_e_63

14
1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Pró Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil EDITAL 1/2015 A PRO-REITORA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - PROAE, da Universidade Federal da Bahia - UFBA, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital, contendo os prazos e procedimentos para a seleção de projetos para o PROGRAMA PERMANECER EDIÇÃO 2015, com vigência para o período de 1º. junho de 2015 a 30 de maio de 2016. 1.APRESENTAÇÃO O Programa Permanecer é uma iniciativa da Coordenação de Ações Afirmativas, Educação e Diversidade - CAAED da PROAE, mantido com recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil - PNAES, Decreto no. 7.234 de 19/07/2010. Constitui-se em uma rede de ações nos campos do Ensino, da Pesquisa, da Extensão, voltada à formação e ao apoio a estudantes em vunerabilidade socioeconômica, bem como à consolidação de novas estruturas universitárias que possibilitem a sustentabilidade da política de acesso, permanência e pós-permanência no ensino superior. 2. DOS OBJETIVOS a. Assegurar a permanência bem sucedida de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica na universidade, garantindo a terminalidade dos estudos em nível de graduação; b. Auxiliar no processo de criação de condições para a pós-permanência, fortalecendo os espaços de aprendizagem de saberes e competências necessários a sua inserção no mundo do trabalho e em cursos de pós- graduação strictu senso. 3. DAS ÁREAS TEMÁTICAS E DOS EIXOS DE ATUAÇÃO O Programa Permanecer, de acordo com o estabelecido pelo § 1o. do Art. 3o. do Decreto no. 7.234, de 19/07/2010, contempla as seguintes aréas temáticas: a. Saúde, Tecnologia e Produção; b. Acessibilidade e Meio Ambiente; c. Educação; d. Arte e Cultura; e. Direitos Humanos e Justiça; Os projetos submetidos a cada área temática deverão ser direcionados a um dos quatro eixos de atuação:

Upload: gleison-coelho

Post on 13-Sep-2015

218 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

proae Ufba

TRANSCRIPT

  • 1

    SERVIO PBLICO FEDERAL MINISTRIO DA EDUCAO

    UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Pr Reitoria de Aes Afirmativas e Assistncia Estudantil

    EDITAL 1/2015

    A PRO-REITORA DE AES AFIRMATIVAS E ASSISTNCIA ESTUDANTIL -PROAE, da Universidade Federal da Bahia - UFBA, no uso de suas atribuies legais, torna pblico o presente Edital, contendo os prazos e procedimentos para a seleo de projetos para o PROGRAMA PERMANECER EDIO 2015, com vigncia para o perodo de 1. junho de 2015 a 30 de maio de 2016.

    1.APRESENTAO O Programa Permanecer uma iniciativa da Coordenao de Aes Afirmativas, Educao e Diversidade - CAAED da PROAE, mantido com recursos do Plano Nacional de Assistncia Estudantil - PNAES, Decreto no. 7.234 de 19/07/2010. Constitui-se em uma rede de aes nos campos do Ensino, da Pesquisa, da Extenso, voltada formao e ao apoio a estudantes em vunerabilidade socioeconmica, bem como consolidao de novas estruturas universitrias que possibilitem a sustentabilidade da poltica de acesso, permanncia e ps-permanncia no ensino superior.

    2. DOS OBJETIVOS a. Assegurar a permanncia bem sucedida de estudantes em vulnerabilidade socioeconmica na universidade, garantindo a terminalidade dos estudos em nvel de graduao; b. Auxiliar no processo de criao de condies para a ps-permanncia, fortalecendo os espaos de aprendizagem de saberes e competncias necessrios a sua insero no mundo do trabalho e em cursos de ps-graduao strictu senso.

