e-book sobre linux

51

Click here to load reader

Upload: juliano-linux

Post on 21-Dec-2014

585 views

Category:

Technology


10 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: E-book sobre Linux

Grubelilo Apre s enta,

Principais distribu içõe s Gnu/LinuxInstalação, Configuração e Adm inistração

GNU/

Linu

x pa

ra N

ewbie

s

h ttp://grubelilo.blogspot.com

Page 2: E-book sobre Linux

GNU/Linux para New bie sPor Juliano Ram os de Olive ira

Page 3: E-book sobre Linux

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

Prefácio

De acordo com a enciclopédia livre w ik ipedia, New bie é um a palavra inglesa para "novato". Em bora algum as pe s soas ach em que o term o varie do inglês "new boy" (garoto novo), o certo é que a origem de new bie vem de New (novo) + Bio (vida). Seria algo com o "recém nascido", ou, por contextualização, "recém ch egado".

Recém ch egado, é ju stam ente o foco para quem e ste livro foi de s envolvido, na internet existem diversos e -book s sobre o s istem a operacional GNU/Linux, m as são poucos os livros atualizados e qu e tem foco ao u suário new bie .O GNU/Linux para New bie s , apre s enta a você leitor as principais distribu içõe s GNU/Linux para com putadore s pe s soais (de s k tops), além de ferram entas práticas de configuração.

A linguagem abordada ne ste livro é s im ples e direta, s em term os técnicos e com andos enigm áticos , além de o livro não s e prender a nenh um a distribu ição.

Este livro pretende de sm istificar a idéia de qu e o s istem a operacional GNU/Linux é fe ito para nerds de óculos fundo de garrafa e cara ch e ia de e spinh as , qu e pas sam h oras a frente do com putador.

3

Page 4: E-book sobre Linux

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

Esquerdos Autorais

Es qu erdos autorais , ou s im plesm ente copyleft é um a m ane ira de perm itir qu e qualquer pe s soa pos sa com partilh ar, m odificar e aperfe içoar e ste livro.

O de s envolvim ento de ste livro som ente foi pos s ivel a um a grande m as sa de inform ação disponível na internet em dom ínio público, por e ste m otivo nada m ais ju sto do que tornar e ste livro público.

Em um m undo capitalista com o o nos so, onde os grande s detentore s de poder são aquele s qu e detêm inform ação, correr na direção oposta pode parecer loucura; no entanto, quem s egue a filosofia GNU tem um a outra visão do m undo, um a visão livre , um a visão onde qualquer pe s soa pos sa com partilh ar, m elh orar e distribu ir inform ação, um a visão de um m undo opensource .

Um a vez um a grande sábio dis s e :

"Se você pensa em dias , plante flore s . Se pensa em anos , plante árvore s .

Se pensa em eternidade , plante idéias”.

4Sobre copyleft:h ttp://w w w .gnu .org/copyleft/copyleft.pt.h tm l

Page 5: E-book sobre Linux

Introdução ao Gnu/linux

Quis cu stodit ipsos cu stodis?Quem guardará os guardiõe s?

Page 6: E-book sobre Linux

6

O nom e Linux, surgiu da m istura de Linu s + Unix. Linu s é o nom e do criador do Linux, Linu s Torvalds e Unix, é o nom e de um s istem a operacional de grande porte, no qual contarem os sua h istória agora, para que você entenda m elh or a do Linux: A origem do Unix tem ligação com o s istem a operacional M ultics , projetado na década de 19 60.

Es s e projeto era realizado pelo M as sach u s ets Institute of Tech nology (conh ecido com o M IT), pela General Eletric (GE) e pelos laboratórios Bell (Bell Labs) e Am ericanTeleph one na Telegraph (AT& T). A intenção era de qu e o M ultics tive s s e características de tem po com partilh ado (vários u suários com partilh ando os recursos de um único com putador), s endo as s im , o s istem a m ais arrojado da época.

Em 19 69 , já exis ita um a versão do M ultics rodando num com putador GE645. Ken Th om psom , era um pe s qu isador do M ultics e trabalh ava na Bell Labs . No entanto, a em pre sa s e retirou do projeto tem pos depois , m as ele continuou s eu s e studos no s istem a. M as , de sde então, sua idéia não era continuar no M ultics original e s im criar algo m enor, m as qu e cons ervas s e as idéias bás icas do s istem a. A partir daí, com eçou a saga do s istem a Unix. Brian Kernigh an, tam bém pe s qu isador da Bell Labs , foi qu em deu e s s e nom e .

Em 19 73, outro pe s qu isador da Bell Labs , Dennis R itch ie , re screveu todo o s istem a Unix num a linguagem de alto nível, ch am ada C, de s envolvida por ele m e sm o, por cau sa dis so, o s istem a pas sou a ter grande ace itação por u suários externos a Bell Labs . Entre 19 77 e 19 81, a AT& T, alterou o Unix, fazendo algum as m udanças particulare s e lançou o System III.. Em 19 83, após m ais um a série de m odificaçõe s , foi lançado o conh ecido Unix System IV, que pas sou a s e r vendido. Até h oje e s s e s istem a é u sado no m ercado, tornando-s e o padrão internacional do Unix. Es s e s istem a é com ercializado por em pre sas com o IBM , H P e Sun. O Unix, é um s istem a operacional m uito caro e é u sado em com putadore s poderosos por diversas m ultinacionais .

M as , qual a relação entre o Unix e o Linux, ou m elh or, entre o Unix e Linu s Torvalds?Para re sponder e s sa pergunta, é nece s sário falar de outro s istem a operacional, o M inix. O M inix é um a versão do Unix,porém , gratuita e com o código fonte disponível. Is so s ignifica que qualquer program ador experiente pode fazer alteraçõe s nele . Ele foi criado originalm ente para u so educacional, para quem qu is e s s e e studar o Unix em casa. No entanto, vale citar que ele foi e scrito do "zero" e ape sar de s e r um a versão do Unix, não contém nenh um código da AT& T e por is so pode s e r distribu ído gratuitam ente .

A partir daí, "entra em cena", Linu s Torvalds . Ele era um e studante de Ciências da Com putação da Univers idade de H els ink i, na Filândia e em 19 9 1, por h obby, Linu s decide de s envolver um s istem a m ais poderoso que o M inix. No m e sm o ano, ele disponibilizou a versão do k e rnel (núcleo dos s istem as peracionais)0.02 e continuou trabalh ando até que em 19 9 4, disponibilizou a versão 1.0. Até o m om ento em que e ste artigo e stava s endo e scrito, a versão atual era a 2.6.

Origem do Linux

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

Page 7: E-book sobre Linux

Mas porque o Linux é gratuito?Linus Torvalds , quando de s envolveu o Linux, não tinh a a intenção de ganh ar dinh e iro e s im fazer um s istem a para s eu u so pe s soal, que atende s s e suas nece s s idade s . O e stilo de de s envolvim ento que foi adotado, foi o de ajuda coletiva. Ou s eja, ele coordena os e sforços coletivos de um grupo para a m elh oria do s istem a que criou . M ilh are s de pe s soas contribuem gratuitam ente com o de s envolvim ento do Linux, s im plesm ente pelo prazer de fazer um s istem a operacional m elh or.

Licença GPLO Linux e stá sob a licença GPL. Es sa licença, perm ite que qualquer um pos sa u sar indeterm inadam ente os program as que e stão sobre ela, com o com prom is so de não tornar os program as fech ados e com ercializados . Ou s eja, você pode alterar qualquer parte do Linux, m odificá-lo e até com ercializá-lo, m as você não pode fech á-lo (não perm itir qu e outros u suários o m odifiqu em ) e vendê-lo.,

GNUMas a h istória do Linux não term ina por aqu i. É nece s sário tam bém saber o que é GNU. GNU é um projeto que com eçou em 19 84 com o objetivo de de s envolver um s istem a operacional com patível com os de padrão Unix. O Linux em s i, é só um k e rnel. Linu s Torvalds , na m e sm a época que e screvia o código-fonte do k e rnel, com eçou a u sar program as da GNU para fazer s eu s istem a. gostando da idéia, re solveu de ixar s eu k e rnel dentro da m e sm a licença. M as , o k e rnel por s i só, não é u su sável. O k e rnel é a parte m ais im portante, pois é o núcleo, e s e rve de com unicador entre o u suário e o com putador. Por is so, com o u so de variante s dos s istem as GNU junto com o k e rnel, o Linux s e tornou um s istem a operacional.

