Transcript
Page 1: Lauda 1_ Seminário Gestão do Conhecimento

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESCCentro de Artes - CEARTPrograma de Pós Graduação em Design - PPDG - Mestrado em DesignPlanejamento e Gestão MetodológicaProf. Dr. Flávio Anthero Nunes Vianna dos SantosJanaina Ramos Marcos

Gestão do Conhecimento

Atualmente estamos vivenciando experiências que muitos denominam de sociedade do conhecimento. Segundo Evers (2001, p. 03): em nossa busca para o desenvolvimento da economia do conhecimento, o conhecimento tem de substituir o trabalho e o capital como os principais fatores de produção em nossa economia.

O conhecimento produzido pela sociedade do conhecimento deverá ser corretamente organizado de forma que possa ser assimilado pelo maior número possível de pessoas. Sordi (2008) define a gestão da informação como processo que cria boas condições às pessoas, de um determinado espaço organizacional, para apreender/criar/gerar conhecimento, compartilhar/socializar conhecimento, bem como usá-lo para atingir metas organizacionais, realimentando a gestão da informação. O autor ainda argumenta que a lógica dos negócios atuais é que a gestão dos dados disponíveis na organização, bem como daqueles passíveis de serem obtidos por parcerias e associações, pode tornar-se um importante recurso estratégico se forem corretamente planejados, coordenados e monitorados pela organização.

A obtenção do conhecimento geralmente acontece da seguinte forma, segundo Sordi (2008):

○ dados: muitas organizações geralmente possuem uma grande quantidade de dados (informações de clientes, fornecedores, funcionários, etc.);

○ Informações: trata-se de tabular e analisar os dados obtidos e transformá-los em informações estratégicas para a organização;

○ Conhecimento: descoberta de maior sensibilidade material, onde é necessário converter todas as informações obtidas com a obtenção dos dados em conhecimento útil em busca da construção de metas e objetivos organizacionais.

Processo de Gestão do Conhecimento produzido se divide em diversas etapas conforme Sordi (2008):

○ Identificar/Mapear: Quais são os conhecimentos fundamentais para o sucesso da organização? Quais são os conhecimentos fundamentais à realização plena dos objetivos?

○ Obter: Definição das dimensões da informação/conhecimento (estilo de redação, idioma, mídia, formato, nível de detalhamento, etc) e das competências que cada colaborador desempenha no papel de agente da informação/conhecimento.

○ Distribuir: como o conhecimento será disponibilizado aos usuários.

Page 2: Lauda 1_ Seminário Gestão do Conhecimento

○ Utilizar/Aplicar: como parceiros e clientes possam gerar conhecimento para a organização.

○ Construir/Sustentar: como parceiros e clientes possam gerar conhecimento para a organização.

○ Aprender/Criar: desenvolver nos colabores pensamento crítico, capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas.

○ Contribuir: A geração de novo conhecimento só implica em acréscimo de capital intelectual se externalizado e compartilhado.

○ Descartar: Descarte: venda oudescarte de uma unidade de negócio, patente ou funcionário; Abstenção: não iniciar processos de geração de conhecimento que não interesse à organização.

Evers (2001, p. 19) acredita que embora pareça ser um fato estabelecido até agora - que o conhecimento é um importante fator de produção - é extremamente difícil calcular a contribuição do conhecimento para o crescimento econômico. Porém, empresas que conseguem mensurar essa contribuição se destacam no mercado e alcançam resultados positivos em seus processos.

REFERÊNCIAS

EVERS, Hans-Dieter. Towards a Malaysian Knowledge Society. 1. ed. German: THIRD INTERNATIONAL MALAYSIAN STUDIES CONFERENCE , 2001. p. 02-19. Disponível em </citeseerx.ist.psu.edu> Acesso em 16 abr. 2012

SORDI, José Osvaldo de. Administração da informação: fundamentos e práticas para uma nova gestão do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2008. 185 p.


Top Related