    3. DAS REAS TEMTICAS E DOS EIXOS DE ATUAO O Programa Permanecer, de acordo com o estabelecido pelo 1o. do Art. 3o. do Decreto no. 7.234, de 19/07/2010, contempla as seguintes aras temticas: a. Sade, Tecnologia e Produo; b. Acessibilidade e Meio Ambiente; c. Educao; d. Arte e Cultura; e. Direitos Humanos e Justia; Os projetos submetidos a cada rea temtica devero ser direcionados a um dos quatro eixos de atuao:

  • 2

    Iniciao Extenso: Os projetos do eixo Extenso tm como objetivo o desenvolvimento de aes educativas, artstico-culturais e/ou cientficas que viabilizam a relao entre Universidade e Sociedade, a exemplo do Programa Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade-ACCS da UFBA, que realiza aes variadas em articulao com comunidades e a sociedade como um todo. Iniciao ao Ensino: Os projetos do eixo Ensino tm como objetivo despertar o interesse de estudantes de graduao pela docncia na educao superior e a apropriao crtica de conhecimentos e competncias necessrios prxis pedaggica. Os (as) bolsistas atuaro como monitores(as) em componentes curriculares, auxiliando o/a(s) docentes no desempenho das atividades pedaggicas e buscando contribuir para a formao acadmico-profissional discente. Iniciao Pesquisa: Os projetos do eixo Pesquisa tm como objetivo despertar o interesse dos (as) estudantes pela pesquisa cientfica e/ou tecnolgica e a apropriao crtica de conhecimentos e competncias necessrios ao() pesquisador(a). Iniciao a Aprendizagens Profissionais: Os projetos do eixo Aprendizagens Profissionais tm como objetivo a preparao do(a) discente de graduao para o trabalho produtivo e contextualizao curricular, tendo em vista as atribuies especficas da profisso para a qual o curso em que est matriculado o/a formar.

    4. DA COMISSO E DO COMIT AVALIADOR: As avaliaes dos projetos submetidos sero feitas pela Comisso e pelo Comit de Avaliadores. Cada rea temtica ter uma Comisso formada pelos(as) orientadores(as) de projetos submetidos ao Programa Permanecer, nas edies anteriores, que iro avaliar as propostas apresentadas Seleo de Projetos do Programa Permanecer. Cada proposta ser avaliada por dois membros da Comisso. Aps anlise das Comisses, as propostas sero julgadas pelo Comit Avaliador, composto pelos lderes das reas temticas e por representante da CAAED. O Comit emitir parecer final, levando em considerao a avaliao feita pelos membros da Comisso, e distribuir as bolsas entre os projetos aprovados, obedecendo os critrios estabelecidos nessas Diretrizes. A nomeao dos lderes das reas temticas dar-se-a por indicao da PROAE por meio de portaria especifica.

    5. DOS REQUISITOS BSICOS PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA 5.1 Para ser orientador(a) de projeto - Ser servidor(a) (docente ou tcnico(a)-administrativo(a)) do quadro efetivo da Universidade com vnculo funcional ativo e em exerccio; - Para os projetos do eixo Iniciao Extenso, possuir no mnimo a graduao;

  • 3

    - Para os projetos de Iniciao Pesquisa, possuir ttulo de mestre e/ou doutor; - Projetos de Iniciao ao Ensino, ser docente do quadro efetivo da Universidade; e - Projetos de Iniciao s Aprendizagens Profissionais, possuir graduao e/ou ps-graduao e experincia comprovada na rea de insero do projeto. Orientadores(as) e tutores(as) que entrarem em licena devero indicar substituto que atenda aos requisitos acima.

    5.2 Para ser tutor(a) - Ser servidor(a) (docente ou tcnico(a)-administrativo(a)) do quadro efetivo da Universidade com vnculo funcional ativo e em exerccio; OU - Ser discente regular de programa de ps-graduao stricto sensu (mestrado ou doutorado) desta Universidade.

    5.3 Para ser bolsista Os(as) estudantes que tenham interesse em ingressar no Programa Permanecer devem atender aos seguintes requisitos: - Estar regularmente matriculado (a) em curso de graduao da UFBA durante todo o perodo de vigncia da bolsa; - Comprovar perfil de vulnerabilidade socioeconmica, por meio de cadastramento prvio na PROAE; - Dedicar-se integralmente s atividades acadmicas; - No possuir vnculo empregatcio; - Ter disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para desenvolvimento das atividades do programa; - No ter concludo curso de graduao (exceto para os(as) estudantes egressos(as) dos Bacharelados Interdisciplinares). - No estar matriculado(a) como aluno(a) regular em programa de ps-graduao; - Possuir conta corrente de titularidade prpria; - No ter atingido o limite de participaes em edies do Programa Permanecer (Ver item 9) .

