dois anos de trabalho conjunto, profissionalismo, … · 2016. 5. 31. · 1 christiane neves...

28
1 CHRISTIANE NEVES PROCÓPIO MALARD DEFENSORA PÚBLICA-GERAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS 2014/2016 RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO COM A DEFENSORIA PÚBLICA DOIS ANOS DE TRABALHO CONJUNTO, PROFISSIONALISMO, CONQUISTAS E NOVOS DESAFIOS.

Upload: others

Post on 04-Oct-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: DOIS ANOS DE TRABALHO CONJUNTO, PROFISSIONALISMO, … · 2016. 5. 31. · 1 christiane neves procÓpio malard defensora pÚblica-geral do estado de minas gerais 2014/2016 responsabilidade

1

CHRISTIANE NEVES PROCÓPIO MALARD

DEFENSORA PÚBLICA-GERAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS

2014/2016

RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO COM A DEFENSORIA PÚBLICA

DOIS ANOS DE TRABALHOCONJUNTO, PROFISSIONALISMO,CONQUISTAS E NOVOS DESAFIOS.

Page 2: DOIS ANOS DE TRABALHO CONJUNTO, PROFISSIONALISMO, … · 2016. 5. 31. · 1 christiane neves procÓpio malard defensora pÚblica-geral do estado de minas gerais 2014/2016 responsabilidade

2

COMPROMISSOS ASSUMIDOSE RESULTADOS ALCANÇADOSPautados no diálogo, transparência, planejamento

e defesa permanente de nossa autonomia, a gestão

2014-2016 avançou em nossa missão constitucional,

que é prestar assistência jurídica integral e gratuita,

ampliando o acesso à justiça do cidadão vulnerável

aos serviços da Defensoria Pública. Ao mesmo tempo,

de forma eficiente e baseada em critérios objetivos,

buscou a valorização de seus membros e servidores,

com marcantes conquistas orçamentárias, projetadas

na estruturação da carreira e na estruturação das

unidades em todo o Estado, garantindo melhores

condições de trabalho e adaptação à nova realidade

advinda com o processo judicial eletrônico.

Page 3: DOIS ANOS DE TRABALHO CONJUNTO, PROFISSIONALISMO, … · 2016. 5. 31. · 1 christiane neves procÓpio malard defensora pÚblica-geral do estado de minas gerais 2014/2016 responsabilidade

3

MENSAGEM

Formação acadêmica/titulação: http://lattes.cnpq.br/1965100831100339

Cursou simultaneamente as faculdades de Comércio Exterior, na UNA-FCG, e de Direito, na UFMG, tendo concluído ambos os cursos em 1995 e 1996 respectivamente. Foi a aluna que obteve as melhores notas na disciplina Processo Civil entre todos os formandos dos períodos diurno e noturno daquele ano, o que lhe valeu o Prêmio Rafael Magalhães e Cândido Naves.

Christiane Procópio possui Especialização em Gestão Pública pela Fundação João Pinheiro, com conclusão do curso em 2013; Especialização em Direito Processual pela PUC Minas, cursada em 2011/2012; bem como Especialização em Direito da Empresa e da Economia pela Fundação Getúlio Vargas, concluída em 1997. Como formação complementar, é capacitada em Mediação de Conflitos pela Fundação Nacional de Mediação. Concluiu o “Programa de Gestão Pública Contemporânea pela Fundação Dom Cabral em janeiro de 2016”.

É autora de artigos publicados e concluiu o projeto de pesquisa acadêmica pela Fundação João Pinheiro com o tema “Proposta de construção de modelos de Escola Superior e de Centro de Desenvolvimento Institucional para a DPMG numa perspectiva do planejamento estratégico”.

- Atuação Profissional:

Após a graduação no curso de Direito, Christiane Neves Procópio Malard atuou temporariamente como advogada, tendo posteriormente ocupado o cargo de assessora judiciária no TJMG de 1998 a 2002. Ingressou na Defensoria Pública de Minas Gerais em maio de 2005.

Na Defensoria Pública, atuou no interior na Comarca de Guanhães, de 2005 a 2006, tendo posteriormente atuado na região Metropolitana, na Comarca de Vespasiano, de 2006 a 2007, iniciando suas funções na capital em março de 2007 junto à Sexta Vara de Família, onde permanece titular desde então.

Atuou na Chefia de Gabinete da Defensoria-Geral de março de 2012 a maio de 2014 e como Defensora Pública-Geral no biênio 2014/2016.

Page 4: DOIS ANOS DE TRABALHO CONJUNTO, PROFISSIONALISMO, … · 2016. 5. 31. · 1 christiane neves procÓpio malard defensora pÚblica-geral do estado de minas gerais 2014/2016 responsabilidade

4

Estimados Colegas Defensores Públicos e Servidores,

Desde a posse no cargo de defensor público-geral do Estado de Minas, com mandato para o biênio 2014\2016, nossa equipe vem trabalhando de forma dedicada e árdua, nutrida de enorme esperança e força, na convicção de que a Defensoria Pública necessitava continuar avançando.

