É possível ser feliz no campo através da agricultura familiar

2
Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Ano 8 • nº 1523 Outubro/2014 Janduís/RN É POSSÍVEL SER FELIZ NO CAMPO ATRAVÉS DA AGRICULTURA FAMILIAR É sempre grande o número de pessoas que apostam na permanência no campo como caminho para uma vida mais feliz. A questão da agricultura familiar tem vários princípios: um deles é a utilização da mão de obra especialmente da família para trabalhar aquele espaço; outro, é a diversificação da produção. Esses dois fatores possibilitam que milhares de famílias no Brasil possam viver e serem felizes através da Agricultura Familiar. Vem da Comunidade de Permissão, município de Janduís/RN, mais um caso de sucesso, a história do Senhor Francisco Floriano Filho (37), conhecido por Novo Neco Dona Jacinta Araujo da Costa Floriano (32), são casados e tem duas filhas Fantine (11) e Joselina (03). O casal sempre trabalhou na agricultura. Na sua propriedade podemos encontrar uma vasta produção de frutas e legumes. Apesar de muito esforço e trabalho, a família consegue viver dignamente produzindo em sua pequena propriedade. O casal já tinha conquistado a cisterna de 16 mil litros, garantindo assim uma água de qualidade para o consumo humano. Esse ano chegou até a comunidade de Seu Novo o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). Com a cisterna calçadão, a família também pode participar de cursos, capacitações, intercâmbios municipais e estaduais, além do caráter produtivo de avecultura, justamente para aproveitar as sobras das hortaliças, introduzindo na ração das aves, o que possibilitou uma mudança significativa na forma de trabalho e de convivência com o semiárido. Dona Jacinta há algum tempo atrás já tinha participado de grupos de mulheres agricultoras que tiveram capacitações para plantio de hortas. A partir daí a ideia foi sendo amadurecida pelo casal, com o P1+2, além do Curso de GAPA (Gerenciamento de Água para Produção de Alimentos), eles também foram escolhidos pelo Centro Padre Pedro Neefs para servir de modelo de implantação do Caráter Produtivo no Curso do SSMA (Sistema Simplificado de Manejo de Água). O casal e os demais agricultores/as que participaram da capacitação aprenderam a produzir um canteiro de hortas econômico. Após a construção do primeiro, Seu Novo e Dona Jacinta perceberam que a ideia era boa, resolveram, portanto ampliar a produção, três meses após o SSMA, a família já DEDICAÇÃO: é o que representa o trabalho de Seu Novo e Dona Jacinta.

Upload: articulacaosemiarido

Post on 23-Jul-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

O candeeiro traz a história de Seu Novo e Dona Jacinta, casal da Comunidade de Permissão em Janduís/RN. A família após conquistar a cisterna calçadão do P1+2, começou a produzir frutas e hortaliças através de canteiros econômicos aprendido no Curso do SSMA (Sistema Simplificado de Manejo de Água), garantindo a segurança alimentar da família, além de gerar renda com a venda dos excedentes.

TRANSCRIPT

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Ano 8 • nº 1523

Outubro/2014

Janduís/RN

É POSSÍVEL SER FELIZ NO CAMPO ATRAVÉS DA AGRICULTURA FAMILIAR

É sempre grande o número de pessoas que apostam na permanência no campo como caminho para uma vida mais feliz. A questão da agricultura familiar tem vários princípios: um deles é a utilização da mão de obra especialmente da família para trabalhar aquele espaço; outro, é a diversificação da produção. Esses dois fatores possibilitam que milhares de famílias no Brasil possam viver e serem felizes através da Agricultura Familiar. Vem da Comunidade de Permissão, município de Janduís/RN, mais um caso de sucesso, a história do Senhor Francisco Floriano Filho (37), conhecido por Novo Neco Dona Jacinta Araujo da Costa Floriano (32), são casados e tem duas filhas Fantine (11) e Joselina (03). O casal sempre trabalhou na agricultura. Na sua propriedade podemos encontrar uma vasta produção de frutas e legumes. Apesar de muito esforço e trabalho, a família consegue viver dignamente produzindo em sua pequena propriedade. O casal já tinha conquistado a cisterna de 16 mil litros, garantindo assim uma água de qualidade para o consumo humano. Esse ano chegou até a comunidade de Seu Novo o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). Com a cisterna calçadão, a família também pode participar de cursos, capacitações, intercâmbios municipais e estaduais, além do caráter produtivo de avecultura, justamente para aproveitar as sobras das hortaliças, introduzindo na ração das aves, o que possibilitou uma mudança significativa na forma de trabalho e de convivência com o semiárido. Dona Jacinta há algum tempo atrás já tinha participado de grupos de mulheres agricultoras que tiveram capacitações para plantio de hortas. A partir daí a ideia foi sendo amadurecida pelo casal, com o P1+2, além do Curso de GAPA (Gerenciamento de Água para Produção de Alimentos), eles também foram escolhidos pelo Centro Padre Pedro Neefs para servir de modelo de implantação do Caráter Produtivo no Curso do SSMA (Sistema Simplificado de Manejo de Água). O casal e os demais agricultores/as que participaram da capacitação aprenderam a produzir um canteiro de hortas econômico. Após a construção do primeiro, Seu Novo e Dona Jacinta perceberam que a ideia era boa, resolveram, portanto ampliar a produção, três meses após o SSMA, a família já

DEDICAÇÃO: é o que representa o trabalho de Seu Novo e Dona Jacinta.

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Articulação Semiárido Brasileiro – Rio Grande do Norte

Realização Apoio

CENTRO PADRE PEDRO NEEF`S

conta com doze canteiros de produção de hortas e frutas, o que possibilitou a garantia da segurança alimentar da família. O excedente o casal vende, gerando assim renda no final do mês, ajudando a pagar algumas despesas da casa. Novo se destaca na região por ser um grande produtor rural. Além da plantação de frutos e hortaliças, como coentro, pimentinha, pimentão, abobora, acerola, mamão, capim-santo, hortelã, tomate, entre outros, ele também cria suínos e aves. O agricultor nos conta com alegria de como a vida da sua família melhorou com a chegada da Cisterna Calçadão da ASA (Articulação Semiárido Brasileiro), a cada semana ele planta algo novo, está sempre buscando aprender, trocando experiências com outros agricultores para ir renovando sua plantação, cuidando dela com bastante zelo e carinho. Seu Novo e Dona Jacinta também destacam a importância das cisternas e dos barreiros trincheira para sua comunidade, já que agora os agricultores/as podem produzir seus alimentos de maneira orgânica, no quintal das suas residências. Proporcionando assim uma maior comodidade aos beneficiados. Toda a família se sente feliz, pois através do P1+2 (Programa Uma Terra e Duas Águas), a vida melhorou significativamente. Eles acreditam que isso acontecerá com todas as outras famílias que irão ser beneficiadas pelo programa. No ano em que a ASA completa 15 anos de existência, A Família de Novo e Dona Jacinta é mais um grande exemplo que devemos continuar ampliando a resistência, fortalecendo a convivência com o semiárido.

Novo e Dona Jacinta cuidam diariamente com muita carinho e amor da sua plantação, fazendo da sua propriedade um grande potencial de frutas e hortaliças.

A Família de Novo e Dona Jacinta é mais um caso de sucesso e felicidade no Semiárido Potiguar.