ed973d

24
EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986 Santos, 7 a 13 de dezembro de 2013 | Nº 973 | ANO XXVIII FOTOS DIVULGAÇÃO O comércio oferece inúmeras opções de presentes para agradar a todos os gostos. Antecipar as compras de Natal é sempre a melhor opção. Páginas 9 a 15 Escolha o seu presente DANÇA O espetáculo Dança Cartoon será apresentado no Teatro Braz Cubas em duas sessões. Página 19 etc CULTURA & VARIEDADES Infância perdida Crianças-bruxas LEONARDO LEPSCH/DIVULGAÇÃO MÚSICA A Osesp fará apresentação na Praia do Gonzaga no próximo domingo (15). Página 19 CINEMA Estrelado, escrito e dirigido por Joseph Gordon-Levitt, Como não perder essa mulher estreia nas telonas Página 20

Upload: jornal-boqnews

Post on 29-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Boqnews de 7 a 13 12 13

TRANSCRIPT

Page 1: Ed973d

EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986 Santos, 7 a 13 de dezembro de 2013 | Nº 973 | ANO XXVIII

FOTOS DIVULGAÇÃO

O comércio oferece inúmeras opções de

presentes para agradar a todos os gostos.

Antecipar as compras de Natal

é sempre a melhor opção. Páginas 9 a 15

Escolha o seu presente

DANÇAO espetáculo Dança Cartoon será apresentado no

Teatro Braz Cubas em duas sessões. Página 19

etc CULTURA & VARIEDADES

Infância perdida

Crianças-bruxas

A dramática história das crianças-bruxas da Nigéria, considerada pela Unicef como um dos maiores casos de infanticídio ocorridos

no mundo, é vivenciada pelo santista Marcelo Quintela que, em expedição ao país africano,

conseguiu estabelecer um orfanato para abrigar mais de 60 crianças vitimadas pela tragédia.

Páginas 4 e 5

LEONARDO LEPSCH/DIVULGAÇÃO

MÚSICAA Osesp fará

apresentação na Praia do Gonzaga

no próximo domingo (15).

Página 19

CINEMAEstrelado, escrito e dirigido por Joseph Gordon-Levitt, Como não perder essa mulher estreia nas telonas Página 20

Page 2: Ed973d

Mala

Boqnews FUNDADORJairo Sérgio de Abreu Campos (Mtb 12.514)

DIRETOR DE REDAÇÃOHumberto Iafullo Challoub (Mtb 17.645)

DIRETOR ADM./COMERCIALFernando De Maria dos Santos (Mtb 21.123)

IMPRESSÃOEmpresa Folha da Manhã S.A.

(Folha de S. Paulo)

FALE CONOSCO

PABX (13) 3238.3380 REDAÇÃO: [email protected] MARKETING E PUBLICIDADE: [email protected] DEPTO. FINANCEIRO: [email protected] DEPTO. DE ARTE: [email protected]

INTERNETWWW.BOQNEWS.COM

@BOQNEWS BOQNEWS

EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986

BOQNEWS É PUBLICADO PELA ENFOQUE JORNAL E EDITORA LTDA.

Avenida Pedro Lessa, 3.076 - cj 81 - Embaré - Santos - SP - CEP 11025-002

Distribuição gratuita em residências, estabelecimen-tos, centros comerciais e shoppings de Santos. Em

bancas da Baixada Santista, a R$ 0,50.

Campo Neutro

Hipérbole sem serventiaO ministro Guido Mantega já não

consegue esconder a frustração em

relação às metas preconizadas pelo Governo Federal

Boqnews - 7 a 13 de dezembro/2013 - 2

Apesar da tentativa de amenizar os impactos resultantes dos suces-sivos maus resultados obtidos pela economia brasileira, confirmados com a queda do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre, a partir da justificativa de retração do setor de agropecuária e dos impactos decorren-tes da crise econômica internacional, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, já não consegue esconder a frustração em relação às metas preconizadas pelo Governo Federal para 2013. Afinal, a própria presidente Dilma Rousseff, em tom ufanista, havia proclamado, no início do ano, que o País vivia a perspectiva de registrar um “pibão”, uma previsão agora contrariada pela reali-dade dos números.

Com a retração do consumo motivada pela escas-sez de crédito, alta dos juros para conter o ímpeto inflacionário e baixa produtividade da indústria nacional, o País se move como um paquiderme e, por isso, não consegue avançar com a velocidade necessária a fim de dar o passo definitivo para sus-tentar elevadas taxas de crescimento, consolidando assim um modelo econômico próspero e vigoroso. As razões que limitam a elevação do PIB já são por demais conhecidas. A ausência de investimentos contínuos em infraestrutura e no desenvolvimento de novas tecnologias, a burocracia, o elevado custo de manutenção do Estado, e a falta de políticas pe-renes capazes de gerar confiança para atrair capitais

CACÁ TEIXEIRAADVOGADO E VEREADOR EM SANTOS PELO PSDB

A leitura também é um direito de todos

Ainda verificamos que, por problemas relacionados à visão, uma grande parcela da população não tem acesso a livros, jornais, permanecendo à margem e não usufruindo da importância da leitura.

Ao terminar um dia de aula no Gru-po Escolar São Leopoldo, corria para minha residência para proceder a leitura dos jornais para meu avô Alcides, que era deficiente visual. Isso acontecia há 50 anos. Cinco décadas se passaram e ainda verificamos que, por problemas relacionados à visão, uma grande parcela da população não tem acesso a livros, jornais, permanecendo à margem e não usufruindo da importância da leitura na formação humana. Só em Santos, segundo dados do IBGE, esse universo é composto por 1.046 pessoas cegas e 10.648 com baixa visão.

O impedimento à essa parcela da população do direito e dos prazeres que a leitura proporcionam chega a ser desu-mano e, como homem público, tenho que lutar para reverter esse quadro. Por isso, a aprovação da Lei 2.925 que prevê espaços nas bibliotecas públicas municipais desti-nados aos deficientes visuais, de minha autoria, revela o comprometimento dos 21 vereadores e do prefeito Paulo Alexan-dre Barbosa em uma questão de funda-mental importância: a acessibilidade. O projeto foi aprovado por unanimidade nas duas discussões em plenário e recebeu a sanção do Executivo.

Agora, precisamos concentrar nossos esforços para a sua real execução, pois a lei prevê uma série de adequações a que esses espaços precisarão passar para sua implementação. Por exemplo, serão necessárias indicações em alto relevo nos pisos, prateleiras e mobiliário contendo todo o tipo de informação necessário às

pessoas com deficiência. Na questão da leitura, o acervo de

publicações será integrado por livros em Braile, livros falados e digitais no sistema DAISY. Abreviação de Digital Accessi-ble Information System, trata-se de um formato digital que permite o acesso a qualquer tipo de publicação. Utilizando um programa ou dispositivo, a versão em áudio de um livro ou manual e encontrar um capítulo, artigo ou texto marcado.

Muito mais do que garantias técnicas e de material, nosso projeto reforça a igualdade entre as pessoas. Traz à tona algo que pode parecer simples mas, para quem luta contra alguma barreira, torna-se quase um desafio. Estou falan-do de cidadania, que deve ser exercida e praticada, independentemente da dificuldade. Não podemos mais segre-gar as pessoas devido a qualquer grau comprometimento e a inclusão - outra palavra que vem ganhando voz - deve ser geral e irrestrita.

Por isso, torço para que essa ideia que agora é Lei em nossa Cidade, seja difun-dida em mais municípios e até em locais privados, como livrarias. Vivemos em um momento de profundas e necessárias transformações sociais. As pessoas com deficiência deixaram a invisibilidade a que foram colocadas por tantos anos. Avançamos, sim! No entanto, temos um longo caminho a percorrer. Não tenho dúvidas de que chegará o dia em que todos serão tratados com igualdade e terão seus direitos garantidos e, acima de tudo, respeitados.

estrangeiros são alguns desses fatores impeditivos.

Soma-se a isso uma arcaica política tributária vigente, cuja reforma há muito é reclamada pelos setores pro-dutivos. Sobrecarregados por elevados impostos, por um modelo trabalhista ultrapassado e pela burocracia fiscal, as empresas que atuam em território brasileiro têm reduzida as chances de crescimento e de competitividade nos mercados externos, diminuindo as possibilidades de abrigar maior número de trabalhadores. Somente a geração e

distribuição de renda por meio da atividade produtiva, a partir da ampliação da massa salarial dos brasileiros, irá alicerçar a criação de um mercado consumidor interno capaz de sustentar metas de crescimento do PIB compatíveis com a necessidades atual e futuras.

A hipérbole retórica do ministro Mantega, neste momento, revela clara intenção de salvaguardar uma política governamental desvirtuada, por isso tem pouca serventia. Ao invés de tentar disfarçar a realidade, sua retórica teria mais valia se viesse também acompanhada do anúncio de medidas exemplares e de interesse da sociedade brasileira, especialmente que contemplassem a redução de gastos com pessoal e os insumos para manutenção da pesada máquina administrativa do Governo, uma vez que a manutenção da estabilidade econômica representa o alicerce vital para sustentar as bases do desenvolvimento social que o País tanto almeja.

FERNANDO DE MARIA

[email protected]

Panorama Regional

Realidade cruelDois episódios semelhantes,

mas com fins diferentes ganharam espaço no noticiário local nas últi-mas semanas. O primeiro ocorreu no dia 25 de novembro, quando dois rapazes, sendo um menor, in-vadiram uma casa na Vila Belmiro para roubar, fazendo a família como refém durante horas. Por sorte, ninguém se feriu. Só ficaram as feridas da violência urbana.

Cinco dias depois mais um episódio, este com final trágico. Ao sair de um hospital, no Campo Grande, o médico Marco Antonio Loss, de 47 anos, foi baleado e morto por dois menores que pas-savam pelo local para roubar um carro. Os autores da tragédia têm 14 e 16 anos e serão encaminhados para a Fundação Casa, de onde sai-rão, na pior das hipóteses, em três anos. Chama a atenção, porém, a facilidade com que os eles tiveram acesso à arma, uma pistola 9mm fabricada na Argentina, de uso restrito das Forças Armadas. Como eles conseguiram? Eis a questão.

Não vou entrar no mérito sobre a discussão a respeito da redução da maioridade penal, tema já abordado anteriormente e que tem uma esmagadora maioria favorável, con-forme demonstram pesquisas sobre o tema. Mas o buraco é bem mais embaixo. Na realidade, a sociedade brasileira está perdendo a guerra para duas pragas que invadiram os lares: o tráfico de armas e drogas, alimentados muitas vezes pela parcela mais abastada.

Não bastasse, vivemos em uma sociedade do consumo. Não basta ser, mas ter: o celular da moda, o tênis do momento, o óculos de sol de marca. O funk ostentação, que ganha cada vez mais espaço nas mídias sociais,

é um retrato claro desta situação, quando a periferia ganha vez junto às classes mais abastadas.

Famílias desestruturadas, pais ausentes, consumismo exacerbado, violência cotidiana, facilidade de acesso às drogas são alguns dos ingredientes que levam jovens - de todas as classes sociais - a ocuparem caminhos obscuros, cujos resulta-dos são crueis e, às vezes, letais.

Os números reforçam o quanto esta guerra está sendo perdida.O Brasil vê crescer o desemprego e a diferença social, mas a violência segue caminho oposto. Por exem-plo, os roubos - ou seja, quando um assalto é praticado com violência - cresceram 8% em oito dos nove municípios da Baixada Santista (Praia Grande foi a única fora desta listagem, algo que surpreende!) na comparação entre os dez primeiros meses deste ano e de 2012, con-forme destacado na reportagem publicada na semana passada por este jornal. E a linha que divide o roubo do latrocínio é tênue. Afinal, basta apertar o gatilho ou enfiar uma faca na vítima que a tipologia do crime muda.

Em termos proporcionais, San-tos lidera o total de furtos na região. Não bastasse, a chance de um cidadão ser furtado (sem emprego da violência) é quase 30% maior do que a média paulista (com base nos números de 2012). Quanto aos roubos, a chance é de 16,5% maior que a média estadual.

O panorama não difere nas de-mais cidades da região e de outras localidades. Portanto, esta é uma bandeira que a sociedade precisa levantar antes que a situação fique incontrolável. Afinal, quantas víti-mas ainda sofrerão as consequências até a situação - um dia - melhorar?

