Transcript

no 148Ano 9

RESENHA

a informação na medida certa

24 de dezembro de 2017 onespíritaline

2 3RESENHA ESPÍRITA online RESENHA ESPÍRITA online

Desde quando Pompeu Magno submeteu a Síria e, logo depois, Jerusalém, em guerras lamentáveis, que passaram a províncias do Império Romano, que os judeus sofreram

contínuos golpes da dominação a que se encontravam submetidos.

Na Galileia, surgiram, com frequência, profetas e messias que se atribuíam as características de grandes libertadores, gerando revoluções sempre vencidas pelas legiões em banhos de sangue e de incontáveis crucificações.

A subida de Herodes – pelos seus bajuladores chamado de o Grande – ao trono de Israel, graças a manobras políticas e muitas intrigas, não sendo judeu, mas de origem idumeia, teve o apoio da esposa Mariane, asmoneia, de grande valor moral, a quem realmente amou; assinala o período de terror enquanto tenta de todas as maneiras conquistar a simpatia do povo que lhe era hostil e ao qual também odiava.

Embelezou o Templo de Jerusalém, dedicou-se a construções faustosas, dominado pelo tormento de perder o trono, tornando-se tirano implacável, que não trepidou em mandar assassinar alguns dos filhos, o irmão da esposa, afogado publicamente, e a própria rainha, que marchou para o patíbulo com dignidade até o fim, mesmo após sua mãe havê-la também acusado, com medo do genro monstruoso...

Movimentos reacionários multiplicavam-se e todos eram esmagados com impiedade invulgar.

Israel estorcegava entre as lutas tirânicas da política perversa e o abandono a que o povo se encontrava relegado, aumentando a miséria moral e econômica de maneira avassaladora.

Ninesquecível

atal

4 5RESENHA ESPÍRITA online RESENHA ESPÍRITA online

aqueles ouvintes denominados como os quinhentos da Galileia, que participaram do inigualável banquete de Sua despedida, quando ascendeu às Regiões de onde viera, com o objetivo de recordar-Lhe as lições que vivenciavam, as paixões humanas sobrepuseram-se e as dores lancinantes continuaram a ceifar sentimentos e existências incontáveis.

A noite medieval proporcionou um atraso à cultura científica, tecnológica e moral da humanidade durante quase mil anos, até que o século XVII abriu espaço para a libertação do pensamento, ante os fatos constatados em contradição à teologia da fé cega.

O benefício, porém, redundou no surgimento do materialismo em toda a sua feição devastadora que, de alguma forma, deu lugar à crueldade, à ausência da esperança na imortalidade, ao surgimento dos indivíduos vazios psicologicamente, em face do conceito da destruição da vida pela morte.

Nesse comenos, no fastígio do Século das luzes, o Consolador prometido chegou à Terra, fixando os seus postulados na investigação científica, ao tempo em que propõe uma filosofia existencial otimista, fundamentada na reencarnação, e restaurou a ética-moral do Evangelho em toda a sua pulcritude, conforme Ele no-lo havia apresentado e vivido integralmente.

Esse renascimento da Mensagem tem conseguido alargar os conhecimentos humanos, tem propiciado a certeza na continuidade da vida além do túmulo, enquanto faculta a alegria de viver e os meios hábeis para a conquista da plenitude.

Lentamente renova-se a sociedade ante a possibilidade de edificar-se o reino de Deus no coração e esparzi-lo por toda a Humanidade, pois que, essas nobres diretrizes influenciarão todas as religiões, ao oferecer-lhes o que lhes falta, que são a prova de laboratório a respeito da imortalidade do espírito, da sua comunicação com as criaturas humanas, da justiça divina, mediante os múltiplos renascimentos materiais e a pluralidade dos mundos habitados.

Volta-se a viver a lídima fraternidade, ao descobrir-se que o amor preconizado pelo Mestre sai das páginas da Teologia para tornar-se psicoterapia preventiva às aflições e curativas de todos os males que dominam as pessoas nos mais diversos setores em que se encontrem.

O ser humano consciente da sobrevivência conscientiza-se dos deveres que lhe dizem respeito, trabalha e esforça-se pela constante renovação moral para melhor e torna-se solidário ao seu próximo, deixando de ser solitário...

*

Quando a psicosfera terrestre modifica-se ante a evocação do Natal de Jesus, deixa-te arrastar pelas dúlcidas vibrações de amor que invadem a Terra e impregnam-te da sua pujante irradiação.

