e. m. dr. leandro franceschini ano... · 2020. 4. 15. · 1 e. m. dr. leandro franceschini r:...

12
1 E. M. DR. LEANDRO FRANCESCHINI R: Geraldo de Souza, nº 157/221 – Jd. Carlos Basso - Sumaré/SP Telefones: (19) 3873-2605/3873-7296/3873-1574 www.leandrofranceschini.com.br Nome: NOTA Série/Curso: 1º Disciplina: Língua Portuguesa Data: 04/04/20 1º SEMESTRE Professora: Aline Bitencourt/ Priscila de Godoy PRIMEIROS ANOS SIMULADO ENEM 01) E-mail com hora programada Redação INFO, 28 de agosto de 2007. Agende o envio de e-mails no Thunderbird com a extensão SendLater Nem sempre é interessante mandar um e-mail na hora. Há situações em que agendar o envio de uma mensagem é útil, como em datas comemorativas ou quando o e-mail serve para lembrar o destinatário de algum evento futuro. O Thunderbird, o ótimo cliente de e-mail do grupo Mozilla, conta com uma extensão para esse fim. Trata-se do SendLater. Depois de instalado, ele cria um item no menu de criação de mensagens que permite marcar o dia e a hora exatos para o envio do e-mail. Só há um ponto negativo: para garantir que a mensagem seja enviada na hora, o Thunderbird deverá estar em execução. Senão, ele mandará o e-mail somente na próxima vez que for rodado. Disponível em: http://info.abril.com.br. Acesso em: 18 fev. 2012 (adaptado). Considerando-se a função do SendLater, o objetivo do autor do texto E-mail com hora programada é a) eliminar os entraves no envio de mensagens via e-mail. b) viabilizar a aquisição de conhecimento especializado pelo usuário. c) permitir a seleção dos destinatários dos textos enviados. d) controlar a quantidade de informações constantes do corpo do texto. e) divulgar um produto ampliador da funcionalidade de um recurso comunicativo. 02) Nós, brasileiros, estamos acostumados a ver juras de amor, feitas diante de Deus, serem quebradas por traição, interesses financeiros e sexuais. Casais se separam como inimigos, quando poderiam ser bons amigos, sem tramas. Bastante interessante a reportagem sobre separação. Mas acho que os advogados consultados, por sua competência, estão acostumados a tratar de grandes separações. Será que a maioria dos leitores da revista tem obras de arte que precisam ser fotografadas antes da separação? Não seria mais útil dar conselhos mais básicos? Não seria interessante mostrar que a separação amigável não interfere no modo de partilha dos bens? Que, seja qual for o tipo de separação, ela não vai prejudicar o direito à pensão dos filhos? Que acordo amigável deve ser assinado com atenção, pois é bastante complicado mudar suas cláusulas? Acho que essas são dicas que podem interessar ao leitor médio. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com. Acesso em: 26 fev. 2012 (adaptado).

Upload: others

Post on 04-Nov-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: E. M. DR. LEANDRO FRANCESCHINI Ano... · 2020. 4. 15. · 1 E. M. DR. LEANDRO FRANCESCHINI R: Geraldo de Souza, nº 157/221 – Jd. Carlos Basso - Sumaré/SP Telefones: (19) 3873-2605/3873-7296/3873-1574

1

E. M. DR. LEANDRO FRANCESCHINI R: Geraldo de Souza, nº 157/221 – Jd. Carlos Basso - Sumaré/SP

Telefones: (19) 3873-2605/3873-7296/3873-1574 www.leandrofranceschini.com.br

Nome: Nº NOTA

Série/Curso: 1º Disciplina: Língua Portuguesa

Data: 04/04/20 1º SEMESTRE Professora: Aline Bitencourt/ Priscila de

Godoy

PRIMEIROS ANOS

SIMULADO ENEM

01) E-mail com hora programada

Redação INFO, 28 de agosto de 2007.

Agende o envio de e-mails no Thunderbird com a extensão SendLater Nem sempre é interessante mandar um e-mail na hora. Há situações em que agendar o envio de uma mensagem é útil, como em datas comemorativas ou quando o e-mail serve para lembrar o destinatário de algum evento futuro. O Thunderbird, o ótimo cliente de e-mail do grupo Mozilla, conta com uma extensão para esse fim. Trata-se do SendLater. Depois de instalado, ele cria um item no menu de criação de mensagens que permite marcar o dia e a hora exatos para o envio do e-mail. Só há um ponto negativo: para garantir que a mensagem seja enviada na hora, o Thunderbird deverá estar em execução. Senão, ele mandará o e-mail somente na próxima vez que for rodado.

