Transcript
Page 1: Paisagem Sonora : Expedição ao Rio São Francisco

Paisagem Sonora : Expedição ao Rio São Francisco

Leci Augusto e Camila Hamdan11#Art- Brasília 2012

Page 2: Paisagem Sonora : Expedição ao Rio São Francisco

Equipe de Pesquisa: designer visual e de interação- Alexandre Ataíde; Criação e desenvolvimento-Leci Augusto e Camila Hamdan; Consultoria - Geraldo Gentil Vieira e Alexandre Curado- (CODEVASF).

Disponível em: http://www.academia.edu/4496149/Paisagem_Sonora_Expedicao_ao_Rio_Sao_Francisco

Page 3: Paisagem Sonora : Expedição ao Rio São Francisco

Ilha das Flores, SE.População 2010: 8.348 Territorial: 54,639 Km²   Densidade: 152,78 Habitantes por Km²    Bioma: Mata Atlântica

Page 4: Paisagem Sonora : Expedição ao Rio São Francisco

Propriá, SEpopulação 2010: 28.451 Habitantes   Unidade Territorial: 92,461 Km²   Densidade: 307,71 Habitantes por Km²   

  Bioma: Mata Atlântica

Page 5: Paisagem Sonora : Expedição ao Rio São Francisco

Penedo , ALSua população estimada em 2004 era de 65.429 habitantes.

Page 6: Paisagem Sonora : Expedição ao Rio São Francisco

Objetivo do Projeto

Nosso objetivo é a realização de intervenções artísticas e práticas educativas por processos colaborativos nas três cidade nordestinas, como possibilidades de contribuir para a revitalização da Arte na região do Baixo São Francisco, pela valorização da memória espacial, nas cidades de Propriá (SE), Ilha das flores(SE) e Penedo(AL). Assim como, realizar uma investigação sobre as características ambientais, ecológicas e artísticas.As práticas educativas visam ressignificar as experiência sonora contextualizada em suas vidas diárias.

Page 7: Paisagem Sonora : Expedição ao Rio São Francisco

1- Estudo de caso - oficina e material artístico1.1. Realizar entrevista - ( prefeito, diretor escola, moradores e estudantes)

2- Ações nas cidades:Registrar e catalogar sons naturais e artificiais , ritos, mitos sagrados e profanos ,

poesias e canções da Região com uso de gravadores e celulares . 2.1. Criação de grupo para participação na oficina.2.2. Realização da oficinaregistrar e catalogar sons naturais e artificiais , ritos e mitos sagrados e profanos , poesias e canções da Região com uso de gravadores e celulares. Entendemos que estes sons são os elementos de coesão social e cultural nestas comunidades onde permanecem vivas as formas de viver e sentir tradicionais e contemporâneos. 2.3 temas :a)- Imaginário Coletivo na Paisagem: lendas, contos e causos; b) Audiosfera Religiosa da Paisagem: toques de sinos, cânticos, procissões, foguetes entre outros; c) Paisagem espaço- cultura e natureza

Desenvolvimento

Page 8: Paisagem Sonora : Expedição ao Rio São Francisco

.3 . Paisagem sonora ( criação)

As informações sonoras catalogadas, formarão um banco de dados por sistema distribuído de armazenamento e serviço denominado SoundCloud e dispostas seguindo as seguintes tipologias temáticas:

4. Website - Expedição Artística ao Rio São Francisco, o qual consiste em: a)Paisagem Sonora Virtual: geotagueamento dos sons nos locais virtuais de referência cartográfica da Internet utilizando o Google Maps;

b) Paisagem Sonora Remixada: compartilhamento e distribuição gratuita do banco de dados sonoro conectado à redes sociais tais como Facebook, Twitter etc, para possíveis intervenções e novas composições;

c) Cartografia colaborativa

Disponível em: http://woices.com. Acesso em 26 de março de 2012.

