eac guia do fórum luanda 2012

69
 ELITE ANGOLAN CAREERS guia do fórum Luanda 2012  4º Fórum de Formação Contínua & Desenvolvimento de Carreira 16 e 17 de Junho Patrocinado por: Organizado pela:

Upload: unitingexcellence

Post on 21-Jul-2015

2.077 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Organizado pela:

ElitE AngolAn CArEErs

luanda 201216 e 17 de Junho

guia do frum

4 Frum de Formao Contnua & Desenvolvimento de Carreira

Patrocinado por:

va re ! sc j In se

Dois milhes de pessoas por ano perdem a vida no trabalho no mundo inteiro. Sade e Segurana tem como objectivo assegurar que ningum perca a vida, seja ferido ou fique doente por causa do trabalho. Este curso vai aumentar os conhecimentos do funcionrio, ajudando a prevenir os acidentes no trabalho, evitando a suspenso de funes assim como as implicaes financeiras que estes podem causar.

Introduo em Sade e Segurana no Trabalho DURAOCurso de 1 dia 6 horas de formao Exame de 1 hora

Nvel 1

Como parceira do British Safety Council (BSC) e da Avalforma Formao e Consultoria (certificada pela DGERT)a Elite International Careers tem capacidade de providenciar formao em Angola e atribur qualificaes credenciadas pelo BSC e pela Avalforma. A nossa formadora principal, Gisela Gonalves, qualificada pela NEBOSH. As classes so de menos de 30 pessoas, o que permite mais intereco e acompanhamento.

ESTRUTURASesso de manh e sesso tarde Intervalo para caf e almoo*Caf e almoo no includos

AVALIAOExame de 40 perguntas com mltiplas respostas, em Portugus

O British Safety Council uma das maiores organizaes no mundo de formao em Sade e Segurana, sendo a maior entidade adjudicante no Reino Unido. O BSC opera em mais de 30 pases a promover sade e segurana e mais de 100,000 pessoas por ano obtm as suas qualificaes.

ESTATUTO PROFESSIONAL Formador certificado pelo NEBOSH Qualificao do British Safety Council

PR-REQUISITOFormao prvia em Sade e Segurana no necessria

OPES DO CURSOCurso Pblico; Instalaes da empresa ( medida) A Avalforma foi constituda em Outubro de 1997, com o objectivo de contribuir para os grandes desafios que se adivinhavam, decorrentes da entrada de Portugal na Unio Europeia. Presta servios na rea dos Recursos Humanos, orientada em particular para a Consultoria e Formao Profissional. Avalforma tem contribudo activamente e de modo continuado para o desenvolvimento do capital humano nas Empresas e nas Organizaes.

SUGESTO DE PROGRESSOAvaliao de Risco - Nivel 2 Supervisionar Equipas com Segurana - Nvel 2

Avaliao de Risco DURAOCurso de um dia 6 horas de formao Exame de 1 hora

Nvel 2

ESTRUTURA* Caf e almoo no includo

Sesso de manh e sesso tarde Intervalo para caf e almoo

AVALIAOExame com mltiplas respostas, em Portugus

ESTATUTO PROFESSIONAL Formador certificado pelo NEBOSH Qualificao da Avalforma Formao e Consultoria, Portugal

PR-REQUISITONvel 1 de Sade e Segurana ou experincia prvia na rea

OPES DO CURSO

Cursos todos os meses ao longo de 2012 NVEL 1 NVEL 2 $500 $700

Curso Pblico Instalaes da empresa ( medida)

OUTRA OPOSupervisionar Equipas com Segurana - Nvel 2

Tel: 924 266 631 | Email: [email protected]

bem vindos!A Elite d-lhe as boas vindas nesta 4a edio do Frum de Formao Contnua

e Desenvolvimento de Carreira Elite Angolan Careers em Luanda.

No seguimento do sucesso dos fruns anteriores, onde empresas e candidatos participantes tiveram experincias e resultados muito positivos, esta quarta edio, que decorrer durante os dias 16 e 17 de Junho de 2012, juntar empresas lderes em Angola e promete ser muito dinmica. Tal como nas edies anteriores, tambm este ano teremos representantes de empresas que foram nossos candidatos em fruns passados, o que significa que esta plataforma de encontro directo entre empregadores, formadores e candidatos est a ser bem sucedida. Nos ltimos trs meses a equipa de Recrutamento da Elite empenhouse na atraco de potenciais candidatos, utilizando vrios canais e desempenhando actividades junto a vrios grupos-alvo. Como candidato seleccionado, faz parte de um grupo diverso de candidatos motivados, que abrange desde estudantes universitrios finalistas sem experincia de trabalho a profissionais experientes, desejosos de se inteirarem sobre as oportunidades de formao e de desenvolvimento de carreira no mercado angolano actual. Durante os dois dias do frum, as empresas participantes estaro a divulgar as actividades das suas organizaes, fornecendo informaes sobre as diversas oportunidades relacionadas com aprendizagem, formao e desenvolvimento, alm das suas vagas actualmente disponveis. Aproveito esta oportunidade para agradecer a todas as instituies e indivduos que apoiaram esta nossa iniciativa, principalmente a todos os nossos candidatos, locais e internacionais, que fizeram um network incansvel em nome da Elite, recomendando-nos aos seus familiares, amigos e colegas. Agradeo igualmente a todas as empresas participantes e, em particular aos patrocinadores do frum: BP Angola, Chevron, eni angola, Halliburton, Olympic Grupo, Saipem/Petromar, Schlumberger, Sonils Lda, Technip, Total E-P Angola e Unitel. Utilize esta revista ao mximo pois este o seu guia do frum. Nas pginas seguintes encontrar informaes teis que visam tornar a sua participao mais efectiva. No deixe de conferir as pginas mais importantes: o horrio das Apresentaes das Empresas nas pginas 6 e 7, a Planta da rea dos Stands na pgina 10 e a seco Tome Nota! nas pginas 58 a 61. Em nome da Elite fao votos para que tenha uma boa experincia e alcance os resultados esperados. Melhores cumprimentos,

Directora de Recrutamento e Formao

Elite Angolan Careers | Guia do Frum de Luanda 2012

1

ndiceBem vindos! Equipa Elite Agenda Apresentaes Empresas Participantes Planta da rea dos Stands Funes Perfil dos Patrocinadores Perfil das Empresas BP Angola Chevron eni angola Halliburton Olympic Grupo Schlumberger Sonils, Lda Technip Total E-P Angola Unitel Tome Nota! Testemunhos de Candidatos 1 3 4 6 9 10 12 14 22 34 36 38 40 44 46 48 50 54 56 58 62

parceiros media

parceiros fornecedores

ficha tcnicaPropriedade Consultoras de recrutamento Vanessa Ressurreio, Fabiana Alves, Jessica Diogo, Neuza Ananias Director Geral, frica e Amrica Latina Miguel Vieira Gestor de Desenvolvimento de Negcio Telmo Faria Director Geral, EMEAPAC Nick Jesani-Lee Directora de Recrutamento e Formao Gisela Gonalves Gestora de Recrutamento Claudia Santos Directora Regional, Angola Jessica Mason Gestora de Eventos Karina Barbosa Gestora de Eventos Assistente Joana Loureno Coordenadora de Eventos Sophie Fresle Assistente de Marketing e Comunicao Daniela Rubbo Contactos Elite International Careers Ltd 25 Floral Street WC2E 9DS Londres Telefone: +44 203 402 2730 Design Grfico Daniela Rubbo Impresso EAL Edies de Angola

2

Elite Angolan Careers | Guia do Frum de Luanda 2012

equipa eliteEquipa EliteA equipa de Recrutamento composta por jovens dinmicos de diversas nacionalidades, na sua maioria angolanos, com experincia em Recrutamento & Seleco. Unidos pela paixo por Angola e pelo desenvolvimento dos Recursos Humanos do pas, a equipa apoia a poltica de Angolanizao, encarando os seus candidatos como a maior riqueza do pas. esta a motivao para identificar estudantes, finalistas e recm-licenciados com o potencial de contribuir com as competncias adquiridas, bem como profissionais dispostos a partilhar os seus conhecimentos e aptides.

A preparao para o frum, uma etapa importante!Este frum teve a preparao de cerca de 6 meses de atraco e campanhas de networking, campanhas de publicidade especficas em todos os canais e redes sociais. Durante este perodo, a equipa de Recrutamento recebeu cerca de 5.000 candidaturas, as quais passaram pelo processo de triagem com o objectivo de maximizar o evento tanto para as empresas que procuram preencher as suas necessidades de recrutamento, como para os candidatos que foram convidados. Aps a triagem, foram convidados a participar no frum mais de 2.700 candidatos seleccionados de acordo com o perfil procurado pelas empresas lderes no mercado em Angola participantes no frum.

O apoio ao candidato, a grande aposta da Elite!Ao longo de quatro anos, a Elite tem vindo a criar vrias oportunidades para candidatos Angolanos espalhados pelo mundo, no s a partir dos populares Fruns de Recrutamento, mas tambm pelas outras iniciativas que passam por servios de recrutamento a nvel local. Assim, com este contributo procura incentivar o desenvolvimento de carreira dos candidatos de acordo com a rea de formao. Uma vez que Angola tornou-se claramente num mercado emergente, a maior procura das empresas multinacionais concentra-se em perfis de Engenharias, Finanas, Contabilidade, Gesto de Recursos Humanos, Logstica e Informtica. Acreditamos que o desenvolvimento de uma sociedade no se mede apenas pelo investimento de capital, mas sim na capacitao dos quadros e na diversidade das reas de formao. Assim, no mbito da nossa responsabilidade social, procuramos encaminhar os candidatos com formao mais abrangente, nomeadamente os cursos de Direito, Relaes Internacionais, Psicologia, Sociologia e Gesto, para que se aproximem cada vez mais a uma formao mais especfica, sem fugir formao base. Por exemplo no caso de uma licenciatura em Direito, optar por uma formao adicional na rea de Direito do Trabalho, Direito Ambiental ou Direito Comercial. No caso de Relaes Internacionais, sendo um curso muito abrangente e que d uma viso global de vrias reas de formao, porm no tem nenhuma especificidade no que diz respeito ao mercado laboral, ento pode-se optar por uma formao tcnica ou profissional na rea dos Recursos Humanos, uma rea com muita sada profissional.

Cludia Santos, Vanessa Ressurreio, Sukaline Loureiro, Gisela Gonalves, Fabiana Alves e Jessica Diogo

Caro candidato, aproveite esta oportunidade nica!Numa sociedade como a nossa, todos os quadros contribuem muito para o desenvolvimento scio-econmico e cultural. Angola tem sido um pas cada vez mais notvel no que diz respeito comunidade internacional. O futuro de Angola est nas nossas mos, na nossa formao e na nossa sabedoria e dedicao! com grande satisfao que ano aps ano, a equipa da Elite desdobrase para criar o mximo de oportunidades para os nossos candidatos. Esperamos que vocs aproveitem ao mximo as nossas iniciativas, no apenas na busca de uma oportunidade na carreira, mas tambm como forma de aumentar a rede de networking, exposio ao mercado laboral, troca de experincias com outros candidatos e delegados. Um obrigada muito grande de toda equipa da Elite Angolan Careers.

