Transcript

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ju-azeiro realizou 1.005 atendimentos durante os 40 dias de fun-cionamento. Entre os principais procedimentos, estão pacien-tes vítimas de trauma por acidentes automobilísticos, armas de fogo (350), clínicos – como problemas cardíacos, vasculares, pulmonares e de alcoolismo - e domésticos. Para a diretora Anya Luna, os trotes são o principal problema enfrentado pelas equipes no salvamento de vidas.

Icasa estreia fora de casa na série B do Brasileirão

COPA DO BRASIL

Reforço financeiro garante permanência do Barbalha

APITO| Pág. 8

CRAtOComerciantes aprovam projeto para reforma do camelódromo POlíTIcA| Pág. 3

meTrOPOlITAnA | Pág. 5

ePA | Pág. 7

culTurA

A Semana Santa, período considerado de reserva às orações e encontros em fa-mília, também vira época de homenagens dos grupos po-pulares que dão continuida-de às tradições seculares. Pe-nitentes, caretas e malhação do Judas são algumas ati-vidades da cultura regional que os caririenses poderão acompanhar no decorrer dos próximos dias.

De 15 a 21 De abril De 2014 ano 15 número 2635 Preço: r$1,50

www.jornaldocariri.com.brO periódico do Cariri independente

Transporte é risco de vida para alunos em Barbalha

pau de arara

Estudantes do Sítio Tabuleiro, zona rural de Barbalha, se arriscam no trans-porte irregular para chegar à escola. Em vez de ônibus, os alunos são transpor-tados em uma caminhonete. A Secretaria de Educação do Município informou que o transporte é utilizado porque a estrada não permite a passagem de um

veículo de grande porte. As caminhonetes são disponibilizadas apenas para os estudantes do ensino infantil e fundamental. Alunos do ensino médio, que vi-vem na localidade, fazem o percursso a pé. O secretário de infraestrutura disse que será providenciada a pavimentação da estrada. POlíTIcA | Pág. 3

FISCALIZAÇÃOVigilância Sanitária intensifica inspeção em peixarias

meTrOPOlITAnA | Pág. 6

Serena Morais

Serena Morais

APITO | Pág. 8

POlíTIcA | Pág. 4

câmArA de JuAZeIrO

Saiba mais

culTurA

Manifestações populares marcam Semana Santa

Votação aberta pode decidir futuro de suplentesurgÊncIA móvel

esPOrTe

Samu atende 1.005 casos em período de 40 dias

Região do caRiRi, de 15 a 21 de aBRiL de 20142

É muItO difícil a gente ver os nossos filhos arriscando a vida nesses carros. Tem muita criança pequena que, por não ter vaga na boleia, vai em cima. É um perigo. AlIne bArbOsA - bArbAlhA

“ “

Opinião

CARtAOs afogamentos acabam acontecendo, geralmente, com aquelas pessoas que sabem dos riscos, mas acabam ignorando porque acreditam que conhecem os locais de banho. A gente alerta os banhistas para que eles não tentem subestimar os balneários, mesmo que estejam acostumados a frequentá-los. Procure atender as nossas orientações, principalmente sobre não ingerir bebidas alcoólicas.

cAPITãO vIeIrA JúnIOr, cOrPO de bOmbeIrOs de JuAZeIrO

SEXtILHADEUS NÃO DESTRÓI OS SEUS FILHOSPORQUE É AMOR, BONDADE...AQUELE QUE SE ARREPENDECOM FÉ E BOA VONTADEA DIVINA PROVIDÊNCIADÁ NOVA OPORTUNIDADE!

WelIngTOn cOsTA

Diretor-presidente: Donizete ArrudaDiretora de Redação: Jaqueline FreitasDiretoria Jurídica: Vicente AquinoDiagramação: Evando F. MatiasFotos: Serena Morais

Fundada em 5 de setembro de 1997O Jornal do Cariri é uma publicação da Editora e Gráfica Cearacom LtdaCNPJ: 15.915.244/0001-71

Conselho EditorialGeraldo Menezes Barbosa, Francisco Huberto Esmeraldo Cabral, Napoleão Tavares Neves e Monsenhor Gonçalo Farias Filho.

Administração e RedaçãoRua Pio X, 448 - Bairro SalesianosCEP: 63050-020 - Juazeiro do Norte Ceará - Fone 88 3511.2457

Departamento Comercial | [email protected] Redação | [email protected]

Sucursal Fortaleza: Rua Coronel Alves Teixeira, 1905 - sala 05 - Fone: 85 3462.2600Sucursal Brasília: Edifício Empire CenterSetor Comercial Sul - sala 307 -Brasília - DF.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores.

Fale conosco

QUANDO NÃO PENSAMOS NO “FRUTO”, PLANtAmOS QuALQuER SEmENtE

Palavra de FéPr. Jecer goeS

“Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois TUDo o que o homem SeMeAr, isso também ceIFArÁ”. ( gálatas 6:7).

Quando nós lemos o texto de gálatas 6:7, somos convidados a fazermos uma leitura coloquial, teológica, acadêmica e também analisarmos dentro de uma pers-pectiva do senso comum. o que estamos plantando ? como o terreno recebe essa semente? Que terreno é esse? Qual a qualidade dessa semente?

A lei da semeadura é revelada pelo apóstolo Paulo, mostrando que um ‘nascido de novo’, seguidor autêntico, legítimo de cristo Jesus, através da obra iluminadora do espírito Santo, não pode e nem deve deliberadamente ‘semear’ na carne e ao mesmo tempo ‘andar’ no espírito. “Quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no espírito, ceifará a vida eterna” (v.8).

o contexto de gálatas seis está nos remetendo a ideia de que os cristãos devem se importar com o outro para lhe fazer o bem. Isto é semear para a vida eterna. o contrário é semear corrupção. Precisamos ter muito cuidado, equilíbrio e vigilância para não plantarmos qualquer semente pois o fruto pode ser de péssima qualidade e nos trazer grandes transtornos.

Precisamos ter em mente que hoje colhemos o fruto da semente plantada on-tem , e estamos semeando o que iremos colher amanhã. Precisamos observar, olhar para dentro de nós e termos capacidade de fazermos essa autocrítica. “o autocon-trole é, antes de tudo, o controle da mente. o que semeamos na mente, colhemos em nossas ações. (Jonh stott).

Vivemos um estilo de vida onde a plantação é a tona das nossas ações. É natu-ral passarmos pela vida sem nos preocuparmos com o tipo de semente que planta-mos, o que é antinatural.

Moisés, instruindo o povo israelita a respeito disto, afirmou: “E, se não fizerdes assim, eis que pecaste contra o Senhor; porem o vosso pecado vos achará” (Deut. 32:23). Fique tranquilo que o pecado tem um encontro marcado com você. entenda que a semente da desobediência é rebeldia contra Deus e com certeza não escapa-remos às suas consequências.