Page 3: Ed973d

terminais. Medida importante, pois os gastos com medicações nestes casos são elevados. RecordeA Câmara de Santos bateu um recorde em novembro: realizou 108 audiências públicas em um único mês. O número é mais que o dobro do total de eventos realizados em 2012. Isso mostra que os vereadores santistas estão dispostos a discutir com a população o futuro da Cidade.Na ponta da línguaNa sessão solene da entrega da Medalha Braz Cubas ao pró-reitor Administrativo da Universidade Santa Cecília, Marcelo Teixeira, impressionou o pouco número de autoridades presentes que sabiam cantar o Hino Oficial da Cidade de Santos, anunciado pelo presidente da Câmara, Sadao Nakai (PSDB) como “Hino Nacional da Cidade”. Um dos poucos com o hino na ponta da língua era o secretário de Cultura, Raul Christiano Sanchez. Meia dúzia dos mesmosA manifestação contra o aumento do IPTU, marcada para a última terça-feira (3) na Câmara de Santos, que arregimentou centenas pelas redes sociais, na prática não funcionou. Estavam presentes apenas seis pessoas em frente ao Legislativo. A mesma meia dúzia dos mesmos. Entre os seis pelo menos três candidatos a vereador derrotados nas urnas em

Boqnews - 7 a 13 de dezembro/2013 - 3

delas, com destino a Santos e São Paulo.Caixeiro viajanteConsultor de marketing político e professor universitário, Iberê Sirna não tem parado em Santos. Com consultorias de políticos no Interior e Vale do Ribeira, Sirna tem conseguido fugir do assédio de prefeitos da Baixada que estão tentando cooptá-lo para o seu secretariado. Ele já foi secretário de Educação e Ouvidor em Santos, de Comunicação em Guarujá e Diretor-Executivo da Agência Metropolitana da Baixada Santista. Quem será?Presidente do Diretório Municipal do PR, o presidente da Prodesan, Odair Gonzalez, diz que o partido já deliberou que lançará apenas um nome à Assembleia Legislativa em 2014. Nos bastidores, o nome seria o dele, porém, o vereador Carabina, o mais votado da legenda no pleito de 2012, garante que sairá candidato. Corre por fora também o nome do empresário e suplente da bancada na Câmara de Santos, Beto Bayard.IsençãoLíder do Governo na Câmara, o vereador José Lascane (PSDB) apresentou emendas ao Orçamento de 2014 concedendo isenção de IPTU aos responsáveis legais ou a portadores de tumores malígnos, Aids e doenças

[email protected]

JAIRO SÉRGIO & COLABORADORES

Mérito a quem tem direitoApesar de todo mundo querer posar de responsável pela conquista da outorga do Aeroporto Metropolitano da Baixada Santista, essa vitória tem nome e sobrenome: Maria Antonieta de Brito (PMDB), prefeita de Guarujá. A mandatária, preferida do vice-presidente Michel Temer, esteve em Brasília nos últimos cinco anos tratando da questão. Seu esforço valeu a pena. O aeroporto, que funcionará a partir de 2016, é um presente que irá desenvolver toda a região.Muro de BerlimPresente ao evento de outorga do aeroporto da Baixada Santista, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), ficou sentado entre dois comunistas: o deputado federal Protógenes Queiróz, e a secretária de Cultura do município, a ex-deputada federal Mariângela Duarte, recém chegada ao PCdoB. Sentiu-se confortável.

Vou de táxi...aéreoO empresário Armênio Mendes está com prestígio junto ao vice-presidente Michel Temer. Ao notar a presença de Mendes no evento na Base Aérea de Santos, Temer pediu ao deputado federal Beto Mansur que fosse buscá-lo junto ao público e o colocasse acomodado entre as autoridades. Mendes chegou de helicóptero e, na saída, deu carona para várias

@jairosacampos

Quais...os secretários municipais não comerão castanhas no Natal com o prefeito santista Paulo Alexandre Barbosa, em razão da reforma administrativa a ser anunciada até o final do ano?

NELSON MANDELAPRÊMIO NOBEL DA PAZ E EX-PRESIDENTE

DA ÁFRICA DO SUL FALECIDO NA QUINTA (5)

“ Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito e inspirar esperança onde há desespero.”

Quem Responde?

2012. É assim que o povo perde força em suas manifestações. Afinal, quem não entrou quer entrar, não é mesmo?Ampliação hospitalarO grupo Amil, adquirido no ano passado pela americana UnitedHealth Group por R$ 6,49 bilhões, comprou recentemente o hospital ISO, na Vila Belmiro. Sem fazer alarde, a empresa vai expandir a unidade hospitalar, com a construção de um Pronto Socorro, ampliação para 200 leitos, além de uma UTI, que será a maior da região. Terrenos no entorno do hospital já teriam sido adquiridos. Procurada, a Assessoria de Imprensa da empresa limitou-se a informar que a Amil não comenta especulações ou rumores de mercado. Instituto MourãoPrefeito de Praia Grande, Alberto Mourão (PSDB) está preocupado com sua imagem pessoal e de sua gestão. Qualquer oscilação na aprovação de sua administração e de suas ações é acompanhada por meio de pesquisas de opinião realizadas frequentemente. Os números são atualizados quase que em tempo real.ProconInterlocutor de São Vicente junto ao Governo de São Paulo, o vereador vicentino Júnior Bozzella (PSDB) obteve junto ao governador Geraldo Alckmin recursos para a aquisição de

equipamentos para melhorar a qualidade do atendimento do Procon da Cidade. Convidado da segundaO Jornal Enfoque, no ar a partir das 8h05 na Santa Cecília TV - com reapresentação às 17 horas - terá na segunda-feira (9) a participação do presidente da Câmara de Santos, Sadao Nakai (PSDB), e do diretor de Redação do Boqnews e da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade Santa Cecília, jornalista Humberto Challoub.

INAUGURAÇÃOA Casa Belém (Avenida Rodrigues Alves, 325) foi inaugurada nesta

quinta-feira (5) sob as bênçãos do bispo diocesano, dom Jacyr Francisco Braido, e do padre e fundador da Missão Belém, Gianpietro Carraro

– instituição que funciona há oito anos em São Paulo e é modelo para a instalação do serviço em Santos. Com capacidade para acolher 60 ho-mens, unidade fará atendimento a dependentes químicos em situação de rua. A Casa Belém faz parte do Programa Recomeçar da prefeitura.

ISABELA CARRARI /SECOR/PMS

Page 4: Ed973d

Nascido no bairro da Vila Ma-thias em Santos, em 1973, Marcelo Quintela observou logo cedo uma realidade distante dos finais felizes dos filmes de Hollywood. Era a época da marginalização, o apogeu do tráfico e da pedofilia, além do surto de contaminação do vírus HIV entre usuários de drogas injetáveis.

Bastante engajado e perseve-rante, o dentista e professor uni-versitário se destaca muito além das carreiras profissionais que escolheu: ajudar o próximo é o mote de sua vida desde jovem. Começou aos 14 anos entregando sopa aos morado-res de rua da Cidade e nunca mais parou. O voluntariado corre no seu sangue e nas suas ações - dedicava seu tempo para ajudar famílias ne-cessitadas dos diques da Vila Gilda e Sambaiatuba, e Vila Telma.

Mas foi depois de 20 anos atu-ando como voluntário que Marcelo assumiu uma das missões mais importantes de sua vida. Recebeu um vídeo de seu amigo, o reverendo Caio Fábio, de crianças que eram acusadas de bruxaria por padres e pastores no sul da Nigéria - e, por causa disso, convenciam famílias a pagar por um exorcismo, que en-volve todos os tipos de maus tratos imagináveis.

Boqnews - 7 a 13 de dezembro/2013 - 4

NATASHA GUERRIZEDA REDAÇÃO

A reação de Marcelo não poderia ser outra, senão chorar. "Nem dormi naquela noite. Em seguida, passei a pesquisar se aquele vídeo era realmente real. Até que encontrei um relatório da Unicef, que con-firmava todas as barbaridades praticadas a essas crianças", diz.

A primeira expedição feita à Nigéria foi em 2010, onde ficou basicamente o ano inteiro por lá, visitando vilarejos, as crianças e suas famílias. Ela foi, posteriormente, organizada pelo nome de Caminho das Nações (Way to The Nations), da qual é diretor-presidente. Foram muitos os desa-fios iniciais, apesar das constantes palestras e ativismo em escolas pelo país.

"Não tínhamos tutela daquelas crianças, muito menos tínhamos um espaço para abrigá-las no começo. Mas não podíamos deixá-las nas ruas ou nas mãos desses pas-tores que ludibriavam as famílias", explica.

A tortura contra crianças-bruxas não é antiga, ou um elo permanente cultural, diferente do que muitos antropólogos explicam, conforme relata Marcelo. Esse é um meio de lucrar em função de uma sociedade cuja base educacional se limita aos conhecimentos cristãos.

CRIANÇAS-BRUXAS Dentista e professor universitário santista, Marcelo Quintela atua como voluntário para salvar crianças na Nigéria

VLTAs obras do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) foram reiniciadas na última

quinta (5) em Santos. A primeira etapa do VLT prevê a ligação entre Barreiros (em São Vicente) e a Conselheiro Nébias (Santos), com estimativa de trans-portar por dia 70 mil passageiros. A obra realizada pelo Consórcio Expresso

VLT Baixada Santista (Queiroz Galvão e Trail) atingiu cerca de 40% do total e conta agora com 300 operários em cinco frentes de trabalho. O Ministério

Público já divulgou que irá entrar com ação para paralisar a obra.

FRANCISCO ARRAIS/PMS

Infância roubada"Se alguém da família dela fica

doente, a culpa é da criança-bruxa", relata. "Eles alegam que a criança possui demônios que atrapalham a vida daquela determinada família. E o ciclo do infanticídio (homicídio contra crianças) começa".

Para Marcelo, essa expedição, na qual ele conta no livro Missão Salvar Crianças Bruxas (ver detalhes na pági-na 5), foi a experiência mais chocante de sua vida, da qual classifica como uma das piores formas de marginalizar um ser humano. Viu a morte de perto por lá. E a propagação do assunto é feita da pior forma possível - consi-derado o terceiro país com a maior estrutura audiovisual do mundo, cha-mada de Nollywood - perde apenas para Hollywood (EUA) e Bollywood (Índia), a Nigéria produziu um filme para propagar o "perigo" das crianças--bruxas no País. O nome do filme é Fim dos Ímpios (em inglês, End of the Wicked), realizado pela Liberty Gospel. "Corresponde basicamente a um sucesso como Titanic para se ter uma ideia", afirma.

ConquistasO trabalho de Marcelo e do

Caminho das Nações já começa a colher os primeiros frutos. O mais importante deles foi a estruturação de um orfanato, que atualmente abriga pouco mais de 60 crianças. No local, são dois brasilei-ros e mais uma equipe nativa composta por 17 pessoas que cuidam também das crianças-bruxas sal-vas pela expedição.

FOTOS LEONARDO LEPSCH/DIVULGAÇÃO

ComprometimentoSantista, Marcelo se destaca no ativismo a favor das crianças

nigerianas: "Hoje temos muito mais crianças

sendo salvas do que perdidas"

30milhões de crianças vivem nas

ruas sujeitas a maus tratos, de um total de 120 milhões de crianças no mundo inteiro, de acordo com levantamento feito pela Unicef

Page 5: Ed973d

Boqnews 7 a 13 de dezembro/2013 | cidades | 5

CAMINHO DAS NAÇÕES Entidade expande e conta também com novo projeto: salvar meninos-talibés

EmpreendedorismoO Fórum de Empreendedo-

rismo e Inovação Tecnológica será realizado nesta terça (10), das 13h30 às 19h, na Associação Paulista de Medicina (av. Ana Costa, 388, Gon-zaga). A iniciativa é da prefeitura e FPTS (Fundação Parque Tecnoló-gico de Santos). Do evento gratuito podem participar empresários, universitários do setor e público interessado em abrir negócio na área de tecnologia. Os temas abordarão a posição de Santos no processo de inovação. No destaque da programa-ção está o professor José Dornelas, especialista em empreendedorismo.

EmpregosO Centro Público de Emprego

e Trabalho dispõe de 616 vagas de empregos. A relação completa está publicada na página no Diário Oficial de Santos deste sábado (7). Os interessados devem se dirigir à unidade (rua João Pessoa, 300, Centro) de segunda a sexta, das 8h às17h, com carteira de trabalho, RG, CPF e PIS.

ConselhoO Conselho Municipal do Ido-

so convoca para assembleia geral, nesta terça-feira (10), às 9h, na Casa de Participação Comunitária (Av. Rei Alberto, 119). Haverá apresentação de relatório sobre a conferência municipal realizada em novembro e avaliação das ati-vidades ocorridas no ano.

Curtas

Sem fronteiras para asolidariedade

Fundada em 2010 pelo movi-mento cristão Caminho da Graça, a associação Caminho das Nações, organizada durante e após a bem--sucedida expedição a Nigéria a favor da salvação das crianças-bruxas - realizou a segunda missão em outro país da África, com um perfil distinto: trata-se do Senegal, nação ocidental no norte do continente, de maioria muçulmana.

Lá, o objetivo é acolher e inserir socialmente os chamados meninos--talibés (de origem árabe, talibés significa "seguidores").

Esses meninos possuem, em média, entre cinco a 17 anos e são levados por seus pais aos Marabus, professores que ensinam conheci-mentos do Alcorão.

Acontece que essas crianças vivem, muitas vezes, em péssimas condições. "É como se você imagi-nasse uma cena do filme Quem Quer Ser Um Milionário?, que mostrava cenas de crianças in-dianas que perambulavam pelas ruas e pediam dinheiro", explica Marcelo.

Esses professores - os Marabus - exigem das crianças que elas arre-cadem ao menos um dólar por dia. Caso não consigam, são castigados

fisicamente. A estimativa é a de que os talibés já representam mais de 120 mil na população no Senegal.

Dessa forma, a Caminho das Nações se instalou no país como Chemin du Futur (sua tradução para o francês). Somente nas ruas, a estimativa é a de que tenham 5 mil crianças em condições de risco sendo exploradas. No orfanato formalizado pela entidade, a meta é conseguir abrigar 500 crianças simultaneamente. Hoje, são 30 crianças na casa.

Marcelo Quintela afirma que mais crianças pode-rão já ser abrigadas a partir de janeiro do próximo ano. Isso porque ele e a equipe lo-cal consegui-rão alugar um novo espaço e m D a k a r, capital do Se-negal.

"Consegui-remos abrigar 100 crianças nessa nova con-quista", anima-se. Conhe-ça o trabalho da entidade no site http://caminhonacoes.com (NG)

Livro chega a SantosPara difundir um dos mais graves infantocídios do mundo, o professor

universitário e dentista Marcelo Quintela desenvolveu um diário da ex-pedição com fotos e relatos pessoais - toda a produção, pesquisa e revisão durou um ano e será lançado em Santos, na Livraria Realejo (na Avenida Marechal Deodoro, nº 2) neste sábado (7), às 19 horas.

Missão salvar crianças-bruxas se baseia, principalmente, na coletânea de emails enviados direto da Missão para uma grande rede de fraternidade virtual. Em seus capítulos introdutórios, o texto debate o destino do cristia-nismo e oferece para o público o conhecimento de todo contexto cultural e religioso que envolve a perseguição às crianças.