Elite International Careers

Elite Angolan Careers | Guia do Frum de Luanda 2012

3

agendaSbaDo, 16 Junho 2012horrio 09:15 actividade Abertura do Registo dia 1 Localizao Cine Tropical 10:00 Abertura do Frum e Networking Portes sero abertos Apresentaes de Recrutamento das Empresas** Dever registar-se primeiro no Cine Tropical antes de assistir s Apresentaes das Empresas

Cine Tropical

10:30 16:30

Edifcio AAA ( frente do Cine Tropical)

16:30

Encerramento do Registo

Cine Tropical

17:00

Encerramento do Frum Portes sero fechados

Cine Tropical

DomIngo, 17 Junho 2012horrio 09:15 actividade Abertura do Registo dia 2 Localizao Cine Tropical

10:00

Abertura do Frum e Networking Portes sero abertos Apresentaes de Recrutamento das Empresas** Dever registar-se primeiro no Cine Tropical antes de assistir s Apresentaes das Empresas

Cine Tropical

10:30 16:30

Edifcio AAA ( frente do Cine Tropical)

16:30

Encerramento do Registo

Cine Tropical

17:00

Encerramento do Frum Portes sero fechados

Cine Tropical

4

Elite Angolan Careers | Guia do Frum de Luanda 2012

OUR PEOPLE, OUR GREATEST ASSETOur history is first and foremost the women and men of Saipem, from over 100 countries, whose passion and professionalism continue to be the driving force behind the international success of our company. Saipem people, our most important resource.

ONE WORD, ONE WORLDSkills, Assets, Innovation, People, Environment, Market.

saipem.com

apresentaes16 de Junho 2012SbadoSaLa 410:30 11:15 bem vindo ao mundo Standard bank de angolaPedro Coelho Director Geral

auDITrIo10:30 11:15 o grupo Total, Total E-P angola os nossos desafiosJorge Abreu Director Geral Adjunto Victor Mnica Encarregado de Misso

11:30 12:15 uma oportunidade para crescimento profissional numa empresa bem estabelecida com viso, misso e valores claros: olympic grupo (angola) S.a.Ali Safa Director Geral

11:30 12:15 Schlumberger 85 anos de inovaoTeresa Cerqueira ANG & EAR Directora de Recrutamento e Relao com as Universidades

12:30 13:15 Desempenho atravs da Liderana: oportunidades na vanguarda?Carla Sofia Cruz Directora de Recursos Humanos Emanuel Bartolomeu Director de Produo e Inventrio

12:30 13:15 gesto do capital humano como cultura de negcio da unitel - Elevado potencial & elevada performanceMaria Joo Escrevente Directora de Recursos Humanos Suzana Veiga Chefe de Departamento Recrutamento e Seleco

13:30 14:15 Quem somos? o que fazemos?Ktia Duro Especialista de Recrutamento Kenneth Johnson Gestor de Projecto

13:30 14:15 operaes da bP em angolaFrancisco Cambinda Engenheiro Snior

14:30 15:15 bem vindo ao mundo da TechnipCarla Ribeiro Directora de Recursos Humanos Angoflex

14:30 15:15 Chevron o seu parceiro de escolha!Yuri da Silva Director de Recrutamento & Emprego Aldino Amado Director de Responsabilidade Corporativa

15:30 16:15 bem-vindo ao mundo Saipem/ PetromarUzo Lopes Responsvel de Recrutamento e Seleco Formao e Carreiras

15:30 16:15 Compromisso com a excelnciaAisha Coelho Coordenadora de Seleco, Recrutamento & Desenvolvimento

6

Elite Angolan Careers | Guia do Frum de Luanda 2012

Sugerimos que esteja presente 5 minutos antes do incio da apresentao porque o nmero de lugares limitado!

17 de Junho 2012DomingoSaLa 410:30 11:15 bem-vindo ao mundo Saipem/ PetromarUzo Lopes Responsvel de Recrutamento e Seleco Formao e Carreiras

auDITrIo10:30 11:15 gesto do capital humano como cultura de negcio da unitel - Elevado potencial & elevada performanceMaria Joo Escrevente Directora de Recursos Humanos Suzana Veiga Chefe de Departamento Recrutamento e Seleco

11:30 12:15 Desempenho atravs da Liderana: oportunidades na vanguarda?Carla Sofia Cruz Directora de Recursos Humanos Emanuel Bartolomeu Director de Produo e Inventrio

11:30 12:15 Chevron o seu parceiro de escolha!Yuri da Silva Director de Recrutamento & Emprego Aldino Amado Director de Responsabilidade Corporativa

12:30 13:15 uma oportunidade para crescimento profissional numa empresa bem estabelecida com viso, misso e valores claros: olympic grupo (angola) S.a.Ali Safa Director Geral

12:30 13:15 o grupo Total, Total E-P angola os nossos desafiosJorge Abreu Director Geral Adjunto Victor Mnica Encarregado de Misso

13:30 14:15 operaes da bP em angolaFrancisco Cambinda Engenheiro Snior

13:30 14:15 Quem somos? o que fazemos?Ktia Duro Especialista de Recrutamento Kenneth Johnson Gestor de Projecto

14:30 15:15 Compromisso com a excelnciaAisha Coelho Coordenadora de Seleco, Recrutamento & Desenvolvimento

14:30 15:15 Schlumberger 85 anos de inovaoTeresa Cerqueira ANG & EAR Directora de Recrutamento e Relao com as Universidades

15:30 16:15 bem vindo ao mundo Standard bank de angolaPedro Coelho Director Geral

15:30 16:15 bem vindo ao mundo da TechnipCarla Ribeiro Directora de Recursos Humanos Angoflex

Elite Angolan Careers | Guia do Frum de Luanda 2012

7

empresas

Elite Angolan Careers | Guia do Frum de Luanda 2012

9

planta* * * 32 31 30 * * * * *

da rea dos stands

33 34

rea de apoio Elite

26 25 24 23

27 28 29 12

1

2

3

4 13 17 14 16 15 5

22 21 20 19 18

11 10 9 8 7 6

10

Elite Angolan Careers | Guia do Frum de Luanda 2012

Stands1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 *a confirmar

Elite Angolan Careers | Guia do Frum de Luanda 2012

11

funesCincias Farmacuticas Biotecnologia Comunicaes Externas e Relaes Internacionais Engenharia Elctrica e Electrnica Cincias Lingusticas e Tradues Cincias Laboratoriais / Tcnicos Laboratoriais Cincias da Computao Engenharia Aeroespacial Engenharia Agronmica Engenharia Automvel Cincias do Ambiente Engenharia Ambiente Engenharia Alimentar rEaS DE Funo Engenharia Industrial EmPrESa ABB Elctrica SGPS (Angola) Lda Accenture Angola Angola LNG Banco Caixa Geral Totta Angola Banco Millennium Angola Banco Privado ATLANTICO Barloworld Equipamentos Angola BESA Banco Esprito Santo Angola BP Angola Cameron Chevron Cobalt International Energy Cummins Elektra eni angola FMC Technologies Halliburton MAERSK OIL Mota Engil Angola Oceaneering Olympic Grupo Saipem/Petromar Schlumberger Sogester Sonils, Lda SPIE Oil & Gas Services Standard Bank de Angola Statoil Angola SUBSEA7 Technip TOTAL E-P ANGOLA TVCABO Unitel

12

Elite Angolan Careers | Guia do Frum de Luanda 2012

Engenharia Marinha

Cincias da Terra

Engenharia Civil

Cincias Fsicas

Administrao

Contabilidade

Arquitectura

Automvel

Comercial

Economia

Auditoria

Aviao

Direito

Banca

Tcnicos-Instrumental, Mecnica, Elctrico

Publicidade / Relaes Pblicas

Logstica / Cadeia de Produo

Engenharia Sade e Segurana

Engenharia Telecomunicaes

rEaS DE Funo (cont.)

Sade e Segurana (SHST)

Medicina / Enfermagem

Geologia / Geocincias

Gesto em Consultoria

Engenharia Submarina

Engenharia Petrolfera

Engenharia Mecnica

Gesto de Empresas

Engenharia Materiais

Engenharia Qumica

Gesto de Projectos

EmPrESa ABB Elctrica SGPS (Angola) Lda Accenture Angola Angola LNG Banco Caixa Geral Totta Angola Banco Millennium Angola Banco Privado ATLANTICO Barloworld Equipamentos Angola BESA Banco Esprito Santo Angola BP Angola Cameron Chevron Cobalt International Energy Cummins Elektra eni angola FMC Technologies Halliburton MAERSK OIL Mota Engil Angola Oceaneering Olympic Grupo Saipem/Petromar Schlumberger Sogester Sonils, Lda SPIE Oil & Gas Services Standard Bank de Angola Statoil Angola SUBSEA7 Technip TOTAL E-P ANGOLA TVCABO Unitel

13

Elite Angolan Careers | Guia do Frum de Luanda 2012

Vendas e Marketing

Recursos Humanos

Engenharia Mineira

Recm-licenciados

Servio ao Cliente

Sade / Nutrio

Gesto em MBA

Operaes

Finanas

Qumica

perfisbP angolaPatrocinador ouroA actividade principal da BP consiste na explorao, produo, refinao, marketing, comercializao e distribuio de energia, que feita a uma escala global. Se est procura de um novo desafio ento aproveite as oportunidades que a BP lhe oferece para 2012. Seja qual for a sua especialidade e independentemente do cargo que assuma, ser voc a controlar o seu desenvolvimento num trabalho que oferece desafios e diversidade reais. Para alm de termos vrios programas de formao formais, incentivamos o contnuo desenvolvimento profissional de todos atravs de cursos estruturados, estudo individual, ciberaprendizagem e outros mtodos. Quando apropriado, tambm o ajudaremos a atingir qualificaes profissionais relevantes. Procuramos candidatos motivados, com entusiasmo, ambiciosos, criativos e com capacidade de trabalhar em equipa. Estamos a procura de pessoas que estejam dispostas a aprender e dispostas a fazer a diferena. Est pronto para o desafio? Se pretende saber mais sobre as nossas oportunidades de carreira visite o nosso site de carreiras da BP. Temos um processo de recrutamento que justo, consistente e transparente. O que significa que escolhemos os candidatos apenas pelo seu mrito.

www.bp.com/carreiras/angola

Chevron

Patrocinador ouro

A Cabinda Gulf Oil Company Limited (CABGOC), subsidiria da Chevron, das maiores produtoras de petrleo em Angola e o maior empregador estrangeiro da indstria petrolfera. Investimos bilies de dlares em grandes projectos de energia destinados a aumentar de forma significativa a produo petrolfera e a conservar o gs natural para utilizao em Angola. A Chevron tem interesses em quatro concesses, duas das quais opera: o Bloco 0, ao largo da costa da provncia de Cabinda; e o Bloco 14, em guas profundas. Entre as operaes mais importantes encontram-se os desenvolvimentos em zona martima de Benguela BelizeLobito Tomboco, TmbuaLndana e o projecto Mafumeira Norte. A companhia possui tambm interesses no Bloco 2, na zona martima do noroeste de Angola; e no Bloco Fina Sonangol Texaco, na zona terrestre. Alm disso, a Chevron tem tambm uma participao no projecto de Gs Natural Liquefeito de Angola (Angola LNG), no Soyo, com capacidade para produzir 5.2 milhes de toneladas mtricas de gs por ano e que entrar em funcionamento em 2012. Em 2011, as operaes da Chevron em Angola tiveram uma produo total diria de 543.000 barris de lquidos (139.000 barris lquidos). Somos o maior empregador estrangeiro da indstria petrolfera, com mais de 3.100 empregados angolanos cerca de 88% da nossa fora de trabalho no pas. Adicionalmente, os angolanos ocupam cerca de 76% das posies locais profissionais e supervisoras da Chevron.

