dormindo no altar

36
Dormindo no Altar Waldyr Silva do Carmo year ago Esboços de Sermões, Geral, Mensagens, Sermões Mt 26. 36-46 Introdução: Os momentos vividos por Jesus e os discípulos são críticos. A qualquer momento o Mestre será preso e um desencadear de angustias e sofrimentos será instaurado na vida daquele grupo, que por três anos estive junto, vivenciando uma comunhão profunda através do ministério de Cristo. Momentos antes, Jesus alertou Pedro, dizendo-lhe que antes que o galo cantasse ele o negaria três vezes. Pedro juntamente com os discípulos disse que estavam prontos para morrer com Cristo e que jamais o negariam. É nesse contexto que Jesus os leva a um lugar chamado Getsêmani para orarem. O Mestre deixa o grupo a certa distância e leva consigo a Pedro, Tiago e João para estarem com ele em oração. O Texto nos afirma que Jesus se adianta um pouco para orar e por três vezes ao se voltar aos discípulos, os encontram dormindo. Como servos de Deus, muitas vezes temos sido encontrados dormindo no Altar do Senhor. Estamos dormindo espiritualmente, quando deveríamos estar acordando e envolvidos com os projetos de Deus.

Upload: rosa-luzia-de-odeval

Post on 15-Jan-2016

259 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Dormindo No Altar

Dormindo no Altar

Waldyr Silva do Carmo year ago Esboços de Sermões, Geral, Mensagens, Sermões

Mt 26. 36-46

Introdução:

Os momentos vividos por Jesus e os discípulos são críticos. A qualquer momento o Mestre será preso e um desencadear de angustias e sofrimentos será instaurado na vida daquele grupo, que por três anos estive junto, vivenciando uma comunhão profunda através do ministério de Cristo. Momentos antes, Jesus alertou Pedro, dizendo-lhe que antes que o galo cantasse ele o negaria três vezes. Pedro juntamente com os discípulos disse que estavam prontos para morrer com Cristo e que jamais o negariam.

É nesse contexto que Jesus os leva a um lugar chamado Getsêmani para orarem. O Mestre deixa o grupo a certa distância e leva consigo a Pedro, Tiago e João para estarem com ele em oração.

O Texto nos afirma que Jesus se adianta um pouco para orar e por três vezes ao se voltar aos discípulos, os encontram dormindo.

Como servos de Deus, muitas vezes temos sido encontrados dormindo no Altar do Senhor. Estamos dormindo espiritualmente, quando deveríamos estar acordando e envolvidos com os projetos de Deus.

Razões que revelam que estamos dormindo e precisamos acordar para sermos encontrados de fato sendo vistos por Cristo como participantes efetivos de Sua obra.

Dormimos no Altar...

I – Quando não entendemos a seriedade do projeto de Deus chamado Igreja;

Page 2: Dormindo No Altar

Ao chamar os discípulos para orarem, Cristo estava revelando a eles a seriedade do projeto a que estavam envolvidos. Era a promessa Bíblica se cumprindo através deles e que redundaria na derrocada plena do reino das trevas. (Gn 3.15). Porém, quando Ele mais precisou dos discípulos, eles estavam dormindo.

A Palavra do Senhor nos afirma em Em Mt 16.18, “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;”

Entendemos, portanto, que como Igreja de Cristo na terra estamos envolvidos em um grande e sério projeto. Deus nos comissionou para uma nobre tarefa! Fomos chamados para libertar os cativos! Fomos chamados para sermos luz e sal num mundo que jaz em trevas. Como participante da Igreja de Cristo você está acordado ou dormindo? É hora de despertarmos do sono e sermos agentes efetivos do cumprimento dos propósitos de Deus na terra.

II – Quando somos dominados pela carne;

O sono dominando os discípulos aponta para o domínio da carne. Muitas vezes é assim que nos encontramos no Altar do Senhor. Estamos dormindo porque fomos vencidos pelos desejos da carne. Em Mateus 16.24 a Palavra nos afirma: “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;...” Infelizmente há muitos na Igreja de Cristo dormindo no Altar do Senhor porque foram dominados pela carne. Isto tem sido evidenciado pelos pecados ocultos, fofocas, murmurações, contendas, insubmissão, vida dupla e tantos outros, que tem sido a tônica na vida de muitas igrejas locais.

Quais são as reais motivações do seu coração? Elas estão alinhadas com a Palavra de Deus? Se não estão, infelizmente você está dormindo no altar e tem sido na verdade um empecilho para obra do Senhor. Só seremos encontrados acordados e frutificando, quando nos esvaziarmos de nós mesmos, para sermos enchidos de forma plena pelo Espírito do Senhor. (Ef. 5.18)

III – Quando não nos vemos como Deus nos vê.

Ao ler o texto percebemos claramente que num contexto de 11 que foram levados por Jesus ao Getsêmani, Ele chamou três para estarem próximos Dele na oração. Porque Jesus

Page 3: Dormindo No Altar

chamou apenas três? Entendo que no processo do ministério, esses três se destacaram no aprendizado e, portanto, Cristo os via de forma especial.

Quando Jesus os procura eles estão dormindo! Eles não conseguiram enxergar a si mesmos, como Cristo os viu. Há um Texto na primeira carta de Pedro 2.9 que nos mostra o quanto somos especiais para Deus. “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” Aleluia! É dessa forma que Deus nos vê! E é assim que também precisamos nos ver! Somos especiais e fomos chamados para participarmos de uma obra especial. Somos Igreja de Cristo chamada para Glorificá-lo e anunciar a Salvação aos perdidos. Essa é a visão daqueles que estão acordados e se encontram fazendo a diferença em sua geração.

Conclusão:

A pergunta que fica é: Estamos dormindo ou acordados no Altar do Senhor?

Que não sejamos como os discípulos que no momento quando mais Cristo precisou deles, estiveram dormindo e deixaram de ser instrumentos efetivos naqueles momentos que foram determinantes no ministério do Senhor Jesus. Que sejamos encontrados pelo Senhor envolvidos e participantes efetivos nesta grande obra chamada Igreja de Cristo na terra.

Pr. Waldyr do Carmo

IGREJA CASA DE ORAÇÃO CEHAB

www.casadeoracaocehab.com.br

Arrancando a capa

Waldyr Silva do Carmo 7 months ago Esboços de Sermões, Geral, Mensagens

ARRANCANDO A CAPA

Marcos 10. 46-52

Page 4: Dormindo No Altar

História do cego bartimeu

Introdução:

Jesus juntamente com os discípulos estão saindo de Jericó e com eles uma grande multidão. De repente alguns gritos começam a ecoar e uma frase é ouvida entre a multidão: “Jesus, filho de Davi tem misericórdia de mim...” Ao olharem percebem que um cego chamado Bartimeu estava assentado à beira do caminho e gritava pela misericórdia de Cristo. Muitos dos que acompanhavam o Mestre tentaram repreendê-lo, mas cada vez mais ele gritava: “Jesus Filho de Davi tem misericórdia de mim...” Jesus parou e mandou que o chamassem. Ao dizê-lo que o Mestre estava chamando, ele lançou de si a sua capa e correu até Jesus pra receber o milagre que tanto necessitava.

O que me chama a atenção nesse texto, dentre as muitas maravilhas que poderíamos observar, é o fato de que Bartimeu quando ouve Cristo chama-lo, lançou de si a sua capa! Esse é o ponto que quero observar com você para juntos compreendermos, que para receber o nosso milagre, inevitavelmente precisamos arrancar a capa que nos impede de irmos até Jesus.

Arrancar a capa demonstra...

