competência e profissionalis-mo são as maiores qualidades dessa equipe que é formada por: Renata, Marilene, Gisele e a Coordenadora Edna Baesso.

Pronto AtendimentoQuando o assunto é Pronto Atendimento a

Pró-Vida também é referência regional. Através das instalações modernas e equipe profissional, a Clínica busca oferecer aos seus clientes a segurança e o conforto que merecem. O setor possui uma equipe de enfermagem que, através da qualifi-cação permanente, está preparada para atender a todo tipo de emergências. Compõem o qua-dro de enfermagem os seguintes profissionais: Marilda Lima - gerente de enfermagem; Abda, Ana Lúcia, Célio, Cristiane, Elizabeth, Geór-gia, Gislaine, Graziela, Lucimara, Michela, Maria Nazaré, Maria Frontina, Neidimar e Elisângela – equipe de enfermagem.

AGO/SET/OUT - 2005 - Informativo Pró-Vida - 05

Lábios grandes e carnudos geralmente são ostentados pelas mulheres como objetos de sedução e beleza. Para nem todas, no entanto, a natureza foi tão generosa. O bom é que novas técnicas de preenchimento dos lábios, disponi-bilizadas pela Pró-Vida, são capazes de resolver esse problema.

Para fazer o preenchimento dos lábios é usa-do o metacril, que tem efeito permanente. Outras substâncias como o ácido hialurônico, que é um constituinte da própria pele, são absorvíveis e de efeito temporário de até 12 meses, mais que o Botox, portanto.

Tanto o Metacril quanto o Ácido também são aplicados em rugas preenchendo o sulco e

alisando a pele. Ou então na correção do famo-so “bigode chinês”, aquelas depressões que se formam no ângulo da boca.

A aplicação do preenchimento também é feita através de seringas de insulina com 1 ml de substância. O procedimento é quase indolor. Para aumentar os lábios, no entanto, o sofri-mento é maior, já que não é possível anestesiar o próprio lábio, somente a região da boca, como no consultório dentário.

A vantagem do preenchimento é que o resultado é imediato e o custo, menor que o do Botox: em média de R$ 600 a R$ 800,00.

Por dentroPor dentro

Preenchimento: encha sua boca de beleza

Conheça os setores da Pró-Vida

Atendimento diário das: 8 horas às 23 horas, inclusive sábados, domingos e feriados.

Agendamento de consultas pelos telefones:

(48) 631-1515 / 631-1516

Veja os horários de atendimento da Pró-Vida

AtendimentoAtendimento

Page 6: EDIÇÃO 07 - AGO.SET.OUT - 2005

06 - AGO/SET/OUT - 2005 - Informativo Pró-Vida

&Dois bons motivos para

aderir à moda do silicone

As mulheres brasileiras descobriram mais um método de sedução. Depois do bumbum, a bola da vez é o peito turbinado. A ponto de pa-cientes que no passado operaram para diminuir o tamanho da mama, voltarem agora aos con-sultórios para colocar uma prótese de aumento. No centro de estética da Pró-Vida os médicos chegam realizar, durante o período de férias escolares, em média 15 a 20 cirurgias por mês.

A maioria das pacientes é composta por mu-lheres com menos de 30 anos que desejam aumen-tar a mama e procuram o consultório médico por indicação de alguma amiga. O cirurgião plástico, Luiz Fernando Delpizo Miranda (foto acima), explica que o procedimento para o implante da prótese - conhecido como mastoplastia de aumento - pode acontecer de três formas: com um corte abaixo das axilas (via axilar), através do mamilo (via transaureolar), ou pela parte

inferior da mama (via submamária). Em geral, a submamária é a mais realizada,

pois não deixa cicatriz. Como não é necessário internação a cirurgia pode ser feita em regime ambulatorial. É aplicada anestesia local e uma sedação que deixa a pessoa sonolenta. O pro-cedimento dura cerca de 60 minutos sendo que duas horas depois, a paciente já pode ir embora.