Disponível em: http://info.abril.com.br. Acesso em: 18 fev. 2012 (adaptado).

Considerando-se a função do SendLater, o objetivo do autor do texto E-mail com hora programada é

a) eliminar os entraves no envio de mensagens via e-mail. b) viabilizar a aquisição de conhecimento especializado pelo usuário. c) permitir a seleção dos destinatários dos textos enviados. d) controlar a quantidade de informações constantes do corpo do texto. e) divulgar um produto ampliador da funcionalidade de um recurso comunicativo. 02) Nós, brasileiros, estamos acostumados a ver juras de amor, feitas diante de Deus, serem quebradas por

traição, interesses financeiros e sexuais. Casais se separam como inimigos, quando poderiam ser bons amigos, sem tramas. Bastante interessante a reportagem sobre separação. Mas acho que os advogados consultados, por sua competência, estão acostumados a tratar de grandes separações. Será que a maioria dos leitores da revista tem obras de arte que precisam ser fotografadas antes da separação? Não seria mais útil dar conselhos mais básicos? Não seria interessante mostrar que a separação amigável não interfere no modo de partilha dos bens? Que, seja qual for o tipo de separação, ela não vai prejudicar o direito à pensão dos filhos? Que acordo amigável deve ser assinado com atenção, pois é bastante complicado mudar suas cláusulas? Acho que essas são dicas que podem interessar ao leitor médio.

Disponível em: http://revistaepoca.globo.com. Acesso em: 26 fev. 2012 (adaptado).

Page 2: E. M. DR. LEANDRO FRANCESCHINI Ano... · 2020. 4. 15. · 1 E. M. DR. LEANDRO FRANCESCHINI R: Geraldo de Souza, nº 157/221 – Jd. Carlos Basso - Sumaré/SP Telefones: (19) 3873-2605/3873-7296/3873-1574

2

O texto foi publicado em uma revista de grande circulação na seção de carta do leitor. Nele, um dos leitores manifesta-se acerca de uma reportagem publicada na edição anterior. Ao fazer sua argumentação, o autor do texto

a) faz uma síntese do que foi abordado na reportagem. b) discute problemas conjugais que conduzem à separação. c) aborda a importância dos advogados em processos de separação. d) oferece dicas para orientar as pessoas em processos de separação. e) rebate o enfoque dado ao tema pela reportagem, lançando novas ideias.

Texto para a questão 03

Não somos tão especiais

Todas as características tidas como exclusivas dos humanos são compartilhadas por outros animais, ainda que em menor grau.

INTELIGÊNCIA A ideia de que somos os únicos animais racionais tem sido destruída desde os anos 40. A maioria das aves e mamíferos tem algum tipo de raciocínio.

AMOR O amor, tido como o mais elevado dos sentimentos, é parecido em várias espécies, como os corvos, que também criam laços duradouros, se preocupam com o ente querido e ficam de luto depois de sua morte.

CONSCIÊNCIA Chimpanzés se reconhecem no espelho. Orangotangos observam e enganam humanos distraídos. Sinais de que sabem quem são e se distinguem dos outros. Ou seja, são conscientes.

Page 3: E. M. DR. LEANDRO FRANCESCHINI Ano... · 2020. 4. 15. · 1 E. M. DR. LEANDRO FRANCESCHINI R: Geraldo de Souza, nº 157/221 – Jd. Carlos Basso - Sumaré/SP Telefones: (19) 3873-2605/3873-7296/3873-1574

3

CULTURA O primatologista Frans de Waal juntou vários exemplos de cetáceos e primatas que são capazes de aprender novos hábitos e de transmiti-los para as gerações seguintes. O que é cultura se não isso?

BURGIERMAN, D. Superinteressante, n.° 190, jul. 2003.

03) O título do texto traz o ponto de vista do autor sobre a suposta supremacia dos humanos em relação aos outros animais. As estratégias argumentativas utilizadas para sustentar esse ponto de vista são

a) definição e hierarquia. b) exemplificação e comparação. c) causa e consequência. d) finalidade e meios. e) autoridade e modelo.

Observe a charge para responder à questão 4.