    6. DA CONCESSO DAS BOLSAS 6.1.1 Do nmero de bolsas O quantitativo de bolsas disponibilizadas para a Edio 2015 so de 600 (seiscentas) bolsas para Salvador e 50 (cinquenta) bolsas para o campus de Vitria da Conquista.

  • 4

    6.1.2 Do valor da bolsa O valor da bolsa permanecer de R$ 400,00 (quatrocentos reais). A bolsa no se configura contraprestao de servio, tendo como nica finalidade auxiliar a permanncia dos(as) estudantes em situao de vulnerabilidade socioeconmica, no sentido de subsidiar parte das despesas decorrentes de atividades acadmicas que desenvolver no decorrer do curso.

    6.1.3 Da carga horria semanal O(a) bolsista dever dedicar ao projeto uma carga horria semanal de 20 (vinte) horas; Os(as) bolsistas selecionados para participar do Programa de Proficincia em Lngua Estrangeira (PROFICI) ou em outros cursos de capacitao em idioma estrangeiro oferecidos gratuitamente pela UFBA, a partir da apresentao de comprovao ao() orientador(a) e CAAED, tero a carga horria dedicada ao Programa Permanecer reduzida para 12 (doze) horas semanais. O(a) bolsista poder solicitar ao() orientador(a) reduo de 50% (cinquenta por cento) da carga horria semanal, durante uma semana por semestre, para atender as suas necessidades perante as avaliaes dos componentes curriculares.

    6.2 - Do acumulo de bolsas No ser permitido o acumulo da bolsa permanecer com qualquer outro tipo de bolsa acadmica ou de estgio; Ser facultado, no entanto, ao(a) bolsista acumular a bolsa permanecer com auxlios assistenciais bsicos, tais como auxlios transporte, moradia, alimentao e o benefcio do Programa de Bolsa Permanncia do MEC; A soma de todos benefcios financeiros recebidos regularmente pelo discente bolsista no poder ultrapassar o limite mximo de um salrio mnimo e meio.

    6.3 Do pagamento das bolsas O pagamento da bolsa ser efetuado at o 10 dia til de cada ms. Para tanto, os prazos estabelecidos nestas diretrizes devem ser rigorosamente cumpridos. Todos os bolsistas estaro sujeitos s normas de bolsa-auxlio estipuladas pela Universidade e devero, a qualquer tempo, atender s solicitaes concernentes documentao ou a esclarecimentos devidos para sua insero e manuteno no Programa Permanecer. No primeiro ms de vigncia do Programa e em janeiro o pagamento das bolsas ocorrer em data diferenciada. Coordenao do Programa Permanecer cabe o recebimento de documentos e a solicitao de insero e desligamento do(a) estudante na lista de bolsistas do Permanecer.

  • 5

    6.4 Do perodo para incluso de bolsistas Aps a divulgao do resultado de seleo dos projetos, os autores tero que apresentar os(as) bolsistas selecionados no prazo indicado pela Coordenao do Programa e divulgado no edital. No cabe Coordenao do Programa qualquer tipo de informe particular quanto aos prazos para apresentao de bolsistas, sendo de total responsabilidade do(a) orientador(a) a observncia destes prazos.

    6.5 Da manuteno do(a) bolsista no Programa Permanecer A manuteno do(a) bolsista, durante o perodo de vigncia estipulado em Termo de Compromisso do(a) Bolsista, est condicionada comprovao de situao regular perante a Universidade.