Você pode ter ficado confu so agora. O que é o Linux ? E então? O que é GNU? Sim plesm ente, várias pe s soas u sam um a versão m odificadas dos s istem as GNU, pensando que é o Linux em s i. Os program adore s qu e trabalh am com ele, sabem que o Linux, é bas icam ente o k e rnel, conform e já foi dito, m as todos , ch am am e s s e conjunto de Linux (h á quem defenda o u so de GNU/Linux). Finalizando, o projeto GNU, é um dos re sponsáve is pelo suce s so do Linux, pois graças á "m istura" de s eu s program as com o k e rnel de s envolvido por Linu s Torvalds , o Linux vem m ostrando porque é um s istem a operacional digno de h abilidade s insuperáve is por qualquer outro s istem a.

7

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

Mais sobre o GNUh ttp://w w w .gnu .org/h om e .pt.h tm l

Page 8: E-book sobre Linux

Linus TorvaldsDes envolvedor do Linux

Rich ard M atth ew Stallm anDes envolvedor do projeto GNU

8

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

Page 9: E-book sobre Linux

Free Softw areO term o "Free Softw are" é utilizado para program as de com putador cujo código-fonte é disponível ao u suário. Código-Fonte é um conjunto de regras qu e fazem o program a s e r executado.

Im aginam os agora um s istem a operacional proprietário com m ilh are s de linh as de código, s e rá m e sm o que não existe "back doors", "spyw are s" ou qualquer outro tipo de s istem a e spião coletando inform açõe s preciosas sobre s eu perfil de u suário?Você deve e star s e perguntando, para que alguêm gostaria de ter inform açõe s sobre m inh a utilização? no entanto, im agine você sabendo a preferência de bu sca na internet de m ilh õe s de u suários , qual o form ato de áudio e vídeo m ais utilizado, quais aplicativos m ais utilizados , entre outras inform açõe s ...Sem dúvida, você de s envolveria algo bas eando-s e ne stas inform açõe s e ganh aria m u ito dinh e iro com isto, não é?Pois bem , é isto que os grande s m onopólios de softw are fazem a todo instante! agora im agine , s e e stas inform açõe s são ainda piore s do que s im plesm ente dados e statisticos , digam os que e ste s istem a coleta dados pe s soais , com o nom e de u suário e s enh a de e -m ail, s enh as de bancos , entre outras coisas; você deve ach ar que e stou s endo paranóico, m as com o confiar que isto não acontece , s e não podem os visualizar o código fonte?

Avançando ainda m ais ne sta m inh a linh a paranóica de racíocinio, im agine que você é o M inistro da Defe sa do Bras il, você confiaria que todo s eu s istem a que arm azena dados m ilitare s de alta s egurança, fos s e de s envolvido por um outro país , com o por exem plo, os Estados Unidos e qu e o código de ste s istem a não fos s e pos s ivel de s e visualizar e alterar?Felizm ente nos sos sábios m ilitare s a tem po tem adotado o u so de "fre e softw are s"! no entanto, algum as parte s governam entais argum entam pela utilização do softw are proprietário, o que gera m á utilização dos recursos públicos , além de fornecer ins egurança a área de TI. Isto acontece , devido a favorecim entos que e stas em pre sas oferecem a tais politicos .

Um s istem a operacional proprietário cu sta h oje em torno de 400 Reais , um pacote de e scritório que contém editor de texto, planilh a eletrônica, apre s entação de slide s e banco de dados cu sta em torno de 350 Reais . O preço de ste s softw are s ch ega a s e r s im ilar ao preço de um com putador (h ardw are) para um u suário com um ; podem os até afirm ar, que caso fos s em os utilizar: GNU/Linux + OpenOffice .org, dois "fre e softw are s" poderiam os m ontar dois com putadore s ao invés de um só com softw are proprietário, obtendo os m e sm os recursos e ainda por cim a tendo a m áxim a s egurança e confiabilidade .

Tenh o certeza, que você pensará um pouco m ais ne sta próxim a ele ição, afinal quando nos so governo com pra com putadore s para as e scolas ou program as de inclusão digital, fazem isto com nos so dinh e iro! E s inceram ente, não m e agrada em nada, saber que m eu dinh e iro e sta s endo u sado para com pra de softw are s proprietários de em pre sas extrange iras qu e em nada ajudam no de s envolvim ento da nos sa nação.

9

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

Page 10: E-book sobre Linux

Para continuar a explicação do term o "fre e softw are", de ixo abaixo um trech o da filosofia do softw are livre , e scrita por Rich ard Stallm an:

“Softw are Livre é um a que stão de liberdade , não de preço. Para entender o conce ito, você deve pensar em “liberdade de expre s são” não em “cerveja grátis”. - R ich ard Stellm an.“Softw are livre” s e refere a liberdade dos u suários executarem , copiarem , distribu írem , e studarem , m odificarem e aperfe içoarem o softw are .M ais precisam ente, ela s e refere a 4 tipos de liberdade :A liberdade de executar o program a, para qualquer propós ito (liberdade no. 0)A liberdade de e studar com o o program a funciona, e adaptá-lo para as suas nece s s idade s (liberdade no. 1). Ace so ao código-fonte é um pré-re qu is ito para e sta liberdade .A liberdade de redistribu ir cópias de m odo que você pos sa ajudar ao s eu próxim o (liberdade no. 2).A liberdade de aperfe içoar o program a, e liberar os s eu s aperfe içoam entos , de m odo que toda a com unidade s e beneficie (liberdade no. 3). Ace s so ao código-fonte é um pré-re qu is ito para e sta liberdade .Um program a é Softw are Livre s e os u suários tem todas e stas liberdade s , re sum indo, você pode fazer cópias de ste program a, vender ou distribu ir gratuitam ente, s em precisar pedir perm is são para ninguém .

Estude m ais sobre e ste as sunto ne ste s ite :h ttp://w w w .gnu .org/ph ilosoph y/fre e -sw .pt.h tm l

10

Glos sário:

De acordo com o W ik ipédia, Back door:

Back door (Porta dos fundos) é um trech o de código m al-intencionado que cria um a ou m ais falh as de s egurança para dar ace s so ao s istem a operacional à pe s soas não autorizadas . Esta falh a de s egurança criada é análoga a um a porta dos fundos por onde a pe s soa m al-intencionada pode entrar (invadir) o s istem a. Back doors podem s e r ins e ridos propos italm ente pelos criadore s do s istem a ou podem s e r obra de terce iros , u sando para is so um víru s , verm e ou cavalo de tróia.

De acordo com o w ik ipédia, spyw are :

Spyw are cons iste num program a autom ático de com putador, que recolh e inform açõe s sobre o u suário, sobre os s eu s costum e s na Internet e transm ite e s sa inform ação a um a entidade externa na Internet, s em o s eu conh ecim ento nem o s eu cons entim ento.

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

Page 11: E-book sobre Linux

Distribu içõe s GNU/Linux

"O rio atinge s eu s objetivos , porque aprendeu a contornar obstáculos"

Page 12: E-book sobre Linux

Distribu içõe s LinuxMuitas Corporaçõe s , Ongs , e indivíduos de s envolvem um a distribu ição Linux, nota-s e :

“Um a distribu ição Linux não é um a versão do linux!”Com o dito anteriorm ente o Linux é o k e rnel do s istem a, e atualm ente o k e rnel e stá na versão: 2.6 (Você pode acom panh ar o lançam ento do k e rnel no s ite : h ttp://w w w .k e rnel.org/)

Sendo as s im , o que é um a distribu ição Linux?Nada m ais é que o em pacotam ento de diversos softw are s livre s (ou proprietários), e um de ste s softw are s é o Kernel (linux).Você m e sm o pode de s envolver um a distribu ição Linux!