Sai do individualismo, do consumismo, do erotismo e descobre o significado existencial legítimo que te diz respeito, enquanto drenas dos pântanos da alma os detritos e as emanações morbíficas que te têm intoxicado.

Foi nesse período, de turbulências e insatisfações, que nasceu Jesus.

Governava Roma, Augusto, que se fizera protetor de Herodes, mas que lograra manter o imenso império em relativa paz, como somente ocorrera uma única vez antes.

Com o objetivo de preparar o ambiente convulsionado para o nascimento de Jesus, os missionários do amor reencarnaram-se na Terra, desde antes, de modo que a Sua mensagem pudesse encontrar ressonância nas mentes e nos corações.

Esplendia em toda parte a bênção da paz, enquanto o monstro da guerra momentaneamente refugiava-se nas furnas sombrias.

Nasceu Jesus numa noite rica de astros coruscantes para alterar por definitivo o destino da Humanidade.

Ante a música da Natureza, as vibrações angélicas, na singela gruta de Belém, o Messias de Israel e da Humanidade veio instaurar a Era do amor e da permanente paz, infelizmente, ainda não conseguida pelas criaturas aturdidas.

Passado o período de exaltação dos primeiros mártires, fascinados pelo amor incomparável do Mestre, as ingerências humanas a pouco e pouco alteraram completamente o conteúdo das Suas lições libertadoras e transformaram a Mensagem sublime do amor em movimento político – religioso, que culminou nas lamentáveis Cruzadas, na Santa Inquisição e nas contínuas guerras pelo poder terrestre.

Embora retornassem, periodicamente, como ímpares servidores de Jesus,

6 7RESENHA ESPÍRITA online RESENHA ESPÍRITA online

Divaldo Franco emBuenos Aires

Divaldo Franco esteve em Buenos Aires, Argentina, nos dias 6 a 8 de novembro de 2017, a convite da Confederación Espiritista Argentina - CEA.

Nos dias 6 e 7, proferiu palestras nas dependências da CEA, e no dia 8, na Sociedade Espírita Joanna de Ângelis.

Permite que Jesus fale pela tua voz, movimente-se pelos teus pés, sirva pelas tuas mãos e afague pelos teus braços.

Então, repetirás como o Apóstolo Paulo: - Já não sou quem vive, mas Cristo que em mim.

Joanna de Ângelis

Psicografia de Divaldo Pereira Franco, na manhã do dia 22 de setembro de 2014, na Mansão do Caminho, em Salvador, Bahia

Federação Espírita Brasileira

Nos dias 11 e 12 de novembro de 2017, na sede da Federação Espírita Brasileira, em Brasília, DF, aconteceu a reunião anual do Conselho Federativo Nacional, que reune as organizações federativas de cada Estado brasileiro. Divaldo Franco esteve presente.

8 9RESENHA ESPÍRITA online RESENHA ESPÍRITA online

Por ocasião das festividades alusivas aos 20 anos de fundação da Federaão Espírita dos Estados Unidos, no dia 25 de novembro de 2017, em Nova Iorque, Divaldo Franco foi um dos convidados, juntamente com Raul Teixeira e Jussara Korngold.

Federação Espírita dos Estados Unidos

Equador

Entre os dias 27 de novembro de 2017 a 4 de dezembro de 2017, Divaldo Franco visitou Quito e Guaiaquil, no Equador, atendendo diversos programas doutrinários.

Grupo Espírita Santa Elena da Cruz

Na sua estada em Guaiaquil, Equador, Divaldo Franco, acompanhado de Juan Rodriguez e confrades, visitou o Grupo Espírita Santa Elena da Cruz, localizado em birro da cidade, e dirigido por Beatriz Guerra.

Instituição de construção muito simples, chão de terra, mas com exemplar dedicação no serviço do Cristo, distribuindo orientação, consolo e assistência à população local. Veja fotos.

10 11RESENHA ESPÍRITA online RESENHA ESPÍRITA online

No final da tarde do dia 21.12.2017, Divaldo Franco recebeu do Tribunal de Justiça de Pernambuco a Medalha do Mérito Judiciário “Desembargador Joaquim Nunes Machado”, no Grau Comendador - a mais alta comenda concedida pela Justiça Pernambucana.

Aproveitando a solenidade, as seguintes Instituições também prestaram homenagens ao Divaldo Franco: Assembleia Legislativa do

Medalha do Mérito Judiciário

Estado de Pernambuco, Ministério Público de Pernambuco, Associação Jurídico-Espírita do Estado de Pernambuco, Federação Espírita de Pernambuco, Academia Cabense de Letras, Comissão do Movimento Espírita do Cabo de Santo Agostinho, Conselho Regional de Medicina de Pernambuco e Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Pernambuco.

