Ê - combc.com.brcombc.com.br/livro - linguagens de adoração-ebook.pdf · qual os homens deveriam...

22

Upload: lylien

Post on 09-Jul-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Eu, ______________________________, dedico

este livro a ______________________________,

um(a) adorador(a) por excelência. Uma pessoa especial

que tem um chamado maravilhoso para adorar e exaltar o

nome do Senhor Jesus.

Que através desta obra você descubra a sua linguagem

de adoração e exerça de forma extraordinária o seu dom

profético.

Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia!Salmos 150:6

________/________ /________

Edição: Pedro Noia

Revisão: Tríade Comunicação

Capa: Pedro Noia

Rua Trinta e Um, nº 67 – Sta. MônicaCEP 29105-510 – Vila Velha – ES

Tel.: 27 3033-5733http://www.combc.net

e-mail do autor: [email protected]

Noia, Pedro Linguagens da Adoração / Pedro Noia. – Vitória : ComBC : Gráfi ca Sodré, 2014.

98p.

ISBN

Conteúdo: 1. Adoração. 2. Louvor. 3. Evangelis-mo. I. Título.

10-01134 CDD-261.8358

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)(Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Copyright © 2014 by WordSoundTodos os direitos reservados. A reprodução de qualquer parte desta obra, por qualquer modo, sem autorização expressa do autor, constitui violação da LDA n.º 9.610/98.

A todos os membros da nossa Comunidade.

Adoradores por excelência!

DEDICATÓRIA

Pedro Noia é professor universitário e pastor da Comunidade Batista Cristã no Estado do

Espírito Santo, onde reside com sua esposa,a pedagoga Daisy, e seus fi lhos:

Fabrício, Daniela e Luisa.

Especializado em Ensino SuperiorMestre em Ciência da Educação e

Doutor em Terapia Familiar. É palestrante e conferencista sobre

temas ligados à família.

SOBRE O AUTOR

Introdução ................................................................. 11 O Que é Adoração ...................................................... 17A Linguagem de Davi ................................................. 31A Linguagem da Sunamita ......................................... 45A Linguagem de Abraão ............................................ 53A Linguagem dos Jovens Hebreus ........................... 63A Linguagem de Paulo ............................................... 73A Linguagem da Pecadora ......................................... 83A Verdadeira Adoração ............................................. 93Textos sobre Adoração Através de Cânticos .......... 97

Sumário

LINGUAGEM DA ADORAÇÃO 11

Em um texto muito conhecido, descrito pelo após-tolo João no capítulo quatro dos Evangelhos, Jesus se encontra com uma mulher samaritana no poço de Jacó. O sol estava muito quente e o Mestre havia caminhado por muitos quilômetros com seus discípulos. Ele estava exausto e tinha sede. Ao aproximar-se do poço, Jesus dirige-se à mulher, que estaria retirando água, pedindo que lhe desse um pouco para beber. Ela fi ca intrigada, afi nal de contas, um judeu dialogando com uma mulher e, ainda por cima, moradora da cidade de Samaria? Isso era um absurdo.

Além do preconceito às mulheres, natural daquela épo-ca, os judeus também acreditavam que os samaritanos eram mestiços, desviados das leis mosaicas, e por isso

Introdução

12 PEDRO NOIA

deveriam ser ignorados. Essa mulher carregava o fardo do fracasso familiar, estando em seu sexto relaciona-mento afetivo e desta vez com um homem já casado, não obstante, frequentava o poço num horário impró-prio, para evitar constrangimentos.

Após uma breve refl exão a respeito do local onde se deveria adorar a Deus, Jesus lhe entrega as palavras abaixo:

“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros ado-radores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas. Disse-lhe Jesus: Eu o sou Cristo, eu que falo contigo.” (João 4:23-26)

Por vezes, ao ler esse texto, me fi z algumas perguntas:Que hora é essa que já chegou? O que Jesus quer dizer com a expressão “verdadeiros adoradores”? O que é adorar em espírito e em verdade?

Essas perguntas nos levam a uma refl exão mais profun-da a respeito da verdadeira adoração que agrada a Deus.

LINGUAGEM DA ADORAÇÃO 13

Existiria, então, um estilo, uma forma, uma linguagem ou um modelo de adoração específi ca de acordo com o qual os homens deveriam adorar a Deus?