www.chevroninangola.com

14

Elite Angolan Careers | Guia do Frum de Luanda 2012

eni angola

Patrocinador ouro

A eni uma companhia de energia, com forte posio de liderana no mercado internacional, focada em actividades de pesquisa, produo, transporte, transformao, comercializao de petrleo e gs, petroqumica, servios de construo e engenharia. Est activa em 79 pases, com aproximadamente 80.000 colaboradores, e em todas as reas em que a empresa opera, pode orgulhar-se de possuir um excelente nvel de competncia e uma posio forte no mercado internacional. Em Angola, iniciou a produo de petrleo em 1985, sendo operadora do Bloco 15/06 cuja principal rea de negcios reside na Bacia do Congo, offshore e em guas profundas. Tendo 67 concesses mineiras, com operaes de explorao e desenvolvimento. Tem projectos para o desenvolvimento de operaes de petrleo on-shore e contribuies para o crescimento da infraestrutura de energia do pas atravs do desenvolvimento de gs destinado produo de electricidade para a comunidade angolana e indstria. Para atingir tais objectivos, contratamos tcnicos competentes e apostamos na valorizao e desenvolvimento dos nossos colaboradores. Os homens e as mulheres da Eni partilham uma paixo por desafios, melhoria contnua, excelncia e valorizao pessoal. Cada aco cada vez mais orientada para o desenvolvimento e bem-estar das comunidades, protegendo o meio ambiente, investindo na inovao tecnolgica e eficincia energtica, bem como amenizar os riscos de mudana climtica.

www.eni.com

halliburton

Patrocinador ouro

Formada em 1919 por Erle P. Halliburton, a Halliburton emprega actualmente mais de 88 mil pessoas em cerca de 70 pases. A pea fundamental dos negcios da Halliburton so os servios de energia, incluindo a perfurao e avaliao, as solues de digitalizao e consultoria, a optimizao de produo e os sistemas de fludos. Esta linha de negcio continua a gerar lucros e a Halliburton mantm o seu lugar como uma das maiores prestadoras de servios na indstria de petrleo, sendo a Schlumberger a nossa maior concorrente. A viso da Halliburton a de apresentar sempre solues, de ser o fornecedor nmero um e a de primar pela qualidade dos seus servios nas reas de energia, engenharia, construo e equipamentos. Para alm de dar prioridade s necessidades dos clientes, a Halliburton tambm prima pelo bem-estar dos seus trabalhadores, implementando programas de formao, bolsas, estgios e i-learn (aprendizagem interactiva). desta forma que consegue promover mais e mais quadros nacionais altamente qualificados e capacitados para conquistarem uma boa projeco numa indstria to competitiva como esta. extremamente importante para a Halliburton Overseas Limited, enquanto equipa, que todos os membros mantenham uma mente s. Devido rotina de trabalho, faz parte da misso da Halliburton incentivar os seus colaboradores a praticarem desporto e outras actividades extra-curriculares que os motivem e os faam crescer enquanto seres humanos e profissionais.

www.halliburton.com

Elite Angolan Careers | Guia do Frum de Luanda 2012

15

MENA ASIA USA EUROPE

Tel: +971 4 448 9260 Tel: +91 80 6533 3362 Tel: +1 203 226 2882 Tel: +44 20 7834 7676

Serving the world of business

e-mail: [email protected] web: www.alaincharles.com www.oilreviewafrica.com

perfisolympic grupoPatrocinador ouroOlympic Grupo (Angola) S.A., uma empresa consagrada h muito tempo em Angola, fundada em 1997 por Anis M. Safa, especializada na transformao de matrias-primas tais como Laminados a Quente de Ao em Bobina (HRC), Laminados a Frio de Ao em Bobina (CRC), Bobinas de Ao Galvanizado Prpintadas, em produtos adaptados para atender s necessidades de cada cliente, que vo desde tubos, telhas em alumnio, entre muitos outros produtos de ao para construo. A fbrica de ao, inaugurada de raz na zona elitizada industrial de Luanda, alargou a sua produo para a fabricao de tubos de ao em 2011, tendo hoje uma produo anual de 1.872.000 tubos e 1.560.000 chapas de alumnio. Ali A. Safa, o novo Director Geral, a fora motriz desta expanso industrial. Com uma dcada e meia de operaes bem sucedidas em Angola, os produtos de ao da empresa so fornecidos e certificados por lderes mundiais do ramo, incluindo a ArcelorMittal, o que coloca a Olympic Grupo numa posio mais proeminente e competitiva no mercado interno. Hoje em dia, a Olympic Grupo apresenta um diversificado leque de negcios, desde a produo industrial de ao acima mencionada, at cozinhas de alumnio sob medida (produzidas em Angola), vidro e utenslios de cozinha e a comercializao de uma variedade de produtos de alta qualidade, incluindo mobilirio interior e exterior, colches ortopdicos, electrodomsticos, geradores Perkins e ar condicionados. Junto com a ampliao, diversificao e sofisticao dos seus negcios nos ltimos anos, a Olympic Grupo hoje est a apostar fortemente no mercado angolano formal, tal como projectos governamentais, grandes empresas de construo civil e as indstrias de petrleo e gs. Para satisfazer este novo mercado, a empresa no s est a oferecer uma vasta gama de produtos e solues de qualidade, mas tambm est a investir nos seus recursos humanos para serem melhor qualificados, mais competentes e assim proporcionar uma excelente prestao de servios e resultados. Na nossa empresa, cada cliente especial e beneficia do nosso tratamento prioritrio! A Olympic Grupo acredita em Angola e j investiu aproximadamente 20 milhes de USD no pas e o crescimento da empresa atingiu 36% ao ano. Precisamente por acreditar em Angola, 90% dos seus trabalhadores so angolanos. A valorizao profissional uma prioridade, traduzida na sua poltica de treinamento e formao dos seus recursos humanos. Olympic Grupo tambm exerce um papel activo de responsabilidade corporativa, que vai desde as contribuies de caridade para as provncias vizinhas afectadas pelas inundaes, como tambm recentemente no fornecimento de produtos de ao para a construo de paragens de autocarros em todo o Cacuaco, Luanda. Hoje, com presena forte em Luanda, Huambo e Benguela, a Olympic Grupo brevemente ir inaugurar novas filiais nas provncias da Hula, Uge, Malange, Kwanza Norte e na cidade do Lobito. Recentemente abriu 4 novas lojas em Kicolo e ampliou o seu showroom, tendo a previso de inaugurar no prximo ms, um novo escritrio duplex no Morro Bento, em Luanda. Em 2013 e 2014, pretende expandir-se para pases vizinhos e estreitar as suas relaes de parceria em Itlia, Inglaterra, Brasil, frica do Sul, Turquia, Ucrnia, Russia, China, Malsia e Singapura. Possui escritrios em Londres e Beirute, e brevemente estar presente em Dubai. No conhece, portanto, fronteiras e projecta-se escala mundial. Olympic Grupo reconhecida por sua inovao, perfeio tcnica e satisfao do cliente, bem como pela sua variedade e qualidade incomparvel de seus produtos e servios.

www.Olympic-Grupo.com www.facebook.com/OlympicGrupo www.linkedin/in/OlympicGrupo

18

Elite Angolan Careers | Guia do Frum de Luanda 2012

Saipem/Petromar

Patrocinador ouro

A SAIPEM destaca-se por ser a maior e internacionalmente a melhor turnkey contratante na indstria de petrleo e gs. Enquanto provedora de diferentes servios, incluindo os especializados e de manuteno, modificao e operaes, actua em trs segmentos essenciais de negcios: ONSHORE, OFFSHORE e DRILLING. Ela desfruta de uma posio competitiva superior na prestao de servios EPIC/EPC para a indstria de petrleo e gs, tanto em onshore como offshore; tendo como foco particular projectos mais complexos e desafiadores tecnologicamente operaes em reas remotas e guas profundas. Como verdadeiro fornecedor a nvel global, detm uma forte presena em reas estratgicas e emergentes, semelhana da frica Ocidental, Estados da antiga Repblica Sovitica, sia Central, Mdio-Oriente e do Sudeste Asitico. A SAIPEM uma companhia internacional que emprega 41.542 colaboradores, compreendendo 120 nacionalidades diferentes. A Petromar uma companhia angolana, fundada em 1984 pela Delong Hersent, Lda (subsidiria da SAIPEM) e pela Sonangol E.P. Opera h mais de 25 anos e alcanou uma posio de liderana no mercado angolano, no que se refere : construo e instalao de plataformas de petleo e gs em offshore e onshore; construo e instalao de equipamentos e estruturas em alto mar; manuteno de instalaes petrolferas em onshore e offshore. A Petromar proporciona solues integradas desde o projecto, a construo, a instalao e a gesto relacionada com a produo de gs e petrleo em offshore e onshore nos projectos turnkey.

www.petromar.co.ao

Schlumberger

Patrocinador ouro

Conhecimento, inovao tecnolgica e trabalho de equipa so os pilares primordiais na definio de quem somos. H mais de 85 anos que nos focamos no aperfeioamento destes elementos, apresentando solues que melhoram o desempenho dos nossos clientes. Valores, Conduta e Comportamento: Pessoal, Tecnologia e Lucro so os trs principais valores estabelecidos pela Schlumberger e a base de todo nosso trabalho. Trabalho de equipa internacional: A Schlumberger emprega mais de 110.000 pessoas de mais de 140 nacionalidades que trabalham em mais de 80 pases. A nossa organizao promove o trabalho de equipa e a partilha do conhecimento sem limites geogrficos com o compromisso de oferecer aos nossos clientes o mais alto nvel de servios e de solues. Tecnologia inovadora: Primamos pelo desenvolvimento da tecnologia, atravs dos 65 centros de investigao e das instalaes de engenharia de calibre mundial, e investimos $1 bilio em pesquisa e desenvolvimento. A tecnologia , definitivamente, uma ferramenta importante para adicionar valor aos nossos clientes. Na Schlumberger so contratados engenheiros, tecnologos das melhores universidades do mundo. Consequentemente, muito comum que num mesmo projecto trabalhe uma equipa constituda por colaboradores de vrios pases, com bases culturais diferentes e uma boa variedade de perspectivas. Por isso, trabalhar aqui to interessante!!! Qual ser a tua escolha?

www.careers.slb.com

Elite Angolan Careers | Guia do Frum de Luanda 2012

19

perfisSonils, LdaPatrocinador ouroSonangol Integrated Logistic ServicesA Sonils, Lda. uma empresa de direito angolano cuja principal actividade o desenvolvimento e a explorao da Base de Luanda, prestando servios de apoio actividade petrolfera. A Sonils, Lda proporciona benefcios econmicos ao Pas, no que diz respeito criao de oportunidades de emprego e captao de maiores investimentos com consequente desenvolvimento para a indstria petrolfera. No Centro de Apoio Indstria Petrolfera de Luanda, operado pela Sonils, Lda, esto concentradas empresas que exigem pessoal tcnico e especializado em vrias reas do conhecimento. Para tal, temos desenvolvido formas e mtodos de funcionamento, tendo em considerao as vrias culturas e actividades do sector da indstria petrolfera. Uma indstria bastante exigente, sendo da nossa responsabilidade ter quadros capacitados que respondam a essas exigncias. No mbito de Gesto e Organizao de Recursos Humanos, so desenvolvidas tarefas com vista ao melhoramento dos procedimentos existentes, encontrando as solues possveis para os problemas inerentes ao processo de desenvolvimento e expanso da Base. A Sonils, Lda est convicta de que os talentos so um bem escasso e como tal, tem polticas desenvolvidas de gesto dos mesmos. Tem criado todas as condies para a identificao e contratao de pessoas com competncias de elevada qualidade. Alm de polticas de reteno e desenvolvimento de colaboradores, alinhando com a cultura e a estratgia da organizao. Nesta senda, foi criado um sistema de gesto de carreiras, estimulante e aliciante, contribuindo para o reforo da gesto de pessoal, gerando um sentimento de segurana e reconhecimento dos funcionrios, permitindo que os talentos da empresa possam progredir, resultando paralelamente na evoluo da empresa.