O Desembargador Humberto Vasconcelos, foi o autor da proposta de concessão da comenda.

No ano de 2017, completando 20 anos, após percorrer outras cidades da Bahia e de diferentes Estados, e com apresentações em outros países das Américas e da Europa, o Movimento Você e a Paz culminou, mais uma vez, com grande sucesso com as apresentações na capital baiana. As atividades foram: 13/12 - Dique do Tororó, 15/12 – Farol da Barra, 17/12 – Shopping da Bahia e 19/12 – Praça do Campo Grande, quando ocorreu o encerramento, comemorando a data oficial da paz no município de Salvador. Veja fotos a seguir, também nas próximas páginas, cedidas por Jorge Moehlecke.

12 13RESENHA ESPÍRITA online RESENHA ESPÍRITA online

Dique do Tororó - 13/12/17

Farol da Barra - 15/12/17

Shopping da Bahia - 17/12/17

Pça Dois de Julho - 19/12/17

14 15RESENHA ESPÍRITA online RESENHA ESPÍRITA online

Ouve, Senhor,

os gemidos de todos os enfermos,

os ais de mães e pais cujos rebentos se arremessaram pela ladeira da dependência química,

os ulos dos que sofreram golpes de violência no lar ou na via pública,

os gritos dos desesperados, que já não conseguem conter o turbilhão de frustrações que lhes vai no imo d’alma.

Olha, Senhor,

a lágrima silenciosa dos que não superaram as próprias fragilidades,

a chaga aberta no corpo ou na alma dos desassistidos,

as faces crispadas daqueles que guardam ódio no coração, pelas razões mais diversas,

as rotas tortuosas adotadas por todos os que passaram a desacreditar da justiça e da fraternidade.

Envolve, Senhor,

cada uma dessas almas e inunda com Tua luz um desses corações,

para que retornem aos caminhos da esperança e da alegria.

Abençoa, Senhor,

Ave, éNatal

16 17RESENHA ESPÍRITA online RESENHA ESPÍRITA online

cada vivente na Terra, e que as almas humanas sustentadas por Teu amor infindo,

não se cansem de aprender e de servir, de lutar e de crescer, sem qualquer esmorecimento,

fiéis aos tempos novos que se anunciam no mundo, a partir da evocação da Tua vinda.

Ave, é Natal!

Toca-nos, então Jesus de Nazaré,

como tocastes os endemoniados, fazendo-os retornar ao equilíbrio;

como tocastes os paralíticos, levando-os a novos movimentos;

como tocaste Lázaro, para dar-lhe vida nova;

como tocaste Madalena, para que ela encontrasse definitiva paz íntima;

como tocaste Zaqueu, retirando-o dos conflitos existenciais;

como tocaste Simão Pedro, a fim de que se convertesse fundamento da fraternidade e do amor ao próximo;

como tocaste Paulo, libertando-o do fanatismo para o encontro com a lucidez operosa;

como tocaste as bilhas d’água, na festa de Caná, convertendo-as em recipientes cheios de sabor,

patrocinando júbilos indeléveis.

Ave, é Natal!

Penetra-nos o ser, Divino Amigo, para que não temamos as guerras, por reconhecermos, Contigo, a supremacia do entendimento para a paz, hoje ou amanhã, para que não nos perturbemos com o egoísmo que infesta em toda parte, por crermos na excelência do espírito altruísta que há de reger os sentimentos humanos.

Revela, Jesus, as múltiplas limitações que nos assoberbam, e, uma vez mais, dedica um olhar de misericórdia, de piedade, sobre o Teu rebanho desarvorado ainda, deixando-nos ouvir de novo a Tua voz a incentivar-nos, a conclamar-nos ao progresso e ao bem, dizendo:

Sois deuses...

Inebria-nos com Tua presença, novamente, Senhor.

É novo Natal!

Exultemos.

Camilo

Mensagem psicografada pelo médium Raul Teixeira, em 11.11.2002, na Sociedade

Espírita Fraternidade, Niterói – RJ.

Raul Teixeira em Malden, USA

Malden é uma cidade norte-americana, localizada no condado de Middlesex, no estado de Massachusetts, USA.

