e se ninguém pensasse no ambiente? - … · o novo regime jurídico das instituições do ensino...

20
E se ninguém pensasse no ambiente? Directora: Raquel Louçã Silva | Quinta-feira, 28 de Junho de 2007 | Nº 73 | Semanal | distribuição gratuita | www.mundouniversitario.pt PUB DR

Upload: hatram

Post on 07-Oct-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

E se ninguém pensasse no ambiente?

Dir

ecto

ra:

Raq

uel

Lou

çã S

ilva

| Q

uin

ta-f

eira

, 28

de

Jun

ho

de

200

7 | N

º 73

| Se

man

al |

dis

trib

uiç

ão g

ratu

ita

| w

ww

.mu

nd

oun

iver

sita

rio.

pt

PUB

DR

PUB

O novo Regime Jurídico das Instituições do Ensino Su-perior (RIJES), aprovado pelo Governo no dia 14 e quevai hoje, quinta-feira, a discussão na Assembleia da Re-pública, anda a causar polémica. O conselho de reito-res já pediu mais tempo de reflexão e os estudantes or-ganizaram uma manifestação de luto na capital, aocolocarem faixas negras no Marquês de Pombal e um

cartaz que dizia“Menos demo-cracia = pior en-sino superior”. A ser aprovado, o RIJES pode implicarque a gestão das Universidades passe a ser feita porfundações privadas e que a figura do reitor seja sujeitaa nomeação ao invés do actual processo eleitoral.

A história do falso padre português preso em SantoTirso, quando se preparava para conduzir uma ceri-mónia baptismal, já chegou à China. O jornal de refe-rência, China Daily, contou a história na passada ter-ça-feira, dia 26. Apesar da referência a Agostinho

Coutinho Caridade (era este o verdadeiro nome doburlão de 34 anos autodenominado padre), o diárionão se esqueceu de sublinhar que não foi por causadisso que a criança deixou de ser baptizada. Ainda háhistórias com um final feliz.

mu by day | 3Quinta-feira, 28 de Junho de 2007

frescas

Inferno

Index

mu by day

capa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .1

frescas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .3

sebenta . . . . . . . . . . . . . . . . . . .4

lifestyle . . . . . . . . . . . . . . . . . . .6

na esplanada com... . . . . . . . . .7

mexe-te . . . . . . . . . . . . . . .8 e 9

quebra-cabeças . . . . .. . . . . . .10

mu by night

capa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .1

party zone . . . . . . . . . . . . . .2 a 5

orgáásmica . . . . . . . . . . . . . . . . .6

consumo . . . . . . . . . . . . . . . . . . .8

loladas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .9

Padre burlão chega à China

Purgatório

Paraíso

Hoje, 28 de Junho, é o Dia Internacional do Orgulho e da Li-bertação LGBT (lésbica, gay, bissexual e transgender). De as-sinalar que 2007 é o Ano Europeu da Igualdade de Oportu-nidades para Tod@s com o objectivo de lutar contra asvárias formas de discriminação, incluindo aquela com basena orientação sexual. E que Portugal assume agora a presi-dência da União Europeia.

Dia internacional do Orgulho Gay

A Liga Portuguesa Contra a Sida vai ministrar, no próximo dia 3 de Julho,na Escola Superior de Enfermagem, um curso de formação geral sobre aproblemática da sida para voluntários, colaboradores, e quem mais esti-ver interessado. Modos de transmissão ou evolução do vírus, bem comomedidas de prevenção são alguns dos aspectos que vão ser abordados.«Há quem pense que ter sida significa perder o sentido da vida... Háquem acredite que há sempre novos sentidos a descobrir» é o sloganque acompanha a acção desta instituição particular de Solidariedade So-cial. Já agora, aponta aí o número da linha SOS SIDA: 800 20 10 40.

Porque a sida existe

O presidente do conselho de administração do Obser-vatório Europeu da Droga e da Toxicodependênciaveio propor, através de comunicado, no Dia Interna-cional contra o Tráfico (26 de Junho), uma definição

única de criminalidade relativamente à toxicodepen-dência. No contexto comunitário, esta seria uma basecomum de forma a avaliar melhor as dimensões doproblema.

Dia Europeu Contra o Tráfico de Drogas

É já no domingo que Portugal assume oficialmente apresidência da União Europeia. Desde que aderiu àUE (em 1986 quando ainda era denominada CEE) quePortugal abraça pela terceira vez a presidência. Re-corde-se que esta é rotativa e semestral. O arranque

vai ser assinalado com um concerto na Casa da Músi-ca ao som da Orquestra Metropolitana do Porto. Aredacção do Tratado Europeu (substituto do fracassa-do projecto de uma Constituição Europeia) é assumi-da como prioridade absoluta.

FICHA TÉCNICA: Título registado no I.C.S. sob o n.º 124469 | Propriedade: Moving Media Publicações Lda | Empresa n.º 223575 | Matrícula n.º 10138 da C.R.C. de Lisboa | NIPC 507159861| Conselho de Gerência: António Stilwell Zilhão; Francisco Pinto Barbosa; Gonçalo Sousa Uva | Directora: Raquel Louçã Silva | Redacção: Edgar Amaral, Lina Manso | Colaboradores: MarianaSeruya Cabral, Mónica Moitas (fotografia) | Revisão: Piedade Góis | Projecto Gráfico e Paginação: Joana Túlio | Marketing: Cláudia Lopes, Rui Gonçalves | Dept. Publicidade e Acções Especiais:Gisela Correia (Account) e Paula Reis (Account Director) | Sede Redacção: Estrada da Outurela n.º 118 Parque Holanda Edifício Holanda 2790-114 Carnaxide | Tel: 21 416 92 10 | Fax: 21 416 92 27 |Tiragem: 30 000 | Periodicidade: semanal | Distribuição: Gratuita | Impressão: Grafedisport; Morada: Casal Sta. Leopoldina – Queluz de Baixo 2745 Barcarena; ISSN 1646−1649.

Portugal preside UE

Superior em rebuliço

4 | mu by day

Quinta-feira, 28 de Junho de 2007

sebenta

Livro da semana

COMO TOUREARESPANHÓIS E SAIREM OMBROS,de Marco Horácio «Se não consegue vencê-los,

junte-se a eles», sofreu um

upgrade. Parece que o actor/

comediante/ fadista e agora

escritor está incomodado

com os vizinhos espanhóis

quue «têm salários mais altos,

são mais alegres do que nós»,

etc. e decidiu declarar-lhes

guerra, sob oo lema: «Se não

consegue vencê-los, goze

com eles.» Aqui traça um

«retrato fiel» do «inimigo» e

dá coonselhos para lhe passar

a perna.

[Ficha] Género: humor;

Editora: A Esfera dos Livros;

Preço: 15 euros

PASSATEMPOO MU e A Esfera dos Livrostêm três exemplares para teoferecer emwww.mundouniversitario.pt

Em época de exames�

Estás a estudar para o exame que se avizinha,mas há informação que não conseguesassimilar e recorrees aos “auxiliares dememória”. Não és caso único.