Quando o apóstolo Paulo instruiu aos gálatas a não errar, ele estava conscien-tizando-os à uma verdade: “De Deus não se escarnece”, pois o que se planta, isso se colherá. essa lei é também aplicada na vida de todo ser humano através das ações e palavras. É normal ouvirmos pessoas culpando Deus pelas circunstâncias adversas que enfrentam. Só reclamam, ao invés de olhar para dentro de si e lembrar-se do que cometeu.

o profeta Jeremias indignado com a destruição de Jerusalém e a murmuração de seu povo, exortou-os: “De que se queixa vocês? Queixem-se de seus próprios pecados”. - Não devemos lançar a culpa em Deus pelas consequências dos nossos pecados. Palavras, ações que hoje, como sementes, plantamos, são os frutos que amanhã iremos degustar. Refletir antes de nossas decisões é uma boa direção que todos nós devemos tomar para evitar frutos anômalos colhidos no futuro.

A bíblia nos apresenta inúmeros exemplos de personagens que não refletiram em suas atitudes e amargaram uma colheita com consequências dolorosas; pode-mos citar o caso de Sansão que foi escolhido por Deus para ser um Nazireu (Separa-do de forma exclusiva para o serviço sagrado, não podendo beber vinho e não cortar seu cabelo), porem, os pecados de sua juventude lhes fez cair nas mãos dos Filisteus.

outro exemplo que deve ser lembrado é o de nossos primeiros pais, Adão e eva. Plantaram a semente da desobediência e como consequência perderam o paraíso e complicaram toda a raça humana.

Prezado leitor, antes de qualquer decisão e proposta que chegar diante de você, pense, reflita, analise. Nunca tome uma decisão precipitada. Que deus te Abençoe!

CHARGE

Final dos anos cinquenta, vive a cidade (Crato) grande eferves-cência política, cultural e educa-cional. Os estudantes cratenses participam ativamente dos acon-tecimentos. Havia nos colégios da cidade os grêmios literários, que tinham, entre outros objetivos, a comemoração de datas históricas em ritmo de discursos entusias-mados e declamações poéticas. A cidade era, portanto, uma refe-rência político-cultural na região nordeste.

Funcionando há poucos anos havia a Faculdade de Filosofia de iniciativa dos senhores Professor Antônio Martins Filho, Profes-sor José Newton Alves de Sousa e Dom Vicente de Araújo Matos

(Bispo Diocesano).É “criada”, devido o entusias-

mo e civismo de muitos jovens da época, a “Frente Estudantil Nacionalista” com o objetivo de defesa dos interesses nacionais, do patrimônio da nação e estudar os problemas que afligiam o país naquele início de década, sendo a referida intermediada pelo crimi-noso golpe civil-militar de 1964 que “escureceu” todo o nosso Bra-sil por longos 20 anos de tortura, assassinato e exílio de cidadãos e cidadãs brasileiros.

Nomes como o professor Ju-randy Temóteo, professor Fran-cisco Veloso de Alencar, Geral-do Alves Formiga, Elói Teles, Wellington Alves de Souza (Ton-ton), Manoel Patrício de Aquino (Nezim), Audisio Teles, Rocelio Brito, Ivan Figueiredo, Rui Fi-gueiredo e José Figueiredo de Brito Filho são os responsáveis, entre outros, pela criação de um colégio estadual em Crato. Tendo cabido ao último a ideia de uma

campanha para criação de um colégio que atendesse às famílias menos favorecidas economica-mente das zonas urbana e rural do município.

Era, na ocasião, o Senhor Wil-son Gonçalves, vice-governador do estado. Após reunião na sede do Cariri Sport Club, grande pas-seata estudantil é realizada em destino à residência do referido senhor, onde o ex-bancário José Figueiredo de Brito Filho, faz um discurso, sendo aplaudido e ova-cionado, pela ideia da criação de uma escola estadual de ensino médio (hoje) em nossa cidade.

Em 27 de outubro de 1959, por-tanto há 55 anos, é criado pelo en-tão governador Parsifal Barroso, o Colégio Estadual Wilson Gonçal-ves, tendo como primeiro diretor o professor Luiz de Borba Ma-ranhão. Neste colégio trabalhei, para minha felicidade profissional e humana, há exatos 34 anos.

Fonte: Rocelio Brito e Huber-to Cabral

Colégio Estadual - 55 anosJorge Carvalho

edITOrIAl

A administração municipal de Barbalha aparenta não ter acor-dado ainda para o fato de que as pessoas mais humildes também merecem atenção e respeito dos poderes públicos. Governada por um prefeito de um partido de esquerda, com discurso de in-clusão social e de igualdade entre os cidadãos, Barbalha continua a insistir em negar todos esses va-lores em seu quotidiano. A prova disso está na contratação de ser-viços irregulares de transporte para conduzir os estudantes da zona rural do município para as escolas públicas.

Por que um aluno que mora no Sítio Tabuleiro tem de ser le-vado à escola em uma caminho-nete, como se fosse um animal a ser conduzido de uma fazenda para outra? Qual a explicação

para esse tratamento discrimi-natório, violador da dignidade humana e que só acentua nas crianças a deformação moral, psicológica e social de que são pessoas de segunda classe, dife-rentes de seus iguais, inferiores socialmente e incapazes de des-pertar a necessária atenção de seus governantes?

Desafia-se ao prefeito ou aos vereadores que deixem seus fi-lhos serem transportados para a escola em veículos como os que o Município de Barbalha contrata para levar os alunos da zona ru-ral barbalhense. Além de indigno e vergonhoso, esse tipo de trans-porte é irregular, algo impensá-vel quando se observa que o con-tratante é um órgão público, que deve respeitar a lei de ofício.

Procuradas pelo Jornal do

Cariri, as autoridades educacio-nais do Município de Barbalha, de modo cínico, respondera, que “em breve a situação será so-lucionada”. Ora, se há solução, porque só agora é que se admite sua existência e se anuncia que ela será implementada? Foi ne-cessário haver a denúncia dos pais e a cobertura da imprensa para que essa iniquidade fosse reconhecida pelo Município de Barbalha e que seu prefeito e sua secretária de Educação admitis-sem fazer alguma coisa em prol desses alunos de uma das regi-ões mais carentes da cidade?

Não fosse apenas a natureza irregular do transporte, que viola normas de segurança e de trânsi-to, existe o risco para a vida das crianças, que são conduzidas sem cuidados mínimos, como

o cinto de segurança, e o preju-ízo em sua aprendizagem, pelos constantes atrasos.

Uma administração petista, que, por tantos anos levantou a bandeira da educação como carro-chefe de seu programa de governo, jamais poderia ser fla-grada nesse tipo de situação. É uma vergonha para o prefeito Zé Leite, para seu partido e para o povo barbalhense. Fossem os estudantes oriundos de famílias de classe média, isso jamais es-taria ocorrendo. Mas, seria uma enorme surpresa ter filhos de fa-mílias abastadas em escolas pú-blicas municipais. Aos pobres, aos camponeses, aos filhos dos trabalhadores, o alvo eleitoral do PT, é que se dá esse tipo de tratamento. Quanta incoerência. Quanta indignidade.

BaRBalHa MaltRata EstudantEs da Zona RuRal

ProFeSSor e coMUNIcADor

Não fosse apenas a natureza irregular do transporte, que viola normas de segurança

e de trânsito, existe o risco para a vida das crianças, que são conduzidas

sem cuidados mínimos, como o

cinto de segurança, e o prejuízo em sua

aprendizagem, pelos constantes atrasos.

