Transcript
Page 1: Digital de incentivo à Leitura. Educadora Salesiana: o ... · É festa! A festa junina do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora é um dos momentos mais esperados pelos alunos. Em 2018,

Educadora Salesiana: o diferencial da Bibliotecária do CNSA

Alunos do Infantil II sempre encontram esse ambiente de magia na Biblioteca Olavo Bilac.

Quem acha que Biblioteca é apenas umalugar onde se pode emprestar livros oupara onde a professora de LínguaPortuguesa leva os alunos, algumas vezes,é porque não conhece a Biblioteca OlavoBilac do Colégio Nossa SenhoraAuxiliadora.

Destaques: página 2

Apoio Árvore de Livros, a maior Plataforma Digital de incentivo à Leitura.

Mural Temático: com as produções dos alunos,

Festa Junina: O arraial do CNSA em ritmo de Copa e Clima de Paz!

É Festa, página 4

Momo: um dos perigos do WhatsAppRedes Sociais, página 6

II Exposição de Exatas e Biológicas: Sucesso!Educação, página 5

O Jornal Folha da Manhã, criado pelos alunosdo 8º ano, nasce no coração da sala de aula,incentivados pelo Projeto Jovem Repórter,proposto pela Árvore de Livros (plataforma deleitura digital), e pelos conhecimentosadquiridos ao longo das aulas de LínguaPortuguesa sobre os gêneros textuaisjornalísticos em especial a notícia ereportagem. O nome do Jornal “Folha daManhã” é nossa homenagem à Árvore deLivros que nos inspira, a cada manhã, a viajarpelo mundo maravilhoso da leitura e com quemmantivemos contado durante todo esteprimeiro semestre.

Estudantes da 8ª Série do Ensino Fundamental IIColégio Nossa Senhora Auxiliadora

Page 2: Digital de incentivo à Leitura. Educadora Salesiana: o ... · É festa! A festa junina do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora é um dos momentos mais esperados pelos alunos. Em 2018,

É uma delícia ver nossas fotos no Mural daBiblioteca como o Leitor do Ano. Além disso,Claude nunca deixa passar em branco as datascomemorativas. Sempre organiza algum eventona biblioteca envolvendo os alunos. O quetorna essa biblioteca mais do que especial,além do que já mencionamos acima, é avivência de leitura e o poder de comunicaçãodela com os alunos. Isso a torna, mais do queum bibliotecária, mas uma grande mãe paratodos nós. Uma verdadeira educadorasalesiana.

Embora o trabalho do bibliotecário não sejanada fácil, essa profissão, assim como outras daárea da educação, é muito desvalorizada pelasociedade moderna . No entanto, profissionaiscomo Claudete, acima dos obstáculos, fazem adiferença por onde passam. Os bibliotecáriosmerecem tanto respeito quanto outrasprofissões dentro e fora da área de educação. Abiblioteca Olavo Bilac do Colégio Nossa SenhoraAuxiliadora é um convite ao mundo fantásticoda Imaginação.

A biblioteca Olavo Bilac é o coração do ColégioNossa Senhora Auxiliadora. Nesse ambienteeducativo, com o apoio profissional, aprendemosa conviver em harmonia com o conhecimento. Aresponsável por monitorar os empréstimos eregistrar novos livros é Claudete Augusto DiazBarbosa, bibliotecária do colégio que há quatroanos realiza um trabalho incrível e admirável deincentivo à leitura, da Educação Infantil ao EnsinoMédio. O Além disso, com todo o carinho, elamantém a biblioteca sempre arrumada eatraente. Ela é responsável por registrar aentrada de um novo livro, fixá-lo, guardá-lo emuma das estantes e ainda ter um mínimo deconhecimento sobre os livros para orientaralunos que procuram a biblioteca para pesquisa.Além disso, realiza oficinas e concursos e premia,a cada trimestre, os(as) leitores de destaque. Issoé um grande incentivo para aqueles que aindanão descobriram o universo encantador doslivros.

Educadora Salesiana: o diferencial da Bibliotecária do CNSA

Destaques

Page 3: Digital de incentivo à Leitura. Educadora Salesiana: o ... · É festa! A festa junina do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora é um dos momentos mais esperados pelos alunos. Em 2018,

Bandeira Vermelha

O chão se avermelhaEscorrendo pelas veiasde mais uma alma perdidasem nenhum sentido de vida,por lutar pela justiça, mas com sua morte garantida.Entre dores e tormenta, passando por um grande sofrimento, por não fazer a vontade de seu ditadorsentindo, em seus nervos, toda aquela dor.

Entre lágrima e sofrimentos,Dores e tormentas,À espera de um diaEm que alguém sorria,E possa dizer: “O mundo compreendeu e o dia amanheceuEm Paz... “

Arthur Santos Lima (8ª A)Agosto/2018

Page 4: Digital de incentivo à Leitura. Educadora Salesiana: o ... · É festa! A festa junina do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora é um dos momentos mais esperados pelos alunos. Em 2018,

É festa!