I – Atitude de Fé;

Essa capa era a companhia de Bartimeu. Ela era a sua provisão, pois era com ela que ele se cobria do frio e dentre outros, com certeza essa capa significava muito para esse homem. Ao ouvir o Mestre chamando, ele entende que mesmo sendo muito importante em sua vida, aquela capa não havia resolvido o seu problema. Ele continuava cego e precisado do milagre. Entendo que Bartimeu numa postura de Fé. Arranca a capa e o resultado foi o grande milagre que Cristo operou em sua vida.

Deus quer ver em você e na vida de muitos a Fé necessária para a consolidação plena do milagre. Fé é a certeza que temos de que mesmo em situações contrárias e até mesmo impossíveis a olhos humanos, o Deus soberano que reina sobre as nossas vidas, têm o Poder para transformar circunstâncias.

Page 5: Dormindo No Altar

II – Abrir mão daquilo que é muito importante para mim. (abrir mão do tudo, para receber o tudo de Deus);

Bartimeu carregava consigo essa capa há muito tempo. Ela havia se tornado algo importante e fundamental no contexto da vida desse homem. Contudo, mesmo sendo algo de grande valor, isso não o impediu de que abrisse mão para receber o melhor de Cristo. Bartimeu abre mão de tudo o que tinha, pra receber o tudo de Deus.

Talvez você tenha algo em sua vida que seja muito importante! Algo que esteja tomando o lugar de Cristo em sua vida. É necessário abrir mão! É necessário renunciar para ter a presença e o cuidado de Cristo em sua vida. Em Mateus 16.24, Jesus afirma: “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;”. Sem renúncia, sem abrir mão daquilo que é importante para nós e que tem tomado o lugar de Cristo em nossas vidas, não podemos receber a benção do Senhor.

III – Sair da zona de conforto;

O contexto de Bartimeu de certa forma havia se tornado uma zona de conforto. Ele tem toda uma estrutura que o faz de certa forma receber das pessoas muito do que desejava. Ele é cego, é coitadinho, ele precisa de ajuda.... Ao ouvir o chamado de Cristo, Bartimeu tem de tomar uma decisão! Ele precisa sair da sua zona de conforto. Ao lançar fora a sua capa, ele está dizendo sem palavras: “Senhor Jesus, à partir de agora eu deixo pra trás toda a minha estrutura de vida, pra receber a nova vida que o Senhor pode me dar. Meu mestre amado, eu estou pronto pra abrir mão da minha estrutura total pra viver o melhor que foi sonhado por Ti para mim.”

Muitas vezes nos encontramos em zonas de conforto! Nos encontramos acomodados e atrofiados em nossa história de vida. É preciso sair da zona de conforto! É necessário lançar nossa capa fora, pra termos os nossos olhos abertos para o melhor que foi sonhado de Deus para nós. Talvez hoje seja o dia que Deus preparou pra você ler esse texto e à luz do que Ele fez na vida de Bartimeu, um grande milagre ser instaurado em sua vida. Cristo espera que você saia do seu comodismo, da sua estagnação, da sua zona de conforto.

IV – Romper com o meu estilo de vida;

Ao jogar a capa fora, Bartimeu está rompendo com todo um estilo de vida. Ele não deseja apenas ver! Mas ele quer acima do milagre de poder enxergar, experimentar uma nova vida com Cristo. Na vida de bartimeu se cumpriu o que está em II Coríntios 5.17 “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”

Page 6: Dormindo No Altar

Existem momentos na vida de um homem que ele precisa rever o seu estilo de vida. Precisa pensar na história que está construindo e à luz das verdades bíblicas e do chamado de Deus, precisa romper com todo um estilo de vida pra vivenciar uma nova vida de aventuras com Deus. Se em seu coração, o chamado de Cristo tem sido real, abra mão da sua própria vida, pra receber a vida de Deus.

V – Estou pronto para receber o meu milagre.

O cego Bartimeu lança de si a sua capa dizendo sem palavras para Cristo. “Estou pronto pra receber o meu milagre”. Na verdade, quando olhamos o texto de forma mais acurada percebemos que um outro milagre Jesus já havia feito, no interior desse homem. Quando ele Clama: “Jesus filho de Davi tem misericórdia de mim”, tais palavras estão carregadas da certeza daquele que clamava, porque já havia recebido pela Fé a cura espiritual pra sua alma. Quando ele chega perto de Cristo, o Mestre perguta: “Que queres que eu te faça?” Ele diz: “que eu tenha a vista” – Vemos no texto Jesus declarando: “Vai, a tua fé te salvou.” O final do texto nos diz: “E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.” ( vv. 51,52)

Houve dois milagres ministrados por Cristo. O primeiro aconteceu quando Bartimeu creu no Senhor Jesus. Ele clamou porque havia crido no Senhor. O Segundo milagre foi quando chegou perto de Jesus e ouviu as Palavras do Mestre “vai a tua fé te salvou”.

Bartimeu foi curado e se tornou um seguidor de Jesus. Ele estava pronto para o milagre e pôde receber a resposta certa que tanto esperava.

Você está pronto pra receber o milagre do Senhor?

Conclusão:

Muito Deus pode e quer fazer em nossas vidas. Ele tem a resposta certa e que muda a nossa história. Contudo, para recebermos a bênção é necessário arrancarmos a capa. É preciso termos a Atitude de Fé que agrada a Deus; precisamos abrir mão do que é mais importante em nossas vidas e que está quebrando a nossa comunhão com Cristo. A resposta virá quando sairmos da nossa zona de conforto e num rompimento total com o nosso estilo de vida, nos encontrar prontos pra ouvirmos a voz doce e suave do amado Jesus dizendo: “vai a tua fé te salvou”.

Page 7: Dormindo No Altar

Que Deus em sua infinita misericórdia e graça possa respondê-lo de forma sobrenatural. Que a vitória que você tanto espera e necessita, possa ser ministrada no tempo de Deus à sua vida.

Na Sala do trono

Waldyr Silva do Carmo 2 years ago Esboços de Sermões, Geral, Mensagens, Sermões

Introdução:

Eu quero convidá-los para abrirmos a Palavra do Senhor no Salmo 84. Mesmo assentados, contudo, reverentes à Palavra do Senhor, no salmo de número 84, estaremos lendo os versículos 1 e 2 que nos dizem assim: “Quão amáveis são os teus tabernáculos Senhor dos Exércitos. A minha alma está desejosa, a minha alma suspira e desfalece pelos teus átrios. A minha alma está desejosa e desfalece pelos átrios do Senhor. O meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo.”

Fecha os seus olhos meu irmão. Deus quer falar, Ele quer trazer algo novo pra minha vida e a sua nessa noite.

“Senhor Jesus. Nenhum de nós está aqui por acaso. Foi o Senhor quem nos trouxe para ministrar sobre nós uma palavra que mude, que molde, que nos leve pai a um caminho vitorioso. Por isso, Senhor diante de tudo aquilo que nós já vivemos aqui nessa noite, eu te clamo nessa hora que pelas misericórdias do Senhor, o Senhor possa ministrar aquilo que precisamos ouvir. Fala conosco Senhor, em nome do Senhor Jesus, amém Senhor, amém Jesus.”

