domingo ediÇÃo extra 15 julho 2018 · reserva, para que pudessem ter fácil ... ses morreu em...

8
QUADRILHA DETIDA PIÚMA/ES ANO 2 Nº 158 EDIÇÃO EXTRA R$ 1,00 DOMINGO 15 JULHO 2018 Assad Said Jurdi Filho (Carioca) Carlessandro Benevides Monte Daniel de Almeida Souza (Juninho despachante) David Azevedo Dias Chagas (FORAGIDO) Polícia ACIDENTE MATA CASAL ATIRARAM NA PM, MORRERAM A estudante de técnicas de enfermagem, Aline Allen, de 29 anos, foi quem prestou o primeiro atendimento a criança e também constatou a morte do casal Henrique Brandão, de 40 anos, e Mery Angela, de 43 anos, pais da criança. Ao avistar a viatura, que seguia em direção ao veículo Fiat modelo Siena de cor prata, os traficantes efetuaram disparos e seguiram em fuga. Os policiais perseguiram o carro trocando tiros com os bandidos até Guarapari, onde foi feito um bloqueio na altura do trevo da BR 101.

Upload: phamlien

Post on 28-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

QUADRILHA DETIDA

PIÚMA/ES • ANO 2Nº 158 • EDIÇÃO EXTRA

R$ 1,00DOMINGO15 JULHO 2018

Assad Said Jurdi Filho (Carioca)

Carlessandro Benevides Monte

Daniel de Almeida Souza (Juninho despachante)

David Azevedo Dias Chagas (FORAGIDO)

Polícia

ACIDENTE MATA CASAL

ATIRARAM NA PM, MORRERAM

A estudante de técnicas de enfermagem, Aline Allen, de 29 anos, foi quem prestou o primeiro atendimento a criança e também constatou a morte do casal Henrique Brandão, de 40 anos, e Mery Angela, de 43 anos, pais da criança.

Ao avistar a viatura, que seguia em direção ao veículo Fiat modelo Siena de cor prata, os trafi cantes efetuaram disparos e seguiram em fuga. Os policiais perseguiram o carro trocando tiros com os bandidos até Guarapari, onde foi feito um bloqueio na altura do trevo da BR 101.

SEXTA13 JULHO 2018

05EspecialSEXTA13 JULHO 2018

04

DOMINGO15 JULHO 2018

03Polícia

A polícia pren-deu, preventivamen-te, quatro pessoas acusadas de co-mercializar veículos “pokémons” e ainda furtarem os mesmos carros, novamente, dos compradores. Os suspeitos ven-diam os veículos com um rastreador e fi cavam com a chave reserva, para que pudessem ter fácil acesso a eles.

As prisões fazem parte da operação “Clava”, uma segun-da fase da opera-ção “Traditore”, que tinha o objetivo de desarticular uma as-sociação criminosa por fraudar carros de luxo, por meio de golpes de loca-doras e adulteração de veículos de furtos e roubo. Na primeira fase, quatro pessoas foram presas e um

lar da Delegacia de Defraudações e Falsifi cações (Defa), tudo indica que são produtos ilícitos fru-tos de veículos fur-tados.

O mecânico seria um dos mais impor-tantes do grupo de-

vido a sua grande infl uência na compra de veículos no esta-do de Minas Gerais. A polícia acredita que que ele é quem teria um maior poder financeiro de com-pra visto que não hesitava em ostentar

seus bens. Na casa do homem foram encontrados oito ve-ículos de luxo e dois Jet Skis.

David não foi pre-so, pois viajou para MG, por volta das 15 horas, provavel-mente para adquirir

homem ainda per-manece foragido.

Na última quinta-- fe i ra ( 12 ) fo ram presos, Assad Said Jurdi Filho (Carioca), Carlessandro Benevides Monte, Renan de Oliveira Bertolani e Daniel de Almeida Souza ( Jun inho despa -chante). Ainda per-manece foragido David Azevedo Dias Chagas, que é con-siderado um dos mais importantes na manutenção do es-quema.

David mora em Piúma e possui uma ofi cina mecânica. Em sua casa foram en-contradas diversas chaves reserva dos veículos já vendi-dos, além de cen-tenas de peças de veículos. Segundo a delegada Rhaiana Bremenkamp, titu-

novos veículos.