Disponível em: www.ivancabral.com. Acesso em: 27 fev. 2012.

04) O efeito de sentido da charge é provocado pela combinação de informações visuais e recursos linguísticos. No contexto da ilustração, a frase proferida recorre à

a) polissemia, ou seja, aos múltiplos sentidos da expressão “rede social” para transmitir a ideia que pretende veicular. b) ironia para conferir um novo significado ao termo “outra coisa”. c) homonímia para opor, a partir do advérbio de lugar, o espaço da população pobre e o espaço da população rica. d) personificação para opor o mundo real pobre ao mundo virtual rico. e) antonímia para comparar a rede mundial de computadores com a rede caseira de descanso da família.

Leia o texto:

Milagres do povo

Page 4: E. M. DR. LEANDRO FRANCESCHINI Ano... · 2020. 4. 15. · 1 E. M. DR. LEANDRO FRANCESCHINI R: Geraldo de Souza, nº 157/221 – Jd. Carlos Basso - Sumaré/SP Telefones: (19) 3873-2605/3873-7296/3873-1574

4

Quem descobriu o Brasil Foi o negro que viu A crueldade bem de frente E ainda produziu milagres De fé no extremo ocidente Ojú Obá ia lá e via Xangô manda chamar Obatalá guia Mamãe Oxum chora Lágrima de alegria Pétala de Iemanjá Iansã Oiá ria Ojú Obá ia lá e via Ojú Obá ia Obá VELOSO, Caetano. Milagres do povo. Gravadora Gapa/Warner Chappell, 1985.

05) Nesse trecho da letra da canção Milagres do povo, pode-se identificar:

a) a incorporação de elementos da cultura africana pela cultura brasileira. b) o contato entre elementos das culturas italiana e brasileira. c) a incorporação de elementos da cultura indígena pela cultura brasileira. d) o contato entre elementos das culturas asiática e brasileira. e) a incorporação de elementos da cultura norte-americana pela cultura brasileira.

06) Paulo mora em Natal; Ana, em Fortaleza; Carlos, em Teresina. Antes de saírem de casa, essas pessoas resolveram consultar o mapa meteorológico a seguir, publicado em um jornal diário, para saber se deveriam ou não levar um guarda-chuva.

Page 5: E. M. DR. LEANDRO FRANCESCHINI Ano... · 2020. 4. 15. · 1 E. M. DR. LEANDRO FRANCESCHINI R: Geraldo de Souza, nº 157/221 – Jd. Carlos Basso - Sumaré/SP Telefones: (19) 3873-2605/3873-7296/3873-1574

5

De acordo com o mapa, deverá(ão) usar guarda-chuva:

a) apenas Paulo. b) Paulo e Ana. c) apenas Carlos. d) Carlos e Ana. e) apenas Ana.

07) Cinto de segurança também no banco de trás. Proteja a vida de quem você ama.

Considerando esse texto como parte de uma campanha educativa, pode-se afirmar que a função principal dele é: a) narrar. b) descrever. c) relatar. d) convencer. e) desestimular.

08) O empresário moderno não demite mais, faz um "downsizin", ou redimensionamento para baixo, em sua empresa. O empregado pode dizer em casa que não perdeu o emprego, foi "downsizeado", e ainda impressionar os vizinhos. VERISSIMO, Luis Fernando. O Estado de S. Paulo.

Page 6: E. M. DR. LEANDRO FRANCESCHINI Ano... · 2020. 4. 15. · 1 E. M. DR. LEANDRO FRANCESCHINI R: Geraldo de Souza, nº 157/221 – Jd. Carlos Basso - Sumaré/SP Telefones: (19) 3873-2605/3873-7296/3873-1574

6

A partir da leitura do texto, pode-se dizer que o autor: a) divulga o emprego de palavras estrangeiras. b) ironiza a substituição de palavras em português por palavras estrangeiras. c) explica que os patrões devem falar de modo incompreensível. d) critica os empregados que usam palavras estrangeiras. e) não se posiciona quanto ao uso cotidiano dos estrangeirismos na língua portuguesa.

09) Analise a imagem:

O código de barras, presente em embalagens, tem várias finalidades de informação. Uma delas é permitir às empresas: a) controlar o estoque dos produtos. b) atrair os consumidores. c) ocultar os preços dos produtos. d) fazer propaganda dos produtos. e) fornecer informações sobre a validade do produto.

