domingo do estado · deira porque o volume da música aumenta de repen-te. o longa usa o clima de...

8
portalgazeta gazetadoestado 62 99118-3777 www.portalgazeta.com.br Domingo Goiânia, 20 de agosto de 2017 Ano 12 - Edição 3253 do Estado 1 R$ PÁGINA 04 Especialistas da ONU advertem que racismo aumenta nos Estados Unidos INTERNACIONAL Secretário-geral da ONU pede combate ao racismo e à xenofobia DISCRIMINAÇÃO POLÍTICA FAMOSOS “Não-candidato”, João Doria faz “campanha” em reduto do lulismo Na ponta da língua de empresários e políticos em Natal, no Rio Grande do Norte, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), virou “o João Trabalhador”, “o que vai mudar o Brasil em 2018” e “a esperança do país” João Doria é visto como presidenciável para 2018 AFP PÁGINA 03 Clássico do terror Nosferatu vai ganhar nova versão, com diretor de A Bruxa PÁGINA 08

Upload: lamcong

Post on 10-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Domingo do Estado · deira porque o volume da música aumenta de repen-te. O longa usa o clima de que algo pode dar errado a qualquer momento como a principal ... forma de um espantalho

portalgazeta gazetadoestado 62 99118-3777 www.portalgazeta.com.br

Domingo Goiânia, 20 de agosto de 2017Ano 12 - Edição 3253 do Estado1R$

PÁGINA 04

Especialistas da ONU advertem que racismo aumenta nos Estados Unidos

INTERNACIONAL

Secretário-geral da ONU pede combate ao racismo e à xenofobia

DISCRIMINAÇÃO

POLÍTICA

FAMOSOS

“Não-candidato”, João Doria faz “campanha” em reduto do lulismoNa ponta da língua de empresários e políticos em Natal, no Rio Grande do Norte, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), virou “o João Trabalhador”, “o que vai mudar o Brasil em 2018” e “a esperança do país”

João Doria é visto como presidenciável para 2018

AFP

PÁGINA 03

Clássico do terror Nosferatu vai ganhar nova versão, com diretor de A Bruxa

PÁGINA 08

Page 2: Domingo do Estado · deira porque o volume da música aumenta de repen-te. O longa usa o clima de que algo pode dar errado a qualquer momento como a principal ... forma de um espantalho

Domingo, 20 de agosto de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal2

CINEMAPipoca e SofáFilmes da semana nos canais abertos

O filme faz parte do mes-mo universo criado pela franquia ‘Invocação do Mal’, e mostra acontecimentos anteriores ao primeiro ‘An-nabelle’, lançado em 2014.

A trama se passa no interior dos EUA. É lá que um fabricante de bonecas (Anthony LaPaglia) vive uma vida tranquila ao lado da esposa (Miranda Otto) e da única filha, Bee (Samara Lee). Até que a criança mor-re num acidente. Doze anos depois da tragédia, marido e mulher abrem as portas da casa para abrigar uma freira e um grupo de garotas órfãs. É quando estranhos acontecimentos começam a acontecer. A ação se foca nas garotas, principalmente nas inseparáveis Janice (Talitha Bateman) e Linda (Lulu Wil-son), as mais aterrorizadas pelos mistérios do lugar.

O grande mérito do filme é não recorrer aos sustos fáceis, daqueles em que a plateia pula da ca-deira porque o volume da música aumenta de repen-te. O longa usa o clima de que algo pode dar errado a qualquer momento como a principal fonte de tensão. O filme ainda apresenta uma nova figura sinistra, na forma de um espantalho. Quem sabe o personagem também ganha seu deriva-do daqui alguns anos…

A direção é do sueco David F. Sandberg, que ano passado estrou em longas--metragens com ‘Quando as Luzes se Apagam’.

Para quem conhece o universo dos filmes ante-riores, vale ficar ligado nas referências. Uma delas tem relação com o persona-gem da freira macabra de ‘Invocação do Mal 2’, que também ganhará seu longa em 2018. Já as cenas finais amarram ‘Annabelle 2’ com o primeiro filme da boneca, de forma arrepiante. O filme estreou nos Estados Unidos na semana passada e con-quistou o primeiro lugar da bilheteria, mostrando que a franquia ainda tem muito apelo junto ao público. Será que o desempenho se repe-te no Brasil?

Annabelle 2: A Criação do Mal

DOMINGOTEMPERATURA MÁXIMAA Bela E A Fera - No ano de 1810, um naufrágio leva à falência um comerciante, pai de três filhos e três filhas. A família se muda para o campo e Bela, a filha mais jovem, parece ser a única entusiasmada com a vida rural. Certo dia o pai de Bela arranca uma rosa do jardim de um palácio encantado e acaba condenado à morte pelo dono do castelo, um monstro. Para salvar a vida do pai, Bela vai viver com o estranho ser. Lá, ela encontra uma vida cheia de luxo, magia e tristeza e, aos poucos, descobre mais sobre o passado da Fera, que se sente cada vez mais atraída pela jovem moça.

DOMINGO MAIORO Vingador do Futuro - No fim do século XXI uma guerra química transforma a Terra. Em um dos poucos lugares habitáveis do planeta, Doug Quaid leva uma vida pacata ao lado da

esposa, Lori. Atormentado por uma série de sonhos estranhos, ele resolve visitar a Rekall, uma empresa que trabalha com a inserção de memórias. Após se submeter ao tratamento, Doug terá que lutar pela vida, enfrentando policiais e a própria esposa. Sem entender o que está acontecendo, ele irá decifrar o enigma sobre o seu passado com a ajuda de uma agente.