Segundo Luiz Fernando, qualquer mulher pode colocar uma prótese, porém, o mais indi-cado é que a cirurgia ocorra três anos depois da primeira menstruação, pois antes disso o corpo ainda está em formação e as mamas podem ter modificações. O médico explica ainda que a pró-tese de silicone não interfere no funcionamento das glândulas mamárias porque é colocada em cima do músculo do peitoral, por trás da mama. Tanto que quando bem colocada a bolsa de silicone sequer é palpável.

Beleza auto-estima

Dr. Luiz Fernando Delpizo MirandaCirurgião Plástico

Page 7: EDIÇÃO 07 - AGO.SET.OUT - 2005

AGO/SET/OUT - 2005 - Informativo Pró-Vida - 07

A maior parte das mulheres que recorrem ao silicone possui seios poucos desenvolvidos. Outras, que após a gravidez ficam com a mama meio caída, querem melhorar o aspecto do seio. “Na maioria dos casos, envolve uma questão de aceitação pessoal e auto-estima. Faz bem para a mulher sentir-se bonita e atraente”, analisa o cirurgião, que recentemente operou uma senhora de 72 anos que aumentou a mama.

Há situações, porém, em que a prótese atende a uma necessidade de reconstrução mamária. É o caso de mulheres com câncer subme-tidas a mastectomia (retirada da mama), ou que tem assimetria no peito, ou ainda que sofreram acidente e precisam reconstituir a mama. “A maioria sente-se mais feliz e disposta depois da reconstrução. Principalmente, nos casos em que a mulher passou algum tempo sem a mama e voltam a percebê-la com a cirurgia”, relata,

A estética, porém, é o carro chefe das cirurgias. Além dos seios, as próteses de silicone são indicadas para quem quer aumentar nádegas e panturrilhas. Mais recentemente a técnica passou a ser aplicada também aos homens que querem deixar o peito com aspecto mais musculoso. Nessa cirurgia uma prótese peitoral com silicone duro é colocada por trás do músculo para deixar com aspecto mais volumoso. O implante não tem risco de deslocar e permite a pessoa fazer musculação normalmente.

Técnica é usada na reconstrução

da mama

Recuperação rápida e indolor

Para implantar uma prótese de silicone a paciente deve antes fazer um bom acompanhamento médico onde será avaliado o seu biótipo, o espaço no seio para comportar a prótese e a quantidade de silicone mais apropriada.

O médico Luiz Fernando explica que até alguns anos atrás a prótese era feita com silicone líquido envolvido por outra camada mais fina de silicone duro. Com o tempo o material extravasava a barreira externa deixando a mama rija com aspecto artificial. Por isso era necessário trocar de 10 em 10 anos. “Hoje o silicone das próteses é semelhante a um gel coeso mais gelatinoso e o revestimento que antes era liso foi substituído por prótese texturizada com três camadas de proteção. Por isso a prótese é mais resistente e não vaza, sendo desnecessária a troca periódica”, afirma.

Mesmo assim é preciso ter cuidados especiais no pós-operatório. São 30 dias sem fazer exercício pesado e usando sutiã especial, tipo corpete, que abre pela frente. Durante um mês a paciente também não pode dormir de barriga para baixo. Seis meses após o operatório a mulher pode engravidar e amamentar normalmente.

Page 8: EDIÇÃO 07 - AGO.SET.OUT - 2005

08 - AGO/SET/OUT - 2005 - Informativo Pró-Vida

Para a maioria das mulheres depilação é sinônimo de desconforto e dor provocada por gilete, cera fria ou quente, eletrólise... Para os homens lembra o sacrifício, às vezes diário, de encarar o espelho e fazer a bendita barba!

Bem menos dolorida e com a vantagem de ser definitiva, a depilação a laser é um dos serviços mais procurados nos consultórios dermatológicos da Pró-Vida. A técnica pode ser aplicada em qualquer região do corpo. A maioria das mulheres recorre ao laser para pôr fim aos pêlos das axilas, da virilha e pernas. A alternativa também é indicada para aquelas mulheres que querem eliminar o buço.

