doenças bacterianas associadas ao sistema vascular linfático

9
DOENÇAS DOENÇAS BACTERIANAS ASSOCIADAS AO SISTEMA CARDIOVASCULAR LINFÁTICO

Upload: victor-roberto

Post on 11-Apr-2017

219 views

Category:

Education


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Doenças Bacterianas Associadas ao Sistema Vascular Linfático

DOENÇASDOENÇAS

BACTERIANAS ASSOCIADAS AO

SISTEMA CARDIOVASCULAR

LINFÁTICO

Page 2: Doenças Bacterianas Associadas ao Sistema Vascular Linfático

FEBRE MACULOSAA Febre maculosa, também conhecida como febre do carrapato, é uma doença febril aguda, de gravidade variável, causada por uma bactéria transmitida por carrapatos. A Febre Maculosa é uma zoonose, ou seja, uma doença que ataca homens e animais (entre eles, o cão) e pode levar seres humanos e animais à morte.  SINTOMASPresença de febre alta, dores de cabeça e dores musculares. Geralmente no quarto dia, surgem manchas róseas nas extremidades , em torno do punho , tronco , face, pescoço, palmas das mãos e solas dos pés.CUIDADO

SDiante desses sintomas associados a um contato com carrapatos, procure um serviço médico imediatamente, e não deixe de comunicar que pode ter sido picado por carrapatos. O tratamento se faz com antibióticos, além de outros cuidados por causa de possíveis complicações, principalmente renais, neurológicas e pulmonares. 

Esteja sempre atento quando visitar locais propícios à existência de carrapatos,

como sítios, fazendas, jardins, etc. 

Page 3: Doenças Bacterianas Associadas ao Sistema Vascular Linfático
Page 4: Doenças Bacterianas Associadas ao Sistema Vascular Linfático

FEBRE REUMÁTICAA febre reumática, é uma doença inflamatória que se desenvolve após uma infecção anterior provocada pela bactéria do estreptococo .A febre reumática pode afetar as articulações, a pele e até mesmo órgãos vitais, como o coração e o cérebro.

SINTOMAS Inflamações nas articulações do corpo. Inchaço, vermelhidão, fazem com que o paciente acometido não consiga utilizar suas articulações como deveria. Dores nas juntas, sopro cardíaco, movimentos descoordenados devido às inflamações, entre vários outros sintomas. CUIDADOS

A única maneira conhecida de se prevenir febre reumática é tratando infecções de garganta causadas pela bactéria do estreptococo.A doença tem cura, mas o tratamento deve ser seguido à risca, suspender o uso dos remédios antes do prazo pode causar complicações sérias no quadro do paciente.

Page 5: Doenças Bacterianas Associadas ao Sistema Vascular Linfático
Page 6: Doenças Bacterianas Associadas ao Sistema Vascular Linfático

BRUCELOSEA Brucelose é uma doença de trato infeccioso que se alastra a partir dos animais para as pessoas. Essa contaminação pode ocorrer por meio do leite, queijo e demais laticínios. Há possibilidade da Brucelose ser transmitida através do ar ou pelo contato direto com animais que possuem a infecção.

SINTOMASSimilares ao da gripe como: Febre, cansaço corporal, dor e enfraquecimento das articulações, calafrios, fraqueza, dor na cabeça e no corpo em geral.A Brucelose atinge os animais selvagens, entretanto, pode contaminar os domésticos. CUIDADOSCozinhar bem os alimentos e não consumir carnes com aparência crua.Manter a higiene durante o preparo das refeições, cuidados e manipulação com animais, utilizando luvas de borracha e sabonetes antibactericidas.Vacinar os animais domésticos e sempre levá-los ao veterinário para realizar exames.

Page 7: Doenças Bacterianas Associadas ao Sistema Vascular Linfático

TIFOTifo é uma doença extremamente contagiosa causada por insetos que possuem parasitas em seus interiores. Existem alguns diferentes tipos de tifo e são comuns de ocorrerem em zona com saneamento básico precário.O Tifo epidêmico é transmitido através do piolho. Estes, quando defecam, acabam expelindo os parasitas.O Tifo endêmico é causado por pulgas que transmitem as bactérias para as pessoas. É uma doença comum de ocorrer em locais com má condições de higiene. Após o contágio da pulga, os sintomas tendem a se manifestarem em até 15 dias.SINTOMASOs Tifos possuem sintomas parecidos, por exemplo: Fadiga, febre alta, dor de cabeça, delírios, manchas vermelhas pelo corpo, principalmente na região do peito, entre outros sintomas.

CUIDADOSDeve ter adotado em todos os locais boas condições de higiene.Saneamento básico é de extrema importância para o controle da doença.Contato com ratos não é indicado. As pulgas e piolhos devem ser eliminados.

Page 8: Doenças Bacterianas Associadas ao Sistema Vascular Linfático
Page 9: Doenças Bacterianas Associadas ao Sistema Vascular Linfático

DOENÇASDOENÇAS

BACTERIANAS ASSOCIADAS AO

SISTEMA CARDIOVASCULAR

LINFÁTICO