O ESQUEMAA s i n v e s t i g a -

ç õ e s m o s t r a m q u e o e s q u e m a c o m e ç a q u a n d o Carlessandro, David e Assad (Carioca), adquirem os veí-culos de maneira irregular, e passam para Renan, Paulo Henr ique , Fáb io e Carlos Eduardo (Boca), presos na operação “Traditore” que a partir daí pas-sam os veículos para Robson, Marcos e Daniel (Juninho des-pachante).

A par t i r deste ponto os veículos começam a ser re-passados para ter-ceiros de boa fé por valores ainda bem abaixo do mercado. Veículos que podem nunca ter seus docu-mentos transferidos, ou serem roubados novamente pe la quadrilha.

Quadrilha presa vendia carros pokémons

FORAGIDO

Fonte: ESHOJE

Polícia desarticula mais uma parte da quadrilha que vende veículos pokémons

EXPEDIENTE Contato Comercial:

(28) 99883-7453Editora: Luciana [email protected]: (28) 99883-7453Articulistas: Ilauro de Oliveira, Fabiani Taylor e Fabiano Peixoto

Os artigos são de inteira responsabilidade do autor, o jornal não responde pela opinião dos articulistas

Diagramação: Rony Mothé - (28) 99924.2080Repórter: Luciana Maximo e Ivny Matos (free lance)Comercial: (28) 99883-7453Fotos: Luciana MaximoJornalista responsável:

Tiago Rocha - MTB / JP 01293Rua João Romão Farias, Bairro Niterói, Piúma/ES (em frente a Rodoviária)

CNPJ: 23.401.491/0001-88 INSC. MUNICIPAL: 0000030368

www.espiritosantonoticias.com.br

Polícia DOMINGO15 JULHO 2018

04

Sem saber que estavam sendo in-vestigados os ban-didos conversavam tranquilamente pelo WhatsApp. Enviavam fotos dos carros que adulteravam, ven-diam e depois rou-bavam novamente.

A ousadia era ta-

conseguidos através de Daniel (Juninho despachante), que falsificava os mes-mos de acordo com o interesse de quem solicitava. Ele for-necia o material em duas maneiras: o bom e o “batido” ou raspado. O de melhor qualidade, era feito com um documento origi-nal do Detran que

chegava em branco para ele para que fosse preenchido, já o “batido” era feito com uma impressão comum em impres-sora de boa quali-dade, ou apagando as informações de um registro original velho para inserir novos registros.

“Um documen-to desse pode va-riar de 1.500 a seis mil reais. Para ele conseguir esse do-cumento, possivel-mente alguém está desviando”, relata a delegada. A partir desta descoberta a polícia suspeita que há a participação de um funcionário do Detran na asso-ciação criminosa, mas ainda investiga quem seja essa pes-soa.

Todos os det i -dos foram presos em casa, e tiveram os celulares apre-endidos. A part i r daí a polícia teve acesso a diversas conversas por apli-cativo que podem levar também aos próximos suspeitos. Con f i ra a lgumas conversas:

manha da quadrilha que havia Juninho Despachante era o responsável segun-do acusação por conseguir os docu-mentos dos veículos.

DETRAN

Os documentos dos veículos eram

WhatsApp registrou conversasda quadrilha que ostentava

ABUSADOS

Da Redação/ ES HOJE

“Falta só o Camaro agora para completar a frota”, diz um membro da quadrilha que ostentava em carros luxuosos

DOMINGO15 JULHO 2018

05SaúdeDoenças erradicadas voltam no Brasil

O sarampo era con-siderado uma doença erradicada no Brasil desde 2016, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) identifi cou que o país estava havia um ano sem registro de casos do vírus. Mas isso mudou neste ano: boletins recentes da entidade advertem que está em curso um surto da doença, altamente contagiosa e que pode levar à morte de crian-ças pequenas ou causar sequelas graves.

Entre 1º de janeiro e 23 de maio deste ano, foram registrados 995 casos de saram-po no país (sendo 611 no Amazonas e 384 em Roraima), incluindo duas mortes, segundo a OMS.

A terceira foi confi r-mada nesta quinta-feira: um bebê de sete me-ses morreu em Manaus em 28 de junho depois de apresentar febre, manchas na pele, tosse e coriza. A Secretaria de Saúde local inves-tiga agora se a morte de uma bebê de nove meses também foi por sarampo.

Ainda no mês de junho, o Ministério da Saúde também infor-mou haver alto risco de retorno da poliomieli-te em pelo menos 312 cidades brasileiras. A

que todas as vacinas es-tão disponíveis nas uni-dades de saúde, o que ocorre é que, quando se faz uma campanha de vacinação por conta de surtos, como a febre amarela, outras acabam sendo deixadas para se-gundo plano. Entretanto, Piúma vacinou no verão boa parte dos comer-ciantes e comerciários contra essas doenças.

Para assegurar a po-pulação a Secretaria de Estado da Saúde fez um comunicado aos municípios lembrando a importância da vaci-nação.

O SARAMPODesde abril de 2018,

a OMS emite alerta sobre a volta do sa-rampo em dez países das Américas: Brasil, Argentina, Equador,

C a n a d á , E s t a d o s Unidos, Guatemala, México, Peru, Antígua e Barbuda, Colômbia e Venezuela.

E não é só nas Américas – em 2017, a Europa registrou mais de 21 mil casos de sa-rampo, com 35 mortes, um aumento de quase 400% nos casos em relação ao ano anterior.

“Casos de sarampo têm sido relatados no-vamente nas Américas, pr inc ipa lmente na Venezuela, que deixou de vacinar a sua popu-lação por questões polí-ticas e econômicas”, ex-plica o pesquisador do Serviço de Bacteriologia do Instituto Butantan, Paulo Lee Ho.

Em 2017, com o surto da doença nos países vizinhos, o Ministério da Saúde alertou a popula-

ção para a importância de tomar a tríplice viral, vacina que protege con-tra o sarampo, a caxum-ba e a rubéola.

A tríplice viral é uma das 14 vacinas ofere-cidas de graça pelo Programa Nacional de Imunizações. Ela deve ser tomada na infância e em duas doses, a pri-meira com 12 meses e a segunda com 15 meses. Na segunda dose, a vacina recebe um re-forço contra uma quarta doença, a varicela, in-fecção viral altamente contagiosa que causa a catapora.

De acordo com os dados do Datasus analisados pela BBC News Brasil, cobertu-ras vacinais com doses de reforço estão muito abaixo da meta espera-da para todas as vacinas

doença era considerada erradicada no continen-te desde 1994, após décadas provocando milhares de casos de paralisia infantil.

Os alertas acima colocam em evidência doenças que estavam controladas graças à vacinação em massa, mas que ameaçam pro-vocar estragos na saúde pública brasileira caso a imunização sofra baixas.

“A volta da poliomie-lite, doença que não tínhamos há mais de 20 anos, poderá sig-nificar uma situação grave para o Brasil”, disse à BBC News Brasil a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues.

De acordo com o médico Glauco Almeida a volta dessas doenças pode está ligada a

uma acomodação por parte da população em buscar essas vaci-nas por serem patolo-gias outrora erradicadas bem como um lapso por parte das vigilâncias municipais de onde vem surgindo os agravos... “Seria importante um in-quérito epidemiológico”.

A c o o r d e n a -dora da Vigi lância Epidemiológica de P i ú m a , Va l q u í r i a Bressaneli assegurou

do Calendário Nacional de Imunização.

No caso da tríplice viral, a segunda dose da vacina não bate a meta de vacinação, de 95%, desde 2012. Em 2016, apenas 76,74% das crianças com 15 meses de vida foram imunizadas.

Dos três vírus com-batidos nessa vacina, o sarampo é considerado o mais perigoso. “Por ser de alto contágio, é preciso que pelo me-nos 95% das pessoas tenham sido vacinadas no Brasil para que o sa-rampo não se espalhe. Caso contrário, basta ter uma única pessoa não vacinada em uma cidade para que o vírus trazido por um infectado consiga (chegar a ela)”, afi rma Carla Domingues, do Ministério da Saúde.