SESSÃO DE GALARefém Da Paixão - É o final do verão, às vésperas do dia do trabalho na cidade de Holton Mills, New Hampshire. Henry, um garoto de 13 anos, tem poucos amigos e passa o dia lendo, vendo televisão ou sonhando acordado com os belos corpos de suas colegas de escola. A única companhia de Henry é sua mãe, Adele, uma ex-dançarina divorciada há muito tempo. O garoto tenta integrar a nova família de sua mãe e agradar o

padrasto, mas Adele tem um grave segredo que não lhe permite ser feliz. Mas tudo muda no dia do trabalho, quando Frank, um homem misterioso e ferido, aproxima-se de henry e pede sua ajuda. Nos próximos cinco dias, Henry aprende algumas das lições mais importantes da sua vida: como lançar uma bola de baseball, como fazer uma torta, como não sofrer com a inveja, o poder da traição e a importância de pensar nos outros antes de si mesmo.

CORUJÃOConan, o Bárbaro - Conan, ainda jovem, vê sua aldeia ser aniquilada por um demoníaco feiticeiro chamado Thulsa Doom e seus pais serem assassinados na sua frente por ele. Disposto a vingar-se, desenvolve uma incrível força física e parte em busca da liga de aço, que fará com que sua espada se torne lendária.

Grupo Exata de Comunicação LtdaCNPJ: 04.471.978/0001-92

Alameda do Contorno, 1508, Qd. 37, Lt. 05, Santo Antônio, CEP: 74.853-120, Goiânia-GO

COMERCIALTel: (62) 3249-8883 / (64) [email protected]

PUBLICAÇÃO LEGALTel: (62) 3249-8883 / (64) [email protected]

Matérias e artigos assinados não representam a opinião do jornal

DIRETOR PRESIDENTEAdão dos Reis Gonç[email protected] PRESIDENTEHelvislane Martins Gonçalves

REDAÇÃO - WhatsApp: (62) 9 [email protected]

DIREÇÃO GRÁFICAÉrika SandraDIAGRAMAÇÃOGabriela Nunes

CLASSIFICADOSTel: (62) 3282-7409 / (64) [email protected]

REDAÇÃO SULRua B-8, S/N, Qd. 14, Lt. 20, Itanhangá ICaldas Novas - Goiás

DISTRIBUIÇÃOGrupo Exata de Comunicaçã[email protected] (62) 9 92636547 - 9 83004318

Page 3: Domingo do Estado · deira porque o volume da música aumenta de repen-te. O longa usa o clima de que algo pode dar errado a qualquer momento como a principal ... forma de um espantalho

Domingo, 20 de agosto de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal 3

Renata MouRa/BBC - A ci-dade entrou na quarta-fei-ra (16) na rota da incursão que o tucano começou na semana passada e que continua pelo Nordeste - reduto do ex-presiden-te Lula e onde, sob gritos de “é o nosso presidente” emergindo de plateias en-gravatadas, jura que não se apresenta como candidato à Presidência da República.

“Mas está em campa-nha. Em início de gestão e com problemas a resolver em São Paulo, percorrer o Brasil, com homenagens aqui e ali, não pode ser visto de outra forma”, diz o cien-tista político e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), Cláudio Couto.

Ele faz alusão a títu-los de cidadania e outras homenagens que o pees-sedebista tem recebido. As mais recentes, em ter-ritório nordestino.

Doria foi alvo de pro-testo em Salvador na sema-na passada e chegou a ser atingido por um de uma chuva de ovos contra ele. Mas não declinou: virou cidadão soteropolitano.

Na quarta-feira, foi a vez de se tornar cidadão natalense. Em Recife, na sexta-feira (18), foi ho-menageado por empre-sários. No mesmo dia, deve passou por Forta-leza, e a previsão é que também inclua Campina Grande no roteiro.

A agenda de viagens foi intensificada na mesma semana em que Lula inicia uma caravana de ônibus pelos nove Estados da re-gião, com ponto de partida nesta quinta-feira, na Bahia, e de encerramento no Ma-ranhão, em 5 de setembro.

Doria desconversa sobre um possível caráter eleito-reiro de sua peregrinação. “Não é hora para campa-nha”, diz. “Eu não sou can-didato e não me apresento aqui como candidato. Ve-nho como prefeito da cida-de de São Paulo. É cedo para se falar em candidatura”.

Em discurso, no entan-to, bradou que a esquer-da “não é a salvação do Brasil” e que no país “não tem oportunidade para a bandeira vermelha”.

Ele “não se furta tam-bém de comentar”: “Lula já fez mal demasiadamen-te ao país. Não está na hora de voltar e, se voltar, que seja derrotado”.

Não é, porém, no ex-pre-

sidente que precisa mirar, neste momento, para se oficializar na corrida presi-dencial. O desafio é o gover-nador de São Paulo, Geraldo Alckmin, também cotado como “o nome” do PSDB.

Para o cientista políti-co e professor do Insper, Carlos Melo, esse é um dos “obstáculos” que ele não conseguiu, ainda, transpor nesse processo. Ele apon-ta outros dois que torna a possibilidade de candida-tura de Doria incerta:

“Falta demonstrar efetividade de gestão em São Paulo e o que ele está

tentando fazer é passar a ser conhecido e aceito em território nacional. Então, enquanto a gente não ti-ver esses três elementos, podemos dizer que é uma luta, um desafio”.

Doria cita Alckmin como “homem de bem, correto e brilhante go-vernador”. Ele o descreve como “parceiro e amigo”, ressaltando que “tem mo-tivos de sobra para pre-servar essa relação” e que não há qualquer impasse no partido, uma vez que não está se apresentando como candidato.

