domingo, pÁg. pÁg. pÁg. nove mortes em mt … · derno de caligrafia, j ... eficaz para aprender...

2
2 | ÍNDICE DOMINGO, 23 DE ABRIL DE 2017 12 Santa decoração Revista.AG entra no espírito da Festa da Penha e traz exemplos de fiéis que usam santos para proteger e decorar a casa 19 NOVE MORTES EM MT VÍTIMAS DE CHACINA TÊM MARCAS DE TIRO E FACADA Cidades 17 PESQUISA NAS CAPITAIS VITÓRIA É A 3ª EM RANKING DE QUALIDADE DE VIDA Cidades 22 JULIANA DE FARIA: “AS MULHERES AGORA ESTÃO ENXERGANDO O SEU PAPEL” Entrevista de domingo PÁG. PÁG. PÁG. PÁG. COLUNAS DO DIA ELIO GASPARI Se tiver provas, você destrua Pág. 31 MÍRIAM LEITÃO Depoimento de Léo Pinheiro encurrala Pág. 36 PRAÇA OITO O que fazer do nosso sistema político? Pág. 28 MERVAL PEREIRA Resposta ao advogado de Lula Pág. 27 VICTOR HUGO Três novas empresas investigadas por fraude Pág. 14 4 PÁG. EDUCAÇÃO CONHEÇA OITO FORMAS DE APRENDER MAIS RÁPIDO 48 CARIOCA Fluzão atropela o Vasco e avança para final PÁG.

Upload: phamkhuong

Post on 08-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

2 | ÍNDICE DOMINGO, 23 DE ABRIL DE 2017

12SantadecoraçãoRevista.AG entra no espírito daFesta da Penha e traz exemplos defiéis que usam santos para protegere decorar a casa

19NOVE MORTES EM MT

VÍTIMAS DECHACINA TÊMMARCAS DETIRO E FACADACidades

17PESQUISA NAS CAPITAIS

VITÓRIA É A 3ªEM RANKINGDE QUALIDADEDE VIDACidades

22JULIANA DE FARIA:

“AS MULHERESAGORA ESTÃOENXERGANDOO SEU PAPEL”Entrevista de domingo

PÁG. PÁG. PÁG.

PÁG.

COLUNAS DO DIAELIOGASPARI

Se tiverprovas,você destruaPág. 31

MÍRIAMLEITÃO

Depoimentode Léo PinheiroencurralaPág. 36

PRAÇAOITO

O que fazerdo nossosistemapolítico? Pág. 28

MERVALPEREIRA

Respostaao advogadode LulaPág. 27

VICTOR HUGOTrês novas

empresasinvestigadaspor fraudePág. 14

4PÁG.

EDUCAÇÃO

CONHEÇAOITO

FORMAS DEAPRENDER

MAISRÁPIDO

48CARIOCA

Fluzãoatropelao Vascoe avançapara final

PÁG.

Vida &família. | 4DOMINGO, 23 DE ABRIL DE 2017

WhatsApp (27) 98135.8261/ Telefone: (27) 3321.8446

Macroeditor: Geraldo Nascimento z [email protected]

ATENDIMENTO AO ASSINANTE (27) 3321-8699

Editora: Daniella Zanotti z [email protected]

VEJA OITOFORMAS DEAPRENDERMAIS RÁPIDOAs técnicas que funcionamna hora de fixar um conteúdo

BÁRBARA [email protected]

Você lê em voz alta? E ca-derno de caligrafia, jáusou? Faz resumo da ma-téria da escola? Se a suaresposta foi não, saiba queessa e outras atitudes po-dem ajudar você a apren-der mais rápido. E o me-lhor: sem esquecer.

Um estudo recente daUniversidade de Prince-ton,nosEstadosUnidos,jácomprovou que escrever àmão ativa mais áreas docérebro, e por isso é maiseficaz para aprender doque digitar. Mas há outrasdicas além dessa.

A psicopedagoga MaraZanotti diz que leitura,quadrinhos, poesia e atémúsica podem ajudar vo-cê, ou seu filho,nahoradeaprender.

“Ler em voz alta é bomporque você usa dois sen-tidos (falar e ouvir) aomesmo tempo e assimcompreendemelhoroqueestá estudando. Escrever,fazendo pequenos resu-mos da matéria, tambémajuda a fixar o conteúdo.Para aprender fórmulas edatas históricas, porexemplo, vale fazer rimascom músicas conhecidastambém”, destaca.