De acordo com o dermatologista da Pró-

Laser garante depilação definitiva

Vida, Luis Gustavo S. de Ávila, embora não seja um procedimento barato, investir numa depilação definitiva a laser, no final das contas, acaba sendo vantajoso. “Se somarmos o custo que uma mulher tem para depilar duas vezes por mês uma região do corpo, em dois anos pagaria o procedimento com laser com a vantagem de, nesse caso, o resultado ser definitivo”, calcula o médico.

Quem pode fazer?

Antes de partir para a depilação a laser é preciso fazer uma avaliação médica a fim de ve-rificar as possíveis vantagens e desvantagens, de

acordo com as características físicas do paciente. Segundo o dermatologista Luis Gustavo o tra-tamento têm melhores resultados em pessoas com pêlos grossos e escuros. Pessoas com pêlos claros geralmente não têm boa resposta ao laser.

Para se chegar a um resultado satisfatório e definitivo o paciente geralmente tem que se submeter a várias sessões, em média seis, sen-do uma por mês. As sessões são simples e não exigem nenhuma preparação sendo praticamente sem dor. De acordo com Luis Gustavo além da eliminação definitiva dos pêlos, outra grande vantagem da depilação a laser é o rejuvenesci-mento da pele.

A busca pela beleza ganhou nos úl-timos anos um aliado poderoso e seguro: o laser. Se no passado essa tecnologia ainda era deficiente e oferecia muitos riscos, hoje o laser é uma das mais eficientes e rápidas maneiras de retirar pequenas manchas cutâneas, rejuvenes-cer a pele e eliminar para sempre aqueles pêlos indesejados.

Agora essa ferramenta da beleza está disponível também na Pró-Vida que con-ta, desde o mês de julho, com um moder-no aparelho de laser para procedimentos estéticos. É o primeiro equipamento deste tipo na região da Amurel, garantindo à população de toda a região um tratamento seguro e de qualidade.

Segundo o dermatologista Luis Gustavo quando aliado a outras técnicas como cremes e ácidos, o laser pode ser uma das alternativas nesse caso. Dependendo do tipo de estria, a resposta ao tratamento com laser é satisfatória. A boa notícia é que o procedimento com laser não causa ver-melhidão nem escamações na pele. Hoje, com o avanço na qualidade do laser, a pessoa não sofre desconforto e não é obrigada a ficar em casa durante dias após o procedimento.

Bom resultado contra estrias

Sem dorSem dor

Dr. Luis Gustavo S. de ÁvilaDermatologista

Page 9: EDIÇÃO 07 - AGO.SET.OUT - 2005

AGO/SET/OUT - 2005 - Informativo Pró-Vida - 09

Anátomo patologiaCistoscopiaColposcopiaDensitometria ósseaEcocardiograma (Adulto e pediátrico)Ecocardiograma de stressEletrocardiogramaEletroencefalogramaEspirometriaExames de LaboratórioHolter digitalLaboratório de HalitoseMamografiaMAPA (Monitorização ambulatorial da pressão arterial)

PH-MetriaRaio-X simples e contrastadoTeste de Esteira ComputadorizadaUltra-Som com Doppler coloridoUrodinamicaVídeo ColonoscopiaVídeo Endoscopia DigestivaTomografia Computadorizada

Relação de exames que a Pró-vida oferece

Se você é daqueles homens que acha uma chatice ter que fazer barba todos os dias, esta notícia é para você. Embora não seja exatamente uma novidade, só agora é que a maioria dos homens descobriu a possibilidade de inibir definitivamente com laser o crescimento dos pêlos da barba ou desenhar melhor o contorno da mesma. A depilação definitiva à laser também é uma boa alternativa para quem quer retirar apenas aqueles pelinhos encravados que tanto incomodam ao barbear. Esse tipo de procedimento também pode ser feito na Pró-Vida.

A técnica do laser auxilia também na redução de sardas e pequenas manchas. Algumas delas, menores de meio centímetro e que surgem no dorso das mãos e no rosto principalmente de pessoas com idade entre 40 e 50 anos, são trata-das especialmente com laser. Segundo o médico Luis Gustavo, as chamadas melanoses solares são retiradas sem danificar a pele ao redor. Existem outras manchas escuras na face que não são tão comuns em que o laser também é a melhor opção.