Região do caRiRi, de 15 a 21 de aBRiL de 2014 3

PolíticaTransporte de alunos é feito em caminhonetes

bArbAlhA

Samylla Alves

Diariamente, estu-dantes do ensino infantil e funda-

mental do sítio Tabuleiro, na zona rural de Barbalha, são transportados em uma caminhonete, fato que co-loca em risco a vida dos es-tudantes. Os secretários de Educação e Infraestrutura do Município dizem que em breve o problema será solucionado.

As mães dos estudantes ficam preocupadas com a situação. A dona de casa Aline Barbosa, mãe de qua-

tro filhos, fala sobre as di-ficuldades. “É muito difícil a gente ver os nossos filhos arriscando a vida nesses carros. Tem muita criança pequena que, por não ter vaga na boleia, vai em cima. É um perigo”, relata Aline.

A agricultora Maria Adriana Santana tem dois filhos pequenos que pas-sam pelo mesmo problema. “O carro não tem cinto de segurança para quem vai em cima. Meus filhos recla-mam que muitas vezes che-gam atrasados e não tem mais cadeiras para sentar na sala. É triste essa situa-

ção”, desabafa Maria.O transporte irregular

é disponibilizado apenas para os estudantes do ensi-no infantil e fundamental. Alunos do ensino médio saem de suas casas e percor-rem a estrada caminhan-do, até chegar à pista para pegar um ônibus. “Desde o ano passado, tenho que sair mais cedo de casa para dar tempo chegar a escola. Se fizessem a estrada, teria como o ônibus vir nos bus-car e a situação estaria re-solvida”, explica o estudan-te Zaine da Cruz.

De acordo com a Se-

cretária de Educação do Município, Isabel Cristi-na Nóbrega, os estudantes utilizam a caminhonete porque a via de acesso até a escola não permite a uti-lização de um ônibus es-colar. Sobre a demora do motorista em buscar os es-tudantes, a secretária disse que irá conversar com o motorista para que o pro-blema não volte a aconte-cer. Com relação à estrada, o secretário de Infraestru-tura, Roberto Grangeiro, informou que, após a qua-dra chuvosa, o trecho pas-sará por pavimentação.

A CONQuIStA do apoio de Raimundão por Eunício foi comemorada. O prefeito de Juazeiro anunciou que não se dobrará às pressões e se manterá fiel a seu partido na corrida eleitoral.

RebateDoNIzeTe ArrUDA

Raimundão desce do muroSurpreendeu ao Palácio Abolição a firmeza demonstrada pelo prefeito Raimundo Macedo em seu discurso, no sábado passado, durante o 11º encontro regional do PMDB, em russas. ele destacou sua amizade de muitos anos com o senador eunício oliveira e ressaltou não ter mais nenhuma dúvida sobre o candidato que irá apoiar nas eleições deste ano para governador. A conquista do apoio de rai-mundão por eunício foi comemorado. o prefeito de Juazeiro anunciou que não se dobrará às pressões e se manterá fiel a seu partido na corrida eleitoral.

Ronaldo segue mesmos passosoutra adesão anunciada publicamente foi a do prefeito do crato, ronaldo Ma-tos. Apesar de filiado ao PMDB, ele vinha mantendo diálogos com o presidente da Assembleia, deputado zezinho Albuquerque. em russas, ronaldo foi claro: afirmou que o chamamento do nome do senador Eunício Oliveira como o candi-dato a governador, vem das ruas, do povo que se identifica com sua história e a vontade de se fazer ainda mais pelo ceará. esclareceu que não há espaço para mudança de rumo em sua decisão de subir ao lado de eunício em seu palanque nas eleições ao Abolição.

Pressão não deu nenhum resultadoo Palácio do Abolição tentou convencer o prefeito de Milagres, Hellosman Sam-paio, a trocar de candidato a deputado federal. Queriam que ele abandonasse a reeleição de genecias Noronha e se integrasse ao projeto de eleger o petista camilo Santana. Hellosman disse aos articuladores políticos do governo cid que essa possibilidade não existia e manteria sua lealdade a genecias. Também avi-sou que não tem como não votar em Eunício para governador, já que é filiado ao PMDB. outro prefeito que rompeu com o Abolição foi João Marcos, de caririaçu, declarando voto no senador eunício oliveira. A situação do senador no cariri entre os prefeitos do PMDB é de lealdade à sua candidatura.

Samuel tenta jeitinho para escaparA chegada de mais uma conta para ser apreciada pela câmara do crato era tudo que Samuel Araripe não desejava nesse momento. envolvido na articulação para conseguir uma liminar no Tribunal de Justiça(TJ) do ceará e ser candidato a deputado estadual, tem que dividir sua atenção com essa nova votação. Antes da câmara proferir sua derrota, escalou alguns interlocutores para falar com os vereadores. Autorizou os emissários a garantir que, se tivesse suas contas apro-vadas, deixaria a política. Quer manter ser somente cartorário. os vereadores não acreditaram mais na promessa e o projeto foi arquivado. Samuel continua com a improbidade administrativa.

Mobilização por verba de aeroportoo deputado André Figueiredo esteve em audiência com o ministro da Aviação civil, Moreira Franco. No encontro, cobrou urgência na liberação de verba para a ampliação do Aeroporto regional do cariri orlando Bezerra. Para André, o aero-porto tem uma importância estratégica, pois, além do ceará, atende parte de Per-nambuco, Piauí e Paraíba e necessita, com urgência, de melhorias para atender a demanda. Moreira Franco garantiu que o Aeroporto de Juazeiro está dentro das prioridades do Ministério e explicou que o atraso na obras decorre das dificuldades nas desapropriações das áreas do entorno. contudo, esclareceu que, ainda essa semana, estará dando andamento à ampliação, pois recebeu uma dura cobrança da própria presidente Dilma pelo fim desse imbróglio.

Gesto de inteligência do presidenteApós ver ruir, por não ter amparo legal, sua vontade de afastar os vereadores Normando Sóracles e Alberto do PT de suas funções na câmara de Juazeiro, o presidente capitão Vieira teve uma atitude humilde e de bom senso. Procurou-os e perguntou se estavam felizes, já que os dois parlamentares iriam permanecer no Legislativo. os vereadores interpretaram como um comportamento cortez do presidente capitão Vieira, descartando ser o ato, qualquer ironia.

Deputado Manoel Salviano, que é candidato a reeleição, está montando um grupo político para discutir o município de Juazeiro e melhorias a serem apresentadas.

Pretende que, deste grupo, saia um nome para concorrer a prefeito. Mesmo que venha a ser reeleito, não descarta a hipótese de vir a ser esse nome a concorrer contra raimundão em 2016.

A desistência do ex-prefeito Isaac Júnior de concorrer à uma vaga na Assembleia fortalece a candidatura de Manoel Santana.

O próprio governador Cid Gomes, ao encontrá-lo em evento recente, pediu que agendasse uma audiência porque quer ajudá-lo

Samuel Araripe está alinhado com o Abolição. Desistiu da Assembleia e transferiu os seus colégios eleitorais para o vice-líder do governo na Assembleia, deputado Julio césar costa Lima Filho.

Candidato natural à sucessão do prefeito Zé Leite, o secretario Fernando Santana conta com o apoio do deputado camilo Santana e de toda a base do PT. contudo, não tem o voto de zé Leite.

