ebook - treinamento de fisioterapeuta

34
Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Upload: others

Post on 12-Nov-2021

7 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Page 2: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

APRESENTAÇÃOOlá,

Este E-book traz algumas informações complementares aos Módulos II e III do Curso de Formação Inicial de Fisioterapeuta.

No conteúdo relacionado ao Módulo II: O laser e o tratamento, você irá conhecer outros tipos de lasers e terá mais informações sobre a atuação do laser sobre o pelo. O livro também traz uma tabela completa com o intervalo médio entre sessões, duração de aplicação e tempo médio de preparo para cada região do corpo. Por fim, você verá um modelo de laudo médico, liberando o cliente que apresenta alguma contraindicação relativa a realizar o tratamento de depilação a laser.

O Módulo III: A Fisioterapeuta traz informações essenciais sobre o atendimento de clientes que sofreram algum tipo de intercorrência. Você verá qual o protocolo a ser seguido em cada situação e como são classificadasas lesões. O E-book traz ainda o POP: Procedimento Operacional Padrão com detalhes sobre o check-list da máquina e da sua área de trabalho.

Para finalizar, falaremos um pouco mais sobre vendas. Você vai conhecer as formas de pagamento

Você deve ler esse material na íntegra, pois o conteúdo é parte do seu treinamento. Quanto maior for o seu conhecimento, maiores suas chances de sucesso! Bons estudos!

Lembre-se:

01/33

aceitas na Espaçolaser e quais as outras ações comerciais utilizadas na atração de clientes.

Page 3: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

ÍNDICE

MÓDULO II: O LASER E O TRATAMENTO ........................................41.Tipos de laser para depilação ............................................42. Como age o laser? ...........................................................63. Tabela do Tratamento .....................................................74. Laudo médico .................................................................13

MÓDULO III: A FISIOTERAPEUTA ................................................141. Protocolo de atendimento .................................................141.1 Queimadura por laser ....................................................141.2 Queimadura por crio ......................................................191.3 Alergia .........................................................................211.4 Foliculite pos laser ........................................................25

1.5 Vasculite .......................................................................272. Classificação dos graus das lesões ...................................293. POP: Procedimento Operacional Padrão .............................303.1 Objetivo .........................................................................303.2 Normas e documentos referenciais .........................................303.3 Aplicação .........................................................................303.4 Definições ........................................................................303.5 Responsáveis ....................................................................303.6 Funcionários do setor ..........................................................303.7 Colaboradores ...................................................................303.8 Relação de equipamentos .....................................................303.9 Local ..............................................................................303.10 Normas e procedimento ......................................................31

02/33

Page 4: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

3.11 Paramentação ...............................................................323.12 Documentos relacionados ...............................................323.13 Anexos ...........................................................................324. Vendas ...........................................................................324.1 Formas de Pagamento ........................................................324.2. Ações Comerciais ..............................................................33

03/33

Page 5: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Geralmente, esses aparelhos vêm com as duas ponteiras que podem ser trocadas de acordo com a área e a necessidade de aplicação. Ou seja, ainda provoca certo desconforto ao cliente dependendo da região.

Milesman

Laser de Diodo, 810 nm de comprimento de onda. Ponteira um pouco maior do que o Light Sheer – ET. Sua ponteira resfria a 0,5 graus Celsius aproximadamente. Possibilita um pouco mais de conforto ao cliente do que o Light Sheer, porém seu tempo de aplicação continua demorado e o procedimento dolorido.

04/33

MÓDULO II: O LASER E O TRATAMENTO

1.Tipos de laser para depilação

Conheça agora os tipos de laser existentes no mercado que são usados para depilação. Você entenderá por que a Espaçolaser tem o melhor método.

Light Sheer – ET

Laser de Diodo, 810 nm de comprimento de onda. Tem uma ponteira pequena e que provoca um resfriamento, porém seu calor é tão intenso que se sobrepõe a esse resfriamento, causando dor e muito desconforto ao cliente devido à sensação de queimação constante.

Light DUET

Laser de Diodo, 810 nm de comprimento de onda. Nova versão do Light Sheer. Funciona com um sistema de vácuo. Tem um diâmetro de aplicação maior, provoca menos dor, porém não é possível utilizá-lo em todas as regiões do corpo.

Page 6: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Vectus

Laser de diodo, de 810 nm de comprimento de onda, possui duas lentes de safira intercambiáveis. A aplicação é realizada por quadrantes. Mais confortável que os outros lasers de diodo do mercado.

Nd Yag

Gentle Yag, 1.064 nm de comprimento de onda. Possui o mesmo fabricante que o laser de Alexandrite (Candela). Indicado para peles morenas e negras devido a sua pouca afinidade pela melanina. Atua através das moléculas de água/sangue (hemoglobina) presente na região de pelos e isso provoca a sua eliminação, sem oferecer grandes riscos, porém sem garantir grandes resultados. Muito usado para retirada de vasos.

05/33

Soprano

Laser de Diodo, 810 nm de comprimento de onda. Funciona por quadrantes e através do movimento de varredura. Apresenta incômodo para quem sente e é bastante desgastante para o profissional, devido ao movimento constante durante a sua aplicação.

Galaxy

Laser de Diodo, 810 nm de comprimento de onda. Sua aplicação é realizada por quadrantes e através do movimento de varredura ou pontual. Traz desconforto em quem recebe o laser e sua aplicação é mais demorada.

Page 7: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Dependendo do grau de sensibilidade, muitos clientes não sentem nada. A sensação do cliente é de quente e frio ao mesmo tempo.

O cristal de Alexandrite é excitado através de lâmpadas de flash. A duração da lâmpada no GentleLase Mini é de 1 milhão de disparos e, no GentleLase Pro LE, 2 milhões.

2. Como age o laser?O sistema cria um feixe de luz de grande intensidade que penetra profundamente no tecido cutâneo. Assim, uma quantidade de calor controlada é aplicada. Ao mesmo tempo, o Dispositivo de Resfriamento Dinâmico pulveriza o gás criogênico na região, protegendo as camadas superiores da pele.

Qualquer laser para depilação tem a melanina como cromóforo-alvo. Ao identificar a melanina, o laser faz sua penetração através da haste do pelo até atingir a raiz. Uma vez que isso ocorre, a matriz celular do pelo é destruída e o pelo nunca mais volta a crescer. Por isso, o ideal são os pelos escuros e grossos. Já em pelos brancos, loiros e ruivos não há resultado.

Como o laser precisa encontrar a raiz do pelo para que haja cauterização, o cliente não deve utilizar nenhum método depilatório que remova os

06/33

GentleLASE

Utilizado pela Espaçolaser e produzido pela Candela, o GentlLASE é mais conhecido como Laser de Alexandrite (Laser de Cristal). Possui 755 nm de comprimento de onda e absorve 133% de melanina a mais que o Laser Diodo, o que traz maior eficácia e segurança ao tratamento.