[Edgar Amaral ][email protected]

Há imensos sinais de que, por um lado, o copianço e as outraspráticas de fraude académica são muito mais generalizadasdo que reconhecidas. Já aos efeitos para o desenvolvimento

das capacidades dos formandos do ensino superior e de todos os ou-tros graus de ensino são maus», explica Ivo Domingues, docente daUniversidade do Minho, do departamento de sociologia e autor do li-vro O Copianço na Universidade, O Grau Zero na Qualidade. «Numprimeiro nível acaba por ser positivo porque lhes permite a certifica-ção que desejam, mas no que toca ao desenvolvimento das suas ca-pacidades cognitivas e técnicas, são muito maus, diria, até, são efei-tos perversos.»

NA ERA DA TECNOLOGIACom o avançar do tempo, os métodos para cabular vão evoluindocom o avançar dos tempos e da própria tecnologia. De facto, desdeos tradicionais papéis em miniaturas de fotocópias muito se temevoluído. Hoje em dia, é a vez dos telemóveis (através dos sms), au-ricular escondido no cabelo comprido, portáteis, etc. «As tecnologiaselectrónicas estão à disposição dos alunos para cometer a fraude, epodem ser usadas para aprender como também simular que apren-

dem», corrobora o docente universitário.A sua experiência diz-lhe que casos de “copianço” não faltam. «Hou-ve uma aluna que estava efectivamente a copiar e recomendei-lheque saísse imediatamente da sala porque a prova estava anulada.Ela tentou retorquir, mas depois desistiu. No final do exame, estavaela e o pai à porta da sala para virem falar comigo. E, devido a umacerta teimosia do mesmo, em querer reduzir a amplitude da minhadecisão, acabei por lhe anunciar que iria levantar um processo disci-plinar.» Segundo o estudo transformado em livro O Copianço na Uni-versidade, 71 por cento dos 1100 inquiridos admitem copiar duranteas provas, o que traz uma certa falsidade aos “canudos”. E lança umalerta: «A fraude escolar corresponde ao insucesso do sistema e issotraduz na falta de capacidade das pessoas que a Universidade lançapara o mercado de trabalho e a falta de competitividade do País».Está lançado o repto.

«SIM, ÀS VEZES CABULO!»João Miguel, estudante do Instituto Superior Técnico, tem opiniãoformada. «Acho que cada caso é um caso. Há cadeiras importantesem que eu não cabulo, e depois há outras que não são tão relevan-tes e que perguntam as coisas mais pormenorizadas. Como são coi-sas que tu no dia-a-dia não tens que saber, aí sim, admito, levo umacábula. Mas regra geral não o faço.»

«

Bruno Franquet

A Artede bem

copiar

mu by day | 5Quinta-feira, 28 de Junho de 2007

lifestyle

[Lina Manso] [email protected]

Preocupas-te?, é o slogan da nona ediçãodo Musa, subordinada à temática das Alte-rações Climáticas. «Somos um dos eventossatélite do Festival Live Earth, a decorrer em

simultâneo nos cinco continentes», explica o presidenteda Associação Juvenil “Criativa” e director do evento. Entreos muitos parceiros da iniciativa estão as Nações Unidas atra-vés do Objectivo 2015. Segundo Pedro Guilherme Martins, a cam-panha estabelece 8 objectivos de desenvolvimento do milénio a al-cançar até esse ano. «Neste caso interessa-nos o sétimo, relacionado coma garantia da sustentabilidade ambiental», adianta.

9.ª Edição do Musa

Preocupas-te?�

Ter e sobretudo demonstrar que setem consciência ambiental é um sinalde visão. E fica bem. Basta oolhar paraos muitos festivais de Verão quehasteiam, com orgulho, a bandeira“verde”. É o caso do Muusa, evento adecorrer na Praia de Carcavelos, nosdias 6 e 7 de Julho.

Sugestõesecológicas para a tua festaEste ano, a Quercus já foi

contactada por várias

organizações de eventos de

música. Segundo adianta

AAline Delgado, presidente

do núcleo regional de

Lisboa, pedem a sua

colaboração activa ou

apenas sugeestões. Vamos

apresentar de seguida

algumas dessas

recomendações. Nunca se

sabe quando vais querer

orrganizar a tua festa!

• Existência de recipientes

onde se possa fazer a

separação de lixos;

• Oferta de uma cerveja em

troca da devolução de três

copos;

• Bilhetes em papel

reciclável;

• Utilização dde lâmpadas de

baixo consumo para

espectáculos.

PUB

PUB

lifestyle

Quinta-feira, 28 de Junho de 2007

6 | mu by day

Dicas para amigosdo Ambiente*- Foge da fast-food como o diabo

da cruz (a maior parte destas

empresas produz quantidades

substanciiais de resíduos).

- Um computador portátil

consome 1% da energia de um

computador de secretária... ee

impressiona mais os outros!

- As acelerações bruscas dão

estilo... mas não são amigas do

ambiente. Já há demasiados

chico-espertos por aí, sê

inteligente: poupa combustível.

- Partilha o teu automóveel com

quem vá para os teus lados – não

estamos a sugerir que o

emprestes, “dhaaa”! – e reduz o

monóxxido de carbono enviado

para a atmosfera.

*Baseado em:

http://www.naturlink.pt/canais/A

rtigo.asp?iArrtigo=1899&iCanal=3

2&iSubCanal=57&iLingua=1

Vá, nãocusta nada

AJUDA A PLANTAR UMA ÁRVOREE como é que esta preocupação se vai reflectir? No topo dalista está a «compensação de dióxido de carbono». Ouseja, cada bilhete adquirido – 8 euros para um dia e10 para dois – «servirá para ajudar a plantar umaárvore», adianta Pedro Guilherme Martins, acres-centando que a “Criativa” não tem fins lucrati-vos. Outras medidas importantes passam pelaexistência de recipientes para lixo diferencia-do ou pela dinamização de debates sobre oAmbiente, em ambos os dias, pelas 18 horas(o recinto abre duas horas antes). Haveráainda uma voice box, fornecida pela campa-nha das Nações Unidas, onde os visitantespoderão deixar uma mensagem sobre o te-ma deste ano. Outra iniciativa, também noâmbito do Objectivo 2015, é «o mergulho con-tra a pobreza», na praia, às 17 horas de sexta--feira, dia 6. «Em Espanha e Itália vai-se estar afazer o mesmo», diz o responsável.

MUITOS TALENTOS Nem só de causas nobres vive o evento. Foi lançado ini-cialmente para divulgar talentos nacionais. Para servir de“Musa” inspiradora às bandas em começo de carreira. No dia 6, éa vez de Hiata, Drill, Moe’s Implosion e Suprah brilharem. A encerraros espectáculos, com início marcado para as 19 horas – as portas abremantes devido aos workshops (caso do que vai ser dado pelo percussionistados Blasted Mechanism, aka Winga) e aos debates – vão estar os britânicosAsian Dub Foundation. No dia seguinte, Sexy Sundays, Biru, You Should Go Ahead, Jahvai vão

mostrar de que fibra sãofeitos, enquanto os veteranos espa-

nhóis Skaparapid – este será o seu último concerto – e os jamaicanos Is-rael Vibration vão fechar a noite. Com muito reggae e vista para o mar, a“boa onda” é garantida.

mu by day | 7Quinta-feira, 28 de Junho de 2007

na esplanada com......Linda Martini�

O tema AmorCombatecatapultou-ospara o sucessoe é nasactuações aovivo que abanda mostratoda a suapujança. Nãoperrcas oconcerto dosLinda Martini,dia 4 de Julho,no festivalSuperBockSuperRock,porque o que énaacional é(muito) bom.