Camilo e Fernando querem a indicação do vereador Daniel de Sá Barreto à presidência da câmara de Barbalha . zé Leite se rebelou a vai apresentar o nome do vereador epitácio cruz

Desculpe a ignorância, os prefeitos do Cariri vão ter que se definir já entre o candidato do Abolição e o senador eunício oliveira?

CâmARA DO CRAtO NÃO ANuLA SESSÃOcom 12 votos a favor e seis contra, os vereadores do crato votaram pelo ar-

quivamento do Projeto de Indicação apresentado pela Mesa Diretora, anulando a sessão que desaprovou as contas de gestão do ex-prefeito Samuel Araripe referentes ao ano de 2009. A grande surpresa da votação ficou por conta do voto do vereador Amadeu de Freitas. contrariando as expectativas, ele votou a favor do arquivamento, mesmo sob forte pressão. e o pesadelo de Samuel

continua: a Câmara já foi notificada de que as contas de gestão do ex-prefeito, agora, referentes ao ano de 2010, já estão à disposição para envio ao Legislativo

e, em seguida, ao plenário para votação.

DISSE mE DISSE

BaRBalHa MaltRata EstudantEs da Zona RuRal

tRANSPORtE DE ALuNOS que residem no sítio Tabuleiro é irregular e coloca em risco os estudantes

Leia rápidoO vereador Normando Sóracles (PSL) voltou a sentir-se incomodado com a condição de suplente na câmara de Juazeiro. Na sessão da última quinta-feira (10), ele pediu, em caráter de urgência, que a mesa diretora da casa solicitasse as autoridades competentes a conclusão das investigações que estão sendo feitas contra os vereadores Antônio de Lunga e ronnas Motos.

O vereador Bosco Vidal (PR) criticou o descumprimento da Secretaria de educação de Barbalha com relação ao seu projeto, aprovado pelos edis, que institui a Semana Anti-drogas, na rede de ensino pública da cidade. De acordo com ele, o projeto não está sendo executado nas escolas municipais.

O vereador Luiz do Conselho (PRB) pediu apuração de denúncias feita contra o Demutran de Várzea Alegre, sobre possíveis trocas de pneus dos veículos apreendidos pelo órgão, durante as blitzes. Na ocasião, o parlamentar disse que o caso será encaminhado aos agentes policiais.

O prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Mattos (PMDB) e o secretário das cidades do estado do ceará, carlo Ferrentini, assinam, na última sexta-feira (11), a ordem de serviço para a construção de casas da 1ª etapa do Programa Minha casa Minha Vida, no Município. Ao todo, serão 1.578 unidades habitacionais.

Serena Morais

Serena Morais

crATO

Secretaria analisa projeto para reformar camelódromoAmanda Salustiano

Um dos maiores centros de compras do município de Crato passará por uma refor-ma nos próximos meses. O Camelódromo, como é mais conhecido, teve seu novo pro-jeto arquitetônico aprovado pelos camelôs e segue sob análise da Prefeitura para re-ceber orçamento. Segundo o secretário municipal das Ci-dades, José Muniz, o empre-endimento deve ser inaugu-rado até o fim deste ano.

O equipamento terá ca-pacidade para abrigar 171 comerciantes. De acordo com o secretário, a área de 1.936 m3 será revitalizada em um formato de galpão, dividido por departamen-tos de alimentação, roupas e variedade. “Nós escolhe-mos a mesma área para re-formá-la, em atendimento a preocupação dos comer-ciantes, que temiam ficar longe do eixo central. A lo-calização é muito boa e de fácil acesso”, explica.

Os boxes serão padroni-zados com 8m². Além disso, estão previstos banheiros, hidrantes, saídas de emer-

gência sinalizadas e espaços de acessibilidade, entre ou-tros, conforme as exigên-cias do Ministério Público e Corpo de Bombeiros. Para Muniz, o estabelecimen-to será um meio de tirar os vendedores da informalida-de e gerar mais empregos na cidade. “É uma fonte de renda de várias famílias e de desenvolvimento econômico da cidade”, destaca.

Ele afirma, ainda, que o espaço será administrado pelos próprios vendedores,

para evitar transtornos com uma possível terceirização. O presidente da Associação dos Ambulantes de Crato, Paulo Ferreira, concorda com o secretário. “Achei o projeto muito bom em to-dos os sentidos, analisando a cidade, não vejo um local melhor do que o escolhido. Além disso, algo novo sem-pre atrai mais compradores, ainda que seja apenas por curiosidade. Vamos admi-nistrar da melhor maneira possível”, afirmou.

COM A REFORMA, equipamento terá capacidade para abrigar 171 comerciantes

Região do caRiRi, de 15 a 21 de aBRiL de 20144

Política PARLAmENtARES de Juazeiro podem decidir por permenência de suplentes na Câmara

Votação pode definir futuro de suplentes

câmArA de JuAZeIrO

Madson Vagner

O destino dos suplen-tes de vereadores na Câmara de Ju-

azeiro do Norte pode ser decidido em voto aberto. A informação foi passada por alguns parlamentares que preferiram não se identifi-car. Segundo eles, a posse da suplente Auricélia Be-zerra (PSL), além da per-manência de Normando Sóracles (PT) e Alberto da Costa (PT), deve ser garan-tida, eximindo o atual presi-dente no que se refere à im-probidade administrativa.

O presidente Capitão Vieira garantiu que o pare-ce da assessoria jurídica e procuradoria da Casa será lido na sessão dessa terça--feira (15). De acordo com o presidente, o procurador da Câmara, Róseo Augusto Jácome Alves, e o assessor jurídico, Erivaldo Oliveira, estiveram em Fortaleza, na busca de subsídios para fun-damentar o parecer.

Sobre o assunto, o ve-reador Normando Sóra-cles (PSL) requereu que a presidência enviasse ofício ao secretário de Segurança Pública do Estado, Servilho Paiva, e ao diretor geral da Polícia Civil, Andrade Jú-nior, solicitando celeridade na conclusão do inquérito que investiga o escândalo das vassouras. “Além de todo o desgaste e polêmica com os suplentes, a Câmara fica pagando salários. Isso, na

verdade, aumenta o custo aos cofres públicos. É preci-so chegar a uma definição”, disse Normando.

Para o vereador Gledson Bezerra, a cobrança é justa. “Nós precisamos de respos-tas. A justiça devolveu o in-quérito à Polícia Civil e, de-pois de meses, não se vê uma conclusão”, disse Gledson. Para o vereador Tarso Mag-no (PR), os investigados, se-quer, foram citados pela jus-tiça. “Para se ter uma ideia, não existe processo contra

os vereadores afastados”, ar-gumentou Tarso.

O presidente Capitão Vieira confirmou o envio em nome da Casa e em regime de urgência.

Mais custo com assessorias

Mesmo com todas as ob-servações acerca da fragili-dade das finanças da Câmara de Juazeiro, o presidente au-mentou em nove o número de assessores parlamentares re-munerados pelo poder legis-

lativo. Todas as nomeações aconteceram neste mês de abril e, segundo informações, a maior parte foi destinada a vereadores da base aliada.

Sobre a quantidade de funcionários da Casa, o ve-reador João Borges (PRTB) solicitou, no último mês de março, a relação nominal de todos os assessores da Câ-mara. O vereador quer saber quantos são e onde estão lo-tados. Ainda não houve res-posta da mesa diretora para a solicitação do vereador.