www.sonils.co.ao

Technip

Patrocinador ouro

A Technip encontra-se entre os cinco lderes mundiais na rea de Engenharia, Tecnologias, Construo e Projecto de Gesto para a Indstria de Petrleo e Gs. Estabelecida em Junho de 2000, a Technip Angola Engenharia Limitada foi a 1 companhia de engenharia estabelecida em Angola atravs da parceria entre a Sonangol e a Technip. Fornece servios de engenharia em actividades offshore e downstream de petrleo e gs em Angola, promovendo assim as capacidades submarinas para desenvolvimento em guas profundas. A Angoflex, segunda parceria da Technip com a Sonangol, iniciou as suas actividades em Maro de 2002, destacando-se por duas importantes unidades de fabricao: Fbrica de Umbilicais do Lobito e a Base de Enrolamento de Tubos rgidos do Dande. A Unidade de Fabrico de Umbilicais do Lobito actualmente a nica do gnero em frica, possuindo toda a maquinaria para o fabrico de umbilicais de acordo com as normas internacionais. O Terminal de Enrolamento de Tubagens do Dande trata-se da unidade mais avanada deste tipo construda em frica e inclui todos os equipamentos e maquinaria mais avanados para o fabrico de tubagens tendo sido responsvel pela primeira exportao angolana do sector.

www.technip.com

20

Elite Angolan Careers | Guia do Frum de Luanda 2012

Total E-P angola

Patrocinador ouro

O Grupo Total est presente em mais de 130 pases, desenvolvendo e aplicando tecnologias de ponta. Na diversidade dos seus 93.000 colaboradores, mas tambm na variedade dos seus produtos, profisses e mercados, assenta a sua fora e o seu prestgio. A Total E-P Angola hoje uma das suas filiais mais importantes e o primeiro produtor de petrleo em Angola, com uma vasta carteira de projectos pela frente. Somos operadores dos blocos 17, 17/06, 32, 33 e assinmos recentemente com a Concessionria Sonangol um contrato para operar nos Blocos 25 e 40, no pr-sal, da Bacia do kwanza. Somos parceiros nos blocos 0, 14, 15/06, 3/91 e 39 e participamos com cerca de 13% no projecto Angola LNG. O futuro e o sucesso da Total E-P Angola assenta: Num exigente programa de angolanizao (recrutamento, formao, transferncia de know-how) j em curso, que se apoia na experincia de um grupo internacional. No respeito pelo Ambiente, tendo j dois dos seus 3 FPSOS certificados ISO 14001. Na rigorosa aplicao das normas e regulamentos de segurana e higiene internacionais. Na convico que, sendo uma empresa cidad, a participar h 60 anos no crescimento de Angola da sua responsabilidade apostar no ensino, na sade e no desenvolvimento econmico local, como alavancas de progresso, lado a lado com as autoridades nacionais.

www.total.com www.facebook.com/Total

unitel

Patrocinador ouro

A UNITEL foi lanada comercialmente a 2 de Abril de 2001, estando a sua principal actividade focalizada na prestao de servios de comunicaes. Numa perspectiva mais ampla, a UNITEL tem como objectivo a instalao, explorao e a prestao de servios de telecomunicaes e outras actividades conexas ou complementares em que se verifique afinidade tecnolgica. Actualmente, a empresa assenta a sua actividade numa estratgia bem definida que tem como principais objectivos a manuteno da liderana, o reforo do prestgio e o posicionamento no mercado, a oferta de novos produtos e servios inovadores de qualidade e em assegurar a estrutura de custos e a rentabilidade dos investimentos mais competitivos do Pas. Ao longo deste perodo e em termos operacionais, a UNITEL conseguiu cativar a preferncia dos Angolanos, assumindo a liderana do mercado com mais de 8 milhes de clientes, e estando presente em todas as Provncias e Municpios do Pas. A UNITEL lder de mercado e responsvel pela introduo de novos produtos e servios em Angola como o ps-pago, o SMS, o MMS, o Roaming para Clientes ps e pr pagos (voz e dados) que hoje tem conexo com mais de 156 Pases e com cerca de 330 Operadoras bem como as Recargas Electrnicas. O maior recurso da UNITEL so os seus 1784 colaboradores, pelo que a valorizao e o reconhecimento ligados compensao fazem parte da poltica de Recursos Humanos da empresa. Existe tambm a preocupao constante de desenvolvimento e formao dos profissionais, o que contribui para a motivao e satisfao profissional.

www.unitel.co.ao www.facebook.com/unitelElite Angolan Careers | Guia do Frum de Luanda 2012 21

perfisabb Elctrica SgPS (angola) LdaOs produtos, sistemas, solues e servios da ABB so desenhados para reforar a fiabilidade das redes elctricas e melhorar a produtividade industrial, com o objectivo de gerar crescimento rentvel, para ns e para os nossos clientes. Aumentando a nossa eficincia, ajudamos os nossos clientes a serem mais competitivos. Colaboramos com os nossos clientes na optimizao das suas redes e instalaes, e, na reduo do impacto ambiental, contribuindo assim para o desenvolvimento econmico sustentvel, para a conservao do meio ambiente e para o progresso social. A inovao, apoiada por grandes investimentos em investigao e desenvolvimento, fundamental para mantermos as nossas tecnologias de ponta e fortalecermos a nossa posio de liderana no mercado. Nos mais de 100 pases em que nos encontramos, os nossos clientes sabem que a marca ABB implica a mais alta qualidade em tecnologias electrotcnicas e de automao que lhes garante a satisfao das suas necessidades. Angola no excepo. www.abb.com

accenture angolaA Accenture uma organizao global de servios de consultoria de gesto, tecnologias de informao e outsourcing, com mais de 246 mil profissionais a servir clientes em mais de 120 pases. Atravs da combinao de uma experincia mpar, um conhecimento profundo dos vrios sectores de actividade e funes de negcio, e uma extensa pesquisa sobre as empresas mais bem sucedidas do mundo, a Accenture colabora com os clientes ajudando-os a tornarem-se organizaes de alto desempenho. identificar novos negcios e tendncias tecnolgicas, bem como desenvolver solues para ajudar os clientes a: Entrar em novos mercados; Aumentar as receitas nos mercados existentes; Melhorar o desempenho operacional; Oferecer produtos e servios de forma mais efectiva e eficiente.

RS002LNGanuncio09SR.fh11 6/18/09 4:46 PM Page sectores de actividade e a vasta O profundo conhecimento de todos os 1 oferta de servios e recursos tecnolgicos possibilitam Accenture

www.accenture.co.ao C M Y CM MY

CY CMY

K

angola LngA Angola LNG uma empresa Angolana que ir operar a primeira fbrica de gs natural liquefeito em Angola na cidade do Soyo, provncia do Zaire. Este projecto ser um dos catalisadores para o desenvolvimento da regio, assim como para Angola. uma companhia activa na atraco, desenvolvimento e reteno de uma fora de trabalho nacional interessada em participar desde o incio, na construo desta companhia. A nossa misso tornar a Angola LNG num exemplo, claramente reconhecido, em segurana industrial, ambiental, operaes e execuo de negcios. A Angola LNG est empenhada na criao de capacidades sustentveis, atravs de programas extensivos de aprendizagem. Estes programas tm como meta o desenvolvimento das competncias exigidas em todas as disciplinas necessrias para o desenvolvimento da companhia, desde a rea de Engenharia, Operaes Informtica. A Angola LNG oferece uma oportunidade de te juntares a uma organizao jovem, dinmica, fazendo parte integral da criao da companhia Angolana mais admirada. www.angolalng.com

banco Caixa geral Totta angolaO Banco Caixa Geral Totta Angola resulta da parceria entre a Caixa Geral de Depsitos, o Santander, a Sonangol e dois accionistas angolanos com a misso de contribuir para o sucesso e crescimento dos seus clientes e participar activamente no progresso e desenvolvimento de Angola. O Caixa Totta um banco local mas d acesso a uma rede global em 4 continentes (frica, sia, Europa e Amrica). Conta actualmente com cerca de 300 colaboradores distribudos por 20 agncias e 3 centros de empresas em Angola. Actualmente, o banco assenta a sua actividade numa estratgia de expanso e crescimento, tendo como objectivo estar representado em todas as provncias de Angola a curto prazo. A cultura do Caixa Totta assenta na Tradio, no Rigor e na Confiana. Esta excelncia o resultado da forte aposta em formao, desenvolvimento, orientao para resultados e reconhecimento do desempenho dos seus quadros. Caixa Totta. Investir no Presente. Conquistar o Futuro.

www.caixatotta.ao

banco millennium angolaFundado a 3 de Abril de 2006, o Banco Millennium Angola reflecte a vitalidade do mercado financeiro nacional, espelhando oportunidades de desenvolvimento atravs de parcerias estratgicas, investimentos e do recurso a novas tecnologias. A sua misso contribuir para a modernizao e desenvolvimento do sistema financeiro e da economia angolana, mediante a comercializao de produtos e servios inovadores e personalizados, concedidos para satisfazer as necessidades e expectativas dos diferentes segmentos de mercado, mantendo padres de elevada qualidade e especializao. O Banco Millennium tem uma poltica de valorizao dos seus recursos humanos, dando formao contnua aos seus quadros angolanos, para alm de promover outras iniciativas que valorizam os seus percursos profissionais, nomeadamente a atribuio de bolsas de estudo. Presente nas 18 Provncias de Angola, o Banco Millennium tem como objectivo alcanar os 100 balces at 2013, intensificando a cobertura do territrio angolano, mantendo sempre elevados nveis de satisfao, de fidelizao e de envolvimento dos Clientes. www.millenniumangola.ao

banco Privado aTLanTICoA nossa ambio . Ser o melhor banco de investimento de Angola no mundo e Ser no mundo o melhor banco que conhece Angola. O ATLANTICO um banco de investimento, que assume o compromisso de ser uma Instituio de referncia no sistema financeiro angolano, respeitada no mundo, pela excelncia do servio aos clientes, pela atitude perante a vida, pelas carreiras dos seu colaboradores e pelo sentido de responsabilidade social cooperativa. A forma como o ATLANTICO se relaciona com os clientes diferenciadora, pelas suas pessoas. S com colaboradores que vivem a marca ATLANTICO com entusiasmo e profissionalismo possvel entregar a promessa de excelncia de servio de excelncia aos clientes. Ser ATLANTICO ser PHI. Ser PHI implica uma aposta permanente no conhecimento e na aprendizagem. Implica ter uma cultura de ousadia e de inquietude. Significa valorizar, respeitar e estimular o Potencial e o Talento. Significa valorizar as pessoas como parte integrante de um grande projecto, que o ATLANTICO.

www.atlantico.ao

Elite Angolan Careers | Guia do Frum de Luanda 2012

23

barloworld Equipamentos angolaA Barloworld Ltd uma companhia de marca internacional, operando em 42 pases, e fornece solues integradas de produtos e servios aos seus clientes. Conta com mais de 21.000 colaboradores concentrados predominantemente na frica Austral, Reino Unido, Pennsula Ibrica e Austrlia. uma companhia com sede na frica do Sul listada na Bolsa de Valores em Joanesburgo, tendo celebrado um sculo em 2003. A sua viso e misso tem como foco fornecer solues rentveis aos seus cliente atravs do desenvolvimento e capacitao contnuo dos seus colaboradores. Tem quatro segmentos empresariais, nomeadamente Barloworld Equipment, representando Equipamento de Terraplanagem; Barloworld Handling, representando Material de Manuseamento; Barloworld Automotive, Venda a Retalho de Automveis; Barloworld Logistics, Servios Integrados de Logstica. A Barloworld Equipamentos Angola Lda, uma companhia de direito angolano, faz parte do segmento Equipment com 4000 colaboradores. Em Agosto de 1994, a Caterpillar nomeou a Barloworld como a sua concessionria designada para Angola. Iniciando as suas operaes em 1995 com apenas trs empregados, conta actualmente com a fora de trabalho de 368 colaboradores. Em 1998, a Barloworld foi nomeada representante designada dos empilhadores Hyster. Em 2008, abriu novas instalaes no Lobito, sendo nomeada representante do material de britagem Metso e tambm dos Motores Maritimos MAK. O investimento total em Angola desde 1994 tem sido aproximadamente de 30 milhes de USD.

www.barloworld-equipment.com

GOSTAM MUITO DE FALAR DE NS... DE CERTEZA POR ALGUMA COISA QUE FIZEMOS.