    6.6 Das excepcionalidades de substituio e de desligamento de bolsistas e do projeto Substituies e desligamentos de bolsistas do Programa Permanecer durante a vigncia da bolsa dar-se-o to somente em carter excepcional e mediante avaliao e parecer da CAAED. Nesses casos, o(a) orientador(a) dever enviar um ofcio com exposio de motivos Coordenao do Programa Permanecer que analisar o processo e emitir parecer. Sempre que possvel, o ofcio dever estar assinado pelo bolsista informando cincia do pleito de substituio. Quando no houver, a Coordenao do Programa comunicar ao (a) estudante o pedido do(a) orientador(a), atravs do e-mail informado no Termo de Compromisso do(a) Bolsista (ou mais atual), e aguardar uma semana para pronunciamentos contrrios. S sero efetivadas substituies que ocorrerem at o nono ms de andamento do Programa. Aps esse perodo, o nico procedimento possvel ser o desligamento do(a) bolsista. Eventuais substituies s podero ser realizadas at o dia 30 (trinta) do ms anterior ao desligamento e/ou substituio, de maneira que o(a) substituto(a) possa ser inserido(a) na lista de pagamento de bolsistas em tempo hbil. No caso de substituio ou desligamento para o ms de dezembro, a informao deve ser entregue at o dia 30 de outubro, em razo dos limites oramentrios da UFBA. Os documentos que forem entregues Coordenao do Programa fora do prazo estipulado acima s sero processados no ms subsequente. Ressalta-se que o(a) bolsista substituto ser, sempre, alocado(a) no mesmo plano de trabalho do(a) bolsista a quem substituiu e dever apresentar toda a documentao para ingresso no Programa. O projeto ter desligamento imediato do programa quando comprovado que houve por parte da coordenao do mesmo comportamentos e/ou atitudes que firam o Estatuto e Regimento da Universidade Federal da Bahia, as regras do

  • 6

    Programa Permanecer e a dignidade humana. As ocorrncias neste mbito sero apuradas por comisso nomeada pela PROAE para estes fins. Nestes casos, a coordenao do projeto ter suspenso os seus direitos de apresentar projetos ao Programa Permanecer durante 03 (trs) edies consecutivas. O redirecionamento dos(as) bolsistas ser feito pela CAAED.

    7. DO PROCESSO SELETIVO DE PROJETOS 7.1 Do perodo de inscries dos projetos: As inscries devero ser feitas on line no Sistema Permanecer (www.sisper.ufba.br) no perodo de 02 a 27 de maro de 2015.

    7.2 Da submisso de projetos A submisso de projetos s poder ser realizada pelo(a) orientador(a) atravs do Sistema Permanecer (www.sisper.ufba.br). Cada projeto s poder ter um(a) orientador(a), que s poder submeter uma proposta. Os(as) orientadores(as) de projetos devem ser servidores(as) da UFBA, docentes de ensino superior, da educao bsica ou tcnicos(as) -administrativos(as), do quadro efetivo e em exerccio de suas funes. Cada projeto dever apresentar justiticativa fundamentada sobre o nmero de bolsas solicitadas, o que depende das caractersticas da proposta apresentada, sendo que possvel pleitear at 03 (trs) bolsas por projeto. A indicao dos (as) bolsistas ser realizada pelo (a) orientador(a) aps a seleo dos projetos. No momento da inscrio, o(a) orientador(a) dever preencher os formulrios de submisso do projeto e do(s) plano(s) de trabalho do/a(s) bolsista(s) e informar quem sero o/a(s) tutor/a(es/as), se houver. Ressalta-se que cada plano submetido s poder ter, alm do(a) orientador(a), um(a) tutor(a) e um(a) estudante. Portanto, para cada bolsa pleiteada dever haver um plano especfico. Nos planos de trabalho devero ser especificadas as atividades selecionadas para formao do(a) estudante, os perodos em que devero ocorrer, a metodologia e os resultados e produtos esperados ao final do Programa. No sero considerados planos de trabalho genricos que no atendam a este disposto. Vale ressaltar que as atividades a serem desenvolvidas pelos (as) bolsistas, especificadas nos projetos de cada eixo de atuao, devem estar necessariamente relacionadas com suas reas de formao acadmico-profissional. Assim, todas as atividades desenvolvidas pelo/a(s) bolsista(s) nos projetos devem, necessariamente, contribuir para a formao acadmica, social e cultural do(a) estudante. Os(as) dirigentes das unidades ou rgos onde os projetos submetidos estiverem lotados devero, necessariamente, estar cientes e de acordo com as propostas apresentadas, uma vez que a homologao do resultado da seleo estar sujeita comprovada aprovao dos projetos pelos(as) dirigentes.

  • 7

    A comprovao de aprovao do(a) dirigente dar-se- mediante entrega do Termo de Anuncia devidamente assinada pelo(a) dirigente da unidade/rgo de lotao do(a) orientador(a) do projeto. O documento dever ser entregue Coordenao do Programa Permanecer no perodo de apresentao dos(as) estudantes selecionados(as), conforme calendrio constante em edital de seleo especfico.