O diferencial dos demais lasers existentes no mercado é o uso do gás de Criogênio (Sistema DCD – Sistema Dynamic Cooling Device – OriginALTM Pure Cryogen @skintec), que é disparado milissegundos antes do laser.

O gás resfria e protege as camadas superiores da pele (Esfriamento Epidérmico – congela epiderme, -18 graus), minimizando dor e riscos de queimaduras. A sessão torna-se mais rápida e mais confortável, trazendo a melhor relação custo-benefício para o cliente.

Page 8: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta 07/33

pelos a partir da raiz, como pinça, cera e depiladores elétricos. O ideal é que seja feito o uso de métodos que aparem os pelos, como lâmina, creme depilatório e aparador elétrico.

Para todas as regiões do corpo são necessárias, em média, 10 sessões na tentativa de buscar o pelo na fase ideal para eliminar sua matriz celular. Essa fase é chamada anágena. Nela, o pelo está conectado à raiz (folículo piloso).

As cinco primeiras sessões são essenciais para um bom resultado. Por essa razão, é fundamental que o cliente cumpra o prazo indicado para retorno, desde que haja pelos. Estudos demonstram que há uma redução de 80% dos pelos depois de uma série de tratamento.

3. Tabela do Tratamento

Veja na tabela a seguir a classificação das áreas do corpo (pequena ou grande), o intervalo médio entre as sessões, a duração da sessão de laser e o tempo médio de preparo dos pelos (raspagem).

Page 9: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta 08/33

(continua)

Áreas FemininasÁrea

(P ou G)

Testa (P) 45 5 3

Glabela (P) 45 5 3

Faceslaterais (P)

Buço (P) 30/45 5 3

30/45 5 3

Nariz (P) 45 5 3

Mento (P) 30/45 5 3

Rosto (P) 30/45 10 3

Pescoço (P) 30/45 5 3

Nuca (P) 45 10 3

Ombros (G) 60 10 7 a 10

Intervalo entresessões (dias)

Duração dasessão (minutos)

Tempo médio depreparo (dias)

Seios (P) 45 5 3

Costas (G) 60 10 7 a 10

Lombar (G) 60 5 7 a 10

Page 10: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Áreas FemininasÁrea

(P ou G)

Aréolas (P) 45 5 3

Axilas (P) 45 5 3

Linha Alba (P) 45 5 3

Braço int. (G) 60 15 7 a 10

Antebraço (G)

Barriga (G)

60

60

10

10

7 a 10

7 a 10

Virilha (P) 45 10 3

Mãose dedos (P)

45 5 3

Ânus (P)

Glúteosmédios (G)

Coxas

Internoda coxa (G)

45

60

60

60

5

5

15

10

3

7 a 10

7 a 10

7 a 10

Glúteos (G) 60 15 7 a 10

Intervalo entresessões (dias)

Duração dasessão (minutos)

Tempo médio depreparo (dias)

(continua)

09/33

Axilas (P)

Page 11: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Áreas FemininasÁrea

(P ou G)

Anteriorda coxa (G)

60 10 7 a 10

Posteriorda coxa (G)

60 10 7 a 10

Lateralda coxa (G)

Joelhos (P) 45 5 7 a 10

60 10 7 a 10

Meia perna (G) 60 15 7 a 10

Pernainteira (G)

60 30 7 a 10

Orelha (P) 45 5 3

Pése dedos (P)

45 5 3

Cabeça (P) 45 15 3

Intervalo entresessões (dias)

Duração dasessão (minutos)

Tempo médio depreparo (dias)

10/33

Page 12: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Áreas MasculinasÁrea

(P ou G)

Testa (P) 45 5 3

Glabela (P) 45 5 3

Maxilar (P)

Nariz (P) 45 5 1

20/30 5 1

Bigode (P) 20/30 5 1

Cavanhaque (P) 20/30 5 1

Faixade barba (P)

45 10 1

Costeletas 20/30 5 1

Barba (P)

Cabeça (P)

Nuca (P)

Ombros (G)

20/30

45

45

60

10

15

10

15

1

3

3

7 a 10

Orelhas (P) 30/45 5 3

Intervalo entresessões (dias)

Duração dasessão (minutos)

Tempo médio depreparo (dias)

(continua)

11/33

Page 13: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Áreas MasculinasÁrea

(P ou G)

Costas (G) 60 15 7 a 10

Lombar (G) 60 5 7 a 10

Axilas (P)

Tórax (G) 60 15 7 a 10

45 5 3

Abdômen (G) 60 15 7 a 10

Braço int. (G) 60 15 7 a 10

Antebraço (G) 60 10 7 a 10

Braço (G) 60 10 7 a 10

Mãose dedos (P)

Glúteos (G)

GlúteosMédios (G)

Ânus (P)

45

60

60

45

5

15

5

5

3

7 a 10

7 a 10

3

Virilha (P) 45 10 3

Intervalo entresessões (dias)

Duração dasessão (minutos)

Tempo médio depreparo (dias)

(continua)

12/33

Page 14: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

de atenção após tratamento de câncer, ele deverá apresentar um laudo médico que ateste que a contraindicação não é um empecilho para a realização do tratamento a laser. Veja um modelo:

Áreas MasculinasÁrea

(P ou G)

Coxas (G) 60 15 7 a 10

Meia perna(G) 60 15 7 a 10

Pernasinteiras (G)

Pés e dedos (P) 45 5 3

60 30 7 a 10

Intervalo entresessões (dias)

Duração dasessão (minutos)

Tempo médio depreparo (dias)

4. Laudo médicoCaso o cliente tenha alguma contraindicação relativa, como doença de pele (excluindo aqui os casos citados em contraindicação absoluta), doença autoimune ou estiver dentro da janela

13/33

Nome do Paciente: _____________________________________________

Esteve presente em meu consultório o paciente acima, e submetido a exa-mes, atesto que dispõe da patologia _____________________________________________________________, porém esta não é empecilho para o tratamento de depilação a laser, e em nada agravará o quadro clínico do paciente.

São Paulo, ____ / ____ / 2020

__________________________________Nome do Médico

CRM

Page 15: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

A partir de agora, você verá quais os protocolos a serem adotados diante de cada situação.

1.1 Queimadura por laser

Primeiras providências

Após confirmada a intercorrência, a Fisioterapeuta deve inserir a informação no sistema ELOS, por meio do campo “Intercorrência” e anexar as fotos.

Confirme se o número de telefone do cliente está atualizado no sistema e verifique qual o melhor período do dia para contato.