VICENão é o que apoiadores e

críticos pensam. Presidente da Riachuelo, rede varejista de moda com quase 300 lojas no Brasil, o empresário Flá-vio Rocha abriu as portas do teatro que mantém em Natal para que o prefeito recebesse o título de cidadão natalense na quarta-feira. E não escon-deu a empolgação com o fu-turo político do “amigo”.

“Natal não podia ficar alheia a esse movimento transformador e se inclui no clamor que está sendo ouvi-do nos quatro cantos do país”, disse, em discurso, acrescen-

tando: “Vamos mudar o Bra-sil em 2018 e (este processo se) acelera com João Doria, o João Trabalhador”.

Momentos antes, o em-presário teve o nome apon-tado em outro discurso como possível vice numa eventual chapa de Doria. “Quem concordar, dê uma salva de palmas”, disse o em-presário Paulo Gallindo, ao destacar no palco do teatro “as contribuições” da dupla para a economia de Natal.

Há cerca de 30 anos, en-quanto presidente da Em-presa Brasileira de Turismo (Embratur), o atual prefeito de São Paulo abriu caminho para que Natal iniciasse a participação em feiras tu-rísticas internacionais e fo-mentou uma linha de crédito que ajudou a tirar do papel hotéis, bares, restaurantes e obras de infraestrutura para o setor. Nesse período, Ro-cha - que opera em Natal a principal fábrica de roupas do grupo - foi homenageado na cidade junto a Dória.

Trinta anos depois, o em-presário, que já foi deputado federal e também recebeu uma comenda da Câmara de Natal, desconversou so-bre a possibilidade de entrar numa eventual chapa.

“Não temos projeto po-lítico”, diz, sem confirmar, nem negar as chances de isso ocorrer no futuro. “Temos perfis muito parecidos. Eu acho que estrategicamente não é a chapa que traga com-plementaridade”, frisou.

O cientista político Cláu-dio Couto também vê seme-lhanças de perfil, mas não acha a composição absurda. “São dois candidatos com o discurso fortemente conser-vador, fortemente contrário à esquerda, com a defesa de que o mercado resolve praticamente todos os pro-blemas”, observa.

E vai além: “Seria uma chapa convincente, além do que seria um chapa com um candidato do Nordeste, Flá-vio Rocha, e com um candi-dato paulista que se apre-senta como filho de baiano. É uma chapa que do ponto de vista da estratégia eleito-ral faz sentido”.

Ex-presidente do Sindi-cato da Indústria da Cons-trução Civil do Rio Grande do Norte, o empresário Sílvio Bezerra esteve na so-lenidade “para conhecer o futuro presidente do Brasil” e disse torcer para que sur-jam mais políticos com o discurso de “Estado menor

e incentivo para que a inicia-tiva privada possa trabalhar” - típico de Doria-Rocha.

PROTESTOA opinião não é unâ-

nime. Fora do teatro, cer-ca de 60 manifestantes gritavam “Fora Doria” e “você não nos represen-ta”, em protesto contra a homenagem ao paulista e a ações que ele promoveu relacionadas a moradores de rua em São Paulo.

Empunhando um cartaz que estampava “Não ao ra-cismo e guerra aos pobres. Doria nunca!”, a professora do departamento de Letras e Literaturas Estrangeiras Modernas da Universida-de Federal do Rio Grande do Norte, Sandra Erickson Belém, avalia que “se ele se candidatar a presidente será uma infâmia para o país, um atraso sem precedentes para os direitos humanos”.

O coordenador do Mo-vimento População de Rua, Vanilson Torres, concorda: “Ele está viajando pelo Bra-sil para tentar uma possível candidatura, mas o Brasil não é tolo, e a maioria da população diz que ele não nos representa”.

“A Câmara”, na opinião de Torres, “tem de criar políticas públicas para a população de rua ou homenagear os tra-balhadores que ganham um salário mínimo e não um fas-cista que tira direitos, sonhos e as possibilidades de vida daqueles mais vulneráveis, que estão nas calçadas”.

O discurso faz referên-cia a casos relatados em São Paulo de que o prefeito teria retirado cobertores e man-dado atirar jatos d’água em moradores de rua. Sinais, na visão de Torres, de que é um “criminalizador da pobreza”.

O protesto que ajudou a organizar em Natal não teve “chuva de ovos”, mas gritos que ecoavam pelo terceiro piso do shopping onde está instalado o teatro do grupo empresarial de Flávio Rocha.

A homenagem realiza-da no local e alvo da ma-nifestação foi proposta pelo presidente afastado da Câmara de Natal, Ra-niere Barbosa, suspeito de envolvimento em esquema de desvio de verbas públi-cas. Ele nega participação nos fatos. O presidente em exercício da Câmara, Ney Lopes Júnior, que fez dis-curso em nome dos verea-dores, ressaltou que o título “aproxima Doria do povo”.

POLÍTICA

“Não-candidato”, João Doria faz “campanha” em reduto do lulismo

Na ponta da língua de empresários e políticos em Natal, no Rio Grande do Norte, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), virou “o João Trabalhador”, “o que vai mudar o Brasil em 2018” e “a esperança do país”

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), faz incursão em cidades nordestinas

João Doria é visto como presidenciável para 2018

Em outra manifestação, estudantes protestam em São Paulo contra o prefeito em julho

Wilson Dias/ABr

AFP

Reu

ters

/Nac

ho D

oce

Page 4: Domingo do Estado · deira porque o volume da música aumenta de repen-te. O longa usa o clima de que algo pode dar errado a qualquer momento como a principal ... forma de um espantalho

Domingo, 20 de agosto de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal4 Famosos

“Fiquei calejado para contornar as adversidades”, diz Leonardo Young sobre o Masterchef

A rotina dentro de um escritório já não faz par-te da realidade do único homem a se consagrar campeão do “Master-Chef Brasil”. Leonardo Young, que faturou a edi-ção de 2016, anda às vol-tas com o lançamento do seu livro, “A Cozinha de Leonardo Young”. Con-tratado da Band, marca ponto toda terça-feira na apresentação do “A Pré-via” (atração que ante-cede o programa), além de viajar o país dando workshops e aulas shows gastronômicas.