Sistem a Opercional Linux

Núcleo linux (Kernel)

Program as de Sistem a GNU

Aplicativo X

Aplicativo Z

Aplicativo Y

Distribu ição Linux:

Diagram a de um a distribu ição Linux

Distribu içõe s de Gnu/Linux

12

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

Page 13: E-book sobre Linux

Exem plos de Distribu içõe s Linux

OpenSus e : O OpenSus e é m antido pela em pre sa Novel e s eu de s envolvim ento é com unitário,ele é indicado para s e rvidore s e u so dom éstico.

h ttp://w w w .opensu s e .org

Debian : O Debian é cons iderada a distribu ição m ais “Pura” do linux, por s e r inte iram ente de s envolvido voluntariam ente .

h ttp://w w w .debian.org

Mandriva :O M andriva foi um a das prim e iras distribu içõe s a pos su ir um instalador gráficos , s im ples e funcional. Ela é um a ótim a pedida para o u so dom éstico.

h ttp://w w w .m andriva.com .br

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

13

Page 14: E-book sobre Linux

Lista das principais distribu içõe s de Gnu/Linux

Distribu içõe s de propós ito geral

* Alinex (bas eada em Debian) * Arch Linux * Big Linux (bas eada no Kurum in) * Caixa M ágica * CentOS (bas eada no RedH at Linux) * Dam n Sm all Linux (bas eada em Debian) * Debian * Debian-BR-CDD (Bas eada no Debian) * Dream Linux (Bas eada no Debian, Knoppix, e M orph ix) * Ek aaty * Fedora Core (bas eada no RedH at Linux) * Fore s igh t Linux * Fox Linux * Fluxbuntu (Ubuntu com am biente gráfico FluxBox) * Fre edow s * Guaranix (bas eada no Gentoo) * Gentoo Linux * gNew Sens e (bas eada no Ubuntu) * GoboLinux * Goobuntu (bas eada no Ubuntu) * Ins igne GNU Linux (Bas eada no Debian, Fedora) * Libertas * Linex (bas eada em Debian) * Linspire * Linux From Scratch * Lycoris _ De s k top/LX * Kubuntu (Ubuntu com am biente gráfico KDE) * Kurum in * M andriva (Fusão do M andrak elinux com Conectiva) * M uriqu i_Linux * RedH at Linux * Rxart * Satux * Slack w are Linux * Sorcerer GNU/Linux * Spinix * SuSE * Sabayon Linux * SLS Linux * Tech Linux * Tutoo-Linux (distribu ição bras ile ira bas eada no Gentoo) * Ubuntu Linux (Bas eada no Debian)

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

14

Page 15: E-book sobre Linux

Distribu içõe s LiveCD

As distribu içõe s em LiveCD rodam direto do cdrom .

* Arco-Debian Linux * Big_Linux * Caixa M ágica LiveCD * CLive (bas eada em Conectiva Linux) * Dizinh a Linux (bas eada no Kurum in) * Fam elix (Bas eada em Debian e Knoppix) Am biente s im ilar ao W indow s XP * GoblinX * Gnoppix (bas eada em Knoppix) * Ins igne GNU Linux (bas eada em Debian/Fedora) * Litrix_Linux * Kya Linux (bas eada em Slack w are Linux) * Kalango Linux (bas eada no Kurum in) * Kanotix (bas eada em Knoppix) * Knoppix (bas eada em Debian Linux) * Kurum in (bas eada em Knoppix) * Kurum in Gam e s (Bas eada no Kurum in) * NUbuntu * PH LAK (Bas eado no M orph ix) * Puppy Linux * Pos e idon Linux (bas eada no Kurum in) * Paipix * Quantix * Tatui x * Re sulinux * Satux (Bas eada em Debian ) * Sacix * Slax (bas eada em Slack w are Linux) * Ubuntu Linux (bas eada em Debian Linux) * Vixta (projeto bas eado no Fedora com aparencia do W indow s Vista)[1] * Dream Linux (Bas eada em Debian, M orph ix e Knoppix)

Distribu içõe s de propós ito e special

* Back Track (Fusão do W h ax com Auditor_ Security_ Collection) * Bootable Bus ine s s Card * Cytrun Linux * Edubuntu * Em bedded Debian * Endian Firew all * Ubuntu Studio

15

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

Page 16: E-book sobre Linux

O Gnu/Linux Ubuntu

"A vida e stá ch e ia de de safios qu e , s e aprove itados de form a criativa, transform am -s e em

oportunidade s ." ( M axw ell Maltz)

Page 17: E-book sobre Linux

O Ubuntu Linux

"Ubuntu" é um a antiga palavra Africana, cujo s ignificado é "h um anidade para todos". Ubuntu tam bém quer dize r "E sou o que sou devido ao que todos nós som os". A distribu ição Ubuntu Linux traz o e spírito do Ubuntu ao m undo do softw are . O Ubuntu é um s istem a operativo com pleto bas eado em Linux, livrem ente disponível, com suporte tanto da com unidade quanto profis s ional. É de s envolvido por um a vasta com unidade e nós convidam o-lo a participar tam bém !

A com unidade Ubuntu e stá fundada nos ideais consagrados no m anife sto Ubuntu s egundo o qual: as aplicaçõe s inform áticas devem s e r disponibilizadas de form a gratuita, que as aplicaçõe s deverão s e r u sadas por qualquer pe s soa independentem ente da sua linguagem m aterna e todas as pe s soas devem ter a liberdade de alterar e personalizar qualquer aplicação de m odo a obterem o que elas nece s s itam . Por e ste s m otivos :

O Ubuntu s e rá s em pre gratuito e não existe cu sto extra para a "edição em pre sarial" nós disponibilizam os o nos so m elh or produto sob os m e sm os term os de Liberdade .

O Ubuntu vem com suporte profis s ional em term os com erciais de centenas de com panh ias em todo o m undo, s e precisar de s s e s s e rviços . Cada versão do Ubuntu recebe actualizaçõe s de s egurança durante 18 m e s e s depois de cada lançam ento, algum as versõe s são suportadas por m ais tem po.

O Ubuntu inclui a m elh or infra-e strutura de suporte a traduçõe s e ace s s ibilidade que a com unidade de aplicaçõe s inform áticas livre s ("Fre e Softw are") tem para oferecer, de m odo a tornar o Ubuntu utilizável pelo m aior núm ero pos s ível de pe s soas .

O Ubuntu é lançado de m odo regular e previs ível; todos os s e is m e s e s é lançada um a nova versão. Pode utilizar a versão e stável corrente ou a versão que e stá actualm ente em de s envolvim ento. Cada versão é suportada, pelo m enos , durante 18 m e s e s .

Texto retirado da com unidade ubuntu bras il:h ttp://w w w .ubuntu -pt.org/W eb/

17

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

Page 18: E-book sobre Linux

Com o obter o Ubuntu Linux?Com o obter o Ubuntu?

Você pode obter o cd do Ubuntu Linux, pedindo no s ite : h ttps ://s h ipit.ubuntu.com / após o pedido, o ubuntu é enviado por carta para a sua re s idência, s em nenh um cu sto. Com o o pacote vem de fora do Bras il, pode -s e dem orar até três s em anas .

Outra opção, é baixando a im agem do cd *(são 700m bs de dow nload), o portal oficial de dow nload é:h ttp://w w w .ubuntu.com /getubuntu/dow nload

Gravando um a im agem do Ubuntu linux pelo Nero

A m aioria das pe s soas qu e qu erem conh ecer o Linux, e stão m igrando do M icrosoft W indow s , por e ste m otivo, vou dem onstrar com o gravar corretam ente pelo nero, o cd do Ubuntu.

Faça o Dow nload do Ubuntu, no s ite indicado acim a e abra o nero.Clique na opção "Dis k Im age or save Project" olh e a im agem abaixo:

Depois de ste pas so na opção "Arqu ivo do tipo" de ixe s elecionado com o : Todos os arqu ivos .

Escolh a a im agem a s e r gravada (arqu ivo.iso)

Basta clicar em "Abrir" e Que im ar a im agem :

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

18

Page 19: E-book sobre Linux

Utilizando o live -Cd do UbuntuIns ira o Cd-Rom do Ubuntu no drive de CD, e s elecione no Setup do s eu com putador, a opção: "Iniciar por Cdrom ", em alguns s etups , basta m udar a opção de boot para:cdrom , H ard Dis k , Netw ork

Nesta Prim e ira tela, aperte F2 e s elecione o idiom a Português Bras il

Após o s istem a carregar, você já pode utilizar o Ubuntu Linux via Cd-rom , no entanto, qualquer alteração realizada no s istem a é perdida após a re inicialização do com putador.Para utilizar todos os recursos do Ubuntu Linux , é nece s sário Realizar sua instalação.Vam os entrar ne ste tópico daqu i a pouqu inh o, por enquanto aprove ite para ir conh ecendo o s istem a.

Rodando o Sistem a Pelo Cd-Rom , o De s em penh o fica m e io lim itado

19

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

Page 20: E-book sobre Linux

Instalando o Ubuntu LinuxExistiu um tem po que instalar o Gnu/Linux em um com putador, era um a tarefa com plicada; era nece s sário um prévio conh ecim ento de h ardw are , e tam bém dos pacote s a s e rem instalados .No entanto, com o avanço dos instaladore s gráficos , com o o do ubuntu, basta apenas saber utilizar o m ou s e .