PRESIDENtE Capitão Vieira informou que parecer da assessoria jurídica deve ser lido nessa terça-feira (15)

ChapadaMADSoN VAgNer

Oposição unida em Farias BritoSem perder tempo na busca de apoio para 2016, a oposição de Farias Brito está conversando para definir uma unificação na escolha dos seus repre-sentantes na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. Até o fim deste mês, deve ser realizada a segunda reunião entre PMDB e PT para finalizar as escolhas. Na reunião, será discutido o compromisso político dos esco-lhidos. À frente, estão os petistas Alfredo Macedo e Samuel Linhares e o peemedebista Jerônimo oliveira. É claro, os lideres garantem que dentro dos critérios de escolha está capacidade dos escolhidos em apresentar projetos para o desenvolvimento do município. Agora, é saber o poder de atração de outras forças para somar à essa boa estratégia. claro que, na política, contra a máquina, tudo fica mais difícil.

Concurso do Barro sem homologaçãoMais um fato bem inusitado marca a administração do prefeito de Barro, Ne-neca Tavares. Depois de deixar que vândalos ou ladrões, roubassem os pneus de um ônibus escolar e um caminhão pipa, ambos novos e recém doados pelos governos federal e estadual, o prefeito autorizou a divulgação do concurso pú-blico em dezembro de 2013. Mas, até agora, não chamou ninguém. Na verda-de, a situação é mais preocupante, já que o prefeito não homologou o concur-so e os participantes correm o risco de perder o esforço. Agora, os concursados aprovados ameaçam ir ao Ministério Público estadual para denunciar o caso. outros já encaminham pedidos de liminares junto ao Judiciário. Mesmo com as ameaças, o prefeito insiste em não receber os interessados para dar uma satisfação sobre o concurso. Talvez o MP consiga convencê-lo do contrário.

Câmara de Mauriti sem medo de falarA câmara de Mauriti, realmente, não se cansa de inovar. Desta vez, a casa Legislativa proporcionou aos vereadores, funcionários e sociedade civil a palestra ‘Vencendo o medo de falar em público’. A aula do professor Luis geraldo, da Faculdade Leão Sampaio, observou as técnicas de falar em público como uma necessidade para todos. os participantes foram orien-tados sobre a imagem do orador, postura corporal, direcionamento do olhar, entonação de voz, pausas e silêncio, gestos e integração do corpo com a apresentação. o presidente da câmara, vereador Mano Morais, disse que a palestra serviu para capacitar os vereadores e servidores a ter mais confiança e galgar melhores colocações na sociedade. A visão é boa e a iniciativa válida. As câmaras estão carentes de bons oradores.

E por falar em MauritiQuem andou reafirmando seu pensamento de seguir com a pré-candidatura a deputado estadual foi o ex-prefeito de Mauriti, o petista Isaac Júnior. Depois de ter sido, segundo ele, mal interpretado em uma reunião, quando disse que es-tava à disposição do partido quanto à indicação da vaga, o ex-prefeito voltou a anunciar sua pretensão à cadeira na Assembleia Legislativa. o nome de Júnior foi colocado de forma definitiva no último encontro do partido em Fortaleza. o ex-prefeito faz parte do grupo político do deputado federal José guimarães e deve dividir o eleitorado na região do cariri com o também ex-prefeito de Ju-azeiro, Manoel Santana. claro que, nessa divisão, é preciso resolver problemas como o de Assaré, onde acordos políticos devem levar o prefeito Samuel Freira (PT) a votar em um nome fora da sigla. Nada que uma conversa não resolva.

Enquanto isso.. ... O juiz da 16ª Vara Federal, José Eduardo de Melo Vilar Filho, conde-nou o ex-prefeito de granjeiro, Vicente Félix de Souza, a três anos e seis me-ses de reclusão. A pena, que se estendeu à esposa, elizete Ferreira, e à irmã Ana Paula, se baseou em desvio de dinheiro público destinado às pastas da educação e Saúde do Município. ... Em Várzea Alegre, aconteceu no último dia 11 de abril a VII Procissão do Fogaréu. Seguiram o cortejo grupos de penitentes de Barbalha, Lavras de Mangabeira e cedro. A Procissão é o ponto alto do encontro dos penitentes do cariri. o evento fortalece a cultura popular e o intercâmbio dos grupos. ... O município de Santana do Cariri anunciou inscrições para concurso público. o concurso deve preencher 226 vagas nas mais diversas áreas. A responsável pelo certame será a Universidade Patativa do Assaré (UPA). É torcer para que a prefeita Daniele Machado homologue e chame os aprovados.

... A administração de Caririaçu incentivou a paralisação total das atividades do município na última sexta-feira (11). Faz parte do projeto nacional denominado “Viva meu município” encabeçado pela confederação Nacional de Municípios (cNM) e Associação dos Prefeitos do ceará (APrece). Parou tudo!

FORA DA PAutA Em mILAgRES Nem a base do prefeito de Milagres, Hellosmam Sampaio (PMDB),

entendeu quando, na última sessão extraordinária da câmara, o chefe do executivo mandou tirar da pauta um projeto considerado importante. A proposta autoriza a realização de convênios de cooperação com o go-verno do estado e Agência reguladora de Serviços Públicos Delegados

do estado do ceará (Arce); além de celebrar contrato com a companhia de Água e esgoto do ceará (cagece). Durante a sessão, que durou mais de três horas, o gerente da cagece, Jacinto Leal, falou sobre as ações da empresa que, segundo ele, dá cobertura a 75% dos domicílios do muni-cípio. o intrigante é que o executivo parecia ter os dois terços dos votos

para aprovar o projeto, mas acabou retirando. Nem o presidente da casa, vereador Antônio ede, que retirou o projeto, soube explicar os motivos. A

data para o retorno não foi marcada.

Serena Morais

Região do caRiRi, de 15 a 21 de aBRiL de 2014 5

Samu faz 1.005 atendimentos 40 dIAs de funcIOnAmenTO

cIrurgIAs OrTOPÉdIcAs

HOSPItAL REgIONAL realiza mutirão de cirurgia ortopédica com técnica de artroscopia para zerar a fila de pacientes MetropolitanaPARLAmENtARES de Juazeiro podem decidir

por permenência de suplentes na Câmara

Amanda Salustiano

Segundo levantamento do Serviço de Atendi-mento Móvel de Ur-

gência (Samu) de Juazeiro, 1.005 atendimentos, com des-locamento de ambulâncias e orientações telefônicas, foram feitos durante os 40 dias de seu funcionamento no mu-nicípio. Entre as principais ocorrências, pacientes vítimas de acidentes automobilísticos e de armas de fogo (350), clí-nicos (238) e domésticos (82).

O levantamento mostra, ainda, que cerca de 146 aten-dimentos foram concretiza-dos pela equipe de ambulân-cia de suporte avançado, com equipamento de UTI, e 597 pelo serviço de suporte bási-co. De acordo com a diretora do Samu de Juazeiro, Anya Luna, as ocorrências por mo-

tivo psiquiátrico (44), pedi-átrico (12) e obstétrico (26), classificados como domésti-cos, também são constantes.