    7.3 Dos procedimentos e critrios de avaliao de projetos submetidos Os projetos sero analisados em dois momentos distintos, a saber: 7.3.1 Primeiro momento: Avaliao dos projetos Sero inicialmente desclassificados os projetos: a. cujo proponente esteja inadimplente com o Permanecer; b. que no apresentarem Projeto e Plano(s) de Trabalho nos formulrios especficos disponibilizados pelo Permanecer, completamente preenchidos; c. cuja proposta no esteja em conformidade com o eixo indicado. A avaliao seguir os seguintes procedimentos: - Cada projeto ser avaliado por dois(duas) avaliadores(as) da rea temtica na qual encontra-se submetido. - Em cada uma das duas avaliaes dever ser atribuda uma nota entre 0 (zero) e 10 (dez), que correspondem s pontuaes mnima e mxima, respectivamente. Para atribuio dessas notas, o comit avaliador atribuir uma nota entre 0 (zero) a 10 (dez) para cada critrio definido no barema de avaliao (vide anexo I). O sistema calcular, automaticamente, as notas, considerando os seguintes pesos: a. Aspectos formais da proposta - 2,0 (dois) pontos.

    b. Relevncia institucional - 4,0 (quatro) pontos.

    c. Relevncia acadmica - 4,0 (quatro) pontos.

    - O(a) avaliador(a) analisar cada plano de trabalho, especificamente, e emitir parecer geral sugerindo o nmero de bolsas a ser concedido ao projeto em geral e a cada plano em particular. Para ser classificado o projeto dever obter mdia igual ou superior nota de referncia que fica determinada em sete pontos (7.0). Se a demanda qualificada para a primeira bolsa for maior que o nmero de bolsas, a distribuio obedecer a ordem classificatria at o limite de bolsas disponveis. 7.3.2 Segundo momento: Compatibilizao das notas O(A) lder de cada comisso de rea compatibilizar as notas atribudas aos projetos pelos(as) dois/duas avaliadores(as). 7.3.3. Terceiro Segundo momento: Distribuio de bolsas para os projetos aprovados A distribuio das bolsas ser realizada pelo Comit Avaliador, em reunio convocada especificamente para tal fim, pela CAAED.

  • 8

    A atribuio de bolsas aos projetos obedecer aos seguintes critrios: - Todos os projetos aprovados com mdia igual ou superior a nota adotada como ponto de corte ganhar, automaticamente, 01 (uma) bolsa. - A segunda e a terceira bolsas s sero concedidas a projetos com mdia igual ou superior a 8,0 e 9,0, respectivamente; - Em caso do nmero de bolsas ser inferior ao nmero necessrio para atender a demanda qualificada, a distribuio da segunda e da terceira bolsa dar-se- conforme classificao, que obedecer a ordem decrescente das mdias obtidas pelos projetos, sendo prioridade garantir a segunda bolsa para todos os projetos que a solicitaram e atenderam s disposies acima e, aps isto, ocorrer a distribuio da terceira bolsa.

    7.4 Do Cronograma de seleo de projetos Atividades Data incio Data fim

    1.Divulgao do Edital do Permanecer Edio 2015 05.02.2015 26.03.2015 2. Submisso de projetos 02.03.2015 27.03.2015, s 16h 3. Distribuio dos projetos para o comit 30.03.2015 31.03.2015 4. Avaliao dos projetos pelo Comit 01.04.2015 21.04.2015, s 16h 5. Compatibilizao das notas 22.04.2015 24.04.2015 6. Resultado da Avaliao dos Projetos e Chamada para Seleo de Bolsistas 28.04.2015 7. Interposio de recursos (02 dias consecutivos) 29.04.2015 30.04.2015 8. Avaliao dos recursos 01.05.2015 06.05.2015, s 16h 9. Resultado dos recursos interpostos / Resultado geral 08.05.2015