Tantas ocupações o tem mantido afastado do canal do Youtube que abriu logo após vencer o reality. No entanto, ga-rante uma nova tempo-rada de vídeos em breve. Novidades? Em Londres, ele participou de um en-contro de vencedores de edições do “MasterChef” de diversos países e pla-neja abrir um restaurante em breve. A seguir, Leo fala sobre tudo isso, mas preferiu não responder a respeito da tentativa de financiamento coletivo via internet que realizou logo depois de ganhar o talent show para abrir uma hamburgueria. Ele desistiu da iniciativa após ser duramente criticado nas redes. Para Leo, o episódio é página virada.

Como avalia a sua par-ticipação no programa?

Sinto que amadureci não só como cozinheiro, mas como pessoa tam-bém. A pressão da co-zinha “MasterChef” vai muito além das panelas e afeta a parte emocio-nal e mental do competi-dor. Fiquei mais calejado e passei a contornar as adversidades, sejam elas profissionais ou pessoais, de maneira mais segura e precisa. Já a minha rotina mudou muito após o tí-tulo. Antes atuava como empresário, tinha um es-critório e uma rotina bem padrão. Hoje, meu dia--a-dia é dinâmico e in-tenso. Muitos trabalhos, eventos, projetos futuros e compromissos com a mídia. Estou muito feliz com essa nova fase da minha vida!

Tem contato com al-

gum ex-participante da sua edição?

Sim, mas é difícil a gente se ver por causa da correria. Porém, em eventos, revejo tanto co-legas da temporada da qual participei quanto participantes das outras.

Por trabalhar na Pré-via do “MasterChef”, você deve ter contato com os jurados da atração. Como é sua relação com eles?

Desde o início do pro-grama tive uma relação muito boa com os três jurados. Apesar de ter le-vado diversas broncas pe-sadas ao longo da com-petição, sou muito grato a eles. Afinal, foi assim que aprendi bastante, pois nos erros que a gente apren-de mais! Sempre tenta-va absorver as críticas da melhor maneira possível, nunca levava para o pes-soal. Como continuo den-tro da programação do “MasterChef”, mantenho contato com todos os chefs, temos uma ótima relação, inclusive com a Ana Paula Padrão.

O que tem achado da experiência como apresentador?

É muito interessan-te e um grande desafio! Sou contratado da Band, estou adorando e apren-dendo mais a cada dia. Me apaixonei pela rotina da televisão, é fascinante. Tenho interesse em ter um programa de gastrono-mia. Quem sabe um dia!

Por que ainda não fez o estágio na Le Cor-don Bleu?

Por causa da corre-ria com outros trabalhos,

mas pretendo ir até o final deste ano.

Você lançou um livro de culinária. Como foi se-lecionar receitas para en-sinar ao público?

Sou apaixonado por sabores, texturas e ingre-dientes. Neste livro reu-ni as minhas 52 receitas preferidas e compartilho meus segredos e dicas na cozinha. O público vai encontrar os melhores pratos do “MasterChef”, opções rápidas para o dia a dia, doces, pratos mais elaborados, asiáticos e também receitas que ali-mentam nossa alma e nos fazem lembrar dos pratos de família.

O que você anda fa-zendo além de participar do “A Prévia?

Além de ser contrata-do da Band, faço eventos relacionados à gastrono-mia, como workshops, au-las shows e competições rápidas que simulam o “MasterChef” entre funcio-nários de empresas. Além disso, publicidade de mar-cas ligadas à culinária.

Você esteve em Lon-dres e encontrou partici-pantes do “MasterChef “de vários lugares do mundo. Isso estava rela-cionado a algum projeto?

Foi uma experiên-cia incrível conhecer os campeões de outros pa-íses, poder compartilhar conhecimento e histórias da competição. Esse en-contro está relacionado a um novo projeto superin-teressante que vem por aí. Porém, infelizmente, não posso adiantar nada. É surpresa!

Johnny Depp faz alegria de crianças ao visitar hospital infantil como Jack Sparrow

Ator passou a última segunda-feira brincando e conversando com pacientes do BC Children’s Hospital, em Vancouver (Canadá).

Clássico do terror Nosferatu vai ganhar nova versão, com diretor de A Bruxa

Considerado um dos maiores clássicos do expressionismo alemão e do cinema de terror em todos os tempos, o quase cententário ‘Nos-feratu’ vai ganhar uma atualização. A nova ver-são do filme, lançado originalmente em 1922 e dirigido por F.W. Murnau, será comandada por Ro-bert Eggers, o mesmo do recente ‘A Bruxa’.

Eggers está atual-mente escrevendo o ro-teiro e quer contar com Anya Talyor-Joy, prota-gonista do filme que lhe rendeu fama, num dos papéis principais. Po-rém, a agenda da atriz ficou bastante requisita-da depois do sucesso de ‘Fragmentado’ e de sua escalação em ‘X-Men: Novos Mutantes’.

Levemente inspirado

no livro ‘Drácula’, escrito por Bram Stoker, ‘Nosfe-ratu’ conta a história do vampiro Conde Orlok da Transilvânia, que sai da sua Terra para comprar uma casa na Alemanha e acaba se apaixonando pela esposa de seu cor-retor imobiliário. O perso-nagem já foi revisitado em diversos filmes, incluindo uma versão dirigida por Werner Herzog em 1979.

O astro vem enfrentando polêmicas envolvendo seu divórcio e dívidas financeiras nos últimos anos, e a ação é uma forma de voltar a ligar seu nome com algo positivo.

O quinto filme da franquia ‘Piratas do Caribe’ estreou nos cinemas em maio deste ano.

“Ele estava aqui realmente para as crianças e fiquei emocionada como ele fez com que cada um deles se sentisse especial”, disse a mãe de uma das pacientes.

O sorriso de todos os presentes fica evidente nas imagens.

Segundo os relatos, Depp interagiu sempre com os trejeitos do famoso personagem, dando um show de interpretação.Certamente foi uma tarde inesquecível

Page 5: Domingo do Estado · deira porque o volume da música aumenta de repen-te. O longa usa o clima de que algo pode dar errado a qualquer momento como a principal ... forma de um espantalho

Domingo, 20 de agosto de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal 5

BEM-ESTAR

Estudo: medicina alternativa pode matar pacientes de câncer

Hypescience - De acor-do com um novo estudo da Universidade de Yale (EUA), formas de medi-cina alternativa não com-provada não podem curar o câncer; na verdade, do-bram a chance de morte para os pacientes que op-tam por tais tratamentos.

O ESTUDOA equipe examinou

o National Cancer Data-base, uma base de dados com 34 milhões de re-gistros de pacientes com câncer nos EUA, junta-mente com seus trata-mentos e resultados, para identificar pacientes que optaram por renunciar a tratamentos conven-cionais, como quimio-terapia, radioterapia e cirurgia, em favor de tra-tamentos alternativos.

Os pesquisadores en-contraram 280 indivíduos diagnosticados com cân-cer não metastático de mama, próstata, pulmão ou colorretal em 2004, que usaram medicamentos alternativos (definidos na base de dados como “ou-tros não comprovados: tra-tamentos contra o câncer administrados por pessoal não médico”) e compara-ram suas taxas de suces-so com 560 indivíduos de controle que receberam tratamento convencional.

Após cinco anos, 78,3% dos indivíduos que receberam tratamentos convencionais ainda es-tavam vivos, em com-paração com 54,7% das pessoas que usaram me-dicamentos alternativos.

CONCLUSÕESSegundo os cientis-

tas, os pacientes com

câncer de mama que usaram remédios alter-nativos eram cinco vezes mais propensos a mor-rer. Os pacientes com câncer colorretal apre-sentaram quatro vezes mais chances de morrer. Os pacientes com cân-cer de pulmão tinham duas vezes mais chances de morrer. Os pacientes com câncer de próstata também tinham maior probabilidade de morrer, embora a diferença não tenha atingido signifi-cância estatística.

Os pesquisadores não puderam identificar es-pecificamente quais os medicamentos alterna-tivos que estavam sendo utilizados, embora não haja muita variação entre as terapias, uma vez que, por definição, não há pro-vas convincentes de que qualquer medicamento alternativo seja efetivo no tratamento do câncer.

“Outras limitações dos dados incluem fato-res de confiabilidade não indicados ou viés de se-leção que podem afetar a sobrevivência”, obser-varam os pesquisadores. “No entanto, como os pacientes que receberam tratamentos alternativos eram mais propensos a ser mais jovens, mais afluentes, mais bem-e-ducados e com menos morbidades, isso prova-velmente não represen-taria as diferenças de so-brevivência observadas”.

Como conclusão, os pesquisadores sugerem que os pacientes conside-rem o risco maior de morte antes de decidir “tentar” medicina não comprova-da cientificamente.

Entretenimento

De acordo com um novo estudo formas de medicina alternativa não comprovada não podem curar o câncer

Um peixe foi jogado de cima de um prédio de 20 andares. Que peixe era esse ? Era um atum,

porque quando ele caiu fez Aaaaaaaaaaaaaaaa Tum!

TEIXEIRA MENDES CONTA

Leia o Jornal Gazeta do Estadogazetadoestado.com.br

Licores Pierre, a tradição do genuíno licor artesanal produzido com a legítima cachaça, trazendo requinte ao seu paladar! Contato Denise Pierre 62 9846-2265

Page 6: Domingo do Estado · deira porque o volume da música aumenta de repen-te. O longa usa o clima de que algo pode dar errado a qualquer momento como a principal ... forma de um espantalho

Domingo, 20 de agosto de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal6

n Érika [email protected]

Página Bonita

O fim de semana do Gazeta é assim. Cuidados para saúde e beleza

Anabolizante Capilar auxilia no crescimento dos fios Exibir cabelos

longos e bonitos é o sonho de muitas mulheres. No entanto, nem sempre esse processo é fácil, já que o crescimento dos fios varia de forma individual. Para auxiliar nesse crescimento, a Natumaxx Professional indica a linha Anabolizante Capilar.

Shampoo e Condicionador Anabolizante Capilarn Fortalece profundamente os fios, recuperando os cabelos extremamente

danificados. Elaborado com ativos potentes que oferecem nutrição intracelular, hidrata profundamente as fibras, selando os fios e repondo a massa capilar, o que garante aos cabelos brilho, sedosidade, maleabilidade, vigor e força. Resultado profissional imediato que sela e blinda as cutículas capilares.

Ativos: Keratina, Arginina, Creatina, Soy Protein, Whey Protein, B Complex e Coconut Oil.

Benefícios: Fortalecimento, crescimento, hidratação, nutrição, brilho e sedosidade.Preço: Shampoo: R$ 41,90 / Condicionador: R$ 35,90Máscara Anabolizanten Apresenta um conceito único e inovador com fórmula exclusiva e

revolucionária. Proporciona um efeito rápido e eficaz na recuperação dos cabelos danificados, além de restaurar os fios desestruturados, quebradiços, opacos, desidratados e sem vida.