Há alguns dias, a irmã Kenia escreveu um texto que falou muito ao meu coração, intitulado “Na Sala do Trono”. E a base do texto era o questionamento de onde fica a Sala do trono. Onde é a Sala do Trono? Você já entrou nessa sala? Você conhece os requisitos que são necessários para nós sermos encontrados nela? O texto lido, nos fala acerca desta sala, desse lugar... Um lugar de adoração, da manifestação da glória de Deus, de um encontro profundo com o Rei dos reis, o Senhor dos senhores que é Jesus. E Davi irmãos, ao olhar e entender as

Page 8: Dormindo No Altar

implicações desses momentos que nós como adoradores precisamos ter, ele como adorador que tocava e agradava o coração de Deus, poeticamente declara de forma grandiosa: “Quão amáveis são os teus tabernáculos, quão amáveis é estar na Sala do Trono do Senhor, porque Tú és Deus soberano, Deus eterno, Deus grandioso... o Senhor é o Rei dos reis é o Senhor dos exércitos”. Davi diz: “Pai a minha alma clama, a minha suspira, a minha alma desfalece pelos Teus átrios”. Davi está dizendo: “Senhor, o meu ser, as minhas vontades, os meus desejos, tudo aquilo que é a essência do que eu sou, Deus está ansioso, está desejoso de entrar na Sala do trono do Senhor”. De forma maravilhosa ele também afirma: “o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo”.

Você já parou para pensar nas implicações desta verdade profunda, ser encontrado na sala do trono de Deus? É sobre isso que eu quero pensar: Onde é a Sala do Trono? Que requisitos são necessários para que você entre na sala do trono? É interessante notar que no texto que a Kênia escreveu, ela afirma: “Olha a sala do trono é exatamente o lugar onde você está! Pode ser num ônibus, pode ser dentro de um banheiro, pode ser dentro da sala da sua casa, a sala do trono pode ser no seu apartamento, onde você parar e uma conexão divina, sua com Deus for instaurada, ali é a Sala do trono, porque ali Deus vai segregar coisas profundas ao seu coração, ali você vai poder oferecer a adoração que toca o coração do Senhor.

Quais são os requisitos necessários para sermos encontrados na sala do trono?

Para entrar na sala do trono...

I – Eu preciso romper com o ativismo que domina e engessa a minha vida.

Vivemos dias de uma correria intensa, de um ativismo exacerbado. Diariamente somos encontrados presos à mídia, às programações da televisão, e dentre outros, ao nosso trabalho que exige a cada dia mais de nós uma entrega maior para cumprir com as exigências que o mercado e o mundo propõe sobre nós. No contexto dessa correria frenética, não sobra tempo para termos um momento com Deus. Eu já levanto correndo e faço aquela oração da decoreba, do cotidiano e que agora já não é mais uma oração, mas se tornou uma reza na minha vida. Eu faço aquela oração correndo e parto em retirada me envolvendo com as propostas que o mundo me apresenta. Esse é o quadro que tem sido vivenciado por muitos cristãos.

Tenho saudades do tempo que eu achava que o dia era tão grande e eu queria que ele passasse mais rápido! Há algum tempo atrás as pessoas olhavam para o tempo, para os anos e

Page 9: Dormindo No Altar

era uma coisa tremenda, pois um ano era muita coisa. Mas a tecnologia chegou, as distâncias foram encurtadas, o telegrama deu lugar ao email, não é isso? As televisões mudaram, o sistema de comunicação foi ampliado, o número de prestações quando compramos um bem aumentou significativamente. Que coisa tremenda! O que era impossível agora se tornou fácil, porque eu posso adquirir um imóvel em 25 anos, posso comprar um veículo em 60 meses! Já parou para pensar que quando você faz uma prestação em longo prazo, no ato da compra você já começa a respirar a última prestação? Já imaginou que aqueles 60 meses na ansiedade, na luta e correria pra acabar, você quita a dívida, mas envelheceu 5 anos rapidamente pois sofreu o desgaste dos cinco anos antecipadamente. Antigamente não era assim. As pessoas tinham mais tempo para falarem com Deus, elas tinham mais tempo para se ligarem com o Senhor e receberem Dele grandes respostas. Se você quer, se eu quero entrar na sala do trono é imperativo de Deus que haja um rompimento meu e seu com o ativismo, com tudo aquilo que está roubando o tempo da nossa comunhão com Deus. Você está correndo pra chegar onde? Eu estou correndo pra chegar onde? Onde é que vamos chegar? Chegaremos onde todos irão chegar um dia! E lá estaremos de mãos vazias diante de Deus e somente com a nossa alma na eternidade. É dessa forma que iremos chegar! Não vai fazer diferença naquele dia se o meu televisor era de plasma, se o meu carro era de câmbio automático. Não fará diferença se na minha fazenda havia 1000 cabeças de gado nelore, nem tão pouco se a grama da minha casa era sintética ou natural, a diferença que será feita é o que terei para apresentar ao meu Deus naquele dia. Não serão os meus bens, não será o meu dinheiro, mas sim os valores que vivenciei enquanto estive vivo. Quantas vezes eu entrei na Sala do Trono? Isso sim fará a diferença na eternidade. O Senhor está nos chamando para rompermos com o ativismo.

II – Eu necessito romper com o secularismo

Em segundo lugar para entrarmos na Sala do Trono, precisamos romper com o secularismo. Sabe irmãos, no livro de I João 2. 15 a 17 vemos com clareza a questão do secularismo. E o texto diz: “não ameis o mundo, nem o que está no mundo. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos, a soberba da vida, isso é do mundo e não de Deus. O texto diz: aqueles que amam o mundo, o amor do Pai não está neles, mas aqueles que fazem a vontade de Deus permanecem para sempre.” Romper com o secularismo é você ter a coragem de observar tudo aquilo que é concepção do mundo, mas não se deixar dominar por elas. Quando eu trato do secularismo vou além de uma moda ou de uma TV, ou de uma propagando ou mídia. Pensar em secularismo é enxergar os valores, que foram impetrados ao longo dos séculos na sociedade e que agora se tornaram verdades para muitos. Os grandes pensadores em sua maioria nunca tiveram uma experiência profunda com Deus. Na verdade, eles eram em grande parte homens ateus que viveram uma vida pobre e miserável. Eles viveram numa falácia espiritual total. O mundo tem tido seus valores e paradigmas passados pelo crivo desses homens. Precisamos em nome de Jesus romper com esse pacote secularista para enxergar a grandeza e a majestade do nosso soberano Deus. Você ás vezes não percebe, mas está acreditando numa fábula, está crendo numa ideia que alguém colocou e trouxe para os valores de conduta da sociedade. Isto se chama secularismo! Aquilo que estão ensinando

Page 10: Dormindo No Altar

está solapando as verdades imutáveis da Palavra de Deus. Existem verdades bíblicas que não cabem nem a mim e a você levantar questionamentos. Como pode a criatura questionar Deus? Como pode a criatura ditar ou dizer o que é ou o que não é acerca de Deus? O mundo diz... Os pensadores dizem... Os cientistas dizem que o mundo é resultado de uma grande explosão cósmica; não é isso que você ouviu? Eles estão querendo enfiar em nossas cabeças que um dia fomos uma ameba! O pastor Waldyr um dia foi um protozoário, ele foi uma ameba. E ele ao longo daquela trajetória lá no meio dos clorifórmios fecais foi se desenvolvendo, evoluindo e chegou a condição de homem. Existem milhões acreditando nisso! Muito bem: Eu até posso crer que o mundo tenha sido formado de uma explosão cósmica, uma vez que a ciência está afirmando, contudo, creio muito mais! Eu creio que alguém divinamente, soberanamente, grandioso, majestoso e eterno que é Deus, um dia então se o mundo explodiu, apertou o botão pra que tudo isso se tornasse realidade. E eu sou fruto da obra criadora do meu soberano Deus. É isso que o mundo precisa entender e que o secularismo e aqueles que estão envolvidos com a ciência, com o ateísmo e até mesmo com todas as questões humanas e mundanas não sabem. Nós cremos pela Fé.