AMBIENTE, PRIVATE BANKING, RESPONSABILIDADE SOCIAL, DESENVOLVIMENTO, INOVAO, CULTURA, PROGRESSO.Desde a sua fundao, a actuao do BESA foi pautada por um srio compromisso com o desenvolvimento sustentvel, reflectido no apoio a diversas iniciativas relacionadas com a responsabilidade social, valorizao da cultura, educao, proteco ambiental e dinamizao da economia. O BESA actua como promotor da qualidade de vida das comunidades e do desenvolvimento econmico, sendo ao mesmo tempo um verdadeiro parceiro financeiro. Sabemos ao certo por que falam tanto de ns. de certeza por alguma coisa que fizemos.

www.besa.ao

ANGOLA

perfisbESa - banco Esprito Santo angolaO Banco Esprito Santo Angola, S.A. (BESA) foi constitudo em Agosto de 2001 e surge na sequncia da deciso do Grupo BES de formar um banco de raz em Angola, suportado pelo conhecimento que adquiriu da economia angolana nos ltimos anos. O BESA assume-se como uma entidade prestadora de servios bancrios de excelncia, assumindo com os seus clientes uma relao de confiana. Desde o incio das suas operaes, o BESA tem vindo a atrair o interesse de um nmero considervel de clientes, com destaque para algumas das maiores empresas do pas. Oferecemos uma abordagem multiespecialista, assente em propostas de valor diferenciadas para os vrios segmentos de clientes o BESA PRIVATE para Particulares e o BESA EMPRESAS para Empresas. O BESA tem como Misso/Objectivos: a participao no desenvolvimento socio-econmico de Angola; o apoio a bancarizao das pessoas e das empresas; a expanso da sua rede de balces em todo o territrio nacional. www.besa.ao

CameronA Cameron um lder internacional no fabrico de equipamentos de controlo de presso de petrleo e gs, incluindo vlvulas, wellheads, chokes, preventores de ruptura e sistemas montados de perfurao, produo e transmisso utilizados em aplicaes onshore, offshore e subsea. Com sede em Houston, somos uma empresa dinmica e em crescimento que desenvolve tecnologia de ponta. Valorizamos o nosso capital humano e oferecemos uma carreira gratificante. Estamos a procura de pessoas talentosas, motivadas e entusiasmadas. A nossa tecnologia diferencia-nos dos concorrentes: a diviso de Sistemas de Perfurao e Produo da Cameron liderou mundialmente o segmento upstream ao longo de dcadas, desde o primeiro preventor de ruptura em 1925 at a primeira rvore de natal submarina em 1961, a primeira rvore horizontal submarina em 1993, entre outros. Desta forma, a Cameron fez mais do que qualquer outro fornecedor nesta indstria, fornecendo petrleo e gs inacessveis para as refinarias das empresas operacionais. www.c-a-m.com

Cobalt International EnergyA Cobalt uma companhia independente de explorao e produo de petrleo com foco em guas profundas no Golfo do Mxico nos EUA e offshore em Angola e no Gabo. A Cobalt, foi criada em 2005 e, atingiu o topo das 10 empresas com as maiores descobertas a nvel mundial em 2011. O objectivo estratgico da Cobalt bastante claro: Criar valor diferenciado para os nossos investidores pela explorao de petrleo nas maiores reas ricas em hidrocarbonetos, nas guas profundas offshore do Golfo do Mxico nos EUA e da frica Ocidental, com nfase em explorao no sub-sal e pr-sal, desenvolvimento e produo. O nossos princpios: Foco extremo em oportunidades que jogam com as nossas foras Inovao intencional que fornece o maior valor Confiana e respeito em todos os nossos relacionamentos Operar de forma segura, tica e ambientalmente responsvel A Cobalt est a trabalhar no sentido de cumprir a nossa promessa de criar valor diferenciado para os nossos investidores e parceiros.

www.cobaltintl.com

CumminsA Cummins Inc., uma empresa global lder no seu sector, uma corporao formada por unidades de negcio que projectam, produzem, distribuem e fazem a manuteno de motores e tecnologias relaccionadas, incluindo sistemas de combustvel, controles, gesto de ar, filtragem, solues de emisso e sistemas de gerao de energia elctrica. Com escritrio central em Columbus no estado de Indiana (EUA), a Cummins emprega aproximadamente 40.000 pessoas por todo o mundo e tem clientes em aproximadamente 190 pases e territrios atravs de uma rede formada por mais de 600 distribuidores prprios e independentes, com aproximadamente 6.000 pontos de venda. Em 2010, a Cummins lucrou $1 bilio a partir de vendas totais de $13,2 bilies. Encontrar mais informaes nos press-releases disponveis nosso website.

www.cummins.com

26

Elite Angolan Careers | Guia do Frum de Luanda 2012

ElektraA Elektra uma empresa angolana de infraestruturas, de capital nacional, que desenvolve projectos relacionados com electricidade e guas. Criada em 2006, sedeada na Av. Deolinda Rodrigues n 390, em Luanda, com uma equipa de mais de 200 trabalhadores fixos. Actualmente, a Elektra destaca-se por ter os meios, a capacidade tcnica e a disponibilidade de material e pessoal de forma a desenvolver: Postos de Transformao: interiores, monoblocos ou rurais; Trabalhos em linhas de Alta, Mdia e Baixa Tenso; Redes subterrneas de Alta, Mdia e Baixa Tenso; Projecto, Construo de Quadros Elctricos, domsticos e industriais; Redes de IP exterior, em vias pblicas e privadas; Redes de gua e saneamento; Infraestruturas exteriores para condomnios (gua, electricidade e telefones); Redes interiores de electricidade e guas, para instalaes comerciais, industriais, edifcios e domsticas; Estabilizadores e equipamentos para alimentao ininterrupta (UPS). Conte connosco!

www.elektra.co.ao

FmC TechnologiesA FMC Technologies uma lder global provedora de solues de tecnologia para a indstria petrolfera. Nomeados pela Revista FORTUNE, em 2010, como a Empresa de servios mais admirada do sector de petrleo e gs, possuimos aproximadamente 14.200 funcionrios e operamos 27 instalaes de produo em 16 pases. A FMC oferece servios tecnologicamente sofisticados desenvolvendo, em parceria directa com os nossos clientes, solues que os ajudam a atingir o total potencial dos seus projectos. A FMC opera em Angola desde 1999 tendo mais de 380 funcionrios. Desde o projecto Girassol-Jasmim em 2000, foram-nos atribudos vrios contratos adicionais, tais como o Rosa em 2004, Greater Plutonio em 2005, Pazflor em 2007/2008 e, recentemente, o projecto Clov. Os talentos, valores e inspirao dos nossos funcionrios impulsionamnos, ajudando-nos a atingir objectivos e a criar solues visionrias que nos permitem manter a nossa posio de liderana em todos os mercados que servimos. www.fmctechnologies.com

As suas funes?

Desenvolvemos produtos para a indstria de energia, enquanto protegemos todos os nossos recursos.

Est pronto para este nvel de responsabilidade?Experimente em si a excelncia.

perfismaErSK oILA Maersk Oil uma empresa internacional de petrleo e gs, com produo de aproximadamente 650.000 barris de petrleo, que equivale a produo por dia em offshore na Dinamarca, Reino Unido e Qatar, bem como em onshore no Cazaquisto e Arglia. Actividades de explorao esto em curso em Angola, Brasil, Noruega, Golfo do Mxico, Groenlndia e em outros pases produtores. Transformar campos marginalizados em sucesso comercial foi o ponto focal do negcio da Maersk Oil desde 1962. A Maersk Oil iniciou as suas actividades em Angola em Junho de 2005, quando adquiriu uma participao de 50% na explorao do Bloco 16. Em Novembro de 2006, adquiriu 50% da explorao do Bloco 8 e 23 com Svenska Petroleum Exploration (30%) e Sonangol (20%). A Maersk Oil fez a descoberta de Chissonga no bloco 16 em 2009 e perfurou mais dois poos de avaliao em 2010 e 2011. Trs poos de explorao esto previstos para 2012 e 2013 para os blocos 8 e 23. www.maerskoil.com

mota Engil angolaAcreditamos no talento Angolano! Presente em Angola h 65 anos, o Grupo Mota-Engil responsvel pela realizao de grandes projectos em diversas reas, nomeadamente engenharia, construo, ambiente e servios e transportes. A viso do Grupo Mota-Engil assenta numa estratgia clara de crescimento, internacionalizao e diversificao das suas actividades, integrando um conjunto alargado e multi-sectorial de negcios em 17 pases, com nveis de desempenho alinhados com as melhores prticas internacionais e de mercado.an_mea meia pg_210x148,5mm.pdf 1 12/05/03 09:23

Criar valor, crescendo e diversificando de forma sustentada, constitui o desgnio estratgico do Grupo Mota-Engil procurando assim trilhar com sucesso os caminhos do futuro. A Mota Engil Angola, no mbito da sua estratgia de desenvolvimento, tem como objectivo recrutar profissionais, que possam contribuir para o engrandecimento da empresa, nas diversas reas. Mota Engil Angola As Nossas Pessoas so a Nossa Fora!

www.mota-engil.co.ao

A OPO CERTA PARA O SEU INVESTIMENTO

INSTALAMOSPOSTOS DE TRANSFORMAO > Rurais, Monoblocos e Alvenaria REDES ELCTRICAS > Areas, Estruturadas, Subterrneas, Interiores e de Iluminao Exterior ENERGIA SOLAR HIDRULICA > gua, Saneamento e Extino de Incndios

Av. Deolinda Rodrigues n 399 Luanda E-mail : [email protected] | Telefones: 222 261 466 / 265 601 / 261 534 / 261 788 | Fax: 222 260 945

perfisoceaneeringA Oceaneering fornece principalmente produtos e servios de engenharia para a indstria offshore de petrleo e gs, focando em aplicaes para o mar profundo. Atravs da utilizao da sua percia em tecnologia, a Oceaneering tem prestado servios na defesa e a indstria aeroespacial. Os seus negcios incluem veculos operados remotamente, construdos com ferramentas especiais para a aplicao no meio submarino, interveno www.oceaneering.com www.facebook.com/oceaneering e servios de mergulho em mar profundo, ensaios no-destrutivos e inspeces, sistemas mveis de produo offshore e engenharia e gesto de projectos.

