ead

15

Upload: tatiane-pattaro

Post on 08-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

EAD fotografia

TRANSCRIPT

Page 1: EAD
Page 2: EAD

FONTE: Folder comemorativo 10 anos Escola Pamaáli -2011

Sobre Tatiane PattaroTatiane é fotógrafa, produtora editorial; professora de fotografia e produção visual no ensino Superior e em ONG.

Foi coordenadora de extensão universitária: por dentro do social – Envolvendo alunos de publicidade e propaganda em projetos de responsabilidade social com o uso da fotografia;

Coordenadora do Ateliê Audio-visual do Museu da Imagem e do Som de Campinas

Integrante do coletivo moleo

Pós-graduanda em Educação á distância – Senac - Rio de janeiro/RJ.

Page 3: EAD

Sobre Trabalho de ensino presencial de fotografia O curso de fotografia presencial foi uma ferramenta de trabalho desenvolvido desde o primeiro semestre de 2009 a dentro da ONG Grupo Primavera, instituição sediada no Jardim São Marcos, bairro da região norte da cidade. Região é caracterizada por vulnerabilidade social e econômica, reforçada pelo processo migratório constante aí existente.

As oficinas de fotografia surgiram com o interesse em compreender a construção visual e estética no ensino da linguagem fotográfica com adolescentes. As oficinas de fotografia tiveram uma característica distinta por ter seu percurso “solto” onde tudo que surgia era (re)composto de acordo com a contribuição dos participantes. Outro ponto que vale salientar é que o trabalho se atem a emancipação dos participantes por meio do trabalho de memória e registro, além de técnicas em fotografia.

Fonte

: O

Are

ial -

Gis

ele

Alin

e, 17 a

nos.

Desc

anso

- K

aro

line S

anto

s S

ilva, 17 a

nos.

Veja com mais detalhes:

http://www.wix.com/pattaropattarotatigm/protagonismo-juvenil

Page 4: EAD
Page 5: EAD

Sobre Trabalho de ensino a distância Tomei contato com o Professor Raimundo Benjamim Baniwa (Ray) em meados de setembro de 2010, através da intrnet. Em novembro conheci pessoalmente no I Simpósio Indígena sobre Usos de Internet nas Comunidades Indígenas do Brasil, onde pude falar um pouco mais sobre o projeto de ensino a distância.

Neste seminário e com pesquisa posteriores notei a importância do olhar e como somaria-se o conhecimento da técnica fotográfica e seu desenvolvimento no olhar do aluno da escola Pamaáli, sobre sua realidade, utilizando-se da tecnologia e a produção de imagens acompanhando o processo de criação e mediação do olhar, sem interferência presencial e com o uso da tecnologia de ensino a distância, possibilitará construir saberes e imagens que funcionem como canais de acesso a uma experiência do imaginário (sonoro e visual) que atravessa o universo de cada adolescente proveniente de comunidades diferentes do mesmo povo.

Desta maneira surgiu a motivação em utilizar propostas já desenvolvidas em sistema de educação presencial de projetos em fotografia, desde o ano de 2009 viabilizados através de projeto de extensão universitária e em parceria com instituições educativas e culturais (universidade Anhangüera Educacional e ONG Grupo primavera), para elaboração de curso on-line de fotografia.

Assim a proposta será uma tentativa de comunicação através da construção de imagens e troca de saberes entre comunidades indígenas e não indígenas, podendo proporcionar o fomento de uma nova perspectiva cultural, o início de um inventário de representações sobre os índios, pelo olhar seu próprio olhar e a construção de banco de imagens, utilizando o principio de Creative Commons**, composto pelas narrativas visuais e as memórias que se constituirem a partir da relação tecnologia, escola e comunidade.

Creative Commons**:Commons é um projeto global, presente em mais de 40 países, que cria um novo modelo de gestão dos direitos autorais. No Brasil, ele é coordenado pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro. Ele permite que autores e criadores de conteúdo, como músicos, cineastas, escritores, fotógrafos, blogueiros, jornalistas e outros, possam permitir alguns usos dos seus trabalhos por parte da sociedade. Assim, se eu sou um criador intelectual, e desejo que a minha obra seja livremente circulada pela Internet, posso optar por licenciar o meu trabalho escolhendo alguma das licenças do Creative Commons. Com isso, qualquer pessoa, em qualquer país, vai saber claramente que possui o direito de utilizar a obra, de acordo com a licença escolhida (veja abaixo uma explicação dos vários tipos de licença).saiba mais:

http://www.creativecommons.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=42&Itemid=80

Page 6: EAD

Sobre Objetivos do Curso On-line de Fotografia:

Promover um programa de curso básico de fotografia diretamente através de ação cultural em escola indígena, com uso da tecnologia EAD para romper os empecilhos de tempo e distância, com duração de cinco meses e meio.

? Proporcionar aperfeiçoamento da técnica fotografica e processo de emancipação dos alunos, para documentação de seus lugares, suas culturas. ? Criar uma comunidade virtual que sirva como um ambiente de intercâmbio e promoção para a formação visual e técnica em fotografia, priorizando a troca de olhares formando assim com o olhar dos índios do alto do Rio Negro, na base de creative commons.