Um dia na escola dominical uma professora tentava colocar na cabeça de um garoto, que na história de Israel, quando da fuga do povo hebreu, o mar vermelho não havia sido aberto pelo poder sobrenatural de Deus. Ela afirmava que pelas informações da ciência, passava por aquela região um vento oriental e a maré baixava, de forma que não foi Deus quem abriu o mar. Aquele garoto entrou num grande conflito, pois a Bíblia afirmava que Deus havia aberto o mar. O garoto entrou num grande conflito de dúvidas com Deus, de forma sobrenatural e foi respondido pelo Senhor. Ele volta à sala de aula vibrando e diz: “Professora em relação ao mar vermelho e aos egípcios, eu estou crendo ainda mais na Bíblia. “Se foi um vento oriental que abriu o mar, Deus operou um milagre ainda maior! - Ele matou todo o exército de faraó afogado com águas na canela”. A fé daquele garoto foi fortalecida pois a Bíblia é a Palavra de Deus. Se na Bíblia estivesse escrito que não foi o grande peixe que engoliu Jonas, mas sim Jonas que engoliu o grande peixe eu acreditaria, porque é a Palavra de Deus e para Ele não há impossíveis. Portanto, precisamos romper com as ideias secularistas e com tudo o que o mundo apresenta, solapando as verdades divinas.

É desta maneira que seremos encontrados com Fé suficiente para entrar na sala do trono e ter um momento profundo com esse Deus soberano, que não cabe em todo o universo, porque não há como o universo todo comportar a sua grandeza, mas através do Seu poder sobrenatural realiza o grande milagre de entrar no coração do homem e falar profundamente a ele, segregando maravilhas. Esse é o Deus que servimos.

III – Precisamos arrancar os deuses que dominam a nossa vida.

Em terceiro lugar, para entrarmos na sala do trono precisamos arrancar os deuses que dominam a nossa vida. Quais são os deuses que estão dominando a sua vida? Talvez seja o

Page 11: Dormindo No Altar

deus dinheiro, o deus bens materiais. Talvez esse deus seja você mesmo! A cada dia tenho sido confrontado com a chamada fragilidade humana. Ah! Irmãos; Como entender a grandeza de Deus, uma vez que o nosso organismo funciona tão perfeito, ele é uma máquina complexa que nenhum cientista, ninguém consegue entender. Curiosamente nesse contexto de complexidade algumas células começam a se reproduzirem desordenadamente. No mapeamento genético, o caminho que sempre foi o mesmo e que gerou a pele do meu braço, agora de forma desordenada. Eu sem saber começo a vivenciar a realidade de um câncer no meu corpo sem que o meu organismo saiba disso. Como elas estão se reproduzindo desordenadamente, mas são células do meu corpo, o processo é silencioso e o organismo não detecta o problema. Contudo, é um corpo estranho que está crescendo e quando percebo sou confrontado com um mal que nunca gostaria de passar por ele. Esse é o mal que me humilha que me envergonha que me joga no chão. Olha pra isto e entenda que muitas vezes, eu, você, nós corremos o risco de cultuar e adorar a nós mesmos quando achamos que somos maiores e mais importantes do que tudo.

Nós não somos nada! Sabe o que a Bíblia fala para nós acerca do homem? Somos puros trapo de imundícies, o homem é pano de chão rasgado e se não forem as misericórdias de Deus sobre nós, somos fulminados, todos nós caímos agora e partimos para a eternidade. Se Deus por alguns segundos retirar todo o oxigênio da terra o que vai ser de mim e você? Por certo morreremos. Mas quando entendemos que há deuses, que há contextos em nós que precisam ser arrancados, amados a vitória vem sobre nós. Porque numa atitude de quebrantamento, de humildade, de simplicidade, Deus olha pra nós e vê: “Ele não é nada, ele não vale nada, mas está quebrantado no meu altar. Eu vou visitá-lo! Eu vou ministrar sobre ele algo novo! Ele está tendo um encontro comigo na sala do trono.” Lembra da história do fariseu e o publicano? O fariseu começou a orar dizendo: “Oh! Deus eu sou religioso, eu sou muito bom Senhor, eu não falto aos cultos da igreja, eu canto bonitinho, Senhor eu sou afinadinho”. E lá do outro lado o publicano dizia: “Senhor: eu não sou digno de falar com o Senhor. Eu sou um homem miserável, eu sou um homem fraco Deus! Por tuas misericórdias sê propício a mim.” E aí o Senhor Jesus diz: olha a oração que foi ouvida, o encontro que foi marcado, não foi com o religioso, mas com aquele homem pecador, fraco, publicano que ali conseguiu entrar na sala do trono e falar profundamente com o Mestre Jesus. Quais são os deuses que você precisa arrancar da sua vida? Se alguma coisa está sendo maior que Deus em sua vida, em nome de Jesus, rompa com isto e arranque, jogue fora para que o canal da sua comunicação com o Senhor seja aberto.

IV – Eu preciso buscar a santidade

Em Hebreus 12.14 lemos: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” O que é santificar? O que é ser santificado? Santificação é o ato que é ministrado de Deus na minha vida, a partir do momento que eu quebro e mortifico tudo aquilo que está gerando separação, obstruindo a minha comunhão com Deus. Quando eu começo mortificar

Page 12: Dormindo No Altar

os meus desejos, a minha carne, quando eu consigo romper e numa atitude de perseverança dizer não para o pecado, eu estou agora me colocando na condição para que Deus possa me encher com o Seu espírito.

Em Efésios 5.18 lemos: “E não vos embriagueis de vocês mesmos! E não vos embriagueis com o vinho que é símbolo da carne, e não vos embriagueis com tudo aquilo que está minando e quebrando a sua comunhão com o Pai, mas deixai-vos ser cheios com o Espírito Santo de Deus.” Quando você arranca de dentro de você tudo aquilo que não tem valor, tudo o que é entulho, o que é estrume. Quando você arranca de si os valores humanos que pra Deus são lixo e podridão, você acaba sendo encontrado limpo diante do Senhor, e o Espírito de Deus começa a visitá-lo e a enchê-lo com o Poder Santo de Deus.

Amados, precisamos santificar as nossas vidas ao Senhor. Em Isaias 59.2, o Senhor Jesus nos fala: Vocês estão orando, mas eu não estou conseguindo ouvir a oração de vocês, pois há um muro de pecados que nos separa de Deus, e o texto nos afirma que é necessário arrependimento e quebrantamento e confissão de pecado é isso que entendemos, para que o muro seja desmoronado e a nossa comunhão plena com Deus ser restabelecida. II Crônicas 7.14 a Palavra de Deus nos fala: “Se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, eu dos céus ouvirei a sua voz, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” Se o meu povo que se chama pelo meu nome! A Sua identidade a minha identidade! Nós somos povo de Deus e o Senhor quer nos encontrar santos diante Dele. Pra você ter a sua comunhão manchada, o pecado não precisa ser grande, porque pra Deus não existe pecadinho ou pecadão. Se estiver manchado é preciso pedir perdão para Deus.

Conclusão:

Você tem tido a oportunidade entrar na sala do trono? Você tem tido a visão que Davi teve? Você pode dizer como Davi: “Quão amáveis são os Teus tabernáculos, Senhor dos exércitos...” Ele está dizendo: “Deus, eu estou pronto pra entrar nos Teus átrios, eu entendo as implicações, eu sei Senhor o que é estar na Sala do Teu trono.” E continua afirmando: “A minha alma suspira, ela está desejosa pelos Teus átrios, o meu coração Senhor e a minha carne estão clamando por Tua presença em minha vida.”