A convite do Allan Kardec Spirtist Society of MA, nos dias 17 e 18 de novembro de 2017, Raul Teixeira e Sergio Lopes participaram de eventos doutrinários, tendo sido no dia 17 um jantar beneficiente em prol do Remanso Fraterno, instituição fundada por Raul, em Niterói, RJ, e palestra de Sergio; no dia 18, na sede do Grupo Espírita Caminho, Verdade e Vida (2 Elm St). Sergio Lopes coordenou seminário, sob o título: Leis Morais e Saúde Mental.

18 19RESENHA ESPÍRITA online RESENHA ESPÍRITA online

Conselho Federativo Nacional

20 anos da Federação Espírita dos Estados Unidos

Raul Teixeira, Divaldo Franco e Jussara Korngold, participaram da festividade alusiva aos 20 anos da Federação Espírita dos Estados Unidos, que aconteceu em Nova York, no dia 25 de novembro de 2017.

Raul Teixeira participou da reunião do Conselho Federativo Nacional, da Federação Espírita Brasileira, nos dias 11 e 12 de novembro de 2017, em Brasília, DF.

20 21RESENHA ESPÍRITA online RESENHA ESPÍRITA online

No tumulto que toma conta do mundo e das pessoas, reserva-te alguns momentos de silêncio, que se transformem em quietude interior.

A agitação, a balbúrdia, o falatório, desarmonizam os centros emocionais do equilíbrio.

Cala mais do que fala.

Reflexiona antes de expender a tua

opinião.

Ouve a zoada e alija-te do burburinho, preservando-te em paz.

Este comportamento é salutar para todos os momentos da tua vida.

Joanna de Ângelis

(Vida feliz. Joanna de Ângelis. Cap. XLII. Divaldo Franco)

Contudo, você não veio à Terra para fixar deficiências, mas para tratá-las, angariando saúde.

Você não se acha no mundo para submeter-se aos impulsos irracionais, mas para fazê-los amadurecer para os campos da lúcida razão.

Você não teve acesso ao planeta para se deixar levar pelo destempero, pela irritação desarticuladora do equilíbrio, mas tem você o dever de educar-se, porque tem na pauta da sua vida o compromisso de cooperar com Deus, à medida que cresça, que amadureça, que se enobreça.

Desse modo, os seus aborrecimentos diários, embora sejam admissíveis em almas infantis e destemperadas, já começam a provocar ruídos infelizes, desconcertantes e indesejáveis nas almas que se encontram no mundo para dar conta de abençoados compromissos com Jesus Cristo e com Seus Prepostos.

Assim, observe-se mais; conheça-se no aprendizado do bem, um pouco mais, esforce-se por melhorar-se; resista um pouco mais aos impulsos da fera que ainda ronda as suas experiências íntimas; acerque-se um pouco mais dos Guardiães que o

amparam.

Perante as perturbações alheias, aprenda a analisar e não repetir.

Diante da insurreição de alguém, analise e retire a lição para que não faça o mesmo.

Notando a explosão violenta de alguém, reflita nas consequências danosas, a fim de não o imitar.

Cada esforço que você fizer por emendar-se, por educar-se, será secundado pela ajuda de luminosos Imortais que estão, em todo tempo, investindo no seu progresso, para que, pouco a pouco, mas sempre, você cresça e se alcandore e se ilumine, fazendo-se vitorioso cooperador com s Divindade, tendo-se superado a si mesmo, transformando suas noites morais em radiosas manhãs de perene formosura.

Joanes

(Para uso diário. Joanes, cap. 13. Raul Teixeira)

Ao formares o teu lar, forma-o em bases de carinho e respeito, de liberdade e de alegria, de responsabilidade e de trabalho, a fim de que nele se forje o ninho do amor mais rutilante. Institui no imo do teu refúgio doméstico o hábito salutaríssimo da oração entre os teus amores, ou mesmo a sós, permitindo a união dos teus dependentes afetivos com as faixas de luz e de paz que vibram em altas frequências, e que te trazem o clima refrigerante da celestial assistência.

Vive ensina a prática do respeito recíproco, por mais intimidade exista entre os convivas familiares. Nada de incentivar-se o palavreado chulo ou a pornografia, pois a simplicidade da fala não tem que se compatibilizar com o baixo nível da comunicação.

[...]

O teu lar deve ser o aconchego onde te possas resguardar do tumulto das ruas, da agrestia das urbes e da exasperante solidão tecnológica.