O dinheiro arrecadado com a compra do livro será destinado aos orfanatos mantidos pela associação humanitária Caminho das Nações. (NG)

Novos rumosChemin du Futur (Caminho das Nações em francês) é a filial da entidade no Senegal, criada para ajudar crianças-talibés

FOTOS LEONARDO LEPSCH

Diário-reportagemRenda do livro será destinada aos orfanatos mantidos pela associação humanitária

REPRODUÇÃO CAPA/LEONARDO LEPSCH

Page 6: Ed973d

Boqnews6 | cidades | 7 a 13 de dezembro/2013

BALNEABILIDADE 73% das praias da Baixada Santista estavam impróprias para banho na última semana, cenário frequente é mais da metade do ano

Nesta semana, todas as praias de Santos, Praia Grande, Mongaguá e São Vicente ficaram impróprias para banho de mar, de acordo com boletim semanal da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Situação também ruim registrada em

Bandeira vermelhaGuarujá, que das 12 praias, oito esta-vam impróprias, e em Itanhaém, que das 11 praias, apenas uma apresentava bandeira verde. A situação melhora apenas em Bertioga que das nove praias, apenas duas estão impróprias e de Peruíbe que de seis, apenas duas apresentam a bandeira vermelha.

A classificação é feita de acordo com as densidades de bactérias fecais resultantes de análises feitas, que utilizam como indicadores coliformes termotolerantes (antigamente deno-

A política tem uma relação de conflito com a palavra. Uma espécie de Complexo de Édipo, em versão pervertida. Políticos dependem dela para sobreviver. Discursos, sedução, convenci-mento, negociação. Ao mesmo tempo, a palavra vale tão pouco quando usada na política partidá-ria. O valor cai ainda mais, como ações em blackout, com o cheiro mais próximo das eleições. Alian-ças, acordos, acusações, manipu-lação e promessas.

Numa época em que polí-ticos viraram produtos e os par-tidos, itens de prateleira que, embora parecidos, podem ser trocados pelos vendedores-can-didatos, a palavra se transformou em bijuteria. Enfeita a imagem de alguém que deseja reescrever os fatos conforme as aparências indicam.

Nas últimas semanas, há vários casos, em todos os níveis, que reforçam os jogos de pala-vras, símbolos da luta para redu-zir o impacto de atos impopulares ou simplesmente construir heróis que, na prática, merecem alge-mas e grilhões.

Na política nacional, o maior exemplo é o braço erguido de gente como José Genoíno e José Dirceu, que mancharam o passa-do com o mel do poder. A defi-nição de preso político soa como piada pronta em um país que iro-niza a si mesmo.

Como esperar que, numa democracia, tenhamos presos políticos? Como delirar e acredi-tar que membros de um partido no poder há 11 anos, na mesma democracia, possam ser classi-ficados como pessoas persegui-das? Ainda bem que a imagem se desfaz na inversão das pala-vras: políticos presos. Só falta, agora, Valdemar da Costa Neto, o colecionador de renúncias, se-guir a moda e também levantar o braço como um pantera negra dos anos 70.

Em São Paulo, o Governo estadual se esforça para man-ter o armário trancado. Aqui, os

esqueletos tentam escapar via metrô e trens. Em São Paulo, o esquema de corrupção ganhou o nome de cartel, que minimiza a conivência e a cumplicidade de figuras públicas em um des-vio inesgotável de uma década e meia. Os tucanos se balançam na árvore, acusam os adversá-rios, tentam desviar o foco por meio de e-mails sem assinatura ou juram processar as empresas corruptoras.

Em Santos, o IPTU aumen-tou 100%. No jogo matemático, traduzido em palavras, o reajuste foi de 12%, com um desconto de 88%. Vereadores mais ousados no palavrório se arriscaram a falar em atualização de valores, descartan-do a omissão política frente à es-peculação imobiliária. Nada que convencesse os eleitores de que não houve falta de compromisso. Os parlamentares receberam de volta um rosário de queixas.

Nesta semana, a Câmara Municipal ficou lotada por conta de outro projeto, que transfere para Organizações Sociais (OS) serviços em áreas essenciais como educação e assistência so-cial. Para o Sindicato dos Servi-dores Municipais, é privatização com risco de exoneração de fun-cionários públicos.

Para os que apoiam a admi-nistração municipal, é uma ne-cessidade para salvar os cofres públicos, que batem no limite da Lei de Responsabilidade Fis-cal. E as OSs teriam à disposição servidores municipais, que não perderiam empregos. Em outras palavras, com o perdão do troca-dilho, os funcionários públicos trabalhariam para empresas pri-vadas, pagos com salários do con-tribuinte, que espera por serviços públicos de qualidade?

Os políticos vivem entre pa-lavras sofisticadas. Comissões, projetos executivos, planejamen-to, aditamento (mais dinheiro) de obras, realocação, cadastramento. Neste dicionário, palavras são versáteis. Até porque, na política, palavra não é para ser cumprida

Jogo de palavrasMARCUS VINICIUS BATISTA Ideias & Distrações

[email protected] @casadomedo

minados coliformes fecais), E. coli e enterococos.

A poluição das praias da Baixada Santista é antiga e ocorre por diversos fatores, mas os principais - de acordo com pesquisas - são o saneamento, tanto por áreas que não possuem rede, ou seja, nas comunidades carentes, localizadas principalmente no estu-ário, às margens dos rios - como por ligações irregulares. Outro motivo que influência é a poluição difusa, agravada nos dias de chuva.

SantosAo longo do ano,

as praias santistas ficaram 52% do tempo

com sinalização imprópria

Page 7: Ed973d

Boqnews - 7 a 13 de dezembro/2013 - 7

DOLOMITA BABY A técnica promete solucionar problemas de estresse, intestino preso, em bebês e reforçar as ligações maternais

Aliar um banho em ofurô — uma espécie banheira de madeira oriental — com uma massagem indiana, conhecida como Shanta-la, essa é a Dolomita Baby, uma alternativa para os recém-nascidos que tem problemas de estresse. A técnica, batizada de Dolomita Baby pela fisioterapeuta Rita Monteiro, também reforça a ligação entre pais e filhos.

Durante o procedimento, a mãe fica dentro do ofurô com o bebê de 20 a 30 minutos. A água mor-na do banho não possui óleos ou espumas, pois estes podem causar implicações quando ingeridos, o que não é difícil de ocorrer durante o processo. A música em um vo-lume não muito alto e a baixa luz compõem o ambiente que favorece um momento especial entre criador e criatura.

Saindo do ofurô, a fisioterapeuta ensina a mãe a fazer a massagem Shantala em seu filho. É neste momento ao qual o toque ganha

INVESTIMENTOS Os bairros do Embaré, Boqueirão, Aparecida e Ponta da Praia ganharão investimentos na

área da saúde de R$ 30 milhões para o próximo ano. O anúncio foi feito pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa durante a realização do projeto Viva o Bairro. Foi anunciada a construção

da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Leste, no espaço do atual PS da Zona Leste. Além disso, serão construídas mais duas policlínicas, na Ponta da Praia, que funcionará no mesmo local, na Praça Rebouças, e na Aparecida, em novo imóvel que será adquirido pela

Prefeitura. O prédio onde funciona o CAPS III também será reformado.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

ShantalaA massagem indiana oferece

a oportunidade dos pais terem mais contato com os

bebês

O boato, também conhecido como rumor, “radio peão” ou “peão net”, é um veneno muito forte que ataca sorrateiramente as pessoas. Ele pode ser verda-deiro ou não. É definido como uma notícia anônima que se expande rapidamente sem con-firmação de sua veracidade. Os célebres ditados de que “onde há fumaça há fogo” e “todo bo-ato tem um fundo de verdade” reforçam seu poder negativo sobre os envolvidos.

O boato difere de uma men-tira, pois tem por objetivo - ao contrário dela - criar especula-ções sobre determinado assunto, sem ser necessariamente uma notícia mentirosa. O criador do boato, diferente daquele que veicula uma informação menti-rosa, muitas vezes acredita que ela representa a pura verdade.

As falhas existentes nos pro-cessos de comunicação tradicio-nais ou virtuais criam terrenos fér-teis para a expansão dos rumores. A força do boato jamais deve ser ignorada ou subestimada. Este vírus não deve ser minimizado ou amenizado e sim pronta-mente eliminado com o único antídoto conhecido: a verdade.

Muitas empresas e institui-ções já tentaram, às vezes com sucesso, outras não, utilizar o “contra boato” por meio da rede informal de comunicação para eliminar determinada notícia inverídica. No entanto, nin-guém garante que a informação inicialmente distribuída não irá se transformar completamente. O mais seguro é utilizar o pro-cesso formal para colocar de forma clara e objetiva os “pingos nos is”, não deixando dúvidas sobre a verdade.

O poder de destruição do boato é enorme. Ele destroça reputações, acaba com relacio-namentos, mina a confiança, incentiva preconceitos, semeia

Arte de Conviver LAERCIO GARRIDO

O câncer chamado boatodiscórdias, desmotiva as pes-soas. É um veneno criado por alguém e aceito pelos demais que ajudam a difundi-lo sem verificar sua autenticidade.

Considera-se que para a propagação do boato é neces-sário existir duas condições simultâneas: a importância da notícia para os envolvidos e sua ambiguidade, ou seja, com veracidade impossível de ser confirmada. Se a mensagem for ambígua, mas não relevante, o rumor nascerá morto. No mundo ocidental, por exemplo, uma pessoa diz ao colega que o preço dos camelos da Arábia Saudita aumentou 50% no último mês. É mais provável que a notícia seja considerada parte de uma piada do que passada a frente como um boato.

A informação sobre a morte de um colaborador da empresa, que se encontra trabalhando em determinado local e, portanto vivo, é importante mas não am-bígua, porque logo todos ficam sabendo que ela é falsa e quem morre de fato é o boato.

A importância e ambiguida-de da notícia, como informações relativas a demissões e aumen-tos de salário, fazem com que o boato pegue como bocejo, se expanda como um raio e seja no-civo como um câncer. Existem diversas razões que explicam o porquê das pessoas acredita-rem nos boatos. Elas tendem a concordar com informações plausíveis e de acordo com suas opiniões preconcebidas.

O grande problema do boato é que assim como os vírus que se modificam constantemente, a notícia inicial, que pode até ser verdadeira, vai se alterando à medida que se propaga, gerando ansiedade ou expectativas não atendidas.

Texto extraído do livro “A Arte de Conviver”.

[email protected]

importância. Os movimentos sua-ves provocam sensações de bem--estar no bebê. Rita também instrui a mãe a manter o contato visual e dizer palavras de carinho. “Essas declarações positivas enfatizam o vínculo entre os dois, pois elas ficam no subconsciente do bebê”.

A fisioterapeuta ainda salienta os benefícios trazidos pela Do-lomita Baby. “A criança relaxa a musculatura, regula o intestino, reduz cólicas, estresse, ansiedade e deixa a pele mais macia”. Segundo ela, normalmente esses sintomas são causados pela falta de ligação entre pais e filhos, problemas na gravidez, estresse pós-parto, entre outras situações.

Esse foi o caso da pequena He-lena, de dois meses e meio. A filha da estudante Beatriz Jimenes, de 17 anos, estava dormindo mal. Ela sofria de intestino preso e cólica em decorrência das dificuldades passadas durante a gestação, como a falta de apoio do pai de Helena.

Mesmo com o apoio integral da família, Beatriz ficou muito atormentada. Noites mal dormidas somadas à falta de leite para ama-mentar sua filha a incomodavam

Além disso, Beatriz ressalta a satisfação durante a prática. “É legal porque sou eu quem propor-ciona isso a ela. Faço a Helena se sentir bem”.

ServiçoA Dolomita Baby pode ser feita

na Dolomita Bem Estar Corporal. O consultório fica à Avenida Conse-lheiro Nébias, 754, conjunto 1.301. Informações: 3307-7911.

Thalles GalvãoDA REDAÇÃO

Relaxamento para bebês

Page 8: Ed973d

Na última quinta-feira (5), o Brasil alcançou a marca de 6mi-lhões de visitantes estrangeiros em 2013. O número é um recorde histórico e rompe a marca dos 5 milhões de visitantes em que o país estava desde 2005.

Para isso, a Embratur - órgão responsável pela promoção do Brasil no exteiror - preparou uma pequena festa para recepcionar o turista número 6 milhões que che-gou ao Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.

A turista que registrou a marca foi a advogada Nadia Panis, de 30 anos, da Argentina, que desembar-cou em voo proveniente de Buenos Aires. Nadia ganhou um diploma e uma viagem a Búzios, na Região dos Lagos, balneário fluminense muito visitado por argentinos.

Telas espalhadas pela área do desembarque e nas esteiras de de-volução de bagagens identificaram o turista que foi recepcionado com presentes como brigadeiros e o mapa do Rio de Janeiro.

Além disso, a ação teve jin-

Boqnews -7 a 13 de dezembro/2013 - 8

RIO DE JANEIRO País bate recorde de visitantes e recepciona com festa turista que chegou ao Galeão

Recorde de turistas

Check-inSANDRA [email protected]

6 MilhõesA turista argentina

Nadia Panis recebeu certificado por

representar o recorde de turista no país.

COPA 2014A cidade será o local de preparação e estadia da seleção do México durante a Copa do Mundo. Decisão foi anunciada na sexta-feira (6) pelo presidente

da Federação Mexicana de Futebol, Justino Compeán, ao prefeito Paulo Alexandre Barbosa, após o sorteio dos grupos do torneio. É esperada a vinda

de comitiva de 300 pessoas, entre jornalistas, comissão técnica, jogadores e seus familiares, e 4.350 torcedores trazidos pela agência Mundomex

em navio transatlântico. Na terça, a seleção da Costa Rica (foto) já havia manifestado o interesse em também ficar na cidade durante a Copa.

FRANCISCO ARRAIS/PMS

nas linhas aéreas. Ligado a este segmento temos o Turismo Ecológico, que nada mais é do que o exercício da consciência na maneira de usar e desfrutar das atividades fornecidas pelo patrimônio natural e cultural de um determinado lugar, de forma sustentável, procurando conservá-lo e preservá-lo na sua integridade física e no seu valor moral e ético. Proporcionalmente ao turismo convencional (cerca de 7%), o ecológico vem crescendo praticamente o dobro a cada ano (de 15 a 20%). Seu faturamento anual gira em torno de U$260 bilhões de reais. Só no Brasil, os números chegam à marca dos U$70 milhões. Mas, se levarmos em conta nossa geografia e clima privilegiados, ainda é pouco, perto do que podemos atingir. A educação ambiental aliada à di-vulgação dos destinos brasileiros, a meu ver, são fortes indicadores dos caminhos a serem segui-dos na fomentação do turismo ecológico no País. Amazônia, Pantanal, Bonito, as cataratas de Foz do Iguaçu, Fernando de Noronha, Lençóis Maranhenses estão entre os principais núcleos ecológicos – verdadeiros santuá-

rios, que merecem ser visitados.

RoteiroSantos pode ganhar um novo

roteiro, que também não deixa de ser ecológico. A Secretaria de Turismo vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa, capaz de identificar novos pontos e atrativos turísticos na área continental da cidade, graças à sua diversidade natural e o seu contexto histórico. O roteiro náutico a ser percorrido, envolvendo a Ilha Diana e o Sítio Itabatatinga, incluiria um passeio que teria a possibilidade de se observar parte do porto, a região do estuário, a Base Aérea, os man-guezais, a Serra do Mar, a Fonte do Amor, de água natural, que remonta à época de 1900, além da Gruta Estevez, com suas ruínas centenárias. Vamos torcer por mais essa iniciativa do turismo local.

Turismo MundialNão foi desta vez que o Brasil

faturou uma posição na corrida pela maior premiação do turismo no mundo. Com 149 categorias, o World TravelAwards, na sua 20ª edição, premiou os melhores lugares, companhias aéreas, cru-zeiros e hotéis espalhados pelo globo. Destaque para Dubai, que levou 17 prêmios, incluindo o de melhor destino do planeta.

gle especialmente criado para o momento.

“Estamos batendo um recorde histórico no número de visitantes estrangeiros no País. Mesmo com as crises internacionais, o Brasil está se consolidando como um destino turístico aos olhos do mundo”, comemora o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino.

AGÊNCIA BRASIL/ DIVULGAÇÃO

Turismo ecológicoNa semana passada falei so-

bre sustentabilidade no turismo, como a parceria entre a Gol e a Boeing para o desenvolvimento de pesquisas para alavancar a indústria do biocombustível

Page 9: Ed973d

Boqnews 7 a 13 de dezembro/2013 | cidades | 9

Cartas ao Papai Noel

Cartas nos Correios mostram quais são os pedidos das crianças ao Papai Noel. Interessados têm até sexta (13) para participar da campanha e transformar os desejos em realidade. Página 14

NARA ASSUNÇÃO

Page 10: Ed973d

Boqnews10 | cidades | 7 a 13 de dezembro/2013

NATAL Os bazares de Natal são ótimas opções para comprar presentes pagando pouco

Para quem ainda não comprou os presentes de Natal, o que não falta são opções de bazares por toda a região, que oferecem diversos pro-dutos, como artesanatos, bijuterias e tantos outros itens. Além da fazer feliz os amigos e familiares, a compra ainda ajuda, na maioria das vezes, ins-tituições. Confira alguns bazares que acontecem neste e no próximo final de semana em Santos e São Vicente.

Cirurgiões dentistasO 8º Bazar Fashion de Natal, da

Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDBS), acon-tece na sexta (13), das 14 às 20 horas, e sábado (14), das 12 às 20 horas. O bazar contará com a presença de arte-sãs da região expondo seus trabalhos, em artesanatos, bijouterias, bolsas, confecções, decorativos, perfumes e muito mais. Com entrada gratuita, evento será realizado na sede da ACDBS, à Avenida Marechal Deo-doro, 71, no Gonzaga. Informações: 3285-2440

Casa do MestreA Casa do Mestre, Fé, Esperança

e Caridade promove neste sábado (7) um bazar de Natal com sorteio de prendas. Convites à venda no local (Rua Espírito Santo, 132). Informa-ções: 3261-2960 e 3261-2741.

AdvogadosA Associação dos Advogados de

Santos realizará no próximo final de semana, 14 e 15 de dezembro, das 15 às 21 hotas, seu Bazar. O evento acontecerá à Rua Tolentino Filguei-ras, 162, Gonzaga. Informações: 3284-9005 e 3284-9722.

Bazar da LuzA segunda edição do bazar acon-

tecerá neste domingo (8), com expositores de roupas, sapatos, cintos, carteiras, bolsas, maquiagens, bijuterias. Evento acontece das 15 às 21 horas, no CES, à Avenida Ana Costa, 308. A partir das 20 horas terá discotecagem do coletivo Mironga do Kabuletê.

NacacAté o dia 18 de dezembro, acon-

tece o Bazar de Natal do Núcleo de Amparo a Crianças e Adultos com Câncer (NACAC). O evento fun-ciona das 9 às 17 horas, na instituição localizada à Avenida Senador Pinhei-

ro Machado, 980, no José Menino.

São VicenteO Bazar Empreendedor Solidário

de Natal, promovido pelo Fundo So-cial de Solidariedade de São Vicente, acontece no Paço Municipal (Rua Frei Gaspar 384, Centro) de 10 a 13 de dezembro, das 9 às 17 horas.

A iniciativa reúne 15 expositores entre artesãos, entidades sociais e associações. As aulas de noções de empreendedorismo, oferecida pelo Fundo Social, complementam os conceitos como critério de qualidade de comercialização dos trabalhos, atendimento ao cliente, identificação visual dos produtos, vitrine, cataloga-ção das peças, controle de estoque e planilha financeira.

No local, o público poderá ad-quirir peças decorativas, acessórios, enfeites, lembrancinhas entre muitas novidades em crochê, patchwork, tricô, bijouteria, bpatch aplique, pintura em tecido, tela e madeira.

Praiamar Shopping 14 a 20 de dezembro: 10 às 23h21 a 23 de dezembro: 10 a meia--noite.24 e 31 de dezembro: 10 às 18h25 de dezembro e 1° de janeiro: 12 às 22h (facultativo)

Parque BalneárioA partir de 9 de dezembro: 10 às 23h24 e 31 de dezembro: 10 às 18h25 de dezembro e 1° de janeiro: Não haverá expediente

Pátio Iporanga15 de dezembro: 12 às 21h20, 21 e 23 de dezembro: 10 às 23h22 de dezembro: 10 às 22h24 e 31 de dezembro: 10 às 18h25 de dezembro e 1° de janeiro: Não haverá expediente.

Miramar Shopping20 a 23 de dezembro: 10 a meia noite24 e 31 de dezembro: 10 às 18h

25 de dezembro e 1° de janeiro: Não haverá expediente

Super Centro Boqueirão Segunda a sábado: 10 às 22hDomingos (8, 15 e 22): 12h às 20h24 e 31 de dezembro: 10 às 18h25/12 e 1°/1: Não haverá expediente

Brisamar Shopping14 a 20 de dezembro: 10 às 23h21 a 23 de dezembro: 10 à 00h24 e 31 de dezembro: 10 às 18h25/12 e 1°/1: 12 às 22h (facul-tativo)

Litoral Plaza Shopping1° a 15 de dezembro: 10 à 00h (fechamento facultativo)16 a 23 de dezembro: 10 à 00h24 e 31 de dezembro: 10 às 18h25 de dezembro e 1° de janeiro: 12 às 22h (facultativo)

Comércio de RuaEm dezembro: 8 às 22h (dias úteis)24 e 31 de dezembro: 8 às 18h

TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULOHORÁRIOS DO COMÉRCIO

Rota dos bazares

Page 11: Ed973d

Boqnews 7 a 13 de dezembro/2013 | cidades | 11

PMS /RAIMUNDO ROSA

Presépios internacionais

EXPOSIÇÃO A 20ª Exposição Internacional de Presépios do Santuário Santo Antônio do Valongo será inaugurada neste domingo (8) trazendo 60 modelos

A 20ª Exposição Internacional de Presépios do Santuário Santo Antônio do Valongo será inaugura-da neste domingo (8), às 19 horas, no Largo Marquês de Monte Ale-gre, 13, Centro Histórico.

No dia, haverá missa solene celebrada pelos freis André Becker e Rozântimo Antunes Costa e apresentação de coral. Gratuita, a mostra vai até 26 de janeiro, de terça a domingo, das 8 às 19 horas.

O momento do nascimento de Jesus poderá ser apreciado em mais de 60 presépios de diversas partes do Brasil, de países como Itália, Por-tugal, Chile, Argentina e Venezuela, e ainda da África e da cidade sagrada de Jerusalém. A exposição tem a coordenação do Frei Rozântimo.

Os presépios são dos acervos da Província Franciscana, do Santuário e de fieis. Feitos com diversos materiais, como argila, tecido, madeira, palha, porcelana, arame e vidro, são montados por voluntários. 60 presépios Exposição começará neste domingo (8) no Santuário do Valongo

Page 12: Ed973d

BoqnewsBoqnews 1312 7 a 13 de dezembro/2013 7 a 13 de dezembro/2013

Surpreenda nos presentesCOMPRAS Decida por um produto que una originalidade, bom gosto e preço acessível para presentear aquelas pessoas especiais neste Natal. A melhor coisa a se fazer é não deixar para comprar os presentes na última hora , pois assim existe mais tempo para avaliar as opções e fazer a melhor escolha para agradar a todos

Com o Natal se aproximando, surgem preocupações e dúvi-das sobre as escolhas de presentes. São muitos os familiares e amigos que serão presenteados nesta data e grande parte das pessoas têm dificuldades na hora de decidir o presente ideal. Os consumidores devem se lembrar que os preços e gostos pessoais são aspectos que devem ser conciliados na hora da

compra. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar os indecisos. Boas compras!

Moda Bolsa R$139,90,

Sapatilhas 39,90 eCarteira 49,90 da

Bia Lima . Onde: Av. Pedro

Lessa, 2167

Beleza Para os homens, Kaiak

Urbe com notas de ervas e noz-moscada R$ 136,80Para as mulheres, o con-

junto UNA. R$ 139,00Onde? Natura

Beleza Kit Pinceis para

olhos Mary Kay. São 4 pinceis por R$

35,00.Onde? Beijo Rosa Clube à R. Saturino

de Brito, 150Utensílios

Canecasde alça de guitarra

por R$ 28,00 e cane-cas de bandas a R$

25,00.Onde? Top Shirts, na R. Marcílio Dias,

9, no Gonzaga

Moda infanil Sandália masculi-na azul Hobby R$

89,90. Onde? Luliê

Calçados Infantis no Super Centro

Boqueirão, Loja 89

Óculos Coleção Sant

Paul é de R$180,00. Promoção: compre um e ganhe outro do mesmo

valor na Donna ÓticaOnde? Nas lojas do

Parque Balneário e na Av. Ana Costa, 515

Moda Bolsa Verde R$ 150,00 na Bijoux

House Onde? Super Centro

Boqueirão, Loja 126/133Moda

Biquínis a partir de R$ 41,00 a peça. Você monta o biquíni com

tamanhos e cores dife-rentes na ByLuMix

Onde? Av. Pedro Lessa, 2712, no Super Centro Boqueirão ou na Av. Bernardino de

Campos, 115

Page 13: Ed973d

BoqnewsBoqnews 1312 7 a 13 de dezembro/2013 7 a 13 de dezembro/2013

Surpreenda nos presentesCOMPRAS Decida por um produto que una originalidade, bom gosto e preço acessível para presentear aquelas pessoas especiais neste Natal. A melhor coisa a se fazer é não deixar para comprar os presentes na última hora , pois assim existe mais tempo para avaliar as opções e fazer a melhor escolha para agradar a todos

Com o Natal se aproximando, surgem preocupações e dúvi-das sobre as escolhas de presentes. São muitos os familiares e amigos que serão presenteados nesta data e grande parte das pessoas têm dificuldades na hora de decidir o presente ideal. Os consumidores devem se lembrar que os preços e gostos pessoais são aspectos que devem ser conciliados na hora da

compra. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar os indecisos. Boas compras!

Moda Bolsa R$139,90,

Sapatilhas 39,90 eCarteira 49,90 da

Bia Lima . Onde: Av. Pedro

Lessa, 2167

Beleza Para os homens, Kaiak

Urbe com notas de ervas e noz-moscada R$ 136,80Para as mulheres, o con-

junto UNA. R$ 139,00Onde? Natura

Beleza Kit Pinceis para

olhos Mary Kay. São 4 pinceis por R$

35,00.Onde? Beijo Rosa Clube à R. Saturino

de Brito, 150Utensílios

Canecasde alça de guitarra

por R$ 28,00 e cane-cas de bandas a R$

25,00.Onde? Top Shirts, na R. Marcílio Dias,

9, no Gonzaga

Moda infanil Sandália masculi-na azul Hobby R$

89,90. Onde? Luliê

Calçados Infantis no Super Centro

Boqueirão, Loja 89

Óculos Coleção Sant

Paul é de R$180,00. Promoção: compre um e ganhe outro do mesmo

valor na Donna ÓticaOnde? Nas lojas do

Parque Balneário e na Av. Ana Costa, 515

Moda Bolsa Verde R$ 150,00 na Bijoux

House Onde? Super Centro

Boqueirão, Loja 126/133Moda

Biquínis a partir de R$ 41,00 a peça. Você monta o biquíni com

tamanhos e cores dife-rentes na ByLuMix

Onde? Av. Pedro Lessa, 2712, no Super Centro Boqueirão ou na Av. Bernardino de

Campos, 115

Page 14: Ed973d

Boqnews14 | cidades | 7 a 13 de dezembro/2013

CARTINHAS Campanha dos correios recebe diversos pedidos das crianças, que são adotadas pelas mais diferentes pessoas. Conheça algumas histórias

Há 24 anos, funcionários dos Correios perceberam a grande quan-tidade de cartas endereçadas ao Papai Noel e resolveram - volun-tariamente - transformar os sonhos em realidade. Começaram então a

adotar as cartinhas e fazer com que milhares de crianças acreditassem no bom velhinho. Nos últimos cinco anos, 2.382.546 desejos foram aten-didos. De acordo com a gerente da agência dos Correios do Centro de Santos, Elaine Rozada, as cartinhas emocionam. "Ao ler as cartas para organizarmos e fazermos a seleção, muitas acabam sendo adotadas por nós. São histórias e pedidos que nos comovem ", diz.