Outra indicação é no tratamento de Telan-

O fim das manchas na pelegiectasias - pequenas lesões vasculares formadas pelo aumento de vasos sanguíneos na face, prin-cipalmente na região da bochecha e ao redor do nariz. Acontecem pela exposição crônica ao sol, por tendência genética, por uso de corticóides ou em pessoas com diabetes. Independente da origem todos respondem da mesma forma ao tratamento com laser. Já as melasmas - manchas de pele que surgem entre 20 e 40 anos, podem ser tratadas com laser, mas também com outras técnicas mais baratas como o pieling e cremes.

Barba nunca mais?

ExamesExames

CardiologiaCardiologia pediátricaCirurgia geralClínica médicaCirurgia pediátricaCirurgia plásticaCirurgia oncológicaDermatologiaEndocrinologiaFisioterapiaGastroenterologiaGastroenterologia pediátricaGinecologiaHomeopatiaInfectologiaMedicina do TrabalhoNeurologia NutricionistaOftalmologiaOrtopediaOtorrinolaringologiaPediatriaPneumologia (adulto e infantil)ProctologiaPsicologiaPsiquiatriaUrologia

Relação das especialidades da Pró-vida

EspecialidadesEspecialidades

Outros ServiçosOutros ServiçosCentro de estéticaLaserServiços de enfermagemCentro CirúrgicoPuva

Page 10: EDIÇÃO 07 - AGO.SET.OUT - 2005

AcneAcne

10 - AGO/SET/OUT - 2005 - Informativo Pró-Vida

Medicamento pode acabar com o problema

A acne é uma doença de predisposição genética, que acomete as glândulas sebáceas e os folículos pilosos. As lesões da acne (cravos e espinhas) costumam surgir na adolescência. Mas ela pode persistir na idade adulta e, até mesmo, surgir nes ta fase

devido a distúrbios hormonais, principalmente em mulheres.

As glândulas sebáceas do nosso corpo associadas ao pêlo produzem uma secreção - o

sebo - que sai pela pele através de um canal. O aumento de sebo associado às célu-

las mortas fecha a saída do poro, formando um tampão, o cravo. Já a espinha é fruto de uma bactéria existente dentro da glândula que, em contato com o sebo, irrita o local levando a uma inflamação que deixa a pele avermelhada, inchada e com pus.

Segundo a médica Lud-mila Mariot Vieira, dermato-logista da Pró-Vida, a acne é mais comum nas áreas do corpo ricas em glându-las sebáceas como a face, ombros, costas e tórax. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo, na maio-ria das vezes, de pequena e média intensidade. Em al-guns casos, porém, o quadro pode tornar-se mais intenso gerando lesões grandes e in-flamatórias, que se ligam por sob a pele deixando cicatrizes após o desaparecimento da

inflamação.

Dra. Ludmila Mariot VieiraDermatologista

Tratamento

De acordo com a dermatologista o tratamento deve ser iniciado logo no começo, para evitar cicatrizes. Pode ser feito com medicações de uso tópico, visando a desobstrução dos folículos e o controle da proliferação bacteriana e da ole-osidade. Dependendo da intensidade do quadro, também poderão ser usados medicamentos via oral - geralmente antibióticos para controlar a infecção.

Porém é preciso cuidado: a acne é uma do-ença e por isso mesmo deve ser tratada por um médico. “Nunca use medicamentos indicados por leigos ou pessoas que tenham um quadro seme-lhante ao seu. Eles podem não ser apropriados ao seu tipo de pele”, aconselha Ludmila.

Além de medicamentos tópicos e orais, ou-tros tratamentos associados como peelings e a limpeza de pele podem ser utilizados. Todos são disponíveis na Pró-Vida. É importante salientar, no entanto, que nada disso resolve o problema definitivamente.

