lauda 1_ seminário gestão do conhecimento

2
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Artes - CEART Programa de Pós Graduação em Design - PPDG - Mestrado em Design Planejamento e Gestão Metodológica Prof. Dr. Flávio Anthero Nunes Vianna dos Santos Janaina Ramos Marcos Gestão do Conhecimento Atualmente estamos vivenciando experiências que muitos denominam de sociedade do conhecimento. Segundo Evers (2001, p. 03): em nossa busca para o desenvolvimento da economia do conhecimento, o conhecimento tem de substituir o trabalho e o capital como os principais fatores de produção em nossa economia. O conhecimento produzido pela sociedade do conhecimento deverá ser corretamente organizado de forma que possa ser assimilado pelo maior número possível de pessoas. Sordi (2008) define a gestão da informação como processo que cria boas condições às pessoas, de um determinado espaço organizacional, para apreender/criar/gerar conhecimento, compartilhar/socializar conhecimento, bem como usá-lo para atingir metas organizacionais, realimentando a gestão da informação. O autor ainda argumenta que a lógica dos negócios atuais é que a gestão dos dados disponíveis na organização, bem como daqueles passíveis de serem obtidos por parcerias e associações, pode tornar-se um importante recurso estratégico se forem corretamente planejados, coordenados e monitorados pela organização. A obtenção do conhecimento geralmente acontece da seguinte forma, segundo Sordi (2008): dados: muitas organizações geralmente possuem uma grande quantidade de dados (informações de clientes, fornecedores, funcionários, etc.); Informações: trata-se de tabular e analisar os dados obtidos e transformá-los em informações estratégicas para a organização; Conhecimento: descoberta de maior sensibilidade material, onde é necessário converter todas as informações obtidas com a obtenção dos dados em conhecimento útil em busca da construção de metas e objetivos organizacionais. Processo de Gestão do Conhecimento produzido se divide em diversas etapas conforme Sordi (2008): Identificar/Mapear: Quais são os conhecimentos fundamentais para o sucesso da organização? Quais são os conhecimentos fundamentais à realização plena dos objetivos? Obter: Definição das dimensões da informação/conhecimento (estilo de redação, idioma, mídia, formato, nível de detalhamento, etc) e das competências que cada colaborador desempenha no papel de agente da informação/conhecimento. Distribuir: como o conhecimento será disponibilizado aos usuários.

Upload: janaina-ramos

Post on 25-Jul-2015

51 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

texto apresentaqdo em 2012, para a disciplina de mestrado em design na Universidade do Estado de Santa Catarina

TRANSCRIPT

Page 1: Lauda 1_ Seminário Gestão do Conhecimento

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESCCentro de Artes - CEARTPrograma de Pós Graduação em Design - PPDG - Mestrado em DesignPlanejamento e Gestão MetodológicaProf. Dr. Flávio Anthero Nunes Vianna dos SantosJanaina Ramos Marcos

Gestão do Conhecimento

Atualmente estamos vivenciando experiências que muitos denominam de sociedade do conhecimento. Segundo Evers (2001, p. 03): em nossa busca para o desenvolvimento da economia do conhecimento, o conhecimento tem de substituir o trabalho e o capital como os principais fatores de produção em nossa economia.

O conhecimento produzido pela sociedade do conhecimento deverá ser corretamente organizado de forma que possa ser assimilado pelo maior número possível de pessoas. Sordi (2008) define a gestão da informação como processo que cria boas condições às pessoas, de um determinado espaço organizacional, para apreender/criar/gerar conhecimento, compartilhar/socializar conhecimento, bem como usá-lo para atingir metas organizacionais, realimentando a gestão da informação. O autor ainda argumenta que a lógica dos negócios atuais é que a gestão dos dados disponíveis na organização, bem como daqueles passíveis de serem obtidos por parcerias e associações, pode tornar-se um importante recurso estratégico se forem corretamente planejados, coordenados e monitorados pela organização.

A obtenção do conhecimento geralmente acontece da seguinte forma, segundo Sordi (2008):

○ dados: muitas organizações geralmente possuem uma grande quantidade de dados (informações de clientes, fornecedores, funcionários, etc.);

○ Informações: trata-se de tabular e analisar os dados obtidos e transformá-los em informações estratégicas para a organização;

○ Conhecimento: descoberta de maior sensibilidade material, onde é necessário converter todas as informações obtidas com a obtenção dos dados em conhecimento útil em busca da construção de metas e objetivos organizacionais.

Processo de Gestão do Conhecimento produzido se divide em diversas etapas conforme Sordi (2008):

○ Identificar/Mapear: Quais são os conhecimentos fundamentais para o sucesso da organização? Quais são os conhecimentos fundamentais à realização plena dos objetivos?

○ Obter: Definição das dimensões da informação/conhecimento (estilo de redação, idioma, mídia, formato, nível de detalhamento, etc) e das competências que cada colaborador desempenha no papel de agente da informação/conhecimento.

○ Distribuir: como o conhecimento será disponibilizado aos usuários.

Page 2: Lauda 1_ Seminário Gestão do Conhecimento

○ Utilizar/Aplicar: como parceiros e clientes possam gerar conhecimento para a organização.

○ Construir/Sustentar: como parceiros e clientes possam gerar conhecimento para a organização.

○ Aprender/Criar: desenvolver nos colabores pensamento crítico, capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas.

○ Contribuir: A geração de novo conhecimento só implica em acréscimo de capital intelectual se externalizado e compartilhado.

○ Descartar: Descarte: venda oudescarte de uma unidade de negócio, patente ou funcionário; Abstenção: não iniciar processos de geração de conhecimento que não interesse à organização.

Evers (2001, p. 19) acredita que embora pareça ser um fato estabelecido até agora - que o conhecimento é um importante fator de produção - é extremamente difícil calcular a contribuição do conhecimento para o crescimento econômico. Porém, empresas que conseguem mensurar essa contribuição se destacam no mercado e alcançam resultados positivos em seus processos.

REFERÊNCIAS

EVERS, Hans-Dieter. Towards a Malaysian Knowledge Society. 1. ed. German: THIRD INTERNATIONAL MALAYSIAN STUDIES CONFERENCE , 2001. p. 02-19. Disponível em </citeseerx.ist.psu.edu> Acesso em 16 abr. 2012

SORDI, José Osvaldo de. Administração da informação: fundamentos e práticas para uma nova gestão do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2008. 185 p.