HistóriasA cuidadora de idosos, Rose-

mery dos Santos, sempre adotou as cartinhas com a avó. Neste ano, porém, após fazer aniversário, a

companheira das cartinhas faleceu, mas deixou um último pedido. "Ela deixou guardado R$500 em um li-vro, que era para ser repassado parte (R$100) para o instituto do câncer e o restante para adotar as cartinhas de Natal das crianças. Estou aqui realizando seu último pedido", conta. O desejo, porém, quase não foi atendido. Rosemery lembra que quando foi pegar o dinheiro, ele não estava no livro. "O filho tinha pego, mas dias depois sonhou com a mãe que lhe avisou que o dinheiro era das crianças. Ele então devolveu e o seu pedido será realizado", conta.

De acordo com Rosemey, ela sempre escolhe as cartinhas escritas pelas crianças. "Houve um ano, por exemplo, que adotei uma que pedia comida. Demos o que a criança pediu e mais um brinquedo. Um desejo tão simples que me impres-

Mensagens a Noelsionou", conta.

A proprietária do Espaço Vida Saudável, Jurema Gavronski, sem-pre que adota uma cartinha se surpreende. "A primeira vez que peguei uma cartinha do correio era um garoto pedindo um pijama e um panetone para a avó. Foi de-mais. Nos anos seguinte continuei e já teve de tudo, até videogame. Continuo fazendo até hoje", ressalta.

Como adotar? Na região, as cartinhas podem

ser adotadas e o presente entregue até sexta-feira (13), nas agências da Avenida Pedro Lessa, 1541, no Em-baré; Rua Cidade de Toledo, 41, no Centro; Avenida Nossa Senhora de Fátima, 715, na Vila São Jorge; Pra-ça Coronel Lopes, s/nº, no Centro de São Vicente; Avenida Nove De Abril, 3488, Vila Nova, em Cubatão.

Cartas adotadasRosemery dos Santos adota as cartinhas há anos e sempre se emociona com os pedidos

NARA ASSUNÇÃO

Page 15: Ed973d

Boqnews 7 a 13 de dezembro/2013 | cidades | 15

FOTO

S N

AR

A AS

SU

ÃO

Natal solidárioSACOLINHAS Época do ano é marcada de diversos atos que promovem sorrisos às crianças

Se existe alguma dúvida se as ações nesta época do ano valem a pena, basta ver o sorriso das crian-ças - em especial do menino Bruno Ribeiro - para a resposta ser sim. O bom velhinho faz presença nas festas de entidades e de pessoas que simplesmente desejam fazer com que as crianças acreditem na magia do Natal.

A enfermeira Aldeide Alves Azevedo, que trabalha em uma unidade no Centro de Santos, começou a se envolver com as famílias e percebeu que poderia fazer a diferença.

"Não sou apenas eu, muitas pessoas fazem com que este dia seja possível. Meu marido é um deles, Helio Marques, que nos ajuda em tudo, além de todos os amigos. É lindo e sempre muito emocionante ver tanta gente aju-dando e tantas outras recebendo este carinho e retribuindo com um sorriso".

Uma das voluntárias é a enfer-meira Erika Nunes, que participa da festa há quatro anos. Ela conse-guiu a doação de diversas sacolas e também de uma moto, sorteada no dia. Além de todas as crianças receberem presentes, as mães também ganharam cesta básica, com ingrediente especial para o Natal, o peru. A festa aconteceu na última quinta-feira (5), na Associa-ção dos Despachantes Aduaneiros de Santos e envolveu 180 crianças e mais 100 mães.

"É a primeira vez que participo e as crianças estão ansiosas. É bastante emocionante receber este carinho", diz a avó do menino Bruno, Tereza Martins, que abriu um sorriso e deu um grande abraço ao Papai Noel, que fez a alegria do pessoal. Aliás, quase todas as crian-

Evento BeneficenteA Casa do Paraplégico de San-

tos organiza a Noite da Pizza Be-neficente na próxima quinta-feira (12), às 20 horas. O evento aconte-ce na Igreja Aparecida ( Avenida Afonso Pena, nº 614). Informa-ções pelo telefone3236-3006.

DoaçõesA Paróquia do Imaculado

Coração de Maria necessita com urgência a doação de alimentos não-perecíveis para compor a ces-ta de Natal de famílias atendidas pela instituição. Entregas devem ser feita na secretaria da igreja, à Avenida Ana Costa, 74, Vila Mathias. Informações: 3223-7381.

Doações II A Fraternidade do Amor Uni-

versal promove bazar beneficente no domingo (8), em sua sede (rua Itanhém, 532, Saboó) das 14h às 16h. A instituição precisa de doa-ções de calçados, roupas e bolsas em bom estado. Informações pelos telefones 99713-6245 ou 98122-5958.

Doações IIIO Miramar Shopping recebe

urnas de doação para a Casa da Esperança. O shopping dis-ponibiliza quatro urnas para a arrecadação dos cupons fiscais de compras. As urnas estão lo-calizadas no subsolo e nos três pisos do shopping, ao lado do elevador panorâmico. O Miramar Shopping fica à Rua Euclides

da Cunha, 21. A entidade Casa da Esperança atende a pessoas portadoras de necessidades es-peciais e fica à Rua Imperatriz Leopoldina, 15. Informações: 3231-6732 / 3285-4400.

Bingo BeneficenteO Bingo será realizado no Lar

Cinderela (Rua Santo Antônio s/n - Jardim Guassu, São Vicen-te) neste domingo (8). O evento ajudará a custear o tratamento do menino Gabriel, que sofre da sín-drome de West, o grau mais alto da epilepsia. Além disso, como ajuda, a mãe do menino, Simone vende panetones e doces arte-sanais. Informações: 3568-1152.

Campanha Feliz CidadeA campanha tem o objeti-

vo de arrecadar brinquedos às crianças carentes da Baixada Santista. Os brinquedos podem ser entregues na lojas associadas ao Club Design Litoral Paulista. São elas: Alberflex, Alhambra Móveis, Atual Móveis, Bon Gior-nno Neodecoração, Bonito Casa Conceito, Coisas da Casa, Di-fratelli Fatto, Evviva Bertolini, Florense – Santos, Formaplas, Galeria Ouro Velho, Giroflex - Forma Santos, Homes Bartzen, Kyowa Tapeçaria, Lumen Ilu-minação, Madame Frufru, Novo Macuco, Pastilhacor, Portobello Shop Santos e Guarujá, Sasmã, Sate Conceito, Segatto, Trentino, Barbuy Eventos, CVC - Santos e Senac Santos.

Curtas

FestaCrianças esperam para receber o presente de Natal. Em destaque, Bruno que estava ansioso para abraçar o Papai Noel

ças aproveitaram o colo dele, que distribuía, além dos presentes, bombons para todos.

Ação no dia 15Outra grande ação que acon-

tece em Santos é idealizada por Irene Merigo Sayão, na Igreja Santa Cruz (Rua Senador Feijó, 444). Ela e tantos outros volun-tários arrecadaram 620 sacolinhas para a celebração que acontecerá no próximo domingo (15).

"Já finalizamos com as sacoli-nhas, mas a gente agradece a todos que quiserem doar brinquedos. As doações serão entregues para as crianças que aparecem na festa e não são cadastradas. Elas não podem ficar sem brinquedo. O Papai Noel sempre tem algo para entregar", conta Irene.

De acordo com a voluntária, é muita gente que ajuda nesta época do ano. Há 22 anos, Irene realiza campanha durante todo o ano, tanto nas datas comemorativas, como no dia a dia, mas no Natal é diferente. "Emociona a gente ver o sorriso das crianças ao abraçar o Papai Noel", diz. Quem quiser ajudar, basta ligar para o telefone 3234.5458.

Page 16: Ed973d

[email protected]@denise_covas

Boqnews - 7 a 13 de dezembro/2013 - 16-17

DeniseCovas

Homenagem Ex-presidente do Santos FC, Marcelo Teixeira, que recebeu

medalha Braz Cubas, na última terça-feira (3), na Câmara de Santos

Papo com...

José Virgílio

A história do Instituto Arte no Dique virou documentário, nomeado de Caranguejo do Mangue e lançado recentemente. Trajetória que cresceu ao longo dos anos, conquistando uma sede própria, e que reuniu ao longo desta década muitas histórias de conquistas. O projeto é uma bela prova de que arte, cultura, esporte e cursos diversos podem sim mudar a realidade de centenas de pessoas, abrindo um leque enorme de oportunidades. No comando de tudo isso está José Virgílio, que veio da Bahia, e idealizou o projeto que já ultrapassou as barreiras brasileiras e possui uma sede na França. Simples, sempre com um sorriso, Virgílio conta um pouco sua história e seu amor por Santos.

DIVULGAÇÃO

Em 11 anos você conquistou uma sede. Gostaria que falasse dessa vitóriaFui informado pelo o ex-ministro Gilberto Gil e o ex-secretário-executivo

Juca Ferreira, do MINC - Ministério da Cultura, das políticas públicas que seriam implementadas pelo governo, com o Ponto de Cultura e Espaço Mais Cultura, em 2003. Solicitei na época à arquiteta Natasha Gabriel, do Instituto Elos, uma maquete e um projeto arquitetônico. Apresentamos ao MINC em 2004. Em 2009, o já ministro Juca Ferreira veio a Santos e liberou o recurso. Em 2010, lançamos o edital. O mais rápido foi a construção que começou em março de 2011 e o espaço foi inaugurado em junho de 2012.

Qual a faixa etária que é atendida pelo Instituto? Trabalhamos com pessoas de todas faixas etárias: crianças, adolescentes,

adultos, pessoas mais vividas. Temos netos e avós frequentando e vem gente de todo lugar.

O Instituto Arte no Dique tem como objetivo trabalhar a comunidade da Vila Gilda por intermédio da cultura, mas sobretudo profissionalizando a garotada. Como estão esses cursos?

Este ano fizemos uma parceria com a Via Rápida, a ETEC e o Instituto Nextel com cursos profissionalizantes para o primeiro emprego. Cultura é tudo: saúde, educação, segurança, saneamento básico.

A Banda Querô já gravou disco e fez algumas apresentações. Eles estão com agenda de shows, estão conseguindo ser remunerados?

Gravou um CD na formação inicial. Hoje temos um novo formato com uma cantora, Joh Correia, muito talentosa. Na França, eles foram aplaudidos de pé. Em 2014, depois da Copa do Mundo, faremos a segunda viagem para àquele país e iremos a Espanha e Portugal. Eles ganham cachês nos shows e também irão, pelo sétimo ano consecutivo, tocar no Carnaval de Salvador e também no Carnaval da Copa.

Como vem ocorrendo nos projetos teatrais, como o Refavela, onde houve encenação, além das aulas de cenografia, figurino, iluminação?

Renato Di Renzo, uma das pessoas mais talentosas que conheci em minha carreira, dirige este setor no Instituto e em 2014 virá com uma nova montagem.

Outro foco que estavam começando a atuar era o setor de vídeo, onde haviam feito uma parceria com a Unisanta. Como está?

Em 2014, com novos equipamentos que serão adquiridos com recursos do MINC, vamos inaugurar um novo setor de cultura digital.

Acabaram de lançar um documentário sobre o Arte no Dique. Em quanto tempo foi realizado e por quem?

Em um ano, com filmagens na Bahia, SP, Rio, Santos e Cubatão. Foi dirigido por dois diretores de São Paulo, André Prati e Guilherme Escobar Nori, e os produtores, Fernanda Fazzi, Bia Ribeiro e Clayton Bonardi. O filme junta ficção com realidade e os protagonistas são pessoas do Dique.

Quais os principais parceiros do Instituto?Governo Federal, Governo Estadual, Governo Municipal, empresas

privadas, como o Grupo Libra e agora Sabesp.E o Governo Federal. Você sempre busca apoio por meio de editais e

leis de incentivo e tem obtido êxito em todos os projetos? Quais as maiores dificuldades?

O Governo Federal, por meio do MINC e do Ministério das Cidades, sempre acreditou e apostou no Arte no Dique. Fizemos parte da primeira relação dos pontos de Cultura e somos o primeiro Espaço Mais Cultura da Sociedade Civil. A questão da manutenção e pagamento de pessoal é que mais me preocupa, pois não podemos deixar o equipamento se deteriorar. No final do ano, o MINC vai liberar como contrapartida da prefeitura recursos na ordem de R$ 350 mil para comprar o restante de mobiliário e equipamentos.

Quais resultados têm conquistado nesses anos? Dê alguns exemplos:A principal conquista foi a sede da Escola Popular de Arte e Cultura

Plínio Marcos, nosso Patrono, e a ida do pessoal do Dique para se apresentar na França.

Quais os próximos projetos e passos para os próximos anos?Consolidar a internacionalização para captar recursos estrangeiros (temos

uma sede no Sul da França), o Via Rápida, a parceria com a Sabesp, onde vamos conjuntamente trabalhar com a comunidade a questão da água e saneamento básico sendo interlocutor da empresa com a comunidade.