Na estimativa do maior quantitativo de ocorrências por bairros, as áreas centrais da cidade encabeçam os aten-

dimentos (83), seguido pelo Triângulo (69), Frei Damião (55), Aeroporto (51) e Fran-ciscanos (47). Conforme Anya

Luna, além dos casos domés-ticos e de traumas, os clínicos representam uma grande de-manda local. “Problemas car-

díacos, pulmões, AVC, entre outros”, cita.

A diretora afirma que, mes-mo com a chegada do Samu, os chamados do Corpo de Bom-beiros local não diminuíram significativamente. “Eles con-tinuam fazendo as ocorrências tanto extra Juazeiro como nos casos de apoio ao Samu. Numa situação em que o paciente se encontra preso nas ferragens, serão os bombeiros que farão a retirada do mesmo”, assegura.

trotesSobre os principais proble-

mas que o Serviço vem enfren-tando na localidade estão os referentes aos trotes. Segundo Anya Luna, são em média de 35 por dia. “Atrapalha o socor-ro a quem realmente necessita de ajuda. Estamos deixando de salvar uma vida por causa de trotes”, alerta.

BAIRROS centrais são campeões nos chamados, com 83 ocorrências desde a instalação do Samu em Juazeiro

lativo. Todas as nomeações aconteceram neste mês de abril e, segundo informações, a maior parte foi destinada a vereadores da base aliada.

Sobre a quantidade de funcionários da Casa, o ve-reador João Borges (PRTB) solicitou, no último mês de março, a relação nominal de todos os assessores da Câ-mara. O vereador quer saber quantos são e onde estão lo-tados. Ainda não houve res-posta da mesa diretora para a solicitação do vereador.

PRESIDENtE Capitão Vieira informou que parecer da assessoria jurídica deve ser lido nessa terça-feira (15)

Serena Morais

Hospital Regional realiza mutirão de artroscopiaSamylla Alves

A cidade de Juazeiro do Norte está realizando mu-tirão de artroscopia. O pro-cedimento é realizado no Hospital Regional do Cariri (HRC) e tem por objetivo ze-

rar a fila de pacientes a espe-ra por uma cirurgia ortopédi-ca de ligamento. O método, conhecido por ser minima-mente invasivo, garante que o paciente retome as ativida-des normais em um período de tempo mais curto.

O diretor médico do hos-pital, cirurgião Sérgio de Araújo, explica como funcio-na o procedimento. “Nós re-cebemos pacientes que foram encaminhados por especialis-tas e fazemos uma avaliação para diagnosticar a necessi-

dade do procedimento cirúr-gico. Sendo diagnosticada essa necessidade, o paciente se compromete a iniciar as sessões de fisioterapia. Esses exercícios, antes e após a ci-rurgia, são fundamentais para garantir o sucesso do procedi-

mento”, explica.O estudante de educação

física, Wellington Júnior, fala da ansiedade em realizar a ci-rurgia. “Rompi o ligamento do joelho em 2008, desde então, aguardava por cirurgia. Eu fiquei muito feliz com a con-

vocação para o procedimento porque sei que terei condições de voltar a fazer atividades físicas de alta intensidade”, aponta Wellington. O HRC é o primeiro hospital público do interior do Estado a reali-zar artroscopia.

Região do caRiRi, de 15 a 21 de aBRiL de 20146

Metropolitana NOvA DELEgADA assume e garante que trabalhará em conjunto com outros órgãos

Samylla Alves

Com a proximidade do feriado da Sema-na Santa, o pescado,

ingrediente fundamental durante o período, ganha destaque no comércio. Para garantir que ele chegue às mesas, dentro das condições adequadas para o consumo, a vigilância sanitária de Ju-azeiro do Norte tem inten-sificado as orientações aos comerciantes. O foco do tra-balho é quanto ao manuseio

correto, higienização e con-servação desses alimentos.

O inspetor sanitário Da-nilo Belém explica como funciona o trabalho. “A nos-sa equipe visita o comércio, entrega máscaras, luvas, to-cas e panfletos com informa-ções sobre a forma correta de manuseio e conservação dos produtos. Realizamos um trabalho educativo, para ga-rantir que o consumidor leve para casa um artigo de quali-dade”, pontua Danilo.

“Quando vou comprar,

fico atento quanto ao cheiro, se os olhos estão brilhando e transparentes, se a escama está bem presa. É impor-tante olhar para levar um produto de qualidade para casa”, explica mototaxista Francisco José Porfílio.

Por conta da demanda, muitos comerciantes já es-tão armazenando pescados para garantir boas vendas até o final desta semana. A vendedora Maria Luzia de Oliveira apostou na ideia. “Como a gente vende peixe

há mais de 20 anos, sabe-mos que os preços aumen-tam por conta da procura. É preciso planejar e com-prar antes, para garantir um bom preço para o consumi-dor final”, aponta Maria.

Os peixes mais procu-rados pela clientela são a Tilápia e Tucunaré. Os pre-ços variam entre R$10,00 e R$20,00 o quilo. A maior parte do produto comer-cializado no Cariri vem de localidades como Orós e Castanhão.

Vigilância Sanitária fiscaliza comercialização de pescado

cOnservAçãO e ArmAZenAmenTO cOmbATe À vIOlÊncIA

vIgILâNCIA Sanitária orienta comerciantes dos mercados e em pontos isolados da cidade

n SEGURANÇA ELETRÔNICA

n PORTARIA

n ZELADORIA

n TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS

Travessa Slino Duda, 59 - Bairro Santa Teresa - Juazeiro do Norte - CE

Peça já seu orçamento sem compromisso

Serena Morais

Comunidades debatemdireitos da mulher no CaririJoaquim Júnior

A Delegacia de Defesa da Mulher do Crato está sob nova chefia. A delegada Kamila Bri-to já está à frente da institui-ção, que busca, junto a outros órgãos, diminuir os índices de violência contra a mulher na região. Somente no ano passado, segundo dados re-passados pela DDMC, foram registrados 977 Boletins de Ocorrência, com mais de 600 ocorrências. Ameaça e lesão corporal figuram entre as mais incidentes no município, com 208 e 175 casos registrados, respectivamente.

Com quase cinco anos de experiência na Polícia Civil em cidades do Cariri, um dos pri-meiros passos a serem toma-dos a partir de agora, segundo a delegada recém-nomeada, é o reforço da conscientização dos direitos da mulher. “Em conjunto com os outros seto-res, faremos com que as elas te-nham assistência e sejam cons-cientizadas dos seus direitos”,

explica Kamila, exibindo sua vontade em realizar um traba-lho social no Crato.

Para Francisca Alves, pre-sidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Craten-se, a vinda da nova titular repre-senta uma garantia de que toda mulher vítima de violência en-contrará amparo para atendê--la. Ela fez referência aos recen-tes casos de denúncia à antiga titular, acusada de descaso no atendimento às vítimas.

Conforme lembra Francis-ca, a violência contra a mulher é uma realidade encontrada em todo o Cariri. Segundo ela, uma pesquisa realizada recen-temente constatou que, nos últimos 11 anos, cerca de 239 mulheres foram assassinadas na região. Até a última semana, cerca de 40 vítimas de violên-cia foram atendidas somente pelo Conselho. Daí, a impor-tância da parceria entre os dois órgãos, que atuarão, como ci-tou Francisca, em apoio mútuo na busca do combate aos índi-ces de violência à mulher.