Agenda

Outras bandasnacionaispresentes no SBSRI Acto

28 de Junho

- Men – Eater

- More Than a Thousand

II Acto

3 de Julho

- Y?

- Bunnyranch

- The Gift

4 de Julho

- Mundo Cão

- 5 de Julho

- Anselmo Ralph

- Micro Audio Waves

- X – Wife

�[Edgar Amaral] [email protected]

[Mónica Moitas] fotos

Os críticos têm associado muito o vossosom aos Ornatos Violeta. Como comen-tam?André Henriques (vooz, guitarra) I Se noscomparam, ao menos que seja a bandasboas. Mas acho que essa comparação éacima de tudo motivada pelo facto denão termos muitas referências de ban-das de rock actual (sem ser os Xutos ouos Clã) a cantar em português. É normalque nos encaixem nessa fatia. Acabamospor nos rever porque os Ornatos têmmuito aquela dinâmica em termos de le-tras mais tristes e depressivas...

Caracterizam a vossa música dessa manei-ra: triste e depressiva?A H I Se calhar as letras não são muito ale-gres, a cantar e a bater palmas. Mas no

fundo há aquela explosão que se eleva para ci-ma, é o sentimento de alguém que está des-contente. Em termos líricos, inspiramo-nos emalgo que lemos, ou numa conversa qualquer,etc.

O Kalaf (Buraka Som Sistema) teve uma parti-cipação especial numa das vossas músicas. Co-mo acontteceu este encontro? A H (V, G) I Nós fomos convidados pelo Henri-que Amaro para o “3 pistas” da Antena 3 e fi-zemos a versão de uma música nossa: alterá-mos a “Lição de voo n.º1” para “Lição de voon.º3” porque era para aquela rádio. Achámosque ficava bem aqui uma voz muito grossa adeclamar a coisa e lembrámo-nos do Kalaf.Não houve qualquer tipo de ensaio, e ao con-trário de certos comentários que vimos na in-

ternet a criticarem a parceria admirámos mui-to o trabalho dele.

Os Linda Martini vão tocar no palco principaldo festival Supeer Bock Super Rock...Cláudia Guerreiro (baixo, harmónica, melódica)I Sim, mas as primeiras bandas a actuar nãoaparecem nos cartazes.Hélio Morais (bateria, melódica) I Mas temosque ver o lado positivo. Vamos tocar no mes-mo palco que os LCD Soundsystem e Jesus &The Mary Chain. Relativamente aos cartazesexiste uma certa discriminação porque tens oexemplo de The Gift. Esta banda leva mais pes-soas do que metade das bandas que estão nocartaz e a banda não aparece nos outdoorsque estão na rua. Um pouco estranho não?Porquê? Porque é portuguesa. A H (V, G) I Os promotores têm muito essa vi-são, o público não. Hoje vês concertos commédia expressão que conseguem trazer mui-ta gente e acho que a mentalidade está amudar.

PotênciaGR

Discografia- Olhos de Mongol (2006, Naked)- Linda Martini EP (2005, Naked)

Da esquerda para a direita: Hélio MMorais (bateria e melódica), Cláudia Guerreiro (baixo, harmónica,melódica), Pedro Geraldes (guitarraa), André Henriques (voz, guitarra) e Sérgio Lemos (guitarra)

Ado Amor

8 | mu by day

Quinta-feira, 28 de Junho de 2007

mexe-te

Agenda Mexe-te!Kiteboard Tour2007João Fontainhas foi ovencedor (categoria principal)da 2.ª etapa do “KiteboardTour 2007 - Powered by OpelAstra Sport” que teve lugar naPraia da Nova Vaga – Costa deCaparica, no fim-de-semanapasssado. Na categoriafeminina, a vencedora foi AnaRibeiro. Os dois lideramactualmente o rankingnacional nas categoriasmasculina e feminina,respectivamente. Para osamantes da modalidade fica aindicação das etapasseguintes: Faro e Viana doCastelo, a terem lugar, emduas das seguintes datas(cconforme as condições devento): 30 de Junho e 1 deJulho, 7 e 8 de Julho ou 21 e22 de Julho.

SLB promoveFórum de Saúde noDesportoO Benfica, juntamente com aEscola Superior de Saúde deAlcoitão, vai realizar asprimeiras Jornadass – Saúdeno Desporto, no Pavilhão daAçoreana Seguros, nos dias29 e 30 de Junho.Alimentação, dopinng, treino,fisioterapia ou psicologia sãoalguns dos temas a seremdesenvolvidos.

Vans Club Tour 2007

Músicamuita adrenalina

� Punk, hardcore, ska e a vibraçãocontagiante de uma multidão frenéticaaos saltos. Depois do sucesso em2006, a Xuxa Jurássica Produçõesorganiza mais uma edição doVans/Eastpak Club Tour, com iníciomarcado já para dia 29 de Junho.

[Mariana Seruya Cabral] [email protected]

Àsemelhança do ano passado, a Vans/Eastpak Club Tour reali-za-se em duas datas, primeiro a 29 de Junho no Casino Velhode Vilamoura, no Algarve, e depois a 30 de Junho na IncrívelAlmadense, em Almada. Ao palco subirão os enviados espe-

ciais do punk e hardcore nacional e internacional. À cabeça do cartazestão os norte-americanos Strike Anywhere, a banda do vocalista Tho-mas Barnett, que trazem na bagagem o novo trabalho Dead FM e pro-metem materializar no hardcore e no punk a atitude política e a menta-lidade activista comum das suas produções.

ILUSTRES E NOVATOSNos dois dias de tournée, canta-se em português pela voz dos conheci-dos Tara Perdida que, a brincar a brincar, comemoraram 12 anos decarreira no passado dia 10 Junho. Com selo de qualidade nacional po-des ver também os Devil In Me e os Humble, com uma energia conta-giante a que não dá para ficar indiferente. Do concurso de selecção de bandas para a Vans/Eastpak Club Tour2007 saíram vencedores os SK6, os Triplet e os Fitacola, que selançam pela primeira vez em palcos de alto gabarito com a pro-messa de não desapontar. De resto, já sabes com o que podes con-tar: saltos, crowdsurfing, batida em câmara rápida e muita anima-ção.