Tornando-se o teu ninho caseiro um oásis de paz no basto deserto social que impera mundo afora, trabalha, ensina e educa a família, de modo que não consintas brigas e outras formas de agressão em tua querência doméstica, mas transformando-a, isso sim, no cadinho de aprendizados e câmbios tão benfazejos quanto indispensáveis para o teu e para o progresso espiritual de todos os teus.

Camilo

(Minha família, o mundo e eu. Camilo, cap. 18. Raul Teixeira)

A consciência coletiva na família é o resultado da participação de todos os seus membros nas ocorrências diárias, facultando o trabalho geral e ordeiro de preservação do afeto e da manutenção do respeito.

Quando algum membro, porém, não consegue ajustar-se ao programa geral, o que sempre ocorre, ao invés de ser expulso do grupo, convém considerá-lo na condição de alguém necessitado de compreensão, ao invés de portador de impedimentos, evitando-se a antipatia ou a animosidade, sejam ocultas ou declaradas.

Sendo a família constituída por espíritos de diversas procedências, alguns dos quais cobradores de débitos anteriores, é compreensível que se manifestem com azedume, constante insatisfação, agressividade ou reagentes aos planos de entendimento coletivo. Será sempre este membro o criador de problemas, o reclamador, o calceta, o rebelde...

Fragilizado espiritualmente, corre o perigo de tombar na fuga pelas drogas, pelo álcool, e, na sua insegurança, iniciar-se no furto, como recurso psicológico para chamar a atenção.

Torna-se, então, um verdadeiro desafio familiar, que deve ser levado em consideração, numa representação diminuta em relação ao que será encontrado multiplicadamente na sociedade fora do lar, que exigirá comportamento equilibrado e desafiador.

A família, portanto, é a célula primordial do grupamento social, o reduto onde se forjam os sentimentos e as qualificações para os relacionamentos humanos em toda parte.

Manter-se, desse modo, uma convivência agradável e louçã, é a regra de bem proceder no lar, para os enfrenta mentos coletivos no futuro.

Joanna de Ângelis

(Constelação familiar. Joanna de Ângelis, cap. 17. Divaldo Franco)

22 RESENHA ESPÍRITA online

http://mansaodocaminho.com.br/livraria-leal/

REVELAÇÕES DA LUZ

Em Revelações da Luz, o Benfeitor Camilo, através do educador, orador e méduim Raul Teixeira, propõe-nos profundas questões acerca de nosso modo de vida, das nossas escolhas e das nossas responsabilidades.

De forma objetiva e abrangente, o coroável Benfeitor viabiliza-nos reflexionar do simples ao complexo nas nossas mais íntimas questões.

Valendo-se de citações do Evangelho segundo o Espiritismo, propõe-nos um mergulho em nosso interior, através de interrogações pertinentes ao nosso dia a dia.

Revelações da Luz é verdadeira coletânea de mensagens iluminadas, cuja fonte principal é o meigo rabi da Galileia, nosso Jesus, o Sol Maior de nossas vidas.

TRIGO DE DEUS

Em Trigo de Deus, a nobre Mentora Amélia Rodrigues narra, em linguagem poética e rica de conteúdo, acontecimentos da vida de Jesus.

Desfilam as personagens do Evangelho, humanas e ansiosas, na busca do Reino dos Céus, com os seus problemas e dificuldades, limitações e tormentos, fascinadas, porém, pela figura incomum de Jesus.

Diálogos oportunos e belos, palestras enriquecedoras são examinadas com simplicidade e oportunidade, em convite renovador a todos quantos anelam por um mundo feliz e uma existência plenificadora.

Conhecidos nossos das narrativas dos evangelhos retornam pela escrita brilhante da poetisa baiana, enriquecendo-nos com as suas experiências.

Cuida com empenho do hábito de pensar corretamente, corrige os velhos costumes da censura e da reprimenda, do pessimismo e da negatividade, da prevenção e do preconceito, do ressentimento e do ódio, do ressumar das lembranças mórbidas em que te comprazes, a fim de experienciares os opimos frutos da alegria e do bem-estar.

Joanna de Ângelis

(Seja feliz hoje. Joanna de Ângelis, cap.3. Divaldo Franco)

Fomentar felizes amizades, ampliando os laços de bem-querer. Iluminar a família com bons e nobres exemplos de vivência ajustada, a ponto de respirar paz interna, numa vida morigerada, simples, se complicadores. Eis aí fundas razões de alegria.

Camilo

(A carta magna da paz. Camilo, cap. 15. Raul Teixeira)

http://editorafrater.com.br


Top Related