Segundo Ludmila, somente uma medicação de uso oral - a Isotretinoína, que é um derivado da vitamina A - pode curar definitivamente a acne. O tratamento dura em média cinco meses e a eficácia de cura é de 90%. O remédio atrofia a glândula que produz o óleo da pele, eliminando para sempre a causa da acne.

Durante o uso a pele resseca bastante, princi-palmente os lábios, mas depois volta ao normal. A única restrição é que a mulher não pode en-gravidar enquanto está usando o medicamento.

A desvantagem desse medicamento fica por conta do preço: uma caixa do remédio custa

em média R$ 125,00. Para se chegar a um resultado satisfatório, são necessárias duas caixas do remédio a cada 30 dias, durante pelo menos cinco meses.

Page 11: EDIÇÃO 07 - AGO.SET.OUT - 2005

AGO/SET/OUT - 2005 - Informativo Pró-Vida - 11

PUVAEquipamento é o único no sul do Estado para tratamento de psoríase e vitiligo

Pacientes com psoríase e vitiligo já podem realizar na Pró-Vida o tratamento à base de PUVA - Psoralênico + Ultra Violeta A. Este tipo de tecnologia, única no sul do Estado, con-siste em expor a pessoa a doses determinadas de irradiação Ultra Violeta A, a mesma presente nos raios do sol, combinando as exposições com medicamento psoralênico. O remédio, que é ingerido duas horas antes da exposição na máquina de PUVA, deixa a pele mais sensível à luz. Já os raios de Ultravio-leta A estimulam a repigmentação da pele, revertendo o quadro em pacientes com vitiligo, por exemplo.

Nos casos de psoríase a irradiação induz à remissão da doença. A exposição na máquina de PUVA varia de 7 a 10 minutos, de-pendendo do caso, numa média de duas sessões por semana. O paciente fica de biquíni ou calção, de pé em frente à máquina, como se fosse uma câmara de bronzeamento artificial. “Para pacientes com psoríase a fototerapia é o tipo de tratamento que traz melhor satisfação e resultados”, afirma o dermatologista Luis Gustavo de Avila. Existem outras propostas de tratamento, mas de todas, a PUVA é a mais prática e a mais barata também.

O vitiligo é responsável pelo surgimento de manchas brancas na pele em várias regiões do corpo. Por algum motivo ainda desconhecido da medicina, determinadas áreas do corpo ficam sem pigmentação. No tratamento com PUVA estimula-se a célula da região próxima a cobrir a mancha. Dependendo do tamanho da lesão, o tratamento

pode durar até um ano.Já a psoríase é caracterizada pela mul-

tiplicação celular acelerada, o que provoca escamação da pele. Uma doença extremamente comum que causa incômodo e comprometi-mentos estéticos. Por isso atrapalha principal-mente a vida social do portador. Com o Puva a irradiação ultravioleta A desacelera esse processo, reduzindo os danos.

Existe ainda a irradiação UVB - Ultra violeta B, que dispensa o uso do psoralênico e é feita na mesma máquina que a UVA. Com a aquisição do aparelho de PUVA a Pró-Vida abre caminho para a futura implantação de um centro de fototerapia.

Campanha do AgasalhoDurante o mês de junho aconteceu a

Campanha do Agasalho promovida pela Pró-Vida em parceria com o SBT. Foram arreca-das mais de 600 peças de roupa que foram entregues a famílias carentes de Tubarão.

Clínica realiza palestra para gestantes.

Na Pró-Vida as futuras mamães recebem um tratamento todo especial. Além das con-sultas, exames e acompanhamento Pré-Natal a Clínica oferece periodicamente um curso gratuito para as gestantes clientes. O último deles ocorreu em maio deste ano. No curso, que foi ministrado em três noites, as grávidas ouviram de ginecologistas orientações sobre o parto e período pós-gestação. Tiveram ainda palestras com pediatras acerca dos cuidados com o bebê. As aulas tiveram a contribuição de um fisioterapeuta e uma nutricionista que falou sobre a alimentação da mamãe e do bebê. Além das gestantes o curso foi aberto à participação dos futuros pais.