Como o sol aquece e já é altura de criar raízesna praia, chega o desafio Garnier Boogie Chicks07: um evento em plena praia onde podes ter oprimeiro contacto com o bodyboard ou, se jáfores praticante, a oportunidade de melhorar atua técnica porque no comando das operaçõesvão estar alguns dos melhores bodyboardersnacionais.O programa junta o útil ao agradável e incluium concurso Tag Team, palestras com convida-dos especiais, campeonatos, aulas de hip-hop,festas radicais e prémios. Através do body--board, o Boogie Chicks «tenta promover valo-res como a protecção do meio ambiente (as

praias e as ondas), a competição saudável e jus-ta (fair play), o respeito pela diferença (no con-vívio com pessoas novas de vários locais), a ci-dadania e a solidariedade», garante aorganização.Para além do desafio, o Garnier Boogie Chicks07 pede-te que dês 1kg de alimentos não pere-cíveis: leite, conservas, massas, cereais, bola-chas ou arroz, para serem entregues a institui-ções de solidariedade social da zona doseventos. Tens a hipótese de participar no even-to da Praia Grande (Sintra) a 6, 7 e 8 de Julho,no evento da Praia da Lagoa (ilha da Madeira) a28 e 29 de Julho... ou em ambos, claro. MSC

Boogie Chicks à conquista das ondas

Summer River Party, o Regresso �

Depois do sucesso da primeira edição, chegaa segunda versão da sequela Antena 3 –Summer River Party, dia 7 de Julho, na praiafluvial Sra. Da Ribeira, em Santa Comba Dão,perto de Viseu. Se não vais lá pelo nome, fi-cas a saber que se trata de uma mistura ex-plosiva entre «as margens do rio Mondego, apaisagem, a natureza e a melhor música dedança, numa das zonas mais bonitas de Por-tugal», como assegura a organização. E nin-guém pode dizer que o cartaz não é de luxo:a mesa de misturas é entregue às mãos dos

DJ Vibe, The Fox, Guga e Mr. Ziggy, estandotambém assegurada a presença da revela-ção do reggae New Sketch. A animação fica acargo de Stress em “live performance” e doVj Danger. O evento na terra que viu nascerSalazar está aberto a um número ilimitadode inscrições, até porque a organização foiousada, resolveu inovar no público-alvo e re-servou uma surpresa para o dia seguinte, 8de Julho: a actuação do grande sucesso can-tado em português, Mickael Carreira. Queresmelhor? MSC

mu by day | 9Quinta-feira, 28 de Junho de 2007

mexe-teEm estreia no Porto�

A Invicta orgulha-se dealbergar a Feira da Música eFeira de Orientação Vocacional.Um combinado paara fazer dosdias 28 a 30 de Junho oprimeiro Festival da Juventude,no Cace Cultural do Porto. Epeensar que é o resultado deum projecto de fim de cursoem marketing...

AgendaExposição"Bolseiros e Finalistas do

Ar.Co 06" – Inaugurou no

sábado passado, no Pavilhão

24A do Hospital Júlioo de

Matos, em Lisboa. Reúne

trabalhos de 19 alunos que

acabaram o curso e estão em

início de carreirra, nas áreas

de Desenho, Pintura,

Fotografia, Vídeo, Cerâmica,

Gravura e Joalharia.

Projecto SinSet

Os Sete Pecados Mortais dão

o mote para um evento

transdisciplinar e aliciante,

que decorre amanhã, ddia 29,

no Espaço Musicais, no

Jardim do Tabaco (Lisboa).

Trata-se de uma exposição de

artes plásticaas de jovens

artistas portugueses –

pintura, fotografia, serigrafia,

gravura, instalações sonoras

e vvideoarte – que depois, pela

noite dentro, conta com a

animação de DJ e VJ

convidados. Na organizaçãoo

está a produtora 7por1linha e

a turma 1 do curso de

produção e marketing de

eventos da Restart – Esscola

de Criatividade e Novas

Tecnologias. A entrada é

gratuita.

[Mariana Seruya Cabral] [email protected]

Éo primeiro evento que integra a actua-ção de artistas nacionais e internacio-nais, uma feira de empresas ligadas aoramo musical, a demonstração de acti-

vidades artísticas ligadas à música, dança e mo-da e ainda uma secção de orientação vocacio-nal.Na organização está Sara Pinto, 20 anos, alunade Comunicação e Marketing que apresentou oprojecto como trabalho de final de curso semnunca pensar que se concretizasse na prática.«Este projecto foi pensado com os pés bem as-sentes na realidade, tentei não criar muitas ilu-sões e expectativas, pois não queria desiludir-me... mas agora que está tudo prestes a

acontecer, já posso sonhar um bocadinho maisalto!», confessa. «O meu projecto era a Feira daMúsica, mas entretanto recebi o convite por par-te do director executivo da Escola Profissionalde Comércio Externo para juntar outro evento –a Feira de Orientação Vocacional – que era paraser realizado numa outra altura, mas visto quepodíamos organizar um evento quase único pa-ra o público jovem, criámos o Festival da Juven-tude, que engloba ambos no mesmo espaço etempo». O cartaz percorre o jazz, house, drumn’bass e hip-hop e contempla os nomes de Ja-cinta, Dennis Ferrer, United Friends (Pioneer),Vito D’Santi, Pete Pizarro, Zona 6 & Garagem,Taxman, Xample, Brooks Brothers e MC AD.

MAIS DO QUE MÚSICAA par dos concertos, podes assistir às actua-

ções de vários grupos de dança de hip-hop,break dance, yoga, danças contemporâneas,danças de salão e ballet russo, bem como parti-cipar nas actividades radicais – surf mecânico,downhill, matraquilhos humanos, slide, paredede velcro, entre outras.O dia 28, oficializado como “Dia do Gil”, é dedi-cado à Fundação do Gil e outras entidades quepromovem a noite com música sem recurso adrogas e outros vícios, numa onda de sensibili-zação que acompanhará os três dias desteevento. «No fundo, aliei os conceitos juventude/músicaporque um não passa sem o outro, e o festivalestá desenhado ao pormenor para este tipo depúblico, que é o meu também», conclui SaraPinto, com a promessa de continuar a marcar adiferença na organização de eventos.

Festivalda Juventude

DR

HORIZONTAIS: 1 – Perder a vista. Içara por um cabo. 2 – Impulso. O m. q.eirós. 3 - Fragmento das substâncias passadas pelo ralador. Medida iti-nerária chinesa. 4 - Cercara com fio de arame. 5 - Outra coisa. Ermidafora do povoado. 6 - Rapar (o sal) na peça da salina e juntá-lo com o ro-do. Altar gentílico onde se faziam os sacrifícios. 7 - Curar. Instituto deMeteorologia (abrev.). 8 - Esmurraram. 9 - Existes. Arruinara. 10 – Pápara levantar a terra cavada. Paixão. 11 - Aplana. Amargo.

VERTICAIS: 1 – O m. q. carregar. Móvel, normalmente de madeira, sobreque se come, escreve, etc. 2 - Namorada. Interpretas por meio de leitu-ra. Substância dura, friável, de gosto acre, que serve para tempero. 3 -Parte do vestuário junto ao pescoço ou em volta dele. Chefe etíope. No-me de letra grega correspondente ao p latino. 4 - Nome vulgar de umaave da fam. dos Psitacídeos, de bico muito curvo e forte que a auxiliaquando trepa. Flor da roseira (pl.). 5 - Cede gratuitamente. Haste roliçade madeira com que se impelem as bolas de bilhar. 6 - Mistura de vapo-res e de partículas finíssimas, que se levanta dos corpos em combustãoou muito aquecidos. O fundo do crivo ou da peneira. 7 - Escassa. Deusegípcio. 8 - Ligara. Raspam. 9 - Aspecto. Sufixo nominal de origem gre-ga que exprime a ideia de filiação, descendência. Glândula mamária. 10- Relação. Nome próprio masculino. Grande quantidade. 11 - Sustentar.Protecção.

