dona sol 0018

20
| 1 Junho / Julho 2014 • Dona Sol Junho / Julho 2014 Ano XI • # 18 Distribuição Gratuita GRATIDÃO A cura para o corpo e a alma Saúde & Bem Estar Descubra como apimentar sua RELAÇÃO Porque sentimos mais fome no inverno?

Upload: renato-monteiro-de-carvalho

Post on 31-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

saude e bem estar

TRANSCRIPT

Page 1: Dona Sol 0018

| 1

Junho / Julho 2014 • Dona Sol

Junho / Julho • 2014Ano XI • # 18Distribuição Gratuita

GRATIDÃOA cura para o corpo e a alma

Saúde & Bem Estar

Descubra como apimentar suaRelAçÃO

Porque sentimos mais fome no inverno?

Page 2: Dona Sol 0018

2 |

Dona Sol • Junho / Julho 2014

Page 3: Dona Sol 0018

| 3

Junho / Julho 2014 • Dona Sol

Editorial

EXPEDIENTE:Distribuição restrita, dirigida e gratuita.

Editora:Solange C. Perassolli

Diretor responsável:Mauro C. Perassolli - MTB 24.011 RJ

Diagramação e artes:Renato Monteiro de Carvalho - 98669-8995

Departamento de InformáticaRicardo Masala

Contato comercialÉlida Donegate - 21 99461-2021

Site: www.donasol.com.brTels.: 2609-4075 / 97137-1149E-mail: [email protected]

Os artigos assinados são de inteira responsabi-lidade de seus autores. O Conteúdo dos anún-cios é de inteira responsabilidade das empre-sas aqui anunciadas.

Celebrar o cotidianoAs vezes temos a sensação de que

ocorrem poucas coisas extraor-dinárias na vida e não aprecia-

mos os presentes que momento a mo-mento nos é oferecido na nossa jorna-da. Cada dia do calendário merece uma festa, a existência se vive dia a dia, pois nunca sabemos quando vai terminar.

Basta abrirmos bem os olhos e os outros sentidos pra entender que tudo que se sucede ao nosso redor é um presente.

Como diz um velho provérbio oriental “você está aqui de passagem, pare para olhar as flores” celebre o seu cotidiano.

VeNHA TRABAlHAR CONOSCOFaça parte da nossa equipe!

O Espaço Terapêutico Dona Sol está aberto aos profissionais das áreas de Saúde e Beleza.

Faça uma visita:2609-4075 / 97137-1149

Page 4: Dona Sol 0018

4 |

Dona Sol • Junho / Julho 2014

Estética

No inverno com as temperatu-ras baixas, a nossa pele fica mais ressecada, rosto, mãos

e pés precisam de mais hidratação. As glândulas sudoríparas e sebáceas produzem menos, diminuindo a lu-brificação da pele.

Devido a fatores como o fumo, o álcool e a alimentação inadequada, a pele sofre diariamente agressões le-vando ao envelhecimento precoce.

Alguns alimentos ajudam a nu-trir a pele no inverno como por exem-plo: Frutas ricas em vitamina C, ce-reais integrais, soja (as isoflavonas diminuem o ressecamento e aumen-tam a elasticidade da pele).

Alguns cuidAdos que devemos ter com A pele no inverno:• Aplicar o hidratante facial ao

sair do banho, a penetração dos princípios ativos dos produtos que serão usados será melhor absorvido, pois os poros estão dilatados.

• Diminuir o tempo de banho e não deixar a temperatura da água

tão quente (morna) e usar sabonetes com maiores ativos de hi-dratação.

• Para os lábios, hidratantes labiais, o batom não é suficiente.

• Máscara hidratan-te,1 ou 2 vezes por sema-na é excelente pra repara-ção da pele.

• Beber mais água, de 8 a 10 copos por dia.

• Não esqueça o filtro so-lar, deve ser usado diariamente em qualquer estação do ano.

• Limpar, tonificar e hidratar, também no inverno.

• Limpeza de pele com perio-dicidade.

Tratamentos que atuam para melhorar estrias, celulites, gordu-ras localizadas e flacidez, também são recomendados nesta época do ano, pois alguns tratamentos esté-ticos pedem distância do sol.

Enfim esta é a estação ideal pa-ra se chegar em forma e com a pele bonita e bem tratada ao verão.

Deixe sua pele bonita no inverno

Page 5: Dona Sol 0018

| 5

Junho / Julho 2014 • Dona Sol

| 5

Para maiores informações, entrem em contato ou visite o site: www.dratatianatomaz.com.br Cirurgiã-dentista Drª. Tatiana Tomaz - CrO rj 21502. End.: Estrada Francisco da Cruz Nunes, nº 6.090 / 204, Piratininga. Tels.: 2608-7622 / 99156-1025.Email: [email protected].

saúdE bucal

o que é HALiToSe?

Halitose ou mau hálito é uma condição anormal do hálito que se altera de forma desagradá-

vel. No Brasil já atinge ,de forma crô-nica atualmente, cerca de 50 milhões de brasileiros.

A sua presença pode denunciar a ocorrência de alguma patologia ou problema de saúde. E em mais de 90% dos casos sua origem se dá na cavida-de bucal, acompanhada ou não de al-terações sistêmicas.

Variadas podem ser as causas da halitose: Má higiene bucal (placas bac-terianas nos dentes e língua); gengivite e ou doenças periodontais; baixa pro-dução de saliva; problemas em vias aé-reas superiores (adenoides, rinites ,si-nusites...); Estresse e até mesmo cau-

sas sistêmicas (diabetes, problemas re-nais e hepáticos).

Vale salientar que problemas rela-cionados ao estômago muito raramen-te interferem na condição do hálito al-terado, o que por muito tempo, e até os dias de hoje, se constitui numa cren-ça com pouca ou nenhuma evidência científica ou clínica.

Para evitar e ou diminuir esse pro-blema bem desagradável é fator fun-damental a visita ao seu dentista regu-larmente (com o máximo de 6 meses de intervalo) para que o mesmo pos-sa diagnosticar as causas e intervir. É importante também evitar alimentos bem condimentados, com odor car-regado ou com enxofre em sua com-posição. Não fique mais de 3 horas em

jejum. realize uma adequada higiene bucal com enxaguante bucal sem ál-cool, fio dental e escovação bem feita. Evite álcool e fumo em excesso. Ingira ao menos 2 l de água por dia.

reduza seu estresse e pratique exercícios diariamente. Cuide de sua saúde! Fica a dica !

Como apimentar sua relação com óLeoS

Na Aromaterapia, alguns óleos podem ser considerados afrodisía-cos, pois despertam a sensualidade e aumentam a libido, poden-do ser aliados tanto para os casais como para quem ainda não en-

controu seu par. Além disso, as essências proporcionam bem-estar físico, mental e emocional.

DICAS PARA CURTIR A DOISPrepare um banho romântico e estimulante. Na banheira, pingue cin-

co gotas de cada um dos seguintes óleos essenciais: Ylang-Ylang, Tange-rina, Gerânio e Patchouly. Depois disso, acenda velas em volta da banhei-ra para deixar o clima ainda mais romântico.

Após o banho, faça uma massagem sensual na sua cara metade. Pre-pare um óleo estimulante: misture três colheres de sopa de óleo vegetal de semente de uva, três gotas de óleo essencial de Cravo, três gotas de óleo essencial de Laranja Azeda e três gotas de óleo essencial de Ylang Ylang.

Com todas essas sinergias de cheiros e aromas tenho certeza que vo-cê terá um dia muito especial ao lado da pessoa amada.

rElacionamEnto

Page 6: Dona Sol 0018

6 |

Dona Sol • Junho / Julho 2014

Comportamento • AdriAnA SAntiAgo • pApocAbecAcomAdriAnASAntiAgo.blogSpot.com.br

Gratidão faz bem para o corpo e para a ALmA

Adriana Santiago (Psicologia Positiva) CRP: 05-20345 / Consultório: Itaipu – Copacabana – Santa Rosa. Tels.: 2609-4075 / 98662-2565

6 |

Page 7: Dona Sol 0018

| 7

Junho / Julho 2014 • Dona Sol

Feche seus olhos por alguns ins-tantes, traga à sua mente o ros-to de alguém que mudou a sua

vida para melhor e você nunca agra-deceu adequadamente. retenha esta imagem por algum tempo.

Quando nos sentimos gratos nos beneficiamos da lembrança agradável do acontecimento positivo na nossa vida. A gratidão pode tornar a exis-tência mais feliz e satisfatória. De fa-to, a gratidão é um antídoto contra emoções negativas, algo que neutra-liza a inveja, a avareza, a hostilidade, o aborrecimento e a irritação. Por con-sequência, quanto mais grata, menos deprimida, ansiosa, solitária, invejosa e neurótica a pessoa é.

Mas, o que é gratidão? Ser grato é muito mais do que dizer “obrigado (a)” por um favor ou presente recebi-do. Praticar a gratidão envolve focar-se no momento presente, na valoriza-ção da vida tal como ela é. Ser grato é reconhecer o outro como parceiro, como indivíduo constituinte de seu universo particular. Este tema, assim como o perdão, a felicidade, o amor, os relacionamentos têm sido objeto de investigação científica. Vários pes-quisadores na atualidade se dedicam a estes temas para aumentar o nível de bem estar das pessoas deste pla-neta azul.

robert Emmons, professor da Universidade de Oxford, define gra-tidão como uma sensação percebida de maravilhamento, agradecimento e valorização da vida. Ele realizou um estudo onde persuadiu estudantes e adultos com doenças crônicas à con-tarem cinco motivos pelos quais se sentiam agradecidos durante dez se-manas seguidas. Constatou uma ten-dência dos pesquisados à se sentirem mais satisfeitos e otimistas, o que me-lhorou significativamente sua condi-ção física. Ficou provado, então, que expressões de gratidão têm relação causal com as recompensas de saúde mental e física.

Sonja Lyubomirsky, pesquisa-dora da University of California, rea-lizou diversas estudos científicos pa-ra entender o que faz o ser humano mais feliz. Concluiu que expressar a gratidão é uma meta estratégia pa-ra alcançar a felicidade. Sua questão central se resumia no seguinte: “co-mo as pessoas podem se tornar mais felizes ao longo do tempo?”.

O objetivo de sua pesquisa era determinar a extensão da influência em tempo real da gratidão sobre o afeto e a saúde positiva. Ou seja, se a pessoa se sente mais feliz no dia em que está tentando ser mais agradeci-da. Orientaram, então, participantes à manterem uma espécie de “diário de gratidão”. Anotavam sempre: “Es-ta semana fiquei agradecido por...”. Eles se dedicaram a esse exercício por seis semanas. Os que consegui-ram contar suas bênçãos de manei-ra regular, tornaram-se visivelmente mais felizes.

Depois desta pesquisa, Lyubo-mirsky, destacou oito razões pelas quais vale a pena demonstrar gra-tidão:

1) Pensar de maneira agradecida incentiva a saborear as experiências positivas. Apreciando e tendo prazer em algumas dádivas de sua vida, vo-cê poderá atrair o máximo de satisfa-ção e divertimentos possíveis das cir-cunstâncias atuais.