Sempre pautados no diálogo e na parceria com os demais poderes e instituições, fizemos inúmeras reuniões com a equipe de transição do governo e posteriormente com o seu novo grupo de trabalho, a fim de situarmos a Defensoria Pública no sistema de justiça, levando as suas demandas e necessidades, bem como demonstrando a essencialidade da nossa Instituição num cenário de uma maioria da população carente e necessitada dos serviços de assistência jurídica integral e gratuita.

Ao longo da nossa trajetória, enfrentamos enormes desafios institucionais, administrativos e funcionais. Posso afirmar que, mesmo em um contexto de dificuldades financeiras do Estado, que atingiu o seu limite prudencial no final de setembro de 2015, conforme demonstram relatórios fiscais divulgados nas publicações oficiais, com reflexo direto na gestão da Defensoria Pública, vez que não possuímos ainda percentual destacado na LRF, continuamos trabalhando muito, e através de intensa interlocução política temos resguardado a nossa autonomia, blindando a Instituição com a legalidade em momentos de crise e, ao mesmo tempo, impedindo qualquer retrocesso no curso do nosso fortalecimento institucional.

Muitos resultados positivos foram alcançados em nossa gestão, na certeza de que somente se fizeram possíveis pela união de esforços de nossa equipe, dedicação

e participação de cada colega, além do empenho de nossos valorosos servidores e do apoio da sociedade civil.Em um cenário de severas restrições econômicas, tivemos importantes avanços em nossos orçamentos nas rubricas de pessoal, custeio e capital, de 2014 para 2016, o que, aliado a um trabalho de planejamento e monitoramento permanente da execução orçamentária, permitiu otimizarmos recursos e aplicarmos em questões prioritárias.

Incrementamos nossa infraestrutura, o que sinaliza significativa melhoria das condições de trabalho de defensores e servidores, bem como mais dignidade ao atendimento do cidadão.

Nesse contexto, inúmeras novas locações, reformase ampliações de sedes foram conquistadas em todoo Estado, bem como sua devida estruturação, desdea implementação das redes lógica e elétrica, a melhorianos links de dados, até a aquisição de novos equipamentos para todos os membros, visando a adaptação à nova realidade do processo judicial eletrônico.

Realizamos de forma rápida e eficiente o VII Concurso Público, e, após garantirmos junto ao governo os recursos suficientes para a entrada de 100 (cem) novos colegasem nossa Lei Orçamentária Anual (2014\2015), nomeamos e empossamos 89 (oitenta e nove) defensores públicos na carreira em setembro de 2015, sendo que os remanescentes à época não foram nomeados porque aguardavam provimento jurisdicional. A entrada dos novos defensores públicos permitiu ampla movimentação na carreira, com a abertura de quatro editais de remoção, amparados em critérios objetivos; possibilitou o fortalecimento de considerável número de Defensorias em diversas comarcas em áreas importantes e estratégicas; e ainda proporcionou à Instituição o início

Page 5: DOIS ANOS DE TRABALHO CONJUNTO, PROFISSIONALISMO, … · 2016. 5. 31. · 1 christiane neves procÓpio malard defensora pÚblica-geral do estado de minas gerais 2014/2016 responsabilidade

5

da caminhada para atingir a meta estabelecida na EC 80\14, com a instalação e provimento de 10 (dez) novas comarcas, atendidos os critérios de IDH e adensamento populacional, no interior e região metropolitana.

Como resultado, mais serviços oferecidos à população mineira e redução na sobrecarga de trabalho dos defensores públicos.

Com a experiência e o amadurecimento institucional, chegamos à certeza de que a profissionalização da gestão é o único caminho para se alcançar os resultados desejados. Em novembro passado, foi dada a largada para a elaboração do primeiro planejamento estratégico contratado pela Instituição, o que se deu junto à Fundação João Pinheiro.

Com o intuito de definirmos de forma profissionalizada os nossos conceitos de missão, visão e valores, o planejamento estratégico será importante instrumento a ser desenvolvido de forma participativa, o qualnos permitirá conhecermos os melhores caminhose traçarmos diretrizes necessárias ao crescimentoe fortalecimento contínuos da Defensoria Públicade Minas Gerais.

No plano legislativo, desenvolvemos trabalho técnico, sério e articulado junto aos Poderes rumo à criação de fonte alternativa de recursos para a Defensoria de Minas, com inúmeros encontros e reuniões realizados, bem como encaminhamos à Assembléia Legislativa o primeiro projeto de lei de iniciativa do defensor público-geral, como preconiza a EC 80\14, prevendo, dentre mudanças administrativas pontuais, a criação da Escola Superior da DPMG, ante a crescente necessidade de capacitação dos seus membros e servidores, e a estruturação da Ouvidoria.

Apresentaremos a seguir algumas das relevantes conquistas em nossa atividade fim, administrativa e institucional, conforme o nosso plano de gestão proposto. Reitero que os avanços somente foram possíveis graças à democrática participação e o envolvimento de todos os colegas, de cada região do Estado, bem como em razão do firme engajamento da nossa equipe e dos nossos servidores.

Sempre voltados para o futuro, sabemos, no entanto, que muitos ainda são os desafios a serem superados, notadamente, no que tange à política remuneratória do defensor público, nos patamares das demais Defensorias Públicas estruturadas do país e das demais carreiras do sistema de justiça, nos moldes da EC 80\14, bem comoa estruturação dos nossos quadros de apoio e área meio.Maiores ainda são os nossos sonhos, a nossa fé e a certeza de que nossos esforços serão novamente canalizados para os avanços que tanto almejamos caso tenhamos a oportunidade de darmos continuidade ao nosso planode gestão em um segundo mandato.