Procure encontrar no emara-nhado de letras as 20 palavrasreferidas na lista abaixo, nãohavendo palavras na diagonal:

10 | mu by day

Quinta-feira, 28 de Junho de 2007

quebra-cabeças

Soluções

HORIZONTAIS: 1 - Cegar. Alara. 2 - Alor.

Irós. 3 - Raladura. Li. 4 - Aramara. 5 - Al.

Orada. 6 - Rerr. Ara. 7 - Sarar. IM. 8 -

Socaram. 9 - És. Solapara. 10 – Sapa.

Amor. 11 - Alisa. Amaro.

VERTICAIS:: 1- Cargar. Mesa. 2 - Ela. Lês.

Sal. 3 - Gola. Rás. Pi. 4 - Arara. Rosas. 5 -

Dá. Taco. 6 - Fumo. Raalo. 7 - Rara. Rá. 8

- Liara. Rapam. 9 - Ar. Ada. Mama. 10 -

Rol. Ari. Ror. 11 - Asir. Amparo.

1. O llaço é mais largo

2. O chapéu é mais pequeno

3. A barba é mais curta

4. O pé está numa posição difereente

5. A janela é mais pequena

6. A placa é diferente

HORIZONTAIS: 1 – ISOLAR; 2 –

CONTORNO; 4 – ORVVALHO; 7 –

QUÍMICO; 9 – VALENTE; 10 – ZURZIR; 13

– TÚNICA; 18 – LAMPREIA; 19 – GALO;

20 – ALVARÁ.

VERRTICAIS: 1 – DESEJO; 2 – LIRISMO; 4 –

REUNIR; MAGNÉSIO; 6 – SAVANA; 8 –

PAUTA; 9 – XÉNIA; 10 – FALTA;; 14 –

BANCA; 15 – EXTREMO

Cruzadas�

Cruzadas�

Diferenças�

Sudoku�

Sudoku� Sopa de Letras�

ALVARÁBANCACONTORNODESEJOEXTREMOFALTAGALOISOLARLAMPREIALIRISMO

MAGNÉSIOORVALHOPAUTAQUÍMICOREUNIRSAVANATÚNICAVALENTEXÉNIAZURZIR

Encontra pelo menos 6 diferenças nos detalhes entre os painéis.

Sopa de Letras�

PUB

mu by night | 9Quinta-feira, 28 de Junho de 2007

loladas

A frase...

«

«

Se o teu ideal é aliberdade, porque éque te prendes aum cigarro?

Anónimo (o MU quis contribuir paraque deixasses o vício...)

Larry Flynt quer fazer estragosNum anúncio de página inteira do jornal norte--americano Washington Post, surgiu, há algumassemanas, uma proposta indecente. O rei da pornografiaLarry Flynt oferecia um miilhão de dólares (749 mileuros), por «qualquer prova de relações íntimas com umdeputado, senador ouu outra pessoa que desempenhe umalto cargo». Caso se provasse a sua autenticidade,seriam publicadass na revista Hustler, de que é chefe deredacção. Numa entrevista ao jornal San FranciscoChronicle, adiantou que em apenas alguns dias recebeumais de 200 missivas, 80 por cento das quais referentesà vida privada dos republicanos. A esse propósito, ecomo se autoproclamade «libertino» – lá que éumm grande maluco, dissonão há dúvidas... – frisouque não anda «à caça»deles. A verdade é que jácontribuiu para a“queda” de BobLivingston (ex-líder damaioria conservadora noSenado), quandoameaçoou divulgar umarelação extraconjugaldeste. Neste momento,deve ter a cabeça aprémio...

WebmailO 1.º milagre online da História

«Uma dádiva real através de um meio virtual.» Éassim que Leonardo Cipoli, responsável pelo portalreeligioso do santo brasileiro Frei Galvão, comenta oprimeiro milagre na internet de que há memória.Segundo Ana Maria Dykes, de 41 anos, emigrante nosEUA, várias velas e rezas online foram suficientes paraa curar de um tumor no peito.Seguindo o conselho de uma amiga, residente noBrasil, visitou o referido site. Ali era dito para tomardeterminados comprimidos além de fazer os taisrituais. Não oo fez, mas todos os dias entrava na páginado santo. Após mais uma biópsia, os resultados foramnegattivos. «A verdade é que a fé move montanhas»,disse Leonardo Cipoli. Parece que nem a religiãoescapaa ao magnetismo da Net. Queres ver que daqui aalguns anos se fazem as confissões porvideoconferênciia?

Eu não queria estar na pele daquele quarto rapaz...

Já não há privacidade em lado nenhum... francamente!

� Insólitos

O Papa já faz de tudo para chamar os jovens à Igreja Católica!

Agora é uma situação cómica,daqui a uns anos... yack!

Chineses “despem-se” pelo ambiente Um estudo da Agência Ambiental Holandesa adiantou que a China ultrapassou os EUA, em 2006,como maioor poluidor do mundo (6200 milhões de toneladas de dióxido de carbonoenviados para a atmosfera, conttra 5200). Naquele paísasiático, a produção de electricidade é a granderesponsável pelo aquecimentoo global e os aparelhos dear condicionado representam metade do consumo totalde energia dos edifíciios de escritórios durante a épocaestival. Nesse sentido, o Conselho de Estado está arecorrer a umaa medida de emergência, a roçar odesespero. De acordo com o jornal China Daily, pediuaos trabalhadores que substituam o fato e a gravata porvestuário de Verão, como sandálias e T-shirts. É verdade quepara os adeptos de roupa informal, isto é uma boa nova. De qualquer forma, ffica a ideia de que ésempre o mexilhão que se... lixa.

8 | mu by night

Quinta-feira, 28 de Junho de 2007

consumo

Dina ladina,a artista

Já se sabe que agora é moda

tudo o que é gente dizer-se

artesão e fazer trabalhos

manuais para vendeer. Livrem-

-se dos inspirados de

momento e conheçam o

trabalho de uma verdadeira

artista. Crochet, llã, pinturas,

bordados, etc. e tal para que

a tua roupa, os teus

acessórios ou a tua carteira

façam rrodar cabeças quando

passas na rua. Vai a

dinaladina. blogspot.com

e delicia-te.

Tecnologiadivertida

Esta coisa de estar sentado ao computador a escrever, a escrever, a es-crever... tem muito que se lhe diga. Às tantas apetece distrair a vista:olhar ao redor e ver coisas bonitas... estão a perceber? Quem sabe se apensar naqueles casos em que não há vista para inspirar a mente, a To-shiba lançou uma colecção de capas protectoras e muito divertidas paracolorir o teu portátil. Associou-se à Coovz e criou uma loja online, que dáaos seus utilizadores a possibilidade de puxarem pela imaginação e deco-rar o exterior do seu portátil num estilo muito pessoal. As capas autoco-lantes são fá-ceis de aplicare reposicionar:protegem e sãogiras.