SAÚDE

G1

Em Piúma a vacinação é disponibilizada em todos os Postos de Saúde, mas não há surto

Fonte G1

Sarampo, pólio, difteria e rubéola voltam a ameaçar após erradicação no Brasil

DOMINGO15 JULHO 2018

07EspecialDOMINGO15 JULHO 2018

06

A Festa foi um sucesso, as famílias contribuíram muito para a realização do evento. O comércio apoiou e a equipe da escola deu o máximo, resultado – sucesso!

Festa Julina do Ângela Paula envolve família & Comunidade

Não resta ne-n h u m a d ú v i d a que a Festa Julina d a E s c o l a d e Educação Infantil  n g e l a P a u l o Coelho Pedrosa rea l izada nesta

ta dedicação do time liderado pela diretora Ednalva Luiz que contaram como apoio de muitos comércios da cidade, bem como dos verea-dores e voluntá-rios.

A Festa teve de

disse Ana Cláudia.O p r í n c i p e

Jhonatan Souza Si lva, matricula-da na Cheche III da tia Érica. Fez 200 pontos . Já a princesa ficou por conta da lin-da Ester Lucas de Jesus, aluna do

sexta-feira 13, na Praça do Bairro Niterói em Piúma foi massa, suces-so, linda e perfeita.

E p a r a d a r tudo tão certo foi necessária mui-

fizeram bonito e encheram os pais de orgulho.

Coroado rei da festa, o peque-no Cauã Me l lo Moreira do Pré- I , a l u n o d a t i a Andreia. O rei con-seguiu 2 mil votos, a família de Cauã

colaborou muito para esse reina-do e ele estava perfeito, digno do trono herdado.

Já a rainha foi Ágatha Filipino da Silva, 4 anos, alu-na do Pré I ves-pertino, a rainha teve 1.600 votos,

as mães, ficaram tão fe l izes com a conquista que agradeceram to-dos que compra-ram os votos de Ága tha . “Mu i to obrigada a todos que colaboraram para este momen-to tão especial”,

tudo, concurso rai-nha e rei, princesa e príncipe, bingo de um taquinho ze rado , ro le ta , doces, cachorro--quente, angu à baiana delicioso, caldos, torta sal-gada, enfim, muita dança. Os alunos

Pré III que carim-bou 587.

A ganhadora do bingo é dona Lurdinha, mora-dora do ba i r ro Aparecidinha, ela comprou quatro b i n g o s , p a g o u 10.00 e ficou feliz da vida.

Da Redação

SUCESSO

“A festa foi linda, maravilhosa, valeu a pena, deu tudo certo, tivemos mui-tos colaboradores, nossa equipe é muito dedicada. Agradecemos to-dos os colabora-dores que nos aju-daram muito para

que esse evento fosse um suces-so. Obrigada as famílias dos nos-sos anos que se empenharam. A ra inha, o re i , o príncipe, a prince-sa estavam lindos, as crianças foram maravilhosas, as

apresentações l indas, o grupo de Niterói deu um show. Obrigada a todos”, agradeceu a diretora.

A comunidade compareceu no evento e lotou a Praça do Bairro Niterói.

PolíciaDOMINGO15 JULHO 2018

08

“Só consigo pensar nela”, diz técnica que atendeu menina em acidente na BR-060

TRISTEZA

A melhora no quadro clínico da menina de 4 anos, internada na Santa Casa, depois de sobrevi-ver a um grave acidente, esta tarde (13) na BR-060, conta com a torcida de uma testemunha do aci-dente que foi fundamental no atendimento a família.

A estudante de téc-nicas de enfermagem, Aline Allen, de 29 anos, foi quem prestou o primeiro atendimento a criança e também constatou a morte do casal Henrique Brandão, de 40 anos, e Mery Angela, de 43 anos, pais da criança.

O casal capixaba seguia junto da fi lha no Renalt Sandero, alugado na Capital e que colidiu de frente com um Honda Fit, na rodovia a cerca de 20 quilômetros de Sidrolândia. A família ha-via chegado esta manhã de Vitória, ES.