EM GRUPOE não pense que para

aprender é preciso estu-dar sozinho. Mara explicaque em grupo é mais fáciltirar dúvidas e encontrarexemplosdodiaadiapara

aplicaroconteúdoestuda-do. Para aprender de ver-dade, é preciso inserir oconteúdo dentro da suarealidade.

“Ter companhia paraestudar é muito bom. Jun-tos é possível buscarexemplospráticosdodiaadia. É o que a gente chamade aprendizagem signifi-cativa. Aquilo que vocêacabou de aprender signi-ficou algo para você, mu-dou a sua forma de ver epensar o mundo e, por is-so, você dificilmente vai

esquecer”, orienta.Alternativa que a pro-

fessora de artes Ana Clau-dia Vianna, 45 anos, utili-zasemprecomofilhoJoel,de 12 anos.

“Agenteestudajunto,lêjunto e costuma fazer osresumos sempre à mão.Procuro fazê-lo aprendersem decorar. A gente levao conteúdo para a realida-de dele. Muitas vezes, elevolta de uma prova e dizque chutou uma questão.Mas quando a prova che-ga, ele se assusta ao verque acertou a questão. Eleacerta porque escreve oque sabe sobre o tema, enão o que decorou do li-vro. Isso acontece sem-pre”, conta a mãe.

ROTINAJoelestudatodososdias,

sempre às 14 horas. “Eletempreguiçadefazerdeverde casa como qualquercriança, mas já se preparapara estudar naquele horá-rio.Emanterumarotinadeestudos é mesmo funda-mental”, diz Ana Claudia.

“Estudar no mesmo lu-gar, no mesmo horário,ajuda a preparar a mentepara aprender. A aprendi-zagem precisa estar sem-pre dentro de um espaçode tranquilidade. Criançanão aprende com tapas,gritos ou pressão dos pais.Ela vai aprender se estiverem um ambiente tranqui-lo e com o conteúdo inse-rido na sua realidade”,avisa a psicopedagoga.

CARLOS ALBERTO SILVA

Ana Claudia Vianna, 45 anos, estuda com o filho Joel, de 12 anos

“Ler em vozalta é bomporque vocêusa doissentidos (falare ouvir) aomesmo tempo”MARA ZANOTTIPSICOPEDAGOGA

“Procuro fazê-loaprender semdecorar. Agente leva oconteúdo paraa realidadedele”ANA CLAUDIA VIANNAPROFESSORA

É SÓ PRATICAR

1 - Escrevat À mão

Estudos recentes jácomprovaram queescrever ajuda a fixar oconteúdo. Quando seescreve à mão, sãoativadas mais áreas nocérebro do que digitandono computador ou nocelular. Sabe aqueleresuminho? Não abramão dele.

2 - Leia em voz altat Dois em um

Que ler é importante,todo mundo sabe. Masna hora de estudar, leiaem voz alta. Assim, vocêvai usar dois sentidos(falar e ouvir) ao mesmotempo e visualizarmelhor o conteúdo queprecisa aprender.

3 - Repitat Para os pequenos

Com as crianças, valerepetir sempre asinformações e conteúdos

que elas precisamaprender. Mas atenção:repita o conteúdosempre de uma formadiferente, de um jeitonovo.

4 - Crie rotinat Mesma hora e lugar

Prepare a mente paraestudar: determine umlugar e horário para sededicar aos estudos emantenha a rotina.

5 - Tenhatranquilidade

t Sem pressãoPara aprender é precisoestar em um ambientetranquilo, sem gritos,barulho demais oupressão dos pais.

6 - Aplique no diaa dia

t RealidadeProcure inserir oconteúdo que vocêdeseja aprender dentro

da sua realidade. Umadica: vale levar o filho aosupermercado para fazercomparações de preço eaprender lições dematemática, porexemplo.

7 - Faça rimast Para não esquecer

Vale usar poesia,desenho em quadrinho,música e o que maisvocê quiser para nãoesquecer aquela fórmulaimportante, um fatohistórico ou a tabuada.

8 - Estude em grupot Aprenda junto

Ter a companhia dospais ou dos amigos podeajudar você a aprender.Em grupo é possível tirardúvidas e, juntos, vocêspodem encontrarexemplos práticos decomo inserir o conteúdoaprendido dentro darealidade.