Disponível em: http://www.tos-hiba.coovz.com/default.aspx?Coun-tryId=644

Com a temperatura a subir não há como não dar um saltinho à praia. Põe de la-do o biquíni do ano passado e inaugura a estação com uma indumentária a rigor.As sugestões Billabong com cores de inspiração africana e pormenores como fo-lhos e crochet a puxar para o artesanal são óptimas possibilidades. É só escolher,é só escolher!PVP sob consulta

Ah como são boas aquelas noites em que vamos jantar à casa de alguéme às tantas está tudo agarrado ao microfone num coro desafinado (masinspirado e contente!). Para todos os entusiastas da família SingStar,chega o SingStar® Pop Hits, o primeiro com músicas portuguesas. Pois é,a juntar às estrelas internacionais o sofisticado jogo de canto para a con-sola PlayStation®2 – que utiliza software e microfones especialmenteconcebidos para avaliar o teu timbre, tom e ritmo, classificando, destaforma, a tua actuação – agora também lá tem os nossos Xutos & Ponta-pés ou The Gift. Que maravilha! PVP: sob consulta

E a praia

Paradesafinar

aqui tão perto

em português

PUB

orgásmicaFotorreportagem�

tabus

Diga-se o que se quiser,mas pelo menos ali nãohouve hipocrisias.Quem visitou o IIISalão InternaccionalErótico de Lisboa,entre dias 21 e 24 deJunho, sabia ao queia. Talvez nãoesperasse eratantto... Será queultrapassou oslimites da decênciaou ajudou a quebrarbarreiras? Cabe aos cerca de 400mil visitantes (bem mais que nasduas primeiras edições), dizer.

[Lina Manso] [email protected]

[Mónica Moitas] Fotos

6 | mu by night

Quinta-feira, 28 de Junho de 2007

Sem

Gabriela Almeida, Ana Roseiro e Ana Palma (em ci-ma, à direita) ganharam uma entrada dupla para o

salão e vieram a correr. Os pontos altos? O stripmasculino e a área feminina. Marotas!!

Rodrigo Silva fez uma surpresa à namorada,Susana Lopes (ambos à direita), e ofere-ceu-lhe o bilhete. Expectativas? Que ela

ganhasse coragem e fosse aprenderas danças com varão... O MU acre-

dita que a Susana fez por me-recer o convite e agradar

à sua cara--metade.

Compra-me umdaqueles,

pleeeeease!

Pessoal, agarrem-me na máquina que

eu vou subir!

Ai, ai... anafadinhasé que elas são boas!

Hehehe

Ui ui...Minhanossa...

Queria umadestas em

casa.

Que gracinha!

Isto lembra-me

qualquer coisa...

partyzone

mu by night | 5Quinta-feira, 28 de Junho de 2007

“FMI – Give me Some Money” em honra de José Mário Branco

O Festival arranca hoje, dia 28, com umespectáculo musical de Mayra Andrade(Cabo-Verde) e Músicos do Nilo (Egipto)nos Jardins da Torre de Belém, pelas22h. Mas além dos espectáculos musi-cais, a 3.ª edição do África Festival contacom uma mostra de cinema: “Sons e Vi-sões de África”, de 3 a 8 de Julho. Umanovidade em exibição no Cinema SãoJorge porque, como informa Paula Nas-

cimento, uma das organizadoras: «Ape-sar de ser um festival de música, temcontemplado desde a primeira edição al-gumas actividades noutras áreas, e esteano recaiu sobre o cinema.» Integradano programa cultural das festas de Lis-boa 2007, a mostra de cinema é impor-tante «tendo em conta que em Portugalnão há um grande conhecimento do ci-nema africano.» A entrada é livre. EA

De 28 Junho a 8 de Julho

África Festival está de volta

[Mariana Seruya Cabral][email protected]

Melo D, Ana Deus (Três TristesTigres), Nel’Assassin akaSr.Alfaite, Kalaf (BurakaSom Sistema), Armando

Teixeira e Sagas são alguns dos nomesque sobem ao palco esta quinta-feira pa-ra encarnar o «revivalismo colectivo».«Vozes de hoje, para inquietar os mes-mos fantasmas que no passado ator-mentaram José Mário Branco e todauma nação de poetas» é a breve descri-ção do comunicado da organização. A semente para o evento lançou-se du-rante um brainstorm para o projecto definal de curso da turma 2 de Produçãode Marketing de Eventos da escola Res-tart, em Lisboa. «Aproveitámos o con-teúdo histórico e social de José MárioBranco para um evento único. Apesar deser um comentário “perigoso”, arrisca-

mos dizer que ele é o pai do hip-hop, daspoken word”, explica Pedro Azevedo,responsável da organização. Com um gostinho especial, os temas deJosé Mário Branco vão ser interpretadosoficialmente na sua primeira audição pú-blica, já que o próprio proibiu a exposi-ção do “FMI” na TV ou na rádio na alturaem que foi lançado. Depois das actua-ções, a noite continuará em festa anima-da com DJ Tiago Santos, dos Cool Hipnoi-se.Pedro Azevedo expressa um desejo:«que o evento seja tão imortal como aobra de José Mário Branco.» Ele acreditaque continua a haver espaço para a mú-sica de intervenção «pois nunca podedeixar de haver sentido crítico e social».há 25 anos com José Mário Branco, ago-ra com os veteranos do hip-hop e parasempre.Local: Lisboa, Av. Infante D. Henrique,Armazém A.

Em memória dos temposem que o movimentorevolucionário portuguêsera cantado a várias vozes,chega o evento “FMI – Giveme Some Money”. OMusicBox, em Lisboa, é oespaço escolhido para umamenção honnrosa a JoséMário Branco pela boca dosartistas de hoje.

*NOVO LÍDER*

Tabela votada por ti

em cidadefm.clix.pt e

apresentada aos sábados

entre as nove e a uma da tarde

1 Nelly Furtado & Justin Timberlake Give It To Me 17

2 Beyoncé featuring Shakira Beautiful Liar 12

3 Justin Timberlake What Goes Around… 25

4 Da Weasel Dialectos Da Ternura 17

5 Bob Sinclar featuring Gary "Nesta" Pine Give A Lil' Love 7

6 Rihanna featuring Jay-Z Umbrella 9

7 P. Diddy feat. Christina Aguilera Tell Me 16

8 Enur featuring Natasja Calabria 12

9 Massari Smile For Me 11

10 Pink Nobody Knows 22

11 Nelly Furtado Say It Right 18

12 Gwen Stefani featuring Akon The Sweet Escape 22

13 Simon Webbe My Soul Pleads For You 9

14 Akon featuring Boss AC I Wanna Love You 27

15 Bob Sinclar Sound Of Freedom 7

16 Chocolate Puma Always And Forever 13

17 50 Cent Straight To The Bank 7

18 Akon Don't Matter 11

19 Expensive Soul 13 Mulheres 25

20 Killagees Hey Girl 6

21 Justin Timberlake Summer Love 5

22 Avril Lavigne featuring Lil' Mama Girlfriend 7

23 JoJo How To Touch A Girl 16

24 Lexington Bridge Kick Back 10

25 Ne-Yo Because Of You 6

26 Maroon 5 Makes Me Wonder 2

27 Avant featuring Nicole Scherzinger Lie About Us. 9

28 David Guetta Love Is Gone 2

29 Mundo Secreto Põe Aquele Som 2

30 Taio Cruz I Just Wanna Know 10

31 Beyoncé Knowles Irreplaceable 39

32 Fergie Big Girls Don't Cry 1

33 Mundo Secreto Essencia 10

34 Chris Brown Wall To Wall 1

35 T-Pain featuring Yung Joc Buy You A Drink 4

36 Cassie Long Way To Go 8

37 Mutya Buena Real Girl 2

38 Rkelly Rise Up 1

39 Ciara Like a Boy 6

40 AM2PM Dance With Me 4

Pos. Moves Artista Album W.O.C.