2) Expressar gratidão favorece o automerecimento e a autoestima. Quando se compreende o quanto as pessoas fizeram por você ou o quan-to realizou, se sente mais confiante e eficaz.

3) A gratidão auxilia a lidar com os traumas e reinterpretar as expe-riências estressantes ou negativas. É menos provável que lembranças traumáticas venham à tona. Auxilia a resiliência.

4) Encoraja o comportamento moral. É provável que pessoas mais agradecidas ajudem mais as outras e sejam menos materialistas.

5) Ajuda a estabelecer laços so-ciais, fortalece relações existentes e alimenta as novas. Um diário de agra-decimento pode produzir sentimen-tos de maior vínculo com os outros.

6) Expressar gratidão inibe com-parações com os outros. Se você é agradecido pelo que tem (família, saú-de, casa, por exemplo) é menos pro-vável que preste atenção ou inveje o que seu vizinho tem.

7) A prática da gratidão é incom-patível com emoções negativas e po-de, ao contrário, diminuir ou tolher sentimentos de raiva, amargura e co-biça. É difícil sentir culpa, ressentimen-to ou ira, quando se está agradecido.

8) A gratidão nos ajuda a manter por mais tempo a satisfação pelo que conquistamos ou realizamos. Muitas vezes esquecemos rapidamente nos-sas grandes e pequenas conquistas.

Então, você está esperando o quê? Vamos lá, expresse a sua grati-dão de forma atenciosa e intencional. Isso vai fortalecer também os seus re-lacionamentos.

Lembra daquela pessoa que eu pedi que você imaginasse no início da nossa conversa? Escreva uma car-ta de gratidão para ela e entregue-a pessoalmente. Se não for possível entregar, guarde-a, mas escreva as-sim mesmo.

Esta carta deve ser concreta, objetiva e possuir cerca de 300 pala-vras. Seja específico sobre o que esta pessoa fez por você e diga como isto mudou a sua vida. Informe-a sobre o que você está fazendo agora e men-cione que se lembra frequentemente do que ela fez. Capriche na carta! Sur-preenda seus pares! Seja feliz!

| 7

Page 8: Dona Sol 0018

8 |

Dona Sol • Junho / Julho 2014

alimEntação • SolAnge perASSolli • diScente grAduAndA do curSo de nutrição

Com a vida agitada, o corre-cor-re do dia a dia, já se acorda sem tempo de tomar o café da ma-

nhã. Pular essa etapa não é recomen-dável, pois precisamos neste momen-to de proteínas, carboidratos, gordu-ras, fibras, vitaminas e minerais.

O café com leite, pão com man-teiga e uma fruta são fontes nutriti-vas para esse momento.

O hormônio da fome aumenta, quando ficamos longos períodos sem nos alimentar, e com isso comemos mais depois, o que ajuda no aumen-to do peso corporal.

Quando acordamos os níveis de açúcar no nosso sangue estão baixos, aumentar o nível de açúcar melhora o fornecimento de energia para exe-cutarmos as tarefas diárias, aumen-

tando também o desempenho inte-lectual, o cérebro e os músculos são bastante beneficiados.

Incentivar as crianças a ter esse hábito alimentar é importante pois é nessa fase da vida que a necessidade de nutrientes como vitaminas e mi-nerais são maiores por causa do seu desenvolvimento.

Uma pesquisa na Escola de Saú-de Pública de Harvard verificou que crianças que tomam café da manhã tem mais atenção e comportamen-tos positivos, esse hábito na infância pode melhorar o raciocínio lógico, a memória e a concentração.

Dicas de algumas trocas que podem ser feitas para se ter mais saúde no café da manhã:

• A manteiga pelo requeijão.• Biscoito por torrada.• Se preferir bolo ao invés de

pão, faça a opção por bolo com frutas, dê preferência aos bolos caseiros fei-tos com farinha integral e se for con-sumir pão, o integral é mais saudável.

• Frutas, o melhor é in natura.• Iogurte, coloque granola, aveia

ou qualquer tipo de cereal à sua esco-lha, aumenta a sensação de saciedade.

Crie o hábito de tomar seu ca-fé da manhã, comer mesmo sem es-tar com fome, acorde um pouquinho mais cedo e em pelo menos 5 minu-tos você pode ingerir: um iogurte com granola e ainda levar uma fruta.

Se você não tem tempo de cui-dar da saúde, terá que encontrar tem-po para cuidar da doença.

Com um bom café da manhã você pode muDAr Seu DiA.

Page 9: Dona Sol 0018

| 9

Junho / Julho 2014 • Dona Sol

corpo

A prática regular de exercícios fí-sicos trás benefícios que se ma-nifestam sob todos os aspectos

do organismo. Praticar atividade física faz bem ao corpo e à mente. Auxilia na melhora da força e do tônus muscular e dá flexibilidade, fortalece os ossos e as articulações. Nas crianças, pode aju-dar no desenvolvimento das habilida-des psicomotoras.

Confira os benefícios gerais da atividade física e os benefícios da ati-vidade física na adolescência e na ter-ceira idade.

Benefícios gerAis dA AtividAde físicACom a prática de atividade física,

observamos perda de peso e diminui-ção do percentual de gordura corporal, redução da pressão arterial em repou-so, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-co-lesterol (o “colesterol bom”). Desta for-ma diminuem as possibilidades de sur-gimento ou agravamento de doenças ligadas ao sedentarismo como diabe-tes, hipertensão e outros.

O risco de morte por doenças do coração diminui em 40% em pessoas que deixam de ser sedentárias. Isso mostra que uma pequena mudança nos hábitos de vida é capaz de provo-car uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida.

Corpo em movimento, a SAúDe agradece

Agora o espaço Terapêutico Dona Sol oferece toda estrutura para a prática de atividade físicapersonalizada com acompanhamento de um profissional capacitado. Venha fazer uma visita!

Benefícios da atividade física na adolescência• Combater o excesso de peso;• Melhorar a autoestima;• Diminuir a depressão;• Melhorar o desempenho escolar;• Diminuir o estresse e o cansaço;• Melhorar a postura;• Melhorar a aparência da pele.

Benefícios da atividade física na terceira idade• Melhora o equilíbrio, diminuindo o risco de quedas • Diminui a perda de massa óssea, • Diminui a pressão arterial;• Melhora a digestão dos alimentos;• Melhora a Diabetes, por aumentar a resistência à insulina;• Melhora o andar, fortalece os músculos e aumenta a flexibilidade;• Diminui a depressão, devido à interação social e liberação das endorfinas;• Diminui as varizes e as doenças cardiovasculares;• Melhora a postura corporal;• Diminui o risco de infecções respiratórias;

É bom lembrar que para alcançar todos estes benefícios, o indivíduo deve realizar atividade física, acompanhado de um educador físico e sob orientação médica.

Page 10: Dona Sol 0018

10 |

Dona Sol • Junho / Julho 2014

tEstE10 |

1) Sinto vontade de contar as novidades que me acon-tecem no dia-a-dia para meu parceiro (a).a) Sempreb) raramentec) Nunca

2) Dizemos o que pensamos, um para o outro, sem ofen-sas ou agressões.a) Sempreb) raramentec) Nunca

3) Combinamos os programas que iremos fazer nos fins de semana, tentando contemplar os desejos de ambos. a) Sempreb) raramentec) Nunca

4) Respeito a individualidade do meu parceiro (a), e não quero modificá-lo.a) Sempreb) raramentec) Nunca

5) Permito que ela (e) faça programas individuais e en-quanto isto, me permito também fazer os meus.a) Sempreb) raramentec) Nunca

6) Penso que me mantenho na relação por admirá-lo (a) e respeitá-lo (a).a) Sempreb) raramentec) Nunca

7) Percebo que ele (a) me faz sorrir, mais do que me faz chorar.a) Sempre.b) raramentec) Nunca.

8) Torço pelo seu sucesso e quero que ele cresça profis-sionalmente.a) Sempreb) raramentec) Nunca.

9) Posso dizer que a base da nossa relação está na con-fiança mútua. a) Sempre.b) raramentec) Nunca.

10) Reconheço seus defeitos e mesmo assim continuo admirando suas qualidades.a) Sempreb) raramentec) Nunca

Se você respondeu de 5 à 10 alternativas c ou b, comece à repensar a sua relação. Talvez este (a) não seja um (a) parcei-ro (a) para você. repense e refaça a sua vida. Se necessário procure ajuda de um profissional para organizar as suas emo-ções antes de tomar uma decisão definitiva. Se respondeu de 1 a 5 alternativas c ou b, fique atento e con-verse sobre a possibilidade de negociação destas questões. Di-zer o que pensa de maneira educada é sempre a melhor saída. Se a alternativa c ou b não apareceu no seu teste, parabéns! Você, provavelmente, escolheu o (a) parceiro (a) certo (a) pa-ra a sua vida! Seja Feliz!

Como vai a sua reLAção amorosa?Muitas vezes, ao invés de relações mantemos “condenações” amorosas. Você já parou para pensar à respeito da sua? então vamos lá, responda as perguntas abaixo e descubra.

Page 11: Dona Sol 0018

| 11

Junho / Julho 2014 • Dona Sol

turismo

A Vila Monte Verde, considera-da a “Suíça Mineira” por sua se-melhança com os Alpes Suíços,

é hoje um dos melhores locais para quem deseja um maior contato com a natureza. Serras, cascatas, pinheiros, ciprestes, ar puro e paisagem exube-rante. Não deixe de conhecer o melhor destino climático do Brasil!

Em todas as estações do ano a Es-tância Climática “Monte Verde” atrai os turistas; a natureza presente é muito ri-ca devido a sua localização no alto da Serra da Mantiqueira, proporcionando temperaturas que variam de 28° C no Verão e a -10° C no Inverno.

Monte Verde no InvernoTemperaturas de -1°C podendo chegar até -14°C Monte Verde no Verão é uma delíciaClima agradável da montanha com temperaturas de 28°C durante o dia e a noite podendo chegar 10°C

No Inverno podemos nos aque-cer ao calor da lareira tomando um de-licioso chocolate quente com muito ro-mantismo e acordar pela manhã admi-rando a cidade coberta de gelo. Há um clima de paz e tranquilidade no ar co-mo indica a fumaça branquinha das chaminés se misturando no céu azul da cidade. Não importa a estação, a bele-za está sempre presente na natureza.

O charme da vila é encontrado no seu estilo europeu, pela culinária mi-neira e alemã e na variedade de pro-dutos que podemos encontrar no co-mércio.

A natureza em Monte Verde é ri-ca em florestas de Araucárias e pinhei-ros, que podem ser apreciadas nos pas-seios à cavalo, motos e caminhadas

com uma variedade de flores exóticas, riachos e cachoeiras.

A paisagem é deslumbrante, on-de existem várias trilhas por onde vo-cê poderá visitar diversas montanhas.

Vale a pena a sensação e a pai-sagem!

monTe verDe a “Suíça mineira”

Page 12: Dona Sol 0018

12 |

Dona Sol • Junho / Julho 2014

Você sabia?