Depois de iniciado o CD do Ubuntu Linux, clique no ícone do de s k top ch am ado:Instalar o s istem a no com putador

Escolh a o Idiom a na coluna a e s qu erda e clique na opção avançar

20

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

Page 21: E-book sobre Linux

Instalando o Ubuntu Linux

Selecione o fu so h orário, você pode clicar no M apa M undial, ou e scolh er pelo m enu logo abaixo.No m eu caso o fu so h orário é São Paulo, fe ito isto clique em avançar

Selecione na coluna a e s qu erda a origem do s eu teclado, no nos so caso: Bras il, e na coluna a dire ita, s elecione o m odelo.Em baixo existe um a área de te ste , verifiqu e s e o cedilh a (ç) e stá funcionando, e clique em avançar.

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

21

Page 22: E-book sobre Linux

Instalando o Ubuntu Linux

Neste ponto, tem os que particionar o Disco Rigido (H D), o Ubuntu oferece no prim e iro cam po, a opção de fazer isto autom aticam ente, no entanto, vam os fazer de m ane ira m anual; ju stam ente para ver a s im plicidade de um particionam ento.

Escolh a a opção "M anual" e clique em avançar.

No m eu caso eu pos suo um H D de 4GB, s em nenh um a partição, então, bastou clicar na opção /dev/h da com o botão dire ito do m ou s e e e scolh er a opção "New Partition Table".

Caso você tenh a partiçõe s , para rem ove -las , clique com o botão dire ito do m ou s e sobre elas e e scolh a "Rem ove partitions".

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

22

Page 23: E-book sobre Linux

Instalando o Ubuntu LinuxQuando você cria um a tabela de partiçõe s , logo em baixo aparece a prim e ira partição:"Free space" com o tam anh o total do H D, que no m eu caso m ostra (4GB).

No entanto, quero dividir e ste H D.

O Linux utiliza um a partição ch am ada "Sw ap", que é um a m em oria virtual, utilizada quando sua m em ória RAM e stá totalm ente utilizada, evitando as s im travam ento do s istem a.

O tam anh o da partição Sw ap deve s e r criado de acordo com sua nece s s idade , s endo que em um com putador dom éstico com 512MB de Ram , um a sw ap de 200MB é m ais qu e o suficiente, pois raram ente você irá ultrapas sar a utilização de sua M em oria RAM .

Quando inicie i no Linux, via algum as teorias sobre a criação de m em ória sw ap, ch egue i a de ixar m ais de 800MB para a m inh a; no entanto depois com o tem po, ch ecando o s istem a, percebi qu e o m áxim o de sw ap que eu já tinh a u sado na vida, foi 100MB.

Clique com o botão dire ito no "Free space" e e scolh a a opção "new partitions"Com o m ostra na figura ao lado, você pode s elecionar partição "prim ary" (prim ária), ou logical (lógica), de ixe com o prim aria, abaixo você e scolh e o tam anh o da partição, no m eu caso eu digite i 4000 (Está em MB). Depois você e scolh e o s istem a de particionam ento, a m elh or opção é o EXT3, e m ais abaixo você e scolh e o ponto de m ontagem , onde vai s e r instalado o s istem a, de ixe com um a barra: /

Faça o m e sm o proce s so com a sua partição Sw ap, com diferença que nela você não precisa e specificar um ponto de m ontagem .

A barra "/" no linux, s ignifica "Root" ou raíz do s istem a, é o prim e iro diretório de um s istem a UNIX, com parado ao s istem a da m icrosoft, s e ria o C:\

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

23

Page 24: E-book sobre Linux

Instalando o Ubuntu Linux

Criada as partiçõe s clique em avançar

O ubuntu Linux 7.04, pos su i um as s istente, para transferir arqu ivos de sua partição W indow s , ele copia w allpapers , videos , m u s icas , e im agens , no entanto, com o e stam os instalando apenas o linux, e não pos su im os nenh um a partição com o W indow s , basta ignorar e sta opção clicando em avançar.

24

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

Page 25: E-book sobre Linux

Instalando o Ubuntu Linux

Esta é a penultim a etapa, basta digitar s eu nom e com pleto no prim e iro cam po, no s egundo digite s eu nom e de u suário, coloque a s enh a, e scolh a um nom e para o com putador, e clique em avançar.

O ubuntu Linux m ostra-lh e um re sum o de toda a configuração realizada até o m om ento, basta clicar na opção "Install" e e sperar a cópia dos arqu ivos .Em um certo ponto, ele irá querer baixar pacote s adicionais na internet, você pode ignorar e ste proce s so, e concluir a instalação.Após concluir, e re iniciar o com putador, tire o cd de de dentro do drive de cd-rom , e rode o s istem a já instalado no s eu H D.

Qualquer dúvida, não de ixe de entrar em contato com igo, no final do livro tem m eu s dados para contato.

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

25

Page 26: E-book sobre Linux

Prim e iros pas sos ...Nem todas as pe s soas , gostam do visual padrão do Ubuntu Linux, eu particularm ente nunca cons egu i utilizar um s istem a, com a barra de tarefas na parte superior da tela.Por isto, vam os fazer um as m udanças bás icas e iniciais no s istem a.

A prim e ira m udança, é rem over a barra de tarefas qu e e stá no canto inferior da tela, e sta barra de tarefas arm azena, os program as m inim izados .Clique com o botão dire ito sobre ela e e scolh a a opção excluir e ste painel.

Depois de fe ito isto, clique na barra superior, e quando virar um a m ãozinh a, arraste até o canto inferior, trazendo as s im a barra para baixo.Agora, clique com o botão dire ito do m ou s e , e s elecione a opção "Adicionar ao painel", você deve s elecionar as opçõe s : Lista de janelas (Para visualizar janelas m inim izadas), lixe ira, e alternador de área de trabalh o.

Fe ito isto, basta clicar nos ícone s da barra de tarefa com o botão dire ito, e scolh er a opção m over, e de ixar disperso na sua barra de tarefas com o você qu is e r.

Mudando a re solução da tela

O ubuntu Linux define por padrão, a m elh or re solução para o s eu m onitor, no entanto nem s em pre o que é bom para ele, é agradável para nós u suários .Para m udar a re solução, clique em Sistem a - Preferências - Re solução da tela, m ude a re solução e clique em "Aplicar".

26

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

Page 27: E-book sobre Linux

Configurando o ADSL H oje em dia é dificil utilizarm os um com putador s em ace s so a internet, por e ste m otivo, vam os ver agora com o é s im ples criar um a conexão Adsl no ubuntu Linux.

Clique no m enu iniciar - Ace s sórios - Term inalO term inal é um prom pt de com ando, onde daqu i para frente s e rá m u ito utilizado, para facilitar a configuração do s istem a.

Todo com ando para a adm inistração do s istem a (Configuração, instalação de aplicativos , edição de arqu ivos de s istem a, e etc...) No ubuntu deve s e r digitado ante s do com ando, o com ando: sudo.

Ne ste livro, quando for digitado algum com ando, vou de ixar com a cor Azul.

Digite no prom pt o s egu inte com ando:sudo ppppoeconfSerá nece s sário colocar um a s enh a, qu e é a s enh a do s eu u suário; a qual você colocou na instalação do s istem a.

Quando o aplicativo "pppoeconf" inicia, ele m ostra os dispos itivos de rede detectados , basta apertar enter.

E aguardar que ele pe s qu is e .

Escolh a s im nas próxim as opçõe s , e quando ele pedir um nom e de u suário, coloque s eu login de autenticação do adsl.

Fe ito isto, basta apertar a tecla <tab> e s elecionar a opção <ok >, coloque sua s enh a, e atenção: a s enh a s e rá m ostrada na tela, ou s eja, não aparece com os ***, por isto s e e stiver em am biente público, s eja rápido :-).Basta de ixar em s im , em todas as próxim as opçõe s; fe ito isto, a internet já e stá funcionando.

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

27

Page 28: E-book sobre Linux

Após a internet e star funcionando...Atualizando o Sistem a

Depois de configurar a internet, clique no m enu s istem a - Adm inistração - Canais de Softw are (Será nece s sário colocar sua s enh a).

Escolh a a opção Baixar de : "Server for Brazil", clique na gu ia "Atualizaçõe s", e s elecione verificar atualizaçõe s : Sem analm ente .

O ubuntu s em pre lança novas atualizaçõe s , no entanto, são pequenos patch s , atualizar um a vez por s em ana e stá m ais qu e ótim o.Fe ito isto clique em fech ar, o s istem a pode com eçar a atualizar a lista de repos itórios .