SogesterA SOGESTER, S.A, uma empresa angolana fruto de uma parceria entre a APM Terminals (Dinamarca) e Gesto de Fundos (Angola). No dia 5 de Novembro de 2007, a Sogester assumiu a gesto do Terminal Contentores do Porto de Luanda, na sequncia da assinatura do Contrato de Concesso assinado com o Porto de Luanda, EP com uma durao de 20 anos. Desde ento, a Sogester tudo tem feito para cumprir e honrar os compromissos assumidos, sendo tambm parte activa para a melhoria operacional do Porto de Luanda e sector logstico de Angola. Os objectivos definidos para a gesto do terminal so: Investir para a modernizao; Efectivar as operaes do Porto de Luanda; Aumentar a capacidade e o volume; Reduzir os custos de operaes.

apenas guaOu um sonho mau. Tudo depende do nvel de competncia e compromisso do seu solution provider. por isso que os grandes actores no sector petrolfero contam com a SPIE Oil & Gas Services para gesto de talentos, operacionalidade e apoio aos seus recursos. Como o fazemos? Com fortes capacidades, processos comprovados e presena local de longo-prazo. Servios entregues em qualquer parte do globo.C M Y CM

Quando at as tarefas mais simples reQuerem a mo de especialistasTBWA\CORPORATE - Platinum/Watchout

MY

CY

CMY

K

SPIE oil & gas ServicesA SPIE Oil & Gas Services, com um volume de negcios de 430 milhes em 2008, uma filial especializada do Grupo SPIE, uma multinacional fornecedora de servios para a indstria de leo e gs. Actualmente a SPIE Oil & Gas est presente na Europa, frica, sia e Mdio Oriente, empregando e valorizando permanentemente mais de 4300 indivduos em 24 pases, distribudos por cinco grandes linhas de negcio: bens, sistemas de integrao, peritagens, desenvolvimento de competncias e apoio activo. A SPIE Oil & Gas tem um vasta experincia em contratos de prestao de servios e assistncia tcnica a clientes-chave com presena global, como so os operadores do sector do petrleo e gs ou da engenharia farmacutica ou, ainda, a empreiteiros. Na SPIE Oil & Gas Services ir encontar uma carreira internacional, numa empresa moderna e dinmica , na qual os Recursos Humanos so um dos seus principais activos!

www.spieogs.com

Standard bank de angolaO Standard Bank Group um banco global dirigido para os mercados emergentes. Trata-se do maior banco em frica, distinguindo-se pelas suas operaes em 18 pases africanos e pela sua presena nos principais centros financeiros de Nova Iorque, Hong Kong, Londres, So Paulo e Dubai. O Standard Bank de Angola iniciou as suas actividades em Setembro de 2010, tendo como compromisso o apoio ao desenvolvimento sustentvel de Angola.Anncio_RH.pdf actividades 8:23:42 AM As nossas 1 9/16/2011 assentam

O Standard Bank de Angola o primeiro banco verdadeiramente internacional em Angola, distinguindo-se pelo acesso ao maior balano e capacidade de investimento, pela experincia bancria mais ampla e pela maior sofisticao de produtos e o melhor risco de crdito para o seu dinheiro. O nosso sucesso e crescimento a longo prazo assentam na nossa contribuio para as comunidades em que actuamos.

em trs pilares: banca comercial, de

investimento e gesto de fortunas.

www.standardbank.com

Ligamos ANGOLA

MUNDO

AO

E O

MUNDO A ANGOLA

Standard Bank de Angola o banco onde as pessoas so o activo mais valioso. Contactos: Belas Bus. Park, Ed.Cuando Cubango, 6 Andar, Luanda.| 00244 226432500 E-mail: [email protected] | www.standardbank.co.ao

Moving Forward

TM

Statoil angolaA Statoil uma empresa internacional de energia com operaes em 36 pases. Possui 40 anos de experincia na produo de petrleo e gs na plataforma continental Norueguesa, est empenhada em acomodar as necessidades de energia do mundo de forma responsvel, aplicando alta tecnologia e criando solues de negcios inovadoras. Presente em Angola h 20 anos est entre os maiores produtores do pas com uma equidade de cerca de 10% da produo total de Angola. Recentemente obteve duas licenas para operar os blocos 38 e 39 no prsal do offshore Angolano e mais participaes em trs blocos, reforando assim o seu compromisso a longo prazo no pas. O objectivo da Statoil ser uma operadora modelo na rea de guasprofundas e contribuir, com a sua vasta experincia, para o desenvolvimento da indstria petrolfera em Angola e ajudar a criar oportunidades para talentos nacionais! www.statoil.com

Subsea7Sevenseas Angola uma subsidiaria da SUBSEA7. Quem somos? Uma empresa dedicada puramente ao SURF (Abaixo do Mar, Cordes, Elevaes/Tubos de subida e Linhas de Fluidificao) engenharia e construo nos sectores globais de petrleo e gs. Estabelecida em 2002 e resultando de uma fuso entre a Halliburton and DSND. Registrada na Oslo Stock Exchange (ticker SUB) desde Agosto de 2005. Capitalizao de Mercado de $3 bilies. Actualmente emprega mais de 5,000 pessoas em todo o mundo. Em Janeiro de 2011, passamos por um processo de fuso com a Acergy S.A (criada em Angola em 2003), cujo as 2 entidades Sevenseas Angola e Acergy Angola, tornar-se-o apenas uma, que ser entitulada Subsea7 Angola. O que ns fazemos? Somos uma empresa de engenharia, construo e servios, actuando do leito marinho superficie voltada para a indstria global de energia offshore. Os nossos valores so: viso, valores, segurana, integridade, inovao, desempenho, colaborao. Somos localmente sensveis e globalmente conscientes. www.subsea7.com

TVCaboA TVCABO actua no sector das telecomunicaes, sendo um operador pioneiro na distribuio de dados e contedos por cabo no continente africano. Em Angola detida conjuntamente pela Angola Telecom e pelo Grupo Visabeira, operador destacado na rea das telecomunicaes, usufruindo do know how tecnolgico das duas entidades. Enquanto precursor do desenvolvimento tecnolgico em frica, iniciou em 2010 a operao em Benguela e Lobito com uma rede convergente avanada de banda larga, baseada em IP (rede em fibra ptica - FTTH GPON), que permite oferecer mais servios sobre a mesma infraestrutura. Actualmente, toda a expanso da rede da TVCABO feita com base nesta nova tecnologia. A TVCABO disponibiliza televiso e internet com sinal digital, abrangendo uma oferta diversificada de canais e contedos de qualidade e um leque alargado de planos de velocidades de internet, medida das necessidades dos seus clientes residenciais e empresariais. www.tvcabo.co.ao www.facebook.com/TVCABOAngola

Elite Angolan Careers | Guia do Frum de Luanda 2012

33

bP angolaBP e a sua activa participao no FrumA participao da BP no frum muito importante pois permite estabelecer o contacto directo com quadros superiores angolanos, para compreender as suas aspiraes e tambm dar a conhecer os planos da empresa em Angola e as oportunidades de carreira que pode oferecer aos quadros angolanos. A BP honra a oportunidade de poder expr aos candidatos um pouco mais sobre os desafios do trabalho tecnicamente avanado que desenvolve em Angola, a sua cultura aberta e as vrias oportunidades de carreira, desenvolvimento e formao. Na BP em Angola, estamos receptivos a dar resposta a quaisquer questes relativas a cultura da companhia, tecnologia, oportunidades de carreira e o porqu do gosto que os trabalhadores da companhia tm pelo seu trabalho na BP. A BP pretende atrair e recrutar angolanos qualificados para preencher posies-chave medida que elas forem surgindo, no mbito do seu processo de crescimento no pas.

A BP em Angola tem a aspirao de tornarse uma empresa de explorao e produo de petrleo e gs, baseada em Angola, composta e administrada maioritariamente por angolanos. A BP reconhece que esta a forma mais sustentvel de poder honrar o seu compromisso a longo prazo em Angola. Queremos contribuir continuamente de forma positiva e significativa para o desenvolvimento econmico de Angola e para o bem-estar do seu povo.

Os seus colaboradores, um importante investimentoA BP tem a nvel global cerca de 96.000 trabalhadores em 100 pases e em Angola trabalham mais de 800 quadros, compostos maioritariamente por angolanos. inteno da BP que o pessoal qualificado em todos os locais onde a companhia opera possa vislumbrar as funes que podem desempenhar na BP e partilhar as suas aspiraes para um compromisso mutuamente vantajoso e direccionado para a um desempenho competitivo e bemsucedido. A BP Angola oferece programas tcnicos e de licenciatura, proporcionando oportunidades de desenvolvimento de carreira profissional para indivduos com mais de 3 anos de experincia de trabalho. Esses programas e o lema da companhia esto alinhados com o seu processo de crescimento e o seu compromisso a longo prazo em Angola. O programa de formao e desenvolvimento dos quadros da BP permite a estes uma exposio alargada em diferentes reas de actividade da companhia, no sentido de adquirirem experincia necessria para o seu crescimento profissional. Os trabalhadores da BP tm a oportunidade de aprender e desenvolver redes de contactos com colegas mais experientes da BP e tornarem-se quadros de nvel mundial.

Benefcios na BPO pacote de benefcios e compensaes na BP, incorpora elementos financeiros e no-financeiros bastante atractivos. A BP oferece um ambiente de trabalho muito estimulante, complementado com um pacote de benefcios e compensaes acima da mdia do mercado e com caractersticas viradas sustentabilidade profissional, social e econmica dos seus trabalhadores. A BP incentiva de forma activa o desenvolvimento profissional e uma poltica de recompensa baseada na cultura de alto desempenho. 34 Elite Angolan Careers | Guia do Frum de Luanda 2012

Jose Armando Sayovo e guia 100m, 200m & 400m

BP Angola, apoiando a diversidade e a incluso social atravs do desportoA excelncia um dos nossos valores chave. Com dedicao, coragem e como uma s equipa, estamos juntos dos nossos atletas paralmpicos para uma excelente participao de Angola nos Jogos Paralmpicos de Londres de 2012.

um mundo de oportunidades para ti!Como lder em actividades de pesquisa e produo, a Chevron destaca-se entre as maiores empresas petrolferas operadoras em Angola. Com a sua tecnologia inovadora e a sua metodologia disciplinada na gesto de capital e de projectos, procura maximizar o desempenho do seu patrimnio.A Chevron goza de grande reputao por centrar os seus esforos em alguns dos maiores desafios da indstria atravs de operaes seguras, fiveis e eficientes.