Certa de que plantamos novos alicerces, que servirão de esteio para novas conquistas, e sabedora de que nenhuma Instituição é pronta e acabada, sendo edificada dia a dia por todos nós frente às demandas e desafios dos novos tempos, novamente submeto o meu nome aos colegas para que possa, com a mesma responsabilidade, compromisso e força renovados, continuar contribuindo para a construção de uma Defensoria cada vez mais forte.

Vamos juntos para nos tornarmos a melhor Defensoria Pública do país.

Contamos com a sua confiança e apoio!

Christiane Neves Procópio Malard

Page 6: DOIS ANOS DE TRABALHO CONJUNTO, PROFISSIONALISMO, … · 2016. 5. 31. · 1 christiane neves procÓpio malard defensora pÚblica-geral do estado de minas gerais 2014/2016 responsabilidade

6

Page 7: DOIS ANOS DE TRABALHO CONJUNTO, PROFISSIONALISMO, … · 2016. 5. 31. · 1 christiane neves procÓpio malard defensora pÚblica-geral do estado de minas gerais 2014/2016 responsabilidade

7

Nossa gestão pautou-se no diálogo constante com as

demais instituições e Poderes e por uma atuação em rede

que potencializasse os resultados, em prol do interesse

público.

A criação de um espaço colaborativo e a permanente

busca pelas soluções dialogadas e construídas com cada

ator, dentro de cada cenário, fortaleceu o papel da nossa

Instituição e permitiu a defesa da nossa autonomia e das

nossas prerrogativas.

Como exemplos destacamos o desenvolvimento de

programas como o “Mutirão Direito a Ter Pai”, “Casamento

Comunitário” e a participação nas “Audiências de Custódia”

e nos “Mutirões do Júri”, além da “Defensoria Itinerante”.

Registramos ainda a apresentação do primeiro projeto

de lei de iniciativa do Defensor Público-Geral à ALMG e o

intenso diálogo com membros da Casa Legislativa e com o

Poder Executivo, visando a implementação da EC 80/2014.

AUTONOMIA ERELACIONAMENTO INSTITUCIONAL

Page 8: DOIS ANOS DE TRABALHO CONJUNTO, PROFISSIONALISMO, … · 2016. 5. 31. · 1 christiane neves procÓpio malard defensora pÚblica-geral do estado de minas gerais 2014/2016 responsabilidade

8

Com o objetivo de dar cumprimento à Emenda

Constitucional n. 80/2014 foi elaborado projeto de

expansão e estruturação da DPMG, com o qual foram

apresentados pleitos de incremento orçamentário ao

Poder Executivo em todas as suas rubricas: pessoal,

custeio e capital.

A estrutura de muitas das nossas unidades no Estado já

não atendia as necessidades de defensores e servidores.

Equipamentos obsoletos, que não comportavam o

Processo Judicial Eletrônico. Número reduzido de

estagiários, cujo valor das bolsas não era atrativo, além

do pequeno quadro de servidores.

Nesse contexto, travamos negociações para melhoria de

nossa estrutura em diversas unidades, para nomeação

de servidores em cargos comissionados, bem como para

contratação de terceirizados e estagiários.

Registramos que nosso custeio (material de consumo,

estagiários e terceirizados) em 2014 era de R$ 25.580.605,00

(vinte e cinco milhões, quinhentos e oitenta mil e

seiscentos e cinco reais, passando em 2016 para R$

41.436.083,00.

Já nossos recursos de capital (bens de permanentes) que

em 2014 foram da ordem de R$ 731.700,00 (setecentos

e trinta e um mil e setecentos reais) passaram para R$

3.613.110,00.

FORTALECIMENTO, EXPANSÃO E ESTRUTURAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA

Page 9: DOIS ANOS DE TRABALHO CONJUNTO, PROFISSIONALISMO, … · 2016. 5. 31. · 1 christiane neves procÓpio malard defensora pÚblica-geral do estado de minas gerais 2014/2016 responsabilidade

9

Com o aumento da destinação de recursos foi possível:

• empossar 89 defensores públicos, para fortalecimento

e expansão da DPMG;

• contratar 75 novos funcionários terceirizados da MGS,

para apoio administrativo, distribuídos na capital,

metropolitana e interior;

• promover 155 defensores públicos na carreira;

• aumentar o valor da bolsa e vale-transporte para

os estagiários de R$ 535,00 (quinhentos e trinta

e cinco reais) para R$ 800,00 (oitocentos reais) –

45% de aumento,

• aumentar o número de estagiários de 180 para 320;

• aumentar a frota de veículos;

• adquirir 156 novos aparelhos de ar-condicionado

modelo Split para capital e interior.