Repos itórios : São locais na internet, que guardam aplicativos , para que o s istem a baixe autom aticam ente, com alguns s im ples com andos , com o verem os a s egu ir.

Nota-s e qu e na barra de tarefas existe um a e strela laranja, que é o aviso de atualizaçõe s , com o você acaba de instalar o s istem a, é im portante que você faça todas as atualizaçõe s .

Basta s elecionar o que de s eja atualizar, e clicar na opção "Instalar atualizaçõe s"

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

28

Page 29: E-book sobre Linux

Instalando suporte a M ultim idiaO ubuntu tem um a filosofia opensource , por e ste m otivo, ele não dá suporte nativo a arqu ivos MP3, ou qualquer outro form ato proprietário.

Se i m u ito bem que um u suário dom éstico, s em suporte m ultim idia, não ficaria nem um dia utilizando o s istem a, por e ste m otivo, veja com o é fácil adicionar suporte a quas e todos os tipos de arqu ivos m ultim idias existente s .Isto inclui, MP3, W MV, Divx, m pg, avi e outros .

Depois de atualizado o s istem a, clique no m enu iniciar, ace s sórios , e abra o editor de texto. Fe ito isto você deve digitar um script de configuração(abaixo em azul), copie ele e salve com o : m ultim idia.s h no s eu diretório de u suário.Quando você for no "Salvar com o", autom aticam ente já e stará salvando no s eu diretório de u suário.

#!/bin/bas h# script by grubelilo#h ttp://grubelilo.blogspot.com /2007/06/codecs -m ultim idia-para-ubuntu -704.h tm lsudo apt-get -y --force -ye s install gstream er0.10-ffm pegsudo apt-get -y --force -ye s install gstream er0.10-glsudo apt-get -y --force -ye s install gstream er0.10-plugins -bas esudo apt-get -y --force -ye s install gstream er0.10-plugins -goodsudo apt-get -y --force -ye s install gstream er0.10-plugins -badsudo apt-get -y --force -ye s install gstream er0.10-plugins -bad-m ultivers esudo apt-get -y --force -ye s install gstream er0.10-plugins -uglysudo apt-get -y --force -ye s install gstream er0.10-plugins -ugly-m ultivers esudo apt-get -y --force -ye s install libxine -extracodecssudo apt-get -y --force -ye s install ffm pegsudo apt-get -y --force -ye s install lam esudo apt-get -y --force -ye s install faadsudo apt-get -y --force -ye s install soxsudo apt-get -y --force -ye s install m jpegtoolssudo apt-get -y --force -ye s install libxine -m ain1

Depois de fe ito o script acim a, e você ter salvo com o nom e M ultim idia.s h , é nece s sário rodar um com ando de perm is são de execução para e ste script.Para que isto s eja fe ito, abra um term inal e digite o com ando:

sudo ch m od + x m ultim idia.s h

E depois disto, execute o com ando:

sudo ./m ultim idia.s h

OBS: s e rá pedida a sua s enh a, aguarde e ste proce s so leva algum tem po, dependendo da velocidade da sua conexão com a internet, todos os plugins e stão s endo baixados .

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

29

Page 30: E-book sobre Linux

Instalando o Autom atix2

O Autom atix2 é um aplicativo m uito útil, pois ele perm ite instalar outros program as e plugins com m uita facilidade .

Prim e iro, baixe o pacote .deb do autom atix :

h ttp://w w w .getautom atix.com /apt/dists/fe isty/m ain/binary-i386/autom atix2_ 1.1-4.8-7.04fe isty_ i386.deb

O pacote acim a é para um com putador x86, e para o ubuntu 7.04, caso você e steja em um com putador am d64, ou utilizando outra versão do ubuntu, pe s qu is e ne ste link sua versão:

h ttp://getautom atix.com /w ik i/index.ph p?title=Installation

Depois de baixar o pacote, basta clicar duas veze s sobre ele, e e scolh er a opção "Instalar pacote".

Depois de instalado, clique no m enu iniciar - Ferram entas de s istem a - Autom atix2.Ace ite os term os , e aguarde o program a iniciar.

No canto dire ito ele m ostra o tipo do aplicativo, para com eçar a conh ecer, clique sobre a opção "W eb Brow s er" , clique na caixinh a do opera, e em s egu ida na opção, "start".

Depois de concluida a instalação, clique no m enu iniciar - internet - opera.O Opera é um brow s er, tão bom quanto o firefox, m as ape sar de s e r gratuito s eu código fonte é fech ado.

Ape sar da lista de aplicativos do autom atix2 não s e r grande , os program as da lista são m u ito úte is .

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

30

Page 31: E-book sobre Linux

M elh or suporte a M ultim idia

Para ter suporte a arqu ivos .rm vb (Real M edia), a m elh or opção é instalar o Real Player 10; para isto, basta instalar ele pelo autom atix2 (tópico anterior).E depois executá-lo no m enu iniciar - Som e video - Real Player

Ass istindo DVDS protegidos

Para as s istir dvds no ubuntu, é nece s sário h abilitar o suporte a travas , "libdvdcs s", para isto, abra um term inal e rode o com ando:

sudo /u sr/s h are/doc/libdvdread3/./install-cs s .s h

Fe ito isto; basta ins e rir no drive de dvd qualquer film e, e abrir ele com o totem player, qu e encontra-s e no m enu iniciar - som e video - Reprodutor de Film e s

Instalando o VLC player:

O VlC player é um dos m elh ore s players de video; excelente para film e s com legenda (AVI). Para instalar, utilize o autom atix2, e depois execute -o , iniciar - som e video - Vlc M edia player.

Mudando o Sk in padrão

Baixe algum s k in no s ite : h ttp://w w w .videolan.org/vlc/s k ins .ph p, depois de fe ito o dow nload do arqu ivo com a extensão .vlt , faça o s egu inte com ando:

sudo cp -r s k in.vlt /u sr/s h are/vlc/s k ins2/default.vlt

Onde s k in.vlt é o arqu ivo de s k in que vc baixou, altere pelo nom e do s eu arqu ivo.Fe ito isto, abra o vlc, clique em - configuraçõe s - trocar interface - s k ins2.

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

31

Page 32: E-book sobre Linux

Gravando Cds e Dvds no UbuntuApe sar do ubuntu já vir com um aplicativo para gravação de cds e dvs , eu particularm ente prefiro um aplicativo ch am ado: k 3b, qu e tem um a interface m u ito s im ples e fácil.

Para instalar ele, abra um term inal e faça o s egu inte com ando:

sudo apt-get install k 3b libk 3b2-m p3

Este com ando instala o aplicativo de gravação k 3b e o plugin libk 3b2-m p3 que perm ite que você e scute suas m u s icas dentro do k 3b, ótim o para m ontar cds de audio.

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

32

Page 33: E-book sobre Linux

Mudando todo o visual do UbuntuMuitas pe s soas com o eu, não gostam do visual padrão do ubuntu (M arrom ); no entanto, para alterar todo e ste visual é m u ito s im ples .Você pode com eçar , clicando em s istem a - preferência - Tem a; No entanto, existe um a m ane ira m u ito m elh or de personalizar o de s k top.Abra um term inal e instale o gnom e -art:

sudo apt-get install gnom e -art

Depois disto, aperte as teclas <alt>+ <f2> e digite : gnom e -art

Com o gnom e -art aberto, basta clicar na opção "art" e você verá os m enu s :

Back groundDe s k top Th em eOth er Th em e

Em Back ground, você e scolh e o w allpaper do s istem a; lem brando que o gnom e -art baixa as im agens para que você pos sa e scolh er, e ste proce s so pode dem orar um pouco.Em De s k top Th em e , você pode e scolh er novos Icone s , tem as para as bordas da janela, e outros tem as .E em Oth er Th em e s , você pode e scolh er o "Login m anager", a tela de e scolh a de login, onde você digita nom e de u suário e s enh a.Você tam bém pode m udar o "splas h scre en", aquela barrinh a do ubuntu que vai carregando enquanto inicia o gnom e .Entre outras opçõe s; acim a e stou u sando um tem a do M acOS;-) 33

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

Page 34: E-book sobre Linux

Evolution para contas GMAILCom odidade; e sta é a palavra; para que abrir o navegador de internet, e logar no gm ail para visualizar s eu s e -m ails, s endo que o evolution já e stá instalado e ele faz isto para você.

