É preciso reconstruir! - tibbh.comtibbh.com/wp-content/uploads/2016/03/boletim_20-03-2016.pdf ·...

8
Sementeira 01 ANO: 49 Nº. 12 DATA: 20/03/2016 É preciso Reconstruir! “Então eu (Neemias) lhes disse: Vocês estão vendo a situação terrível em que estamos: Jerusalém está em ruínas, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos re-construir o muro de Jerusalém, para que não fiquemos mais nesta situação humilhante.” (Neemias 2.17). Na época de Neemias, os muros de Jerusalém estavam completamente des-truídos e a cidade não tinha mais nada, a não ser um monte de pedras sobre pe-dras. O povo estava totalmente afastado dos caminhos do Senhor. Não havia nenhuma pessoa firme para testemunhar do Deus vivo. Que situação terrível! Havia grande opressão ao redor de Israel e, todos aqueles que queriam reconstru-ir suas vidas, eram zombados e desestimulados a trabalhar. Foi neste momento tão crítico da história do povo de Israel que Deus levantou Neemias para acabar com tanta destruição, humilhação e falta de esperança daquele povo. Neemias era uma pessoa comum, servia como copeiro do rei da Pérsia, no meio de pessoas que ignoravam a Palavra de Deus. Mesmo vivendo neste ambi-ente tão difícil, ele não se contaminou com a maldade que estava ao seu redor. Em meio a tanto pecado, imoralidade, sensualidade e ausência de Deus, Neemi-as permaneceu firme em sua caminhada com Deus. Ele estudou a Palavra de Deus com intensidade, sempre buscando entender o porquê de tudo aquilo ter acontecido. Até que, no tempo certo, Deus lhe chamou para que ele fosse ajudar o seu povo a reconstruir os muros destruídos. Vivemos dias semelhantes em nosso país. Quanta corrupção, quanto des-mando por parte das autoridades, descaso com o povo mais necessitado, desejo pelo poder e domínio da nação. Quanta imoralidade, falsos ensinos, desprezo pelos valores da família e abandono deliberado do conhecimento de Deus. Há muito por reconstruir, em cada segmento da sociedade encontramos “bre-chas” que precisam ser restauradas. Porém, antes de apontarmos para a situação lá fora, devemos avaliar como está nossa casa, nosso jardim, nosso coração dian-te de Deus. O que há em nós que precisa ser reconstruído? A transformação que tanto queremos em nossas vidas e nas pessoas ao nosso redor acontece, quando nos voltamos à Palavra de Deus e jogamos fora tudo o que “não presta” em nosso coração. Todo pecado escondido, todo pensamento impuro. Deus não quer nenhuma brecha e nenhum lugar escuro dentro de nós! Fomos salvos por Jesus Cristo, para sermos luz do mundo e andarmos em santidade. Que sejamos como Neemias: intensos em nosso relacionamento com Deus; mobilizando pessoas para servir ao Senhor; atentos e obedientes ao cha-mado que Ele nos fez. Que o Senhor desperte cada um de nós no cumprimento de Sua vontade. Pr. Francinaldo Freire

Upload: vonguyet

Post on 03-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: É preciso Reconstruir! - tibbh.comtibbh.com/wp-content/uploads/2016/03/Boletim_20-03-2016.pdf · estava totalmente afastado dos caminhos do Senhor. Não havia nenhuma pessoa fi rme

Sementeira 01

ANO: 49 Nº. 12 DATA: 20/03/2016

É preciso Reconstruir!“Então eu (Neemias) lhes disse: Vocês estão vendo a situação terrível em que estamos: Jerusalém está em ruínas, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos re-construir o muro de

Jerusalém, para que não fi quemos mais nesta situação humilhante.” (Neemias 2.17).

Na época de Neemias, os muros de Jerusalém estavam completamente des-truídos e a cidade não tinha mais nada, a não ser um monte de pedras sobre pe-dras. O povo estava totalmente afastado dos caminhos do Senhor. Não havia nenhuma pessoa fi rme para testemunhar do Deus vivo. Que situação terrível! Havia grande opressão ao redor de Israel e, todos aqueles que queriam reconstru-ir suas vidas, eram zombados e desestimulados a trabalhar.

Foi neste momento tão crítico da história do povo de Israel que Deus levantou Neemias para acabar com tanta destruição, humilhação e falta de esperança daquele povo.

