dreno

1
Dreno para capacitores Esta é uma das ferramentas mais úteis para o construtor de amplificadores. O dreno para capacitores nada mais é que um resistor usado para acelerar a descarga dos capa- citores. Ao desligar o aparelho para efetuar ajustes ou modificações, o primeiro ato é sempre de procurar a outra ponta do dreno e tocá-la no capacitor principal do amplificador, mantendo-a lá por pelo menos 15 segundos. Após descarregar os capacitores, estes normalmente retomam parte da tensão, por isso deixo o dreno conectado aos capacitores quando o trabalho se prolonga. É im- portante lembrar de desligar o dreno antes de ligar novamente o amplificador. A construção é simples: é preciso apenas de cerca de 30cm de fio para cada terminal, o resistor e 2 garras-jacaré. Costumo usar um fio e garra vermelhos e o outro termi- nal preto, para reconhecê-los facilmente durante o trabalho. Resistores não tem pola- rização, portanto a codificação através da cor serve apenas para lembrar qual garra se encontra no terra e qual se encontra na alta tensão. Ao repetirmos algo muitas vezes, pequenos lembretes podem auxiliar, principalmente ao trabalharmos com agilidade. Pratica-se ligar sempre a garra vermelha à alta tensão e a preta ao chassi ou ponto de terra da fonte. Assim é fácil reconhecer se o dreno está ligado ou não, mesmo que a garra preta continue conectada à referência de zero volts. Lembrando que ao apli- car o dreno a primeira vez, o capacitor se encontrará carregado, portanto deve-se ter cuidado no procedimento. Resistor de descarga para alta tensão: 4K7 OHMs x 10 Watts. Para baixa tensão: 220 OHMs x 5 Watts 4k7 5W Garras “Jacaré” Resistor de Fio 4k7 5W 200uF 450 VDC Descarregar o capacitor durante 15 a 20 segundos.

Upload: vagner-aux-cad

Post on 08-Dec-2015

224 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

dreno

TRANSCRIPT

Page 1: dreno

Dreno para capacitoresEsta é uma das ferramentas mais úteis para o construtor de amplificadores. O dreno para capacitores nada mais é que um resistor usado para acelerar a descarga dos capa-citores.

Ao desligar o aparelho para efetuar ajustes ou modificações, o primeiro ato é sempre de procurar a outra ponta do dreno e tocá-la no capacitor principal do amplificador, mantendo-a lá por pelo menos 15 segundos.

Após descarregar os capacitores, estes normalmente retomam parte da tensão, por isso deixo o dreno conectado aos capacitores quando o trabalho se prolonga. É im-portante lembrar de desligar o dreno antes de ligar novamente o amplificador.

A construção é simples: é preciso apenas de cerca de 30cm de fio para cada terminal, o resistor e 2 garras-jacaré. Costumo usar um fio e garra vermelhos e o outro termi-nal preto, para reconhecê-los facilmente durante o trabalho. Resistores não tem pola-rização, portanto a codificação através da cor serve apenas para lembrar qual garra se encontra no terra e qual se encontra na alta tensão. Ao repetirmos algo muitas vezes, pequenos lembretes podem auxiliar, principalmente ao trabalharmos com agilidade. Pratica-se ligar sempre a garra vermelha à alta tensão e a preta ao chassi ou ponto de terra da fonte. Assim é fácil reconhecer se o dreno está ligado ou não, mesmo que a garra preta continue conectada à referência de zero volts. Lembrando que ao apli-car o dreno a primeira vez, o capacitor se encontrará carregado, portanto deve-se ter cuidado no procedimento. Resistor de descarga para alta tensão: 4K7 OHMs x 10 Watts. Para baixa tensão: 220 OHMs x 5 Watts

4k7

5W

Garras “Jacaré”Resistor de Fio

4k7 5W

200uF450 VD

C

Descarregar o capacitor durante 15 a 20 segundos.