Abra o evolution, M enu iniciar - Internet - Evolution.Na prim e ira tela clique em avançar, na parte de Identidade ,Digite s eu nom e, e s eu endereço de e -m ail: fulano@gm ail.com

Em tipo de s e rvidor e scolh a POP e coloque o s e rvidor com o pop.gm ail.comEm s egurança, coloque utilizar criptografia SSL

Feito isto, clique em avançar, e scolh a em quanto tem po quer s e r atualizado das m ensagens , e avançar novam ente, Escolh a s e rvidor: SMTP, s e rvidor: sm tp.gm ail.com , em conexão s egura e scolh a: Encriptação TLS, e em nom e de u suario coloque s eu e -m ail: fulano@gm ail.com

Feito isto, basta avançar e concluir, com o evolution aberto clique na opção:Enviar / Receber, para baixar s eu s e -m ails do s e rvidor gm ail.

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

34

Page 35: E-book sobre Linux

Tabela com parativa de AplicativosCaso você e steja m igrando do M icrosoft W indow s para o ubuntu Linux, e stá tabela pode s e r útil para que você e scolh a com quais aplicativos de s eja trabalh ar.

Aplicativo W indow s Descrição do Aplicativo Aplicativo Ubuntu De scrição do Aplicativo

Internet Explorer Navegador de Internet Firefox, k onqueror Navegador de Internet

Live M e s s enger M es s enger - Conversa instantânea

PIDGIN, KOPETE, AMSN

Suporte a MSN,Yah oo,AOM ,e outros

M icrosoft Office Suíte Escritório Broffice Suíte Escritório

MS-W ord Editor de Texto Sw rite , Abiw ord, Kw ord Editor de texto

M s -Excell Planilh as eletrônicas Scalc, Gnum eric Planilh as Eletrônicas

M s - Pow er Point Apre s entação de Slide s Sim pre s s , Kpre s enter Apre s entação de Slide s

MS - Acce s s Banco de dados Openoffice - Bas e Banco de dados

W indow s M edia Player Centro de M ultim idia Totem , VLC, M player, Kaffe ine

Centro de M ultim idia

Ph otos h op Editor de Im agens GIMP Editor de Im agens

W inam p Tocador MP3 Xm m s, Am arok Tocador M p3

Em ule, k azza - P2P Com partilh ar arqu ivos Am ule,gtk gnutella Com partilh ar Arqu ivos

Acrobat Reader Leitor PDF Acrobat Reader Leitor PDF

Picasa Organiza Im agens Picasa Organiza im agens

Google De s k top Procura arqu ivos no pc Google De s k top procura arqu ivos no pc

Esta tabela m ostra os aplicativos m ais utilizados em um de s k top, nem todos os softw are s listados e stão instalados por padrão no ubuntu, m as podem s e r instalados facilm ente u sando-s e o s ynaptic, ou apt-get.

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

35

Page 36: E-book sobre Linux

Ubuntu em 3DAlguns u suários ficam facinados com o W indow s Vista, e s eu tem a Aero; no entanto, o Ubuntu pode propiciar algo m uito além ; um de s k top 3D com alta qualidade .Trata-s e do Beryl, o m ais novo popstar do m undo livre .

Requ is itos M inim os para o beryl:

Proce s sador 1Gh zPlaca de video 3D - 64MB256MB RAMLinux Ubuntu 7.04

Requ is itos Recom endado

Proce s sador 1,5Gh zPlaca de video 3D - 128 MB512MB RAMLinux Ubuntu 7.04

Instalando o Beryl O prim e iro pas so é ch ecar s e o suporte 3d de sua placa de vídeo e stá h abilitado.Para isto, abra um term inal (alt+ f2 xterm ), e digite o com ando:

glxinfo | grep 'direct rendering'

Caso o re sultado de ste com ando s eja: direct rendering=ye s , s ignifica que s eu suporte a 3D e stá h abilitado. Se o re sultado for negativo, vá para o capitulo "Instalando Driver de Video - página 28" de ste Guia.

Para instalar o beryl, abra um term inal e execute os s egu inte s com andos :$ sudo apt-get update$ sudo apt-get install berylAgora é só adicionar o beryl aos program as que executam com o início de s e s são:Sistem a -> Preferências -> Se s sõe sNa aba "Program as iniciais", clique em "Novo", coloque um nom e qualquer e o com ando "beryl".Você já tem o Beryl totalm ente funcional no s eu De s k top.Para aju star as configuraçõe s é só ir no m enu;Aplicaçõe s -> Ferram entas do Sistem a -> Beryl Settings M anagerOu no term inal através do com ando: "beryl-s ettings"

Dica publicada no s ite : w w w .vivaolinux.com .br, por PauLo Arruda em 18/06/2007Link : h ttp://w w w .vivaolinux.com .br/dicas/verDica.ph p?codigo=8727

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

36

Page 37: E-book sobre Linux

Look ing Glas sBeryl, Com piz ou Vista Aero; s em dúvida, você já deve ter ouvido falar de algum as de stas inovaçõe s no m undo das interface s gráficas .No youtube som os bom bardeados com e ste s videos , qu e nos de ixam com os olh os vibrante s; e literalm ente de "boca aberta".Um de ste s videos qu e é o m eu preferido é e ste aqu i :

h ttp://grubelilo.blogspot.com /2007/05/w indow s -vista-vs -ubuntu.h tm l

No entanto, nenh um a de stas interface s com para-s e a um projeto opensource ch am ado Look ing Glas s . O Look ing glas s é de s envolvido em Java, o que o torna m ultiplataform a; atualm ente a plataform a de de s envolvim ento e stá disponivel para W indow s , Solaris e Linux.Com o dis s e "plataform a de de s envolvim ento", o s istem a ainda não é recom endado para o dia a dia,ape sar de já ter um a versão e stável do s istem a.

Para instalar o look ing glas s no ubuntu, baixe e ste s pacote s :

h ttp://dow nload.java.net/lg3d/releas e s/1.0/lg3d-core _ 1.0.0_ i686.debh ttp://dow nload.java.net/lg3d/releas e s/1.0/lg3d_ jdk 1.6.0_ i686.debh ttp://dow nload.java.net/lg3d/releas e s/1.0/lg3d_ java3d_ 1.5.0_ i686.deb

E depois instale -os com o com ando:

sudo dpk g -i lg3d_ jdk *.deb lg3d_ java3d*.deb lg3d-core*.deb

O look ing glas s vai e star disponivel na janela de inicio de s e s são (GDM), bastando ir em "s e s sõe s" e e scolh er: Look ing Glas s .

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

37

Page 38: E-book sobre Linux

Instalando Driver de Video Instalando suporte 3D em placas NVIDIA e ATIO ubuntu Linux, já pos su i um suporte nativo a placas de video nvidia e ATI, no entanto o de s em penh o pode s e r insatisfatório. Ne ste caso você pode recorrer aos drivers originais da Nvidia, ou ATI.Geralm ente ir na opção:Sistem a - Adm inistração - Gerenciador de Drivers Re stritos E h abilitar o driver de aceleração 3D da nvidia ou ATI, já re solvem o problem a do de s em penh o.No entanto caso isto ainda s eja insatisfatório, você pode u sar um utilitário de instalação de drivers para placas de video ch am ado "envy".

O prim e iro pas so é baixar e ste utilitário, para isto faça o dow nload do pacote ne ste local:h ttp://albertom ilone .com /ubuntu/nvidia/scripts/envy_ 0.9 .5-0ubuntu5_ all.debDepois de baixar o pacote, basta clicar duas veze s sobre ele para fazer sua instalação.

Depois de instalar o pacote, abra um term inal e rode o com ando:sudo envy

O utilitário é bem s im ples , bastando e scolh er o driver a s e r instalado.

Envy em m odo texto

Envy em m odo gráfico

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

38

Page 39: E-book sobre Linux

Virtualizando outros Sistem as OperacionaisPor algum m otivo de s e speradam ente você precisa de um outro s istem a operacional, com o por exem plo o W indow s XP ou Vista.Talvés por que tenh a que rodar um aplicativo incom pativel com o Ubuntu Linux, ou qualquer outro m otivo.Ne ste caso, não é nece s sário form atar s eu H D, ou criar um a partição para o outro s istem a, para isto você pode s im plesm ente : virtualizá-lo!Um dos grande s softw are s para isto é o fam oso vm w are; m u ito s im ples e prático de s e r utilizado no ubuntu.Outra opção é o virtualbox que verem os a s egu ir.

Lem bra-s e do Autom atix2? (página 20 de ste gu ia), na parte de virtualização, você encontra o vm w are player e o virtualbox.Vam os com eçar conh ecendo o vm w are player, instale -o pelo autom atix2.