Chevron

O Programa de EstgiosO programa de estgios uma das principais estratgias da Chevron para identificar potenciais colaboradores. Este programa tambm foi criado para apoiar os estudantes no aperfeioamento das suas habilidades tcnicas num ambiente real de trabalho. Os estudantes devero ter os seguintes requisitos para se candidatarem: nacionalidade angolana, frequentar um curso a tempo integral numa Universidade e estar pelo menos no 3 ano curricular, possuir competncias elevadas em Portugus falado e escrito (possuir competncias em Ingls ser uma vantagem), providenciar alguns documentos como o B.I. Angolano, CV actualizado e uma declarao da Universidade em como estudante (com notas discriminadas).

remunerao e benefciosOs programas de remunerao e benefcios da Chevron so concebidos para serem competitivos nos mercados de trabalho locais e para irem ao encontro das necessidades dos empregados a residir em Angola. Os programas incluem o seguinte: Salrio base competitivo; Prmios de incentivos anuais quando a empresa atinge os objectivos estabelecidos; Abono familiar; Abono social; Subsdio de frias; Subsdio de Natal; Abono de Natal Abonos casuais por exemplo, subsdio de alto mar, subsdio de isolamento, abono de turno, subsdio de almoo; Apoio a emprstimos habitacionais; Plano de poupana e reforma; Assistncia mdica e medicamentosa ao empregado e sua famlia imediata; Seguro de vida e de invalidez; Apoio educao; Bolsas de estudos para os filhos dos empregados; Prmios de servio.

os Programas de Estgio da Chevron:1. Programa de Estgio Profissional, oferecido a estudantes recmlicenciados de uma Universidade que estejam procura de uma oportunidade para conciliar a teoria com a prtica. 2. Programa de Estgio Curricular, oferecido a estudantes a partir do 3 ano universitrio. Os estudantes finalistas podero ainda redigir o seu Projecto Final de curso com base na experincia obtida neste estgio.

apoio ao Desenvolvimento de Carreira henrique Fernandes foi recrutado no 3 Frum de Formao Contnua e Desenvolvimento de Carreira, Luanda em 2011 e trabalha comoAnalista de Contas a Pagar na Chevron. Leia sobre sua experincia na pgina 62. A Chevron empenha-se no desenvolvimento profissional dos empregados. Ao juntar-se a ns, voc receber o apoio necessrio para traar a sua prpria carreira profissional.

36

Elite Angolan Careers | Guia do Frum de Luanda 2012

eni angolaoportunidades para todos!De facto, consideramos o pessoal tcnico como a base principal para atingir o sucesso, assim sendo, do nosso maior interesse direccionar os nossos esforos para as reas tcnicas (Engenharia, Perfurao, Reservatrios, Produo, Biocincias, tecnologias de informao e etc). Oferecemos oportunidade de integrao a recm-licenciados ou profissionais que estejam motivados a trabalhar em equipa de modo a contribuir para o nosso desenvolvimento e implementao de projectos. Oferecemos tambm integrao num ambiente multicultural, oportunidade de fazer carreira profissional no interior e/ou exterior do pas, remunerao ajustada funo e regalias sociais em vigor na empresa.

Sendo a eni angola uma empresa multinacional no ramo petrolfero com plano de expanso em Angola, consideramos importante participar neste evento de forma a termos um maior contacto com potenciais candidatos, com os quais contamos levar avante os nossos projectos, e ainda dar a conhecer a nossa misso.

Formao ContnuaA eni angola aposta na formao contnua dos seus colaboradores participando em programas integrados e em cooperao com a Universidade Corporativa da Eni (ECU Milo), e outras instituies qualificadas. Os colaboradores so constantemente avaliados pela direco dos diferentes departamentos o que nos permite determinar uma melhor integrao. O plano de formao orientado em trs reas: Formao Institucional; Formao Profissional e Formao de Gesto, e inclui ainda um Plano de Formao de Introduo aos recm-licenciados.

o mundo eni Fazer parte do mundo da eni, significa acompanhar uma histria marcada por grandes desafios e sucessos. Trabalhar connosco sinnimo de pertena a uma das maiores produtoras de cultura de energia do mundo, permitindo desenvolver as competncias profissionais exigidas no sector petrolfero.

Eni e a comunidade localExistem programas sociais particularmente ligados a rea da sade, implementados pela Eni Foundation, em cooperao com o Ministrio da Sade, contribuindo para a reconstruo e reestruturao de alguns centros mdicos da periferia de Luanda - Municpio de Kilamba Kiaxi - rea conhecida por ter um grande dfice, incluindo o provisionamento de material mdico e campanhas de vacinao. semelhana do ano passado, estamos tambm envolvidos no projecto Iniciativa Escola, com escolas do Cazenga e do Sambizanga, com o intuito de permitir a interaco com outras escolas de pases em que operamos. A companhia procura envolver o maior nmero de colaboradores com o objectivo colectivo de realizar estes projectos. A nossa cultura exprime diversidade no verdadeiro sentido da palavra essencial para o nosso negcio, tendo carcter internacional.

38

Elite Angolan Careers | Guia do Frum de Luanda 2012

halliburtonActualmente a Halliburton representa um dos maiores fornecedores mundiais de produtos e servios indstria energtica, contando com a fora de trabalho de 50.000 colaboradores em cerca de 70 pases. A relao da Halliburton com Angola continua a crescer, as capacidades da rea so cada vez mais visveis e a nossa presena representa um grande benefcio a populao e a economia de Angola!

Colaboradores, o nosso grande diferencial!A chave do nosso sucesso baseia-se no desenvolvimento de talentos locais atravs de programas de formao e incentivos para a reteno de pessoal qualificado. Actualmente, 70% dos colaboradores da Halliburton Angola so angolanos.

Outros Programas... Desenvolvimento Pessoal e ProfissionalA Halliburton preocupa-se com a formao e desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores ao longo de toda a sua carreira, implementando Programas e Iniciativas que promovam o crescimento. On job training Desenvolvimento profissional Novos colaboradores Excellence Program Formao para executivos Programa competncias Certificao Profissional

Programa de formandos angolanosO Programa green hat (capacete verde) visa fornecer uma experincia de plataforma aos colaboradores nacionais, de forma a adquirirem o conhecimento necessrio e autonomia. De acordo com este programa, o formando angolano, designado por capacete verde, passa quase um ano a trabalhar no poo como assistente, sob a rigorosa superviso de um engenheiro de assistncia de campo da Halliburton. Depois de demonstrarem as competncias necessrias para o cargo, os formandos passaro ao estatuto de engenheiro auxiliar. O programa capacete verde j foi implementado nas nossas operaes de fludos para a BP, no Golfo do Mxico, revelando-se um grande sucesso.

Estudos universitrios e ps-universitrios para os colaboradores da halliburtonAps terminarem o curso universitrio ou ps-universitrio, os candidatos seleccionados tero a oportunidade de trabalhar na Halliburton em posies que foram identificadas no seu plano de carreira e/ou plano de formao e desenvolvimento.

Programa de desenvolvimento de liderana angolanaComo parte do nosso objectivo de desenvolvimento de carreira e reteno de talentos, implementamos o programa de desenvolvimento de liderana angolana. A formao decorre na Universidade Catlica de Angola (UCAN) em Luanda e destaca-se pelo contedo variado e prtico: Avaliaes de Liderana, Perfis Pessoais, Planeamento de Carreiras, Comunicacional e Identificao de Comportamentos.

Junte-se nossa equipaDurante a sua permannciana Halliburton ter inmeras oportunidades educacionais e de formao que o ajudaro a expandir as suas competncias e a desenvolver a sua carreira. Destacam-se: I Learn, um sistema de gesto de formao online que oferece mais de 3700 cursos activos com o intuito de auxiliar os empregados no seu desenvolvimento profissional e pessoal. O Programa de Apoio Educacional da Halliburton, que, quando aplicvel, paga ou reembolsa parte dos custos com workshops, seminrios fora do local, cursos em instituies educacionais acreditadas e outros programas que tenham como objectivo melhoraras competncias e o desempenho dos colaboradores participantes.

Junte-se a ns, experimente os desafios, as recompensas e um mundo de oportunidades detrabalho numa companhia lder em solues para o campo petrolfero.

40

Elite Angolan Careers | Guia do Frum de Luanda 2012

olympic grupoProcesso de Seleco e RecrutamentoCada elemento do nosso processo de recrutamento e seleco baseado num conjunto de competncias que sabemos que so fundamentais para o sucesso de quem trabalha na Olympic Grupo. importante que os candidatos saibam e compreendam estas habilidades e que nos demonstrem que so capazes de realiz-las com facilidade e confiana no futuro emprego. Este conjunto de competncias inclui, mas no est limitado, ao seguinte: a conscincia empresarial; resoluo de problemas com viso comercial; boa comunicao; liderana e gesto; construo de relacionamentos e intercmbios. De acordo com a lista acima, um candidato bem sucedido dever: mostrar boa compreenso da estratgia da empresa, recursos e procedimentos; compreender a rea de negcios em que a empresa actua e gostar dos desafios que esta apresenta; analisar e resolver com sucesso tarefas simples ou complexas no diaa-dia; ver os problemas de todos os ngulos e utilizar tcnicas adequadas para resolv-los; demonstrar vontade de aprender e melhorar com o tempo; ter fortes habilidades de comunicao verbal e escrita; priorizar tarefas e gerir o seu tempo de forma eficiente, garantindo que os objectivos e metas da empresa sejam cumpridos; delegar trabalho com eficcia, conhecer os limites da sua prpria capacidade e saber quando pedir ajuda; trabalhar bem com uma multiplicidade de pessoas, tanto dentro da empresa e entre colegas, quanto ao atender clientes; demonstrar uma abordagem colaborativa para o trabalho e lidar com presses de forma eficaz; prestar ateno ao mnimo detalhe; ser confivel para realizar as tarefa com preciso e competncia do incio ao fim. As qualidades e competncias que exigimos da nossa equipa, so muito semelhantes s que os nossos clientes esperam da Olympic Grupo.

Programa de Formao e DesenvolvimentoTemos vantagens e recursos para oferecer uma variedade de oportunidades de formao e desenvolvimento para os nossos funcionrios, dependendo do departamento em que trabalham. Em relao s oportunidades de desenvolvimento, estamos constantemente a expandir os nossos produtos, lojas e escritrios em todo o pas. Para as posies de gesto damos prioridade aos funcionrios que se dedicam a uma carreira a longo prazo na empresa e que provam, ao longo do tempo, capacidade e confiana para progredir.

Programa de EstgiosOs programas de estgio esto disponveis para estudantes no ltimo ano da universidade e os que estudam para uma qualificao adequada para integrar a nossa equipa. Cada oferta de estgio feita de maneira subjectiva, dependendo da experincia e conhecimentos do requerente e tambm da sua inteno de trabalhar na empresa a longo prazo.

Programa de FormaoOs nossos programas de formao geralmente so realizados nas nossas instalaes em Angola, onde convidamos especialistas a juntarem-se a ns na qualificao dos nossos funcionrios ao uso das mquinas e ao melhor conhecimento sobre os nossos produtos e solues. Alm das regalias habituais, temos tambm recompensas para o Funcionrio do Ms, organizamos eventos internos e oferecemos descontos sobre os nossos produtos.

Vantagens e benefcios de trabalhar na Olympic GrupoPara todos os candidatos, devemos salientar que os nossos actuais funcionrios esto satisfeitos com os benefcios da nossa empresa e esprito de equipa. Os nmeros demonstram que 99% dos funcionrios efectivos escolheram permanecer na Olympic Grupo em busca de uma carreira a longo prazo. Este um facto que fala por si! Acima de tudo a Olympic Grupo visa cuidar de todos os seus funcionrios como membros de uma grande famlia unida.

44

Elite Angolan Careers | Guia do Frum de Luanda 2012

SchlumbergerParticipando em eventos organizados para Angolanos, de certeza que atrairemos um grande nmero de quadros, que podem ser formados hoje para se tornarem no amanh os gerentes da Schlumberger Angola e pelo mundo fora. Com o objectivo de incentivar o Desenvolvimento e Formao dos quadros integrantes da Schlumberger, entre os projectos em vigor trs grandes projectos:

1. grande aposta na formao de quadros angolanos com o plano de carreirasPara tal temos estado a estreitar as relaes com as Universidades locais e estamos empenhados em grandes campanhas de identificao de talentos Angolanos a nvel mundial.