ORÇAMENTO TOTAL

2012 225.433.402

2013 245.215.551

2014 278.667.067

2015 346.753.334

2016 402.478.235

CUSTEIO

2012 20.821.004

2013 22.445.199

2014 25.580.605

2015 29.232.166

2016 41.436.083

PESSOAL

2012 204.250.926

2013 222.249.959

2014 252.353.762

2015 314.570.579

2016 357.429.042

CAPITAL

2012 361.472

2013 520.393

2014 732.700

2015 2.950.589

2016 3.613.110

Page 10: DOIS ANOS DE TRABALHO CONJUNTO, PROFISSIONALISMO, … · 2016. 5. 31. · 1 christiane neves procÓpio malard defensora pÚblica-geral do estado de minas gerais 2014/2016 responsabilidade

10

Conhecedores de que a boa remuneração, condizente

com as nobres atividades desenvolvidas pelo defensor

público, é garantia de uma instituição atuante e motivada,

com reflexo direto no serviço prestado ao cidadão, a

política remuneratória sempre esteve pautada dentre as

prioridades desta gestão.

Ao assumirmos a Defensoria Pública-Geral, no final de julho

de 2014, demos início às tratativas para a implementação

das melhorias remuneratórias aos defensores públicos,

sendo que, por ocasião da aprovação da Lei Orçamentária

Anual 2014/2015, obtivemos recursos para a promoção de

155 (cento e cinquenta e cinco) membros, efetivadas em

agosto de 2015.

Com a mudança de Governo, desde a equipe de transição,

fizemos inúmeras reuniões a fim de apresentar as demandas

e necessidades da Defensoria Pública, ocasião em que

noticiamos a existência da Lei 21.216/2014, que concedeu

aumento do subsídio aos defensores públicos, ainda na

gestão anterior, negociação na qual participamos de todos

os passos, na condição de chefe de gabinete, tendo

atuado, inclusive na aprovação do projeto de lei que

reduziu o número de classes.

A partir de diálogo com a nova equipe de Governo, foi

possível garantir o cumprimento da referida lei, mantido

o escalonamento para julho de 2015.

POLÍTICA REMUNERATÓRIA

Page 11: DOIS ANOS DE TRABALHO CONJUNTO, PROFISSIONALISMO, … · 2016. 5. 31. · 1 christiane neves procÓpio malard defensora pÚblica-geral do estado de minas gerais 2014/2016 responsabilidade

11

Estabelecemos novos contatos para a efetivação da

melhoria remuneratória, em patamares condizentes

com os demais protagonistas do sistema de justiça. 

Em paralelo, foram negociados recursos para a nomeação

de 100 novos membros, já no ano de 2015, o que

importou em um incremento de R$ 31.056.170,69

(trinta e um milhões, cinquenta e seis mil, cento e setenta

reais e sessenta e nove centavos) ano, em nossa despesa

com pessoal. 

Quanto ao incremento remuneratório, as negociações

para a melhoria do subsídio do defensor público foram

impactadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, ante o

atingimento do limite prudencial pelo Estado de Minas

Gerais, em setembro de 2015, Diário Oficial de 30.09.2015.

Não obstante, a interlocução com o Executivo e Legislativo

permitiu ainda que todo o orçamento ordinário da

Defensoria Pública constasse, pela primeira vez, de forma

integral, na LOA, sem a necessidade de edição, ao final

do ano de 2015, de lei concedendo crédito suplementar

para garantir recursos para pagamento dos meses de

dezembro e 13º salário.

Também, em 2015, pela primeira vez, os recursos do 13º

foram pagos no dia primeiro de dezembro.

Para o ano de 2016, a partir do mês de julho, foram

conquistados recursos para conceder auxílio-alimentação

aos defensores, pleito antigo da classe e que foi possível

negociar, em que pesem as limitações orçamentárias do

Estado, dependendo de modificação legislativa, já que

ausente ainda previsão na LC 65/03. 

Embora saibamos que a melhoria da remuneração deve

ocorrer pelo aumento do subsídio em termos reais,

certamente avançamos, a partir das medidas indicadas,

a saber:

• 155 promoções na carreira em 2015, com formação de

lista tríplice pelo Conselho Superior e escolha do nome,

em tempo real pela DPG;

• Posse de 89 (oitenta e nove) membros;

• Ausência da necessidade de lei para suplementar

os recursos do final do ano e pagamento do 13º no

primeiro dia do mês de dezembro;

• Recursos para promoções em 2016;

• Recursos para concessão do auxílio-alimentação em 2016.

Paralelamente aos pleitos estaduais, a Defensoria Geral

se fez presente, de forma ativa, nas negociações para

inclusão das Defensorias Públicas nos limites com gasto

de pessoal, definidos na Lei de Responsabilidade Fiscal,

o que possibilitará o exercício pleno da autonomia.

Page 12: DOIS ANOS DE TRABALHO CONJUNTO, PROFISSIONALISMO, … · 2016. 5. 31. · 1 christiane neves procÓpio malard defensora pÚblica-geral do estado de minas gerais 2014/2016 responsabilidade

12

RECURSOS HUMANOS

Sabemos que o crescimento de nossa instituição também

passa pela estruturação do quadro de apoio, com a criação

de uma carreira atrativa que reconheça nossos valorosos

servidores e possibilite a realização de concursos públicos

para o suporte das atividades meio e fim.

Nosso quadro de apoio é composto por apenas 98 (noventa

e oito) servidores efetivos, sendo os demais cedidos de

outros órgãos ou terceirizados. Há, portanto, grande

necessidade de sua ampliação, especialmente, num

contexto, pós-processo judicial eletrônico.