Desse momento até a melhora completa da pele, ou seja, quando estiver novamente apto a retomar as sessões de laser, o cliente deve ser orientado pela Fisioterapeuta a não tomar sol, não realizar depilação, evitar usar roupa justa e não esfoliar a pele.

O cliente deverá ir até a unidade para ser avaliado pela Fisioterapeuta que irá confirmar ou não a intercorrência. Caso não seja possível a ida do cliente, a fisioterapeuta irá avaliar as fotos por ele enviadas em caráter de exceção, sendo apenas 1 única vez. Demais tratativas devem ser realizadas presencialmente.

14/33

MÓDULO III: A FISIOTERAPEUTA

1. Protocolo de atendimentoNo treinamento vimos quais intercorrências podem ser ocasionadas em decorrência do tratamento de depilação a laser. São elas: queimadura por laser, queimadura por criogênio, alergia, Foliculite e Vasculite.

Diante dessas situações, a Espaçolaser dará suporte completo ao cliente acometido. E a Fisioterapeuta é a responsável por orientá-lo em relação ao tratamento adequado.

O atendimento da intercorrência deve, preferencialmente, ser prestado pela Fisioterapeuta que realizou a sessão. Porém é importante respeitar a preferência do cliente em relação a este atendimento.

Nunca informe ao cliente o seu contato pessoal e evite, ao máximo, a comunicação escrita com ele, em casos de intercorrência. O uso de WhatsApp e E-mail está proibido.

Atenção!

Page 16: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta 15/33

Dicas de como solicitar ou tirar fotos da área lesionada.

Ambiente claro e fotos de

preferencia sem o fleche;

Fotos que abranjam toda a região;

Ângulos diferentes: anterior e lateral.

A partir da constatação da intercorrência, as seguintes medidas devem ser adotadas, conforme cada etapa.

Etapa 1: dias 1° ao 10°

Tratamento

Caso as queimaduras apresentem “crostículas” ou sintomas característicos, iniciar uso tópico de Propionato de Clobetasol Creme. O medicamento deve ser aplicado somente nas lesões, sobre pele limpa e seca, 2 vezes ao dia (apenas de manhã e à noite), pelo período máximo de 10 dias.

Esse protocolo só pode ser orientado caso o cliente avise a respeito da intercorrência até 10 dias após a sessão (fase inflamatória). Caso ele faça a reclamação após esse período, pule para a etapa 2 do protocolo.

Orientações

Os clientes devem ser orientados a não tomar sol. A região deverá estar coberta com roupa ao longo de todo o dia. Caso isso não seja possível, usar filtro solar (FPS 30 ou mais), reaplicando o produto a cada 3 horas. Essa orientação vale para todos os dias, enquanto durar o tratamento da intercorrência, mesmo que o cliente esteja em casa ou em dias de tempo nublado ou chuvoso.

Uma reavaliação deve ser feita no dia seguinte ao término de uso do corticóide tópico (11° dia). Anexar uma nova foto da área afetada ao sistema. Após finalizar o protocolo inicial (fase de medicação tópica), a Fisioterapeuta deverá dar novas orientações ao cliente.

Esse medicamento não pode ser aplicado em nenhuma área do rosto (homens podem usá-lo apenas na área da barba). O mesmo vale para a região íntima (parte de dentro da calcinha ou cueca). Se houver qualquer lesão nessas áreas, recomendamos apenas o uso tópico de Bepantol Derma Creme.

Atenção! 123

Page 17: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta 16/33

Etapa 2 – dia 11° a 40°

Uma reavaliação presencial na unidade deverá ser realizada. Tire uma nova foto da área e anexe ao sistema. A partir de então iniciaremos a fase 2.

Tratamento

Mesmo que o cliente ainda apresente “crostículas”, o uso do corticóide tópico deve ser suspenso. Nesta fase se inicia a hidratação intensa com Bepantol Derma Creme (áreas pequenas) ou Cetaphil Pro Ad Control Loção Hidratante (áreas grandes). Aplicar em toda a área afetada e proximidades, logo após banho, de manhã e à noite, a princípio por 30 dias seguidos. O produto pode ser reaplicado mais de 2 vezes ao dia, se o cliente desejar.

Orientações

Nesse período as recomendações sobre não tomar sol, cobrir a área e usar protetor solar são as mesmas da Etapa 1 e devem ser seguidas à risca.

Etapa 3 - A partir do 41° dia

Uma reavaliação presencial na unidade será feita no dia seguinte ao término da etapa 2 (41° dia). Nesta nova fase do tratamento, a pele do cliente pode estar em quatro estágios diferentes: com

manchas hipercromicas, manchas hipocromicas, manchas mistas ou íntegra. A Fisioterapeuta irá seguir com as orientações.

Veja o que fazer em cada caso.

Manchas Hipercromicas

Tratamento

A Fisioterapeuta irá orientar a manter a hidratação com Bepantol Derma Creme ou Cetaphil Pro Ad Control Loção Hidratante, conforme o tamanho da área. Aplicar em toda região afetada e proximidades, logo após banho, de manhã e à noite, a princípio por 30 dias seguidos. O produto pode ser reaplicado mais de 2 vezes ao dia, se o cliente quiser.

Orientações

Durante todo o tratamento, a Fisioterapeuta precisa ligar a cada quinze dias para o cliente e recebê-lo na unidade a cada trinta dias para tirar uma nova foto da área tratada. A cada visita, faça uma reavaliação do caso e anexe novas fotos no sistema para registrar a evolução do tratamento.

Não passe as orientações apenas por telefone sem a visita presencial do cliente.

Nesse período as recomendações sobre não tomar sol, cobrir a área e

Page 18: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta 17/33

usar protetor solar são as mesmas da Etapa 1 e devem ser seguidas à risca.

Se houver necessidade clínica, acrescentar mais trinta dias de tratamento do mesmo protocolo.

Manchas Hipocromicas

Se após a queda completa das “crostículas” a pele do cliente apresentar manchas claras SEM borda NEM centro escurecido e se não houver manchas escuras muito próximas às claras, poderá ser dado início ao tratamento das Manchas Hipocromicas. Vale lembrar que esse tratamento só terá início após a finalização da fase de hidratação tópica (41° dia).

Tratamento

O cliente deve manter o uso tópico de Bepantol Derma Creme (áreas pequenas) ou com Cetaphil Pro Ad Control Loção Hidratante (áreas grandes). O hidratante deve ser aplicado em toda área afetada e proximidades, logo após banho, de manhã e à noite (ou mais vezes, sempre que quiser).