Ah! Irmãos, o que nós temos priorizado para as nossas vidas? Quantos valores e são valores tão baratos, quantas negociações tão fúteis os servos de Deus estão fazendo, trocando o melhor pelo pior. Trocando a santidade de Deus pelo pecado, trocando a comida pura de Deus pelos guisados do mundo.

Page 13: Dormindo No Altar

O Senhor está nos chamando a um conserto! O Senhor está nos chamando para um encontro na sala Dele. Deus verá em nós a adoração genuína quando isto acontecer. Deus verá em nós, aquele adorador que está sendo encontrado por ele, que é mencionado em João 4. 23. São esses que o Pai procura e que o adoram em espírito e em verdade.

Pr. Waldyr do Carmo

Não podemos perder a visão!

Waldyr Silva do Carmo 3 years ago Esboços de Sermões, Geral, Mensagens, Sermões

Fl 3. 13,14

Introdução:

Uma igreja para avançar e prosperar em sua caminhada precisa de uma visão! Precisa ter um foco, uma direção. Ela necessita saber onde está, o que está fazendo e para onde está indo.

A visão da igreja está intrinsecamente ligada ao seu propósito e pensar nessa realidade é também considerar a razão da própria existência da igreja. Se ela perder a visão, perderá também sua identidade e, dentro desse contexto, ela ficará vulnerável e suscetível aos fracassos. É necessário então que se mantenha viva e acesa a chama da visão.

Para não perdermos a visão...

I – Precisamos ser firmes nos propósitos de Deus; (Jo 4.23, Mt 28.18-20)

Não há como pensar na igreja, dissociando-a dos seus propósitos. Eles são a essência e como tais, estão ligados diretamente à identidade da mesma. A Igreja foi chamada para

Page 14: Dormindo No Altar

glorificar a Deus e anunciar Cristo aos perdidos. Essa é a razão da sua existência! É para isso que ela foi chamada.

De forma, que é necessário à mesma se manter firme nos seus propósitos. É essa firmeza e o cumprimento dos mesmos, que trarão a vitória para a vida da igreja. É assim, que marcas indeléveis serão deixadas para o louvor e glórias do Senhor. A firmeza nos propósitos está ligada diretamente à visão da igreja.

II – Precisamos ser constantes; (I Co 15.58)

Aquele que é constante persevera; se mantém firme e não desanima. Assim deve ser o contexto da igreja: para não perder a visão, ela precisa perseverar.

Paulo afirma aos Coríntios que eles deveriam ser firmes e constantes e sempre abundantes na obra do Senhor, pois no Senhor, o trabalho que fosse realizado não seria vão. Entendemos que a perseverança agrada ao Senhor e o resultado é a manifestação da glória Dele, recompensando os que estão envolvidos na obra.

Deus é fiel e faz cumprir seus planos na vida daqueles que perseverantes são fieis. Os que não perdem a visão são constantes na obra do Senhor.

III – Primar pela unidade; (At 2. 38-42)

Uma igreja que mantém viva a sua visão, vive na prática da unidade. A igreja primitiva viveu de forma plena essa realidade. O texto de Atos nos afirma: “E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,” (At 2.46). Eles tinham tudo em comum, eles eram unânimes.

No contexto da unidade nunca se sabe quem é quem. Todos caminham e primam pelos mesmos objetivos, metas e propósitos. De forma, que na vida dessa igreja, os projetos e realizações são grandes e abençoados por Deus.

IV – Precisamos de coragem para enfrentar os obstáculos;

Quando se empreende propósitos, para vê-los concretizados elaboram-se alvos e metas que precisão ser atingidos. Mesmo sendo alvos mensuráveis, a igreja encontrará obstáculos que terão de ser transpostos para a concretização dos propósitos. São nesses momentos, que a liderança e os membros num todo, não poderão desanimar, mas, acima de tudo buscar a coragem em Deus para transpor tais barreiras. É com coragem e determinação que a benção

Page 15: Dormindo No Altar

virá! É dessa forma que ao final da carreira, a igreja verá os resultados de tudo o que semeou. A colheita será grande e o nome de Cristo glorificado através desta igreja.

Você crê nisso? Então lance mão do arado e olhando para Cristo, caminhe rompendo com os obstáculos para ver o milagre de Deus, sendo realizado na vida da igreja.

V – Ser dependentes de Deus;

Ser dependentes do Senhor é fundamental para ver a bênção declarada. Humanamente falando, somos alguma coisa? O que valemos? Na verdade não somos nada e nossos projetos nada valem. O segredo do sucesso não está em nós, mas em Deus. Logo, a dependência total Dele precisa ser evidenciada em nossas vidas. A visão e os projetos provêm do coração do Senhor e quando somos dependentes Dele, o milagre se realiza. Tudo deve ser feito para o louvor e glória Daquele que tem todo o poder nos céus e na terra. Ele tem o controle de todas as coisas.

Conclusão:

Uma igreja, para ser bem sucedida e marcar a sua geração com a glória do Senhor, precisa de uma visão. A visão precisa ser bíblica, ela precisa corroborar com os propósitos de Deus. Uma vez tendo recebido e compreendido acerca dessa visão, ela não pode ser perdida. Para mantê-la viva e se tornando realidade na igreja, é necessário:

Ser firme nos propósitos de Deus;

Ser perseverantes;

Primar pela unidade;

Ser corajosos diante dos obstáculos e;

Viver na dependência total do Senhor.

Esse é o caminho da vitória! É assim que prosperaremos como Igreja no cumprimento da obra que o Senhor nos confiou.

Pr. Waldyr do Carmo

Page 16: Dormindo No Altar

Removendo a pedra

Waldyr Silva do Carmo 3 years ago Geral, Mensagens, Sermões

João 11.32 - 44

Introdução:

O ponto alto da história da ressurreição de Lázaro é marcado pela voz de Jesus, quando diz: “tirai a pedra”. Esse é o momento decisivo, pois se eles não tivessem obedecido ao Senhor, o milagre não teria sido realizado. Entendemos à luz desse texto que remover a “pedra” é fundamental, para vitória daquele que está enfrentando um grande problema. Essa é a atitude que faz a diferença e revela que temos Fé e cremos no poder sobrenatural de Cristo. Contudo, uma pergunta emerge nesse contexto, e, é à luz dessa pergunta que buscaremos compreender as implicações que são vividas por aqueles que ouvindo a voz do Senhor, removem a pedra.

Quando removemos a pedra...

I – O fazemos sob a autoridade da Palavra de Cristo.

A ordem para a remoção da pedra foi dada por Cristo. Eles a removeram sob a autoridade da Palavra do Senhor Jesus! O quadro vivido por Marta, Maria e todos que estavam presentes no túmulo de Lázaro, era um problema insolúvel a olhos humanos. Como trazer à vida alguém que havia morrido e estava sepultado há quatro dias? Foi diante desse quadro que eles ouviram a Palavra de autoridade do Senhor Jesus dizendo: “tirai a pedra”. Eles a removeram na certeza de que algo iria acontecer mediante a Palavra de Cristo.

É possível que haja em sua vida algumas pedras (problemas) que a olhos humanos são insolúveis, mas Cristo nesse momento através de sua Palavra está lhe dizendo: “remova a pedra”! Ao declarar essa palavra de ordem, Ele está nos mostrando que é responsabilidade nossa removê-las. Aquilo que podemos fazer Deus não irá fazer, mas o que não podemos com toda a certeza Ele irá realizar por nós. Se obedecermos à voz do Senhor e arrancarmos as pedras, Ele irá declarar a palavra de vitória que precisamos.