Sempre atentos à necessidade de melhorias

remuneratórias, concedemos dois aumentos aos nossos

servidores no valor do vale-alimentação, passando de R$

10,00 para R$ 19,00.

Para possibilitar o atendimento dos vários anseios de apoio

à atividade finalística e administrativa, contratamos em

nossa gestão 75 novos funcionários terceirizados da MGS,

os quais foram distribuídos para todo o estado. Realizamos

ainda a redefinição de 27 funções, valorizando e motivando

os funcionários, bem como 11 novas contratações de cargos

em comissão para áreas estratégicas da DPMG.

O próximo passo é construir o cenário orçamentário

e político apto a concretizar o encaminhamento e a

aprovação da lei da área meio, a qual, efetivamente, criará

as carreiras de servidores da DPMG, tão logo superadas

as barreiras impostas pelo limite prudencial atingido pelo

Estado em 30.09.2015.

Page 13: DOIS ANOS DE TRABALHO CONJUNTO, PROFISSIONALISMO, … · 2016. 5. 31. · 1 christiane neves procÓpio malard defensora pÚblica-geral do estado de minas gerais 2014/2016 responsabilidade

13

APOIO À ATIVIDADE FINALÍSTICA

Desde o início de nossa gestão, foi dada especial atenção

às atividades para promover a profissionalização e

aperfeiçoamento de membros e servidores.

Criada pela Resolução n.109/2014, a Coordenadoria

de Capacitação, inicialmente instalada no espaço da

Coordenadoria de Projetos e Convênios, com orçamento

destacado de R$500.000,00 (quinhentos mil reais),

proveniente de Emenda Parlamentar aprovada em 2015,

passou a promover várias atividades para atender as

necessidades da Instituição.

No último biênio, totalizamos 2.225 (duas mil duzentas

e vinte e cinco) pessoas capacitadas, dentre defensores,

servidores e estagiários. Além de ofertarmos 383 (trezentos

e oitenta e três) vagas em cursos externos oferecidos por

parceiros, como a AGU, Escola Nacional de Mediação,

Escola Judicial Des. Edésio Fernandes, Fundação Escola

Superior do Ministério Público de Minas Gerais, Câmara

de Mediação e Arbitragem do CREA etc..

CAPACITAÇÃO

Page 14: DOIS ANOS DE TRABALHO CONJUNTO, PROFISSIONALISMO, … · 2016. 5. 31. · 1 christiane neves procÓpio malard defensora pÚblica-geral do estado de minas gerais 2014/2016 responsabilidade

14

Dentre as várias atividades desenvolvidas destacam-se:

• 10 bolsas de pós-graduação em Assistência Jurídica;

• 8 bolsas de pós-graduação em Direito Sanitário;

• 50% de bolsa para mestrado - 3 vagas;

• Assinatura da Revista dos Tribunais eletrônica;

• Realização do I Congresso de Processo Civil, com

renomados palestrantes;

• Curso sobre Recursos no NCPC - Prof. Daniel Assunção;

• Curso de Mediação de Conflitos e Mediação Escolar;

• Capacitações nas áreas de processo penal, em especial

audiências de custódia;

• Cursos para aprimoramento da gestão, dentre eles sobre:

licitação, termo de referência, gestão por resultados;

• Conferências Regionais com a Defensoria Geral e

Corregedoria Geral para padronização do atendimento;

• Encontros com Coordenadores Regionais e Locais

para capacitação em gestão pública e planejamento

estratégico;

• Capacitação dos servidores em excelência no atendimento

e áreas do Direito;

• Participação em Congressos importantes, como o Nacional

da Infância, do Consumidor, IBDFAM, IBCCRIM etc.;

• Aquisição dos primeiros exemplares para criação

de uma biblioteca.

Para o ano de 2016, foram definidos recursos que possibilitarão

a locação de espaço adequado para capacitações e biblioteca,

bem como várias outras atividades a serem desenvolvidas.

Foi implementada a Deliberação n. 028/2013, a qual

possibilita que defensores públicos possam se licenciar

para o estudo no exterior. Em nossa gestão, 2

defensores públicos foram autorizados a licenciarem-se

para aperfeiçoamento nesta modalidade.

Page 15: DOIS ANOS DE TRABALHO CONJUNTO, PROFISSIONALISMO, … · 2016. 5. 31. · 1 christiane neves procÓpio malard defensora pÚblica-geral do estado de minas gerais 2014/2016 responsabilidade

15

MEDIAÇÃO

Tão logo assumimos a Defensoria Pública Geral, buscamos

expandir a atuação extrajudicial da Defensoria Pública

por meios alternativos de solução de conflitos, como

a mediação e a conciliação.

Em 2011, a Defensoria Pública promoveu a capacitação

em mediação de 50 membros e, embora os colegas já

utilizassem o aprendizado em suas funções diárias, ainda

não havia uma estrutura instalada para a realização

específica da mediação na capital. Assim, em dezembro

de 2015, foi inaugurado o Centro de Mediação e

Conciliação Familiar da Capital com início das atividades

em fevereiro deste ano, possibilitando redefinir a

forma de atendimento na área de família, evitando-se

o desgaste de ações judiciais em área tão sensível aos

assistidos, promovendo ainda a pacificação social e a

desjudicialização.