ReconhecimentoEm março deste ano a Pró-Vida recebeu

os cumprimentos da Câmara de Vereadores de Tubarão. Em requerimento assinado por todos os vereadores, o Legislativo Munici-pal parabenizou a Clínica pela continuidade do “Projeto de Caminhada”.

Nos dias de 28/02 a 04/03 os caminhan-tes que passaram pela Avenida Marcolino Martins Cabral receberam atenção dos pro-fissionais da saúde da Clínica, nos seguintes itens: medição de pressão arterial no início e final da caminhada; medição de peso e altura, cálculo do índice de massa corporal e teste de capacidade pulmonar.

Os caminhantes receberam ainda pan-fletos com informações sobre a prática da caminhada e condicionamento físico. O requerimento dos vereadores termina di-zendo que iniciativas como a da Pró-Vida incentivam a prática de esportes, além de contribuir para o bem estar dos praticantes de exercícios físicos.

Ações Pró-VidaAções Pró-Vida

Page 12: EDIÇÃO 07 - AGO.SET.OUT - 2005

12 - JUL/AGO/SET - 2005 - Informativo Pró-Vida

PeelingSua pele pode rejuvenescer em até cinco anos

O pelling é um dos recursos mais procurados nos consultórios dermatológicos e clínicas de es-tética, principalmente por mulheres interessadas em rejuvenescer a pele. Ele é capaz de eliminar manchas do sol e até estrias. O inverno é o período mais indicado para o peeling mas é possível fazer também no verão. Não requer anestesia e pode ser feito no consultório dos dermatologistas da Pró-Vida. Dependendo do caso o peeling pode ser superficial, médio ou profundo, variando conforme a concentração e tipo do ácido usado.

Mais comum é o superficial feito com ácido retinóico e aplicado diretamente na pele. O quí-mico permanece agindo por cerca de seis horas e promove uma queimadura que, no dia seguinte, vai acarretar uma discreta escamação da pele. Nesse processo as manchas provocadas pelo sol, bem como aquelas manchas marrons na região malar, das bochechas e no buço, são eliminadas, dando à pele uma aparência mais rejuvenescida.

Para se submeter ao tratamento o paciente tem que ir preparando a pele com aplicações de ácido em creme pelo menos 15 dias antes. O peeling é indicado ainda no tratamento de rugas leves e de ceratosas, aquelas irritantes casquinhas na pele.

Segundo dermatologistas o tratamento de

nível médio pode resultar num rejuvenescimento de 1 a 5 anos da pele. Em nível profundo, dependendo do preparo prévio da pele, o rejuvenescimento pode chegar de 5 a 15 anos.

Os efeitos após o peeling variam conforme a profundidade da aplicação. Vermelhidão, descama-ção e recuperação rápida (2 a 10 dias) no superficial. No médio, inchaço, dor, secreção e crostas, com recuperação num prazo de mais ou menos 10 a 20 dias, podendo apresentar pele avermelhada por até 3 meses. Por isso é importante após o procedimento não pegar sol por pelo menos 15 dias a fim de evitar manchas. E nos primeiros cinco dias abusar do hidratante e protetor solar.

De acordo com a dermatologista Maria Virgí-nia B. Guedes, a tendência atual é agredir menos a pele por mais vezes, do que agredir profundamente uma vez só. “Se o caso for de mancha o tratamento se resume de um a dois peeling. Para rugas o ideal é o peeling médio. Nesse caso são feitas três apli-cações superficiais seguidas, no intervalo de três semanas”, explica a médica.

O custo médio de um peeling superficial varia entre R$ 180 a R$ 200. Ou seja: mesmo não sendo tão barato é bem mais acessível que o laser, tendo, na maioria das vezes, um resultado favorável semelhante.

Diminuindo estriasDependendo do tipo da estria e do tempo da

lesão o resultado positivo do peeling chega a 80%. Segundo a médica Maria Virgínia o sucesso é maior contras as estrias vermelhas ou violáceas, surgidas no pós gravidez. Vale salientar que a estria surge da ruptura da fibra elástica geralmente por sucessivas extensões da pele, e por isso não tem cura total.

EstéticaEstética