Neemias era uma pessoa comum, servia como copeiro do rei da Pérsia, no meio de pessoas que ignoravam a Palavra de Deus. Mesmo vivendo neste ambi-ente tão difícil, ele não se contaminou com a maldade que estava ao seu redor. Em meio a tanto pecado, imoralidade, sensualidade e ausência de Deus, Neemi-as permaneceu fi rme em sua caminhada com Deus. Ele estudou a Palavra de Deus com intensidade, sempre buscando entender o porquê de tudo aquilo ter acontecido. Até que, no tempo certo, Deus lhe chamou para que ele fosse ajudar o seu povo a reconstruir os muros destruídos.

Vivemos dias semelhantes em nosso país. Quanta corrupção, quanto des-mando por parte das autoridades, descaso com o povo mais necessitado, desejo pelo poder e domínio da nação. Quanta imoralidade, falsos ensinos, desprezo pelos valores da família e abandono deliberado do conhecimento de Deus.

Há muito por reconstruir, em cada segmento da sociedade encontramos “bre-chas” que precisam ser restauradas. Porém, antes de apontarmos para a situação lá fora, devemos avaliar como está nossa casa, nosso jardim, nosso coração dian-te de Deus. O que há em nós que precisa ser reconstruído? A transformação que tanto queremos em nossas vidas e nas pessoas ao nosso redor acontece, quando nos voltamos à Palavra de Deus e jogamos fora tudo o que “não presta” em nosso coração. Todo pecado escondido, todo pensamento impuro.

Deus não quer nenhuma brecha e nenhum lugar escuro dentro de nós! Fomos salvos por Jesus Cristo, para sermos luz do mundo e andarmos em santidade. Que

sejamos como Neemias: intensos em nosso relacionamento com Deus; mobilizando pessoas para servir ao Senhor; atentos e obedientes ao cha-mado que Ele nos fez.

Que o Senhor desperte cada um de nós no cumprimento de Sua vontade.

Pr. Francinaldo Freire

Page 2: É preciso Reconstruir! - tibbh.comtibbh.com/wp-content/uploads/2016/03/Boletim_20-03-2016.pdf · estava totalmente afastado dos caminhos do Senhor. Não havia nenhuma pessoa fi rme

Sementeira 02

30 MINUTOS DE ORAÇÃOLembramos a todos os irmãos que há uma reunião de oração 30 minutos

antes dos cultos, na sala D. Djanira Barbosa:

•Domingo - manhã: 08h30min às 9h00min- noite: 18h30min às 19h00min

•Quinta-feira: 19h00min às 19h30min

Esta reunião é dirigida pelas células de acordo com a escala afixada na sala de oração. Porém, as células não devem participar apenas no seu dia escalado e sim, pelo menos, em um momento de oração a cada semana. Esses momentos de oração são para todos os obreiros e toda a igreja.

Vamos todos juntos orar por nossas células, pelos ministérios, liderança e obreiros da Igreja. Se quisermos um avivamento em nossa igreja temos que pagar o preço na oração.

QUINZE ANOS DE MARAVILHASNo último fim de semana a

nossa missão em Maravilhas comemorou 15 anos de existência. O Pastor Állan e juntamente com toda a congregação fizeram a comemoração nos dias 12 e 13 de março. No dia 12 estiveram pre-sentes os representantes das igrejas evangélicas da cidade e foi preciso colocar cadeiras na rua para as pessoas assentarem.

No domingo à noite foi completada a comemoração do aniversário da missão. Estiveram presentes o pastor João Leão juntamente com os irmãos Enéas Xavier, missionário Robson Martins e Áureo D. Assis.

O pastor João Leão foi o pregador da noite. E também recebeu homenagem da congregação por seus vinte e cinco anos de ministério como pastor titular da Terceira Igreja. Depois do culto foi ofere-cido aos presentes um bolo do aniversá-rio da missão.

O pastor Állan informou, na ocasião, que os irmãos da missão em Papagaios continuam animados e querem a continuação do trabalho ali.

Foi uma noite abençoada essa da comemoração do aniversário da mis-são, que tem perdido membros que se mudam à procura de trabalho em outras cidades, mas que prossegue animada na Obra do Senhor.

Congregação prestou homenagem ao pastor João Leão

BíBLIAS E LIVROS...Temos muitas Bíblias à venda em nossa Igreja. Bíblias de tamanhos e cores

variadas que são adquiridas junto à Sociedade Bíblica do Brasil e revendidas a preço de custo. Visite também, nossa biblioteca e veja os nossos títulos que podem ser emprestados para sua leitura e edificação.