Pretende-se, para os próximos meses, inaugurar Centros

de Mediação e Conciliação Familiar nas unidades de

Betim e Contagem.

Também foram canalizados esforços para expandir

o exitoso Projeto de Mediação Escolar (MESC),

desenvolvimento pela Defensoria Especializada de

Direitos Humanos da capital.

Assim, foram capacitados defensores, visando a expansão

do Projeto MESC, em novembro de 2015, cujos capacitados

pretendem ampliar os projetos para as unidades de

Ribeirão das Neves, Passos, Janaúba, Betim e Uberlândia,

buscando a redução dos conflitos nas escolas.

Ainda, em 2016, demos início a um curso presencial, com

oferta de 100 vagas para capacitação em mediação de

conflitos, com previsão de término no segundo semestre

do ano em curso.

Page 16: DOIS ANOS DE TRABALHO CONJUNTO, PROFISSIONALISMO, … · 2016. 5. 31. · 1 christiane neves procÓpio malard defensora pÚblica-geral do estado de minas gerais 2014/2016 responsabilidade

16

DEFENSORIAITINERANTE

Devido à maior destinação de recursos para o custeio

da Defensoria Pública, foi possível executar o Programa

da Defensoria Itinerante, percorrendo todas as regiões

do Estado de Minas Gerais.

No final de 2014, em 2015 e início de 2016, o veículo

adaptado da Defensoria Pública percorreu 15.197,3 Km,

em 44 municípios, sendo atendidas 2.299 pessoas.

O Programa, além de aproximar a Defensoria de seu

público-alvo, dá visibilidade à Instituição e permite

que seja conhecida e reconhecida pelo seu mister de

levar assistência jurídica integral e gratuita a todos os

necessitados de Minas Gerais.

Foram produzidas diversas cartilhas para distribuição

durante os atendimentos.

Para o segundo semestre de 2016, é planejada uma

ação que percorrerá municípios com baixo IDH e, em

parceria com o RECIVIL, levando direitos básicos aos

cidadãos vulneráveis.

Mutirão Direito a Ter Pai

Page 17: DOIS ANOS DE TRABALHO CONJUNTO, PROFISSIONALISMO, … · 2016. 5. 31. · 1 christiane neves procÓpio malard defensora pÚblica-geral do estado de minas gerais 2014/2016 responsabilidade

17

MUTIRÃO DIREITOA TER PAI

DEFENSORIA EMDEFESA DA SAÚDE

Projeto criado e desenvolvido pelos defensores da

unidade de Uberlândia, o “Mutirão Direito a Ter Pai”

passou a ser executado, simultaneamente, em todo

o estado de Minas Gerais, por meio da adesão dos

coordenadores, desde 2013.

Nosso compromisso de expandi-lo foi conquistado

graças ao envolvimento de todos os defensores,

servidores e parceiros da DPMG e o desenvolvimento

de um trabalho de convencimento acerca da

importância de promovermos ações extrajudiciais.

Assim, de 27 unidades em 2013, passamos para 30

adesões em 2014 e, na última edição de 2015, 35

unidades participaram do mutirão.

Já foram realizados 4.629 exames, sendo atendidas

26.588 pessoas.

O “Mutirão Direito a Ter Pai”, além de levar o reconhecimento

de paternidade aos filhos, aproxima a família, resgatando

laços afetivos e dá grande visibilidade à Defensoria

Pública, que se destaca como a Instituição que está a

cumprir o seu papel: servir o cidadão.

Na busca de uma melhor efetividade ao direito do assistido, pela Defensoria Pública, buscamos expandir a parceria existente com a Secretaria Estadual de Saúde para as unidades do interior do Estado.

Assim, pretendeu-se replicar a ação, já exitosa, desenvolvida pela Defensoria Especializada da Saúde da capital, promovendo-se a desjudicialização de inúmeras demandas, com enorme economia para os cofres públicos e maior satisfação no atendimento célere ao cidadão.

Por meio ainda da atuação em rede dos órgãos estaduais de defesa da saúde, foram disponibilizadas vagas de pós-graduação para defensores em Direito Sanitário.

Previsto, ainda para o segundo semestre de 2016, um seminário em Saúde Mental a ser realizado juntamente com a Secretaria de Saúde Estadual.

Page 18: DOIS ANOS DE TRABALHO CONJUNTO, PROFISSIONALISMO, … · 2016. 5. 31. · 1 christiane neves procÓpio malard defensora pÚblica-geral do estado de minas gerais 2014/2016 responsabilidade

18

Durante a gestão 2014/2016, aderimos em parceria

com o CNJ e o TJMG, bem como MPMG, SEDS e OAB,

ao projeto “Audiências de Custódias”, inicialmente

implantado na capital com posterior expansão para a

metropolitana e o interior, nas comarcas de Ribeirão das

Neves, Contagem, Governador Valadares, Juiz de Fora,

Uberaba e Uberlândia.

O referido projeto garante a apresentação do preso em

flagrante delito à autoridade judiciária e a um defensor

público no prazo de 24 horas.

Na capital, em apenas 8 meses de realização do projeto,

aproximadamente cerca de cinco mil audiências foram

realizadas pela Defensoria, que contou com a atuação

e mais de 100 defensores, o que resultou em cerca

de 2500 alvarás de soltura.