Vm w are Player

O vm w are Player não cria m áqu inas virtuais , ele som ente executa m áqu inas virtuais já criadas .Isto não é um problem a, pois você pode criar um a m áqu ina virtual pela internet, ne ste s ite :h ttp://w w w .eas yvm x.com /easyvm x.s h tm lBasta s elecionar o s istem a operacional que de s eja virtualizar na opção (Select Gue stOS), Definir o tam anh o de m em ória RAM que de s eja re s e rvar para o s istem a, coloque 30 ou 40% do s eu total de m em ória RAM . (Dependendo do caso pode s e r m ais do que isto).As próxim as opçõe s são bem s im ples , no final de tudo, clique em Create Virtual M ach ine , faça o dow nload do arqu ivo, que deve ter em torno de 5.4KB.Depois disto, basta abrir e ste arqu ivo pelo vm w are player, e instalar o s eu s istem a norm alm ente, com o s e e stive s s e instalando ele sozinh o no m icro.

VitualBox - M elh or opção

Instale o virtualbox pelo autom atix2; o virtualbox diferente do vm w are player, perm ite que você crie m áqu inas virtuais .Bastando clicar no botão "new " (novo), Selecione o nom e da M aqu ina virtual, e o tipo de s istem a operacional a s e r instalado, Defina o tam anh o de m em ória RAm para o s istem a virtual, Crie um H D virtual clicando em "novo", "Im agem dinam icam ente expans ivel" (vai ocupando e spaço do H D conform e você vai utilizando na m aqu ina virtual), Basta dar próxim o e finalizar.

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

39

Page 40: E-book sobre Linux

Virtualizando outros Sistem as Operacionais

No canto dire ito do virtualbox, você tem as opçõe s da m áqu ina virtual, com o Disco Rigidos , Cd/DVD-rom , audio, rede , controlador USB etc...Clique em Cd/DVD-rom e defina qual drive de s eja utilizar na m áqu ina virtual; depois disto clique em Àudio e h abilite a opção "Driver de Àudio Alsa", de ixe a rede com o NAT, as s im a m áqu ina virtual conecta a internet através do s eu ubuntu.Fe ito isto basta clicar na opção iniciar, instale o s istem a norm alm ente, lem bre -s e de colocar o cd do s istem a operacional a s e r instalado no drive que você e specificou aqu i no virtualbox.

Para W indow s Virtualizado:

Caso você tenh a virtualizado o W indow s , para obter m elh or de s em penh o, clique em "Dispos itivo" - "Instalar adicionais para convidado".Dentro do W indow s , um cd-rom virtual irá aparecer, explore pelo w indow s explorer, e instale o softw are que contém ne ste cdrom .È um conjunto de drivers qu e otim izam o s istem a virtualizado.

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

40

Page 41: E-book sobre Linux

Ace s sando Partiçõe s NTFS no Ubuntu

Para ler e e screver em partiçõe s no ubuntu 7.04 a tarefa é s im ples , basta fazer os s egu inter com ando em um term inal:

sudo apt-get updatesudo apt-get upgradesudo apt-get install ntfs -3g ntfs -config

Faça um back up do s eu arqu ivo /etc/fstab com o com ando:

sudo cp /etc/fstab /etc/fstab.bak

E em s egu ida abra o arqu ivo de configuração com :

gk sudo gedit /etc/fstab

Altere a linh a da sua partição ntfs para:/dev/ /m edia/ ntfs -3g s ilent,um as k =0,locale=utf8 0 0

E depois ative tudo com o com ando:sudo m odprobe fu s esudo um ount -asudo m ount -a

O ubuntu 7.04, é capaz de visualizar arqu ivos de partiçõe s NTFS, no entanto para que você tenh a perm is são de alterar ou apagar arqu ivos de ste tipo de partição é nece s sário s egu ir os pas sos abaixo de scritos .NTFS é um padrão dos s istem as operacionais W indow s XP e W indow s Vista, caso e steja utilizando o s istem a em Dual boot, é bem provável que você de s eja visualizar e alterar o conteúdo das partiçõe s do W indow s .

Partiçõe s EXT3 no W indow sH oje em dia é m u ito com um instalar W indow s e Linux no m e sm o H ard Dis k ; quas e todas as distribu içõe s Linux detectam as partiçõe s W indow s e criam ícone s para elas .No entanto o que poucas pe s soas sabem é fazer o contrário, o W indow s detectar as partiçõe s do Linux.Um a ótim a solução para isto é instalar um softw are ch am ado: ext2ifs , ele é um driver para w indow s qu e lê partiçõe s ext2 e ext3.O link para o softw are é:h ttp://w w w .fs -driver.org/dow nload/Ext2IFS_ 1_ 10c.exe

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

41

Page 42: E-book sobre Linux

"O insuce s so é apenas um a oportunidade para recom eçar de novo com m ais inteligência" H enry Ford

O GNU/Linux Debian

Page 43: E-book sobre Linux

Debian é s im ultaneam ente o nom e de um a distribu ição não com ercial livre (gratuita e de código fonte aberto) de GNU/Linux (am plam ente utilizada) e de um grupo de voluntários qu e o m antêm à volta do m undo. Um a vez que o Debian s e bas e ia fortem ente no projecto GNU (e a distribu ição oficial do Projeto GNU é Debian), é u sualm ente ch am ado Debian GNU/Linux. O Debian é e specialm ente conh ecido pelo s eu s istem a de ge stão de pacote s , ch am ado APT, que perm ite : atualizaçõe s relativam ente fáce is a partir de versõe s realm ente antigas; instalaçõe s quas e s em e sforço de novos pacote s e rem oçõe s lim pas dos pacote s antigos .

O projecto Debian é m antido por doaçõe s através da organização s em fins lucrativos Softw are in th e Public Intere st (SPI).O nom e Debian vem dos nom e s dos s eu s fundadore s , Ian M urdock e de sua m ulh er, Debra. A palavra "Debian" é pronunciada em Português com o Débian.

Várias distribu içõe s com erciais bas e iam -s e (ou bas earam -s e) no Debian, incluindo: Lindow s (atual Linspire), Xandros , Kurum in, Debian-BR-CDD e Libranet. O Ubuntu Linux tam bém s e bas e ia em Debian.Está actualm ente a decorrer trabalh o para portar o Debian para outros k e rnels livre s para além do Linux, incluindo o H urd e o BSD. Para já, no entanto, ainda é m u ito m ais preciso de screver o Debian com o um a "Distribu ição Linux", s em m ais qualificaçõe s .

O Debian foi fundado em 19 9 3 por Ian M urdock , ao tem po e studante univers itário, qu e e screveu o M anife sto Debian que apelava à criação de um a distribu ição Linux a s e r m antida de um a m ane ira aberta, s egundo o e spírito do Linux e do GNU.

O Projeto Debian cre sceu vagarosam ente e lançou suas versõe s 0.9 x em 19 9 4 e 19 9 5, quando dpk g ganh ou notoriedade . Os prim e iros ports para outras arqu iteturas iniciaram em 19 9 5, e a prim e ira versão 1.x do Debian aconteceu em 19 9 6.

Bruce Perens substitu iu Ian M urdock com o líder do projeto. Ele iniciou a criação de vários docum entos im portante s (o contrato social e o fre e softw are gu ideline s) e a legítim a um brella organization (SPI), bem com o liderou o projeto através dos lançam entos das versõe s da ELF/libc5 (1.1, 1.2, 1.3).

Bruce Perens de ixou o projeto em 19 9 8 ante s do lançam ento da prim e ira versão Debian bas eada em glibc, a 2.0. O Projeto continuou elegendo novos lídere s e fazendo m ais duas versõe s 2.x, cada qual incluindo m ais ports e m ais pacote s . APT foi lançada durante e ste tem po e o Debian GNU/H urd tam bém iniciou -s e .

O ano de 19 9 9 trouxe as prim e iras distribu içõe s Linux bas eadas em Debian, Corel Linux e Storm ix's Storm Linux, h oje de scontinuadas m as qu e iniciaram o que é h oje um a notável tendência às distribu içõe s bas eadas em Debian.

Perto do ano 2000, o projeto s e direcionou ao u so de repos itórios de pacote s e à distribu ição "te sting", alcançando um m arco m aior no que s e refere aos arqu ivos e o gerenciam ento de lançam entos . Em 2001, os de s envolvedore s iniciaram conferências anuais , Debconf, com conversas , w ork s h ops , e a recepção aos u suários técnicos . A versão 3.0 de 2002 incluiu m ais do que o dobro do núm ero de pacote s da versão anterior e e stava disponível para cinco novas arqu iteturas .