A festa junina do Colégio Nossa SenhoraAuxiliadora é um dos momentos mais esperadospelos alunos. Em 2018, com o tema O arraial doCNSA em ritmo de Copa e Clima de Paz, a festaaconteceu dia 30 de junho. O evento é organizadopelos Educadores da Escola com o objetivo deintegrar a comunidade Educativa e as Famílias.Representa um momento de encontro, poiscontamos com a presença das famílias, alunos, ex-alunos e funcionários.

As danças trouxeram um pouco da culturade cada país, além de homenagem especialàs cores do Brasil. Não ganhamos a Copa,mas garantimos mais um dia de muitadiversão. Foi uma festa animada, alegre ecalorosa. Além disso, teve muita comida elazer para toda a família!

Irmãs do Colégio Auxiliadora recebemhomenagem especial pelos 146 do Instituto dasFilhas de Maria Auxiliadora. Foi no dia 05 deagosto.

ATENÇÃO PARA OS PRÓXIMOS EVENTOS!

Jima (Jogos Internos Maria Auxiliadora)Data: 30/08 , 01 e 02 de Setembro!!!As Equipes já estão treinando!!!!

OUTUBRO:Colóquio Literário! Mais uma viagem através da leitura!!!!

Page 5: Digital de incentivo à Leitura. Educadora Salesiana: o ... · É festa! A festa junina do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora é um dos momentos mais esperados pelos alunos. Em 2018,

II Exposição de Exatas e Biológicas: Sucesso!Educação

A Exposição de Exatas e Biológicas queacontece desde 2017 no Colégio NossaSenhora Auxiliadora é um dia deapresentação e demonstração dosconhecimentos adquiridos e Experimentoscientíficos desenvolvidos no decorrer doPrimeiro Semestre do Semestre. Neste ano, aamostra aconteceu no dia 4 de agosto. Econtou com a participação de todos osalunos e presença de muitos visitantes.

O evento foi um sucesso, temas comoRobótica, uma das novidades da Escola nesteano, Genética, Meio Ambiente , Eletricidadee doenças provocadas por vírusdemonstraram todo potencial dos alunos. Lere diferentes gêneros textuais e gráficos, alémda produção de banners foramconhecimentos importantes construídospelos estudantes durante o desenvolvimentodo projeto. Todos os professores estavamenvolveram-se no projeto de alguma forma.

A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro.

Albert Einstein

Page 6: Digital de incentivo à Leitura. Educadora Salesiana: o ... · É festa! A festa junina do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora é um dos momentos mais esperados pelos alunos. Em 2018,

Qualquer pessoa que acesse as redes sociaisfrequentemente já deve ter se deparado coma imagem da “Momo”. De aparênciaassustadora, a personagem possui olhosesbugalhados, pele pálida e um sorrisodistorcido. Sua imagem foi divulgada porvários usuários do WhatsApp como parte dodesafio viral. As autoridades e especialistasdo caso advertem que por mais que pareçauma brincadeira boba, o assunto é bem maissério do que aparenta.

“Tudo começou em um grupo de Facebook, ondeos participantes foram desafiados a conversarcom um número desconhecido”, publicou aUnidade de Investigação de Delitos Informáticosdo Estado de Tabasco no Twitter.Não está claro o quão disseminado o jogo estáno Brasil, porém Rodrigo Neim, da ONG Safernet,alerta sobre os riscos: “É uma isca usada porcriminosos para roubar dados e extorquirpessoas na internet”, diz ele.Alguns comparam o fenômeno "Momo" com o"Baleia Azul", um desafio que se tornou viral emabril de 2017 porque influenciava o suicídio.Origem do Jogo “Momo”.

No Reddit, alguém perguntou em inglês: "Quem é Momo, a menina do WhatsApp? Encontrei hápouco um vídeo que dava medo. Acho que é uma brincadeira elaborada, mas não tenho certeza".Esta foi a resposta mais votada: "Alguém de um país de língua espanhola tirou a foto, criou umaconta de WhatsApp e espalhou os rumores para popularizar a Momo. Dessa conta, enviamensagens e imagens inquietantes para quem escreve para ela. Em algumas fontes, insinuam quetêm informações pessoais sobre a pessoa."Os riscos do jogo “Momo”Os investigadores mexicanos citam cinco possíveis razões: Roubo de informações pessoais,Incitação ao suicídio ou à violência, assédio, extorsão, transtornos físicos e psicológicos (ansiedade,depressão, insônia etc.)"Lendas urbanas existem desde sempre, e com a internet isso não mudou. Criminosos aproveitampara surfar essa onda", diz Rodrigo Neim.

Redes Sociais


Top Related