    10. Indicao de bolsistas atravs do sistema - Projetos sem recurso - Projetos que interpuseram recurso

    29.04.2015 11.05.2015

    08.05.2015 15.05.2015

    11. Entrega de documentos para concesso de bolsa: - Bolsistas de projetos do Eixo Iniciao Pesquisa - Bolsistas de projetos do Eixo Iniciao ao Ensino - Bolsistas de projetos do Eixo Aprendizagens Profissionais - Bolsistas de projetos do Eixo Extenso Universitria

    11.05.2015 12.05.2015 13.05.2015 14.05.2015

    12. Incio das atividades dos projetos e dos(as) bolsistas 01.06.2015 13. Avaliao parcial: 13.1 Submisso de relatrios (bolsista e orientador(a)) 13.2 Avaliao pelo comit

    Novembro / 2015

    Dezembro /2015

    14. Avaliao final: 14.1 Submisso de relatrios (bolsista e orientador(a)) 14.2 Avaliao pelo comit

    Maio / 2016 Junho /2016

    15. ltimo dia de atividades* 30.05.2016

    8. DA INDICAO DE BOLSISTAS Finalizada a seleo dos projetos, a Coordenao do Programa Permanecer divulgar, atravs da pgina [email protected], da pgina da PROAE (www.proae.ufba.br) e da pgina da UFBA, a abertura do processo DE indicao dos(as) bolsistas, indicando ttulo dos projetos, unidade de lotao,

  • 9

    nome do(a) orientador(a) e nmero de bolsas concedidas por projeto, bem como prazo para apresentao dos(as) estudantes selecionados(as) pelos(as) orientadores(as). A seleo e a indicao do/a(s) bolsista(s) sero posteriores seleo dos projetos e estaro a cargo dos(as) respectivos(as) orientadores(as), respeitando o nmero de bolsas concedidas ao projeto, os requisitos dispostos no item 4 da presente normativa e o atendimento aos prazos estabelecidos pela Coordenao do Programa. A aceitao do/a(s) estudante(s) selecionado/a(s) estar condicionada entrega de todos os documentos listados no item 10 destas Diretrizes, alm do amplamente divulgado, que o fato de o estudante ser cadastrado na PROAE. Aps selecionar o(a) bolsista, o(a) orientador(a) dever indic-lo(a) atravs do sistema online www.sisper.ufba.br, e encaminh-lo(a) a Coordenao de Aes Afirmativas, Educao e Diversidade para proceder a entrega dos documentos para a concesso da bolsa. A apresentao dos documentos dever ser realizada presencialmente pelo(a) estudante selecionado(a) ou, em caso de impossibilidade deste, por terceiro, mediante procurao. As datas para indicao de bolsista e entrega dos documentos obedecero o calendrio divulgado no edital.

    9. DO LIMITE DE PARTICIPAES DO(A) DISCENTE NO PROGRAMA PERMANECER O nmero mximo de edies que um(a) discente pode participar do Programa Permanecer equivalente ao tempo mnimo para concluso do curso em que est matriculado mais um, contados em anos. Exemplo: estudantes matriculados em cursos com tempo mnimo de concluso de 04 (quatro) anos podero participar de at 05 (cinco) edies do Permanecer; com tempo mnimo de 05 (cinco) anos, at 06 (seis) edies, e assim sucessivamente. Caso haja mudana de curso aps j ter sido bolsista do Programa Permanecer, a quantidade de edies que o (a) estudante participou sob a matrcula anterior ser contabilizada para fins de permanncia no Programa, independente da mudana de curso. - O limite de participaes no eixo de Iniciao s Aprendizagens Profissionais de 02 (dois) anos, consecutivos ou no. O(A) estudante que chegar ao limite de participaes nesse eixo poder, se selecionado, vincular-se a outros eixos do Programa Permanecer at atingir o limite mximo de participaes no Programa.

    10. DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS Os documentos exigidos para ingresso do(a) estudante no Programa Permanecer estaro disponveis no endereo eletrnico www.sisper.ufba.br, no cone Documentos, at o incio da semana que antecede a entrega de documentos de concesso das bolsas.