Texto: h ttp://pt.w ik ipedia.org/w ik i/Debian

H istória do debian GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

43

Page 44: E-book sobre Linux

Ins ira o cd do Debian no s eu drive de cd-rom , não s e e s qu eça de ativar no SETUP do s eu m icrocom putador a opção de "boot a cd-rom ".

Quando o Debian m ostrar sua prim e ira tela, você pode s im plesm ente apertar <enter> para instalação "default" ou a tecla <f2> para abrir algum as opçõe s m ais e specificas .

Na m aioria dos casos , <enter> é a m elh or opção.

Ne sta tela você deve e scolh er a linguagem para o s eu s istem a Debian, no nos so caso é Portugue s e -Brazil (Português do Bras il).Basta e scolh er com as s etinh as do teclado e apertar <enter>, caso tenh a errado a e scolh a, aperte a tecla <tab> s elecione a o opção "voltar" e tecle <enter>.

O instalador pergunta qual o s eu país , re sponda Bras il.

Ne ste pas so o instalador pede qu e você s elecione s eu tipo de teclado, o m ais convencional aqu i no Bras il é o m odelo ABNT2.

Basta s eleciona-lo e apertar <enter>.

Instalando o GNU/Linux Debian GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

44

Page 45: E-book sobre Linux

O instalador do debian ne ste pas so, irá detectar alguns h ardw are s para o inicio da instalação do s istem a, basta aguardar...

Ne ste cam po, s elecione um nom e para s eu com putador.Caso e ste m icro e steja em rede , para facilitar coloque algum nom e que s im plifiqu e o s eu ace s so.

Por exem plo:Recepção, adm inistração, etc...

Basta s elecionar a opção "continuar", utilize a tecla <tab> para isto.Em s egu ida o instalador pergunta o nom e do dom inio, você pode de ixar em branco s elecionando "continuar".

Ch egam os a etapa m ais com plicada de todo o proce s so de instalação; o particionam ento. M as ante s de explicar em detalh e s e ste proce s so, gostaria de falar um pouco sobre o e s qu em a de particionam ento do linux.

Geralm ente para um a instalação em de s k top, podem os criar som ente três partiçõe s , em um a delas ficara o s istem a (/) na outra partição os arqu ivos pe s soais (/h om e) e na outra a "área de troca" conh ecida com o "m em ória SW AP".A M em ória Sw ap é um e spaço re s e rvado no H D, para s e r utilizado com o um a m em ória RAM , quando o s istem a e sta ocupando toda a m em ória RAM , a sw ap entra em u so.Com o a taxa de transferência de um H D é m u ito m enor que a de um a m em ória RAM , o s istem a tende a ficar lento quando ch ega ao ponto de u sar a SW AP.

Para criar a SW AP você deve pensar quanto vai utilizar do com putador, e quanto você disponibiliza de m em ória RAM .Geralm ente em m icros dom ésticos com 512MB de m em ória RAM ou m ais , 300MB de m em ória SW AP já é o suficiente . 45

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

Page 46: E-book sobre Linux

Caso e steja instalando som ente o Debian no s eu H D, e não pretenda s e aventurar em particionar o H D, e scolh a a opção "As s istido disco inte iro".

No entanto, vam os aprender a particionar o H D; e scolh a a opção "M anual".

Ne sta etapa, basta s elecionar o H D onde de s eja instalar o Debian.No m eu caso ele encontrou o disco:

IDE1 principal (h da) - 4.2 GB - Vbox H arddis k

No m eu caso a indentificação do m eu H D "vbox h arddis k " é por cau sa que e stou instalando o debian em um a m áqu ina virtual (virtual box), no s eu caso, pode aparecer o nom e do s eu H D, com o m axtor, s eagate, etc...E 4.2GB é o tam anh o do H D, quando apertar <enter> o instalador pergunta s e de s eja criar um a tabela vazia de particionam ento, basta concordar com "s im

Ne sta etapa o particionador retorna com um a particão vazia (e spaço livre), basta s eleciona-la com <enter>, para criarm os um a partição.

Ao dar <enter> s eleciona a opção "criar nova partição".

46

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

Page 47: E-book sobre Linux

Coloque o tam anh o que você de s eja para a partição, no m eu caso defini com o:3 GB (três gigabite s). Escolh a "partição prim ária".

Ne sta etapa de ixe a opção "u sar com o" com o: Sistem a de Arqu ivos com journaling ext3 (que é o padrão).Em ponto de m ontagem basta de ixar com o (/) que vem com o padrão.

Basta s elecionar a opção: "Finalizar a configuração da partição".

Com a partição que sobrou vam os criar a partição "sw ap", é o m e sm o proce s so, no entanto s elecione "u sar com o" com o: área de troca.Quando voltar a tela de particionam ento, s elecione :"Finalizar o particionam ento e gravar m udanças no disco"Concorde com "s im " e aguarde o disco s e r particionado e form atado.

Ne sta etapa o instalador pergunta sua cidade e fu so h orário.No m eu caso s elecione i "São Paulo", depois disto tecle <enter>

O instalador do Debian irá lh e solicitar a s enh a de "root", vale lem brar que root é o Adm inistrador de todo o s istem a, por e ste m otivo faz-s e nece s sário utilizar um a s enh a s egura.A s enh a tera que s e r digitada por duas ve s e s , basta digitar a s enh a e s elecionar "continuar".Em s egu ida digite o nom e real do u suário do s istem a, exem plo:M ath eu s Santos de Olive ira, o instalador irá definir o nom e do u suário com o "m ath eu s". Ins ira sua s enh a de u suário por duas veze s e clique em continuar.Agora com eça a instalação de pacote s , é um a etapa que requ er paciência, um cafezinh o é bem vindo ne sta h ora. 47

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

Page 48: E-book sobre Linux

Nesta etapa o instalador lh e que stiona sobre instalar alguns aplicativos pela internet, caso não e steja conectado a nenh um s e rviço de internet, e scolh a a opção "não" do m enu .

O instalador pode lh e inform ar sobre não cons egu ir baixar pacote s adicionais de s egurança "não precisa s e preocupar com a tela verm elh a" basta e scolh er a opção continuar (s im ).

Ne sta fas e o instalador pergunta s e você de s eja participar do concurso de utilização de pacote s .A re sposta ne ste pas so é opcional, caso e scolh a "s im ", s eu s istem a irá enviar e statisticas de utilização de pacote s aos de s envolvedore s , criando as s im um a nova versão do Debian.

Ne sta etapa s elecione o tipo de Debian que de s eja em s eu com putador, você pode optar por s e rvidor W eb, DNS etc.. No nos so caso vam os de ixar s elecionado a opção "s istem a bás ico" e "Am biente de de s k top".

A cópia dos arqu ivos inicia ne sta fas e , m ais um a etapa que requ er paciência (pau sa para um cafézinh o).

48

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

Page 49: E-book sobre Linux

Nesta etapa você deve e scolh er a re solução de tela, geralm ente 1024x468 é um bom padrão, m as ne sta etapa você decide .

Esta é a ultim a etapa do s istem a de instalação Debian, basta e scolh er "s im " ne sta opção para que o s istem a e steja instalado por com pleto no s eu com putador.

49

GNU/Linux para New bie s - © 2008 Juliano Ram os - h ttp://grubelilo.blogspot.com

Page 50: E-book sobre Linux

KDE 4

Page 51: E-book sobre Linux

Finalm ente o KDE 4 é lançado; no entanto m uitos u suários e stão s e perguntando s e a atualização é realm ente nece s sária.A própria equ ipe de de s envolvedore s do KDE de ixa claro que e stam os entrando na geração quatro; e que talvés e sta prim e ira versão não s eja ainda a recom endada para a m aioria dos u suários .Estou u sando e ste am biente de s k top de sde a versão BETA e tem m e agradado em vários aspectos; a que stão visual é o que m ais ch am a a atenção; no entanto acredito que s e rá nece s sário m ais algum as versõe s para s entirm os a m aturidade de ste projeto.

Para quem não aguenta m ais aguardar; s egue um m anual de com o instalar ele no Ubuntu 7.10:

Prim e iram ente, rem ova qualquer instalação do k de 4 que tenh a fe ito.

apt-get rem ove k delibs5 k de4bas e -data k de4libs -data

Em s egu ida adicione a s egu inte linh a ao /etc/apt/source s .list

deb h ttp://ppa.launch pad.net/k ubuntu -m em bers -k de4/ubuntu gutsy m ain

Depois rode os s egu inte s com andos :

sudo apt-get updatesudo apt-get install k de4-core