“Eu só consigo pen-sar nela. No estado de saúde dela, se ela está bem”, diz Aline, ainda muito abalada. Por tele-fone, o depoimento da estudante que já atua como instrumentado-ra cirúrgica é acompa-nhado das pausas de emoção, dela que pela primeira vez, se viu dian-te de uma situação tão extrema.

Aline conta que pa-rou no local do acidente poucos segundos após a batida, quando outras testemunhas também ten-tavam desvirar o carro que capotou e parou na vegetação, às margens da pista.

Os momentos seguin-

ACIDENTE Ao drama da menina,

soma-se a morte dos pais, Henrique Brandão, 40 anos, e Mery Angela, de 43 anos. A família é de Vitória, ES, e seguia no Sandero, preto, alu-gado na Capital, depois de terem desembarcado no Aeroporto de Campo Grande por volta das 09h.

A família seguia no sentido Campo Grande/ Sidrolândia quando por motivos que ainda serão investigados, bateram de frente com Honda Fit, conduzido pela médica Melina Silveira, 33 anos, que estava no sentido contrário da rodovia. A colisão ocorreu no quilô-metro 400, da rodovia BR-060, perto da entrada da Fazenda Piana, a 20 qui-lômetros de Sidrolândia.

Com a violência da batida, Henrique e Nery morreram entre as fer-ragens. A criança ficou prensada entre os bancos e foi retirada por testemu-nhas que pararam para prestar socorro, sendo socorrida em seguida por equipes do Corpo de Bombeiros e Samu

(Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) .

tes foram ainda mais afl iti-vos, ela conta. Segundo a estudante, após confi rmar o óbito do pai e da mãe, seu foco foi a criança. Mery Angela e a filha estavam no banco de trás do carro e, a Aline, outra testemunha que tirou a criança do carro, informou que a menina estava no colo da mãe.

“Só pensava que ela não podia morrer. Entrei no mato, abaixei e ajudei ela que não parava de chorar e dizia que doía tudo pelo corpo”, comen-ta. De tão intensa que era a dor ela conta que a menina desmaiou pelo menos quatro vezes.

“Eu tentava manter ela acordada a todo custo, mas, quando ela desmaiava eu achava que estava morrendo. Foi horr ível”, define. Aline conta que perdeu a noção do tempo, o alívio foi momentâneo após o encaminhamento da criança ao hospital, consciente, mas agora ainda resta a incerteza do estado de saúde da menina. E se outros pa-rentes no Espirito Santo já sabem do acidente da família em Mato Grosso do Sul.

A pequena teve afun-damento no crânio e f raturas pelo corpo, como nas pernas e no braço esquerdo, além de um trauma torácico e um corte na pálpebra. As equipes médicas da Santa Casa de Campo Grande, esta noite (13), ainda tentam estabilizar o grave quadro clínico da criança.

a Santa Casa da Capital, com ferimentos leves.

Fonte/ Campo Gande News – Foto e texto

Estudante de enfermagem foi quem constatou as duas mortes e prestou os primeiros atendimentos a menina de 4 anos

Melina foi socorrida junta-mente com a menina para

DOMINGO15 JULHO 2018

09PolíciaTrês bandidos mortos durante troca de tiros em Guarapari

Tudo começou em Alfredo Chaves, quando a viatura da Polícia Militar saiu para atender a ocor-rência nº 36690737, no bairro e rua Dona Macrina, a guarnição da RP 4073, composta pelos Militares soldado PM Cesar e soldado PM Trevezani, avistaram um veículo Fiat Siena de cor Cinza, placa OCW - 8845, em atitude suspeita que passou sen-tido contrário a viatura. Os PM’s observaram que haviam 03 pessoas no interior do veículo, en-quanto a viatura efetuou a manobra para aproxi-mação e abordagem, o sd Cesar reconheceu um dos ocupantes do Siena conhecido como Pedro Henrique Santos da Silva, vulgo “PH”, já co-nhecido pelas guarnições de Alfredo Chaves, por atos ilícitos, dentre eles como sendo responsável pelo tráfi co de drogas no município.