II – Somos confrontados com os efeitos do problema que estamos vivendo.

Page 17: Dormindo No Altar

Ao removerem a pedra após quatro dias de sepultado, eles foram confrontados com o mau cheiro e outros, inerentes daquele contexto. É isso o que acontece quando removemos as pedras que estão impedindo a nossa vitória. Muitas vezes, por acharmos cômodo e numa atitude de fugir dos problemas, deixamos de remover pedras. São as feridas ocultas do passado e que ainda não foram curadas, é o perdão que ainda não foi liberado, aquele sentimento de culpa por um pecado cometido e que ainda perturba a sua mente, ou outros que revelam o mau cheiro espiritual que estamos enfrentando. Em nome de Jesus, mesmo que em baixo dessa pedra haja contextos e situações que sejam difíceis que serem encaradas, tenha Fé e remova a pedra. Saiba que ao confrontar os efeitos do problema que você está vivendo, Deus irá gerar cura em seu coração. Ele irá restaurar a sua alegria, dando-lhe a certeza plena da vitória.

III – Revivemos a dor do problema que já foi vivido.

Remover a pedra é reviver a dor do problema. Imagina o estado emocional de Marta e Maria. Quatro dias após a morte de Lázaro elas estavam começando a aceitar o fato. Jesus se apresenta e diz: “retirem a pedra” – Ao removê-la, fatalmente foram confrontas novamente com toda a dor que já havia sido vivenciada. É justamente isso que acontece quando removemos as pedras. Revivemos novamente a dor de todo o problema que foi vivido. Na verdade, o problema nunca foi resolvido, pois está camuflado em nosso interior. Cristo permite que revivamos, pois é necessário ser confrontados para sermos amadurecidos diante da vitória.

Você confronta novamente a dor, mas dessa vez não mais sozinho, Jesus está com você! Isso é Fé! É certeza plena de passar pela dor na certeza de que não ficará sem respostas. Ele é Fiel e tem o poder de declarar a resposta certa, no momento certo aos seus filhos. Você crê nisso? Então tome posse da sua vitória e mesmo que tenha de reviver novamente a dor do grande problema que está enfrentando, remova a pedra e a vitória virá no poder que há no nome e no sangue do Senhor Jesus.

IV – Eu experimento o sobrenatural de Deus na minha vida.

Foi o que aconteceu com todos os que estavam presentes nesse episódio. Após removerem a pedra, eles ouviram a oração e a declaração do Mestre Jesus: “Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste. E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.” (Jo 11. 41-44)

Page 18: Dormindo No Altar

Cristo quer fazer cumprir o sobrenatural dele à sua vida! Ele quer respondê-lo no tempo da angústia, pois somente Ele tem a palavra de vitória para ser declarada a você.

O milagre só foi realizado quando eles obedeceram à ordem de Jesus. Portanto, em nome de Jesus creia e arranque a pedra que o está impedindo de ser abençoado. Remova-a na certeza de que uma resposta será liberada por Cristo dos céus e sua história de vida será mudada, pelo poder Daquele que tem Todo o poder nos céus e na terra.

Conclusão:

É possível que nesse momento você esteja enfrentando um grande problema. Talvez nesse exato momento lágrimas estejam sendo derramadas e você não sabe como será o dia de amanhã. Talvez, como aconteceu com Marta e Maria a olhos humanos já não haja mais esperanças para você, pois o seu problema já está cheirando mal. Mas hoje Cristo está visitando a sua vida e está declarando algo que você pode fazer. Ele está dizendo a você: “remova a pedra”! Esse é o caminho da vitória! Creia nessa palavra profética de Deus e arranque de sua vida tudo o que está impedindo o milagre de Cristo ser ministrado a você. Remova na certeza de que uma Palavra de poder será ministrada de Deus ao seu coração, mudando assim a história da sua vida.

Que Deus o abençoe rica e abundantemente,

Em Cristo Jesus,

Pr. Waldyr do Carmo

Alcançando vitórias com as armas de Deus

Waldyr Silva do Carmo 7 years ago Esboços de Sermões, Geral, Mensagens, Sermões

Juízes 7.16-25

Page 19: Dormindo No Altar

A história de Gideão tem muito a nos ensinar. Desde o seu chamado, quando ainda estava malhando o trigo no lagar (Jz 6.11), até a vitória completa que Deus deu à nação de Israel, usando apenas 300 homens sob o comando de Gideão, temos aprendido muito como Igreja do Senhor. Nossa proposta nessa lição é avaliar a maneira sobrenatural como Deus deu a vitória à nação, usando armas que não eram as normais de serem usadas numa guerra. Eles venceram usando buzinas, cântaros e tochas. Essas foram as armas que Deus ordenou que usassem.

O que podemos aprender com a essa maravilhosa história e essas armas? Vamos avaliar? Que Deus o abençoe no estudo desta lição.

ATITUDES NA VIDA DO CRENTE QUE QUER SER VITORIOSO EM SUAS BATALHAS

I – É preciso ter o olhar fixo em Deus e obedecer às ordens Dele - V.17

Gideão foi um juiz que Deus levantou no meio da nação de Israel para trazer livramento ao povo da opressão dos midianitas. A nação havia se distanciado de Deus e agora estava sofrendo grandemente com os ataques dos midianitas. Ele estava sendo o referencial de Deus ao povo. As ordens do Senhor vinham para o povo através de Gideão. Aqueles trezentos homens deveriam olhar para Gideão e fazer como ele estava fazendo. Amados irmãos, se quisermos alcançar vitórias em nossas vidas e na vida de nossa igreja, nosso olhar tem de estar fixo em Deus. Ele, sem dúvida, é o nosso referencial. Somente Ele pode nos dar a vitória de que tanto precisamos. Ao olharmos para Deus, é preciso também ouvir o que Ele tem a nos dizer e obedecê-lo. Ele conhece todo o caminho para que a vitória chegue às nossas vidas. Portanto, não podemos deixar de olhar para o nosso Deus e obedecê-lo. Somente Ele é a razão da nossa vitória.

II – É preciso usar as armas de Deus - V.16

As armas de batalhas comuns da época de Gideão eram: espadas, lanças, flechas e outras da mesma natureza. Mas Deus dá a ele ordens para usar armas completamente diferentes das que se costumavam usar nas guerras. E as armas que Deus ordenou que usassem foram: buzinas, cântaros e tochas acesas. Qualquer estrategista de guerra diria que aqueles homens estavam loucos. Como ganhar uma batalha com tão poucos homens e ainda por cima usando buzinas, cântaros e tochas? E foi exatamente assim que a nação de Israel foi vitoriosa! Eles obedeceram ao Senhor e o grande milagre aconteceu. Essas armas falam muito conosco como Igreja do Senhor Jesus.

a) As buzinas que anunciaram a vitória do povo de Deus

A Bíblia nos fala em Mateus 16.18 que nós, a Igreja do Senhor Jesus, estamos edificados Nele que é a nossa Rocha e as portas do inferno não prevalecem contra a Sua Igreja. O inferno é destronado quando a igreja de Cristo toca as buzinas do Evangelho. Quando pregamos, quando anunciamos a salvação de Jesus, estamos vencendo a batalha. Estamos cumprindo com o propósito que Deus estabeleceu para nós.

Page 20: Dormindo No Altar

b) Os vasos foram quebrados para que as tochas brilhassem

Os vasos representam os crentes, as tochas falam do Espírito Santo que habita no crente. Para o Espírito Santo agir e brilhar na vida do crente, esses vasos precisam ser quebrados.

