e01-questoes

1
QUESTÕES PARA DEBATE 1 – Ao refletir sobre o caráter científico (cientificidade) da administração é necessário conhecer o conceito de ciência. Sendo assim, o que compõe o campo da ciência? Quais seus limites e possibilidades? - A administração se enquadra nesse masstab? 2 – Podemos considerar ético analisar a cientificidade da administração com base nos critérios estabelecidos (rigores metodológicos) das ciências naturais? Os métodos qualitativos de pesquisa utilizados na administração possibilitam resultados confiáveis? 3 – A administração está submetida a um processo de revolução científica? Por quê? 4 – A fragmentação da teoria das organizações consiste em um fator limitador de enquadramento da administração como ciência? Por quê? 5 – A abordagem da “eficiência-eficácia” pode ser considerada como a mais próxima de ser aceita universalmente pela comunidade acadêmica como um paradigma? Justifique. 6 – Gerenciamento e gerencialismo – podemos extrair pontos convergentes? 7 - Publicações estrangeiras e as nacionais: qual a contribuição dos estudos estrangeiros e nacionais para o desenvolvimento do campo no Brasil? 8 - Discorra sobre o paroquialismo como limitador do campo de estudo da administração/organizações. 9 - Estrangeirismo e Paroquialismo, o que representam para o desenvolvimento das Ciências da Administração? Evitar um significa se aproximar de outro? 10 - Geopolítica, relações internacionais, parcerias político-econômicas, colonialismo: tais elementos influenciam o geração de conhecimento e publicações? Até que ponto? Existem outros fatores envolvidos? 11 - Quanto ao Produtivismo: é fruto, somente, da forma de avaliação da produção acadêmica? 12 - Universalismo em pesquisa e contextualização dos estudos com as realidades dos objetos de investigação são compatíveis? OBS:. O NÚMERO DE QUESTÕES PODE SER REDUZIDO, CONFORME 0 DESENVOVIMENTO DO DEBATE.

Upload: speckhahn

Post on 13-Jul-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

QUestões Teoria das Organizações

TRANSCRIPT

QUESTÕES PARA DEBATE

1 – Ao refletir sobre o caráter científico (cientificidade) da administração é necessário conhecer o conceito de ciência. Sendo assim, o que compõe o campo da ciência? Quais seus limites e possibilidades? - A administração se enquadra nesse masstab? 2 – Podemos considerar ético analisar a cientificidade da administração com base nos critérios estabelecidos (rigores metodológicos) das ciências naturais? Os métodos qualitativos de pesquisa utilizados na administração possibilitam resultados confiáveis? 3 – A administração está submetida a um processo de revolução científica? Por quê? 4 – A fragmentação da teoria das organizações consiste em um fator limitador de enquadramento da administração como ciência? Por quê? 5 – A abordagem da “eficiência-eficácia” pode ser considerada como a mais próxima de ser aceita universalmente pela comunidade acadêmica como um paradigma? Justifique.

6 – Gerenciamento e gerencialismo – podemos extrair pontos convergentes? 7 - Publicações estrangeiras e as nacionais: qual a contribuição dos estudos estrangeiros e nacionais para o desenvolvimento do campo no Brasil? 8 - Discorra sobre o paroquialismo como limitador do campo de estudo da administração/organizações.

9 - Estrangeirismo e Paroquialismo, o que representam para o desenvolvimento das Ciências da Administração? Evitar um significa se aproximar de outro?

10 - Geopolítica, relações internacionais, parcerias político-econômicas, colonialismo: tais elementos influenciam o geração de conhecimento e publicações? Até que ponto? Existem outros fatores envolvidos?

11 - Quanto ao Produtivismo: é fruto, somente, da forma de avaliação da produção acadêmica? 12 - Universalismo em pesquisa e contextualização dos estudos com as realidades dos objetos de investigação são compatíveis?

OBS:. O NÚMERO DE QUESTÕES PODE SER REDUZIDO, CONFORME 0 DESENVOVIMENTO DO DEBATE.