Região do caRiRi, de 15 a 21 de aBRiL de 2014 7

cOmbATe À vIOlÊncIA SEmANA SANtA

Grupos religiosos e folclóricos

mantém tradição popular

Cariri revive tradição na Semana Santa

(1)PARABÉNS José roberto de Sousa comemorou 59 anos cercado do carinho de amigos e

familiares. Felicidades!

(4)vIPeliane de França é presença vip nos eventos da região. ela esbanja alegria e

simpatia por onde passa.

(2)FAmÍLIAMarylane e Sérgio esmeraldo estão caducando com o netinho José Neto, da

sua linda ruth esmeraldo. Lindos!

(6)NOvOS RumOSMaria Arlaine e Anderson Palácio estão em lua de mel. com apenas cinco

meses de casados, eles se preparam para viver mudanças e tomar novos

rumos em suas vidas. Desejo muito sucesso.

(7)IN LOvEToda a sintonia e o amor do casal Vitória Montenegro e ronaldo Lisboa.

(5)SÓ LOvEo belo e jovem casal Israel Andrade e Maria Soares curtindo a noite, ao som de

oswaldo Montenegro. Bom show!

(3)tROCANDO IDEIAS Lindaura Pinheiro promove excelentes palestras no cariri. o trocando Ideias desse

ano falou sobre adoção. Na foto, Lindaura com o palestrante Luiz Schettini.

ÊxpoWALeSkA [email protected]

2 31

5 6

7

4

Joaquim Júnior

Durante esta semana, grupos de tradição popular dão conti-

nuidade às manifestações trazidas séculos atrás, pe-los europeus. Penitentes de toda a região se encontram e percorrem as ruas do Cariri, com orações e procissões na Semana Santa. A malhação do Judas, que ocorre eventu-almente no sábado de aleluia, também integra a programa-ção. Barbalha, Crato e Várzea Alegre são algumas das cida-des onde ocorrem os festejos.

Com aproximadamente 200 anos de existência, os Pe-nitentes Irmãos da Cruz do Sítio Cabeceiras mantêm tra-dições que remontam à segun-da metade do século XIX. Na última sexta-feira (11), a VIII Procissão do Fogaréu, em Vár-zea Alegre, reuniu grupos de penitentes de Barbalha, Cedro e Lavras da Mangabeira, que, carregando tochas, entoaram benditos pelas ruas da cidade.

Conforme explicou o atu-

al decurião dos Penitentes Irmãos da Cruz do Sítio Ca-beceiras, Antônio Francisco Sales, embora muitos costu-mes tenham sido preservados entre o grupo, outros foram

modificados com o tempo. A prática do açoitamento e o pacto secreto existente entre os integrantes, que realizavam suas orações e açoites durante a noite, foram alguns deles.

Outro movimento popu-lar realizado na região, tra-zido à América Latina pelos portugueses e espanhóis, é a Malhação do Judas. Na ocasião, um boneco, que re-

presenta algum mal social, é destruído pelos participantes do evento, seja por “espan-camento” ou explosão. Em Crato, a tradição está presen-te entre diversos grupos que realizam a Malhação.

“A gente se utiliza de uma festa tradicional, popular e a usa como ponte e instrumen-to de discussão de problemas sociais”, explica Cacá Araújo, que organiza a Festa Popular da Malhação do Judas, há mais 14 anos. Segundo ele, todos os anos, são abertas vo-tações para que a comunidade cratense eleja, por meio de vo-tos físicos e através das redes sociais, qual tema será repre-sentado no boneco de Judas.Na edição de 2014, por pe-didos dos cerca de dez mil votantes, dois temas foram apontados para serem malha-dos, o Cafajestino Estuprador e a Corrupção no Crato. A malhação ocorrerá no Centro Cultural do Araripe (RFFSA), no próximo sábado (19), e tem previsão de reunir mais de seis mil pessoas.

mAnIfesTAções POPulAres

segurAnçA nAs águAs

tROCA DE IDEIAS

Lindaura Pinheiro promove

palestra sobre adoção

Bombeiros preveem ações contra afogamentos Com a proximidade do

feriadão da Semana Santa, o Corpo de Bombeiros dá início aos trabalhos de pre-venção contra afogamentos em açudes e balneários do Cariri. Com o frequente registro de chuvas, que eleva a capacidade dos re-servatórios de toda região, a atenção é redobrada e os procedimentos preventivos continuam sendo o aconse-lhável para os banhistas.

De acordo com o co-mandante da Seção de

Bombeiros do Crato, Ca-pitão Leoni Grangeiro, a Lei Estadual 13.462 de abril de 2004 dispõe sobre a presença obrigatória de profissionais de salvamen-to aquático nas áreas de la-zer públicas e privadas do Ceará. “Esse guarda-vida deve ser capacitado e estar certificado ou ter registro no Corpo de Bombeiros”, explica. Segundo ele, nes-te feriado, um dos locais onde sua companhia fará prevenção contra afoga-

mentos é no município de Várzea Alegre, que conta com açudes que recebem banhistas das cidades vizi-nhas, com frequência.

Segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Co-gerh), na última sexta-feira (11), o Açude Olho D’água, de Várzea Alegre, registra-va capacidade superior a 69%, com mais de 14 mi-lhões de m³. Já em Barro, município que também recebe banhistas que pro-

curam lazer, o açude Pra-zeres contava com 35,54%, com mais de 11 milhões m³ registrados. Os Bombeiros aconselham que, indepen-dente da capacidade da água onde o banhista se en-contre, é sempre necessário não buscar se aventurar pe-las águas.

Segundo lembra o Capi-tão Vieira Júnior, Coman-dante da Seção de Bombei-ros de Juazeiro do Norte, os banhistas devem sempre se ater ao perigo causado pela

combinação da bebida al-coólica com os mergulhos. Outro ponto citado por ele é atenção e cuidado volta-dos para as crianças, que não devem ser deixadas so-zinhas na água, mesmo que estejam com boias ou obje-tos similares. “A gente dei-xa o pessoal sobreaviso e pede que, aqueles que bus-quem balneários e açudes, verifiquem se há presença de guarda-vidas, alguém que possa proteger a si e à sua família”, finaliza.

ORAÇõES permanecem entre costumes dos penitentes, em cidades do Cariri

Leia rápido

Nesta terça-feira (15), a Faculdade Leão Sampaio, em Juazeiro do Norte, estará promovendo uma mesa de debates com o tema: Ditadura Militar nunca mais? Avanços e retrocessos. o evento acontecerá a partir das 18h, no auditório do campus Lagoa Seca. A inscrição custa r$5,00 + 2 kg de alimentos não perecíveis.

Nesta sexta-feira da paixão (18), o coletivo Foto crato realiza mais uma expedição fotográfica. Desta vez, na XV encenação da Paixão de cristo na comunidade da Batateira. o grupo vai se reunir na Praça da Prefeitura do crato, às 14h. o evento é uma parceria entre o coletivo camaradas e o grupo Lupp.