Em janeiro de 2001 fui presenteado com um livro de relacionamento interpessoal que tratava de uma ques-tão muito importante dentro do casamento. O livro de Gary Chapman, um best seller editado originalmente em 1992, tinha um título muito peculiar: As cinco linguagens do amor. Confesso que a leitura desse livro foi a mais prazerosa experiência cultural depois da Bíblia que já havia experimentado.

O livro trata pontualmente da forma como os cônjuges dialogam, muitas vezes, sem palavras, através de atitudes e atos cotidianos dentro do relacionamento conjugal e como interpretam e promovem essa comunicação, em muitos casos, de maneira equivocada, causando grandes transtornos na relação. Quando a intenção é boa, mas o emissor e o receptor não entendem ou, pior, decodi-fi cam inadequadamente as informações do outro, ine-quivocamente provocam desgastes, enfado, irritação e descrédito na relação.

O livro vem como um manual de ajustes na sintonia da comunicação entre o casal. De forma espetacular, Gary

14 PEDRO NOIA

consegue organizar e sistematizar cinco tipos básicos de comunicação encontrados na maioria dos casais, ofere-cendo meios de identifi cação e promoção dos devidos ajustes.

É uma obra sem precedentes. Esses ensinamentos me vieram à mente uma década depois da leitura do livro, enquanto meditava sobre como devemos adorar a Deus. Percebi que havia uma linha de raciocínio semelhante à utilizada pelo autor do livro que poderia ser utiliza-da para sugestionar algumas linguagens de adoração a Deus, usando como base algumas histórias bíblicas que envolviam essa atitude.

A conclusão que cheguei é que, assim como existem linguagens específi cas de expressar amor entre os côn-juges, também existem linguagens pelas quais podemos expressar adoração a Deus. E, essas formas, se assim podemos chamar, englobam boa parte dos cristãos.

Queremos analisar nesta obra alguns textos bíblicos que relatam momentos em que homens e mulheres, li-mitados e pecadores como nós, alcançaram um nível de adoração que preencheu o coração do Pai de alegria. Talvez a sua linguagem de adoração peculiar, natural, genética e pessoal, aquela que Deus espera receber de

LINGUAGEM DA ADORAÇÃO 15

você, não seja a que você está demonstrando a Ele, e isso pode estar produzindo cansaço e desmotivação ao seu coração, e indiretamente pode não estar agradando ao Senhor.

Parece estranha essa questão, mas, nesse caminhar de 15 anos servindo a Deus e O adorando, juntamente com outros irmãos em diversas denominações cristãs – tradicionais, pentecostais, carismáticas e renovadas –, percebi que a adoração a Deus não pode ser feita de qualquer jeito, banalizada como um ato rotineiro, muito menos enlatada ou uniformizada dentro de uma perspectiva doutrinária ou religiosa. Outrossim, perce-bi que podemos aninhar, organizar ou mesmo estudar alguns modelos bíblicos de adoração a Deus, baseados nas experiências de heróis da fé que O adoraram com linguagens diferentes, mas com o mesmo propósito, e alcançaram o coração de Deus.

Não queremos exaurir o tema, mas esperamos que a leitura deste livro possa abrir seu entendimento a res-peito da sua verdadeira linguagem da adoração, dando-lhe a oportunidade de exercer com prazer, excelência e naturalidade o ministério de adoração, comum a todos os fi lhos de Deus, presente nos céus e esperado na eter-nidade.

16 PEDRO NOIA

Quer ser um adorador segundo o coração de Deus? Quer adorá-lo em espírito e em verdade? Cremos que, com a leitura deste livro e com o auxílio do Espírito Santo, você irá descobrir a sua verdadeira linguagem da adoração a Deus.

Louvemos ao Senhor!

LINGUAGEM DA ADORAÇÃO 17

Defi nir adoração a Deus já é uma tarefa muito complexa e arriscada. Afi nal de contas, Ele, o Senhor, é o único que poderia aferir essas medidas. Mas, para po-dermos prosseguir neste livro, vamos utilizar, por defi -nição, a adoração como “uma expressão humana de honraria que se presta a Deus, em virtude do que Deus é e do que signifi ca para os que O adoram”.

A palavra hebraica mais usada para adoração no Ve-lho Testamento se traduz por “inclinar-se”. É o caso, por exemplo, descrito em Gênesis 18:2, quando Abraão “inclinou-se” em terra diante dos anjos do Senhor. A palavra grega que geralmente se utiliza no Novo Tes-tamento é “proskuneo”, e signifi ca “beijar as mãos e prestar honra” a Deus.