Você já reparou que a chegada do frio no inverno é quase sempre acompanhada por um aumento

do nosso apetite? É comum sentirmos que a fome cresce nessa época do ano e diminui no verão. Além disso, com o frio, parece que temos vontade de co-mer alimentos mais calóricos e gordu-rosos, não é mesmo? Quem trocaria, no inverno, um fondue de carne, queijo ou chocolate por uma saladinha com ar-roz integral e um grelhado? Realmen-te é uma troca difícil.

Essas sensações podem, em par-te, ser explicadas pela ciência. No inver-no nosso corpo gasta mais energia pa-ra manter a temperatura estável e, pa-ra compensar essa perda energética, precisamos consumir mais calorias. Po-rém, se não tomarmos cuidado, corre-mos o risco de exagerar e, como con-sequência, terminar o inverno com al-guns quilinhos extras e os exames de colesterol alterados.

Isso foi o que mostrou um estudo realizado em Campinas (SP), que acom-panhou 227 mil indivíduos, entre 2008 e 2010. Os pesquisadores verificaram que os níveis de colesterol “ruim” (LDL) aumentavam significativamente no in-verno e diminuíam no verão. Entre as possíveis explicações para esse fato es-tão que, no inverno, ocorre:

1. A mudança dos hábitos alimen-tares, com um aumento do consumo de alimentos gordurosos que podem elevar o colesterol “ruim”;

2. A diminuição da prática de ati-vidade física, já que no frio as pessoas tendem a se exercitar menos;

3. A diminuição da exposição ao sol, que diminui os níveis de Vitamina

Por que sentimos mais fome no inverno?

D, podendo afetar indiretamente os níveis de colesterol. Todos esses com-portamentos acabam se enquadrando como fatores de risco para o desenvol-vimento de doenças cardiovasculares e diabetes.

Para evitar esses problemas rela-cionados à chegada do inverno deve-mos tomar alguns cuidados especiais. Várias estratégias podem ser utiliza-das para se sair bem na estação mais fria do ano.

confirA Aqui 5 dicAs prÁticAs que irão te AjudAr: 1- Se está difícil comer aquela salada fria, que é tão apetitosa no verão, ex-perimente preparar sopas com legumes e verduras cozidos, evitando, é cla-ro, a adição de ingredientes gordurosos como creme de leite.

2- Com a fruta o raciocínio é parecido. Se a forma crua não está agradan-do, uma boa alternativa é cozinhá-las no micro-ondas ou no vapor, e con-sumi-las quentinhas.

3- Quando optar por uma bebida apenas para se esquentar, prefira chás ao invés de chocolate quente.

4- Para acompanhar o lanche, uma boa opção é aproveitar as bebidas à ba-se de colágeno. Por serem ricas em proteínas, elas prolongam a sensação de saciedade, podendo contribuir para o controle do peso. Essa opção ficou ain-da melhor, com o lançamento de versões mais cremosas desenvolvidas pa-ra serem consumidas quentes.

5- Não deixe o inverno atrapalhar a sua prática de atividades físicas. Elas são ótimas para o controle do peso, para a saúde em geral e, ainda, ajudam a es-quentar o corpo nessa época mais fria.

fonte: sanavita

Page 13: Dona Sol 0018

| 13

Junho / Julho 2014 • Dona Sol

nutrição

A importância do cromo no orga-nismo está relacionada ao con-trole da glicose sanguínea e

dos lipídios. A principal função do cro-mo é potencializar os efeitos da insu-lina. As desordens relacionadas com a deficiência de cromo são: aumento da glicose sanguínea e em consequência a elevação do colesterol, desenvolvi-mento de placas de ateroma, retardo no crescimento, alterações no metabo-lismo de proteínas.

Existem estudos que mostram que além de reduzir o LD (colesterol ruim), o cromo promove também o au-mento do HDL (bom colesterol).

É um mineral muito utilizado prin-cipalmente por diabéticos e em atletas em vista de sua elevada perda duran-te os exercícios físicos e a transpiração.

estÁ comprovAdo: o cromo tAmBÉm É cApAz de reduzir A gordurA corporAlVários estudos apontam nessa di-

reção. Um deles, realizado pelo Health

os benefícios do mineral Cromo

O fruto ainda diminui as celulites, tem ação anticancerígena e pre-vine doenças cardiovasculares.

Originário das montanhas do Ti-bet, ele se destaca por ser rico em vita-mina C, nutriente que melhora o siste-ma imunológico, o humor e evita pro-blemas oftalmológicos e derrames e ajuda a emagrecer. Além disso, a fru-ta tem ação antioxidante e anti-infla-matória, equilibra os níveis do coles-terol e protege o coração e o cérebro.

Nutrientes do goji berry100 gramas de goji berry contam

Goji berry ajuda a emagrecer e melhora o sistema imunológico

com 50 vezes mais vitamina C do que uma laranja. Este nutriente é respon-sável por uma série de benefícios pa-ra o organismo.

A vitamina C melhora a imunida-de, o humor, ajuda a emagrecer, dimi-nui o estresse, evita o envelhecimen-

to da pele, proporciona resistência aos ossos, previne e melhora gripes e res-friados, contribui para a absorção de ferro, previne derrames e tem ação antioxidante.

Riscos do consumo em excessoAlguns estudos realizados nos

Estados Unidos apontam que o con-sumo excessivo de chás de goji berry tem ação inibitória de medicação uti-lizada para evitar trombose ou anti-coagulantes.