Neste sábado (19), acontecerá a 14º festa popular da Malhação do Judas. este ano o boneco recebeu o nome de cafajestino estuprador, para lembrar os casos de violência. O evento começará no final da tarde, as 17h e vai até às 22 horas. A ação é aberta ao público, quem quiser participar é só ir até o centro cultural do Araripe em crato. E para quem adora comédia, o humor está garantido neste final de semana. A companhia de teatro Mandacaru apresenta a peça Separación, quando a mulher deixa de ser cega e o homem de ser surdo. As apresentações acontecerão às 19:30 no Teatro Marquise Branca em Juazeiro do Norte.

Travessa Slino Duda, 59 - Bairro Santa Teresa - Juazeiro do Norte - CE

eriberto Martins

explica Kamila, exibindo sua vontade em realizar um traba-lho social no Crato.

Para Francisca Alves, pre-sidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Craten-se, a vinda da nova titular repre-senta uma garantia de que toda mulher vítima de violência en-contrará amparo para atendê--la. Ela fez referência aos recen-tes casos de denúncia à antiga titular, acusada de descaso no atendimento às vítimas.

Conforme lembra Francis-ca, a violência contra a mulher é uma realidade encontrada em todo o Cariri. Segundo ela, uma pesquisa realizada recen-temente constatou que, nos últimos 11 anos, cerca de 239 mulheres foram assassinadas na região. Até a última semana, cerca de 40 vítimas de violên-cia foram atendidas somente pelo Conselho. Daí, a impor-tância da parceria entre os dois órgãos, que atuarão, como ci-tou Francisca, em apoio mútuo na busca do combate aos índi-ces de violência à mulher.

Região do caRiRi, de 15 a 21 de aBRiL de 20148

Toquede Primeiracícero NIcÁSSIo

ADOÇÃO Até quando o guarani vai continuar dessa maneira? Após qual-quer competição, o time fecha as portas para conferir o que ficou de material esportivo. Há muito tempo, a equipe não revela, nas categorias de base, um jogador que possa ser negociado para fa-zer caixa. Dizem que o futuro a Deus pertence, mas qual é o Deus a que o guarani vai recorrer? o Todo Poderoso ou ao Deus ima-ginário do futebol? o guarani precisa de uma diretoria que faça um trabalho a longo prazo. eu comparo o guarani de hoje a uma criança que está no orfanato, esperando para ser adotado por al-guém. No caso do rubronegro, pelos investidores.

CLuBES X tImESDirigente de futebol é um personagem para ser analisado. Alguns engordaram suas contas bancárias em paraísos fiscais. Outros de-ram seu sangue, dilapidaram seus patrimônios e faliram. Dá para contar nos dedos os clubes do Brasil que são administrados como empresas. Tem uma infinidade de agremiações que são umas verdadeiras bodegas, onde reina a vaidade e a desorganização. existem times de futebol e clubes de futebol. A disparidade entre os dois é abissal.

AtALHOJá estão abertas as inscrições para mais uma taça Fares Lopes. o que esperar dos clubes do cariri? o Barbalha conquistou a copa no ano passado, o guarani é detentor de um título (2010), o Icasa perdeu-o para o Horizonte e o crato disputou no ano passado sem vencer um jogo. A copa Fares Lopes é um atalho para outra copa, a do Brasil. Por isso, vale a pena um investimento maior no torneio que, a exemplo do campeonato cearense, é um tiro curto.

Barbalha permanece na Copa do BrasilApós conversa entre

o Barbalha Esporte Clube e a Federação

Cearense de Futebol, que ofereceu ajuda de custo à raposa para viagem ao Mato Grosso, o time segue na Copa do Brasil.

A direção da equipe ame-açou desistir da Copa do

Brasil e dar prosseguimento, somente ao certame cearen-se. Um dos motivos que le-vou o dirigente do time, Jor-ge Luiz, a levantar a hipótese de saída da competição, foi o aumento no número de dias de hospedagens em Mato Grosso.

“Conversei com o Mau-ro Carmélio (presidente da FCF) e com o Josimar de Carvalho (diretor de com-petições da entidade) e eles prometeram reforçar a ajuda de custo que a gente recebe da CBF. Não fosse esse au-xílio, garanto, com 100% de certeza, que iríamos desistir da competição”, relata o di-retor do clube, Jorge Luiz.

Despesas decorrentes da estadia e alimentação duran-te a permanência em Cuiabá foram vistos como proble-máticos para o orçamento do time, que teria que pagar por quatro diárias.

Após receber em casa o time do Cuiabá, o Barbalha o enfrenta, agora, como visi-tante. O jogo ocorrerá nesta quarta-feira (16) no estádio Dutrinha.

rumO A mATO grOssO

brAsIleIrãO

A SR Empreendimentos vem tentando a todo custo fazer as melhorias necessárias e os investimentos programados para me-lhorar as condições dos Mercados públicos de Juazeiro para que os permissionários desfrutem de mais conforto em seu ambiente de trabalho e a população também seja beneficiada com tal medida.

No entanto, apesar de todos os esforços nesse sentido, a SR Empreendimentos vem sendo impedida de realizar seu crono-grama de obras por ações e fatos sinistros como o ocorrido na noi-te de 3 de abril de 2014.

Naquela noite, operários da SR estavam realizando obras de melhorias no Mercado Público Pio XII quando foram surpreendidos de forma arbitrária ilegal e prepotente, com a ordem de suspender imediatamente todos os trabalhos pelo individuo que atende pelo nome de Carlinhos e é presidente da Associação do Mercado Pú-blico Pio XII, acompanhado de soldados do Ronda do Quarteirão que ainda tiveram a audácia de levar todos para a delegacia.

Na delegacia foi esclarecido que a obra estava dentro de to-das as normas estabelecidas e que, portanto não poderia ter sido parada de forma abusiva, ilegal e o que é pior, usando agentes pú-blicos, soldados do Ronda do Quarteirão, para amedrontar operá-rios que apenas cumpriam a função de realizar melhorias visando beneficiar os permissionários e a população do Juazeiro.

A SR Empreendimentos espera que fatos dessa natureza não se repitam e que pessoas que se acham acima da lei se colo-quem em seu devido lugar, respeitando as normas estabelecidas.

COMuNICadO aOS perMISSIONÁrIOSdO MerCadO pÚBLICO pIO XII e a

pOpuLaÇÃO de JuaZeIrO dO NOrTe.

PERDA DE DIPLOmA

Nome: francisca francineide feitosa gondimuniversidade regional do cariri – urca

Curso: Pedagogia

AtLEtAS intensificam treinos para garantir boa apresentação

Serena Morais

w w w. s re m p re e n d i m e n to s .co m . b r

Estreia do Verdão

Após a derrota para o Fortaleza, que resultou em sua eliminação do Campeo-nato Cearense, o Verdão do Cariri concentra suas aten-ções para a Série B. Nesta sexta-feira (18), o time vai à Campinas e enfrenta, em seu jogo de estreia, a Pon-te Preta, no Estádio Moisés Lucarelli.

O time, que investe em novas contratações para dar peso ao grupo, inicia os trei-namentos e se prepara para uma longa e cansativa sequ-ência de jogos, pela série B, que conta com 38 rodadas. Somente nos dez primeiros dias de abril, foram adicio-nados ao elenco seis novos integrantes, entre os quais o volante Elanardo, o zaguei-ro Naylhor e o meia Júnior Xuxa, velhos conhecidos da equipe icasiana.


Top Related