  • 10

    11. DOS RELATRIOS DE ACOMPANHAMENTO DOS PLANOS DE TRABALHOS DOS PROJETOS APROVADOS As avaliaes so obrigatrias. O no cumprimento das avaliaes implicar no impedimento de submeter ou participar de projetos do Programa Permanecer. A Coordenao responsvel por comunicar a todos os integrantes do Programa Permanecer, por meio da sua pgina www.sisper.ufba.br, as orientaes necessrias para a realizao do processo avaliativo. Orientadores(as), integrantes do comit e bolsistas so responsveis, individualmente, por ler as instrues no sistema e entrar em contato com a Coordenao caso tenham problemas e/ou dvidas sobre procedimentos de avaliao, a fim de resolv-los em tempo hbil para a submisso no prazo determinado.

    11.1 Relatrio parcial Submetido pelo (a) discente e pelo (a) orientador(a) por meio do sistema eletrnico www.sisper.ufba.br, ao final do segundo trimestre de vigncia da bolsa. A submisso do relatrio parcial uma atividade de carter obrigatrio. Nesse relatrio podem constar, alm de texto escrito narrativo, descritivo e dissertativo, fotos e/ou outros materiais iconogrficos.

    11.2 Relatrio final Submetido pelo(a) estudante e pelo(a) orientador(a) por meio do sistema eletrnico www.sisper.ufba.br, em perodo a ser divulgado pela Coordenao do Programa. A submisso do relatrio final uma atividade de carter obrigatrio. Fica obrigatria a entrega na CAAED do relatrio acadmico fsico juntos aos produtos sonoros (msicas, sons, entrevistas), vdeos, fotos, desenhos e/ou outros produtos que indiquem a finalizao do projeto. O no cumprimento da feitura e insero do Relatrio e a no apresentao dos produtos previamente estabelecidos nos projetos implicar: - Para o(a) bolsista: perda do direito de pleitear nova bolsa do Programa; - Para o(a) orientador(a): o impedimento de submeter novos projetos na PROAE, at que a situao seja regularizada.

    11.3 Participao no Seminrio do Programa Permanecer obrigatria a apresentao de comunicaes e/ou poster do projeto, feita pelos(as) bolsistas, com a superviso dos(as) orientadores(as), no Seminrio do Programa Permanecer.

  • 11

    12. DAS ATRIBUIES 12.1 Da Coordenao de Aes Afirmativas, Educao e Diversidade - Gerir o processo de seleo dos(as) estudantes; - Acompanhar o desenvolvimento do projeto e o desenvolvimento acadmico do(a) bolsista; - Pagamento das bolsas-auxlio, por meio do setor contbil da PROAE. - Realizar e gerir a seleo dos projetos; - Emitir, a pedido, certificados de participao nas atividades relacionadas ao Programa.

    12.2 Dos(as) orientadores(as) - Conhecer e respeitar as diretrizes do Programa Permanecer; - Submeter o projeto e os respectivos planos de trabalho; - Indicar, quando houver, os(as) tutores(as) dos planos de trabalho vinculados ao seu projeto; - Selecionar e indicar os(as) bolsistas; - Participar do Comit de Avaliao de Projetos; - Atuar como lder de comit de avaliao se for convocado por esta Coordenao; - Contribuir para a permanncia qualificada do(a) discente bolsista; - Orientar o(a) estudante no desenvolvimento das atividades previstas no plano de trabalho e zelar pelo seu cumprimento; - Comunicar Coordenao eventuais dificuldades na orientao dos(as) estudantes; - Informar Coordenao do Programa, atravs de ofcio, os seguintes procedimentos dos (as) bolsistas: desistncia; abandono de atividades ou do curso; concluso do curso ou outras alteraes no previstas para que os procedimentos adequados sejam decididos e adotados; - Participar ativamente do Seminrio do Programa Permanecer e de todos os eventos de carter obrigatrio que a Coordenao do Programa venha a realizar; - Manter os contatos, especialmente, os endereos de e-mail, atualizados junto Superintendncia de Tecnologia da Informao-STI; - Participar do Comit de Avaliao Parcial e Final, para fins de anlise do andamento dos projetos e planos de trabalho e da contribuio para a formao do(a) bolsista; - Submeter os relatrios de avaliao parcial e final nos prazos estabelecidos pela Coordenao e orientar os bolsistas no processo de submisso;

  • 12

    - Solicitar Coordenao do Programa desligamentos e substituies de bolsistas, justificando-os, em tempo hbil, a fim de que bolsas no sejam pagas indevidamente.