A Fisioterapeuta deve orientar o cliente, ainda, sobre a importância de associar o protocolo de fotoexposição orientada para repigmentação, que consiste em tomar sol antes das 10:00 OU após as 16:00, durante 20 minutos por dia,

sem filtro solar. Fora desse horário ou acima do tempo de 20 minutos, ele deverá se proteger do sol, cobrindo a área com roupa ou reaplicando filtro solar a cada 3 horas, durante todo o dia. Lembre-o que essa orientação vale para todos os dias, enquanto estiver em tratamento, mesmo que ele fique em casa ou o tempo esteja nublado ou chuvoso. A rotina associada deve ser seguida por 30 dias seguidos.

Orientações

No dia seguinte ao término do ciclo, o paciente deverá ser reavaliado pela Fisioterapeuta e novas fotos deverão ser anexadas ao sistema. Após finalizar esta fase inicial de repigmentação tópica, a profissional dará novas orientações ao paciente.

Se houver necessidade clínica, acrescentar 30 dias do mesmo protocolo de hidratação e fotoexposição regrada. Da mesma forma, o cliente deve retornar à unidade, após novos 30 dias, para reavaliação presencial com a Fisioterapeuta responsável pelo caso.

Nesses casos, onde há indicação de fotoexposição orientada para repigmentação, a Fisioterapeuta deve evitar dar prazo para melhora completa, pois, cada pele responde de uma forma.

Se não houver uma avaliação periódica presencial com a Fisioterapeuta na

Page 19: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

unidade, recomendamos não dar continuidade ao tratamento de forma “virtual”, mesmo que o paciente envie fotos. As fotos devem ser consideradas apenas em situações emergenciais, para um primeiro contato informando a intercorrência.

Orientar ao cliente de que, se esta área hipocrômica for fotoexposta além do recomendado, há grande risco de nova queimadura na pele, uma vez que a mesma já foi agredida/despigmentada e está sem qualquer proteção.

Caso o cliente note hipersensibilidade, ou caso ele chegue ao resultado desejado, ele deve ser orientado a comunicar imediatamente a unidade e interromper a fotoexposição para evitar repigmentar a pele mais do que o devido.

Ao final do período de fotoexposição ao sol para a repigmentação da pele, um cuidado extra deverá ser adotado quando o cliente retornar ao tratamento a laser: ele deverá ficar de 30 a 60 dias sem nenhuma exposição ao sol (ou seja: pele coberta 24 horas por dia) antes da nova sessão de depilação.

Manchas mistas

Tratamento

Se após as duas primeiras etapas do protocolo de tratamento o paciente apresentar manchas mistas, ou seja, hipercromica e hipocromica, ele

deverá manter hidratação intensa por 30 dias seguido com Bepantol Derma Creme (áreas pequenas) ou Cetaphil Pro Ad Control Loção Hidratante (áreas grandes). Aplicar o produto delicadamente sobre a área afetada e proximidades, logo após ao banho, por no mínimo, duas vezes ao dia (manhã e noite).

Orientações

O cliente deverá proteger a área afetada pelo sol, utilizando filtro solar de fator trinta, no mínimo, de três em três horas ao longo de todo o dia, mesmo que esteja nublado, chuvoso ou fique em casa.

Após esse novo ciclo do tratamento, fazer reavaliação presencial com a Fisioterapeuta na unidade e nova foto da evolução.

Se houver a necessidade clínica, acrescentar mais trinta dias de tratamento do mesmo protocolo.

Vale reforçar que, durante todo o tratamento, a Fisioterapeuta precisa ligar a cada quinze dias para o cliente e recebê-lo na unidade a cada trinta dias. Não passar as orientações apenas por telefone sem que haja visita presencial.

Pele íntegra

Se após as duas primeiras etapas do tratamento (ou em qualquer momento anterior a isso), a pele do

18/33

Page 20: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

paciente estiver íntegra, ele estará liberado para remarcar as sessões. No entanto, para dar prosseguimento ao tratamento de depilação a laser, uma avaliação presencial precisa ser feita pela Fisioterapeuta para confirmar a recuperação completa. Ao fazer isso, anexe fotos ao sistema para comprovar a melhora completa e encerrar o protocolo.

1.2 Queimadura por crio

Procedimentos iniciais

Após confirmada a intercorrência, a Fisioterapeuta deve inserir a informação no sistema ELOS, por meio do campo “Intercorrência” e anexar as fotos.

Confirme se o número de telefone do cliente está atualizado no sistema e verifique qual o melhor período do dia para contato.

Desse momento até a melhora completa da pele, ou seja, quando estiver novamente apto a retomar as sessões de laser, o cliente deve ser orientado pela Fisioterapeuta a não tomar sol, não realizar depilação, evitar usar roupa justa e não esfoliar a pele.

O cliente deverá ir até a unidade para ser avaliado pela Fisioterapeuta que irá confirmar ou não a intercorrência. Não sendo possível a ida do cliente

à clínica, a fisioterapeuta irá avaliar as fotos por ele enviadas em caráter de exceção, sendo apenas 1 única vez. Demais tratativas devem ser realizadas presencialmente.

Dicas de como solicitar ou tirar fotos da área lesionada.

Ambiente claro e fotos de

preferencia sem o fleche;

Fotos que abranjam toda a região;

Ângulos diferentes: anterior e lateral.

19/33

123

Esse medicamento não pode ser aplicado em qualquer área do rosto, seja o cliente Homem ou Mulher, com exceção de barba masculina. Também não pode ser utilizado na parte de dentro da calcinha/cueca. Se houver qualquer lesão nessas áreas, recomendamos APENAS o uso tópico de Bepantol Derma Creme.

Atenção!

Page 21: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Etapa 1 – Dia 1° ao 10°

Tratamento

Se identificada a queimadura por criogênio, ainda na fase pós-inflamatória (em média 10 dias após a sessão), dar início ao tratamento da intercorrência utilizando o Propionato de Clobetasol Creme. O creme deve ser aplicado em fina camada, somente nas lesões, por dez dias, duas vezes ao dia.

Em regiões de mucosa, próximo aos olhos ou lábios da boca, região interna, dentro da calcinha ou cueca, o propionato não deve ser usado. Receite, para essas áreas, o uso tópico de Bepantol Derma Creme.

Após os dez dias de uso do medicamento indicado, fazer uma reavaliação, anexando novas foto com o registro da evolução da intercorrência. Interromper o usodo corticoide.

Etapa 2 – 11° dia

Tratamento

No 11° dia de tratamento, deve ser iniciada a hidratação profunda e prolongada. O cliente deverá usar Bepantol Derma Creme nas áreas pequenas ou nas áreas grandes, Cetaphil Pro Ad Control. O produto deve ser aplicado sobre a área afetada e proximidades no mínimo

duas vezes ao dia (de manhã e à noite, logo após o banho), ao longo de 30 dias seguidos.