Precisamos quebrar...

· O orgulho

Há crentes que são orgulhosos e prepotentes. Eles se acham os melhores, os únicos que estão com a razão, não ouvem ninguém, nunca estão abertos para o aprendizado. Eles se acham os donos da verdade. Enquanto não se entregarem para serem quebrados pelo Senhor, enquanto não se humilharem diante de Deus, a luz do Espírito Santo não brilhará em suas vidas.

· Os pecados ocultos

Há muitas igrejas feridas, machucadas e que estão sofrendo muito devido aos pecados ocultos. Crentes estão atuando na igreja, estão pregando, estão cantando, estão ministrando com seus pecados não confessados a Deus. Como Deus vai agir se há pecados não confessados? Enquanto não se apresentarem diante do Senhor em arrependimento, e forem perdoados e restaurados pelo Ele, a tocha do Espírito não brilhará nessas vidas.

· Os desejos da carne

A Bíblia nos afirma que a carne milita contra o Espírito e o Espírito contra a carne (Gl 5.17). Quando o crente alimenta a sua carne, ele desagrada a Deus. Isso porque a carne ama o pecado. É por isso que ela precisa ser mortificada, quebrada, para que o Espírito Santo de Deus possa agir na vida do servo de Deus. Quem quer ser vitorioso e deseja ver sua igreja vitoriosa precisa sempre estar se entregando diante de Deus, mortificando e quebrando sua carne para que o Espírito Santo possa agir em sua vida.

Conclusão:

Amados irmãos, Jesus é o nosso comandante (Ef.5.23). Na grande batalha da Igreja, nossa vitória já está garantida, pois Ele já venceu por nós, através de sua morte e ressurreição. Contudo, enquanto ainda estamos neste mundo cheio de pecados, precisamos tomar posse dessa vitória como Igreja viva de Deus. A lição de hoje nos apresentou algumas atitudes que devem ser observadas na vida daqueles que, como servos de Deus, querem ser vitoriosos. É preciso que estejamos com os nossos olhos fixos no Senhor e obedecendo aos seus mandamentos. É preciso usar as armas de Deus para vencermos as batalhas que estão propostas para nossas vidas. Essas armas falam com a igreja do Senhor Jesus. Ela precisa tocar as buzinas do Evangelho. O crente que quer ser vencedor, precisa se entregar a Deus e quebrar o orgulho, os pecados ocultos e os desejos da carne. Com essas atitudes de bênçãos, sem dúvida, o servo de Deus será vitorioso e abençoará profundamente a Igreja do Senhor Jesus.

Page 21: Dormindo No Altar

Mensagem - Chamados para fazer história

Waldyr Silva do Carmo 7 years ago Geral, Mensagens, Sermões

II Reis 2.1-14

A história secular nos mostra grandes homens que através de seus empreendimentos e inventos, marcaram suas gerações. Eles viveram e deixaram legados grandiosos para a humanidade. Dentre tantos nos lembramos de Alexandre “o Grande”, Thomas Edson, Santos Dumont e muitos outros. Podemos dizer, sem dúvida, que esses homens fizeram história. Contudo a lição de hoje nos mostra que como servos de Deus, e participantes de Sua Igreja aqui na terra, nós também podemos fazer história. Nós podemos marcar a nossa geração. Podemos revolucionar o mundo, e nossa história, acima de tudo, pode estar sendo perpetuada na eternidade de Deus. Queremos destacar, no texto da lição de hoje, algumas verdades que precisam ser vividas na vida daqueles que querem fazer história como Igreja de Deus.

Para fazermos história como igreja de Deus, precisamos

I – Estar juntos de Deus (vv 2,4,6)

Os versículos 2,4 e 6 nos mostram que Elizeu estava junto de Elias. Elias era o Profeta de Deus. Ele trazia a toda a nação de Israel a Palavra de Deus. Elizeu tinha essa convicção e permanecia sempre junto do profeta Elias. Nós também, como servos de Deus, precisamos estar sempre juntos Dele.

JUNTOS ATRAVÉS:

a) DA ORAÇÃO

A oração é a alavanca, é a força na vida do crente e da Igreja. A oração move o coração de Deus a favor de seu povo. A oração, antes de mudar situações, muda o coração daquele que está orando. Através da oração almas são salvas, vidas são libertas, a igreja cresce, vidas são

Page 22: Dormindo No Altar

vocacionadas para o ministério, portas são abertas para o evangelho... Precisamos estar íntimos do nosso grandioso Deus através da oração.

b) DA PALAVRA DE DEUS

A Palavra de Deus é o manual do crente. Nela encontramos respostas para todos os questionamentos que possam surgir em nossa mente. Ela é o nosso alimento. Ela é a “espada do Espírito” (Ef.6.17). Queridos irmãos, qual tem sido o nosso grau de envolvimento com a Palavra de Deus? Assim como precisamos do alimento material para o sustento do nosso corpo, também precisamos nos alimentar espiritualmente da maravilhosa Palavra de Deus.

c) DA COMUNHÃO COM OS IRMÃOS

Há comunhão na vida de nossa igreja? A Palavra comunhão vem da união de duas outras palavras: “comum e união”, daí a palavra comunhão que quer dizer comum união. Onde há comunhão, há união e unidade. Onde há comunhão os alvos são os mesmos, o amor reina, o perdão é manifestado. Os problemas são resolvidos de forma mais fácil. O poder de Deus é manifestado na vida da igreja que está em comunhão.

d) DOS ALVOS E PROJETOS DA IGREJA

Jesus é o Cabeça da Igreja (Ef. 5.23). A Igreja é o Corpo de Cristo (I Co 12.27). Quem comanda a Igreja é o Senhor Jesus. Entendemos que os alvos e projetos da igreja são direcionados por Deus a ela para que a mesma cresça e proclame salvação aos perdidos. Nossa igreja tem alvos, tem projetos e eles estão de conformidade com a Palavra de Deus. O Senhor Jesus está no comando. Logo, como membros do Corpo de Cristo, precisamos nos envolver com os trabalhos, alvos e projetos de nossa igreja. Se estivermos agradando ao Senhor Jesus, estamos juntos Dele.

II – Perseverar. (vv 2,4,6)

Eliseu perseverou. Os versículos lidos nos mostram ele perseverando em três situações. Muitas pessoas desanimam diante dos desafios. Elas não conseguem perseverar. Não conseguem

Page 23: Dormindo No Altar

manter-se firmes e constantes. Não conseguem dar continuidade. A bíblia nos fala que aquele põe a mão no arado e olha para trás, não é apto para o Reino de Deus (Lc 9.62). O alvo do servo de Deus é Jesus. É para Ele que precisamos olhar. Se nossos olhos estiverem fitos em Cristo, sem dúvida, estaremos marchando, estaremos perseverando e fazendo história para a Glória de Deus. Amado irmão, não desista dos seus sonhos; coloque alvos e metas para a sua vida e persevere na certeza da vitória do Senhor para você. Não deixe o desânimo dominá-lo, envolva-se com a igreja, pois há trabalho para todos na obra do Senhor.

III- Aproveitar as Oportunidades

Elias diz a Eliseu: “Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti”. Eliseu responde: “Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito”. Alguém falou com grande propriedade que oportunidade não tem cabelo, quando ela surge em nossa vida ou a agarramos ou a perdemos. Eliseu nos mostra que para fazermos história precisamos aproveitar as oportunidades. Ele sabia que Deus estaria levando Elias para os céus. Sabia que a obra continuaria aqui na terra e acreditou que ele poderia ser o sucessor de Elias. Quando a oportunidade surgiu, ele não perdeu tempo, agarrou-a com todas as suas forças. Deus quer confiar coisas grandes a você. Ele quer fazer de você uma grande bênção aqui na terra. Mas para isso, você precisa aproveitar as oportunidades que Ele está te dando.