    12.3 Dos membros do comit avaliador - Conhecer e respeitar as diretrizes do Programa Permanecer; - Proceder seleo das propostas submetidas e s avaliaes parciais e finais dos relatrios de bolsistas e orientadores(as) dos projetos do Programa Permanecer.

    12.4 Dos(as) tutores(as) - Contribuir para a permanncia qualificada do aluno bolsista; - Auxiliar na orientao do(a) estudante no desenvolvimento das atividades previstas no plano de trabalho do(a) bolsista e zelar pelo seu cumprimento; - Participar ativamente do Seminrio do Permanecer e de todos os eventos de carter obrigatrio que a Coordenao do Programa venha a realizar.

    12.5 Dos(as) bolsistas - Conhecer e respeitar as diretrizes do Programa Permanecer; - Dedicar-se integralmente as atividades acadmicas; - Ter vnculo de 20 (vinte) horas semanais com as atividades previstas em seu plano de trabalho; - Apresentar documentao e prestar esclarecimentos Coordenao do Programa Permanecer, sempre que solicitado; - No ser beneficirio de qualquer outro tipo de bolsa acadmica ou de estgio, podendo acumular com auxlios assistenciais bsicos, tais como auxlios transporte, moradia, alimentao e o benefcio do Programa de Bolsa Permanncia do MEC, at o valor mximo de um salrio mnimo e meio. - Submeter os relatrios de avaliao parcial e final nos prazos estabelecidos pela Coordenao; - Participar ativamente do Seminrio do Permanecer e de todos os eventos de carter obrigatrio que a Coordenao do Programa venha a realizar; - Manter os contatos, especialmente os endereos de e-mail, atualizados juntos aos Colegiados dos respectivos cursos.

    13. DOS RECURSOS Aps a divulgao dos resultados, os(as) orientadores(as) tero o prazo de 02 (dois) dias consecutivos para interposio de recursos, que devero ser enviados atravs do endereo eletrnico [email protected]. Os recursos sero analisados pelo Comit Avaliador.

  • 13

    14. DOS CASOS OMISSOS Caber CAAED em conjunto com a Coordenao do Programa Permanecer julgar e emitir parecer sobre os casos omissos nestas Diretrizes.

    15. DAS DISPOSIES FINAIS O Programa Permanecer no dispe de recursos para custeio de atividades previstas nos projetos e respectivos planos de trabalho, sendo de responsabilidade do Programa, to somente, o pagamento das bolsas aos estudantes selecionados. O(A) orientador(a) e o(a) dirigente da unidade/rgo de lotao do projeto devem atentar para a exequibilidade das atividades programadas. Fica eleito o stio www.sisper.ufba.br como local de divulgao oficial do Programa Permanecer. A utilizao de outros meios de divulgao facultativa Coordenao do Programa.

    O presente edital entra em vigor na data de sua publicao.

    Salvador, 05 de fevereiro de 2015.

    Juliana Marta Santos de Oliveira Coordenadora dos Programas de Assistncia ao Estudante no exerccio do

    cargo de Pr-Reitora de Aes Afirmativas e Assistncia Estudantil

  • 14

    SERVIO PBLICO FEDERAL MINISTRIO DA EDUCAO

    UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Pr Reitoria de Aes Afirmativas e Assistncia Estudantil

    EDITAL 1/2015

    Anexo I

    BAREMA PARA AVALIAO

    1. Aspectos formais da proposta apresentada (mximo 20 pontos). CRITRIOS Clareza dos objetivos propostos Exequibilidade do projeto Compatibilidade entre objetivos e planos de trabalho Metodologia adequada a proposta do projeto

    2. Relevncia institucional (mximo 40 pontos). CRITRIOS Contribuio para a comunidade intra e/ou extra universitria Qualidade e pertinncia dos produtos/resultados gerados Relao com as finalidades das PROAE: aes afirmativas e assistncia estudantil

    Perspectiva de continuidade

    3. Relevncia acadmica (mximo 40 pontos). CRITRIOS Contribuio para a formao integral do aluno Possibilidade de integrao plena do(a) estudante na comunidade universitria

    Aplicabilidade (relao teoria-prtica) Interdisciplinaridade

    TOTAL DE PONTOS: _____