Ativos: Keratina, Arginina, Creatina, Soy Protein, Whey Protein, B Complex e Coconut Oil.

Benefícios: Fortalecimento, crescimento, hidratação, nutrição, brilho e sedosidade.

Preço Médio: R$ 28,00 (40g) / R$ 98,00 (250g)Os produtos Natumaxx são encontrados nos melhores salões de beleza do Brasil.Outras informações sobre a qualidade dos produtos Natumaxx podem ser obtidas

pelo SAC (21) 3760-7072. Acesse www.natumaxx.com.br

Secador Fusion - Maior potência do mercado Chega a 2600W e facilita o

trabalho do profissional Um bom profissional

cabeleireiro sempre busca produtos de qualidade e que facilitem o seu trabalho no dia a dia. E o equipamento mais utilizado é o secador, que proporciona a finalização de um corte, uma escova e até a construção de um penteado.

E potência é o principal quesito na busca do melhor secador. A Lizz Professional disponibiliza no seu catálogo de produtos o Secador Fusion, que apresenta a maior potência disponível no mercado. Foi desenvolvido criteriosamente para atender as necessidades dos profissionais mais exigentes, que buscam por produtos e tecnologias para tornar seu trabalho ainda mais eficiente.

Além de mais leve e voltado para o uso profissional, o Secador Fusion chega à potência de 2600W (220V) e 2400W (127). Sua Tecnologia Ceramic Tourmaline potencializa o efeito dos íons negativos nos cabelos selando a cutícula dos fios, o que ajuda a reduzir o frizz, deixando os fios disciplinados por mais tempo e com brilho. Seu motor AC Profissional é super potente, possui cabo de 3 metros e 2 bicos direcionadores de ar. Com jato de ar frio e 6 combinações de velocidade e temperatura.

Preço Médio: R$ 449,00Os produtos Lizz Professional são encontrados nas melhores perfumarias, lojas de

cosméticos e e-commerce do Brasil.Outras informações sobre a qualidade dos produtos podem ser obtidas pelo SAC (11) 3181-2244. Acesse www.lizz.com.br

MODAFernando Peixoto e Patrick Noronha se inspiram no Flamenco e lançam “La Dama” Collection A cultura cigana, representada em 22 vestidos, invade o universo das noivas

Clara luiza - Inflamadas pelo calor da dança e sen-sualidade das ciganas, as bailarinas de Andaluzia, sul da Espanha e berço do Flamenco, inspiram diferentes artes pelo mun-do. A riqueza dos sons da guitarra, o canto de dor e sofrimento e o sapateado forte das mulheres têm ra-ízes formadas por diferen-tes civilizações, como os Mouros, Judeus e, princi-palmente, os Ciganos, que se estabeleceram na Espa-nha por volta de 1425 d.C., permitindo a integração com o folclore andaluz. A paixão, a entrega e a força da dança espanhola en-grandeceram o Flamenco a ponto de torná-lo patri-mônio cultural imaterial da humanidade pela Or-ganização das Nações Uni-das para a Educação, a Ci-ência e a Cultura (Unesco).

Em uma viagem à ter-ra das touradas, os esti-listas Fernando Peixoto e Patrick Noronha sentiram no coração o compasso agitado do sapateado gi-tano, inspirando-os para criarem “La Dama”, uma coleção esplendorosa que será apresentada no dia 22 de agosto (terça-feira), às 19h30min, na Mansão dos Arcos, em Brasília, em um evento para 600 convidados. A produção dos artistas, que conta com uma equipe criativa formada por renomados consultores de moda, re-flete o poder da dança, da música, da sedução e dos costumes de um povo, em uma homenagem à arte espanhola.

“La Dama conta a his-tória de um amor visceral, uma paixão tão calorosa que se torna um suplício. Utilizamos a força do Fla-menco e todo o romance andaluz para criar vestidos fortes, para mulheres que fazem do amor e do desejo um pulsar em suas vidas”, explicam os estilistas. Os 22 modelos de La Dama nasceram do verdadeiro espírito flamenco e serão apresentados em um es-petáculo emocionante de cortes elaborados e delica-dos da alta costura, como saias de gume godê em camadas e babados com textura jabô, dando vida própria aos vestidos, que vibram na aceleração da dança e do coração.

O trabalho criativo do estilista explora os arabes-cos e brilhos que, de forma sedutora, conversam com as rendas geométricas. A volumetria imponen-te do crinol cria vestidos encorpados e firmes; que ao mesmo tempo são fle-

xíveis, o que possibilitou ao artista moldar as peças como se fossem telas em branco, prontas para re-ceber e contar novas his-tórias. O vermelho, cor as-sociada ao fogo, ao sangue e ao coração, representa o universo de La Dama, sim-bolizando o desejo vivo e a atração latente. O tom quente e vibrante duela com o off white, o cham-panhe – cor desenvolvida pelos artistas por meio da junção do nude e do off white – e o prata dos teci-dos, onde o resultado é a mescla do amor e paixão, em uma só personagem.

O decote ombro a om-bro e a transparência livre são marcantes nos mode-los, que serão apresenta-dos ao público em uma atmosfera dançante, com-posta por leques e casta-nholas. A silhueta femi-nina bem modelada e em corte sereia conversa com

o decote ousado. A cauda ganhou altura mediana e as mangas cobrem o bra-ço, revelando uma noiva de muita personalidade. O trabalho do bordado desenvolvido exclusiva-mente para as peças é um espetáculo à parte, já que o trabalho artesanal cria uma ilusão em 3D, com volume e textura alta.