10) Em suas vias principais, as grandes cidades têm instaladas câmeras de vídeo, cuja finalidade é acompanhar o trânsito e:

a) reduzir o estresse dos motoristas. b) calcular o número exato de veículos. c) auxiliar no controle do tráfego. d) registrar os índices de poluição. e) acompanhar as variações do clima.

11) Leia o texto:

Gripe aviária Dois compadres estavam de prosa vendo a vida passar... - Cumpadre, você viu que perigo essa gripe aviária? Tão matando todas as galinhas. - Vi não, mas onde que tá dando isso? - Na Ásia, cumpadre. - Vixe, bem na parte que eu mais gosto! http://www.divirtaseonline.com.br/humor.php?id=220 Pirandello, um estudioso do humor, afirma que o efeito cômico acontece no momento em que o indivíduo tem

Page 7: E. M. DR. LEANDRO FRANCESCHINI Ano... · 2020. 4. 15. · 1 E. M. DR. LEANDRO FRANCESCHINI R: Geraldo de Souza, nº 157/221 – Jd. Carlos Basso - Sumaré/SP Telefones: (19) 3873-2605/3873-7296/3873-1574

7

uma sensação de estranhamento diante de um fato curioso. Tendo isso em mente, leia as afirmações a seguir. I. O diálogo lido apresenta variante linguística desvinculada da norma padrão da língua, o que torna impossível a compreensão da piada. II. O texto é cômico porque, ao mesmo tempo em que um dos interlocutores se referia às aves, o outro estava pensando na localização geográfica do problema citado. III. A comicidade do texto aparece no momento em que o leitor percebe a relação estabelecida entre a palavra "aviária" e o sistema "viário" (conjunto de estradas). Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s): a) I e III, apenas. b) II e III, apenas. c) I, apenas. d) II, apenas. e) I, II e III.

12) Leia o texto:

O internetês na escola O internetês - expressão grafolinguística criada na Internet pelos adolescentes na última década - foi durante algum tempo um bicho de sete cabeças para gramáticos e estudiosos da língua. Eles temiam que as abreviações fonéticas (em que "casa" vira ksa; e "aqui" vira aki) comprometessem o uso da norma culta do português para além das fronteiras cibernéticas. Mas ao que tudo indica, o temido internetês não passa de um simpático bichinho de uma cabecinha só. Ainda que a maioria dos professores e educadores se preocupe com ele (alertando os alunos em sala), a ocorrência do internetês nas provas escolares, em vestibulares e em concursos públicos é insignificante. O "problema" é, no fim das contas, menor do que se imaginou. Marque a declaração que apresenta opinião semelhante à expressa no texto lido sobre a variante linguística denominada "internetês". a) Pessoas com boa formação educacional sempre conseguirão separar a linguagem coloquial da formal. Elas sabem quando dispensar os acentos e quando pingar todos os "is". Os manuais de cartas formais estão aí para provar que sempre houve uma linguagem para cada tipo de ambiente. Cartas de amor são diferentes de um pedido de compras de material de construção, por exemplo. Vejo a web como mais um instrumento de comunicação: ela é o que fazemos dela. Arlete Salvador, autora de A arte de escrever bem (editora Contexto) b) Alguns funcionários mais jovens se acostumaram a não colocar acentos, pois dão mais trabalho na hora de digitar, já que é preciso apertar duas ou mais teclas. O uso de abreviações e de linguagem informal na comunicação interna das instituições é mais tolerado, embora dificilmente chegue ao conhecimento dos clientes, o que poderia "queimar" a imagem da empresa. Lígia Crispino, professora de português e sócia-diretora da escola Companhia de Idiomas. c) No que se refere às novas gerações, ainda em formação, é grande a confusão que se estabelece entre a norma culta da língua portuguesa e a linguagem coloquial da web. Isso se explica ao levarmos em conta a exposição demasiada dessa garotada à Internet e os baixos índices de leitura auferidos no país. João Luís de Almeida Machado, doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e editor do portal Planeta Educação. d) Alguns jovens falam com três ou mais amigos simultaneamente em um programa de mensagens instantâneas enquanto escrevem um e-mail, baixam um vídeo, ouvem música e ainda escrevem no Word (programa para edição de textos). São impacientes. Não são pessoas acostumadas a ler extensos romances ou livros do começo