A área afetada deve ser protegida do sol. O cliente deve utilizar filtro solar de fator trinta ou mais, de três em três horas. Isso deve ser feito mesmo quando ele não sair de casa ou em dias nublados ou chuvosos.

Durante todo o tratamento, você deverá ligar a cada quinze dias para o cliente e recebê-lo na unidade a cada trinta dias, registrando com foto a evolução do caso. Não passe as orientações apenas por telefone sem que haja a visita presencial do cliente.

Etapa 3 – 41º dia

Tratamento

O cliente seguirá fazendo a hidratação com Bepantol Derma Creme ou Cetaphil Pro Ad Control Loção Hidratante (conforme tamanho da área do corpo). Aplicar o produto delicadamente na área afetada apenas pela manhã.

Após o ciclo de 30 dias de tratamento, é necessária uma reavaliação com a Fisioterapeuta na unidade e o registro da evolução com nova foto. Se houver a necessidade clínica, acrescentar mais trinta dias de tratamento do mesmo protocolo.

20/33

Page 22: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Orientações

Durante todo o tratamento, a Fisioterapeuta precisa ligar a cada quinze dias para o cliente e recebê-lo na unidade a cada trinta dias para tirar uma nova foto da área tratada. A cada visita, faça uma reavaliação do caso e anexe novas fotos no sistema para registrar a evolução do tratamento.

Não passe as orientações apenas por telefone sem a visita presencial do cliente.

Se a intercorrência for observada tardiamente (mais de dez dias após a sessão), iniciar o protocolo de hidratação intensiva da pele seguindo as recomendações para áreas pequenas ou grandes.

O cliente não poderá tomar sol nas áreas afetadas durante todo o tratamento. Além disso deverá manter a área coberta por roupa ou usar protetor solar de 3 em 3 horas, mesmo que não saia de casa ou em dias nublados ou chuvosos.

Lembrando que na intercorrência por criogênio, a pele se recuperará de maneira mais lenta. O cliente deve estar ciente que a recuperação é tempo dependente.

Os protocolos devem ser mantidos até que a pele esteja íntegra novamente e o cliente liberado para remarcar as sessões.

1.3 Alergia

Procedimentos iniciais

Após confirmada a intercorrência, a Fisioterapeuta deve inserir a informação no sistema ELOS, por meio do campo “Intercorrência” e anexar as fotos.

Confirme se o número de telefone do cliente está atualizado no sistema e verifique qual o melhor período do dia para contato.

Desse momento até a melhora completa da pele, ou seja, quando estiver novamente apto a retomar as sessões de laser, o cliente deve ser orientado pela Fisioterapeuta a não tomar sol, não realizar depilação, evitar usar roupa justa e não esfoliar a pele.O cliente deverá ir até a unidade para ser avaliado pela Fisioterapeuta, que irá confirmar ou não a intercorrência. Não sendo possível a ida do cliente à clínica, a fisioterapeuta irá avaliar as fotos por ele enviadas em caráter de exceção, sendo apenas 1 única vez. Demais tratativas devem ser realizadas presencialmente.

Dicas de como solicitar ou tirar fotos da área lesionada.

Ambiente claro e fotos de

preferencia sem o fleche;

21/33

1

Page 23: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Fotos que abranjam toda a região;

Ângulos diferentes: anterior e lateral.

Tratamento: 10 primeiros dias

Se o cliente relatar sintomas (dor, ardor, calor e/ou coceira) e apresentar lesões (pápulas eritematosas) que caracterizem reação alérgica, após depilação a laser, iniciar uso tópico de Propionato de Clobetasol Creme.banho, de manhã e à noite (pode reaplicar mais de 2 vezes ao dia, sempre que quiser). Inicialmente seu uso se dará por 10 dias.

Iniciar, também, uso oral de Loratadina 10mg (1cp/manhã)

Esse medicamento não pode ser aplicado em nenhuma área do rosto (homens podem usá-lo apenas na área da barba). O mesmo vale para a região íntima (parte de dentro da calcinha ou cueca). Se houver qualquer lesão nestas áreas, recomendamos apenas o uso tópico de Bepantol Derma Creme.

Atenção!

22/33

23

+ Hixizine 25mg (1cp/noite) – o ideal é que haja um intervalo de 12 horas entre eles. Essa medicação deve ser usada por 10 dias. Antes, a Fisioterapeuta deve verificar se o paciente não tem restrição específica aos medicamentos.

Caso o cliente não apresente melhora significativa dos sintomas nos 3 primeiros dias, poderá ser recomendado (de acordo com cada caso) o acréscimo do medicamento oral Predsim 20mg (1cp a cada 24 horas, somente por 3 dias). Antes, a Fisioterapeuta deverá verificar se o cliente tem restrição específica ao medicamento. O uso de Loratadina e Hixizine deverá ser mantido.

Orientações

Nesse tipo de intercorrência, a responsável pelo caso, deve manter contato com cliente a cada dois dias.

No 11° dia, o cliente deverá comparecer à unidade para uma reavaliação presencial. A Fisioterapeuta deverá tirar novas fotos da área afetada e dar orientações de tratamento, caso necessário, a partir de então.

Tratamento – a partir do 11° dia

A partir do 11° dia, o uso de corticóide tópico será obrigatoriamente suspenso. Caso o cliente ainda relate algum sintoma importante, o uso dos 2 antialérgicos por

Page 24: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta 23/33

via oral pode ser prolongado. A indicação será definida de acordo com cada caso. Se, após finalizar o uso de toda a medicação do protocolo inicial, o cliente não tiver sintomas, mas apresentar manchas escuras (hipercromia residual pós-inflamatória) na área afetada, provenientes de manipulação local ou atrito, será iniciado o tratamento adequado, de acordo com o caso.

Iniciar o uso tópico de Bepantol Derma Creme (áreas pequenas) ou Cetaphil Pro Ad Control Loção Hidratante (áreas grandes). O hidratante deve ser aplicado em toda área afetada e proximidades, logo após o banho, de manhã e à noite (pode reaplicar mais de 2 vezes ao dia, sempre que quiser). Inicialmente seu uso se dará por 60 dias.

Orientações

Durante o período de hidratação, a Fisioterapeuta responsável deve manter contato quinzenal com cliente. A cada 30 dias agendar uma avaliação presencial e arquivar novas fotos da área. É importante explicar ao cliente que o contato é feito para acompanhamento do caso. Não crie expectativa de melhora significativa em pouco tempo.

Não é recomendável o uso de creme (ácido clareador) na região que anteriormente apresentou reação alérgica ao laser.