*MELHOR PORTUGUÊS*

*SUBIDA DA SEMANA*

*NOVA*

*ENTRADA MAIS ALTA*

*DESCIDA DA SEMANA*

*NOVA*

N

N

N

=

=

=

=

Grande Lisboa – 91,6 FMGrande Porto – 107,2 FM

Alentejo – 97,2 FMRibatejo – 99,3 FM

Algarve – 99,7 FMBraga – 104,4 FM

Coimbra – 99,7FM

N – Nova | R – Reentrada

Imortal,25 anos depois

Crítica Cd

[Myléne]Não muito distante

Neste seu segundo disco,

Myléne dá uma nova

roupagem às canções de

Madredeus. As belas músicas

do grrupo português são

apresentadas com toque

abrasileirado pela voz íntima

e elegante de Myléne,

transfoormando-os em

cânticos africanos, lamentos

dos índios e modinhas à

moda da casa. É,

efectivamente, a reunião de

três raças brasileiras: os

negros, os índios e os

portugueses, numa

sonoridade única no MMundo.

Um disco interessante onde

melhor se percebe a fusão e a

complementaridade

portuguesa e brasilleira.

PASSATEMPOO MU e a Farol têm 10 CD

para te oferecer emwww.mundouniversitario.pt

Autêntico

4 | mu by night

Quinta-feira, 28 de Junho de 2007

party zone

Agenda depoisdo sol se pôr

Porto29 de Junho, Sexta-Feira I

Melo D + Funkateer. Plano B

28 de Junho, Quinta-Feira I

António Pinho Varrgas & José

Nogueira + Miguel Borges

Coelho & Rui Taveira. Casa da

Música

4 de Julho, Quarta-Feira I 25

Ta Life + Fools Die. Porto –

Rio

Lisboa

29 de Junho, Sexta-Feira I

Puzzle. Santiago Alquimista

30 de Junho, Sábado I

António Zambujo & Luís

Represas. Castelo S. Jorge

2 de Julho, Segunda-Feira I

Gotan Project. Oeiras - Jardim

do Marquês de Poombal

13.ª edição do Super Bock Super Rock�

[Edgar Amaral][email protected]

2.Bloc Party Eles são uma das revelações do rock britânico. Inspiradosem bandas dos anos 80, como Joy Divi-sion e The Cure, a banda inglesa regres-sa mês e meio depois da actuação no Co-liseu de Lisboa para apresentar o seusegundo álbum, Weekend in the City.

Arcade Fire Em 2005, no Festival Paredes de Coura,o concerto dos Arcade Fire foi considera-do por muitos como o melhor do ano emPortugal. Ei-los de volta para apresentaro segundo álbum, Neon Bible gravadonuma igreja, adquirida pelo grupo. São abanda sensação do momento e a revistaTime descreve-os como «a mais intrigan-te banda de rock do Canadá».

Klaxons Eles são um dos fenómenos do estilonew rave, uma mistura de rock com umaforte influência da dance music. Depoisde lançarem um EP e vários singles,2007 é o ano do seu primeiro álbum, Myths of the NearFuture. Com críticas muito favoráveis da revista inglesaNME (New Music Express), já está na estrada a New RaveTour. Avizinha-se um grande espectáculo para o SBSR.

3 de Julho

The Jesus and Mary ChainOs irmãos Jim e William Reid regressaram em Abril, após oitoanos de ausência. Conhecidos por fundir melodias inspiradas nosanos 60 (The Who, Beach Boys) com guitarras distorcidas e baru-

lhentas, tornam o som sujo, digno de umpunk rock. É, sem dúvida, uma das ban-das de referência dos anos 80.

LCD SoundsystemJames Murphy é o mentor deste projectoque tem a particularidade de misturarmúsica electrónica e punk rock, ou seja,dance rock. Em 2005 Daft Punk isPlaying at my house leva-os ao topo e va-le dois Grammy. Em Março lançamSounds of Silver, um disco que já figuranos melhores de 2007. James e maisquatro amigos em palco dão um novo fi-gurino ao rock, numa toada mais dance,prometendo transformar o recinto doSBSR numa autêntica pista de dança.

The RaptureUma das bandas alternativas que giraentre o pós-punk e o art rock, entre adisco music e o rock alternativo. É, por

isso, de definição impossível em termos sonoros. Já com três ál-buns editados, o último Pieces of the people we love contou coma produção de Paul Epworth (Bloc Party), Danger Mouse (Gorillaze Gnarls Barkley) e Ewan Pearson (DJ/ Remixer). A estreia em so-lo lusitano vai com certeza ser memorável.

4 de Julho

Acto

desfile de rock stars

PUB

Porque nem só de Metallica vai viver o Super Bock Super Rock 2007, ou não fosse este umcartaz irressistível para os amantes da boa música que se faz actualmente, ficam aquioutros destaques MU.

«

mu by night | 3Quinta-feira, 28 de Junho de 2007

party zoneANTÓNIO FREITAS OPINA

- autor do programa da Antena3 Hypertensão eAlta-Tensão da SIC Radical -

Biografia Metallica�

[Edgar Amaral] [email protected]

James Hetfield (voz e guitarra) e LarsUlrich (bateria) foram os fundadoresdos Metallica e são considerados pormuitos como os pais do trash metal.

Decorria o ano de 1981 e a banda california-na, após várias mudanças, fica completacom Dave Mustaine na guitarra e Cliff Bur-ton no baixo. Por imposição de Cliff, os res-tantes membros mudam-se de armas e ba-gagens para São Francisco. Antes dolançamento do primeiro álbum – Kill´Em All,1983 – Mustaine foi despedido por “compor-tamento incorrecto”, leia-se uso excessivode drogas e álcool. Para o seu lugar entrou oex-Exodus, Kirk Hammett. De qualquer for-ma, Mustaine (que mais tarde iria fundar osMegadeth) ainda iria ter créditos em algu-mas canções. Em 1984 é lançado Ride theLightning de onde se extrai a famosa baladaFade to Black. For Whom The Bell Tolls, Cre-ping Death são outros dos clássicos. Dois anos depois chega o clássico dos clássi-cos Master of Puppets e com ele o reconhe-cimento dos media. Abrem concertos paraOzzy Osbourne e temas como Master ofPuppets ou Battery tornam este álbum umaverdadeira pérola no panorama heavy me-tal.

SUPERAR A PERDADurante a tournée Damage Inc., Cliff Bur-

ton perde a vida de forma trágica: o au-tocarro que transportava a banda derra-pou no gelo, capotou e o seu corpo foiatirado e esmagado pelo próprio auto-carro. O futuro da banda chegou a estarem causa, mas essa não seria a vontadede Cliff. A vida continuava. Para o baixo entrou Ja-son Newsted (ex-Flotsam and Jetsam) epartiram em digressão. Apesar não apre-sentar a mesma técnica nem o espíritotrash de Burton, Newsted integrou-se bemna banda e em 1988 vem para os escapa-rates ...And Justice For All. Foi um verda-deiro sucesso comercial – atingiu a sextaposição da Billboard 200 e foi nomeadopara o Grammy de Melhor Álbum de HardRock/Metal. Ainda com este álbum fazema sua estreia nos videoclips com a faixaOne.