IV – Estar prontos para pagar o preço (V.10)

Após Eliseu fazer o pedido a Elias, houve um preço a ser pago para que o milagre acontecesse em sua vida. Elias respondeu a Eliseu: “Dura coisa pediste. Todavia, se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não me vires, não se fará.”

Houve um preço a ser pago por Eliseu, para que o milagre acontecesse em sua vida, ele precisaria ver Elias sendo arrebatado pelo Senhor. Se Eliseu tivesse sido relapso, descuidado, por certo não teria visto Elias subir aos céus e consequentemente não teria sido atendido pelo Senhor em seu pedido. Eliseu pagou o preço. Assim também é conosco. Se estivermos prontos para pagar o preço, diante de Deus, sem dúvida seremos abençoados em nossas vidas. E estaremos para glória de Deus fazendo história aqui na terra.

Conclusão:

Page 24: Dormindo No Altar

Amado irmão, é projeto de Deus que tenhamos uma vida abundante aqui na terra (Jô 10.10). Isso se dá, quando Jesus entra no coração do homem, salvando-o da perdição eterna. Essa vida agora será suprida por Cristo em todas as suas necessidades. Será membro da Igreja do Senhor Jesus que não está aqui na terra por acaso, mas, sim, porque há um projeto de Deus para Ela: glorificar a Deus e proclamar a Salvação de Jesus a todo o mundo. Pudemos aprender com Eliseu que para fazermos história precisamos estar juntos de Deus ( através da Oração, da Palavra , da Comunhão e dos Alvos e projetos da igreja). Precisamos perseverar, precisamos aproveitar as oportunidades e estar prontos para pagar o preço. Que esta lição possa estar nos desafiando a continuar nossa caminhada com a consciência de que Deus quer que façamos história e que ela seja perpetuada em Sua eternidade

Pr. Waldyr S. do Carmo

Marcas do cristão

Waldyr Silva do Carmo 7 years ago Esboços de Sermões, Geral, Mensagens, Sermões

Gálatas 6.17

Introdução:

Este versículo da Palavra de Deus nos mostra de forma clara, o alto preço que o Apóstolo Paulo pagou por proclamar o nome de Cristo. Paulo sofreu grandes perseguições, sofreu açoites, prisões e muitas outras dificuldades por ser um servo de Deus autêntico e proclamador do nome de Cristo. Diante de tais realidades vividas, ele, como que num desabafo, afirma: Ninguém me moleste, pois eu trago no meu corpo as marcas de Cristo. Paulo não apenas falava de marcas espirituais, mas também de marcas literais em seu corpo que havia sofrido por amor a Cristo. Que marcas o cristão deve carregar em sua vida como servo de Deus? Hoje estudaremos algumas para a glória do Senhor.

Bom Estudo!

I – A Marca do Amor (Mt 22.37-39)

Page 25: Dormindo No Altar

Essa é uma marca fundamental na vida do cristão. Como dizer que é um crente se não há demonstração de amor nessa vida? Deus é amor! Quando se aceita a Jesus como Salvador, o crente recebe o Dom do Espírito Santo (Ef.1.13,14). O próprio Deus, através do Seu Santo Espírito, passa a habitar nessa vida. Logo o caráter de Deus passa a ser revelado na vida do crente. O amor de Deus passa a reinar. Amor para com Deus e também para com o próximo. Pergunta-se: Essa marca tem sido uma realidade em nossas vidas? Temos amado ao Senhor com toda a nossa força, com todo o nosso entendimento e amado ao nosso próximo como a nós mesmos? Se pregamos que amamos, devemos, acima de tudo, demonstrar que amamos. Esse é o grande querer de Deus para nós.

II – A Marca do Testemunho (Mt 5.16)

Outra marca maravilhosa na vida do servo de Deus é a do testemunho. Como crentes precisamos brilhar neste mundo cheio de pecados. Precisamos influenciar e não ser influenciados. Há um texto da Palavra de Deus em Romanos 12 que nos afirma que não devemos nos conformar com o mundo. Não podemos, como servos de Deus, permitir que os valores do mundo estejam entrando em nossas vidas e apagando o brilho de Cristo que está em nós. Precisamos glorificar a Deus com a nossa maneira de falar, de andar, de vestir... Infelizmente há crentes que estão dando um mau testemunho de Jesus. Na família as brigas são constantes, no trabalho são palavras sujas, piadas imorais... As roupas que usam não glorificam ao Senhor, enfim, literalmente estão dando um mau testemunho como servos de Deus. O Senhor Jesus nos afirma que, como servos Dele, o mundo precisa ver as nossas boas obras e glorificar a Deus que está nos céus. Precisamos crer e lutar para que essa maravilhosa verdade se cumpra em nós e na vida de nossa igreja.

III – A Marca do Compromisso (I Co 15.58)

Como servos de Deus somos importantes na obra do Senhor. Nossa participação na vida da Igreja precisa ser uma realidade. Às vezes somos influenciados por fatores, os mais diversos, que acabam atrapalhando a nossa participação na vida da igreja local. O Diabo lança obstáculos na vida do crente para que este não participe das programações de sua igreja. A Palavra de Deus nos afirma que devemos ser “firmes e constantes”. Vemos claramente nesse versículo que fazer a obra do Senhor não é coisa fácil. Se assim fosse, não haveria necessidade do Senhor nos orientar a sermos firmes e constantes. Amado(a) irmão(ã), quando você perde os cultos da igreja há dois prejuízos: você perde a bênção e a igreja também perde, pois você é peça importante para o sucesso da sua comunidade cristã. Em nome de Jesus, sejamos firmes e constantes e sempre abundantes na obra do Senhor, pois essa obra é de valor e no Senhor o nosso trabalho não é em vão.

Page 26: Dormindo No Altar

IV – A Marca da Paz (Mt 5.9)

Nós temos a paz. A paz é Jesus. Logo Deus nos chama para sermos proclamadores dessa maravilhosa paz. Para poder proclamá-la eu preciso estar vivendo-a em minha vida. Façamos uma breve análise de nossas vidas. Podemos afirmar realmente que vivemos a paz de Cristo? Falar em paz quando tudo está bem, quando tudo está tranquilo é muito fácil. O que precisamos entender é que essa maravilhosa paz que temos não depende das circunstâncias. O crente fiel sabe que, mesmo nas lutas, o Senhor Jesus não o desampara. Por isso pode manter-se em paz em meio às tribulações. Essa maravilhosa marca não pode faltar em nossas vidas. Vivendo a paz de Cristo, sem dúvida, poderemos anunciá-la aos perdidos.

Conclusão:

Ao avaliarmos a Palavra de Deus, sem dúvida, encontraremos muitas outras marcas que devem ser vividas na vida do crente. Contudo nossa atenção no estudo de hoje esteve voltada para essas quatro marcas que cremos ser de grande importância para o nosso sucesso como servos do Senhor.

· Precisamos amar a Deus e ao nosso próximo como a nós mesmos.

· Precisamos dar um bom testemunho neste mundo cheio de pecados.

· É importantíssima a nossa participação na obra do Senhor. Precisamos estar envolvidos com os projetos de nossa igreja.

· Precisamos viver a paz do Senhor Jesus e anunciá-la àqueles que estão perdidos sem a salvação.

Que o Senhor nos abençoe rica e abundantemente em nome de Jesus.