FOTO DIVULGAÇÃO

Umas &outras

Melhores lugaresPara jovens entre 15 e 29 anos morarem. Um novo levantamento da consultoria Decode e do World Urban Forum avaliou as maiores cidades do mundo no

estudo Youthful Cities e montou o ranking. A campeã foi Toronto, no Canadá. A seguir, vem Berlim e Nova York. São Paulo é a única brasileira entre os 20 primeiros, ficando na 17ª posição.

Melhores lugares IIO estudo levou em conta 16 critérios como a oferta de escolas e universidades, o ambiente favorável ao empreendedorismo, a estabilidade econômica, a oferta de cultura e transporte e até a receptividade da comunidade com os jovens e a comunidade LGBT.

Melhores lugares IIIAs outras cidades por ordem são: Dallas (EUA), Paris, Chicago (EUA), Londres, Los Angeles, Tóquio, Seul, Buenos Aires, México e Roma. Joanesburgo (África do Sul), Lima (Peru), Mumbai (India), São Paulo, Bogotá (Colômbia), Istambul e Xangai são as últimas cidades da lista.Fonte (Exame.com)

Melhores lugares IVSão Paulo é São Paulo. Mas, o país como um todo ainda precisa melhorar muito seus índices, principalmente o da educação, essencial para a mudança dos outros.

Page 17: Ed973d

A MULHER DE CADA PORTO, EDU LOBO / CHICO BUARQUE

“... Quem me dera ficar, meu amor, de uma vez/ Mas escuta o que dizem as ondas do marSe eu me deixo amarrar por um mês

Na amada de um porto / Noutro porto outra amada é capaz...”

Canção

FOTOS DIVULGAÇÃO

Literatura Com apresentação da

City- Companhia Instável de Repertório

e Percutindo Mundos, os escritores

Flávio Viegas Amoreira, Madô Martins

e Regina Alonso com os músicos Alice

Mesquita, Márcio Barreto, Adinan Mo-

raes e Manu Rodrigues convidam para

o espetáculo Pablo Neruda - confesso

que resisti, no auditório do Sesc, neste

sábado (7), às 17 horas

PatinaçãoCelebridades da Música é o tema do show de encerramento da Patinação do Clube Internacional de Regatas. Claudia Leite, Ivete Sangalo, Beyoncé, Madonna, Elvis Presley e Michael Jackson serão alguns dos homenageados. O show de patinação será nos dias 14 e 15 de dezembro, a partir das 20h no Ginásio de Esportes do clube. Os ingressos já estão à venda, com a divisão de patinação. Para sócios, o valor da entrada é de R$ 10,00 e para convidados, R$ 15,00

SarauNa quinta (12), das 20 às 22 horas, será realizado o Sarau de Poesias, com poemas do livro Nos Mares de Vênus, de Miriam Portela, no Clube XV (Washington Luiz, 565, 4º andar). Renda para Associação Prato de Sopa Monsenhor Moreira.

Bazar de NatalO Grupo Vocal SP101 realiza apresentação nesta terça-feira (10), às 20h30, na Oficina Cultural Pagu (Rua Espírito Santo, 17). Entrada franca.

CoraisCanções natalinas neste domingo (8), a partir das 19 horas, na Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15). Com entrada franca.

o que vem por aí...

Premiação A Escola de Dança Lailton Reis conquistou um grande feito no 37º Festival Nacional de Dança Darcy Dutra Porto, reali-zado no último fim de semana, nas dependências do América Futebol Clube, na Tijuca, Rio de Janeiro. Competindo pela primeira vez no evento, o grupo de 15 bailarinos de São Vicente trouxe para a região três primeiros lugares, dois segundos e uma terceira colocação.

Page 18: Ed973d

Boqnews - 7 a 13 de dezembro/2013 - 18

BRASILEIRÃO Campeonato termina com disputa acirrada nos extremos da tabela

JOGOS ABERTOS DO IDOSOCom torcidas empolgadas e um cenário festivo, os 17º JAI (Jogos

Aberto do Idoso) foram abertos nesta quinta (5) de manhã, na Arena Santos (Vila Mathias). O torneio foi iniciado com o desfile

das 203 delegações participantes. Santos é cidade com a maior delegação, de 140 pessoas, entre atletas e comissão técnica.

Depois vêm Araçatuba, com 118, Presidente Prudente, 114, e São José dos Campos, 98. Os Jogos Abertos do Idoso (JAI) podem ser

acompanhados pelo site www.santos.sp.gov.br/jai2013.

Em 10 anos do sistema de pontos corridos no Campeonato Brasilei-ro de Futebol, nenhum torcedor poderia imaginar tantas surpresas. A começar pela irregularidade dos times paulistas ao longo da compe-tição - o Santos, que começou como pior time do estado, termina atual-mente com a 5ª melhor campanha do segundo turno.

Essa realidade resultou em um cenário curioso: pelo menos por meio do Brasileirão, não há mais chances de um time considerado grande de São Paulo se classificar para a Libertadores, torneio mais cobiçado do continente sul-ameri-cano - a última vez aconteceu há 15 anos. As últimas duas vagas (ainda dependendo da Ponte Preta, que pode conquistar a última vaga para a Libertadores se vencer o Lanús no segundo jogo da final da Sul--Americana) são disputadas por Atlético-PR e Goiás. Matematica-mente, Botafogo e Vitória também tem possibilidades de carimbar o "passaporte" para a competição do ano que vem.

Mas enquanto o topo da tabela

tem apenas a definição das últimas vagas da Libertadores, a grande "decisão", de fato acirrada, é pela permanência na elite do futebol brasileiro. Há duas vagas para a indesejável queda para a Série B. Ponte Preta e Náutico já estão au-tomaticamente rebaixados.

Ao longo dessa edição, quase metade dos times brasileiros lutaram para não cair, tamanho o equilíbrio entre as equipes. Ainda no poder das calculadoras, times como o Interna-cional, Criciúma, Coritiba, Vasco e Fluminense correm riscos.

A possibilidade de dois grandes times caírem, caso dos cariocas Vasco e Fluminense, é grande: o time cruz-maltino precisa vencer o Atlético-PR, no Paraná, que tam-bém precisa entrar com força total para garantir vaga na Libertadores. Já o tricolor carioca, campeão da últi-ma edição do Brasileiro (2012), vive fase mais delicada e precisa vencer o Bahia na Fonte Nova, e torcer por outros resultados. Apenas dois jogos ocorrem no sábado. Os demais às 17h do domingo (8).

NATASHA GUERRIZEDA REDAÇÃO

FRANCISCO ARRAIS/PMS

Dez do ManducaARMANDO GOMES

Ouço e leio muita bobagem so-bre o Santos FC e o ex-presidente Marcelo Teixeira. Essa semana, quando ele recebeu, com méritos, a Medalha Braz Cubas da Câmara Municipal de Santos veio à tona que Teixeira, em 2009, teve uma proposta de milhões para vender Neymar após a derrota eleitoral. Seria óbvio, afinal era uma oportu-nidade dele sair do Santos com as contas em dia. Ele não o fez, pois sabia que Neymar e Ganso seriam essenciais ao clube. E ambos foram para as conquistas da gestão do presidente Luiz Álvaro, inclusive na Libertadores de 2011. Isso é compromisso com o clube. O resto é armazém de secos e molhados.

2. Morcego!O conselheiro do Santos FC,

Orlando Rollo, o Morcego, foi vereador por um dia em Santos, na última quinta (5), substituindo Hugo Duppre (PSDB). Entre diversos projetos, a maioria re-lacionados com o Peixe, dois me chamaram a atenção: uma meda-lha Braz Cubas ao ex-presidente do Conselho Deliberativo, André De Fazio, e um título de Cida-dão Santista ao presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Marco Polo Del Nero. Em tempo: Rollo foi vice de De Fazio na Mesa do Conselho e é vice de Marco Polo para a Baixada San-tista na FPF. Não perde tempo, não é mesmo!

3.Não gostou!O historiador do Santos FC

e coordenador do Centro de Memória e Estatística do clube, Guilherme Gomez Guarche, foi o único frequentador da Padaria Santista que se rebelou contra a faixa em homenagem ao aniversário do goleiro Fábio Costa. Guarche não perdoa o fato do goleiro ter defendido o Corinthians em 2005.

4.Pode sair!Não será surpresa para este

colunista se José Paulo Fernandes pedir para sair do Conselho Gestor do Santos FC ainda neste mês. Ex-vice-presidente do clube, Zé Paulo, ao que parece, não está gostando do andamento das negociações e do do dia-a-dia do clube. A conferir!

5.Vargas e DiegoUm alto funcionário do

Santos está na Europa com a dura missão de retornar da viagem com o meia Diego (Wolffsburger), bicampeão brasileiro pelo Santos em 2002 e 2004, e com o atacante Vargas (Napoli), que jogou a atual temporada no Grêmio. Porém, não acreditem nisso. É puro

1. História seria diferentesofisma. Ninguém virá. Nem cheque do clube ele levou. O funcionário foi apenas comer uma boa salsicha alemã e tomar um vinho italiano. Como diria Renato Aragão, aguardem e confiem!

6.Vai ficar feio!Só vai ficar feio se o meia

Diego voltar ao Brasil para jogar a Libertadores pelo Flamengo, que já anunciou o interesse no atleta, e ele revelar que o Santos FC sequer apresentou proposta, como fez recentemente Zé Roberto, hoje no Grêmio, desmentindo o que disse no passado o presidente afastado Luiz Álvaro, que de tanto ser desmentido por atletas já tem torcedor dizendo por aí que ele está sofrendo de deslocamento natural do nariz. Já foi Robinho, Elano, Zé Roberto,... a lista é grande.

7.Apoio ao basqueteOs atletas de basquete da Ci-

dade estão me pedindo apoio para divulgar a modalidade. Esses guer-reiros que foram vice-campeões estaduais estão atrás de patrocínios para vôos mais altos rumo à NBB. Com tantas empresas portuárias em Santos chegando será que ne-nhuma se interessa em projetar sua marca no esporte como um bom retorno de mídia? Essa molecada boa de quadra merece! Quem quiser colaborar basta procurar a Fundação Pró-Esporte de Santos ou os jogadores Cauê Rico e Sylvio Ortiz!

8.NeiltonDepois de 20 jogos e quatro

gols, Neilton não serviu mais ao Santos FC. Mas leio que Interna-cional (RS), Valência (Espanha), Sevilha (Espanha), Tottenham (Inglaterra), São Paulo e Grêmio já procuraram o atleta que, desde 1º de dezembro, já pode fazer um pré-contrato com qualquer agre-miação. Que amadorismo dessa diretoria!

9.Oswaldo de OliveiraSai um Oliveira, entra outro.

Dizem que o Conselho Gestor só espera o fim do Brasileiro para anunciar o retorno de Oswaldo de Oliveira ao comando técni-co do Santos FC, no lugar de Claudinei Oliveira. Boa sorte ao Claudinei e bom trabalho ao Oswaldo em 2014. Pois de sorte ele vai precisar. E muita!

10.Sempre SantosA Associação Santos Sempre

Santos fará na Pizzaria Dio Santo (Rua Oswaldo Cruz, 367-Boqueirão) na próxima quinta-feira (12) o lançamento de sua camisa oficial, com rodízio de pizza a R$ 18,00. Bebidas à parte.

#DeusExiste!

[email protected] @armandogomes_

DIVULGAÇÃO

JOGOS DE DOMINGO (8)

10º

11º

12º

13º

14º

15º

16º

17º

18º

19º

20º

Cruzeiro

Grêmio

Atlético-PR

Goiás

Botafogo

Vitória

Atlético-MG

Santos

São Paulo

Corinthians

Flamengo

Bahia

Portuguesa

Inter

Criciúma

Coritiba

Vasco

Fluminense

Ponte Preta

Náutico

Libertadores Sul Americana

Intermediária

Rebaixamento

CAMPEONATOBRASILEIRO

TABELA DOS JOGOS

75

64

61

59

58

58

56

54

50

50

49

48

47

47

46

45

44

43

36

17

23

18

17

16

16

16

15

14

14

11

12

12

12

11

13

11

11

11

9

4

6

10

10

11

10

10

11

12

8

17

12

12

11

14

7

12

11

10

9

5

8

9

10

10

11

11

11

11

15

9

13

13

14

12

17

14

15

16

19

28

P V E DBRASILEIRÃO / 2013

17h00 Fluminense x Cruzeiro17h00 Náutico x Corinthians17h00 Botafogo x Criciúma17h00 São Paulo x Coritiba17h00 Bahia x Fluminense17h00 Inter x Ponte Preta17h00 Goiás x Santos17h00 Atlético-MG x Vitória17h00 Atlético-PR x Vasco17h00 Portuguesa x Grêmio

38ª RODADA

TABELA DE CLASSIFICAÇÃO

Objetivos distintos

5clubes disputam as duas vagas restantes para a queda à série

B; no segundo turno, metade dos times brasileiros possuíam chances

de declínio

EquilibradoSantos, de Montillo (à direita), venceu o Atlético-PR na penúltima rodada; enquanto o Peixe cumpre tabela contra o Goiás, Furacão ainda luta por vaga na Libertadores

JOGOS DE SÁBADO (23)19h00 Flamengo x Cruzeiro*19h30 Náutico x Corinthians*

Page 19: Ed973d

FOTOS: DIVULGAÇÃO

agende-seTeatro

O Corpo Seco e a Pisadeira - InfantilDuas amigas se encontram na praça, mas uma delas não dormiu nada durante a noite, pois havia uma festa de casamento muito barulhenta no telhado da casa dela. O casamento era do Corpo Seco com a Pisadeira.Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos - Sessões: Sáb (7) - 17h30. Ingresso: Grátis. Informações: 3278-8000.