Page 8: E. M. DR. LEANDRO FRANCESCHINI Ano... · 2020. 4. 15. · 1 E. M. DR. LEANDRO FRANCESCHINI R: Geraldo de Souza, nº 157/221 – Jd. Carlos Basso - Sumaré/SP Telefones: (19) 3873-2605/3873-7296/3873-1574

8

ao fim. Estão acostumados com a linguagem da Internet, concisa e objetiva. Por isso, esses adolescentes, por lerem menos e ficarem muito tempo em frente ao computador, apresentam grandes limitações no trato com a língua portuguesa. Professor Adalton Ozaki, coordenador dos cursos de graduação da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap) e) A língua é uma herança da qual temos que cuidar bem. Ver isso (o internetês) como uma evolução da língua é uma maneira de entender a questão, sem dúvida. Mas não podemos é deixar de entender textos mais antigos de nossa língua - ataca. Para Navarro, é natural e aceitável que os neologismos aconteçam. - Mas eles não podem fazer com que a gente deixe de se entender daqui a vinte anos - ressalta. Eduardo de Almeida Navarro, professor livre-docente de língua tupi e literatura colonial da USP 13)

Leia o texto a seguir.

Muitos acreditam que as pessoas usam cada vez mais o "internetês" sob o pretexto da concisão e da economia de caracteres. Mas há palavras que não obedecem a esse critério econômico e, apesar de serem usadas frequentemente pelos internautas, não se tornaram menores que suas correspondentes na norma culta do idioma. Levando em consideração o texto anterior, marque a alternativa em que estão presentes essas palavras. a) "vc", "net", "naum" b) "net", "tah", "naum"

Page 9: E. M. DR. LEANDRO FRANCESCHINI Ano... · 2020. 4. 15. · 1 E. M. DR. LEANDRO FRANCESCHINI R: Geraldo de Souza, nº 157/221 – Jd. Carlos Basso - Sumaré/SP Telefones: (19) 3873-2605/3873-7296/3873-1574

9

c) "tah","eai", "naum" d) "tah", "axo", "naum" e) "net", "flw", "tdo" 14) É sempre bom lembrar que, no discurso improvisado, estamos todos arriscados a cometer imprecisões. Uma dessas imprecisões frequentemente presentes na fala das pessoas é denominada pleonasmo vicioso. Trata-se da repetição inútil e desnecessária de algum termo ou ideia na frase. Nesse caso, não é figura de linguagem, e sim um vício (defeito) de linguagem. Encontre a alternativa que apresenta esse vício de linguagem. a) "Nem que eu tivesse dois pulmões eu alcançava essa bola." (Bradock, amigo do ex-jogador Romário, reclamando de um passe longo) b) "No México que é bom. Lá a gente recebe semanalmente de quinze em quinze dias." (Ferreira, ex-ponta-esquerda do Santos) c) "Quando o jogo está a mil, minha naftalina sobe." (Jardel, ex-atacante do Vasco, do Grêmio e da Seleção) d) "O juiz deverá adiar a partida para depois..." (Locutor esportivo Galvão Bueno, antes do amistoso entre Brasil e Inglaterra, durante a falha na iluminação de Wembley) e) "Temos que subir sete degrais. O primeiro já subimos." (Ex-jogador Cafu, para quem a escalada para ser campeão não poupa nem a gramática) 15) Leia o seguinte aviso colocado em uma empresa.

O aviso pode ser interpretado pelos funcionários como: a) uma consulta sobre a mudança de horários. b) uma ordem a ser cumprida. c) uma ideia a ser discutida. d) um questionamento sobre a disponibilidade dos funcionários. e) um pedido de colaboração.

16) Leia a notícia:

Já se criticou com muita razão a proliferação de chavões e frases feitas na chamada crônica esportiva. (...) Mas há que reconhecer o outro lado da questão: o futebol deve muito de sua poesia à linguagem que se foi criando ao

Page 10: E. M. DR. LEANDRO FRANCESCHINI Ano... · 2020. 4. 15. · 1 E. M. DR. LEANDRO FRANCESCHINI R: Geraldo de Souza, nº 157/221 – Jd. Carlos Basso - Sumaré/SP Telefones: (19) 3873-2605/3873-7296/3873-1574

10

seu redor (...). Pela magia das palavras, num campo gramado em que só há atletas correndo atrás de uma bola, surgem de repente folhas secas, chapéus, meias-luas, carrinhos, lençóis, pontes, chuveiros, balões, peixinhos. SUZUKY, Matinas. Folha de S. Paulo. O autor do texto demonstra: a) ser preconceituoso em relação à linguagem usada pelos atletas. b) ser indiferente aos chavões e frases feitas inventadas pela crônica esportiva. c) desaprovar o uso de expressões poéticas na crônica esportiva. d) ter admiração pela linguagem criativa e poética do futebol. e) não gostar de futebol. 17) Leia os versos com atenção e, a seguir, responda.