Antes de começar qualquer die-ta, visite um Nutricionista.

and Medical Research Foundation, em San Antonio, nos Estados Unidos, e pu-blicado no journal Current Therapeutic Research, analisou 122 pacientes gordi-nhos. Uma parte deles tomou 400 mcg de cromo diariamente por três meses e a outra, apenas placebo. Ao final do período, a primeira turma havia perdi-do 2,8 quilos de gordura corporal, en-quanto o restante do grupo emagre-ceu 1,5 quilo. Outra pesquisa america-na mais recente, feita pela University of Vermont em parceria com a Louisiana State University, indica o mesmo resul-tado: a ingestão de cromo interfere po-sitivamente na perda de peso.

Como o corpo não produz cro-mo, investir em alimentos ricos nesse mineral é a única maneira de obtê-lo.

Uma de suas melhores fontes é o levedo de cerveja, que pode ser acres-

centado no suco de sua preferência, por exemplo. Porém, o mineral tam-bém é encontrado em carnes (como frango e fígado), ovos, ostras, grãos in-tegrais, germe de trigo, queijo, pimen-tão verde, banana, espinafre e pimen-ta-do-reino.

O ideal é ter uma alimentação saudável e uma vida bem regrada, mas para você que não consegue es-sa proeza, não fique triste a ciência es-tá aí para ajudar.

Dica Fisioquantic:• Faça uso do Nutrissono 15 gotas

sublinguais a noite – sua frequência de triptofano , aumenta os níveis de sero-tonina e a sensação de bem estar. Além é claro de atuar na regulação do sono.

• Faça uso do Íon Quantic Cromo Spray – 6 borrifadas 2 X dia. Trata-se de um oligoelemento. Lembre-se: Oligo = pouco, então, Oligoterapia é a forma de tratamento que utiliza pouca quantida-de para tratar.

Você encontra os produtos Fi-sioquantic no espaço Terapêutico Dona Sol, 2609-4075 / 97137-1149.

Page 14: Dona Sol 0018

14 |

Dona Sol • Junho / Julho 2014

alimentação infantil • dAnielle mourA cAStilho ribeiro • diScente grAduAndA do curSo de nutrição

Antigamente criança saudável era criança gordinha, hoje sa-bemos que a obesidade é uma

das doenças nutricionais que mais cres-ce no mundo, desencadeando uma sé-rie de outras doenças como diabetes ti-po dois, complicações cardiovascula-res, hipertensão arterial, dentre outras. Os números divulgados pelo IBGE em 2009 apontam um dado preocupan-te: uma em cada três crianças de 5 a 9 anos estava acima do peso recomenda-do pela Organização Mundial da Saú-de (OMS). E isso pode ser encontrado em todos os níveis sociais e em todas as regiões brasileiras.

É necessário estarmos atentos à alimentação das crianças e conseguir-mos manter um equilíbrio nutricional reunindo todas as substâncias de que o corpo precisa para funcionar corre-tamente e garantir um ganho de peso saudável e nutriente necessários para que se resulte em boa saúde.

Uma alimentação saudável é es-sencial em todas as fases da vida, e pos-sui uma importância diferente em ca-da uma delas. Na infância, a alimenta-ção é voltada para o crescimento dos ossos, pele, músculos e órgãos. Nes-sa fase, uma alimentação balanceada é imprescindível, pois as crianças gas-tam bastante energia para as diversas atividades como pular, correr e brincar.

É também nessa época da vida que formamos nossos hábitos alimen-tares, ou seja, que “aprendemos” a gos-tar ou não de certos alimentos, por isso é muito importante que os pais favore-çam a educação alimentar da criança. Sendo assim, a criança que desde ce-do come frutas, verduras e legumes variados, adquirirem hábitos alimen-

tares mais saudáveis.De acordo com os princípios de

uma alimentação saudável, todos os grupos de alimentos devem compor a dieta diária. A alimentação saudá-vel deve fornecer água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais, os quais são indispensáveis ao bom funcionamento do organismo.

dicAs importAntes que poderão AjudAr:• Se a criança rejeitar o alimento,

a sugestão é insistir, através de outras formas de preparação;

• Capriche na preparação! Des-pertar o interesse da criança com pra-tos como se fosse uma brincadeira é uma ótima maneira de incentivá-las a comer frutas, legumes e verduras. Elas podem até ajudar a montar os pratos coloridos e escolher o que elas mes-mas vão comer;

• A maneira como os pais se com-portam é essencial. Pais que não gos-tam de verduras e legumes e que fa-zem caretas para saladas, reclamam quando o alimento está à mesa, dão o exemplo aos filhos. Não adianta os pais

estarem com o prato cheio de “porca-rias” e insistirem para que a criança co-ma saladas;

• Horários e rotina para a alimen-tação são fundamentais. Estipular ho-rários para comer é necessário para que a criança aprenda que existe horários para realizar as refeições, que não é cor-reto comer fora de hora. A criança de-ve se alimentar em lugar calmo, areja-do e limpo. A alimentação feita de for-ma rápida, com barulho e em frente à televisão contribui para ela comer mui-to mais que o necessário, de maneira pouco prazerosa e sem degustar devi-damente os alimentos;

• Limitar doces ou alimentos gor-durosos, na quantidade e frequência certas. É importante não proibir ou per-mitir muito, apenas controlar já que o equilíbrio ajuda no desenvolvimento da criança;

• Influencie a prática de exercí-cios. Atividades físicas ajudam a crian-ça a ter mais disposição evitando o se-dentarismo além de auxiliar na preven-ção de doenças.

• O lanche para a escola também é importante, assim como nas outras refeições, procure mandar alimentos saudáveis e de acordo com gosto do seu filho, como: fruta, suco de fruta, iogurte, pão com queijo, bisnaguinha com geléia, etc.

• Evite oferecer porções grandes demais. Às vezes, por si só esse tipo de atitude gera desânimo e também frustração.