Page 3: É preciso Reconstruir! - tibbh.comtibbh.com/wp-content/uploads/2016/03/Boletim_20-03-2016.pdf · estava totalmente afastado dos caminhos do Senhor. Não havia nenhuma pessoa fi rme

Sementeira 03

ENcERRAMOS HOjE O NOSSO jEjUM “DE DANIEL”“Naqueles dias, eu, Daniel, pranteei durante três semanas. Manjar desejável não

comi, nem carne, nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com óleo algum, até que passaram as três semanas inteiras” (Daniel 10.2,3).

“Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num

só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica” (Fp 1.27).

Este período de jejum teve a duração de vinte e um (21) dias, pois, inicia-mos na segunda-feira dia 29/02, o que se estendeu até hoje dia 20 de março.

Nesse período estivemos orando por nós mesmos: Consagrando-nos ao Se-nhor, nos dedicando a Ele e buscando um avivamento pessoal. Também inclu-ímos nossas necessidades pessoais. Oramos por nossas famílias: Por salvação de familiares, por paz nos lares. Também oramos pela Igreja: Por um des-pertamento espiritual; por poder para testemunhar (Atos 1.8); por unidade e comunhão dos crentes; Por salvação de pessoas. E oramos pela Pátria, pelas grandes necessidades e problemas do nosso País.

Agradecemos o empenho de cada um dos irmãos. Certamente, vamos colher os frutos de nossa dedicação ao Senhor. Que Seu nome seja glorificado em nos-sas vidas em todo tempo.

ENcONTRO cOM DEUSPrepare-se para participar do nosso Encontro com Deus, nos dias 15 a 17 de

abril no Sítio Recanto L´Abri em Matozinhos/MG. Faça sua inscrição hoje mesmo, mediante o pagamento do valor de R$ 80,00. Este valor cobre todas as despesas de hospedagem, alimentação e transporte para o nosso retiro. Procure a ir. Vera Lúcia, apanhe a ficha de inscrição e preencha seus dados.

Caso você deseje levar alguém, faça também a reserva ainda hoje. Se deseja abençoar alguém pagando a inscrição, pode encaminhar sua oferta para a ir. Vera ou em nossa secretaria durante a semana. Esta é uma boa oportunidade de você investir na vida de alguém de sua família ou amigo a quem esteja evangelizando.

Serão dias abençoados e contamos com as orações de todos pela realização deste trabalho.

NOTícIAS DO MISS. GERALDO LINO BERTOLDORecebemos uma ligação telefônica do nosso missionário Geraldo Lino, obreiro

no campo de Santo Antônio do Cruzeiro. Ele contou das muitas lutas que estão enfrentando no campo, mas, com muitas vitórias também. A Igreja vai muito bem com o trabalho de adolescentes e jovens em crescimento.

Na última semana, seu cunhado Sr. João de Deus, que reside em Nova Lima, ir-mão da ir. Elgita Maria Bertoldo sofreu um acidente de carro e se encontra internado no Hospital João XXIII. O miss. Geraldo Lino pede as orações da igreja em favor do seu cunhado, que ainda não confessou a Jesus como salvador. A ir. Elgita esteve em Belo Horizonte para acompanha-lo e já retornou à Santo Antônio do Cruzeiro.

Oremos pelos nossos irmãos, pela salvação e restauração do seu cunhado e, pelo trabalho em Santo Antônio do Cruzeiro.

Page 4: É preciso Reconstruir! - tibbh.comtibbh.com/wp-content/uploads/2016/03/Boletim_20-03-2016.pdf · estava totalmente afastado dos caminhos do Senhor. Não havia nenhuma pessoa fi rme

Sementeira 04

PRINcESA (GÊNESIS 17.15 E 19)Como é uma princesa? Geralmente é jovem e bonita, não é verdade?Deus mudou o nome de Sarai para SARA. Você sabe o significado de Sara?

“Princesa”. Significa que Deus amava a Sara assim como ele ama a todas as pessoas, assim como ama VOCÊ!

Sara, porém, não era jovem. Ela era uma idosa de 90 anos. O que Deus prometeu a ela? Que teria um ___________! Espera aí! Ter um fi lho nessa idade?

Sim, porque os planos de Deus sempre dão certo!Para Deus você é mais importante que um príncipe ou uma princesa. Ele tem

bons planos para você. Peça a Deus, em oração, pelo seu futuro! Ele guiará você! Com certeza, ele saberá o que é melhor para sua vida. Comece hoje mesmo.