Com formas, poses e cores, Fernando Peixoto e Patrick Noronha criam uma arte que comunica por meio de vestidos ou-sados. A força da expres-são espanhola e sua carga emocional são capazes de transformar uma mu-lher em uma noiva pron-ta para amar até a exaus-tão, como as ciganas da Andaluzia, que, por meio da forte melodia do Fla-menco, seduziam e guia-vam a guitarra espanhola, mostrando a verdadeira beleza do bailar.

Fernando Peixoto e Patrick Noronha

Fotos: Neilton Fernandes

Data: 22 de agosto de 2017 (terça-feira)Horário: 19h30minLocal: Mansão dos Arcos, localizado em SMPW quadra 7, conjunto 3, lote 10, Brasília

Lançamento da La Dama Collection, dos estilistas Fernando Peixoto e Patrick Noronha

Page 7: Domingo do Estado · deira porque o volume da música aumenta de repen-te. O longa usa o clima de que algo pode dar errado a qualquer momento como a principal ... forma de um espantalho

Domingo, 20 de agosto de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal 7Social

Especialistas da ONU advertem que racismo aumenta nos Estados Unidos

INTERNACIONAL

“Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.”

ClariCe lispeCtor

Ag. EFE - Um grupo de especialistas da Organi-zação das Nações Uni-das (ONU) em direitos humanos sustentaram nesta quarta-feira (16) que o racismo e a xe-nofobia aumentam nos Estados Unidos e que os incidentes racistas vivi-dos no final de semana em Charlottesville são o último exemplo desta tendência. A informa-ção é da Agência EFE.

“Estamos alarmados pela proliferação e a sa-liência que ganharam os grupos que promovem o racismo e ódio. Atos e discursos deste tipo devem ser condenados sem panos quentes, e

os crimes de ódio inves-tigados e seus autores punidos”, exigiram me-diante um comunicado emitido em Genebra.

Um seguidor neo-nazista assassinou no sábado uma mulher e feriu várias pessoas em Charlottesville (estado de Virgínia) ao lançar seu ve-ículo contra manifestan-tes que protestavam pela presença de supremacis-tas brancos na cidade.

Outra evidência da preocupante da situação nos Estados Unidos é o aumento de manifesta-ções de anti-africanas, disseram o relator da ONU contra as formas contemporâneas de ra-cismo, Mutuma Rutee-re; e os presidentes do grupo de trabalho sobre povos africanos, Sabe-o Gumedze; e do Comi-tê para a Eliminação da Discriminação Racial, Anastasia Crickley.

No caso de Char-lottesville, os especia-listas enfatizaram que os manifestantes de ex-trema direita lançaram slogans contra pessoas negras e imigrantes e de corte antissemita.

Os três lembraram também que incidentes parecidos ocorreram re-centemente na Califór-nia, em Oregon, Nova Or-leans e Kentucky, “o que demonstra a extensão geográfica do problema”.

“O Governo deve adotar todas as medidas efetivas de forma urgente para controlar as mani-festações que incitam à violência racial e enten-der como estas afetam a coesão social”, disseram.

Os especialistas ex-pressaram também seu pesar pela morte de dois oficiais da policia após a colisão de seu helicóptero quando vigiavam a situa-ção em Charlottesville.

Um seguidor neonazista assassinou no sábado uma mulher e feriu várias pessoas em Charlottesville (estado de Virgínia)

Alta Roda

n HD Hércules Diasblog: www.herculesdias.com.br

Secretário-geral da ONU pede combate ao racismo e à xenofobia

DISCRIMINAÇÃO

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pediu nessa terça-feira (15) que o racismo e a xenofobia sejam combatidos. O pedido foi feito depois dos incidentes do últi-mo fim de semana em Charlottesville, nos Es-tados Unidos (EUA), e depois de afirmações polêmicas do presiden-te americano, Donald Trump. A informação é

da Agência EFE.Guterres publicou

mensagem com o pe-dido no Twitter, pouco depois da polêmica en-trevista concedida por Trump em Nova York.

“O racismo, a xeno-fobia, o antissemitismo e a islamofobia estão envenenando nossas sociedades. Devemos combatê-los. Sempre. Em qualquer lugar”, es-creveu o ex-primeiro--ministro de Portugal.

Apesar de a men-sagem não fazer refe-rência a Trump, ela foi postada pouco depois da entrevista coletiva do presidente dos EUA.

Trump voltou a res-ponsabilizar os “dois la-dos” pela violência em Charlottesville, tanto os neonazistas e defensores da supremacia branca quanto os manifestantes que protestavam contra o racismo na cidade.

AgênciA EFE

Reprodução

Caseratto Bar: nova versãoOs empresários Rafael Mendonça e Tales Araújo receberam profissionais da imprensa e influenciadores digitais, na quinta-feira (17/08), para a apresentação do novo cardápio do Caseratto Bar e Restaurante, no Setor Marista. Entre as novas delícias do menu assinadas pelo chef Thiago Miguel estão o Bolinho de Arroz Rústico, Bolinho de Bacalhau , Espetinho de Camarão, Costela no Bafo, Macarrão de Comitiva, Arroz Nordestino e Panelinhas para duas pessoas. Também foram incluídos pratos de massas, risotos, saladas individuais, ceviche de tilápia, hambúrgueres, petit gateau doce de leite, sobremesas como churros de banana, sabor doce de leite ou nutella e consumme de morango. O carro chefe da casa continua sendo o dadinho de queijo coalho, carne de sol fatiada, arroz nordestino e pudim de lata. O Caseratto Bar e Restaurante fica na Rua 1.132, 755, no Setor Marista.