2. Plano de fundo de pensoFora o plano do estado, a Schlumberger contribui com uma certa percentagem para o fundo de penso do trabalhador. Viva o hoje protegendo o amanh.

3. Plano de SadeOferecemos na Schlumberger um dos melhores plano de sade do pas.

Responsabilidade socialEstando em Angola e tendo como princpio recrutar onde operamos, isto faz com que ns tenhamos o mximo interesse em participar em eventos de recrutamento organizados em Angola ou por Angolanos, para identificar potenciais talentos. Vrias oportunidades de Carreira e Formao rea de Campo como Engenheiros ou Especialistas de Campo. rea de Manuteno Engenheiros ou Tcnicos de Manuteno. Especialistas Petrotcnicos. Funes de suporte na rea de Contratos, Contabilidade, Logstica, Recursos Humanos, etc. garantimos formao intensiva e desenvolvimento de carreira baseado no desempenho de cada um.46 Elite Angolan Careers | Guia do Frum de Luanda 2012 Atravs da Lab-In-A-Lorry Laboratrio Mvel, a Schlumberger tem ajudado as escolas secundrias, um trabalho voluntrio que est a ter bastante sucesso. Estamos tambm bastante activos no estreitamento da relao com as universidades locais, recentemente finalizamos a doao de uma sala de processamento de dados na rea de G&G e Reservatrios UAN. Possuimos tambm um projecto de luta contra a malria, contribuindo com palestras para os trabalhadores e familiares. Amplamente empenhada na preveno de acidentes, apostando na educao dos trabalhadores, familiares e contratados.

Sonangol Integrated Logistic ServicesA Sonils, Lda. uma empresa de direito angolano cuja principal actividade o desenvolvimento e a explorao da Base de Luanda, prestando servios de apoio actividade petrolfera.

Sonils, LdaO Centro de Servios de Apoio Indstria PetrolferaEm Fevereiro de 1993, foi elaborado um estudo de viabilidade para desenvolver um Centro de Servios Petrolferos em Luanda, Angola. Com base no seu conhecimento das necessidades da indstria petrolfera em termos de Gesto e Logstica e no estudo de viabilidade, aps longas negociaes, foi celebrado um acordo de concesso de longo prazo entre a SONANGOL e o Porto de Luanda para o desenvolvimento de um Centro de Servios Petrolferos. Assim, a SONILS LDA foi a companhia escolhida para operar o Centro de Servios Petrolferos de Luanda. O conceito de Centro de Servios de Apoio Indstria Petrolfera foi tambm desenvolvido em locais como Aberdeen e Stavanger, no Mar do Norte, Morgan City, no Golfo do Mxico, e por todas as regies do mundo onde se desenvolvem actividades petrolferas. A SONILS LDA, por dispor de instalaes, de estrutura, e tendo a maior parte das companhias produtoras de petrleo e de servios a operar na sua base, obteve o aval das autoridades competentes para criar Centro de Servios de Apoio Indstria Petrolfera no Porto de Luanda. O Centro de Servios de Apoio Indstria Petrolfera de Luanda proporciona uma vasta gama de servios indstria do petrleo e gs nesta regio. Cada companhia dispe de uma rea exclusiva para os seus servios e escritrios de gesto das suas operaes. As reas so totalmente autosuficientes em termos de electricidade, gua e comunicaes. Os servios disponveis no Centro de Apoio Indstria Petrolfera so: atracao, agenciamento de fretes martimos, agenciamento de transportes de passageiros, abastecimento de gua, abastecimento de energia elctrica, cais, equipamento dedicado, escritrios em centro de negcios, instalaes dedicadas, servios de estiva, manuteno de cargas pesadas, mquinas e equipamentos, manuseamento e transferncia de equipamento, pessoal dedicado, servios de refeitrio, clnica para primeiros socorros e evacuao sanitria, servios de bombeiros e luta contra derrames, elaborao de projectos e servios de estudos e pesquisas.

As vantagens do Centro de Servios de Apoio Indstria PetrolferaO Centro de Servios de Apoio Indstria Petrolfera proporciona inmeros benefcios para a indstria do petrleo e do gs em Angola:

benefcios econmicos para o pas

Criao de oportunidades de emprego, maior investimento na indstria petrolfera, crescente eficincia nas reas de perfurao, produo, servios e distribuio.benefcios em termos de segurana

Todas as companhias petrolferas operam dentro da mesma rea afianada, que se encontra vedada de modo a maximizar a segurana.benefcios em termos de logstica

O Centro de Servios de Apoio Indstria Petrolfera proporciona facilidades logsticas, tais como comunicaes, transportes e servios.

Document :SonilsA4Ad_AfricaReport.ps;Format :(195.00 x 270.00 mm);Date :25. Oct 2011 - 12:08:46

48

Elite Angolan Careers | Guia do Frum de Luanda 2012

Document :SonilsA4Ad_AfricaReport.ps;Format :(195.00 x 270.00 mm);Date :25. Oct 2011 - 12:08:46

sonils_A4_advert.indd 1 SonilsA4Ad_AfricaReport 1

2011/10/21 3:41 PM 25/10/11 12:08

Technip

A ANGOFLEX, parceria entre a Technip e a Sonangol, foi fundada em Maro de 2002 e possui duas unidades de produo:

Fbrica de umbilicais do LobitoEsta unidade, nica do gnero em frica, possui toda a maquinaria para o fabrico de umbilicais de acordo com as normas internacionais. A Angoflex Lobito emprega cerca de 227 pessoas (93% das quais so angolanos), complementando outras unidades de engenharia e de fabrico de umbilicais da Technip no Reino Unido, nos EUA e na Malsia.

O Grupo Technip foi fundado em 1958 e est representado mundialmente nos cinco continentes. Com uma fora de trabalho de aproximadamente 23.000 pessoas, est entre as cinco maiores corporaes na rea de engenharia, construo e servios para o sector de leo, Gs e Petroqumica.

Base de enrolamento de tubos rgidos do DandeTrata-se da unidade mais avanada deste tipo construda em frica, e a maior do mundo tendo os equipamentos e maquinaria mais avanados para o fabrico de tubagens de acordo com as normas internacionais. Responsvel pela primeira exportao angolana do sector petrolfero. A unidade tem uma fora de trabalho permanente de 121 pessoas podendo chegar a 500 em 24/7 quando em plena actividade. O grupo Technip opera mais 4 bases no resto do mundo, EUA, Reino Unido, Noruega e Brasil.

grupo Technip, um mundo de oportunidades! Procuramos pessoas versteis que se adaptam a inovao e ao trabalho em equipa.

50

Elite Angolan Careers | Guia do Frum de Luanda 2012

Ator mundial de primeira ordem nos ramos de engenharia, tecnologia e realizao de projetos (petrleo, gs e demais industrias), a Technip convida a todos para compartihar muito mais que um oficio ou uma percia. Integrar a Technip, , antes de tudo actuar em projectos apaixonantes beneficiando de oportunidades internacionais sem equivalente. evoluir dentro de um grupo aberto aos outros como aberto ao mundo, orgulhoso da diversidade humana e cultural dos seus 23 000 colaboradores. , enfim e sobretudo, viver cada dia com valores virados para o futuro: integridade, excelncia, proteco da sade, da segurana e do meio ambiente. Directores de Projectos, Chefes de Projectos e Engenheiros de Estudos confirmados, se desejam dar um novo impulso sua carreira, descubram todas as nossas oportunidades no site www.technip.com

Subsea

Offshore

Onshore

JORNALISMO DE REFERNCIA.

Director Victor Silva - Director Adjunto Gustavo Costa - Edio n 164 - 11 Maro de 2011 - Luanda 200 Kwanzas - Provncias 250 Kwanzas

A partir de Abril

Grnj era>> P. 09 >> P. 07

Marcha Patritica consumiu 20 milhes de USD

nota da redaco No Novo Jornal a Crtica tem rosto e os jornalistas subordinam-se s normas de conduta da profissoMUTAMBA

>> P. 21

1 CADErnO

H 50 anos...Para Angola j e em fora!> >P. 02

ECOnOMIA

Dvida>> P. 07

Carnaval>> P. 10

Um sufoco suportvel

Rangel brilha em desfile desfocado

Total E-P angolaO Grupo Total est presente em mais de 130 pases, desenvolvendo e aplicando tecnologias de ponta. Na diversidade dos seus 93.000 colaboradores, mas tambm na variedade dos seus produtos, profisses e mercados, assenta a sua fora e o seu prestgio.A Total E-P Angola hoje uma das suas filiais mais importantes e o primeiro produtor de petrleo em Angola, tendo ainda uma vasta carteira de projectos por desenvolver. Operamos j os blocos 17, 17/06, 32, 33 e assinmos recentemente com a Concessionria Sonangol um contrato para operar os Blocos 25 e 40, no pr-sal da Bacia do kwanza. Somos parceiros nos blocos 0, 14, 15/06, 3/91 e 39 e participamos com cerca de 13% no projecto Angola LNG.

O envolvimento com a comunidade localOs projectos desenvolvidos pela Total E-P Angola no mbito da sua responsabilidade social so conduzidos por ONG e associaes, de acordo com as estratgias do Governo, e enrazam-se nas comunidades locais que lhes asseguram a sustentabilidade e a durabilidade. As quatro reas prioritrias de actuao, fundamentais para o crescimento equilibrado de Angola, so a sade, educao, ambiente e desenvolvimento social. De salientar, na rea da educao, os quatro liceus Eiffel, estabelecimentos do ensino secundrio com uma forte componente cientfica (matemtica, fsica e qumica), localizados em quatro provncias (Malange, Kwanza Norte, Cunene e Bengo) inteiramente construdos pela Total e actualmente geridos por uma ONG francesa (Mission Laique Franaise) que garante a qualidade do ensino e a formao continua dos professores, todos de nacionalidade angolana.

O processo de recrutamentoRecrutar novos colaboradores para a Total E-P Angola um processo que comea com o levantamento interno das necessidades, com metodologias prprias ao grupo Total. Publicam-se depois os anncios das oportunidades de emprego em reas especficas e recepcionam-se as candidaturas. Seleccionam-se em seguida os candidatos cujos currculos correspondem s necessidades da empresa. A etapa seguinte a administrao de testes psicotcnicos, realizados por uma empresa exterior, e posteriormente a entrevista que feita por um encarregado de recrutamento. Caso o candidato corresponda aos critrios de base, entrevistado pelas reas tcnicas/operacionais de acordo com o seu perfil. Aps terem sido ultrapassadas estas etapas, chega o momento de se apresentar uma proposta de contrato ao candidato. Esta proposta feita pela Direco de Recursos Humanos, que possui toda a informao necessria para a deciso final que ser tomada em conjunto com a rea onde o candidato ser futuramente colocado.

O Programa de Formao e DesenvolvimentoH percursos de formao para os jovens recrutados em diversas reas tcnicas com o objectivo de completar a sua formao universitria e facilitar assim a sua integrao na empresa e na indstria petrolfera. A formao decorre no estrangeiro e/ou em Luanda onde a Total E-P Angola, possui um Centro de Formao vocacionado para o desenvolvimento pessoal e tcnico dos colaboradores.

A Total E-P Angola em processo de Angolanizao!Cerca de 75% dos postos de trabalho so ocupados por colaboradores angolanos. A poltica de Angolanizao da Total est formalizada na Car