Page 5: É preciso Reconstruir! - tibbh.comtibbh.com/wp-content/uploads/2016/03/Boletim_20-03-2016.pdf · estava totalmente afastado dos caminhos do Senhor. Não havia nenhuma pessoa fi rme

Sementeira 05

ÂNcORA DA ALMA

“Nele, o nosso coração se alegra, pois confi amos no seu santo nome” (Sl 33.21)

Quando uma tempestade súbita se abate sobre um navio ancorado, só a corrente e a âncora presa nas rochas impedem que ele e a tripulação sejam levados à deriva. Claro que, quanto mais violenta a tempestade, mais forte terão de ser as amarras. Nos momentos de tensão, nossas esperanças precisam estar bem ancoradas – não em desejos ou sentimentos, mas na promessa de Deus. Como o autor de Hebreus disse: “Temos esta esperança como âncora da alma, fi rme e segura” (6.9 – NVI).

É muito confortador saber que temos uma âncora segura em nosso casamento. Muitas tempestades ameaçam nos vencer, mas Jesus Cristo continua conosco. Podemos contar com a libertação que ele nos prometeu. Podemos não saber o que o futuro reserva para nossa família, carreira, fi nanças ou sonhos – mas podemos descansar sabendo que nossa alma está segura nas mãos do Deus todo-poderoso.

Aqui entre nós...

• Você se lembra de alguma vez em que pensou que as tempestades da vida iriam fazer você naufragar? O que manteve seu barco navegando?

• Além de Deus, quem ou o quê leva segurança e estabilidade à sua vida?• Alguma vez você sentiu à deriva espiritualmente? Se já, como posso ajudar?• Temos colocado nossas esperanças e sonhos nas mãos de Deus? Se não, vamos

fazer isso juntos agora?

Senhor, tu conheces os desejos do nosso coração e também nossos temores secretos. Mas reconhecemos teu amor permanente e tuas promessas que não podem falhar. Agradecemos por seres nossa rocha. Entregamos hoje a ti nossas esperanças e sonhos para que cuides dele, porque confi amos em ti. Amém.

Devocional para casaisJames e Shirley Dobson

Editora Betânia - Página 264Usado com permissão

Page 6: É preciso Reconstruir! - tibbh.comtibbh.com/wp-content/uploads/2016/03/Boletim_20-03-2016.pdf · estava totalmente afastado dos caminhos do Senhor. Não havia nenhuma pessoa fi rme

Sementeira 06

cALENDÁRIO EcLESIÁSTIcO

O PODER DA ORAÇÃO NAS cÉLULAS

A oração é essencial se quisermos ter uma célula de sucesso. Não podemos nos esquecer disto. Não adianta pensar apenas em estratégias e novas técnicas para desenvolver nossa célula visando à multiplicação. O poder da oração é que guia as células para esse fi m.

Às vezes, as células aparentam estar indo bem, porém não se vê vidas sen-do salvas, nem vidas transformadas. É preciso pagar um preço em oração para que isto aconteça, pois somente o Espírito Santo de Deus pode realizar isto na vida das pessoas que fre-quen-tam nossas células.

A oração na célula pelas necessida-des de seus membros e a oração pelas células é que fornecem uma combi-nação adequada para o agir de Deus em uma igreja em células. A principal resposta para o crescimento pessoal e transformação de vidas em nossas cé-lulas é a oração. A oração nos ensina a depender de Deus para uma multipli-cação efi caz de nossas células.

Portanto, a dependência da oração deve ser a marca na vida de um líder de célula, na condução de sua célula. O lí-der deve estar permeado com a oração.

A oração muda vidas.

Miss. Vera Lúcia Rocha

MARÇO

Dia 20• Ceia do Senhor (Não haverá EBD

nesta manhã, nosso culto tem início às 9h).

• Encerramento do período de 21 dias do Jejum de Daniel

Dia 25• Vigília

Dia 27• Domingo de Páscoa

ABRIL

Dia 9• Bazar

Dia 10• Almoço na igreja

Dia 11• Reunião de Oração de Casais

Dias 15 a 17• Retiro Encontro com Deus

Dias 17• Ceia do Senhor (Não haverá EBD

nesta manhã, nosso culto tem início às 9h).

Page 7: É preciso Reconstruir! - tibbh.comtibbh.com/wp-content/uploads/2016/03/Boletim_20-03-2016.pdf · estava totalmente afastado dos caminhos do Senhor. Não havia nenhuma pessoa fi rme

Sementeira 07

PEDIDOS DE ORAÇÃO PARA A SEMANA

ANIVERSARIANTES LOUVOR

PORTARIA

INTRODUTORES (culto à noite)

ANIVERSARIANTESDE cASAMENTO

DIA PELA IGREjA PELO FUNDO PELA PATRíA/OUTROS

20/03

Ore agradecendo a Deus pelo período de 21 dias do jejum de Daniel que encer-ra hoje.