Page 9: Paisagem Sonora : Expedição ao Rio São Francisco

5.Aplicativo em realidade aumentada: a) Paisagem Sonora Misturada: georreferenciamento dos sons nos locais reais de referência geodésica, ou seja, no ambiente exato de captura, com o uso da tecnologia da realidade aumentada para os dispositivos móveis (Android, iPhone) e BlackBerry.

• Plataforma online para publicação de áudio utilizada por profissionais de música. Disponível em: http://soundcloud.com

• As informações poderão ser enviadas ao banco de dados e estarão disponíveis para download gratuito sob a licenciada Creative Commons 3.0 uso não comercial. Com esta licença, mantém-se o direito de autor e os direitos conexos mas autoriza que outros reproduzam e distribuam o trabalho desde que façam a atribuição. Disponível em: http://www.creativecommons.org.br/. Acesso em 26 de março de 2012.

Para estes sistemas operacionais utilizaremos o Navegador de Realidade Aumentada Layar , que a partir do desenvolvimento de sua programação, iremos sons e imagens no ambiente real com a localização exata da informação no espaço físico. Disponível em: http://www.layar.com. Acesso em 26 de março de 2012.Para estes dispositivos utilizaremos o serviço de internet livre Woices: word voice, que permite às pessoas criar, ouvir e compartilhar informações de áudio que está ligado a uma localização geográfica específica usando seu telefone móvel.

Page 10: Paisagem Sonora : Expedição ao Rio São Francisco

“A paisagem é uma marca, porque exprime uma civilização; mas também é uma matriz, porque participa do sistema de percepção, concepção e ação – quer dizer da cultura – que canaliza a relação de uma sociedade com o espaço e com a natureza” (BERQUE, 1984, p.03).

Interessamos também a análise semântica do espaço a partir da análise semiótica da cultura de Y.M Lott, visto que no espaço organizam-se os jogos das relações mutáveis. Esses inúmeros jogos , de acordo com Certeau, o espaço está circuncristo pelo lugar textual ( 2011, p.186), onde é possivel que tais narrativas orais criam tipologias , mapas e percursos.

Outrossim, novas propostas artísticas só podem ser realizadas pela união de saberes. São as novas políticas e tecnologias de distribuição livres e gratuitas que permitem imaginar soluções criativas para o desenvolvimento nacional e local. A percepção dos jovens moradores da região é de extrema importância para compreendermos os caminhos das transformações culturais, sociais e ambientais nestes territórios.

Nossa proposta visa contribuir para o diálogo entre o conjunto de crenças, valores e práticas desta cultura local atribuídas ao imaginário, a preservação ecológica e a memória coletiva em lendas, tradições e costumes da região, associadas a sua disponibilização em conteúdos sonoros para internet e dispositivos móveis, com o intuito de promover novos significados e sentidos estéticos da informação.      

Considerações

Page 11: Paisagem Sonora : Expedição ao Rio São Francisco

Referência: ANDERS, Peter. Envisioning Cyberespace: Designing 3D Eletronic Space. New York: McGraw-Hill Books, 1998, p.9-10. ______Ciberespaço antrópico: definição do espaço eletrônico a partir das leis fundamentais. In: DOMINGUES Diana (org.). Arte e vida no Século XXI: Tecnologia, Ciência e criatividade. São Paulo. 2008, p.47-64. ASCOTT, Roy. ART–TECHNOLOGY-COMMUNICATION: new territories of knowledge. Teleconferência, CIANTEC, Universidade de Aveiro, PT, out.2009. CERTEAU,Michel. A Invenção do Cotidiano: 1.Artes de Fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves- Petrópolis. RJ: Vozes, 2011,p.182-198.

MERLEAU-PONTY- Fenomenologia da percepção. São Paulo. Ed. Martins Fontes, 1999. p. 111-463. VIEIRA, Geraldo Gentil, Caminhos do São Francisco. disponível em: http://caminhodosaofrancisco.blogspot.com.br. Acesso em : 05 fev 2012. SANTOS, Milton. A Natureza do espaço. Técnica e Tempo, Razão e Emoção.São Paulo: Editora EDUSP. 2004.  


Top Related