O Que é Adoração

18 PEDRO NOIA

Está claro, através do verso seis do capítulo 150 do livro dos Salmos, que é dever de cada criatura adorar a Deus. “Todo ser que respira louve (adore) ao Senhor!” Até os anjos adoram a Deus segundo a parte “c” do verso seis do capítulo nove do livro de Neemias: “...o exército dos céus te adora”.

Poderíamos alistar dezenas de versos que nos convo-cam a adorar a Deus: Apocalipse 14:7, Sofonias 2:11, Zacarias 14:16, Salmos 86:9. Mas no texto inicial deste livro está a maior motivação para adorarmos a Deus, pois, neste tempo, nesta hora, são esses que Ele está procurando.

No livro de Hebreus (13:15), há uma ordenança que determina o meio, a frequência e a ferramenta que de-vemos utilizar para oferecer a Deus a perfeita adoração.

“Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sa-crifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.”

Sempre e somente através de Jesus Cristo podemos oferecer adoração a Deus, Ele é o único meio possível para alcançarmos o coração do Pai. Qualquer expres-são humana, sendo verbal, física ou emocional, que se

LINGUAGEM DA ADORAÇÃO 19

apresente no altar de Deus para adoração, necessaria-mente, precisa passar pela fi gura espetacular, vicária, santa e maravilhosa do fi lho de Deus. Jesus é o exclusi-vo caminho para se achegar a Deus, pois foi através do seu sacrifício que o pecado original, que nos afastava de Deus, foi apagado, nos dando livre acesso ao que está assentado no trono.

No texto também percebemos que a adoração não é circunstancial ou pontual e não deve ser expressa ape-nas num templo ou em um momento especial. Adora-ção é estilo de vida, executada continuamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, com ações de graças, lou-vores, atos de justiça, testemunho de vida cristã, etc. O homem que pensa que a adoração é um ato restrito ao culto de domingo, ou aos minutos musicais, não estará vivenciando na íntegra a verdadeira adoração.

Naturalmente, a adoração também é um fruto produzi-do na vida daqueles que aceitaram o senhorio de Jesus sobre suas vidas. Lábios que confessaram e aceitaram o Messias como salvador estão aptos a entoarem louvores e glorifi car o Nome que está acima de todo o nome. Agnósticos, descrentes e ateus jamais poderão adorar àquele a quem não creditam sua fé. Somente os fi lhos adoram ao Pai, criaturas não.

20 PEDRO NOIA

Um outro texto que nos fornece uma revelação inte-ressante sobre a adoração está no Evangelho segundo Lucas (4:8).

“Portanto, se prostrado me adorares, todos os reinos serão teus. Mas Jesus respondeu ao diabo: Está escrito: Somente ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto.”

Veja que interessante saber que o diabo também deseja ser adorado. Ao ser preparado para seu ministério terre-no, Jesus foi conduzido ao deserto pelo Espírito Santo onde, em jejum, foi tentado por Satanás. O mentiroso ofereceu saciar as necessidades biológicas do Jesus ho-mem (fome e sede); ainda lhe ofereceu riquezas, poder, glórias no mundo em troca de um gesto simbólico, ape-nas um dobrar de joelhos, uma reverência, uma simples “adoração” a sua pessoa. Ele queria receber algo que é devido somente a Deus, e a mais ninguém. E foi exata-mente isso que Jesus lhe respondeu.

O profeta Ezequiel (28:17) corrobora essa informação quando diz que Lucifer “exaltou-se por sua formosura”, ten-tando roubar a adoração que pertencia somente a Deus. Esse anjo se perverteu e foi expulso dos céus.

No livro do profeta Isaías (6:1-8) encontramos uma ex-pressão fantástica e reveladora da verdadeira adoração.

LINGUAGEM DA ADORAÇÃO 21

“No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentadosobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestesenchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada umtinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria osseus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros,dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos;toda a terra está cheia da sua glória. As bases do limiar semoveram à voz do que clamava, e a casa se encheu defumaça. Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porquesou homem de lábios impuros, habito no meio de um povode impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, oSENHOR dos Exércitos! Então, um dos serafins vooupara mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara doaltar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca edisse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniquidade foitirada, e perdoado, o teu pecado. Depois disto, ouvi a voz doSenhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir pornós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.”

Adquira seu exemplar e continue a leitura.

Mais informações ligue: (27) 3033-5733 /

[email protected] / combc.com.br