• Não force a criança a comer, mas não deixe de oferecer, mesmo que a criança recuse. Em algum momento ela pode ceder.

Referências: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da Criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secre-taria de Atenção à Saúde. Guia Alimen-tar para crianças menores de dois anos. 2ª Edição. Brasília, 2013.

A influência dos pais na alimentação infAnTiL

Page 15: Dona Sol 0018

| 15

Junho / Julho 2014 • Dona Sol

SolAnge perASSolli • SoCial

Élida Donegate e Cristina lopes, organizadoras da Palestra “O Poder Terapêutico do Perdão” , feita por Adriana Santiago

no badaladíssimo restaurante la Fiducia em Copacabana.

rENOVAÇÃOA queridíssima Cláudia Percu, cliente do Espaço Terapêutico Dona Sol, provando que a felicidade não é somente um estado de espírito. Ela se manifesta também no corpo.

Vitor empreendedorInaugura agora em junho a mais nova opção de Espaço Fitness na região Oceânica de Niterói. O jovem Vitor Perassolli está a frente deste empreendimento em parceria com o Espaço Dona Sol. Boa Sorte Vitor...

Pão com Linhaça Ingredientes• 2 xícaras e 1/2 de chá de farinha de trigo• 1 xícara de chá de farinha de trigo integral• 1/2 envelope (5 g) de fermento biológico seco• 1 xícara e 1/2 de água mineral• 1 colher de chá de sal marinho• 2 colheres de sopa de farinha de linhaça• 1 colher de sopa de sementes de linhaça Modo de Preparo• Em uma tigela misture bem os 3 primeiros ingredientes• Acrescente a água aos poucos, mexendo com uma colher• Por último misturar o sal, a farinha de linhaça e as semen-tes de linhaça• A massa deve ficar elástica, nem mole nem dura• Tampar a tigela com um prato e deixar descansar por 18

horas em temperatura ambiente• Untar com manteiga e enfarinhar 2 formas (tipo para bo-lo inglês) e dividir a massa entre elas• Polvilhar com sementes de linhaça e levar ao forno em tem-peratura alta por aproximadamente 45 minutos

rEcEita

eM FOCO

Messias e Janaína tocam o restauran-te Batipatu em Piratininga que já se tornou point da juventude na hora do almoço. Sem esquecer a clientela fiel de sempre o Bati-patu oferece um buffet variado e saboroso.

Para quem curte almoçar num clima agradável e próximo da natureza o Res-taurante do Pepeu é uma ótima pedida. Com carnes nobres, moquecas e peixe, agrada aos paladares mais exigentes. Va-le a pena conhecer!

Page 16: Dona Sol 0018

16 |

Dona Sol • Junho / Julho 2014

pílulas ciEntíficas

o PrÍnCiPevirA SAPoSegundo estudo Neozelandês, mulheres que criam expectativas a respeito de como os homens devem se comportar são mais infelizes. O ideal de parceiro perfeito é confrontado pela convivência, e como não existem pessoas perfeitas, o nível da frustração aumenta e a sensação de infelicidade também. “É como se os problemas que invariavelmente surgem com a convivência não condissessem com o ideal do que é ser amada.”, diz um dos autores, Matthew Hammond.

ESTABELEÇA PRIORIDADeSAgenda cheia demais prejudica desempenho. Excesso de atividades e compromissos dificulta a aprendizagem e pode comprometer a capacidade criativa; especialistas afirmam que é mais eficiente estudar em intervalos irregulares. Eleger prioridades e se dedicar a elas, sem exageros, ao longo do semestre parece ser a melhor solução. Uma pesquisa publicada no periódico americano Nature Neurocience indica as bases biológicas dessa ideia e enfatiza a importância de buscar estratégias para tirar o melhor proveito possível da própria memória.

DOS MALES O MeNORNeurocientistas, da Universidade do Novo México, fizeram uma pesquisa com

presidiários com o objetivo de avaliar sua saúde mental e descobriram que os chamados psicopatas não são exatamente maus. Apenas processam informações de formas

diferentes; são pessoas com incapacidade emocional grave, que podem ser tratados.

CAuSA ou ConSeQuÊnCiA?

A ciência descobriu! Não é a compulsão alimentar que faz você ingerir muito açúcar e gordura. Em vez disso, os alimentos gordurosos e açucarados sobrecarregam o sistema de recompensa no cérebro causando um descontrole na ingestão de alimentos. Este é o resultado de um estudo realizado na Flórida por Paul J. Kenny.

Page 17: Dona Sol 0018

| 17

Junho / Julho 2014 • Dona Sol

FÁTIMA TORReS (CRP. 05-20345) - (Psicóloga Cognitivo-comportamental e Positiva / Especialista em Dependência Química). Consultório: Av. Nossa Senhora de Copacabana 330, sl. 503. Tel: (021) 99340-3350 - Copacabana - RJ

Saúde • FátimA torreS

fumar mAConHA faz mal?

Essa é a pergunta que todos me fa-zem e eu sempre respondo:Faz mal sim e muito.

Uma plantinha, que a princípio parece inofensiva, “é da natureza” al-guns me dizem, no meio científico é chamada de Cannabis Sativa. Os prin-cipais produtos obtidos a partir das fo-lhas e flores são a maconha (erva), o haxixe (resina) e o óleo.

O THC (delta-9-tetra-hidrocana-binol) é o principal psicoativo desta droga. Ele quando inalado é absorvi-do pelos pulmões, vai para a corren-te sanguínea, atinge o coração e em seguida para o SNC (Sistema Nervo-so Central). No cérebro essa substân-cia faz um grande estrago no córtex, hipocampo, hipotálamo, cerebelo, amígdala, giro do cíngulo anterior e gânglios da base; acha pouco?