“A outra alma, pérola rara, Dentro da concha tranquila, Profunda, eterna e tão cara Que poucos podem possuí-la”

O pronome oblíquo “-la” destacado no trecho refere-se a: a) outra alma. b) concha tranqüila. c) tão cara. d) eterna.

Leia o texto para a questão 18

Cunhantã Vinha do Pará Chamava Siquê. Quatro anos. Escurinha. O riso gutural* da raça. Piá* branca nenhuma corria mais do que ela. Tinha uma cicatriz no meio da testa: - Que foi isso Siquê? Com voz de detrás da garganta, a boquinha tuíra*: - Minha mãe (a madrasta) estava costurando Disse vai ver se tem fogo Eu soprei eu soprei eu soprei não vi fogo Aí ela se levantou e esfregou com minha cabeça na brasa Riu, riu, riu... Uêrêquitáua. O ventilador era a coisa que roda. Quando se machucava, dizia: Ai Zizus! BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. * gutural = do latim guttur que significa garganta, goela. * piá = moleque, guri , criança, menino, garoto . * tuíra = cinzento, grisalho, mulato, desbotado. 18) O diminutivo escurinha, empregado na primeira estrofe para caracterizar Siquê, expressa: a) agressividade. b) ironia.

Page 11: E. M. DR. LEANDRO FRANCESCHINI Ano... · 2020. 4. 15. · 1 E. M. DR. LEANDRO FRANCESCHINI R: Geraldo de Souza, nº 157/221 – Jd. Carlos Basso - Sumaré/SP Telefones: (19) 3873-2605/3873-7296/3873-1574

11

c) carinho. d) indiferença. e) preconceito.

19) As florestas tropicais estão entre os maiores, mais diversos e complexos biomas do planeta. Novos estudos sugerem que elas sejam potentes reguladores do clima, ao provocarem um fluxo de umidade para o interior dos continentes, fazendo com que essas áreas de floresta não sofram variações extremas de temperatura e tenham umidade suficiente para promover a vida. Um fluxo puramente físico de umidade do oceano para o continente, em locais onde não há florestas, alcança poucas centenas de quilômetros. Verifica-se, porém, que as chuvas sobre florestas nativas não dependem da proximidade do oceano. Esta evidência aponta para a existência de uma poderosa "bomba biótica de umidade" em lugares como, por exemplo, a bacia amazônica. Devido à grande e densa área de folhas, as quais são evaporadores otimizados, essa "bomba" consegue devolver rapidamente a água para o ar, mantendo ciclos de evaporação e condensação que fazem a umidade chegar a milhares de quilômetros no interior do continente.

A. D. Nobre. Almanaque Brasil Socioambiental. Instituto Socioambiental, 2008, p. 368-9 (com adaptações).

As florestas crescem onde chove, ou chove onde crescem as florestas? De acordo com o texto,

a) onde chove, há floresta. b) onde a floresta cresce, chove. c) onde há oceano, há floresta. d) apesar da chuva, a floresta cresce. e) no interior do continente, só chove onde há floresta. 20) (Enem 2007) Não só de aspectos físicos se constitui a cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. A essa porção intangível da herança cultural dos povos dá-se o nome de patrimônio cultural imaterial. (Internet: www.unesco.org.br ). Qual das figuras abaixo retrata patrimônio imaterial da cultura de um povo?

a)

b)

Page 12: E. M. DR. LEANDRO FRANCESCHINI Ano... · 2020. 4. 15. · 1 E. M. DR. LEANDRO FRANCESCHINI R: Geraldo de Souza, nº 157/221 – Jd. Carlos Basso - Sumaré/SP Telefones: (19) 3873-2605/3873-7296/3873-1574

12

c)

d)

e)

GABARITO Para cada questão existe apenas UMA alternativa correta; portanto, preencha apenas uma opção! Valor de cada questão: 0,5

Questões Alternativas A B C D E 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20