Daniel Lacreta é o novo diretor regional da NET CLARO no Estado de Goiás

O empresário Rafael Mendonça e a jornalista Fernanda Arcanjo

O jornalista Marcilio Velasco e o advogado Julio Melo Jr

Rafael Mendonça, ao lado de Letícia Paes Leme, recebeu em seu Caseratto Bar e Restauante, profissionais de imprensa e influenciadores digitais para o lançamento do nove cardápio da casa

Page 8: Domingo do Estado · deira porque o volume da música aumenta de repen-te. O longa usa o clima de que algo pode dar errado a qualquer momento como a principal ... forma de um espantalho

Domingo, 20 de agosto de 2017Circulação no Estado de Goiás e Distrito Federal8 Entretenimento/Diversão

PASSATEMPO

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 1

JAAQUOCORRENCIASOMREUD

VEZVAATORMETABOLICAORALTTOPOJEMANALINCONTINENTI

ICOINSAEASSADOEISMPPUBPAVAISBILRO

TRONCOSNETIODBURITINALOOEV

ESQUADRILHA

P

A periodici-dade dasprovas do

Enem

Propaga-se no ar acerca de340 m/s

GiordanoBruno,ante a

Inquisição

Titã, eminglês

(?) domundo:

lugar mui-to distante

Marca do"cabra", natradição

nordestina

Usuário da técnica de Stanis-

lavski

(?) de li-nha: o mo-delo maisavançado

"Caracte-res" dosquipusincas

Idiomafalado emregiões daTailândia

Prisãoonde ficou

RudolfHess

Siglainglesa da Otan

Hiato de"baeta"

"O (?)",filme comDenzel Wa-shington

Permitir,em inglês

Velocidade(abrev.)

Grandesdivisões linguísti-

cas

Interjeiçãode quematende otelefone

Palmeiracomum no

interiordo Piauí

(?) daFumaça,grupo daFAB querealiza

exibiçõesde acroba-cias aéreas

Rede, eminglês

Monarca

Renda dealmofadasTrabalho

duro (fig.)

Típico bar britânico(?) suspeita, condi-

ção da pessoa inves-tigada pela polícia

Constrange

50, emromanos

Exala;solta

Cobalto(símbolo)

Seno(símbolo)

Aqui está

Entrada deuma baía

Mente, eminglês

Cineasta brasileiro conhecidopelo nome de seu personagem

mais célebre, Zé do CaixãoCozinhar Mantra de meditação

Boletim de (?): registro

lavrado nadelegacia policial

Chance

Garantiascontra-tuais

Nela podem serjogadas partidas de

vôlei, basquete efutebol de salão

Magoa;incomoda

Rio chileno

Cidadecearense

Síndrome(?): con-junto dosfatores derisco dasdoenças

cardiovas-culares ediabetes

Verbal

Imediata-mente

Pretérito

3/let — net — nós — pub — tai. 4/mind. 5/titan. 7/spandau. 12/incontinenti.

BESTEIROL DO SEU DEDÉ

QUADRINHOS

HORÓSCOPO

O que o tomate foi fazer no banco?Foi tirar extrato

Um dia tenso para a comunicação e os contatos inter-pessoais. Procure

falar com clareza para ser compreendido pelas pes-soas. Uma tendência ain-da extremista e intensa na vida familiar e profissional dos arianos.

Um dia desfavorá-vel para negocia-ções e questões fi-nanceiras. Perceba

o modo como está se comu-nicando e se expressando em seus relacionamentos. Momento de aprofundar conhecimentos e agir com mais inteligência emocional.

A Lua está se mo-vendo em seu signo e faz contatos desa-fiadores com Mercú-

rio e Netuno. Pode haver uma tendência a dificuldades de comunicação e relacionamen-to. Momento em que deve re-solver em definitivo questões financeiras pendentes.

Um dia que pede interiorização e re-flexão aos nativos de Câncer. Você

deve restaurar suas energias e evitar atitudes dominado-ras. A fase é de intensas transformações sentimen-tais e nos relacionamentos dos cancerianos.

Um dia em que pode sentir dificuldades nas amizades e pro-jetos que envolvem

outras pessoas. O momento é bastante intenso emocional-mente e contém um forte apren-dizado espiritual. É preciso parar de repetir antigos padrões que têm causado dificuldades.

Um dia de desafios na esfera profissio-nal dos virginianos. Mercúrio está em

movimento retrógrado no seu signo, o que indica uma acentuação da autocrítica e cobrança. É uma fase delica-da para as amizades e vida amorosa dos virginianos.

Problemas de co-municação podem caracterizar o dia dos librianos. É uma

fase delicada para assuntos familiares, domésticos e re-lacionados à carreira. É pre-ciso que tenha consciência de suas responsabilidades e evite a repetição de padrões.

Um dia desfavorável para negócios e rela-cionamentos. É pre-ciso que esteja mais

consciente de seus verdadei-ros sentimentos e propósitos. Tende a se sentir dividido emo-cionalmente neste momento. Um dia que pode apresentar dificuldades de comunicação.

Um dia delicado para as relações, as-sociações e parce-rias dos sagitarianos.

Momento bastante tenso em termos emocionais e financei-ros. Ao mesmo tempo em que uma fase está sendo finaliza-da, você está se preparando para um renascimento.

Um período que acentua as emo-ções e questões íntimas dos capri-

cornianos. Um dia delicado para a saúde e trabalho, preste atenção! É preciso que se comunique com mais clareza para evitar mal-entendidos.

Momento delicado para relação afeti-va e o contato com crianças. É preci-

so se expressar com mais criatividade e consciência. A saúde pode ser benefi-ciada com tratamentos que privilegiam o aspecto emo-cional. Atenção redobrada.

Um dia bastante de-licado na vida familiar e afetiva dos piscia-nos. Você tende a ser

mal compreendido em seus contatos e relacionamentos. Cuidado com a infantilidade, carência e dependência emo-cional. Dificuldade de entrar em acordo com certas pessoas.

7 Erros/Garfield