Criança EnterradaA peça do dramaturgo, ator e roteirista norte-americano Sam Shepard será encenada pelos formandos da Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo.Recomendação: 16 anos - Local: Teatro Guarany - Sessões: Sáb (7) e Dom (8) - 20h. Ingresso: Grátis. Informações: 3219-3827.

MúsicaChorinho no AquárioMúsicos da região que compõem o grupo Amigos do Clube do Choro de Santos se apresentam em mais uma edição do projeto Chorinho no Aquário. Caso chova, a exibição será cancelada.Recomendação: Livre - Local: Praça Luiz La Scala (Ponta da Praia) - Sessões: Sáb (7) - 19h. Ingresso: Grátis.

Quarteto de Cordas Dell’ArteCom o objetivo de unir educação e música, o Quarteto Dell’Arte apresenta diferentes épocas, estilos e compositores de música de concerto por meio de um repertório familiar, voltado ao público sem contato profundo com esse gênero.Recomendação: Livre - Local: Sesi Santos - Sessões: Sáb (7) - 20h. Ingresso: Grátis. Informações: 3209-8210

Homenagem a Rita LeeO show Divina Mutante presta homenagem à cantora Rita Lee. Com Débora Paiva & Medusa Trio.Recomendação: Livre - Local: Feirarte da Aparecida (em frente ao Sesc) - Sessões: Dom (8), às 18h.

Básico GastronomiaNo sábado (7) será a vez do sertanejo universitário de Miguel Bagestan. No domingo (8), pagode com o Grupo Fundamental. Já Banda Envo se apresenta na quinta (12). A sexta será de pop/rock com Nandox Live. No sábado (14) será a vez de Dan Lisboa. E no domingo (15), pagode com o Grupo Fundamental.Recomendação: Livre - Local: Básico Gastronomia e Eventos (Avenida Afonso Pena, 113) - Sessões: Sáb (7) e Dom (8) e Qui a Dom (12 a15). A casa abre a partir das 19h. Informações: 3345-0113.

Baile na PraiaAnimado pela Johnny´s Band, o projeto Baile na Praia é atração deste domingo.Recomendação: Livre - Local: Fonte do Sapo - Sessões: Dom (8) - 18h. Ingresso: Grátis.

Sarau de MúsicaAs apresentações dos alunos de guitarra, canto, violão e bateria promovidas pelos professores Anderson Botega e Juliana Murari.Recomendação: Livre - Local: Central City (Rua do Comércio, 63, Centro Histórico) - Sessões: Dom (8 e 15 de dezembro) - 16h. Ingresso: R$ 15,00 + 1 kg de alimento não perecível. Informações: 3219-1260.

Coral da Gente do Instituto BaccarelliO Coral da Gente é um dos programas do Instituto Bacarelli voltados a crianças e adolescentes da comunidade de Heliópolis, em São Paulo. Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos - Sessões: Dom (8) - 17h30. Ingresso: R$ 1,00 a R$ 5,00. Informações: 3278-9800.

Vinícius, velho, saraváUm coletivo de artistas da cidade de Santos se une para homenagear o centenário de Vinícius de Moraes. A apresentação conta com repertório formado por composições de Vinícius interpretado por Conrado Pouza & banda e interação cênica com Os

Poetinhas.Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos - Sessões: Qua (11) - 21h. Ingresso: R$ 2,00 a R$ 10,00. Informações: 3278-9800.

Noite dançanteEntretenimento com banda musical para socializar as pessoas e exercitar o corpo por meio da cultura da dança. Com a Banda Doce Veneno.Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos - Sessões: Qui (12) - 19h. Ingresso: R$ 2,00 a R$ 10,00. Informações: 3278-9800.

7ª ArteAs Mil faces de Al PacinoDando continuidade à mostra As mil faces de Al Pacino, a Cinemateca de Santos apresenta o filme O Informante, de 1999.Recomendação: 14 anos - Local: Cinemateca de Santos (Rua Ministro Xavier de Toledo, 42, Campo Grande) - Sessões: Sáb (7) - 20h. Ingresso: Grátis. Informações: 3251-1613.

Sala 1 de CinemaOs Filmes nacionais O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias e Avós serão exibidos no Sesc SantosRecomendação: 10 anos - Local: Sesc Santos - Sessões: Dom (8) - 11h e 16h. Ingresso: Grátis. Informações: 3278-9800.

ExposiçãoSanto Anjo do SenhorA exposição é dividida em quatro partes com acervo que mostra a riqueza devocional e artística dos anjos.Recomendação: Livre - Local: Museu de Arte Sacra de Santos - Sessões: De terça a domingo, das 10 às 17h. Ingresso: R$ 5,00. Informações: 3219-1111.

Formas e CoresExposição de esculturas e pinturas das artistas Vitória Rezende Moreno e Verônica Azevedo.Recomendação: Livre - Local: Galeria de Arte Brás Cubas - Sessões: Sáb (7) e Dom (8) - Das 8 às 19h. Ingresso: Grátis. Informações: 3226-8000.

Perto do MarO arquiteto, cenógrafo, figurinista, carnavalesco e artista plástico Ademir Fontana apresenta em 30 telas inéditas imagens poéticas que traduzem a relação do mar com a cidade.Recomendação: Livre - Local: Pinacoteca Benedicto Calixto - Sessões: De terça a domingo, das 9 às 18h. Até 15 de dezembro. Ingresso: Grátis. Informações: 3288-2260.

Fragmentos de SimplicidadeA mostra do paulistano Carlos Aliperti tem como tema a figura humana.Recomendação: Livre - Local: Centro de Cultura Patrícia Galvão (Avenida Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias) - Sessões: De segunda a sexta-feira, das 9 às 18h, e aos sábados, das 14 às 18h. Até 15 de dezembro.

Ingresso: Grátis. Informações: 3226-8000.

Arte SantistaO evento junta vertentes da arte no mesmo local . Fotograf ias , esculturas, e até dança.Recomendação: Livre - Local: Espaço Cultural Tremendão (Rua Brás Cubas, nº 404) - Sessões: De segunda a sexta, das 10 às 19 horas e aos sábados, das 10 às 17 horas. Até 5 de janeiro. Ingresso: Grátis. Informações: 3235-3583.

Livros rarosA exposição é composta por dez livros e uma gravura, publicados entre os séculos XVII e XX, nos mais variados idiomas, como latim, inglês, italiano e português. Recomendação: Livre - Local: Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95) - Sessões: De terça a sábado das 9 às 17h e domingos das 10 às 17h. Até 26 de janeiro. Ingresso: R$ 5,00. Informações: 3213-1750.

Leandro Szyszko, o SheskoA exposição contará com murais, telas, prints e esculturas que exaltam a estética contemporânea, produzidas pelo ilustrador santista Shesko.Recomendação: Livre - Local: Light Conceito (Avenida Afonso Pena, 118) - Sessões: De segunda a sexta, das 9 às 18h e sábado, das 9 às 13h. Até 31 de janeiro. Ingresso: Grátis. Informações: 3209-8210.

VIBE A mostra reúne fotos de e praias da Baixada Santista e do Brasill, além de relatar de forma singular o contato entre o homem e a natureza por meio dos esportes radicais. Fotos de Diego Fente Stamato.Recomendação: Livre - Local: Teatro Municipal de Santos (Avenida Senador Pinheiro Machado, nº 48, Vila Mathias) - Sessões: Todos os dias, das 9 às 22h. Até 15 de dezembro. Ingresso: Grátis. Informações: 3226-8000.

LiteraturaPablo NerudaSaudação a um dos mais universais poetas do século XX, Prêmio Nobel de Literatura reconhecido por sua obra de raro lirismo e sua militância libertária.Recomendação: Livre - Local: Sesc Santos - Sessões: Sáb (7) - 17h. Ingresso: Grátis. Informações: 3278-9800.

Documento de estratégia ShinobiO livro O documento secreto de estratégia Shinobi aborda uma visão distorcida e fantasiosa sobre os agentes de espionagem do antigo Japão. A obra foi escrita pelo estudioso da cultura japonesa, o santista Roberto Alve.Recomendação: Livre - Local: CAIS Milton Teixeira (Avenida Rangel Pestana, 150) - Sessões: Sáb (7) - 18h. Ingresso: Grátis. Informações: 3202-3567.

Invenção de PalavraO ator Alexandre Camilo lançará o livro Invenção de Palavra – Contos de Sabedoria.Recomendação: Livre - Sessões: Qua (11) - 18h30, na Pinacoteca Benedicto Calixto e Sáb (14) - 18h, no Shopping Parque Balneário. Ingresso: Grátis (O exemplar custa R$ 24,90)

Preservação de imagensA aula aborda os procedimentos de conservação e digitalização de imagens segundo aspectos técnicos e humanos. Ministrada por Patrícia Lira.Recomendação: Livre - Local: Museu da Imagem e do Som (Avenida Senador Pinheiro Machado, 48). Sessões: Sex (13) - Das 9h às 18h. Ingresso: Grátis. Informações: 3226-8019.

Como manter a memória saudávelDiscussão sobre o que acontece com a memória no processo de envelhecimento.Recomendação: 18 anos - Local: Sesc Santos Sessões: Qua (11) e Sex (13) - 15h. Ingresso: Grátis. Informações: 3278-9800.

DançaMundo CartoonA apresentação conta a história dos filmes de animação. Da academia Lúcia Millás. Recomendação: Livre - Local: Teatro Brás Cubas - Sessões: Ter (10) e Qua (11) - 18h e 21h. Ingresso: R$ 35,00 a R$ 70,00. Informações: 3222-6133.

NatalNatal no CoraçãoO auto de Natal será promovido pela igreja Coração de Maria.Recomendação: Livre - Local: Paróquia Imaculado Coração de Maria (Avenida Ana Costa, 74) . Sessões: Todos os domingos, às 20h. Até 22 de dezembro. Ingresso: Grátis. Informações: 3223-7381.

Festival de Corais de NatalA atração que acontece anualmente reúne um repertório de canções natalinas preparados por grupos vocais da região.Recomendação: Livre - Local: Pinacoteca Benedicto Calixto - Sessões: Dom (8) - 19h. Ingresso: Grátis. Informações: 3288-2857.

Natal da CinderellaPor meio deste clássico da literatura infantil e infanto juvenil mundial, retrata-se a Noite de Natal da Princesa ao lado do Príncipe, ratinhos, passarinhos, aldeões, irmãs malvadas e até da sua malvada madrasta.Recomendação: Livre - Local: Arena Santos (Avenida Rangel Pestana, 184) - Sessões: Sáb (14) - 15h e 18h. Ingresso: R$ 60,00 a R$ 160,00. Informações: 4003-1212.

1° Encontro de CoraisA Igreja Anglicana de Todos os Santos apresenta o coral Franceschini.Recomendação: Livre - Local: Igreja Anglicana de Todos os Santos (Praça Washington, 92). Sessões: Todos os domingos, às 17h. Até 22 de dezembro. Ingresso: Grátis. Informações: 3223-7381.

CineZen NatalinoEvento tem o objetivo de celebrar o Natal por meio da cultura com foco beneficente. A programação terá contação de histórias com Alexandre Camilo, apresentações musicais, e o Adote um Gibi. Ação é em prol da Casa Vó Benedita e do Albergue Noturno. Recomendação: Livre - Local: Cine Roxy 4, no Pátio Iporanga- Sessões: Dom (15) - 14h30. Ingresso: 1Kg de alimento.

OficinaEstêncil de histórias em quadrinhosO curso consiste na confecção de moldes vazados, com aplicação em tecido de personagens do universo das histórias em quadrinhos. Os interessados devem levar rolinhos de espuma para pintura, tinta para tecido, camiseta ou pedaço de tecido, fita adesiva transparente, fita crepe, jornal, fita e pratinhos de pintura.Recomendação: 12 anos - Local: Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes (Posto 5) - Sessões: Sáb (7) e Dom (8) - 10h. Ingresso: Grátis. Informações: 3288-1300.

Amigos de panoNesse encontro, quem vai mediar a brincadeira são os bonecos de pano.Recomendação: 0 a 6 anos - Local: Sesc Santos. Sessões: Dom (8) - 10h30. Ingresso: Grátis. Informações: 3278-9800.

HumorHumor de CinemaDesta vez, com Thiago Ventura e seu espetáculo Isso não é de Deus. Neste formato, estará em cena apenas um comediante, munido apenas de um microfone e sua visão do mundo.Recomendação: 14 anos - Local: Cine Roxy 4 (Shopping Pátio Iporanga – Av. Ana Costa, 465, Gonzaga). Sessões: Sáb (7) - 22h. Ingresso: R$ 25,00.

Bate-papoProjeto Sentidos O tema do encontro será a vida cotidiana e os problemas da rotina. Conduzido pelo psicólogo Tiago Gouveia, o bate-papo contará com as participações especiais da psicóloga Angélica Gawendo e do produtor musical Victor Panchorra.Recomendação: 18 anos - Local: Ao Café (Avenida Siqueira Campos, 462) - Sessões: Sáb (7) - 17h. Ingresso: Grátis.

Sinfônica do Estado de São PauloA apresentação, que marca o fim da temporada 2013 do corpo sinfônico, inclui no repertório composições de Beethoven (Quinta Sinfonia) e Stravinsky (A Sagração da Primavera), e encerra a 19ª edição do Projeto Tocando Santos.Recomendação: Livre- Local: Praia do Gonzaga - Sessões: Dom (15) - 19h30. Ingresso: Grátis. Informações: www.osesp.art.br

DIVERSÃO, CULTURA & LAZER

Boqnews etc7 a 13 de dezembro/ 2013 19

Sesc: Rua Conselheiro Ribas, 136 / Teatro Municipal Brás Cubas: Avenida Pinheiro Machado, 48, / Teatro Guarany: Praça dos Andradas, 100 / Pinacoteca Benedicto Calixto - Avenida Bartolomeu de

Gusmão, 15/ Miramar Shopping: Rua Euclides da Cunha, 21, Gonzaga/ Galeria de Arte Brás Cubas: Avenida Pinheiro Machado, 366, / Sesi Santos: Avenida Nossa Senhora de Fátima, 48.