Os dados estão a demonstrar a importância da

participação da DPMG, seja pela defesa do cidadão

vulnerável, seja pela estabilização do sistema prisional

de forma a evitar a superlotação carcerária.

Em 2011, a Defensoria Pública firmou convênio, junto ao

Governo Federal, para execução de projeto sobre Justiça

Restaurativa na Comarca de Juiz de Fora, sendo que

na gestão 2014/2016 foi dado início à execução de seu

objeto.

A iniciativa importante em experiência a ser expandida

para outras Defensorias, tendo sido criada rede de

parceiros para discussão do tema e o desenvolvimento

da atividade.

Outro projeto, em vigência, assinado na gestão 2014/2016,

se refere ao atendimento à população em situação de rua.

Com execução prevista para o segundo semestre de 2016,

o projeto prevê a aquisição de veículo próprio para que se

concretize tal atendimento de forma diferenciada e mais

próxima do cidadão.

AUDIÊNCIAS DE CUSTÓDIA

EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS

Page 19: DOIS ANOS DE TRABALHO CONJUNTO, PROFISSIONALISMO, … · 2016. 5. 31. · 1 christiane neves procÓpio malard defensora pÚblica-geral do estado de minas gerais 2014/2016 responsabilidade

19

No dia 11 de dezembro de 2015, a Defensoria Pública,

em inédita atuação extrajudicial, realizou Casamento

Comunitário, na capital, para 619 (seiscentos e dezenove

casais). A cerimônia aconteceu no ginásio do Mineirinho,

com direito a tapete vermelho, marcha nupcial executada

pela banda da Polícia Militar, bênção, bolo, flores, sorteio

de presentes, bombons e bem-casados para os noivos.

Cerca de 6 mil pessoas, entre autoridades, noivos e

convidados, prestigiaram a celebração. No dia 28 de

novembro, a DPMG realizou também o Casamento

Comunitário em Cássia e em Uberlândia, sendo realizado

anualmente em Ponte Nova, por ocasião do dia da cidadania.

O grandioso evento na capital reafirmou o grande alcance

da Defensoria junto a seu público-alvo em ações

desta natureza, promovendo dignidade e cidadania,

reforçando a importância da atuação em rede, em

especial pelo apoio de parceiros importantes como o

Poder Judiciário, Governo do Estado de Minas Gerais,

Recivil (Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas

Gerais) e PMMG.

EXECUÇÃO DE CONVÊNIOS

CASAMENTO COMUNITÁRIO

Page 20: DOIS ANOS DE TRABALHO CONJUNTO, PROFISSIONALISMO, … · 2016. 5. 31. · 1 christiane neves procÓpio malard defensora pÚblica-geral do estado de minas gerais 2014/2016 responsabilidade

20

Em nossa gestão, biênio 2014/2016, ampliamos os canais

de comunicação com os defensores e servidores, criando

boletins quinzenais, vídeos, clipings e utilização dos

memorandos circulares quando da necessidade de passar

diretamente à classe assuntos de maior relevância.

Para o público externo, além de concentrarmos em

atividades de educação em direitos, reformulamos o

nosso sítio institucional, com ferramentas que facilitam

a busca por conteúdos e com informações mais completas

acerca da gestão e serviços oferecidos.

Os dois anos de gestão foram ainda pautados pela

participação dos membros, integração entre coordenadores

regionais e locais e a presença constante da Defensoria

Geral nas unidades do interior, seja para conhecer melhor

a realidade de cada Defensoria, seja para dar apoio aos

colegas.

A fim de compartilhar pautas institucionais e democratizar

a gestão, percorremos todo o Estado, colhendo opiniões,

pleitos e necessidades. Sem dúvida, sem a participação

de todos os colegas muitos resultados não teriam sido

alcançados. Estamos mais unidos e fortes para definirmos

o crescimento que desejamos.

Introduzimos no calendário anual os Encontros Regionais,

oportunidade em que levamos capacitação aos

coordenadores, troca de experiências e permitimos a

participação em assuntos institucionais. Além de serem

debatidas questões importantes para o desenvolvimento

da atividade finalística, como no último encontro, em abril

deste ano, que culminou na elaboração de uma Carta de

Intenções para expansão das atividades extrajudiciais

da Defensoria Pública, tendo sido também importante

oportunidade para colheita de dados para elaboração do

Planejamento Estratégico.

TRANSPARÊNCIAE INTEGRAÇÃO

Page 21: DOIS ANOS DE TRABALHO CONJUNTO, PROFISSIONALISMO, … · 2016. 5. 31. · 1 christiane neves procÓpio malard defensora pÚblica-geral do estado de minas gerais 2014/2016 responsabilidade

21

A Defensoria Pública de Minas Gerais firmou contrato

com a Fundação João Pinheiro para elaboração do

primeiro Planejamento Estratégico da Instituição

profissionalizado e participativo, incluindo consultoria

para desenvolvimento da cadeia de valores do órgão e a

estruturação do Escritório de Prioridades Estratégicas.

Por meio do Planejamento Estratégico, serão definidos os

projetos e ações a serem desenvolvidos pela DPMG no

próximo quadriênio e fixados indicadores claros para sua

mensuração, o que permitirá uma visão coordenada das

ações e auxiliará o treinamento e desenvolvimento dos

profissionais envolvidos.