Causa dependência sim, inclusi-ve está associada a quadros psicóticos.

Normalmente o usuário me diz que não vê nenhum mal na utiliza-ção da maconha, ele não consegue associar sua angustia constante, a ir-ritação, o cansaço, o distúrbio do so-no, a perda do apetite, pressão baixa, os sintomas depressivos a falta da ma-conha, afinal ele fica muito bem quan-

do fuma, “fico mais calmo” assim eles me dizem.

A abstinência, segundo o Manual de Psiquiatria DSM-IV, é um dos crité-rios para se diagnosticar uma pessoa como dependente de substâncias psi-coativa e, os sintomas descritos acima nada mais são que a ausência da dro-ga no organismo, ou seja, a síndrome de dependência da maconha, logo, isso é sério.

Então, as implicações afetam, tanto a vida pessoal, como a familiar

e social dos sujeitos. Várias pesquisas em Harvard Me-

dical School com usuários de maco-nha têm mostrado grandes diferen-ças nas estruturas do Sistema de re-compensa Cerebral

Graças a Deus, a ciência esta nos ajudando muito com suas novas des-cobertas e a Terapia Cognitivo-com-portamental associada a outras abor-dagens têm revelado resultados mui-tos satisfatórios e positivos no comba-te a esta dependência.

Page 18: Dona Sol 0018

18 |

Dona Sol • Junho / Julho 2014

os lEitorEs EscrEVEm...

O esquema de abandono

A história de ÉriCA

Érica* (27 anos), buscou atendi-mento depois de tentar se ma-tar. Sentia-se absolutamente

infeliz, sua vida não tinha mais razão, estava com muita raiva e não se via incluída em lugar nenhum. Seu ma-rido havia a trocado por outra mu-lher. O abandono, para Érica, era da ordem do insuportável. O que mais a abatia não era o amor que sentia por Jorge (32) ou a saudade que po-dia ecoar em seu peito, mas o fato de ter sido preterida. A cola que os unia, definitivamente não era o amor.

Enlouquecia todas as vezes que imaginava seu ex-marido com a atual mulher. Passava por momen-tos de muita agressividade e outros de profunda apatia. Tinha feito di-versos escândalos no trabalho dele e ameaçado de morte, Maíra, o novo amor do seu antigo parceiro. Abusa-va do álcool e das drogas e se cortava sempre que se sentia desamparada.

Este tipo de comportamen-to era recorrente. Todas as vezes que o abandono a ameaçava , se comportava exatamente da mes-ma forma. Teve muitas relações “amorosas” na vida e todas as vezes se apaixonava com obsessão. Sem-pre escolhia parcei-ros instáveis, com-prometidos e com alta probabilidade de abandoná-la. Is-to “servia” para con-firmar a sua crença central de que to-das as pessoas que ama vão deixá-la e rejeitá-la.

O diagnóstico era de Transtorno de Personalidade Boder-

line (TPB) cujo esquema principal é o abandono. Pacientes com este ti-po de esquema se apegam demais às pessoas próximas, são posses-sivos e gostam de controlar o ou-tro, tem ciúmes demasiados e es-tão sempre competindo. As emo-ções típicas deste tipo de transtor-no são ansiedade crônica com rela-ção à perda das pessoas, tristeza ou depressão quando há uma falta real ou percebida e raiva intensa daque-les que a deixaram.

A vida de Érica não foi muito fá-cil até ali. Seu ambiente familiar na infância era inseguro e a ela sofria de privação emocional. Tinha um ir-mão mais velho diagnosticado com déficit de atenção e seus pais, na maior parte do tempo, só se dedi-

cavam a ele. Com frequência este irmão abusava dela física e sexual-mente. Sua mãe era demasiadamen-te crítica em relação à ela e intole-rante com as suas emoções. A infe-licidade de Érica a incomodava e ela deixava bem claro que não gostava da filha. Inclusive expressava isto verbalmente. Dizia também que ela era uma “desgraçada” e Érica acre-ditava. Seu pai era distante e depri-mido. Não ficava muito tempo em casa, vivia em seu próprio mundo.

Nenhum dos pais a protegia, ambos eram emocionalmente frios e distantes e a culpavam pelo mau comportamento do irmão. Assim, Érica cresceu acreditando que nin-guém deveria cuidar dela pois não merecia atenção e nem afeto. Por is-to perpetuou o esquema de abando-no ao longo de sua existência, pois precisava criar “sintonia” com a sua crença central.

O objetivo da terapia foi fazê-la entender que pode fazer esco-lhas amorosas mais acertadas e tor-ná-la mais consciente de suas neces-sidades emocionais. Para ela, parecia tão “natural” que estas necessidades não fossem satisfeitas, que não podia supor a possibilidade de ser amada.

Atualmente Érica está super bem casada e feliz, com alguns al-tos e baixos emocionais, no entan-

to sentou na cabine de coman-do da sua vida e consegue

administrar melhor as suas emoções.

(Todos os nomes aqui são fictícios).

Até Breve,

Adriana Santiago (Psicologia Positiva) CRP: 05-20345 / Consultório: Itaipu – Copacabana – Santa Rosa. Tels.: 2609-4075 / 98662-2565

Envie sua historia para [email protected]

Page 19: Dona Sol 0018

| 19

Junho / Julho 2014 • Dona Sol

Page 20: Dona Sol 0018

20 |

Dona Sol • Junho / Julho 2014

Você encontra Sanavita no Espaço Dona Sol: 2609-4075 • 97137-1149 Pasillo Center - Piratininga - Niterói