HEAVY METAL NO TOPOEm 1991, lançam o álbum homónimo Me-

tallica (mais conhecido por Black Album).O árduo processo de gravação, que durouum ano, resultou tanto na qualidade dosom como nos arranjos musicais. Co-pro-duzido por Bob Rock, entrou para o topoda tabela de vendas em vários países evendeu mais de 15 milhões de cópias. Re-sultado? Arrancaram numa intensa digres-são que só acabaria no Outono de 1993 erecebeu ainda um Grammy e um MTVAmerican Music Award.

Depois do Black Álbum, veio oLoad e o Reload, uma fase demudança dos Metallica em ter-mos de som. Isto deveu-se aofacto de estarem mais velhoss eaparecerem até com um novovisual?Não tanto isso, mas será talvez

a fase mais esgotada da carreira. Permitiram pelaprimeira vez mostrar as suas influências em dois te-mas do Reload. Em conversa com o James, a reacçãodele foi «Oh Man, deixa estar, descontrai».

Depois da saída de Jason Newsted, em 2001, BobRock no mais recente DVD dos Metallica Some Kindof Monster, afirma: «vocês os três [James, Lars e Kirk]são a alma dos Metallica, desde que o Cliff morreu»... O Kirk é mais um outsider, quem é a alma daquelabanda é o Lars e o James porque são eles que cons-troem as músicas.

E o novo baixista (Robert Trujillo) como tem sido oseu desempenho até agora? Tem sido positivo. Para mim, ele não funciona muitobem ao vivo (calções e a correr). Mas é um excelentemúsico e excelente pessoa em termos de carácter.

E os Metallica estão de volta. O cartaz do Super Bock Super Rockdeste ano fê-los senhores do I Actoo: sorte a nossa. Para os que hojeestão em pulgas para assistir ao concerto e para os que não vão, mmasgostavam ir, fica a visita à sua respeitável carreira.

PUB

Era uma vez...

A frase...

«Os Metallicaconseguiram criaruma sonoridademuito própria e aomesmo tempodiferente. O Blackálbum fez umacoisa que muitosoutros álbuns emuitas outrasbandas nãoconseguiram, quefoi tornar oo heavymetal respeitável.Conseguiram abriras portas da RádioFM.António Freitas

[Lina Manso][email protected]

Ainda tens tempo para preparar o teuvídeo. Entre 14 de Setembro e 14 deNovembro, podes fazer o upload emwww.microfilmes.sapo.pt, site concebi-

do para a primeira edição do Festival de Microfil-mes de Lisboa. Não pode exceder os três minu-tos de duração nem os 100 Mb. Quanto ao tema,é absolutamente livre. Mas, atenção: nada demalandrices. A pornografia e a violência levam àdesclassificação imediata dos participantes.

PRÉMIO DE 1500 EUROS Os vídeos podem ser carregados em duas áreas.Segundo o dossiê de imprensa do evento, a pri-meira, de Self Generated Contents, «conterá osfilmes enviados para mera exibição no site e dis-cussão por parte da comunidade de users». Omelhor, de acordo com a avaliação do público,recebe 1500 euros em formação ou aluguer dematerial na Restart (Escola de criatividade e no-vas tecnologias). Nada mau para três minutos decriatividade, hã?!

TELEMÓVEIS TOPO DE GAMA A segunda área dirige-se à com-petição oficial. A apreciar ostrabalhos apresentados vãoestar cinco elementos, in-cluindo a argumentista dasProduções Fictícias MariaJoão Cruz (que é também co--directora do festival). E olhaque vale a pena fazer um es-forço. Os cinco primeirosclassificados têm direito a te-lemóveis topo de gama espe-cializados para a realização devídeos (incluindo os prémiosMelhor Ideia Original e Cidada-nia).Um último pormenor... Os mi-crofilmes vencedores das duascategorias mencionadas vão serexibidos numa mostra a ter lu-gar no Cinema São Jorge (Lis-boa), a 1 e 2 de Dezembro, e noPassos Manuel (Porto), a 8. Nãotens nada a perder!

Alguém parece ter rogado uma praga aodetective norte-americano John McClane.Em Die Hard 4.0 - Viver ou Morrer, o in-destrutível Bruce Willis – autor da célebreexpressão «Yippee-ki-yay, motherfuc #*» –é mais uma vez apanhado numa série deacontecimentos perturbadores.Tudo começa no Dia da Independência (4de Julho). Além de estar em guerra abertacom a filha adolescente, não vai poder go-

zar o feriado como o comum dos mor-tais (este homem não tem mesmosorte nenhuma…). A princípio, amissão parece-lhe simples e atémonótona: trazer um jovem hac-ker, Matt Farrell, para interrogató-

rio no FBI. Se o homem queria mais acção, vaitê-la. Como sempre, está no sítio erra-

do, à hora errada (o MU desconfiaque ele, no fundo, no fundo, até

gosta disso… ). Na sequela rea-lizada por Len Wiseman, cabeao herói de circunstância des-mantelar o plano “Saldo deFogo”, concebido pelo ma-quiavélico Thomas Gabriel. Es-te vilão dos tempos modernosfaz a tecnologia «refém» (con-forme adianta a sinopse daCastello Lopes Multimedia), aoatacar «a infra-estruturacomputorizada (dos EUA)que controla todas as co-municações, os transpor-tes e a energia». Mas, pa-ra quê “desligar” a naçãoe provocar o caos? Pois,nós também queríamossaber. Podes descobri-loa partir de hoje, nasvárias salas de cinemado País. LM

decisivosDie Hard 4.0

ViverMorrer

ou

2 | mu by night

Quinta-feira, 28 de Junho de 2007

party zone

Concurso

IX PortoCartoonA nona edição do evento é

composta por mais de 350

trabalhos de países tão

diferentes como a Austráliia, a

China, o Egipto, a Indonésia

ou o México. Além dos

premiados, há várias

menções honrosas como aa

atribuída ao português

António Santos (caricatura da

pintora Paula Rego). No

mesmo espaço, vão estaar em

exibição 30 desenhos

assinados por Marlene Pohle,

presidente da Federation of

Cartoonists Organnisations

(FECO), e cerca de uma

centena de cartoons da

autoria do belga Ludo

Goderis, que reuniu as

ppreferências do público no

VIII PortoCartoon.

[Ficha] Local: Museu Nacional

da Imprensa; Todos os dias

(inclluindo domingos e

feriados), das 15 às 20 horas.

1.º Festival de Microfilmes de Lisboa � Cinema�

Os filmes em formato digital,para pequenos ecrãs, é queestão a dar. Sempre em cima do acontecimentto, as Produções Fictícias estão a promover o primeiro concurso dedicado ao género.

Três minutos

PUB

Solta o Rock que há em ti!

Dir

ecto

ra:

Raq

uel

Lou

çã S

ilva

| Q

uin

ta-f

eira

, 28

de

Jun

ho

de

200

7 | N

º 73

| Se

man

al |

dis

trib

uiç

ão g

ratu

ita

| w

ww

.mu

nd

oun

iver

sita

rio.

pt

DR

Super Bock Super Rock