Pelo casal de missionários Robson, Meire Ellen e suas filhas que ministram a Pala-vra esta manhã na Igreja.

Oremos pelo fim da corrup-ção em nossa nação e para que haja crescimento da economia.

21/03

Agradecendo os testemunhos que ouvimos em nossa ultima reunião de oração de casais na Igreja.

Oremos pelo Sr. João de Deus, cunhado do miss. Geraldo Lino, que sofreu acidente de carro.

Oremos pelo problema do crescimento da violência e tráfico de drogas em nossos bairros.

22/03Ore pelas células que se reúnem nos lares de irmãos de nossa Igreja.

Agradeça as comemorações do aniversário de 15 anos da obra em Maravilhas.

Continuemos em oração pelo problema de epidemia de dengue em nosso país.

23/03Pelos preparativos para o nosso Retiro Encontro com Deus em abril.

Ore pelo trabalho missioná-rio na cidade de Papagaios.

Ore por salvação de auto-ridades nos governos fede-ral, estadual e municipal.

24/03Pelo culto de Renovação Es-piritual que acontece toda quinta-feira às 19h30.

Oremos pela diretoria do Fundo Missionário Achilles Barbosa e Júnior.

Oremos por segurança nas estradas brasileiras e pelos caminhoneiros em greve.

25/03Pelo trabalho dos homens em suas visitas e assistência à Casa de Damasco.

Pelo missionário Enisval, ir. Graça e seus filhos Josué e Amanda na Jocum Pitangui.

Ore pela Igreja Evangélica e liderança evangélica no Brasil.

26/03Pela juventude de nossa igreja – por firmeza e cres-cimento espiritual.

Por um grande avivamento nos campos do Fundo Mis-sionário.

Ore por Avivamento espi-ritual em todo o território nacional.

DIA 20/03 – Raquel Moreira OberdáDIA 21/03 – José Carlos de Freitas Alves

José Raimundo de Araújo (GOUVanilda de Araújo Camilo

DIA 22/03 – Adriana Ferreira Assis CupertinoJosé Joaquim Bispo

DIA 23/03 – João Roberto OberdáDIA 25/03 – Derli Gomes de Souza Laureano

Maria José Neves de Souza (GOU)Maria Terezinha da Silva Pereira (SAC)

DIA 26/03 – Gilson de Oliveira SáRoseli Ribeiro (CAR)

DIA 22/03 - Grace e Sérgio Parreira Zuza (MAR);Silmara e Valter Rodrigues Pereira (CP);

DIA 24/03 – Maria Neide e Vicente de Paula Ribeiro Santos

“Todas as nações vos chamarão felizes,porque vós sereis uma terra deleitosa,diz o SENHOR dos Exércitos” (Ml 3.12).

HOjE, DIA 20/03/16:Manhã: Luciana Mendes e ElbertNoite: Deives e Carolina Oliveira

PRÓXIMO DOMINGO, DIA 27/03/16:Manhã: Raquel Paula e IsabelaNoite: Maurício e Miriam Paula

HOjE, DIA 20/03/16:Manhã: José Joaquim Bispo

PRÓXIMO DOMINGO, DIA 27/03/16: Manhã: Áureo Assis

HOjE, DIA 20/03/16:Cupertino e Fátima

PRÓXIMO DOMINGO, DIA 27/03/16: Milton e Mônica

Page 8: É preciso Reconstruir! - tibbh.comtibbh.com/wp-content/uploads/2016/03/Boletim_20-03-2016.pdf · estava totalmente afastado dos caminhos do Senhor. Não havia nenhuma pessoa fi rme

Sementeira 08

Nos últimos anos em nossa comunidade eclesiástica, muitos jovens casaram-se. Isso é muito importante e bom, pois a família foi constituída por Deus e é base da nossa sociedade.

Passar por problemas, cri-ses e discussões é normal em um relacionamento entre duas pessoas completamente dife-rentes, mas muitos sofrimen-tos desnecessários podem ser evitados se o casal mantiver uma comunicação sadia, trans-parente e focada em resolver toda e qualquer situação.

O casal precisa sempre manter o diálogo. Um deve ouvir e entender o que o outro está falando, colocar-se em seu lugar e procurar ceder para o benefi cio do relacionamento.

Como ouvi bastante no curso de noivos: “Você não casou para ser feliz, mas para fazer o outro feliz”. Pensemos e pratiquemos isso jovens casais.

Aguinaldo Ferreira

cOMUNIcAÇÃOSADIA(2 crônicas 7.14)