Page 7: EAD

Sobre o Funcionamento do Curso On-line de Fotografia:

5 meses, contando o intervalo onde os alunos retornam para suas comunidades, onde poderão também fazer o registro dos “seus lugares”

Como será o encontro virtual:Através de plataforma moodle Ead, uma vez por semana(duração de uma hora), aliados a prática de pelo menos 3 horas semanais, onde cada aluno será responsável pelo lançamento de suas imagens na rede.Previsão de inicio para setembro 2011.Juntamente com o recesso escolar, será o tempo de produção dos alunos em suas comunidades.Previsão para o termino desta etapa em maio de 2012

Na plataforma a Distância :

Page 8: EAD

Sobre o Funcionamento do Curso On-line de Fotografia:

Até vinte dias, onde trabalharemos prática de fotografia com linguagens teatrais, praticas, troca de olhares e montaremos exposição de fotografia.Como será o encontro presencial:Com atividades práticas relacionada ao exercício do olhar, a equipe ficará que acordo com o que for combinado com os professores, com previsão de ida para julho de 2012.

Vivência Presencial:

Page 9: EAD

O curso inicialmente é oferecido obrigatoriamente para alunos da Escola Indígena Pamaáli, podendo futuramente atender outras comunidades indígenas que possuam interesse.

O aluno/usuário pode acessar a plataforma a qualquer hora e em qualquer lugar, interagindo com instrutores e colegas de turma. É estruturado da seguinte maneira:

Estrutura da Plataforma moodle

Base de Dados: Um centro de recursos multimídia, artigos, notícias, entrevistas, filmes, vídeos, músicas, fotografias, imagens, animações.

Blog: diário on-line onde o aluno relata suas experiências no decorrer do curso. Será usado como, espaço para que o aluno possa relatar processo de projeto autoral, onde cada aluno terá uma proposta individual.Calendário: É possível realizar pesquisa de quais são os compromissos de uma determinada data

Chat: Encontros virtuais disponíveis somente com data e hora marcada antecipadamente. Acontecerá em dois momentos, no inicio e termino do curso.Fórum :Trata-se de um grupo de discussão com temas relevantes ao curso, aberta a todos os participantes e ao tutor (instrutor) da turma. No fórum, recebe-se atenção individualizada do instrutor do curso e deve-se freqüentar o fórum para acompanhar o rumo das discussões.

WIKI - Glossário colaborativo:Será construída de maneira colaborativa dicionário com palavras até então desconhecidas. Saiba Mais :Material onde o aluno pode se aprofundar e conhecer um pouco mais sobre assunto abordado, podendo ser link de site, artigos, textos curtos, videos.Email : auxilia no atendimento individual do aluno.Suporte: auxilia os alunos em suas dúvidas relacionadas a plataforma moodle.

Detalhamento Curso On-line de Fotografia:

Plataforma Moodle

Page 10: EAD

Como ter acesso a plataforma Curso On-line de Fotografia:

1

1º Passo: Como entrar na Plataforma Moodle?Para entrar na plataforma Moodle você deve utilizar um browser (Internet Explorer) e escrever na barra de endereços:

http://aebcolsultoriaead.com.br/fotografia/

Page 11: EAD

Como ter acesso a plataforma Curso On-line de Fotografia:

Clique em : Bem-vindo, login here!

1 Clique em para: Português -Brasil

1

Page 12: EAD

Como ter acesso a plataforma Curso On-line de Fotografia:

3

Nesta janela clique em “nome de usuário”, digite:

Clique em “senha”, digite:

Depois dê um clique duplo no botão : Acesso

teste

fotoTUDO@1

teste

canaDA@38

Page 13: EAD

Como ter acesso a plataforma Curso On-line de Fotografia:

ESTRUTURA DO CURSO Grupos de trabalho : Os participantes são distribuídos em grupos de 3 a 6 pessoas, de acordo com a atividade proposta, que tem como objetivo incentivar a troca de experiências e otimizar o aprendizado, também na divisão do equipamento fotográfico, já que inicialmente serão doadas cinco câmeras, para turma de 24 alunos .Módulos : O curso é organizado em cinco módulos de um mês , uma aula por semana de 50 minutos. A carga horária corresponde ao tempo necessário para que as telas sejam percorridas, sem contar com o tempo para os exercícios práticos e as imagens sejam postadas, além de ler os artigos, ver vídeos e textos curtos, correspondentes ao conteúdo.Duração : O curso deverá ser concluído em vinte semanas, sua fase a distancia. Além de mais uma semana de vivência presencial. A carga horária sugerida de estudos é de aproximadamente três horas por semana, é possível que ocorram pequenas variações de prazo devido à organização das referidas atividades. Tutores: O curso on-line de Fotografia foi elaborado fotógrafos, além da participação de artistas plásticos, cênicas informática e Tecnologia da Informação. Se dividindo em duas equipes. Material: O conteúdo das seções "Saiba mais" é publicado em apostilas no formato pdf, fazendo com que todos alunos matriculados, possam baixar o arquivo.Tendo um modulo inicial chamado de BEM-VINDO, fornecido junto do material de apoio ao estudo online. O material inclui link vídeos, áudios, apresentações e telas com textos online. Além de caixa enviadas pelo correio, contendo : 5 maquinas digitais e molduras que simulam alguns enquadramentos fotográficos para treino do olhar.Sistema de gerenciamento: O sistema de ensino é gerenciado pelo software livre Moodle. Trata-se de um programa que permite criação de cursos on-line.

Page 14: EAD

Entrando no Curso On-line de Fotografia:

Abaixo do MEUS CURSOS, clique em:

Curso de Fotografia Online4

Page 15: EAD

Pronto! já pode navegar pelos Curso On-line de Fotografia: