documentos da área financeira

11
DOCUMENTOS DA ÁREA FINANCEIRA Gestora: Valéria Lins

Upload: valeria-da-costa

Post on 06-Jun-2015

1.589 views

Category:

Economy & Finance


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Documentos da área financeira

DOCUMENTOS DA

ÁREA FINANCEIRA

Gestora: Valéria Lins

Page 2: Documentos da área financeira

A Área financeira é responsável por recebimentos, pagamentos, cobranças, aplicações sendo que muitos desses serviços poderão serem feitos por terceiros, como por exemplo os bancos e escritórios de cobrança.

O profissional que atua na área financeira precisa conhecer os documentos mais comuns que são utilizados dia a dia.

Page 3: Documentos da área financeira

BOLETOBANCÁRIO

Page 4: Documentos da área financeira
Page 5: Documentos da área financeira

1-Código do BancoÉ composto do código do banco, mais o digito.

2-Linha digitável É a representação numérica do código de barras. A linha digitável é baseada no valor do código de barras, mas não é o mesmo numero.Ela serve, para o pagamento do boleto via internet e também é utilizada quando o código de barras esta danificado.

3-VencimentoData de vencimento do boleto

4-Agência código cedenteEste campo varia conforme o banco, mas em geral é composto pelo numero da carteira, agencia, conta e digito dependendo do banco pode ser: agencia+conta ou mesmo carteira+agencia+conta, cada banco tem um padrão.

5-Nosso NumeroEste campo também varia conforme o banco, mas você deve dar uma atenção especial a ele, porque quando o boleto é pago em geral é esse numero que aparece no seu extrato, assim você tem como identificar o boleto pago.Portanto esse numero, deve ser diferente para cada boleto emitido, e não podendo haver duplicidades.Alguns bancos fornecem uma faixa de números que o cliente pode trabalhar, outros já deixam a critério do cliente.

6- Valor do DocumentoEste campo contem o valor do documento, com duas casas decimais e virgula como separador decimal.

Page 6: Documentos da área financeira

7-Código de BarrasSão código de barras, que através de sua espessura representam "0" ou "1" em binário.No total o código de barras é composto por 44 dígitos numéricos, que representam o valor, data de vencimento entre outras informações do boleto, a composição e disposição desses números variam de banco pra banco, podendo conter o numero da agencia, conta corrente, código do cliente, etc.

8-CarteiraContem o código da carteira, que esta sendo utilizada.Isto também muda de banco para banco, mais adiante darei detalhes de qual é a mais indicada para pagamentos via internet e o porque.

9-SacadoSacado é quem paga o boleto. Este campo contem, os dados da pessoa que ira pagar o boleto, nome endereço etc..

10- Data do DocumentoData em que o boleto foi gerado ou emitido, no caso de segunda via por internet.

11- CedenteCedente é quem emitiu o boletoEste campo contem o nome de quem emitiu o boleto, em geral o titular da conta.Podendo ser pessoa física ou jurídica, mas isso depende do banco.

Page 7: Documentos da área financeira

RECIBO

Clique no ícone para adicionar uma imagem

Page 8: Documentos da área financeira

Um recibo  é um documento muito importante porque nele declaramos que recebemos de um determinado valor ou um determinado objeto de outra pessoa ou empresa. Esse documento é extremamente importante principalmente para quem tem algum tipo de comércio, com a emissão dele é possível saber que o pagamento foi efetivado e as partes estão de acordo.

É um comprovante de pagamento.

Page 9: Documentos da área financeira

NOTA PROMISSÓRI

A

Clique no ícone para adicionar uma imagem

Page 10: Documentos da área financeira

A nota promissória nada mais é do que uma promessa de pagamento, e para seu nascimento são necessárias duas partes: o emitente ou subscritor (devedor), criador da promissória no mundo jurídico, e o beneficiário ou tomador que é o credor do título.

Para exemplificar a constituição de uma nota promissória citamos a seguinte hipótese: Pedro empresta R$ 1.000,00 (mil reais) ao seu amigo André, que por sua vez se compromete a efetuar o pagamento do empréstimo em trinta dias. Assim sendo, emite uma nota promissória no valor do empréstimo onde o beneficiário é o Pedro, com vencimento para trinta dias da data.

Como nos demais títulos de crédito a nota promissória pode ser transferida a terceiro por endosso, bem como nela é possível a garantia do aval.

Caso a nota promissória não seja paga em seu vencimento poderá ser protestada, como ainda será possível ao beneficiário efetuar a cobrança judicial, a qual ocorre por meio da ação cambial que é executiva. No entanto, a parte só pode agir em juízo se estiver representada por advogado legalmente habilitado. Obs.: Para valores menores que 20 salários mínimos, não é necessário advogado, bastando procurar um Juizado Especial Cível (antigo Juizado de Pequenas Causas).

Page 11: Documentos da área financeira