Diante dos fatos, os policiais tentaram abordar os bandidos dando ordem de parada, através de si-nais sonoros e luminosos, ordem ignorada pelos mesmos, que se evadiram em alta velocidade pelas ruas de Alfredo chaves dando início ao acompa-nhamento, ao notarem a proximidade da guarnição os suspeitos passarem a efetuar disparos de arma de fogo em direção a viatura de forma descon-trolada, vindo a acertar a RP 4073, e também atingir o SD PM Cesar na região do Tórax, disparo que foi contido pelo colete balístico.

De acordo com infor-mações do Boletim de Ocorrência, a maneira em que o veículo era conduzido, colocava em risco a vida dos militares e de inúmeras pessoas que transitavam pelas ruas, ainda dentro de cidade.

integridade dos policiais envolvidos bem como a integridade de possíveis transeuntes no local, de forma que os suspeitos foram alvejados e foi cessada a agressão, de imediato foi feito contato com o Ciodes para que fosse acionado o Samu que constatou o óbito dos 03 agressores.

Durante o percurso do acompanhamento até o desfecho, foram realiza-dos ao todo 113 disparos de arma de fogo por parte dos militares.

Por volta das 6:30 horas a guarnição da RP 4016 prosseguiu ao local do desfecho da ocorrên-cia, e refi zeram a busca com o dia claro, e logra-ram êxito em encontrar, no local do desfecho da ocorrência, uma saco-la contendo 28 pinos de substancia similar a cocaína, 07 papelotes de substancia similar a cocaína, 68 pedras de substancia similar a cra-ck, tudo condicionado e preparado para venda. Vale ressaltar que dentro do veículo foi localizado 01 pino igual aos encon-trados posteriormente no local, juntamente com uma bucha de substancia similar a maconha, que foi levado pela peri-ta citada acima, bem como fora localizado dentro do veículo uma quantia de R$ 2096,00 em espécie. Após a constatação do óbito dos meliantes foi feito o isolamento do local até a chegada da pe-rícia. No local a perícia localizou 01 revolver calibre .32, de marca taurus, de n°: 405844, capacidade para 06 dis-paros, contendo sendo 06 munições deflagra-das, 01 revolver calibre .38, marca rossi, de n°: w232276, com capaci-dade para 05 disparos, contendo 02 munições intactas, e 03 deflagra-das, e um simulacro de revolver de cor preta.

A guarnição manteve a distância de segurança e continuou o acompanha-mento pela rodovia ES 146 em direção a BR 101, du-rante o trajeto de Alfredo chaves a Guarapari o ve-ículo continuou a efetuar disparos em direção a RP 4073, que o acompanha-va, momento que foi feito contato com o CIODES da 10ª Cia ind e solicitado apoio que de pronto foi atendido, ao chegar a BR 101 os meliantes tomaram direção ao município de Guarapari.

Em seguida a guar-nição mudou a sintonia do rádio para frequência do 10° Batalhão, que mo-bilizou algumas viaturas para o trevo da BR 101 em Guarapari para que fosse feito o bloqueio. Informou a PM que duran-te o trajeto algumas vezes foi possível visualizar os elementos dispensando objetos ao longo da BR 101. Ao chegar ao trevo de Guarapari os ocupantes do Fiat Siena efetuaram disparos em direção as guarnições presentes no trevo, RPs : 4177, 3817, 4016, 3910, 3909, 4020, pt 212 e seus respectivos ocupantes, conseguiram furar o bloqueio, colidindo no para-choque traseiro da RP 4016, efetuando disparo no vidro trasei-ro da RP 3817, o veículo após ter furado o blo-queio prosseguiu pela AV Jones dos Santos Neves em direção ao bairro São Gabriel, sendo acompa-nhados pela RP 4073, momento que o pneu dianteiro do lado esquer-do do Fiat Siena estourou, obrigando os suspeitos pararem e abandonarem o veículo e dar início a fuga a pé.

Mesmo a pé, os me-liantes continuaram a efetuar disparos contra os policiais que revida-ram afi m de resguardar a

CONFRONTO

Da redação

Um policial militar foi salvo pelo colete à prova de balas durante uma troca de tiros em Guarapari na noite desta sexta-feira (13). A ocorrência teve início no município de Alfredo Chaves, após um militar ter reconhecido um trafi cante da região dentro de um carro