Além da hidratação cutânea, o cliente deve adotar o protocolo de fotoproteção. Durante o tratamento ele deve ser orientado pela Fisioterapeuta responsável pelo caso, que até a melhora completa da pele, ele não pode tomar sol. O cliente deve cobrir a área com roupa ao longo de todo o dia, OU reaplicar filtro solar (FPS 30 ou maior) de 3 em 3 horas, ao longo de todo o dia. A orientação é válida, inclusive, para os momentos em que o cliente estiver em casa ou quando o tempo estiver nublado ou chuvoso.

No dia seguinte ao término desse novo ciclo de tratamento de hidratação tópica, o cliente deve comparecer à unidade para uma reavaliação. A Fisioterapeuta deverá tirar fotos das áreas em tratamento e anexá-las ao sistema e dará novas orientações, conforme cada caso.

Alguns casos de hipercromia residual pós-inflamatória (causada pela alergia por laser) poderão demorar mais para ceder. Essas manchas podem surgir quando o cliente coça o local ou em regiões de dobra/atrito. Nessas situações, a Fisioterapeuta não pode prometer que os 60 dias iniciais de tratamento conservador (intensa hidratação e adequada fotoproteção), resolverão todo o caso. Evite dar prazo para melhora completa, pois cada pele responde de uma forma. Oriente o cliente que, se a intercorrência não

Page 25: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta 24/33

for tratada com a devida disciplina, há grande risco de agravar o problema.

Protocolo profilático para crise alérgica

Caso o cliente informe que já teve alergia por laser em alguma sessão anterior, antes de dar sequência ao tratamento, a Fisioterapeuta terá que fazer algumas orientações ao cliente.

• Não usar roupa justa no dia do procedimento a laser.

• Retirar, por completo, todo resíduo de maquiagem, creme ou desodorante.

Tratamento

O cliente deve iniciar uso oral de Loratadina 10mg (1cp/manhã) e Hixizine 25mg (1cp/noite), sendo o ideal haver um intervalo de 12 horas entre eles. O tratamento deve iniciar 3 dias antes do procedimento, ser mantido no dia da sessão a laser, e se estender por mais 3 dias, completando, assim, um total de 7 dias seguidos. Antes de iniciar o protocolo, a Fisioterapeuta deve verificar se aquele cliente não tem restrição específica ao medicamento.

Caso necessário, dependendo da indicação, o tratamento poderá

ser realizado por até 10 dias, considerando que o inicio do protocolo deve ocorrer 3 diasantes do procedimento.

Se o cliente informar que, quando teve alergia pós-laser em sessão anterior, foi necessário fazer uso de Predsim 20mg (corticóide oral) para controlar uma intensa crise alérgica, a Fisioterapeuta poderá acrescentar essa medicação ao protocolo inicial.

O cliente deverá tomar 1 cápsula a cada 24 horas, somente durante 3 dias: na véspera da sessão, no dia do laser e no dia seguinte. Antes, no entanto, a Fisioterapeuta deve verificar se aquele paciente não tem restrição específica ao medicamento.

O cliente deve, também, fazer uso tópico de Propionato de Clobetasol Creme, aplicando, em casa, o medicamento logo após se depilar com lâmina (preparação pré-laser). O Propionato deve ser aplicado, ainda, logo após a sessão a laser na clínica e nos 3 dias seguintes ao tratamento (aplicar 2 vezes ao dia – de manhã e à noite).

Page 26: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta 25/33

Orientações

O tratamento profilático tem como objetivo evitar ou minimizar reação alérgica na pele que apresenta predisposição à intercorrência. A Fisioterapeuta deve esclarecer que, mesmo com o tratamento, não há garantia de que não ocorrerá um novo episódio de alergia pós-laser.

A medicação (tópica e/ou oral) deve ser mantida mesmo que o cliente não apresente nenhuma reação, pois seu objetivo é, justamente, a prevenção da intercorrência.

No dia seguinte ao término do uso do corticoide tópico, o cliente deve comparecer à unidade para uma reavaliação. A Fisioterapeuta irá acompanhar a evolução da intercorrência e arquivar novas fotos.

1.4 Foliculite pos laserPara poder diferenciar foliculite de uma reação alérgica é importante ressaltar que a foliculite não acontece imediatamente após a sessão. Sintomas como coceira e bolinhas na região, logo após a aplicação do laser, podem ser sinais de alergia, ou uma reação esperada.

Outro ponto importante a ser levado em consideração é o tempo de surgimento da queixa. Se a reclamação surgir meses após a sessão significa que o quadro, sendo de foliculite ou alergia, não tem relação com o laser. Nesse caso, nem a Fisioterapeuta nem a empresa fará a sugestão de protocolo. Ainda assim, a próxima sessão só deve ser realizada quando a pele estiver íntegra.

Caso o cliente tenha foliculite pós-laser, se manifeste e receba o tratamento, mas não realize novas sessões e, ainda assim, tenha uma nova crise de foliculite futura, ele também não receberá o protocolo, uma vez que essa crise, em específico, não está relacionada ao tratamento.

Para casos graves em episódio único e casos leves que se repitam após toda sessão, é aconselhável encaminhar o cliente ao cancelamento. Essa decisão, no entanto, deve ser tomada em conjunto pela Fisioterapeuta e a gerente da loja.

Esse medicamento não pode ser aplicado em nenhuma área do rosto (homens podem usá-lo apenas na área da barba). O mesmo vale para a região íntima (parte de dentro da calcinha ou cueca). Se houver qualquer lesão nestas áreas, recomendamos apenas o uso tópico de Bepantol Derma Creme.

Atenção!

Page 27: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta 26/33

O paciente não deve usar dentro da calcinha ou da cueca nem o esfoliante, nem o Actine. A higienização deve ser feita com sabonete neutro, infantil Dove, glicerina sem perfume Granado, ou similar. Passar o sabonete líquido ou barra nas mãos e higienizar a região com a mão ensaboada. Não esfregar barra nem bucha.

Observação

Protocolo para rosto feminino e área íntima do corpo (parte de dentro da calcinha ou cueca).

Tratamento

Desde o momento em que a Fisioterapeuta identificar a intercorrência (pessoalmente, na unidade) ela deverá indicar o uso de Bepantol Derma Creme. Aplicar uma fina camada, somente nas lesões, apenas 2 vezes por dia, por 10 dias. Interromper o uso após o 10° dia.

Para o rosto, indicar também o uso de Dermovitin Scrub Esfoliante ou Esfoliante Facial Neutrogena Purified Skin, 2 vezes por semana, em dias alternados (por exemplo segunda-feira e quinta-feira). O cliente deverá, ainda, higienizar a pele com Actine sabonete, 2 vezes ao dia (manhã e à noite).