Revela-se como um importante instrumento para a DPMG,

num cenário de restrições orçamentárias, em que se faz

necessário traçar diretrizes e eleger prioridades.

PLANEJAMENTOESTRATÉGICO

Page 22: DOIS ANOS DE TRABALHO CONJUNTO, PROFISSIONALISMO, … · 2016. 5. 31. · 1 christiane neves procÓpio malard defensora pÚblica-geral do estado de minas gerais 2014/2016 responsabilidade

22

Na busca por melhores condições de trabalho para

defensores e servidores e melhoria no atendimento

ao cidadão, destacam-se:

Novas Locações:

Janaúba, Cambuí, Itajubá, Lagoa Santa, Alfenas,

São Sebastião do Paraíso, Ubá, Uberaba, São Lourenço,

Uberlândia, Cataguases e São João Del Rei.

Novas Comarcas/Locações:

Vespasiano, Ibirité, Santa Luzia, Januária, São João

da Ponte, Francisco Sá, Guanhães, Conceição do Mato

Dentro e Novo Cruzeiro.

Reestruturação:

Juiz de Fora, Araguari, São João Nepomuceno,

Caxambu, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Conselheiro

Lafaiete, Barbacena, Passa Quatro, Caratinga, BH-

Barreiro, Cooperações da Capital e Centro de

Mediação.

Autorizadas Locações/ Estruturação sala apoio:

Passos, Boa Esperança, Pirapora, Caratinga,

Divinópolis, Pouso Alegre, Governador Valadares

e Matias Barbosa.

Melhorias em 43 unidades.

ESTRUTURAÇÃO: NOVAS SEDES METROPOLITANAE INTERIOR

Page 23: DOIS ANOS DE TRABALHO CONJUNTO, PROFISSIONALISMO, … · 2016. 5. 31. · 1 christiane neves procÓpio malard defensora pÚblica-geral do estado de minas gerais 2014/2016 responsabilidade

23

Para atender às demandas advindas do Processo

Judicial Eletrônico (PJE), a Defensoria Pública

conquistou recursos de capital para melhoria de

seus equipamentos de informática e transmissão

de dados e telecomunicações, atuando diretamente

nas discussões do comitê gestor do PJE, junto ao

TJMG e CNJ.

Foram adquiridos 800 novos scanners, 700

computadores, 1000 monitores adicionais, bem

como ampliação do contrato de locação de

impressoras.

MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

Nova sede da Defensoria Pública em Uberlândia

Page 24: DOIS ANOS DE TRABALHO CONJUNTO, PROFISSIONALISMO, … · 2016. 5. 31. · 1 christiane neves procÓpio malard defensora pÚblica-geral do estado de minas gerais 2014/2016 responsabilidade

24

Durante a gestão 2014/2015, promovemos melhorias na

estrutura da sala do Conselho Superior, com a aquisição

de novos equipamentos de som e microfones, atendendo

antigo pleito de seus membros, permitindo que, pela

primeira vez, as sessões fossem gravadas e transmitidas

para todos os defensores e servidores na intranet.

Buscamos ainda atender à solicitação da Corregedoria

Geral para impressão dos manuais de atuação funcional

do defensor público, fomentando a orientação funcional

e o amparo da atividade-fim.

Foram também realizadas ainda conferências regionais

em parceria com a Corregedoria Geral para troca de

experiência entre os defensores e a padronização do

atendimento em todo o Estado.

ESTRUTURAÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR E APOIO À CORREGEDORIA GERAL.

Page 25: DOIS ANOS DE TRABALHO CONJUNTO, PROFISSIONALISMO, … · 2016. 5. 31. · 1 christiane neves procÓpio malard defensora pÚblica-geral do estado de minas gerais 2014/2016 responsabilidade

25

Procuramos ampliar os canais e espaços interinstitucionais,

durante os últimos dois anos, por meio de presença

constante nas reuniões do Condege e acompanhamento

de pautas da Defensoria Pública no âmbito nacional, tais

como a PLP 257/2016.

Além de reuniões estratégicas em nosso Estado, tivemos

oportunidade de participar de importantes encontros

e discussões além de nossas Minas Gerais, com agendas

na Chefia de Gabinete da Presidência da República, bem

como com Ministros do STF, do STJ, e reuniões com

diversos parlamentares na Câmara e Senado Federal.

ATUAÇÃO INSTITUCIONALEM BRASÍLIA

Page 26: DOIS ANOS DE TRABALHO CONJUNTO, PROFISSIONALISMO, … · 2016. 5. 31. · 1 christiane neves procÓpio malard defensora pÚblica-geral do estado de minas gerais 2014/2016 responsabilidade

26

Page 27: DOIS ANOS DE TRABALHO CONJUNTO, PROFISSIONALISMO, … · 2016. 5. 31. · 1 christiane neves procÓpio malard defensora pÚblica-geral do estado de minas gerais 2014/2016 responsabilidade

27

Page 28: DOIS ANOS DE TRABALHO CONJUNTO, PROFISSIONALISMO, … · 2016. 5. 31. · 1 christiane neves procÓpio malard defensora pÚblica-geral do estado de minas gerais 2014/2016 responsabilidade

NÓS APOIAMOS CHRISTIANE PROCÓPIO