Page 20: Ed973d

etc 7 a 13 de dezembro/ 2013 20 Boqnews

Poupança OUT.

07 - 0,556008 - 0,524309 - 0,500010 - 0,518511 - 0,546212 - 0,552713 - 0,5553

07 - 0,556008 - 0,524309 - 0,500010 - 0,518511 - 0,546212 - 0,552713 - 0,5553

IGPM/FGV

Outubro: 0,29% 12 meses: 5,60%Inflação

Depósitos até 3.5.2012 Depósitos após 4.5.2012

6/12Compra: R$ 2,26 Venda: R$ 2,40

Dólar Turismo

Sab 7

Tempo

Min 21ºCMax 28ºC

Dom 8 Min 22ºCMax 30ºC

CPTEC-INPE

Predomínio de sol pela manhã. À tarde, sujeito a chuva com risco de trovoada.

Parcialmente nublado, com sol entre nuvens. Temperatura em elevação, o que pode provocar chuvas à tarde.

Programação sujeita a alterações. Informações: Roxy - 3289-8336, Cinemark - 3231-2889, Posto 4 - 3288-4009, Miramar- 3284-4044, Ferry B. Plaza (Guarujá) - 3348-4482, Cinesystem (Praia Grande) - 3476-2000.

DE 7 A 12 DE DEZEMBROCinemaDIVULGAÇÃO

Cinemark Praiamar - SantosThor 2 (leg) - 19h40, 22h10. 12 a. Capitão Phillips (leg) - 18h10, 21h, 23h50 (sáb). 12 a. Bons de Bico (dub) - 13h10, 15h20. L. Jogos Vorazes 2 (leg) - 21h10. 12 a. Jogos Vorazes 2 (dub) - 14h40, 17h50. Meu Passado me Condena - 13h50 (exc. sáb, dom e 3ª),16h30 (exc. ter), 18h50 (exc. 5ª), 21h20 (exc. 5ª), 23h40 (sáb). 12 a. Como Não Perder Essa Mulher (leg) - 13h30, 15h30, 17h40, 19h50, 22h. 16 a. Última Viagem a Vegas (leg) - 11h50 (sáb e dom), 14h10, 16h40, 19h10, 21h40, 00h (sáb). 12 a. Crô - O filme - 13h, 14h, 15h10, 16h10, 17h30, 18h20, 19h30, 20h30, 21h30, 22h50 (sáb), 23h30 (sáb). 12 a. Carrie - A Estranha (leg) - 13h40, 15h50, 18h, 20h40, 23h10. 16 a. Um Time Show de Bola (dub) - 12h30 (sáb e dom), 15h, 17h20. 10 a. Vovô Sem Vergonha (leg) - 12h10 (sáb e dom), 14h20, 16h25, 18h30, 20h50, 23h (sáb). 12 a. Royal Opera House: Turandot (leg) - 11h10 (sáb e dom), 14h (3ª), 19h (5ª). 12 a.

Roxy Gonzaga 5 - SantosCarrie - A Estranha (leg) - 15h30, 17h45, 20h, 22h15, 23h30 (sáb). 16 a. Crô - O filme - 14h30, 16h15, 18h, 19h45, 21h30, 23h15 (sáb). 12 a. Jogos Vorazes 2 (leg) - 16h45, 22h45. 12 a. Jogos Vorazes 2 (dub) - 14h, 19h30. Ultima Viagem a Vegas (leg) - 14h30, 16h45, 19h, 21h15, 23h30 (sáb). 12 a.Um Time Show de Bola 3D (dub) - 16h. L. Vovô Sem Vergonha (leg) - 20h, 21h45. 14 a. Bons de Bico (dub) - 14h, 18h. L.

Roxy Iporanga 4 - SantosBons de bico (dub) - 14h, 16h, 18h. L. Blue Jasmine (leg) - 14h, 15h45, 19h45. 12 a. Capitão Phillips (leg) - 14h,16h30, 19h15, 21h45. 14 a. Thor 2 (leg) - 22h. 12 a. Thor 2 (dub) - 20h. Sobrenatural 2 (leg) - 17h45, 21h30. 14 a. Meu Passado me Condena - 14h, 16h, 18h15, 20h15, 22h15. 14 a.

Cine Miramar - SantosTrem Noturno para Lisboa (leg) - 13h50, 16h10, 18h30, 20h50. 14 a. Jovem e Bela (leg) - 15h20, 19h10. 14 a. Blue Jasmine (leg) - 13h30, 17h10, 21h (exc. sáb). 12 a. Tatuagem - 21h (sáb). 16 a. Azul é a Cor Mais Quente (leg) - 14h10, 17h20, 20h30. 18 a.

Posto 4 - SantosCamille outra vez - 16h, 18h30, 21h.12 a.

Roxy Brisamar - São Vicente

Thor 2 3D (dub) - 20h, 22h. 12 a. Jogos Vorazes 2 (dub) - 14h, 16h15, 19h, 21h45. 12 a. Como Não Perder Essa Mulher (dub) - 16h45, 18h30, 20h30, 22h15. 16 a. Bons de Bico (dub) - 14h15. L. Bons de Bico 3D (dub) - 16h. Sobrenatural 2(dub) - 17h15. 14 a. Crô - O filme - 14h30, 16h30, 18h15, 20h15, 22h. 12 a. Um Time Show de Bola (dub) - 14h, 18h. Livre. Última Viagem a Vegas (dub) - 15h, 19h30, 21h30. 12 a. Carrie - A Estranha (leg) - 14h15, 16h15, 18h15, 20h15, 22h15. 12 a.

Roxy - Pq Anilinas - CubatãoCrô - O filme - 14h15, 16h, 17h45, 19h45, 21h30. 12 a. Um Time Show de Bola (dub) - 15h. L. Carrie - A Estranha (dub) - 17h, 19h, 21h. 16 a.

Cine 3 - Ferry Boat’s - GuarujáThor 2 (dub) - 18h15, 20h20, 22h30. 12 anos. Jogos Vorazes 2 (dub) - 17h20, 20h, 22h40. 14 anos. Bons de Bico (dub)- 16h30. Livre. Capitão Phillips (dub) - 20h20. 14 anos. Tá Chovendo Hambúrguer 2 (dub) -

16h30. Livre.

Cinesystem - Praia GrandeThor 2 3D (dub) - 14h20, 16h50, 19h20, 21h50. 12 a. Jogos Vorazes 2 (dub) - 16h20, 19h10, 22h.12 a. Sobrenatural 2 - 17h, 19h30, 21h45. 14 a. Última Viagem a Vegas (dub) - 14h20, 16h40, 19h, 21h20. 12 a. Carrie - A Estranha - 15h, 17h15, 19h35, 21h55. 16 a. Crô - O filme - 13h40, 15h40, 17h40, 19h40, 21h40. 12 a. Um Time Show de Bola - 14h. L.

Como Não Perder Essa MulherJon (Joseph Gordon-Levitt) mora sozinho e tem orgulho da vida que leva, sem se prender

a alguém. Por mais que goste de sexo, ele segue a filosofia de que nenhuma relação sexual é tão boa quanto a pornográfica, já que lá ele encontra exatamente o que quer. Entretanto,

sua vida muda após conhecer numa boate aquela que seria a mulher nota 10: Barbara (Scarlett Johansson). Ele tenta levá-la para casa, mas ela faz jogo duro e nada acontece. É

quando Jon percebe que terá mudar sua tática habitual, aceitando namorá-la e se submeter aos seus caprichos, caso queira ter algo com ela. O elenco ainda conta com as presenças de

Julianne Moore e Tony Danza

DEZEMBRO

Brasil: R$ 678,00 São Paulo: R$ 755,00Salário Mínimo

Seu DireitoMIGUEL ROLLO

[email protected]

Esclarecendo dúvidasFui registrar o formal de

partilha dos bens deixados pelo meu pai e fui informado que o registro não seria possível, uma vez que minha mãe não era herdeira, apenas meeira. Afinal, quando o cônjuge é considerado herdeiro?

Marco Bráulio – Gonzaga –

Santos

Prezado Marco, E m p r i m e i r o l u g a r

vamos esclarecer que a meação significa o quinhão correspondente à metade do patrimônio comum dos cônjuges, que não se confunde com a herança.

É de suma importância que o casal, ao contrair núpcias, entenda quais as conseqüências da sucessão e partilha de bens diante da escolha do regime de bens a ser adotado, o qual refletirá tanto na divisão patrimonial no momento da dissolução do casamento, através do divórcio, quanto por ocasião do falecimento de um dos cônjuges.

Em recente Acórdão, a ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça, elaborou um quadro para esclarecer as hipóteses de sucessão do cônjuge (marido ou esposa) sobrevivente nas diversas modalidades de casamento. No caso específico julgado, o Recurso Especial 992.749, a 3ª Turma do STJ definiu a sucessão do cônjuge a partir de uma interpretação de forma inédita que a ministra deu ao artigo 1.829, inciso I, do Código Civil. No Recurso Especial, a 3ª Turma decidiu que o cônjuge casado sob o regime da separação convencional de bens não ostenta a condição de herdeiro necessário em concorrência com os ascendentes.

O precedente estabelece que o regime de separação de bens, previsto no artigo 1.829, inciso I, do Código Civil, é gênero que congrega duas espécies: a separação legal, obrigatório por lei para a lguns casos , e a separação convencional, que é

estabelecida pela vontade das partes. A ministra explica que ambas obrigam os cônjuges, uma vez estipulado o regime de separação de bens, à sua observância. Dessa forma, não remanesce, para o cônjuge casado mediante separação de bens, direito à meação, tampouco à concorrência sucessória, respeitando-se o regime de bens estipulado, que obriga as partes na vida e na morte.

H e r d e i r o n e c e s s á r i o é a q u e l e q u e t e m obrigatoriamente uma parte da herança. A idéia da figura do herdeiro necessário é garantir que filhos e cônjuge fiquem com uma parte do patrimônio do falecido até para garantir a sua subsistência. Nos regimes com comunhão total de bens, o cônjuge sobrevivente é necessariamente dono de metade do patrimônio, seja do casal ou particular do outro cônjuge. Por isso, em caso de herança, não é herdeiro necessário, o que não significa que não possa ser contemplado no testamento.

Neste mesmo julgamento, foi definido o entendimento de como se dá a sucessão do cônjuge também nas hipóteses de casamento sob o regime da comunhão universal e da comunhão parcial de bens, conforme o quadro abaixo:

Colaboração: Miguel Galante Rollo. Fontes:

www.conjur.com.br e Sérgio Sérvulo da Cunha

in Dicionário Compacto do Direito

Errata: o nome da leitora na última edição é Fernanda

A. Domingues.

Regimes

Universal

Parcial

Separação de bens

Cônjuge herda bens particu-lares?Não

Sim, em concurso com os descendentes Não

Cônjugue herda bens comuns?Não

Não

Não

Page 21: Ed973d

21Boqnews BoqNegócios

caderno de oportunidades

BoqNegócios R$17,00

R$17,00

_____________________CUIDADORA

de Crianças e Idosos,no período Noturno((13) 98821-1547

_____________________FAÇA SEU PEDIDO

Encomenda de bolos e salgados congelados.

Tratar c/ Lúcia ou Vanessa.( 3061-5757 / 99155-5403

_____________________OURO

Jóias, brilhantes, relógios, prata, platina, cautelas. Antiguidades em geral.

Cobrimos qualquer oferta!Rua Othon Feliciano, 2 cj.

24 . BoulevardGonzaga - (3284-9152

_____________________DISK MARMITA / MARMITEXComida caseira Segunda a Sábado.Valor Marmitas p/

quinzena: 1 pess. R$125,00; 2 pess. R$150,00; 3 pessoas R$180,00. Marmitex R$6,99.

Ligar cedo. Falar c/ Vera. (3227-0014 / 99757-2790

____________________REVENDEDORAS

Avon está cadastrando novas revendedoras em Santos.

Mais informações:(0800 7082866 /

99201.4451www.venderavon.com.br

_____________________ENFERMEIRA FORMADAAvaliação de feridas e

curativos. Coren: 205441 ( 99773-5329 /

99740-6869

_____________________PASSO VHS PARA DVD

Vinil para CD.((13) 99107-8414 /

99167-0450

Projetista de Elétrica e Hidráulica para projetos em Parceria.

Tenho software específico.Contatos: (11) 9-8172- 9835 ou e-mail:

[email protected]

ENGENHEIRO PROCURA:

7 a 13 de dezembro/2013

Page 22: Ed973d

BoqnewsBoqNegócios22 7 a 13 de dezembro/2013

Page 23: Ed973d

23Boqnews BoqNegócios7 a 13 de dezembro/2013

Page 24: Ed973d

BoqnewsBoqNegócios24

____________________ALUGA PONTA DA PRAIA

Av. Dos Bancários, 02 ds., 01 suíte, ampla sl., banh.social, coz., qto. e wc de emp. Pa-cote R$ 2 mil, acesse www.adelsoimoveis.com ou tratar( 32735148/ 997148434

____________________ALUGA POMPEIA

Av. Floriano Peixoto nº 235, Ed. Monte Verde, 02 ds.,

01 ste c/ armário, ampla sl., banh. social, coz., qto. e wc de emp. Pacote R$ 2 mil,

acesse www.adelsoimoveis.com ou tratar

( 32735148 / 997148434

____________________ALUGA SALA-LIVING

Ao lado da Igreja do Embaré, Av. Bart. de Gusmão, n°33,

Ed. Embaré, R$ 850,00, piso frio, gar. col. acesse www.

adelsoimoveis.com ou tratar ( 32735148/997148434

7 a 13 de dezembro/2013