Não é necessário lavar-se com o sabonete imediatamente antes ao uso do esfoliante.

Se por algum motivo, o paciente precisar higienizar o rosto mais vezes ao dia, a partir da 3a vez, ele deve lavar só com água fria (sem sabonete), ou passar um lenço umedecido sem fragrância.

O cliente deve ser orientado, ainda, a não se expor ao sol. Ele deve se cobrir com roupas largas de algodão ou passar filtro solar oil free (sem óleo),

fator 30 ou mais, de três em três horas, ao longo de todo o dia, mesmo que fique em casa ou que o tempo esteja nublado ou chuvoso.

Esse protocolo deverá ser seguido por um período de 30 a 90 dias.

Orientações

O cliente deverá ser orientado a não mexer ou coçar a região, não realizar nenhum tipo de depilação e suspender o uso de maquiagem até que a pele esteja novamente íntegra.

A cada 15 dias, a Fisioterapeuta deverá ligar para o cliente. A cada 30 dias ele deve comparecer na unidade para nova avaliação. Nesse momento, arquivar fotos da área afetada.

Page 28: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta 27/33

A foliculite não pode ser prevenida, pois, depende da predisposição do organismo do cliente. Apesar da medicação tratar temporariamente, não podemos usar essas medidas como profilático, semelhante ao da alergia.

Importante

Não passe as orientações apenas por telefone sem que haja visita presencial do cliente.

Protocolo para região do corpo e barba masculina

Tratamento

A Fisioterapeuta deverá indicar o uso Propionato de Clobetasol Creme. Aplicar uma fina camada, somente nas lesões, apenas 2 vezes ao dia, por 10 dias. Interromper o uso após o 10° dia.

Indicar, também, o uso de Dermovitin Scrub Esfoliante ou Esfoliante Facial Neutrogena Purified Skin, 2 vezes por semana, em dias alternados (por exemplo segunda-feira e quinta-feira). O cliente deverá ainda higienizar a pele com Actine sabonete, 2 vezes ao dia (manhã e à noite).

O cliente deve ser orientado, ainda, a não se expor ao sol. Ele deve se cobrir com roupas largas de algodão ou passar filtro solar oil free (sem óleo), fator 30 ou mais, de três em três horas ao longo de todo o dia, mesmo que fique em casa ou que o tempo esteja nublado ou chuvoso.

Esse protocolo deverá ser seguido por um período de 30 a 90 dias.

Orientações

O cliente deverá ser orientado a não mexer ou coçar a região, não usar

roupas justas e não realizar nenhum tipo de depilação até que a pele esteja novamente íntegra.

A cada 15 dias, a Fisioterapeuta deverá ligar para o cliente. A cada 30 dias ele deve comparecer na unidade para nova avaliação. Nesse momento, arquivar fotos da área afetada.

1.5 VasculiteApós confirmada a intercorrência, a Fisioterapeuta deve inserir a informação no sistema ELOS, por meio do campo “Intercorrência” e anexar as fotos.

Tratamento

Dependendo do caso, conforme relato do cliente e a avaliação presencial da Fisioterapeuta, pode ser sugerido o mesmo protocolo de tratamento de alergia.

Page 29: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta 28/33

A Fisioterapeuta deverá indicar o uso Propionato de Clobetasol Creme. Aplicar uma fina camada, somente nas lesões, apenas 2 vezes ao dia, por 10 dias. Interromper o uso após o 10° dia. Associar o uso oral de Loratadina 10mg (1cp/manhã) + Hixizine 25mg (1cp/noite), sendo o ideal haver um intervalo de 12 horas entre eles. Os medicamentos devem ser usados por um período de 10 dias. Antes de indicá-los, no entanto, a Fisioterapeuta deve verificar se o paciente não tem restrição específica aos medicamentos.

Orientações:

Se for identificado edema importante de MMII ou evidente hipertermia (calor local) em área extensa, ou ainda, se houver relato de dificuldade de deambular como desdobramento dos sintomas iniciais, um novo protocolo pode ser adotado.

Nesses casos, se o cliente afirmar não ter restrição ou receio, acrescentar uso oral de Predsim 20mg (tomar 1cp a cada 24h, por 3 a 5 dias), mantendo o tratamento citado. Deve ser reforçada a importância dos cuidados locais para percepção de alívio (compressas geladas, elevação).

Dependendo de cada caso, se mesmo após receber orientações e protocolos, o cliente não apresentar melhora clínica, poderá ser sugerido

a ele procurar um pronto-socorro, para receber medicação intravenosa, na busca de alívio mais rápido. Isso pode ser feito, inclusive, em situações que o cliente esteja na unidade ou em consulta.

O ideal é que a procura de um pronto-socorro ocorra a partir da recomendação de um responsável técnico ou pela Universidade do Laser.

Tratamento – a partir do 11° dia

A partir do 11° dia, o uso de corticóide tópico será obrigatoriamente suspenso. Caso o cliente ainda relate algum sintoma importante, o uso dos 2 antialérgicos por via oral pode ser prolongado. A indicação será definida de acordo com cada caso.

Se, após finalizar o uso de toda a medicação do protocolo inicial, o cliente não tiver sintomas, mas apresentar manchas escuras (hipercromia residual pós-inflamatória) na área afetada, provenientes de manipulação local ou atrito, será iniciado o tratamento adequado, de acordo com o caso.

Iniciar o uso tópico de Bepantol Derma Creme (áreas pequenas) ou Cetaphil Pro Ad Control Loção Hidratante (áreas grandes). O hidratante deve ser aplicado em toda a área afetada e proximidades, logo após banho, de manhã e à noite (pode reaplicar mais

Page 30: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta 29/33

de 2 vezes ao dia, sempre que quiser). Inicialmente seu uso se dará por 60 dias.

Orientações

Durante o período de hidratação, a Fisioterapeuta responsável deve manter contato quinzenal com o cliente. A cada 30 dias agendar uma avaliação presencial e arquivar novas fotos da área. É importante explicar ao cliente que o contato é feito para acompanhamento do caso. Não crie expectativa de melhora significativa em pouco tempo.

2. Classificação dos graus das lesõesAo registrar uma intercorrência no sistema Elos você deverá informar o grau da lesão. Veja a seguir quais os critérios usados na classificação.

Grave:

• Lesão de grande extensão independentemente do tamanho da área (ex: virilha completa, pernas etc.). Não confundir com lesão em áreas grandes com pequena região acometida.

• Lesão onde a recuperação da pele é lenta, com previsão de mais de 3 meses para recuperação completa da pele.

• Presença de bolhas nas queimaduras.

• Queimadura em fototipos contraindicados. Independe da extensão, tempo de recuperação e número de áreas.

• Muitas áreas de intercorrências no mesmo cliente.

Moderado:

• Lesão onde a recuperação da pele é moderada, com previsão de recuperação total em até 3 meses.

• Extensão da lesão pequena à média.

• Queimadura em grandes lábios, ânus, região íntima masculina, independente da extensão e tempo de recuperação da pele. Pode ser classificada como grave dependendo da gravidade da lesão.

• Queimadura sobre tatuagem, aréolas, lábios da boca e sobrancelhas.

Leve:

• Pequena extensão, até 4 ou 5 pontos na área, com resolução rápida. Pode haver a presença de crostículas muito finas, superficiais e quase imperceptíveis, sem a presença de manchas após a fase inflamatória.

Page 31: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta 30/33

3. POP: Procedimento Operacional PadrãoO Procedimento Operacional Padrão traz detalhes sobre o check-list da máquina e da sua área de trabalho. Conheça a seguir os aspectos gerais do POP.

3.1 ObjetivoCriar normas e procedimentos para o setor de depilação a laser e seus colaboradores.

3.2 Normas e documentos referenciais

Manual de instruções do equipamento, orientações do fabricante, Registro na Anvisa, diário oficial (suplemento) e Manual de Boas Práticas Operacionais.

3.3 AplicaçãoFisioterapeutas.

3.4 DefiniçõesVide Normas e Procedimentos.

3.5 ResponsáveisResponsável técnico / Gerente

3.6 Funcionários do setorFisioterapeutas.

3.7 ColaboradoresGerente, Consultoras, Fisioterapeutas e Auxiliares de limpeza.

3.8 Relação de equipamentosLaser Gentlelase Candela, Computador ou Tablet compatível com sistema, distanciadores, óculos.

3.9 LocalSala de avaliação comercial: área de circulação restrita dentro do bloco principal da edificação em área totalmente coberta, com ar condicionado, iluminação artificial dentro das normas técnicas e mesa com três cadeiras. Área onde a profissional comercial explica sobre as áreas que podem ser contratadas, realizando um questionário com o cliente, podendo, assim, passar um orçamento, seguindo para a próxima etapa que se dará com a avaliação da fisioterapeuta na sala de procedimento.

Sala de procedimento: área de circulação restrita dentro do bloco principal da edificação em área totalmente coberta, com ar condicionado, exaustor, iluminação artificial dentro das normas técnicas, maca, mocho, paredes laváveis, pia, piso impermeável, dispenser para sabonete / papel toalha / álcool, lixeira com tampa acionada por

Page 32: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

pedal, escada com degraus, cabide para a roupa do paciente, frasco para álcool 70%, recipiente inox para água quente, luvas de procedimento, máscaras e toucas descartáveis, recipientes plásticos.

3.10 Normas e procedimento:

• A sala de procedimentos deve estar previamente limpa, iluminada, com o ar condicionado e exaustor ligados;

• A fisioterapeuta recebe o questionário preenchido pela área comercial e avalia as regiões do corpo que o cliente pretende tratar, descreve informações sobre as áreas avaliadas no prontuário do cliente;

• A fisioterapeuta encaminha o cliente à recepção para efetuar o pagamento das áreas indicadas;

• A fisioterapeuta deve estar vestida com o avental da empresa abotoado, utilizar sapatos fechados, luvas, máscara e touca descartáveis e óculos de proteção;

• O cliente é paramentado com óculos de proteção previamente higienizado com Álcool 70% e a maca coberta com lençol de papel descartável;

• O laser será aplicado na área contratada;

31/33

• A fisioterapeuta insere no prontuário do cliente informações sobre a sessão realizada (ou não) no cliente, número da sessão realizada, parâmetros utilizados na aplicação e observações, se necessárias.

• Limpeza dos distanciadores;

1º Ciclo: Rápido no mesmo cliente caso necessário:

a. Com um papel toalha umedecido com álcool 70% limpar a superfície de contato com a área de tratamento;

b. À medida que o papel toalha passa pela superfície, pressionar o anel ligeiramente com o seu dedo indicador e rode. Desta maneira você estará limpando a superfície interna do anel;

c. Continuar o tratamento.

2º Ciclo: Completo após o tratamento de cada cliente:

d. Lavar o distanciador com sabão em água corrente;

e. Colocar o distanciador em água quente em recipiente por 15 minutos;

f. Retirar e enxaguar em

Page 33: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Descriçãoda Atividade fcc

Luva

s

Jalec

o/Un

iform

e

Más

cara

Touca

Óculo

s

Sapa

tos fe

chad

os

ProcedimentoUtilização do Laser

Paciente Laser

X XX (*)

X (*)

X XX

água corrente, secar com papel toalha descartável e acondicionar o distanciador no recipiente plástico.

O distanciador do laser é higienizado com Álcool 70% na presença do cliente.

3.11 Paramentação

(*) Óculos especiais para proteção da luz do Laser.

3.12 Documentos relacionados

Prontuário do cliente.

3.13 Anexos

Instrução de uso GentleLASE.

4. Vendas

4.1 Formas de PagamentoCartão de Débito: O débito é uma forma de pagamento em que o valor é descontado do cliente no ato da compra.

32/33

Cartão de Crédito Rotativo: O crédito rotativo é uma forma de pagamento no qual a venda de crédito é efetuada a vista, ou seja, em apenas uma vez, não se tornando uma venda parcelada.

Cartão de Crédito Parcelado: O parcelamento é permitido nas seguintes formas: até 6x e de 7 a 12x.

Cheque: Cheque é uma ordem de pagamento à vista de fundos na conta do emissor (cliente) para o beneficiário (Empresa). Em termos simples, é um documento que ordena ao banco para que pague a quantia nela preenchida à pessoa que quiser sacar, descontando o dinheiro da conta da pessoa que emitiu o cheque.

Pagamento Recorrente: Essa forma de pagamento gera uma fatura mensal se baseando no valor da parcela, não comprometendo o valor total da compra, possibilitando que o cliente que não tem ou não queira comprometer seu limite faça a compra.

Dinheiro: Valor recebido em espécie.

Voucher: Valor de desconto vinculado à venda – indicador de desconto e valor pago pelo mesmo.

Cartão Espaçolaser: Oferecermos a possibilidade ao cliente um cartão Espaçolaser em parceria com a Empresa Credz. Geramos um cartão

Page 34: Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta

Ebook - Treinamento de Fisioterapeuta 33/33

Visa e oferecemos vantagens para as compras realizadas com ele. Importante saber quais formas de pagamento sua loja possui.

4.2. Ações ComerciaisVale Experiência

O vale concede três sessões gratuitas de axilas ou faixa de barba para que o cliente possa conhecer o método da Espaçolaser.